<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1
</line>
</par><par>
<line>
A Evas*o na Universidade Federal de Alf*n*s Compara*a a *esqui**s em outras Ins**tuições de
</line>
<line>
E*sino Superi*r
</line>
<line>
Eva*i*n at the Un*versidade Fe**ral d* Alfenas C*mpa*ed to R*s*arch at *ther Higher
</line>
<line>
Educati*n I*stitutions
</line>
</par><par>
<line>
Raf*** Luiz Sant*s Pereira
</line>
<line>
Gradu*ção em Dir*ito pela Uni*ersidade José do *os*rio
</line>
<line>
Mestrando e* Administ*aç*o Públic* - *ROFIAP *el* Universida*e **deral de *lfenas
</line>
<line>
E-mail: raf*e*.pereira@u*ifal-mg.edu.b*
</line>
<line>
Gabriel Rodrigo G*mes *essanha
</line>
<line>
Dout*r em *dm*nist*ação pela *ni*e*sidade Fe*era* de Lavras
</line>
<line>
E-mai*: gabriel.pessanha@unifal-mg.edu.*r
</line>
<line>
Carla Leila Ol*v*i*a *am*os
</line>
<line>
Do*tor* *m Estudos Linguí*t*cos p*la Univers*dade Fed**a* de Minas Gerais
</line>
<line>
E-mail: ca*la.oli*e*ra@unifal-**.e*u.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
R. *. S. P*r**ra, G. R. G. Pes*anha, C. *. O. Campos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
De ac*r*o com o C*nso da Educação Superior - *0*1, * taxa de
</line>
<line>
desi*tência acumula*a **
</line>
</par><par>
<line>
e*t**antes no curs* de ingresso, entre *s
</line>
<line>
a*os de *012-2021, *altou de 1*% para 59%, *om
</line>
</par><par>
<line>
um aumento progressivo. O tema evasã* *o ensino superi*r é complexo, pois reflete *a *ida
</line>
<line>
do al*no, na inst*t*i*ão e na economia do país, por iss* é fonte d* d*scussão tanto em âmb*to
</line>
</par><par>
<line>
naci*n*l quanto internacional. A*sim *endo, o obje*iv* geral dest* estudo con*iste
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*e*if**ar s* h* c**relaçã* de a*g**as v*riá*e*s pre*iame*te selecio*a**s sobre *vasão
</line>
<line>
*iscent* *o* cursos de g*aduação da Universidade *ederal de Alfenas - UNIFAL-MG Sede e
</line>
<line>
U*idade Educacional Santa Cl*ra. Para isso, foi utilizada a metod*logia *e pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
quantitat*va com a co*rel*ção de *e*son e *plicação de
</line>
<line>
regressão **gís*ica binári*, realizada
</line>
</par><par>
<line>
no *oftware GRETL (Gnu Regression, Econome**ics and Time-serie* Library). Os resultad*s
</line>
</par><par>
<line>
apon*am
</line>
<line>
que não se pode a*otar determinada
</line>
<line>
variável co*o padrã* par* justificar a evasão,
</line>
</par><par>
<line>
po*s uma me*ma variáve* pode estar *ssoc*ada e *xplic*r a evasão do
</line>
<line>
aluno, assi* como
</line>
</par><par>
<line>
possuir uma co*re*ação totalme*te oposta, insignifi*ante, a depen*er da institui*ão em análise.
</line>
<line>
A*ém disso, não há uma s**ução geral pa*a o problema, a*nda que algumas variá*e*s poss*m
</line>
<line>
*er mais evidenciadas *o que outr*s.
</line>
<line>
Palavras-chave: E*asã*. R**ressão. Logísti*a Biná*ia. Univer*idade.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
According to th* la*e*t Hi*her Educa*ion Census - 2021, t*e a*cumu*ated dropou* ra*e
</line>
<line>
of s*udents i* th* entry course be**een the y**rs 2012 - 2021 ju*p*d from 13% to *9%, wi*h
</line>
<line>
a **ogressive incre*s*. The issue of dropout in hi*her educati*n is complex, a* it affec*s the
</line>
</par><par>
<line>
stude*t's *ife, *he ins*itution
</line>
<line>
and t*e econ*my of a country, whic* why i* is * sou*ce of is
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssion b*th na*i*nally and in*e*na*i*nall*. Therefor*, the gener*l objec*ive of thi* study is
</line>
</par><par>
<line>
to
</line>
<line>
verify whet*er there is * correla*ion between some previ**sly
</line>
<line>
selecte* variabl*s on
</line>
</par><par>
<line>
evasion, based on previous
</line>
<line>
studi*s, with the w*thdra**l
</line>
<line>
o* students from *ndergr***ate
</line>
</par><par>
<line>
co*rses at t*e Federal Univers*ty of *l*enas UN*F*L-M*. For *his p*r*ose, quantitative -
</line>
<line>
research meth*dology was use* *ith the applicat*on of binary *ogi*tic re**e*sion carri*d out
</line>
<line>
in th* GRETL Software (*nu *egression, Econometrics a*d Ti*e-serie* Library). The *esults
</line>
<line>
ind**ate tha* a certai* varia*le cannot be adopted as a standa*d to ju**ify evasion, *s the s*m*
</line>
</par><par>
<line>
**r*a*le ca* b* assoc*ated, influe*ce
</line>
<line>
a*d e**lain
</line>
<line>
stude*t evasion, as well as having
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
com*le*el* opposite, insignificant cor*elation, dep*nding on the institut*o* un*er a*alysis.
</line>
</par><par>
<line>
Fur*he*mor*, t**re is no genera* s*lution
</line>
<line>
t o t he
</line>
<line>
proble*, although some varia*le* m*y
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
mor* evi*ent than o**er*.
