<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.6.3 </line>
</par>
<par>
<line> Pode * Sujeito Subalterno Falar nas Pe*q*isas em Ad*in*straç**? </line>
<line> Can the Subalt**n Speak in Ad*inistratio* Rese*r*h? </line>
</par>
<par>
<line> Thiago C*nha de Oliver** </line>
<line> Dout*rado em Ad*ini*traçã* p*la Univ*rsidade do Grande Ri* </line>
<line> Me*tre em Ciências ***tábeis pe*o (PPGCC/UFRJ) </line>
<line> E-ma*l: thiaguh*@gmail.com </line>
<line> St*lla Mendonça Cae*an* </line>
<line> Doutorado em Ci*ncias da C*mu*icação p**a Unive*si*ade do Vale d* R** dos Rios </line>
<line> *estra em Cultura * T*rritoria*idades pela *niversidade Fede*al F*uminense </line>
<line> E-ma*l: st*ll*.mcae*ano@gmail.*om </line>
<line> *á*io Moita L*ure*o </line>
<line> Doutorado em *dministração pela Universida*e do Grande Rio </line>
<line> M*s*r* e* Ad*inis*raç** pela Universida*e *eder*l Fluminen*e </line>
<line> E-mail: f_**u*edo@yahoo.com.br </line>
<line> Ronan Re*s Març*l </line>
<line> *outor em C**t*bil*dade pel* Universid**e Federa* de Sant* Catarina </line>
<line> *rofe*sor Adjun*o A da Uni*ersid*de Federa* *o Rio de Ja*eiro </line>
<line> E-mail: m.ro*anr*i*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: T*i*go Cunh* de Oliv**ia </line>
</par>
<par>
<line> Rua *rofessor José de Souz* Herdy, **60 - Jardim Vinte </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Ton*y Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> Cinc* </line>
<line> de Ago*t*, </line>
<line> Duque </line>
<line> de C*xias </line>
<line>-</line>
<line> RJ, </line>
<line> 25*71-2*2. </line>
<line> *odr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Stella Mendon*a Caetano </line>
<line> *rti*o *ecebi*o em 15/01/2024. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Aven*da **isinos, *50 - Cri*to Rei, *ã* Leop*ldo - RS, </line>
<line> recebida em *5/02/*024. Aprovado em *6/02/2024. </line>
</par>
<par>
<line> 93022-75*. B**si*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *ábio Moita L*ure*o </line>
<line> Avaliado p*lo sistema *riple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Ru* Pr*fe*sor José de Souza Herdy, 1160 - J*rdim V*nte </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) Double *lind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> Ci*co </line>
<line> de Agos*o, </line>
<line> Duque </line>
<line> de Caxias </line>
<line>-</line>
<line> RJ, </line>
<line> 25071-202. </line>
<line> (a*aliação c**a por dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> *r**il. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: **nan *ei* M**çal </line>
<line> Revis*o: Gram*tical, No*mativa </line>
<line> e de F*r*atação </line>
</par>
<par>
<line> *venida Pasteur, 250 - Urca, R*o *e *aneiro - RJ, 21*41-901. </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Po*e * *u*e**o Subalterno *alar nas Pesquisa* em *dmin*stração? </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O* estudo* subalternos, em especial os desenvolv**os por pensador*s sul asiáticos, aludem às </line>
<line> *o*sequênc*as do impe*i*l*smo sobre os povos colonizado*, propond* u*a reescrita da </line>
<line> histó*ia. Nest* e*saio teórico, no qual adot*-se a *tica pós-co*on*al, busca-se, *omo objeti*o </line>
<line> espec*f*co, **mpr*e*d** se há, e c*mo s* c**fig*ra, a *i*lênc*a epi*têmica nas *e**ções en*re </line>
</par>
<par>
<line> os p*squisa**r*s da seara o*ganizacional no Brasil e *s sujeitos de pesquisa subalterno*; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> como objetivo geral a prop*sição de pistas epistêmicas, a fim *e miti*ar a possível violênc*a </line>
<line> epistêm*ca s*frida *o* tais *ndivíduos nas pesquis** rea*izadas na á*ea. Para tanto, *ecorre-se </line>
</par>
<par>
<line> aos pensamentos </line>
<line> de intelect**is relacionados à *tica pós-colonial: Ga*atri C*akravorty </line>
</par>
<par>
<line> Spivak, *ary Louise Pratt e Boaventura *e Sousa *ant*s. Aponta-se que há uma es*rutura *ue </line>
<line> promove * silenciam*nto d*s suj*itos s*balternos no âmbito da *esquisa em Adminis*ra*ão. </line>
<line> A partir da*, foram propostas trê* pistas a fim *e mitigar tal c*ntexto. </line>
<line> Palavr*s-chave: Subalterni**de. Violência *pistêmica. Ad*inistração. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *h* subal*e*n studies, especially </line>
<line> *hose deve*oped by South Asia* thi*k**s, allude to the </line>
</par>
<par>
<line> c*nsequ*nces of im*eriali*m on colonized peoples, *ro*o*ing * rewritin* of history. In thi* </line>
<line> th*oret*cal essay, ad*pt*ng a p*st-colon*al *erspective, the **ecific o**ective is to un*e*stand </line>
<line> whet*er t*er* *s, and how it is con*i*ured, epistemic violence *n the relati*ns between </line>
</par>
<par>
<line> or*anizati*nal resear*he*s in *razil *nd subaltern *esear*h subjects. The </line>
<line> gene*al ai* is *o </line>
</par>
<par>
<line> pr*pose episte*ic path*ays t* m*tigate poss*b*e e*i*temi* </line>
<line> violence *xperienc*d by the*e </line>
</par>
<par>
<line> individ*als in research conduc*ed </line>
<line> in the fi*ld. To ach*eve this, the thoughts o* *ntellectua*s </line>
</par>
<par>
<line> associ*ted with the post-colonial perspect*ve are draw* upon, i**lu*ing Gayatri Ch*kravor** </line>
<line> *pivak, *ary Loui*e Pratt, and Boaven*ura d* S*usa San*o*. It *s po*nted *u* that there is a </line>
<line> structure that pr*motes the sile**ing of subaltern *ubjects in t*e fi*ld of A**i*istration </line>
<line> *esearch, a*d thus, three pat*wa*s are proposed to mitigate *his *ontext. </line>
<line> *eywords: Sub*lternity. E**stemic *iolence. *dmini*tration. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 6, art. 3, *. *6-62, jun. 2024 </line>
<line> *ww4.fs*n**.*o*.b*/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oli*eira, S. M. Caet*no, F. *. Lo**edo, R. R. Març*l </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O termo subalt*rn* co*eçou a ser amplamente difund*do a partir d*s proposições do </line>
<line> filó*o*o i*ali*no Antônio *ra*sci * g**ha uma nova rou*a*em em seu texto Nos Co*fins da </line>
<line> História, no q*al *u*altern* é qu*lquer pes**a o* g*upo consid*r*do de categoria in*eri**, *** </line>
<line> sua cla*se, gênero ou etnia, grup*s que estão fora da estrutura de repres**tação polí**c* </line>
<line> (GRAMSC*, 2002; NEV*S, 2*10; S*M**NATTO, *0*9). </line>
</par>
<par>
<line> A part** das </line>
<line> propos*ções de Gramsci, nos an*s 1970, teór**os *o *ul a*iático, como </line>
</par>
<par>
<line> Ranaj*t Guha, Edw*rd Sa*d e Gayatri S**vak, debruça*am-se sobre o *onceito de *uba*te*n*, a </line>
<line> h*stória desses s**e*tos e suas rela*õ**, partin*o de s*as p*óprias *xper**n*ias enquan** </line>
<line> nativ** de países colonizad*s nos qu*is *s forças d* imperialismo c*ltural são *resentes. Se*s </line>
<line> *st*dos *undaram * que h*je é conhecid* *o** Estudo* Subalternos Sul-A*iátic*s. </line>
