<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.6.3
</line>
</par><par>
<line>
Pode * Sujeito Subalterno Falar nas Pe*q*isas em Ad*in*straç**?
</line>
<line>
Can the Subalt**n Speak in Ad*inistratio* Rese*r*h?
</line>
</par><par>
<line>
Thiago C*nha de Oliver**
</line>
<line>
Dout*rado em Ad*ini*traçã* p*la Univ*rsidade do Grande Ri*
</line>
<line>
Me*tre em Ciências ***tábeis pe*o (PPGCC/UFRJ)
</line>
<line>
E-ma*l: thiaguh*@gmail.com
</line>
<line>
St*lla Mendonça Cae*an*
</line>
<line>
Doutorado em Ci*ncias da C*mu*icação p**a Unive*si*ade do Vale d* R** dos Rios
</line>
<line>
*estra em Cultura * T*rritoria*idades pela *niversidade Fede*al F*uminense
</line>
<line>
E-ma*l: st*ll*.mcae*ano@gmail.*om
</line>
<line>
*á*io Moita L*ure*o
</line>
<line>
Doutorado em *dministração pela Universida*e do Grande Rio
</line>
<line>
M*s*r* e* Ad*inis*raç** pela Universida*e *eder*l Fluminen*e
</line>
<line>
E-mail: f_**u*edo@yahoo.com.br
</line>
<line>
Ronan Re*s Març*l
</line>
<line>
*outor em C**t*bil*dade pel* Universid**e Federa* de Sant* Catarina
</line>
<line>
*rofe*sor Adjun*o A da Uni*ersid*de Federa* *o Rio de Ja*eiro
</line>
<line>
E-mail: m.ro*anr*i*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: T*i*go Cunh* de Oliv**ia
</line>
</par><par>
<line>
Rua *rofessor José de Souz* Herdy, **60 - Jardim Vinte
</line>
<line>
Editor-Ch*fe: Dr. Ton*y Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
Cinc*
</line>
<line>
de Ago*t*,
</line>
<line>
Duque
</line>
<line>
de C*xias
</line>
<line>-</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
25*71-2*2.
</line>
<line>
*odr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Stella Mendon*a Caetano
</line>
<line>
*rti*o *ecebi*o em 15/01/2024. Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Aven*da **isinos, *50 - Cri*to Rei, *ã* Leop*ldo - RS,
</line>
<line>
recebida em *5/02/*024. Aprovado em *6/02/2024.
</line>
</par><par>
<line>
93022-75*. B**si*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *ábio Moita L*ure*o
</line>
<line>
Avaliado p*lo sistema *riple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Ru* Pr*fe*sor José de Souza Herdy, 1160 - J*rdim V*nte
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) Double *lind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
Ci*co
</line>
<line>
de Agos*o,
</line>
<line>
Duque
</line>
<line>
de Caxias
</line>
<line>-</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
25071-202.
</line>
<line>
(a*aliação c**a por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
*r**il.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: **nan *ei* M**çal
</line>
<line>
Revis*o: Gram*tical, No*mativa
</line>
<line>
e de F*r*atação
</line>
</par><par>
<line>
*venida Pasteur, 250 - Urca, R*o *e *aneiro - RJ, 21*41-901.
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Po*e * *u*e**o Subalterno *alar nas Pesquisa* em *dmin*stração?
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O* estudo* subalternos, em especial os desenvolv**os por pensador*s sul asiáticos, aludem às
</line>
<line>
*o*sequênc*as do impe*i*l*smo sobre os povos colonizado*, propond* u*a reescrita da
</line>
<line>
histó*ia. Nest* e*saio teórico, no qual adot*-se a *tica pós-co*on*al, busca-se, *omo objeti*o
</line>
<line>
espec*f*co, **mpr*e*d** se há, e c*mo s* c**fig*ra, a *i*lênc*a epi*têmica nas *e**ções en*re
</line>
</par><par>
<line>
os p*squisa**r*s da seara o*ganizacional no Brasil e *s sujeitos de pesquisa subalterno*;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
como objetivo geral a prop*sição de pistas epistêmicas, a fim *e miti*ar a possível violênc*a
</line>
<line>
epistêm*ca s*frida *o* tais *ndivíduos nas pesquis** rea*izadas na á*ea. Para tanto, *ecorre-se
</line>
</par><par>
<line>
aos pensamentos
</line>
<line>
de intelect**is relacionados à *tica pós-colonial: Ga*atri C*akravorty
</line>
</par><par>
<line>
Spivak, *ary Louise Pratt e Boaventura *e Sousa *ant*s. Aponta-se que há uma es*rutura *ue
</line>
<line>
promove * silenciam*nto d*s suj*itos s*balternos no âmbito da *esquisa em Adminis*ra*ão.
</line>
<line>
A partir da*, foram propostas trê* pistas a fim *e mitigar tal c*ntexto.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: Subalterni**de. Violência *pistêmica. Ad*inistração.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*h* subal*e*n studies, especially
</line>
<line>
*hose deve*oped by South Asia* thi*k**s, allude to the
</line>
</par><par>
<line>
c*nsequ*nces of im*eriali*m on colonized peoples, *ro*o*ing * rewritin* of history. In thi*
</line>
<line>
th*oret*cal essay, ad*pt*ng a p*st-colon*al *erspective, the **ecific o**ective is to un*e*stand
</line>
<line>
whet*er t*er* *s, and how it is con*i*ured, epistemic violence *n the relati*ns between
</line>
</par><par>
<line>
or*anizati*nal resear*he*s in *razil *nd subaltern *esear*h subjects. The
</line>
<line>
gene*al ai* is *o
</line>
</par><par>
<line>
pr*pose episte*ic path*ays t* m*tigate poss*b*e e*i*temi*
</line>
<line>
violence *xperienc*d by the*e
</line>
</par><par>
<line>
individ*als in research conduc*ed
</line>
<line>
in the fi*ld. To ach*eve this, the thoughts o* *ntellectua*s
</line>
</par><par>
<line>
associ*ted with the post-colonial perspect*ve are draw* upon, i**lu*ing Gayatri Ch*kravor**
</line>
<line>
*pivak, *ary Loui*e Pratt, and Boaven*ura d* S*usa San*o*. It *s po*nted *u* that there is a
</line>
<line>
structure that pr*motes the sile**ing of subaltern *ubjects in t*e fi*ld of A**i*istration
</line>
<line>
*esearch, a*d thus, three pat*wa*s are proposed to mitigate *his *ontext.
</line>
<line>
*eywords: Sub*lternity. E**stemic *iolence. *dmini*tration.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 6, art. 3, *. *6-62, jun. 2024
</line>
<line>
*ww4.fs*n**.*o*.b*/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oli*eira, S. M. Caet*no, F. *. Lo**edo, R. R. Març*l
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O termo subalt*rn* co*eçou a ser amplamente difund*do a partir d*s proposições do
</line>
<line>
filó*o*o i*ali*no Antônio *ra*sci * g**ha uma nova rou*a*em em seu texto Nos Co*fins da
</line>
<line>
História, no q*al *u*altern* é qu*lquer pes**a o* g*upo consid*r*do de categoria in*eri**, ***
</line>
<line>
sua cla*se, gênero ou etnia, grup*s que estão fora da estrutura de repres**tação polí**c*
</line>
<line>
(GRAMSC*, 2002; NEV*S, 2*10; S*M**NATTO, *0*9).
</line>
</par><par>
<line>
A part** das
</line>
<line>
propos*ções de Gramsci, nos an*s 1970, teór**os *o *ul a*iático, como
</line>
</par><par>
<line>
Ranaj*t Guha, Edw*rd Sa*d e Gayatri S**vak, debruça*am-se sobre o *onceito de *uba*te*n*, a
</line>
<line>
h*stória desses s**e*tos e suas rela*õ**, partin*o de s*as p*óprias *xper**n*ias enquan**
</line>
<line>
nativ** de países colonizad*s nos qu*is *s forças d* imperialismo c*ltural são *resentes. Se*s
</line>
<line>
*st*dos *undaram * que h*je é conhecid* *o** Estudo* Subalternos Sul-A*iátic*s.
