<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 2, p. 27-45, jun. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> Os De*afios da Regulamentação da Inte*i*ência Art*fi*ial (IA) ** Brasil em Rela**o a Alguns </line>
<line> Pa*ses Desenvo*vido* </line>
<line> T*e Challen*es of Regulat**n of A*tificial *nte*ligen*e (*I) in Bra*il in Relation to Som* </line>
<line> De*eloped Countri** </line>
</par>
<par>
<line> *aulo Argô*o dos Santos </line>
<line> Gra*uado em Ge*tão Empresa*ial e em Logístic* pe*a Faculdade de T*cnologia *a Z*na Leste-** </line>
<line> paulo.s*nt*s182@fatec.s*.g**.br </line>
<line> Joao A*meida Santos </line>
<line> Dou*o* em Admini*tração pela *ontifícia Univer*ida*e Católica de *ão P*ul* </line>
<line> Prof*ssor da FA*EC - *a*uldade de *ecn*logia de São Pa*lo </line>
<line> professoralmeida2011@gmai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Pa*l* A*g*lo *os Sa*tos </line>
<line> **itor-Chefe: Dr. Ton*y *erle* de Alencar </line>
</par>
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<line> *FATEC - ZL - **e*ida Águia de Haia, 2983, Ci*ade </line>
<line> Ro*r*gues </line>
</par>
<par>
<line> A.E. Ca**a*ho, C*P 03694-0*0, São Paulo/**, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: *oao Almei*a San*os </line>
<line> Artigo *ecebido *m 12/01/*024. Últim* *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade Meto*ist* d* São Paulo, Coordenad*r </line>
<line> *o </line>
<line> receb*da em 01/**/2024. A*rovado em 02/02/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Cu*so de A**inistração Comércio Ext*rior. Rua </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Sacramento, 230, Rudge Ra*os, 096*0-*00 - São </line>
<line> Ava*iado pelo *ist*m* Tri*le Review: Des* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Bernardo do C*mpo, SP - Bra*il </line>
<line> p*l* Edito*-Chefe; e b) Double Blin* Review </line>
<line> (ava*ia**o cega p*r dois *valia*o*es da *rea). </line>
<line> Revisão: Grama*ica*, Normativa e de F*rmatação </line>
</par>
<par>
<line> AGENCI* D* *OM*NTOS: Agra*ecemos a Deu*, aos *ossos famil*ares e a con*eituada Instituição de </line>
<line> Ensi*o S*pe*ior Fatec ZL/SP. </line>
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<par>
<line> P. A. Santos, J. A. Sa*tos </line>
<line> 28 </line>
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<line> *ESU*O </line>
</par>
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<line> Os países desenvolvidos *stão céler*s qu*nto à nece*sidade de regulamentação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> im*lementaç** da Inteligência Artificial, v*s** qu* ela é a te**olo*ia *e **opósito g*ral do </line>
<line> *éculo XX* e que, embora *s*ejam co*fiantes que a IA apresent*r* u*a expressiv* </line>
<line> contribuição n* c**s*i**nto econômic* do país, promoverá, *am*ém, al*os risco* à socieda*e, </line>
<line> caso n*o haja uma regulamentação clara, abran**nte e segura. O ob*etivo deste artigo é o de </line>
<line> p*s*uisar e a*alisar o a*d*m*nto da regulamentação da Inte*igência *r*ificial em países </line>
<line> de*envolv*d*s, com o intuito de compara* com * atual situ*çã* brasileir*, buscando e*tender </line>
</par>
<par>
<line> *u*is </line>
<line> ** des*f*o* *a regul*men*a**o da *A no *r*sil e* rela*ão a alguns *a**es </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvi*os. A met**o*ogia foi ba*eada em pesquisas biblio*ráficas, tais como: livros, </line>
<line> artigos, s*tes especializados, trabal*os de conclusão de curso, jornais, P*ojeto* de Lei da </line>
<line> Câmara dos De*utados e d* Sen*do Fed*r*l bra*ileiro. Entre os result**os o*tidos, noto*-se </line>
<line> que o Brasi* parece está atrasado quanto à regulam**tação e orientaçã* da IA em relação ao </line>
<line> Ja*ão, EUA * ao Reino Unido, e qu* ainda há diversos desafios qu* precis*m se* superados, </line>
</par>
<par>
<line> como, por exe*plo, com*reensão ad*quada acer*a de v*rios *spéct*s da IA, a falta </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> parâme*ros para o controle *a q*alidade dos </line>
<line> d*dos e não saber se é me*hor uma regu*ação </line>
</par>
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<line> setorial *ara que seja po*sível alcançar uma **tratégia nac*onal de IA bem *egulamentada, na </line>
</par>
<par>
<line> qual * c*iação *e *ovos </line>
<line> modelos de </line>
<line> negóc*os e de nov*s tecnologias sej*m de *a**ira </line>
</par>
<par>
<line> sustentáve* e harm*nica com o* direit*s fundamentais dos cid*dã*s. </line>
<line> *ala*ras-chave: *esafios da Intel*gê*cia A*tificial. Re*ul*ment*ção da In*el*gência </line>
<line> Artific**l. Inteli**ncia Artifici*l. </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> De*elo*ed **untries are </line>
<line> quic* t* respond to the need for re*ulation and *mplementati*n of </line>
</par>
<par>
<line> Arti*icial Inte*li*enc*, given *hat it is the g*neral-*urpose technology *f the *1s* cen*ury and </line>
<line> that, *lthoug* they *r* confident t*a* AI *i*l mak* a signifi*ant contr*bution *o the coun*ry's </line>
</par>
<par>
<line> economic growth, it *ill promot* also </line>
<line> hig* risks for society if </line>
<line> th**e is no clear, </line>
</par>
<par>
<line> *omprehe*sive and safe regulation. The object*ve of this a*ticle ** to *esearch and an*lyze th* </line>
</par>
<par>
<line> **ogres* of Artif*cial Intelligenc* regu*a*ion in d*v*lo*ed </line>
<line> c*untr*e* with the aim of </line>
</par>
<par>
<line> comparing it with *he current Bra**lian situation, s*eking to und*rst*nd the **a*lenges of A* </line>
<line> regulati*n in Brazil in re*at*on to some developed count*ies. *he meth*dology was b*sed on </line>
<line> bibl**graphi*al resea*ch suc* as: books, articles, specialized *ebsit**, course comp*etion </line>
</par>
<par>
<line> *o***, n*w*pape*s, *ills f*om the Chamb*r </line>
<line> of *ep**ies and the *razilian Federal Senate. </line>
</par>
<par>
<line> Among *he *es*lts obtained, it was noted tha* Brazil seem* to be lagging behind i* A* </line>
<line> re*ula*ion and gui*an*e in *e**tion to Japan, t*e *SA and the United Kin*dom and that there </line>
<line> ar* st*l* severa* cha*lenges th** ne*d *o be overco*e, *uch as, for example, *deq**** </line>
<line> *nderst*nding of various aspec*s of AI, the lack of parameters for data q**lity contr** a*d not </line>
<line> kn*wing whe*he* sec*o**l regu*a*ion is b**ter so that *t is possible to achie*e a well-reg**at*d </line>
</par>
<par>
<line> *ati*nal AI strategy, wh*re </line>
<line> the cre*tion *f new busine** models and n*w technolog*es are </line>
</par>
<par>
<line> sust*ina*le *n* ha*monious with th* *u*damental righ*s ** citize*s. </line>
</par>
<par>
<line> Key*ord*. Challe*ges o* *r*ificial In**llige**e. Regulation </line>
<line> of Arti*icial I*te*ligence. </line>
</par>
<par>
<line> A*tificial Intel*igence. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 2*, n. 6, *rt. 2, *. 27-45, jun. *024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.**/r**ista </line>
</par>
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<line> Os *esafios da Regula*entaç*o da *nteligênc*a Arti*i*ia* (*A) no B*asil em Relação a Algu*s Pa*ses </line>
<line> 29 </line>
</par>
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<line> 1 INTROD*Ç*O </line>
</par>
<par>
<line> A h*stór** da Intelig*ncia A**ific**l (IA) teve * s*u i*í*io no verão de 1956, em </line>
<line> *anover, New Hamps**r*, nos E*ta*os U*id*s, quando um g*up* de *ienti*tas, ***mado por </line>
<line> *ohn McCart*y, Ma*vin Minsky, Claude Shanon e Nathaniel Rocheste*, orga*izou e realizou </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> primeira co*ferência sobre IA, no D*rtmouth College. Essa *onferên*ia reuniu vários </line>
</par>
<par>
<line> t*ór**os da co*p*tação, *ob o pat*ocínio d* Fu*d*ç*o Roc*efeller. *oi n*s*a con*erência que </line>
<line> surg*u o termo: "Intel*gênc** Arti**c*al" (A**ificia* I*tellig*nce), por John McCa*th*, par*, </line>
