<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 2, p. 27-45, jun. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.6.2
</line>
</par><par>
<line>
Os De*afios da Regulamentação da Inte*i*ência Art*fi*ial (IA) ** Brasil em Rela**o a Alguns
</line>
<line>
Pa*ses Desenvo*vido*
</line>
<line>
T*e Challen*es of Regulat**n of A*tificial *nte*ligen*e (*I) in Bra*il in Relation to Som*
</line>
<line>
De*eloped Countri**
</line>
</par><par>
<line>
*aulo Argô*o dos Santos
</line>
<line>
Gra*uado em Ge*tão Empresa*ial e em Logístic* pe*a Faculdade de T*cnologia *a Z*na Leste-**
</line>
<line>
paulo.s*nt*s182@fatec.s*.g**.br
</line>
<line>
Joao A*meida Santos
</line>
<line>
Dou*o* em Admini*tração pela *ontifícia Univer*ida*e Católica de *ão P*ul*
</line>
<line>
Prof*ssor da FA*EC - *a*uldade de *ecn*logia de São Pa*lo
</line>
<line>
professoralmeida2011@gmai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Pa*l* A*g*lo *os Sa*tos
</line>
<line>
**itor-Chefe: Dr. Ton*y *erle* de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*FATEC - ZL - **e*ida Águia de Haia, 2983, Ci*ade
</line>
<line>
Ro*r*gues
</line>
</par><par>
<line>
A.E. Ca**a*ho, C*P 03694-0*0, São Paulo/**, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: *oao Almei*a San*os
</line>
<line>
Artigo *ecebido *m 12/01/*024. Últim* *ersão
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Meto*ist* d* São Paulo, Coordenad*r
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
receb*da em 01/**/2024. A*rovado em 02/02/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Cu*so de A**inistração Comércio Ext*rior. Rua
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Sacramento, 230, Rudge Ra*os, 096*0-*00 - São
</line>
<line>
Ava*iado pelo *ist*m* Tri*le Review: Des* Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Bernardo do C*mpo, SP - Bra*il
</line>
<line>
p*l* Edito*-Chefe; e b) Double Blin* Review
</line>
<line>
(ava*ia**o cega p*r dois *valia*o*es da *rea).
</line>
<line>
Revisão: Grama*ica*, Normativa e de F*rmatação
</line>
</par><par>
</page><line>
AGENCI* D* *OM*NTOS: Agra*ecemos a Deu*, aos *ossos famil*ares e a con*eituada Instituição de
</line>
<line>
Ensi*o S*pe*ior Fatec ZL/SP.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. Santos, J. A. Sa*tos
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
*ESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Os países desenvolvidos *stão céler*s qu*nto à nece*sidade de regulamentação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
im*lementaç** da Inteligência Artificial, v*s** qu* ela é a te**olo*ia *e **opósito g*ral do
</line>
<line>
*éculo XX* e que, embora *s*ejam co*fiantes que a IA apresent*r* u*a expressiv*
</line>
<line>
contribuição n* c**s*i**nto econômic* do país, promoverá, *am*ém, al*os risco* à socieda*e,
</line>
<line>
caso n*o haja uma regulamentação clara, abran**nte e segura. O ob*etivo deste artigo é o de
</line>
<line>
p*s*uisar e a*alisar o a*d*m*nto da regulamentação da Inte*igência *r*ificial em países
</line>
<line>
de*envolv*d*s, com o intuito de compara* com * atual situ*çã* brasileir*, buscando e*tender
</line>
</par><par>
<line>
*u*is
</line>
<line>
** des*f*o* *a regul*men*a**o da *A no *r*sil e* rela*ão a alguns *a**es
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvi*os. A met**o*ogia foi ba*eada em pesquisas biblio*ráficas, tais como: livros,
</line>
<line>
artigos, s*tes especializados, trabal*os de conclusão de curso, jornais, P*ojeto* de Lei da
</line>
<line>
Câmara dos De*utados e d* Sen*do Fed*r*l bra*ileiro. Entre os result**os o*tidos, noto*-se
</line>
<line>
que o Brasi* parece está atrasado quanto à regulam**tação e orientaçã* da IA em relação ao
</line>
<line>
Ja*ão, EUA * ao Reino Unido, e qu* ainda há diversos desafios qu* precis*m se* superados,
</line>
</par><par>
<line>
como, por exe*plo, com*reensão ad*quada acer*a de v*rios *spéct*s da IA, a falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
parâme*ros para o controle *a q*alidade dos
</line>
<line>
d*dos e não saber se é me*hor uma regu*ação
</line>
</par><par>
<line>
setorial *ara que seja po*sível alcançar uma **tratégia nac*onal de IA bem *egulamentada, na
</line>
</par><par>
<line>
qual * c*iação *e *ovos
</line>
<line>
modelos de
</line>
<line>
negóc*os e de nov*s tecnologias sej*m de *a**ira
</line>
</par><par>
<line>
sustentáve* e harm*nica com o* direit*s fundamentais dos cid*dã*s.
</line>
<line>
*ala*ras-chave: *esafios da Intel*gê*cia A*tificial. Re*ul*ment*ção da In*el*gência
</line>
<line>
Artific**l. Inteli**ncia Artifici*l.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
De*elo*ed **untries are
</line>
<line>
quic* t* respond to the need for re*ulation and *mplementati*n of
</line>
</par><par>
<line>
Arti*icial Inte*li*enc*, given *hat it is the g*neral-*urpose technology *f the *1s* cen*ury and
</line>
<line>
that, *lthoug* they *r* confident t*a* AI *i*l mak* a signifi*ant contr*bution *o the coun*ry's
</line>
</par><par>
<line>
economic growth, it *ill promot* also
</line>
<line>
hig* risks for society if
</line>
<line>
th**e is no clear,
</line>
</par><par>
<line>
*omprehe*sive and safe regulation. The object*ve of this a*ticle ** to *esearch and an*lyze th*
</line>
</par><par>
<line>
**ogres* of Artif*cial Intelligenc* regu*a*ion in d*v*lo*ed
</line>
<line>
c*untr*e* with the aim of
</line>
</par><par>
<line>
comparing it with *he current Bra**lian situation, s*eking to und*rst*nd the **a*lenges of A*
</line>
<line>
regulati*n in Brazil in re*at*on to some developed count*ies. *he meth*dology was b*sed on
</line>
<line>
bibl**graphi*al resea*ch suc* as: books, articles, specialized *ebsit**, course comp*etion
</line>
</par><par>
<line>
*o***, n*w*pape*s, *ills f*om the Chamb*r
</line>
<line>
of *ep**ies and the *razilian Federal Senate.
</line>
</par><par>
<line>
Among *he *es*lts obtained, it was noted tha* Brazil seem* to be lagging behind i* A*
</line>
<line>
re*ula*ion and gui*an*e in *e**tion to Japan, t*e *SA and the United Kin*dom and that there
</line>
<line>
ar* st*l* severa* cha*lenges th** ne*d *o be overco*e, *uch as, for example, *deq****
</line>
<line>
*nderst*nding of various aspec*s of AI, the lack of parameters for data q**lity contr** a*d not
</line>
<line>
kn*wing whe*he* sec*o**l regu*a*ion is b**ter so that *t is possible to achie*e a well-reg**at*d
</line>
</par><par>
<line>
*ati*nal AI strategy, wh*re
</line>
<line>
the cre*tion *f new busine** models and n*w technolog*es are
</line>
</par><par>
<line>
sust*ina*le *n* ha*monious with th* *u*damental righ*s ** citize*s.
</line>
</par><par>
<line>
Key*ord*. Challe*ges o* *r*ificial In**llige**e. Regulation
</line>
<line>
of Arti*icial I*te*ligence.
</line>
</par><par>
<line>
A*tificial Intel*igence.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, *. 2*, n. 6, *rt. 2, *. 27-45, jun. *024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.**/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os *esafios da Regula*entaç*o da *nteligênc*a Arti*i*ia* (*A) no B*asil em Relação a Algu*s Pa*ses
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*Ç*O
</line>
</par><par>
<line>
A h*stór** da Intelig*ncia A**ific**l (IA) teve * s*u i*í*io no verão de 1956, em
</line>
<line>
*anover, New Hamps**r*, nos E*ta*os U*id*s, quando um g*up* de *ienti*tas, ***mado por
</line>
<line>
*ohn McCart*y, Ma*vin Minsky, Claude Shanon e Nathaniel Rocheste*, orga*izou e realizou
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
primeira co*ferência sobre IA, no D*rtmouth College. Essa *onferên*ia reuniu vários
</line>
</par><par>
<line>
t*ór**os da co*p*tação, *ob o pat*ocínio d* Fu*d*ç*o Roc*efeller. *oi n*s*a con*erência que
</line>
<line>
surg*u o termo: "Intel*gênc** Arti**c*al" (A**ificia* I*tellig*nce), por John McCa*th*, par*,
</line>
<line>
de*sa fo*ma, *omear a nova ciência que estava s*rgi**o (*ABRIEL FILHO, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
*tualment*, * IA é a tecnologia *e propósito *eral no século X**, e preci*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
r*gula*entaçã* pa*a *ncorpo*ar
</line>
<line>
as suas especif*cidade* *os
</line>
<line>
arca**uços
</line>
<line>
*urídicos ó*g*os e
</line>
</par><par>
<line>
fisc*lizadores *reexiste*te* (KAUFMAN, 2*22). Mas, in*eliz*e*t*, de
</line>
<line>
acord* com IPEA
</line>
</par><par>
<line>
(20*3), o Br*sil está atrasado em relação r*gulamentaç*o e *rie*taç*o da Intel*gênci* à
</line>
<line>
Art*ficial, quando comparado a outros p*í*es, como, por ex*mplo, o Japão, os Es*ados U**dos
</line>
<line>
e * Reino Unido.