</line>
</par><par>
<line>
K*ywords: Eva*i*n; Binary. Logistic. *egr*****n. Unive*sity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ev**ã* na Univ*rsidade *ed*ral *e **fenas *o*parada * *esquisas e* outras Instituições *e Ensino Su**ri*r *
</line>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
<line>
De acordo *om o últim* Cens* da Educação **perior - 2021, *ealizado pe*o Institut*
</line>
</par><par>
<line>
Nac*on*l *e E*tudos e Pesquis** E*ucacionais An*s** Teixei*a - INE*, vin*ulado
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
Mini**é*io da Educa**o - MEC, a **xa de desistência ac*mulada *e e*tudantes *o curso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ingre*so entre os *nos de 2012-2*2*, sa*tou *e 13% para *9%, com *m aumento pro**e**ivo
</line>
<line>
dur*nte esse interval* de tem*o. Es*e cenário é *reocu*a*te, **a vez *ue organismos
</line>
</par><par>
<line>
intern*cio*ais destacam a *e*evâ*cia d*
</line>
<line>
*nsino supe*ior pa** a eco**mia e par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*es*n*olvimento de cada pa*s, haja vista a nec**s*dade *on*tan*e p*r mão de obra *ua*if*cada,
</line>
</par><par>
<line>
a *im d* **ender a u* mercado ec*nôm*co cada
</line>
<line>
vez mais competitivo e em constante
</line>
</par><par>
<line>
evo*ução (*ARIA, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo geral de*te estudo consiste em *erificar se há correl*ção de al*umas
</line>
</par><par>
<line>
variáveis pr*vi**ente se*e*ionad*s sobre *vasão, co* ba*e *m *stud*s pretér*tos, *o*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
des*stência de aluno* nos cursos de g*adua**o da U**v*rsi**de Fede*a* de Alfe*as
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
UNIFAL-MG Sede * Un*dad* Ed*caci*na* Santa Clara, localizadas na cida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**f*nas/MG. Para isso, *o*
</line>
<line>
utilizad* * procedimento me*odológico d* pesquisa quant**ativa
</line>
</par><par>
<line>
c*m a*l*caçã* de regr*ss*o *ogísti*a binária, realiza*a no Sof**are GRE** (Gnu R*gression,
</line>
</par><par>
<line>
E*o*ometric* and Time-se*ies Libra*y). O* objetivo* específ*cos d* t*a*alho são: *
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Apresenta* a abr*ngência interpretativa do te*mo evasão em *ar*lel* ao t*rmo desis*ência,
</line>
</par><par>
<line>
*ariá*el determinante do presente estud* e, *I - Analisar
</line>
<line>
se *s variáveis sele*ionad**, são
</line>
</par><par>
<line>
c*pazes de influe*cia*, de for** significativa e
</line>
<line>
e*pli*ar a eva**o do aluno, se *odem ser e
</line>
</par><par>
<line>
a*otadas como pa*r*o
</line>
<line>
para expli*ar a *e**a situaç*o na UNIFAL-MG ou em *utra
</line>
</par><par>
<line>
insti*uiçã* de *nsi*o.
</line>
</par><par>
<line>
A relevânci* da p**qui*a evidencia-se p*la impo*tânc*a da te*á**ca que é tratada tanto
</line>
<line>
em âmbito nacional qu*nto inter*acional, *ma ve* que a educ*ç*o su*erior rep*rcute n* vi*a
</line>
</par><par>
<line>
do a**no, n* instituiçã*
</line>
<line>
e na
</line>
<line>
e*on**ia de u* p*ís, tendo
</line>
<line>
u* po*er socioeconômico
</line>
</par><par>
<line>
transformador. Dessa mane**a, * evasão no *n*ino s*perior é um tema com*lexo que deve *er
</line>
</par><par>
<line>
am*l*men**
</line>
<line>
d*scutido, pois ca** pe*quisa na á**a *mp*i* o conhec*men*o *obr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*lemátic* para q*e medidas mais assert*vas possam ser *dotadas *a permanênci* do aluno
</line>
<line>
n* institu*ção até * *onclusão do cur*o.
</line>
</par><par>
<line>
O a*tigo está e*truturado
</line>
<line>
da seg*inte forma: i*icial**nte é apresentado o referencial
</line>
</par><par>
</page><line>
teórico, na sequência a**esen*a-se * met*dologia, a análise e discussã* dos re*ultados e, por
</line>
<line>
fim, encerra-se com algu*as c*ns*der*çõe* finais.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, *. *1, n. 5, a**. *, p. 3-19, ma*. 2024 www4.fsa**t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. S. Pereira, G. *. G. Pessanha, C. L. O. C*mpos
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
2 REFEREN*IAL TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Ev*são no ensino s*perior, co*cei*o e estudos p*etéritos
</line>
</par><par>
<line>
A *iscussão sobre * evasão a*adê*ica possui um papel d* notóri*
</line>
<line>
re**vâ*cia em
</line>
</par><par>
<line>
m*it*s instituiçõ*s de *nsino, sejam públic** ou privadas,
</line>
<line>
pois ela "*
</line>
<line>
vi * t a
</line>
<line>
como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
investimento
</line>
<line>
*em ret*rno, prin*ip*lmente nas ins*it*ições públicas, considerando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*sperd*cio *e *ater**is e re*u*so*, podendo lev** até ao fechamento de c*rs*s caso haja uma
</line>
<line>
taxa mu*t* alta (MEDINA, 2023, p. 7).". Po**a*t*, ela não re**esent* apenas uma fru*tr*ção
</line>
<line>
para * discente, m*s tam*ém pode trazer consequências para sua família, por cont* de *asto*
</line>
<line>
reali*a*os para m*nt*-lo no curso, do sonh* da grad**ção desfeito; par* o *rofes*or, pela
</line>
<line>
sensa*ão de não co*segui* cumprir *eu papel de educad*r; pa*a * un*versidade, p*r *ão ating*r
</line>
<line>
sua missão instituc*onal; e para a própria soc*ed*de, p*r n*o poder con*ar com mai* mão-d*-
</line>
<line>
obra qualificada no m*rca*o de trabalho (MEDIN*, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
Embora n*o h*ja um consenso na literatu*a
</line>
<line>
sobr* o conceito da palavra evasão,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Inst*tuto Nacional *e *st*dos e Pesquisas E*uc*cionais A*ís*o Teixeira (INE*, 2017), **o** o
</line>
<line>
termo como uma "saída antec*pada, antes da co*clusão do ano, série ou ciclo, por *es*stência
</line>
<line>
(*ndependentemente do motivo) [...]". Nes*a mesma *inh* de ente**ime*to, o pres*n*e estud*
</line>
<line>
co*sid*rou aluno e*adido a*u*le *ujo *tatus registrad* no sistema acad*mico da instituição
</line>
<line>
anali*a*a es*á marca*o co*o des*stente. T*davia, há *e*quisas que consideram que "o alun*
</line>
<line>
ev*d*do é *quele cujo stat*s final de mat*íc*l* é q*alq*er o**ro *ue não con*lui*te ou status
</line>
<line>
equiva*ente (SILVA; OLIVEIRA; PAC**CO, 2020, p. 3)". *ais estudos ad*tam ***tido mai*
</line>
<line>
am*lo para o termo, que p*de abra*ger outras *itu*çõe* al*m da des*stên*ia em sentido estr*to
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
palavra, como, po* exempl*, trans*erência
</line>
<line>
de curso para *utra instituição. A jornada
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aluno no e*sino superior é co*plexa; ele pod* eva*ir-s* de f*rma defini**va ou temporár*a, e
</line>
</par><par>
<line>
essas situações, mesm* classific**as c*mo evasã*, são distin*as *
</line>
<line>
possue* suas
</line>
</par><par>
<line>
es*ecificidades (SILVA, *022).
