<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 7, art. 3, p. 51-70, jul. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.7.3 </line>
</par>
<par>
<line> Bene*ícios Distintivos de uma Instit*i*ão de Ensi*o S*perio* - *ma Análise do C**tro </line>
<line> Univers*tário Serra *os Ór*ã*s </line>
<line> Distinc*ive Benefits ** a Hig*er Educat*on I*stitu*i*n - An Ana*ysis of the Centro </line>
<line> Un*ve*sitário Serra d** *rgãos </line>
</par>
<par>
<line> Luc*ana Leitão Bass* </line>
<line> Mestra em *estão e Estr*tégia pela Unive*si*ade Federal Rur*l do Rio de *an*iro </line>
<line> Gere**e de Mar*et*ng do Centro *n**ersitár*o Serra dos Órgão* </line>
<line> E-*ail: lucia*a_basso@hotm*il.com </line>
<line> Flavia Luzi* Oli*eira da Cunha *ali*do </line>
<line> *outo*a em Ciênc*as *o*iais pelo *PDA *a Universidad* Federal Rural do Rio de Janeiro </line>
<line> *oordenadora do *P*E *a *ni*ersi*ade **deral Rural do Ri* d* Jane*ro </line>
<line> E-mail: fl*viagali**o@*ol.com.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Lucia*a Leit*o *asso </line>
<line> Edit**-C*efe: </line>
<line> *r. </line>
<line> Tonny </line>
<line> K*rley </line>
<line> de </line>
<line> Ale**ar </line>
</par>
<par>
<line> Centr* Univer*itário Se*ra do* Órgãos - Av. *lberto </line>
<line> R*drigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Torres, 1**, Alto, CEP: 2*.964-004, Teresó*oli*/R*, </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Artigo receb*d* em 02/02/*024. Últ**a vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Flavia Luz*a Oliv**ra da Cunha Galindo </line>
<line> receb*da em 22/0*/2024. Aprovado em 23/02/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Unive*s*dade Fede*al Rural d* Rio *e *ane*ro - BR-465, </line>
</par>
<par>
<line> Km 7, C*P: 23.897-000, Seropédic*/RJ, Brasil. </line>
<line> *val*a*o pelo *istema Triple Revie*: Desk Revie* a) </line>
<line> p**o Edito*-Chefe; * b) Doub*e *lind *eview </line>
<line> (avaliação c*ga p*r dois avaliado*es da área). </line>
<line> Revisã*: G**ma*ical, Norm*tiva e de For*ata*ão </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. L. Basso, F. *. O. C. Galindo </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O ensino superior te* se *nc*ntrado em constante evoluçã* e, apes*r do *umento da oferta, o </line>
</par>
<par>
<line> preench*mento das </line>
<line> v*gas * a sustent*bilidade financeira das inst*tuições d* *nsino superior </line>
</par>
<par>
<line> (IES) privadas r*p**se*tam um co**tan*e </line>
<line> d*s**io. A reali*ade nã* é difere*te no Centro </line>
</par>
<par>
<line> *n*versit*rio Serra dos Órgãos - Unif*s*, u*a instituiç*o de ensino priv*d* * f*l**trópica, </line>
<line> loca*izada na cidade de *er*sópo*is, inter*or do esta*o do Rio *e Janeiro. Por isso, a presente </line>
<line> pesquisa **resentou como o*jetivo o entendimento so*r* os benef*cios dist*n*i*os do Unifeso, </line>
<line> de forma a melhor*r a ofert* d* valor da instituiçã*, visand* à *ustentabilidade instit*cio*al. </line>
<line> O estudo *er*a sobre uma *esquisa de *aturez* a*li**da, d* a*o**agem qu*lit*t**a, co* </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*imen*os </line>
<line> de *ntrevista *m **ofundi*ade co* alunos * *g*essos dos </line>
<line> c*rsos standard </line>
</par>
<par>
<line> desse mesm* Centro Universitário. A análise fo* realizada por meio da técni*a de análise de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo. A </line>
<line> partir d*s resu*tados, verificaram-se </line>
<line> *s seguint*s fa*ores q*e *ever*eram como </line>
</par>
<par>
<line> benefícios d**tin*ivos que le*aram à escolh* do Unifeso: infraestrutura, localizaç**, reputação </line>
<line> e ensin*-aprendizagem. </line>
<line> Palav*as-cha*e: Ensino Superior. *enefícios Distintivos. Estra*égias d* Cap*ação </line>
<line> Educacional. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> Hig*er educati*n has been i* cons*ant e*oluti*n, and despite the incre*se in offerings, fil*in* </line>
<line> vacancies an* ensuring the financ*al sustaina*ility of priva*e higher educa*ion institutions </line>
</par>
<par>
<line> r**resent a </line>
<line> cons*ant </line>
<line> challeng*. This reality is no dif*e*ent at *h* Centro Universitári* Serra </line>
</par>
<par>
<line> dos *rgãos - Unifeso, a pr*vat* a** philanthropic *ducat*onal inst*tution *ocated in the city of </line>
<line> Te*es*p*lis, *n the inte*ior of the state o* Ri* de Ja*eiro. Thus, th*s s*udy a*med to un*er*tand </line>
</par>
<par>
<line> t he </line>
<line> distin**ive bene**ts of Unifeso t* </line>
<line> e*hance the i*sti*ut**n\s value proposi*i*n, aiming for </line>
</par>
<par>
<line> institution*l sustainab*lity. The stud* is an app*ied resear*h w*th a *ualit*tive approac*, using </line>
<line> *n-depth interview p*oced*re* wit* students an* gradua*es of *h* standard co*r*es *t *he sa*e </line>
<line> Univers*ty Center. *he anal*sis was co*ducted using content a*alysis tec*nique. Ba*ed on the </line>
<line> results, the fo**owing facto*s emerge* as distinctive benefits that led to *he choice o* Unife**: </line>
<line> in*rastructure, l*cation, ***utati*n, and tea*hing-learning. </line>
<line> Key*ords: *i*her Edu*a*io*. Dis*inct*v* Benefits. Educational Recruitm*nt Strategies. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 2*, n.7, art. 3, p. 51-7*, jul. *024 </line>
<line> ww**.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Be*efícios Distin*iv*s de uma Instituição de Ens*no S*perior - *ma Análise d* Centro Uni**rsitár*o </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> O ensino superior brasileiro </line>
<line> r*vela </line>
<line> u* *rescimento *onsid*r***l *o *ongo *o* anos. </line>
</par>
<par>
<line> R*gistros his*óri*os **dicam que, e* 1931, existiam cerca de 20 mil es*ud*nt*s matriculados </line>
<line> em alguns pou*os cursos de *raduação no Brasil e, e* 2*02, *á ul*rapassava* a m*rca *e *,* </line>
</par>
<par>
<line> milhões de est*d*ntes (CUNHA, 2004). No an* </line>
<line> de 2021, as matrícula* no *n*ino sup*rio* </line>
</par>
<par>
<line> chegaram * *ar*a *e 8.987.120 (B*A*IL, 2022), o que torna * mer**** *e educa*ão </line>
<line> superior important* no que tange a debates científicos. </line>
<line> Nes** contexto, o **r*ado atu*l das ins*it*içõ*s **ivada* é *espons**el por prom*ver </line>
<line> o equilíbrio entr* a oferta e p**cu*a, *o se*tido de que o númer* de vagas o*erta*as seja </line>
</par>
<par>
<line> pree**hido (matríc*las realiza*as), sendo es*e um *os *a*in*os </line>
<line> para a </line>
<line> susten**b*lidade </line>
</par>
<par>
<line> financ*i**. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Diante *esse *ená*io, a pre*ente **s*uisa volta-** para a **tagnação de matrícu*as em </row>
<row> In*ti*uições de *nsino Superior (*ES) privada*, as quais apr*s*nt*m ta*as eleva*as de *agas </row>
<row> que não s** p**enchid*s. O local específi*o de in*est*gação dest* pesqu*s* co**iste *o Centro </row>
<row> Universitár*o Se*ra dos Órgãos - U*i*eso, *isto **e essa prob*emáti** perm**ece apes*r *os </row>
<row> *n*estimentos e esforç*s de marketing ca** v*z mai*re*. </row>
<row> O Ce*tr* Universitá*io *er*a dos Ó*gão* **erta cur*os de gradu*ção *ue se dividem </row>
<row> em duas categorias: </row>
</column>
<par>
<column>
<row> i. </row>
<row> ii. </row>
</column>
<column>
<row> Premium: re*eren*e ao curso de Medicina. </row>
<row> Standa*d: em maio de 2023, a inst*tuição apresentou 11 *ursos de *raduação em seu </row>
<row> po*tf**io, a sab*r: *rquit*tura e U*banismo, *io*e*i*ina, C*ência da *omp*t*ção, </row>