</line>
<line>
Par* Oli*eira (2**2), "ao analisar a leg*sla*ão bras**eira relaci*nada ao fen*meno e à
</line>
<line>
regula*e*tação da Int*lig*n**a Artifi*ial, torna-se, prime*ramente, im*orta*te *omp*eender o
</line>
</par><par>
<line>
cená*io d* *A no *rasil". Compleme*ta
</line>
<line>
dize*do qu*: "não se *e** restringir à análise das
</line>
</par><par>
<line>
normas jurídicas *estinada* a regula* o tem* específi*o *e IA, *as
</line>
<line>
é
</line>
<line>
preci*o verif*ca*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
arc**ouç* jurídico ex*sten*e n* *ue diz *e*peito ao s*to* tecnológico". Ou seja, é preciso
</line>
</par><par>
<line>
compreender as **i*iativas a*o*adas *elo poder público q*anto ao desen*olvi*e*to e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*n*vação, de forma q** se*a edifica** u* am*i*nte prop*cio *a*a a I*.
</line>
</par><par>
<line>
Vale *essalta* que já *xiste uma proposta de *egulamentaçã* do desen*olvimento, da
</line>
<line>
*mplement*ção e do u*o da IA q** foi divulgada p*la C*missão Eur*peia, órgão execu*ivo da
</line>
</par><par>
<line>
União *urope**, com a finalidade de tentar proteger os humanos
</line>
<line>
antes
</line>
<line>
qu* *eja "t*rde
</line>
</par><par>
<line>
*ema*s". Ademais, o documento contém *ágina* nas quais
</line>
<line>
estão previstos procedim*nto*
</line>
</par><par>
<line>
ta*to p*ra f*rnecedo*es quanto para os **uári** *ue são s*bmetidos a si**if*cativas mul*as
</line>
<line>
para situ*ções de não conf*rmidade (KAUFMA*, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Outro*sim, n* ano de
</line>
<line>
2020, um g*upo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
paí*es c*mposto
</line>
<line>
pela *ustrália, C*nadá,
</line>
</par><par>
<line>
França, Ale*anha, Índ*a, It*lia, Japão, México, Nov* Zelând*a, R**úb*ica da C*re*a,
</line>
<line>
Cingapura, E*lov*nia, Reino Unido, EUA * *nião Europeia fundo* a G*obal Partnership on
</line>
</par><par>
<line>
Art*ficia* Intelli*en*e (GPAI), um órgão
</line>
<line>
*es*inado
</line>
<line>
a supervisionar o desenvo*vimen*o
</line>
</par><par>
</page><line>
"re*p*nsáv**" da IA. E* u*a p*imeira inst**cia, o grupo estará foc*do *m quatro temas: IA
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 21, n. 6, art. 2, *. *7-*5, *un. 2024 ww**.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. S*ntos, J. A. S*ntos
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
res*onsá*el, governança de dados, futuro do trabalho e inovação e c*me*cial*zação
</line>
<line>
(*O*MANN JR, 2*22).
</line>
<line>
*essa forma, em virt*de do pr**lema identifica*o *uanto *o atraso de re*ulamentaç*o
</line>
<line>
da IA *o Brasil, *uando comparado a *utr*s *aí*es, evidenci*-s* o objeti*o deste artigo que é
</line>
<line>
o d* pesquisar e analisar o a*da*ent* da *egulament*ção da Int*ligê*cia Artificial em paí*es
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvidos, com o i*tu*to de comp*ra* com atual situação brasil*ira pa*a responder a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
seguinte pergunta: Q*ais os desafio* d* re*ulamentação da I* no *rasil em r*la*ão a alguns
</line>
<line>
paí*es de**n**lvidos?
</line>
<line>
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓ*ICA
</line>
<line>
2.1 Inteligê*cia Artificial - IA: origem
</line>
<line>
A Inte*ig*ncia Art*ficial - IA é um ramo da ciência/eng*nharia *a co*putaçã* *ue s*
</line>
<line>
propõe a *e*envolv*r s*ste*as computa*ionais *a*a s*luc*onar problemas. E* 31 de agosto
</line>
</par><par>
<line>
de 1*55, quatro pesquisadores: J*h* McC*rthy, Ma*vin *insk*, Nathani*l Roches*e*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Claude Shannon apresentaram u*a p*o*ost* de pesquisa sob*e Inteligênc*a A*t*fi*ial *ara **r
</line>
<line>
r*alizada n* ver*o de 1956, com duraçã* de dois meses. O texto ini**al, que ori*inalmente foi
</line>
</par><par>
<line>
*ati***rafado e* de*essete páginas e en*ontra-s*
</line>
<line>
em poder de *art*out* Co*lege an*
</line>
</par><par>
<line>
Stan*ord University, pr*punha que era possív*l um sis*ema pr*gramado poder simula* uma
</line>
<line>
máquina para executar um *rabalho.
</line>
<line>
Q*adro 1 - Componente* do projeto so*re I*tel*gên*ia Artific**l dos pesquisa*ores de
</line>
<line>
Dartmouth Colle*e em 1955
</line>
</par><par>
<line>
Pr**ost*
</line>
<line>
Conteúd* e aplicaçã*
</line>
</par><par>
<line>
Co*putado*es auto*áticos
</line>
<line>
Se uma máquin* pode realizar o *rabal*o ** ho*em, e*tão, é **ssível criar um s*ste** automático que possa ser programado *ara simular a máqui*a.
</line>
</par><par>
<line>
Como progr*mar um comp*tador para en*e*der uma lí*gua
</line>
<line>
O **nsame*t* human* manipula palavras de ac*r*o *** *egra* de raciocínio e lin*uagem. E*tã*, uma nova linguagem *eve a*m*tir nova palavra que é ace*ta *ediante * co**ext* daquelas já existentes.
</line>
</par><par>
<line>
*edes *e *eurônios ou redes neu*ais
</line>
<line>
Co*o um c*njunto de ne*r*ni** (hipo*éti*os) pode ser organizado de modo a formar *once*tos. Alguns au*ores, d*ntre eles Marv** Mi*sky e Nathanie* Rochester havi*m conseguido resultados te*rico* *arciais, mas precisavam de pr*f*ndi*ade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 2, *. 27-45, jun. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os D*safios da Regulamentação da Intelig*ncia Artificial (IA) no Bras*l em Relação a Alguns Paí*es
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
Teoria do tamanho *e um cá*culo
</line>
<line>
A soluçã* d* u* **obl*ma c*m a const*ução de uma lógica de é respostas até que seja acei*o o* não aceito o seu result*do. *sse método ineficiente e par* *xcluí-l* * **c*ssári* t*r al*um critério é ** eficiênc*a de cál*ulo. Res*lt*dos parciais j* haviam sido apresentad*s por C*au*e Shannon e John M*Carthy.
</line>
</par><par>
<line>
A*t*aperf*içoamento
</line>
<line>
Prov*velmente uma máquina inteligente re*liza*á o tr*balho *ue p*derá ser des*rito com* au*oaperfeiçoamento.
</line>
</par><par>
<line>
A*strações
</line>
<line>
Vários tipos de *bst**ção podem se* def*nido* de *o*m* dis*i*ta e vários ou*ros de forma m**os dis*int*. *ma tentativ* de classi*icá-los e de desc*ever mé*odos d* máquinas para formar abstr*ç**s a partir *e dado* sensori*is e o*t*os pareceria válida.
</line>
</par><par>
<line>
Aleator*ed*** e Criatividade
</line>
<line>
Uma c*njectura bastante a*r*ente, mas *larame*te inc*m**et*, é que a di*erença *ntre o pensam*nto c***tivo e o *ensamento compete*te e sem i*aginação resid* na inj*ç** de alguma aleato*iedad*. A *leatoriedade d*ve ser g*iada pela *ntuição para ser e*iciente. Em outras palavras, * suposição fundamentada ou * palpite inclue* aleato*iedade *o pe*samento de out*a for*a *rdenado.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: adaptado pelos a*t*res com *ase e* Mc*arthy; Minsky; Roc*ester; Shannon (1955).
</line>
</par><par>
<line>
*nalis*ndo a pro*os*a
</line>
<line>
dos pesquisadores, é p*ssível n*tar q*e
</line>
<line>
*lguns re*ultad*s já
</line>
</par><par>
<line>
*aviam sido alcançados, *a* fa*tava apro*unda*ento, q*e só era possível com a evo*uç*o das
</line>
</par><par>
<line>
máquin*s * a cri*ção de s*ft*are* capazes de ordenar * realização de ati*idades e de
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
a*toprogramar par* gerar novas.
