Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching

Aline Raquel Cardoso Paixão, Luís Gustavo da Conceição Galego

Abstract


Uma educação afetiva que prioriza a empatia e a alteridade pode ser desenvolvida a partir das metodologias ativas de aprendizagem. No caso do ensino de biologia, essa abordagem pode contribuir de maneira significativa para o letramento científico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pondera o papel da afetividade a qual está diretamente relacionada à conexão dos estudantes à disciplina, mediada pelo professor, sendo estímulo para o processo de letramento científico baseado em metodologias ativas. Dessa forma, a construção de habilidades entre professores e estudantes, que vão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de aprendizagens, deve considerar a escola como um ambiente no qual as pessoas passam um tempo longo e significativo de suas vidas e que o processo de ensino-aprendizagem não é monológico e depende da interação professor-aluno na qual a afetividade deve ser uma constante, com um olhar positivo na relação pedagógica. A partir disso, é possível o desenvolvimento de estratégias de ensino que têm como protagonista os alunos e que potencializam a visão crítica do mundo e a compreensão mais profunda sobre as informações científicas. Nesse sentido, a utilização do blog escolar (uma forma mais atual do jornal de classe, uma metodologia ativa bastante utilizada nas escolas) poderia potencializar essas aprendizagens e permitir uma melhoria da qualidade da relação pedagógica.

 

Palavras-chave:  Literacia Científica. Ensino de Ciências. Métodos de Ensino. Internet; Dimensão Afetiva do Ensino.

 

ABSTRACT

 

An affective education that prioritizes empathy and otherness can be developed from active learning methodologies. In the case of biology teaching, this approach can contribute significantly to scientific reading. In this sense, the objective of this work was to propose a scientific literacy strategy based on active learning methodologies from an affectivity perspective. Thus, the construction of skills between teachers and students who will contribute significantly to the learning development should consider the school as an environment in which people spend a long and significant time of their lives and that the process teaching learning is not monological and depends on teacher-interactionin which affectivity should be a constant, with a positive look at the pedagogical relationship. From this, it is possible to develop teaching strategies that have as protagonist students and that enhance the critical view of the world and deeper understanding of scientific information. In this sense, the use of the school blog (a more current form of the class newspaper, an active methodology widely used in schools) could enhance these learning and allow an improvement in the quality of the pedagogical relationship.

 

Keywords:  Scientific Literacy. Science Teaching. Teaching Methods. Internet. Teaching Affective Dimension.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.2.9

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