<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 8, art. 3, p. 60-78, ago. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.8.3
</line>
</par><par>
<line>
Soft *ystems Methodology Aplicado na *e*tão do Pro*ra*a de Ap**o à Pós-Graduaç**
</line>
<line>
Soft System* Methodolog* for t*e *anagemen* of Postgradu**e Sup*ort Progr*m
</line>
</par><par>
<line>
Ma*son Br*n* da Silv* Monte
</line>
<line>
Doutor em Enge*ha*ia de Produção p*** Universi*ade Federal de P*rnambuco
</line>
<line>
*rofessor da *niversidade Fed*ra* de Alagoas
</line>
<line>
E-mai*: madson.mo*te@*eac.ufal.**
</line>
<line>
Freder*co *oaquim Gome* d* *ello Far*as
</line>
<line>
Mestrado em Ad*i*istração *ública pela *niversidade Fede*al d* Alagoas
</line>
<line>
Grad*açã* em *irei*o pela Uni*er*i*ade Feder*l de *lagoas
</line>
<line>
Técnic*-administrativo na Universida*e Federal de Ala*o*s
</line>
<line>
*-m*il: *jgmf*ria*@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: M*dson *runo da Sil*a Monte
</line>
<line>
E**t*r-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
*venida Lo**i*al M*lo Mota, S/*, Tabuleiro ** Martins,
</line>
<line>
*odrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Maceió-A*, CEP: 5*072-970, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Fr*derico Jo**uim Gomes *e Mello Farias
</line>
<line>
*rti*o *ecebido
</line>
<line>
em 09/02/2024.
</line>
<line>
*l*ima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Aven**a Lour*val Melo Mota, S/N, Tabul*iro do **rtins,
</line>
<line>
recebida em 28/02/20*4. Aprova*o em 29/02/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Maceió-AL, CE*: 57072-*7*, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Av*liado pel* sis*e*a Tr*ple Review: De*k Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*).
</line>
<line>
Revis*o: Gram*t*cal, N*rmativa e de Forma*açã*
</line>
</par><par>
</page><line>
AGÊNCIA DE FOME*TOS: Os autores ag*a**ce* a colabor*ção da Pró-Re*tor*a de Pesquis* e Pós-Gradu*ção da
</line>
<line>
Universidade Federal *e A*ag*as pela disponibilização de *nform*çõe* e dados financeiros.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Soft S*stems Meth*dol*gy Aplica*o na Gestão do Programa de Apoi* à Pós-Grad**ção
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho ora ap*e**nt*do tem co** pro*ós*t* *nalisar a *plica*ão da met*dologia SSM *a
</line>
</par><par>
<line>
*estão
</line>
<line>
d* recurso do PROAP, tendo co*o *m*stra o ano
</line>
<line>
de *022, a fim de auxi*i**
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
g**tores
</line>
<line>
da verb*. O SSM trata-se de um *ec*nism* que busc* aplicar s*luções *lexíveis
</line>
</par><par>
<line>
para determinados problema*. * PROAP, por sua ve*, consiste em uma verba
</line>
<line>
esp*c*fica
</line>
</par><par>
<line>
des*inada pel* M*C * instituição de ensino superi*r públic*, c*m o propósito de melh*rar a
</line>
</par><par>
<line>
qu*l*dade dos cursos
</line>
<line>
de pós-gra*uaç*o stricto s*ns*. A justific*tiva
</line>
<line>
para o *resent* e*tu**
</line>
</par><par>
<line>
se d* e* v**tude da *ons*a**ção *e um* d*volu*ão ex*ressiva da *e**a menci*nada,
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
exercí**o *inanceiro *e 2022, na Universidade Fe*eral de Alagoas. Com efeito, verific*u-se
</line>
<line>
uma não execução de quas* 15% do valor recebido pela institu*ção na*uele ano, sem que
</line>
<line>
essa p*rcela do r*cur*o tenh* r*cebi*o qualquer destinação. * *eto*ologia con*iste em uma
</line>
<line>
br*ve revisão de literatura a respeito do **M, e em uma exposiçã* prática da aplicaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
mod*lo, a fim de buscar a*ternativas para
</line>
<line>
implementar *elhori*s e s*nar, ou ao menos
</line>
</par><par>
<line>
minimiz*r, as con*equências *o problema *a não *xecu*ão int*gral. Como conclusão, fo*
</line>
<line>
possível encontra* bo*s ideias para *ue essa devolução tã* expressiva *ão torne a ocor*er.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: SSM. PROAP. Devolu**o de Recurso P*blico.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
The purpose of the wo*k *resen*e* here is to analyze the *pplicati*n of the SSM method*log*
</line>
<line>
i* *he management o* PROAP *esources, *aking t*e year 2022 as a sample, i* or*e* to a*sist
</line>
</par><par>
<line>
fund *anagers. SSM
</line>
<line>
is a m*ch*nism *hat seeks to *pp*y fle*ible sol*ti*ns to certain
</line>
</par><par>
<line>
pr**lems. PRO**, in turn, consis*s *f a specifi* amo*nt **located by the ME*
</line>
<line>
t * publ i c
</line>
</par><par>
<line>
higher education *nstitution*, with the purp*se of imp*oving the q*al*ty o* stric*o sensu
</line>
</par><par>
<line>
postg*aduat* courses. The justif*cati*n f*r th* present stu*y is due *o the *i*ding
</line>
<line>
of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sig*i*ic*n* retu*n of the af*re mentio*ed fund*, in the
</line>
<line>
202* financial year, at the F*deral
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsity of *lagoas. In effect, there **s a return of *lmost 15% *f the amount received by
</line>
</par><par>
<line>
the institu*ion that ye*r, with**t t*is portion
</line>
<line>
of t*e resou*** havin* receive* any allocation.
</line>
</par><par>
<line>
Th* meth*d*logy co*s*st* of a *rief *i*erature review regarding SSM, an* a practical
</line>
</par><par>
<line>
ex**sition of the app*ication of t*e mo*el, in o**e* to seek
</line>
<line>
alt*rnatives *o implement
</line>
</par><par>
<line>
imp*ov*ments and
</line>
<line>
remedy, or at leas* min*mize, th* consequenc*s
</line>
<line>
of the pro**em of no*-
</line>
</par><par>
<line>
fulfill*ent. In *onclusion, it was possible to fi*d good **eas so that t*is sig*i***a*t *etur* d*es
</line>
<line>
not *appen again.