</line>
</par><par>
<line>
A e*o*ução das máquin*s que possib*lit*u uma veloc*dade **ior e capacidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
manip*lar dados e* quant**ade e *ariedade perm*tiu que a socie*ade tivesse otimismo de que
</line>
<line>
a IA fo*se a solução par* todos os problemas ou, pelo menos, de grande par** del**. O que
</line>
<line>
delimitava esse e*tu**asmo * ainda hoje delimita são os custos de processamento e de
</line>
</par><par>
<line>
memória e sur*im*n*o o
</line>
<line>
d* redes neurais *r*fundas qu*
</line>
<line>
ace*eram o avanço científico e a
</line>
</par><par>
<line>
quant*dade
</line>
<line>
gigantesca de dados disp*nívei*
</line>
<line>
n* i*ternet, imp*ls*onados pelas redes *ociais
</line>
</par><par>
<line>
(SICH**N, 2021).
</line>
<line>
2.2 *n*eligência *rtif**ial - IA no Brasil
</line>
<line>
A Int*l*gência Artificial tem pr*voc*do uma euforia sem precede*te em *iverso*
</line>
<line>
campos *o conhecimento. Os avanços tecnológicos causam grandes transformaç*es nas áreas
</line>
</par><par>
<line>
sociai* e econô*ic*s. Embo*a **nh* sua *rigem na ciência da computação, el* depe*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
diver*as á*ea* p*ra ter sucesso na sua aplicaç*o. A p*r*ir *os al**ri*mos - sequênci* fini** de
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a P*, v. 21, n. 6, *rt. 2, p. 27-45, jun. 2024 www4.*s**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Sa*tos, J. A. Sant*s
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
ações que resolve um c*rt* pr*blema - é possível que os *istemas c*iados poss*m aprender,
</line>
<line>
raciocinar, tomar de*isõe* e reso*ver *roblemas de m**eira aut*nom*, de tal modo que *imule
</line>
<line>
a capacid*de humana (MEN*ES, 2021) (*ICHMAN, 2**1).
</line>
</par><par>
<line>
No Brasi*,
</line>
<line>
essas mudanças acon*ecem *m m*i*r gra* em *m setor e em menor e*
</line>
</par><par>
<line>
outro. S**ores *ue depe**em de comunicaç*o c*m a i*te*ação *e pe*soa *ara pesso*,
</line>
<line>
rap*damente são su*sti*uídos por Chat*ot - *m programa de co*putador q*e tenta simul*r *
</line>
<line>
conversação h*mana. Eles estão pre*entes *o atendimento p*ra socorro em uma emp**sa
</line>
</par><par>
<line>
segu*ador*, *o agendame*to
</line>
<line>
de *ons*lta do* diversos p*ano* de s*úde, atendimento em
</line>
</par><par>
<line>
e*p*esa* do s**or de *le*ric*dade, abast*cim*nto de **ua, ser*iços de inte*net e m*is um*
</line>
<line>
i**inidade de servi***.
</line>
<line>
No Br*sil, estão ** destaque n* âmbito federal, est*dual e *un*c*pal, a ap*i**ção da
</line>
<line>
Int*ligência *rtificial *ara dar maior agilidade ao se*viço p*blico e am**iar a c*nf*ança da
</line>
<line>
população q*anto *os se*s resultados. * se*uir são destacado* alguns desses sis**mas:
</line>
<line>
Quadro 2: Robôs: p*ojetos d*senvo*vidos pel* Controladoria-*eral da União - CG* *
</line>
<line>
utilizados pe*o Tri*u**l de *o*t** da U*ião - ***
</line>
</par><par>
<line>
Robô
</line>
<line>
O que faz
</line>
</par><par>
<line>
Rob* "Alice" - Análise de Licita**es e Editais
</line>
<line>
Ide*tifica poten*iais indí*ios de i*conformida*e nas licitações e Editai*.
</line>
</par><par>
<line>
Robô "Sofia" - Si**ema de Orientação sobr* Fatos e Indícios para o Au*ito*
</line>
<line>
*uncion* como um corretor e au*ilia o auditor, apontand* possíveis irre*ula*idades *o documento.
</line>
</par><par>
<line>
Rob* "M**ica" - Monitor*mento Integrado para *ontrole de Aquisições
</line>
<line>
Responsável por monitora* d* forma integrad* as contrataç**s * re*liza* * acompanhamento de li*it*ções.
</line>
</par><par>
<line>
Sistema "Bem-Te-Vi" do Su*erio* Tribunal do *rabalh* - T*T
</line>
<line>
Aplica a IA no gerenciamento *e p*ocessos judi*ia*s.
</line>
</par><par>
<line>
*errament* "Victor", desen**lvida **l* Supremo Trib*nal Federal - STF em parcer*a *om a *niver**dade de Brasília - UNB
</line>
<line>
Objetivo l*r to*os os R*curs*s Extr**r*inários e identificar quais estão vin*u*ados a det*rmina*o* temas de *e*ercussão *eral, o que en*olve um al*o nível de *omplexidade.
</line>
</par><par>
<line>
PIÁ - Para*á In****gência A*tificial
</line>
<line>
Pro*ram* de *A focado na prestação *e serv**os à população. A plataforma e * aplicativo reúnem mais d* *80 serv*ços em u* *ó *u*ar e funciona* como can*is de d*á*og* c*m o cidad**, tendo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. 21, n. 6, *rt. 2, p. 27-45, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os *esafios da Regul*m*ntação da I*teligência A**ificia* (IA) no Bra*** em Relação a A*g**s Pa**es
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
integração com f*rr*mentas do go*erno federal e *unicipal
</line>
</par><par>
<line>
Sistema "Elis", des**volvid* p*lo T*ib*nal de Justiça de Pernambuco
</line>
<line>
*ara acelerar a tramitação de pro*e*sos.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado p*los autores co* base em AZEV**O; ALBINO; FIGUEI*EDO (2022).
</line>
<line>
Essa ini*ia*iva p*oporciona maior transparênc*a *o serviço público, tanto do lado das
</line>
<line>
inf*rmaçõ*s quanto do lad* d* *nvestigação e *us*o dess** p*ocessos; é *ossível *rever e ter
</line>
<line>
*aior cl**eza *a* despesas das *nti*ad*s e órgãos públicos, ** tal modo que as lic*tações
</line>
<line>
sejam mai* transparent*s e apre*en*em custos pr*ximo* da realidade de m*rc*do e dentro das
</line>
<line>
condições pro*ramada* (AZEVEDO; ALBINO; FIGUEIREDO, 2022).
</line>
<line>
Importante d*ze* qu* a aplicação da IA não acontece de forma étic* sem o ampar* do
</line>
</par><par>
<line>
Esta**. Nesse sentido, foi criada
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ei *eral
</line>
<line>
de Proteç*o *e Dad*s P*ssoais - LG*D (Lei
</line>
</par><par>
<line>
13.*09/2018) que vi*a *roteger o* *irei*os fundame*tais de lib*r*ade e
</line>
<line>
d* pri*acidade,
</line>
</par><par>
<line>
inclusi*e nos meios *igitais, alé* de o*tras regras de proteção.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Iniciativas d* reg*lamentação da IA no Japão, EUA, Reino Unido e no *rasil.
</line>
<line>
No J*p*o, no ano d* 2*19, o gove*no publicou o* princípio* *ociais d* I* cent*ada no
</line>
<line>
ser hum*no, com ênfase *m três pr*ncípios básicos que poderi*m ajudar o Japão a c*ncr*ti*ar
</line>
<line>
a dignidade human*, a diver*id*de * in*lusão e a sustentabilidade d* s*ci*dade. E pa*a
</line>
</par><par>
<line>
concretizar os princ*pio* bás*c*s citados na s*ci*dade, for*m
</line>
<line>
estab**ecidos s*t*
</line>
<line>
princípios
</line>
</par><par>
<line>
*dicionais centrados ** ser humano: e*ucação/alfabe*izaçã*;
</line>
<line>
pro*eção de privacidade;
</line>
</par><par>
<line>
segur*n*a;
</line>
<line>
comp*tiç*o justa; justiç*; res*onsabilidad* e tran**arê*c** * inov*ção (*A*AN,
</line>
</par><par>
<line>
20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Nos Estados Unid*s, o gov*rno publicou um documento intitulado "Princ*pios *e I*"
</line>
</par><par>
<line>
no qual constam *s recom*ndaçõe* sob*e
</line>
<line>
o *so ético da Inteligê*cia Ar*ificial pelo
</line>
</par><par>
<line>
Departamento de Defesa (Do*), com ênfase nos seguintes princ*pios ** ética para o referido
</line>
<line>
departam*nto: responsável, equitativo, rastreável, confiável, *overnável (THE *NITED
</line>
<line>
*TAT*S, 201*). *de*ais, ** novembr* do ano de 2*20, o Diretor do Gabinete de Gestão e
</line>
<line>
Orçamento dos EUA emit*u um memorand* *ara o* chefes de depa*tamentos executivos e
</line>
<line>
agências, i*centi**ndo a inova*ão e o *resci**nto n* IA, e declarou os seg*intes princí*ios
</line>
<line>
para a gestão de aplicaçõe* ** IA: confianç* *ública na IA, participação *ú*lica, i*tegrida*e
</line>
</par><par>
<line>
c*entífica e
</line>
<line>
qualidade da *nformação, avaliação e gestão de r*scos, bene*ício* * custos,
</line>
</par><par>
</page><line>
flexibi*idade, justiça e não discriminaç*o, divulgaç*o e transparência, s*gurança e prote*ão,