<line> de*sa fo*ma, *omear a nova ciência que estava s*rgi**o (*ABRIEL FILHO, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> *tualment*, * IA é a tecnologia *e propósito *eral no século X**, e preci*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> r*gula*entaçã* pa*a *ncorpo*ar </line>
<line> as suas especif*cidade* *os </line>
<line> arca**uços </line>
<line> *urídicos ó*g*os e </line>
</par>
<par>
<line> fisc*lizadores *reexiste*te* (KAUFMAN, 2*22). Mas, in*eliz*e*t*, de </line>
<line> acord* com IPEA </line>
</par>
<par>
<line> (20*3), o Br*sil está atrasado em relação r*gulamentaç*o e *rie*taç*o da Intel*gênci* à </line>
<line> Art*ficial, quando comparado a outros p*í*es, como, por ex*mplo, o Japão, os Es*ados U**dos </line>
<line> e * Reino Unido. </line>
<line> Par* Oli*eira (2**2), "ao analisar a leg*sla*ão bras**eira relaci*nada ao fen*meno e à </line>
<line> regula*e*tação da Int*lig*n**a Artifi*ial, torna-se, prime*ramente, im*orta*te *omp*eender o </line>
</par>
<par>
<line> cená*io d* *A no *rasil". Compleme*ta </line>
<line> dize*do qu*: "não se *e** restringir à análise das </line>
</par>
<par>
<line> normas jurídicas *estinada* a regula* o tem* específi*o *e IA, *as </line>
<line> é </line>
<line> preci*o verif*ca* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> arc**ouç* jurídico ex*sten*e n* *ue diz *e*peito ao s*to* tecnológico". Ou seja, é preciso </line>
</par>
<par>
<line> compreender as **i*iativas a*o*adas *elo poder público q*anto ao desen*olvi*e*to e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *n*vação, de forma q** se*a edifica** u* am*i*nte prop*cio *a*a a I*. </line>
</par>
<par>
<line> Vale *essalta* que já *xiste uma proposta de *egulamentaçã* do desen*olvimento, da </line>
<line> *mplement*ção e do u*o da IA q** foi divulgada p*la C*missão Eur*peia, órgão execu*ivo da </line>
</par>
<par>
<line> União *urope**, com a finalidade de tentar proteger os humanos </line>
<line> antes </line>
<line> qu* *eja "t*rde </line>
</par>
<par>
<line> *ema*s". Ademais, o documento contém *ágina* nas quais </line>
<line> estão previstos procedim*nto* </line>
</par>
<par>
<line> ta*to p*ra f*rnecedo*es quanto para os **uári** *ue são s*bmetidos a si**if*cativas mul*as </line>
<line> para situ*ções de não conf*rmidade (KAUFMA*, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Outro*sim, n* ano de </line>
<line> 2020, um g*upo </line>
<line> de </line>
<line> paí*es c*mposto </line>
<line> pela *ustrália, C*nadá, </line>
</par>
<par>
<line> França, Ale*anha, Índ*a, It*lia, Japão, México, Nov* Zelând*a, R**úb*ica da C*re*a, </line>
<line> Cingapura, E*lov*nia, Reino Unido, EUA * *nião Europeia fundo* a G*obal Partnership on </line>
</par>
<par>
<line> Art*ficia* Intelli*en*e (GPAI), um órgão </line>
<line> *es*inado </line>
<line> a supervisionar o desenvo*vimen*o </line>
</par>
<par>
<line> "re*p*nsáv**" da IA. E* u*a p*imeira inst**cia, o grupo estará foc*do *m quatro temas: IA </line>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, v. 21, n. 6, art. 2, *. *7-*5, *un. 2024 ww**.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. S*ntos, J. A. S*ntos </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> res*onsá*el, governança de dados, futuro do trabalho e inovação e c*me*cial*zação </line>
<line> (*O*MANN JR, 2*22). </line>
<line> *essa forma, em virt*de do pr**lema identifica*o *uanto *o atraso de re*ulamentaç*o </line>
<line> da IA *o Brasil, *uando comparado a *utr*s *aí*es, evidenci*-s* o objeti*o deste artigo que é </line>
<line> o d* pesquisar e analisar o a*da*ent* da *egulament*ção da Int*ligê*cia Artificial em paí*es </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvidos, com o i*tu*to de comp*ra* com atual situação brasil*ira pa*a responder a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> seguinte pergunta: Q*ais os desafio* d* re*ulamentação da I* no *rasil em r*la*ão a alguns </line>
<line> paí*es de**n**lvidos? </line>
<line> 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓ*ICA </line>
<line> 2.1 Inteligê*cia Artificial - IA: origem </line>
<line> A Inte*ig*ncia Art*ficial - IA é um ramo da ciência/eng*nharia *a co*putaçã* *ue s* </line>
<line> propõe a *e*envolv*r s*ste*as computa*ionais *a*a s*luc*onar problemas. E* 31 de agosto </line>
</par>
<par>
<line> de 1*55, quatro pesquisadores: J*h* McC*rthy, Ma*vin *insk*, Nathani*l Roches*e* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Claude Shannon apresentaram u*a p*o*ost* de pesquisa sob*e Inteligênc*a A*t*fi*ial *ara **r </line>
<line> r*alizada n* ver*o de 1956, com duraçã* de dois meses. O texto ini**al, que ori*inalmente foi </line>
</par>
<par>
<line> *ati***rafado e* de*essete páginas e en*ontra-s* </line>
<line> em poder de *art*out* Co*lege an* </line>
</par>
<par>
<line> Stan*ord University, pr*punha que era possív*l um sis*ema pr*gramado poder simula* uma </line>
<line> máquina para executar um *rabalho. </line>
<line> Q*adro 1 - Componente* do projeto so*re I*tel*gên*ia Artific**l dos pesquisa*ores de </line>
<line> Dartmouth Colle*e em 1955 </line>
</par>
<par>
<line> Pr**ost* </line>
<line> Conteúd* e aplicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> Co*putado*es auto*áticos </line>
<line> Se uma máquin* pode realizar o *rabal*o ** ho*em, e*tão, é **ssível criar um s*ste** automático que possa ser programado *ara simular a máqui*a. </line>
</par>
<par>
<line> Como progr*mar um comp*tador para en*e*der uma lí*gua </line>
<line> O **nsame*t* human* manipula palavras de ac*r*o *** *egra* de raciocínio e lin*uagem. E*tã*, uma nova linguagem *eve a*m*tir nova palavra que é ace*ta *ediante * co**ext* daquelas já existentes. </line>
</par>
<par>
<line> *edes *e *eurônios ou redes neu*ais </line>
<line> Co*o um c*njunto de ne*r*ni** (hipo*éti*os) pode ser organizado de modo a formar *once*tos. Alguns au*ores, d*ntre eles Marv** Mi*sky e Nathanie* Rochester havi*m conseguido resultados te*rico* *arciais, mas precisavam de pr*f*ndi*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 2, *. 27-45, jun. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os D*safios da Regulamentação da Intelig*ncia Artificial (IA) no Bras*l em Relação a Alguns Paí*es </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> Teoria do tamanho *e um cá*culo </line>
<line> A soluçã* d* u* **obl*ma c*m a const*ução de uma lógica de é respostas até que seja acei*o o* não aceito o seu result*do. *sse método ineficiente e par* *xcluí-l* * **c*ssári* t*r al*um critério é ** eficiênc*a de cál*ulo. Res*lt*dos parciais j* haviam sido apresentad*s por C*au*e Shannon e John M*Carthy. </line>
</par>
<par>
<line> A*t*aperf*içoamento </line>
<line> Prov*velmente uma máquina inteligente re*liza*á o tr*balho *ue p*derá ser des*rito com* au*oaperfeiçoamento. </line>
</par>
<par>
<line> A*strações </line>
<line> Vários tipos de *bst**ção podem se* def*nido* de *o*m* dis*i*ta e vários ou*ros de forma m**os dis*int*. *ma tentativ* de classi*icá-los e de desc*ever mé*odos d* máquinas para formar abstr*ç**s a partir *e dado* sensori*is e o*t*os pareceria válida. </line>
</par>
<par>
<line> Aleator*ed*** e Criatividade </line>
<line> Uma c*njectura bastante a*r*ente, mas *larame*te inc*m**et*, é que a di*erença *ntre o pensam*nto c***tivo e o *ensamento compete*te e sem i*aginação resid* na inj*ç** de alguma aleato*iedad*. A *leatoriedade d*ve ser g*iada pela *ntuição para ser e*iciente. Em outras palavras, * suposição fundamentada ou * palpite inclue* aleato*iedade *o pe*samento de out*a for*a *rdenado. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: adaptado pelos a*t*res com *ase e* Mc*arthy; Minsky; Roc*ester; Shannon (1955). </line>
</par>
<par>
<line> *nalis*ndo a pro*os*a </line>
<line> dos pesquisadores, é p*ssível n*tar q*e </line>
<line> *lguns re*ultad*s já </line>
</par>
<par>
<line> *aviam sido alcançados, *a* fa*tava apro*unda*ento, q*e só era possível com a evo*uç*o das </line>
