<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 8, art. 3, p. 60-78, ago. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.8.3 </line>
</par>
<par>
<line> Soft *ystems Methodology Aplicado na *e*tão do Pro*ra*a de Ap**o à Pós-Graduaç** </line>
<line> Soft System* Methodolog* for t*e *anagemen* of Postgradu**e Sup*ort Progr*m </line>
</par>
<par>
<line> Ma*son Br*n* da Silv* Monte </line>
<line> Doutor em Enge*ha*ia de Produção p*** Universi*ade Federal de P*rnambuco </line>
<line> *rofessor da *niversidade Fed*ra* de Alagoas </line>
<line> E-mai*: madson.mo*te@*eac.ufal.** </line>
<line> Freder*co *oaquim Gome* d* *ello Far*as </line>
<line> Mestrado em Ad*i*istração *ública pela *niversidade Fede*al d* Alagoas </line>
<line> Grad*açã* em *irei*o pela Uni*er*i*ade Feder*l de *lagoas </line>
<line> Técnic*-administrativo na Universida*e Federal de Ala*o*s </line>
<line> *-m*il: *jgmf*ria*@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: M*dson *runo da Sil*a Monte </line>
<line> E**t*r-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> *venida Lo**i*al M*lo Mota, S/*, Tabuleiro ** Martins, </line>
<line> *odrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Maceió-A*, CEP: 5*072-970, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Fr*derico Jo**uim Gomes *e Mello Farias </line>
<line> *rti*o *ecebido </line>
<line> em 09/02/2024. </line>
<line> *l*ima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Aven**a Lour*val Melo Mota, S/N, Tabul*iro do **rtins, </line>
<line> recebida em 28/02/20*4. Aprova*o em 29/02/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Maceió-AL, CE*: 57072-*7*, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Av*liado pel* sis*e*a Tr*ple Review: De*k Review a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew </line>
<line> (avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*). </line>
<line> Revis*o: Gram*t*cal, N*rmativa e de Forma*açã* </line>
</par>
<par>
<line> AGÊNCIA DE FOME*TOS: Os autores ag*a**ce* a colabor*ção da Pró-Re*tor*a de Pesquis* e Pós-Gradu*ção da </line>
<line> Universidade Federal *e A*ag*as pela disponibilização de *nform*çõe* e dados financeiros. </line>
</par>
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<line> Soft S*stems Meth*dol*gy Aplica*o na Gestão do Programa de Apoi* à Pós-Grad**ção </line>
<line> 61 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O trabalho ora ap*e**nt*do tem co** pro*ós*t* *nalisar a *plica*ão da met*dologia SSM *a </line>
</par>
<par>
<line> *estão </line>
<line> d* recurso do PROAP, tendo co*o *m*stra o ano </line>
<line> de *022, a fim de auxi*i** </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> g**tores </line>
<line> da verb*. O SSM trata-se de um *ec*nism* que busc* aplicar s*luções *lexíveis </line>
</par>
<par>
<line> para determinados problema*. * PROAP, por sua ve*, consiste em uma verba </line>
<line> esp*c*fica </line>
</par>
<par>
<line> des*inada pel* M*C * instituição de ensino superi*r públic*, c*m o propósito de melh*rar a </line>
</par>
<par>
<line> qu*l*dade dos cursos </line>
<line> de pós-gra*uaç*o stricto s*ns*. A justific*tiva </line>
<line> para o *resent* e*tu** </line>
</par>
<par>
<line> se d* e* v**tude da *ons*a**ção *e um* d*volu*ão ex*ressiva da *e**a menci*nada, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> exercí**o *inanceiro *e 2022, na Universidade Fe*eral de Alagoas. Com efeito, verific*u-se </line>
<line> uma não execução de quas* 15% do valor recebido pela institu*ção na*uele ano, sem que </line>
<line> essa p*rcela do r*cur*o tenh* r*cebi*o qualquer destinação. * *eto*ologia con*iste em uma </line>
<line> br*ve revisão de literatura a respeito do **M, e em uma exposiçã* prática da aplicaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> mod*lo, a fim de buscar a*ternativas para </line>
<line> implementar *elhori*s e s*nar, ou ao menos </line>
</par>
<par>
<line> minimiz*r, as con*equências *o problema *a não *xecu*ão int*gral. Como conclusão, fo* </line>
<line> possível encontra* bo*s ideias para *ue essa devolução tã* expressiva *ão torne a ocor*er. </line>
<line> Palavras-ch*ve: SSM. PROAP. Devolu**o de Recurso P*blico. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> The purpose of the wo*k *resen*e* here is to analyze the *pplicati*n of the SSM method*log* </line>
<line> i* *he management o* PROAP *esources, *aking t*e year 2022 as a sample, i* or*e* to a*sist </line>
</par>
<par>
<line> fund *anagers. SSM </line>
<line> is a m*ch*nism *hat seeks to *pp*y fle*ible sol*ti*ns to certain </line>
</par>
<par>
<line> pr**lems. PRO**, in turn, consis*s *f a specifi* amo*nt **located by the ME* </line>
<line> t * publ i c </line>
</par>
<par>
<line> higher education *nstitution*, with the purp*se of imp*oving the q*al*ty o* stric*o sensu </line>
</par>
<par>
<line> postg*aduat* courses. The justif*cati*n f*r th* present stu*y is due *o the *i*ding </line>
<line> of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sig*i*ic*n* retu*n of the af*re mentio*ed fund*, in the </line>
<line> 202* financial year, at the F*deral </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsity of *lagoas. In effect, there **s a return of *lmost 15% *f the amount received by </line>
</par>
<par>
<line> the institu*ion that ye*r, with**t t*is portion </line>
<line> of t*e resou*** havin* receive* any allocation. </line>
</par>
<par>
<line> Th* meth*d*logy co*s*st* of a *rief *i*erature review regarding SSM, an* a practical </line>
</par>
<par>
<line> ex**sition of the app*ication of t*e mo*el, in o**e* to seek </line>
<line> alt*rnatives *o implement </line>
</par>
<par>
<line> imp*ov*ments and </line>
<line> remedy, or at leas* min*mize, th* consequenc*s </line>
<line> of the pro**em of no*- </line>
</par>
<par>