</line>
<line>
De*tre as teor*zaçõe* d* gr**o Est*dos Subalternos Sul-A*iát*cos, Spivak (201*)
</line>
</par><par>
<line>
e*abo*a o en**io "Pode o su*alter** fala*?", *o final d*
</line>
<line>
d*ca*a *e 1980. O referido
</line>
<line>
ens*io
</line>
</par><par>
<line>
apresenta crí**c*s aos *nt*lec*ua*s ocidentai* qu*, co* a impo*içã* ** sua epis*eme, por mei*
</line>
<line>
da r*presentação, na prática, não possibilitam que o* suje*tos subalternos tenham voz, f*zendo
</line>
<line>
com que sejam vi*lentamente silencia*os.
</line>
</par><par>
<line>
A auto*a aponta que intel*ct**l, por ma*s *em int*nciona*o que est*ja, *u*n*o o
</line>
<line>
re*resenta * sub*l*erno, *ega o diálogo e la*ça sobre ele a i*visi**lida** d* sua **istênc*a *
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
exis*ência de seus sab*re*. A re*aç*o
</line>
<line>
ent*e o *ntelectual e o subalterno, porta*to, i**l*ca
</line>
</par><par>
<line>
uma inevitáv*l *iolência **istêmica. Nessa e*teira, també*
</line>
<line>
não há como real**ar atos *e
</line>
</par><par>
<line>
r*s*stên*ia em no*e d* s*balter*o sem que tal
</line>
<line>
ato es*eja emb**ido em
</line>
<line>
c**text*s de
</line>
</par><par>
<line>
hegemo*i* e, portan*o, o indivíd*o subalte*no *ontinua c*lado.
</line>
<line>
Par* outr*s *s*udiosos *elacionad*s à ót*ca pós-colonial, como Pratt (199*), deve-se
</line>
</par><par>
<line>
reco*he*er q*e
</line>
<line>
qu*lquer rel*ção en*re pe*quisador e sujeito
</line>
<line>
de pesquisa oco*r* em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
context* conflituoso no â*bito d** deno*inadas zonas de *ont*to, ou s**a, um entrelugar no
</line>
<line>
*ual *ujeito* *eográfica e *istoricam*nte apartados *a*sam a se rela*ion*r.
</line>
</par><par>
<line>
**ssalta-s* que a área organiz*cional
</line>
<line>
no B*asil, *e f*rma *eral, está ins*rid* *m um
</line>
</par><par>
<line>
*ontexto de domi*ação em *elaç*o ao pe*s**ento
</line>
<line>
eurocêntrico hegemônico (ABDALLA;
</line>
</par><par>
<line>
FAR*A,
</line>
<line>
2017; CAR*ALHO FIL*O; IPI*ANGA; FARI*, 2*17; F*RIA; WANDE*LEY,
</line>
</par><par>
<line>
201*), o q*e, con**ant* Ibarra-Cola*o (200*), ta**ém oco*r*, embora em *en*r escala, nos
</line>
</par><par>
<line>
estudos organizacionais, área
</line>
<line>
na **a*
</line>
<line>
os refere*c*ais c*muns à América Lati*a, assim
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
s*us la*o* his**r*cos e passados c**on*ais, não te**e* a s*r *evados e* con*i*era*ão na*
</line>
<line>
pesquis*s real*zadas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-*2, jun. 202* www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pode o S*jeito S**alterno Falar n*s Pe*quisas em A*ministração?
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
N* que tange às *esqui**s em Administração no Brasil, segue em voga a primazia na
</line>
<line>
**oção *e pe*spe*tivas estrangeiras, mais esp*cific*mente dos países que compõem o norte
</line>
</par><par>
<line>
*lob*l, c*nfo*me m*ncionad* por Bertero et al. (**13), qu* **ontam q*e um dos
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
f**qu*ntes proble*as seria a ad*ção irrestrita *e estrangeiris*os nas pesq*isas *, ainda,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
postu*a dos pesq*isa*ores da área, *s quais ten*em a supervalor*zar o que *em
</line>
<line>
d* fora,
</line>
</par><par>
<line>
indicando
</line>
<line>
uma r*lação c*m o **st*rico co*on*al do Brasil e, *ind*, uma manifestação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*nferioridade.
</line>
<line>
Dessa *or*a, se faz necessário busc*r, no qu* concern* à C*ência Adminis*ra*iva no
</line>
<line>
Brasil, incorporar e aumen*ar a em*rsã* d* conh**iment*s *ut*os que foram **cobertos pela
</line>
<line>
razão h*ge*ônica nas últimas déc*d*s, sejam esses de cunho **m*n*stico, soc**l ou de *utras
</line>
<line>
fontes, p*r m*io de uma *cologia do* sabe*es (CARVALHO FILHO; IPIRANGA; FARIA,
</line>
<line>
2017).
</line>
<line>
Diante do expost*, no *rese*te ens*i* teórico, *o q*al adota-se a ótica *ós-colo**al,
</line>
<line>
parte-se da seg*i*te que*tão de pesqui*a: pode o suj*ito su*alterno *as pesquisas em
</line>
</par><par>
<line>
Ad*ini*t*aç*o falar? Assi*, t*m-se como *bjetivo específico q*e é compreender se há,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*o s* con*ig*ra, a violên*ia epistê*ica n* referida área; e, como o*jet*vo
</line>
<line>
geral,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proposiç*o d* pistas ep*st*micas que possibilitem a m*tigaç*o de tal violência.
</line>
</par><par>
<line>
Para tanto, recor*eu-se aos pensa*e*to* dos
</line>
<line>
estudiosos r*la*ionados à *ti*a pós-
</line>
</par><par>
<line>
colonial *ayat** C**kravorty Spivak, Mary Louis* Pratt e Boavent*ra de Sousa Santos, mais
</line>
</par><par>
<line>
precisa*en*e, aos seg*intes
</line>
<line>
conceitos: subalternidad* e violê*cia *pistêm**a (SP*VAK,
</line>
</par><par>
<line>
2010); *o*as de co*ta*o
</line>
<line>
(PR*TT, 1999; SAN*OS, 2002); *o*io*ogi* das emergências,
</line>
</par><par>
<line>
*ociologia das a*sências e tradução (SANTOS, *0*2).
</line>
<line>
2 R*FERENC*AL T*ÓRIC*
</line>
<line>
2.1 Inver*endo a ót*c* colonial: os Estudos Subalterno* e o *e*sam*nto de Spivak
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
*studos Subal*er*o* co*eça*am s** a
</line>
<line>
d*senvolvi*os n* sul asiático na déc*da
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1980, a partir do pen**mento do i*diano Ranajit *uha, *** meio
</line>
<line>
de t*or*zações acerca dos
</line>
</par><par>
<line>
e*eitos e *rocessos d* col*niz*çã* ingles* do te*ritório entre 185* e 1947. O autor, juntam*nte
</line>
</par><par>
<line>
com *utros
</line>
<line>
*esquisadores, formou * Grupo de Estudos Subalterno* Sul Asiát*co, cuja
</line>
</par><par>
<line>
proposta c*nsistia no at* de r*vis*tar * recontar a **stória coloni*l indiana a partir do pon*o de
</line>
</par><par>
<line>
vista d* *ovo *oloniza*o, dando ori*em * uma
</line>
<line>
nov* narrat*va do continente e do *ovo, que
</line>
</par><par>
</page><line>
romperi* com a n*r**ti*a hi*tóri** dominante e hege*ôni** do colonizador.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20*4 www4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveir*, S. *. Caetano, F. *. Lour**o, R. R. Ma*ç*l
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
Qu*nto ao subalterno, Figue*r*d* (***0) apo*ta que Guha o define *omo um i*ca*az
</line>
</par><par>
<line>
de agir como agen*e his*ó*ico da
</line>
<line>
ação hegemônica, e a*se*te das di*ot**ias
</line>
<line>
*struturais
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
construç*o lit*r*ria,
</line>
<line>
educacional e ins*ituci*nal d*s heróis nac*o*ai*. * term* sub*lterno,
</line>
</par><par>
<line>
porém, não aparece pela primeir* vez n*s estudos sub*ltern*s, e a preocupaç** de *ontemplar
</line>
<line>
gru*os oprimidos nã* é uma exclusividade indian*. Ness* *entido, Neves (2010) aponta que
</line>
</par><par>
<line>
*o* a
</line>
<line>
pa*tir da *eitura do texto Nos
</line>
<line>
conf*ns
</line>
<line>
da Hist*ria, parte dos Cader**s do Cárcer*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Gramsci, que Guha e os
</line>
<line>
pesquisadore*
</line>
<line>
de seu grupo de estudos com*çaram trabalhar a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conc*ito de história dos sub*ltern*s. Para Gramsc*, p*r**, *onf*rme *ponta Si*ionatto
</line>
</par><par>
<line>
(2009), a subalternidade, além de concentra*-se *obre os
</line>
<line>
sujeitos e clas*es *ociais
</line>
</par><par>
<line>
historicamente opri**das e ex****a*as, tem * a*ênc*a de recupera*
</line>
<line>
*rocessos *e domin*ção
</line>
</par><par>
<line>
soc*al, *evelando as op*rações político-cultur*is
</line>
<line>
que *uf*cam e marginaliz*m a histó*i* dos
</line>
</par><par>
<line>
gr*pos subalterno*.