</line>
</par><par>
<line>
De qualquer *odo, o t*m* *
</line>
<line>
ba*tan*e dis**tido por estudio*os
</line>
<line>
n* *entativa de
</line>
</par><par>
<line>
compreender os motivos q*e levam o aluno a eva*ir do curso, c*m o propósi*o, por exemplo,
</line>
<line>
*e *uxiliar g*stor** na tom*d* de dec*sões para manter esse al*n* n* ***so e f*zer com que
</line>
</par><par>
<line>
conclua * gradua*ão. * Quadro 1
</line>
<line>
apresenta *lgun* e*tudos
</line>
<line>
realizados sobre a *va*ão
</line>
</par><par>
<line>
acadê*ic* *om a*ordagem de análise quan*itat*v* com uso de regressão.
</line>
</par><par>
<line>
O* estud*s do Q*adro 1 foram *e*ec**nado* por *eio
</line>
<line>
de pesquisa
</line>
<line>
na plataforma
</line>
</par><par>
<line>
Google A*adêm*co, utilizand* as pal*vras chaves: ev**ão
</line>
<line>
*o ensino super*or e evasão +
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 5, art. 1, p. 3-19, m*i. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ev*s*o na *niver*idade Federal de Alfena* Comparad* a Pesquisas em outr** Instituiç*es de Ensino Superior 7
</line>
<line>
ensino superi*r + regressão. Os estudos for*m selecionados pelo cri*ério da metodologia
</line>
<line>
qu*ntita*iva com o uso d* r*g***são, *ons*derando * tema da pesquisa, ou seja, a evasão
</line>
<line>
acadêmica no ens*no *uperior. Esse critério *e e*colha possibilitou formula*, * partir ***
</line>
<line>
*s*udos s*l*cio*ados, hipótes** sobre a ev*são na U*IFAL-MG *ue *erão confront*das com
</line>
<line>
os resultados ob*idos a*ós * aplicação do mod*lo de reg*e*são da* variáveis sele*ionadas para
</line>
<line>
esta pesquisa, assim com* pesq*isas *ue usa*am o *étodo semel*ante.
</line>
<line>
Qua*ro * - Estudos pretéritos
</line>
</par><par>
<line>
*utor(es), Ano de publicação * Ins**tuição
</line>
<line>
Prin*ipa*s ach*do*
</line>
<line>
M*t*dol*g*a
</line>
</par><par>
<line>
LOPES, Ramon *t al. (2023). Univ**sidad* Fed**al do Recônc*vo da Bahi*
</line>
<line>
"Os dados sugere* não hav*r dife*ença nas chances de evasão e*t** estudant*s coti*tas e de a*pla o*o*rência. Estudante cuja cidad* de ***gem é diferente daqu*la onde o campus de se* c*rso está *ocaliz*do foi *m **to* que se mo*trou as*ociado com a e*asão, ***idênci* universitária ou a*xílio pe*manência seria* forma* d* *ntervenção." (Grif* nosso).
</line>
<line>
*e*ressão logísti*a, simpl*s e múltip*a.
</line>
</par><par>
<line>
ARCANJO, Jéssica *rruda (2022). Base de dados com *6 Instituições entre públi*as e privadas do *istrit* Federa* - Cen*o 2019
</line>
<line>
"Os fator*s que *o*em influ*nciar a permanência d* d*scente *ifer*m d* acordo com cada c*rso, instituição de *nsino, *urno, sex*, gr*u acadêmico, forma de in*resso, re*eber *u *ão apoio *ocial, *art*cipar ou não de ativida*e *xt*acurricu*ar, es*ola de *onclusão do ensino médio, *da*e e ano de ing*e*so." (Gr*fo noss*).
</line>
<line>
Re*res*ão logística
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, *ailma Januário da (*022). Instituiç*es de ensino supe*ior da base de d*d*s INEP - Censo 201*
</line>
<line>
"[...] os atributo* mai* important*s par* *tilizar em um algoritmo d* classific*ção, os **ribu*os de informaç*es pessoal/soc*al, informações demográficas e ac*dêmicas, estão e*tre os mais utilizados para criar um perfil de ** alu** com tendência a evadir." (*ri** noss*).
</line>
<line>
Utilização de árvores de decisão, Naive Bayes, Redes Neurais Artific*ai* e *egr*ssão logístic*.
</line>
</par><par>
<line>
S*LVA, Ferna*da C*istina da; OLIVEIRA, Thiago Luiz Ca*ral de; PACHECO, Andressa Sasak* Vasqu*s (*0*0). 4 cursos d* gr*duação a distância *e uma Univer**dade púb*i*a brasilei*a
</line>
<line>
"[...] a va**ável IAA [Índice de Ap*o*eitamento Acumulado] fig*rou *omo importante para expli*ar a e*asão do* alunos, *orroborando a teoria consultada no que diz respeito à necessidade de *e monitorar o desem*enho do* es*udant*s.". "[...] **si*, est*dos relacionados à evasão estuda*til c*rtamente n*o en*on*r*rão uma solução geral para es*e pr*b*em*, mas s**ar*o esforços na *usca ** prátic*s educac*on*is e de *estão universitária q*e **s s a m contribuir *ara * redução do* índices de evasão." (Grifo n*ss*).
</line>
<line>
Re*ressão Logística Biná*ia realiz*do no softw*re R.
</line>
</par><par>
<line>
SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco *úlio *nicet*; JAC*NTO, Paulo de A**rade (201*).
</line>
<line>
"[...] os e*tudantes mais *ntegrados com o *eio acadêmic* por mei* da reali**ção de ati*idades remuneradas * não r*mu*e*adas, * os *ue recebem benefí*ios fin**ceir*s para a**iliar com os cus*os *o cu*so *vadi*am m*nos. *sso mostr*
</line>
<line>
Reg*essão de Cox
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 21, *. 5, a*t. 1, p. 3-19, mai. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. S. Pereira, G. R. G. P*ssanha, C. L. O. Campos
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
*nstit*ições de ensino *uperior da base de da**s INEP - C*nso 2**9 a 2014
</line>
<line>
que *lgum*s me*idas q*e já estão s*ndo *oma*as para tentar aumen*a* a re*enç**, como * pr*sen*a das bolsa* que *ão man**das po* meio de recu*sos do *NAES." (*r**o nosso).
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, Luc***a Gue*es da et al. (**18). Institu*ções de ensino supe*ior da *as* d* dados I*E* - *enso 2013 * 2014
</line>
<line>
"A esp*cificidad* dos cursos e da maneira como a *vasão *corre em c**a um de*es *emonstra que o tema *eve s*r tra*ado segundo a* pa*ticularidades do* cursos." (Grifo noss*)
</line>
<line>
*egressão linear
</line>
</par><par>
<line>
ES*ITE, Môni*a Barr*to de Sá (20*5). Universidade *e Fortaleza - Uni**r
</line>
<line>
" [ ...] verificamos *ue as *a**áve*s *o**oec*nôm***s desempenham um *mpacto bastante signif**ativo no proces*o de decisão d* aluno da U*ifor ev*dir.". "[...] podemos *onstatar que as variávei* independent** CCT e remuneração do al*no são estatisticamente *ais **gnific*tivas na modelagem l*gística." (Grifo nosso).
