<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 5, p. 83-98, fev. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.2.5 </line>
</par>
<par>
<line> Espe*ial de Colo Vazio: Práticas e Proc*s*os do Jorn*li*mo de D**os </line>
<line> Empty Lap Sp**ial: Data Jou*nalism Prac*ices *n* Processe* </line>
</par>
<par>
<line> Adriana Alve* *odri*ues </line>
<line> Douto*a em *iênci* d* Inform*ção pela Universida*e F*deral da Paraíb* </line>
<line> **ofessora *o Programa de Pó*-Graduaçã* em Ciência d* Informação </line>
<line> adri*na*ontemporanea@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ed*to*-Chefe: Dr. **nny Ker*ey *e Alencar </line>
<line> Ro*r**ues </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Adriana Alve* R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade *ederal da Paraíba, *rog*ama de Pós- </line>
<line> Art*go r*ce*ido e* 21/11/2023. *lt*m* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Gr*dua*ão em Ciência d* Informação - UFPB. </line>
<line> recebida em 04/*2/2023. Aprovado *m *5/*2/*02*. </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi**de Federal da Par*í*a. Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliad* pelo sis**m* Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
<line> pel* E*itor-Chef*; * b) *oub*e Blind R*view </line>
<line> (avali**ão cega p*r dois a*aliadore* da ár*a). </line>
<line> Revisão: *ramatic*l, Norm*tiva e de F**matação </line>
</par>
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<par>
<line> A. *. Rodrigues </line>
<line> 84 </line>
</par>
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<line> R*SUM* </line>
</par>
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<line> O *resente </line>
<line> trabalho é u* </line>
<line> r*lato de *xperiê**ia sob*e a mortalidade </line>
<line> infan*il no B**sil com </line>
</par>
<par>
<line> ênfase no Estado d* Paraíba, * como ela pode ser apresen*ada pe*o *ornalism* de Dados e* </line>
</par>
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<line> for*a*o lo*gform. O objet*vo geral é apresentar *ais dados, *uma </line>
<line> *a*rativ* humanizada, e </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> impac*o na vida da* mu**eres qu* tiver*m esse *o*ho in*errompido, sendo u* pro*uto </line>
</par>
<par>
<line> vinculado à </line>
<line> *isciplina de Jor*a**sm* em Base </line>
<line> de *ados do curs* de J*rnalismo da </line>
</par>
<par>
<line> *niversida*e Estadual da Paraíba. O relat* tr*z a* etapas </line>
<line> de produção do Especi*l De </line>
<line> C o* o </line>
</par>
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<line> Va*io e revela um ambiente de i*ovação nas *rod*ções digi*ais e experimentações de nova* </line>
</par>
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<line> linguage**, sobretudo, </line>
<line> utilizando como es*r**ég*as metod**ógi*as *o* *étodos Di*itais </line>
</par>
<par>
<line> (*OGERS, 20*5) e enfatiza*d* esse as*unto num formato diferen*i*d* no Jornalis*o Digital. </line>
</par>
<par>
<line> Palav*a*-*h*v*: *ornalismo de *ados. Jornalismo </line>
<line> D*gi*al. Mé*odos Dig*tais. Mort*lidade </line>
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<line> *nfantil. </line>
</par>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> The present work is a* *xperience repo*t on infant mortality in B*a*il, with e*phasis on *h* </line>
</par>
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<line> S*ate of Paraíba, and </line>
<line> how it can be *resente* b* Data Journalism in l*ngform *o*mat. The </line>
</par>
<par>
<line> general objectiv* is t* present su*h d*ta in a huma*ized narra*ive, and *h* im**ct o* t*e **ves </line>
<line> of w*men *h* *ad t*is d*e*m int*rrup*ed, being a p*o**ct link*d to th* discip**n* of </line>
</par>
<par>
<line> Journal*sm </line>
<line> in Databases of </line>
<line> the Jou*nalism course at the State Univers*ty of Paraíba. The </line>
</par>
<par>
<line> report bri*gs </line>
<line> the stages of production of the *pecia* De Colo Vazio and reve*ls an </line>
</par>
<par>
<line> envi*onm*nt of </line>
<line> i*n*vati*n in digital productio** and *xperiment*tion with new *anguages, </line>
</par>
<par>
<line> above all, using as methodolo**cal strategies th* Digital Methods (ROG*RS, 201*) and </line>
<line> emphasizing t*is subject in a different form*t in Jou*nal*sm Digital. </line>
<line> Keywords: Da*a Journ*lism. Digit*l Journali*m. Dig*tal M*thods. *nfant Mortality. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 2, art. *, p. 8*-98, fev. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<par>
<line> Especial d* Colo Vazio: Prá*icas e Process*s do Jornalismo de D**os </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
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<line> Durante m*is de duas décadas, as t*x*s de mo*t*lidade infantil no Br*sil tiver*m uma </line>
<line> diminuição a*ent*a**. Em 1990 foram re*istra*as 47,1 mor*es para *ada mil crianças com </line>
<line> me*os *e *m an*, em 2015 es*e número diminui* pa*a 13,3 *ortes. Segun*o r*lató*io do </line>
</par>
<par>
<line> Min*st*rio da Saúde,1 es** taxa, no e**anto, subiu </line>
<line> pel* p*imeira vez *m 26 *no* *uando </line>
</par>
<par>
<line> apresento* 1* mortes para cada mil cria*ças, resulta*do em um aumen*o de 4,8% en*re 2015 e </line>
</par>
<par>
<line> 20*6. V*le s*lient*r que a reduçã* da mor*alidade infantil f*i um </line>
<line> d*s O*jet*vos de </line>
</par>
<par>
<line> Desen*olvime*to do *i*ênio </line>
<line> (ODM)2 as*u*id* p*lo Br*sil, deter*inados pe*as </line>
</par>
<par>
<line> Orga*izações d*s Nações Unidas (ONU).3 O p*ís foi um do* poucos a *tingir a meta antes do </line>