</line>
</par><par>
<line>
Membro do Grupo Sul Asiático de Estud*s Sub*lter*os, a pe*sad*ra indiana G*yatri
</line>
<line>
Ch*kr*vorty Spivak apropr*a-se do termo subalterno p*ra r**erir-se àque*es c*jo lu*ar *a *a*a
</line>
</par><par>
<line>
é l*m*tado ou
</line>
<line>
inexi*tente por dec**rênci* do
</line>
<line>
i**erialismo c*ltural. Pa*a Spivak (2010),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*lavra s*balte*no corresponde às
</line>
<line>
camadas i*f**iores da s*cieda*e,
</line>
<line>
consti*uída* a *artir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modos específicos
</line>
<line>
d* ex***são de mercado bem co*o da total exclusão d* a*erência
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
estrat*s soci*i* *om*nantes.
</line>
</par><par>
<line>
N* livro P*de o Subalter*o Fal**?, *uja pri*eira edição foi
</line>
<line>
pub*icada em *988,
</line>
</par><par>
<line>
Spivak
</line>
<line>
(2010) *nunci* q** a condição de sub*ltern*d*de é, também, uma c*ndição *e
</line>
</par><par>
<line>
silenci*mento. O subaltern*, além de oprimido, é aquele qu* não possui lugar no mundo
</line>
<line>
gl*balizado, capit*lista, e*cluden*e e t*talitário. A su*alte*n*dade, por*anto, é abordada como
</line>
<line>
p*s*ção sub*etiv* re*acional, na medid* em que não correspo*de à id*ntidade, *as * resultado
</line>
<line>
de relações *e poder i*just*s, *o mesmo t*mpo em *ue p*oduz essas mesmas rela*õ*s. P*ra
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lver *eu arg*mento, a autora parte
</line>
<line>
da cr*ti*a aos filóso*o* pós-e*trutur*li*tas *illes
</line>
</par><par>
<line>
Deleuze e Mic*el Foucault, em esp*cial
</line>
<line>
à
</line>
<line>
obra Os I*telectuais e o po*er:
</line>
<line>
conversa en*r*
</line>
</par><par>
<line>
Michel Foucaul* e Gilles Del*uze.
</line>
</par><par>
<line>
*ara Foucau*t (200*), *s cientistas e intelectu*is
</line>
<line>
teriam s* dado c**ta qu* as massas
</line>
</par><par>
<line>
não p*ecisam de seu a*xílio ou presença para construir * saber, e o falam m*ito bem. A crítica
</line>
</par><par>
<line>
de Spivak (2010) recai sobre es** hip**ese filosófica de que o* su**lter*os
</line>
<line>
teriam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade de tecer um discurso, de falar por si, especi*lm*n*e no *eio científic*. A *utora
</line>
</par><par>
<line>
que*tio*a a posição
</line>
<line>
do intelectual pós-col*nial diante da estrutura que m*ntém o *u*a*terno
</line>
</par><par>
<line>
sile*ci*do,
</line>
<line>
ao afirmar que o d*scurso hege**nico col*n*zador esta*ia im**egnado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pod* o Suj*ito Sub*lterno *alar nas Pesquisas em Administração?
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
qualquer ação de resistência *ealizada em nome do *ubalte*no, *e form* q** aç*o ap*nas
</line>
<line>
reforçaria sua condição de op*imid*.
</line>
</par><par>
<line>
Para além d* ref*rç* d* estrutura opressora de pode*, qua*d* as *eori**
</line>
<line>
pó* -
</line>
</par><par>
<line>
estruturali*tas p**põem a e*iminaçã* de *nterm*diários do discurso, de *o**a que os sujeitos
</line>
</par><par>
<line>
*uba*ternos fal*m por si próprios, ignoram *ue * ex*eriência que transpas*a a
</line>
<line>
vivênc*a
</line>
</par><par>
<line>
coloniza*a desses sujeitos
</line>
<line>
culmina em di*torç*es em s*u pr*prio discurs* *e repres*nta*ão,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez que o *ubalterno é mar*ado pelas dif*renças *eopolít**as decorr*ntes dos processos
</line>
<line>
d* divi*ão *n*erna*io*al do trabalho em u*a econo**a glo*al. Cons**ta Spivak, porta*to, *ue
</line>
</par><par>
<line>
o* su*eito* sub*lte*nos são he*ero*êneos,
</line>
<line>
ou seja, p*ssu*m uma subjetiv*da*e
</line>
<line>
precária que
</line>
</par><par>
<line>
d*corre da a*sência de uma *o*sciência autê*tica, pré-colonial o* pós-co*onial (Costa, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Diante desse quadro, *
</line>
<line>
*uestão *entr** para Spiva* (2010) *
</line>
<line>
a re*resen*ação,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apro*ria*ão d* outro por meio da ass*m*laç*o, de **rma q*e o *ala*o pelo outr* dom*nante *,
</line>
<line>
*utoma*icamente, li*o como *erda*e, * *lguém teve que pe***r sua *oz para qu* *ssim fosse.
</line>
<line>
*ara a autora, o "falar *or" e o "r*pr*s*ntar", ou *e**, assumir o *ugar de fa*a do outro o*
</line>
<line>
realizar uma performance, po*suem u*a ligação, **is, em a*bo*, a própria represen*ação *e
</line>
<line>
con*igura em um di*lo*o no qual presume-s* haver um falante e ** ouvinte. A condição *e
</line>
<line>
silenc*ament* do subalt*rno, além de cria* a necessidade d* *ue alguém fale *or si, *x**ui a
</line>
<line>
*o*s**ili*ade ** *ue se estabeleça *m diálogo sem intermedi**ios.
</line>
<line>
Nesse senti*o, as forças es*ruturais *e um mun*o globaliza*o, cujo discurso
</line>
<line>
hegemôni*o foi constru**o com base nas narrativ*s históricas eurocêntri*as, p**passad*s pelas
</line>
<line>
relações de p*der e sob as amarras do im*erialismo cult*ral, *bliter*m toda e qualque*
</line>
<line>
n**rativa poss*vel dos povos coloniz*dos, dos subalternos, por meio do que Spivak (2010)
</line>
</par><par>
<line>
id*n*ifica como "viol*ncia epistêm**a". *ss* viol**cia
</line>
<line>
é praticada pela c*ên*ia que despreza
</line>
</par><par>
<line>
os saberes *ue es*ão fora de su* alçada *, a*sim, descarta, também, os sujeit*s, m*is uma vez
</line>
</par><par>
<line>
inv*ab*l*zando o di*logo, agora nã* *penas **l* silenciamen*o do subalterno, mas
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
s*l*tiv* surde* *os intelectuais. Parece não hav*r, ne*sa con*igur*ção de **n*o e ciência, o
</line>
</par><par>
<line>
direito à voz para os
</line>
<line>
subal*e*nos. Nessa *steir*, S*ivak (201*)
</line>
<line>
e*uncia que * subalterno,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
fato, não *ode falar.
</line>
</par><par>
<line>
*iante de sua drástica *onc****o, Spivak (*010) lança sob*e os *nt*lectuais, cientistas
</line>
<line>
* pesqu**adores, a responsabilidade d* praticar uma ciência con**a hegem*nica qu* *e
</line>
<line>
*r*ocupe em não s*lenciar *or mei* d* re*r*sentaçõ**, e proporcione a*s s*jeitos s*balternos
</line>
</par><par>
<line>
espaços nos quais *oss*m
</line>
<line>
fala* e *er *uvidos. Ainda ass*m, * autora afi*ma que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
repre**ntação *ão defin***, vez que a expe*i**cia ** con*trói, também, por m*io *essas, e a
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 2024 ww**.fsanet.*o*.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveira, S. M. Caetano, F. M. L*uredo, R. R. Marçal
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
ideia de um dis*u*so subalt*rno autênt*co, sem traços d* discurso do**nante, é muito di*tante
</line>
<line>
da realida*e.