<line> fulfill*ent. In *onclusion, it was possible to fi*d good **eas so that t*is sig*i***a*t *etur* d*es </line>
<line> not *appen again. </line>
<line> *eyw*rd*: *SM. PROAP. Re*urn of Public Resource. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*in* PI, v. 21, n. 8, art. 3, p. 60-78, ago. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> M. B. S. Monte, F. *. G. *. Fa*ias </line>
<line> *2 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> *or d*f**ição, PROAP sig*i*ica Programa de Apoi* à Pós-Graduação. Trat*-se </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *m recur*o re*etido pel* *EC *s *nstituiçõ*s *úblicas de ensino *upe**** *ue disp*nibilizem </line>
</par>
<par>
<line> programas d* pós-graduação stricto sensu. Seu propó**to, entreta**o, * bem del*mitado e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ve*ba n*o **de ser *t*lizada ** forma desa*razoada, sem critério*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, cien** de *u* o PR*AP visa melhorar a* condiçõe* dos c*rsos de mest**do e </line>
</par>
<par>
<line> doutora*o do país, a po*taria que r*gul*me*t* (Po*taria 156/2014-C**E*) estabelece, o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> f**ma expr*ssa, c*mo e*emento* de de**e*a permitid**: mater**l de consumo, serviço* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> terc*ir*s pessoa j*rídica, serviço* de terceir*s pessoa fís*c*, di*ria*, passage*s e de*pesas com </line>
<line> loc**o**o, auxíl*o financeiro ao es*udant* e au*ílio finan*eiro a* p*sq**sado* (Programa de </line>
<line> Apoio à Pó*-Gra*uação (PROAP) CA*E*, n.d.). </line>
<line> N* fina* *e 2022, foi c*nstat**o que **se recur*o, *nv*a*o à Universidade Fed*ral </line>
<line> de Alagoas, nã* *h*gou a *er *nte*ra*mente utili*ad*, de *orma q*e ho*** uma devo*ução de </line>
<line> qua*e 15% *o total recebido. Esse fato gerou questionamen*os e s*scitou a elaboração do </line>
<line> prese*te estudo, que procura *uxiliar a compreensã* em torno *o problema e propo* </line>
<line> al**rnativ*s *e melh*ria, a fi* de que a s*tu*ç*o *ão to*ne a se re*eti*. </line>
<line> P*ra ta*to, sugere-se a apl*cação da metod*logi* *SM - So** S*ste* *ethodo*o*y - </line>
<line> a fim d* apresentar a tem*ti*a e l*va*tar a*te*nativas, no sentido de minimizar *s im**c*os </line>
<line> negativos do *r*blema em q**stão, cumprindo o* seguintes o*jetivos especí**cos: </line>
<line> *Ide*ti*i*ar os *tores e*vo*v*dos no p*ocesso; </line>
<line> *Estrutura* a probl**ática; </line>
</par>
<par>
<line> *A**esen*ar alterna*i*as que po*sam ser </line>
<line> col*borativa* pa*a aprimor*r a execu*ão </line>
</par>
<par>
<line> or*a*e*tária. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> S*M, cumpre de*taca*, tem 07 (sete) estágios e busca fo*necer possi*il*dad*s, </line>
</par>
<par>
<line> co*ferindo u* auxíl*o à es*ruturação dos problemas, sem ter o p*o*ósito direto *e resolvê- </line>
<line> los (MON*E et al., **23). Tr*ta-se de um siste*a de *prend**ado cíclico que, po* mei* de </line>
</par>
<par>
<line> sist**as de ativid*de </line>
<line> humana, p*etende invest*g*r uma situaç*o pr*b**mática d* mundo </line>
</par>
<par>
<line> real, a fim de *erificar v*rias *er*epç*es em torno de *m ób**e (CO*LHO JÚNIOR; </line>
<line> CÂND*DO, 2020). </line>
<line> *ssim, * justi*i**tiva para a escolha do tema foi a percepção d* um proble*a real </line>
</par>
<par>
<line> oc*rrid* na UFAL, em *u* mai* de R$100.00*,00 (cem m*l r*ais) (q**se </line>
<line> 1*% </line>
<line> do </line>
<line> valor </line>
</par>
<par>
<line> rec*bido) *ri**do </line>
<line> do P*O*P foi devo*vi*o à CAPES, sem receber qualquer utilização. </line>
</par>
<par>
<line> Ass**, </line>
<line> u*a gestão e*i*ient* dos </line>
<line> problemas enco*trados, por me*o do S*M, *ode </line>
<line> **r*r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 2*, n.8, art. 3, p. 6*-*8, *go. *0*4 </line>
<line> www4.fs*net.*o*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Soft Sys*ems Me*hodology Aplicado na *estão do Progr*ma de Apo*o à Pós-Gradua*ão </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> info*mações e*tratég**as relevantes p*ra o *rgão gesto*, a fim de </line>
<line> que não ha*a perda de </line>
</par>
<par>
<line> di*heiro **blico. </line>
</par>
<par>
<line> E, frente a essa constatação, foi possível percebe* *ma ut*lid*de p*ática - incisiva e </line>
<line> contundent* - do SSM, * fim de auxiliar a gerência da verba, n* sen*id* de q*e a e*ecução </line>
<line> p*la UFAL - e até mesm* *or ou***s insti*uições - atinj* *m p*tamar mais e*pressivo. O </line>
<line> m*canismo propos*o pelo SSM é didá*ico e pode s*r fac*lmente compre*ndido. </line>
<line> Com* exe*plos de cunh* prático, é p*ssível conferi* a aplica*ão d*s princípios do </line>
</par>
<par>
<line> S S M, </line>
<line> p*r exemp*o, n* *ri*ção de c*ná*ios de soluçã* par* o Reservatório Mci**jów, na </line>
</par>
<par>
<line> Polônia. </line>
<line> Além d*le, * ferramenta também serv*u para *ompreen*er </line>
<line> * desempenho do* </line>
</par>
<par>
<line> se*viços de </line>
<line> distribuição de água na *ganda * par* e*trut**ar pro*l*ma* </line>
<line> e fornecer </line>
</par>
<par>
<line> i**ormações em relação a* ab*stecimento de água </line>
<line> no *s*ado de Pernambuco (MON** e* </line>
</par>
<par>
<line> a*., 2023). Outr* *studo *nteressante p*de *er encon*rado no tra*alho *ealizado por Coelho </line>
<line> Junior e Cândido, que aplicaram o SS* ao *rein*mento *e *m órgão d* se*urança pública </line>
<line> (CO*LHO JÚN**R; CÂNDIDO, 2020). </line>
<line> An*e * expos*o, pode-se infe*ir que a met*dolog*a de sist*mas flexíveis apr*sen*a </line>
<line> *m h*stórico rep*e*entativ* para a identificação *e problemas e para a prop*si*ura *e i*eias </line>
<line> práti*as a fim de *inor*-los. </line>