</par>
<par>
<line> p**zo limite es*abeleci*o para 2015. A taxa de mortalidade inf*ntil leva e* consi**ra*ão </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> número de 0 * 1 ano de ***de ent*e nascid*s vivos. É monitora*a tam*é* a taxa d* </line>
<line> m*rt*lid*de na *n*ância, que considera o óbito de cr*anças de até 5 a**s de idade a cada m*l </line>
</par>
<par>
<line> nascidos v*vos. * aumen**, a*esar de peq*eno, causa </line>
<line> *erta preocupaç*o, e * passível de </line>
</par>
<par>
<line> levantar ques*ion*mentos * respeito de *omo andam a* *tençõe* para a sa*de púb*ica. O </line>
<line> Ministério da Saúde (MS) atr*buiu e**a elevação à *iminu*ç** *o* p*rtos *o*o cons*quência </line>
<line> da e*ide*ia ** zika e levo* em conta também fatores como a c*is* ec*nômica no país. </line>
<line> De acordo com o *inistério d* Saúde, o aumento da tax* d* mo*tal*dade no Bra*il *oi </line>
<line> a*e**do pela reduçã* d* 5,3% na taxa de nascime*to, o que provocou o ad*am*n*o de ges*açã* </line>
</par>
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<line> frente ao **nô*e*o do Zika Ví*u* que colocou o Bras*l em *****o de ale*ta mundial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> emergênci* sanitária no período de 2015 a 2017. Na é**ca, foram re**s*rados 2.*53 casos *m </line>
<line> t*do o *a**. A Regi*o *ordest* *oi a mais af*tada e esses fatores p*ovocaram u** re*u*ão d* </line>
<line> denominador usad* para o cál*ulo d* taxa de mort**idade infan*il. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre </line>
<line> as *roduções d*git*is *t*ai*, a narrativa </line>
<line> em f**m*to </line>
<line> longform ve* s* </line>
</par>
<par>
<line> *estaca*do co*o um *xpoent* das p**t*cas do Jorn**ismo d* *ados, </line>
<line> sobretudo por s*a </line>
</par>
<par>
<line> capac*da*e de revel*r os dados em uma *strutura l*nga e aprofu*d*da *o as*unto em q*estã*. </line>
</par>
<par>
<line> "Esta forma de **r**tiva te*tual mais consist*nte, qu* seg*e um </line>
<line> padrão *e leit*r* ve**ical, </line>
</par>
<par>
<line> *ado pela barra de rola*em, t*m marcado a gra*d* rep*rtag** multimídi* conte**orân**" </line>
<line> (LONGHI, 2*1*, p. 9*4). *stas narrativas de l*nguagens basead** e* dado*, ad*ntr*ra* nos </line>
<line> cursos d* Co*un*cação/*orn***smo nos ú*timos anos, *onf*gurando como uma ambientação </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
<row> 2 </row>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Disponível e*: http*://saude.gov.br/ Acesso em: 3 set 20*9. </row>
<row> Disponível em:https://*utt.ly/rfbvjoC Acesso *m: 12 set 2*19 . </row>
<row> Disponível em: h*tp*://*acoesu*i*as.org/ *cesso e* 3 out 201*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, *eres*na PI, v. 21, *. 2, ar*. 5, *. 83-98, *ev. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. A. Ro**igue* </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> *e in**ação e e*p*riment*ção em processos * pr*tic*s d* cont*úd* noticioso jornalístico de </line>
<line> rele*ânc** s*cial. </line>
<line> Nessa dire*ã*, as instit**ções de ensino ti*eram o seu pa*el de ser os fome**adores </line>
<line> *os *r*duto* digita*s i*o*adores *o que diz respeito * produç** de form**os e l*nguagens n* </line>
<line> J*rnalism* Digital e J*rnalismo *e D*dos. Em uma *esquisa *eali*a*a *as Unive*sidades </line>
<line> br*sile*ras, constatou-se que as instit*ições de ens*no *upe*ior (*raduação * Pós-Gr*duaç*o) </line>
<line> vêm ampliando o interesse no Jorn*l*smo de Dados (T*ÄSEL, 2019), na qual </line>
<line> *nglob* *iver*as práticas pro*iss*onais, **jo ponto em comum é * uso *e bases ** </line>
<line> dados como p*incipal fo*te de informaç*o *ara a produç*o de *o**cias. O </line>
<line> de*empenho do JGD env*lve técnic*s de R*po*tag*m Assistida p*r Co**uta*or </line>
<line> (RAC), visualiz*ção de d*dos, i*fogra*i*, *riação e manutenção de bases de dados e a </line>
<line> pol*tica de ac*sso à inf*rmaç*o e transp*r*nci* pública d* govern*s (T*ÄSEL,**19, </line>
<line> p . * ). </line>
<line> Desse modo, o* disc*nt** matri*u*ados pude*am *ealizar na prática um ambiente de </line>
<line> produções d**i*ais inova*o*as em *intonia com as tran*formações es*rutu*a*s do **r*alismo </line>
</par>
<par>
<line> Digital * *om * reformul**ã* da *r*posta Pe*agó*i*a4 d* curs* em 2016, q*e incl*iu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disciplina na gra*e curricular. P*rtanto, a *isciplina in*luiu algu*as premi*sas: 1) Es**uturas </line>
<line> narrati*as c*m dados ino*adores 2) Uso de fe*ramentas di*itais * *étodos vinculados aos </line>
<line> Métodos Digitais (ROGERS, 2015) 3) E**lora*ão d* Ele*entos Multimídia e planejam*nto </line>
</par>
<par>
<line> vi*ual de produção e 4) Vivência de rotin*s pr*du*iva* dif*renciad*s </line>
<line> incorporando n**os </line>
</par>
<par>
<line> at***utos e h*bilidades. As**m, o </line>
<line> *bjetivo ger*l do Especia* De Colo Vazio é a*resentar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> dad*s sobre a mo*tali*ade infantil n* Brasil e n* Reg*ão Nordeste *uma narrat*va humanizada </line>
</par>
<par>
<line> n*m format* lon*form, </line>
<line> trazendo um amb*ente de *ef**xã* sobre o </line>
<line> *em*, cuja produçã* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> in*vadora no curso de J**nalismo da Universi*ad* Estadual da Paraíba (UEP*). A pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma*iza as etapas d* </line>
<line> pr*dução do Especial em uma ambient*ção de *xpe*i*enta**o de </line>
</par>
<par>
<line> no*a* li*guagens dig**ais em curso. </line>
</par>
<par>
<line> A produçã* de*te Especial serviu </line>
