<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 11, p. 224-246, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.3.11 </line>
</par>
<par>
<line> *frocentricidade, Literatura e T*a*sformaçã* So*ial: Um* *tnografia em u** Casa de </line>
<line> Cand*mblé </line>
<line> Afroce*tric*t*, Literatu*e and Social T**nsfo*mation: An *thn*graph* i* a Cando*blé Temple </line>
</par>
<par>
<line> Leonardo *il*a de Araújo </line>
<line> Grad***ão em Admi*istração pela U*iversida*e do Grande R*o </line>
<line> leoaraujo@eba.u*rj.*r </line>
<line> Renan Gomes de *oura </line>
<line> Dout*r e* Adminis**ação pe*a U*iversidade *o **ande Rio </line>
<line> *oura.renangomes*e@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Leon*rdo Silva de Araúj* </line>
<line> Edi*or-Chefe: Dr. To*ny K*rl*y de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Uni*er*i*ade do Gra*de R*o, R Professor J*sé de Souza </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Herdy, 116* - Jardim Vinte e C*n*o *e *go*to, Du*ue d* </line>
</par>
<par>
<line> *axias - RJ, 25071-20*. B*asil. </line>
<line> *rtigo rece*ido em 23/**/2*23. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Rena* G*mes de Mou** </line>
<line> r*ceb*da em 08/0*/2024. Aprov**o em 09/01/*024. </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade *o Gra*de Rio, R Pr*fessor J*sé de S*uza </line>
</par>
<par>
<line> Herdy, **60 - Jardim *inte e Cinco de *gos*o, *uque de </line>
<line> Avaliado pel* s*stema T*iple Re**ew: Des* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Caxias - RJ, 250*1-202. B**sil. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) D*uble Bli*d Review </line>
<line> (avaliação cega p*r dois *v*liadores *a área). </line>
<line> Rev*são: *r*mat*cal, Normativ* e de Formatação </line>
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<line> Afroc*ntricida*e, Li*e*atura * Transformação Soci*l: Uma Etnog*af** em uma C*sa de C*ndomb*é </line>
<line> *25 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> O presente art*go b*sca analisar a i*portância da lei*u** pa*a a transf*rmação soci*cul*ural </line>
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<line> de cria*ças perten*entes a religiões de afro-bra*il*ir*s, a partir de uma </line>
<line> abordagem </line>
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<line> af*ocent*ada. *ara a realização da pesqui*a, foi reali*ada *ma etnogr*fia em um terreiro de </line>
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<line> candombl*, nação Ket*, *ocalizado </line>
<line> no estado do Rio de J*n**ro. * literat**a af*oc*n**ada </line>
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<line> para c*iança* é uma fer*amenta pode*o*a para p*omover diversidade, a inc*u*ã* e a </line>
<line> a </line>
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<line> compree*são mútua. Ela ca*a**t* a* *rianças a abr*çarem sua herança *ul*ural, </line>
<line> * </line>
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<line> questio*arem a inj*stiça e * celebrarem riqueza da a </line>
<line> diversidade h**ana. Portanto, </line>
<line> é </line>
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<line> f*ndamental que pais, educa*o*es </line>
<line> e bibl*otecário* </line>
<line> i*c*ntivem a leitura de livros que </line>
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<line> *epresen*e* e celebrem a cultura *frican* e *frodescendente. </line>
<line> Palavra*-cha*e: Afrocent*ci*ade. Orixás. *eitura. Can*omblé. E*n*gr**ia. </line>
<line> A*S*R**T </line>
<line> This a*tic*e **ms t* ana*y*e the *mpor*ance of rea*i** for the *ocioc*ltural **a*sformatio* of </line>
<line> children belonging to *fro-Brazilian religions from an Af*ocentric approach. To condu*t the </line>
<line> research, an ethnography was *arrie* out in a Candomblé yar*, Ketu nati*n, lo*ated i* t*e </line>
<line> sta*e of Rio de Janeiro. Afro**ntr*c literatu*e for childre* serves as a powerful tool to </line>
</par>
<par>
<line> promote di**rsity, inclusion, a*d mutual understand*ng. It </line>
<line> e*powers children t* </line>
<line> embrace </line>
</par>
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<line> their cultural herit*ge, ques*ion *njustice, </line>
<line> and celebrat* the ric*ness of hum*n </line>
<line> diversit*. </line>
</par>
<par>
<line> Ther*fore, *t is cr*cial for parents, educa*ors, and librarians *o e*courage read*ng books that </line>
<line> repres*nt and celeb*ate African an* Afro-descenda*t culture. </line>
<line> Keywords: **rocentricit*, Orishas. Read*ng. Candomblé. Ethnogr*p*y. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 224-246, m*r. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/r**ista </line>
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<line> L. S. Araújo, R. *. Moura </line>
<line> *26 </line>
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<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
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<line> A m*diação de leitura é uma *ti*i*ade *mportant* na vida das crian*as. *a ver*ade, a </line>
<line> leitur* de*e ser *raticad* de*de a gravidez, ou **ja, os pai* *ão os primeiro* r*sponsávei* pel* </line>
<line> in**ntivo à leitura. L*r * uma prática diária que de*e estar pres*nte, seja em ca*a, na esco*a ou </line>
</par>
<par>
<line> até mes*o </line>
<line> e* </line>
<line> um p*sseio *e final de sem*na. A </line>
<line> le*tura deve </line>
<line> estar </line>
<line> sem*re di*po*íve* e de </line>
</par>
<par>
<line> fácil ac*sso </line>
<line> par* as cr*a*ças. Ler é est*r *m s*n*onia *om o mundo *ue se lê e, p*ra as </line>
</par>
<par>
<line> cr*anças, o im*ortante é que a leitura *eja compre*nsível e *e fácil assimilação. Ne**e sentido, </line>
<line> no *ampo da r*ligiosidade, especificamente das m*trizes afr*canas, * *ei*ura para crian*as do </line>
</par>
<par>
<line> ca***mblé é *ma taref* </line>
<line> bem trabalhosa, um* vez q*e *stamos *r*ta*do d* dive*s*s pontos </line>
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<line> culturais e religiosos. </line>
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<line> *egundo Brito (2**9), o conceito de le*tura freque*tem*nte se **s*cia à decif*ação dos </line>
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<line> c*digos linguíst*co* e ao processo de aprendiza*em. N* entant*, </line>
<line> não podemos *gnorar </line>
<line> a </line>
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<line> in**uência </line>
<line> *o proces*o de fo*mação social desse indivíduo, s*as hab**idades, bem c*mo sua </line>
</par>
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<line> *u***r* p*líti*a * socia*. Mediar a lei*ura *ar* *rianças do *andomblé seria abrir portas pa*a a </line>
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<line> *du*ação social, contribuindo pa*a a valoriza*ão de seus costumes </line>
<line> po* m*io *a le*tura. De </line>
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<line> aco*do *om S*u** (1992), a leitura * u* processo incrivelm*nte enriquecedor qu* nã* p*de </line>
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<line> ser l*mit*do por def**iç*e* restritas. *o*siderá-la apenas c*mo a *****es deco*ificação </line>
<line> de </line>
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<line> sinais </line>
<line> com *entido intrínseco não é suficiente. É n**essário en**r*ar leit*r como al*ué* o </line>
</par>
<par>
<line> qu* a**ibui s*g*ificad** e nesse </line>
<line> pro*esso devemos levar </line>
<line> em *onsideraç** </line>
<line> co*o * bag*gem </line>
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<line> cultural do re*eptor int*rfer* na decodifi**ção e interp*etação da me*sagem (SOUZ*, 199*). </line>
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<line> Ca*i*ro (*005, p. 9) relata qu* * l*itura é consid*r**a </line>
<line> uma at*vida*e ou *m proce*so </line>
</par>
<par>
<line> co**i*ivo de cons**ução d* *ignificados que oco*re quan*o s*jeitos so*iais estão imer*os em </line>
</par>
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<line> um det*rminado con*e*to </line>
<line> *ist*rico e cu*tura*. Entender a le**u** como um *rocesso </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> constr*ção de *ign*ficados im*lica r*c*nh**er </line>
