<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 11, p. 224-246, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.3.11
</line>
</par><par>
<line>
*frocentricidade, Literatura e T*a*sformaçã* So*ial: Um* *tnografia em u** Casa de
</line>
<line>
Cand*mblé
</line>
<line>
Afroce*tric*t*, Literatu*e and Social T**nsfo*mation: An *thn*graph* i* a Cando*blé Temple
</line>
</par><par>
<line>
Leonardo *il*a de Araújo
</line>
<line>
Grad***ão em Admi*istração pela U*iversida*e do Grande R*o
</line>
<line>
leoaraujo@eba.u*rj.*r
</line>
<line>
Renan Gomes de *oura
</line>
<line>
Dout*r e* Adminis**ação pe*a U*iversidade *o **ande Rio
</line>
<line>
*oura.renangomes*e@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Leon*rdo Silva de Araúj*
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: Dr. To*ny K*rl*y de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Uni*er*i*ade do Gra*de R*o, R Professor J*sé de Souza
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Herdy, 116* - Jardim Vinte e C*n*o *e *go*to, Du*ue d*
</line>
</par><par>
<line>
*axias - RJ, 25071-20*. B*asil.
</line>
<line>
*rtigo rece*ido em 23/**/2*23. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Rena* G*mes de Mou**
</line>
<line>
r*ceb*da em 08/0*/2024. Aprov**o em 09/01/*024.
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade *o Gra*de Rio, R Pr*fessor J*sé de S*uza
</line>
</par><par>
<line>
Herdy, **60 - Jardim *inte e Cinco de *gos*o, *uque de
</line>
<line>
Avaliado pel* s*stema T*iple Re**ew: Des* Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Caxias - RJ, 250*1-202. B**sil.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) D*uble Bli*d Review
</line>
<line>
(avaliação cega p*r dois *v*liadores *a área).
</line>
<line>
Rev*são: *r*mat*cal, Normativ* e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afroc*ntricida*e, Li*e*atura * Transformação Soci*l: Uma Etnog*af** em uma C*sa de C*ndomb*é
</line>
<line>
*25
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente art*go b*sca analisar a i*portância da lei*u** pa*a a transf*rmação soci*cul*ural
</line>
</par><par>
<line>
de cria*ças perten*entes a religiões de afro-bra*il*ir*s, a partir de uma
</line>
<line>
abordagem
</line>
</par><par>
<line>
af*ocent*ada. *ara a realização da pesqui*a, foi reali*ada *ma etnogr*fia em um terreiro de
</line>
</par><par>
<line>
candombl*, nação Ket*, *ocalizado
</line>
<line>
no estado do Rio de J*n**ro. * literat**a af*oc*n**ada
</line>
</par><par>
<line>
para c*iança* é uma fer*amenta pode*o*a para p*omover diversidade, a inc*u*ã* e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compree*são mútua. Ela ca*a**t* a* *rianças a abr*çarem sua herança *ul*ural,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
questio*arem a inj*stiça e * celebrarem riqueza da a
</line>
<line>
diversidade h**ana. Portanto,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
f*ndamental que pais, educa*o*es
</line>
<line>
e bibl*otecário*
</line>
<line>
i*c*ntivem a leitura de livros que
</line>
</par><par>
<line>
*epresen*e* e celebrem a cultura *frican* e *frodescendente.
</line>
<line>
Palavra*-cha*e: Afrocent*ci*ade. Orixás. *eitura. Can*omblé. E*n*gr**ia.
</line>
<line>
A*S*R**T
</line>
<line>
This a*tic*e **ms t* ana*y*e the *mpor*ance of rea*i** for the *ocioc*ltural **a*sformatio* of
</line>
<line>
children belonging to *fro-Brazilian religions from an Af*ocentric approach. To condu*t the
</line>
<line>
research, an ethnography was *arrie* out in a Candomblé yar*, Ketu nati*n, lo*ated i* t*e
</line>
<line>
sta*e of Rio de Janeiro. Afro**ntr*c literatu*e for childre* serves as a powerful tool to
</line>
</par><par>
<line>
promote di**rsity, inclusion, a*d mutual understand*ng. It
</line>
<line>
e*powers children t*
</line>
<line>
embrace
</line>
</par><par>
<line>
their cultural herit*ge, ques*ion *njustice,
</line>
<line>
and celebrat* the ric*ness of hum*n
</line>
<line>
diversit*.
</line>
</par><par>
<line>
Ther*fore, *t is cr*cial for parents, educa*ors, and librarians *o e*courage read*ng books that
</line>
<line>
repres*nt and celeb*ate African an* Afro-descenda*t culture.
</line>
<line>
Keywords: **rocentricit*, Orishas. Read*ng. Candomblé. Ethnogr*p*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 224-246, m*r. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, R. *. Moura
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A m*diação de leitura é uma *ti*i*ade *mportant* na vida das crian*as. *a ver*ade, a
</line>
<line>
leitur* de*e ser *raticad* de*de a gravidez, ou **ja, os pai* *ão os primeiro* r*sponsávei* pel*
</line>
<line>
in**ntivo à leitura. L*r * uma prática diária que de*e estar pres*nte, seja em ca*a, na esco*a ou
</line>
</par><par>
<line>
até mes*o
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
um p*sseio *e final de sem*na. A
</line>
<line>
le*tura deve
</line>
<line>
estar
</line>
<line>
sem*re di*po*íve* e de
</line>
</par><par>
<line>
fácil ac*sso
</line>
<line>
par* as cr*a*ças. Ler é est*r *m s*n*onia *om o mundo *ue se lê e, p*ra as
</line>
</par><par>
<line>
cr*anças, o im*ortante é que a leitura *eja compre*nsível e *e fácil assimilação. Ne**e sentido,
</line>
<line>
no *ampo da r*ligiosidade, especificamente das m*trizes afr*canas, * *ei*ura para crian*as do
</line>
</par><par>
<line>
ca***mblé é *ma taref*
</line>
<line>
bem trabalhosa, um* vez q*e *stamos *r*ta*do d* dive*s*s pontos
</line>
</par><par>
<line>
culturais e religiosos.
</line>
</par><par>
<line>
*egundo Brito (2**9), o conceito de le*tura freque*tem*nte se **s*cia à decif*ação dos
</line>
</par><par>
<line>
c*digos linguíst*co* e ao processo de aprendiza*em. N* entant*,
</line>
<line>
não podemos *gnorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in**uência
</line>
<line>
*o proces*o de fo*mação social desse indivíduo, s*as hab**idades, bem c*mo sua
</line>
</par><par>
<line>
*u***r* p*líti*a * socia*. Mediar a lei*ura *ar* *rianças do *andomblé seria abrir portas pa*a a
</line>
</par><par>
<line>
*du*ação social, contribuindo pa*a a valoriza*ão de seus costumes
</line>
<line>
po* m*io *a le*tura. De
</line>
</par><par>
<line>
aco*do *om S*u** (1992), a leitura * u* processo incrivelm*nte enriquecedor qu* nã* p*de
</line>
</par><par>
<line>
ser l*mit*do por def**iç*e* restritas. *o*siderá-la apenas c*mo a *****es deco*ificação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sinais
</line>
<line>
com *entido intrínseco não é suficiente. É n**essário en**r*ar leit*r como al*ué* o
</line>
</par><par>
<line>
qu* a**ibui s*g*ificad** e nesse
</line>
<line>
pro*esso devemos levar
</line>
<line>
em *onsideraç**
</line>
<line>
co*o * bag*gem
</line>
</par><par>
<line>
cultural do re*eptor int*rfer* na decodifi**ção e interp*etação da me*sagem (SOUZ*, 199*).
</line>
</par><par>
<line>
Ca*i*ro (*005, p. 9) relata qu* * l*itura é consid*r**a
</line>
<line>
uma at*vida*e ou *m proce*so
</line>
</par><par>
<line>
co**i*ivo de cons**ução d* *ignificados que oco*re quan*o s*jeitos so*iais estão imer*os em
</line>
</par><par>
<line>
um det*rminado con*e*to
</line>
<line>
*ist*rico e cu*tura*. Entender a le**u** como um *rocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
constr*ção de *ign*ficados im*lica r*c*nh**er
</line>
<line>
qu*, ao ler um texto, a pesso* não *stá
</line>
</par><par>
<line>
simplesme*t* tra*uzin** literalme*te a in**nção ** autor, ma* s*m e*t*
</line>
<line>
criando significad*s
</line>
</par><par>
<line>
em um contexto
</line>
<line>
d* *o*unic*çã*
</line>
<line>
esp*cí*ico, com base *o m*te*ial es*rit* **rnecido
</line>
<line>
*elo
</line>
</par><par>
<line>
autor.