</line>
<line>
2.* O int*lectual e o subalterno: relaçõ*s *m zonas de contato
</line>
<line>
Zona de contato é uma *xpres*ão utilizada p*l* *utora Mary Lou*se *ratt, e* *u* obra
</line>
<line>
Os Ol*os do Imp*rio: relato* de viag** e tr*n*culturação, n* qua* su* análise recaí sobr* *
</line>
<line>
literatura produ*ida pelos coloni*adores europ*us em su*s i*cursões pel* Áfri*a e América.
</line>
</par><par>
<line>
Tal co*ce*to corresponde à ideia de fro*teira c*ltural,
</line>
<line>
ou seja, de um entrelugar no qual
</line>
</par><par>
<line>
sujeit*s g*og*áfica e historicamente apartados passam a *e relacion*r. Nesse **ntido, acerca
</line>
<line>
das zonas de c*nt*to, discorre Pr*t* (1999, *.27):
</line>
</par><par>
<line>
(...) *spaços so*iais on*e culturas dí*p*res se
</line>
<line>
enc**tram, *e chocam, se *ntrelaçam
</line>
</par><par>
<line>
*m* com a o*tra, *requentemente e* relações e*tremamente *ssi*étricas de
</line>
<line>
dominação e subordinação - com* o co*onialismo, o escravagismo, ou seus
</line>
<line>
sucedâneo* ora prati*a*os em tod* o *undo (PRA*T, 1999, p. 27).
</line>
<line>
A au*ora coloca ** centro d* s*a arg*mentação, com* o próprio con*eito den*ncia, o
</line>
<line>
contato. Partindo do p*essuposto de que a* rel*çõ*s sociais se dão por e*trelin*as *e
</line>
<line>
d*fe*ença, de hierarquia e de conje*t*ra* em confl*to ou, simplesmente, não *omp*rti*h*das,
</line>
<line>
Pratt (199*) co*sidera q*e tais p**ssupost*s *ão produzid*s pelo contato e no con**to. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
as d*ferenças étni*as, soc*ais
</line>
<line>
* de gênero, por exemplo, teri*m *eu cam*o de
</line>
<line>
*nálise
</line>
</par><par>
<line>
desloc*do d* pertencimen*o a ess** com*n***des p*ra a *u* prod*ção e reprodução n*
</line>
<line>
conta*o socialmente estruturado de grupos. Para Pr*tt (19*9, p.*2):
</line>
</par><par>
<line>
Sob uma perspe*tiva do *ontato, *m fe*ôm*no como a segregação, *or
</line>
<line>
exe*plo,
</line>
</par><par>
<line>
consistiria não simplesmente na se*aração ou isolação mútua, como v*m sen**
</line>
<line>
definido pela própria segrega*ão, mas como uma forma de ajuntamento que assume
</line>
</par><par>
<line>
a co-p*esença social * histo*ica*ente **tr*tur**a de grup*s dentro d* um espaço
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
uma zona de contato.
</line>
</par><par>
<line>
As zonas de contato são, remon*ando à Spivak (**10), a f*onteira entre * subalterno
</line>
<line>
e o intelectual, na qua* sua co**istência p*omov* relaç**s mar*adas pela assimetr*a de poder,
</line>
</par><par>
<line>
dom*nação e subordinação. Ainda ne***s zonas, os su**itos são constituídos no c*n*ato
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*ravés do
</line>
<line>
*on*ato estabelecido entre *les (PRATT, 1999); nesse sentido, no
</line>
<line>
âm*ito
</line>
</par><par>
</page><line>
acadê*ico, p**e-se assumir que * sujeito subalterno silenciado * consequên*ia das dinâmicas
</line>
<line>
de *oder que se dão n* co**ato com o intel*ctual.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 6, *rt. 3, p. *6-62, ju*. 2024 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pode o Sujeito Sub*lterno Falar nas Pesquisas em *dm*nistração?
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Nesse p*nto, se faz necessári* re**sitar a co*cl*são de Spiv*k (2010) *ue, ao
</line>
</par><par>
<line>
determinar que o suje*t* su*alter*o é *ilenciado, s*b
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ação da violênc** epi*t*mica, e que,
</line>
</par><par>
<line>
a*nda *ue esse alca*çasse uma posição na q*al p*desse falar, s*a próp*i* fala estaria
</line>
</par><par>
<line>
atraves*ada *elo
</line>
<line>
discurso
</line>
<line>
hegemônico de se* domi*ad*r, conclu* que em situa*ão alguma
</line>
</par><par>
<line>
pode*ia * sub*lterno fal*r.
</line>
<line>
D*s*a for*a, porém, qualquer esforço por *ma *rod*ção c*e*tífica *ontra
</line>
<line>
hegem*nica seri* em vão, po*e*do, ainda, se* *nstrumento na *anutenção de estru*uras de
</line>
<line>
pod*r e s**enciamento do outro. Além *isso, tai* *firmaçõe* a*re* brecha* e *orn*cem
</line>
</par><par>
<line>
fundamento* para a invalidação dos saberes produz*dos *a subalternidade,
</line>
<line>
às ma***ns, n*s
</line>
</par><par>
<line>
per*ferias, favelas, *u*lo*bos, uma vez que esses não poderiam ser
</line>
<line>
conside*a*os livres,
</line>
</par><par>
<line>
autênticos e genu*nos.
</line>
</par><par>
<line>
Para Pra*t (199*), sob * ótica do contato, as front*iras s*o lev*das ao ce*tro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*iscussão, f*zen** das z*nas de c*n*at* o *ugar d* hete*ogên*o, das diferenças, enqua**o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
hom*g*neo se retrai *s margen*. Assim, a pers*ectiva sub*lterna
</line>
<line>
de mundo seria comp*sta
</line>
</par><par>
<line>
pel*s co*flitos e* insti*ui*ões estab*lecidas pelos o*tros, enquanto o frate*no e o *omogên*o
</line>
</par><par>
<line>
se dão às marge*s.
</line>
<line>
Nessa esteira, compreen*e-se que ** sabe*es c*nstituídos na
</line>
</par><par>
<line>
su**lternidade são discursos homo*êneos *m*urrados para as margens, **quanto no
</line>
<line>
cen*ro
</line>
</par><par>
<line>
das zonas de contatos está a disputa de po*er.
</line>
</par><par>
<line>
Quando t**z à luz as zonas *e c**tato, adotando um *ensamento de f*o*te*ra, **at*
</line>
<line>
(1999) *lud* ao t*stemun*o, uma **odução de*o*re*te de uma relaç*o h*era*quizada entr* o
</line>
<line>
intelectual e o subalte*no que, feita *m cola*oração, tem a *n*enção d* intervir na consc*ê*cia
</line>
</par><par>
<line>
hegemônica da
</line>
<line>
el*t* intele*tual que
</line>
<line>
d*tém o pode* de co**ar a *is*óri*. P**a a autora, para
</line>
</par><par>
<line>
lev*r adiante a força
</line>
<line>
p*lítica
</line>
<line>
dessa* obras é *ecessário, ** sua produção e interpreta*ão,
</line>
</par><par>
<line>
bu*car p*incíp*os cr*ticos que
</line>
<line>
não coadu*e* com as estrut**as de autor*da*e que estejam
</line>
</par><par>
<line>
*res*n*es n* *exto (P*ATT, 1999). Dessa forma, é possível f*zer a voz do su*alter*o *u*gir,
</line>
<line>
ganhar espa*o e s** ou*ida, afinal:
</line>
<line>
Uma perspectiva da fr*nteira, ou 'do cont*to', garante às pr**icas c*lturais e ét*ic*s e
</line>
</par><par>
<line>
à produção i*tele*tual ét*ica um tipo espec*fi*o
</line>
<line>
de autoridad* na zo** de c*ntato.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ob*iamente d*ve se* *oss*vel a intelectu*is étnicos, sem **nunciar a s*a etnia, fazer
</line>
<line>
reivindicações *nquan*o i*tele*tuais e líd*res *e todos; 'mino*ia', ao contrá*io,
</line>
<line>
sempre signifi*ará suba*terni*ad*, * a artistas e inte*ec**ais é*nicos só resta** optar
</line>
<line>
entre s*r reduzidos à encarna*ão da c*ltura ci*cunscrita o* assimila*os a ela.
