<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 5, p. 83-98, fev. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.2.5
</line>
</par><par>
<line>
Espe*ial de Colo Vazio: Práticas e Proc*s*os do Jorn*li*mo de D**os
</line>
<line>
Empty Lap Sp**ial: Data Jou*nalism Prac*ices *n* Processe*
</line>
</par><par>
<line>
Adriana Alve* *odri*ues
</line>
<line>
Douto*a em *iênci* d* Inform*ção pela Universida*e F*deral da Paraíb*
</line>
<line>
**ofessora *o Programa de Pó*-Graduaçã* em Ciência d* Informação
</line>
<line>
adri*na*ontemporanea@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ed*to*-Chefe: Dr. **nny Ker*ey *e Alencar
</line>
<line>
Ro*r**ues
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Adriana Alve* R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade *ederal da Paraíba, *rog*ama de Pós-
</line>
<line>
Art*go r*ce*ido e* 21/11/2023. *lt*m*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Gr*dua*ão em Ciência d* Informação - UFPB.
</line>
<line>
recebida em 04/*2/2023. Aprovado *m *5/*2/*02*.
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsi**de Federal da Par*í*a. Bra*il.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliad* pelo sis**m* Triple Review: Desk Revi*w a)
</line>
<line>
pel* E*itor-Chef*; * b) *oub*e Blind R*view
</line>
<line>
(avali**ão cega p*r dois a*aliadore* da ár*a).
</line>
<line>
Revisão: *ramatic*l, Norm*tiva e de F**matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Rodrigues
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
R*SUM*
</line>
</par><par>
<line>
O *resente
</line>
<line>
trabalho é u*
</line>
<line>
r*lato de *xperiê**ia sob*e a mortalidade
</line>
<line>
infan*il no B**sil com
</line>
</par><par>
<line>
ênfase no Estado d* Paraíba, * como ela pode ser apresen*ada pe*o *ornalism* de Dados e*
</line>
</par><par>
<line>
for*a*o lo*gform. O objet*vo geral é apresentar *ais dados, *uma
</line>
<line>
*a*rativ* humanizada, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impac*o na vida da* mu**eres qu* tiver*m esse *o*ho in*errompido, sendo u* pro*uto
</line>
</par><par>
<line>
vinculado à
</line>
<line>
*isciplina de Jor*a**sm* em Base
</line>
<line>
de *ados do curs* de J*rnalismo da
</line>
</par><par>
<line>
*niversida*e Estadual da Paraíba. O relat* tr*z a* etapas
</line>
<line>
de produção do Especi*l De
</line>
<line>
C o* o
</line>
</par><par>
<line>
Va*io e revela um ambiente de i*ovação nas *rod*ções digi*ais e experimentações de nova*
</line>
</par><par>
<line>
linguage**, sobretudo,
</line>
<line>
utilizando como es*r**ég*as metod**ógi*as *o* *étodos Di*itais
</line>
</par><par>
<line>
(*OGERS, 20*5) e enfatiza*d* esse as*unto num formato diferen*i*d* no Jornalis*o Digital.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*a*-*h*v*: *ornalismo de *ados. Jornalismo
</line>
<line>
D*gi*al. Mé*odos Dig*tais. Mort*lidade
</line>
</par><par>
<line>
*nfantil.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The present work is a* *xperience repo*t on infant mortality in B*a*il, with e*phasis on *h*
</line>
</par><par>
<line>
S*ate of Paraíba, and
</line>
<line>
how it can be *resente* b* Data Journalism in l*ngform *o*mat. The
</line>
</par><par>
<line>
general objectiv* is t* present su*h d*ta in a huma*ized narra*ive, and *h* im**ct o* t*e **ves
</line>
<line>
of w*men *h* *ad t*is d*e*m int*rrup*ed, being a p*o**ct link*d to th* discip**n* of
</line>
</par><par>
<line>
Journal*sm
</line>
<line>
in Databases of
</line>
<line>
the Jou*nalism course at the State Univers*ty of Paraíba. The
</line>
</par><par>
<line>
report bri*gs
</line>
<line>
the stages of production of the *pecia* De Colo Vazio and reve*ls an
</line>
</par><par>
<line>
envi*onm*nt of
</line>
<line>
i*n*vati*n in digital productio** and *xperiment*tion with new *anguages,
</line>
</par><par>
<line>
above all, using as methodolo**cal strategies th* Digital Methods (ROG*RS, 201*) and
</line>
<line>
emphasizing t*is subject in a different form*t in Jou*nal*sm Digital.
</line>
<line>
Keywords: Da*a Journ*lism. Digit*l Journali*m. Dig*tal M*thods. *nfant Mortality.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 2, art. *, p. 8*-98, fev. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Especial d* Colo Vazio: Prá*icas e Process*s do Jornalismo de D**os
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Durante m*is de duas décadas, as t*x*s de mo*t*lidade infantil no Br*sil tiver*m uma
</line>
<line>
diminuição a*ent*a**. Em 1990 foram re*istra*as 47,1 mor*es para *ada mil crianças com
</line>
<line>
me*os *e *m an*, em 2015 es*e número diminui* pa*a 13,3 *ortes. Segun*o r*lató*io do
</line>
</par><par>
<line>
Min*st*rio da Saúde,1 es** taxa, no e**anto, subiu
</line>
<line>
pel* p*imeira vez *m 26 *no* *uando
</line>
</par><par>
<line>
apresento* 1* mortes para cada mil cria*ças, resulta*do em um aumen*o de 4,8% en*re 2015 e
</line>
</par><par>
<line>
20*6. V*le s*lient*r que a reduçã* da mor*alidade infantil f*i um
</line>
<line>
d*s O*jet*vos de
</line>
</par><par>
<line>
Desen*olvime*to do *i*ênio
</line>
<line>
(ODM)2 as*u*id* p*lo Br*sil, deter*inados pe*as
</line>
</par><par>
<line>
Orga*izações d*s Nações Unidas (ONU).3 O p*ís foi um do* poucos a *tingir a meta antes do
</line>
</par><par>
<line>
p**zo limite es*abeleci*o para 2015. A taxa de mortalidade inf*ntil leva e* consi**ra*ão
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
número de 0 * 1 ano de ***de ent*e nascid*s vivos. É monitora*a tam*é* a taxa d*
</line>
<line>
m*rt*lid*de na *n*ância, que considera o óbito de cr*anças de até 5 a**s de idade a cada m*l
</line>
</par><par>
<line>
nascidos v*vos. * aumen**, a*esar de peq*eno, causa
</line>
<line>
*erta preocupaç*o, e * passível de
</line>
</par><par>
<line>
levantar ques*ion*mentos * respeito de *omo andam a* *tençõe* para a sa*de púb*ica. O
</line>
<line>
Ministério da Saúde (MS) atr*buiu e**a elevação à *iminu*ç** *o* p*rtos *o*o cons*quência
</line>
<line>
da e*ide*ia ** zika e levo* em conta também fatores como a c*is* ec*nômica no país.