</line>
</par><par>
<line>
D* aco*do com Yunes (2009), a ação de leitura não se limita *pena* à compreensão do
</line>
<line>
mundo prese*te no texto, seja ele es*rito ou não. A leitura r*quer a at*vação do conjunto *e
</line>
</par><par>
<line>
c**hecime*t*s do ou*ro, ou se*a, do leit*r, a
</line>
<line>
*i* d* atua*izar o un*ver*o *o tex*o e atribuir
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficado à vida, q*e é o v**dade**o *ont**to em
</line>
<line>
qu* t*xto gan*a o
</line>
<line>
vida (YUNES, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Ap*end*r a *er en*ol*e familiarizar-se com
</line>
<line>
diversos
</line>
<line>
t * pos **
</line>
<line>
t*xtos
</line>
<line>
produzido* e* várias
</line>
</par><par>
</page><line>
es**ras sociais, como * jornalísti*a, artística, jud**iária, c*en*í*ica, d*dático-*ed*g*gica,
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. *, art. 11, p. **4-246, ma*. *024 w*w4.fsanet.c*m.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afrocentr*cidade, Li*er*tura e Tra*sformaç*o Soc*a*: U*a Etnogr*fia em uma C*sa de *andomblé
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
cotidiana, midiá*ica, literár*a, p*bli*itá*ia, entre o*tras (Y*NES,
</line>
<line>
2*09). Isso ajuda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desenvolver uma pos*u*a crítica, ou s*ja, a habilidade d* disce**ir, ca*acitando a pess*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*entif**ar as vozes presen*es n*s texto* * a sentir-se
</line>
<line>
a*ta a se expr*ssar diante de*e*
</line>
</par><par>
<line>
(YUNES, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
N*sse *o**exto, a id*ntificação de uma *iteratura *spec*fi*a co*o parte do cen*rio
</line>
<line>
**rod*scendente se to*na rele*ante *o dest*c** uma esfera cultural historicamente
</line>
</par><par>
<line>
negli*enciada n* context*
</line>
<line>
crít*co e ao que*t*ona* a tendênc*a euroc*nt*ica q** mui*as vezes
</line>
</par><par>
<line>
per*eia o* pr**cípio* a*otados pe*a a*ademia (DUARTE, 2005, p.117). A literatura afro-
</line>
<line>
bra**l*ira pode s*r *ompr*endida como uma pro*ução que vai a*ém da *e*spe**i*a individual,
</line>
<line>
um* *ez *ue a voz na**a*iv* p*esente n* tex*o *efl*te as *spiraçõ*s de to*a uma comunidade
</line>
</par><par>
<line>
negr* (PIRES et al. 200*). Para que *ma obra seja c*nsiderad* uma refe*ência, n**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
suficiente ap*ese*tar person*gens negros e abo*dar questõe* relac**nadas ao preconceito
</line>
</par><par>
<line>
(PIRES et al. 2005). É crucial
</line>
<line>
também a**lisa* a fo*ma c*mo o texto a ilustração são e
</line>
</par><par>
<line>
c*idado*amente elaborados (PIRES; SOUSA; SOUZ*200*).
</line>
<line>
A l*ter*tur* afro-bra*ileira pode ser c**ceit***a també* como uma prod**ão *ue
</line>
<line>
reflete u*a enunciaçã* coletiva, ou sej*, a voz que se mani*esta no tex*o rep*esenta as
</line>
<line>
aspi*ações de t*da u*a comunidad* negra (PIRE*; SOUSA; SOUZA200*). No entan*o, pa*a
</line>
<line>
que um livro se torn* uma obr* de **fe*ência, n*o é *uficiente ap*ese*tar personagens ne**os
</line>
<line>
e tratar de questõ*s r*lacionadas ao preconce*to. É fu*damenta* co*siderar a mane*ra *omo o
</line>
<line>
texto e as ilustrações são e*abora*os (P*R*S; SOU**; SOUZA*0*5).
</line>
<line>
P*ra Jovino (20**. P. 216), os livros que ret*ma* traços e símbolos da c*l*ura afro-
</line>
<line>
brasileira, "t**s *o*o as relig**es de m*trizes africa*as, * capoeir*, a dança e os *ecan*smos
</line>
</par><par>
<line>
de resistência diante das discriminações, objeti*am
</line>
<line>
*m est*mulo p*s*tivo e um* au*oestima
</line>
</par><par>
<line>
[...]". Mediante *sse con**xto, a afrolitera*u*a pode *er encarada c*mo uma expr*ssão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
afrocen*ricidade.
</line>
</par><par>
<line>
A ideia a*roc*n*ri*a se relacio*a *rincipa*mente com proposta a
</line>
<line>
e*istemológica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consid*ra* o po*to *e
</line>
<line>
partida. D*do que os a*rica*os passaram por deslo*ame*tos culturais,
</line>
</par><par>
<line>
psic*ló*icos, econ*mi*os e históricos, é crucial q*e qual*uer análise de suas condições
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
qu*lquer país lev* e* co*sideração uma pe*sp*ctiva cen*ra*a na África e su*
</line>
<line>
diás**r*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*nicialmente, devemos enten*er a afrocentri*idade como uma forma de pensame*to, *rática e
</line>
<line>
*erspectiva que reconhece os afr*canos c*mo s*jeitos * *gen*es, influ*n*iando a *ró*ria
</line>
<line>
*epresenta*ão cult*r*l e *gin*o de acordo com se*s próprios inte*esses humanos (ASANTE,
</line>
<line>
2009, *.9*).
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina *I, v. 21, *. 3, art. 11, p. *24-246, ma*. 2*24 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. A*aú*o, *. G. Mo*ra
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
Observa-s* que o candomb*é s* c*ns*itu* em u* *nt*icado
</line>
<line>
con*unt* de imagens em
</line>
</par><par>
<line>
que cu*tura e símbolos se entre**çam, dando *rigem ao espaç* sag***o do Terr*ir*. É nesse
</line>
<line>
ambiente qu* se dese*rola a dram*tur*ia r*li*iosa, un*ndo o *ovo de santo e os si*patizantes
</line>
</par><par>
<line>
desta fé. "* imagin*rio no *andomblé se
</line>
<line>
configur* a partir de toda uma construç*o
</line>
</par><par>
<line>
mitológ*ca que é interpret*da pelo imagi*ári* das *anç*s e pela riq**za dos movimen*os que
</line>
</par><par>
<line>
contornam ética e *steticame**e a v*da do Pov* do Santo" (CO*RE*A, 2013, p.
</line>
<line>
*7).
</line>
</par><par>
<line>
Media*te esse contexto, que*tiona-se: Qual a r*levân*i* *a l*ter*tura **rocentrada na
</line>
<line>
tr*nsf**mação sociocultural de crianças que *azem parte de relig*ões afrodia*póricas?
</line>
<line>
Bu*cando respon*e* à pergunt* prop**ta, est* a*tigo p*ocura analisar a relevâ*c*a **
</line>
</par><par>
<line>
**tera*ura afro centrada
</line>
<line>
n* transf*rm*ção sociocultural *e cri*n*as que fazem parte de
</line>
</par><par>
<line>
reli*iõ*s afrodi*sp**ica*, adotando uma abordagem *entr*d* na cultura africana.
</line>
<line>
2 *EFERE*CIAL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 A m*d*aç** de le*tur* para crianças de candomblé: uma etnogr*fia
</line>
</par><par>
<line>
N* linguagem co*um, há u*a
</line>
<line>
confusão ent** "tr*balho de campo" *tnografia. Na e
</line>
</par><par>
<line>
v*rdade, o trabalho de campo
</line>
<line>
nã* excl**ivo da Antropologia, nem foi i*v*nta*o por e*a. é
</line>
</par><par>
<line>
Geógrafos, geólogos e *sicólogo* também realizam tr**alho de cam*o. Desde final do o
</line>
<line>
século XIX, muitos pe*quisadores têm ido a campo *ara testar teorias com b*se em evidências
</line>
</par><par>
<line>
empír*cas.
</line>
<line>
No *ntanto, o camp* a*t***oló*ico *mplica n*o apenas observar ou coletar
</line>
</par><par>
<line>
amostras, mas algo ma*s c*mplexo: uma imersão pro*on*ada, uma observação sistemát**a,
</line>
<line>
uma in****ç*o efet*v* (em l*ngua nativa), e**olvendo u*a mistu*a de rel*çõ*s como aliança,
</line>
<line>
*umplicidade, amizade, re*peito, *oe*ção e uma tolerân*ia irôni*a (*LIFFO*D, 1999, p. 94).
</line>
<line>
A prát*ca etnográfica é essencialmente mol*ada p*la cu*iosid*de e *bordagem do
</line>
</par><par>
<line>
*róprio e*nó*rafo (MATTOS, 2011). Por *sso, as técnicas e
</line>
<line>
procedi*ent** usados não
</line>
</par><par>
<line>
s*gue* uma
</line>
<line>
e*tr*t*r* fix*, m*s sim o discer*imento adqui**do pel* etn**rafo durant* sua
</line>
</par><par>
<line>
imers*o no contexto so*ial da p*squis* (MATTOS, 2011).
</line>
<line>
Para Mattos (201*), o* *étodos de *oleta * análise *esse *i*o de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
frequentement*
</line>
<line>
pr***sam ser adaptados ou *ecriados para se ade*u*r à reali*ade do c*mpo.
