A Influência da Deficiência em Infraestrutura Urbana e dos Ciclos Políticos nos Investimentos Públicos em Infraestrutura Urbana / The Influence of Deficiency in Urban Infrastructure and Political Cycles on Public Investments in Urban Infrastructure
Abstract
Este artigo tem como objetivo avaliar se a deficiência em infraestrutura urbana e os ciclos políticos impactam significativamente as decisões de alocação de recursos públicos em investimentos de infraestrutura urbana do Governo Estadual nos municípios do Piauí. Foram utilizadas informações em nível estadual de 2010 a 2020 para capturar três ciclos eleitorais. Como abordagem metodológica, foi feita análise comportamental dos dados, bem como a regressão linear com dados em painel. Os resultados encontrados mostram a existência de influência da deficiência em infraestrutura urbana, bem como do ciclo eleitoral na alocação dos recursos em infraestrutura urbana estaduais. Os resultados apontam que municípios com maior deficiência em infraestrutura urbana tendem a receber mais investimento na área que em relação a municípios com maiores índices de desenvolvimento urbano. Os resultados também apontam que partidos da base do governo tendem a receber maior investimento em infraestrutura urbana em períodos pré-eleitorais se comparados com partidos que não compõem a base, mas, ao contrário do previsto, a distorção entre a alocação dos recursos entre partidos que compõem e não compõem a base de governo é significativamente menor em períodos eleitorais. Esse resultado contribui para a literatura, evidenciando que ciclos podem ser mais influenciados dependendo da coalizão de partidos que estão governando, bem como pela deficiência em infraestrutura urbana presentes nos municípios.
Palavras-chave: Infraestrutura Urbana. Ciclos Políticos. Alocação de Recursos Públicos. IBEU.
ABSTRACT
This article aims to assess whether deficiencies in urban infrastructure and political cycles significantly impact public resource allocation decisions in urban infrastructure investments in the municipalities of Piauí. To achieve this objective, we used state-level information from 2010 to 2020 to capture three electoral cycles. As a methodological approach, we use behavioral data analysis, as well as linear regression with panel data. The results show the existence of influence of deficiency in urban infrastructure, as well as the electoral cycle in the allocation of infrastructure resources. The results indicate that municipalities with greater deficiencies in urban infrastructure tend to receive more investment in the area than municipalities with higher rates of urban development. The results also indicate that parties that form the government's base tend to receive greater investment in urban infrastructure in pre-election periods compared to parties that do not make up the base, but contrary to what was predicted, the distortion between the allocation of resources between parties that make up and does not make up the government base is significantly smaller in electoral periods. This result contributes to the literature by showing that cycles can be more influenced depending on the coalition of parties that is governing, as well as the deficiency in urban infrastructure present in the municipalities.
Keywords: Urban Infrastructure. Political Cycles. Allocation of Public Resources. IBEU.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.8.4
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