<line> Além disso, ao prop*r me*horias para o que já *xi*te - marca c*ra*terística do SSM </line>
</par>
<par>
<line> -, a ferrame*ta tra* em si o próprio conceito de inovaçã*, o </line>
<line> que permite a*a*ço* ainda </line>
</par>
<par>
<line> maiores po* es*udos subs*qu*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REVISÃO *E LIT**A**RA </line>
</par>
<par>
<line> Com origem na Lancaster U*iversity, a meto*ologia SSM - Soft System Methodo*og* </line>
<line> - busca ap*icar abordagens da Engenharia d* Sistem*s pa*a soluc**nar *roblema* d* negóci*s </line>
<line> e *rob*emas de ges*ão (FATH* e* al., *020). </line>
<line> * SSM teve origem a *artir do reconh*cimento da complexidade e *o*fus*o do </line>
</par>
<par>
<line> mun*o re*l. Par*indo do p*essupos*o *e que cada pessoa tem </line>
<line> um a </line>
<line> percepç*o d*f*ren*e em </line>
</par>
<par>
<line> torno de uma *esma situaçã*, e q*e *ss* for*a de **ns*r está fun*ame*tada em conceitos e </line>
<line> *renças que temos em noss* *ente, o SSM *retende const*uir ** *odelo me*ta* - racional e </line>
<line> defensá*el - para *azer julga*ent*s so*re * realid*de (LO*MAN, 2020). </line>
<line> Trata-se d* ferramenta constru*da sobr* dois a*icerces: a percepção d* realidade e os </line>
<line> julgamentos d*s adminis*radores. Ela ofere*e um processo *str*tur*do e *lexível (ao **ntrário </line>
</par>
<par>
<line> das me*odologias de sistemas r*gidos), a fim ** tra*ar situa*ões </line>
<line> proble*át*cas que *recisa* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. 8, art. 3, p. 60-78, a*o. 2024 </line>
<line> *w**.fs*net.*om.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. B. S. Monte, F. *. G. M. F**ias </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> de melhorias. O SSM lida com situ*ções em que as parte* interessad*s (stakehol*ers) podem </line>
<line> ter *d*ias difer*ntes **bre a s*t*ação-p*oblema (FATHI et al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A *p*e****agem, *ntão, </line>
<line> acontece por m*io de um *ro*esso organizado, </line>
<line> no *ual </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *t*lizado um conjunto de mod*lo* de ação i*te**ion*l, com o propósito de escl*rece* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *struturar uma discus*ão e ev*denc*ar como ela p*d* se* *elho* (CHE*KLAND; POULTER, </line>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> O ciclo do SSM englo*a, em s*ntese, o segui*te. Ini*ialmente </line>
<line> cump** ve*ificar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> situa*ão problemátic*, ou melhor, o contexto </line>
<line> em que o </line>
<line> *robl**a está inserido. Na </line>
</par>
<par>
<line> sequência, </line>
<line> *e*env*lve-se *ma imagem </line>
<line> da situação pa*a, então, de*ini-la por meio de </line>
</par>
<par>
<line> mo**los concei*uais. Por fim, </line>
<line> deve-se compará-los com o m*ndo real, a fim de fornecer </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *uporte necessário para * tomada de decisão (MSEN*EMA et *l., 2024). </line>
<line> Ante o e*p*s**, *ump*e me*cionar q*e a importância da SSM para o tema ora </line>
<line> estudado se t*ad*z na capacidade de estr*tu*ar os problemas, tornando-os c**hecido* * </line>
<line> **d*nados. *s*o pe*mite uma comp**ensão mai* real e c*ncreta *m t*rno do dilema </line>
<line> v*venciado e auxilia o pro*esso d* to*ada assertiva de *ecisões. </line>
<line> * M*TODOL*GIA </line>
<line> O presente t*abalho se caracteriza como um estudo *e cas*, pois *usca a*ali*ar a </line>
<line> temátic* apresen*ad* por meio de uma situa*ão peculiar ocorrida na U*AL, c** recorte no </line>
<line> e*erc*cio d* 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> *s *usc*s *oram realiza*as por meio </line>
<line> de **forma*ões **nanceiras o*tidas jun*o ao </line>
</par>
<par>
<line> órgão de Pós-*raduaç*o </line>
<line> da UF*L - a PROPEP (Pró-Reitoria de Pe*q**sa e Pós- </line>
</par>
<par>
<line> Gr*duaçã*). Os docum*ntos *p*esentam de forma cristalina * ex***ção </line>
<line> da verba pelos </line>
</par>
<par>
<line> pr*gramas de pós-gradua*ã* (PPG\s) naq*ele ano, *or mei* d** qu*is é poss*vel con*tatar a </line>
<line> quant*a não ***lizada. *ste passo foi funda*ental pa*a construir os p*ntos 1 * 2 ** SSM. </line>
</par>
<par>
<line> No tocante à f*rrame*t* </line>
<line> propriamente d*ta, foi r*alizada u*a revisão de liter*tura </line>
</par>
<par>
<line> simples, por meio de bus*as junto ao Portal de Periód*cos da CAPES, no q*al foi </line>
<line> p*squisa*o, na* bases Web of Sc*ence * S*opus, o te*mo \Soft System Method*l*gy\. Após *s </line>
<line> con*ei*uações teóricas, *oi aplicada a metod*logia *o proble*a a*resentado. </line>
</par>
<par>
<line> Dentro dest* context*, </line>
<line> cump*e *enciona* que os *ass*s </line>
<line> 5 e 6, </line>
<line> bem como um </line>
</par>
<par>
<line> fragme*t* </line>
<line> do *asso 2, for*m con*truíd*s com </line>
<line> base em entrevistas *em*estruturad*s </line>
</par>
<par>
<line> *eali*adas co* um *os s*rvidores que atuam </line>
<line> *a gestão do PROAP, b*m como com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 21, n.*, art. 3, p. 60-78, ago. *0*4 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S*ft S*stems Meth*dolo** Aplicado na Gestão do Pro*rama de Apo*o à Pós-**adua*ão </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> coordena*or de um curso d* Mestrado da UFAL. Ambas foram real*zadas no segund* </line>
<line> semestre do ano anterior e foram operacional**ada* *or meio virtual. </line>
</par>
<par>
<line> Como li*it**ão da *esquisa, optou-se por não realizar a última etapa do SSM - </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementaç*o. I*s* por*ue a ideia foi l*v*ntar o deb*te e* torno do problema e apresentar </line>