<line> qu*, ao ler um texto, a pesso* não *stá </line>
</par>
<par>
<line> simplesme*t* tra*uzin** literalme*te a in**nção ** autor, ma* s*m e*t* </line>
<line> criando significad*s </line>
</par>
<par>
<line> em um contexto </line>
<line> d* *o*unic*çã* </line>
<line> esp*cí*ico, com base *o m*te*ial es*rit* **rnecido </line>
<line> *elo </line>
</par>
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<line> autor. </line>
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<line> D* aco*do com Yunes (2009), a ação de leitura não se limita *pena* à compreensão do </line>
<line> mundo prese*te no texto, seja ele es*rito ou não. A leitura r*quer a at*vação do conjunto *e </line>
</par>
<par>
<line> c**hecime*t*s do ou*ro, ou se*a, do leit*r, a </line>
<line> *i* d* atua*izar o un*ver*o *o tex*o e atribuir </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficado à vida, q*e é o v**dade**o *ont**to em </line>
<line> qu* t*xto gan*a o </line>
<line> vida (YUNES, 200*). </line>
</par>
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<line> Ap*end*r a *er en*ol*e familiarizar-se com </line>
<line> diversos </line>
<line> t * pos ** </line>
<line> t*xtos </line>
<line> produzido* e* várias </line>
</par>
<par>
<line> es**ras sociais, como * jornalísti*a, artística, jud**iária, c*en*í*ica, d*dático-*ed*g*gica, </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. *, art. 11, p. **4-246, ma*. *024 w*w4.fsanet.c*m.*r/revist* </line>
</par>
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<page>
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<line> Afrocentr*cidade, Li*er*tura e Tra*sformaç*o Soc*a*: U*a Etnogr*fia em uma C*sa de *andomblé </line>
<line> 227 </line>
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<line> cotidiana, midiá*ica, literár*a, p*bli*itá*ia, entre o*tras (Y*NES, </line>
<line> 2*09). Isso ajuda </line>
<line> a </line>
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<par>
<line> desenvolver uma pos*u*a crítica, ou s*ja, a habilidade d* disce**ir, ca*acitando a pess*a </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> i*entif**ar as vozes presen*es n*s texto* * a sentir-se </line>
<line> a*ta a se expr*ssar diante de*e* </line>
</par>
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<line> (YUNES, 2009). </line>
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<line> N*sse *o**exto, a id*ntificação de uma *iteratura *spec*fi*a co*o parte do cen*rio </line>
<line> **rod*scendente se to*na rele*ante *o dest*c** uma esfera cultural historicamente </line>
</par>
<par>
<line> negli*enciada n* context* </line>
<line> crít*co e ao que*t*ona* a tendênc*a euroc*nt*ica q** mui*as vezes </line>
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<line> per*eia o* pr**cípio* a*otados pe*a a*ademia (DUARTE, 2005, p.117). A literatura afro- </line>
<line> bra**l*ira pode s*r *ompr*endida como uma pro*ução que vai a*ém da *e*spe**i*a individual, </line>
<line> um* *ez *ue a voz na**a*iv* p*esente n* tex*o *efl*te as *spiraçõ*s de to*a uma comunidade </line>
</par>
<par>
<line> negr* (PIRES et al. 200*). Para que *ma obra seja c*nsiderad* uma refe*ência, n** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> suficiente ap*ese*tar person*gens negros e abo*dar questõe* relac**nadas ao preconceito </line>
</par>
<par>
<line> (PIRES et al. 2005). É crucial </line>
<line> também a**lisa* a fo*ma c*mo o texto a ilustração são e </line>
</par>
<par>
<line> c*idado*amente elaborados (PIRES; SOUSA; SOUZ*200*). </line>
<line> A l*ter*tur* afro-bra*ileira pode ser c**ceit***a també* como uma prod**ão *ue </line>
<line> reflete u*a enunciaçã* coletiva, ou sej*, a voz que se mani*esta no tex*o rep*esenta as </line>
<line> aspi*ações de t*da u*a comunidad* negra (PIRE*; SOUSA; SOUZA200*). No entan*o, pa*a </line>
<line> que um livro se torn* uma obr* de **fe*ência, n*o é *uficiente ap*ese*tar personagens ne**os </line>
<line> e tratar de questõ*s r*lacionadas ao preconce*to. É fu*damenta* co*siderar a mane*ra *omo o </line>
<line> texto e as ilustrações são e*abora*os (P*R*S; SOU**; SOUZA*0*5). </line>
<line> P*ra Jovino (20**. P. 216), os livros que ret*ma* traços e símbolos da c*l*ura afro- </line>
<line> brasileira, "t**s *o*o as relig**es de m*trizes africa*as, * capoeir*, a dança e os *ecan*smos </line>
</par>
<par>
<line> de resistência diante das discriminações, objeti*am </line>
<line> *m est*mulo p*s*tivo e um* au*oestima </line>
</par>
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<line> [...]". Mediante *sse con**xto, a afrolitera*u*a pode *er encarada c*mo uma expr*ssão </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> afrocen*ricidade. </line>
</par>
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<line> A ideia a*roc*n*ri*a se relacio*a *rincipa*mente com proposta a </line>
<line> e*istemológica </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> consid*ra* o po*to *e </line>
<line> partida. D*do que os a*rica*os passaram por deslo*ame*tos culturais, </line>
</par>
<par>
<line> psic*ló*icos, econ*mi*os e históricos, é crucial q*e qual*uer análise de suas condições </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> qu*lquer país lev* e* co*sideração uma pe*sp*ctiva cen*ra*a na África e su* </line>
<line> diás**r*. </line>
</par>
<par>
<line> *nicialmente, devemos enten*er a afrocentri*idade como uma forma de pensame*to, *rática e </line>
<line> *erspectiva que reconhece os afr*canos c*mo s*jeitos * *gen*es, influ*n*iando a *ró*ria </line>
<line> *epresenta*ão cult*r*l e *gin*o de acordo com se*s próprios inte*esses humanos (ASANTE, </line>
<line> 2009, *.9*). </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina *I, v. 21, *. 3, art. 11, p. *24-246, ma*. 2*24 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. A*aú*o, *. G. Mo*ra </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> Observa-s* que o candomb*é s* c*ns*itu* em u* *nt*icado </line>
<line> con*unt* de imagens em </line>
</par>
<par>
<line> que cu*tura e símbolos se entre**çam, dando *rigem ao espaç* sag***o do Terr*ir*. É nesse </line>
<line> ambiente qu* se dese*rola a dram*tur*ia r*li*iosa, un*ndo o *ovo de santo e os si*patizantes </line>
</par>
<par>
<line> desta fé. "* imagin*rio no *andomblé se </line>
<line> configur* a partir de toda uma construç*o </line>
</par>
<par>
<line> mitológ*ca que é interpret*da pelo imagi*ári* das *anç*s e pela riq**za dos movimen*os que </line>
</par>
<par>
<line> contornam ética e *steticame**e a v*da do Pov* do Santo" (CO*RE*A, 2013, p. </line>
<line> *7). </line>
</par>
<par>
<line> Media*te esse contexto, que*tiona-se: Qual a r*levân*i* *a l*ter*tura **rocentrada na </line>
<line> tr*nsf**mação sociocultural de crianças que *azem parte de relig*ões afrodia*póricas? </line>
<line> Bu*cando respon*e* à pergunt* prop**ta, est* a*tigo p*ocura analisar a relevâ*c*a ** </line>
</par>
<par>
<line> **tera*ura afro centrada </line>
<line> n* transf*rm*ção sociocultural *e cri*n*as que fazem parte de </line>
</par>
<par>
<line> reli*iõ*s afrodi*sp**ica*, adotando uma abordagem *entr*d* na cultura africana. </line>
<line> 2 *EFERE*CIAL *EÓRICO </line>
<line> 2.1 A m*d*aç** de le*tur* para crianças de candomblé: uma etnogr*fia </line>
</par>
<par>
<line> N* linguagem co*um, há u*a </line>
<line> confusão ent** "tr*balho de campo" *tnografia. Na e </line>
</par>
<par>
<line> v*rdade, o trabalho de campo </line>
<line> nã* excl**ivo da Antropologia, nem foi i*v*nta*o por e*a. é </line>
</par>
<par>
<line> Geógrafos, geólogos e *sicólogo* também realizam tr**alho de cam*o. Desde final do o </line>
<line> século XIX, muitos pe*quisadores têm ido a campo *ara testar teorias com b*se em evidências </line>
</par>
<par>
<line> empír*cas. </line>
<line> No *ntanto, o camp* a*t***oló*ico *mplica n*o apenas observar ou coletar </line>
</par>
<par>
<line> amostras, mas algo ma*s c*mplexo: uma imersão pro*on*ada, uma observação sistemát**a, </line>
<line> uma in****ç*o efet*v* (em l*ngua nativa), e**olvendo u*a mistu*a de rel*çõ*s como aliança, </line>
<line> *umplicidade, amizade, re*peito, *oe*ção e uma tolerân*ia irôni*a (*LIFFO*D, 1999, p. 94). </line>