</line>
<line>
*eyw*rd*: *SM. PROAP. Re*urn of Public Resource.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*in* PI, v. 21, n. 8, art. 3, p. 60-78, ago. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. B. S. Monte, F. *. G. *. Fa*ias
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
*or d*f**ição, PROAP sig*i*ica Programa de Apoi* à Pós-Graduação. Trat*-se
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*m recur*o re*etido pel* *EC *s *nstituiçõ*s *úblicas de ensino *upe**** *ue disp*nibilizem
</line>
</par><par>
<line>
programas d* pós-graduação stricto sensu. Seu propó**to, entreta**o, * bem del*mitado e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ve*ba n*o **de ser *t*lizada ** forma desa*razoada, sem critério*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, cien** de *u* o PR*AP visa melhorar a* condiçõe* dos c*rsos de mest**do e
</line>
</par><par>
<line>
doutora*o do país, a po*taria que r*gul*me*t* (Po*taria 156/2014-C**E*) estabelece, o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
f**ma expr*ssa, c*mo e*emento* de de**e*a permitid**: mater**l de consumo, serviço*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
terc*ir*s pessoa j*rídica, serviço* de terceir*s pessoa fís*c*, di*ria*, passage*s e de*pesas com
</line>
<line>
loc**o**o, auxíl*o financeiro ao es*udant* e au*ílio finan*eiro a* p*sq**sado* (Programa de
</line>
<line>
Apoio à Pó*-Gra*uação (PROAP) CA*E*, n.d.).
</line>
<line>
N* fina* *e 2022, foi c*nstat**o que **se recur*o, *nv*a*o à Universidade Fed*ral
</line>
<line>
de Alagoas, nã* *h*gou a *er *nte*ra*mente utili*ad*, de *orma q*e ho*** uma devo*ução de
</line>
<line>
qua*e 15% *o total recebido. Esse fato gerou questionamen*os e s*scitou a elaboração do
</line>
<line>
prese*te estudo, que procura *uxiliar a compreensã* em torno *o problema e propo*
</line>
<line>
al**rnativ*s *e melh*ria, a fi* de que a s*tu*ç*o *ão to*ne a se re*eti*.
</line>
<line>
P*ra ta*to, sugere-se a apl*cação da metod*logi* *SM - So** S*ste* *ethodo*o*y -
</line>
<line>
a fim d* apresentar a tem*ti*a e l*va*tar a*te*nativas, no sentido de minimizar *s im**c*os
</line>
<line>
negativos do *r*blema em q**stão, cumprindo o* seguintes o*jetivos especí**cos:
</line>
<line>
*Ide*ti*i*ar os *tores e*vo*v*dos no p*ocesso;
</line>
<line>
*Estrutura* a probl**ática;
</line>
</par><par>
<line>
*A**esen*ar alterna*i*as que po*sam ser
</line>
<line>
col*borativa* pa*a aprimor*r a execu*ão
</line>
</par><par>
<line>
or*a*e*tária.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
S*M, cumpre de*taca*, tem 07 (sete) estágios e busca fo*necer possi*il*dad*s,
</line>
</par><par>
<line>
co*ferindo u* auxíl*o à es*ruturação dos problemas, sem ter o p*o*ósito direto *e resolvê-
</line>
<line>
los (MON*E et al., **23). Tr*ta-se de um siste*a de *prend**ado cíclico que, po* mei* de
</line>
</par><par>
<line>
sist**as de ativid*de
</line>
<line>
humana, p*etende invest*g*r uma situaç*o pr*b**mática d* mundo
</line>
</par><par>
<line>
real, a fim de *erificar v*rias *er*epç*es em torno de *m ób**e (CO*LHO JÚNIOR;
</line>
<line>
CÂND*DO, 2020).
</line>
<line>
*ssim, * justi*i**tiva para a escolha do tema foi a percepção d* um proble*a real
</line>
</par><par>
<line>
oc*rrid* na UFAL, em *u* mai* de R$100.00*,00 (cem m*l r*ais) (q**se
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
do
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
rec*bido) *ri**do
</line>
<line>
do P*O*P foi devo*vi*o à CAPES, sem receber qualquer utilização.
</line>
</par><par>
<line>
Ass**,
</line>
<line>
u*a gestão e*i*ient* dos
</line>
<line>
problemas enco*trados, por me*o do S*M, *ode
</line>
<line>
**r*r
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 2*, n.8, art. 3, p. 6*-*8, *go. *0*4
</line>
<line>
www4.fs*net.*o*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Soft Sys*ems Me*hodology Aplicado na *estão do Progr*ma de Apo*o à Pós-Gradua*ão
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
info*mações e*tratég**as relevantes p*ra o *rgão gesto*, a fim de
</line>
<line>
que não ha*a perda de
</line>
</par><par>
<line>
di*heiro **blico.
</line>
</par><par>
<line>
E, frente a essa constatação, foi possível percebe* *ma ut*lid*de p*ática - incisiva e
</line>
<line>
contundent* - do SSM, * fim de auxiliar a gerência da verba, n* sen*id* de q*e a e*ecução
</line>
<line>
p*la UFAL - e até mesm* *or ou***s insti*uições - atinj* *m p*tamar mais e*pressivo. O
</line>
<line>
m*canismo propos*o pelo SSM é didá*ico e pode s*r fac*lmente compre*ndido.
</line>
<line>
Com* exe*plos de cunh* prático, é p*ssível conferi* a aplica*ão d*s princípios do
</line>
</par><par>
<line>
S S M,
</line>
<line>
p*r exemp*o, n* *ri*ção de c*ná*ios de soluçã* par* o Reservatório Mci**jów, na
</line>
</par><par>
<line>
Polônia.
</line>
<line>
Além d*le, * ferramenta também serv*u para *ompreen*er
</line>
<line>
* desempenho do*
</line>
</par><par>
<line>
se*viços de
</line>
<line>
distribuição de água na *ganda * par* e*trut**ar pro*l*ma*
</line>
<line>
e fornecer
</line>
</par><par>
<line>
i**ormações em relação a* ab*stecimento de água
</line>
<line>
no *s*ado de Pernambuco (MON** e*
</line>
</par><par>
<line>
a*., 2023). Outr* *studo *nteressante p*de *er encon*rado no tra*alho *ealizado por Coelho
</line>
<line>
Junior e Cândido, que aplicaram o SS* ao *rein*mento *e *m órgão d* se*urança pública
</line>
<line>
(CO*LHO JÚN**R; CÂNDIDO, 2020).
</line>
<line>
An*e * expos*o, pode-se infe*ir que a met*dolog*a de sist*mas flexíveis apr*sen*a
</line>
<line>
*m h*stórico rep*e*entativ* para a identificação *e problemas e para a prop*si*ura *e i*eias
</line>
<line>
práti*as a fim de *inor*-los.
</line>
<line>
Além disso, ao prop*r me*horias para o que já *xi*te - marca c*ra*terística do SSM
</line>
</par><par>
<line>
-, a ferrame*ta tra* em si o próprio conceito de inovaçã*, o
</line>
<line>
que permite a*a*ço* ainda
</line>
</par><par>
<line>
maiores po* es*udos subs*qu*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
2 REVISÃO *E LIT**A**RA
</line>
</par><par>
<line>
Com origem na Lancaster U*iversity, a meto*ologia SSM - Soft System Methodo*og*
</line>
<line>
- busca ap*icar abordagens da Engenharia d* Sistem*s pa*a soluc**nar *roblema* d* negóci*s
</line>
<line>
e *rob*emas de ges*ão (FATH* e* al., *020).