<line> a S*M como ferramenta apta a contr*buir c*m * d*senvolvim*nt* de alternativas, e n*o </line>
<line> propriame**e trazer *m* solução. Es*e pas** fica como sugestão p*r* estudos posteriores. </line>
</par>
<par>
<line> Em r*laç*o à escolha da SSM, a opção po* sua u*ilizaç*o levou *m conta o fato </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tratar-se de uma metodologia de sistemas flexíveis, qu* busca, inicialment*, compre*nd*r a </line>
<line> sit*a**o p*obl*mática para, só depois, expressá-la *, na se*uência, ela*ora* mo*e*os </line>
<line> conceituais. </line>
</par>
<par>
<line> O SSM apresen*a 07 (*e*e) p*ssos: * - *xp*orar a situaç*o pro**emátic*; 2 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Expres*ar * situa*ão </line>
<line> problemática que fo* e**lorada; 3 - Constru*r de*inições su*intas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sistemas releva*te*; - El*borar modelos conceit*ais; 5 Comp*rar o model* </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line>-</line>
<line> conceitual </line>
</par>
<par>
<line> com a realidade; 6 - R*unir *udanç*s po*síveis e dese**veis; 7 - Su*eri* ações </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsformação da s*tuação probl*mática. </line>
</par>
<par>
<line> *s passos * * 2 foram co*plementados (além da *arte *oc*m*ntal) *or *eio de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa pa*ticipa**e de u* dos aut**es </line>
<line> do estudo na á*ea *a ge*tã* do PR*AP. O *rgã* </line>
</par>
<par>
<line> que propo*cio*ou os </line>
<line> dados fin*nce*ros foi a Coord*na*oria de Pós-Grad*ação (CPG), q*e </line>
</par>
<par>
<line> integra a Pr*-R*itoria </line>
<line> de Pesq*isa </line>
<line> e Pós-Graduação (*ROPEP) *a UFAL. A CPG </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> res*onsável pela </line>
<line> gerênc** e acomp*nham**to de todos *s cur*os d* Mestr*do e Doutor*do </line>
</par>
<par>
<line> d* UFA*. Ela é composta por 06 (*e*s) se*vid**es té*ni*o-ad*inistrati*os, m*s apen** dois </line>
<line> a*uam diretam*nte ju*to ao *r**rama de Apoio à Pó*-**adua*ão (PROAP). </line>
<line> N**te caso, alé* deles, há também uma *ervid*ra *é*nica da *e**etaria Ex*cutiva e </line>
<line> u*a outra ser*idora técnica da Coordenado*ia de P*squisa (CP*) - *mbos s*o ó*gãos </line>
<line> integrantes d* PROP*P - que *azem parte da *qu*pe PROAP. Sob a coor*enação da Pró- </line>
</par>
<par>
<line> Reit**a de Pesquisa e Pós-G*aduação *a </line>
<line> UFAL, *s quatro s*rvidores compa*tilham suas </line>
</par>
<par>
<line> fun**es da seguinte *orma: *s **is m*m*r** da C*G at*** na parte operaci*nal, enquanto a </line>
</par>
<par>
<line> servidor* *a Secretaria Ex*cutiva e a ser*idora da C*Q atuam *a parte </line>
<line> estr*tégica </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> programa. </line>
</par>
<par>
<line> A apli*ação da SSM pe**itiu identificar os pr*blemas existentes na ges*ão d* </line>
<line> *ecurso *o PROAP, a fim de tenta*, senão corrigi-los, ao men*s minorá-los. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina *I, v. 21, n. 8, art. 3, p. 60-*8, **o. 2024 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. B. *. Monte, F. J. G. M. Farias </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Gr*d*ação da Univers*dade Federal ** A*ag*as, ev**encia o percentual ex*cu*ado </line>
<line> por cada Programa de Pó*-Grad*ação no deco*rer do e*e*cício financeiro de 2022: </line>
<line> A fig*ra *baixo, extraí*a a *a*tir de bus*as junto à Pró-**itori* *e *esquisa e Pós- </line>
<line> *abela 1 - Percentual execu*a*o po* PPG no **ercício de 2022 </line>
<line> % EXEC PPG </line>
</par>
<par>
<line> 100,00% </line>
<line> P*G - AG*ICULT*RA E A*BIENT* </line>
</par>
<par>
<line> *0*,00% </line>
<line> PPG - ANTROPOLOGIA SOCIAL </line>
</par>
<par>
<line> 100,00% </line>
<line> PPG - E*S*NO E FORMA*ÃO DE P*O*ESSORES </line>
</par>
<par>
<line> *0*,00% </line>
<line> PPG - HIS*ÓRIA </line>
</par>
<par>
<line> 100,00% </line>
<line> P*G - LINGUÍS*ICA E LITE*ATURA </line>
</par>
<par>
<line> 100,00% </line>
<line> PPG - RECUR*OS H****COS E SAN*AMENTO </line>
</par>
<par>
<line> 9 9 ,8 6 % </line>
<line> P*G - CI*NC*A DA INFORMAÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> 9 9 ,3 8 % </line>
<line> P*G - CIÊN**AS DA SAÚDE </line>
</par>
<par>
<line> 9 9 ,3 4 % </line>
<line> PPG - CIÊNCIA A*IMAL </line>
</par>
<par>
<line> 9 9 ,1 8 % </line>
<line> PPG - DINÂMICA DO **PAÇO HA*ITADO </line>
</par>
<par>
<line> 9 * ,* 8 % </line>
<line> *P* - FÍSICA </line>
</par>
<par>
<line> 9 7 ,9 2 % </line>
<line> P*G - ENGENH*RIA CI*I* </line>
</par>
<par>
<line> 9 7 ,* 2 % </line>
<line> *PG - AGRON**IA (PRODUÇÃO VEG*TA*) </line>
</par>
<par>
<line> 9 6 ,7 6 % </line>
<line> PPG - *NGENHARIA QUÍMICA </line>
</par>
<par>
<line> 9 6 ,3 2 % </line>
<line> PPG - S*RVI*O SOCI*L </line>
</par>
<par>
<line> * 5 ,4 * % </line>
<line> PPG - NUTRIÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> 9 4 ,3 * % </line>
<line> P*G - PROTEÇÃO *E PLANTAS </line>
</par>
<par>
<line> 9 3 ,6 * % </line>
<line> *PG - DIVE*SIDADE B***ÓGICA E CONSE*V**ÃO N** TRÓ*ICOS </line>
</par>
<par>
<line> 9 2 ,8 2 % </line>
<line> PPG - PSI*OL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> 9 1 ,2 2 % </line>
<line> PPG - *ILOSOFIA </line>
</par>
<par>
<line> 9 0 ,2 2 % </line>
<line> *PG - CIÊNCIAS FARMACÊUTICA* </line>
</par>
<par>
<line> * 9 ,7 4 % </line>
<line> PPG - *I*NCI*S M*DICAS </line>
</par>
<par>
<line> 8 3 ,8 6 % </line>
<line> PPG - ECONOMIA </line>
</par>
<par>
<line> 8 2 ,5 2 % </line>
<line> *PG - INFORMÁTICA </line>
</par>
<par>
<line> 7 8 ,7 6 % </line>
<line> PPG - PRO-REIT*R*A </line>
</par>
<par>
<line> 7 6 ,5 7 % </line>
<line> PPG - *ATERIAIS </line>
</par>