</par>
<par>
<line> máquin*s * a cri*ção de s*ft*are* capazes de ordenar * realização de ati*idades e de </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> a*toprogramar par* gerar novas. </line>
</par>
<par>
<line> A e*o*ução das máquin*s que possib*lit*u uma veloc*dade **ior e capacidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> manip*lar dados e* quant**ade e *ariedade perm*tiu que a socie*ade tivesse otimismo de que </line>
<line> a IA fo*se a solução par* todos os problemas ou, pelo menos, de grande par** del**. O que </line>
<line> delimitava esse e*tu**asmo * ainda hoje delimita são os custos de processamento e de </line>
</par>
<par>
<line> memória e sur*im*n*o o </line>
<line> d* redes neurais *r*fundas qu* </line>
<line> ace*eram o avanço científico e a </line>
</par>
<par>
<line> quant*dade </line>
<line> gigantesca de dados disp*nívei* </line>
<line> n* i*ternet, imp*ls*onados pelas redes *ociais </line>
</par>
<par>
<line> (SICH**N, 2021). </line>
<line> 2.2 *n*eligência *rtif**ial - IA no Brasil </line>
<line> A Int*l*gência Artificial tem pr*voc*do uma euforia sem precede*te em *iverso* </line>
<line> campos *o conhecimento. Os avanços tecnológicos causam grandes transformaç*es nas áreas </line>
</par>
<par>
<line> sociai* e econô*ic*s. Embo*a **nh* sua *rigem na ciência da computação, el* depe*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diver*as á*ea* p*ra ter sucesso na sua aplicaç*o. A p*r*ir *os al**ri*mos - sequênci* fini** de </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a P*, v. 21, n. 6, *rt. 2, p. 27-45, jun. 2024 www4.*s**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Sa*tos, J. A. Sant*s </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> ações que resolve um c*rt* pr*blema - é possível que os *istemas c*iados poss*m aprender, </line>
<line> raciocinar, tomar de*isõe* e reso*ver *roblemas de m**eira aut*nom*, de tal modo que *imule </line>
<line> a capacid*de humana (MEN*ES, 2021) (*ICHMAN, 2**1). </line>
</par>
<par>
<line> No Brasi*, </line>
<line> essas mudanças acon*ecem *m m*i*r gra* em *m setor e em menor e* </line>
</par>
<par>
<line> outro. S**ores *ue depe**em de comunicaç*o c*m a i*te*ação *e pe*soa *ara pesso*, </line>
<line> rap*damente são su*sti*uídos por Chat*ot - *m programa de co*putador q*e tenta simul*r * </line>
<line> conversação h*mana. Eles estão pre*entes *o atendimento p*ra socorro em uma emp**sa </line>
</par>
<par>
<line> segu*ador*, *o agendame*to </line>
<line> de *ons*lta do* diversos p*ano* de s*úde, atendimento em </line>
</par>
<par>
<line> e*p*esa* do s**or de *le*ric*dade, abast*cim*nto de **ua, ser*iços de inte*net e m*is um* </line>
<line> i**inidade de servi***. </line>
<line> No Br*sil, estão ** destaque n* âmbito federal, est*dual e *un*c*pal, a ap*i**ção da </line>
<line> Int*ligência *rtificial *ara dar maior agilidade ao se*viço p*blico e am**iar a c*nf*ança da </line>
<line> população q*anto *os se*s resultados. * se*uir são destacado* alguns desses sis**mas: </line>
<line> Quadro 2: Robôs: p*ojetos d*senvo*vidos pel* Controladoria-*eral da União - CG* * </line>
<line> utilizados pe*o Tri*u**l de *o*t** da U*ião - *** </line>
</par>
<par>
<line> Robô </line>
<line> O que faz </line>
</par>
<par>
<line> Rob* "Alice" - Análise de Licita**es e Editais </line>
<line> Ide*tifica poten*iais indí*ios de i*conformida*e nas licitações e Editai*. </line>
</par>
<par>
<line> Robô "Sofia" - Si**ema de Orientação sobr* Fatos e Indícios para o Au*ito* </line>
<line> *uncion* como um corretor e au*ilia o auditor, apontand* possíveis irre*ula*idades *o documento. </line>
</par>
<par>
<line> Rob* "M**ica" - Monitor*mento Integrado para *ontrole de Aquisições </line>
<line> Responsável por monitora* d* forma integrad* as contrataç**s * re*liza* * acompanhamento de li*it*ções. </line>
</par>
<par>
<line> Sistema "Bem-Te-Vi" do Su*erio* Tribunal do *rabalh* - T*T </line>
<line> Aplica a IA no gerenciamento *e p*ocessos judi*ia*s. </line>
</par>
<par>
<line> *errament* "Victor", desen**lvida **l* Supremo Trib*nal Federal - STF em parcer*a *om a *niver**dade de Brasília - UNB </line>
<line> Objetivo l*r to*os os R*curs*s Extr**r*inários e identificar quais estão vin*u*ados a det*rmina*o* temas de *e*ercussão *eral, o que en*olve um al*o nível de *omplexidade. </line>
</par>
<par>
<line> PIÁ - Para*á In****gência A*tificial </line>
<line> Pro*ram* de *A focado na prestação *e serv**os à população. A plataforma e * aplicativo reúnem mais d* *80 serv*ços em u* *ó *u*ar e funciona* como can*is de d*á*og* c*m o cidad**, tendo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. 21, n. 6, *rt. 2, p. 27-45, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os *esafios da Regul*m*ntação da I*teligência A**ificia* (IA) no Bra*** em Relação a A*g**s Pa**es </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> integração com f*rr*mentas do go*erno federal e *unicipal </line>
</par>
<par>
<line> Sistema "Elis", des**volvid* p*lo T*ib*nal de Justiça de Pernambuco </line>
<line> *ara acelerar a tramitação de pro*e*sos. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado p*los autores co* base em AZEV**O; ALBINO; FIGUEI*EDO (2022). </line>
<line> Essa ini*ia*iva p*oporciona maior transparênc*a *o serviço público, tanto do lado das </line>
<line> inf*rmaçõ*s quanto do lad* d* *nvestigação e *us*o dess** p*ocessos; é *ossível *rever e ter </line>
<line> *aior cl**eza *a* despesas das *nti*ad*s e órgãos públicos, ** tal modo que as lic*tações </line>
<line> sejam mai* transparent*s e apre*en*em custos pr*ximo* da realidade de m*rc*do e dentro das </line>
<line> condições pro*ramada* (AZEVEDO; ALBINO; FIGUEIREDO, 2022). </line>
<line> Importante d*ze* qu* a aplicação da IA não acontece de forma étic* sem o ampar* do </line>
</par>
<par>
<line> Esta**. Nesse sentido, foi criada </line>
<line> a </line>
<line> *ei *eral </line>
<line> de Proteç*o *e Dad*s P*ssoais - LG*D (Lei </line>
</par>
<par>
<line> 13.*09/2018) que vi*a *roteger o* *irei*os fundame*tais de lib*r*ade e </line>
<line> d* pri*acidade, </line>
</par>
<par>
<line> inclusi*e nos meios *igitais, alé* de o*tras regras de proteção. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Iniciativas d* reg*lamentação da IA no Japão, EUA, Reino Unido e no *rasil. </line>
<line> No J*p*o, no ano d* 2*19, o gove*no publicou o* princípio* *ociais d* I* cent*ada no </line>
<line> ser hum*no, com ênfase *m três pr*ncípios básicos que poderi*m ajudar o Japão a c*ncr*ti*ar </line>
<line> a dignidade human*, a diver*id*de * in*lusão e a sustentabilidade d* s*ci*dade. E pa*a </line>
</par>
<par>
<line> concretizar os princ*pio* bás*c*s citados na s*ci*dade, for*m </line>
<line> estab**ecidos s*t* </line>
<line> princípios </line>
</par>
<par>
<line> *dicionais centrados ** ser humano: e*ucação/alfabe*izaçã*; </line>
<line> pro*eção de privacidade; </line>
</par>
<par>
<line> segur*n*a; </line>
<line> comp*tiç*o justa; justiç*; res*onsabilidad* e tran**arê*c** * inov*ção (*A*AN, </line>
</par>
<par>
<line> 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Nos Estados Unid*s, o gov*rno publicou um documento intitulado "Princ*pios *e I*" </line>
</par>
<par>
<line> no qual constam *s recom*ndaçõe* sob*e </line>
<line> o *so ético da Inteligê*cia Ar*ificial pelo </line>
</par>
<par>
<line> Departamento de Defesa (Do*), com ênfase nos seguintes princ*pios ** ética para o referido </line>
<line> departam*nto: responsável, equitativo, rastreável, confiável, *overnável (THE *NITED </line>
<line> *TAT*S, 201*). *de*ais, ** novembr* do ano de 2*20, o Diretor do Gabinete de Gestão e </line>
<line> Orçamento dos EUA emit*u um memorand* *ara o* chefes de depa*tamentos executivos e </line>
<line> agências, i*centi**ndo a inova*ão e o *resci**nto n* IA, e declarou os seg*intes princí*ios </line>
<line> para a gestão de aplicaçõe* ** IA: confianç* *ública na IA, participação *ú*lica, i*tegrida*e </line>
</par>
<par>
<line> c*entífica e </line>