</line>
<line>
* SSM teve origem a *artir do reconh*cimento da complexidade e *o*fus*o do
</line>
</par><par>
<line>
mun*o re*l. Par*indo do p*essupos*o *e que cada pessoa tem
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
percepç*o d*f*ren*e em
</line>
</par><par>
<line>
torno de uma *esma situaçã*, e q*e *ss* for*a de **ns*r está fun*ame*tada em conceitos e
</line>
<line>
*renças que temos em noss* *ente, o SSM *retende const*uir ** *odelo me*ta* - racional e
</line>
<line>
defensá*el - para *azer julga*ent*s so*re * realid*de (LO*MAN, 2020).
</line>
<line>
Trata-se d* ferramenta constru*da sobr* dois a*icerces: a percepção d* realidade e os
</line>
<line>
julgamentos d*s adminis*radores. Ela ofere*e um processo *str*tur*do e *lexível (ao **ntrário
</line>
</par><par>
<line>
das me*odologias de sistemas r*gidos), a fim ** tra*ar situa*ões
</line>
<line>
proble*át*cas que *recisa*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. 8, art. 3, p. 60-78, a*o. 2024
</line>
<line>
*w**.fs*net.*om.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. B. S. Monte, F. *. G. M. F**ias
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
de melhorias. O SSM lida com situ*ções em que as parte* interessad*s (stakehol*ers) podem
</line>
<line>
ter *d*ias difer*ntes **bre a s*t*ação-p*oblema (FATHI et al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A *p*e****agem, *ntão,
</line>
<line>
acontece por m*io de um *ro*esso organizado,
</line>
<line>
no *ual
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*t*lizado um conjunto de mod*lo* de ação i*te**ion*l, com o propósito de escl*rece*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*struturar uma discus*ão e ev*denc*ar como ela p*d* se* *elho* (CHE*KLAND; POULTER,
</line>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
O ciclo do SSM englo*a, em s*ntese, o segui*te. Ini*ialmente
</line>
<line>
cump** ve*ificar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situa*ão problemátic*, ou melhor, o contexto
</line>
<line>
em que o
</line>
<line>
*robl**a está inserido. Na
</line>
</par><par>
<line>
sequência,
</line>
<line>
*e*env*lve-se *ma imagem
</line>
<line>
da situação pa*a, então, de*ini-la por meio de
</line>
</par><par>
<line>
mo**los concei*uais. Por fim,
</line>
<line>
deve-se compará-los com o m*ndo real, a fim de fornecer
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*uporte necessário para * tomada de decisão (MSEN*EMA et *l., 2024).
</line>
<line>
Ante o e*p*s**, *ump*e me*cionar q*e a importância da SSM para o tema ora
</line>
<line>
estudado se t*ad*z na capacidade de estr*tu*ar os problemas, tornando-os c**hecido* *
</line>
<line>
**d*nados. *s*o pe*mite uma comp**ensão mai* real e c*ncreta *m t*rno do dilema
</line>
<line>
v*venciado e auxilia o pro*esso d* to*ada assertiva de *ecisões.
</line>
<line>
* M*TODOL*GIA
</line>
<line>
O presente t*abalho se caracteriza como um estudo *e cas*, pois *usca a*ali*ar a
</line>
<line>
temátic* apresen*ad* por meio de uma situa*ão peculiar ocorrida na U*AL, c** recorte no
</line>
<line>
e*erc*cio d* 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
*s *usc*s *oram realiza*as por meio
</line>
<line>
de **forma*ões **nanceiras o*tidas jun*o ao
</line>
</par><par>
<line>
órgão de Pós-*raduaç*o
</line>
<line>
da UF*L - a PROPEP (Pró-Reitoria de Pe*q**sa e Pós-
</line>
</par><par>
<line>
Gr*duaçã*). Os docum*ntos *p*esentam de forma cristalina * ex***ção
</line>
<line>
da verba pelos
</line>
</par><par>
<line>
pr*gramas de pós-gradua*ã* (PPG\s) naq*ele ano, *or mei* d** qu*is é poss*vel con*tatar a
</line>
<line>
quant*a não ***lizada. *ste passo foi funda*ental pa*a construir os p*ntos 1 * 2 ** SSM.
</line>
</par><par>
<line>
No tocante à f*rrame*t*
</line>
<line>
propriamente d*ta, foi r*alizada u*a revisão de liter*tura
</line>
</par><par>
<line>
simples, por meio de bus*as junto ao Portal de Periód*cos da CAPES, no q*al foi
</line>
<line>
p*squisa*o, na* bases Web of Sc*ence * S*opus, o te*mo \Soft System Method*l*gy\. Após *s
</line>
<line>
con*ei*uações teóricas, *oi aplicada a metod*logia *o proble*a a*resentado.
</line>
</par><par>
<line>
Dentro dest* context*,
</line>
<line>
cump*e *enciona* que os *ass*s
</line>
<line>
5 e 6,
</line>
<line>
bem como um
</line>
</par><par>
<line>
fragme*t*
</line>
<line>
do *asso 2, for*m con*truíd*s com
</line>
<line>
base em entrevistas *em*estruturad*s
</line>
</par><par>
<line>
*eali*adas co* um *os s*rvidores que atuam
</line>
<line>
*a gestão do PROAP, b*m como com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 21, n.*, art. 3, p. 60-78, ago. *0*4
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*ft S*stems Meth*dolo** Aplicado na Gestão do Pro*rama de Apo*o à Pós-**adua*ão
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
coordena*or de um curso d* Mestrado da UFAL. Ambas foram real*zadas no segund*
</line>
<line>
semestre do ano anterior e foram operacional**ada* *or meio virtual.
</line>
</par><par>
<line>
Como li*it**ão da *esquisa, optou-se por não realizar a última etapa do SSM -
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementaç*o. I*s* por*ue a ideia foi l*v*ntar o deb*te e* torno do problema e apresentar
</line>
<line>
a S*M como ferramenta apta a contr*buir c*m * d*senvolvim*nt* de alternativas, e n*o
</line>
<line>
propriame**e trazer *m* solução. Es*e pas** fica como sugestão p*r* estudos posteriores.
</line>
</par><par>
<line>
Em r*laç*o à escolha da SSM, a opção po* sua u*ilizaç*o levou *m conta o fato
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tratar-se de uma metodologia de sistemas flexíveis, qu* busca, inicialment*, compre*nd*r a
</line>
<line>
sit*a**o p*obl*mática para, só depois, expressá-la *, na se*uência, ela*ora* mo*e*os
</line>
<line>
conceituais.