</line>
<line>
De acordo com o *inistério d* Saúde, o aumento da tax* d* mo*tal*dade no Bra*il *oi
</line>
<line>
a*e**do pela reduçã* d* 5,3% na taxa de nascime*to, o que provocou o ad*am*n*o de ges*açã*
</line>
</par><par>
<line>
frente ao **nô*e*o do Zika Ví*u* que colocou o Bras*l em *****o de ale*ta mundial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
emergênci* sanitária no período de 2015 a 2017. Na é**ca, foram re**s*rados 2.*53 casos *m
</line>
<line>
t*do o *a**. A Regi*o *ordest* *oi a mais af*tada e esses fatores p*ovocaram u** re*u*ão d*
</line>
<line>
denominador usad* para o cál*ulo d* taxa de mort**idade infan*il.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre
</line>
<line>
as *roduções d*git*is *t*ai*, a narrativa
</line>
<line>
em f**m*to
</line>
<line>
longform ve* s*
</line>
</par><par>
<line>
*estaca*do co*o um *xpoent* das p**t*cas do Jorn**ismo d* *ados,
</line>
<line>
sobretudo por s*a
</line>
</par><par>
<line>
capac*da*e de revel*r os dados em uma *strutura l*nga e aprofu*d*da *o as*unto em q*estã*.
</line>
</par><par>
<line>
"Esta forma de **r**tiva te*tual mais consist*nte, qu* seg*e um
</line>
<line>
padrão *e leit*r* ve**ical,
</line>
</par><par>
<line>
*ado pela barra de rola*em, t*m marcado a gra*d* rep*rtag** multimídi* conte**orân**"
</line>
<line>
(LONGHI, 2*1*, p. 9*4). *stas narrativas de l*nguagens basead** e* dado*, ad*ntr*ra* nos
</line>
<line>
cursos d* Co*un*cação/*orn***smo nos ú*timos anos, *onf*gurando como uma ambientação
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Re*. F*A, *eres*na PI, v. 21, *. 2, ar*. 5, *. 83-98, *ev. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Ro**igue*
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
*e in**ação e e*p*riment*ção em processos * pr*tic*s d* cont*úd* noticioso jornalístico de
</line>
<line>
rele*ânc** s*cial.
</line>
<line>
Nessa dire*ã*, as instit**ções de ensino ti*eram o seu pa*el de ser os fome**adores
</line>
<line>
*os *r*duto* digita*s i*o*adores *o que diz respeito * produç** de form**os e l*nguagens n*
</line>
<line>
J*rnalism* Digital e J*rnalismo *e D*dos. Em uma *esquisa *eali*a*a *as Unive*sidades
</line>
<line>
br*sile*ras, constatou-se que as instit*ições de ens*no *upe*ior (*raduação * Pós-Gr*duaç*o)
</line>
<line>
vêm ampliando o interesse no Jorn*l*smo de Dados (T*ÄSEL, 2019), na qual
</line>
<line>
*nglob* *iver*as práticas pro*iss*onais, **jo ponto em comum é * uso *e bases **
</line>
<line>
dados como p*incipal fo*te de informaç*o *ara a produç*o de *o**cias. O
</line>
<line>
de*empenho do JGD env*lve técnic*s de R*po*tag*m Assistida p*r Co**uta*or
</line>
<line>
(RAC), visualiz*ção de d*dos, i*fogra*i*, *riação e manutenção de bases de dados e a
</line>
<line>
pol*tica de ac*sso à inf*rmaç*o e transp*r*nci* pública d* govern*s (T*ÄSEL,**19,
</line>
<line>
p . * ).
</line>
<line>
Desse modo, o* disc*nt** matri*u*ados pude*am *ealizar na prática um ambiente de
</line>
<line>
produções d**i*ais inova*o*as em *intonia com as tran*formações es*rutu*a*s do **r*alismo
</line>
</par><par>
<line>
Digital * *om * reformul**ã* da *r*posta Pe*agó*i*a4 d* curs* em 2016, q*e incl*iu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disciplina na gra*e curricular. P*rtanto, a *isciplina in*luiu algu*as premi*sas: 1) Es**uturas
</line>
<line>
narrati*as c*m dados ino*adores 2) Uso de fe*ramentas di*itais * *étodos vinculados aos
</line>
<line>
Métodos Digitais (ROGERS, 2015) 3) E**lora*ão d* Ele*entos Multimídia e planejam*nto
</line>
</par><par>
<line>
vi*ual de produção e 4) Vivência de rotin*s pr*du*iva* dif*renciad*s
</line>
<line>
incorporando n**os
</line>
</par><par>
<line>
at***utos e h*bilidades. As**m, o
</line>
<line>
*bjetivo ger*l do Especia* De Colo Vazio é a*resentar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
dad*s sobre a mo*tali*ade infantil n* Brasil e n* Reg*ão Nordeste *uma narrat*va humanizada
</line>
</par><par>
<line>
n*m format* lon*form,
</line>
<line>
trazendo um amb*ente de *ef**xã* sobre o
</line>
<line>
*em*, cuja produçã*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
in*vadora no curso de J**nalismo da Universi*ad* Estadual da Paraíba (UEP*). A pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma*iza as etapas d*
</line>
<line>
pr*dução do Especial em uma ambient*ção de *xpe*i*enta**o de
</line>
</par><par>
<line>
no*a* li*guagens dig**ais em curso.