</line>
</par><par>
<line>
Em *e**l, o *urso da p*squisa *tnográfica é *nflu***iado, ex*lícita ou implicit*mente, pe*as
</line>
</par><par>
<line>
questões lev*ntada* p**o pesquisador (MA*TOS, 20*1). *inda, segundo
</line>
<line>
a a*tora,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"E*nografia * a escrita do visív*l. A descrição etnográfica d*pende das qualidades de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 21, *. 3, art. 11, *. 224-246, *ar. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afr*centricidade, Litera*u*a e Tran*form*çã* Social: Uma Etnog*afia em uma Casa de C*ndomb*é
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
obs*rv*ção, de sensibilidade a* outro, do *onhe*i*ento sob*e o con*ext* estudado, da
</line>
<line>
inteligên*i* e d* imaginaç*o cie*tífic* do etnógrafo" (MATTOS, 2011, *.54).
</line>
</par><par>
<line>
*uando começ*m*s a es*oçar a i*ei*
</line>
<line>
des*a pesquisa, pensamo* em compreender
</line>
</par><par>
<line>
co*o a leitura pod*ria contribuir p*ra melhorar a v*d* cultural e soci*l das crianç*s qu*, por
</line>
</par><par>
<line>
acompa*hare* *eus pais, passam grande pa*te de seu te*po e at* *e sua* vidas dentro
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
barracões de c*ndomblé. Isso
</line>
<line>
contrasta com a
</line>
<line>
visã* dos costumes pr*testantes, que, por sua
</line>
</par><par>
<line>
vez, concentram suas prá**cas ** atividades litúrgica*, nã* *ultu*ais, direcionadas ao seu
</line>
<line>
público. No entanto, o foco desta pesquisa não *e l*m*tav* apenas à conta*ã* de histór*as d*
</line>
<line>
seus antepassados, mas também ao e*sino e à prática da leitura, sej* media*a *u *ão.
</line>
<line>
Conhece* o e*paço foi fundament*l, embora des**iador, um* v*z que a maio*ia da*
</line>
<line>
*asas de candomblé nã* e*volve crianças em suas at*vid*des. Além disso, alguns most*aram
</line>
</par><par>
<line>
*esitaç*o em rec*ber pessoas
</line>
<line>
de fora de sua comunidade religiosa. É comum que alguns
</line>
</par><par>
<line>
sac*rdotes de candombl* não abr*m s*as cas*s **ra *ais *tividades, e é importante que, como
</line>
<line>
*ndiv*duos, respe*tem*s a *i*gularidade de cada um.
</line>
</par><par>
<line>
Na cons*ruç*o *es*a pes**is*, pudemos obse*var q** ativid*de de med*aç*o de a
</line>
<line>
l*itura não tinha apenas * o**etivo de instila* nas *rianças o g*sto e a prática da leitura *en*ro
</line>
<line>
*e seu próprio espaço, ma* também al*m de seus li*ites físicos. Isso se deve ao fat* de qu*
</line>
</par><par>
<line>
toda a*ivi*ade educacio**l
</line>
<line>
tem a re*pon*abilidade de t*anscender barr*iras para pro*over
</line>
</par><par>
<line>
cr*sciment* *essoal, so*ial e cultural. E, no co*text* do* t*rrei*os *e candomblé, isso
</line>
<line>
n*o
</line>
</par><par>
<line>
poder** ser d*ferent*.
</line>
</par><par>
<line>
*bservar a ativi*ad* de m*di*ção d* lei*ura *e literat*ra i*fantojuvenil *fro-*rasileira
</line>
</par><par>
<line>
não * um* tarefa fácil, es*ecialmen*e dentro de se* e*paço
</line>
<line>
sagrado. A *deia que foi
</line>
</par><par>
<line>
transm*tida é * de que se trata d* uma quebra de paradi**as, como *e ali **sse e, de fat*, é
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
*uta *ontín*a por direi*os e *eve*es. Mais do que isso, é u*a *ata*ha d**ria c*nt*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*econceito,
</line>
<line>
* int*lerân**a
</line>
<line>
reli*iosa e o raci*mo est*utur*l. * *ediação de leitu** *ara
</line>
</par><par>
<line>
c*ianças de **ndomblé te* uma de suas princip*is res*on*a*ilidad*s ** oferecer *m espaço
</line>
<line>
o*de essas cr*anças tenham a oportunidade *e expr*ssar suas **zes e e*pe*iências.
</line>
<line>
Foi propos*a pel* medi*dor uma liter*tu*a que se expressas*e de maneira clara *
</line>
</par><par>
<line>
*cessível para que a* criança*
</line>
<line>
pudes*em compre*nder facilment*
</line>
<line>
as histórias na**adas. Isso
</line>
</par><par>
<line>
porq*e,
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
a*o**ar a
</line>
<line>
*i*e**tur* afr***na, frequentemen*e encontramos muitas pa**vras em
</line>
</par><par>
<line>
Iorubá, a *íngua
</line>
<line>
africa*a nativa d*s culto* afro-brasil*iros. Durante a pesquisa, p*rcebeu-se
</line>
</par><par>
<line>
que * *oleção "Orixás para Cri*nças," que ainda estava em p*oce**o de pub*icação na época,
</line>
</par><par>
<line>
inti*ulada "Conhecendo os Ori*ás de Exu a
</line>
<line>
Oxalá,"
</line>
<line>
*e au*oria de *aldete Tristão * C**o
</line>
</par><par>
</page><line>
Bressane, d* Editora Arole Cultur*l, era uma das preferidas das crianças. Ao iniciar o *s*udo
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 3, a**. 1*, p. 2*4-246, **r. 2024 www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, R. G. Moura
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
das i*agens e dos t*xtos, co*s*atou-se que esse livro era tant* lú*ico quanto ed*ca*i*o. Ele
</line>
</par><par>
<line>
apre*enta às crian**s os ha**t*ts dos Orixás, *uas formas de culto, suas s*u*açõ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pec**iaridades, tornando o aprendiz*do s*bre es*as fi*uras e**i*ituais rico e envolvente.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Capa *o *ivro Conh*cendo *s *rixás: de *x* a Oxalá
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Tristão (2*18)
</line>
<line>
A cada l*itura, era *vidente a interação c*esc**** das cria*ças, especial*ent* qu*ndo
</line>
<line>
as histórias narr*das fa**am parte de seu cotidiano. A at*vidade de mediação de lei**ra torn*-
</line>
<line>
se cati**n*e *uando as hist*rias têm *elevâ*c*a p*r* a vida da* *rianças. É impor*an*e que a
</line>
<line>
le*tura nunca seja imposta como *ma o*rigaç*o, *as *im oferecida com* u*a oportuni*ade,
</line>
<line>
pois o liv** deve de*pertar o ***eresse das cr*a**as p** ass*ntos que as levem * re*letir sobre *
</line>
<line>
história e sua *plicabilidade em suas vid**. Isso co*o*a a c*ia*ça em um contexto no qual ela
</line>
<line>
p*de reformular suas perguntas, co*t*ibuindo a*sim para se* aprendizado e *xperiência*.
</line>
<line>
*e acordo com Bri*to (2006, p. 84), "ler é u*a a*ão in*electual, na qual os sujeitos
</line>
<line>
p*o*essam informações codificadas em tex*os esc*itos com base e* s**s experiência*,
</line>
<line>
co*hecim**t*s e valore* prévios". *ara Soares (*988, p. 28), * *eit*r* é um ato polít*co e,
</line>
<line>
*or*anto, é extremament* *elevante em conte*tos sagrados, com* os terreiros *e cando*bl*.
</line>
</par><par>
<line>
Para a reali*ação *a atividade
</line>
<line>
de me*ia*ão de leitura, observou-se que, *nicial*ente, foi
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvida uma
</line>
<line>
acolhida com as cri*nç*s, p*rmitindo que elas se sentissem à vontade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
a*ertas para *ualque* *ipo de diálogo. A mediação d* le*tura é, afinal, u* d*álog* ba*eado no
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 3, ar*. 1*, p. 224-246, m**. 2024 *ww4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*froce*tri*idade, Literatur* e Transfor*ação Social: *ma E*nografia em uma Casa de Candomblé
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
que * ouv*do durante as sessões. Nessa etapa inicial, di*tribuíra*-s* desenho* e *ápis de c*r às
</line>
<line>
crianças, *roporcion**do-lhes u*a *tivi*ade descontr*ída de colori* desenho* com figuras
</line>
<line>
dos orixás. Ness* momento, já se perc*beu * in*eresse das crianças *or hist*ri*s r*la*ionadas
</line>
<line>
aos Orixás.
</line>
</par><par>
<line>
Iniciara*-s* as *essões d* mediação de leitura
</line>
<line>
co* qua*ro e*e*plares de tít*lo*
</line>
</par><par>
<line>
diferen*es: "Conh**endo os O*i*ás de Exu a Ox*lá", "Exu: dois amigos e um* *uta", "Ogum:
</line>
</par><par>
<line>
o in*entor de ferra*entas" "*ya: a *ãe que não abandona os filh*s". *pós e
</line>
<line>
d*scu*são
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
decisão
</line>
<line>
c*nju*ta entre as cr*anças, * *ítu*o ***olhi*o fo* "C*nhec*ndo os Orixás
</line>
<line>
de Ex*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Oxal*". Mostrou-se o livro para as crianças, exibindo * capa * to*as as páginas, e c*da cria*ça
</line>
</par><par>
<line>
teve * opo*tu*idade de manusear o l*vro in*ividualmente. Essa
</line>
<line>
abordagem também se*viu
</line>
</par><par>
<line>
como um estímulo prático pa*a a pr**ica
</line>
<line>
da leitura, enfatizando a im*ortância do
</line>
<line>
contato
</line>
</par><par>
<line>
físico com o livro.