</line>
</par><par>
<line>
O SSM apresen*a 07 (*e*e) p*ssos: * - *xp*orar a situaç*o pro**emátic*; 2
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Expres*ar * situa*ão
</line>
<line>
problemática que fo* e**lorada; 3 - Constru*r de*inições su*intas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sistemas releva*te*; - El*borar modelos conceit*ais; 5 Comp*rar o model*
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>-</line>
<line>
conceitual
</line>
</par><par>
<line>
com a realidade; 6 - R*unir *udanç*s po*síveis e dese**veis; 7 - Su*eri* ações
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsformação da s*tuação probl*mática.
</line>
</par><par>
<line>
*s passos * * 2 foram co*plementados (além da *arte *oc*m*ntal) *or *eio de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa pa*ticipa**e de u* dos aut**es
</line>
<line>
do estudo na á*ea *a ge*tã* do PR*AP. O *rgã*
</line>
</par><par>
<line>
que propo*cio*ou os
</line>
<line>
dados fin*nce*ros foi a Coord*na*oria de Pós-Grad*ação (CPG), q*e
</line>
</par><par>
<line>
integra a Pr*-R*itoria
</line>
<line>
de Pesq*isa
</line>
<line>
e Pós-Graduação (*ROPEP) *a UFAL. A CPG
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
res*onsável pela
</line>
<line>
gerênc** e acomp*nham**to de todos *s cur*os d* Mestr*do e Doutor*do
</line>
</par><par>
<line>
d* UFA*. Ela é composta por 06 (*e*s) se*vid**es té*ni*o-ad*inistrati*os, m*s apen** dois
</line>
<line>
a*uam diretam*nte ju*to ao *r**rama de Apoio à Pó*-**adua*ão (PROAP).
</line>
<line>
N**te caso, alé* deles, há também uma *ervid*ra *é*nica da *e**etaria Ex*cutiva e
</line>
<line>
u*a outra ser*idora técnica da Coordenado*ia de P*squisa (CP*) - *mbos s*o ó*gãos
</line>
<line>
integrantes d* PROP*P - que *azem parte da *qu*pe PROAP. Sob a coor*enação da Pró-
</line>
</par><par>
<line>
Reit**a de Pesquisa e Pós-G*aduação *a
</line>
<line>
UFAL, *s quatro s*rvidores compa*tilham suas
</line>
</par><par>
<line>
fun**es da seguinte *orma: *s **is m*m*r** da C*G at*** na parte operaci*nal, enquanto a
</line>
</par><par>
<line>
servidor* *a Secretaria Ex*cutiva e a ser*idora da C*Q atuam *a parte
</line>
<line>
estr*tégica
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
programa.
</line>
</par><par>
<line>
A apli*ação da SSM pe**itiu identificar os pr*blemas existentes na ges*ão d*
</line>
<line>
*ecurso *o PROAP, a fim de tenta*, senão corrigi-los, ao men*s minorá-los.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina *I, v. 21, n. 8, art. 3, p. 60-*8, **o. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. B. *. Monte, F. J. G. M. Farias
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Gr*d*ação da Univers*dade Federal ** A*ag*as, ev**encia o percentual ex*cu*ado
</line>
<line>
por cada Programa de Pó*-Grad*ação no deco*rer do e*e*cício financeiro de 2022:
</line>
<line>
A fig*ra *baixo, extraí*a a *a*tir de bus*as junto à Pró-**itori* *e *esquisa e Pós-
</line>
<line>
*abela 1 - Percentual execu*a*o po* PPG no **ercício de 2022
</line>
<line>
% EXEC PPG
</line>
</par><par>
<line>
100,00%
</line>
<line>
P*G - AG*ICULT*RA E A*BIENT*
</line>
</par><par>
<line>
*0*,00%
</line>
<line>
PPG - ANTROPOLOGIA SOCIAL
</line>
</par><par>
<line>
100,00%
</line>
<line>
PPG - E*S*NO E FORMA*ÃO DE P*O*ESSORES
</line>
</par><par>
<line>
*0*,00%
</line>
<line>
PPG - HIS*ÓRIA
</line>
</par><par>
<line>
100,00%
</line>
<line>
P*G - LINGUÍS*ICA E LITE*ATURA
</line>
</par><par>
<line>
100,00%
</line>
<line>
PPG - RECUR*OS H****COS E SAN*AMENTO
</line>
</par><par>
<line>
9 9 ,8 6 %
</line>
<line>
P*G - CI*NC*A DA INFORMAÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
9 9 ,3 8 %
</line>
<line>
P*G - CIÊN**AS DA SAÚDE
</line>
</par><par>
<line>
9 9 ,3 4 %
</line>
<line>
PPG - CIÊNCIA A*IMAL
</line>
</par><par>
<line>
9 9 ,1 8 %
</line>
<line>
PPG - DINÂMICA DO **PAÇO HA*ITADO
</line>
</par><par>
<line>
9 * ,* 8 %
</line>
<line>
*P* - FÍSICA
</line>
</par><par>
<line>
9 7 ,9 2 %
</line>
<line>
P*G - ENGENH*RIA CI*I*
</line>
</par><par>
<line>
9 7 ,* 2 %
</line>
<line>
*PG - AGRON**IA (PRODUÇÃO VEG*TA*)
</line>
</par><par>
<line>
9 6 ,7 6 %
</line>
<line>
PPG - *NGENHARIA QUÍMICA
</line>
</par><par>
<line>
9 6 ,3 2 %
</line>
<line>
PPG - S*RVI*O SOCI*L
</line>
</par><par>
<line>
* 5 ,4 * %
</line>
<line>
PPG - NUTRIÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
9 4 ,3 * %
</line>
<line>
P*G - PROTEÇÃO *E PLANTAS
</line>
</par><par>
<line>
9 3 ,6 * %
</line>
<line>
*PG - DIVE*SIDADE B***ÓGICA E CONSE*V**ÃO N** TRÓ*ICOS
</line>
</par><par>
<line>
9 2 ,8 2 %
</line>
<line>
PPG - PSI*OL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
9 1 ,2 2 %
</line>
<line>
PPG - *ILOSOFIA
</line>
</par><par>
<line>
9 0 ,2 2 %
</line>
<line>
*PG - CIÊNCIAS FARMACÊUTICA*
</line>
</par><par>
<line>
* 9 ,7 4 %
</line>
<line>
PPG - *I*NCI*S M*DICAS
</line>
</par><par>
<line>
8 3 ,8 6 %
</line>
<line>
PPG - ECONOMIA
</line>
</par><par>
<line>
8 2 ,5 2 %
</line>
<line>
*PG - INFORMÁTICA
</line>
</par><par>
<line>
7 8 ,7 6 %
</line>
<line>
PPG - PRO-REIT*R*A
</line>
</par><par>
<line>
7 6 ,5 7 %
</line>
<line>
PPG - *ATERIAIS
</line>
</par><par>
<line>
7 * ,7 0 %
</line>
<line>
PPG - QUÍMICA * BIOTECNOLO**A
</line>
</par><par>
<line>
7 0 ,3 7 %
</line>
<line>
PPG - GEOGR*FIA
</line>
</par><par>
<line>
7 0 ,0 0 %
</line>
<line>
PPG - SOCI*LO*IA
</line>
</par><par>
<line>
6 5 ,* 0 %
</line>
<line>
PPG - MATEMÁTICA
</line>
</par><par>
<line>
6 4 ,5 1 %
</line>
<line>
PPG - MATE*Á*ICA - UFBA-UFAL
</line>
</par><par>
<line>
6 4 ,1 8 %
</line>
<line>
PPG - DIREITO
</line>
</par><par>
<line>
6 2 ,6 3 %
</line>
<line>
PPG - *NFERM*GEM
</line>
</par><par>
<line>
5 7 ,8 2 %
</line>
<line>
PPG - ED*C**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
5 6 ,6 8 %
</line>
<line>
PPG - MET*OR*LOGIA
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. *SA, Teresi*a, v. 21, n.8, a*t. 3, p. 60-78, ag*. 2024
</line>
<line>
ww**.fsa*e*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sof* Sy*tems Methodology A**icado na Gestão do *rograma de Apoio * Pós-Graduaçã*
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
Por m*io *a análise da *abel*, pode-se inferir q*e h*uve, de fato, um importe
</line>
<line>
expres*ivo dev*lvido por uma série de PPG\s. Nos casos mais extr*mo*, em *ue se visualiza
</line>
<line>
uma execução de menos de 70% d* verba rece*ida, con**ui-se que o valor não utiliz*do
</line>
<line>
*hegou a mais de *0%, * que s*pe*a a média d* 15% do to*o.