<row> D*reito, Enfermage*, Engenharia Ci*il, Fi**oter**i*, Med**ina Vet*r*nária, N*trição, </row>
<row> Odontolo*ia * Psi*ol*gia. </row>
<row> C*mo *ão há problema de preenchimento *e va**s *a categoria pre*i*m, este est**o </row>
</column>
</par>
<column>
<row> incide exclusi*amente sobr* os cursos stand**d de gra*ua*ã* do Un*feso. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Co*o s*p*rte teó*ico da pesquisa de *ampo, pa** a compr**nsão *as premiss*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> escolh* do Centro U*iversitá*io *erra dos Ó*gãos, abo*da-se *o*s*mo disti*tivo, que se * </line>
</par>
<par>
<line> apre*enta como um consumo de serviç* </line>
<line> restrito a c*rt*s </line>
<line> gr*pos *ociais e </line>
<line> c*ltura*s, e qu* </line>
</par>
<par>
<line> objetiva uma forma de diferenciaç*o *a sociedade (V*BLEN, 1980). Esse en*endim**to cr*a </line>
</par>
<par>
<line> a base para </line>
<line> o es*udo *os ben**ícios distintivo* que *s aluno* * egressos pe*cebem </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> es*olherem o Unif*s*. </line>
</par>
<par>
<line> A partir da p*obl*m**ica apre*entada, este artig* pretende d*scre*er *uai* são </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> benefí*ios </line>
<line> **sti*tivos que os </line>
<line> alu*os e egr*ssos </line>
<line> *erceb*m ** escolherem o Unifeso para, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 7, ar*. 3, p. 51-70, j*l. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Basso, F. *. O. C. *alin** </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, ampliar * conh*ci**nto so*r* sua ofert* de *alor, </line>
<line> objetivando </line>
<line> uma melhora em sua </line>
</par>
<par>
<line> taxa de re**i*ação de ma*r*cula*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> Discorre-s* sobr* o *ons**o *istintivo e pos**ve*s razões d* *s*ol*a *as </line>
<line> unive*sid*d*s at*avés *os benef*cios d*stintivos, apresenta*do o consumo di*tintivo *omo um </line>
<line> consum* de serviç* restrit* com o ob**tivo de diferen*iaç*o na socied*de (VEBLEN, 1980), </line>
<line> co* o intuito de *ntend** as premissas de escolha do Centro Universitário Serra **s Órg*os. </line>
<line> 2.* Con*umo distintivo </line>
</par>
<par>
<line> Antes de apre*entar *s conceitos de consumo </line>
<line> distintivo, t*rna-*e n*ces*ári* </line>
</par>
<par>
<line> abordar*os uma introduçã* *cerc* ** consum* discutido na* *iê*cias Sociai*. Sendo assim, </line>
<line> * consumo mostra-*e como um dos ato* caracteri*ados *elos hábitos d* sociedad* que *ende a </line>
<line> utili*ar sua rend* em troca de bens *u serviç*s qu* levem o indivíduo a a*quirir *er** st*tus </line>
<line> na s*ci*dade e, ainda, p*ovo*ar uma disputa entr* *s classes sociais (VE*LE*, 1980). </line>
</par>
<par>
<line> Em paralelo, coloca-*e o con*umo como *ma *orma de </line>
<line> distin*ão, *iferenciação. De </line>
</par>
<par>
<line> fato, o consumo a*resen*a-se *o*o pro**lsor d* s*gm*ntação de hi**arquias, bem como de </line>
</par>
<par>
<line> fu*çõ*s sociais (BAUDRILLAR*, </line>
<line> 1*96). Apresenta-se, então, * *o*s*mo distin**vo, que </line>
</par>
<par>
<line> *em a ser uma for*a </line>
<line> d* consumo *e serviço o* prod*to restrito a </line>
<line> certos grupos sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> culturais, e que ob*et*va um* forma *e *iferenc*aç*o na sociedade (VEB*EN, 1980). </line>
</par>
<par>
<line> **ndo assim, sugere-*e *m apro*undamento no *ue diz resp*ito ao </line>
<line> *ntendim*nto do </line>
</par>
<par>
<line> consumo dis*int*v* co*o símbolo de </line>
<line> *i*tinção </line>
<line> d* classe e diferenciaç*o social, bem </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> suas té*ni*as e *or*as de ident*ficação, a*alis*ndo, por exemplo, os ben* con*umidos, locais </line>
</par>
<par>
<line> freq*en*ados e até * mú*ica ouvida. Esse </line>
<line> t i po </line>
<line> de seg*entaç*o </line>
<line> de hierarquias na sociedade </line>
</par>
<par>
<line> divi*e os indivíduo* e* gr*pos distintos at*av*s do seu go*to (*OURDIEU, 1983). </line>
<line> E* se tr**a**o de consumo, o fator distint*vo vem se aprese*tar não apenas através da </line>
<line> satis*aç*o de nece*sidades básicas, mas através das *ovas de*and*s que se **res*ntam com* </line>
<line> f*tores d*fe*enc*ados no pro*esso de *s*en*ão n* escala social. A p*rtir desse pont* de vista, </line>
<line> consideram-se não *p*nas *s objet*s qu* cada *lasse so*ial poss*i, *as também a quantidade, </line>
<line> a qualida*e e * u*abi*idade, para fins *e análises (GA*BA*O, *01*). </line>
<line> Ent*nde-** o e*sino como *m se*viço de consumo dis*into simbólico, que faci**ta a </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação de valor*s e </line>
<line> d***inções n* </line>
<line> hi*rarquia social. A ed*cação a*orda signi*ica*os </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teres*na, v. 2*, n.7, art. 3, p. 51-70, jul. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *enefí*ios Distintivos de um* Instituição de Ensino Super*or - Uma Aná*ise do Centro Univ*rsitário </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> a*qui*ido* atr*vés do cont**to cultural da *ociedade, podendo-se enc*ntrar </line>
<line> atra**s de*a </line>
</par>
<par>
<line> possib*lidades de *ob*lidade *e vida e *udanças, no que diz re*peito a históri*s de fa*í**a, </line>
<line> e*til*s de v**a e personalidad* do i**ivíduo (MCCRACKEN, 2012). </line>
<line> Para dar luz ao *im dessa discussão, *ncontram-se *aralelame*te as relaçõe* d* poder </line>
</par>
<par>
<line> dom*nand* </line>
<line> *s prin*í*ios de *apital cultural e a repr*d*ç** **cial </line>
<line> *, </line>
<line> de outro lado, as </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes *or*as que propiciam o s*jeit* a *lanejar estratégias par* ul*rapassa* os **mit*s da </line>
<line> desigualdade socia* e pos*i*ilitar a mobilidade (B*URDIE*, 2013). </line>
<line> *.1.1 Benefíci*s *is**ntiv*s da *niversidade </line>
<line> No ecossistema educacio*al, es*udantes e uni*ersid*des compartil**m u*a linguagem </line>
<line> de *alorização do e*sino de excelência, que se to*na ca** vez mais competitivo e merca*t*l. </line>
</par>
<par>
<line> Un*versi*ades e </line>
<line> estudantes passa* a fazer pa*te </line>
<line> da mesma narrati** de mercant*lização, </line>
</par>
<par>
<line> comoditização e globalizaç*o, onde cada um desempenha s*u papel como provedor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*nsumidor (HEMSLEY-BROW*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> E*iste a expect*t*v* **bre *s un*versida*es proverem conhecimento e valores </line>
<line> comercializ*ve*s. Essa tendência de mer*an*ilização pode ser observada ** movime*** *o </line>
</par>
<par>
<line> *ual as *m*res*s e o mercado p**vado </line>
<line> no ge*al se to*nam cad* di* mais referênc*as para </line>
</par>
<par>
<line> transformar as I*S em in*ti*uições em que o co*hecimen*o *a prát*ca, a concorrênc*a e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade com a sociedad* são e*erci*os con*tan*emente. Com i*so, as uni*er*idades </line>
</par>
<par>
<line> estão sendo d*finidas pelas suas </line>
<line> polít*cas **rmuladas co*o pr*duto*as *e *o*teú*o * de </line>
</par>
<par>
<line> recursos ú*eis e valioso* *ara a c*mun**ade externa * como empr*sas e indústria*, seguin*o </line>
<line> de fo*ma menos representativa pa*a * *omunidad* inter*a (MARGIN*ON, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> *ara além da identidade da uni*er***ade, </line>