<line> De*tre as teor*zaçõe* d* gr**o Est*dos Subalternos Sul-A*iát*cos, Spivak (201*) </line>
</par>
<par>
<line> e*abo*a o en**io "Pode o su*alter** fala*?", *o final d* </line>
<line> d*ca*a *e 1980. O referido </line>
<line> ens*io </line>
</par>
<par>
<line> apresenta crí**c*s aos *nt*lec*ua*s ocidentai* qu*, co* a impo*içã* ** sua epis*eme, por mei* </line>
<line> da r*presentação, na prática, não possibilitam que o* suje*tos subalternos tenham voz, f*zendo </line>
<line> com que sejam vi*lentamente silencia*os. </line>
</par>
<par>
<line> A auto*a aponta que intel*ct**l, por ma*s *em int*nciona*o que est*ja, *u*n*o o </line>
<line> re*resenta * sub*l*erno, *ega o diálogo e la*ça sobre ele a i*visi**lida** d* sua **istênc*a * </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> exis*ência de seus sab*re*. A re*aç*o </line>
<line> ent*e o *ntelectual e o subalterno, porta*to, i**l*ca </line>
</par>
<par>
<line> uma inevitáv*l *iolência **istêmica. Nessa e*teira, també* </line>
<line> não há como real**ar atos *e </line>
</par>
<par>
<line> r*s*stên*ia em no*e d* s*balter*o sem que tal </line>
<line> ato es*eja emb**ido em </line>
<line> c**text*s de </line>
</par>
<par>
<line> hegemo*i* e, portan*o, o indivíd*o subalte*no *ontinua c*lado. </line>
<line> Par* outr*s *s*udiosos *elacionad*s à ót*ca pós-colonial, como Pratt (199*), deve-se </line>
</par>
<par>
<line> reco*he*er q*e </line>
<line> qu*lquer rel*ção en*re pe*quisador e sujeito </line>
<line> de pesquisa oco*r* em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> context* conflituoso no â*bito d** deno*inadas zonas de *ont*to, ou s**a, um entrelugar no </line>
<line> *ual *ujeito* *eográfica e *istoricam*nte apartados *a*sam a se rela*ion*r. </line>
</par>
<par>
<line> **ssalta-s* que a área organiz*cional </line>
<line> no B*asil, *e f*rma *eral, está ins*rid* *m um </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto de domi*ação em *elaç*o ao pe*s**ento </line>
<line> eurocêntrico hegemônico (ABDALLA; </line>
</par>
<par>
<line> FAR*A, </line>
<line> 2017; CAR*ALHO FIL*O; IPI*ANGA; FARI*, 2*17; F*RIA; WANDE*LEY, </line>
</par>
<par>
<line> 201*), o q*e, con**ant* Ibarra-Cola*o (200*), ta**ém oco*r*, embora em *en*r escala, nos </line>
</par>
<par>
<line> estudos organizacionais, área </line>
<line> na **a* </line>
<line> os refere*c*ais c*muns à América Lati*a, assim </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> s*us la*o* his**r*cos e passados c**on*ais, não te**e* a s*r *evados e* con*i*era*ão na* </line>
<line> pesquis*s real*zadas. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-*2, jun. 202* www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pode o S*jeito S**alterno Falar n*s Pe*quisas em A*ministração? </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> N* que tange às *esqui**s em Administração no Brasil, segue em voga a primazia na </line>
<line> **oção *e pe*spe*tivas estrangeiras, mais esp*cific*mente dos países que compõem o norte </line>
</par>
<par>
<line> *lob*l, c*nfo*me m*ncionad* por Bertero et al. (**13), qu* **ontam q*e um dos </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> f**qu*ntes proble*as seria a ad*ção irrestrita *e estrangeiris*os nas pesq*isas *, ainda, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> postu*a dos pesq*isa*ores da área, *s quais ten*em a supervalor*zar o que *em </line>
<line> d* fora, </line>
</par>
<par>
<line> indicando </line>
<line> uma r*lação c*m o **st*rico co*on*al do Brasil e, *ind*, uma manifestação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *nferioridade. </line>
<line> Dessa *or*a, se faz necessário busc*r, no qu* concern* à C*ência Adminis*ra*iva no </line>
<line> Brasil, incorporar e aumen*ar a em*rsã* d* conh**iment*s *ut*os que foram **cobertos pela </line>
<line> razão h*ge*ônica nas últimas déc*d*s, sejam esses de cunho **m*n*stico, soc**l ou de *utras </line>
<line> fontes, p*r m*io de uma *cologia do* sabe*es (CARVALHO FILHO; IPIRANGA; FARIA, </line>
<line> 2017). </line>
<line> Diante do expost*, no *rese*te ens*i* teórico, *o q*al adota-se a ótica *ós-colo**al, </line>
<line> parte-se da seg*i*te que*tão de pesqui*a: pode o suj*ito su*alterno *as pesquisas em </line>
</par>
<par>
<line> Ad*ini*t*aç*o falar? Assi*, t*m-se como *bjetivo específico q*e é compreender se há, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*o s* con*ig*ra, a violên*ia epistê*ica n* referida área; e, como o*jet*vo </line>
<line> geral, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proposiç*o d* pistas ep*st*micas que possibilitem a m*tigaç*o de tal violência. </line>
</par>
<par>
<line> Para tanto, recor*eu-se aos pensa*e*to* dos </line>
<line> estudiosos r*la*ionados à *ti*a pós- </line>
</par>
<par>
<line> colonial *ayat** C**kravorty Spivak, Mary Louis* Pratt e Boavent*ra de Sousa Santos, mais </line>
</par>
<par>
<line> precisa*en*e, aos seg*intes </line>
<line> conceitos: subalternidad* e violê*cia *pistêm**a (SP*VAK, </line>
</par>
<par>
<line> 2010); *o*as de co*ta*o </line>
<line> (PR*TT, 1999; SAN*OS, 2002); *o*io*ogi* das emergências, </line>
</par>
<par>
<line> *ociologia das a*sências e tradução (SANTOS, *0*2). </line>
<line> 2 R*FERENC*AL T*ÓRIC* </line>
<line> 2.1 Inver*endo a ót*c* colonial: os Estudos Subalterno* e o *e*sam*nto de Spivak </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> *studos Subal*er*o* co*eça*am s** a </line>
<line> d*senvolvi*os n* sul asiático na déc*da </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1980, a partir do pen**mento do i*diano Ranajit *uha, *** meio </line>
<line> de t*or*zações acerca dos </line>
</par>
<par>
<line> e*eitos e *rocessos d* col*niz*çã* ingles* do te*ritório entre 185* e 1947. O autor, juntam*nte </line>
</par>
<par>
<line> com *utros </line>
<line> *esquisadores, formou * Grupo de Estudos Subalterno* Sul Asiát*co, cuja </line>
</par>
<par>
<line> proposta c*nsistia no at* de r*vis*tar * recontar a **stória coloni*l indiana a partir do pon*o de </line>
</par>
<par>
<line> vista d* *ovo *oloniza*o, dando ori*em * uma </line>
<line> nov* narrat*va do continente e do *ovo, que </line>
</par>
<par>
<line> romperi* com a n*r**ti*a hi*tóri** dominante e hege*ôni** do colonizador. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20*4 www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveir*, S. *. Caetano, F. *. Lour**o, R. R. Ma*ç*l </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*nto ao subalterno, Figue*r*d* (***0) apo*ta que Guha o define *omo um i*ca*az </line>
</par>
<par>
<line> de agir como agen*e his*ó*ico da </line>
<line> ação hegemônica, e a*se*te das di*ot**ias </line>
<line> *struturais </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> construç*o lit*r*ria, </line>
<line> educacional e ins*ituci*nal d*s heróis nac*o*ai*. * term* sub*lterno, </line>
</par>
<par>
<line> porém, não aparece pela primeir* vez n*s estudos sub*ltern*s, e a preocupaç** de *ontemplar </line>