</line>
<line>
A problemát*c* traz à ton* * ques*ão da inexe*ução do rec*r*o, que a*aba *endo
</line>
<line>
desperdiça*o. Isso, em me*o à realidad* de e*cassez de verba por que passam as institu*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
públicas do país, é algo que precisa ser sanad*, ou ao meno* m*norado, a *i*
</line>
<line>
de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*rcentual dev*lvido cheg** a patama*e* perc*ntuais infer*ores. Na sequê*cia, pode-*e
</line>
</par><par>
<line>
conferir
</line>
<line>
o
</line>
<line>
quadro geral
</line>
<line>
de *xecução, em que pos*íve* an*lisar os números em u*a é
</line>
</par><par>
<line>
pers*ec*iv* di*erente:
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 2 - Quadro geral *e *xe*ução (Exe*cício de 2022)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: PRO*EP/U*AL, 2*2*
</line>
<line>
Com efeito, ve*if*ca-se, a pa*tir da c**stataçã* d* uma execuçã* de 85,48%, que
</line>
<line>
14,52% dos re**rsos destin*dos à UFAL, oriu*dos do *ecu*so PROAP, foram devolvidos, *
</line>
<line>
q*e corr*spo*de a um importe *ota* de R$127.989,84 (*ento e **nte * s*** mil, n*vec*n*os e
</line>
<line>
o*tenta e nove reais * oiten*a e quatro centavos) não utilizados.
</line>
<line>
Feita est* anál*se, *umpre, então, ver*ficar o *ue pode *er r*al*zado para que a
</line>
<line>
situa*ão não *corra novamente. É que, ao final, saem prej*dicados os discentes e os
</line>
<line>
docen*es do* *rogramas - impactando no própri* desempenho da UFAL nas avaliações
</line>
<line>
realizadas pelo *EC. Ora, se os rec*rsos e*via*os nã* *he*am a **r utiliz*dos,
</line>
<line>
inves*imentos deixam de ser efetivamente concretizados.
</line>
<line>
Assim, *or meio da met**olog*a SSM, busca-se e*contrar caminhos para auxiliar o*
</line>
<line>
gesto**s na resolu*ão de*te imp**se.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 8, art. 3, p. 60-78, a*o. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. S. Monte, F. J. G. *. *arias
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Metodolo*i* do SSM *m 07 (sete) *ta*as
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Burge, Hughes e W*lsh, 2015
</line>
<line>
O modelo apresentado é co*hecido co*o Mod**o Conceitual. O m*delo conceitual
</line>
<line>
consiste em um m*delo daqui*o que é bom e que pode *er comparado co* a r**lidade, a fim
</line>
<line>
de *dentificar onde a mud*nça po*e ser *ealiz*da. Ao criar o modelo, Chec*l*nd estava
</line>
<line>
interessad* em sistemas que envolvem huma*os *ealizando t*refas, e*ecutando atividade*, em
</line>
</par><par>
<line>
**osição à i*ei* tradicion*l de si*temas baseados
</line>
<line>
em equipam*n*os *u máqu*na*
</line>
</par><par>
<line>
(CHECKLAND; P*ULTER, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Em sínt**e, ve*i*ica-se que o *SM p*ocurar enco*trar soluções para pr*ble*as, por
</line>
</par><par>
<line>
meio da *ropos*ç*o de melhorias ao que
</line>
<line>
j* exi*te, realizando-as através de
</line>
<line>
de*ermi*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
ações.
</line>
</par><par>
</page><line>
D* acordo com o* estudos de Cor*ei*o et *ll e Burge, u*a s*n*ese c*ara e bem didática
</line>
<line>
das fases d* mo*elo *m aná*i*e pode s*r assim desc*ita:
</line>
<line>
1 - Entr*r/Descre*e*/Explorar a **tuação consid*rada problemática: * finalidad* é
</line>
<line>
id**tificar o processo que se*á explor**o;
</line>
<line>
2 - Expres*a* a s*tuação *r*ble*ática: Apresent*r todos os detalhes relacionados ao
</line>
<line>
pr*ces*o, a fim de capturar as mú***pla* visõ*s da situação - cr*a*ão *a imagem rica;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.8, art. 3, p. 60-7*, a*o. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Soft Sys*ems M*tho*ology Aplicado na Gestão *o Prog*ama d* Apoio à P*s-Grad*ação
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
3 - Co*str**r def*nições *u*in*a* de sis*emas *elev*ntes: Trata-se de um pass* *rític*, n*
</line>
<line>
qual são form*ladas de*inições bás*cas, chamad*s Definição-Raiz, que captu*am a ess*nci* de
</line>
<line>
uma si*uação. *ua *mportânc*a se justifica p*rque serve para deduz*r o qu* a empre*a terá que
</line>
<line>
fazer *ara atender à definição. A*sim, com * *ropó*ito *e garantir uma de**nição raiz
</line>
<line>
aceitável, foi criad* o CATW*E:
</line>
<line>
* - Cliente: É o indivíduo qu* *ecebe o resul*ado da transformação;
</line>
</par><par>
<line>
A - Atores: Indivíduos q*e fariam as
</line>
<line>
**ividades de tr*ns**rmação se o siste*a fosse real (e
</line>
</par><par>
<line>
n*o *ma*in**io);
</line>
</par><par>
<line>
* - Tran*for*açã*: A ativi*ade e**ressa com* u*a t*ansformação;
</line>
<line>
W - *el*ans*hauung: Palav*a de origem alemã que sign*fica \visão d* mundo\. * a crença
</line>
<line>
que *á *entido * definição raiz;
</line>
<line>
O - P*o*rietário1: É o tomado* d* decisã* mais ampl* do sistem*. Seu f**o é o *es*mpe*h*
</line>
<line>
*o sistema;
</line>
<line>
E - Restri*ões ambientais2: T*ata das princ*pais re*trições fo** dos limites do sistema.