</line>
</par><par>
<line>
A produçã* de*te Especial serviu
</line>
<line>
co* s*bsídios para que os di**e*t*s pudesse*:
</line>
<line>
*)
</line>
</par><par>
<line>
Coloc*r em prática as
</line>
<line>
*éc*icas do J*rnalismo e* Base *e Dados; 2) Experimentar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
linguagens da Comunicação Di*it*l em s*u proc*s*o macro (P*LA*IOS; MACHADO,
</line>
</par><par>
<line>
2007); 3) *ivenci** um ambiente de ex*e*iment*ções no
</line>
<line>
que se *efere às pr*ticas *e
</line>
</par><par>
<line>
intera*ividade, multimid*ali*a*e, v*sualização *e
</line>
<line>
*ados (MAN*VICH, 2001). A construçã*
</line>
</par><par>
<line>
do Especial também
</line>
<line>
se vo*to* par* ab*rdar essa t*mática de *anei*a humanizada,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, *. 2, art. 7, *. 83-98, fev. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Especial d* C*lo *azio: Práticas e P*oc*ssos do Jo*na*ismo de Dados
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
cons**e**ndo a delicadeza do tema que, *uitas vezes, é po*co explorado ou ignorado na
</line>
<line>
gra*de *ídia.
</line>
<line>
2 RE*ERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Da Reportag*m Multi*ídi* à Narra**va D* Dados (Lo*g*orm)
</line>
<line>
Em t*rm*s ge*ais, a narra*iva é en*e*di*a co*o uma ação para co*tar histórias, a*go
</line>
<line>
que é inerente à condiçã* h*man*, sendo u*a ma*ifes*ação nec*ssária p*r* o seu
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento em socied*de, "*s*á pr*sente em todos o* tempos, todos *s l*g*re* e em *
</line>
</par><par>
<line>
tod** as *ociedade*" (BAR*HES, 1966, p.
</line>
<line>
1). O Jornal*smo Digital tem explora** a busca
</line>
</par><par>
<line>
po* novas formas n*rra***as de exp*ns*o do conhecimento, c*m produ*ões que apr*sen*am
</line>
</par><par>
<line>
p*of*ndidad*
</line>
<line>
e con*extualização sob*e um
</line>
<line>
determinado ass*nto, mes*lando *om as
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas dig*tais, o que pode contribuir pa*a uma reco*figuração na pais*gem midiátic* e
</line>
</par><par>
<line>
mu*tim*dia. *esta
</line>
<line>
direç**, os
</line>
<line>
avanços tec*ológicos geram disrupç*es no cenár** mid*ático
</line>
</par><par>
<line>
co*temporâne*, em *m momen*o em que * Jornalismo Digital * o Jornalismo de *ados
</line>
</par><par>
<line>
r*c**fi*ura* os fo**atos são reconfi*ura**s por estes ao mesmo tempo. A Narrativa *
</line>
<line>
longform surge com* um reoxigen*ção da gran*e Reportagem *u*timídia, o* como **nghi
</line>
</par><par>
<line>
(2*1*) suger*, como um ponto de virada e *o*o ** **rmat*
</line>
<line>
expressivo, ambien*e que er*
</line>
</par><par>
<line>
do*inado pelos infogr*fico* i*terativos e slides-shows *om* linguag*m m**tim*diática mais
</line>
<line>
utilizada.
</line>
<line>
*o ref*e*ir sobre o processo ev*lutiv* das n*rrativas mu*t*mí**a, é im*ort*nte ressaltar
</line>
<line>
que cada tempo resguard* as su*s tecnologia* em pot*nciais (Gráfic* *) qu* vão modelando *
</line>
</par><par>
<line>
ditando a forma *ais sistemática destas pro*uçõe* *igitais. A Reportagem
</line>
<line>
Snow Fa*l: *he
</line>
</par><par>
<line>
A*alanc*e at Tunnel Creek,5 vincu*ada ao jor*al The New York Time*, * considera*a como
</line>
<line>
um grande marco nas condições d* produção das narrativas m*ltimídia mais avançada* e com
</line>
<line>
potencial maior d* inter*tividade e im*r*ã* (**NGH*, 201*; JACOBSO*; MARINO;
</line>
</par><par>
<line>
GUTSCHE, 2015). Trata-se de
</line>
<line>
um formato inovad*r l*ngo, cujo aspecto sobre*sa*ente e
</line>
</par><par>
<line>
reside no fato de ser um* *arrati**
</line>
<line>
**m
</line>
<line>
*uitos *a*os, c*ntextualiza**s com riqu*za e
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmativ* qu* a diferencia d*s reportagens multimíd*a que s* pr*ndiam em apenas m*strar
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
*a*os
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
infográfico*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
se
</line>
<line>
limitavam,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
medida,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
r*cons*itui*ões/si*ula*ões dos acon*eciment*s. N*sse sentido, Barbosa (*007) já apontava
</line>
<line>
5 Disponí*el e*: *ttps://www.nyt*mes.*om/pr*je*t*/2*12/s*o*-fall/index.ht*l#/?part=tunnel-**eek Ac*sso **: 12 ago de
</line>
<line>
202*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n. 2, a*t. 5, p. 83-9*, fev. 20*4 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. **drigues
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
que es*ávamos d*ante *e *odelos de rupturas no padrão *os ***dutos digitais dinâ*icos, e a
</line>
<line>
inserção dos *a*os nesta* narrat*vas é q*e * *or*am um pro*uto que *antém caráte*
</line>
<line>
disr***ivo, na q*al a partir deste en*endimen*o, a autora propõ* o Mode*o ** Jornalismo em
</line>
</par><par>
<line>
Ba*e de Da*o* - (MJBD). Em outras p*lavras, *stávamos *iante
</line>
<line>
de produtos *igitais com
</line>
</par><par>
<line>
grande potenci*l inovador e de disrupção.
</line>
</par><par>
<line>
Gr*fico 1 - Processo *voluti*o das Re*ort*gens Multimíd*a no J*r*alismo D*gital
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria p*ó*ria, bas*ado e* Lo*ghi (2014)
</line>
<line>
Barbosa (*007) compreende o Jo*nalis*o Digita* em *ase de Dados como uma
</line>
<line>
ju*ção de el*ment*s *ráficos * inter*tiv*s que sustentam a narra*i*a e* ambiente* digi*ais,
</line>
<line>
co*tendo aspectos de ruptur*s i*seridos no J*r*alis*o Digit*l.
</line>
<line>
A *eno*inação Jornalismo *m Base de Dados des*onta em razão d*s
</line>
<line>
funcionalidad*s asseguradas *e*as bases de dado* para a const*uçã* e gestão de
</line>
<line>
*rodu**s jornalísticos digitai*, bem como a e*trutu**ção e *presentação d*s
</line>
<line>
conteúdos. (BA*BOSA, 2007, p. 21).