<par>
<line> 7 * ,7 0 % </line>
<line> PPG - QUÍMICA * BIOTECNOLO**A </line>
</par>
<par>
<line> 7 0 ,3 7 % </line>
<line> PPG - GEOGR*FIA </line>
</par>
<par>
<line> 7 0 ,0 0 % </line>
<line> PPG - SOCI*LO*IA </line>
</par>
<par>
<line> 6 5 ,* 0 % </line>
<line> PPG - MATEMÁTICA </line>
</par>
<par>
<line> 6 4 ,5 1 % </line>
<line> PPG - MATE*Á*ICA - UFBA-UFAL </line>
</par>
<par>
<line> 6 4 ,1 8 % </line>
<line> PPG - DIREITO </line>
</par>
<par>
<line> 6 2 ,6 3 % </line>
<line> PPG - *NFERM*GEM </line>
</par>
<par>
<line> 5 7 ,8 2 % </line>
<line> PPG - ED*C**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> 5 6 ,6 8 % </line>
<line> PPG - MET*OR*LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> **v. *SA, Teresi*a, v. 21, n.8, a*t. 3, p. 60-78, ag*. 2024 </line>
<line> ww**.fsa*e*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sof* Sy*tems Methodology A**icado na Gestão do *rograma de Apoio * Pós-Graduaçã* </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> Por m*io *a análise da *abel*, pode-se inferir q*e h*uve, de fato, um importe </line>
<line> expres*ivo dev*lvido por uma série de PPG\s. Nos casos mais extr*mo*, em *ue se visualiza </line>
<line> uma execução de menos de 70% d* verba rece*ida, con**ui-se que o valor não utiliz*do </line>
<line> *hegou a mais de *0%, * que s*pe*a a média d* 15% do to*o. </line>
<line> A problemát*c* traz à ton* * ques*ão da inexe*ução do rec*r*o, que a*aba *endo </line>
<line> desperdiça*o. Isso, em me*o à realidad* de e*cassez de verba por que passam as institu*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> públicas do país, é algo que precisa ser sanad*, ou ao meno* m*norado, a *i* </line>
<line> de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*rcentual dev*lvido cheg** a patama*e* perc*ntuais infer*ores. Na sequê*cia, pode-*e </line>
</par>
<par>
<line> conferir </line>
<line> o </line>
<line> quadro geral </line>
<line> de *xecução, em que pos*íve* an*lisar os números em u*a é </line>
</par>
<par>
<line> pers*ec*iv* di*erente: </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 2 - Quadro geral *e *xe*ução (Exe*cício de 2022) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: PRO*EP/U*AL, 2*2* </line>
<line> Com efeito, ve*if*ca-se, a pa*tir da c**stataçã* d* uma execuçã* de 85,48%, que </line>
<line> 14,52% dos re**rsos destin*dos à UFAL, oriu*dos do *ecu*so PROAP, foram devolvidos, * </line>
<line> q*e corr*spo*de a um importe *ota* de R$127.989,84 (*ento e **nte * s*** mil, n*vec*n*os e </line>
<line> o*tenta e nove reais * oiten*a e quatro centavos) não utilizados. </line>
<line> Feita est* anál*se, *umpre, então, ver*ficar o *ue pode *er r*al*zado para que a </line>
<line> situa*ão não *corra novamente. É que, ao final, saem prej*dicados os discentes e os </line>
<line> docen*es do* *rogramas - impactando no própri* desempenho da UFAL nas avaliações </line>
<line> realizadas pelo *EC. Ora, se os rec*rsos e*via*os nã* *he*am a **r utiliz*dos, </line>
<line> inves*imentos deixam de ser efetivamente concretizados. </line>
<line> Assim, *or meio da met**olog*a SSM, busca-se e*contrar caminhos para auxiliar o* </line>
<line> gesto**s na resolu*ão de*te imp**se. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 8, art. 3, p. 60-78, a*o. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. S. Monte, F. J. G. *. *arias </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Metodolo*i* do SSM *m 07 (sete) *ta*as </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Burge, Hughes e W*lsh, 2015 </line>
<line> O modelo apresentado é co*hecido co*o Mod**o Conceitual. O m*delo conceitual </line>
<line> consiste em um m*delo daqui*o que é bom e que pode *er comparado co* a r**lidade, a fim </line>
<line> de *dentificar onde a mud*nça po*e ser *ealiz*da. Ao criar o modelo, Chec*l*nd estava </line>
<line> interessad* em sistemas que envolvem huma*os *ealizando t*refas, e*ecutando atividade*, em </line>
</par>
<par>
<line> **osição à i*ei* tradicion*l de si*temas baseados </line>
<line> em equipam*n*os *u máqu*na* </line>
</par>
<par>
<line> (CHECKLAND; P*ULTER, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Em sínt**e, ve*i*ica-se que o *SM p*ocurar enco*trar soluções para pr*ble*as, por </line>
</par>
<par>
<line> meio da *ropos*ç*o de melhorias ao que </line>
<line> j* exi*te, realizando-as através de </line>
<line> de*ermi*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> ações. </line>
</par>
<par>
<line> D* acordo com o* estudos de Cor*ei*o et *ll e Burge, u*a s*n*ese c*ara e bem didática </line>
<line> das fases d* mo*elo *m aná*i*e pode s*r assim desc*ita: </line>
<line> 1 - Entr*r/Descre*e*/Explorar a **tuação consid*rada problemática: * finalidad* é </line>
<line> id**tificar o processo que se*á explor**o; </line>
<line> 2 - Expres*a* a s*tuação *r*ble*ática: Apresent*r todos os detalhes relacionados ao </line>
<line> pr*ces*o, a fim de capturar as mú***pla* visõ*s da situação - cr*a*ão *a imagem rica; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.8, art. 3, p. 60-7*, a*o. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Soft Sys*ems M*tho*ology Aplicado na Gestão *o Prog*ama d* Apoio à P*s-Grad*ação </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> 3 - Co*str**r def*nições *u*in*a* de sis*emas *elev*ntes: Trata-se de um pass* *rític*, n* </line>
<line> qual são form*ladas de*inições bás*cas, chamad*s Definição-Raiz, que captu*am a ess*nci* de </line>
<line> uma si*uação. *ua *mportânc*a se justifica p*rque serve para deduz*r o qu* a empre*a terá que </line>
<line> fazer *ara atender à definição. A*sim, com * *ropó*ito *e garantir uma de**nição raiz </line>
<line> aceitável, foi criad* o CATW*E: </line>
<line> * - Cliente: É o indivíduo qu* *ecebe o resul*ado da transformação; </line>
</par>
<par>