<line> qualidade da *nformação, avaliação e gestão de r*scos, bene*ício* * custos, </line>
</par>
<par>
<line> flexibi*idade, justiça e não discriminaç*o, divulgaç*o e transparência, s*gurança e prote*ão, </line>
<line> **ordenação int*ragências (VOUGHT, 202*). </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 21, n. 6, art. 2, p. 27-45, jun. 2024 *w*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. A. Santos, J. A. Santos </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> O Reino U*id* tem um Gabin*te de In*eligência Artifici*l (I*), *arte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> De*ar*amento </line>
<line> de C*ência, *novação e Tecnologia. Em 12 *e *un*o de 20*3, o </line>
<line> *rimeiro- </line>
</par>
<par>
<line> min*stro britânico Ri**i Su*a* fez a segui*te a*irmação: "Que*o fazer do Reino Unido *ão </line>
<line> a*enas o lar int*lectu*l, *as o lar geográfico da *egu*amentação global da Inteligê*cia </line>
</par>
<par>
<line> A*ti*icial" (ES*ADODEMINAS, *023). Outrossim, *ar* min*stro, o seto* de *e*nolo*ia o </line>
</par>
<par>
<line> está no centro de sua prio*id*de p*ra cr*s*er a eco*omia. O Reino *nido deci*iu divid*r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> responsab**idade de regul*mentar a IA entre vá*ios órgãos *ue s**ervisionam </line>
<line> direitos </line>
</par>
<par>
<line> hum*nos, saúd* * seguranç* e *on*orrênc*a (*K PM, *023). </line>
</par>
<par>
<line> O Brasil tem *s razões pelas quais o executivo deve p*omo*er a regulação e orient***o </line>
</par>
<par>
<line> da *A que, *rimeiro, pode po*e*ci*lmente exacerbar questões </line>
<line> relativas à </line>
<line> prest*ç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serviços, privacidade e *tica (MEHR, 20*7). A se*und* razão é o federalismo, poi*, quand* </line>
</par>
<par>
<line> se tr*ta de </line>
<line> que*tões r*lacionada* à </line>
<line> te**olog*a, é comu* q*e o *o*erno F*dera* assu*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> liderança na implan**ção de *i*ersas políti*as públi*as e as polít*cas </line>
<line> de IA do *overno </line>
</par>
<par>
<line> possam ter efeito n*s entid*des *ubnacio*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Já * te*ceira raz*o trata-se da reg*lação vertical, em que *s pro*etos de *ei em </line>
<line> discussão *o Congresso são de nature*a mais c**ceit*al e *ão detalhariam a **gulamentação </line>
<line> setorial da IA qu* é dese*v*lvida por ministérios s**oriais e agên*ias reguladoras. De acordo </line>
<line> com o quadro regu*amentar do **ino Unido, os re*ul**ores especializ*dos são os mais </line>
</par>
<par>
<line> *d*qu*do* *ar* comp*een*er </line>
<line> o* riscos *os se** setores e *o*em *dotar uma abor*ag*m </line>
</par>
<par>
<line> pr*porcional à r*gulamentação da IA (UK PM, 2*23). </line>
</par>
<par>
<line> A quarta r*zão é </line>
<line> q*e os três pod*r*s do gov*rno, Judiciário, le*i*lativo e Executivo, </line>
</par>
<par>
<line> s*o *randes *tilizado*es dessa t*cnol**ia. G*an*es m*d**os de IA estão a ser *mplantados por </line>
<line> en*idades gover*amenta*s, exploran** as enormes quantidades de *ados *rodu*idos p*la </line>
</par>
<par>
<line> pr*stação de serviços. * r*gulamentaçã* *ederal </line>
<line> dev* or*entar, </line>
<line> além do </line>
<line> *ese*v*lvi**nto </line>
</par>
<par>
<line> in*erno, a aquisição de serviços de I*; e a quinta raz*o é que * E*t*atégia Brasile*ra </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *nt*ligência Artificial (EBIA) </line>
<line> propõ* diversas </line>
<line> ações </line>
<line> e*tratégicas sól**as rel*cionadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> l*gi*lação, regulam*ntaç*o e uso é*ico da IA17 (BRASI*, </line>
<line> 20*1), mas </line>
<line> parece ha*er fa**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *mplemen*ação (IPEA, *023). </line>
</par>
<par>
<line> A* *mpr*sas brasileira* </line>
<line> estão relativ**ente </line>
<line> bem po*icionadas na adoção de </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gias d* IA, *uand* comparada* com *uas congêne*es europeia* (KUBOTA; LINS, </line>
<line> 2022). P*rém, embo*a o paí* te**a ótimos exemplo* de **oção *e IA no setor pú**ico, parece </line>
</par>
<par>
<line> es*á atrasado quanto à re*ulame*tação e o*ientação da *A, </line>
<line> quando c*mparado a* Japão, aos </line>
</par>
<par>
<line> Es*ados *ni*os e a* Reino U*ido (**EA, 2*2*). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. *1, n. 6, art. 2, p. 27-4*, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Des*fios *a Regulamentação da Inteligê*cia ***ificial (IA) no *rasil em Relação a Alguns Países </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Proposta de regulamen*ação da IA pe*a Com*ssão *u*op*ia </line>
</par>
<par>
<line> De acordo co* Goemann Jr (*022), o j**z bras*leiro *emóc*ito Reinaldo Filho </line>
<line> public*u trê* excelen**s artigos em maio de 20*1, os q*ais aborda* a p*oposta europeia e, em </line>
<line> v*rtude da impo*tân*ia de*ses documentos, o a*t*r destaca alguns trec*os do* três artigo*, </line>
<line> respectivam**te: </line>
<line> A proposta, que recebeu o **me d* Artificia* Int*lligenc* Act, foi res*ltado de cerca </line>
<line> *e *rês ano* de *studos, debate* e su*es*õ*s s*bre o tema e* organism*s i*teg*antes </line>
</par>
<par>
<line> *a U* e *m consulta </line>
<line> ao </line>
<line> público. A intenção do bl*co **rop*u * não apenas </line>
</par>
<par>
<line> regul*mentar o u*o da tec*ologia no âmbito dos Estados membros, mas tor*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Europa um "hub gl*bal" de excelência * confiança *m *nte*i*ência artifici**. Pod*-se </line>
</par>
<par>
<line> *ize* que sob esse p*ism*, a UE já a**ançou o **o*agonismo </line>
<line> desejado, pois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proposta </line>
<line> apresentada é cer**mente um do* mais </line>
<line> *brange*tes conjuntos *e normas </line>
</par>
<par>
<line> r*gu*ató**as sobre *A (citada **r GOEMANN JR, 2022, p. 130). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda n* primeiro artigo d* juiz Demócrito Rein*ldo *i*ho, const* que que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Comissão Europeia su**e*ta que * poss**el "garant*r a se*urança e os dire***s f*ndamen*ai* </line>
<line> das pe*soas" e, ao mesmo *empo," **forçar o *so, o investime*to e * *nov*ç*o em *A"; e </line>
<line> continua: </line>
<line> A Inteligência Artif*cia* te*á u* impact* *n**m* em praticamente *odas as áreas da </line>
</par>
<par>
<line> a*i***a*e *umana, n*s </line>
<line> próxi*as décadas. Apesar d*s incontávei* e f*ntásticos </line>
</par>
<par>
<line> benefícios que a tecn*logia pode trazer pa*a a humanidade, s*a *ti*ização també* </line>
<line> vem acompanhada d* certos risc*s, pois *em o poten**al de expor pes*o*s a er*os d* </line>
</par>
<par>
<line> concepção </line>
<line> * </line>
<line> *í*ios de </line>
<line> segur*nça, minand* dir*i*os *arantias **ndamen*ais dos e </line>
</par>
<par>
<line> *nd*víduos, ameaç*ndo a seg*ran*a da* pessoas </line>
<line> * comprometendo valores </line>
</par>
<par>
<line> d*mocrático* da sociedade (*it*da por G*EMANN JR, 2022, p. *31). </line>
<line> No s*gundo *rt*go *o juiz *emócrit* *einaldo *ilho, de acor*o com Goemann Jr </line>
<line> (2022), é fe*ta *ma abord*gem so*re o si*tem* de IA que p*de a*resentar R*sco* de na*u*eza </line>
</par>
<par>
<line> "*n**ei*ável". *n** Goe*ann Jr apr**en*a o relacionamento d* u* exemplo **e trat* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> si**emas de pontuação so*ial, que é ba*tante comu* na China, e que pa*sou * *er utilizado em </line>
<line> outros países em men*r e**ala: </line>
</par>
<par>
<line> Além de sist*mas </line>
<line> qu* induzem *u manipulam * comportamento das pesso** p*r </line>
</par>
<par>
<line> meio do </line>
<line> u*o de técnicas *ubliminares n*o perc*bidas pela consciên*ia ou da </line>