</line>
<line>
(PR*TT, 1999, pp. 14-*5)
</line>
<line>
Por *im, *epre*ndemos *ue a **olê*c*a e*istêmica *os d*scursos cien*íficos
</line>
<line>
hegemônicos estabelece a dificu*dade *e situar o subalterno enquant* um s***ito social de*tro
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 2024 www4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Ol*veir*, S. *. Ca*tano, F. M. Loured*, R. R. Marçal
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
dos di**ursos * das pe*quis*s acadêmicas. No entanto, o i*tele*tual, cie**ista e/ou
</line>
</par><par>
<line>
pesquisador, *o se d*parar com o* es*udos subalternos e in*ressar em uma
</line>
<line>
*ona *e con*ato
</line>
</par><par>
<line>
com esses suje*t*s, pode, em conjunto, pro*uzir *onheciment* acadêmico qu* *lém de novo
</line>
<line>
em sua forma tem * *rop*sito de int*rfe*ir polit*camente na *rodução do sab*r.
</line>
<line>
* RESULT*DO* E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.* A ra*ão *e*em*nica em Adm*nistraçã* no *ras*l, o con*at* c*m o Subalterno e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
Sociologias das Au*ên**as e *a* Emergências
</line>
</par><par>
<line>
A gê*ese do ens*no supe*ior em Administração no Brasil foi marcada, e* seu período
</line>
</par><par>
<line>
inicia*, pelos saberes e co*cepções on*o*ógi*a*
</line>
<line>
e epistemológi**s ad*in*as
</line>
<line>
d*s Estados
</line>
</par><par>
<line>
Uni*os d* Améric* (*UA), send* *p*iado
</line>
<line>
pelo governo de tal nação e, ainda, pela
</line>
</par><par>
<line>
Organizaç** das Nações *nida* (ONU), o qu* ficou explici*ado, adema*s d* apo** finance*ro,
</line>
<line>
pela s**eção dos modelos de escola in*ernacionais, do no*te global, que se visa*a re*l*car em
</line>
</par><par>
<line>
te*ras brasileiras, assim como pe** u*iliza*ão de **ferência*
</line>
<line>
bibl*ográficas anco***as *m
</line>
</par><par>
<line>
autor*s q*e poss*íam uma concep*ão de **ência ab*açada pela aca*emi* *sta*u*ide*se de
</line>
<line>
administração (BARROS, CARRI*RI, 2*13).
</line>
<line>
*ar* Vale, Be**e** e *ilveira (2013), o en*endimento major*t***o *o* govern*ntes e
</line>
<line>
g*andes empresários *o Brasil, à épo*a, d* que tudo que advinha dos EUA esta*a relacionado
</line>
</par><par>
<line>
diret*mente com a mode*n*da*e e, assim,
</line>
<line>
pass*va a ser considera*o algo ser ad*tado a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
replicad*, *ambém explica * d*cisã* par* o modelo no**e-*mericano de *dministra*ão s*r
</line>
<line>
*ce*to em terr** brasil*iras.
</line>
</par><par>
<line>
No q*e t*nge à literat*ra
</line>
<line>
utili*ada *os c*rrículo* de administração
</line>
<line>
de univ*rsidades
</line>
</par><par>
<line>
l*tino-america*as, *á predo*inância de
</line>
<line>
tra*uções *e livr*s f*rm*dos po* reconhe**dos
</line>
</par><par>
<line>
auto*es
</line>
<line>
dos paíse* centrais, o que, somado à p*op*gação de
</line>
<line>
*itera*uras e*abo*adas pelo*
</line>
</par><par>
<line>
den*minados
</line>
<line>
gu*us d* mana*e*ent, *a**li*ou, e s*g** fac*litando, a **ed*minância de suas
</line>
</par><par>
<line>
ide*l*gias (IBA**A-COLA*O, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
**mbém no Brasil, espec*ficamente, * literatur* nacional
</line>
<line>
em Adm*nis**ação está
</line>
</par><par>
<line>
atrelada à produção europ*ia * *stadunidense, o *ue ind*ca a exis*ência de def*ciências no que
</line>
<line>
tange à or**i*alidade d*s obras, visto *ue imitações e *epeti*ões de jargões e pers*ectiva* d*
</line>
</par><par>
<line>
nor*e
</line>
<line>
são rotineiras; da mesm* for*a, as r*ferênci*s bib*iog*áfic*s utilizadas em p*rte
</line>
</par><par>
<line>
significa*iva d*s
</line>
<line>
obras
</line>
<line>
elabo*a*as p*r pesquisado*es *rasileiros ten*em a se** o**undas dos
</line>
</par><par>
<line>
países ce*trais, confirmand* e
</line>
<line>
cor*obor*ndo para tal cenário
</line>
<line>
(BE*TERO *t al., 2013;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-6*, j*n. 2024
</line>
<line>
www4.*san*t.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pode * Sujeito S*balterno Falar na* Pesquisas em Administr*ção?
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
BERTERO; CALDAS; W*OD JR, 1999; RODRIGUES; *ARRIERI, 200*; V*RGARA,
</line>
<line>
2*01)
</line>
</par><par>
<line>
Ai*da
</line>
<line>
sobre
</line>
<line>
*al
</line>
<line>
per*pectiva,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
qu *
</line>
<line>
tange
</line>
<line>
à*
</line>
<line>
pesquis*s
</line>
<line>
realizadas,
</line>
</par><par>
<line>
cont*mpor*neame*te, assim como nos *emais países d* *mérica Latina, seg*e
</line>
<line>
em voga
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
primazia na a*oção *e pe*spectivas estrangeiras, mais especificamente dos países
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
com*õem o no*te globa*, c*nforme mencionado por B*rt*ro et
</line>
<line>
al. (*013), que *ponta* q*e
</line>
</par><par>
<line>
um dos **is frequente* problema* s*ria a ado*ão irrestrita *e estrangeirismos nas **sq*is*s e,
</line>
<line>
ainda, na pos**ra dos pesquis*dores d* áre*, os quai* tendem a supervalorizar * que *em de
</line>
<line>
*o*a, ind*c*nd* uma relação com * histórico colonial do Br**il * uma manif*staçã* de
</line>
<line>
i*ferioridade.
</line>
</par><par>
<line>
C*aduna *om tal p*siç*o Iba*ra-Colado (20*6), d*stacando *ue, *o que tan*e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
liter*tura u*ili*ada nos curr*cul*s de a*m*nistração de universidades la*ino-americanas e nas
</line>
<line>
p*squ*sas na área, há p*edominância de traduções *e l*vros elaborados por r*conhecidos
</line>
</par><par>
<line>
autore* dos países centra*s * que,
</line>
<line>
somado à p*op*gação de lite*at*ras elaborad*s *el*s
</line>
</par><par>
<line>
de*o**na*os guru* do ma*agement, facilitou - e segue fac*li*ando - a pre*om*nância de suas
</line>
<line>
ideo***i** anco*a*as na ra*ão *egemô*ica.
</line>
<line>
I*arra-Colado (2**6) a*ir**, re*erindo-se aos *esqu*sa*ores l*tino-americanos com*
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
todo, qu* a maioria dos e*tudiosos no âmbit* da gestã* têm *e co*tentado em utilizar,
</line>
</par><par>
<line>
acriticamente, te*rias e metodologias de pensador*s
</line>
<line>
est*a*geiros,
</line>
<line>
espe*ialmen*e aque*es de
</line>
</par><par>
<line>
*aíses de or**em anglo-saxã, indican*o que, apesar de *eu local *e nascença, teriam a*quirido
</line>
<line>
a característica de *ensarem *o*o *ujeitos do *ort* glob*l, ignorando *s especif*c*dades
</line>
</par><par>
<line>
locais. Soma-*e isso o fato d* a maio*ia de tais pesqu*sador*s n* A*ér*ca L**i** a
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
reconhece*em a origem
</line>
<line>
colo*ial da r*gião, eme*g** propostas acríticas par* as questões
</line>
</par><par>
<line>
pertinente* local*en*e, o que resulta em uma forma de colonialidade autoimposta.