</line>
</par><par>
<line>
4 - El*bora* mode*os con*eitu*is de Sistemas de At*v*dade Humana: S** sistemas
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
a*ingem o seu pr*pós*t* por **io da a*ividade humana. O ponto elementa* desta etapa
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ntend*r *u* os seres humano* não ** re*etem. Assim, os resultados sempre *presentarão uma
</line>
<line>
*ariação. Ainda q** a tare*a seja igual, *ão *erá possível q*e pes*oas dif*rentes a realize* da
</line>
<line>
*esma forma. Foi *or co**a di*so que, ne*te passo, e* virt**e de*ta variação cor*espondente
</line>
</par><par>
<line>
ao **sempenho h*mano, introduziu-se o monitora*ento e *
</line>
<line>
co*trol* das ativid*des (*este
</line>
</par><par>
<line>
moment* 4). A ideia do m*nitoramento foi p*nsar na c*nsequ*nc** do fracasso, com d*st**ue
</line>
<line>
pa*a três possíve** respostas, qu* correspondem aos trê* E\s:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. F**, Ter*s*na *I, v. 21, n. 8, ar*. 3, p. 6*-78, ago. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. B. S. Monte, F. J. G. M. Far*as
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaborado pelo autor, 202*
</line>
</par><par>
<line>
5 - Co***rar os modelo* com o mundo real: É na comparação entre o que aconteceu
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
real*dade e o mode*o lóg*co el*b*ra*o que se levant*m as propos*ções q** levar*o à mud*nça.
</line>
<line>
6 - *efinir as mudanças possív*is e d*sejávei*: *o mundo ideal todas as *udan*as
</line>
<line>
deveria* se* implementadas, mas no *undo real a si*uaç*o é di*erente, pois há var*a*tes que
</line>
</par><par>
<line>
precisam ser c*nsid*radas, como a *otivação das
</line>
<line>
**ssoas envolvidas, a cultur*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
or*anização e * asp*cto fina*ceiro envo*vido, por exemp*o.
</line>
<line>
* - Sugeri* aç*es para a trans*orm*çã*: A*ós * identific*ção das mu*an*as c*nside*ad*s
</line>
<line>
*esejáveis e viáveis, é necessário esf*rç* *ara * s*a implementação (*OS et al., 20*3)
</line>
<line>
Escol*er a metodologia do SSM para tratar da gestão *o recurso do PROAP m*strou-
</line>
<line>
se oportuno * cirúrgico, *o*s o f*c* da situação pro**emá*ic* dev* ser a apresen*açã* de um
</line>
</par><par>
<line>
mo**lo bom, o* *o *enos um caminho
</line>
<line>
bom, uma alternativa boa, com o propósi**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
solucio*ar o i*passe d* não execução i*tegral da *er*a na **AL.
</line>
<line>
Adema*s, a ideia ** algo flexível e que leve em co*ta as variações pr*prias dos seres
</line>
<line>
huma*os n* s*a implem*ntação revela como o estudo ap**s*ntado *ode c**tribuir n*o ape*as
</line>
<line>
para a UFAL, ma* **ra *odas as *ni*ersid*des federais d* país, ** que cada *ma, por meio do
</line>
</par><par>
<line>
ó*gão **sto* c*mpe*ente do recurso, poderá utilizá-lo *omo *ef*rê*cia
</line>
<line>
par* *a**r *eus
</line>
</par><par>
<line>
próprios aju*tes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Assim, partir *a ***n*i*icação *o probl*ma e expressá-lo cor*etamente são *s a*icerces
</line>
<line>
para a construção de um m*delo palpável e viáv*l, que possa cont*i*ui* de forma sign*ficativa
</line>
<line>
e bem con*reta com ess* reali*ade ident**icada na Unive*s*dade *ede*al de Alago**. E, *ssim,
</line>
<line>
tentar *esolver o i*bró*l*o e*istente, q** acarre*a uma dev*lu*ão expressiv* do recur*o.
</line>
<line>
Po* fim, * necessá*io estar ciente de que as c*nclusões p*dem não ser ef*ti*as, de
</line>
<line>
fo*ma que as soluç*es ide*is ver*fi*ad*s pode* não ser c**cretiza*as no mundo r*al.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.*, ar*. 3, p. 60-78, a*o. 2024 *ww4.fs*net.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*ft Systems *eth*dolo*y *pli*a** na *estã* d* *rog*ama de Apo** à P*s-Graduação
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 3 - *odelo do **M
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Coelh* *únior & Cândido, 2020
</line>
</par><par>
<line>
A - *ituação pr*blemática
</line>
</par><par>
<line>
*evolução expre*siv* *o recurso do PROAP no exercício de 20*2.
</line>
<line>
B - **nstrução da ima*em ric*
</line>
<line>
É a expre*são da situa*ão-problemática, represe**a*a na Figur* 4.
</line>
<line>
Da imagem ri*a, é possível in*erir, d* forma didática, o fen*meno da *ã* exe*ução
</line>
<line>
integral do recurs* do P*OAP. A *arte ini*ial, q*e in*cia c*m a imagem das céd*las de real e
</line>
<line>
te*mina *om a palavra \i*e*ecu*ão\, pode ser fa*il*ente compreend*da, con**d**ando a
</line>
<line>
temática apr*sentada.
</line>
<line>
Quanto à s*gund* part*, ela trata especificam*nte d*s alternativas propos*as para
</line>
</par><par>
<line>
sanar o pr*b*ema da
</line>
<line>
inex*cuç*o. Com e*eit*,
</line>
<line>
foi cons*atado, com *ase nas informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
carreadas junto à PROP*P e
</line>
<line>
ao* PPG\s,
</line>
<line>
uma falha co*tundente na comunic*ção entre os
</line>
</par><par>
<line>
*r*ãos ges*ores *a verba e *s prog*amas, bem como *ntre as *oordena*ões dos programas *
</line>
<line>
os be*efici*rios finais do re*urso (alunos e p**fessores).