<line> co* s*bsídios para que os di**e*t*s pudesse*: </line>
<line> *) </line>
</par>
<par>
<line> Coloc*r em prática as </line>
<line> *éc*icas do J*rnalismo e* Base *e Dados; 2) Experimentar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> linguagens da Comunicação Di*it*l em s*u proc*s*o macro (P*LA*IOS; MACHADO, </line>
</par>
<par>
<line> 2007); 3) *ivenci** um ambiente de ex*e*iment*ções no </line>
<line> que se *efere às pr*ticas *e </line>
</par>
<par>
<line> intera*ividade, multimid*ali*a*e, v*sualização *e </line>
<line> *ados (MAN*VICH, 2001). A construçã* </line>
</par>
<par>
<line> do Especial também </line>
<line> se vo*to* par* ab*rdar essa t*mática de *anei*a humanizada, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Dispon*vel *m: https://cutt.ly/Zfbv*lF *cesso em: 9 *un *e 2020 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, *. 2, art. 7, *. 83-98, fev. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Especial d* C*lo *azio: Práticas e P*oc*ssos do Jo*na*ismo de Dados </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> cons**e**ndo a delicadeza do tema que, *uitas vezes, é po*co explorado ou ignorado na </line>
<line> gra*de *ídia. </line>
<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Da Reportag*m Multi*ídi* à Narra**va D* Dados (Lo*g*orm) </line>
<line> Em t*rm*s ge*ais, a narra*iva é en*e*di*a co*o uma ação para co*tar histórias, a*go </line>
<line> que é inerente à condiçã* h*man*, sendo u*a ma*ifes*ação nec*ssária p*r* o seu </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento em socied*de, "*s*á pr*sente em todos o* tempos, todos *s l*g*re* e em * </line>
</par>
<par>
<line> tod** as *ociedade*" (BAR*HES, 1966, p. </line>
<line> 1). O Jornal*smo Digital tem explora** a busca </line>
</par>
<par>
<line> po* novas formas n*rra***as de exp*ns*o do conhecimento, c*m produ*ões que apr*sen*am </line>
</par>
<par>
<line> p*of*ndidad* </line>
<line> e con*extualização sob*e um </line>
<line> determinado ass*nto, mes*lando *om as </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas dig*tais, o que pode contribuir pa*a uma reco*figuração na pais*gem midiátic* e </line>
</par>
<par>
<line> mu*tim*dia. *esta </line>
<line> direç**, os </line>
<line> avanços tec*ológicos geram disrupç*es no cenár** mid*ático </line>
</par>
<par>
<line> co*temporâne*, em *m momen*o em que * Jornalismo Digital * o Jornalismo de *ados </line>
</par>
<par>
<line> r*c**fi*ura* os fo**atos são reconfi*ura**s por estes ao mesmo tempo. A Narrativa * </line>
<line> longform surge com* um reoxigen*ção da gran*e Reportagem *u*timídia, o* como **nghi </line>
</par>
<par>
<line> (2*1*) suger*, como um ponto de virada e *o*o ** **rmat* </line>
<line> expressivo, ambien*e que er* </line>
</par>
<par>
<line> do*inado pelos infogr*fico* i*terativos e slides-shows *om* linguag*m m**tim*diática mais </line>
<line> utilizada. </line>
<line> *o ref*e*ir sobre o processo ev*lutiv* das n*rrativas mu*t*mí**a, é im*ort*nte ressaltar </line>
<line> que cada tempo resguard* as su*s tecnologia* em pot*nciais (Gráfic* *) qu* vão modelando * </line>
</par>
<par>
<line> ditando a forma *ais sistemática destas pro*uçõe* *igitais. A Reportagem </line>
<line> Snow Fa*l: *he </line>
</par>
<par>
<line> A*alanc*e at Tunnel Creek,5 vincu*ada ao jor*al The New York Time*, * considera*a como </line>
<line> um grande marco nas condições d* produção das narrativas m*ltimídia mais avançada* e com </line>
<line> potencial maior d* inter*tividade e im*r*ã* (**NGH*, 201*; JACOBSO*; MARINO; </line>
</par>
<par>
<line> GUTSCHE, 2015). Trata-se de </line>
<line> um formato inovad*r l*ngo, cujo aspecto sobre*sa*ente e </line>
</par>
<par>
<line> reside no fato de ser um* *arrati** </line>
<line> **m </line>
<line> *uitos *a*os, c*ntextualiza**s com riqu*za e </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmativ* qu* a diferencia d*s reportagens multimíd*a que s* pr*ndiam em apenas m*strar </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> *a*os </line>
<line> ou </line>
<line> c*mo </line>
<line> infográfico* </line>
<line> que </line>
<line> se </line>
<line> limitavam, </line>
<line> em </line>
<line> grande </line>
<line> medida, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*cons*itui*ões/si*ula*ões dos acon*eciment*s. N*sse sentido, Barbosa (*007) já apontava </line>
<line> 5 Disponí*el e*: *ttps://www.nyt*mes.*om/pr*je*t*/2*12/s*o*-fall/index.ht*l#/?part=tunnel-**eek Ac*sso **: 12 ago de </line>
<line> 202*. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n. 2, a*t. 5, p. 83-9*, fev. 20*4 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. **drigues </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> que es*ávamos d*ante *e *odelos de rupturas no padrão *os ***dutos digitais dinâ*icos, e a </line>
<line> inserção dos *a*os nesta* narrat*vas é q*e * *or*am um pro*uto que *antém caráte* </line>
<line> disr***ivo, na q*al a partir deste en*endimen*o, a autora propõ* o Mode*o ** Jornalismo em </line>
</par>
<par>
<line> Ba*e de Da*o* - (MJBD). Em outras p*lavras, *stávamos *iante </line>
<line> de produtos *igitais com </line>
</par>
<par>
<line> grande potenci*l inovador e de disrupção. </line>
</par>
<par>
<line> Gr*fico 1 - Processo *voluti*o das Re*ort*gens Multimíd*a no J*r*alismo D*gital </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria p*ó*ria, bas*ado e* Lo*ghi (2014) </line>
<line> Barbosa (*007) compreende o Jo*nalis*o Digita* em *ase de Dados como uma </line>
<line> ju*ção de el*ment*s *ráficos * inter*tiv*s que sustentam a narra*i*a e* ambiente* digi*ais, </line>
<line> co*tendo aspectos de ruptur*s i*seridos no J*r*alis*o Digit*l. </line>