</line>
<line>
Reg*essão logístic*.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Autor*s (2023).
</line>
<line>
Consider*n** os estudos n* Quadro 1, é possível fa*er algumas associações com as
</line>
</par><par>
<line>
variáveis selecio*a*as para present* estudo e prev** a*gu*as hi**teses (H) que podem o
</line>
<line>
inf*ue*ciar na evasão do aluno, as q*ais s*o apresenta*as em se*u*da.
</line>
<line>
2.2 Hipóteses sobre a evasão *a U*IFAL-MG
</line>
<line>
H1 - Qua*to *a*or for a di*tância do dom**ílio n**u*al do discent* em relação ao
</line>
<line>
Campus univ*r*itá*io do c**so frequentado, espera-se que ma*or s*rá sua *rope*são de
</line>
<line>
**s*stência do curso (LOPES et al., 2023).
</line>
<line>
H2 - Com *a*e no últim* proce*s* de seleç*o *o Sistema *e Seleção Un*ficada - Si*u
</line>
</par><par>
<line>
(2022),
</line>
<line>
os c*rsos das áreas de conh*cim**** em Ciênc*as Exatas e da *err*, Li*guística,
</line>
</par><par>
<line>
Letras e Art*s e Ciê**ias Biológicas estão entre o* menos concorridos (PEREI**, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
Gi*loli (20**, p. *1) *elata que "a no*a mais al*a de ce*t*s
</line>
<line>
c*r*os no [Sis*] *eva parte dos
</line>
</par><par>
<line>
es*ud*ntes a es*olher a segunda opção, mais su*cet*vel à e*a*ão". *ssim, espera-se qu* o*
</line>
</par><par>
<line>
cursos
</line>
<line>
com*reendidos
</line>
<line>
na* *eferid*s grande* **eas apresent*m ** mai** núm*ro de alunos
</line>
</par><par>
<line>
evad*do*, haja vista a *specificidad* de cada curso (Silva, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
H3 - **pera-se *u*
</line>
<line>
haj* um* menor quantidade de alunos e*adidos nos cursos com
</line>
</par><par>
<line>
turno inte*r*l em detri*ento dos de*ais turnos, sob*etudo, para o* *iscentes
</line>
<line>
que es*udam
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
noite, pois, *e a*ordo *om Maciel, Valdes e Lustosa (202*, p. *31), "a evasão é mais
</line>
</par><par>
<line>
acentuada em cursos n*turno*", que congrega c*m ** dos fatores qu* in*luenc**m *a o
</line>
<line>
evasão (*RCANJO, 2*22).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. *1, n. 5, *r*. 1, p. 3-19, mai. 202*
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A **asão na Universid*de Federal de Alf*nas Comparad* a Pesqu*sa* em outras In*titu*ções de Ensino Su*er*or 9
</line>
</par><par>
<line>
H4 - Alunos com renda famil*ar brut* per capita igual ou inferior a
</line>
<line>
1,5 salário
</line>
</par><par>
<line>
míni*o, q*e t*nham
</line>
<line>
cursado integralmente o
</line>
<line>
ensino médio *m escolas p*blicas, **ssuem
</line>
</par><par>
<line>
maior
</line>
<line>
probabilidad* de *vadir do curso *e*ido a *if*culdades *inance*ras. A variáve*
</line>
</par><par>
<line>
s*cioeconô**ca da *emuneraçã* de um aluno *
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
fator *ast*nte relevante na *omada de
</line>
</par><par>
<line>
de*isão pela pe*man*ncia ou não na instituição (ESTITE, 2005).
</line>
<line>
3 M*TOD*LOGIA
</line>
<line>
3.1 Definição e coleta dos dados
</line>
<line>
O proce*imento me*o*ológico *d*tado foi * de pesquisa q*antitativ* *om aplic*ç*o de
</line>
<line>
r*gressão logí*tica binária, *ealizad* no Software GRETL (Gnu Regre*sion, Econometric*
</line>
<line>
and *im*-series Library).
</line>
<line>
Com b*se nos e*tu*os *o Q*adro 1 sobre evasão, para o pre*e*te *studo, fo*am
</line>
</par><par>
<line>
selecionadas variá*eis *ue f*r*m correlacio*ad*s à desis*ência
</line>
<line>
d* *lunos no* c*rsos de
</line>
</par><par>
<line>
grad*ação da Universidade **deral de Alf*nas - UNIFAL-MG S*de e Un*dad* Educacional
</line>
<line>
Santa Clara, l*c*lizad*s na *idade de Alfen*s/MG.
</line>
<line>
*s cursos anal*sados **ram: *í***a, Mat*mát*c*, Quím*ca, Ciência da Comp*tação,
</line>
<line>
*iotecnologia, Ciências Biológicas, Enferma*em, Fa*má*ia, Fisioterapi*, Medici*a, Nutri*ão,
</line>
<line>
O*on*ologia, Biomedicina, *eogra*ia, História, Ciências Sociais, Pedagogi*, Letras, Letras -
</line>
<line>
Espanhol e Liter*tura* *a Língua Espanhola, Letras - Ingl*s e Literaturas da Língua Inglesa,
</line>
<line>
Letras - Línguas Es*rangeiras e, Le*ras - Po*tug*ês e L**er*tur** da Língu* Portugue*a.
</line>
<line>
Os cursos dos campi das cidades de Varginha-MG e Poços de C*ldas-MG não fo**m
</line>
<line>
sel*cionados em ra*ão da utilização da variável "Dist*ncia" - Q**dro 2 -, pois a *etod*logia
</line>
</par><par>
<line>
**iliz*da para apurar essa *ategoria con*iderou apenas um local fixo, no ***o Sede, a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
co**aração à cidade natural do *i*cente, *endo que * mu*ança do referencial, loc*l fixo,
</line>
</par><par>
<line>
alterava a classificação
</line>
<line>
d* distânci* para **smo aluno, o
</line>
<line>
comp*ometendo o resultado final.
</line>
</par><par>
<line>
Dess* forma, opto*-se pela Sede em razã* de possuir o mai*r n**ero de cursos o*ertados.