</line>
</par><par>
<line>
A mediação de *eitura deve se* condu*ida *elo t**po *ece**ário par* que cada c*iança
</line>
</par><par>
<line>
assimile as
</line>
<line>
histórias
</line>
<line>
em seu próprio ritmo e de sua p*ópria maneir*. *oste*iormente,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fun*amental discutir as histórias,
</line>
<line>
re*acion**do-as às que*tões *o coti**ano
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
crianças.
</line>
</par><par>
<line>
Observo*-se a diferenç* entre as crianças, mas todas co***rtilhavam o **bito da curiosidade
</line>
<line>
e o des*j* de bus*ar infor*aç*es por meio da mediação d* leitura. Algumas crianças, em
</line>
<line>
part*cular, gos*avam ** ouvir a mesma hi*tória várias vezes, o que exigia d*s mediador*s de
</line>
<line>
leitura uma dis*osição para ate*de* * essas preferê*cias individuais.
</line>
<line>
A me*iação *e lei*ura pa*a crianças de candomblé * u* compromisso em trans*ormar
</line>
</par><par>
<line>
esses espaços em locais *e a*rendizado, o*de a lei*ura
</line>
<line>
está intrinseca*en** ligada ao
</line>
</par><par>
<line>
*mb*ente, suas m*nifes*ações e preferências. Nas p*l*vr*s de Lu*t (2*11): "A leitura * um
</line>
</par><par>
<line>
processo de int**ati*i*ade, implic*ndo *
</line>
<line>
explicitaç*o do modo como o leitor *isu*liza
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mundo, d*s valo*e* que subjazem às suas m*nif*stações e do encaminhamento d* sign*fi*ação
</line>
<line>
do t*xto origina* observadas es*as *uan*as".
</line>
<line>
3 RESULT*DO* E *ISCU*SÕES
</line>
<line>
3.1 Oxum, rainha das águas *oc*s
</line>
<line>
Co*o o li*r* tinha u*a ordem, foi p*rguntado *s crianç*s, *evido ao es**ço limitado,
</line>
</par><par>
<line>
qu*l história elas gos*ariam de ou*ir
</line>
<line>
p**meiro. A resposta era bast*nte prev**ível, e ass*m
</line>
</par><par>
</page><line>
*br*mos a pá*i*a qu* apresentava o O*ixá Oxum. Essa divindade é a representa*ão d*s águas
</line>
<line>
doces e da mater***ade, *bran*endo tudo o que o* s*re* humanos podem desfrutar dos rios. A
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, ma*. 2024 www4.fs*net.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, R. G. Moura
</line>
<line>
*32
</line>
</par><par>
<line>
par*ir de*se ponto, *s sess*es de media*ão d* *eitu*a foram *l*m d* p*ática *a lei*ura e* si e
</line>
<line>
se concentraram na **spons*b*lidade de cui*ar do mei* ambiente. Al*m de promov*r o
</line>
</par><par>
<line>
empoderamento étnico-r*cial, a l*itu*a também *esemp*nh*u um papel *undamental
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento do sen*o crí*ico e na *ormação de opin*ão das crianças. Foi quest*onado à*
</line>
</par><par>
<line>
*rian*as s*bre a importânci* *a água potável, e algumas delas p*deram *e*ponder sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessid**e de não polui* os rios e suas margens. Isso destacou como a m*diação de l**tura
</line>
<line>
pode ser u*a f**ramenta poderos* para transmit*r *al*re* *mp*rtan*es, c*mo a *reserv*ção d*
</line>
<line>
*eio ambie*t* e a *onscientizaç*o s*bre *uestões crít*cas. Segundo Verger (1999, p. *99),
</line>
<line>
Oxum:
</line>
<line>
() imit* o comp*rtamento de *m* mulher *aidosa, que vai ban*a*-se no rio,
</line>
<line>
enfeita-se c*m *olares * pulseira*, agita os b*aços **ra f*zê-*os t*l**tar, abana-se
</line>
</par><par>
<line>
graci*samente e contemp*a-se
</line>
<line>
com satis*ação em *m espelho. E** é saudada pela
</line>
</par><par>
<line>
exclamação "*re ye *eo". () é s*mboli*ada p*r seixos de rios, sob*e *s quais são
</line>
<line>
co**cados puls*ir*s, colares e le*ues *e *obr*.
</line>
<line>
*xum re*resenta a essência da feminilid*de, sendo semp*e muit* p*r*picaz e à frente
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
se* *em*o. Onde quer que Oxum coloque suas *ãos, ela semeia am*r, tanto na
</line>
<line>
terra
</line>
</par><par>
<line>
**anto n*s corações d*s
</line>
<line>
h*mens. Trabalha* com a
</line>
<line>
*istóri* de Oxum, especial*en*e para as
</line>
</par><par>
<line>
menin*s neg**s, é f*ndament*l para a co*stru**o de *ua
</line>
<line>
identidade f*minina. Oxum
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
r**ratada com* uma princesa africana
</line>
<line>
que não *arreg* se* espe*ho apenas p*ra a*mirar a si
</line>
</par><par>
<line>
me*ma, mas també* para refletir lon*e de si tu*o o que *ão * *om. De acordo com
</line>
<line>
N*sc**ento (*014, p. 14-15):
</line>
</par><par>
<line>
Oxum, *
</line>
<line>
*rixá que rein* nas
</line>
<line>
águas doces corre*tes (ri*s, cachoe*ras), carrega
</line>
</par><par>
<line>
*onsigo um *spelho, o a*ebé. Muitas v*zes e*a é *hama*a, por is*o, de **ido*a.
</line>
</par><par>
<line>
*if*rentemen*e de*sa leitura tr*dicional, na qual espelho é associado a va*dade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
beleza
</line>
<line>
física, proponho a comp*een*** desse espelh* como fonte de
</line>
</par><par>
<line>
autoconhecimento e reconhecimento, onde uma s* mira para ma*s se c*mpre*n*er.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 224-2**, mar. 20*4
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afrocentri*idad*, Literat**a e Transformação Soc*al: Um* Etnografi* em *ma Casa de Candomblé
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Ilu*tra*ão re*resentando a Orix* O*um
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Tristão (2018)
</line>
<line>
* sess*o de mediaçã* de leitura pr**seguiu após uma pausa para **bat*r a importâ*cia
</line>
<line>
*e Oxum na *erra, já que *la foi designa*a *or Obat*lá *ara cuidar dos *ios * ca*h*ei*as.
</line>
<line>
Durante * mediação *e l*itu*a, toda* as *i*tórias do livro foram abordadas, mas p*ra **
</line>
<line>
pro*ó*itos desta pesqu*sa, optou-s* por rel*tar as atividades realizadas com as históri*s de
</line>
<line>
Oxum, Ogum, Ieman*á e Xangô.
</line>
<line>
3.2 Ogum, o D*us do ferro * d*s ca*i*hos
</line>
<line>
Ogum é consi**rad* fi*ho d* Iemanjá com O*alá, *endo um **ixá de g**n*e
</line>
<line>
conhecimento e respeito. Ele é responsável, junto co* *eu irmão Ba*a/Exu, *elos ca*inhos e
</line>
</par><par>
<line>
estrad*s, sendo ta*bé* o se**or
</line>
<line>
da agr*cultura * *a forja de
</line>
<line>
aço. Além disso, Ogum
</line>
</par><par>
<line>
*esempenha o papel *e trazer alimentos p*ra s*a *ldeia e é *m grande protetor dos animais.
</line>
<line>
**a*do Ogu* desc* * Terra, ele *osta *e dançar, como se ***iv*sse em m*io * uma ba*alha.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 21, n. 3, a*t. 11, p. 224-246, ma*. 202*
</line>
<line>
*ww4.*s*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, R. G. Moura
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra * - Il*straçã* *e**e*entando o Orixá O*um
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Tristão (*0**)
</line>
<line>
*g*m * consid*rado um *os Orixás mais impo*tantes, pois c*be * ele o início de todas
</line>
<line>
as coisas, se*do o protetor dos cam*nhos daqueles q*e *es*jam explorar * desconhecido. Fal*r
</line>
<line>
sobre essa *ivind*de é relev**te, uma vez que a *e*iaçã* de l*itura tamb** e*volve a
</line>
<line>
expl*ração de no*os m*n*os * horizont** no imag*nário da* cr*anças.
</line>
<line>
É cruci*l destac*r qu* a me*iação de *eitura pode abordar tema* considera*os
</line>
<line>
delicados, * es*a sensi*ilidade é aind* mais r*levan*e q*an*o se tr*balha co* *rianças. *s
</line>
</par><par>
<line>
adultos tê* um papel
</line>
<line>
significativo *a f*rmação d* opini*es das *ria*ças, e, port*nto,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
imparcial*dad* é uma *e*pon*a**li*ade i*p**tan*e. Durante **ss* observação, ficou ev*d*nte
</line>
<line>
a dif**uldad* de dis**tir certos tópicos c*m crianças *o candombl*, como a demoniza*ão d**
</line>
<line>
deuses iorubanos.