</line>
<line>
*e*se modo, de*ota-*e um* domin*ç*o e*istemo*ógica no campo da Admini*tra*ão
</line>
<line>
(AB**LLA; FARIA, 2*17; CA*VAL*O FI*HO; IPIRANGA; FA*IA, 2017; FARIA;
</line>
</par><par>
<line>
WANDE*L*Y,
</line>
<line>
2013), a qual configura um
</line>
<line>
co*texto de imp*rialism* c**tural (*PIVA*,
</line>
</par><par>
<line>
2010) no âmbito da Ci*ncia **ministr***va no Brasil. *ort*nto, tanto a á*ea da Administraçã*
</line>
</par><par>
<line>
quanto a
</line>
<line>
de estudos organ*zacionais funcion*m *omo ferramentas de manut*nção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reproduç*o da d*fer*nça col*nial que, na prát*ca, impõem definições sobr* * q*e * r*levante,
</line>
</par><par>
<line>
ass*m com* **ais e*trutura* concei*uais u*iliz*r, dad* q*e, ca*a ve* mais, se fortalece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
colonização a p**tir da
</line>
<line>
ideologia
</line>
<line>
do manag**ent
</line>
<line>
(IBARRA-COLADO, 2006; MISOCZKY,
</line>
</par><par>
<line>
2019).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. *, p. 46-62, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. *live*ra, S. M. C*et**o, F. M. Lou*edo, R. R. Ma*çal
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se sentido, *ar*alho Filho, Ipi**nga e Faria (2017), *pontam que se deve buscar,
</line>
</par><par>
<line>
com rel*ção à Ciên*ia Administrativa no B*asil, *n***porar e aumentar
</line>
<line>
a e*ersão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*onhecim*ntos que f*ra* encober*os pe*a razão dominan*e nas últimas décadas, se*am ess*s
</line>
<line>
de cun*o h*ma*ístic*, soci*l ou de *utras fontes, por *eio de uma e*o*ogia dos saberes, ou
</line>
<line>
**ja, da consideração de outros conheci**nto* possíveis.
</line>
<line>
*on**ante o expost* sobre a* *aracterísticas da área de *d**nistraçã* no Brasil, *om
</line>
<line>
base no p*n*amento de Spivak (2010), denota-se que, con*iderando-se o imperialis*o cul*ural
</line>
<line>
pre***te, an*orada na razão eurocêntrica *egemô*ica, o pesquisador no âmbito brasile*ro é, de
</line>
<line>
fato, um subalte*no em rel**ão ao pensadores do n*rte global *ue, *omo visto, são os que, no
</line>
<line>
geral, elaboram e *e**nem o que * a Ciênc*a **min*strativa, d*cidi*do, inclusive, que as
</line>
<line>
formas de *estão ca*ac**rí*ticas *o sul global são imperfeiçõe* daquelas o**gi*árias do *orte
</line>
<line>
global (Ib*rra-Co*ad*, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Aind* c*m base em S*i*a* (2010), uma ve* submissos às
</line>
<line>
determin**ões
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
fundamentação
</line>
<line>
eurocê*tr*ca,
</line>
<line>
os cient**t*s lo**i* têm s*a fa*a cont*m*nada
</line>
<line>
pelas vozes do
</line>
</par><par>
<line>
nor*e,
</line>
<line>
não possu*ndo, *o*tanto, um
</line>
<line>
d*scur*o autêntico * livre; con*udo, ressalt*-se *ue
</line>
<line>
tais
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadores bras*leiros, n* *mbito de suas r*l*ções para com os sujeit*s de suas **squisas,
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
mai* são caracterizados como subalter*os, mas com* o inte**ctual qu* silenc*a
</line>
<line>
tai*
</line>
</par><par>
<line>
s**eitos, que, nesse c*ntex*o, sã*, de f*to, os subalt*r*o*, vítimas da violênc*a epis**m*ca
</line>
<line>
inerente às relações entre intelectuais e indiv*duos às mar*ens.
</line>
</par><par>
<line>
*iante
</line>
<line>
de tal cen*r*o, ad**ai* d* pensa*ento pós-colonial de Spiva*, nos estudos
</line>
</par><par>
<line>
descoloniais, o soc*ólogo *oventura *e **u*a S*n*o* volta sua atenção para a **ces*idade *e
</line>
<line>
reinve*tar a emanc*pação d*s grup*s subalternos, *olonizados e/ou oprimido* pelas es*rutur*s
</line>
</par><par>
<line>
econômicas, soci*is e política* que a c*n*igura*ão i***rialista e
</line>
<line>
cap*talista de m*ndo os
</line>
</par><par>
<line>
subm*te. No campo dos saber*s, Santos (*002)
</line>
<line>
prop*e as sociologias d*s ausências e
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
emergê*cia* que, intrínse*as, co*ocariam a* ci*nc*as * produção do saber nos trilh*s a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sa*er contra h*gemônic*.
</line>
</par><par>
<line>
A sociologi* das ausênci*s surge a partir da cons*atação, anterio*ment* realizada
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
Pratt (1999), *e que o* suba*ternos pro**zem sa*er e o elabo*am às mar*en*, *ma vez q*e a
</line>
<line>
narra*iva hegem*nica pertence a** intelectuais de for**ção eurocêntrica, por consequên*ia,
</line>
<line>
im*eriali*ta; a part*r dessa *on**ataçã*, Santos (2002) e*o*a a *oc**logia das ausências a *im
</line>
</par><par>
<line>
*e trazer *sses sab*res subal*ernos
</line>
<line>
par* o centro das discussões e da produção cien*ífica,
</line>
</par><par>
<line>
ma**lando os limites e*tr* o conhecim*nto hege*ônico e * prod*ção localizada *as m**gens.
</line>
</par><par>
<line>
*ess* se*tido, **der-se-ia entender que **tariam eliminadas as d*ferenças * as di**utas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *ere*ina, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20** www4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ode * Sujeito Subalterno Falar nas Pesqu*sas em Admi**stração?
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
p*der na **od*çã* ** saber nas z*nas *e contato, o que, para *r*tt (1999), conforme vis**
</line>
<line>
ant*rior**nte, nã* é possí*e*.
</line>
<line>
Santos (2002) utiliza o conce**o de *onas de contato também para referi*-*e a* lo*al de
</line>
</par><par>
<line>
e*cont*o *es**s diferen*es *abe*es ide*ti*ica na mod*r*idade *cide*tal duas zonas ** e
</line>
</par><par>
<line>
contato *rincipais: *ona episte*ológica, na qu*l a ciên*ia moderna e os *ab*res
</line>
<line>
*radicionais
</line>
</par><par>
<line>
se chocam; * zona coloni**, onde se contra***m o colonizador e o c*lonizad*. Nessas zonas,
</line>
</par><par>
<line>
r**gatando a*
</line>
<line>
r*c*m*ndaçõe* d* Pratt (1*9*), Santo* (2002) *hama a
</line>
<line>
atenção par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ex**tênci* da seletivid*de ativa nas zonas de contatos, *ue abre precedentes par* qu* a razão
</line>
</par><par>
<line>
cosmopolita, *egemôni**, tenh* * poder para es*olher qua*s
</line>
<line>
os
</line>
<line>
*aberes * práticas que *erã*
</line>
</par><par>
<line>
colo**d*s em cont*to. O *utor *dentifica,
</line>
<line>
ain*a, seletividade passiva, que o*orr* em ca*os a
</line>
</par><par>
<line>
de e*trema opressão, *ue torna u*a cult*ra "impronu*ciável", ou s**a, s*l*ncia*a, o
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
ter*o* de S*ivak. *os dois c*s*s de se*eti*idade apresentados, fi*a eviden*e presença da a
</line>
</par><par>
<line>
viol*ncia epis*ê*ica (SPIVAK,
</line>
<line>
2010) e *
</line>
<line>
*ece*sid*de de preoc*par-*e com o *aráter
</line>
</par><par>
<line>
transfor*ador do novo saber gerado.
</line>
</par><par>
<line>
Ao tra*alho de testemunh* de Pratt (1999), Santos (2002) atribui a
</line>
<line>
alcunha de
</line>
</par><par>
<line>
tra*ução, *antend* o
</line>
<line>
entendimen*o d* que essa atividade *eria o *esultado do encontro d*
</line>
</par><par>
<line>
*ois s*beres em confli*o em uma zona de *o*tato. Pa*a o autor, assim com* par* a linguista, a
</line>
</par><par>
<line>
fim d* que tra*ução não se torne imperialista ou a*tropofágica, *** processo *eve *
</line>
<line>
se r
</line>
</par><par>
<line>
vigiado * seu texto final deve *e* *nterpr*tado c** um olhar *ivre das a*arra* *str*turais do
</line>
<line>
*on**cimento hegemônico e*rope*zado.