</line>
<line>
Foi utilizad* uma sé*ie te*poral *orrespondente aos anos *e *017 a 2022, sendo esse
</line>
</par><par>
<line>
p*ríodo interpretado como o mai*
</line>
<line>
re*ente para se *erific*r a correlação das va*iá**is
</line>
</par><par>
<line>
seleci*na*as.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados *oram
</line>
<line>
o*tidos diretamente na pági*a *NI*AL-MG, n* in*ernet, no lin*
</line>
</par><par>
</page><line>
https://www.unifal-m*.*du.b*/p*rtal/, na opç*o "Si*temas Integ*ados UNIFAL-MG", "Dados
</line>
<line>
a*ert*s", "Discentes", "F*ltrar". * a*esso é livre para qual*uer *essoa que tenha interesse nos
</line>
<line>
*ev. FS*, Te*esina PI, *. 21, n. 5, art. 1, p. 3-*9, mai. 2024 www4.*sa*et.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. *. P*reir*, G. R. G. Pessanha, C. L. O. Campos
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
da*os. *pós * gera*ã* dos rel*tórios de ca*a ano, os da*os foram *r*anizados e* *ma única
</line>
<line>
plani*ha no Microsoft Exc*l e então su*met**os ao Software GRETL.
</line>
<line>
3.2 De*inição d** covariáv*i*
</line>
<line>
Pa*a aplic*ç*o da *écnica de regre*são logística binária, foram selecion*das
</line>
<line>
*ovariáveis com base em ***udo* pret*ritos consoant*, Q*ad*o 1, aliadas às hipóteses que
</line>
<line>
resultaram nas va*i*veis constantes no Quadro 2 *baixo.
</line>
<line>
Quadr* 2 - Var*áve* dependente (V.D.) e independ*ntes (V.*.) util*zadas na *egres*ão
</line>
</par><par>
<line>
(V.D.)
</line>
<line>
DESCR*ÇÃO
</line>
<line>
**TEGO*IA
</line>
</par><par>
<line>
Desi*t*nt*1
</line>
<line>
*ariáv*l que *ndic* se o aluno é desistente.
</line>
<line>
**siste*t* = 1 Aptos, concl*ídos e no*mal = 0
</line>
</par><par>
<line>
(V.I.)
</line>
<line>
DESC*IÇÃO
</line>
<line>
CATEG*RIA
</line>
</par><par>
<line>
Distância
</line>
<line>
Refere-se à n*turali*ade *o discen*e em re*aç*o à distân*ia do campus uni*ersitário localizad* na ci*ade de A*fenas/MG. Os dado* coletados indicavam a ci*ade nat**al do *isc*nte, que foi compa**da à distância de Alfenas em pes*uisa r*a*izada no Google utiliza**o o termo "dist*ncia entre (cidade natural do discente) x Alf*nas/MG", o res**tado da distân*ia **dicada foi compa*ado com a categ*r*a n* co**na *a dir*ita * inf*rmado n* plan**ha Micros*f* Ex*el.
</line>
<line>
0km a 50km = 1 5*km * 100*m = 2 101km a 200*m = 3 201km a 300km = 4 301km ou *ais = 5
</line>
</par><par>
<line>
Alfena*1
</line>
<line>
Vari*vel dummy, co*r*sponde * aluno ser natural *e *lfenas.
</line>
<line>
Alfenas = 1
</line>
</par><par>
<line>
Cie*c*as Exat*s e daTerr*1
</line>
<line>
Tendo em *ista **e a g*an*e Ár*a ** Ciências Exatas e *a Terra compreend* os cursos men*s conco*ridos, com b**e no último processo de sel*ção d* Sist*ma de S*leçã* Unificada - Sisu 202* (P*RERIA, 2023), e q** essa grand* ár*a possui um ma*or n*m*ro d* *ursos *m relação às grandes Áreas de Lin*uística, Letr*s e Art*s; *u* Ciências Bioló*ica*, *am*ém e consideradas menos concorr*das, optou-se nest* estudo por util**ar a gr*nde Área de C*ên*ias Exatas
</line>
<line>
Ciê*cias *xatas e *a Terra = 1 Área Mul*id*sciplinar = 0 Ci*ncia* *iol*gicas = 0 C*ências da *aúde = *
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina, v. 21, n. *, art. 1, p. 3-19, mai. 2**4
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Evasão na Uni*ersid*de *eder*l de Alfena* Com*arada a Pesq*isas em outr*s Instituições de *nsino Su*erior *1
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
e ** Terra como covar*áv** = 1 e pa*a as demais gra**es áreas = 0. Ciê*cias Exatas e da Terra *ontém *s cursos: *ísica, Matem*tica, Quím*ca e Ciênc*a da Computa*ão. Ár*a M*ltid*scipli*ar: B**tec*o*og*a. Ciência* Bio*ógicas, mesma *omenclatura. Ciências da Saúde: Enfermag*m, Far*ácia, Fisioterapia, Medicina, N*tri***, Odontologia * Biomedicina. Ciências Humanas: Geografia, História, Ciência* Sociais e Pe*agog*a. Lin*u*st*ca, Letras e Art*s: Letras; Le*ras - Es**nhol e *itera*uras *a Língua Espanhola; Letras - *nglê* e Litera**ras da Língua Inglesa; *etra* - Línguas Es*ra*geiras; e Letras - Portu*uês e Literat*ras *a Lín*ua Portuguesa.
</line>
<line>
Ciê*c*as Humanas = 0 Linguíst*ca, Le*ras e Artes =0
</line>
</par><par>
<line>
*acharelado1
</line>
<line>
**po de grau acadêmico.
</line>
<line>
Bacha**lad* = 1 Licencia*ura = *
</line>
</par><par>
<line>
Noturno*
</line>
<line>
Tipo do tur*o.
</line>
<line>
Noturno = 1 Int*g*al = 0
</line>
</par><par>
<line>
Ens*ad*opab1
</line>
<line>
Tipo de r*de c*rs*d* no *nsino médi*.
</line>
<line>
Pública = 1 *ri*ada = *
</line>
</par><par>
<line>
Cotar*nd*s*pa b1
</line>
<line>
Cota de ingresso que se refere à r*nd* *er c*p*ta igual ou infer*or a 1.5 sal*rio mín*mo e que tenha cursado integralmente o ensin* médio em escola púb*ica.
</line>
<line>
Com cota = 1 Ampl* concorrên*i* e co*a* sem critério de * * nda = *
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: A*tores (2023).
</line>
<line>
3.3 *arâ*etro pa** a corre**ç*o de Pearson
</line>
<line>
Para análise da matriz de correlação ent** as variáve*s do e*xo "x" e "y" c*nstante no
</line>
<line>
Qua*ro 2, foi ut*li*ado * *oeficie*te de cor**lação de Pearson, cuja fórmul* é dada por:
</line>
</par><par>
</page><line>
Onde "r" é o *oeficiente de corre*açã* e * "xi" e "yi" sã* os valores das variáveis. Para
</line>
<line>
**t*rpret*r o co**iciente d* corr*lação adotou-se * **ad*o 3 - Esca*a d* refer*ncia.
</line>
<line>
Quadro 3 - E*cala ** referên*ia
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina **, v. 21, *. 5, *rt. 1, *. 3-19, mai. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. S. *er*ira, G. R. G. **s**n*a, C. L. O. Campos
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Ta*anho da Correlaç*o (***o*e* de r + ou -)
</line>
<line>
I*terpre*ação
</line>
</par><par>
<line>
0,90 a 1,00
</line>
<line>
Corre*ação muito al*a
</line>
</par><par>
<line>
0,*0 a 0,89
</line>
<line>
Correlação alta
</line>
</par><par>
<line>
0,50 a 0,69
</line>
<line>
C*rrelação moderada
</line>
</par><par>
<line>
0,*0 a 0,49
</line>
<line>
Correlaç*o *ai*a
</line>
</par><par>
<line>
0,00 a 0,29
</line>
<line>
Cor*elação insignifi*ante
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: M*lawi M*d J. Setemb** de 2012; 24(3): 69-7*. A*apta*o pe*os autores (**2*).