</line>
<line>
É fundamental abo*da* *ssas questões c*m cuid*do e sens*bilidade, ga*antindo que a
</line>
</par><par>
<line>
mediação de **i*ura seja u*a
</line>
<line>
oportunida*e para promove* compr*ensão e respeito pel*s
</line>
</par><par>
<line>
crenç*s * cul*uras dos outros, ao invés *e pe*petu*r estere*tipo* neg*tivo*. Isso ressalta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
i*portância de u* medi*dor de leitur* s*r se*sível às nece*si*ades e crenças d*s cria**a*, *o
</line>
<line>
mesmo tempo em que *ornece informaçõ*s pre*isas * equilibradas.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, m*r. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afr*centr*cid*de, Liter*tura e Tra*sformação Social: *ma Etnografia em uma Cas* de Ca*domblé
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
Foi so*icitado às crianças *ue indicass*m *ugares *m seu *mbiente *otidi*no em que
</line>
</par><par>
<line>
elas *iam rep*esentaç*es
</line>
<line>
da natureza, sua* resp*stas f*ram imediatas. El*s mencionaram *
</line>
</par><par>
<line>
*ugares como a linh*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
trem,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
lagoa, as matas * a rua *nde * asé (templo religioso) está
</line>
</par><par>
<line>
localizado, todos esses lugares com rep*esenta*ões dos O*i*ás. Isso ilustra como a me*ia*ão
</line>
<line>
de le*tura te* o pode* d* transp**tar as crianç*s de terre*r* de cando*blé para outro* espaços
</line>
<line>
e ambientes qu* *ão *xc*usivamente de**s. Essa abordag*m estim*la a *arte lú*ica e artística
</line>
</par><par>
<line>
das crian*as, c*ntri*u*ndo p*r* o d*senvolvimento
</line>
<line>
*e seus sentidos. Além diss*, *ju*a na
</line>
</par><par>
<line>
educa*ão esc*lar *ora do asé, uma v*z que l*itura e*pan*e os h*rizontes da* cr*anças, a
</line>
<line>
pe*mi*indo que *las expl*rem o m*ndo *e maneiras n*vas * emoc*o*antes.
</line>
<line>
Em certo momento, percebe*-se a aproximação de al*uns *dultos e me pre*cupei em
</line>
<line>
continuar observ*nd* as atividades das cri*nças. Surpreendent*mente, os adultos e*t*vam tão
</line>
<line>
envol*id*s com a leitur* qu*nto as crianç*s, * qu* foi *m* *xp*riênci* únic*. Até aquele
</line>
<line>
momento, eu não havi* vi*to tanto e*tu*iasmo por parte dos ***l**s, mas *e*cebi qu*, de*ido
</line>
</par><par>
<line>
ao *onte*to religioso, * *nt*re**e d*les era princ*palm*nt* volta*o para a busca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento s*bre seus antep*ssados divinizad*s.
</line>
</par><par>
<line>
A roda d* con*ers* com as crianças estava muito interess*nte, e elas participaram
</line>
</par><par>
<line>
ativame*te de *o*as
</line>
<line>
as discus*ões sob*e o liv*o e os *rixás. Segu**o Warschauer (2001),
</line>
</par><par>
<line>
alé*
</line>
<line>
de aprimorar a *abilida*e de argumentação l*gica, a prática não apenas env*lve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pre*e*ç* física do o*tro, *as ta*bém requer o *esenvolv*m*nto das habilidad*s interpesso*is,
</line>
<line>
com* o manejo das emo*ões, o r*sp*i*o m*tuo, * *a**cidade de ouvir *tentamente, exp*essar-
</line>
</par><par>
<line>
s* adequad*m**te, aguardar a vez de falar, *articipar ativamente n*
</line>
<line>
conve*sa, *idar com as
</line>
</par><par>
<line>
diferenças e o esforço de compreender o ponto d* v*sta do out*o, en*re o*tras c*m*et*ncias.
</line>
<line>
3.* Odé, o grande caçador
</line>
<line>
Odé, *amb*m con**cido como O*ossi, * um d*s or*xás mais recon*ecidos no Brasil.
</line>
<line>
Su* i*portância reside na respon*abilidade d* caçar pa*a **iment*r sua *ldeia ou comunidad*.
</line>
<line>
Assi* *omo Ogum, *** é um estrate*ist* habilidoso * habita as floresta*, protegendo-as da
</line>
</par><par>
<line>
degrada*ão frequentemente *a*sada
</line>
<line>
pelo ser humano. Odé é *requentemente *eleb*ado *os
</line>
</par><par>
<line>
terr*iros de candomb*é em todo o Brasil, e os mais a**i*o* n* religião af*rmam *** Oxos*i é
</line>
</par><par>
<line>
ágil, a*tuto in*elige*te, e
</line>
<line>
p*nsan*o
</line>
<line>
*api*ame*te para
</line>
<line>
abater suas presas, sendo um **çador
</line>
</par><par>
<line>
exímio.
</line>
</par><par>
</page><line>
Odé é um conh**edor dos segredos da floresta, dos animais e seres que nela h*b*tam,
</line>
<line>
*em como das fontes de alimento *bundantes. E*e é co*sider*do * *rixá ca*ador, um d*fen*or
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na *I, v. 21, n. 3, art. 11, p. **4-246, mar. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, *. G. Moura
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
daqueles que lutam pel* seu s*s***to e pelo de suas fam*lias. Ele *esempen*a esse pap*l s*m
</line>
<line>
prejud*car o *eio ambiente e é *esponsável por fornece* alime*tos aos *er*s h*manos, *empr*
</line>
<line>
auxil*ando aqueles que *uscam sua p*o*eção (asé). Odé zela pe** Terra, vive em harmonia
</line>
<line>
com o meio ambi**te e *quilibra o *co**istema e os se*es que o **bitam, incluindo os
</line>
<line>
pássar*s ** seus voos. *egundo Ve*ger (2018, p. 1*2):
</line>
</par><par>
<line>
*xossi, o deus dos caçadores, teria sido o *rmão caçula ou
</line>
<line>
filho de Og*m. Sua
</line>
</par><par>
<line>
*mportân*** deve-*e a diversos fatores. O primei*o é de o*dem material, pois, como
</line>
<line>
Ogum, ele prot*ge os caçadores, torna *uas expe**ções eficazes, delas *esultando
</line>
</par><par>
<line>
*aç* abundante. O segundo é de ordem médica, p*i*
</line>
<line>
*s caçado*es pass*m **and*
</line>
</par><par>
<line>
parte do se* temp* na floresta, estando em conta*o freque*te **m O*sain, d*vindade
</line>
</par><par>
<line>
das folhas terapêut*cas e litúr**ca*, e aprend*m com ele
</line>
<line>
parte *o seu s*be*. O
</line>
</par><par>
<line>
terceir* é *e ordem so*i*l, *ois normal*ente é um caçador que, du**nte *uas
</line>
</par><par>
<line>
expedições, descobr* um *ugar favor**e* à in**a*ação *e um* nova r*ç*
</line>
<line>
ou de um
</line>
</par><par>
<line>
vilarejo. Torna-*e assim o pr*mei*o *cupante d* luga* e senhor da t*rra (oníle), *om
</line>
<line>
autorida*e s*bre os habitantes que aí ven*am a se in**alar posterio*m*nte. O quarto
</line>
</par><par>
<line>
é de
</line>
<line>
ordem a*ministr**iva e policial, p*is antigamente os caçadores (ode) er*m
</line>
</par><par>
<line>
únicos a *ossui* *rmas no v*larejo, *ervi*d* *ambém de guardas-*otur*os (o*o).
</line>
<line>
Fi*ura 4 - Ilustr*ç*o *epresentando o Ori*á Odé
</line>
</par><par>
<line>
F**t*: Tristão (2018)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, m*r. 2024
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*f*oce**ri*i*ade, Li*eratura e Transformação S*cial: Uma Etnografia em uma Casa *e Cand*mblé
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
C*m * *t* de *d*/O*osse observamos que as c**anç*s tinh*m uma for*e tendênci* em
</line>
</par><par>
<line>
asso*iar os *rixás aos recu*sos naturais, achei impor*ante a qu*stão d*
</line>
<line>
caça para dividir
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
comunidade. *om o au*í*io da l*itu**, *odemos perceb*r o quanto a
</line>
<line>
r*sponsabil*dade de
</line>
</par><par>
<line>
mediar leitu*a é impor*ante tan*o para a propagaçã* e valorização de seu cul*o co*o para o
</line>
<line>
enten*imen*o de mundo.
</line>
<line>
*.4 I*ma*já, * rainha do mar
</line>
<line>
A roda de leitu*a gerou *ntusiasmo *anto nas *rianças qua*to em alguns *dultos
</line>
<line>
presentes. Além *e promover a lei*ura e * mediação d* leitura, noss* preoc*paçã* sempre foi
</line>
<line>
**ucaci*nal, buscan*o ensina* o c**dado co* o meio am*iente por *eio da leitura, u**lizando
</line>
<line>
a imagem de s**s antepassados divinizados em c*njun*o com os *lemento* da natu*ez*. *sso
</line>
<line>
de*taca a import*n*ia *a l**tura na educação ambi*nt*l, que é o t*ma centr*l desta pe*quisa.