<line> A - Atores: Indivíduos q*e fariam as </line>
<line> **ividades de tr*ns**rmação se o siste*a fosse real (e </line>
</par>
<par>
<line> n*o *ma*in**io); </line>
</par>
<par>
<line> * - Tran*for*açã*: A ativi*ade e**ressa com* u*a t*ansformação; </line>
<line> W - *el*ans*hauung: Palav*a de origem alemã que sign*fica \visão d* mundo\. * a crença </line>
<line> que *á *entido * definição raiz; </line>
<line> O - P*o*rietário1: É o tomado* d* decisã* mais ampl* do sistem*. Seu f**o é o *es*mpe*h* </line>
<line> *o sistema; </line>
<line> E - Restri*ões ambientais2: T*ata das princ*pais re*trições fo** dos limites do sistema. </line>
</par>
<par>
<line> 4 - El*bora* mode*os con*eitu*is de Sistemas de At*v*dade Humana: S** sistemas </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> a*ingem o seu pr*pós*t* por **io da a*ividade humana. O ponto elementa* desta etapa </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ntend*r *u* os seres humano* não ** re*etem. Assim, os resultados sempre *presentarão uma </line>
<line> *ariação. Ainda q** a tare*a seja igual, *ão *erá possível q*e pes*oas dif*rentes a realize* da </line>
<line> *esma forma. Foi *or co**a di*so que, ne*te passo, e* virt**e de*ta variação cor*espondente </line>
</par>
<par>
<line> ao **sempenho h*mano, introduziu-se o monitora*ento e * </line>
<line> co*trol* das ativid*des (*este </line>
</par>
<par>
<line> moment* 4). A ideia do m*nitoramento foi p*nsar na c*nsequ*nc** do fracasso, com d*st**ue </line>
<line> pa*a três possíve** respostas, qu* correspondem aos trê* E\s: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> E* inglês c*rresponde a *wner. </row>
<row> Em in*lês corre*ponde a envi*onme*ta* cons*raints. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, Ter*s*na *I, v. 21, n. 8, ar*. 3, p. 6*-78, ago. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. B. S. Monte, F. J. G. M. Far*as </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado pelo autor, 202* </line>
</par>
<par>
<line> 5 - Co***rar os modelo* com o mundo real: É na comparação entre o que aconteceu </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> real*dade e o mode*o lóg*co el*b*ra*o que se levant*m as propos*ções q** levar*o à mud*nça. </line>
<line> 6 - *efinir as mudanças possív*is e d*sejávei*: *o mundo ideal todas as *udan*as </line>
<line> deveria* se* implementadas, mas no *undo real a si*uaç*o é di*erente, pois há var*a*tes que </line>
</par>
<par>
<line> precisam ser c*nsid*radas, como a *otivação das </line>
<line> **ssoas envolvidas, a cultur* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> or*anização e * asp*cto fina*ceiro envo*vido, por exemp*o. </line>
<line> * - Sugeri* aç*es para a trans*orm*çã*: A*ós * identific*ção das mu*an*as c*nside*ad*s </line>
<line> *esejáveis e viáveis, é necessário esf*rç* *ara * s*a implementação (*OS et al., 20*3) </line>
<line> Escol*er a metodologia do SSM para tratar da gestão *o recurso do PROAP m*strou- </line>
<line> se oportuno * cirúrgico, *o*s o f*c* da situação pro**emá*ic* dev* ser a apresen*açã* de um </line>
</par>
<par>
<line> mo**lo bom, o* *o *enos um caminho </line>
<line> bom, uma alternativa boa, com o propósi** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> solucio*ar o i*passe d* não execução i*tegral da *er*a na **AL. </line>
<line> Adema*s, a ideia ** algo flexível e que leve em co*ta as variações pr*prias dos seres </line>
<line> huma*os n* s*a implem*ntação revela como o estudo ap**s*ntado *ode c**tribuir n*o ape*as </line>
<line> para a UFAL, ma* **ra *odas as *ni*ersid*des federais d* país, ** que cada *ma, por meio do </line>
</par>
<par>
<line> ó*gão **sto* c*mpe*ente do recurso, poderá utilizá-lo *omo *ef*rê*cia </line>
<line> par* *a**r *eus </line>
</par>
<par>
<line> próprios aju*tes. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, partir *a ***n*i*icação *o probl*ma e expressá-lo cor*etamente são *s a*icerces </line>
<line> para a construção de um m*delo palpável e viáv*l, que possa cont*i*ui* de forma sign*ficativa </line>
<line> e bem con*reta com ess* reali*ade ident**icada na Unive*s*dade *ede*al de Alago**. E, *ssim, </line>
<line> tentar *esolver o i*bró*l*o e*istente, q** acarre*a uma dev*lu*ão expressiv* do recur*o. </line>
<line> Po* fim, * necessá*io estar ciente de que as c*nclusões p*dem não ser ef*ti*as, de </line>
<line> fo*ma que as soluç*es ide*is ver*fi*ad*s pode* não ser c**cretiza*as no mundo r*al. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.*, ar*. 3, p. 60-78, a*o. 2024 *ww4.fs*net.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S*ft Systems *eth*dolo*y *pli*a** na *estã* d* *rog*ama de Apo** à P*s-Graduação </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 3 - *odelo do **M </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Coelh* *únior & Cândido, 2020 </line>
</par>
<par>
<line> A - *ituação pr*blemática </line>
</par>
<par>
<line> *evolução expre*siv* *o recurso do PROAP no exercício de 20*2. </line>
<line> B - **nstrução da ima*em ric* </line>
<line> É a expre*são da situa*ão-problemática, represe**a*a na Figur* 4. </line>
<line> Da imagem ri*a, é possível in*erir, d* forma didática, o fen*meno da *ã* exe*ução </line>
<line> integral do recurs* do P*OAP. A *arte ini*ial, q*e in*cia c*m a imagem das céd*las de real e </line>
<line> te*mina *om a palavra \i*e*ecu*ão\, pode ser fa*il*ente compreend*da, con**d**ando a </line>
<line> temática apr*sentada. </line>
<line> Quanto à s*gund* part*, ela trata especificam*nte d*s alternativas propos*as para </line>
</par>
<par>
<line> sanar o pr*b*ema da </line>
<line> inex*cuç*o. Com e*eit*, </line>
<line> foi cons*atado, com *ase nas informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> carreadas junto à PROP*P e </line>
<line> ao* PPG\s, </line>