<line> A prát*ca etnográfica é essencialmente mol*ada p*la cu*iosid*de e *bordagem do </line>
</par>
<par>
<line> *róprio e*nó*rafo (MATTOS, 2011). Por *sso, as técnicas e </line>
<line> procedi*ent** usados não </line>
</par>
<par>
<line> s*gue* uma </line>
<line> e*tr*t*r* fix*, m*s sim o discer*imento adqui**do pel* etn**rafo durant* sua </line>
</par>
<par>
<line> imers*o no contexto so*ial da p*squis* (MATTOS, 2011). </line>
<line> Para Mattos (201*), o* *étodos de *oleta * análise *esse *i*o de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> frequentement* </line>
<line> pr***sam ser adaptados ou *ecriados para se ade*u*r à reali*ade do c*mpo. </line>
</par>
<par>
<line> Em *e**l, o *urso da p*squisa *tnográfica é *nflu***iado, ex*lícita ou implicit*mente, pe*as </line>
</par>
<par>
<line> questões lev*ntada* p**o pesquisador (MA*TOS, 20*1). *inda, segundo </line>
<line> a a*tora, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "E*nografia * a escrita do visív*l. A descrição etnográfica d*pende das qualidades de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 21, *. 3, art. 11, *. 224-246, *ar. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afr*centricidade, Litera*u*a e Tran*form*çã* Social: Uma Etnog*afia em uma Casa de C*ndomb*é </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> obs*rv*ção, de sensibilidade a* outro, do *onhe*i*ento sob*e o con*ext* estudado, da </line>
<line> inteligên*i* e d* imaginaç*o cie*tífic* do etnógrafo" (MATTOS, 2011, *.54). </line>
</par>
<par>
<line> *uando começ*m*s a es*oçar a i*ei* </line>
<line> des*a pesquisa, pensamo* em compreender </line>
</par>
<par>
<line> co*o a leitura pod*ria contribuir p*ra melhorar a v*d* cultural e soci*l das crianç*s qu*, por </line>
</par>
<par>
<line> acompa*hare* *eus pais, passam grande pa*te de seu te*po e at* *e sua* vidas dentro </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> barracões de c*ndomblé. Isso </line>
<line> contrasta com a </line>
<line> visã* dos costumes pr*testantes, que, por sua </line>
</par>
<par>
<line> vez, concentram suas prá**cas ** atividades litúrgica*, nã* *ultu*ais, direcionadas ao seu </line>
<line> público. No entanto, o foco desta pesquisa não *e l*m*tav* apenas à conta*ã* de histór*as d* </line>
<line> seus antepassados, mas também ao e*sino e à prática da leitura, sej* media*a *u *ão. </line>
<line> Conhece* o e*paço foi fundament*l, embora des**iador, um* v*z que a maio*ia da* </line>
<line> *asas de candomblé nã* e*volve crianças em suas at*vid*des. Além disso, alguns most*aram </line>
</par>
<par>
<line> *esitaç*o em rec*ber pessoas </line>
<line> de fora de sua comunidade religiosa. É comum que alguns </line>
</par>
<par>
<line> sac*rdotes de candombl* não abr*m s*as cas*s **ra *ais *tividades, e é importante que, como </line>
<line> *ndiv*duos, respe*tem*s a *i*gularidade de cada um. </line>
</par>
<par>
<line> Na cons*ruç*o *es*a pes**is*, pudemos obse*var q** ativid*de de med*aç*o de a </line>
<line> l*itura não tinha apenas * o**etivo de instila* nas *rianças o g*sto e a prática da leitura *en*ro </line>
<line> *e seu próprio espaço, ma* também al*m de seus li*ites físicos. Isso se deve ao fat* de qu* </line>
</par>
<par>
<line> toda a*ivi*ade educacio**l </line>
<line> tem a re*pon*abilidade de t*anscender barr*iras para pro*over </line>
</par>
<par>
<line> cr*sciment* *essoal, so*ial e cultural. E, no co*text* do* t*rrei*os *e candomblé, isso </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> poder** ser d*ferent*. </line>
</par>
<par>
<line> *bservar a ativi*ad* de m*di*ção d* lei*ura *e literat*ra i*fantojuvenil *fro-*rasileira </line>
</par>
<par>
<line> não * um* tarefa fácil, es*ecialmen*e dentro de se* e*paço </line>
<line> sagrado. A *deia que foi </line>
</par>
<par>
<line> transm*tida é * de que se trata d* uma quebra de paradi**as, como *e ali **sse e, de fat*, é </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> *uta *ontín*a por direi*os e *eve*es. Mais do que isso, é u*a *ata*ha d**ria c*nt*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*econceito, </line>
<line> * int*lerân**a </line>
<line> reli*iosa e o raci*mo est*utur*l. * *ediação de leitu** *ara </line>
</par>
<par>
<line> c*ianças de **ndomblé te* uma de suas princip*is res*on*a*ilidad*s ** oferecer *m espaço </line>
<line> o*de essas cr*anças tenham a oportunidade *e expr*ssar suas **zes e e*pe*iências. </line>
<line> Foi propos*a pel* medi*dor uma liter*tu*a que se expressas*e de maneira clara * </line>
</par>
<par>
<line> *cessível para que a* criança* </line>
<line> pudes*em compre*nder facilment* </line>
<line> as histórias na**adas. Isso </line>
</par>
<par>
<line> porq*e, </line>
<line> ao </line>
<line> a*o**ar a </line>
<line> *i*e**tur* afr***na, frequentemen*e encontramos muitas pa**vras em </line>
</par>
<par>
<line> Iorubá, a *íngua </line>
<line> africa*a nativa d*s culto* afro-brasil*iros. Durante a pesquisa, p*rcebeu-se </line>
</par>
<par>
<line> que * *oleção "Orixás para Cri*nças," que ainda estava em p*oce**o de pub*icação na época, </line>
</par>
<par>
<line> inti*ulada "Conhecendo os Ori*ás de Exu a </line>
<line> Oxalá," </line>
<line> *e au*oria de *aldete Tristão * C**o </line>
</par>
<par>
<line> Bressane, d* Editora Arole Cultur*l, era uma das preferidas das crianças. Ao iniciar o *s*udo </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 3, a**. 1*, p. 2*4-246, **r. 2024 www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Araújo, R. G. Moura </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> das i*agens e dos t*xtos, co*s*atou-se que esse livro era tant* lú*ico quanto ed*ca*i*o. Ele </line>
</par>
<par>
<line> apre*enta às crian**s os ha**t*ts dos Orixás, *uas formas de culto, suas s*u*açõ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pec**iaridades, tornando o aprendiz*do s*bre es*as fi*uras e**i*ituais rico e envolvente. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Capa *o *ivro Conh*cendo *s *rixás: de *x* a Oxalá </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Tristão (2*18) </line>
<line> A cada l*itura, era *vidente a interação c*esc**** das cria*ças, especial*ent* qu*ndo </line>
<line> as histórias narr*das fa**am parte de seu cotidiano. A at*vidade de mediação de lei**ra torn*- </line>
<line> se cati**n*e *uando as hist*rias têm *elevâ*c*a p*r* a vida da* *rianças. É impor*an*e que a </line>
<line> le*tura nunca seja imposta como *ma o*rigaç*o, *as *im oferecida com* u*a oportuni*ade, </line>
<line> pois o liv** deve de*pertar o ***eresse das cr*a**as p** ass*ntos que as levem * re*letir sobre * </line>
<line> história e sua *plicabilidade em suas vid**. Isso co*o*a a c*ia*ça em um contexto no qual ela </line>
<line> p*de reformular suas perguntas, co*t*ibuindo a*sim para se* aprendizado e *xperiência*. </line>
<line> *e acordo com Bri*to (2006, p. 84), "ler é u*a a*ão in*electual, na qual os sujeitos </line>
<line> p*o*essam informações codificadas em tex*os esc*itos com base e* s**s experiência*, </line>
<line> co*hecim**t*s e valore* prévios". *ara Soares (*988, p. 28), * *eit*r* é um ato polít*co e, </line>
<line> *or*anto, é extremament* *elevante em conte*tos sagrados, com* os terreiros *e cando*bl*. </line>
</par>
<par>
<line> Para a reali*ação *a atividade </line>
<line> de me*ia*ão de leitura, observou-se que, *nicial*ente, foi </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida uma </line>
<line> acolhida com as cri*nç*s, p*rmitindo que elas se sentissem à vontade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*ertas para *ualque* *ipo de diálogo. A mediação d* le*tura é, afinal, u* d*álog* ba*eado no </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 3, ar*. 1*, p. 224-246, m**. 2024 *ww4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *froce*tri*idade, Literatur* e Transfor*ação Social: *ma E*nografia em uma Casa de Candomblé </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> que * ouv*do durante as sessões. Nessa etapa inicial, di*tribuíra*-s* desenho* e *ápis de c*r às </line>
<line> crianças, *roporcion**do-lhes u*a *tivi*ade descontr*ída de colori* desenho* com figuras </line>
<line> dos orixás. Ness* momento, já se perc*beu * in*eresse das crianças *or hist*ri*s r*la*ionadas </line>
<line> aos Orixás. </line>
</par>