<line> diversos sentim*ntos, ideias, convicç*e*, </line>
</par>
<par>
<line> questõe* precon*ebida*, m**os * preconc*itos re*resentam alg*ns do* **tores q*e </line>
</par>
<par>
<line> influenciam o can*idato na </line>
<line> *scolha da IES qu* irá </line>
<line> es*u**r (THURSTONE, 1976). *esse </line>
</par>
<par>
<line> c*n*exto, são aprese*tadas q*estões cu*turais e de classe *ocial; fatores sociais, como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> família e grupos de relacio*amentos; alguns *atores *essoai*, com* a </line>
<line> idade, estilo *e vid* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ersonal*dade; e ainda as premis*a* psicol*gica*, co*o motivação e ati*udes </line>
<line> também como </line>
</par>
<par>
<line> in*luenc*adores n* co*portamento do consumi*or (KOTLE*; KELL*R, *012). </line>
<line> Acre*ita-se *ue o *onsumidor do ensino su*e*io* possui du*s ver*entes *e consumo, </line>
<line> sendo a primeir* o s*rviço princ*p*l ofe*tado, o e*si*o. Ne*se sentido, o consum*dor espera </line>
<line> ter qua*idade em sua ap*endizagem. Em seg*ndo plano, enco*t*am-se os produto* que esse </line>
</par>
<par>
<line> con*umi*or precisa *onsu**r </line>
<line> em uma instituição </line>
<line> de en*ino, como </line>
<line> a i*fraes**utur* da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 7, ar*. 3, p. 51-70, jul. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. L. Basso, *. L. O. C. Galindo </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> instituição, sendo esse um comp**men** ao serviço principal, q*e f** dife*ença para o </line>
<line> consumidor (PAIVA, 2012). </line>
<line> Existem três categorias de consum*do* q*e se*vem para orien*a* as IES a tr*çar*m </line>
<line> suas estratégias e definirem se* serviço oferecido, sendo elas: </line>
</par>
<par>
<line> *. Tradi*i*n*is: estudan*es *ecém-formados </line>
<line> no en*ino médio, </line>
<line> co* *dade ent*e *8 e </line>
</par>
<par>
<line> 24 anos e *ue nã* *rabalham; </line>
</par>
<par>
<line> ii. Não-trad*c*onais: </line>
<line> estudantes formad*s no *nsino médio há algum tempo, *om </line>
</par>
<par>
<line> ma*s de 25 a*os e que *á trabalham; </line>
<line> iii. Primeira-Geração: nenhum membro da família possui ens*no superior, eles sã* os </line>
<line> prim*ir*s (ALFI*I**; TO*RES, *008). </line>
<line> Assim visto, não apenas pelo ca*ital *ultural, co*o ta*bé* o *onsumo distintivo e as </line>
<line> razõe* de e*c*lh* de um* *ni*ersidade atr*vés d* *eus ben*fícios, a*re*entam-*e como capital </line>
<line> simbóli*o * *uas formas de luc*o e p*der as prop*iedades distintivas com* li*gu*gem </line>
</par>
<par>
<line> corporal, vestimen*a, móveis e *móveis, sen*o cada uma delas possuidora </line>
<line> de </line>
<line> u* valo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> posi*ão </line>
<line> n* sistema soci**, na qual g*upo* ou indivíduos *presentam prop*iedades e est*los </line>
</par>
<par>
<line> pró*rios cap**es de tran*formarem suas posiç*es e r*la*õ*s de f*rç* (BOURDIEU, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Ape*ar de o </line>
<line> e**ino s*perior ** Brasil encontr*r-s* em u* ce*ário *e co*sta*te </line>
</par>
<par>
<line> cresci*ent* e com um número *e ab*rtura de curso* au*entando a cada a*o, a conseq*ência </line>
<line> é uma ma*o* dificuldade d*s IES de manterem se*s negó*ios sustentáve*s (CRICCA et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2014). De**a forma, * conh**imento do </line>
<line> s*u </line>
<line> púb*ico-*lvo e d* seu capita* cul*ura* torna-se </line>
</par>
<par>
<line> cada vez mai* n*ces*ári* *esse *er*ado. *rova també* da i*portâ**ia des*e entendime*to </line>
</par>
<par>
<line> vem * ser, p*r **emplo, </line>
<line> como os ser***os e p*odutos ed**acionais </line>
<line> s* colocam de forma </line>
</par>
<par>
<line> re*evant* ao* c*nsumid*r**, que, por su* vez, apres*ntam difer*ntes motivos para a escolha </line>
</par>
<par>
<line> d* ensin* superior. </line>
<line> *, *evido * gr*nde competitivida*e no m*rcad* de trabalho, e*se </line>
</par>
<par>
<line> *onsumidor vem aum*ntando cada vez ma** a sua necessidade d* qualida*e no en*ino </line>
<line> prest*do (SCHINAIDER; F*GUNDES; SCHINAI**R, 2016), podendo *ssa q*a**dad* s*r </line>
<line> **rce*ida ***avés dos benefíc*os distintivos da insti**ição. </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> Foi adotad* o método d* aborda*em qualitat*va, que reúne um conjunto </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> metodologia* *ara interpretar o mund* em sua forma natural (DENZ*N; LI**OLN, 201*). A </line>
<line> coleta de dados foi *ealizada através de ent*evista em profu*did*de (CRES*ELL, 2012). Foi </line>
<line> uti*i**do um roteir* predefinido como ins*rumento de pesquisa para a realização da coleta d* </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *1, n.7, art. 3, p. 51-7*, *u*. 20*4 www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B*ne*ícios Distintivos de uma I*stit*ição de Ensi*o Super*o* - Uma Análise do Centro Univers*tá*io </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> dados (KV*LE; *R*NKMANN, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Como sujeit* *e pesq**s*, dois perfis d* público da instituição f*r*m es*olhid** pela </line>
<line> relação já estabelecida c*m o U*ifeso: </line>
<line> *) Públ*co 1 - al**o (*atriculado, os trancados não se inclue*); </line>
<line> i*) Público 2 - * egres*o (*luno já f*r*ado pela i*stituição). </line>
</par>
<par>
<line> O *oteiro fo* aplicado *ntre os dias 28 de </line>
<line> julh* de 2*** * 15 de ago*to </line>
<line> de 2023, </line>
</par>
<par>
<line> rea*iza*o e* formato de questioná*io sem**berto, garantindo possibili*ade de se realizar a </line>
<line> algum** adapta*ões nec**s*r*as no momento *a entrev*sta (VE*G*RA, *0*2). As entr**istas </line>
</par>
<par>
<line> foram rea*iz*das indi*idualmente, em dias e horário* mar*ados d* f*rm* </line>
<line> antecipada, com </line>
</par>
<par>
<line> a*u*os e </line>
<line> egress*s do Unifeso, p**te pres*ncial na ***ência de Comu*i**ção * *ark*ting da </line>
</par>
<par>
<line> institui*ão, *iblioteca, s*las de aula, de </line>
<line> t*toria ou por </line>
<line> videoconferê**ia, com g*a*açã* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *udio, através de aplicativo d* gravação de áudio para disposit*v* móvel cha*ado Gravad*r </line>
<line> de Voz, e trans*rição para o **rd. Cada entrevi*ta teve um tempo m*di* entr* 40 minutos e 1 </line>
<line> hora e 30 minutos * g*rantia de anonimato. Ressalta-se que to*os os p*rticipantes a*s**aram o </line>
<line> Termo de *on*entim**t* Livre e Es*larecid* aprovado p*la Plat**orm* B*asil, sob pare*er d* </line>
<line> nú*ero 5.662.915, em 25 de **tembro de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> O es*udo utilizou a an*lise de conte*do, pass*nd* pelas etapa* </line>
<line> de or*anização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> anál*se, *odificação e categorização (*ARDIN, 1*77). Para auxílio da categorização, foi </line>
<line> utiliza*o o *it* ATLAS.ti. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> Após a col*ta de dados, *ez-se ne**ssário analisar e categor*za* o conteúdo tot*l, * fim </line>
</par>
<par>
<line> d* bu*car respo*tas par* as questões n*r*eadoras. A </line>
<line> **rtir </line>
<line> *as análise* dos </line>
<line> dados, f*r*m </line>
</par>
<par>
<line> enco*tra*as quatro subcat*gorias, que *ão apresent*das * seguir. </line>
<line> 4.1 Subcategoria ensino-aprendiz*gem </line>