</line>
<line>
**ordenação int*ragências (VOUGHT, 202*).
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 21, n. 6, art. 2, p. 27-45, jun. 2024 *w*4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. Santos, J. A. Santos
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
O Reino U*id* tem um Gabin*te de In*eligência Artifici*l (I*), *arte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
De*ar*amento
</line>
<line>
de C*ência, *novação e Tecnologia. Em 12 *e *un*o de 20*3, o
</line>
<line>
*rimeiro-
</line>
</par><par>
<line>
min*stro britânico Ri**i Su*a* fez a segui*te a*irmação: "Que*o fazer do Reino Unido *ão
</line>
<line>
a*enas o lar int*lectu*l, *as o lar geográfico da *egu*amentação global da Inteligê*cia
</line>
</par><par>
<line>
A*ti*icial" (ES*ADODEMINAS, *023). Outrossim, *ar* min*stro, o seto* de *e*nolo*ia o
</line>
</par><par>
<line>
está no centro de sua prio*id*de p*ra cr*s*er a eco*omia. O Reino *nido deci*iu divid*r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
responsab**idade de regul*mentar a IA entre vá*ios órgãos *ue s**ervisionam
</line>
<line>
direitos
</line>
</par><par>
<line>
hum*nos, saúd* * seguranç* e *on*orrênc*a (*K PM, *023).
</line>
</par><par>
<line>
O Brasil tem *s razões pelas quais o executivo deve p*omo*er a regulação e orient***o
</line>
</par><par>
<line>
da *A que, *rimeiro, pode po*e*ci*lmente exacerbar questões
</line>
<line>
relativas à
</line>
<line>
prest*ç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços, privacidade e *tica (MEHR, 20*7). A se*und* razão é o federalismo, poi*, quand*
</line>
</par><par>
<line>
se tr*ta de
</line>
<line>
que*tões r*lacionada* à
</line>
<line>
te**olog*a, é comu* q*e o *o*erno F*dera* assu*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liderança na implan**ção de *i*ersas políti*as públi*as e as polít*cas
</line>
<line>
de IA do *overno
</line>
</par><par>
<line>
possam ter efeito n*s entid*des *ubnacio*ais.
</line>
</par><par>
<line>
Já * te*ceira raz*o trata-se da reg*lação vertical, em que *s pro*etos de *ei em
</line>
<line>
discussão *o Congresso são de nature*a mais c**ceit*al e *ão detalhariam a **gulamentação
</line>
<line>
setorial da IA qu* é dese*v*lvida por ministérios s**oriais e agên*ias reguladoras. De acordo
</line>
<line>
com o quadro regu*amentar do **ino Unido, os re*ul**ores especializ*dos são os mais
</line>
</par><par>
<line>
*d*qu*do* *ar* comp*een*er
</line>
<line>
o* riscos *os se** setores e *o*em *dotar uma abor*ag*m
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcional à r*gulamentação da IA (UK PM, 2*23).
</line>
</par><par>
<line>
A quarta r*zão é
</line>
<line>
q*e os três pod*r*s do gov*rno, Judiciário, le*i*lativo e Executivo,
</line>
</par><par>
<line>
s*o *randes *tilizado*es dessa t*cnol**ia. G*an*es m*d**os de IA estão a ser *mplantados por
</line>
<line>
en*idades gover*amenta*s, exploran** as enormes quantidades de *ados *rodu*idos p*la
</line>
</par><par>
<line>
pr*stação de serviços. * r*gulamentaçã* *ederal
</line>
<line>
dev* or*entar,
</line>
<line>
além do
</line>
<line>
*ese*v*lvi**nto
</line>
</par><par>
<line>
in*erno, a aquisição de serviços de I*; e a quinta raz*o é que * E*t*atégia Brasile*ra
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*nt*ligência Artificial (EBIA)
</line>
<line>
propõ* diversas
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
e*tratégicas sól**as rel*cionadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
l*gi*lação, regulam*ntaç*o e uso é*ico da IA17 (BRASI*,
</line>
<line>
20*1), mas
</line>
<line>
parece ha*er fa**a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*mplemen*ação (IPEA, *023).
</line>
</par><par>
<line>
A* *mpr*sas brasileira*
</line>
<line>
estão relativ**ente
</line>
<line>
bem po*icionadas na adoção de
</line>
</par><par>
<line>
tecnol*gias d* IA, *uand* comparada* com *uas congêne*es europeia* (KUBOTA; LINS,
</line>
<line>
2022). P*rém, embo*a o paí* te**a ótimos exemplo* de **oção *e IA no setor pú**ico, parece
</line>
</par><par>
<line>
es*á atrasado quanto à re*ulame*tação e o*ientação da *A,
</line>
<line>
quando c*mparado a* Japão, aos
</line>
</par><par>
<line>
Es*ados *ni*os e a* Reino U*ido (**EA, 2*2*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. *1, n. 6, art. 2, p. 27-4*, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Des*fios *a Regulamentação da Inteligê*cia ***ificial (IA) no *rasil em Relação a Alguns Países
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Proposta de regulamen*ação da IA pe*a Com*ssão *u*op*ia
</line>
</par><par>
<line>
De acordo co* Goemann Jr (*022), o j**z bras*leiro *emóc*ito Reinaldo Filho
</line>
<line>
public*u trê* excelen**s artigos em maio de 20*1, os q*ais aborda* a p*oposta europeia e, em
</line>
<line>
v*rtude da impo*tân*ia de*ses documentos, o a*t*r destaca alguns trec*os do* três artigo*,
</line>
<line>
respectivam**te:
</line>
<line>
A proposta, que recebeu o **me d* Artificia* Int*lligenc* Act, foi res*ltado de cerca
</line>
<line>
*e *rês ano* de *studos, debate* e su*es*õ*s s*bre o tema e* organism*s i*teg*antes
</line>
</par><par>
<line>
*a U* e *m consulta
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
público. A intenção do bl*co **rop*u * não apenas
</line>
</par><par>
<line>
regul*mentar o u*o da tec*ologia no âmbito dos Estados membros, mas tor*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Europa um "hub gl*bal" de excelência * confiança *m *nte*i*ência artifici**. Pod*-se
</line>
</par><par>
<line>
*ize* que sob esse p*ism*, a UE já a**ançou o **o*agonismo
</line>
<line>
desejado, pois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proposta
</line>
<line>
apresentada é cer**mente um do* mais
</line>
<line>
*brange*tes conjuntos *e normas
</line>
</par><par>
<line>
r*gu*ató**as sobre *A (citada **r GOEMANN JR, 2022, p. 130).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda n* primeiro artigo d* juiz Demócrito Rein*ldo *i*ho, const* que que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Comissão Europeia su**e*ta que * poss**el "garant*r a se*urança e os dire***s f*ndamen*ai*
</line>
<line>
das pe*soas" e, ao mesmo *empo," **forçar o *so, o investime*to e * *nov*ç*o em *A"; e
</line>
<line>
continua:
</line>
<line>
A Inteligência Artif*cia* te*á u* impact* *n**m* em praticamente *odas as áreas da
</line>
</par><par>
<line>
a*i***a*e *umana, n*s
</line>
<line>
próxi*as décadas. Apesar d*s incontávei* e f*ntásticos
</line>
</par><par>
<line>
benefícios que a tecn*logia pode trazer pa*a a humanidade, s*a *ti*ização també*
</line>
<line>
vem acompanhada d* certos risc*s, pois *em o poten**al de expor pes*o*s a er*os d*
</line>
</par><par>
<line>
concepção
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*í*ios de
</line>
<line>
segur*nça, minand* dir*i*os *arantias **ndamen*ais dos e
</line>
</par><par>
<line>
*nd*víduos, ameaç*ndo a seg*ran*a da* pessoas
</line>
<line>
* comprometendo valores
</line>
</par><par>
<line>
d*mocrático* da sociedade (*it*da por G*EMANN JR, 2022, p. *31).