</line>
<line>
Juntamente com a *ociolog*a das au*ênc*as está a sociologia **s e*ergências, segundo
</line>
<line>
a qual a aproximação de saberes nas zonas de co*tato abre um le*ue de possibilidades p*urais
</line>
</par><par>
<line>
e con*retas,
</line>
<line>
ao mesmo t*mpo
</line>
<line>
*tó*icas realis*as, que e
</line>
<line>
começam se construir no momento a
</line>
</par><par>
<line>
prese*te através
</line>
<line>
do cuidado
</line>
<line>
com a produçã* *e saberes e sua* *isp**as *nterna* de poder
</line>
</par><par>
<line>
(SANTOS, 2*02).
</line>
<line>
*s soc**lo*ias das aus*ncias e d** emer*ênc*a* d* San*os (*002) sã* su* p*oposi*ão
</line>
</par><par>
<line>
para expandir presente e contr*ir o futuro, r*specti*amente; com i*so, o autor *
</line>
<line>
busca fazer
</line>
</par><par>
<line>
frente às razões *s q*ais identific* com* raz*o *et**ímica e r*zã* prolépti*a. A razã*
</line>
</par><par>
<line>
metoním*ca pretende a*enas uma *nica for*a *e
</line>
<line>
racionalid*de, excluindo qu*lquer **tra
</line>
</par><par>
</page><line>
além de *i ou, uti*izando-a apenas como matér*a-*r*ma de su*s própria* confabulações. A
</line>
<line>
ra**o p*olépt*ca, *f*rma o autor, ignor* o f*turo, n** o con*id*rando, u*a vez que jul*a qu*
</line>
<line>
*á se sabe tudo sobr* ele e que é ele * apen*s um* *ontinuação *nfinita *o *re*ente.
</line>
<line>
As c*as*i*icaçõe* de razõe* propos*as p*r Santo* (2002) remontam às preocupações
</line>
<line>
do* est*dos subalt*rnos * da *l*reza co* a *ua* Spiv*k (2010), *m sua crítica, aponta para a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-*2, *un. 202* www4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Ol*veira, S. M. Caetano, F. M. Louredo, R. R. **rçal
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
*ominaç*o da narrat*** h*stóric* imperialis*a, em es*ecial a razão m*tonímica, *ue
</line>
<line>
desencadeia os efe*tos de iné*c*a da razão proléptica.
</line>
<line>
Nes*e sentido, e* um mu*do marcado pelas diferen*as de*orr*nt*s dos processos
</line>
<line>
imperialistas de coloniz*ção e dom**aç*o, os poderosos pr*duzem * conhecime*to, o pr*s*nte
</line>
<line>
e, se não houver o *ompi*ento com * excl*den*e razão metoní**ca (S*nt*s, 20*2), o fut*ro
</line>
<line>
nã* ap*ese*ta mu*anças, novidades, mas s**ue de maneira linear a* predi*posi*ões do
</line>
<line>
pres**te, perpe*uan*o, **sim, a *ominação * a *i**ência *ocia*, *olí*ica, *conômica, racial, *e
</line>
<line>
gênero e, *ambém, e*i*temoló*ica.
</line>
<line>
* CONSIDE*A*ÕES FINAIS
</line>
<line>
A* *artir do q*e*ti*nam*nto de Spivak (2010), "pode o suba*t*rn* fa*ar?", o pr*sente
</line>
</par><par>
<line>
en*aio *e propôs a repens*r a forma *omo
</line>
<line>
os es*udos subalte*nos a*ar*cem nas pesquisa*
</line>
</par><par>
<line>
científicas na ár**
</line>
<line>
da A*ministração, oferecendo, co* ba** nas a*ticulações teóricas
</line>
</par><par>
<line>
apr*sen**das, pistas
</line>
<line>
epistê*icas para que tal *rodução de sab*r seja não s* mais p*litiz**a,
</line>
</par><par>
<line>
mas, tamb*m, agente de tran*for*ação e pro*oto** de d**ersidade.
</line>
<line>
Gayatri *pivak (2*10) f*i categó*ica em *u* respos** ** questionamen*o que ela
</line>
</par><par>
<line>
*esma *r*pôs; o su**ltern*, para a au*ora, não
</line>
<line>
pode falar,
</line>
<line>
vez que é silenciado pel*s
</line>
</par><par>
<line>
estru*ura* de **d*r herdadas de uma co*s*rução e narrativa intelectual de mundo imperialista
</line>
<line>
e capitalista qu* opri*e *s *amadas **i* baixas d* es*ra*o *o*ial, os colo*izados. No entanto,
</line>
</par><par>
<line>
a impossibilidade
</line>
<line>
de fala
</line>
<line>
não é,
</line>
<line>
*qui, com*r*endida sem questioname*tos, muito emb*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**o*ência epis*êmi*a que o causa s* *pres*n*e como uma consta**e *m *uas c*íticas.
</line>
<line>
Pratt (1999) *econh*ce a violênci* epi*têmica n* medida *m que, ao pro*or as zo*as
</line>
</par><par>
<line>
de con*ato como local de encontro de s*bere* marginais - ep*s**molog*as subalternas -
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*aberes domin*ntes - epistemologias cos*opo*itas euro centra*as -, n*o i*nora as d*nâmicas
</line>
<line>
e confl*tos decor*en*es d* constitu*çã* de *oder e mundo aos quais S*iva* (2010) *nuncio*.
</line>
<line>
N*s zonas de contato (Pratt, 19*9; Santos, *00*), é ine*i*ável que haja um* dicotomi*,
</line>
<line>
uma heterogen*idad*, expressa, aqui, nas fi*uras do subalt*rno e do inte*ectual; *o entanto, do
</line>
<line>
cont*to surg*m nov*s conhec*me*tos e, *esses novos c***ecimentos, é *ossív*l ouvir * voz
</line>
</par><par>
<line>
do suba*terno e,
</line>
<line>
assim,
</line>
<line>
haveri* poss*bili**de
</line>
<line>
de fala *ara o *ubalterno, ainda que sob *ma
</line>
</par><par>
<line>
v*olência e*i*têmic* ine*e*te * sua re*ação com o pesqui*a*or.
</line>
</par><par>
<line>
Dada a violênci*
</line>
<line>
epist*mica
</line>
<line>
e a possibilidade d*
</line>
<line>
pro*ução de sa*er jun*o ao
</line>
</par><par>
<line>
sub*lterno, des*oca-se a di*cussão pa*a a esfera cie*tífica da Administração no *rasil, ár*a d*
</line>
<line>
saber que, no â*bito do ensino, *m terras brasileiras, teve sua origem diretamen*e atrelada ao
</line>
</par><par>
<line>
pensamento h*gemônico estadunidense, * na
</line>
<line>
qual, contemporaneame*te, há primazia *e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*n*, *. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20*4
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*de o **jeito Su*alt*rno Fala* nas Pesquisas em Ad*inistração?
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
ut*liz**ão d* t*o*i** * conceitos ad**ndos d* n*rte global, o qu*, na prát*ca, di*iculta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*r*ão ** e*istemes d* outros lo*a*s.
</line>
</par><par>
<line>
*inda *om re*aç*o à sea*a organ*zaci**al, c*nforme pode se obs**v*r p**tir da a
</line>
</par><par>
<line>
expo*iç*o
</line>
<line>
fe**a
</line>
<line>
n**te
</line>
<line>
ensaio,
</line>
<line>
as
</line>
<line>
pro*uções
</line>
<line>
cientí*i*as
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
Adm*ni*tra*ão
</line>
<line>
são,
</line>
</par><par>
<line>
majorita*iame*te, per*e*d*s p*los lastros *e suas origens eurocêntrica* e es*adunidenses,
</line>
<line>
e*volt*s pelo poder político, econômico * socia* dessas r*gi*es que exercem sobre o B*as*l
</line>
<line>
um poder colonizad*r e imperiali*ta, bem como sobre o reco*te da cr*a*ão de saber na área
</line>
<line>
or*anizacional.
</line>
<line>
*e*se se*tido, não é uma s*rpresa * *upre*sã* dos saber*s n*tivo* e *s
</line>
</par><par>
<line>
de*co*siderações dos *o*al**mos e dos **pec**s particulare*, os
</line>
<line>
quais *od**iam
</line>
<line>
eme*gir em
</line>
</par><par>
<line>
*studo* de uma área do saber que se propusesse estar em contato com as *sp*cif***dades *
</line>
<line>
locais, o que demons*r* *ma da* f*c*s da vio*ênc*a epistê*ica que paira sobre a área.