</line>
<line>
De a*ordo com Seitz (2006, p. 38):
</line>
<line>
O ato de ler não é ape*as ver o q** está escrito. Ler é *er *uestionad* pelo mun*o e
</line>
<line>
por s* mesm*, é saber que cert*s re**osta* pod*m s*r enc**tradas na produção
</line>
<line>
es**ita; é poder ter acesso a* escrito; é *onst**ir um* respos** que *ntrelace
</line>
</par><par>
<line>
informações nov** àquelas que já po*suí*. [] pro*orc*ona possibilidade de a
</line>
<line>
diálogo para *lém do temp* * do espaço; é o *lojam**to *o m***o para além *os
</line>
<line>
l*mites de nosso quar*o, *esmo sem sairmos de c**a; é a *xplo**ção de *xperiê*c*as
</line>
<line>
mais variadas, quando não **dem*s viver realmente. Por meio da leitu**, em *m a*o
</line>
</par><par>
<line>
apar*ntem*n*e s**itário,
</line>
<line>
po*em*s di*logar *om *eios soci*i* e geog*áfic*s muito
</line>
</par><par>
<line>
distan**s do nosso, *odemos dia*ogar com pa*sados remoto*
</line>
<line>
e viven*iar
</line>
</par><par>
<line>
experiênc*as *e ou*ros momentos históric*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ao observa* * prática, notei *** eles sempre buscav*m estabe*ecer conexões **tre a
</line>
</par><par>
<line>
leit*r* e *s *aracte*í*ticas d*s *rixás *ue, em *empos remotos, viv*ram
</line>
<line>
**tre os *eres
</line>
</par><par>
<line>
humanos *o aye (mundo terreno), cuidando e *ultivando a terra, antes *e s*rem divinizados
</line>
</par><par>
<line>
e pa*tirem
</line>
<line>
pa** o
</line>
<line>
oru* (*undo espirit*al). Eles pr*cur*vam mos*rar às crianç*s a
</line>
</par><par>
<line>
i*port**c*a da sust*nta*ilid*de por meio da l*itura.
</line>
<line>
A leitura também explo*ou o*tro e*emento *a natureza, que é *overnado *or
</line>
<line>
Iem*njá, um Orix* feminino. I**an*á * freq*entement* r*pre*enta*a como um* s*reia c*m
</line>
<line>
se*os volumosos e seu nome *ignific* "mãe cujos filhos sã* peixes". Ie*a*já é considerada *
</line>
</par><par>
<line>
*ãe d*s pe*cadores, ab*nço*ndo-os *om boas
</line>
<line>
pescas. No *ntanto, Iemanjá também é
</line>
</par><par>
<line>
conhec*da por punir aquel*s que não cuidam
</line>
<line>
do mar e o poluem. De acordo com um ìt*n
</line>
</par><par>
<line>
(his*ória ou *ito), as
</line>
<line>
ondas d* ma* foram criadas para *impar *odas as
</line>
<line>
poluições caus**as
</line>
</par><par>
</page><line>
pe*os seres humano* nos mares e rio*, e *sse pod*r foi concedido a I*man*á por Oludumare.
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, mar. 202* www4.fsanet.c**.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Ar*újo, R. G. Moura
</line>
<line>
*38
</line>
</par><par>
<line>
Essa abordagem pe*m**e que as *rianç** compree*dam não ap*nas a **por*ância da l*it**a,
</line>
<line>
mas também como ela p*de es*ar intrinsecamente l*gada à pr*servaç*o do *eio ambiente e
</line>
<line>
ao res**it* pela natureza, transmitido por meio dos ensinamentos dos Orixás.
</line>
<line>
*emanjá é conhe*ida como a protetora do* filhos que *horam e é consid*rad* a m*e
</line>
<line>
de todas as *abeças e de todos os Orixás. Ela é responsável po* orientar e permitir que seus
</line>
<line>
filho* *igam o fluxo da* *nda* *a v*da. Iema*já é considerada *il*a de O**ku*, o Deus dos
</line>
<line>
m*res, e é mu**o cel*bra*a *m * de f*ve*eiro n* Br*s*l, um di* consagrado a ela devido às
</line>
<line>
bênção* que seus dev*tos rec*bem. Ao contr*rio da rep*esentação que ganhou no Bras*l,
</line>
<line>
I*manjá é tradic*ona*men*e *ep**sentada *om* uma figur* negra. N* África, e*a é cultuada
</line>
<line>
n*s rios, en*uanto no *r*sil, Iemanjá s* tornou conheci*a como * *ainha do ma*. De acor*o
</line>
<line>
com Nogueira (2017, p. 77):
</line>
<line>
Nós *o* a*riscam*s dizer: Ie*anjá pode ser enten**da *omo um *ig*o *eminino que
</line>
<line>
reve*a q*e bem e **l não *ão *ubstân*ias distint*s. O m** tanto pode afogar *uem
</line>
</par><par>
<line>
pesca com* é a
</line>
<line>
ba*e de **a honra. Port*nto, o bem * m*l s*o maneir*s e *e
</line>
</par><par>
<line>
*anifes*ação da m*sma pot*nci*.
</line>
<line>
Figura * - Ilustração Representando A Orix* Iem*njá
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: T*istã* (20*8)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*r*si*a, v. 21, *. 3, art. 1*, p. 224-246, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afrocentricida*e, *itera*ura e Tra*sformação S*cial: Uma *tnografia em uma Casa de Cando**lé
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
A*ós a lei*ura sobre I***n*á, começ*ram a buscar *emelh*nças entre o Or*xá e o
</line>
<line>
univ*rso das crianças. Elas *oram bast*n*e diretas em suas respost*s sobre a im*ortâ*cia de
</line>
<line>
preservar os rios, o* mare*, sua *lo*a, fauna e a produção de alimentos, como peix*s e sal. As
</line>
</par><par>
<line>
**ia*ças do asé também
</line>
<line>
*borda*am um tema c*ucial: * a*uecimento global, e*pres*ando-o
</line>
</par><par>
<line>
co* suas *róp*ias palavras.
</line>
<line>
N**se m*me*to, f*ca evi*ente * ne*ess*dade *e realizar atividade* *omo essa nos
</line>
<line>
espaços l*túrgi*os, po*s mais do qu* *erpetua* uma *u**ura e *eligião, e*s*s **ática*
</line>
<line>
prom**em a *esp*nsabilidade em r*lação ao p*aneta e *r*nsmite* os e*sinamen*o* deixados
</line>
<line>
pe**s ancestr*i*. Af*nal, *té os Orixás tiveram que apre*d*r a *ui*ar da t*rra (aye).
</line>
<line>
À *edi*a que a mediação d* leitura *ontinua*a, a pesquisa o*serv*va *s crianças
</line>
<line>
relac*onando as históri** dos *rixás com suas próprias viv*nc**s, tan*o dentro do terreiro
</line>
</par><par>
<line>
quan*o em **as
</line>
<line>
vidas cotidian*s. Como
</line>
<line>
em todo
</line>
<line>
con*o, há uma moral d* história, e *om as
</line>
</par><par>
<line>
s*ssões ** mediação *e leitura não é d*fer*nte. Com a p*ssa**m da
</line>
<line>
**stória de Iemanjá, *s
</line>
</par><par>
<line>
crian*as d*stacara* a impo*t*ncia da ****ervação dos ma*es.
</line>
</par><par>
<line>
Essa c*nexã* e*tre as h**tória* dos Orix*s e questões ambientais reforça a relevân*ia
</line>
</par><par>
<line>
das a*ivi*ad** d* leitura como uma fe*r*menta educacional não apenas para promover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literatura e a cultura af*o-bra*i*e*ra, mas t**b*m para se*si*il*z*r *s crianças *obre questões
</line>
<line>
críticas, como a preservação do mei* ambien*e.
</line>
<line>
*.5 Xangô, o senhor da justi*a e dos trovõe*
</line>
<line>
A me**a*ão da leitu*a da *istória dos O**xás p*r* crianças do cand**b*é * uma
</line>
<line>
a*ividade cultural*ente e*riquecedora, *ois *ngloba u*a rique*a de valore* e sabed*ria
</line>
</par><par>
<line>
tran*mitidos por antepassados
</line>
<line>
div*niza*os que foram t*a**dos
</line>
<line>
co*o escravizados e* navios
</line>
</par><par>
</page><line>
negre*ros para o nosso país. Entr* ess*s divindades, des*aca-*e X*ngô, que r*presenta o sens*
</line>
<line>
de justiç* e f*i um *rande rei *e O*ó, n* África, sendo objeto de *ult* até o* dias at*a*s.