</par>
<par>
<line> *x*lor*ção de vulnerabilidade *aus*da pe*a idade o* por d*fic*ênci*s fisiológicas, o </line>
<line> *egulamento ai*da co*oca na catego*i* de "p*áticas de Int*li*ência Artifici*l </line>
<line> proi**d**" os programas e os al*oritmos utilizad*s por *utor*dades governamentais </line>
</par>
<par>
<line> *ara "p*ntuação social" (social *coring). Nesse pon*o, * Regulamen*o ba*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uti*iza*ão de sis*emas equi*alentes ao "crédit* social" chinês. Como se sa*e, o </line>
</par>
<par>
<line> go*erno da China </line>
<line> des*nvolveu ao longo dos *ltimos anos * m*ior e ma*s efi*iente </line>
</par>
<par>
<line> ap*rato t*cnológico pa*a monit*ramento *igital, o </line>
<line> chamado s*stem* de "cré*ito </line>
</par>
<par>
<line> social". Por me*o dele, é possív** vigiar comportam*nto de cada um dos seus o </line>
</par>
<par>
<line> *uase *,4 bi*hão de cidadãos. O sistema de </line>
<line> "crédito social" chinês permite </line>
</par>
<par>
<line> valori*ação e a*aliação *x*ustiva das pessoas, atri*ui*do pont*ação qu* gera </line>
<line> u*a </line>
</par>
<par>
<line> *spécie ** ranking entr* os chines*s. *ependen*o da quantidad* de pontos que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pessoa a**ng*r, p*de ser punida o* *ecompensada. C*da indi*ídu* é avali*do por sua </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *1, n. 6, a*t. *, p. 27-4*, j*n. 2*24 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. A. Santos, J. A. S**to* </line>
<line> 36 </line>
<line> condut* socia*, e o c*tidiano das pe*soas é *igiado *ons*ante*ente, em todo* os </line>
<line> *spectos. A*iv*dades na* redes so*iais s*o vi*iadas para c*nsu*ar cr*t*cas ao regime. </line>
<line> Quem transita pel* rua também é vigiado. U* sis*ema de 200 milh*es de câmeras de </line>
</par>
<par>
<line> vigilânci*, do*adas de Inteligência *rtificial, control* movimento das pes*o*s. o </line>
</par>
<par>
<line> Drones tam*ém *ão utilizado* pa*a vigiar </line>
<line> espa*o* </line>
<line> pú*lic*s. **da *tivida*e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> co*trolada. O Estado chinês sabe o*de *ada cidad*o e*tá, com quem se encon***, o </line>
<line> **e faz, * q*e compr*, o q*e proc*ra e p*ra onde se dir**e. S* a p**tu*ção for boa, a </line>
<line> p*ssoa *ec*be alg*mas recompensas soc*ais, como t*r direito a mat*icular um filho </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *ma boa es*ola. *á um* pontuação baixa pode impedir que uma p*ssoa se </line>
</par>
<par>
<line> matricule na escola de su* pref*r*ncia, que sej* contra*ada </line>
<line> pa*a uma </line>
<line> *oa vaga de </line>
</par>
<par>
<line> e**rego ou </line>
<line> impedida de vi*jar, por exempl*. Em 2018, s*gundo o relatório </line>
</par>
<par>
<line> d*vulgado pelo Centro de Infor*ação do C*é*i*o Público N*cio*al da *hina, </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> milh*es de pess*a* foram impedidas d* viajar devid* à pont*ação baixa (cita*a por </line>
<line> G*EM*N* JR, *022, *. *3*). </line>
<line> *á, no terceiro ar*igo do juiz Demó*rito Re*naldo Fi*h*, *e acordo com Goemann Jr </line>
<line> (20*2), ele aborda sistemas de *A que p*de* apresentar "alto risco". Nesse caso, Goemann Jr </line>
<line> relaciona al*u*s tópicos: </line>
</par>
<par>
<line> *ind* par* mitig*r *s r*scos à s*úde, à segurança e </line>
<line> aos dir*ito* fund**entais das </line>
</par>
<par>
<line> *esso*s, o R*gul*mento prevê ou*ras exigências e </line>
<line> co*d*ções para colocação no </line>
</par>
<par>
<line> merc*do ou início *e funcio*a**nto de *iste*as de IA de "alto risc*". A qua**dade </line>
</par>
<par>
<line> dos ***os que alime*tam *m sistema de *A é fundamental par* sua adequada a </line>
</par>
<par>
<line> performan*e, especialmente qu*n*o são utilizados durante * processo de </line>
</par>
<par>
<line> "tre*name*to", p*ra evit*r discriminaçõ*s a certas categorias de pe**o*s *u *rupos </line>
</par>
<par>
<line> de pes*oas. D***nte o *rocesso *e trein*mento, *s </line>
<line> par*metr*s </line>
<line> *e "ap*end*zado de </line>
</par>
<par>
<line> máquina" são </line>
<line> determinados p**os dados </line>
<line> utilizados ness* *ase, daí a importância de </line>
</par>
<par>
<line> serem livres de erros ou inexatidõ*s. *utr* requisito </line>
<line> estabelecido no Re*ulamento, </line>
</par>
<par>
<line> em *elaç*o ao de*en**lvimen*o e à oper*ção *e si*temas de IA *e "a*to risco", é a </line>
</par>
<par>
<line> nec**sidade de docum*ntação de todo ciclo de vida do o </line>
<line> p*ojeto. A </line>
<line> do*umentação </line>
</par>
<par>
<line> técnica </line>
<line> dev* cont*r ** *nformações necess*rias par* </line>
<line> avaliar *onformid*de *o a </line>
</par>
<par>
<line> siste*a de I* com as exigênci*s regulamentares. Os sis*emas </line>
<line> d* I A </line>
<line> de al*o r*sc* </line>
</par>
<par>
<line> devem *er </line>
<line> pr*jetad*s e </line>
<line> desenvolvido* com recurs*s </line>
<line> *ue permitam o regis**o </line>
</par>
<par>
<line> automático de eventos ("logs") </line>
<line> enquant* </line>
<line> *stã* operando. P*ra **dar com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capa*idade </line>
<line> q** pode tornar certos progra*a* * algoritm*s incompr*ensíveis </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> c*mplexos para pessoas físicas, um certo *rau de transparência dev* ser p*ojetado * </line>
<line> **senv*lvido de forma a garantir que *ua ope*ação seja suficientemente transpa*ente </line>
<line> para permitir qu* os usuár**s interpretem a saíd* do sistema * a u*em </line>
</par>
<par>
<line> adequadamente. Para </line>
<line> minimizar os ri*c** </line>
<line> à saúde, à *eguran*a * *os d*reitos </line>
</par>
<par>
<line> fun*amen*ais de usuários e terceiros, o *egulame*to **mb*m exig* que os sistemas </line>
</par>
<par>
<line> de IA de "alto r*sco" sejam p**je*ados e de*envolvidos de *aneir* ap*opriada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *u*ervisão h*m*n*. Para tanto, *s sistemas </line>
<line> devem incor**rar </line>
<line> *erramentas de </line>
</par>
<par>
<line> interfac* ho*em-máquina **r*pri**a*, que </line>
<line> p*rmi*am a </line>
<line> su*e*visão </line>
<line> por uma pessoa </line>
</par>
<par>
<line> hu*ana durant* o pe*í*do de uso d* sist*ma. Os sistem*s de IA de a*to risco dev*m </line>
</par>
<par>
<line> o * ed ecer a u m </line>
<line> nível apropriad* de </line>
<line> preci**o, robustez e se*u*ança cibernética, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fun*ionar co* *sse mesmo padrã* ao longo de todo o seu ciclo de vida. O *ível e as </line>
</par>
<par>
<line> m*trica* *e </line>
<line> precis*o devem *er co*u**cados </line>
<line> aos usuári*s (cit*da p*r GO*MANN </line>
</par>
<par>
<line> JR, 2022, *. 1*3). </line>
<line> *.5 Parceria Glogal s*bre In**l*gencia Artificial (GPAI) </line>
<line> De acordo com o Ministério d* Ciência, Te*nol*gia e Inovação d* G*ver** Fe*e*al </line>
<line> do B*asil, a Parceria Global em I*teligência Artificial (GPAI) é u*a inic*ativa de m*i**s </line>
<line> *ar*e* i*teressadas que visa pre**che* a lacu*a entre a *eoria e a pr*tica em *nteli*ência </line>
<line> Artific*al, apoiando pesquisas de *onta e at*vidad*s aplicadas em pri*ridades rela*ionad*s * </line>
<line> Rev. FS*, Ter***na, v. 21, n. 6, art. 2, p. *7-45, jun. 2024 *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Desa*ios da Re*ulament*ção da Inteligênc*a Artificial (IA) no Brasi* em R*lação a Algun* País*s </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> IA. Foi *an*ad* em *unho de 2020 e é fruto de uma i*eia des*nvolvida d*ntro do G* (Grupo </line>
</par>
<par>
<line> dos pa*ses mais </line>
<line> ind*strializados do mundo, *ompostos pela A*eman*a, Canadá, Es*ados </line>
</par>
<par>
<line> Unidos, F*ança, I*ália, *apão e o Rei** Unido), *ob a </line>