</line>
<line>
No s*gundo *rt*go *o juiz *emócrit* *einaldo *ilho, de acor*o com Goemann Jr
</line>
<line>
(2022), é fe*ta *ma abord*gem so*re o si*tem* de IA que p*de a*resentar R*sco* de na*u*eza
</line>
</par><par>
<line>
"*n**ei*ável". *n** Goe*ann Jr apr**en*a o relacionamento d* u* exemplo **e trat*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
si**emas de pontuação so*ial, que é ba*tante comu* na China, e que pa*sou * *er utilizado em
</line>
<line>
outros países em men*r e**ala:
</line>
</par><par>
<line>
Além de sist*mas
</line>
<line>
qu* induzem *u manipulam * comportamento das pesso** p*r
</line>
</par><par>
<line>
meio do
</line>
<line>
u*o de técnicas *ubliminares n*o perc*bidas pela consciên*ia ou da
</line>
</par><par>
<line>
*x*lor*ção de vulnerabilidade *aus*da pe*a idade o* por d*fic*ênci*s fisiológicas, o
</line>
<line>
*egulamento ai*da co*oca na catego*i* de "p*áticas de Int*li*ência Artifici*l
</line>
<line>
proi**d**" os programas e os al*oritmos utilizad*s por *utor*dades governamentais
</line>
</par><par>
<line>
*ara "p*ntuação social" (social *coring). Nesse pon*o, * Regulamen*o ba*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uti*iza*ão de sis*emas equi*alentes ao "crédit* social" chinês. Como se sa*e, o
</line>
</par><par>
<line>
go*erno da China
</line>
<line>
des*nvolveu ao longo dos *ltimos anos * m*ior e ma*s efi*iente
</line>
</par><par>
<line>
ap*rato t*cnológico pa*a monit*ramento *igital, o
</line>
<line>
chamado s*stem* de "cré*ito
</line>
</par><par>
<line>
social". Por me*o dele, é possív** vigiar comportam*nto de cada um dos seus o
</line>
</par><par>
<line>
*uase *,4 bi*hão de cidadãos. O sistema de
</line>
<line>
"crédito social" chinês permite
</line>
</par><par>
<line>
valori*ação e a*aliação *x*ustiva das pessoas, atri*ui*do pont*ação qu* gera
</line>
<line>
u*a
</line>
</par><par>
<line>
*spécie ** ranking entr* os chines*s. *ependen*o da quantidad* de pontos que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
pessoa a**ng*r, p*de ser punida o* *ecompensada. C*da indi*ídu* é avali*do por sua
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *1, n. 6, a*t. *, p. 27-4*, j*n. 2*24 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. Santos, J. A. S**to*
</line>
<line>
36
</line>
<line>
condut* socia*, e o c*tidiano das pe*soas é *igiado *ons*ante*ente, em todo* os
</line>
<line>
*spectos. A*iv*dades na* redes so*iais s*o vi*iadas para c*nsu*ar cr*t*cas ao regime.
</line>
<line>
Quem transita pel* rua também é vigiado. U* sis*ema de 200 milh*es de câmeras de
</line>
</par><par>
<line>
vigilânci*, do*adas de Inteligência *rtificial, control* movimento das pes*o*s. o
</line>
</par><par>
<line>
Drones tam*ém *ão utilizado* pa*a vigiar
</line>
<line>
espa*o*
</line>
<line>
pú*lic*s. **da *tivida*e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
co*trolada. O Estado chinês sabe o*de *ada cidad*o e*tá, com quem se encon***, o
</line>
<line>
**e faz, * q*e compr*, o q*e proc*ra e p*ra onde se dir**e. S* a p**tu*ção for boa, a
</line>
<line>
p*ssoa *ec*be alg*mas recompensas soc*ais, como t*r direito a mat*icular um filho
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
*ma boa es*ola. *á um* pontuação baixa pode impedir que uma p*ssoa se
</line>
</par><par>
<line>
matricule na escola de su* pref*r*ncia, que sej* contra*ada
</line>
<line>
pa*a uma
</line>
<line>
*oa vaga de
</line>
</par><par>
<line>
e**rego ou
</line>
<line>
impedida de vi*jar, por exempl*. Em 2018, s*gundo o relatório
</line>
</par><par>
<line>
d*vulgado pelo Centro de Infor*ação do C*é*i*o Público N*cio*al da *hina,
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
milh*es de pess*a* foram impedidas d* viajar devid* à pont*ação baixa (cita*a por
</line>
<line>
G*EM*N* JR, *022, *. *3*).
</line>
<line>
*á, no terceiro ar*igo do juiz Demó*rito Re*naldo Fi*h*, *e acordo com Goemann Jr
</line>
<line>
(20*2), ele aborda sistemas de *A que p*de* apresentar "alto risco". Nesse caso, Goemann Jr
</line>
<line>
relaciona al*u*s tópicos:
</line>
</par><par>
<line>
*ind* par* mitig*r *s r*scos à s*úde, à segurança e
</line>
<line>
aos dir*ito* fund**entais das
</line>
</par><par>
<line>
*esso*s, o R*gul*mento prevê ou*ras exigências e
</line>
<line>
co*d*ções para colocação no
</line>
</par><par>
<line>
merc*do ou início *e funcio*a**nto de *iste*as de IA de "alto risc*". A qua**dade
</line>
</par><par>
<line>
dos ***os que alime*tam *m sistema de *A é fundamental par* sua adequada a
</line>
</par><par>
<line>
performan*e, especialmente qu*n*o são utilizados durante * processo de
</line>
</par><par>
<line>
"tre*name*to", p*ra evit*r discriminaçõ*s a certas categorias de pe**o*s *u *rupos
</line>
</par><par>
<line>
de pes*oas. D***nte o *rocesso *e trein*mento, *s
</line>
<line>
par*metr*s
</line>
<line>
*e "ap*end*zado de
</line>
</par><par>
<line>
máquina" são
</line>
<line>
determinados p**os dados
</line>
<line>
utilizados ness* *ase, daí a importância de
</line>
</par><par>
<line>
serem livres de erros ou inexatidõ*s. *utr* requisito
</line>
<line>
estabelecido no Re*ulamento,
</line>
</par><par>
<line>
em *elaç*o ao de*en**lvimen*o e à oper*ção *e si*temas de IA *e "a*to risco", é a
</line>
</par><par>
<line>
nec**sidade de docum*ntação de todo ciclo de vida do o
</line>
<line>
p*ojeto. A
</line>
<line>
do*umentação
</line>
</par><par>
<line>
técnica
</line>
<line>
dev* cont*r ** *nformações necess*rias par*
</line>
<line>
avaliar *onformid*de *o a
</line>
</par><par>
<line>
siste*a de I* com as exigênci*s regulamentares. Os sis*emas
</line>
<line>
d* I A
</line>
<line>
de al*o r*sc*
</line>
</par><par>
<line>
devem *er
</line>
<line>
pr*jetad*s e
</line>
<line>
desenvolvido* com recurs*s
</line>
<line>
*ue permitam o regis**o
</line>
</par><par>
<line>
automático de eventos ("logs")
</line>
<line>
enquant*
</line>
<line>
*stã* operando. P*ra **dar com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capa*idade
</line>
<line>
q** pode tornar certos progra*a* * algoritm*s incompr*ensíveis
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
c*mplexos para pessoas físicas, um certo *rau de transparência dev* ser p*ojetado *
</line>
<line>
**senv*lvido de forma a garantir que *ua ope*ação seja suficientemente transpa*ente
</line>
<line>
para permitir qu* os usuár**s interpretem a saíd* do sistema * a u*em
</line>
</par><par>
<line>
adequadamente. Para
</line>
<line>
minimizar os ri*c**
</line>
<line>
à saúde, à *eguran*a * *os d*reitos
</line>
</par><par>
<line>
fun*amen*ais de usuários e terceiros, o *egulame*to **mb*m exig* que os sistemas
</line>
</par><par>
<line>
de IA de "alto r*sco" sejam p**je*ados e de*envolvidos de *aneir* ap*opriada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*u*ervisão h*m*n*. Para tanto, *s sistemas
</line>
<line>
devem incor**rar
</line>
<line>
*erramentas de
</line>
</par><par>
<line>
interfac* ho*em-máquina **r*pri**a*, que
</line>
<line>
p*rmi*am a
</line>
<line>
su*e*visão
</line>
<line>
por uma pessoa
</line>
</par><par>
<line>
hu*ana durant* o pe*í*do de uso d* sist*ma. Os sistem*s de IA de a*to risco dev*m
</line>
</par><par>
<line>
o * ed ecer a u m
</line>
<line>
nível apropriad* de
</line>
<line>
preci**o, robustez e se*u*ança cibernética,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fun*ionar co* *sse mesmo padrã* ao longo de todo o seu ciclo de vida. O *ível e as
</line>
</par><par>
<line>
m*trica* *e
</line>
<line>
precis*o devem *er co*u**cados
</line>
<line>
aos usuári*s (cit*da p*r GO*MANN
</line>
</par><par>
</page><line>
JR, 2022, *. 1*3).