<line> *ma das subcategorias encontradas como bene*ício dist*n*ivo na es*o*ha do Cen*ro </line>
</par>
<par>
<line> Universit*rio Serra d** Órgãos f*i *nsin*-aprendizage*, explicitand* diferen*iais, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> metodologia e cor*o docente, conform* apr*se*tado inicialmente n*s falas * se*ui*: </line>
</par>
<par>
<line> A1*: [...] eles estão buscando mais ver*e*te* para a ge*te poder buscar </line>
<line> conhec*men*o. Po*q*e só em livros, *oj* em dia, sã* poucos **tudante* q*e leem </line>
<line> livro*. Eles não vão buscar o c**hecimento n*queles livros. *u por p*sso*s, por </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. 3, p. *1-70, *ul. 2024 www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. Bass*, *. L. O. C. *a***do </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> *ale*t*as, po* vídeos que têm uma *essoa *specializada falando. Ou então mesmo </line>
<line> em arti*os ac*dê*icos, artigos ci*ntífic*s, que ac*bam *en*o até obrigatórios d*pois </line>
</par>
<par>
<line> d* um curso da faculdade. Ao meu ver, eles exp*oram muito isso e têm </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> acompan*amen** um pouco mais </line>
<line> rígido. As aulas de*es são mais rígidas, sempre </line>
</par>
<par>
<line> tem alguma atividade, sem*re tem alguma a*aliaç*o. Ma* tamb** en*end* *ue cada </line>
<line> p*ofessor, c*da agente educador, cada educador, eles têm uma dinâmica e u*a </line>
<line> metodologi*. </line>
<line> *6: Olh*, eu sempre gost*i muito das aulas. Cada um com a sua m*todol**ia, eu uso </line>
<line> um* meto*ologi* *m pou*o mais... Cada profess*r tem o seu est*lo, né? Mas todos, </line>
</par>
<par>
<line> para mim, aprese***ram de forma **e </line>
<line> eu gostei, que eu me senti s*t*sfeit*. Só </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> ap*ov*itei mais porque eu não t*nha mais tempo. Mas eu aproveitei d* todas as </line>
<line> f*rmas **e eu pude e estou *atisfeita, sabe? Só não farei de no*o por causa *o TCC. </line>
<line> Acredita-se qu* o consumidor do *ns**o superior tem *uas principais preoc*paçõe* ao </line>
<line> re*lizar *ua escolha, sendo a prime*r* o serviço principal o*erecido, que é o ensino. Assim, é </line>
<line> e*pe*ado pelo con*umidor *o ensino superior qu* ha** qualidad* em *ua aprendi*agem, c*mo </line>
<line> reconhecido pelos alun*s * eg*essos *m s*as falas: </line>
</par>
<par>
<line> A10: *ntão, um diferenci** do U*i*eso, </line>
<line> que é </line>
<line> at* uma *oisa que eu </line>
<line> n*o falei </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> início, mas m* rem*teu agora, é qu* é muit* f*cado na parte prática. *ntã*, </line>
<line> isso </line>
</par>
<par>
<line> ajuda muito </line>
<line> na formação, p*rque *es*e o </line>
<line> iníci* você já vai a* campo, você já t*m </line>
</par>
<par>
<line> c*nta*o com as pes*oa*, v*cê já *abe mais ou menos como que são </line>
<line> *s </line>
<line> c*nár*os, </line>
</par>
<par>
<line> po*q*e a gent* passa por to*os. E esse é *m difere*c*al do Unife**, porque as outr*s </line>
<line> universidades nã* fazem assi*. Nor**lmente, você só tem acesso *o campo p**tico </line>
<line> quan*o *oc* vai faz*r * clí*ica lá no final d* graduação". </line>
<line> A17: O ensino superior, assim, *u \tô\ *em satisfeito com a qua***ade *e ens*no aqui </line>
<line> do Unife*o, *u n*o tenho que reclamar. Até quando a gente conver*a *om pessoas de </line>
<line> outras faculd*des, a gente v* que r*alm*nte a gente tá acima da méd*a, assi*, tipo, </line>
<line> *elos ass*ntos d*s pessoas, p*las **rgun*as que e*e* fa*e*, as dúv*das q*e ele* têm, </line>
</par>
<par>
<line> eu fico, gente, não é p**sível </line>
<line> *u* a pessoa que t* nesse </line>
<line> pe*íodo não sai*a </line>
<line> disso. </line>
</par>
<par>
<line> Ent*o, assim, aqui no Unifeso </line>
<line> eu n*o tenho * que *eclamar, *ão ten*o m*do. </line>
<line> M as </line>
</par>
<par>
<line> ven*o a galera de out*as faculdades que vem *ra cá *u que </line>
<line> a g*nte conversa, tr*ca </line>
</par>
<par>
<line> ideia, a gente vê que rea*mente d**xa mu*to a *esejar. </line>
</par>
<par>
<line> A relação **tre o docente e o aluno também é u* ponto *e *iferenciação no fator d* </line>
<line> *nsino-aprend*zagem da educação superior. Um professor co*prometido, **e apresenta um* </line>
<line> ab**dagem que visa tr*nsformar e est*m*la* o q**st*onam*nto *o al*no, valo*izan** inclusiv* </line>
</par>
<par>
<line> a* li*guagens e cult*ra* de c*da aluno, poss*bilita oportunidades de *udança no am*iente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> até de produ*ã* de cult*ra (MIZUKAMI, 1986). E*s* diferencial no corp* d*cente </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ortement* reconhec*do at**vés *os *lun*s * *gressos do Unifes*, como pode-se ver a s*guir: </line>
</par>
<par>
<line> A9: Acho q*e inter*ção aluno-p**fessor é muito boa, porque a </line>
<line> *s </line>
<line> pro*esso*es </line>
<line> d ão </line>
</par>
<par>
<line> *uita *iberdade para a gen*e *alar sobre es**gio, dúvida *as *ulas, dúvida d* vid* d* </line>
</par>
<par>
<line> bio**dico p*las vivências </line>
<line> deles. Acho isso mu*to bom. A integ*ação a*u*o-*luno </line>
</par>
<par>
<line> porque a ge*te </line>
<line> p**e t*ocar ideias com muitas pessoas a*ui dentro, difere*tes </line>
</par>
<par>
<line> realidades. **so é ót*mo para a gen*e p*rceber a vida c*mo é, n*? É... Eles p*opõem </line>
</par>
<par>
<line> também mui*os *asseios assim *omo d**iam *a escola *ue </line>
<line> a </line>
<line> gente *oi pa** ess* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n.7, art. 3, p. 51-**, jul. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Benefí*ios Di*ti*tivo* de uma Inst*tui*ão de Ensino *uperior - Uma *nálise do Centro U*iversit*rio </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> *on**esso, pelo Unifes* qu* *u te f*lei antes. É... O Al**edinho (coord*nador do </line>
<line> curso) até man*ou ess*s dias, se*ana passada, *u acho, uma *portunid*de de estági* </line>
<line> na Fi*cr*z par* a gente, *ntã*.. *er e*s*s i*fluência* é be* bom para a gen*e. </line>
<line> E8: Toda essa estrutura que tem os profes*ores, *ão professores ótimos. A quest*o </line>
</par>
<par>
<line> qu* ** vi também em a*guns professores, </line>
<line> acredito que 80% são aqueles </line>
</par>
<par>
<line> acolhimentos *e você dar au*a. Não * só da* a*la, * aquela humani*ação de voc* se </line>
<line> col**ar na f*gura d* alun*. Não é só porque eu estou ali *omo p*ofessor. **nha </line>
</par>
<par>
<line> alguns professor*s que *té se igual*va*. Então, assim, porque el* já foi </line>
<line> aluno </line>
</par>
<par>
<line> t*mbé*. </line>
</par>
<par>
<line> Ente*de-se que o papel do *o*ente no processo de en*ino-a*rendizagem *ompreende </line>
<line> aj**ar o discente a aprender, op**tun*zando ao al*no a*cançar o *onhecimen*o necessário s*m </line>
<line> *ue lhe s*ja *mposto (MASETT*; ABR*U, 1*9*). </line>
<line> Os *onteúdos t*mbém são a*on*ado* como f*to*e* relevantes no processo de ensino- </line>
<line> apr*nd**age*. O *aterial didátic* utilizad* deve se* constantemente avaliado, bem como os </line>
<line> conhec*mentos científico* examinados, de for*a a possibi*i*ar u*a *eflexão atual e **ere*te </line>
<line> *os c*ntextos apre*ent*dos (MIZ**AMI, 198*). *p*nta-se nas colocações abaixo a </line>
<line> importância desse con**údo coeso n* proc*sso de e*sino-aprendiz*gem: </line>
</par>
<par>
<line> A5: [...] eu p*oc*rei **ber se er* </line>