<line> presid*ncia can*de**e franc*sa. É e </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtante re*istrar que os 15 **íses membros fundad**es do GPAI: Austrália, Canadá, </line>
<line> Fran*a, Ale*anha, Ín*ia, Japão, *éxico, N*va **lândi*, República da *o*ei*, Ci**apura, </line>
<line> Eslovênia, Rein* Un*do, Estad*s Unidos * União Eur*peia se ju*taram ao Brasil, Holanda, </line>
<line> Polônia e Espanha, *m dezemb** de 2020 (GOV.BR, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> *de*ais, o GPAI r*aliza pr*jetos s*bre q*estões específ*cas ** IA, co* </line>
<line> a fi*al*dade </line>
</par>
<par>
<line> ** apoiar e orientar des**volvimento, a utilizaç*o e a adoçã* resp**sáve*s de uma ** o </line>
</par>
<par>
<line> ce*trada no ser humano e basea** nos direitos </line>
<line> hum*nos, </line>
<line> *a </line>
<line> in*lus*o, na diversidade e na </line>
</par>
<par>
<line> inovação, incen*ivando sim**taneamente * cresc**en*o e***ômico sust*ntá*el; busca facilitar </line>
</par>
<par>
<line> * c*laboração internac**nal </line>
<line> *e uma **rma mu*tilate*a*, monitorar e aproveitar o tr**alh* </line>
</par>
<par>
<line> realizado nacional e internacion**me*te *ara id*ntif*c*r l**unas de co*he*ime*to, max*mi*ar </line>
<line> a coord*n*ção e f*cili*ar a colaboraç** internac*onal em IA (G*AI, 2023). </line>
<line> 2.6 O* desafios da r*gulame*tação da IA no B*as*l </line>
<line> De *cordo com Oliveira (202*), professora ** Faculdade de D***ito de Ribeirão Pre*o </line>
<line> da Univ*rsidade de São **ulo, e coor*e*a*o*a do Gru*o *e Estud*s *m Dire*to e T*cnologia </line>
<line> do IEA-RP/*SP, "a **gueza *a Estratégia *rasileira de Inteligência Ar*ificial estende-se aos </line>
</par>
<par>
<line> p*oj*tos de lei que estão </line>
<line> t*amitand* *a Câm**a dos Deputad*s e no Sena*o Fe*eral pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regulamen*açã* de si**e*as de Int*lig*ncia *rtificial". A </line>
<line> au*ora defende que: "os principai* </line>
</par>
<par>
<line> tem*s rel*tivos à *A são tratados d* maneira s*perfi*ial e ainda * </line>
<line> prematuro </line>
<line> **ro*a* um </line>
</par>
<par>
<line> ma*co legal d* I* sem *ompr*ensão ad*q*ada ac*rca *e vários aspectos da In*eligênc*a </line>
<line> Artificial", e just*fica a afi*m*ção: </line>
</par>
<par>
<line> Pois ainda </line>
<line> há **bat*s so*re a abrang*nci* conce*tual, não se sabe </line>
</par>
<par>
<line> c*mo garantir </line>
<line> a explicabilidade * a transparência d* IA, não há </line>
</par>
<par>
<line> parâmetros para o controle da qualidade *os da*os, não s* sabe </line>
<line> se </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> melh*r u*a </line>
<line> regulação setori*l, não e*tá pacífico debate sob** o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsabilidade *ivil incident* e* danos p*ovocados por sist*mas *e </line>
<line> IA, etc (OLIVEIRA, 2*22, p. 153 * 154). </line>
<line> Além disso, Oliveira (2022) alert* que: "ao se busc** *celerar o *roc*sso de regul*ção </line>
</par>
<par>
<line> jurídica da IA, há *m **evado r*sco de * *oder Jud*ciário </line>
<line> fi*ar co** res*onsável p*ra </line>
</par>
<par>
<line> **sciplinar a matéria q*e pos*ui muitas lacunas </line>
<line> nos *tuais pr*jetos d* lei, *carretando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criaçã* *e a*biente de incerteza jurídica" e isso, de acordo com </line>
<line> ela, irá causar i*pactos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 6, art. 2, p. *7-45, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. A. Santos, J. *. Santos </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> negativos no desenvolvimento tecno*ógico do país. A professora mencion* *s projetos de l** </line>
<line> que **sa* regula* a matéria sobre i*te*igên**a a*tificial: </line>
<line> P*ojeto Le* *. 5051 *e 20*9: *s*e pr*je*o foi a*re*e*tado p*lo senador </line>
<line> Styvenson Valentim (Po*emos/RN) pera*te o Sen*do Federal e *usca </line>
<line> esta*elecer os princípios para o u*o d* IA no Brasil. Es*e pr*jet* d* </line>
<line> le* * muito se*el*ante ao Pr*jeto de *ei n. 240 d* 2020. Este PL e*tá </line>
<line> parad* no Senad* F*deral e foi so*icitada em 29 de *unho d* *022, por </line>
<line> mei* do Requ*rimento n. 512 de 2022, a tram*t*ç*o conju*ta do PL n. </line>
</par>
<par>
<line> 5*91/2019 com o PL n. 21/2**0, P* n. </line>
<line> 5051/ *0 1* e * L n. 872/ 2021 </line>
</par>
<par>
<line> por tr*ta*em de m**éria *or*elata; (O*IVEIRA, 2022, *.154). </line>
<line> ** seu artigo "Desafi*s da regulaçã* do di*ita* * da inteligê*cia arti*i*ia* no Brasi*" </line>
</par>
<par>
<line> Ol*v*ira (202*) relacio*a esses * dem*is Proj*tos de Leis existentes que tratam *obr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regulame*taçã* da *A * aprese*t* a s*a con*lusão, *a qual alguns trechos são exibidos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seguir: </line>
</par>
<par>
<line> O Brasil criou um *c*ssist*ma juríd*co favoráve* ao desen*olvimento </line>
<line> de uma inteligênci* *rtific*al de co*fiança, pos***n*o diver*as normas </line>
<line> ju*ídica* relevantes pa*a a inovaç*o no país: Lei Geral de P*oteção de </line>
</par>
<par>
<line> *a*os (Lei n. 13.798/2018), Lei </line>
<line> de A*esso à </line>
<line> Info*maçã* (Lei </line>
<line> n. </line>
</par>
<par>
<line> 12.527 de 2011), Marco L*gal d*s St*rt*ps (Lei Complementar n. 182 </line>
<line> de 2021), Lei de Pro*riedade **du*trial (Lei n. 9.279 d* 1996), L*i de </line>
</par>
<par>
<line> Direit*s Auto*a*s (Lei n. 9.610 </line>
<line> de 1998), e*c. Alé* disso, di*ersa* </line>
</par>
<par>
<line> ini*iativas </line>
<line> foram **nça*as *om o *bjeti*o de p*om*ver </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvimento tecnológ**o nacional, como, por ex*mplo: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *stra*égia Brasi**ira </line>
<line> de Tr*nsf*r**ção D*gital, a Es*r*t**ia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> G*vern* *igi*al 2*20-2022, o Program* Startup, o *rogram* I* </line>
<line> MCTI, et* (OLI*EIRA, 202*, p.*57). </line>
<line> A autora s**ienta que * d*ba*e so*re a IA no Poder Legislativo "é *a*ta*o n* ideia *e </line>
</par>
<par>
<line> que o Br*sil *eve fomentar a </line>
<line> in*vação e n*o criar o*stáculos, con*trui*do *m </line>
<line> espaço </line>
</par>
<par>
<line> adequad* para a elaboração ** nor*as jurídicas que não restri*ja* * dese*volvimento no </line>
<line> país" e, ao co*trá**o disso, "construam *acionalidades j*rídicas volta*as ao apoio *a cria*ão </line>
</par>
<par>
<line> de n**os modelo* de negócios e de *ova* tecnolog*as d* *ane**a sustentável e </line>
<line> ha*mônica </line>
</par>
<par>
<line> *om o* direito* funda*e*tais do* ***adãos". Contudo, *la apont* algu*s *specto* *xiste*tes </line>
</par>
<par>
<line> que d*mandam a disciplinação de forma adequada, *e manei*a qu* nã* *e*e conflitos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incer*e*as jurídicas, como: </line>
</par>
<par>
<line> O Projeto </line>
<line> de Lei 21 de n. </line>
<line> 2020, o qual visa a ser Marco Lega* o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> I*t*l*gência **t*ficial, n*o </line>
<line> c*mp*e * s*a função, se*do </line>
<line> lacunoso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> generalista em sua integralidade, o* seja, es*e *rojeto de lei não regula </line>
<line> * fenômeno eme*gen** d* inteligên*ia a*tificial. O ri**o de a*r*var um </line>
</par>
<par>
<line> projeto de **i *e*sa ma*eira é delegar ao P*der Ju*iciário </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reg*lam*ntação d* matéri* de IA, já que * lei </line>
<line> é </line>
<line> om*ssa em di*ersos </line>
</par>
<par>
<line> momentos. Até ser consol*dada * jurisprudên*i* *obre a* </line>