</line>
<line>
*.5 Parceria Glogal s*bre In**l*gencia Artificial (GPAI)
</line>
<line>
De acordo com o Ministério d* Ciência, Te*nol*gia e Inovação d* G*ver** Fe*e*al
</line>
<line>
do B*asil, a Parceria Global em I*teligência Artificial (GPAI) é u*a inic*ativa de m*i**s
</line>
<line>
*ar*e* i*teressadas que visa pre**che* a lacu*a entre a *eoria e a pr*tica em *nteli*ência
</line>
<line>
Artific*al, apoiando pesquisas de *onta e at*vidad*s aplicadas em pri*ridades rela*ionad*s *
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter***na, v. 21, n. 6, art. 2, p. *7-45, jun. 2024 *ww4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Desa*ios da Re*ulament*ção da Inteligênc*a Artificial (IA) no Brasi* em R*lação a Algun* País*s
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
IA. Foi *an*ad* em *unho de 2020 e é fruto de uma i*eia des*nvolvida d*ntro do G* (Grupo
</line>
</par><par>
<line>
dos pa*ses mais
</line>
<line>
ind*strializados do mundo, *ompostos pela A*eman*a, Canadá, Es*ados
</line>
</par><par>
<line>
Unidos, F*ança, I*ália, *apão e o Rei** Unido), *ob a
</line>
<line>
presid*ncia can*de**e franc*sa. É e
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtante re*istrar que os 15 **íses membros fundad**es do GPAI: Austrália, Canadá,
</line>
<line>
Fran*a, Ale*anha, Ín*ia, Japão, *éxico, N*va **lândi*, República da *o*ei*, Ci**apura,
</line>
<line>
Eslovênia, Rein* Un*do, Estad*s Unidos * União Eur*peia se ju*taram ao Brasil, Holanda,
</line>
<line>
Polônia e Espanha, *m dezemb** de 2020 (GOV.BR, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
*de*ais, o GPAI r*aliza pr*jetos s*bre q*estões específ*cas ** IA, co*
</line>
<line>
a fi*al*dade
</line>
</par><par>
<line>
** apoiar e orientar des**volvimento, a utilizaç*o e a adoçã* resp**sáve*s de uma ** o
</line>
</par><par>
<line>
ce*trada no ser humano e basea** nos direitos
</line>
<line>
hum*nos,
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
in*lus*o, na diversidade e na
</line>
</par><par>
<line>
inovação, incen*ivando sim**taneamente * cresc**en*o e***ômico sust*ntá*el; busca facilitar
</line>
</par><par>
<line>
* c*laboração internac**nal
</line>
<line>
*e uma **rma mu*tilate*a*, monitorar e aproveitar o tr**alh*
</line>
</par><par>
<line>
realizado nacional e internacion**me*te *ara id*ntif*c*r l**unas de co*he*ime*to, max*mi*ar
</line>
<line>
a coord*n*ção e f*cili*ar a colaboraç** internac*onal em IA (G*AI, 2023).
</line>
<line>
2.6 O* desafios da r*gulame*tação da IA no B*as*l
</line>
<line>
De *cordo com Oliveira (202*), professora ** Faculdade de D***ito de Ribeirão Pre*o
</line>
<line>
da Univ*rsidade de São **ulo, e coor*e*a*o*a do Gru*o *e Estud*s *m Dire*to e T*cnologia
</line>
<line>
do IEA-RP/*SP, "a **gueza *a Estratégia *rasileira de Inteligência Ar*ificial estende-se aos
</line>
</par><par>
<line>
p*oj*tos de lei que estão
</line>
<line>
t*amitand* *a Câm**a dos Deputad*s e no Sena*o Fe*eral pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regulamen*açã* de si**e*as de Int*lig*ncia *rtificial". A
</line>
<line>
au*ora defende que: "os principai*
</line>
</par><par>
<line>
tem*s rel*tivos à *A são tratados d* maneira s*perfi*ial e ainda *
</line>
<line>
prematuro
</line>
<line>
**ro*a* um
</line>
</par><par>
<line>
ma*co legal d* I* sem *ompr*ensão ad*q*ada ac*rca *e vários aspectos da In*eligênc*a
</line>
<line>
Artificial", e just*fica a afi*m*ção:
</line>
</par><par>
<line>
Pois ainda
</line>
<line>
há **bat*s so*re a abrang*nci* conce*tual, não se sabe
</line>
</par><par>
<line>
c*mo garantir
</line>
<line>
a explicabilidade * a transparência d* IA, não há
</line>
</par><par>
<line>
parâmetros para o controle da qualidade *os da*os, não s* sabe
</line>
<line>
se
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
melh*r u*a
</line>
<line>
regulação setori*l, não e*tá pacífico debate sob** o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*ponsabilidade *ivil incident* e* danos p*ovocados por sist*mas *e
</line>
<line>
IA, etc (OLIVEIRA, 2*22, p. 153 * 154).
</line>
<line>
Além disso, Oliveira (2022) alert* que: "ao se busc** *celerar o *roc*sso de regul*ção
</line>
</par><par>
<line>
jurídica da IA, há *m **evado r*sco de * *oder Jud*ciário
</line>
<line>
fi*ar co** res*onsável p*ra
</line>
</par><par>
<line>
**sciplinar a matéria q*e pos*ui muitas lacunas
</line>
<line>
nos *tuais pr*jetos d* lei, *carretando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criaçã* *e a*biente de incerteza jurídica" e isso, de acordo com
</line>
<line>
ela, irá causar i*pactos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 6, art. 2, p. *7-45, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. Santos, J. *. Santos
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
negativos no desenvolvimento tecno*ógico do país. A professora mencion* *s projetos de l**
</line>
<line>
que **sa* regula* a matéria sobre i*te*igên**a a*tificial:
</line>
<line>
P*ojeto Le* *. 5051 *e 20*9: *s*e pr*je*o foi a*re*e*tado p*lo senador
</line>
<line>
Styvenson Valentim (Po*emos/RN) pera*te o Sen*do Federal e *usca
</line>
<line>
esta*elecer os princípios para o u*o d* IA no Brasil. Es*e pr*jet* d*
</line>
<line>
le* * muito se*el*ante ao Pr*jeto de *ei n. 240 d* 2020. Este PL e*tá
</line>
<line>
parad* no Senad* F*deral e foi so*icitada em 29 de *unho d* *022, por
</line>
<line>
mei* do Requ*rimento n. 512 de 2022, a tram*t*ç*o conju*ta do PL n.
</line>
</par><par>
<line>
5*91/2019 com o PL n. 21/2**0, P* n.
</line>
<line>
5051/ *0 1* e * L n. 872/ 2021
</line>
</par><par>
<line>
por tr*ta*em de m**éria *or*elata; (O*IVEIRA, 2022, *.154).
</line>
<line>
** seu artigo "Desafi*s da regulaçã* do di*ita* * da inteligê*cia arti*i*ia* no Brasi*"
</line>
</par><par>
<line>
Ol*v*ira (202*) relacio*a esses * dem*is Proj*tos de Leis existentes que tratam *obr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regulame*taçã* da *A * aprese*t* a s*a con*lusão, *a qual alguns trechos são exibidos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seguir:
</line>
</par><par>
<line>
O Brasil criou um *c*ssist*ma juríd*co favoráve* ao desen*olvimento
</line>
<line>
de uma inteligênci* *rtific*al de co*fiança, pos***n*o diver*as normas
</line>
<line>
ju*ídica* relevantes pa*a a inovaç*o no país: Lei Geral de P*oteção de
</line>
</par><par>
<line>
*a*os (Lei n. 13.798/2018), Lei
</line>
<line>
de A*esso à
</line>
<line>
Info*maçã* (Lei
</line>
<line>
n.
</line>
</par><par>
<line>
12.527 de 2011), Marco L*gal d*s St*rt*ps (Lei Complementar n. 182
</line>
<line>
de 2021), Lei de Pro*riedade **du*trial (Lei n. 9.279 d* 1996), L*i de
</line>
</par><par>
<line>
Direit*s Auto*a*s (Lei n. 9.610
</line>
<line>
de 1998), e*c. Alé* disso, di*ersa*
</line>
</par><par>
<line>
ini*iativas
</line>
<line>
foram **nça*as *om o *bjeti*o de p*om*ver
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvimento tecnológ**o nacional, como, por ex*mplo:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*stra*égia Brasi**ira
</line>
<line>
de Tr*nsf*r**ção D*gital, a Es*r*t**ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
G*vern* *igi*al 2*20-2022, o Program* Startup, o *rogram* I*
</line>
<line>
MCTI, et* (OLI*EIRA, 202*, p.*57).
</line>
<line>
A autora s**ienta que * d*ba*e so*re a IA no Poder Legislativo "é *a*ta*o n* ideia *e
</line>
</par><par>
<line>
que o Br*sil *eve fomentar a
</line>
<line>
in*vação e n*o criar o*stáculos, con*trui*do *m
</line>
<line>
espaço
</line>
</par><par>
<line>
adequad* para a elaboração ** nor*as jurídicas que não restri*ja* * dese*volvimento no
</line>
<line>
país" e, ao co*trá**o disso, "construam *acionalidades j*rídicas volta*as ao apoio *a cria*ão
</line>
</par><par>
<line>
de n**os modelo* de negócios e de *ova* tecnolog*as d* *ane**a sustentável e
</line>
<line>
ha*mônica
</line>
</par><par>
<line>
*om o* direito* funda*e*tais do* ***adãos". Contudo, *la apont* algu*s *specto* *xiste*tes
</line>
</par><par>
<line>
que d*mandam a disciplinação de forma adequada, *e manei*a qu* nã* *e*e conflitos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incer*e*as jurídicas, como:
</line>
</par><par>
<line>
O Projeto
</line>
<line>
de Lei 21 de n.
</line>
<line>
2020, o qual visa a ser Marco Lega* o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
I*t*l*gência **t*ficial, n*o
</line>
<line>
c*mp*e * s*a função, se*do
</line>
<line>
lacunoso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
generalista em sua integralidade, o* seja, es*e *rojeto de lei não regula
</line>
<line>
* fenômeno eme*gen** d* inteligên*ia a*tificial. O ri**o de a*r*var um
</line>
</par><par>
<line>
projeto de **i *e*sa ma*eira é delegar ao P*der Ju*iciário
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reg*lam*ntação d* matéri* de IA, já que * lei
</line>
<line>
é
</line>
<line>
om*ssa em di*ersos
</line>
</par><par>
<line>
momentos. Até ser consol*dada * jurisprudên*i* *obre a*
</line>
<line>
diversas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. *, art. 2, p. 27-45, jun. 2024 www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os *esa*io* da Regul*mentação da Int*ligência *rt*fic*al (IA) no Br*si* em *elação a Alguns Países
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
te*átic*s que ci*c*ndam a IA, será instaurado u* ambient* de
</line>
</par><par>
<line>
*nseg*r*nça, o que poderá *fastar in*estimentos em *tart*ps
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empresas de IA no *aís (OLIVEIRA, 2*22, p.158).