<par>
<line> Iniciara*-s* as *essões d* mediação de leitura </line>
<line> co* qua*ro e*e*plares de tít*lo* </line>
</par>
<par>
<line> diferen*es: "Conh**endo os O*i*ás de Exu a Ox*lá", "Exu: dois amigos e um* *uta", "Ogum: </line>
</par>
<par>
<line> o in*entor de ferra*entas" "*ya: a *ãe que não abandona os filh*s". *pós e </line>
<line> d*scu*são </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> decisão </line>
<line> c*nju*ta entre as cr*anças, * *ítu*o ***olhi*o fo* "C*nhec*ndo os Orixás </line>
<line> de Ex* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Oxal*". Mostrou-se o livro para as crianças, exibindo * capa * to*as as páginas, e c*da cria*ça </line>
</par>
<par>
<line> teve * opo*tu*idade de manusear o l*vro in*ividualmente. Essa </line>
<line> abordagem também se*viu </line>
</par>
<par>
<line> como um estímulo prático pa*a a pr**ica </line>
<line> da leitura, enfatizando a im*ortância do </line>
<line> contato </line>
</par>
<par>
<line> físico com o livro. </line>
</par>
<par>
<line> A mediação de *eitura deve se* condu*ida *elo t**po *ece**ário par* que cada c*iança </line>
</par>
<par>
<line> assimile as </line>
<line> histórias </line>
<line> em seu próprio ritmo e de sua p*ópria maneir*. *oste*iormente, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fun*amental discutir as histórias, </line>
<line> re*acion**do-as às que*tões *o coti**ano </line>
<line> d*s </line>
<line> crianças. </line>
</par>
<par>
<line> Observo*-se a diferenç* entre as crianças, mas todas co***rtilhavam o **bito da curiosidade </line>
<line> e o des*j* de bus*ar infor*aç*es por meio da mediação d* leitura. Algumas crianças, em </line>
<line> part*cular, gos*avam ** ouvir a mesma hi*tória várias vezes, o que exigia d*s mediador*s de </line>
<line> leitura uma dis*osição para ate*de* * essas preferê*cias individuais. </line>
<line> A me*iação *e lei*ura pa*a crianças de candomblé * u* compromisso em trans*ormar </line>
</par>
<par>
<line> esses espaços em locais *e a*rendizado, o*de a lei*ura </line>
<line> está intrinseca*en** ligada ao </line>
</par>
<par>
<line> *mb*ente, suas m*nifes*ações e preferências. Nas p*l*vr*s de Lu*t (2*11): "A leitura * um </line>
</par>
<par>
<line> processo de int**ati*i*ade, implic*ndo * </line>
<line> explicitaç*o do modo como o leitor *isu*liza </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mundo, d*s valo*e* que subjazem às suas m*nif*stações e do encaminhamento d* sign*fi*ação </line>
<line> do t*xto origina* observadas es*as *uan*as". </line>
<line> 3 RESULT*DO* E *ISCU*SÕES </line>
<line> 3.1 Oxum, rainha das águas *oc*s </line>
<line> Co*o o li*r* tinha u*a ordem, foi p*rguntado *s crianç*s, *evido ao es**ço limitado, </line>
</par>
<par>
<line> qu*l história elas gos*ariam de ou*ir </line>
<line> p**meiro. A resposta era bast*nte prev**ível, e ass*m </line>
</par>
<par>
<line> *br*mos a pá*i*a qu* apresentava o O*ixá Oxum. Essa divindade é a representa*ão d*s águas </line>
<line> doces e da mater***ade, *bran*endo tudo o que o* s*re* humanos podem desfrutar dos rios. A </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, ma*. 2024 www4.fs*net.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Araújo, R. G. Moura </line>
<line> *32 </line>
</par>
<par>
<line> par*ir de*se ponto, *s sess*es de media*ão d* *eitu*a foram *l*m d* p*ática *a lei*ura e* si e </line>
<line> se concentraram na **spons*b*lidade de cui*ar do mei* ambiente. Al*m de promov*r o </line>
</par>
<par>
<line> empoderamento étnico-r*cial, a l*itu*a também *esemp*nh*u um papel *undamental </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimento do sen*o crí*ico e na *ormação de opin*ão das crianças. Foi quest*onado à* </line>
</par>
<par>
<line> *rian*as s*bre a importânci* *a água potável, e algumas delas p*deram *e*ponder sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessid**e de não polui* os rios e suas margens. Isso destacou como a m*diação de l**tura </line>
<line> pode ser u*a f**ramenta poderos* para transmit*r *al*re* *mp*rtan*es, c*mo a *reserv*ção d* </line>
<line> *eio ambie*t* e a *onscientizaç*o s*bre *uestões crít*cas. Segundo Verger (1999, p. *99), </line>
<line> Oxum: </line>
<line> () imit* o comp*rtamento de *m* mulher *aidosa, que vai ban*a*-se no rio, </line>
<line> enfeita-se c*m *olares * pulseira*, agita os b*aços **ra f*zê-*os t*l**tar, abana-se </line>
</par>
<par>
<line> graci*samente e contemp*a-se </line>
<line> com satis*ação em *m espelho. E** é saudada pela </line>
</par>
<par>
<line> exclamação "*re ye *eo". () é s*mboli*ada p*r seixos de rios, sob*e *s quais são </line>
<line> co**cados puls*ir*s, colares e le*ues *e *obr*. </line>
<line> *xum re*resenta a essência da feminilid*de, sendo semp*e muit* p*r*picaz e à frente </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> se* *em*o. Onde quer que Oxum coloque suas *ãos, ela semeia am*r, tanto na </line>
<line> terra </line>
</par>
<par>
<line> **anto n*s corações d*s </line>
<line> h*mens. Trabalha* com a </line>
<line> *istóri* de Oxum, especial*en*e para as </line>
</par>
<par>
<line> menin*s neg**s, é f*ndament*l para a co*stru**o de *ua </line>
<line> identidade f*minina. Oxum </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> r**ratada com* uma princesa africana </line>
<line> que não *arreg* se* espe*ho apenas p*ra a*mirar a si </line>
</par>
<par>
<line> me*ma, mas també* para refletir lon*e de si tu*o o que *ão * *om. De acordo com </line>
<line> N*sc**ento (*014, p. 14-15): </line>
</par>
<par>
<line> Oxum, * </line>
<line> *rixá que rein* nas </line>
<line> águas doces corre*tes (ri*s, cachoe*ras), carrega </line>
</par>
<par>
<line> *onsigo um *spelho, o a*ebé. Muitas v*zes e*a é *hama*a, por is*o, de **ido*a. </line>
</par>
<par>
<line> *if*rentemen*e de*sa leitura tr*dicional, na qual espelho é associado a va*dade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> beleza </line>
<line> física, proponho a comp*een*** desse espelh* como fonte de </line>
</par>
<par>
<line> autoconhecimento e reconhecimento, onde uma s* mira para ma*s se c*mpre*n*er. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 224-2**, mar. 20*4 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afrocentri*idad*, Literat**a e Transformação Soc*al: Um* Etnografi* em *ma Casa de Candomblé </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Ilu*tra*ão re*resentando a Orix* O*um </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Tristão (2018) </line>
<line> * sess*o de mediaçã* de leitura pr**seguiu após uma pausa para **bat*r a importâ*cia </line>
<line> *e Oxum na *erra, já que *la foi designa*a *or Obat*lá *ara cuidar dos *ios * ca*h*ei*as. </line>
<line> Durante * mediação *e l*itu*a, toda* as *i*tórias do livro foram abordadas, mas p*ra ** </line>
<line> pro*ó*itos desta pesqu*sa, optou-s* por rel*tar as atividades realizadas com as históri*s de </line>
<line> Oxum, Ogum, Ieman*á e Xangô. </line>
<line> 3.2 Ogum, o D*us do ferro * d*s ca*i*hos </line>
<line> Ogum é consi**rad* fi*ho d* Iemanjá com O*alá, *endo um **ixá de g**n*e </line>
<line> conhecimento e respeito. Ele é responsável, junto co* *eu irmão Ba*a/Exu, *elos ca*inhos e </line>
</par>
<par>
<line> estrad*s, sendo ta*bé* o se**or </line>
<line> da agr*cultura * *a forja de </line>
<line> aço. Além disso, Ogum </line>
</par>
<par>
<line> *esempenha o papel *e trazer alimentos p*ra s*a *ldeia e é *m grande protetor dos animais. </line>
<line> **a*do Ogu* desc* * Terra, ele *osta *e dançar, como se ***iv*sse em m*io * uma ba*alha. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 21, n. 3, a*t. 11, p. 224-246, ma*. 202* </line>
<line> *ww4.*s*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Araújo, R. G. Moura </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra * - Il*straçã* *e**e*entando o Orixá O*um </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Tristão (*0**) </line>
<line> *g*m * consid*rado um *os Orixás mais impo*tantes, pois c*be * ele o início de todas </line>
<line> as coisas, se*do o protetor dos cam*nhos daqueles q*e *es*jam explorar * desconhecido. Fal*r </line>
<line> sobre essa *ivind*de é relev**te, uma vez que a *e*iaçã* de l*itura tamb** e*volve a </line>
<line> expl*ração de no*os m*n*os * horizont** no imag*nário da* cr*anças. </line>