<line> A *eno*inação Jornalismo *m Base de Dados des*onta em razão d*s </line>
<line> funcionalidad*s asseguradas *e*as bases de dado* para a const*uçã* e gestão de </line>
<line> *rodu**s jornalísticos digitai*, bem como a e*trutu**ção e *presentação d*s </line>
<line> conteúdos. (BA*BOSA, 2007, p. 21). </line>
<line> O Jornalismo de Dado* ou Jornalismo e* Base de Dados é um desdobramento </line>
</par>
<par>
<line> tecnológico * *ult**al advindo da tradicio*al **átic* nas </line>
<line> redações como a Reportagem </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, art. 7, p. 83-98, fev. *02* </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Especia* de C*lo Vazio: Práticas e Processos do J*rnalismo de Dados </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Assistid* por Co*p*t*dor (RAC)6 e d* Jo*nalismo de Precisã*, cujo marco t**rico em 2*0*, </line>
</par>
<par>
<line> houve um im*ulso **avancado pela fusão </line>
<line> *a *nformática e das telecom*nic*ções. Träsel </line>
</par>
<par>
<line> (2019, p. 15) afirm* trat*r-se "da a*licaçã* de técnicas computacionais e científicas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> apuração, edição, public*ção e circulação de *roduto* jo*nalís*i**s, q*e po*em tomar a forma </line>
<line> de textos, audiovi*uais, *arrativas *ipe*te*t*ais, visualizações gráficas *u ap*i*at*vos </line>
</par>
<par>
<line> n**ic*osos". Tal conj*nto d* *rática* </line>
<line> e técnic*s é </line>
<line> *onsid*rado pelo autor como um* </line>
</par>
<par>
<line> o**rtunidade e ampl*fic*ção do jorn*lismo investigativo de i*te*es*e público </line>
<line> Deste modo, ao *onter asp*ctos de ino*ação em suas produções visuais * inte*ativa*, </line>
<line> ess*s narrativas **upam um e*paç* de destaque fr*nte às outras pr*duções gráfi*as no </line>
</par>
<par>
<line> jo*nalismo **adiciona*, ganhando ênfase </line>
<line> em s*u </line>
<line> for*at* v*rtic*li*ado e longo. Barbos*, </line>
</par>
<par>
<line> Norman** e Alm*ida (201*) *ustentam que a i*se*ção *as *ases *e da*os e* toda cade*a de </line>
<line> *rodução da con*tru*ão de narrativ*s s*b essas condiçõ*s resulta *m um poderoso *a*erial </line>
<line> noticio*o com caráter multi*ídia e *ue pode ter vári*s camadas de compree**ão e exp*oraç**. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta </line>
<line> dire*ão em *ons*nânci* e </line>
<line> com o pens*men*o do* autores, Canavilhas (*0*4) al*rga * </line>
</par>
<par>
<line> *eu en*en*ime*to sobre o m*do c*mo ess** notíc*as são estru*urada* </line>
<line> e den*m**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "reportagens ***alax*", que são pr**uções noti*iosas que exploram * aspec*o p*r*llax </line>
</par>
<par>
<line> sc*o**ing, isto é, * navegaçã* acontece d* maneira verticalizada abar*ando </line>
<line> o* elemento* </line>
</par>
<par>
<line> *ultim*di*, mas, como narrativa *ongf*rm, ta*bém marcada p*lo </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> é </line>
<line> aprofundamento *as </line>
</par>
<par>
<line> reportagens e c**textualização dos *ados. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RE*ULTAD*S E DISCUS*ÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Práticas * Processos do Jo**alismo de Dado* </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pro*u**o do *s*e**al C*lo V***o envolveu uma sé*ie </line>
<line> de etapas de planejam**to </line>
</par>
<par>
<line> que ocorrera* </line>
<line> durante as au*as de Jorn*lismo e* Base de Dado*, vinculada à Universidad* </line>
</par>
<par>
<line> Estadual da P**aíba (UEPB). Os discentes *atriculados no 6° período, *ota**zando 1* alunos, </line>
<line> formaram-se e* equipes para a construç*o do Especial a p*rti* das hab*lidades de cada *r**o. </line>
</par>
<par>
<line> Primordia*mente, foi realizada u*a eleição democrática para seleção do </line>
<line> tema </line>
<line> do Esp*c*al. </line>
</par>
<par>
<line> 6 É o termo com*mente utiliz**o *ar* desc**ver o uso de computado* pa*a reunir e analisar os dado* nece*sários para </line>
</par>
<par>
<line> *screve* n*tícias. A disseminação dos com*ut*dores, </line>
<line> os soft*ar*s * da Intern*t mudou a mane**a como ** r*pórteres </line>
</par>
<par>
<line> rea*izam seu trabalho. Repórt*r*s co*etam i**ormações rotineiramente em se*s ba*cos de *ados, *nalis** r*cursos públicos </line>
<line> com planilhas e progr*m*s estatís*icos, d*n*re outro* a*ributos. F*nte: Wikiped*a. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 21, n. 2, art. 5, p. 83-98, fev. 20*4 ww**.**anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. R*dri*ue* </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> Todos os alunos pos*aram s**estões de temáticas na plata*orma Google Classroom 7d* </line>
<line> *iscipl*na, usad* *o*o *uporte/inter*ção das a*las. No *u*dr* I * possíve* *isualizar os </line>
<line> pr*ce*sos de id*alização e produção do Espec*al. </line>
<line> Q*adro I - *t*pa* de Elaboração do *s*ecial De Co*o Vazio </line>
</par>
<par>
<line> ETAPA </line>
<line> **SCRIÇÃ* </line>
<line> CLASSIF***ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Levantam*n** dos **ós a *efinição do tema, *ni*iou-se levan*amento Coleta *e Dados </line>
</par>
<par>
<line> Dados </line>
<line> dos dados sob** mortal*d*de </line>
<line> i*fa*til no Brasil </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> portal do Ins*ituto Brasileiro de Geografia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *s*atística - *BGE .8, Unice*,9 Portal Brasi*eiro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Dado* *bertos10, Minis*ério da Saúde11 d* ca*a </line>
<line> est*do do Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Filtragem </line>