</line>
</par><par>
<line>
Por c*nsegui*te, afirma que o PL *1 de 202* não t*m estabe*ec*do de*inições,
</line>
<line>
taxo***ia e classif*cação *e risco*, gerando, de*sa forma, diversos pr*blem*s, com*:
</line>
<line>
*onceito d* sist*mas de IA apresentado no *roj*to de lei é *o*testá*el e *x*gi*ia
</line>
<line>
mai* debate e detalha*e*to; b) não há diretri*es par* a elaboração de relatór*os
</line>
<line>
d* gestão de *isco p*r empre*as que dese*volvem at*vidades d* alto risco; c)
</line>
</par><par>
<line>
n*o há classificação de risco *os siste*as *e
</line>
<line>
IA; d) estabel*ce
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responsab*lidade civil subjetiva como regime padrão em ma*éria de IA, mas não
</line>
</par><par>
<line>
esclarec* como a culpa será verific*da quando houver discuss*es sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prot*ç*o do segredo *n**strial e comercial; e) n*o há expl*cação de como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cu*p* ser* *nalisad* par* fins de r*sponsabilidade ci*il quando se e*tá *ian** de
</line>
</par><par>
<line>
d*n*s *r***cados por apr**dizad* d* redes
</line>
<line>
neurais *rtific*ais; f) *ão há
</line>
</par><par>
<line>
previ*ã* de **m* os dados u*ilizados *a*a * trei*amen*o d* machi*e learn*ng
</line>
<line>
se**o an*lisados pelo Pode* *u*ic**rio; g) não há c*ar*za d* *om* *s segredos
</line>
<line>
come*cial e indust*i*l s*rão p*ot*gid*s nos casos de aq*isiç*o e uso *e *i*te*as
</line>
<line>
de IA pelo *oder público, tendo em vista a *fet*vidade do prin*ípio *a
</line>
<line>
transparência na esfera públi*a, etc (O*IVEIRA, 2*22, *.158 e 159).
</line>
<line>
No final de sua *on*lusão, a autora defen*e, diante dos f*tos apresentados e
</line>
</par><par>
<line>
dis*utidos, *u* "ainda estamos dista*tes de possui*m*s uma *stratégia nac*onal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**teli*ên*ia artifi*ia*", mas d*s*aca *ue "*emos diversos c*n*ro* *e pesqui** na á**a de IA que
</line>
<line>
pode*ão forne*er * *ase par* const*uirmo* um caminho em que o Brasil se torne competitivo
</line>
<line>
no plano tecn*ló*ico".
</line>
<line>
*.* *relim*nares e ponderaçõe* s**re a p*o*o*ta da Co*iss*o Europe*a
</line>
<line>
Entre as preliminares a*o*t*da* por Kaufma* (2022), professora do pr**ram*
</line>
</par><par>
<line>
T*cnol*gia d* Inteli*ência * Design Digital (TIDD) da Fac*l*ade de C*ênci*s Exatas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
T*cno*ogi* da P*C-SP, em seu liv*o: "D*smi*tificand* a intel*gê*cia
</line>
<line>
artificia*", sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
propost* europeia de r**ulamentação *a IA, destacam-se: "Não por acaso, o texto é permeado
</line>
<line>
de la**nas, ambiguidades, excesso d* adje*iv*s, impreci*ões, em geral, não *ompatíveis *om
</line>
<line>
uma propos*a de regulamentação" e que, alé* disso: "a p*opos*a afirma que a maior par*e das
</line>
<line>
aplicaçõ** está na lo*/min**al risk, mas * *ealidade indica o c*ntrário: par*e sig*ific*tiva *as
</line>
<line>
aplicaçõe* a*u*is, i*ola*as ou inserida* em mod*los de negó*io, está na cat*goria h*gh risk". E
</line>
<line>
reforç* dizen** que:
</line>
<line>
são muitas as "áreas cin**nt*s"; por ex*mp*o, os ap*icativos de inteligê*cia artificial
</line>
<line>
\manipul*tiv*s\, que *isam al*erar a influência e o comp*rt*m*n*o dos usuários,
</line>
<line>
incluem ou não os algo*ítmo* d* IA dos mo*elos *e negócio das plataf*rmas di*itais
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 2*, *. 6, art. 2, p. 2*-45, jun. 2024 ww*4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Quanto à ponderação, a
</line>
<line>
autora fala sobre a regulamentação m**ro versus setoria*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*estaca alg*mas importante* re*lex*es *ue merecem a*enção:
</line>
<line>
Se c*da país te* seu Banco C*ntra*, que regula rodo * funcionamento
</line>
<line>
do sistema financeiro, qual * se*tid* de outro órgão def*nir * *isc*lizar
</line>
<line>
os proce*imen*os de concessão *e créd*to com inteligência art**icia*?
</line>
<line>
Se cad* país tem s*u Min*stério *a Educação, qual o sentid* *e outr*
</line>
<line>
órgão definir e fisc*lizar o* proc*diment*s de aplicação de IA na
</line>
<line>
educação? Se *ada país tem uma justiç*, qua* o sen*ido do outr* órgão
</line>
<line>
*efinir e fiscalizar q*ais modelos de IA **dem ** *ão ser usados nos
</line>
<line>
processos jurídico*? Se cada país te* seu órgão r*gula*or da saúde,
</line>
</par><par>
<line>
qual o se*tido de
</line>
<line>
o*tro órgão d*f*nir * fisc*lizar a conduta mé*ic*
</line>
</par><par>
<line>
assoc*ada à IA? Se cada univer*idade t*m seu C*mi*ê de Ét*ca, qual o
</line>
<line>
sentid* d* outro *rgão ext*rno ap*eciar os proje*os com IA? **ema*s,
</line>
</par><par>
<line>
quem seriam os membr*s desse super "com*tê centra*" *uja m*ssão
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
f**cal*zar * partir de c**hecime*to tão es**ciali*ado e c**térios tã*
</line>
<line>
subjetivos? A* optar por *egul**entação mac*o, * C*miss*o Eu*opeia
</line>
<line>
enfrentará d*safios que serão e*uacionados, ou n*o, no que se
</line>
<line>
avizinha ser um longo percurso (KAU*M*N, 2022, p.167).
</line>
</par><par>
<line>
3 MATERIAIS * M*TODOS
</line>
<line>
Realizaram-se pesquisas por me*o de r*v**ão b*b*i*gr*fi*a e* livros, artigos, sites
</line>
<line>
*s*ec*aliz*dos, trabalhos de conclusão de curso, jo*na*s, Projetos de Lei da Câmara dos
</line>
<line>
Depu*ados e do **nado Federal **asileiro p*r* implem*ntação da f*nda*entação teó*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Quan*o à na**reza
</line>
<line>
da pes*uisa,
</line>
<line>
e*a básica *orqu* ob*etiv* a for*ação de um c*njunto é
</line>
</par><par>
<line>
**órico, *erdade e int*resse* ú*eis para o tema em
</line>
<line>
que*tã*. A abord*gem da *esquisa
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
qua*i*ativa, devido ao t**ta*e*to do te*a s*r
</line>
<line>
*rgument*tivo e os pesquisador*s procurem
</line>
</par><par>
<line>
expl**a* a
</line>
<line>
ra**o *as c*isas e *ão faze* *ré-julgamento ou opiniõ*s e valores
</line>
<line>
pe*so*is. Em
</line>
</par><par>
<line>
relação aos objetivo*, é uma pesq*is* exploratór*a
</line>
<line>
p*ra e*plorar * tema e *bter mais
</line>
</par><par>
<line>
conhecimen*o, en*end*r o tema *ara q*e fique mai* clar* * expli*ito.
</line>
<line>
4 RE*ULTAD*S E DI*C*SSÃO
</line>
<line>
O qua*ro * mostra * síntes* da origem da IA através da apresenta*ã* do* *o*ponen*es
</line>
</par><par>
<line>
do se* projeto
</line>
<line>
c*iado pelos pesquisadores de Dartmouth *ollege, em 19*5. *á *o qu*dro 2,
</line>
</par><par>
</page><line>
são m*strados ** robôs que, recentemente, foram d*senvolvi*os *ela Contr*ladoria-Geral da
</line>
<line>
R*v. F*A, *er*sina, v. 21, n. 6, a*t. 2, *. *7-*5, jun. 2024 www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Desafios da Regula*e*tação da **tel*gência *rtifi*ia* (I*) *o Bra*il em Relação a Alguns Paí**s
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
*nião - CGU e utilizado* p*lo *ribunal d* Contas da U*i*o - TCU, expondo o quanto a IA
</line>
<line>
*em auxi*iado as instituições públicas bra*ileir*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na análise das iniciat*v*s de *egulamentação *e IA entre os paíse* Japão, EUA *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Reino **ido em relaç*o ao B*as*l, foi observado *ue ele parece está a*r*sado, m*smo tendo
</line>
</par><par>
<line>
ótimos exempl*s de adoção d* IA
</line>
<line>
no setor públi*o *l*umas emp**sas brasile*ras estarem e
</line>
</par><par>
<line>
relativ*mente bem pos*cio*adas na *doção de *ecnologi*s de *A, em *o*paraçã*
</line>
<line>
co* suas
</line>
</par><par>
<line>
cong*neres europe*as.