</line>
<line>
Tal emba*aço no diálogo pode ser *onst*tad* por meio das figuras do WhatsApp e do
</line>
<line>
comunicador à distância, que s* utiliz* de um mic*o*one gigante vermelho. Po* ou*ro lado, *
</line>
</par><par>
<line>
relógi* e o des*a*ue \não v** dar tempo\ sin*lizam a cu*t* janela t*mporal que mar*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
disponibilização d* *RO*P p*la CAPES, e que s* *aracteriza co*o uma re*lam*ção rot*neira
</line>
<line>
por parte dos PPG\s.
</line>
<line>
R*v. FS*, Tere*i*a PI, v. *1, *. 8, a*t. 3, p. 60-78, ago. 202* www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. S. *onte, F. J. G. M. *arias
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
Fi*ura 4 - Imagem ri*a - SSM
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Ela*ora*o pel* autor, 2023.
</line>
<line>
P*r ú*timo, na im*ge* desenha*a de próp*io pun*o ao *inal, ilustr*u-se *
</line>
<line>
disp*r*dade entre os programas que apr*sentaram o melhor índ*ce d* execução (conf*rme
</line>
<line>
Tabela 1), perfazendo o t*ta* recebido, e aqueles qu* apresentaram os ín*ices mais baixos, e*
</line>
</par><par>
<line>
p*tamares infe*io*es a
</line>
<line>
60%. As pequ*na* casas ao lado *i*al*zam *
</line>
<line>
s**es*ão de um
</line>
</par><par>
<line>
*ench*arking, ou seja, que os programa* qu* apresent*ra* os menores índices ** *p**xime*
</line>
<line>
d*queles *om *s melh*res p*rcentuais, a f** de *pr**de*em e aprimora*em su* pe*forma*ce.
</line>
<line>
C - Definição sucin*a de siste*as relevantes
</line>
<line>
*onsiste em fazer c*m que tod* o re*urs* do PROAP, disponibilizado pela UFAL po*
</line>
<line>
meio da PROPEP, seja executado pe*os pr*g*amas de pós-g*aduaçã* no exe*cíci* financeir*
</line>
<line>
*m que foi distribuído.
</line>
<line>
*ATWOE
</line>
<line>
C - Client*: Corresp*ndem aos programas *e pós-graduação stricto sens* acadêmi*o* d*
</line>
<line>
UFAL
</line>
<line>
A - Ator*s: Eq*ipe g*stora do PRO*P e direto*e* dos PPG\s
</line>
<line>
T - Transfo*mação: Que os r*curso* deixem de ser ex*cutad*s a*e*as *arc**l**nte e passem
</line>
<line>
a sê-*o na integralid*de
</line>
</par><par>
<line>
W - Wel*anschuu*g: * *isão de mundo que dá
</line>
<line>
senti*o à definição-raiz é a per*pecti*a (a
</line>
</par><par>
<line>
*rença) de que não se pode aceitar a devolução de recursos pú*l*cos, pois e*es j* são *scass*s,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Tere*ina, v. 21, n.8, art. 3, p. 60-78, ago. *024
</line>
<line>
*ww4.f**net.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sof* Sys*ems Methodolo*y Aplicado na Gestã* d* Programa de Apoio à Pós-Grad*ação
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
de fo*ma que pr*c**am ser *mpre*ados para a melhori* dos p**gramas d* **strado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dou*ora*o
</line>
</par><par>
<line>
O - Propriet*rio: Pode correspon*er a quatro figuras: o reit*r da universidade, a *r*-reitora da
</line>
<line>
PROPEP, o coord*nador da CPG ou o *oord*nad*r do cur*o de pós-graduaç*o
</line>
</par><par>
<line>
E Restrições ambientais: **o *i*e*sas, mas algu*as po*** ser e*encadas, * exempl* da -
</line>
</par><par>
<line>
fal*a de
</line>
<line>
i*tera*ã* e ap*oxi*ação da PROPEP com os PPG\s, o desconh**imento dos PPG\s
</line>
</par><par>
<line>
em relaçã* *s diretrizes do PROAP e a curta janela disponível para exec*t*r e r*alocar o saldo
</line>
<line>
disponível
</line>
<line>
4 - Mo*elo Conceit*al de *istem* de **ividad* Humana
</line>
<line>
F*gur* 5 - Mo*elo Concei*ua* de Sistema de A**vidade Humana
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 8, art. 3, p. 60-7*, ago. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. B. S. M*n**, *. J. G. M. Farias
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborad* pelo aut*r, 2023
</line>
<line>
5 - Co*pa*ação do m*delo *om o mundo real
</line>
</par><par>
<line>
A*ividades de Modelo Conc*itual
</line>
<line>
*undo re*l
</line>
<line>
O *ue *odemo* faze*
</line>
</par><par>
<line>
1 - Iden*ificação dos sta*eholders
</line>
<line>
N*o *ecessariamente
</line>
<line>
En**erá-los de forma clara, a fim de integrá-**s à a*álise
</line>
</par><par>
<line>
2 - Des*ri**o das ativida*es
</line>
<line>
Sim, m** precisa ser publicizada
</line>
<line>
M*n**r um grupo *e WhatsAp* com os PPG\s
</line>
</par><par>
<line>
* - V*rificação dos relatórios financeiro*
</line>
<line>
OK
</line>
<line>
Analisá-los com mais pr*fund*dade, a fi* ** apri*orar para o exercício seguin*e
</line>
</par><par>
<line>
4 - Aná*ise dos indicadores (Alocação X Exec*ção)
</line>
<line>
OK
</line>
<line>
A partir dessa a*álise, tr**ar um plano para ince*tivar e pre*ia* os PPG\s, bem como instruir e ajudar outr*s
</line>
</par><par>
<line>
* - *takehol*ers X Pr*c**ime*tos
</line>
<line>
Precis* melh*rar
</line>
<line>
É preciso explicar melho* aos PPG\s
</line>
</par><par>
<line>
* - Pr**le*as de c*municação
</line>
<line>
Precisam ser solu*ionados
</line>
<line>
Ag**da* visitas *ontuais (não ne*essar*am*nte perió*i*as) e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*r*sina, v. 21, n.8, *rt. 3, p. 60-78, ago. 2024
</line>
<line>
www4.**ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Soft Syst*ms *ethodolog* *p*ica** n* Gest*o do *rogra*a *e Apoio à Pós-Graduação
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
criar gru*o no *h*tsApp
</line>
</par><par>
<line>
7 - Ma*or ap*oximação
</line>
<line>
De*e existir
</line>
<line>
*azer contat*s
</line>
</par><par>
<line>
8 - *lanejamento prévio
</line>
<line>
É impor*ante ori**tar os PPG\s
</line>
<line>
Ins*r*ir os PPG\s já no início d* exercíc**
</line>
</par><par>
<line>
9 - Mais autonomi*
</line>
<line>
Em relação aos remanejamentos
</line>
<line>
Per*itir que o* PPG\s f**am reman*jament*s sem *u**rização da PROPE*
</line>
</par><par>
<line>
6 - Def*nir *s mu*anças possí*e*s * desejáveis
</line>
<line>
Figura * - Matri* *e *enefícios da Facilidade
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elaborado pelo auto*, 2015
</line>
<line>
Defin*r as *udanças desejá*e*s re**er *m* análi*e de cunho racional, a fim de
</line>
<line>
*erificar dois pontos: 1 - Se elas r*almen*e são viáv*i*; * - E * pa*c*l* de benefício que
</line>
<line>
trazem. **ém d*sso, de*e-se ress*ltar que o t*manho d*s círc*los indica a qu*ntidade de
</line>
<line>
recursos nece*sários p*ra com*letar a tarefa. Ass*m, cumpre anal*sar a m*t*iz aci*a.