</line>
<line>
O Jornalismo de Dado* ou Jornalismo e* Base de Dados é um desdobramento
</line>
</par><par>
<line>
tecnológico * *ult**al advindo da tradicio*al **átic* nas
</line>
<line>
redações como a Reportagem
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, art. 7, p. 83-98, fev. *02*
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Especia* de C*lo Vazio: Práticas e Processos do J*rnalismo de Dados
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Assistid* por Co*p*t*dor (RAC)6 e d* Jo*nalismo de Precisã*, cujo marco t**rico em 2*0*,
</line>
</par><par>
<line>
houve um im*ulso **avancado pela fusão
</line>
<line>
*a *nformática e das telecom*nic*ções. Träsel
</line>
</par><par>
<line>
(2019, p. 15) afirm* trat*r-se "da a*licaçã* de técnicas computacionais e científicas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
apuração, edição, public*ção e circulação de *roduto* jo*nalís*i**s, q*e po*em tomar a forma
</line>
<line>
de textos, audiovi*uais, *arrativas *ipe*te*t*ais, visualizações gráficas *u ap*i*at*vos
</line>
</par><par>
<line>
n**ic*osos". Tal conj*nto d* *rática*
</line>
<line>
e técnic*s é
</line>
<line>
*onsid*rado pelo autor como um*
</line>
</par><par>
<line>
o**rtunidade e ampl*fic*ção do jorn*lismo investigativo de i*te*es*e público
</line>
<line>
Deste modo, ao *onter asp*ctos de ino*ação em suas produções visuais * inte*ativa*,
</line>
<line>
ess*s narrativas **upam um e*paç* de destaque fr*nte às outras pr*duções gráfi*as no
</line>
</par><par>
<line>
jo*nalismo **adiciona*, ganhando ênfase
</line>
<line>
em s*u
</line>
<line>
for*at* v*rtic*li*ado e longo. Barbos*,
</line>
</par><par>
<line>
Norman** e Alm*ida (201*) *ustentam que a i*se*ção *as *ases *e da*os e* toda cade*a de
</line>
<line>
*rodução da con*tru*ão de narrativ*s s*b essas condiçõ*s resulta *m um poderoso *a*erial
</line>
<line>
noticio*o com caráter multi*ídia e *ue pode ter vári*s camadas de compree**ão e exp*oraç**.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta
</line>
<line>
dire*ão em *ons*nânci* e
</line>
<line>
com o pens*men*o do* autores, Canavilhas (*0*4) al*rga *
</line>
</par><par>
<line>
*eu en*en*ime*to sobre o m*do c*mo ess** notíc*as são estru*urada*
</line>
<line>
e den*m**a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"reportagens ***alax*", que são pr**uções noti*iosas que exploram * aspec*o p*r*llax
</line>
</par><par>
<line>
sc*o**ing, isto é, * navegaçã* acontece d* maneira verticalizada abar*ando
</line>
<line>
o* elemento*
</line>
</par><par>
<line>
*ultim*di*, mas, como narrativa *ongf*rm, ta*bém marcada p*lo
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
é
</line>
<line>
aprofundamento *as
</line>
</par><par>
<line>
reportagens e c**textualização dos *ados.
</line>
</par><par>
<line>
3 RE*ULTAD*S E DISCUS*ÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Práticas * Processos do Jo**alismo de Dado*
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pro*u**o do *s*e**al C*lo V***o envolveu uma sé*ie
</line>
<line>
de etapas de planejam**to
</line>
</par><par>
<line>
que ocorrera*
</line>
<line>
durante as au*as de Jorn*lismo e* Base de Dado*, vinculada à Universidad*
</line>
</par><par>
<line>
Estadual da P**aíba (UEPB). Os discentes *atriculados no 6° período, *ota**zando 1* alunos,
</line>
<line>
formaram-se e* equipes para a construç*o do Especial a p*rti* das hab*lidades de cada *r**o.
</line>
</par><par>
<line>
Primordia*mente, foi realizada u*a eleição democrática para seleção do
</line>
<line>
tema
</line>
<line>
do Esp*c*al.
</line>
</par><par>
<line>
6 É o termo com*mente utiliz**o *ar* desc**ver o uso de computado* pa*a reunir e analisar os dado* nece*sários para
</line>
</par><par>
<line>
*screve* n*tícias. A disseminação dos com*ut*dores,
</line>
<line>
os soft*ar*s * da Intern*t mudou a mane**a como ** r*pórteres
</line>
</par><par>
</page><line>
rea*izam seu trabalho. Repórt*r*s co*etam i**ormações rotineiramente em se*s ba*cos de *ados, *nalis** r*cursos públicos
</line>
<line>
com planilhas e progr*m*s estatís*icos, d*n*re outro* a*ributos. F*nte: Wikiped*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 21, n. 2, art. 5, p. 83-98, fev. 20*4 ww**.**anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. R*dri*ue*
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
Todos os alunos pos*aram s**estões de temáticas na plata*orma Google Classroom 7d*
</line>
<line>
*iscipl*na, usad* *o*o *uporte/inter*ção das a*las. No *u*dr* I * possíve* *isualizar os
</line>
<line>
pr*ce*sos de id*alização e produção do Espec*al.
</line>
<line>
Q*adro I - *t*pa* de Elaboração do *s*ecial De Co*o Vazio
</line>
</par><par>
<line>
ETAPA
</line>
<line>
**SCRIÇÃ*
</line>
<line>
CLASSIF***ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Levantam*n** dos **ós a *efinição do tema, *ni*iou-se levan*amento Coleta *e Dados
</line>
</par><par>
<line>
Dados
</line>
<line>
dos dados sob** mortal*d*de
</line>
<line>
i*fa*til no Brasil
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
portal do Ins*ituto Brasileiro de Geografia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*s*atística - *BGE .8, Unice*,9 Portal Brasi*eiro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Dado* *bertos10, Minis*ério da Saúde11 d* ca*a
</line>
<line>
est*do do Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Filtragem
</line>
<line>
dos Ao i*i*iar
</line>
<line>
a coleta de
</line>
<line>
dados para o relatório
</line>
<line>
d* Curad*ria do materia*
</line>
</par><par>
<line>
D**os
</line>
<line>
pesquisa so*re * morta**d*de infant*l no Bras*l, foi
</line>
</par><par>
<line>
reali*ada a ra**age* e *iltragem
</line>
<line>
dos *a do* f i * a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
selecionar e or**nizar os dados que *btivemos com a
</line>
<line>
no*sa pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
E*emento*
</line>
<line>
Pa*a construçã* de pa*te dos elementos *rá*icos Planejamento Visual a
</line>
</par><par>
<line>
G*áficos
</line>
<line>
*omo infográficos estáticos e animados, arte e* ge*al,
</line>
<line>
*sboçamos vários formatos como Gráficos di*âmicos
</line>
<line>
e es*áticos, **agens em movimento dos dad*s,
</line>
</par><par>
<line>
i*agens
</line>
<line>
estátic*s,
</line>
<line>
*odca*t,
</line>
<line>
i*ustraçõe*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
selec**nadas ap*n*s trê*
</line>
<line>
famílias tip*gráficas, lit*s e
</line>
</par><par>
<line>
sem se*ifa. Todo o especial foi trab*lhado em cima
</line>
<line>
dess* esc*lh*, visando uma padroni*ação.