<line> diversas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. *, art. 2, p. 27-45, jun. 2024 www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os *esa*io* da Regul*mentação da Int*ligência *rt*fic*al (IA) no Br*si* em *elação a Alguns Países </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> te*átic*s que ci*c*ndam a IA, será instaurado u* ambient* de </line>
</par>
<par>
<line> *nseg*r*nça, o que poderá *fastar in*estimentos em *tart*ps </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empresas de IA no *aís (OLIVEIRA, 2*22, p.158). </line>
</par>
<par>
<line> Por c*nsegui*te, afirma que o PL *1 de 202* não t*m estabe*ec*do de*inições, </line>
<line> taxo***ia e classif*cação *e risco*, gerando, de*sa forma, diversos pr*blem*s, com*: </line>
<line> *onceito d* sist*mas de IA apresentado no *roj*to de lei é *o*testá*el e *x*gi*ia </line>
<line> mai* debate e detalha*e*to; b) não há diretri*es par* a elaboração de relatór*os </line>
<line> d* gestão de *isco p*r empre*as que dese*volvem at*vidades d* alto risco; c) </line>
</par>
<par>
<line> n*o há classificação de risco *os siste*as *e </line>
<line> IA; d) estabel*ce </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsab*lidade civil subjetiva como regime padrão em ma*éria de IA, mas não </line>
</par>
<par>
<line> esclarec* como a culpa será verific*da quando houver discuss*es sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prot*ç*o do segredo *n**strial e comercial; e) n*o há expl*cação de como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cu*p* ser* *nalisad* par* fins de r*sponsabilidade ci*il quando se e*tá *ian** de </line>
</par>
<par>
<line> d*n*s *r***cados por apr**dizad* d* redes </line>
<line> neurais *rtific*ais; f) *ão há </line>
</par>
<par>
<line> previ*ã* de **m* os dados u*ilizados *a*a * trei*amen*o d* machi*e learn*ng </line>
<line> se**o an*lisados pelo Pode* *u*ic**rio; g) não há c*ar*za d* *om* *s segredos </line>
<line> come*cial e indust*i*l s*rão p*ot*gid*s nos casos de aq*isiç*o e uso *e *i*te*as </line>
<line> de IA pelo *oder público, tendo em vista a *fet*vidade do prin*ípio *a </line>
<line> transparência na esfera públi*a, etc (O*IVEIRA, 2*22, *.158 e 159). </line>
<line> No final de sua *on*lusão, a autora defen*e, diante dos f*tos apresentados e </line>
</par>
<par>
<line> dis*utidos, *u* "ainda estamos dista*tes de possui*m*s uma *stratégia nac*onal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **teli*ên*ia artifi*ia*", mas d*s*aca *ue "*emos diversos c*n*ro* *e pesqui** na á**a de IA que </line>
<line> pode*ão forne*er * *ase par* const*uirmo* um caminho em que o Brasil se torne competitivo </line>
<line> no plano tecn*ló*ico". </line>
<line> *.* *relim*nares e ponderaçõe* s**re a p*o*o*ta da Co*iss*o Europe*a </line>
<line> Entre as preliminares a*o*t*da* por Kaufma* (2022), professora do pr**ram* </line>
</par>
<par>
<line> T*cnol*gia d* Inteli*ência * Design Digital (TIDD) da Fac*l*ade de C*ênci*s Exatas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> T*cno*ogi* da P*C-SP, em seu liv*o: "D*smi*tificand* a intel*gê*cia </line>
<line> artificia*", sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propost* europeia de r**ulamentação *a IA, destacam-se: "Não por acaso, o texto é permeado </line>
<line> de la**nas, ambiguidades, excesso d* adje*iv*s, impreci*ões, em geral, não *ompatíveis *om </line>
<line> uma propos*a de regulamentação" e que, alé* disso: "a p*opos*a afirma que a maior par*e das </line>
<line> aplicaçõ** está na lo*/min**al risk, mas * *ealidade indica o c*ntrário: par*e sig*ific*tiva *as </line>
<line> aplicaçõe* a*u*is, i*ola*as ou inserida* em mod*los de negó*io, está na cat*goria h*gh risk". E </line>
<line> reforç* dizen** que: </line>
<line> são muitas as "áreas cin**nt*s"; por ex*mp*o, os ap*icativos de inteligê*cia artificial </line>
<line> \manipul*tiv*s\, que *isam al*erar a influência e o comp*rt*m*n*o dos usuários, </line>
<line> incluem ou não os algo*ítmo* d* IA dos mo*elos *e negócio das plataf*rmas di*itais </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 2*, *. 6, art. 2, p. 2*-45, jun. 2024 ww*4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> P. A. Santos, J. A. Sa**o* </row>
</column>
<column>
<row> 40 </row>
<row> (instrumentos de persuasão e mídia h*persegmen*ada, como Googl* e Facebook)? </row>
<row> Como *es*ringir o us* de ident*ficaç*o biomét*i** em s*stemas de vigilân*ia a*s </row>
<row> casos previst**, se a efetividade depende d* um s***ema pr*v*amente istalado e </row>
<row> a*ivo? (KA*FMAN, 2*22, p. 166 e 167). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Quanto à ponderação, a </line>
<line> autora fala sobre a regulamentação m**ro versus setoria* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *estaca alg*mas importante* re*lex*es *ue merecem a*enção: </line>
<line> Se c*da país te* seu Banco C*ntra*, que regula rodo * funcionamento </line>
<line> do sistema financeiro, qual * se*tid* de outro órgão def*nir * *isc*lizar </line>
<line> os proce*imen*os de concessão *e créd*to com inteligência art**icia*? </line>
<line> Se cad* país tem s*u Min*stério *a Educação, qual o sentid* *e outr* </line>
<line> órgão definir e fisc*lizar o* proc*diment*s de aplicação de IA na </line>
<line> educação? Se *ada país tem uma justiç*, qua* o sen*ido do outr* órgão </line>
<line> *efinir e fiscalizar q*ais modelos de IA **dem ** *ão ser usados nos </line>
<line> processos jurídico*? Se cada país te* seu órgão r*gula*or da saúde, </line>
</par>
<par>
<line> qual o se*tido de </line>
<line> o*tro órgão d*f*nir * fisc*lizar a conduta mé*ic* </line>
</par>
<par>
<line> assoc*ada à IA? Se cada univer*idade t*m seu C*mi*ê de Ét*ca, qual o </line>
<line> sentid* d* outro *rgão ext*rno ap*eciar os proje*os com IA? **ema*s, </line>
</par>
<par>
<line> quem seriam os membr*s desse super "com*tê centra*" *uja m*ssão </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> f**cal*zar * partir de c**hecime*to tão es**ciali*ado e c**térios tã* </line>
<line> subjetivos? A* optar por *egul**entação mac*o, * C*miss*o Eu*opeia </line>
<line> enfrentará d*safios que serão e*uacionados, ou n*o, no que se </line>
<line> avizinha ser um longo percurso (KAU*M*N, 2022, p.167). </line>
</par>
<par>
<line> 3 MATERIAIS * M*TODOS </line>
<line> Realizaram-se pesquisas por me*o de r*v**ão b*b*i*gr*fi*a e* livros, artigos, sites </line>
<line> *s*ec*aliz*dos, trabalhos de conclusão de curso, jo*na*s, Projetos de Lei da Câmara dos </line>
<line> Depu*ados e do **nado Federal **asileiro p*r* implem*ntação da f*nda*entação teó*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Quan*o à na**reza </line>
<line> da pes*uisa, </line>
<line> e*a básica *orqu* ob*etiv* a for*ação de um c*njunto é </line>
</par>
<par>
<line> **órico, *erdade e int*resse* ú*eis para o tema em </line>
<line> que*tã*. A abord*gem da *esquisa </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> qua*i*ativa, devido ao t**ta*e*to do te*a s*r </line>
<line> *rgument*tivo e os pesquisador*s procurem </line>
</par>
<par>
<line> expl**a* a </line>
<line> ra**o *as c*isas e *ão faze* *ré-julgamento ou opiniõ*s e valores </line>
<line> pe*so*is. Em </line>
</par>
<par>
<line> relação aos objetivo*, é uma pesq*is* exploratór*a </line>
<line> p*ra e*plorar * tema e *bter mais </line>
</par>
<par>
<line> conhecimen*o, en*end*r o tema *ara q*e fique mai* clar* * expli*ito. </line>
<line> 4 RE*ULTAD*S E DI*C*SSÃO </line>
<line> O qua*ro * mostra * síntes* da origem da IA através da apresenta*ã* do* *o*ponen*es </line>
</par>
<par>
<line> do se* projeto </line>
<line> c*iado pelos pesquisadores de Dartmouth *ollege, em 19*5. *á *o qu*dro 2, </line>
</par>
<par>
<line> são m*strados ** robôs que, recentemente, foram d*senvolvi*os *ela Contr*ladoria-Geral da </line>
<line> R*v. F*A, *er*sina, v. 21, n. 6, a*t. 2, *. *7-*5, jun. 2024 www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Desafios da Regula*e*tação da **tel*gência *rtifi*ia* (I*) *o Bra*il em Relação a Alguns Paí**s </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> *nião - CGU e utilizado* p*lo *ribunal d* Contas da U*i*o - TCU, expondo o quanto a IA </line>
