Benefícios Distintivos de uma Instituição de Ensino Superior – Uma Análise do Centro Universitário Serra dos Órgãos / Distinctive Benefits of a Higher Education Institution – An Analysis of the Centro Universitário Serra dos Órgãos

Luciana Leitão Basso, Flavia Luzia Oliveira da Cunha Galindo

Abstract


O ensino superior tem se encontrado em constante evolução e, apesar do aumento da oferta, o preenchimento das vagas e a sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior (IES) privadas representam um constante desafio. A realidade não é diferente no Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, uma instituição de ensino privada e filantrópica, localizada na cidade de Teresópolis, interior do estado do Rio de Janeiro. Por isso, a presente pesquisa apresentou como objetivo o entendimento sobre os benefícios distintivos do Unifeso, de forma a melhorar a oferta de valor da instituição, visando à sustentabilidade institucional. O estudo versa sobre uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos de entrevista em profundidade com alunos e egressos dos cursos standard desse mesmo Centro Universitário. A análise foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados, verificaram-se os seguintes fatores que reverberam como benefícios distintivos que levaram à escolha do Unifeso: infraestrutura, localização, reputação e ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Benefícios Distintivos. Estratégias de Captação Educacional.

 

 

ABSTRACT

 

Higher education has been in constant evolution, and despite the increase in offerings, filling vacancies and ensuring the financial sustainability of private higher education institutions represent a constant challenge. This reality is no different at the Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, a private and philanthropic educational institution located in the city of Teresópolis, in the interior of the state of Rio de Janeiro. Thus, this study aimed to understand the distinctive benefits of Unifeso to enhance the institution’s value proposition, aiming for institutional sustainability. The study is an applied research with a qualitative approach, using in-depth interview procedures with students and graduates of the standard courses at the same University Center. The analysis was conducted using content analysis technique. Based on the results, the following factors emerged as distinctive benefits that led to the choice of Unifeso: infrastructure, location, reputation, and teaching-learning.

 

Keywords:  Higher Education. Distinctive Benefits. Educational Recruitment Strategies.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.7.3

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