<line> uma falha co*tundente na comunic*ção entre os </line>
</par>
<par>
<line> *r*ãos ges*ores *a verba e *s prog*amas, bem como *ntre as *oordena*ões dos programas * </line>
<line> os be*efici*rios finais do re*urso (alunos e p**fessores). </line>
<line> Tal emba*aço no diálogo pode ser *onst*tad* por meio das figuras do WhatsApp e do </line>
<line> comunicador à distância, que s* utiliz* de um mic*o*one gigante vermelho. Po* ou*ro lado, * </line>
</par>
<par>
<line> relógi* e o des*a*ue \não v** dar tempo\ sin*lizam a cu*t* janela t*mporal que mar*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disponibilização d* *RO*P p*la CAPES, e que s* *aracteriza co*o uma re*lam*ção rot*neira </line>
<line> por parte dos PPG\s. </line>
<line> R*v. FS*, Tere*i*a PI, v. *1, *. 8, a*t. 3, p. 60-78, ago. 202* www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. S. *onte, F. J. G. M. *arias </line>
<line> *2 </line>
<line> Fi*ura 4 - Imagem ri*a - SSM </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Ela*ora*o pel* autor, 2023. </line>
<line> P*r ú*timo, na im*ge* desenha*a de próp*io pun*o ao *inal, ilustr*u-se * </line>
<line> disp*r*dade entre os programas que apr*sentaram o melhor índ*ce d* execução (conf*rme </line>
<line> Tabela 1), perfazendo o t*ta* recebido, e aqueles qu* apresentaram os ín*ices mais baixos, e* </line>
</par>
<par>
<line> p*tamares infe*io*es a </line>
<line> 60%. As pequ*na* casas ao lado *i*al*zam * </line>
<line> s**es*ão de um </line>
</par>
<par>
<line> *ench*arking, ou seja, que os programa* qu* apresent*ra* os menores índices ** *p**xime* </line>
<line> d*queles *om *s melh*res p*rcentuais, a f** de *pr**de*em e aprimora*em su* pe*forma*ce. </line>
<line> C - Definição sucin*a de siste*as relevantes </line>
<line> *onsiste em fazer c*m que tod* o re*urs* do PROAP, disponibilizado pela UFAL po* </line>
<line> meio da PROPEP, seja executado pe*os pr*g*amas de pós-g*aduaçã* no exe*cíci* financeir* </line>
<line> *m que foi distribuído. </line>
<line> *ATWOE </line>
<line> C - Client*: Corresp*ndem aos programas *e pós-graduação stricto sens* acadêmi*o* d* </line>
<line> UFAL </line>
<line> A - Ator*s: Eq*ipe g*stora do PRO*P e direto*e* dos PPG\s </line>
<line> T - Transfo*mação: Que os r*curso* deixem de ser ex*cutad*s a*e*as *arc**l**nte e passem </line>
<line> a sê-*o na integralid*de </line>
</par>
<par>
<line> W - Wel*anschuu*g: * *isão de mundo que dá </line>
<line> senti*o à definição-raiz é a per*pecti*a (a </line>
</par>
<par>
<line> *rença) de que não se pode aceitar a devolução de recursos pú*l*cos, pois e*es j* são *scass*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Tere*ina, v. 21, n.8, art. 3, p. 60-78, ago. *024 </line>
<line> *ww4.f**net.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sof* Sys*ems Methodolo*y Aplicado na Gestã* d* Programa de Apoio à Pós-Grad*ação </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> de fo*ma que pr*c**am ser *mpre*ados para a melhori* dos p**gramas d* **strado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dou*ora*o </line>
</par>
<par>
<line> O - Propriet*rio: Pode correspon*er a quatro figuras: o reit*r da universidade, a *r*-reitora da </line>
<line> PROPEP, o coord*nador da CPG ou o *oord*nad*r do cur*o de pós-graduaç*o </line>
</par>
<par>
<line> E Restrições ambientais: **o *i*e*sas, mas algu*as po*** ser e*encadas, * exempl* da - </line>
</par>
<par>
<line> fal*a de </line>
<line> i*tera*ã* e ap*oxi*ação da PROPEP com os PPG\s, o desconh**imento dos PPG\s </line>
</par>
<par>
<line> em relaçã* *s diretrizes do PROAP e a curta janela disponível para exec*t*r e r*alocar o saldo </line>
<line> disponível </line>
<line> 4 - Mo*elo Conceit*al de *istem* de **ividad* Humana </line>
<line> F*gur* 5 - Mo*elo Concei*ua* de Sistema de A**vidade Humana </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 8, art. 3, p. 60-7*, ago. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. B. S. M*n**, *. J. G. M. Farias </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborad* pelo aut*r, 2023 </line>
<line> 5 - Co*pa*ação do m*delo *om o mundo real </line>
</par>
<par>
<line> A*ividades de Modelo Conc*itual </line>
<line> *undo re*l </line>
<line> O *ue *odemo* faze* </line>
</par>
<par>
<line> 1 - Iden*ificação dos sta*eholders </line>
<line> N*o *ecessariamente </line>
<line> En**erá-los de forma clara, a fim de integrá-**s à a*álise </line>
</par>
<par>
<line> 2 - Des*ri**o das ativida*es </line>
<line> Sim, m** precisa ser publicizada </line>
<line> M*n**r um grupo *e WhatsAp* com os PPG\s </line>
</par>
<par>
<line> * - V*rificação dos relatórios financeiro* </line>
<line> OK </line>
<line> Analisá-los com mais pr*fund*dade, a fi* ** apri*orar para o exercício seguin*e </line>
</par>
<par>
<line> 4 - Aná*ise dos indicadores (Alocação X Exec*ção) </line>
<line> OK </line>
<line> A partir dessa a*álise, tr**ar um plano para ince*tivar e pre*ia* os PPG\s, bem como instruir e ajudar outr*s </line>
</par>
<par>
<line> * - *takehol*ers X Pr*c**ime*tos </line>
<line> Precis* melh*rar </line>
<line> É preciso explicar melho* aos PPG\s </line>
</par>
<par>
<line> * - Pr**le*as de c*municação </line>
<line> Precisam ser solu*ionados </line>
<line> Ag**da* visitas *ontuais (não ne*essar*am*nte perió*i*as) e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*r*sina, v. 21, n.8, *rt. 3, p. 60-78, ago. 2024 </line>
<line> www4.**ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Soft Syst*ms *ethodolog* *p*ica** n* Gest*o do *rogra*a *e Apoio à Pós-Graduação </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> criar gru*o no *h*tsApp </line>
</par>
<par>
<line> 7 - Ma*or ap*oximação </line>
<line> De*e existir </line>
<line> *azer contat*s </line>
</par>
<par>
<line> 8 - *lanejamento prévio </line>
<line> É impor*ante ori**tar os PPG\s </line>