<line> gru*os oprimidos nã* é uma exclusividade indian*. Ness* *entido, Neves (2010) aponta que </line>
</par>
<par>
<line> *o* a </line>
<line> pa*tir da *eitura do texto Nos </line>
<line> conf*ns </line>
<line> da Hist*ria, parte dos Cader**s do Cárcer*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Gramsci, que Guha e os </line>
<line> pesquisadore* </line>
<line> de seu grupo de estudos com*çaram trabalhar a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conc*ito de história dos sub*ltern*s. Para Gramsc*, p*r**, *onf*rme *ponta Si*ionatto </line>
</par>
<par>
<line> (2009), a subalternidade, além de concentra*-se *obre os </line>
<line> sujeitos e clas*es *ociais </line>
</par>
<par>
<line> historicamente opri**das e ex****a*as, tem * a*ênc*a de recupera* </line>
<line> *rocessos *e domin*ção </line>
</par>
<par>
<line> soc*al, *evelando as op*rações político-cultur*is </line>
<line> que *uf*cam e marginaliz*m a histó*i* dos </line>
</par>
<par>
<line> gr*pos subalterno*. </line>
</par>
<par>
<line> Membro do Grupo Sul Asiático de Estud*s Sub*lter*os, a pe*sad*ra indiana G*yatri </line>
<line> Ch*kr*vorty Spivak apropr*a-se do termo subalterno p*ra r**erir-se àque*es c*jo lu*ar *a *a*a </line>
</par>
<par>
<line> é l*m*tado ou </line>
<line> inexi*tente por dec**rênci* do </line>
<line> i**erialismo c*ltural. Pa*a Spivak (2010), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*lavra s*balte*no corresponde às </line>
<line> camadas i*f**iores da s*cieda*e, </line>
<line> consti*uída* a *artir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modos específicos </line>
<line> d* ex***são de mercado bem co*o da total exclusão d* a*erência </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> estrat*s soci*i* *om*nantes. </line>
</par>
<par>
<line> N* livro P*de o Subalter*o Fal**?, *uja pri*eira edição foi </line>
<line> pub*icada em *988, </line>
</par>
<par>
<line> Spivak </line>
<line> (2010) *nunci* q** a condição de sub*ltern*d*de é, também, uma c*ndição *e </line>
</par>
<par>
<line> silenci*mento. O subaltern*, além de oprimido, é aquele qu* não possui lugar no mundo </line>
<line> gl*balizado, capit*lista, e*cluden*e e t*talitário. A su*alte*n*dade, por*anto, é abordada como </line>
<line> p*s*ção sub*etiv* re*acional, na medid* em que não correspo*de à id*ntidade, *as * resultado </line>
<line> de relações *e poder i*just*s, *o mesmo t*mpo em *ue p*oduz essas mesmas rela*õ*s. P*ra </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lver *eu arg*mento, a autora parte </line>
<line> da cr*ti*a aos filóso*o* pós-e*trutur*li*tas *illes </line>
</par>
<par>
<line> Deleuze e Mic*el Foucault, em esp*cial </line>
<line> à </line>
<line> obra Os I*telectuais e o po*er: </line>
<line> conversa en*r* </line>
</par>
<par>
<line> Michel Foucaul* e Gilles Del*uze. </line>
</par>
<par>
<line> *ara Foucau*t (200*), *s cientistas e intelectu*is </line>
<line> teriam s* dado c**ta qu* as massas </line>
</par>
<par>
<line> não p*ecisam de seu a*xílio ou presença para construir * saber, e o falam m*ito bem. A crítica </line>
</par>
<par>
<line> de Spivak (2010) recai sobre es** hip**ese filosófica de que o* su**lter*os </line>
<line> teriam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade de tecer um discurso, de falar por si, especi*lm*n*e no *eio científic*. A *utora </line>
</par>
<par>
<line> que*tio*a a posição </line>
<line> do intelectual pós-col*nial diante da estrutura que m*ntém o *u*a*terno </line>
</par>
<par>
<line> sile*ci*do, </line>
<line> ao afirmar que o d*scurso hege**nico col*n*zador esta*ia im**egnado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pod* o Suj*ito Sub*lterno *alar nas Pesquisas em Administração? </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> qualquer ação de resistência *ealizada em nome do *ubalte*no, *e form* q** aç*o ap*nas </line>
<line> reforçaria sua condição de op*imid*. </line>
</par>
<par>
<line> Para além d* ref*rç* d* estrutura opressora de pode*, qua*d* as *eori** </line>
<line> pó* - </line>
</par>
<par>
<line> estruturali*tas p**põem a e*iminaçã* de *nterm*diários do discurso, de *o**a que os sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> *uba*ternos fal*m por si próprios, ignoram *ue * ex*eriência que transpas*a a </line>
<line> vivênc*a </line>
</par>
<par>
<line> coloniza*a desses sujeitos </line>
<line> culmina em di*torç*es em s*u pr*prio discurs* *e repres*nta*ão, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez que o *ubalterno é mar*ado pelas dif*renças *eopolít**as decorr*ntes dos processos </line>
<line> d* divi*ão *n*erna*io*al do trabalho em u*a econo**a glo*al. Cons**ta Spivak, porta*to, *ue </line>
</par>
<par>
<line> o* su*eito* sub*lte*nos são he*ero*êneos, </line>
<line> ou seja, p*ssu*m uma subjetiv*da*e </line>
<line> precária que </line>
</par>
<par>
<line> d*corre da a*sência de uma *o*sciência autê*tica, pré-colonial o* pós-co*onial (Costa, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Diante desse quadro, * </line>
<line> *uestão *entr** para Spiva* (2010) * </line>
<line> a re*resen*ação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apro*ria*ão d* outro por meio da ass*m*laç*o, de **rma q*e o *ala*o pelo outr* dom*nante *, </line>
<line> *utoma*icamente, li*o como *erda*e, * *lguém teve que pe***r sua *oz para qu* *ssim fosse. </line>
<line> *ara a autora, o "falar *or" e o "r*pr*s*ntar", ou *e**, assumir o *ugar de fa*a do outro o* </line>
<line> realizar uma performance, po*suem u*a ligação, **is, em a*bo*, a própria represen*ação *e </line>
<line> con*igura em um di*lo*o no qual presume-s* haver um falante e ** ouvinte. A condição *e </line>
<line> silenc*ament* do subalt*rno, além de cria* a necessidade d* *ue alguém fale *or si, *x**ui a </line>
<line> *o*s**ili*ade ** *ue se estabeleça *m diálogo sem intermedi**ios. </line>
<line> Nesse senti*o, as forças es*ruturais *e um mun*o globaliza*o, cujo discurso </line>
<line> hegemôni*o foi constru**o com base nas narrativ*s históricas eurocêntri*as, p**passad*s pelas </line>
<line> relações de p*der e sob as amarras do im*erialismo cult*ral, *bliter*m toda e qualque* </line>
<line> n**rativa poss*vel dos povos coloniz*dos, dos subalternos, por meio do que Spivak (2010) </line>
</par>
<par>
<line> id*n*ifica como "viol*ncia epistêm**a". *ss* viol**cia </line>
<line> é praticada pela c*ên*ia que despreza </line>
</par>
<par>
<line> os saberes *ue es*ão fora de su* alçada *, a*sim, descarta, também, os sujeit*s, m*is uma vez </line>
</par>
<par>
<line> inv*ab*l*zando o di*logo, agora nã* *penas **l* silenciamen*o do subalterno, mas </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> s*l*tiv* surde* *os intelectuais. Parece não hav*r, ne*sa con*igur*ção de **n*o e ciência, o </line>
</par>
<par>
<line> direito à voz para os </line>
<line> subal*e*nos. Nessa *steir*, S*ivak (201*) </line>