</line>
<line>
Xangô é frequentemente a*sociado * id*ia de *q*ilíbrio e impar*ialidade. *iz a
</line>
<line>
tradição q*e ele *ossui doze ministro*, sendo que aque*es do lado es*uerdo s*o responsáveis
</line>
<line>
p*r conde*ar, en*uanto os *o l*do di*eito absolve* ** decisões. Es*a repr*sentaç*o simbólic*
</line>
<line>
de equilíbrio e just*ça é u* dos e**inamento* vali*sos que a história de Xan*ô tr*z às
</line>
<line>
crian*a* do can*omb*é.
</line>
<line>
*or *eio ro*a de leitura da hi*t*ria sobre Xangô e o*tros O*ixás, ela não apenas
</line>
<line>
cone*ta a* crianças *om sua *erança *ultural e e*piritual, *as também *romove valor*s como
</line>
<line>
respeito, equilíbrio, *ompreen*ão * empatia. É uma *aneira podero*a de transmitir
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 3, art. 11, p. *24-246, mar. 2024 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, R. G. *oura
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento e t*adição de gera*ã* em geração, e*r**uecendo suas vidas e f*rtalece*do sua
</line>
<line>
conexão co* s*as r**zes cult*rai*.
</line>
<line>
Trabalh*r o senso de justiça *entro de um te*re*ro d* *and*m*l*, e***cialmente co*
</line>
</par><par>
<line>
*rianç*s, *ode parecer
</line>
<line>
um *esafio *onsi*erando as c*n*ra**ç*es que exi*tem,
</line>
<line>
já que *s*a*
</line>
</par><par>
<line>
cria*ças c*lt*am um D*us que é * senh** da j*stiça, mas, ao mesmo **m*o, e**rentam
</line>
</par><par>
<line>
disc*im*naç** re**giosa. Nesse
</line>
<line>
con*exto, a pesqui*a *re*isou *e
</line>
<line>
a*ast*r um pouco do mun*o
</line>
</par><par>
<line>
lúd*co e ab*r*a* qu*stões mais p*ofundas,
</line>
<line>
como o senso comum, o s*nso *rítico e outro*
</line>
</par><par>
<line>
aspe*tos importantes.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos pontos de *artid* foi inic*ar *m diálogo sobre o que é c*lt*ra. Em termos
</line>
<line>
simplif*cados, cultur* pode ser definida como *m conju*t* de atividades que ab*ange o
</line>
<line>
conhec*m*nto, a* religiões ou c*enças, a* *rtes *m g*ral, além d* mo*al, da *i*ili*ad* e dos
</line>
<line>
costumes d* u* po**, que são a**uir**os e compartil*ados pel*s m**bros de*sa soc*edade.
</line>
<line>
*ssa exploração cultural proporcionou às crianças uma base *ól*da p***
</line>
<line>
compr*enderem o contexto *a** ampl* d* s*a relig*ão, b*m como as *omplexidades e
</line>
</par><par>
<line>
desafios *u*
</line>
<line>
p*de* surgir. Alé* disso, estimulou o sen** crí*i*o, a ca*acid*de de re*letir
</line>
</par><par>
<line>
*obre o mundo ao seu redor e a *m*ortânc*a de v*lorizar e r*spe*tar *s
</line>
<line>
di*erentes cult*ra* e
</line>
</par><par>
<line>
cr*nças pres*ntes na *oc*edade. Esse é um *xemplo claro de *omo a mediaçã* *e leitura pod*
</line>
</par><par>
<line>
ir além do
</line>
<line>
entretenimento e
</line>
<line>
se tornar uma ferrament* *ducacional e
</line>
<line>
de desenvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
*es*oal. Para S*orey (2015, p. 30), cu*tura nada ma*s é que:
</line>
<line>
[] um luga* de luta entre a resistência d* grupos s*bord*nados e as forças da
</line>
<line>
inc*rporação\ que o**ram a favo* dos **teresses d* *rupos dominantes. C*ltura
</line>
<line>
popul*r, nes*e sen*ido, n*o é a cultura i*p*s*a, a d*s te*ricos da cultu*a de ma*sa,
</line>
<line>
nem aque*a cultura ant*gonist* que emerge espo*tanea**nte, vinda de baixo, do
</line>
<line>
povo\ é ** te*reno de *ro*as e ne*ociação entre as duas: *m terreno, como já
</line>
<line>
dito, ma*cad* por r*sistên*ia e incorporação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*s*n*, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afro*entricidade, Litera*ura e Tr*nsformação Social: Um* E*no**afia em u*a Casa de Cand*mblé
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
Figura 6 - **ustração represe**a*do o Orixá Xangô
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Tristão (2018)
</line>
<line>
Apó* a leitura c*mpleta do livr*, que apresentou *s i*entidades * particu*arida*es dos
</line>
<line>
de*e**eis *rixás do panteão a*ric*no, com foco espe**al em Oxum, Ogum, Iemanjá e Xa*gô,
</line>
<line>
f** *ealiz*d* uma conversa final *obre a *mport*ncia da mediação de leitura para crianças de
</line>
</par><par>
<line>
terreiro. Mediar a leitura, **pecialmente sobr* o* Orixás, é
</line>
<line>
um* tarefa desafia*or*, uma *ez
</line>
</par><par>
<line>
*ue
</line>
<line>
envolve a *ransmiss*o de
</line>
<line>
ensin*mentos viv*ncia*os dentro
</line>
<line>
das ca*as de candomblé
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma maneira lúdica e reli*io*a, o q*e torna esse campo *ast**te s*ngular e espec*fico.
</line>
</par><par>
<line>
*essa conversa f*nal, fo*am discutidos os aprend**ados * refle*ões que su*gira*
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
long* das sessões de mediação ** leitu*a. As crianças tivera* a oport*nida*e de exp*essar
</line>
</par><par>
<line>
suas ideias, compartilhar o *ue aprenderam sobre os *rix*s e co*o
</line>
<line>
esses ens*namen*os se
</line>
</par><par>
<line>
relacionavam co* suas vidas cotid**nas * **m a preservação do meio ambiente. Foi u*
</line>
<line>
momento de ref*rçar a impo*tânc*a da leitura como um* ferrame*ta que pode *n*iqu*cer s*a
</line>
<line>
compreensão do m*nd*, suas t*adições culturais e s*a ident*dade r*li*iosa.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém disso, a conve*s* final *ambém pe*mitiu
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
as crianças * os adult** pre*entes
</line>
</par><par>
<line>
no terreiro ref*etissem
</line>
<line>
sobre co*o a
</line>
<line>
mediaç** de le*tura po** ser *ma p*nte entre a **ltura
</line>
</par><par>
<line>
r*ligiosa * * desen*olvim**to pessoa* e social das c*ianças
</line>
<line>
de *erre**o. A leitura n*o *p*nas
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 21, n. 3, a*t. 11, p. 224-246, mar. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Araújo, R. G. Moura
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
enriquece s*u *onhecimento sobre os O*i*ás, mas também fortalece sua capacida*e de s*
</line>
<line>
r**aci*n*r *om * mu*do *e maneira crítica, sen*í*el * educ*da.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A leitura me*ia*a sempre foi de grande interesse pa*a esta pe**uisa. Sempre v**os na
</line>
</par><par>
<line>
leitu*a *m meio p*lo qual pod*mos *lcançar um t*rreno
</line>
<line>
co*um, um **paço onde p*demos
</line>
</par><par>
<line>
*os conec*ar co* di*erso* mund*s e pessoas. * uma ferr**enta p*ra reeducar *deias * f*rmar
</line>
<line>
leitores. A leit*ra *em a cap*cidad* de nos transp*r*ar para imaginaç**s e *e*sações *ue *ã*
</line>
<line>
consegu*mos alcançar por meio *a simples falta ** p*áti** d* ler. *emos n* leitur* *m aliado
</line>
<line>
na luta contra a *gnorância e, p*r q*e não, a desinformação.
</line>
<line>
Uma d*s questõe* ce*trais desta *es*uis* foi obs*rvar a* crianças de terreiro *m
</line>
</par><par>
<line>
at*vid*des que *udes*em
</line>
<line>
contrib*ir pa** suas v*das fut*ras. Co*para*d* com algum*s
</line>
</par><par>
<line>
r*ligiõe*, em part*cular as igrejas protestantes e cat*l*ca*, *e* menci*ná-las e*pecifica*ente
</line>
<line>
por razões éticas de pesquisa, real*zamos uma co*p*r*ção *om ativid*des domi**cais. Nessas
</line>
</par><par>
<line>
igrejas, crianças a*ompanham *eu* pais aos c*ltos, principalme*te
</line>
<line>
*o* do*ingos, onde h*
</line>
</par><par>
<line>
pe**o*s preparadas pa*a leitura* e ensinam*ntos da Bíblia de fo*m* lúdica p**a cr*anças. N*
</line>
<line>
entan*o, e*s** ativ*dades geralmente não se p**ocu*am com outros tipos d* l*it*ra ou com a
</line>
<line>
*ormação so*i*l das crianças.