<line> Ins*r*ir os PPG\s já no início d* exercíc** </line>
</par>
<par>
<line> 9 - Mais autonomi* </line>
<line> Em relação aos remanejamentos </line>
<line> Per*itir que o* PPG\s f**am reman*jament*s sem *u**rização da PROPE* </line>
</par>
<par>
<line> 6 - Def*nir *s mu*anças possí*e*s * desejáveis </line>
<line> Figura * - Matri* *e *enefícios da Facilidade </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelo auto*, 2015 </line>
<line> Defin*r as *udanças desejá*e*s re**er *m* análi*e de cunho racional, a fim de </line>
<line> *erificar dois pontos: 1 - Se elas r*almen*e são viáv*i*; * - E * pa*c*l* de benefício que </line>
<line> trazem. **ém d*sso, de*e-se ress*ltar que o t*manho d*s círc*los indica a qu*ntidade de </line>
<line> recursos nece*sários p*ra com*letar a tarefa. Ass*m, cumpre anal*sar a m*t*iz aci*a. </line>
<line> Re*. **A, Teresina PI, v. *1, n. 8, art. 3, p. 60-*8, ago. 2024 w*w4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. B. S. Mo*te, F. J. G. M. F*rias </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> A matriz pr*põe dois eixos de aborda*em. O *ixo vertical *inal*za a facil*da*e o* a </line>
<line> d*ficuldade em implementar a *udança *videnciad*, ao passo *ue o eixo hor*zontal dest*ca o </line>
</par>
<par>
<line> grau </line>
<line> de benefício </line>
<line> d* mudança. Em rela*ão fa*ilidade, a m*dança será ta*to mai* à </line>
<line> fác*l </line>
</par>
<par>
<line> quanto ma** alto e*tiver na ma*riz. Por s*a v**, a imple*entação *a mudança *erá mais difíci* </line>
<line> *e estiver colocada e* *m ponto mais baixo. Por outro lado, *o que *iz resp*ito ao be*efício, </line>
<line> *ua**o mais *ara a direita *l* es*iv**, consequentemente ma*or *erá, ao pa*so que o b*nefício </line>
<line> s*rá menor q*anto mais para a esquerda estiver. </line>
<line> Feitas e*tas cons**erações, é possíve* in*erir, por ex*mplo, que *s propo*tas d* </line>
</par>
<par>
<line> mudança 1, 8 e 2 sã* as m**s fác*is d* se*em im**ementadas. Com efeito, **umerar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> stakeholder* de forma c*ara, a **m de i*tegrá-l** à an*lise (Mudança nº 1); instruir ** PPG\s </line>
<line> já no início *o ex*rcí*io f*nanceiro (Mudança nº 8); e montar um gru*o de WhatsA** com os </line>
</par>
<par>
<line> progr*mas de **s-g*ad***ão (Mudança *º 2) s*o </line>
<line> atitudes fáceis d* </line>
<line> s*rem tomadas, que </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> e**gem *aior** esfor*os e nem *a*ores complexidades. </line>
<line> Em rela**o ao *specto horizontal da matriz, pode-s* *on*ta*ar que *s mud*n*as * * 4 </line>
<line> trazem u* al*o be*efíci*. Is*o porque, c*m* ficou *emon*trado que a fal** de comuni*ação é </line>
</par>
<par>
<line> um do* pontos det*rminantes pa*a o prob*ema da gestão d* re*urs*, a criação </line>
<line> do </line>
<line> grupo do </line>
</par>
<par>
<line> Wh*tsApp (Mudan** nº 2), além de alg* **mples - já que poderi* ser feit* integrando a E**ipe </line>
<line> do PRO*P * o* c*ordena*o*es dos c*r*os (ou o* secr*tários) - resolveri* o pr**lema d* falta </line>
<line> de diál*go. </line>
<line> Ademais, a elaboração de um p*ano para incentivar e pr*mi*r os PPG\s (Mudança 4) </line>
<line> ta*bém prop**cion**ia um benefíc*o incisiv*, poi* seria u* estímulo rea* a qu* os pr**r*mas </line>
<line> não s* man*ives*em inertes, mas, *o contrário, já se mobilizass*m pa*a rea*izar um </line>
<line> *lanejamento pr*vio, a fim d* concr*tizar uma e*ecução efi**z. </line>
<line> 5 *O*CLUS*O </line>
<line> Ante o ex*o*to, é *ossí*el compr*e*der - ap*s ve*ificar a problemática *present*da - </line>
<line> que a não execuçã* do recurs* d* PROAP, além de com**ome*er a *ualidade d*s PP*\s da </line>
<line> UF*L, prejudica a pró*ria universidade como um todo. </line>
<line> A*sim, com o propósit* de encontrar mecanismos para atenuar o problema, *uger*-se </line>
<line> a apl*cação do méto*o S*M, conforme exposto *o pres*nte estudo. Por meio das **apas *, 5 </line>
<line> e 6, é possível e*contrar alter*a*ivas ap*as a auxiliarem na *est*o do recurso do PRO*P. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n.8, art. 3, p. 60-78, ago. 2024 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S*ft S*stems Metho*ology Aplicado na Ge*t** do Prog*ama de **oio à Pós-*raduação </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> Em t**po, p*de-se cons*at** que a metodologia de S*stem*s Flexíveis possui um </line>
<line> *oteiro b*m defin*do, o *ue facilitou a sua ap**ca*ão no estudo em tela. Busca-se, dessa </line>
<line> forma, que os problemas enumera*os e que os cami*hos propostos possibi*item uma ge*tão </line>
<line> mais eficie*te e *fi*az do recurs* público. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> ** </line>
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<line> Como Refe*enciar este Art*go, c*nforme AB*T: </line>
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<line> MO**E, M. B. *; *ARIAS, F. J. G. M. Soft Sy*tems Me*hod*logy Apl*cado n* G*stão do ****rama </line>
<line> de Apoio à *ós-Gradu*ção. R*v. *SA, Tere**na, v. 21, *. 8, art. 3, p. 6*-78, ago. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> M. B. S. M*nte </line>
<line> F. J. G. *. Far*as </line>
</par>
<par>
<line> *) *o*cepção e planejame*t*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretação dos dados. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na r*visã* c*í*ica do c**t*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rt*ci*a*ã* na aprovaç*o da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n.8, a*t. *, p. 60-78, ago. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
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</page>
</document>

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