</line>
<line>
3.4 Parâmetr*s para a Reg*ess*o *og*stica
</line>
<line>
O mo**lo econ*métrico *ti*izado nesta p*squisa f*i o l*git, *ois "na pr*tica é mais
</line>
<line>
empregado, dev*do sua repr*sentação e tr*ta*ento ma*emático mais s*mples, *lém de
</line>
<line>
*on*id*rar a i*dependê**ia entre *s alternati*as do processo de decisã*." (ES*ITE, 2005, *.
</line>
<line>
55). Des*e modo, *em-s* o modelo d* reg*essão line*r pe*a seg*i*te f*r**la:
</line>
</par><par>
<line>
* incó*n**a Yi *orrespon** à v*riável dicotômica q*e *ssume os **lores *e 1 ou 0,
</line>
</par><par>
<line>
**mo função linear das *ariáveis e*plicativa* Xi;
</line>
<line>
Beta () é o veto* de p**âmetros
</line>
</par><par>
<line>
correspondente; 1 é o
</line>
<line>
coefi*ie**e angular; e é a p*rturb*ção. A pro*abilidade d* o aluno
</line>
</par><par>
<line>
desistir do curso ** n*o está con*icionada às "n" *ariáveis cons*antes *o Quadro 2, e pode ser
</line>
<line>
e*pressa *e*a fó*mula a seguir (ESTITE, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
1 ------- De*iste*te.
</line>
</par><par>
<line>
Yi =
</line>
<line>
0 ------- Ap*os, co*clu*dos e *ormal.
</line>
</par><par>
</page><line>
Com a utili*ação da correl*ção n*ste estudo, bu*c*-se i*entificar se *s v*riáveis
</line>
<line>
seleci*nadas **f**enciam na evasão do* discentes na inst*tuiç*o pes*uisada. Para isso, esta
</line>
<line>
p*squi*a seguiu o seguinte des*nho:
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 21, n. 5, art. 1, *. 3-19, *ai. 202* www*.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Evasão na Unive*sidade Federal de Alfen*s Com*arada a Pesquisa* em outras Instituiç*es de Ensino *u*erior 1*
</line>
<line>
Figu*a 1 - Desen*o da pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*tores (2*23).
</line>
<line>
4 ANÁL*SE E DISCUSSÃO DOS *ESUL*ADOS
</line>
<line>
4.* Correlação
</line>
<line>
A mat*iz de correlaç** no Quadro 4 abaixo, *ombinada com a análise *os co*fic*entes
</line>
<line>
das variáveis selecionadas, auxiliam na explicação das hip*teses a*teriorm*n*e levantadas,
</line>
<line>
juntament* co* o resul*ado do c*efici*n*e de reg**ssão logit, se*ão vejamo*:
</line>
<line>
Q*adro 4 - Ma*riz de correla*ão
</line>
</par><par>
<line>
Matriz de correlaçã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
DI*TA*CIA
</line>
</par><par>
<line>
1.0
</line>
<line>
-0.6
</line>
<line>
-0.0
</line>
<line>
-0.1
</line>
<line>
0.*
</line>
<line>
-*.2
</line>
<line>
-0.2
</line>
<line>
-0.1
</line>
</par><par>
<line>
-0.6
</line>
<line>
1.0
</line>
<line>
0.0
</line>
<line>
0.*
</line>
<line>
-0.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
*.1
</line>
</par><par>
<line>
-0.0
</line>
<line>
*.0
</line>
<line>
1.0
</line>
<line>
0.2
</line>
<line>
-0.*
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
0.0
</line>
</par><par>
<line>
-0.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
0.2
</line>
<line>
1.0
</line>
<line>
-0.2
</line>
<line>
0.2
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
-0.*
</line>
</par><par>
<line>
0.2
</line>
<line>
-0.*
</line>
<line>
-0.1
</line>
<line>
-0.2
</line>
<line>
*.0
</line>
<line>
-*.9
</line>
<line>
-0.2
</line>
<line>
0.*
</line>
</par><par>
<line>
-0.*
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
*.1
</line>
<line>
0.2
</line>
<line>
-0.9
</line>
<line>
1.0
</line>
<line>
0.2
</line>
<line>
-0.1
</line>
</par><par>
<line>
-0.2
</line>
<line>
*.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
-0.2
</line>
<line>
0.2
</line>
<line>
1.0
</line>
<line>
0.3
</line>
</par><par>
<line>
-0.1
</line>
<line>
0.1
</line>
<line>
0.0
</line>
<line>
-0.0
</line>
<line>
*.*
</line>
<line>
-0.1
</line>
<line>
*.3
</line>
<line>
1.0
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 2*, n. 5, a*t. 1, p. 3-*9, *ai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. S. Pereira, G. R. G. Pess*nha, *. L. O. Campos
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Quadro extraído do Soft*ar* GRETL (Gnu Regression, *conometrics and Ti*e-series Library)
</line>
</par><par>
<line>
(2*2*).
</line>
<line>
No presente e*tu*o, a hipótese 1 (*1) n*o foi confirm*d*, po*s a d*s**nc*a do
</line>
</par><par>
<line>
dom*cíli* natural do discente (distânci*) em *elação ao *am*us universitário d* **r**
</line>
<line>
freq*e*tado po*su* uma co*rela*ão insignifi**nt*, nã* *en*o capaz de int*rfer*r n* desis*ência
</line>
<line>
do aluno.
</line>
<line>
A vari*vel Dummy (*lfenas1) indic* uma correlação de *0% (sessen*a po* cen*o),
</line>
<line>
classificada como moderada, em relaç*o à variável distância, um indica*ivo e*p*rado em
</line>
<line>
razã* de que a *idade *e Alf*nas (local d* *ampus) foi indicada na *istância entr* 0 a 50km,
</line>
<line>
a*sim como outras cid*des vizinhas que estão nesse *esmo rai*.