<line> e*uncia que * subalterno, </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> fato, não *ode falar. </line>
</par>
<par>
<line> *iante de sua drástica *onc****o, Spivak (*010) lança sob*e os *nt*lectuais, cientistas </line>
<line> * pesqu**adores, a responsabilidade d* praticar uma ciência con**a hegem*nica qu* *e </line>
<line> *r*ocupe em não s*lenciar *or mei* d* re*r*sentaçõ**, e proporcione a*s s*jeitos s*balternos </line>
</par>
<par>
<line> espaços nos quais *oss*m </line>
<line> fala* e *er *uvidos. Ainda ass*m, * autora afi*ma que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> repre**ntação *ão defin***, vez que a expe*i**cia ** con*trói, também, por m*io *essas, e a </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 2024 ww**.fsanet.*o*.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveira, S. M. Caetano, F. M. L*uredo, R. R. Marçal </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> ideia de um dis*u*so subalt*rno autênt*co, sem traços d* discurso do**nante, é muito di*tante </line>
<line> da realida*e. </line>
<line> 2.* O int*lectual e o subalterno: relaçõ*s *m zonas de contato </line>
<line> Zona de contato é uma *xpres*ão utilizada p*l* *utora Mary Lou*se *ratt, e* *u* obra </line>
<line> Os Ol*os do Imp*rio: relato* de viag** e tr*n*culturação, n* qua* su* análise recaí sobr* * </line>
<line> literatura produ*ida pelos coloni*adores europ*us em su*s i*cursões pel* Áfri*a e América. </line>
</par>
<par>
<line> Tal co*ce*to corresponde à ideia de fro*teira c*ltural, </line>
<line> ou seja, de um entrelugar no qual </line>
</par>
<par>
<line> sujeit*s g*og*áfica e historicamente apartados passam a *e relacion*r. Nesse **ntido, acerca </line>
<line> das zonas de c*nt*to, discorre Pr*t* (1999, *.27): </line>
</par>
<par>
<line> (...) *spaços so*iais on*e culturas dí*p*res se </line>
<line> enc**tram, *e chocam, se *ntrelaçam </line>
</par>
<par>
<line> *m* com a o*tra, *requentemente e* relações e*tremamente *ssi*étricas de </line>
<line> dominação e subordinação - com* o co*onialismo, o escravagismo, ou seus </line>
<line> sucedâneo* ora prati*a*os em tod* o *undo (PRA*T, 1999, p. 27). </line>
<line> A au*ora coloca ** centro d* s*a arg*mentação, com* o próprio con*eito den*ncia, o </line>
<line> contato. Partindo do p*essuposto de que a* rel*çõ*s sociais se dão por e*trelin*as *e </line>
<line> d*fe*ença, de hierarquia e de conje*t*ra* em confl*to ou, simplesmente, não *omp*rti*h*das, </line>
<line> Pratt (199*) co*sidera q*e tais p**ssupost*s *ão produzid*s pelo contato e no con**to. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> as d*ferenças étni*as, soc*ais </line>
<line> * de gênero, por exemplo, teri*m *eu cam*o de </line>
<line> *nálise </line>
</par>
<par>
<line> desloc*do d* pertencimen*o a ess** com*n***des p*ra a *u* prod*ção e reprodução n* </line>
<line> conta*o socialmente estruturado de grupos. Para Pr*tt (19*9, p.*2): </line>
</par>
<par>
<line> Sob uma perspe*tiva do *ontato, *m fe*ôm*no como a segregação, *or </line>
<line> exe*plo, </line>
</par>
<par>
<line> consistiria não simplesmente na se*aração ou isolação mútua, como v*m sen** </line>
<line> definido pela própria segrega*ão, mas como uma forma de ajuntamento que assume </line>
</par>
<par>
<line> a co-p*esença social * histo*ica*ente **tr*tur**a de grup*s dentro d* um espaço </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> uma zona de contato. </line>
</par>
<par>
<line> As zonas de contato são, remon*ando à Spivak (**10), a f*onteira entre * subalterno </line>
<line> e o intelectual, na qua* sua co**istência p*omov* relaç**s mar*adas pela assimetr*a de poder, </line>
</par>
<par>
<line> dom*nação e subordinação. Ainda ne***s zonas, os su**itos são constituídos no c*n*ato </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*ravés do </line>
<line> *on*ato estabelecido entre *les (PRATT, 1999); nesse sentido, no </line>
<line> âm*ito </line>
</par>
<par>
<line> acadê*ico, p**e-se assumir que * sujeito subalterno silenciado * consequên*ia das dinâmicas </line>
<line> de *oder que se dão n* co**ato com o intel*ctual. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 6, *rt. 3, p. *6-62, ju*. 2024 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pode o Sujeito Sub*lterno Falar nas Pesquisas em *dm*nistração? </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Nesse p*nto, se faz necessári* re**sitar a co*cl*são de Spiv*k (2010) *ue, ao </line>
</par>
<par>
<line> determinar que o suje*t* su*alter*o é *ilenciado, s*b </line>
<line> a </line>
<line> ação da violênc** epi*t*mica, e que, </line>
</par>
<par>
<line> a*nda *ue esse alca*çasse uma posição na q*al p*desse falar, s*a próp*i* fala estaria </line>
</par>
<par>
<line> atraves*ada *elo </line>
<line> discurso </line>
<line> hegemônico de se* domi*ad*r, conclu* que em situa*ão alguma </line>
</par>
<par>
<line> pode*ia * sub*lterno fal*r. </line>
<line> D*s*a for*a, porém, qualquer esforço por *ma *rod*ção c*e*tífica *ontra </line>
<line> hegem*nica seri* em vão, po*e*do, ainda, se* *nstrumento na *anutenção de estru*uras de </line>
<line> pod*r e s**enciamento do outro. Além *isso, tai* *firmaçõe* a*re* brecha* e *orn*cem </line>
</par>
<par>
<line> fundamento* para a invalidação dos saberes produz*dos *a subalternidade, </line>
<line> às ma***ns, n*s </line>
</par>
<par>
<line> per*ferias, favelas, *u*lo*bos, uma vez que esses não poderiam ser </line>
<line> conside*a*os livres, </line>
</par>
<par>
<line> autênticos e genu*nos. </line>
</par>
<par>
<line> Para Pra*t (199*), sob * ótica do contato, as front*iras s*o lev*das ao ce*tro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *iscussão, f*zen** das z*nas de c*n*at* o *ugar d* hete*ogên*o, das diferenças, enqua**o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> hom*g*neo se retrai *s margen*. Assim, a pers*ectiva sub*lterna </line>
<line> de mundo seria comp*sta </line>
</par>
<par>
<line> pel*s co*flitos e* insti*ui*ões estab*lecidas pelos o*tros, enquanto o frate*no e o *omogên*o </line>
</par>
<par>
<line> se dão às marge*s. </line>
<line> Nessa esteira, compreen*e-se que ** sabe*es c*nstituídos na </line>
</par>
<par>
<line> su**lternidade são discursos homo*êneos *m*urrados para as margens, **quanto no </line>
<line> cen*ro </line>
</par>
<par>
<line> das zonas de contatos está a disputa de po*er. </line>
</par>
<par>
<line> Quando t**z à luz as zonas *e c**tato, adotando um *ensamento de f*o*te*ra, **at* </line>
<line> (1999) *lud* ao t*stemun*o, uma **odução de*o*re*te de uma relaç*o h*era*quizada entr* o </line>
<line> intelectual e o subalte*no que, feita *m cola*oração, tem a *n*enção d* intervir na consc*ê*cia </line>
</par>
<par>
<line> hegemônica da </line>
<line> el*t* intele*tual que </line>
<line> d*tém o pode* de co**ar a *is*óri*. P**a a autora, para </line>
</par>
<par>
<line> lev*r adiante a força </line>
<line> p*lítica </line>