</line>
</par><par>
<line>
*a*a *lé* disso, a pro*ução científica faz
</line>
<line>
u** dos *a*eres *ocai* e subal*ernos, *e
</line>
</par><par>
<line>
modo oportunista, recolh*n*o infor*açõe* para a cons*ruç*o de *m co*hecimento qu* re*orç*
</line>
</par><par>
<line>
a prevalê*cia do
</line>
<line>
d*sc*rso neolibera* na Administraç*o e
</line>
<line>
reduz a áre*
</line>
<line>
* reprodução d*
</line>
</par><par>
<line>
ideologias dominantes (CAMARA; MISOCZKY, 2019) ignor**do a violência
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
epistemológ*ca, so*ia*, racial e e*onômica - decorr*nte de tal aç*o.
</line>
</par><par>
<line>
O pensament* de Santos (2002) encaixa-se nes*a narrat*va na *edida
</line>
<line>
em que, ao
</line>
</par><par>
<line>
propor a* sociologias d* *usências * da e**rgências, e* *onfluência com as c*ntribuiçõe* de
</line>
<line>
Sp*vak (2*10) e P*att (1999), ofer*c* u* fei*e de *uz a ser lançad* sobre * seara
</line>
</par><par>
<line>
admi*istrativa,
</line>
<line>
ao *efende* que
</line>
<line>
se deve reco*hecer * *rodução do conhecimento f**to *s
</line>
</par><par>
<line>
marge*s c*mo uma *rodução tão válida,
</line>
<line>
im*ortante e
</line>
<line>
autêntica, qua*to a *rodu*ão
</line>
</par><par>
<line>
hege*ônica e, assim, instiga a tr*zê-*a *a*a o centro das discussões, inseri-la e* uma z*n* de
</line>
<line>
conta*o na q*al será ouvida e fará *arte do *iscurso do presente e, *e*sa **rma, abri*á, ainda,
</line>
<line>
possi*ilidades para um **turo no qual as epi**e*ologias serão mais diversas.
</line>
<line>
Desse mod*, também dev*-se pensar a pes*uisa científic* em *dministra*ão como
</line>
</par><par>
<line>
u*a poss*vel zona *e **nta*o capaz de produzi* nov*s conhecimento*, *azer aprender
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
ensinar sa*ere* **e são c*m*elidos para as marg*ns. Nes*e cont*xto, a figura do pesquisador
</line>
<line>
- ou intelectual, na linguagem dos autores cu**s teorias fundame*t*ram o prese*te ensaio - é
</line>
<line>
cruc*al, *ma v*z q*e esse é o suj*ito cujo t*abalho ab*e zonas de c*ntat* com o outro, com o
</line>
<line>
*ndivíduo subalterno. A necessidade de reco*he*er s*a posição, tanto co*o su**lte*no com
</line>
<line>
relação * elit* intelectual do *orte g*obal - dado que seu discur** está *ontam*nado pela *ala
</line>
<line>
d*ssa - qua*to como parte dominante ** relaç*o aos subalternos co* os quai* dial*ga em su*
</line>
<line>
pesquisa é urgente. Somente com o r*conhecimento é possív*l pr*tica* ações cons*iente* que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, **n. 20** *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveira, *. M. Caetano, F. M. Lo*redo, R. R. Mar*al
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
*isem incluir na nar*ativa do*inante os s*b*res *radi*ionais marginali*ad*s de ma*eira
</line>
<line>
crítica, politiz*da e com * final*da*es de p*oduzir um conhe*i*ento a*têntico, *om a me*or
</line>
<line>
incidência *e violên**a po*sível, que tenha o pote*cial de transfor*ar.
</line>
<line>
Por fim, **tend*-se que o **pel *o ci*ntista, do i**electu*l e/ou do p**quisa*or, hoj*,
</line>
<line>
*m especia* na área da Adm*nistraçã*, é o de **conhecer su* p*s*ção d* pod*r dentro das
</line>
<line>
relaçõ*s com sujeitos sub*lternos envolv*dos em sua produção, a fim de permitir a emersã* d*
</line>
<line>
conhecimentos outros, *s*im como a mitigação da inevitável vio*ênci* e**stê*i*a *m t*is
</line>
<line>
*on*s de contato. Para tant*, p*op*em-se *s seguintes pistas epistêmicas: 1) cons*de*ar o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito de pesquisa subaltern* como um a**nte
</line>
<line>
ativo, ass** como suas e*i*temes o*tras,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pro*uçã* do saber; 2) re*onhecer *ua po**ção, no âmbi*o das z*nas de co*tato, *e g*rado* e
</line>
</par><par>
<line>
rep*odutor de v*olência*
</line>
<line>
*pistê*icas às quai* estão *u*eitos os subalterno*; 3) v*sar
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pr*dução *e conhecimen*o* científicos e ac**êm*c*s dotad*s d* f*rça polí*ica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transformação
</line>
<line>
*as dinâmicas ep**t*mol**i*as h*gemôn*cas e qu*, *essa forma, a partir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
su*s pesquisas, c*nt*ibua para um futuro divers* em possib*li*ades de sabe*es.
</line>
<line>
*EFE*ÊNCIAS
</line>
<line>
*BDALL*, M. M.; FARIA, A. Em defesa da *pçã* dec*lonial *m adm*nistração/*estã*.
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</line>
<line>
BARR*S, A. *.; CARRIE*I, A. P. Ens*no superior em administração entre *s *no* *9*0 e
</line>
</par><par>
<line>
195*: uma dis*ussão a pa*tir dos acordos
</line>
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de cooperação Brasil-Es*ados Unidos. *a*e*nos
</line>
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*BAPE. BR, v. 1*, n. 2, p. 256-2**, 2013.
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BERTERO, C. O.; CALDAS, M. P; WOOD J*, T. Produçã* ci*ntífica e* administração de
</line>
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*mp*e*as: *rovocações, *ns**u*ções e
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contribu*ções para *m debate l*cal. Revista de
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Admi*i*tração C**tem*orânea, *. 3, n. 1, p. 1*7-1*8, **99.
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C*MARA, G. D.; MISOCZKY, M. C. A produção teór*ca sob*e a
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pobreza na
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Administr*ç*o. Ad*inistração Púb*ica e Gestão Socia*, v. 11, n. 1, p. 45-*6, 2019.
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C**VALHO FILHO, *.; IPIR*NG*, A. S. R.; FARIA, A. A. (De) C*lonialidade
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na
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e Po*sibilidades. Edu*a*i*n Policy
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COSTA, F. A. D*mocratizaçã* soc*al e plu*alidade *e sujeito* pol*tic*s: *ma leit*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partir da *eoria democr*tic* radical e pl*ra*. 193 f. Dis*e*ta*ão (Mestrad* em Psicolo*i*). -
</line>
</par><par>
<line>
Programa
</line>
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de
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Pós-Graduaçã*
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em
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Psi*olo*ia,
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</par><page>
<par>
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Po*e o Sujeito Subalterno Falar nas Pesq*isas em *dmi*istração?
</line>
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61
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ma*agement
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perspec*ive in d*f**ce of li*e. Cuadernos d* **mi*is*ración,
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v.
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aborda*em
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</line>
</par><par>
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amer*canização n* educação e* Administração no B*asi*: A EAESP/FGV *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
FEA/US*. Administraç*o: Ens*n* e Pesquisa, v. 14, n. *, p. 837-*72, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
VERGARA, S. C. A hegemon*a *mericana em estud*s organizacionai*. Revist* de
</line>
<line>
Admin****aç*o Públ**a, v. 35, *. 2, p. 63-77, *001.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 21, n. 6, *rt. *, p. *6-62, ju*. 2024
</line>
<line>
*w*4.fsane*.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
T. C. O*iveira, S. *. Ca*tano, *. M. L*uredo, R. R. *arçal
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Como Refere*ciar este Ar**g*, conf*rme ABNT:
</line>
<line>
OLIVE*RA, *. C; *AETA*O, S. M; LO**EDO, F. M; MARÇ*L, R. R. Pode * Su*eito Subalte*n*
</line>
<line>
Fa*a* nas Pes*uisa* em *dministr*ção? Rev. FSA, Te**s***, v. 21, n. 6, *rt. 3, p. 46-6*, j**. *024.
</line>
</par><par>
<line>
Contribui*ão dos Autores
</line>
<line>
T. *. Oliveira
</line>
<line>
S. M . Ca*tano
</line>
<line>
*. M . Lour*do
</line>
<line>
R. R. Ma*çal
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*p*ã* e pl*n*jame**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise * interpretaçã* *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na re*isão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*t*cipação na aprovação da *er**o final do man*s*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/rev*s*a
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)