</line>
</par><par>
<line>
A *o*relação da *ari*vel
</line>
<line>
C*ências Exat*s e da Terr* c*m a variável Desis*ência
</line>
</par><par>
<line>
equiva*e a 20% (v*nte por cento). De*reend*-se *e*sa *nál**e **e, embora haja es*udos que
</line>
<line>
demons*rem uma *olatili*a** alta nos cursos da referi*a grande área, a correlaç*o entr* es*as
</line>
<line>
variáveis é insignificante para refletir na evasão de *l*no.
</line>
<line>
Contud*, no p*ese*te est*d*, a h*pótese * (H2) foi parcialmente con*irm*da. Em **a
</line>
</par><par>
<line>
análise d*scri*iva *os
</line>
<line>
d * dos
</line>
<line>
coletados, *s
</line>
<line>
cursos compreend*d*s
</line>
<line>
na grande área da Ciências
</line>
</par><par>
<line>
*xatas e da Te*ra ficar*m ** segun*o lug*r entre os cursos co* maio*
</line>
<line>
*úmero de ***nos
</line>
</par><par>
<line>
evadido*, o qu* corrobora p*rcialmente a hipót*se levantada, pois essa gr*nde área não possui
</line>
</par><par>
<line>
* m*ior número de alunos evad*dos, mas a tercei*a mai*r ju*to com C*ências Humanas, *
</line>
<line>
entre as seis grandes área* *s*u*a*as.
</line>
<line>
Pela anál*se da ***riz d* correçã*, a hipót*se 3 (H3) *ambé* não f*i *onf*rma*a.
</line>
</par><par>
<line>
Embora haja estudos que apontem q** a evasão é mais acentuada
</line>
<line>
** cursos noturnos, os
</line>
</par><par>
<line>
dados mostraram que a variável turno (no*u*no1) *ossui uma correlação de 10% (dez *or
</line>
</par><par>
<line>
cento), em r*laçã* à
</line>
<line>
vari*ve* *etermi*ante (des*ste*te), o *ue torna es*a c*rrelação
</line>
</par><par>
<line>
insi**ificante para i*terferir na desistência do alun*.
</line>
<line>
A correla*ão entre as variáveis b*char*l***1 e noturno1 é esper*da, pois v*riável a
</line>
</par><par>
<line>
*oturno1 c*mp*eende cu*sos n*turno ou
</line>
<line>
integr*l a variável bacharelad*1 comp*eende e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mo*al*dade b*char*lado
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
licenciatura, ca*o em que a ma*o*ia dos cursos notur**s são na
</line>
</par><par>
<line>
modalidade licenciatura e a m**ori* dos cursos *o p**íodo integra* são bac**relados, o que
</line>
<line>
justifica um* c**relação d* 90% entre s*, sendo cons*d*rada muito alta.
</line>
<line>
Pela análise da matriz *e correção, a hipótese 4 (H4) *ambé* não foi c***irma*a. Não
</line>
</par><par>
<line>
obstante haja
</line>
<line>
estudos q*e cons*derem a
</line>
<line>
variável socioeconômica do *studante um fator
</line>
</par><par>
<line>
rel*vante
</line>
<line>
pa** que ele permaneça
</line>
<line>
ou *ão na insti*ui*ão, a correlação por si
</line>
<line>
s ó da
</line>
<line>
variável
</line>
</par><par>
</page><line>
Co*a**ndEsPAb*, que se r*f**e a a*unos com re*da fa*iliar bruta per capita igual *u inferi*r
</line>
<line>
R**. FS*, Teres*na, v. 21, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 2024 ww*4.fsanet.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Não obstante às
</line>
<line>
a*álises *ealizadas *obre as h*póteses, tod*s as variáve*s possuem
</line>
</par><par>
<line>
coeficiente *ositivo no mode*o de r*gressão lo*ística, o que d*monst*a uma *elação de
</line>
</par><par>
<line>
d**endên*ia em relaç*o à
</line>
<line>
variá*el **penden*e (Desist*ncia), ou se*a, há uma associa**o
</line>
</par><par>
<line>
direta entre elas. C**tudo, os resultados da matriz de c*rrel*ção no Q*adro 4 ap*esento*, po*
</line>
</par><par>
<line>
*xempl*,
</line>
<line>
uma correlaç*o *ns*gn**icante entre a variáv*l C*ências E*atas e da *erra com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ariável D*sistência, o que pode ser explicado devido * inconcl**ão na previsão da a*te*nativa
</line>
</par><par>
<line>
1 da *ariável *epende*te qu* indica o aluno
</line>
<line>
d*sis**nte, d*spo*ta *a mat**z confusão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 5, * *ue não interfere no res*ltado da p*squi**, mas é *mporta**e qu* seja destacada.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 21, n. 5, art. 1, *. 3-19, *ai. 2*24
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. S. Pereira, *. R. G. Pessanh*, *. L. O. Campos
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
* CONSI**RA*ÕE* **NAIS
</line>
</par><par>
<line>
Há div*rso* estudos sobre evas*o *e alunos
</line>
<line>
no ensino su**rio*, sobr**udo na*
</line>
</par><par>
<line>
instit*i*ões públicas, devido ao fato ** a te*ática impactar em diversas áreas s**ia*s, s*ja na
</line>
<line>
v*da pa*t*cu**r do aluno * de *ua f*mília, *ej* na instit*i*ão de e*sino, *eja na economi*, *om
</line>
<line>
conseq*ências neg*tivas gera*as pela evasã* - em sent*do amplo ou res*ri*o do *ermo.
</line>
</par><par>
<line>
Diferentemente d* esperado
</line>
<line>
na* *ipóteses leva***das,
</line>
<line>
os dados mostra*am que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*stância do dom**ílio natu*a* d* d*scente; *s *ursos c*m*reend*dos n* grande área da
</line>
<line>
Ciê*cia* *xatas * da Terra; a eva*ão mais acentuada em cursos no*urnos; a cota de renda por
</line>
</par><par>
<line>
*i s*; indicam uma correla*ão insig**fica**e em relação à
</line>
<line>
*ariável
</line>
<line>
d*pen*ente (de*istência).
</line>
</par><par>
<line>
Iss*
</line>
<line>
dem*nstr* *u* não se po*e ad*tar d*terminada var*ável como
</line>
<line>
padrão para justif*car
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
evas*o, pois u*a mesma variáve* pode esta* assoc*ada,
</line>
<line>
influe*ciar, ser im**rt*n*e,
</line>
</par><par>
<line>
sig*ificativ* e
</line>
<line>
*xpl*car e*asão do a*u*o, a
</line>
<line>
ass*m co*o possuir uma correlaç*o totalm*nte
</line>
</par><par>
<line>
oposta, insigni*icante, a d*p*nder da institui**o em *nál*se.
</line>
<line>
Isso não *ign*fica q*e tal variável nã* deva ser levada em consideraçã* na realização
</line>
</par><par>
<line>
de e*tudos futuros sobre a temática, mas parece sugeri*
</line>
<line>
que, e*bora ha*a variáveis m*is
</line>
</par><par>
<line>
*requentes em análi*e de co*relação com a evasão de **uno, é *ecessário anal*sar caso a caso
</line>
<line>
*a*a se ter *m conhecimento es*ecí*ico da realidade d* cada in*tituição estudada.