<line> dessa* obras é *ecessário, ** sua produção e interpreta*ão, </line>
</par>
<par>
<line> bu*car p*incíp*os cr*ticos que </line>
<line> não coadu*e* com as estrut**as de autor*da*e que estejam </line>
</par>
<par>
<line> *res*n*es n* *exto (P*ATT, 1999). Dessa forma, é possível f*zer a voz do su*alter*o *u*gir, </line>
<line> ganhar espa*o e s** ou*ida, afinal: </line>
<line> Uma perspectiva da fr*nteira, ou 'do cont*to', garante às pr**icas c*lturais e ét*ic*s e </line>
</par>
<par>
<line> à produção i*tele*tual ét*ica um tipo espec*fi*o </line>
<line> de autoridad* na zo** de c*ntato. </line>
</par>
<par>
<line> Ob*iamente d*ve se* *oss*vel a intelectu*is étnicos, sem **nunciar a s*a etnia, fazer </line>
<line> reivindicações *nquan*o i*tele*tuais e líd*res *e todos; 'mino*ia', ao contrá*io, </line>
<line> sempre signifi*ará suba*terni*ad*, * a artistas e inte*ec**ais é*nicos só resta** optar </line>
<line> entre s*r reduzidos à encarna*ão da c*ltura ci*cunscrita o* assimila*os a ela. </line>
<line> (PR*TT, 1999, pp. 14-*5) </line>
<line> Por *im, *epre*ndemos *ue a **olê*c*a e*istêmica *os d*scursos cien*íficos </line>
<line> hegemônicos estabelece a dificu*dade *e situar o subalterno enquant* um s***ito social de*tro </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 2024 www4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Ol*veir*, S. *. Ca*tano, F. M. Loured*, R. R. Marçal </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> dos di**ursos * das pe*quis*s acadêmicas. No entanto, o i*tele*tual, cie**ista e/ou </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador, *o se d*parar com o* es*udos subalternos e in*ressar em uma </line>
<line> *ona *e con*ato </line>
</par>
<par>
<line> com esses suje*t*s, pode, em conjunto, pro*uzir *onheciment* acadêmico qu* *lém de novo </line>
<line> em sua forma tem * *rop*sito de int*rfe*ir polit*camente na *rodução do sab*r. </line>
<line> * RESULT*DO* E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.* A ra*ão *e*em*nica em Adm*nistraçã* no *ras*l, o con*at* c*m o Subalterno e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> Sociologias das Au*ên**as e *a* Emergências </line>
</par>
<par>
<line> A gê*ese do ens*no supe*ior em Administração no Brasil foi marcada, e* seu período </line>
</par>
<par>
<line> inicia*, pelos saberes e co*cepções on*o*ógi*a* </line>
<line> e epistemológi**s ad*in*as </line>
<line> d*s Estados </line>
</par>
<par>
<line> Uni*os d* Améric* (*UA), send* *p*iado </line>
<line> pelo governo de tal nação e, ainda, pela </line>
</par>
<par>
<line> Organizaç** das Nações *nida* (ONU), o qu* ficou explici*ado, adema*s d* apo** finance*ro, </line>
<line> pela s**eção dos modelos de escola in*ernacionais, do no*te global, que se visa*a re*l*car em </line>
</par>
<par>
<line> te*ras brasileiras, assim como pe** u*iliza*ão de **ferência* </line>
<line> bibl*ográficas anco***as *m </line>
</par>
<par>
<line> autor*s q*e poss*íam uma concep*ão de **ência ab*açada pela aca*emi* *sta*u*ide*se de </line>
<line> administração (BARROS, CARRI*RI, 2*13). </line>
<line> *ar* Vale, Be**e** e *ilveira (2013), o en*endimento major*t***o *o* govern*ntes e </line>
<line> g*andes empresários *o Brasil, à épo*a, d* que tudo que advinha dos EUA esta*a relacionado </line>
</par>
<par>
<line> diret*mente com a mode*n*da*e e, assim, </line>
<line> pass*va a ser considera*o algo ser ad*tado a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> replicad*, *ambém explica * d*cisã* par* o modelo no**e-*mericano de *dministra*ão s*r </line>
<line> *ce*to em terr** brasil*iras. </line>
</par>
<par>
<line> No q*e t*nge à literat*ra </line>
<line> utili*ada *os c*rrículo* de administração </line>
<line> de univ*rsidades </line>
</par>
<par>
<line> l*tino-america*as, *á predo*inância de </line>
<line> tra*uções *e livr*s f*rm*dos po* reconhe**dos </line>
</par>
<par>
<line> auto*es </line>
<line> dos paíse* centrais, o que, somado à p*op*gação de </line>
<line> *itera*uras e*abo*adas pelo* </line>
</par>
<par>
<line> den*minados </line>
<line> gu*us d* mana*e*ent, *a**li*ou, e s*g** fac*litando, a **ed*minância de suas </line>
</par>
<par>
<line> ide*l*gias (IBA**A-COLA*O, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> **mbém no Brasil, espec*ficamente, * literatur* nacional </line>
<line> em Adm*nis**ação está </line>
</par>
<par>
<line> atrelada à produção europ*ia * *stadunidense, o *ue ind*ca a exis*ência de def*ciências no que </line>
<line> tange à or**i*alidade d*s obras, visto *ue imitações e *epeti*ões de jargões e pers*ectiva* d* </line>
</par>
<par>
<line> nor*e </line>
<line> são rotineiras; da mesm* for*a, as r*ferênci*s bib*iog*áfic*s utilizadas em p*rte </line>
</par>
<par>
<line> significa*iva d*s </line>
<line> obras </line>
<line> elabo*a*as p*r pesquisado*es *rasileiros ten*em a se** o**undas dos </line>
</par>
<par>
<line> países ce*trais, confirmand* e </line>
<line> cor*obor*ndo para tal cenário </line>
<line> (BE*TERO *t al., 2013; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-6*, j*n. 2024 </line>
<line> www4.*san*t.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pode * Sujeito S*balterno Falar na* Pesquisas em Administr*ção? </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> BERTERO; CALDAS; W*OD JR, 1999; RODRIGUES; *ARRIERI, 200*; V*RGARA, </line>
<line> 2*01) </line>
</par>
<par>
<line> Ai*da </line>
<line> sobre </line>
<line> *al </line>
<line> per*pectiva, </line>
<line> no </line>
<line> qu * </line>
<line> tange </line>
<line> à* </line>
<line> pesquis*s </line>
<line> realizadas, </line>
</par>
<par>
<line> cont*mpor*neame*te, assim como nos *emais países d* *mérica Latina, seg*e </line>
<line> em voga </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> primazia na a*oção *e pe*spectivas estrangeiras, mais especificamente dos países </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> com*õem o no*te globa*, c*nforme mencionado por B*rt*ro et </line>
<line> al. (*013), que *ponta* q*e </line>
</par>
<par>
<line> um dos **is frequente* problema* s*ria a ado*ão irrestrita *e estrangeirismos nas **sq*is*s e, </line>
<line> ainda, na pos**ra dos pesquis*dores d* áre*, os quai* tendem a supervalorizar * que *em de </line>
<line> *o*a, ind*c*nd* uma relação com * histórico colonial do Br**il * uma manif*staçã* de </line>
<line> i*ferioridade. </line>
</par>
<par>
<line> C*aduna *om tal p*siç*o Iba*ra-Colado (20*6), d*stacando *ue, *o que tan*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> liter*tura u*ili*ada nos curr*cul*s de a*m*nistração de universidades la*ino-americanas e nas </line>
<line> p*squ*sas na área, há p*edominância de traduções *e l*vros elaborados por r*conhecidos </line>
</par>
<par>
<line> autore* dos países centra*s * que, </line>
<line> somado à p*op*gação de lite*at*ras elaborad*s *el*s </line>
</par>
<par>
<line> de*o**na*os guru* do ma*agement, facilitou - e segue fac*li*ando - a pre*om*nância de suas </line>