</line>
</par><par>
<line>
La*ou* do *it*
</line>
<line>
Estabelecemos que o layout d* n*rr*tiva fic*ria
</line>
<line>
no Planejamento Vi*ual
</line>
</par><par>
<line>
*ode*o *a reportagem *on*form. Sen*o assim, **se
</line>
<line>
tipo d* r*portagem já *em um formato definid*. *om
</line>
</par><par>
<line>
recursos * as páginas def*nidos,
</line>
<line>
*ivi*imos a página
</line>
</par><par>
<line>
em seis abas p*r* a orie*taç*o de quem vai na*ega*
</line>
<line>
por ela
</line>
<line>
Fonte: *utori* *róp*i*, **23
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
c*mpartilhar con*eúdo, av*sos, ati*ida*es, *stabelecer interaç*es ext*a-classe com os alunos. Há versões para os
</line>
<line>
*elulares Android e Iphone (iOS).
</line>
<line>
8 *ispo**vel em: https://cidades.ibge.gov.br/*rasil/panorama. Acesso em: 5 out 2019.
</line>
<line>
9 Disponível em: h*tps://www.unicef.*rg/bra*il/ . A*esso **: 10 *ut 2**9
</line>
<line>
10 Disp*nível em: h*tp://dados.gov.br/ . Acesso em:: 12 out 2019
</line>
<line>
11 Disponível em: https://*aude.gov.br/ Ac**so em: *5 out 2019
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 2, art. 7, p. 83-98, fev. 20*4 www4.**anet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Espe**al de *olo Vazio: Práticas * Processos do *ornalismo de Dados
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
Em um seg***o momento, di**utiu-se as possibilidades *i*veis p*ra que o m*te*ial
</line>
<line>
ultrapassasse o amb*ente acadêmico e chegasse, de mane*ra empáti*a, edu**tiva e,
</line>
<line>
principa*mente, acessível à sociedade, de f*cil lingua*em e interpretação. *s ferramentas,
</line>
</par><par>
<line>
c*ta**s no Quadro II, f*ram
</line>
<line>
utilizadas na con*ecção *e tod* o cont*údo, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
princípi*s * aprendizado e domíni* do conteúdo prático por parte *a e*uipe e a fome*tação
</line>
<line>
d* debate sobre os impa*to* *as taxas d* mo*talidade i*fanti*, temática que muitas vezes *e
</line>
<line>
*or*a invi*ív*l diante dos *úmeros.
</line>
<line>
Quadro II - F**ram*n*as utiliza*as n* construção *o Especial De Colo Vaz*o
</line>
</par><par>
<line>
TI*ELINE
</line>
<line>
URL
</line>
<line>
DES*RIÇÃO
</line>
<line>
*A*EGORIA
</line>
</par><par>
<line>
Google
</line>
<line>
https://w*w.go*gle
</line>
<line>
É um programa de planilha i*cluí*o c*mo
</line>
<line>
Armaz*namento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Sh*ets
</line>
<line>
.com/sheets/*bo*t/
</line>
<line>
pa*te de um pac*te *e *scri*ório
</line>
<line>
de
</line>
<line>
organização
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
soft*ar* gra*uito *a*eado na *eb
</line>
<line>
da dos
</line>
</par><par>
<line>
ofe*ecido pel* Google e* s*u serviço
</line>
</par><par>
<line>
G**gle Drive. O ser*iço também inclui
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*oogle Docs * o Go**le Slides, um
</line>
</par><par>
<line>
processador *e texto e
</line>
<line>
** programa *e
</line>
</par><par>
<line>
*pr*sentaç*o, *esp*ctivamente.
</line>
</par><par>
<line>
Goo*le Drive
</line>
<line>
https://www.google
</line>
<line>
é um serviço d* arm*zenamento
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Armazenam***o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
.c*m.br/d*ive/apps.
</line>
<line>
sincro*i*aç*o de arquivos que foi
</line>
<line>
organização
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
html
</line>
<line>
apr*s*ntado pela Google em 24 de ab*il de
</line>
<line>
da dos
</line>
<line>
2*12. Go*gle *rive abriga agora o Googl*
</line>
<line>
Docs, u* lequ* de aplic*ções d*
</line>
</par><par>
<line>
produtivi*ade, **e ofe*ece a ed*ç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
d*cumen*os,
</line>
<line>
fo*has
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
cálculo,
</line>
</par><par>
<line>
apresentaçõe*, *tc.
</line>
</par><par>
<line>
Moo*b*ard
</line>
<line>
https://www.*ivade
</line>
<line>
É u*a espécie
</line>
<line>
de *ural
</line>
<line>
que po*e ser
</line>
<line>
Organização
</line>
</par><par>
<line>
cora.com.*r/pro/de*
</line>
<line>
com*osto por *magen*, ví*eos e elem*ntos
</line>
<line>
Visual dos *ados
</line>
</par><par>
<line>
ign-de-
</line>
<line>
visuais
</line>
<line>
qu* repr*sentam * essência de um
</line>
</par><par>
<line>
i*teriores/moodboar
</line>
<line>
proje*o. É como
</line>
<line>
** pain*l de *nspiração
</line>
</par><par>
<line>
d/
</line>
<line>
que a**da a
</line>
<line>
definir aquela identidade *ue
</line>
</par><par>
<line>
fal*a*a para transformar qual**er trabalho
</line>
<line>
e* algo muito mais especial
</line>
</par><par>
<line>
Wix
</line>
<line>
https://pt.wix.co*/
</line>
<line>
Plataform* *nline para a pu*li**ção
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Distribui*ão.
</line>
<line>
material pr*d*zi*o.