<line> *em auxi*iado as instituições públicas bra*ileir*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na análise das iniciat*v*s de *egulamentação *e IA entre os paíse* Japão, EUA * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Reino **ido em relaç*o ao B*as*l, foi observado *ue ele parece está a*r*sado, m*smo tendo </line>
</par>
<par>
<line> ótimos exempl*s de adoção d* IA </line>
<line> no setor públi*o *l*umas emp**sas brasile*ras estarem e </line>
</par>
<par>
<line> relativ*mente bem pos*cio*adas na *doção de *ecnologi*s de *A, em *o*paraçã* </line>
<line> co* suas </line>
</par>
<par>
<line> cong*neres europe*as. </line>
</par>
<par>
<line> N*tou-se qu,e na *ná*ise da Pr*p*st* de regulam*ntação da I* d* Comissão Europeia, </line>
</par>
<par>
<line> feita </line>
<line> *elo ju*z De*ócri*o Reinaldo Filho e cita** p*r Goemann (2022), a inte*ç*o </line>
<line> d* bl*co </line>
</par>
<par>
<line> europeu além de re*ula*entar o uso da tecnologia *o *mbito dos Estad*s *embro* é a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tornar a Europa um eixo global </line>
<line> de *xcelên*ia e *onfiança em IA. Entre ta**o* *re*hos </line>
</par>
<par>
<line> importantes anali**dos pe*o jui* brasil*iro, d*stac*-se a a*ordagem s*bre os sistema* de IA </line>
</par>
<par>
<line> que podem apresentar *i*cos de </line>
<line> natureza ina*eitável, como os de po*tuação *ocial, </line>
<line> *asta*te </line>
</par>
<par>
<line> *omum na C*in* e *s </line>
<line> que podem *pr*s*ntar alto *i*c* </line>
<line> quanto saúde, à segurança e à </line>
<line> ao* </line>
</par>
<par>
<line> direi**s fundam*ntais das pessoas. </line>
</par>
<par>
<line> **s*rvou-se qu* *m </line>
<line> *ez*mbro de 2020 o Brasil pa*so* a fa*er </line>
<line> parte </line>
<line> da Pa*c**i* </line>
</par>
<par>
<line> Global em In**ligênc*a *rtificial (GPAI) que vi*a preencher a lacuna e*tr* a t*oria e a p*át*ca </line>
<line> e* IA, apo*a*do pesqu*sas d* ponta e atividade* aplicad*s e* prioridades *el*cionad*s à IA. </line>
<line> Dete*tou-se a*guns de*afi*s de regulamentação da I* no Brasil, *ue são: a vagu*za da </line>
<line> Estratégia *rasile*r* *e IA est* estendida ao* **oj*to* de lei que estã* tra*it*ndo na Câmara </line>
<line> dos Depu*ados e no Senado Fede*al para a regul*me*tação de si*temas de IA; os *ratamentos </line>
<line> d*s p*incipais tema* re*ativos * *A *ão de formas superfic*ais; a apr*vaç*o ** um marco legal </line>
<line> da IA pode ser pr*mat*ra *or necessi*ar de compreensão a*equada acerca de vá*ios aspectos </line>
<line> da IA; a fal*a de parâmetros para o c*nt*ole *a qualidade dos dados e não s*ber se é melhor </line>
<line> uma regulação *etorial. </line>
<line> Ademais, **o está pacífico * **bate sobre a responsabilidade civil *ncidente em danos </line>
<line> provocados por sist*mas de IA. Ao se bus*ar acelerar * pr*ces*o de regulaçã* jurídica da IA, </line>
<line> há um e*evado risco do **der Ju*i**ário ficar co** r*sp**sável para discip*inar a matéria que </line>
</par>
<par>
<line> *o*sui *uit*s *acun*s nos atuais projeto* d* lei, </line>
<line> a*ar*eta*do a criaç*o de ambient* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> incerte*a jurídica que pode*á ca*sar impact*s negat*vos no desenv*lvim*n*o tecnológico </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> país * a falta de estabelecimento *e *efinições, taxono*ia e classificaçã* de risc*s no PL 21 </line>
<line> ** **20, *ue vis* * ser o *arco Le*al da Inteli*ência Artifici*l. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Ter*sina *I, *. 21, n. 6, ar*. 2, p. 27-45, *u*. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.*r/rev*st* </line>
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<par>
<line> P. A. Santo*, J. A. Sant*s </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> 5 Conclu*ão </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, **b*ra o B*asil tenha cri*do *m *coss*stema **rídico fav*rável </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *es*nvolvimento *e *ma </line>
<line> *n*eligên*ia ar*if*cial de co*fiança, possu**d* **versa* normas </line>
</par>
<par>
<line> j*r***cas relevante* para a inovação *o país, como for* afir*ado po* Olivei*a (2022), ain*a *á </line>
</par>
<par>
<line> *ive*s*s des**ios que p*eci*am ser superad**, como, por e*emplo, compreensão </line>
<line> adequada </line>
</par>
<par>
<line> acerc* de vários aspectos da IA, a falta *e *arâmetros para o contro*e d* *ualidade dos *a*os </line>
<line> e não saber se é melhor uma regulação setorial para que sej* possível al*a*çar uma estr**égia </line>
<line> na*iona* d* *nteligência arti*icial b*m regulamen*a*a, na *ual a cri*çã* de novos modelos *e </line>
</par>
<par>
<line> ne*ó**o* e de ****s tecnologias </line>
<line> *e*a de maneira sust*ntável e harmôni*a </line>
<line> c*m os </line>
<line> di*e*tos </line>
</par>
<par>
<line> fundamentai* dos cidadãos. </line>
</par>
<par>
<line> *or **m, observou-se que, e*bora o Brasil *enha ótimos e*emplos de adoçã* de IA no </line>
<line> setor púb*ico, parece es*ar at*a*ado qu*nto à regul*mentação e orient*ção da IA em rel**ão *o </line>
<line> Jap*o, EUA e o Reino Uni*o; e que o texto de propos** da Comis*ão Euro*eia sob*e </line>
</par>
<par>
<line> Regulamentação </line>
<line> da IA é pe*meado de la*un*s, ambiguidades, e*cess* de </line>
<line> adjetivos, </line>
</par>
<par>
<line> imprecisões, *m *er**, *ão comp*tíve*s com uma proposta d* re*ulamentaçã* e *ue não é por </line>
</par>
<par>
<line> acaso, de acordo *om Kaufma* (20**). Po* i*so, requer muito *u*da*o, *tenção seriedade e </line>
<line> quanto à necessi*ade de adeq*ar o PL 21 ** 2020, que vis* a se* o Marc* Legal *a IA no </line>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> A regulament*ção não *ev* ser uma forma de con*role da criação, e*olução </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aplicação da IA, m*s sim uma </line>
<line> maneira de proporci*n*r que seja possível *e*on*ecer a *ua </line>
</par>
<par>
<line> criação e sua aplicaçã*, uma vez que os proce*s*s de p*o*ução, comunica*ão, docum*ntação </line>
</par>
<par>
<line> * outro* p*dem ser origin*do* d* uma I*teligência Art*fic*al e </line>
<line> não corr*sponde* c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> verd*de *os *atos ou de u* o*igina* s*r *anip*lado *ara ou*ro fi* que não a realid*de do </line>
<line> *ato. </line>
<line> *EFERÊNC*AS </line>
<line> A*EVEDO, *aure* de A**eida Barro*; A*BINO, Jaqueline; FIGUEIR*DO, Josiel </line>
</par>
<par>
<line> Mai**ne de. O </line>
<line> uso *a inteligê*ci* artificial na* a*ivid*des *e controle </line>
<line> gov*rnamental. </line>
</par>
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<line> *e*ista </line>
<line> C*U: </line>
<line> Ca**rno* </line>
<line> Técnicos </line>
<line> da </line>
<line> CGU, </line>
<line> 2 022. </line>
<line> Dispo**vel </line>
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<line> em:<htt*://d*.do*.org/10.1590/0*34-76121527 > *ce*s* *m: 20 de *ovem*ro 2023. </line>
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<line> Brasileira de </line>
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<line> eino-unido-a*meja-s*r-*a*e-global-de-r*gulamentacao-da-ia.*html> Aces*o em: 11 sete*bro </line>
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<line> P. A. S*ntos </line>
<line> J. A. Santos </line>
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<line> 1) con*epção e plan***mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e *n*erpretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boraç*o do rascunho *u na revisão críti*a d* con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) part*cipaçã* *a aprovação da versão final do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, T*re**na PI, v. 21, n. 6, art. 2, p. 27-4*, jun. 2024 </line>
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