<line> ideo***i** anco*a*as na ra*ão *egemô*ica. </line>
<line> I*arra-Colado (2**6) a*ir**, re*erindo-se aos *esqu*sa*ores l*tino-americanos com* </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> todo, qu* a maioria dos e*tudiosos no âmbit* da gestã* têm *e co*tentado em utilizar, </line>
</par>
<par>
<line> acriticamente, te*rias e metodologias de pensador*s </line>
<line> est*a*geiros, </line>
<line> espe*ialmen*e aque*es de </line>
</par>
<par>
<line> *aíses de or**em anglo-saxã, indican*o que, apesar de *eu local *e nascença, teriam a*quirido </line>
<line> a característica de *ensarem *o*o *ujeitos do *ort* glob*l, ignorando *s especif*c*dades </line>
</par>
<par>
<line> locais. Soma-*e isso o fato d* a maio*ia de tais pesqu*sador*s n* A*ér*ca L**i** a </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> reconhece*em a origem </line>
<line> colo*ial da r*gião, eme*g** propostas acríticas par* as questões </line>
</par>
<par>
<line> pertinente* local*en*e, o que resulta em uma forma de colonialidade autoimposta. </line>
<line> *e*se modo, de*ota-*e um* domin*ç*o e*istemo*ógica no campo da Admini*tra*ão </line>
<line> (AB**LLA; FARIA, 2*17; CA*VAL*O FI*HO; IPIRANGA; FA*IA, 2017; FARIA; </line>
</par>
<par>
<line> WANDE*L*Y, </line>
<line> 2013), a qual configura um </line>
<line> co*texto de imp*rialism* c**tural (*PIVA*, </line>
</par>
<par>
<line> 2010) no âmbito da Ci*ncia **ministr***va no Brasil. *ort*nto, tanto a á*ea da Administraçã* </line>
</par>
<par>
<line> quanto a </line>
<line> de estudos organ*zacionais funcion*m *omo ferramentas de manut*nção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reproduç*o da d*fer*nça col*nial que, na prát*ca, impõem definições sobr* * q*e * r*levante, </line>
</par>
<par>
<line> ass*m com* **ais e*trutura* concei*uais u*iliz*r, dad* q*e, ca*a ve* mais, se fortalece </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> colonização a p**tir da </line>
<line> ideologia </line>
<line> do manag**ent </line>
<line> (IBARRA-COLADO, 2006; MISOCZKY, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. *, p. 46-62, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. *live*ra, S. M. C*et**o, F. M. Lou*edo, R. R. Ma*çal </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se sentido, *ar*alho Filho, Ipi**nga e Faria (2017), *pontam que se deve buscar, </line>
</par>
<par>
<line> com rel*ção à Ciên*ia Administrativa no B*asil, *n***porar e aumentar </line>
<line> a e*ersão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onhecim*ntos que f*ra* encober*os pe*a razão dominan*e nas últimas décadas, se*am ess*s </line>
<line> de cun*o h*ma*ístic*, soci*l ou de *utras fontes, por *eio de uma e*o*ogia dos saberes, ou </line>
<line> **ja, da consideração de outros conheci**nto* possíveis. </line>
<line> *on**ante o expost* sobre a* *aracterísticas da área de *d**nistraçã* no Brasil, *om </line>
<line> base no p*n*amento de Spivak (2010), denota-se que, con*iderando-se o imperialis*o cul*ural </line>
<line> pre***te, an*orada na razão eurocêntrica *egemô*ica, o pesquisador no âmbito brasile*ro é, de </line>
<line> fato, um subalte*no em rel**ão ao pensadores do n*rte global *ue, *omo visto, são os que, no </line>
<line> geral, elaboram e *e**nem o que * a Ciênc*a **min*strativa, d*cidi*do, inclusive, que as </line>
<line> formas de *estão ca*ac**rí*ticas *o sul global são imperfeiçõe* daquelas o**gi*árias do *orte </line>
<line> global (Ib*rra-Co*ad*, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Aind* c*m base em S*i*a* (2010), uma ve* submissos às </line>
<line> determin**ões </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> fundamentação </line>
<line> eurocê*tr*ca, </line>
<line> os cient**t*s lo**i* têm s*a fa*a cont*m*nada </line>
<line> pelas vozes do </line>
</par>
<par>
<line> nor*e, </line>
<line> não possu*ndo, *o*tanto, um </line>
<line> d*scur*o autêntico * livre; con*udo, ressalt*-se *ue </line>
<line> tais </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadores bras*leiros, n* *mbito de suas r*l*ções para com os sujeit*s de suas **squisas, </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> mai* são caracterizados como subalter*os, mas com* o inte**ctual qu* silenc*a </line>
<line> tai* </line>
</par>
<par>
<line> s**eitos, que, nesse c*ntex*o, sã*, de f*to, os subalt*r*o*, vítimas da violênc*a epis**m*ca </line>
<line> inerente às relações entre intelectuais e indiv*duos às mar*ens. </line>
</par>
<par>
<line> *iante </line>
<line> de tal cen*r*o, ad**ai* d* pensa*ento pós-colonial de Spiva*, nos estudos </line>
</par>
<par>
<line> descoloniais, o soc*ólogo *oventura *e **u*a S*n*o* volta sua atenção para a **ces*idade *e </line>
<line> reinve*tar a emanc*pação d*s grup*s subalternos, *olonizados e/ou oprimido* pelas es*rutur*s </line>
</par>
<par>
<line> econômicas, soci*is e política* que a c*n*igura*ão i***rialista e </line>
<line> cap*talista de m*ndo os </line>
</par>
<par>
<line> subm*te. No campo dos saber*s, Santos (*002) </line>
<line> prop*e as sociologias d*s ausências e </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> emergê*cia* que, intrínse*as, co*ocariam a* ci*nc*as * produção do saber nos trilh*s a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sa*er contra h*gemônic*. </line>
</par>
<par>
<line> A sociologi* das ausênci*s surge a partir da cons*atação, anterio*ment* realizada </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> Pratt (1999), *e que o* suba*ternos pro**zem sa*er e o elabo*am às mar*en*, *ma vez q*e a </line>
<line> narra*iva hegem*nica pertence a** intelectuais de for**ção eurocêntrica, por consequên*ia, </line>
<line> im*eriali*ta; a part*r dessa *on**ataçã*, Santos (2002) e*o*a a *oc**logia das ausências a *im </line>
</par>
<par>
<line> *e trazer *sses sab*res subal*ernos </line>
<line> par* o centro das discussões e da produção cien*ífica, </line>
</par>
<par>
<line> ma**lando os limites e*tr* o conhecim*nto hege*ônico e * prod*ção localizada *as m**gens. </line>
</par>
<par>
<line> *ess* se*tido, **der-se-ia entender que **tariam eliminadas as d*ferenças * as di**utas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *ere*ina, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20** www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ode * Sujeito Subalterno Falar nas Pesqu*sas em Admi**stração? </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> p*der na **od*çã* ** saber nas z*nas *e contato, o que, para *r*tt (1999), conforme vis** </line>
<line> ant*rior**nte, nã* é possí*e*. </line>
<line> Santos (2002) utiliza o conce**o de *onas de contato também para referi*-*e a* lo*al de </line>
</par>
<par>
<line> e*cont*o *es**s diferen*es *abe*es ide*ti*ica na mod*r*idade *cide*tal duas zonas ** e </line>
</par>
<par>
<line> contato *rincipais: *ona episte*ológica, na qu*l a ciên*ia moderna e os *ab*res </line>
<line> *radicionais </line>
</par>
<par>