</line>
</par><par>
<line>
D**a G*f
</line>
<line>
htt*s://da*agi*maker
</line>
<line>
P*rmit** a criação *e *rá*icos dinâmico* e
</line>
<line>
C*iaç*o e Edição
</line>
</par><par>
<line>
Mak*r
</line>
<line>
.withgoogle.com/
</line>
<line>
de fácil *ompreensão *o form*to de gifs.
</line>
</par><par>
<line>
In*o*ram
</line>
<line>
htt*s://infogram.co
</line>
<line>
Ferr*m*nta que possibilita * c*nfecçã*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Criaçã*
</line>
</par><par>
<line>
m/
</line>
<line>
gráfico*
</line>
<line>
em mo**men*o, p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*i**alização de dados.
</line>
</par><par>
<line>
*anva
</line>
<line>
https://www.can*a.
</line>
<line>
Plataforma *nline q*e possibil**ou
</line>
<line>
a
</line>
<line>
Edição
</line>
<line>
e
</line>
<line>
com/pt_br/
</line>
<line>
confe*ção d* mate*ial gr*fico *stático.
</line>
<line>
confecção
</line>
</par><par>
<line>
*l*mentos gráfi**s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 21, n. 2, ar*. 5, p. 8*-9*, fev. **24
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodrigu*s
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
Adobe
</line>
<line>
htt*s://www.a*o*e.
</line>
<line>
*ermitiu a criaç*o e
</line>
<line>
e**çã* dos mini docs
</line>
<line>
Criação e Edição
</line>
</par><par>
<line>
Pr*miere Pro
</line>
<line>
com/br/p*oducts/pre
</line>
<line>
disp**ibili*ados no espe*ia*.
</line>
<line>
miere.html
</line>
</par><par>
<line>
Ado*e
</line>
<line>
htt*s://www.ad*be.
</line>
<line>
Possibilitou *
</line>
<line>
ed*ção das fotogr*fias
</line>
<line>
**iaç*o e Ediçã*
</line>
</par><par>
<line>
Photosho*
</line>
<line>
com/b*/*rod*cts/ph
</line>
<line>
utilizad*s para o especi**. Essa ferra*enta
</line>
</par><par>
<line>
Pro
</line>
<line>
otoshop.html?prom
</line>
<line>
tam*ém foi *ti*izad* para a conf*cçã* do
</line>
<line>
oid=PC1PQ*5T&
</line>
<line>
gráfico s*bre os índices de m*rtalida*e
</line>
<line>
mv=ot*er
</line>
<line>
**fantil no territ*ri* *acio*al.
</line>
</par><par>
<line>
Adobe
</line>
<line>
https://**w.adobe.
</line>
<line>
Permi*iu a criação e edição d* podca*t
</line>
<line>
Criaçã* e Edição
</line>
</par><par>
<line>
Pre*iere
</line>
<line>
com/b*/products/*re
</line>
<line>
disponib*liza*os *o sit*
</line>
<line>
miere.h*ml
</line>
</par><par>
<line>
F**te: A*t*ri* própria, 2*23
</line>
<line>
C*mo fundament*, utilizamos as contribuições dos Método* Digi*ais12 (ROGERS,
</line>
<line>
2014), descritos c*mo u* **njunto de téc*icas e ferramentas disponíveis para pesquisas e o
</line>
</par><par>
<line>
processa*ento dos pro*utos *igit*i* di*âmicos e condi*ão cultura* com da**s
</line>
<line>
onli*e. Os
</line>
</par><par>
<line>
mé*odos *igitais levantam a questã* das p*rspecti**s de fundamentação on*ine. Q*ando e sob
</line>
</par><par>
<line>
q*ai* condições as descobe*tas podem ser *und*ment*das
</line>
<line>
com dados da we*? O* Métodos
</line>
</par><par>
<line>
Digitais exp*oram *
</line>
<line>
se apropria* do que Rogers (**15) denomina de "métodos dos **ios",
</line>
</par><par>
<line>
*sto é, de que *orm* os dispo*itivos e fe*ramentas onli*e *elacio*am * tratam os volu*es d*
</line>
<line>
da*o* ci*culantes e* redes dig*ta*s. Pa*a o aut*r, h* a*guns aspectos inerentes a essa práti*a, a
</line>
</par><par>
<line>
**ber: *) E*tudo/Pesquisa de *ados na we* ou nati*amente na web;
</line>
<line>
b) Utiliza
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Fundamentação em da*os online para conc*ituar a
</line>
<line>
pesquisa q*e segue as m*d*as, a*r*ende
</line>
</par><par>
<line>
suas dinâm**as e *az *eiv*ndicações fu*dam*ntadas **bre mud**ç*s
</line>
<line>
culturais e sociais, e c)
</line>
</par><par>
<line>
Estratégia geral de pesquis* *ara a produ*ão de *bjetos *nline.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Descr*ção do Esp*ci*l De **lo Vazio
</line>
</par><par>
<line>
* Especia* (*igura 1) se apresenta como uma *rodução jornalís*ica através de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
na*rat*v* de dados *m formato longform, que visa es**b*lecer *onex** e engajam*nto c*m o
</line>
<line>
leitor. Em seu ***en*olvime*to, *s dado* foram diluído* e exp**tos atra*és de recursos
</line>
<line>
*ult**idi*t*cos, *omo: 1) vídeo (através de dois mini do*s), 2) f*to*ra*ias, 3) in**g**f*cos, 4)
</line>
<line>
arquivos so*oros (através de p*d***t) * t*xto hum*nizado *e fácil compreensã*. A opção pela
</line>
<line>
m*lt*midialidade aconteceu de manei*a natural, tendo em vi*ta o objetivo a s*r *ti*gido, sua
</line>
</par><par>
<line>
esco*ha foi unânime ent*e os alunos e*volvi*os na prod**ão. A plataform* e*colh*da
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
12 Dispo**v*l em: ToolDat*base < Dmi Fo*wik* (d*gi*almethod*.*et Aces*o em 12 ag* de *021.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 2, a*t. 7, p. *3-98, fev. 2*24 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Especia* de Colo Vazio: *rá*icas e P*ocessos do Jor*alism* de Dad*s
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
ho*pedar * especia* *oi o Wix,1* através del* o usuário/leitor pode ac*ss*r todos o* conte*dos
</line>
<line>
de *cor*o com as su*s pr*ferências. * nar*ativ* e*tá s*b **mí*io gr*t**to e *ode ser ac**sa*a
</line>
<line>
pelo endereço elet*ô*ico http*://*ongfo*muepb.**xsite.com/colovazio.