</line>
<line>
Os resultados d*ste trabalho ***roboram, p*rta*to, os princi*ais achados nos estu*o*
</line>
</par><par>
<line>
*e Silva, *abral *
</line>
<line>
*acheco (2*20),
</line>
<line>
Silva e* al (20**) e Ar*anjo (2022), *ce**a da
</line>
</par><par>
<line>
complexidade
</line>
<line>
do t*ma ev*são no ensino superio*, na medid* em que
</line>
<line>
n*o há *ma solução
</line>
</par><par>
<line>
geral par* *ss* problema e que fatores que podem influenciar a evasão diferem de *cordo com
</line>
<line>
cada *urso, instituição, entr* outras var*áveis. Por outro *ado, *s r*sultados de*ta pesquisa não
</line>
<line>
corroboram os principais acha*os nos estudos de Lopes et al (2023) e S**va (2022), já que a
</line>
<line>
**riá**l D*stânci* (H1) foi um fator qu* nã* se mo**ro* associado *om a evas** na UN*FAL-
</line>
<line>
*G, *ã* pod*nd* ser af*rm*d*, porta*to, que ela é um atributo important* para ser uti*izado
</line>
<line>
e* algoritmo d* classifi*ação, pois verificou-se que é r*la*ivo considera* uma *ari*v*l c**o
</line>
<line>
signif*ca*te ou não.
</line>
<line>
C*m isso, e*te estud* contribui pa*a que out*os pesqu*s*dores não se l*mitem à
</line>
<line>
escolha *e vari**eis mais co*uns em e*tudos sobre evasão de alun*s *o *nsino s*perior,
</line>
<line>
op*ando também por out**s v*riáve*s q*e *e mostrarem mais *on*izent** com a *ea*idade d*
</line>
</par><par>
<line>
instituiçã* est**ada, otimizando te*po de pesquis* e pro*ici**do uma maior
</line>
<line>
*ssertiv*d*de
</line>
</par><par>
<line>
*as causa* da *v*são.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 21, n. *, art. *, p. 3-19, ma*. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A E*asã* na Univers*dade *ed*r*l de Alf*n*s C*mpar*da a Pe*quisas em outras Instituições de Ensino Superior 17
</line>
<line>
Como li*i*ação a* present* estudo, dest*ca-se a se*eção de outras variáveis, como,
</line>
</par><par>
<line>
**r exemp*o, o Coef*ciente de D***m*enho Ac*dêmico - CDA
</line>
<line>
o* a rela*ão
</line>
<line>
de alunos
</line>
<line>
qu *
</line>
</par><par>
<line>
recebem a*gum tipo
</line>
<line>
de auxílio es*udantil, q*e *onstavam em base
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dados *iferente,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
in*iabilizou a seleção dess*s var*áve*s p*ra esta
</line>
<line>
pesquisa, mas que podem ser utiliza*as em
</line>
</par><par>
<line>
out** es*udo.
</line>
</par><par>
<line>
Sugere-se par*
</line>
<line>
estud*s futuros a
</line>
<line>
*ossib*l*dade
</line>
<line>
de se coletare* outr*s
</line>
<line>
dados, a
</line>
</par><par>
<line>
*xemp*o do* citados no par**raf* an*eri*r, no ca*o da U*IF*L-MG, *e mod* que tais dados
</line>
</par><par>
<line>
possam **r relação singular co* a inst*tuiç*o para ampl**r o campo *e
</line>
<line>
es*u**s e es*reitar
</line>
</par><par>
<line>
ca*i*h** na com*reen**o da *lta * progressiva tax* de evasão *o ensin* s*perior *a úl*ima
</line>
<line>
déca*a, *egundo INEP-**21, e para q*e *es*ore* possam adotar medidas mais a*s*rt*va* no
</line>
<line>
enf*entamen*o do *roblema. Sugere-s*, por fim, q*e a prese*te pesquisa p*ssa s*r r*alizada
</line>
<line>
nos dema*s campi da UNIFAL-M*.
</line>
<line>
*EFE*ÊNCIAS
</line>
<line>
ARCANJO, J. A. Fatores a*so**ados * permanência de estudant*s no **sino superior no
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pred*tivos *a*a a gest** ** ensino superi*r. Arquiv*s de A*á*ise de P**ítica* Educaci*nais,
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</line>
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file:///C:/Use*s/proaf-*0*2513/Downloads/67-Texto%*0do%20artigo-*7-11*-*0-
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método
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d*
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regres*ão
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INSTI*U*O
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NACIONAL
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DE
</line>
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ESTU*OS
</line>
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E PE*QUISAS
</line>
<line>
EDUCACIONAIS AN*SIO
</line>
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*EIXEIRA - I*EP. Cen*o de Edu*ação Super*or 2021. Di*etoria
</line>
<line>
de *statísticas
</line>
</par><par>
<line>
*ducacionais
</line>
<line>
Brasília,
</line>
<line>
04
</line>
<line>
no*.
</line>
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2022.
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Dis*on*vel
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INS*ITUTO
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NACIONA*
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D*
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ESTUDOS
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E PE*Q**SAS
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<line>
EDUCACIONAIS ANÍ*IO
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TEIXE*RA - INEP, 2017. Meto*o*ogi* *e Cálcul* dos *ndicado*es de Fluxo
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da
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Educa*ão.
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Brasília:
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I*ep.
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*isp**íve*
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e*:
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Ciên*i*, Ma**mática e *omputação e d* Engenharia, Prod**ão e Construção em **s*ituições
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j un.
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2023.
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Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 20*4 *ww4.fsanet.*om.br/revista
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</document><par>
<line>
A E*as*o na *ni*ersidade Fe*eral de Al*enas Comp*rada a Pesq*isas *m outras Instit*ições de Ensino Superior 19
</line>
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<line>
Como Referenci*r e*te A*tigo, conforme ABN*:
</line>
<line>
PER**RA, R. *. S; PESSANHA, G. R. G; *AMPO*; C. L. O. A Evasão na U*ivers*dade Federal de
</line>
<line>
Alfenas **mpar*da a Pe*quisas em *utra* Instit*ições de Ensino Superio*. *ev. FSA, *eresina, v. 21,
</line>
<line>
n. 5, art. 1, p. *-19, mai. 2*24.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribui*ão dos Autores
</line>
<line>
R. L. S. Pereira
</line>
<line>
G. R. G. Pes*anha
</line>
<line>
C. L. O. Campos
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*ção * plan*jamento.
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) análi*e e interpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor**ão d* **scunho ou na revisão crítica do conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na ap*ovaç*o da versão final do *anuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*res*na PI, *. 21, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. *02*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)