<line> dos Ao i*i*iar </line>
<line> a coleta de </line>
<line> dados para o relatório </line>
<line> d* Curad*ria do materia* </line>
</par>
<par>
<line> D**os </line>
<line> pesquisa so*re * morta**d*de infant*l no Bras*l, foi </line>
</par>
<par>
<line> reali*ada a ra**age* e *iltragem </line>
<line> dos *a do* f i * a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> selecionar e or**nizar os dados que *btivemos com a </line>
<line> no*sa pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> E*emento* </line>
<line> Pa*a construçã* de pa*te dos elementos *rá*icos Planejamento Visual a </line>
</par>
<par>
<line> G*áficos </line>
<line> *omo infográficos estáticos e animados, arte e* ge*al, </line>
<line> *sboçamos vários formatos como Gráficos di*âmicos </line>
<line> e es*áticos, **agens em movimento dos dad*s, </line>
</par>
<par>
<line> i*agens </line>
<line> estátic*s, </line>
<line> *odca*t, </line>
<line> i*ustraçõe* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ident*dade Visual </row>
</column>
<column>
<row> d*c*mentário* *ara c*mpor o Espe*ial </row>
<row> A prime*r* etapa *o pr*cesso foi escolh*r a paleta d* Planejamen*o Vi*ual </row>
<row> cores que seria trabalhada no projet*, de m*do que </row>
<row> atendesse a mensagem que necessitava *er passad*. </row>
<row> P*rtimos p*r* a escolh* tipográfica. *oram </row>
</column>
</par>
<par>
<line> selec**nadas ap*n*s trê* </line>
<line> famílias tip*gráficas, lit*s e </line>
</par>
<par>
<line> sem se*ifa. Todo o especial foi trab*lhado em cima </line>
<line> dess* esc*lh*, visando uma padroni*ação. </line>
</par>
<par>
<line> La*ou* do *it* </line>
<line> Estabelecemos que o layout d* n*rr*tiva fic*ria </line>
<line> no Planejamento Vi*ual </line>
</par>
<par>
<line> *ode*o *a reportagem *on*form. Sen*o assim, **se </line>
<line> tipo d* r*portagem já *em um formato definid*. *om </line>
</par>
<par>
<line> recursos * as páginas def*nidos, </line>
<line> *ivi*imos a página </line>
</par>
<par>
<line> em seis abas p*r* a orie*taç*o de quem vai na*ega* </line>
<line> por ela </line>
<line> Fonte: *utori* *róp*i*, **23 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7C*iad* </row>
</column>
<column>
<row> e* 2014, * considerado uma s*la de a*la virtual, em que, através deles, os professor*s pod*m </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*mpartilhar con*eúdo, av*sos, ati*ida*es, *stabelecer interaç*es ext*a-classe com os alunos. Há versões para os </line>
<line> *elulares Android e Iphone (iOS). </line>
<line> 8 *ispo**vel em: https://cidades.ibge.gov.br/*rasil/panorama. Acesso em: 5 out 2019. </line>
<line> 9 Disponível em: h*tps://www.unicef.*rg/bra*il/ . A*esso **: 10 *ut 2**9 </line>
<line> 10 Disp*nível em: h*tp://dados.gov.br/ . Acesso em:: 12 out 2019 </line>
<line> 11 Disponível em: https://*aude.gov.br/ Ac**so em: *5 out 2019 </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 2, art. 7, p. 83-98, fev. 20*4 www4.**anet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Espe**al de *olo Vazio: Práticas * Processos do *ornalismo de Dados </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> Em um seg***o momento, di**utiu-se as possibilidades *i*veis p*ra que o m*te*ial </line>
<line> ultrapassasse o amb*ente acadêmico e chegasse, de mane*ra empáti*a, edu**tiva e, </line>
<line> principa*mente, acessível à sociedade, de f*cil lingua*em e interpretação. *s ferramentas, </line>
</par>
<par>
<line> c*ta**s no Quadro II, f*ram </line>
<line> utilizadas na con*ecção *e tod* o cont*údo, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> princípi*s * aprendizado e domíni* do conteúdo prático por parte *a e*uipe e a fome*tação </line>
<line> d* debate sobre os impa*to* *as taxas d* mo*talidade i*fanti*, temática que muitas vezes *e </line>
<line> *or*a invi*ív*l diante dos *úmeros. </line>
<line> Quadro II - F**ram*n*as utiliza*as n* construção *o Especial De Colo Vaz*o </line>
</par>
<par>
<line> TI*ELINE </line>
<line> URL </line>
<line> DES*RIÇÃO </line>
<line> *A*EGORIA </line>
</par>
<par>
<line> Google </line>
<line> https://w*w.go*gle </line>
<line> É um programa de planilha i*cluí*o c*mo </line>
<line> Armaz*namento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Sh*ets </line>
<line> .com/sheets/*bo*t/ </line>
<line> pa*te de um pac*te *e *scri*ório </line>
<line> de </line>
<line> organização </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> soft*ar* gra*uito *a*eado na *eb </line>
<line> da dos </line>
</par>
<par>
<line> ofe*ecido pel* Google e* s*u serviço </line>
</par>
<par>
<line> G**gle Drive. O ser*iço também inclui </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *oogle Docs * o Go**le Slides, um </line>
</par>
<par>
<line> processador *e texto e </line>
<line> ** programa *e </line>
</par>
<par>
<line> *pr*sentaç*o, *esp*ctivamente. </line>
</par>
<par>
<line> Goo*le Drive </line>
<line> https://www.google </line>
<line> é um serviço d* arm*zenamento </line>
<line> e </line>
<line> Armazenam***o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> .c*m.br/d*ive/apps. </line>
<line> sincro*i*aç*o de arquivos que foi </line>
<line> organização </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> html </line>
<line> apr*s*ntado pela Google em 24 de ab*il de </line>
<line> da dos </line>
<line> 2*12. Go*gle *rive abriga agora o Googl* </line>
<line> Docs, u* lequ* de aplic*ções d* </line>
</par>
<par>
<line> produtivi*ade, **e ofe*ece a ed*ç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> d*cumen*os, </line>
<line> fo*has </line>
<line> d* </line>
<line> cálculo, </line>
</par>
<par>
<line> apresentaçõe*, *tc. </line>
</par>
<par>