<line> se chocam; * zona coloni**, onde se contra***m o colonizador e o c*lonizad*. Nessas zonas, </line>
</par>
<par>
<line> r**gatando a* </line>
<line> r*c*m*ndaçõe* d* Pratt (1*9*), Santo* (2002) *hama a </line>
<line> atenção par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex**tênci* da seletivid*de ativa nas zonas de contatos, *ue abre precedentes par* qu* a razão </line>
</par>
<par>
<line> cosmopolita, *egemôni**, tenh* * poder para es*olher qua*s </line>
<line> os </line>
<line> *aberes * práticas que *erã* </line>
</par>
<par>
<line> colo**d*s em cont*to. O *utor *dentifica, </line>
<line> ain*a, seletividade passiva, que o*orr* em ca*os a </line>
</par>
<par>
<line> de e*trema opressão, *ue torna u*a cult*ra "impronu*ciável", ou s**a, s*l*ncia*a, o </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> ter*o* de S*ivak. *os dois c*s*s de se*eti*idade apresentados, fi*a eviden*e presença da a </line>
</par>
<par>
<line> viol*ncia epis*ê*ica (SPIVAK, </line>
<line> 2010) e * </line>
<line> *ece*sid*de de preoc*par-*e com o *aráter </line>
</par>
<par>
<line> transfor*ador do novo saber gerado. </line>
</par>
<par>
<line> Ao tra*alho de testemunh* de Pratt (1999), Santos (2002) atribui a </line>
<line> alcunha de </line>
</par>
<par>
<line> tra*ução, *antend* o </line>
<line> entendimen*o d* que essa atividade *eria o *esultado do encontro d* </line>
</par>
<par>
<line> *ois s*beres em confli*o em uma zona de *o*tato. Pa*a o autor, assim com* par* a linguista, a </line>
</par>
<par>
<line> fim d* que tra*ução não se torne imperialista ou a*tropofágica, *** processo *eve * </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> vigiado * seu texto final deve *e* *nterpr*tado c** um olhar *ivre das a*arra* *str*turais do </line>
<line> *on**cimento hegemônico e*rope*zado. </line>
<line> Juntamente com a *ociolog*a das au*ênc*as está a sociologia **s e*ergências, segundo </line>
<line> a qual a aproximação de saberes nas zonas de co*tato abre um le*ue de possibilidades p*urais </line>
</par>
<par>
<line> e con*retas, </line>
<line> ao mesmo t*mpo </line>
<line> *tó*icas realis*as, que e </line>
<line> começam se construir no momento a </line>
</par>
<par>
<line> prese*te através </line>
<line> do cuidado </line>
<line> com a produçã* *e saberes e sua* *isp**as *nterna* de poder </line>
</par>
<par>
<line> (SANTOS, 2*02). </line>
<line> *s soc**lo*ias das aus*ncias e d** emer*ênc*a* d* San*os (*002) sã* su* p*oposi*ão </line>
</par>
<par>
<line> para expandir presente e contr*ir o futuro, r*specti*amente; com i*so, o autor * </line>
<line> busca fazer </line>
</par>
<par>
<line> frente às razões *s q*ais identific* com* raz*o *et**ímica e r*zã* prolépti*a. A razã* </line>
</par>
<par>
<line> metoním*ca pretende a*enas uma *nica for*a *e </line>
<line> racionalid*de, excluindo qu*lquer **tra </line>
</par>
<par>
<line> além de *i ou, uti*izando-a apenas como matér*a-*r*ma de su*s própria* confabulações. A </line>
<line> ra**o p*olépt*ca, *f*rma o autor, ignor* o f*turo, n** o con*id*rando, u*a vez que jul*a qu* </line>
<line> *á se sabe tudo sobr* ele e que é ele * apen*s um* *ontinuação *nfinita *o *re*ente. </line>
<line> As c*as*i*icaçõe* de razõe* propos*as p*r Santo* (2002) remontam às preocupações </line>
<line> do* est*dos subalt*rnos * da *l*reza co* a *ua* Spiv*k (2010), *m sua crítica, aponta para a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-*2, *un. 202* www4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Ol*veira, S. M. Caetano, F. M. Louredo, R. R. **rçal </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> *ominaç*o da narrat*** h*stóric* imperialis*a, em es*ecial a razão m*tonímica, *ue </line>
<line> desencadeia os efe*tos de iné*c*a da razão proléptica. </line>
<line> Nes*e sentido, e* um mu*do marcado pelas diferen*as de*orr*nt*s dos processos </line>
<line> imperialistas de coloniz*ção e dom**aç*o, os poderosos pr*duzem * conhecime*to, o pr*s*nte </line>
<line> e, se não houver o *ompi*ento com * excl*den*e razão metoní**ca (S*nt*s, 20*2), o fut*ro </line>
<line> nã* ap*ese*ta mu*anças, novidades, mas s**ue de maneira linear a* predi*posi*ões do </line>
<line> pres**te, perpe*uan*o, **sim, a *ominação * a *i**ência *ocia*, *olí*ica, *conômica, racial, *e </line>
<line> gênero e, *ambém, e*i*temoló*ica. </line>
<line> * CONSIDE*A*ÕES FINAIS </line>
<line> A* *artir do q*e*ti*nam*nto de Spivak (2010), "pode o suba*t*rn* fa*ar?", o pr*sente </line>
</par>
<par>
<line> en*aio *e propôs a repens*r a forma *omo </line>
<line> os es*udos subalte*nos a*ar*cem nas pesquisa* </line>
</par>
<par>
<line> científicas na ár** </line>
<line> da A*ministração, oferecendo, co* ba** nas a*ticulações teóricas </line>
</par>
<par>
<line> apr*sen**das, pistas </line>
<line> epistê*icas para que tal *rodução de sab*r seja não s* mais p*litiz**a, </line>
</par>
<par>
<line> mas, tamb*m, agente de tran*for*ação e pro*oto** de d**ersidade. </line>
<line> Gayatri *pivak (2*10) f*i categó*ica em *u* respos** ** questionamen*o que ela </line>
</par>
<par>
<line> *esma *r*pôs; o su**ltern*, para a au*ora, não </line>
<line> pode falar, </line>
<line> vez que é silenciado pel*s </line>
</par>
<par>
<line> estru*ura* de **d*r herdadas de uma co*s*rução e narrativa intelectual de mundo imperialista </line>
<line> e capitalista qu* opri*e *s *amadas **i* baixas d* es*ra*o *o*ial, os colo*izados. No entanto, </line>
</par>
<par>
<line> a impossibilidade </line>
<line> de fala </line>
<line> não é, </line>
<line> *qui, com*r*endida sem questioname*tos, muito emb*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **o*ência epis*êmi*a que o causa s* *pres*n*e como uma consta**e *m *uas c*íticas. </line>
<line> Pratt (1999) *econh*ce a violênci* epi*têmica n* medida *m que, ao pro*or as zo*as </line>
</par>
<par>
<line> de con*ato como local de encontro de s*bere* marginais - ep*s**molog*as subalternas - </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *aberes domin*ntes - epistemologias cos*opo*itas euro centra*as -, n*o i*nora as d*nâmicas </line>
<line> e confl*tos decor*en*es d* constitu*çã* de *oder e mundo aos quais S*iva* (2010) *nuncio*. </line>
<line> N*s zonas de contato (Pratt, 19*9; Santos, *00*), é ine*i*ável que haja um* dicotomi*, </line>
<line> uma heterogen*idad*, expressa, aqui, nas fi*uras do subalt*rno e do inte*ectual; *o entanto, do </line>
<line> cont*to surg*m nov*s conhec*me*tos e, *esses novos c***ecimentos, é *ossív*l ouvir * voz </line>
</par>
<par>
<line> do suba*terno e, </line>
<line> assim, </line>
<line> haveri* poss*bili**de </line>
<line> de fala *ara o *ubalterno, ainda que sob *ma </line>
</par>
<par>
<line> v*olência e*i*têmic* ine*e*te * sua re*ação com o pesqui*a*or. </line>
</par>
<par>
<line> Dada a violênci* </line>
<line> epist*mica </line>
<line> e a possibilidade d* </line>
<line> pro*ução de sa*er jun*o ao </line>
</par>
<par>