<line> É cruci*l destac*r qu* a me*iação de *eitura pode abordar tema* considera*os </line>
<line> delicados, * es*a sensi*ilidade é aind* mais r*levan*e q*an*o se tr*balha co* *rianças. *s </line>
</par>
<par>
<line> adultos tê* um papel </line>
<line> significativo *a f*rmação d* opini*es das *ria*ças, e, port*nto, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> imparcial*dad* é uma *e*pon*a**li*ade i*p**tan*e. Durante **ss* observação, ficou ev*d*nte </line>
<line> a dif**uldad* de dis**tir certos tópicos c*m crianças *o candombl*, como a demoniza*ão d** </line>
<line> deuses iorubanos. </line>
<line> É fundamental abo*da* *ssas questões c*m cuid*do e sens*bilidade, ga*antindo que a </line>
</par>
<par>
<line> mediação de **i*ura seja u*a </line>
<line> oportunida*e para promove* compr*ensão e respeito pel*s </line>
</par>
<par>
<line> crenç*s * cul*uras dos outros, ao invés *e pe*petu*r estere*tipo* neg*tivo*. Isso ressalta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*portância de u* medi*dor de leitur* s*r se*sível às nece*si*ades e crenças d*s cria**a*, *o </line>
<line> mesmo tempo em que *ornece informaçõ*s pre*isas * equilibradas. </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, m*r. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afr*centr*cid*de, Liter*tura e Tra*sformação Social: *ma Etnografia em uma Cas* de Ca*domblé </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> Foi so*icitado às crianças *ue indicass*m *ugares *m seu *mbiente *otidi*no em que </line>
</par>
<par>
<line> elas *iam rep*esentaç*es </line>
<line> da natureza, sua* resp*stas f*ram imediatas. El*s mencionaram * </line>
</par>
<par>
<line> *ugares como a linh* </line>
<line> do </line>
<line> trem, </line>
<line> a </line>
<line> lagoa, as matas * a rua *nde * asé (templo religioso) está </line>
</par>
<par>
<line> localizado, todos esses lugares com rep*esenta*ões dos O*i*ás. Isso ilustra como a me*ia*ão </line>
<line> de le*tura te* o pode* d* transp**tar as crianç*s de terre*r* de cando*blé para outro* espaços </line>
<line> e ambientes qu* *ão *xc*usivamente de**s. Essa abordag*m estim*la a *arte lú*ica e artística </line>
</par>
<par>
<line> das crian*as, c*ntri*u*ndo p*r* o d*senvolvimento </line>
<line> *e seus sentidos. Além diss*, *ju*a na </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão esc*lar *ora do asé, uma v*z que l*itura e*pan*e os h*rizontes da* cr*anças, a </line>
<line> pe*mi*indo que *las expl*rem o m*ndo *e maneiras n*vas * emoc*o*antes. </line>
<line> Em certo momento, percebe*-se a aproximação de al*uns *dultos e me pre*cupei em </line>
<line> continuar observ*nd* as atividades das cri*nças. Surpreendent*mente, os adultos e*t*vam tão </line>
<line> envol*id*s com a leitur* qu*nto as crianç*s, * qu* foi *m* *xp*riênci* únic*. Até aquele </line>
<line> momento, eu não havi* vi*to tanto e*tu*iasmo por parte dos ***l**s, mas *e*cebi qu*, de*ido </line>
</par>
<par>
<line> ao *onte*to religioso, * *nt*re**e d*les era princ*palm*nt* volta*o para a busca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento s*bre seus antep*ssados divinizad*s. </line>
</par>
<par>
<line> A roda d* con*ers* com as crianças estava muito interess*nte, e elas participaram </line>
</par>
<par>
<line> ativame*te de *o*as </line>
<line> as discus*ões sob*e o liv*o e os *rixás. Segu**o Warschauer (2001), </line>
</par>
<par>
<line> alé* </line>
<line> de aprimorar a *abilida*e de argumentação l*gica, a prática não apenas env*lve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pre*e*ç* física do o*tro, *as ta*bém requer o *esenvolv*m*nto das habilidad*s interpesso*is, </line>
<line> com* o manejo das emo*ões, o r*sp*i*o m*tuo, * *a**cidade de ouvir *tentamente, exp*essar- </line>
</par>
<par>
<line> s* adequad*m**te, aguardar a vez de falar, *articipar ativamente n* </line>
<line> conve*sa, *idar com as </line>
</par>
<par>
<line> diferenças e o esforço de compreender o ponto d* v*sta do out*o, en*re o*tras c*m*et*ncias. </line>
<line> 3.* Odé, o grande caçador </line>
<line> Odé, *amb*m con**cido como O*ossi, * um d*s or*xás mais recon*ecidos no Brasil. </line>
<line> Su* i*portância reside na respon*abilidade d* caçar pa*a **iment*r sua *ldeia ou comunidad*. </line>
<line> Assi* *omo Ogum, *** é um estrate*ist* habilidoso * habita as floresta*, protegendo-as da </line>
</par>
<par>
<line> degrada*ão frequentemente *a*sada </line>
<line> pelo ser humano. Odé é *requentemente *eleb*ado *os </line>
</par>
<par>
<line> terr*iros de candomb*é em todo o Brasil, e os mais a**i*o* n* religião af*rmam *** Oxos*i é </line>
</par>
<par>
<line> ágil, a*tuto in*elige*te, e </line>
<line> p*nsan*o </line>
<line> *api*ame*te para </line>
<line> abater suas presas, sendo um **çador </line>
</par>
<par>
<line> exímio. </line>
</par>
<par>
<line> Odé é um conh**edor dos segredos da floresta, dos animais e seres que nela h*b*tam, </line>
<line> *em como das fontes de alimento *bundantes. E*e é co*sider*do * *rixá ca*ador, um d*fen*or </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na *I, v. 21, n. 3, art. 11, p. **4-246, mar. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> L. S. Araújo, *. G. Moura </line>
<line> 23* </line>
</par>
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<line> daqueles que lutam pel* seu s*s***to e pelo de suas fam*lias. Ele *esempen*a esse pap*l s*m </line>
<line> prejud*car o *eio ambiente e é *esponsável por fornece* alime*tos aos *er*s h*manos, *empr* </line>
<line> auxil*ando aqueles que *uscam sua p*o*eção (asé). Odé zela pe** Terra, vive em harmonia </line>
<line> com o meio ambi**te e *quilibra o *co**istema e os se*es que o **bitam, incluindo os </line>
<line> pássar*s ** seus voos. *egundo Ve*ger (2018, p. 1*2): </line>
</par>
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<line> *xossi, o deus dos caçadores, teria sido o *rmão caçula ou </line>
<line> filho de Og*m. Sua </line>
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<line> *mportân*** deve-*e a diversos fatores. O primei*o é de o*dem material, pois, como </line>
<line> Ogum, ele prot*ge os caçadores, torna *uas expe**ções eficazes, delas *esultando </line>
</par>
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<line> *aç* abundante. O segundo é de ordem médica, p*i* </line>
<line> *s caçado*es pass*m **and* </line>
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<line> parte do se* temp* na floresta, estando em conta*o freque*te **m O*sain, d*vindade </line>
</par>
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<line> das folhas terapêut*cas e litúr**ca*, e aprend*m com ele </line>
<line> parte *o seu s*be*. O </line>
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<line> terceir* é *e ordem so*i*l, *ois normal*ente é um caçador que, du**nte *uas </line>
</par>
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<line> expedições, descobr* um *ugar favor**e* à in**a*ação *e um* nova r*ç* </line>
<line> ou de um </line>
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<par>
<line> vilarejo. Torna-*e assim o pr*mei*o *cupante d* luga* e senhor da t*rra (oníle), *om </line>
<line> autorida*e s*bre os habitantes que aí ven*am a se in**alar posterio*m*nte. O quarto </line>
</par>
<par>
<line> é de </line>
<line> ordem a*ministr**iva e policial, p*is antigamente os caçadores (ode) er*m </line>
</par>
<par>
<line> únicos a *ossui* *rmas no v*larejo, *ervi*d* *ambém de guardas-*otur*os (o*o). </line>
<line> Fi*ura 4 - Ilustr*ç*o *epresentando o Ori*á Odé </line>
</par>
<par>
<line> F**t*: Tristão (2018) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, m*r. 2024 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
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<line> *f*oce**ri*i*ade, Li*eratura e Transformação S*cial: Uma Etnografia em uma Casa *e Cand*mblé </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> C*m * *t* de *d*/O*osse observamos que as c**anç*s tinh*m uma for*e tendênci* em </line>
</par>
<par>
<line> asso*iar os *rixás aos recu*sos naturais, achei impor*ante a qu*stão d* </line>
<line> caça para dividir </line>
<line> *m </line>
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<par>
