Benefícios Distintivos de uma Instituição de Ensino Superior – Uma Análise do Centro Universitário Serra dos Órgãos / Distinctive Benefits of a Higher Education Institution – An Analysis of the Centro Universitário Serra dos Órgãos
Abstract
O ensino superior tem se encontrado em constante evolução e, apesar do aumento da oferta, o preenchimento das vagas e a sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior (IES) privadas representam um constante desafio. A realidade não é diferente no Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, uma instituição de ensino privada e filantrópica, localizada na cidade de Teresópolis, interior do estado do Rio de Janeiro. Por isso, a presente pesquisa apresentou como objetivo o entendimento sobre os benefícios distintivos do Unifeso, de forma a melhorar a oferta de valor da instituição, visando à sustentabilidade institucional. O estudo versa sobre uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos de entrevista em profundidade com alunos e egressos dos cursos standard desse mesmo Centro Universitário. A análise foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados, verificaram-se os seguintes fatores que reverberam como benefícios distintivos que levaram à escolha do Unifeso: infraestrutura, localização, reputação e ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino Superior. Benefícios Distintivos. Estratégias de Captação Educacional.
ABSTRACT
Higher education has been in constant evolution, and despite the increase in offerings, filling vacancies and ensuring the financial sustainability of private higher education institutions represent a constant challenge. This reality is no different at the Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, a private and philanthropic educational institution located in the city of Teresópolis, in the interior of the state of Rio de Janeiro. Thus, this study aimed to understand the distinctive benefits of Unifeso to enhance the institution’s value proposition, aiming for institutional sustainability. The study is an applied research with a qualitative approach, using in-depth interview procedures with students and graduates of the standard courses at the same University Center. The analysis was conducted using content analysis technique. Based on the results, the following factors emerged as distinctive benefits that led to the choice of Unifeso: infrastructure, location, reputation, and teaching-learning.
Keywords: Higher Education. Distinctive Benefits. Educational Recruitment Strategies.
References
ALFINITO, S.; GRANEMANN, S. R. Escolha de uma IES em função da utilidade do usuário potencial: o estudante. In: ROCHA, C. H.; GRANEMANN, S. R. (org.). Gestão de instituições privadas de ensino superior. São Paulo: Atlas, 2003. p. 93–103.
ALFINITO, S.; TORRES, C. V. Comportamento do consumidor e as instituições educacionais. In: LAS CASAS, A. L. (org.). Marketing educacional: da educação infantil ao ensino superior no contexto brasileiro. São Paulo: Saint Paul Editora, 2008. p. 231–267.
ALVES, H. M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e consequências. 2003. 286 f. Tese (Doutorado em Gestão) – Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2003.
ANDRADE, L. Construção de reputação empresarial: o diferencial competitivo. Revista RI Global. 93. ed. Rio de Janeiro: IMF Editora, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. p. 95–102.
BAUDRILLARD, J. Função-signo e lógica de classe. In: A economia política dos
signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996. p. 9–49.
BOURDIEU, P. Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos CEBRAP, n. 96, p. 105–115, 2013.
BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 82–121.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Sinopse estatística da educação superior: Micro dados em tabela Excel por ano – de 1995 a 2021, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 1 jul. 2022.
BRONEMANN, M. R.; SILVEIRA, A. Marketing em instituições de ensino superior: a promoção do processo seletivo. In: MELO, P. A.; COLOSSI, N. (org.). Cenários da gestão universitária na contemporaneidade. Florianópolis: Insular, 2004. p. 97–114.
CRESWELL, J. W. Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 4. ed. New Jersey: Pearson Education, 2012.
CRICCA, S.; DIAS, R. W.; MORAIS, D. M. G. de; MINCIOTTI, S. A. A escolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor. Gestão e Regionalidade, [s.l.], v. 30, n. 89, p. 22–31, 2014.
CRUZ, B. P. A. Reputação como fonte de vantagem competitiva: uma análise exploratória para uma instituição de ensino superior. Revista Magistro, Rio de Janeiro, v. 1, n. 15, p. 191–210, 2017.
CUNHA, L. A. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior: Estado e mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 795–817, 2004.