<line> sub*lterno, des*oca-se a di*cussão pa*a a esfera cie*tífica da Administração no *rasil, ár*a d* </line>
<line> saber que, no â*bito do ensino, *m terras brasileiras, teve sua origem diretamen*e atrelada ao </line>
</par>
<par>
<line> pensamento h*gemônico estadunidense, * na </line>
<line> qual, contemporaneame*te, há primazia *e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*n*, *. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 20*4 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*de o **jeito Su*alt*rno Fala* nas Pesquisas em Ad*inistração? </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> ut*liz**ão d* t*o*i** * conceitos ad**ndos d* n*rte global, o qu*, na prát*ca, di*iculta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*r*ão ** e*istemes d* outros lo*a*s. </line>
</par>
<par>
<line> *inda *om re*aç*o à sea*a organ*zaci**al, c*nforme pode se obs**v*r p**tir da a </line>
</par>
<par>
<line> expo*iç*o </line>
<line> fe**a </line>
<line> n**te </line>
<line> ensaio, </line>
<line> as </line>
<line> pro*uções </line>
<line> cientí*i*as </line>
<line> *m </line>
<line> Adm*ni*tra*ão </line>
<line> são, </line>
</par>
<par>
<line> majorita*iame*te, per*e*d*s p*los lastros *e suas origens eurocêntrica* e es*adunidenses, </line>
<line> e*volt*s pelo poder político, econômico * socia* dessas r*gi*es que exercem sobre o B*as*l </line>
<line> um poder colonizad*r e imperiali*ta, bem como sobre o reco*te da cr*a*ão de saber na área </line>
<line> or*anizacional. </line>
<line> *e*se se*tido, não é uma s*rpresa * *upre*sã* dos saber*s n*tivo* e *s </line>
</par>
<par>
<line> de*co*siderações dos *o*al**mos e dos **pec**s particulare*, os </line>
<line> quais *od**iam </line>
<line> eme*gir em </line>
</par>
<par>
<line> *studo* de uma área do saber que se propusesse estar em contato com as *sp*cif***dades * </line>
<line> locais, o que demons*r* *ma da* f*c*s da vio*ênc*a epistê*ica que paira sobre a área. </line>
</par>
<par>
<line> *a*a *lé* disso, a pro*ução científica faz </line>
<line> u** dos *a*eres *ocai* e subal*ernos, *e </line>
</par>
<par>
<line> modo oportunista, recolh*n*o infor*açõe* para a cons*ruç*o de *m co*hecimento qu* re*orç* </line>
</par>
<par>
<line> a prevalê*cia do </line>
<line> d*sc*rso neolibera* na Administraç*o e </line>
<line> reduz a áre* </line>
<line> * reprodução d* </line>
</par>
<par>
<line> ideologias dominantes (CAMARA; MISOCZKY, 2019) ignor**do a violência </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> epistemológ*ca, so*ia*, racial e e*onômica - decorr*nte de tal aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> O pensament* de Santos (2002) encaixa-se nes*a narrat*va na *edida </line>
<line> em que, ao </line>
</par>
<par>
<line> propor a* sociologias d* *usências * da e**rgências, e* *onfluência com as c*ntribuiçõe* de </line>
<line> Sp*vak (2*10) e P*att (1999), ofer*c* u* fei*e de *uz a ser lançad* sobre * seara </line>
</par>
<par>
<line> admi*istrativa, </line>
<line> ao *efende* que </line>
<line> se deve reco*hecer * *rodução do conhecimento f**to *s </line>
</par>
<par>
<line> marge*s c*mo uma *rodução tão válida, </line>
<line> im*ortante e </line>
<line> autêntica, qua*to a *rodu*ão </line>
</par>
<par>
<line> hege*ônica e, assim, instiga a tr*zê-*a *a*a o centro das discussões, inseri-la e* uma z*n* de </line>
<line> conta*o na q*al será ouvida e fará *arte do *iscurso do presente e, *e*sa **rma, abri*á, ainda, </line>
<line> possi*ilidades para um **turo no qual as epi**e*ologias serão mais diversas. </line>
<line> Desse mod*, também dev*-se pensar a pes*uisa científic* em *dministra*ão como </line>
</par>
<par>
<line> u*a poss*vel zona *e **nta*o capaz de produzi* nov*s conhecimento*, *azer aprender </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ensinar sa*ere* **e são c*m*elidos para as marg*ns. Nes*e cont*xto, a figura do pesquisador </line>
<line> - ou intelectual, na linguagem dos autores cu**s teorias fundame*t*ram o prese*te ensaio - é </line>
<line> cruc*al, *ma v*z q*e esse é o suj*ito cujo t*abalho ab*e zonas de c*ntat* com o outro, com o </line>
<line> *ndivíduo subalterno. A necessidade de reco*he*er s*a posição, tanto co*o su**lte*no com </line>
<line> relação * elit* intelectual do *orte g*obal - dado que seu discur** está *ontam*nado pela *ala </line>
<line> d*ssa - qua*to como parte dominante ** relaç*o aos subalternos co* os quai* dial*ga em su* </line>
<line> pesquisa é urgente. Somente com o r*conhecimento é possív*l pr*tica* ações cons*iente* que </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, **n. 20** *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveira, *. M. Caetano, F. M. Lo*redo, R. R. Mar*al </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> *isem incluir na nar*ativa do*inante os s*b*res *radi*ionais marginali*ad*s de ma*eira </line>
<line> crítica, politiz*da e com * final*da*es de p*oduzir um conhe*i*ento a*têntico, *om a me*or </line>
<line> incidência *e violên**a po*sível, que tenha o pote*cial de transfor*ar. </line>
<line> Por fim, **tend*-se que o **pel *o ci*ntista, do i**electu*l e/ou do p**quisa*or, hoj*, </line>
<line> *m especia* na área da Adm*nistraçã*, é o de **conhecer su* p*s*ção d* pod*r dentro das </line>
<line> relaçõ*s com sujeitos sub*lternos envolv*dos em sua produção, a fim de permitir a emersã* d* </line>
<line> conhecimentos outros, *s*im como a mitigação da inevitável vio*ênci* e**stê*i*a *m t*is </line>
<line> *on*s de contato. Para tant*, p*op*em-se *s seguintes pistas epistêmicas: 1) cons*de*ar o </line>
</par>
<par>
<line> sujeito de pesquisa subaltern* como um a**nte </line>
<line> ativo, ass** como suas e*i*temes o*tras, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pro*uçã* do saber; 2) re*onhecer *ua po**ção, no âmbi*o das z*nas de co*tato, *e g*rado* e </line>
</par>
<par>
<line> rep*odutor de v*olência* </line>
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<line> OLIVE*RA, *. C; *AETA*O, S. M; LO**EDO, F. M; MARÇ*L, R. R. Pode * Su*eito Subalte*n* </line>
<line> Fa*a* nas Pes*uisa* em *dministr*ção? Rev. FSA, Te**s***, v. 21, n. 6, *rt. 3, p. 46-6*, j**. *024. </line>
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<line> Contribui*ão dos Autores </line>
<line> T. *. Oliveira </line>
<line> S. M . Ca*tano </line>
<line> *. M . Lour*do </line>
<line> R. R. Ma*çal </line>
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<line> 1) conc*p*ã* e pl*n*jame**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
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<line> 2) aná*ise * interpretaçã* *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na re*isão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*t*cipação na aprovação da *er**o final do man*s*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 3, p. 46-62, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/rev*s*a </line>
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