<line> um curso **e eu conseguiria uma boa form*ção </line>
</par>
<par>
<line> realmente, por*ue a administração n*o te* n*cessida*e, assim, de uma </line>
<line> infraestrutura **o *rande *uant* *a saúde ou *ngen*aria ou computa***, né, *ue tem </line>
<line> q*e t*r o mat*rial, então eu q*eria **ber mais *obre a questão *idá**ca, n*, s* eu t*ria </line>
<line> uma boa formação, uma boa base p*ra q*an*o e* quises** m* *s*ecializar, então *u </line>
<line> fiz essa pesqui*a. ***r* a *idátic* e o cont*údo mesmo. </line>
</par>
<par>
<line> E12: Quand* eu fiz a minha *ac*ldade, era um método um pouco dife*ente </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> método tradi*ional. Então, era *m *ét*do que exigia *uito do aluno. A gen*e tinha </line>
<line> que b*scar, e*a como se f**se uma pesquis* s*mpre. *les *avam os tem** e * gente </line>
</par>
<par>
<line> fazia * nossa pesq*isa. *n*ão, *u aprendi **ito mai* do que se *os*e </line>
<line> só um dado, </line>
</par>
<par>
<line> um* aula, um c*nte*do t*adicion*l. </line>
</par>
<par>
<line> O principal fator repre*entativo d* uma IES é uma f*rm*ção pro*issional de qu*lidad*, </line>
<line> que se *pr*se*ta atr*vés de at**idades d* ensino e na d*sseminação do conhecim*nt* (LOPES, </line>
<line> 19*9) por m*io do s*u pr*cesso de e*sin*-aprendiza*em. A*ém de*s* ben*f**io *ncon*r**o, </line>
<line> se*ue-se o ent**di*ento dos diferencia*s *econhec**os no U*ifeso, **resentando a discus*ão </line>
<line> sobre a r*putação de *ma instituição *ara **a boa formação. </line>
<line> 4.2 Subcategoria repu*aç** </line>
<line> Os fatores psic*lógic*s, sociai*, pessoais e c*lturais desempenham um p**e* </line>
<line> fundamen*al na decisão *e escolher uma *nstit*ição para fazer um en*ino sup*r*or </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 7, a*t. 3, p. *1-70, j*l. 2024 ww*4.fsa*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. L. Basso, F. L. *. C. Galindo </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> (SC*INAI*ER; FAGUNDES; S*H*NAI*ER, 2016). Assim *en*o, os entrevista*os </line>
<line> apo**a* *omo um dos principa*s fatores de escol*a de u*a IES * sua reputação, seja atr*vés </line>
<line> d* cultura familiar ou de *ndicações pesso*i*, afirmaçõe* ess*s apre*ent*das abai*o: </line>
<line> A17: Desd* pequenininho, né? E* tenho um sítio em Água Qu*nte, e*tão eu passava </line>
<line> pe*a Quinta do Paraíso (c*mpus Unifes*) s*mpre de*de pe*ueninin*o e fal*va - vou </line>
<line> estuda* aqui -, de*de peque*o. </line>
</par>
<par>
<line> E1: [...] relevância at* por c*ntato* </line>
<line> co m </line>
<line> outras pesso*s que estudara* *omigo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outras pes*oas conhecidas que for*m mui*o al*m. Então a gente vê que tem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> diferencial, tem o seu </line>
<line> porquê. Às vezes </line>
<line> re*lmente *ambém fo* u* pouco, </line>
<line> pode ter </line>
</par>
<par>
<line> sido para </line>
<line> *ss*s pesso*s, e eu as </line>
<line> *so tam*é* como re**rência, porqu* é uma </line>
</par>
<par>
<line> admi*a*ão você v*r uma </line>
<line> pessoa co*hecida que estudou com **cê *u q*e não </line>
</par>
<par>
<line> estudou c** você, mas </line>
<line> que es*udou aq*i e c*nquist*ndo o mundo aí de alguma </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma. A *ente *c*ba te*d* es*a referência, en*ão a gente vê assim, eu fico, * *em, </line>
<line> *em acho qu* é bem r*lev*nte assim, até q*estão *a regiã*. </line>
<line> Des*e mod*, a subcatego*ia *eputação *ep*esenta u* dos dife*encia*s en*ontrados </line>
</par>
<par>
<line> ne*ta p*squi*a *apazes de </line>
<line> auxiliar na escolha d* uma IES. Assim, apresen*a-se * reputação </line>
</par>
<par>
<line> com* uma gama de elementos que c*ns*roem a imagem da insti*uição, sendo eles: va*ores, </line>
<line> marca, trajet*r*a institucio*al, *onquistas no *ec*rrer dos anos * d*fe*ent*s **ri*utos </line>
<line> (VA*CE; ÂN*ELO, 2007). Esses fatores também *ão *econheci*os *elos entrevistado*, </line>
<line> **m* *osto *m *eguida: </line>
<line> *11: * uma in*titu*ção acolhedo**. Qu* pr**ur* sempre dar o s*u mel*or *ara </line>
<line> en*regar a todos os públ*cos. A toda* as formas de pe*sonalidades, de pe*soas e de </line>
<line> *ens*men*os. O mesmo para todos. Entregar conheci*ento e qualidade. Eu sempre </line>
<line> tive a *renç* d* que o Unifes* era uma *terna *scol*. Era como se **sse a Harvard </line>
<line> do Brasi*. Porque eu semp*e gostei *o Unifeso. Sempre fo* uma referência para </line>
<line> mim. Mas e* já tenho *e*s *nos aqui. Eu *á so* basi*amente móve* e utensíl*o*, por </line>
<line> certa parte. Eu *i muita mudan*a. Vi mu*ta mudança. </line>
</par>
<par>
<line> E3 : </line>
<line> [...] qu* eu rep*re* f*i q*e a F**o ** o </line>
<line> específico me *hamou muita ate*ção, </line>
</par>
<par>
<line> mas *or causa *a **fraestrutura também. Eu v*a muita gente falando mu*to bem *a </line>
</par>
<par>
<line> C*ência da Computação aqui mesmo, e eu achei interessante, e a*s*m eu </line>
<line> acab e* </line>
</par>
<par>
<line> esc*lhe*do a Un*f*so. </line>
</par>
<par>
<line> *eputaç*o não é algo criado de for*a is*lada ** um acontec*ment* esp*cíf*co, mas </line>
<line> sim cons*ruído ao longo da tr*j*tória da instituição (ANDRA*E, 2005), sendo *ma </line>
</par>
<par>
<line> const*u**o freq*ente *través das benfeit*rias ** IES (DEEP***SE, 2000). Alun*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*ressos acre*itam nessa constru*ão do Unifeso, como repres*ntado adiante: </line>
</par>
<par>
<line> A16: Q*a*do a gente cita o Unifeso, a </line>
<line> *ente está falan*o de u*a in*tituiç*o </line>
</par>
<par>
<line> referência na *ossa região serrana e até m**s *o *u* isso. Cada ve* mais ***ra co* </line>
<line> os polos *ovos. Vo*ê come*a a se* refe*ê*cia. </line>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 21, n.7, art. 3, p. 51-70, jul. 202* *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **nefícios Distintivos de uma Instituição de Ensino Superi*r - *ma A*álise do Centro Universitári* </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> E3: Tanto e* Tere*ópoli*, po* *er uma d*s faculd*des *ais *onhecidas *e </line>
</par>
<par>
<line> T*resópolis, uma **culdade própri* da região, quanto no estado do Rio *e Janeiro * </line>
<line> até mesmo fora. Ainda ma*s ago*a *** o Unifeso levando p*los pra o*tros lug*res </line>
<line> do Rio, *ai *icar uma *nsti*uição mais conh*cida, caso alguém ainda n*o conh*ça. </line>
<line> De fo*ma *om*lemen*ar, co*robor*-se que o fato de a i*stituição *p*esentar um ensino </line>
</par>
<par>
<line> d* *ualidade reverbera em </line>
<line> uma reputação **sit*va, de credi*il**ade </line>
<line> no mercad* de trab**ho </line>
</par>
<par>
<line> na qual os alunos e egres*o* *oderão at*ar, o que to*na um indic*d*r relevante de escolha de </line>
<line> uma IES (FRANC*, 2000). Tal critério é recon*ecid* pelos en***vist*dos, como pode ser </line>
<line> visto a segu*r: </line>
<line> A17: M*itas pessoas, já conheci pessoas que *alaram, até do Rio lá, pa*te da Bar** </line>
</par>
<par>
<line> da Tijuca, </line>
<line> centro do R*o, que falar*m, t*po, </line>
<line> aluno do Unifeso até pra estágio, </line>
<line> p ra </line>
</par>
<par>
<line> *m**ego, eles *em pens*m **as v*zes, já tipo *ssim, *á passa direto. Porque ele sab* </line>
<line> da quali*ad* *aq*i, e já c*nheço profissionais também *á formados **e f*lam isso. </line>
<line> *ue só de ter o Un*feso a*i n* vida dele, *á * um difere*c*a*, sabe, pra el*s. </line>