<line> comunidade. *om o au*í*io da l*itu**, *odemos perceb*r o quanto a </line>
<line> r*sponsabil*dade de </line>
</par>
<par>
<line> mediar leitu*a é impor*ante tan*o para a propagaçã* e valorização de seu cul*o co*o para o </line>
<line> enten*imen*o de mundo. </line>
<line> *.4 I*ma*já, * rainha do mar </line>
<line> A roda de leitu*a gerou *ntusiasmo *anto nas *rianças qua*to em alguns *dultos </line>
<line> presentes. Além *e promover a lei*ura e * mediação d* leitura, noss* preoc*paçã* sempre foi </line>
<line> **ucaci*nal, buscan*o ensina* o c**dado co* o meio am*iente por *eio da leitura, u**lizando </line>
<line> a imagem de s**s antepassados divinizados em c*njun*o com os *lemento* da natu*ez*. *sso </line>
<line> de*taca a import*n*ia *a l**tura na educação ambi*nt*l, que é o t*ma centr*l desta pe*quisa. </line>
<line> De a*ordo com Seitz (2006, p. 38): </line>
<line> O ato de ler não é ape*as ver o q** está escrito. Ler é *er *uestionad* pelo mun*o e </line>
<line> por s* mesm*, é saber que cert*s re**osta* pod*m s*r enc**tradas na produção </line>
<line> es**ita; é poder ter acesso a* escrito; é *onst**ir um* respos** que *ntrelace </line>
</par>
<par>
<line> informações nov** àquelas que já po*suí*. [] pro*orc*ona possibilidade de a </line>
<line> diálogo para *lém do temp* * do espaço; é o *lojam**to *o m***o para além *os </line>
<line> l*mites de nosso quar*o, *esmo sem sairmos de c**a; é a *xplo**ção de *xperiê*c*as </line>
<line> mais variadas, quando não **dem*s viver realmente. Por meio da leitu**, em *m a*o </line>
</par>
<par>
<line> apar*ntem*n*e s**itário, </line>
<line> po*em*s di*logar *om *eios soci*i* e geog*áfic*s muito </line>
</par>
<par>
<line> distan**s do nosso, *odemos dia*ogar com pa*sados remoto* </line>
<line> e viven*iar </line>
</par>
<par>
<line> experiênc*as *e ou*ros momentos históric*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ao observa* * prática, notei *** eles sempre buscav*m estabe*ecer conexões **tre a </line>
</par>
<par>
<line> leit*r* e *s *aracte*í*ticas d*s *rixás *ue, em *empos remotos, viv*ram </line>
<line> **tre os *eres </line>
</par>
<par>
<line> humanos *o aye (mundo terreno), cuidando e *ultivando a terra, antes *e s*rem divinizados </line>
</par>
<par>
<line> e pa*tirem </line>
<line> pa** o </line>
<line> oru* (*undo espirit*al). Eles pr*cur*vam mos*rar às crianç*s a </line>
</par>
<par>
<line> i*port**c*a da sust*nta*ilid*de por meio da l*itura. </line>
<line> A leitura também explo*ou o*tro e*emento *a natureza, que é *overnado *or </line>
<line> Iem*njá, um Orix* feminino. I**an*á * freq*entement* r*pre*enta*a como um* s*reia c*m </line>
<line> se*os volumosos e seu nome *ignific* "mãe cujos filhos sã* peixes". Ie*a*já é considerada * </line>
</par>
<par>
<line> *ãe d*s pe*cadores, ab*nço*ndo-os *om boas </line>
<line> pescas. No *ntanto, Iemanjá também é </line>
</par>
<par>
<line> conhec*da por punir aquel*s que não cuidam </line>
<line> do mar e o poluem. De acordo com um ìt*n </line>
</par>
<par>
<line> (his*ória ou *ito), as </line>
<line> ondas d* ma* foram criadas para *impar *odas as </line>
<line> poluições caus**as </line>
</par>
<par>
<line> pe*os seres humano* nos mares e rio*, e *sse pod*r foi concedido a I*man*á por Oludumare. </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, mar. 202* www4.fsanet.c**.*r/revista </line>
</par>
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<par>
<line> *. S. Ar*újo, R. G. Moura </line>
<line> *38 </line>
</par>
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<line> Essa abordagem pe*m**e que as *rianç** compree*dam não ap*nas a **por*ância da l*it**a, </line>
<line> mas também como ela p*de es*ar intrinsecamente l*gada à pr*servaç*o do *eio ambiente e </line>
<line> ao res**it* pela natureza, transmitido por meio dos ensinamentos dos Orixás. </line>
<line> *emanjá é conhe*ida como a protetora do* filhos que *horam e é consid*rad* a m*e </line>
<line> de todas as *abeças e de todos os Orixás. Ela é responsável po* orientar e permitir que seus </line>
<line> filho* *igam o fluxo da* *nda* *a v*da. Iema*já é considerada *il*a de O**ku*, o Deus dos </line>
<line> m*res, e é mu**o cel*bra*a *m * de f*ve*eiro n* Br*s*l, um di* consagrado a ela devido às </line>
<line> bênção* que seus dev*tos rec*bem. Ao contr*rio da rep*esentação que ganhou no Bras*l, </line>
<line> I*manjá é tradic*ona*men*e *ep**sentada *om* uma figur* negra. N* África, e*a é cultuada </line>
<line> n*s rios, en*uanto no *r*sil, Iemanjá s* tornou conheci*a como * *ainha do ma*. De acor*o </line>
<line> com Nogueira (2017, p. 77): </line>
<line> Nós *o* a*riscam*s dizer: Ie*anjá pode ser enten**da *omo um *ig*o *eminino que </line>
<line> reve*a q*e bem e **l não *ão *ubstân*ias distint*s. O m** tanto pode afogar *uem </line>
</par>
<par>
<line> pesca com* é a </line>
<line> ba*e de **a honra. Port*nto, o bem * m*l s*o maneir*s e *e </line>
</par>
<par>
<line> *anifes*ação da m*sma pot*nci*. </line>
<line> Figura * - Ilustração Representando A Orix* Iem*njá </line>
</par>
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<line> Fonte: T*istã* (20*8) </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, T*r*si*a, v. 21, *. 3, art. 1*, p. 224-246, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Afrocentricida*e, *itera*ura e Tra*sformação S*cial: Uma *tnografia em uma Casa de Cando**lé </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> A*ós a lei*ura sobre I***n*á, começ*ram a buscar *emelh*nças entre o Or*xá e o </line>
<line> univ*rso das crianças. Elas *oram bast*n*e diretas em suas respost*s sobre a im*ortâ*cia de </line>
<line> preservar os rios, o* mare*, sua *lo*a, fauna e a produção de alimentos, como peix*s e sal. As </line>
</par>
<par>
<line> **ia*ças do asé também </line>
<line> *borda*am um tema c*ucial: * a*uecimento global, e*pres*ando-o </line>
</par>
<par>
<line> co* suas *róp*ias palavras. </line>
<line> N**se m*me*to, f*ca evi*ente * ne*ess*dade *e realizar atividade* *omo essa nos </line>
<line> espaços l*túrgi*os, po*s mais do qu* *erpetua* uma *u**ura e *eligião, e*s*s **ática* </line>
<line> prom**em a *esp*nsabilidade em r*lação ao p*aneta e *r*nsmite* os e*sinamen*o* deixados </line>
<line> pe**s ancestr*i*. Af*nal, *té os Orixás tiveram que apre*d*r a *ui*ar da t*rra (aye). </line>
<line> À *edi*a que a mediação d* leitura *ontinua*a, a pesquisa o*serv*va *s crianças </line>
<line> relac*onando as históri** dos *rixás com suas próprias viv*nc**s, tan*o dentro do terreiro </line>
</par>
<par>
<line> quan*o em **as </line>
<line> vidas cotidian*s. Como </line>
<line> em todo </line>
<line> con*o, há uma moral d* história, e *om as </line>
</par>
<par>
<line> s*ssões ** mediação *e leitura não é d*fer*nte. Com a p*ssa**m da </line>
<line> **stória de Iemanjá, *s </line>
</par>
<par>
<line> crian*as d*stacara* a impo*t*ncia da ****ervação dos ma*es. </line>
</par>
<par>
<line> Essa c*nexã* e*tre as h**tória* dos Orix*s e questões ambientais reforça a relevân*ia </line>
</par>
<par>
<line> das a*ivi*ad** d* leitura como uma fe*r*menta educacional não apenas para promover </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> literatura e a cultura af*o-bra*i*e*ra, mas t**b*m para se*si*il*z*r *s crianças *obre questões </line>
<line> críticas, como a preservação do mei* ambien*e. </line>
<line> *.5 Xangô, o senhor da justi*a e dos trovõe* </line>
<line> A me**a*ão da leitu*a da *istória dos O**xás p*r* crianças do cand**b*é * uma </line>
<line> a*ividade cultural*ente e*riquecedora, *ois *ngloba u*a rique*a de valore* e sabed*ria </line>
</par>
<par>
<line> tran*mitidos por antepassados </line>
<line> div*niza*os que foram t*a**dos </line>
<line> co*o escravizados e* navios </line>
</par>
<par>
<line> negre*ros para o nosso país. Entr* ess*s divindades, des*aca-*e X*ngô, que r*presenta o sens* </line>
<line> de justiç* e f*i um *rande rei *e O*ó, n* África, sendo objeto de *ult* até o* dias at*a*s. </line>
<line> Xangô é frequentemente a*sociado * id*ia de *q*ilíbrio e impar*ialidade. *iz a </line>
<line> tradição q*e ele *ossui doze ministro*, sendo que aque*es do lado es*uerdo s*o responsáveis </line>
<line> p*r conde*ar, en*uanto os *o l*do di*eito absolve* ** decisões. Es*a repr*sentaç*o simbólic* </line>