</line>
<line>
*igura 1 - Lay*ut do Espec*al De Colo Vazio
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: *aptura de tela
</line>
<line>
O conteúdo noticioso *ro**zido foi dividi*o nas s*guintes *bas: De Colo V*zio, onde
</line>
<line>
contém uma breve **r*sentação *obre o especi*l e em seguida u*a intr*dução do tema. A
</line>
<line>
prime*ra aba c*n*a co* cinco subcategorias, in*ogr*fico* interat*vos e *m ap*nhad* de dados
</line>
<line>
e inform*ções em nível r*gion*l, visando con*e*tua*izar o leitor. *a s*gunda aba, intit*lada
</line>
</par><par>
<line>
d* "*e**os vazios", as estatí*ticas já estão afu*ilad*s
</line>
<line>
par* o contexto do municípi*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ca*pina Grande.
</line>
<line>
Os números *itados e exposto* a* longo do te*to s*o da ma*ern*dade
</line>
</par><par>
<line>
ref*rência da *idade e arredores, * Instituto de Saúde Elpí*io de *lmeida -ISEA. Nest* aba,
</line>
<line>
pode-se conferir * relato do di*e*or da in*titu*ção e de u*a pedi*tra neonatol*gista, r*latos os
</line>
<line>
*uais destrincham * dor d* perda * a aflição silenc*ada nas UTI\s ne**atais.
</line>
<line>
Na aba sobre *umanização do Luto, o co*teúd* é em *orno das legislações que
</line>
</par><par>
<line>
reconhecem humanização da perda gestac*onal do *uto peri*a*al, contando com um
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pod*as*, um mini *ocumen*ário e *m* relaçã* *e grupos de ap*io por reg*õ*s. A terce*ra aba,
</line>
<line>
por sua v*z, conta também com um ca**os*el *e fotografias, **itas em uma reu*ião do g*upo
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina PI, v. 2*, n. 2, art. 5, p. 83-98, fev. 2024
</line>
<line>
www*.*sa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Ro*rigues
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
de ap*io Rec*nforto*4. O m*teri*l foi produz*do *xclusiva*en*e para o r*ferido p*ojeto. *a
</line>
<line>
qu*rta aba do Es*eci*l, tra*a-*e sobre a Ressignificação da Do*, contendo uma entrevi*ta e*
</line>
<line>
formato de pin*-pong com uma psicóloga, a qu*l e*plana sobre as fases d* luto. A penúltima
</line>
<line>
ab*, não menos importa*t*, abriga Histó*ia* de amor e dor, q*e h*speda o segun*o *in* doc
</line>
<line>
*o **pe*ial e am*lifi*a as vozes de mães enlutadas, es*aç* intimist* on*e as mesmas
</line>
<line>
compart***a* *uas h*s*órias, d*sv*ndam t*bus e *onfortam out**s m*lh**es *ue estão
</line>
<line>
pass*ndo p*lo *esmo p*ocesso. Por último, se *ncontra a *ba de apresent*ção da equipe que
</line>
<line>
p*oduziu t*do o *ont*údo.
</line>
<line>
Os elementos gráficos foram utili*ados como aliados da narrativa, v*sand*, a*sim,
</line>
<line>
conscie*tizar o *eitor *a imp*rtância da **manização desse luto, *ue muitas veze* chega a s*r
</line>
<line>
invisível a olho n*. Na confecção da identidade v*sual, hou*e *m* padroniza*ão n*s cor*s que
</line>
<line>
compõe* o Especia*, c*nforme explica Gu*marães (2003, p. *4), "a rep*tição das
</line>
<line>
combi*ações *e c*r*s c*m in**r**ração ou vincul*ção a determina*os cont*xtos pos*t**os ou
</line>
</par><par>
<line>
negativos também
</line>
<line>
pa*ticipa na formação do re*ertór*o e *o imaginário dos leitores".
</line>
</par><par>
<line>
Pensando por esta perspectiva, *o*am utiliz*das *s to*alida*e* de *oxo,
</line>
<line>
cor * qual aguça o
</line>
</par><par>
<line>
lado místic*, mel*ncól**o e transmi*e a se*saç*o de *ntrospecção. C*ntudo, intercalamo* c*m
</line>
<line>
tonalidades da escala do c*nza, para man*er o equi*í**io e ge*ar um *onforto visualmen*e. No
</line>
<line>
G**fico 2, há *** amostra qua*tif*cável dos el*mentos multimídia *tilizados no Especial.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 2, art. 7, p. 83-98, fev. 20**
</line>
<line>
w*w*.f*anet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**peci*l de Colo *azio: Pr*ticas * Proc*ssos *o *orn*lis*o de Dados
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Elementos Mu**imídia explorados na Nar**tiva Longform
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria própria, 2023
</line>
<line>
O Especial reuni* r*lat*s de mulheres que passaram pel*s mais diver*as si*uaçõe* de
</line>
</par><par>
<line>
**rdas, ap*esentan*o os *epo*mentos em d*ve*sos formatos p**a melhor intera*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sensibilidade ao conteúdo. R*fletindo *obre a frase de Eliane B*um, a q*a* **z que
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
jornalista "*ais impo*tante do *ue saber p*rg*ntar sab*r esc*tar", é
</line>
<line>
apresenta*do termos
</line>
</par><par>
<line>
técnicos, info*maçõe* da área *a s*úd*, image*s em m*vimen*o na abertura de c*da aba
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inf*g*áficos interativo*, *ensado e executado a fim de aproximar * *aci*itar compr*en**o. a
</line>
<line>
Ao pensar o* níveis ** compreensão, Palacios e Te*e**zo (2016, p. 3*0) enfatiz*m o fato de
</line>
<line>
c*n*ar histórias por meio de elementos grá*icos (Storytelling), "pode r*solv*r aquilo ***
</line>
<line>
cham*mos de Paradoxo da Compreens*o: \só se *ompreende um novo conhecimento qua*do
</line>
</par><par>
<line>
se presta atenção, s* prestam** atenção naquilo que *ulgamos co*o
</line>
<line>
ú* i l , s ó
</line>
<line>
julgamos como
</line>
</par><par>
<line>
útil o que somos cap*z** de compr*ender".