</par>
<par>
<line> E7: [...] no meu dia a dia, na mi**a ro*ina que é </line>
<line> no entorno, vamo* </line>
<line> di*er assim de </line>
</par>
<par>
<line> **r*sóp**i*, as ci*ade* do ent*r*o, todo mundo conhece, se *ocê usar a r*fer*n*ia </line>
<line> da inst*tuiç*o, as pessoas *abem do qu* você está fa*an*o, elas têm o conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> da *nstitui**o que é, então... Ac*o *ue sim, é </line>
<line> uma vantagem (pr* mercado ** </line>
</par>
<par>
<line> trabalho)". </line>
</par>
<par>
<line> Em sum*, infere-se que as características e *rajetóri* da ins**tuição f*rmam a s*a </line>
<line> rep*t**ão, o que pode ou nã* atra*r es*uda*tes. Esse fat*r *e*ende de como essa re*utaçã* * </line>
<line> p*rcebida pelos vestibulandos, pois, em caso de uma per*epção de im*gem *egativa, danos d* </line>
<line> p*rda ** co*f*ança e *redibilidade podem ser ac*rretados para a instituição (RE*S, 2011). *á </line>
<line> uma repu*a**o *os*t*v* pode resultar em maior i**nti*icaçã* dos vest*bulandos, </line>
</par>
<par>
<line> p*oporci*nando *ma </line>
<line> atração mai*r de alunos (CRUZ, 2017). Além *esse fat*r reco*hecido </line>
</par>
<par>
<line> como primo*dial pelos al*nos e e*r*ssos d* Uni***o na escolha de *ma institui*ão de ensin* </line>
<line> superior (IES), este es*udo apre*enta out*o diferencial igu*lmente importante cons*der*do na </line>
<line> decisão: * infr*estrutur* da *ns*it*ição. </line>
<line> 4.3 Subcategoria infra*strutu*a </line>
<line> Outro ben*fício di*tintivo enc*ntrado como *m dos diferenciais do U*ifeso foi a </line>
</par>
<par>
<line> infr*estr*tura da ins*ituição de en*ino. A i*frae*trutura ca**cteri*a-se como </line>
<line> a t*rceira </line>
</par>
<par>
<line> s*bc**egoria *ue repre*enta os mo*ivos de escolha ** uma IES. Inicia-se, ent**, a análise </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir das colocaçõe* abai*o, repre*entando * import*nc** desse *iferencial: </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, *er**ina PI, v. 21, n. 7, art. 3, p. 51-7*, ju*. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. L. Basso, *. L. O. C. Galindo </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> A7: Os laboratórios também, a *ente, ach* </line>
<line> *ngraçado, porque a </line>
<line> *en*e, às </line>
<line> vezes, </line>
</par>
<par>
<line> t*nha aula </line>
<line> *os </line>
<line> labo*atór*os, mesmo que ant*s da **iver*ida*e, e* semp** achei </line>
</par>
<par>
<line> muito rico, eu le**ro até hoje de uma aula </line>
<line> q*e a gente t*ve no **atôm*co, que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **nte *ôde ver as peças, deixaram a **nte entrar naque*as s*las *trá*, que tinha até </line>
<line> um, acho que os TCCs, dos a*unos da med**ina, e eu semp*e fiqu** mu*to ***antado </line>
</par>
<par>
<line> com *sso. *s computadores tam*é*, lá o campus do Vale ta**ém, </line>
<line> q*ando </line>
</par>
<par>
<line> **augur*ram o pr*d*o, levaram a </line>
<line> gente lá para vis**ar, m*straram todos os </line>
</par>
<par>
<line> laboratórios, tod** </line>
<line> os *om*utado*es to*s *e l**ha. E també*, ou*ra </line>
<line> c*isa, ag*ra *á </line>
</par>
<par>
<line> na minha *n*versi*ade, a *eso está sempr* *scutando *s alunos, co*o por exemp*o </line>
</par>
<par>
<line> o caso </line>
<line> da pas*arela, s*mpre está </line>
<line> escu*an*o, es*á querendo melhorar </line>
<line> as *bras que </line>
</par>
<par>
<line> tiv**am aqui </line>
<line> também. ***ão, para mim, o ponto </line>
<line> a*to, o dife*encial </line>
<line> da Feso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ustament* a *s*r*tura e o *a*o de ele* e*tarem *empr* querendo melhora* iss*, *ara </line>
<line> de*xar o aluno ma*s à vontade, melhorar o espaço d* ensino. </line>
<line> E12: A estrutura d* Un*feso toda é muito boa. *anto a pa**e de v**erinária, que *em </line>
<line> campos *nor*es com v*riedade de bi*hos, *e que**ã* de mata p*ra o* estu*antes. O </line>
</par>
<par>
<line> labora*ório, a </line>
<line> clínica escola de </line>
<line> odon*o é m*ito b*a. A part* da fisioterapi*, eu sei </line>
</par>
<par>
<line> mai* ou </line>
<line> men*s que é muit* boa também, **m a*é *isci*a para faz*r </line>
<line> *que*as au*as </line>
</par>
<par>
<line> para o* i*osos. O *nat*mico também, para a gent* poder es*udar a parte de </line>
<line> co r p * </line>
</par>
<par>
<line> humano ta*b*m, era </line>
<line> sempre bem c**ple*inh*. Então, eu ac*o qu* os lab*ratórios </line>
</par>
<par>
<line> de info*mática, a biblioteca da Feso é ma*avilhosa. Então, a e*trutura eu acho muito </line>
<line> b o a". </line>
<line> Apesar de ser considera*a um c*mpleme*to ao serviço *ri*cipal de uma IES, tem-*e a </line>
<line> inf*aestrutura física do U**feso *omo um fator rel*vante para o co*s*midor d* ensino </line>
<line> superior (P*IVA, *012), como represen*ado aba*xo: </line>
<line> A17: Aqui, cara, é surreal. A gente põ* mesmo mão na m***a. Desde o p*ime*ro </line>
</par>
<par>
<line> período, s* a gente quiser, a gent* e**á </line>
<line> ali já *compa**ando tud*, na </line>
<line> clínic* de </line>
</par>
<par>
<line> es**la, n* centro ci*úr**co. A gente já pode assi*tir. A </line>
<line> *ente já pode estar </line>
</par>
<par>
<line> per*untando * tempo t*do o *ue a gente quiser. Ago**, a g*nte tem o nosso curral lá. </line>
<line> O nosso aprisco, que todos são cenários de *rática pra gen*e. Então, assim, surreal. </line>
<line> I*so aí não te* igual. </line>
<line> E1: [...] mas tem *m po*en*ial muito gr*nde, porque a estrutura favorece muito e eu </line>
<line> acho *ue a estrutura daqui do Unifeso, ela * *uito boa, ela dá **se c**fo*to da ge*te </line>
</par>
<par>
<line> ter essa liber*ad* de es**r e*tudando nu* ambient* </line>
<line> *onfo*táv*l, *u* est*mu*a </line>
</par>
<par>
<line> real*en*e * pesso* estar ali buscando mais conhecim*nto e tal. </line>
<line> Ass*m sendo, *s IES estão c*da vez mai* concentradas em investir no* es*orços para </line>
</par>
<par>
<line> val*riz*ção *o* at**butos </line>
<line> de *eu* serviços, *uscand* sempre a *xcelência do *nsino e d* </line>
</par>
<par>
<line> infraes*r*tura ofertad*, de forma a se tor*arem m**s competit*vas par* seus alunos e para o </line>
<line> mercad* (F*E*TAS; ROD*IGUES, 200*). Esses esforços são **co*hecid*s p*l*s </line>
<line> entrevistados * pa*tir da* *egui*te* coloca*ões: </line>
<line> A5: Os lab*rat**ios, né, eu sempre ti*e contato tam*ém, eu *emp** gostei muit* dos </line>
</par>
<par>
<line> labo*a*ór*os e a inf*ae*t*utura g*ral mesm*, acho o c*mpu* de lá ma*avilhoso, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> daqui também, eu </line>
<line> adoro a*ui t*mbém, a bibl*otec*, ac*o *ssa bib*i*te*a </line>
</par>
<par>
<line> mar*vilho*a, mas sim, os laboratórios no sentido da área da saúde me atraí*m *uito, </line>
</par>
<par>
<line> n*sse </line>
<line> sent*do, </line>
<line> os labora*órios, eu *abia que tinha aquele campus, a**da mais </line>
<line> * ra </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, *. **, n.*, art. 3, p. 5*-70, jul. 2024 </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Benefíc*os Distintivos de uma *nstituiç*o *e Ensino Superior - Uma Aná*ise do Cent*o Uni*ersitário </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> veterinári*, aqui*o tu*o a*erto, os animais e tudo, então assim, me inter*ssou </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> **nt* disso, sabia que e*a um lu*ar. </line>
</par>
<par>
<line> E3: Então, *ustam*n*e por essa questão d* </line>