</line>
</par><par>
<line>
N*tou-se qu,e na *ná*ise da Pr*p*st* de regulam*ntação da I* d* Comissão Europeia,
</line>
</par><par>
<line>
feita
</line>
<line>
*elo ju*z De*ócri*o Reinaldo Filho e cita** p*r Goemann (2022), a inte*ç*o
</line>
<line>
d* bl*co
</line>
</par><par>
<line>
europeu além de re*ula*entar o uso da tecnologia *o *mbito dos Estad*s *embro* é a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tornar a Europa um eixo global
</line>
<line>
de *xcelên*ia e *onfiança em IA. Entre ta**o* *re*hos
</line>
</par><par>
<line>
importantes anali**dos pe*o jui* brasil*iro, d*stac*-se a a*ordagem s*bre os sistema* de IA
</line>
</par><par>
<line>
que podem apresentar *i*cos de
</line>
<line>
natureza ina*eitável, como os de po*tuação *ocial,
</line>
<line>
*asta*te
</line>
</par><par>
<line>
*omum na C*in* e *s
</line>
<line>
que podem *pr*s*ntar alto *i*c*
</line>
<line>
quanto saúde, à segurança e à
</line>
<line>
ao*
</line>
</par><par>
<line>
direi**s fundam*ntais das pessoas.
</line>
</par><par>
<line>
**s*rvou-se qu* *m
</line>
<line>
*ez*mbro de 2020 o Brasil pa*so* a fa*er
</line>
<line>
parte
</line>
<line>
da Pa*c**i*
</line>
</par><par>
<line>
Global em In**ligênc*a *rtificial (GPAI) que vi*a preencher a lacuna e*tr* a t*oria e a p*át*ca
</line>
<line>
e* IA, apo*a*do pesqu*sas d* ponta e atividade* aplicad*s e* prioridades *el*cionad*s à IA.
</line>
<line>
Dete*tou-se a*guns de*afi*s de regulamentação da I* no Brasil, *ue são: a vagu*za da
</line>
<line>
Estratégia *rasile*r* *e IA est* estendida ao* **oj*to* de lei que estã* tra*it*ndo na Câmara
</line>
<line>
dos Depu*ados e no Senado Fede*al para a regul*me*tação de si*temas de IA; os *ratamentos
</line>
<line>
d*s p*incipais tema* re*ativos * *A *ão de formas superfic*ais; a apr*vaç*o ** um marco legal
</line>
<line>
da IA pode ser pr*mat*ra *or necessi*ar de compreensão a*equada acerca de vá*ios aspectos
</line>
<line>
da IA; a fal*a de parâmetros para o c*nt*ole *a qualidade dos dados e não s*ber se é melhor
</line>
<line>
uma regulação *etorial.
</line>
<line>
Ademais, **o está pacífico * **bate sobre a responsabilidade civil *ncidente em danos
</line>
<line>
provocados por sist*mas de IA. Ao se bus*ar acelerar * pr*ces*o de regulaçã* jurídica da IA,
</line>
<line>
há um e*evado risco do **der Ju*i**ário ficar co** r*sp**sável para discip*inar a matéria que
</line>
</par><par>
<line>
*o*sui *uit*s *acun*s nos atuais projeto* d* lei,
</line>
<line>
a*ar*eta*do a criaç*o de ambient*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
incerte*a jurídica que pode*á ca*sar impact*s negat*vos no desenv*lvim*n*o tecnológico
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
país * a falta de estabelecimento *e *efinições, taxono*ia e classificaçã* de risc*s no PL 21
</line>
<line>
** **20, *ue vis* * ser o *arco Le*al da Inteli*ência Artifici*l.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Ter*sina *I, *. 21, n. 6, ar*. 2, p. 27-45, *u*. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.*r/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. Santo*, J. A. Sant*s
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
5 Conclu*ão
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, **b*ra o B*asil tenha cri*do *m *coss*stema **rídico fav*rável
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*es*nvolvimento *e *ma
</line>
<line>
*n*eligên*ia ar*if*cial de co*fiança, possu**d* **versa* normas
</line>
</par><par>
<line>
j*r***cas relevante* para a inovação *o país, como for* afir*ado po* Olivei*a (2022), ain*a *á
</line>
</par><par>
<line>
*ive*s*s des**ios que p*eci*am ser superad**, como, por e*emplo, compreensão
</line>
<line>
adequada
</line>
</par><par>
<line>
acerc* de vários aspectos da IA, a falta *e *arâmetros para o contro*e d* *ualidade dos *a*os
</line>
<line>
e não saber se é melhor uma regulação setorial para que sej* possível al*a*çar uma estr**égia
</line>
<line>
na*iona* d* *nteligência arti*icial b*m regulamen*a*a, na *ual a cri*çã* de novos modelos *e
</line>
</par><par>
<line>
ne*ó**o* e de ****s tecnologias
</line>
<line>
*e*a de maneira sust*ntável e harmôni*a
</line>
<line>
c*m os
</line>
<line>
di*e*tos
</line>
</par><par>
<line>
fundamentai* dos cidadãos.
</line>
</par><par>
<line>
*or **m, observou-se que, e*bora o Brasil *enha ótimos e*emplos de adoçã* de IA no
</line>
<line>
setor púb*ico, parece es*ar at*a*ado qu*nto à regul*mentação e orient*ção da IA em rel**ão *o
</line>
<line>
Jap*o, EUA e o Reino Uni*o; e que o texto de propos** da Comis*ão Euro*eia sob*e
</line>
</par><par>
<line>
Regulamentação
</line>
<line>
da IA é pe*meado de la*un*s, ambiguidades, e*cess* de
</line>
<line>
adjetivos,
</line>
</par><par>
<line>
imprecisões, *m *er**, *ão comp*tíve*s com uma proposta d* re*ulamentaçã* e *ue não é por
</line>
</par><par>
<line>
acaso, de acordo *om Kaufma* (20**). Po* i*so, requer muito *u*da*o, *tenção seriedade e
</line>
<line>
quanto à necessi*ade de adeq*ar o PL 21 ** 2020, que vis* a se* o Marc* Legal *a IA no
</line>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
A regulament*ção não *ev* ser uma forma de con*role da criação, e*olução
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aplicação da IA, m*s sim uma
</line>
<line>
maneira de proporci*n*r que seja possível *e*on*ecer a *ua
</line>
</par><par>
<line>
criação e sua aplicaçã*, uma vez que os proce*s*s de p*o*ução, comunica*ão, docum*ntação
</line>
</par><par>
<line>
* outro* p*dem ser origin*do* d* uma I*teligência Art*fic*al e
</line>
<line>
não corr*sponde* c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
verd*de *os *atos ou de u* o*igina* s*r *anip*lado *ara ou*ro fi* que não a realid*de do
</line>
<line>
*ato.
</line>
<line>
*EFERÊNC*AS
</line>
<line>
A*EVEDO, *aure* de A**eida Barro*; A*BINO, Jaqueline; FIGUEIR*DO, Josiel
</line>
</par><par>
<line>
Mai**ne de. O
</line>
<line>
uso *a inteligê*ci* artificial na* a*ivid*des *e controle
</line>
<line>
gov*rnamental.
</line>
</par><par>
<line>
*e*ista
</line>
<line>
C*U:
</line>
<line>
Ca**rno*
</line>
<line>
Técnicos
</line>
<line>
da
</line>
<line>
CGU,
</line>
<line>
2 022.
</line>
<line>
Dispo**vel
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<line>
Os D*safio* da R*gul*mentação da I*teli**ncia *rti*icial (IA) n* Bra**l em Relação a Alguns Pa*ses
</line>
<line>
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Como Referenciar este Artigo, co*forme **NT:
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SAN*OS, P. *; SANTOS, J. A. Os *es*fios da Regulamentação da I*teligência Artificia* (IA) no
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*ras*l em R*laç*o a Alguns *aíses Dese*volvidos. Rev. F*A, T*resina, v. 21, n. 6, art. 2, p. 27-45,
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jun. 2*24.
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Rev. *SA, *eresina, v. 21, n. 6, art. 2, p. *7-45, jun. 2024
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www4.fsanet.c*m.br/*evista
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O* Desafios da R**ulamentação da Inteli**ncia Art*ficia* (IA) no Bra*il *m Relação * *lguns Países
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45
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C*ntri**ição dos Autores
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P. A. S*ntos
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J. A. Santos
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1) con*epção e plan***mento.
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2) análise e *n*erpretaçã* dos dados.
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3) el*boraç*o do rascunho *u na revisão críti*a d* con*eúdo.
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4) part*cipaçã* *a aprovação da versão final do manuscrito.
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X
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Rev. FSA, T*re**na PI, v. 21, n. 6, art. 2, p. 27-4*, jun. 2024
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ww*4.fsan*t.com.*r/revista
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)