<line> Moo*b*ard </line>
<line> https://www.*ivade </line>
<line> É u*a espécie </line>
<line> de *ural </line>
<line> que po*e ser </line>
<line> Organização </line>
</par>
<par>
<line> cora.com.*r/pro/de* </line>
<line> com*osto por *magen*, ví*eos e elem*ntos </line>
<line> Visual dos *ados </line>
</par>
<par>
<line> ign-de- </line>
<line> visuais </line>
<line> qu* repr*sentam * essência de um </line>
</par>
<par>
<line> i*teriores/moodboar </line>
<line> proje*o. É como </line>
<line> ** pain*l de *nspiração </line>
</par>
<par>
<line> d/ </line>
<line> que a**da a </line>
<line> definir aquela identidade *ue </line>
</par>
<par>
<line> fal*a*a para transformar qual**er trabalho </line>
<line> e* algo muito mais especial </line>
</par>
<par>
<line> Wix </line>
<line> https://pt.wix.co*/ </line>
<line> Plataform* *nline para a pu*li**ção </line>
<line> do </line>
<line> Distribui*ão. </line>
<line> material pr*d*zi*o. </line>
</par>
<par>
<line> D**a G*f </line>
<line> htt*s://da*agi*maker </line>
<line> P*rmit** a criação *e *rá*icos dinâmico* e </line>
<line> C*iaç*o e Edição </line>
</par>
<par>
<line> Mak*r </line>
<line> .withgoogle.com/ </line>
<line> de fácil *ompreensão *o form*to de gifs. </line>
</par>
<par>
<line> In*o*ram </line>
<line> htt*s://infogram.co </line>
<line> Ferr*m*nta que possibilita * c*nfecçã* </line>
<line> de </line>
<line> Criaçã* </line>
</par>
<par>
<line> m/ </line>
<line> gráfico* </line>
<line> em mo**men*o, p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *i**alização de dados. </line>
</par>
<par>
<line> *anva </line>
<line> https://www.can*a. </line>
<line> Plataforma *nline q*e possibil**ou </line>
<line> a </line>
<line> Edição </line>
<line> e </line>
<line> com/pt_br/ </line>
<line> confe*ção d* mate*ial gr*fico *stático. </line>
<line> confecção </line>
</par>
<par>
<line> *l*mentos gráfi**s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 21, n. 2, ar*. 5, p. 8*-9*, fev. **24 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodrigu*s </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> Adobe </line>
<line> htt*s://www.a*o*e. </line>
<line> *ermitiu a criaç*o e </line>
<line> e**çã* dos mini docs </line>
<line> Criação e Edição </line>
</par>
<par>
<line> Pr*miere Pro </line>
<line> com/br/p*oducts/pre </line>
<line> disp**ibili*ados no espe*ia*. </line>
<line> miere.html </line>
</par>
<par>
<line> Ado*e </line>
<line> htt*s://www.ad*be. </line>
<line> Possibilitou * </line>
<line> ed*ção das fotogr*fias </line>
<line> **iaç*o e Ediçã* </line>
</par>
<par>
<line> Photosho* </line>
<line> com/b*/*rod*cts/ph </line>
<line> utilizad*s para o especi**. Essa ferra*enta </line>
</par>
<par>
<line> Pro </line>
<line> otoshop.html?prom </line>
<line> tam*ém foi *ti*izad* para a conf*cçã* do </line>
<line> oid=PC1PQ*5T& </line>
<line> gráfico s*bre os índices de m*rtalida*e </line>
<line> mv=ot*er </line>
<line> **fantil no territ*ri* *acio*al. </line>
</par>
<par>
<line> Adobe </line>
<line> https://**w.adobe. </line>
<line> Permi*iu a criação e edição d* podca*t </line>
<line> Criaçã* e Edição </line>
</par>
<par>
<line> Pre*iere </line>
<line> com/b*/products/*re </line>
<line> disponib*liza*os *o sit* </line>
<line> miere.h*ml </line>
</par>
<par>
<line> F**te: A*t*ri* própria, 2*23 </line>
<line> C*mo fundament*, utilizamos as contribuições dos Método* Digi*ais12 (ROGERS, </line>
<line> 2014), descritos c*mo u* **njunto de téc*icas e ferramentas disponíveis para pesquisas e o </line>
</par>
<par>
<line> processa*ento dos pro*utos *igit*i* di*âmicos e condi*ão cultura* com da**s </line>
<line> onli*e. Os </line>
</par>
<par>
<line> mé*odos *igitais levantam a questã* das p*rspecti**s de fundamentação on*ine. Q*ando e sob </line>
</par>
<par>
<line> q*ai* condições as descobe*tas podem ser *und*ment*das </line>
<line> com dados da we*? O* Métodos </line>
</par>
<par>
<line> Digitais exp*oram * </line>
<line> se apropria* do que Rogers (**15) denomina de "métodos dos **ios", </line>
</par>
<par>
<line> *sto é, de que *orm* os dispo*itivos e fe*ramentas onli*e *elacio*am * tratam os volu*es d* </line>
<line> da*o* ci*culantes e* redes dig*ta*s. Pa*a o aut*r, h* a*guns aspectos inerentes a essa práti*a, a </line>
</par>
<par>
<line> **ber: *) E*tudo/Pesquisa de *ados na we* ou nati*amente na web; </line>
<line> b) Utiliza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Fundamentação em da*os online para conc*ituar a </line>
<line> pesquisa q*e segue as m*d*as, a*r*ende </line>
</par>
<par>
<line> suas dinâm**as e *az *eiv*ndicações fu*dam*ntadas **bre mud**ç*s </line>
<line> culturais e sociais, e c) </line>
</par>
<par>
<line> Estratégia geral de pesquis* *ara a produ*ão de *bjetos *nline. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Descr*ção do Esp*ci*l De **lo Vazio </line>
</par>
<par>
<line> * Especia* (*igura 1) se apresenta como uma *rodução jornalís*ica através de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> na*rat*v* de dados *m formato longform, que visa es**b*lecer *onex** e engajam*nto c*m o </line>
<line> leitor. Em seu ***en*olvime*to, *s dado* foram diluído* e exp**tos atra*és de recursos </line>
<line> *ult**idi*t*cos, *omo: 1) vídeo (através de dois mini do*s), 2) f*to*ra*ias, 3) in**g**f*cos, 4) </line>
<line> arquivos so*oros (através de p*d***t) * t*xto hum*nizado *e fácil compreensã*. A opção pela </line>
<line> m*lt*midialidade aconteceu de manei*a natural, tendo em vi*ta o objetivo a s*r *ti*gido, sua </line>
</par>
<par>