</line>
</par><par>
<line>
C*N**DER*ÇÕES FINAI*
</line>
</par><par>
</page><line>
A pri*cipal missão do Especial De C*lo Vazio, *ro**zi*o na di*ciplina de Jornalismo
</line>
<line>
em Bas* de Dados, fo* *xp*orar os p*ocessos do Jor*alism* de *ados na co*s*rução de u*a
</line>
<line>
*a*rativa em f*rmato Longform. A parti* *as a*las teóricas, aprofunda*do * epistemol**i* das
</line>
<line>
**v. *SA, Te*esi*a PI, v. 2*, n. *, art. 5, p. 83-98, fev. 2024 www*.fsanet.com.*r/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodr*gues
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
conceitua*ões, os
</line>
<line>
alu*os puderam c*lo*ar em prática os procedimen*os essen**ais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cons*r*ção de uma
</line>
<line>
narrativa
</line>
<line>
de *ados, com* * manuseio em pla*ilhas
</line>
<line>
no Google
</line>
<line>
Sheets,
</line>
</par><par>
<line>
filtragem d*s dados (sc*appin*), *xploraç*o dos da*os ab*r**s, por exemplo, que *ompõ*m
</line>
<line>
os *éto*os digitais. *a*s *étodos, de acordo co* Roger* (*0*5), estão ancorados no que ele
</line>
</par><par>
<line>
define como
</line>
<line>
virada
</line>
<line>
comp*tacional n*s Ci*ncias Sociais e *a* Hum**id*d* Digit*is, cujo
</line>
</par><par>
<line>
termo busca captur*r um desenvolvimento recente e* pesqu*sa relaci*n**a * In*e*n*t,
</line>
<line>
resumida como abordag**s da *eb com* conjunt* de dados e f*rramen*as dig*tais.
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-s* a
</line>
<line>
evolução da área sua imp*rtância *a cons*rução de reportag*ns mais e
</line>
</par><par>
<line>
apro*undad*s *a qual * pos***el observar to*o o contexto *elecionad* da amostra pesquisa*a,
</line>
<line>
ratifi*ando o co*ceito de Mielnicz*k (2008) sobre a fluidez qu* os m*vimentos e an*maçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
em infog*áf*co*, po* exemplo, agregam aos dados. A *roduçã* deste Espe*ial poss*bilitou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ex*erimentaçã* da aplicabilidade dos *étodos Digitai* e das *ráticas or*undas do Jorn*lismo
</line>
<line>
*e Dad*s. A integra**o dos d*dos com o co*teúdo mu*ti**dia pro*orciona *ovos ângu*os de
</line>
</par><par>
<line>
abordagen* *e mostrar narrativa* *novadoras com
</line>
<line>
temáticas de
</line>
<line>
rele*ânci* social. *speramo*
</line>
</par><par>
<line>
que est* Es**cial s*ja uma abertu*a
</line>
<line>
*ar* qu* *utras produções mult*mí*ia possa* ser
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvidas *o âmbito d*s Universidades, explorando o potencial d*s ferram**tas digitais e
</line>
<line>
das *éc*icas do Jor*alismo d* Dados.
</line>
<line>
R *F ER Ê * C I A S
</line>
</par><par>
<line>
AMARAL, A.; QU*DRO*, *.; CAET*NO, K. *. O
</line>
<line>
e*sino
</line>
<line>
** jornalismo digital e **
</line>
</par><par>
<line>
práticas de convergên*ia: anális* de di**ipli*as e for**ção *ocente. Trabalho apresent**o
</line>
<line>
no VII Encontro *aci*nal *e Pe*quisadores em Jornalismo. São Paulo: *CA USP, 2009.
</line>
<line>
**sponível em: *ttps://c**t.l*/Uo***6T Acesso e*: 14 d* abril de 2019
</line>
</par><par>
<line>
BARBO*A, *uzana. Jornalismo Di**tal *m Bas*
</line>
<line>
*e Dado*
</line>
<line>
(JDBD) - Um *a*adigma para
</line>
</par><par>
<line>
produtos
</line>
<line>
jorna**sti*os digitais dinâmicos. (Tese de Dout**ad*), Pó*COM/ UF*A, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
D*sp**ível: http://*ig*e.me/*krS4 A*es*o em: 15 de j*l. *e 2013.
</line>
<line>
*ARBO*A, S; NORMANDE, N; A**EIDA, Y. Pro*ução Horiz*ntal e Narr*tivas vertic*is:
</line>
<line>
novo* padrões para a* na*rat*vas jornalísticas. In: 2*º Encontro N**ional da Assoc***ão
</line>
<line>
Nacional dos Pro*ramas de *ós-Graduação e* *omunicaç*o (*O*P*S), 2014, B*l*m-PA.
</line>
</par><par>
<line>
Ana*s *o 23º E*cont*o Anual da Associa*ão N**ional *e Programas d* Pós-graduação
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação (*ompós 2014). Belém - PA: Enco*tr* Anual da Associação *acional **s
</line>
<line>
Pro**amas de Pós-Gr*duação em *omu*icação, *014.
</line>
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BARTHES, R. (*966). *ntro**c*ion à l\an*lys* stru*turale des réc*ts. Communications, 8,
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Rev. F*A, Te*esin*, v. 21, n. 2, a*t. 7, p. 83-98, fev. 202*
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www4.fsan*t.com.b*/revista
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Es*ecial de Co** Va*i*: Prát*cas e Proc*s*os d* Jorn*lismo de *a*os
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Dispo*íve*
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N*ciona* de Pesqu*sadores em J*rnalism*. Brasília: Associação Brasile**a de Pes*uisado*es
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em Jorna***m*, 2019.
</line>
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Re*. FSA, Teresin* PI, v. 21, *. 2, art. 5, p. 83-98, fe*. 2024
</line>
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www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. *. Rodrigue*
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este Ar*igo, confor*e ABN*:
</line>
</par><par>
<line>
RODRIGUES, A. A. Especial de *olo V*zio: *rá*icas e Processos do Jornalismo de Dados. Re*.
</line>
</par><par>
<line>
FSA, Tere**na, *. 21, n. 2, art. 5, p. 83-98, f*v. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuiç*o dos A*t*res
</line>
<line>
A. A. Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncep*ão e plan*jame*to.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e inte**ret*çã* dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elab*ra*ão d* rasc*nho ou na revisão crít**a do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipaçã* na ap*ovação da v**são fina* do m*n**crit*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 21, n. *, art. 7, *. *3-98, *ev. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)