<line> prát*ca. Em rel*ção à *stá*io, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, ** ele* tê* o cu*so de f*siot*ra*ia, q*e era * que eu queria, mas não p**sui </line>
<line> a prática muito at*va. Aqu*, não. A*ui, quando e* *ngresse*, a ge*t* *inha * </line>
<line> oportuni*a*e ** ingre*sar e* *lín*ca, e* posto de saúde, no *ospital. T*m a clín*c* </line>
<line> própri* pra *ocê faze* o* atendiment** com os pac*e*te*. Ent*o, é uma infraestrutura </line>
<line> muito *r*nd* e p*ópria *a instit*içã*. </line>
<line> Além disso, desta*a-se a imp*rtância *e uma IES cons*dera* se*s aspectos tangí*eis e </line>
</par>
<par>
<line> intangíveis **mo m*nsalidade, a </line>
<line> sua infraestru*ur* *ísic* reputação, por serem e </line>
<line> ele*ent** </line>
</par>
<par>
<line> importantes na es*olha de uma insti*uição de ensin* e relevant*s na in*luênc** dos aluno* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> potenciais al*nos *a hora de r*ali**rem * *atrícula (RAMEZAN*LI; SOUZ*; SIL*EIRA, </line>
<line> 201*). Esses *o*ivos fo*** *pontados nas c*locaçõe* de al*n*s e egre**os na i*stituiç*o, </line>
<line> como mostrado abaixo: </line>
<line> A12: As salas, elas sã* equipa*as, n*o t**, p*r exemplo, tem facul*a*es que falam </line>
<line> que não tem interruptor, não tem janela. Aqui é tudo direitin*o, não *e* u*a </line>
</par>
<par>
<line> insal**r*dade. Tem </line>
<line> *at* sh*w, *j*da com comp*tação, tem biblioteca, tem muitos </line>
</par>
<par>
<line> equipamentos. Eu *osto da *a*uldade. </line>
<line> E14: [...] o meu curso dá *ra gente ter p*áti** d* início ao f*m, a p*ópria inserç** do </line>
</par>
<par>
<line> Un*f*so </line>
<line> na cidade onde ** m*r* que t*az o </line>
<line> ambulatório, o *CT, a pr*pria </line>
</par>
<par>
<line> institu*ção, *or ser um* das mai*res empreg*doras d* cidade. E*tão assim eu acho </line>
<line> que o Unifeso *qui t*az uma import*n**a absu*da, então acho que * isso que eu ve*o </line>
<line> de diferencial aqui. </line>
</par>
<par>
<line> Atr*vés *e outros estudos, *ode-*e e*contrar * </line>
<line> infraestrutur* também co*o f*tor </line>
</par>
<par>
<line> *elevante * di*er*nciado para uma instit*içã* de en*ino. Thi*s * Bianchi (2005), por exemplo, </line>
<line> e*contrar*m a *ibli*t*ca, bem como as in*talações *ísicas e o ambi*nte, c*mo diferenciais em </line>
</par>
<par>
<line> u*a IES. Piñol (200*) também apon*ou as in*talações </line>
<line> física* como fa*or im*ortante *e </line>
</par>
<par>
<line> e*colh*. O estudo de Br***mann e Silve*ra (200*) destac* a infraest*utura física e uma </line>
<line> bi*liot*ca di**rsificad* como *undamentais para a esco*ha d* uma IES. </line>
<line> Se*u*ndo co* a an*l*se *os ben*fícios distinti*o* levados em consid*ração *a escolha </line>
<line> de uma IES, apre*ent*-se a segui* a loca*ização *omo última *ubcatego*ia encont*ada neste </line>
<line> est*do, mas apontada apenas pelo *úblico e*re*so. </line>
<line> 4.4 Subcate*oria localiza*ão </line>
<line> Por fim, tem-se a localização como uma das categ*rias com maior incidência *e </line>
<line> escolha, porém apenas pa*a o público egresso, como p*de ser observa*o *a fala a segu*r: </line>
<line> **v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 3, p. 51-*0, jul. 2024 www4.fs*n*t.co*.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. L. B*sso, F. L. O. C. *alindo </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> E2: Então, s* eu talvez, de f*to, *ude**e es*o*h*r *** outra instit**ção, </line>
<line> ou *e *u </line>
</par>
<par>
<line> pudesse opta* novame*te po* escolher o *n*fe**, e* acho que e* optaria o *n*f*so, </line>
<line> pe*o fat* de *star p*óximo d* casa. ** tiv* uma criação, acho q** m*it* *pegada à </line>
<line> min*a f*míl**, eu **ho que seria dif*cil eu viver f*r* da *inha *as* e tu*o mais. </line>
<line> Aponta-se * prox*midad* d* c*sa *u do trabalh* do aluno como um fator import*nte * </line>
<line> ser considera*o na e*colha da IES (MIRANDA; DOMINGUES, 2*06), sen*o a local*za*ão </line>
<line> outro benefício apo*ta*o a seguir: </line>
<line> E5: [...] optei po* dar preferên*ia a Feso até pela proxi*idade d* c*sa. </line>
<line> Tal fato mostra qu* existe um int*r*sse m*ior na certifi*ação do **e na i*ag*m da </line>
<line> insti*ui*ão es*o*hid*, te*dendo a decisão *a *sc**ha por um* *ES s** pela comodida*e e </line>
<line> conve*iê**ia da lo*aliza*ão, com* pode-se ver a seguir (SCARDUA, 2008): </line>
<line> E2: Então, qual era a opção? Sai* de *ere***olis e *uscar, talvez, uma in*t**uiçã* </line>
<line> f*d*ral, que *alv*z eu teri* até nota para passar, ou fi*a* e* Te*esópolis, p*rto da </line>
<line> família, talvez **can*o *m cri*r uma *arreir*, vamos *izer assim, mais perto de ca*a, </line>
<line> *om os co*tato* que a gente *á te*, já c*nhe*e e tudo mais. </line>
<line> E*te*de-s* que candi*atos re*li*am sua busca po* IES em coerênci* com seus </line>
</par>
<par>
<line> prin**pais </line>
<line> valores. *onsequentemente, se um dos </line>
<line> valores </line>
<line> for a realização </line>
<line> ** seus objetivos </line>
</par>
<par>
<line> com um menor *sfor*o, s*a escolha *or uma institui*ão de ensino *oderá se dar p*la </line>
</par>
<par>
<line> conveniência da localiza*ão (SCARD*A, </line>
<line> 200*), fato que ocorreu també* com egressos d* </line>
</par>
<par>
<line> *nifeso, co*o re**esentado a**ixo: </line>
</par>
<par>
<line> E7: Eu já era nasc*da e criada n* cida*e de T*resó*olis, e sair da *i*a*e nã* era *ma </line>
<line> o p ção . </line>
<line> Ressa*ta-se a*nda que, ao c*mparar outro* atribu*os de represent*tivid**e semelhante, </line>
</par>
<par>
<line> o candidato e**ol*erá pel* IE* com ma*or conveniência em su* </line>
<line> localização (SCARDUA, </line>
</par>
<par>
<line> 20*8), co*o apr*sentad* a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> E9: [...] eu comecei a ve* </line>
<line> na *C* (I*S em outra cidade), e acabei fazendo </line>
<line> co*ta </line>
</par>
<par>
<line> me*m*, né, estar *a Fes* seria mais perto de c*sa, a UCP, *mbora não seja muito </line>
<line> l*n*e, é **a univer*idade bem con*eituada também. </line>
<line> T**-se, então, a importâ**i* na escolha do local mais adequado para * campus, sen*o </line>
</par>
<par>
<line> crucial </line>
<line> esta* próximo dos pos*ív*is alunos, e* áreas de *oradi* ou centr*s **mer*iais </line>
</par>
<par>
<line> (SOUSA, 2006). Es*a im*ortância també* * revelada a seguir: </line>
<line> Rev. FSA, T*res***, v. 21, n.7, *r*. 3, p. 51-70, jul. 2024 www*.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Benefícios Distintivos de uma Instituição de Ensino Superior - **a Análise do Centr* U*iversitár*o </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> E12: E aí pela *ro*imi*ad* com a minha c*sa, que eu m*rava em Sã* José, </line>
<line> Teres*poli* era bem mais per*o e eu já conhecia a cidade, aí eu resolvi faze* na </line>
<line> *nif*so. </line>
<line> Além disso, pelo *ato ** o en*ino superior r*pres*ntar uma comple*idade *atural em </line>
<line> relação à sua e**olha, * local*zação gan*a ain*a mais f*rça como caráter tangív**, não </line>
<line> ba*tando às universida*es ofer*arem *ualida*e de ensino e preços acessíveis (KO*LER; </line>
<line> FOX, 1994). </line>
<line> Corrobora*do c*m a ca*egoria enc*ntrad*, outros importantes e*tudos também </line>
<line> rev**am a ***alização como fator de escolha do ens*no superior. Al*inito e Gra*eman* (2003) </line>
<line> trouxeram a im*ortânci* de a IES est*r *róx*ma à c*sa ou trabalho com* cr*tério *e escolha </line>