<line> de equilíbrio e just*ça é u* dos e**inamento* vali*sos que a história de Xan*ô tr*z às </line>
<line> crian*a* do can*omb*é. </line>
<line> *or *eio ro*a de leitura da hi*t*ria sobre Xangô e o*tros O*ixás, ela não apenas </line>
<line> cone*ta a* crianças *om sua *erança *ultural e e*piritual, *as também *romove valor*s como </line>
<line> respeito, equilíbrio, *ompreen*ão * empatia. É uma *aneira podero*a de transmitir </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 3, art. 11, p. *24-246, mar. 2024 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> L. S. Araújo, R. G. *oura </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento e t*adição de gera*ã* em geração, e*r**uecendo suas vidas e f*rtalece*do sua </line>
<line> conexão co* s*as r**zes cult*rai*. </line>
<line> Trabalh*r o senso de justiça *entro de um te*re*ro d* *and*m*l*, e***cialmente co* </line>
</par>
<par>
<line> *rianç*s, *ode parecer </line>
<line> um *esafio *onsi*erando as c*n*ra**ç*es que exi*tem, </line>
<line> já que *s*a* </line>
</par>
<par>
<line> cria*ças c*lt*am um D*us que é * senh** da j*stiça, mas, ao mesmo **m*o, e**rentam </line>
</par>
<par>
<line> disc*im*naç** re**giosa. Nesse </line>
<line> con*exto, a pesqui*a *re*isou *e </line>
<line> a*ast*r um pouco do mun*o </line>
</par>
<par>
<line> lúd*co e ab*r*a* qu*stões mais p*ofundas, </line>
<line> como o senso comum, o s*nso *rítico e outro* </line>
</par>
<par>
<line> aspe*tos importantes. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos pontos de *artid* foi inic*ar *m diálogo sobre o que é c*lt*ra. Em termos </line>
<line> simplif*cados, cultur* pode ser definida como *m conju*t* de atividades que ab*ange o </line>
<line> conhec*m*nto, a* religiões ou c*enças, a* *rtes *m g*ral, além d* mo*al, da *i*ili*ad* e dos </line>
<line> costumes d* u* po**, que são a**uir**os e compartil*ados pel*s m**bros de*sa soc*edade. </line>
<line> *ssa exploração cultural proporcionou às crianças uma base *ól*da p*** </line>
<line> compr*enderem o contexto *a** ampl* d* s*a relig*ão, b*m como as *omplexidades e </line>
</par>
<par>
<line> desafios *u* </line>
<line> p*de* surgir. Alé* disso, estimulou o sen** crí*i*o, a ca*acid*de de re*letir </line>
</par>
<par>
<line> *obre o mundo ao seu redor e a *m*ortânc*a de v*lorizar e r*spe*tar *s </line>
<line> di*erentes cult*ra* e </line>
</par>
<par>
<line> cr*nças pres*ntes na *oc*edade. Esse é um *xemplo claro de *omo a mediaçã* *e leitura pod* </line>
</par>
<par>
<line> ir além do </line>
<line> entretenimento e </line>
<line> se tornar uma ferrament* *ducacional e </line>
<line> de desenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> *es*oal. Para S*orey (2015, p. 30), cu*tura nada ma*s é que: </line>
<line> [] um luga* de luta entre a resistência d* grupos s*bord*nados e as forças da </line>
<line> inc*rporação\ que o**ram a favo* dos **teresses d* *rupos dominantes. C*ltura </line>
<line> popul*r, nes*e sen*ido, n*o é a cultura i*p*s*a, a d*s te*ricos da cultu*a de ma*sa, </line>
<line> nem aque*a cultura ant*gonist* que emerge espo*tanea**nte, vinda de baixo, do </line>
<line> povo\ é ** te*reno de *ro*as e ne*ociação entre as duas: *m terreno, como já </line>
<line> dito, ma*cad* por r*sistên*ia e incorporação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*s*n*, v. 21, n. 3, art. 11, p. 224-246, mar. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.*r/revist* </line>
</par>
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<line> Afro*entricidade, Litera*ura e Tr*nsformação Social: Um* E*no**afia em u*a Casa de Cand*mblé </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - **ustração represe**a*do o Orixá Xangô </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Tristão (2018) </line>
<line> Apó* a leitura c*mpleta do livr*, que apresentou *s i*entidades * particu*arida*es dos </line>
<line> de*e**eis *rixás do panteão a*ric*no, com foco espe**al em Oxum, Ogum, Iemanjá e Xa*gô, </line>
<line> f** *ealiz*d* uma conversa final *obre a *mport*ncia da mediação de leitura para crianças de </line>
</par>
<par>
<line> terreiro. Mediar a leitura, **pecialmente sobr* o* Orixás, é </line>
<line> um* tarefa desafia*or*, uma *ez </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> envolve a *ransmiss*o de </line>
<line> ensin*mentos viv*ncia*os dentro </line>
<line> das ca*as de candomblé </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma maneira lúdica e reli*io*a, o q*e torna esse campo *ast**te s*ngular e espec*fico. </line>
</par>
<par>
<line> *essa conversa f*nal, fo*am discutidos os aprend**ados * refle*ões que su*gira* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> long* das sessões de mediação ** leitu*a. As crianças tivera* a oport*nida*e de exp*essar </line>
</par>
<par>
<line> suas ideias, compartilhar o *ue aprenderam sobre os *rix*s e co*o </line>
<line> esses ens*namen*os se </line>
</par>
<par>
<line> relacionavam co* suas vidas cotid**nas * **m a preservação do meio ambiente. Foi u* </line>
<line> momento de ref*rçar a impo*tânc*a da leitura como um* ferrame*ta que pode *n*iqu*cer s*a </line>
<line> compreensão do m*nd*, suas t*adições culturais e s*a ident*dade r*li*iosa. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém disso, a conve*s* final *ambém pe*mitiu </line>
<line> *ue </line>
<line> as crianças * os adult** pre*entes </line>
</par>
<par>
<line> no terreiro ref*etissem </line>
<line> sobre co*o a </line>
<line> mediaç** de le*tura po** ser *ma p*nte entre a **ltura </line>
</par>
<par>
<line> r*ligiosa * * desen*olvim**to pessoa* e social das c*ianças </line>
<line> de *erre**o. A leitura n*o *p*nas </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 21, n. 3, a*t. 11, p. 224-246, mar. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<par>
<line> L. S. Araújo, R. G. Moura </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> enriquece s*u *onhecimento sobre os O*i*ás, mas também fortalece sua capacida*e de s* </line>
<line> r**aci*n*r *om * mu*do *e maneira crítica, sen*í*el * educ*da. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> A leitura me*ia*a sempre foi de grande interesse pa*a esta pe**uisa. Sempre v**os na </line>
</par>
<par>
<line> leitu*a *m meio p*lo qual pod*mos *lcançar um t*rreno </line>
<line> co*um, um **paço onde p*demos </line>
</par>
<par>
<line> *os conec*ar co* di*erso* mund*s e pessoas. * uma ferr**enta p*ra reeducar *deias * f*rmar </line>
<line> leitores. A leit*ra *em a cap*cidad* de nos transp*r*ar para imaginaç**s e *e*sações *ue *ã* </line>
<line> consegu*mos alcançar por meio *a simples falta ** p*áti** d* ler. *emos n* leitur* *m aliado </line>
<line> na luta contra a *gnorância e, p*r q*e não, a desinformação. </line>
<line> Uma d*s questõe* ce*trais desta *es*uis* foi obs*rvar a* crianças de terreiro *m </line>
</par>
<par>
<line> at*vid*des que *udes*em </line>
<line> contrib*ir pa** suas v*das fut*ras. Co*para*d* com algum*s </line>
</par>
<par>
<line> r*ligiõe*, em part*cular as igrejas protestantes e cat*l*ca*, *e* menci*ná-las e*pecifica*ente </line>
<line> por razões éticas de pesquisa, real*zamos uma co*p*r*ção *om ativid*des domi**cais. Nessas </line>
</par>
<par>
<line> igrejas, crianças a*ompanham *eu* pais aos c*ltos, principalme*te </line>
<line> *o* do*ingos, onde h* </line>
</par>
<par>
<line> pe**o*s preparadas pa*a leitura* e ensinam*ntos da Bíblia de fo*m* lúdica p**a cr*anças. N* </line>
<line> entan*o, e*s** ativ*dades geralmente não se p**ocu*am com outros tipos d* l*it*ra ou com a </line>
<line> *ormação so*i*l das crianças. </line>
</par>
<par>
<line> Ficou </line>
<line> clar* a impor*ância da mediação de leitura para a* crian*as do candomblé, </line>
</par>
<par>
<line> evidenc*a*do s*u interesse e en*usiasmo a cada ses*ão. Mediar * leitur* *obre os Orix*s foi </line>
</par>
<par>
<line> *un*amental para fo*talecer sua identi*a*e </line>
<line> cult*ral e religiosa. Muitas d*ssas crianç*s não </line>
</par>
<par>
<line> tiveram con*a*o </line>
<line> *révio </line>
<line> co* * literatura *nfantojuvenil </line>
<line> afro-b*asileira, o qu* des*aca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidad* de políti*as p*bli*a* </line>
<line> que pro*ov*m ações ed*cativas não a*ena* em ambiente* </line>