</line>
<line>
Re*. **A, Teresina PI, v. *1, n. 8, art. 3, p. 60-*8, ago. 2024 w*w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. B. S. Mo*te, F. J. G. M. F*rias
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
A matriz pr*põe dois eixos de aborda*em. O *ixo vertical *inal*za a facil*da*e o* a
</line>
<line>
d*ficuldade em implementar a *udança *videnciad*, ao passo *ue o eixo hor*zontal dest*ca o
</line>
</par><par>
<line>
grau
</line>
<line>
de benefício
</line>
<line>
d* mudança. Em rela*ão fa*ilidade, a m*dança será ta*to mai* à
</line>
<line>
fác*l
</line>
</par><par>
<line>
quanto ma** alto e*tiver na ma*riz. Por s*a v**, a imple*entação *a mudança *erá mais difíci*
</line>
<line>
*e estiver colocada e* *m ponto mais baixo. Por outro lado, *o que *iz resp*ito ao be*efício,
</line>
<line>
*ua**o mais *ara a direita *l* es*iv**, consequentemente ma*or *erá, ao pa*so que o b*nefício
</line>
<line>
s*rá menor q*anto mais para a esquerda estiver.
</line>
<line>
Feitas e*tas cons**erações, é possíve* in*erir, por ex*mplo, que *s propo*tas d*
</line>
</par><par>
<line>
mudança 1, 8 e 2 sã* as m**s fác*is d* se*em im**ementadas. Com efeito, **umerar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
stakeholder* de forma c*ara, a **m de i*tegrá-l** à an*lise (Mudança nº 1); instruir ** PPG\s
</line>
<line>
já no início *o ex*rcí*io f*nanceiro (Mudança nº 8); e montar um gru*o de WhatsA** com os
</line>
</par><par>
<line>
progr*mas de **s-g*ad***ão (Mudança *º 2) s*o
</line>
<line>
atitudes fáceis d*
</line>
<line>
s*rem tomadas, que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
e**gem *aior** esfor*os e nem *a*ores complexidades.
</line>
<line>
Em rela**o ao *specto horizontal da matriz, pode-s* *on*ta*ar que *s mud*n*as * * 4
</line>
<line>
trazem u* al*o be*efíci*. Is*o porque, c*m* ficou *emon*trado que a fal** de comuni*ação é
</line>
</par><par>
<line>
um do* pontos det*rminantes pa*a o prob*ema da gestão d* re*urs*, a criação
</line>
<line>
do
</line>
<line>
grupo do
</line>
</par><par>
<line>
Wh*tsApp (Mudan** nº 2), além de alg* **mples - já que poderi* ser feit* integrando a E**ipe
</line>
<line>
do PRO*P * o* c*ordena*o*es dos c*r*os (ou o* secr*tários) - resolveri* o pr**lema d* falta
</line>
<line>
de diál*go.
</line>
<line>
Ademais, a elaboração de um p*ano para incentivar e pr*mi*r os PPG\s (Mudança 4)
</line>
<line>
ta*bém prop**cion**ia um benefíc*o incisiv*, poi* seria u* estímulo rea* a qu* os pr**r*mas
</line>
<line>
não s* man*ives*em inertes, mas, *o contrário, já se mobilizass*m pa*a rea*izar um
</line>
<line>
*lanejamento pr*vio, a fim d* concr*tizar uma e*ecução efi**z.
</line>
<line>
5 *O*CLUS*O
</line>
<line>
Ante o ex*o*to, é *ossí*el compr*e*der - ap*s ve*ificar a problemática *present*da -
</line>
<line>
que a não execuçã* do recurs* d* PROAP, além de com**ome*er a *ualidade d*s PP*\s da
</line>
<line>
UF*L, prejudica a pró*ria universidade como um todo.
</line>
<line>
A*sim, com o propósit* de encontrar mecanismos para atenuar o problema, *uger*-se
</line>
<line>
a apl*cação do méto*o S*M, conforme exposto *o pres*nte estudo. Por meio das **apas *, 5
</line>
<line>
e 6, é possível e*contrar alter*a*ivas ap*as a auxiliarem na *est*o do recurso do PRO*P.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n.8, art. 3, p. 60-78, ago. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*ft S*stems Metho*ology Aplicado na Ge*t** do Prog*ama de **oio à Pós-*raduação
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
Em t**po, p*de-se cons*at** que a metodologia de S*stem*s Flexíveis possui um
</line>
<line>
*oteiro b*m defin*do, o *ue facilitou a sua ap**ca*ão no estudo em tela. Busca-se, dessa
</line>
<line>
forma, que os problemas enumera*os e que os cami*hos propostos possibi*item uma ge*tão
</line>
<line>
mais eficie*te e *fi*az do recurs* público.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
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</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere**na PI, v. 21, n. 8, art. 3, p. 6*-78, ago. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
M. B. S. Mon*e, F. J. G. M. *arias
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Como Refe*enciar este Art*go, c*nforme AB*T:
</line>
</par><par>
<line>
MO**E, M. B. *; *ARIAS, F. J. G. M. Soft Sy*tems Me*hod*logy Apl*cado n* G*stão do ****rama
</line>
<line>
de Apoio à *ós-Gradu*ção. R*v. *SA, Tere**na, v. 21, *. 8, art. 3, p. 6*-78, ago. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
M. B. S. M*nte
</line>
<line>
F. J. G. *. Far*as
</line>
</par><par>
<line>
*) *o*cepção e planejame*t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na r*visã* c*í*ica do c**t*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rt*ci*a*ã* na aprovaç*o da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
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Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n.8, a*t. *, p. 60-78, ago. 2024
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www4.fsan*t.com.br/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)