</line>
</par><par>
<line>
Ficou
</line>
<line>
clar* a impor*ância da mediação de leitura para a* crian*as do candomblé,
</line>
</par><par>
<line>
evidenc*a*do s*u interesse e en*usiasmo a cada ses*ão. Mediar * leitur* *obre os Orix*s foi
</line>
</par><par>
<line>
*un*amental para fo*talecer sua identi*a*e
</line>
<line>
cult*ral e religiosa. Muitas d*ssas crianç*s não
</line>
</par><par>
<line>
tiveram con*a*o
</line>
<line>
*révio
</line>
<line>
co* * literatura *nfantojuvenil
</line>
<line>
afro-b*asileira, o qu* des*aca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ne*essidad* de políti*as p*bli*a*
</line>
<line>
que pro*ov*m ações ed*cativas não a*ena* em ambiente*
</line>
</par><par>
<line>
es*olares, m*s *am*ém em conte*tos religi*s*s.
</line>
<line>
A Lei 10.639, que inclui of*cialm*nte * ensi*o da história e da cultu** a*ro-brasileira
</line>
</par><par>
<line>
nos cu*r*cu*os
</line>
<line>
*scolares, ainda não é *len*mente aplicada nas escol*s *evido a preconc*i*os
</line>
</par><par>
<line>
rel*cionados à cultura africana. Esta pes*uisa as*ume *m
</line>
<line>
compromisso importa**e **m
</line>
</par><par>
<line>
s*cerdotes e adeptos do C**dombl*, inst*ndo-os a *esen*olve* prát*cas de inc*ntivo à leitur*
</line>
</par><par>
<line>
e outras atividades
</line>
<line>
cultu*a*s em seus terreiros. * Candomblé, como espa*o litúr*ico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*ligi*so, *esempen*a u* p*pel formad*r d*
</line>
<line>
o*iniões,
</line>
<line>
en*a*i*ando a relevância da leitura
</line>
</par><par>
<line>
c*mo um c**al de com*nicação que const**i *dentidad* * c*nh*cimento.
</line>
</par><par>
<line>
A mediação de l*it*ra c*ia laços reli*i**o* entre as
</line>
<line>
pes**as, tran*f*rmando-as por
</line>
</par><par>
</page><line>
meio das *istórias de seus ante*as*ad*s divini*ad*s. Is*o torn* p*ática de *eitu*a, seja a
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 21, *. 3, a*t. 11, p. 224-246, m*r. 2*24 www4.*sanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afroc*ntr*cidade, Literatura e Tra*sformaçã* Social: Uma E*nografia em uma C*sa de Ca*d**blé
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
*ediada ou não, ***s d*nâ*ica e prazeros*. Des*ac*-se a necessidade de os *erreiros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
institui*ões educacion*is *olaborare* na desconstr*ção de estere*ti*os e preconcei*os *ontra
</line>
<line>
a* *e*igiões afro-brasilei*as. A soci*dad* a**al, cada vez mais digital, frequ*nte*en*e utiliza a
</line>
</par><par>
<line>
*ecnologia para dis*eminar discursos r*cistas. Portanto, é fund*mental começar na
</line>
<line>
base, *o
</line>
</par><par>
<line>
e*sin* infantil, para que, um dia, as
</line>
<line>
q*estões raciais possam ser ap*nas registros no* *ivros,
</line>
</par><par>
<line>
sem impac*** negativos nas vidas das pessoas.
</line>
<line>
É evi*ente que há um vasto campo de pesquisa a *er explorado, esp*cialmente n* qu*
</line>
</par><par>
<line>
diz *espeito à pro*oção da leitura
</line>
<line>
e da
</line>
<line>
e*ucação dentro **s casa*
</line>
<line>
d* *andomblé. É
</line>
</par><par>
<line>
fu**a*en**l reconhecer que a* crianças são o fut*r* e qu* sua *o*maçã* crucial para é
</line>
</par><par>
<line>
prese*v*r e fo*ta*ece* essa
</line>
<line>
cult*ra de maneir* positiva, a*tônoma e íntegra. As *asa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
candomb*é preci*am se reinven*ar e b*s*ar formas de inc*rpor*r o ensino religioso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educa*i*o como um compromi*so sério. Isso envo*ve form*r cidadã** **ít*cos e r**pons*veis
</line>
<line>
em *elação à sua *omunidade em to*os *s *spect*s.
</line>
<line>
A le*t*ra é uma *errame*t* podero*a que per*it* o aut*de*cobrime*to e a bu*ca pelo
</line>
<line>
conh*cimento. A le**u*a nos *ransporta par* di*e*ente* lugar** e realidad*s sem a ne*es*idade
</line>
</par><par>
<line>
de nos
</line>
<line>
d*s*oc*r*os fisi*amen*e. R*comenda-s* que a promoçã* *a ***tura s*ja uma pr*t***
</line>
</par><par>
<line>
comum em todos *s espaços litúr*icos, e a pesqui*a dem*nstro* o quão c*nstrutiv* p*d* ser
</line>
<line>
*e*iar a **itura em *m te*reiro de cando**lé. No enta*to, também é importante reconhecer
</line>
<line>
*ue há desafios a serem superado* p*ra que essas atividades *ej** amplamente r*a*izadas nas
</line>
<line>
casas de candomblé.
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo principal é promov*r a leitura e
</line>
<line>
*a*orizar a cul**ra afri*ana n*s
</line>
<line>
**paços
</line>
</par><par>
<line>
religiosos, *ntrodu*indo ativid*d*s
</line>
<line>
ed*cativas * re*reativas. As casa* de c*n**m*lé t**
</line>
</par><par>
<line>
**tencial para s*r*m locais de fomen*o leitura e ativi*ad*s educ*c*onais tão import*ntes à
</line>
<line>
quanto *s r**lizadas nas escol*s. No entanto, i*so requer o co*prometimento d*s sacerdotes,
</line>
<line>
pai*, escolas, soci*dade *, p*ssive*mente, o apo*o do poder público.
</line>
<line>
*m última análi**, a m*diaç*o de leitura é uma *tividade que possui di**nsões
</line>
</par><par>
<line>
ab*tratas,
</line>
<line>
*ultura*s e políticas. É essencial r*fletir sob*e c*mo a mediação de l*itur* pode
</line>
</par><par>
<line>
contribuir para que a* c*ia***s do can*ombl* compreendam sua im*or*ância e sign*f*cado na
</line>
</par><par>
<line>
construção e forta*ecimento *e s**
</line>
<line>
de*e*volvimento soc*a*, to*n*ndo-se agentes ativos na
</line>
</par><par>
<line>
preservaçã* de sua cult*ra e iden**dade.
</line>
<line>
A impor*ânc*a da li*eratu*a afrocentrada para crian*as é ine*áv*l e profunda, pois el*
</line>
<line>
desempenha um pa*el crucial na formação de *ma identidade cultural posi*i*a, na promoção
</line>
</par><par>
</page><line>
da div*r*id*de e na *ducação contra o racismo * discriminação. A li*e*atur* a*rocentrada e
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*sina PI, *. 21, n. 3, a*t. *1, p. 224-246, mar. 2*24 *w*4.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. A*aújo, R. G. Mour*
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
apr*s*nta às c*ia*ça* histórias, *e*sonag*n* e *enár*os qu* refle*em a r*ca herança afri*ana e
</line>
<line>
*fro*escende*te, o*erece*do um* per**ectiva mai* c*mpleta e equilibrada do *undo.
</line>
<line>
A litera**ra afroce*trada é uma *on*e valiosa de co*h*cime*to s*bre a cultura a*ricana
</line>
</par><par>
<line>
e af*o*escen*ent*. *la o*erece às
</line>
<line>
crianças a oportu**dade de
</line>
<line>
ap*e*de* sobre músic*, arte,
</line>
</par><par>
<line>
religi*o, c*l**ária e *utra* facetas ricas *essa herança cultural. Hist*rias
</line>
<line>
cat*vantes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
personagens envolvente* na l*teratura afrocen*rada p**em d**pertar o amor
</line>
<line>
pela leitura
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
*rian*as. Isso contribui para * d*senvolvim*nto d* ha*ilidade* d* leitura e a*fa*etiz*ção, q*e
</line>
<line>
**o esse**iais para o sucesso a*adê*ico.
</line>
<line>
Em resumo, a l*teratura afrocentra*a para crianças é um* ferrament* pode*osa *ara
</line>
</par><par>
<line>
p*omover a
</line>
<line>
*ivers*dad*, a in*lusão e a comp*eens** mútu*. Ela *apacita
</line>
<line>
a* cri**ças
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abraçarem sua her*nça cultur*l, a q*estio*are* a *nj*stiça e a cel*brarem a ri*ueza d*
</line>
<line>
diver*idade humana. Portant*, é fu*damental que pais, educad*re* e bib*io*ecário* incen*ive*
</line>
<line>
a l**tura de livros que represe*tem e c*l*b*em a cultura *fricana e afrodesc*ndente.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
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L. S. Araújo
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R. G. M*u*a
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</par><par>
<line>
*) con*epç*o * p*anejamento.
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X
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X
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2) anális* e inte**r*t*ção do* **dos.
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X
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X
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3) *laboração do ra**unho ou na r**is** c*ítica do conteúd*.
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X
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X
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4) part**ipação na a**ovação da ver*ão final *o manuscrito.
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X
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X
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Rev. FSA, Tere*i*a, v. 21, n. 3, art. *1, p. 224-246, ma*. 2024
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w*w4.fsan*t.*om.br/r*vista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)