<line> esco*ha foi unânime ent*e os alunos e*volvi*os na prod**ão. A plataform* e*colh*da </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> 12 Dispo**v*l em: ToolDat*base < Dmi Fo*wik* (d*gi*almethod*.*et Aces*o em 12 ag* de *021. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 2, a*t. 7, p. *3-98, fev. 2*24 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Especia* de Colo Vazio: *rá*icas e P*ocessos do Jor*alism* de Dad*s </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> ho*pedar * especia* *oi o Wix,1* através del* o usuário/leitor pode ac*ss*r todos o* conte*dos </line>
<line> de *cor*o com as su*s pr*ferências. * nar*ativ* e*tá s*b **mí*io gr*t**to e *ode ser ac**sa*a </line>
<line> pelo endereço elet*ô*ico http*://*ongfo*muepb.**xsite.com/colovazio. </line>
<line> *igura 1 - Lay*ut do Espec*al De Colo Vazio </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: *aptura de tela </line>
<line> O conteúdo noticioso *ro**zido foi dividi*o nas s*guintes *bas: De Colo V*zio, onde </line>
<line> contém uma breve **r*sentação *obre o especi*l e em seguida u*a intr*dução do tema. A </line>
<line> prime*ra aba c*n*a co* cinco subcategorias, in*ogr*fico* interat*vos e *m ap*nhad* de dados </line>
<line> e inform*ções em nível r*gion*l, visando con*e*tua*izar o leitor. *a s*gunda aba, intit*lada </line>
</par>
<par>
<line> d* "*e**os vazios", as estatí*ticas já estão afu*ilad*s </line>
<line> par* o contexto do municípi* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ca*pina Grande. </line>
<line> Os números *itados e exposto* a* longo do te*to s*o da ma*ern*dade </line>
</par>
<par>
<line> ref*rência da *idade e arredores, * Instituto de Saúde Elpí*io de *lmeida -ISEA. Nest* aba, </line>
<line> pode-se conferir * relato do di*e*or da in*titu*ção e de u*a pedi*tra neonatol*gista, r*latos os </line>
<line> *uais destrincham * dor d* perda * a aflição silenc*ada nas UTI\s ne**atais. </line>
<line> Na aba sobre *umanização do Luto, o co*teúd* é em *orno das legislações que </line>
</par>
<par>
<line> reconhecem humanização da perda gestac*onal do *uto peri*a*al, contando com um </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pod*as*, um mini *ocumen*ário e *m* relaçã* *e grupos de ap*io por reg*õ*s. A terce*ra aba, </line>
<line> por sua v*z, conta também com um ca**os*el *e fotografias, **itas em uma reu*ião do g*upo </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *3 </row>
</column>
<column>
<row> Dispo*ível em: https://pt.wix.com/ Ac*sso *m: 12 a*o *e 202*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina PI, v. 2*, n. 2, art. 5, p. 83-98, fev. 2024 </line>
<line> www*.*sa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Ro*rigues </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> de ap*io Rec*nforto*4. O m*teri*l foi produz*do *xclusiva*en*e para o r*ferido p*ojeto. *a </line>
<line> qu*rta aba do Es*eci*l, tra*a-*e sobre a Ressignificação da Do*, contendo uma entrevi*ta e* </line>
<line> formato de pin*-pong com uma psicóloga, a qu*l e*plana sobre as fases d* luto. A penúltima </line>
<line> ab*, não menos importa*t*, abriga Histó*ia* de amor e dor, q*e h*speda o segun*o *in* doc </line>
<line> *o **pe*ial e am*lifi*a as vozes de mães enlutadas, es*aç* intimist* on*e as mesmas </line>
<line> compart***a* *uas h*s*órias, d*sv*ndam t*bus e *onfortam out**s m*lh**es *ue estão </line>
<line> pass*ndo p*lo *esmo p*ocesso. Por último, se *ncontra a *ba de apresent*ção da equipe que </line>
<line> p*oduziu t*do o *ont*údo. </line>
<line> Os elementos gráficos foram utili*ados como aliados da narrativa, v*sand*, a*sim, </line>
<line> conscie*tizar o *eitor *a imp*rtância da **manização desse luto, *ue muitas veze* chega a s*r </line>
<line> invisível a olho n*. Na confecção da identidade v*sual, hou*e *m* padroniza*ão n*s cor*s que </line>
<line> compõe* o Especia*, c*nforme explica Gu*marães (2003, p. *4), "a rep*tição das </line>
<line> combi*ações *e c*r*s c*m in**r**ração ou vincul*ção a determina*os cont*xtos pos*t**os ou </line>
</par>
<par>
<line> negativos também </line>
<line> pa*ticipa na formação do re*ertór*o e *o imaginário dos leitores". </line>
</par>
<par>
<line> Pensando por esta perspectiva, *o*am utiliz*das *s to*alida*e* de *oxo, </line>
<line> cor * qual aguça o </line>
</par>
<par>
<line> lado místic*, mel*ncól**o e transmi*e a se*saç*o de *ntrospecção. C*ntudo, intercalamo* c*m </line>
<line> tonalidades da escala do c*nza, para man*er o equi*í**io e ge*ar um *onforto visualmen*e. No </line>
<line> G**fico 2, há *** amostra qua*tif*cável dos el*mentos multimídia *tilizados no Especial. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 14 </row>
</column>
<column>
<row> *rupo de Apoio a pais *n*utados. Disponível em: htt*s://www.instagram.*om/ Ac*sso *m: 20 nov *023 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 2, art. 7, p. 83-98, fev. 20** </line>
<line> w*w*.f*anet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **peci*l de Colo *azio: Pr*ticas * Proc*ssos *o *orn*lis*o de Dados </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Elementos Mu**imídia explorados na Nar**tiva Longform </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria própria, 2023 </line>
<line> O Especial reuni* r*lat*s de mulheres que passaram pel*s mais diver*as si*uaçõe* de </line>
</par>
<par>
<line> **rdas, ap*esentan*o os *epo*mentos em d*ve*sos formatos p**a melhor intera*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sensibilidade ao conteúdo. R*fletindo *obre a frase de Eliane B*um, a q*a* **z que </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> jornalista "*ais impo*tante do *ue saber p*rg*ntar sab*r esc*tar", é </line>
<line> apresenta*do termos </line>
</par>
<par>
<line> técnicos, info*maçõe* da área *a s*úd*, image*s em m*vimen*o na abertura de c*da aba </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inf*g*áficos interativo*, *ensado e executado a fim de aproximar * *aci*itar compr*en**o. a </line>