DEEPHOUSE, D. L. Media reputation as a strategic resource: an integration of mass communication and resourced-based theory. Journal of Marketing, Chicago, v. 26, n. 6, p. 1091–1112, 2000.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Strategies of qualitative inquiry: the Sage handbook of qualitative research. London: Sage, 2011.
FRANCO, E. Marketing educacional. In: Seminário Gestão de IES: da teoria à prática, 2000. Brasília. Anais [...]. Brasília, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funadesp, 2000. 148 p.
FREITAS, A. L. P; RODRIGUES, S. G. A estrutura do processo de autoavaliação de IES: uma contribuição para a gestão educacional. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 23, 2003, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: ENEGEP, 2003.
GAMBARO, D. Bourdieu, Baudrillard e Bauman: O consumo como estratégia de distinção. Novos Olhares, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 19–26, 2012.
HEMSLEY-BROWN, J. ‘The best education in the world’: reality, repetition or cliché? International students’’ reasons for choosing an English university. Studies in Higher Education, [s.l.], v. 37, n. 8, p. 1005-1022, 2012.
KOTLER, P.; KELLER K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
KOTLER, P.; FOX, K. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.
KVALE, S.; BRINKMAN, S. InterViews: Learning the craft of qualitative research interviewing. 2. ed. Thousand Oales: Sage, 2009.
LOPES, F. D. Teoria institucional e gestão universitária: uma análise do processo de avaliação institucional na Unijuí. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 5, n. 4, p. 23–34, 1999.
MARGINSON, S. Academic creativity under new public management: foundations for an investigation. Educational Theory, [s.l.], v. 58, n. 3, p. 269–287, 2008.
MARTINS, J. M. D. Marketing educacional: um estudo sobre atributos e imagens das instituições de ensino superior. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte, 2006.
MASETTO, M. T.; ABREU, M. C. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo II: Mercados, significados e gerenciamento de marcas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
MIRANDA, C. M. S.; DOMINGUES, M. J. C. S. Razões para escolha de uma IES: uma abordagem sobre o perfil sócio-econômico de alunos interessados em cursar administração. In: XVII ENANGRAD, 2006, São Luís. Anais [...]. Maranhão: ENANGRAD, 2006.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As abordagens do processo. 8. ed. São Paulo: EPU Editora Pedagógica Universitária, 1986.
MUND, A. L.; DURIEUX, F.; TONTINI, G. A influência do marketing na opção do aluno pela Universidade Regional de Blumenau. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Computação, 24, 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande, 2001.
PAIVA, R. Gestão de marketing educacional. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
PIÑOL, S. T. Janela do cliente-aluno nos cursos de pós-graduação. In: Colóquio internacional sobre gestão universitária na América do Sul, 4, 2004, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2004.
RAMEZANALI, M.; SOUZA, M. J. B.; SILVEIRA, A. Os desafios da marca na instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, [s.l.], v. 13, n. 3, p. 78-89, 2014.
REIS, Y. A. S. dos. A reputação nas instituições acadêmicas e a sua relação com a satisfação e lealdade dos estudantes: a marca ISeg. 2011. 96 f. Tese (Mestrado em Marketing) – Departamento de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2011.
SCARDUA, G. S. M. Critérios utilizados na escolha de instituições de ensino superior privadas de Salvador. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Faculdade de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
SCHINAIDER, A. D.; FAGUNDES, P. DE M.; SCHINAIDER, A. D. Comportamento do consumidor educacional: seu perfil e o processo de decisão de compra. Future Studies Research Journal, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 144–164, 2016.
SOUSA, E. T. de. Análise de fatores determinantes para a escolha de uma faculdade privada pelo público estudantil: um estudo de caso em Pernambuco. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
THIES, R. B.; BIANCHI, R. C. A visão dos formandos em administração e dos empresários com relação ao mercado de trabalho. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2, 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2005.
THURSTONE, L. L. Las actitudes pueden medirse. In: SUMMERS, G. F. Medición de actitudes. México: Trillas, 1976.
VANCE, P. S.; ÂNGELO, C. F. Reputação corporativa: uma revisão teórica. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 93–108, 2007.
VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa: vida e obra (Os pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1980.
VERGARA, S. C. Método de coleta de dados no campo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.7.3
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)