<line> dos candida*os vest*bulan*os. * pesqu*sa realizada po* M*nd, Dur*eux e Ton*ini (20*1) </line>
</par>
<par>
<line> também funda*entou di**rso* fatores para a </line>
<line> escolh* de uma IES, dentre *les, a loca**zaçã* </line>
</par>
<par>
<line> da IES. A**es (2*03), K*tler e Fox (1**4) e Mart*ns (2006) t**bém en*ontra**m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> locali*ação como mot*vo consid*rado ** momento de e*c*l*a de u*a IE*, tornando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subcate*oria fortemente r*levante, e sendo *m benefício distintivo reconhecido pelos e*r*ssos </line>
<line> do Unifeso. </line>
<line> Em suma, *a *ategorização dos motivos de escolha *o Uni*e**, enc*n*r*-se *ma </line>
</par>
<par>
<line> *im*laridade na alta reco*r*nc*a das *ategorias que </line>
<line> tangem sobre infraestr*tu*a, </line>
<line> ensino- </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem e reputação. * localiz**ão também foi **ontada, </line>
<line> por * m </line>
<line> *penas e*tre os </line>
</par>
<par>
<line> egre*sos. * possível pe*ceber, po*tant*, *iferentes *otivo* para a es*olha *o e*sino *uper*or, </line>
</par>
<par>
<line> e pela gr*nde comp**itivi*ade no merca*o </line>
<line> de tr*b*lho, </line>
<line> este consumidor *em *umenta*do </line>
</par>
<par>
<line> cad* vez mais a sua *e*essidade de qual**ad* n* ensino *re*t*do (SCHIN*IDER; </line>
<line> FAGUNDES; SCHINA*DER, 2016). </line>
<line> A parti* *o* dad**, e*ide*ciara*-se como **nefícios distintivos d* Unifeso o ens*no- </line>
</par>
<par>
<line> *prendizagem, reverberand* as questõ*s d* corpo docen*e q*ali*icado e *etodo*ogia </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> como reputaç*o, ap*nta*do como * inst*tuição é re*erên**a na re*ião e po*sui gr*nde f*t*r de </line>
</par>
<par>
<line> indic*çã*. Além di*so, infr*estrutura do Centro Universitário *a*bé* * a*ontad* como a </line>
<line> m*tivo de es*olha da instituição, por meio dos seus ce*ários de prá*i*a, *abo*atórios, </line>
</par>
<par>
<line> b*bliotec**, salas </line>
<line> de aula amplas e bem equip*das. Adema*s, o* </line>
<line> egressos *ontuaram </line>
</par>
<par>
<line> especif*ca*e*te * localizaçã*, ar**m*ntando que ela t*mbém pode *ontribui* para a escolha </line>
<line> do ce*t*o univer**tár*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na *I, *. *1, n. 7, a*t. 3, p. 51-70, jul. 2024 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. L. Basso, F. *. O. *. Ga*indo </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*NSIDERAÇÕ*S *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> Em relação aos bene*ícios d*stintivos que os alunos e egressos *erceb*m ao </line>
</par>
<par>
<line> escolherem o Unifes* p*ra c*rsarem </line>
<line> os curso* de graduação ofer*ados, elen*aram-se **atro </line>
</par>
<par>
<line> motivo* de es*ol*a </line>
<line> da instituiçã*. Tanto no que tange a*s *lunos *omo no que tange aos </line>
</par>
<par>
<line> egre*sos, foi iden*ificada a reputa*ã* d* institu**ão advinda d* sua tradição e histór*a na </line>
</par>
<par>
<line> região, se*do u*a insti*uição co*hecida e i*dic*da p*l*s seus c*nh*cidos e </line>
<line> fa*iliares, </line>
</par>
<par>
<line> traz*ndo * tona a impor*ân*ia da ins*i*ui*ão na regiã*, o nome e a tr*d*ção construídos </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> seus *ais de *0 an*s. Out*o fator encontrado </line>
<line> com* *e*evante na escolha da *e*er*da </line>
</par>
<par>
<line> *nstituição de ensin* foi *rocesso de ensino-aprend*z*gem, sendo exalt*d* princ*palmente o </line>
</par>
<par>
<line> por um corpo docente quali*icado e *tua*te no mercado corporat**o, **m </line>
<line> c*mo acolhedor, </line>
</par>
<par>
<line> mas també* *or </line>
<line> sua *etod*logia d* ensi*o ati*a. Com* ponto de d*staque, os alun*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> egressos do Unifeso rec*n*ecem sua infraestr*tura como um dos prin*ipais b*nefíc*os a </line>
<line> d*st*ntivos, a*re*e*tando dife*en*i*is como ce*á*i*s de práticas reais, salas de au*a ampl**, </line>
</par>
<par>
<line> todos os *aboratórios </line>
<line> nece**á*ios para o **s*no, *pontando a </line>
<line> biblioteca *om* a me*hor da </line>
</par>
<par>
<line> região * d**t*cando que a i**tituiç*o *presenta em toda sua a </line>
<line> *strutura física mode*ni*ad*, </line>
</par>
<par>
<line> confort* e a*olh*mento. </line>
</par>
<par>
<line> *o* fim, a loc*liza*ão também foi </line>
<line> apon*ada como *en*fício </line>
<line> distin*iv*, mas som*nte </line>
</par>
<par>
<line> pelo p*blico e*resso. O *ato *e alguns egressos não te*em intere*se em sair da *idade de </line>
</par>
<par>
<line> Teresóp*lis ou m*r**em nas </line>
<line> c*dades da redo***za, *lé* do </line>
<line> conforto de *sta* em </line>
<line> *asa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> próximo à famíli* foram fatores relev*ntes na escolh* do *nsino supe*ior. </line>
<line> Os result*dos revelara* qu*, para o Unifeso, *on*ecer se** b*nefícios distintivo* </line>
</par>
<par>
<line> represe*ta a *o**ibilidade de atuar de forma ma*s as*er*iva em suas *ampanhas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação, </line>
<line> investimento* e planejamentos estra*égicos, fortalecendo s*us *alo*es </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> reconhecidos pela soc*edade. Além disso, permite à in*tituição promov** um acesso ao ens*** </line>
<line> superior de maneira mais igualitári*. </line>
</par>
<par>
<line> No que tange à área investigada de educ*ção superior, out*as institui*õe* de </line>
<line> e*sino </line>
</par>
<par>
<line> podem se *propriar dos signif*cados e expect**ivas d* e**ino superior **m *om* *os motivos </line>
<line> que são *evados em conside*a*ão n* ato *e *scol*a de uma IES, de forma a *p*imor*re* seu </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso d* </line>
<line> planejamen*o e estraté*ias e </line>
<line> até possibili*are* uma facili*ação </line>
<line> no *cesso ao </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o sup*r*or. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n.7, art. 3, p. 51-70, jul. 2024 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> B*nefícios Distint*vos de u*a Instit****o d* Ensin* *uper*or - Uma A*álise do Cen*ro Universitár*o </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> 5.* Suges*ões p*r* estudo* futuro* </line>
</par>
<par>
<line> i. </line>
<line> *nalisa* a propos*a d* valo* do *roduto p*emium e *omo fazer co* que outros c**s*s </line>
<line> pos*am ter a mesma p*rf*r*ance; </line>
</par>
<par>
<line> *i. </line>
<line> Cont**star os dad*s da pesq*is* com as dificu*d*de* e*frenta*as pe*a m*dalidade </line>
<line> *AD. </line>
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<line> Uma An*lise do *entro Universitári* Serra do* Ó*gãos. Rev. FSA, *ere*i*a, v. 21, n. 3, art. 14, p. 51- </line>
<line> 70, jul. 2**4. </line>
</par>
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<line> Co*tribuição do* Au*o*es </line>
<line> L. L. Basso </line>
<line> F. L. O. C. Galindo </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepç*o e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nterpret*ção d*s dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do *ascunho ou na revisão crítica do conte**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipação na *provação da ver**o *inal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n.*, art. 3, p. 51-70, jul. 2*24 </line>
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