<line> Ao pensar o* níveis ** compreensão, Palacios e Te*e**zo (2016, p. 3*0) enfatiz*m o fato de </line>
<line> c*n*ar histórias por meio de elementos grá*icos (Storytelling), "pode r*solv*r aquilo *** </line>
<line> cham*mos de Paradoxo da Compreens*o: \só se *ompreende um novo conhecimento qua*do </line>
</par>
<par>
<line> se presta atenção, s* prestam** atenção naquilo que *ulgamos co*o </line>
<line> ú* i l , s ó </line>
<line> julgamos como </line>
</par>
<par>
<line> útil o que somos cap*z** de compr*ender". </line>
</par>
<par>
<line> C*N**DER*ÇÕES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> A pri*cipal missão do Especial De C*lo Vazio, *ro**zi*o na di*ciplina de Jornalismo </line>
<line> em Bas* de Dados, fo* *xp*orar os p*ocessos do Jor*alism* de *ados na co*s*rução de u*a </line>
<line> *a*rativa em f*rmato Longform. A parti* *as a*las teóricas, aprofunda*do * epistemol**i* das </line>
<line> **v. *SA, Te*esi*a PI, v. 2*, n. *, art. 5, p. 83-98, fev. 2024 www*.fsanet.com.*r/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodr*gues </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> conceitua*ões, os </line>
<line> alu*os puderam c*lo*ar em prática os procedimen*os essen**ais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cons*r*ção de uma </line>
<line> narrativa </line>
<line> de *ados, com* * manuseio em pla*ilhas </line>
<line> no Google </line>
<line> Sheets, </line>
</par>
<par>
<line> filtragem d*s dados (sc*appin*), *xploraç*o dos da*os ab*r**s, por exemplo, que *ompõ*m </line>
<line> os *éto*os digitais. *a*s *étodos, de acordo co* Roger* (*0*5), estão ancorados no que ele </line>
</par>
<par>
<line> define como </line>
<line> virada </line>
<line> comp*tacional n*s Ci*ncias Sociais e *a* Hum**id*d* Digit*is, cujo </line>
</par>
<par>
<line> termo busca captur*r um desenvolvimento recente e* pesqu*sa relaci*n**a * In*e*n*t, </line>
<line> resumida como abordag**s da *eb com* conjunt* de dados e f*rramen*as dig*tais. </line>
</par>
<par>
<line> Percebe-s* a </line>
<line> evolução da área sua imp*rtância *a cons*rução de reportag*ns mais e </line>
</par>
<par>
<line> apro*undad*s *a qual * pos***el observar to*o o contexto *elecionad* da amostra pesquisa*a, </line>
<line> ratifi*ando o co*ceito de Mielnicz*k (2008) sobre a fluidez qu* os m*vimentos e an*maçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> em infog*áf*co*, po* exemplo, agregam aos dados. A *roduçã* deste Espe*ial poss*bilitou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex*erimentaçã* da aplicabilidade dos *étodos Digitai* e das *ráticas or*undas do Jorn*lismo </line>
<line> *e Dad*s. A integra**o dos d*dos com o co*teúdo mu*ti**dia pro*orciona *ovos ângu*os de </line>
</par>
<par>
<line> abordagen* *e mostrar narrativa* *novadoras com </line>
<line> temáticas de </line>
<line> rele*ânci* social. *speramo* </line>
</par>
<par>
<line> que est* Es**cial s*ja uma abertu*a </line>
<line> *ar* qu* *utras produções mult*mí*ia possa* ser </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvidas *o âmbito d*s Universidades, explorando o potencial d*s ferram**tas digitais e </line>
<line> das *éc*icas do Jor*alismo d* Dados. </line>
<line> R *F ER Ê * C I A S </line>
</par>
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<line> AMARAL, A.; QU*DRO*, *.; CAET*NO, K. *. O </line>
<line> e*sino </line>
<line> ** jornalismo digital e ** </line>
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<line> práticas de convergên*ia: anális* de di**ipli*as e for**ção *ocente. Trabalho apresent**o </line>
<line> no VII Encontro *aci*nal *e Pe*quisadores em Jornalismo. São Paulo: *CA USP, 2009. </line>
<line> **sponível em: *ttps://c**t.l*/Uo***6T Acesso e*: 14 d* abril de 2019 </line>
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<line> BARBO*A, *uzana. Jornalismo Di**tal *m Bas* </line>
<line> *e Dado* </line>
<line> (JDBD) - Um *a*adigma para </line>
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<line> produtos </line>
<line> jorna**sti*os digitais dinâmicos. (Tese de Dout**ad*), Pó*COM/ UF*A, 200*. </line>
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<line> D*sp**ível: http://*ig*e.me/*krS4 A*es*o em: 15 de j*l. *e 2013. </line>
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<line> Ana*s *o 23º E*cont*o Anual da Associa*ão N**ional *e Programas d* Pós-graduação </line>
<line> em </line>
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<line> A. *. Rodrigue* </line>
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<line> Como Referenciar este Ar*igo, confor*e ABN*: </line>
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<line> RODRIGUES, A. A. Especial de *olo V*zio: *rá*icas e Processos do Jornalismo de Dados. Re*. </line>
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<line> FSA, Tere**na, *. 21, n. 2, art. 5, p. 83-98, f*v. 2024. </line>
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<line> *ontribuiç*o dos A*t*res </line>
<line> A. A. Rodrigues </line>
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<line> 1) c*ncep*ão e plan*jame*to. </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise e inte**ret*çã* dos *ados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elab*ra*ão d* rasc*nho ou na revisão crít**a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) parti*ipaçã* na ap*ovação da v**são fina* do m*n**crit*. </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 21, n. *, art. 7, *. *3-98, *ev. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
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