</par>
<par>
<line> es*olares, m*s *am*ém em conte*tos religi*s*s. </line>
<line> A Lei 10.639, que inclui of*cialm*nte * ensi*o da história e da cultu** a*ro-brasileira </line>
</par>
<par>
<line> nos cu*r*cu*os </line>
<line> *scolares, ainda não é *len*mente aplicada nas escol*s *evido a preconc*i*os </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionados à cultura africana. Esta pes*uisa as*ume *m </line>
<line> compromisso importa**e **m </line>
</par>
<par>
<line> s*cerdotes e adeptos do C**dombl*, inst*ndo-os a *esen*olve* prát*cas de inc*ntivo à leitur* </line>
</par>
<par>
<line> e outras atividades </line>
<line> cultu*a*s em seus terreiros. * Candomblé, como espa*o litúr*ico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*ligi*so, *esempen*a u* p*pel formad*r d* </line>
<line> o*iniões, </line>
<line> en*a*i*ando a relevância da leitura </line>
</par>
<par>
<line> c*mo um c**al de com*nicação que const**i *dentidad* * c*nh*cimento. </line>
</par>
<par>
<line> A mediação de l*it*ra c*ia laços reli*i**o* entre as </line>
<line> pes**as, tran*f*rmando-as por </line>
</par>
<par>
<line> meio das *istórias de seus ante*as*ad*s divini*ad*s. Is*o torn* p*ática de *eitu*a, seja a </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 21, *. 3, a*t. 11, p. 224-246, m*r. 2*24 www4.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afroc*ntr*cidade, Literatura e Tra*sformaçã* Social: Uma E*nografia em uma C*sa de Ca*d**blé </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> *ediada ou não, ***s d*nâ*ica e prazeros*. Des*ac*-se a necessidade de os *erreiros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> institui*ões educacion*is *olaborare* na desconstr*ção de estere*ti*os e preconcei*os *ontra </line>
<line> a* *e*igiões afro-brasilei*as. A soci*dad* a**al, cada vez mais digital, frequ*nte*en*e utiliza a </line>
</par>
<par>
<line> *ecnologia para dis*eminar discursos r*cistas. Portanto, é fund*mental começar na </line>
<line> base, *o </line>
</par>
<par>
<line> e*sin* infantil, para que, um dia, as </line>
<line> q*estões raciais possam ser ap*nas registros no* *ivros, </line>
</par>
<par>
<line> sem impac*** negativos nas vidas das pessoas. </line>
<line> É evi*ente que há um vasto campo de pesquisa a *er explorado, esp*cialmente n* qu* </line>
</par>
<par>
<line> diz *espeito à pro*oção da leitura </line>
<line> e da </line>
<line> e*ucação dentro **s casa* </line>
<line> d* *andomblé. É </line>
</par>
<par>
<line> fu**a*en**l reconhecer que a* crianças são o fut*r* e qu* sua *o*maçã* crucial para é </line>
</par>
<par>
<line> prese*v*r e fo*ta*ece* essa </line>
<line> cult*ra de maneir* positiva, a*tônoma e íntegra. As *asa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> candomb*é preci*am se reinven*ar e b*s*ar formas de inc*rpor*r o ensino religioso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educa*i*o como um compromi*so sério. Isso envo*ve form*r cidadã** **ít*cos e r**pons*veis </line>
<line> em *elação à sua *omunidade em to*os *s *spect*s. </line>
<line> A le*t*ra é uma *errame*t* podero*a que per*it* o aut*de*cobrime*to e a bu*ca pelo </line>
<line> conh*cimento. A le**u*a nos *ransporta par* di*e*ente* lugar** e realidad*s sem a ne*es*idade </line>
</par>
<par>
<line> de nos </line>
<line> d*s*oc*r*os fisi*amen*e. R*comenda-s* que a promoçã* *a ***tura s*ja uma pr*t*** </line>
</par>
<par>
<line> comum em todos *s espaços litúr*icos, e a pesqui*a dem*nstro* o quão c*nstrutiv* p*d* ser </line>
<line> *e*iar a **itura em *m te*reiro de cando**lé. No enta*to, também é importante reconhecer </line>
<line> *ue há desafios a serem superado* p*ra que essas atividades *ej** amplamente r*a*izadas nas </line>
<line> casas de candomblé. </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo principal é promov*r a leitura e </line>
<line> *a*orizar a cul**ra afri*ana n*s </line>
<line> **paços </line>
</par>
<par>
<line> religiosos, *ntrodu*indo ativid*d*s </line>
<line> ed*cativas * re*reativas. As casa* de c*n**m*lé t** </line>
</par>
<par>
<line> **tencial para s*r*m locais de fomen*o leitura e ativi*ad*s educ*c*onais tão import*ntes à </line>
<line> quanto *s r**lizadas nas escol*s. No entanto, i*so requer o co*prometimento d*s sacerdotes, </line>
<line> pai*, escolas, soci*dade *, p*ssive*mente, o apo*o do poder público. </line>
<line> *m última análi**, a m*diaç*o de leitura é uma *tividade que possui di**nsões </line>
</par>
<par>
<line> ab*tratas, </line>
<line> *ultura*s e políticas. É essencial r*fletir sob*e c*mo a mediação de l*itur* pode </line>
</par>
<par>
<line> contribuir para que a* c*ia***s do can*ombl* compreendam sua im*or*ância e sign*f*cado na </line>
</par>
<par>
<line> construção e forta*ecimento *e s** </line>
<line> de*e*volvimento soc*a*, to*n*ndo-se agentes ativos na </line>
</par>
<par>
<line> preservaçã* de sua cult*ra e iden**dade. </line>
<line> A impor*ânc*a da li*eratu*a afrocentrada para crian*as é ine*áv*l e profunda, pois el* </line>
<line> desempenha um pa*el crucial na formação de *ma identidade cultural posi*i*a, na promoção </line>
</par>
<par>
<line> da div*r*id*de e na *ducação contra o racismo * discriminação. A li*e*atur* a*rocentrada e </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, *. 21, n. 3, a*t. *1, p. 224-246, mar. 2*24 *w*4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. A*aújo, R. G. Mour* </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> apr*s*nta às c*ia*ça* histórias, *e*sonag*n* e *enár*os qu* refle*em a r*ca herança afri*ana e </line>
<line> *fro*escende*te, o*erece*do um* per**ectiva mai* c*mpleta e equilibrada do *undo. </line>
<line> A litera**ra afroce*trada é uma *on*e valiosa de co*h*cime*to s*bre a cultura a*ricana </line>
</par>
<par>
<line> e af*o*escen*ent*. *la o*erece às </line>
<line> crianças a oportu**dade de </line>
<line> ap*e*de* sobre músic*, arte, </line>
</par>
<par>
<line> religi*o, c*l**ária e *utra* facetas ricas *essa herança cultural. Hist*rias </line>
<line> cat*vantes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> personagens envolvente* na l*teratura afrocen*rada p**em d**pertar o amor </line>
<line> pela leitura </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> *rian*as. Isso contribui para * d*senvolvim*nto d* ha*ilidade* d* leitura e a*fa*etiz*ção, q*e </line>
<line> **o esse**iais para o sucesso a*adê*ico. </line>
<line> Em resumo, a l*teratura afrocentra*a para crianças é um* ferrament* pode*osa *ara </line>
</par>
<par>
<line> p*omover a </line>
<line> *ivers*dad*, a in*lusão e a comp*eens** mútu*. Ela *apacita </line>
<line> a* cri**ças </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abraçarem sua her*nça cultur*l, a q*estio*are* a *nj*stiça e a cel*brarem a ri*ueza d* </line>
<line> diver*idade humana. Portant*, é fu*damental que pais, educad*re* e bib*io*ecário* incen*ive* </line>
<line> a l**tura de livros que represe*tem e c*l*b*em a cultura *fricana e afrodesc*ndente. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 11, p. 224-246, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re***ta </line>
</par>
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<line> *. S. Araújo, R. G. *oura </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
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<line> Como Referenc**r este Art*go, confo*me *BNT: </line>
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<line> ARAÚ*O, L. S; M*UR*, R. *. Afroc**tricida*e, Lite*a*ura e Tra*sfo*mação Social: *ma *tnografia </line>
<line> em *m* C*sa de Candomblé. Rev. FSA, Teresin*, v. 21, *. 3, ar*. 1*, p. 224-246, mar. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntribuição *os Autor*s </line>
<line> L. S. Araújo </line>
<line> R. G. M*u*a </line>
</par>
<par>
<line> *) con*epç*o * p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e inte**r*t*ção do* **dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do ra**unho ou na r**is** c*ítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part**ipação na a**ovação da ver*ão final *o manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, v. 21, n. 3, art. *1, p. 224-246, ma*. 2024 </line>
<line> w*w4.fsan*t.*om.br/r*vista </line>
</par>
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