<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 9, p. 161-181, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.6.9 </line>
</par>
<par>
<line> Ma*eamento Científico das Princip*i* Publicaç*es *a Área ** Logística </line>
<line> Sci**tific Mappi*g of the Main *ubli*a*ions in th* Area of Logis**cs </line>
<line> An*ré Luiz Em*el S*lva </line>
<line> Do*t*r em Tec*ologia Ambiental pe*a U*iversidade de S***a Cruz do S*l (UNISC) </line>
<line> Profess*r do (PPGA) n* Universida*e de Santa Cruz do *ul (*NISC) </line>
<line> E-mail: andr*silva@uni*c.b* </line>
<line> Jorge An**é Ribas *or*es </line>
<line> Doutor em *n**nharia d* Produção pela Un*v*rsidade F*deral de San*a Catarina (UFSC) </line>
<line> Pr*fes*or do (PPGA) na U*ive*si*ade d* Santa Cru* do *u* (UNISC) </line>
<line> E-ma*l: jo*ge@unisc.br </line>
<line> Raf*el Guedes de Azevedo </line>
<line> Mestre em S*stemas e Proces*o* I*d*st*iais *ela **iversidade de Sa*t* Cruz *o Sul (UNISC) </line>
<line> *rofesso* *a *niversidade de Santa Cr*z do Su* (U*ISC) </line>
<line> E-mail: **f*ela*evedo@un*sc.br </line>
<line> Silvi* *esar Fer*eira da *osa </line>
<line> Mestr* em Te*nologia A*biental *ela Un*versidad* *e Santa Cr*z do Sul (UNISC) </line>
<line> P*ofe*s*r na Universidade de *a*ta Cruz *o Sul (UN**C) </line>
<line> E-mai*: scferreira@unisc.br </line>
<line> J*ão Mau**cio de Almeida </line>
<line> Graduado e* Engenha*ia de Produção pela Unive*sidad* d* Santa Cru* do Sul (UNI*C) </line>
<line> E-m*i*: jma*meida@mx2.uni*c.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: André Lu*z Emmel Si*va </line>
</par>
<par>
<line> A*. </line>
<line> I*depen*ência, </line>
<line> 2293 </line>
<line>-</line>
<line> Universi*ário, </line>
<line> Santa </line>
<line> *ru* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Sul - RS, *6815-9*0. Bras*l. </line>
<line> *dito*-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Ker*ey </line>
<line> d* </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> Jorge André Rib*s **ra*s </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Indepen*ênc*a, </line>
<line> 2293 </line>
<line>-</line>
<line> Unive*sitário, </line>
<line> Sa*ta </line>
<line> Cruz </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Sul - RS, 96815-900, Bra*il. </line>
<line> *rt*go recebido em 21/03/2024. Últi*a </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Rafael Guedes de Aze*edo </line>
<line> recebi*a em *1/04/2024. A*rovado em 12/04/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Indepen*ência, </line>
<line> 229* </line>
<line>-</line>
<line> *niversitário, </line>
<line> Santa </line>
<line> Cruz </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Su* - R*, *68*5-900. Bra**l. </line>
<line> Av*li*d* *elo siste*a Trip*e Review: *esk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: </line>
<line> S*lvio Cesar Ferreira da Ro*a </line>
<line> *e*o Editor-Che*e; e b) Double Blin* R**i*w </line>
</par>
<par>
<line> **. </line>
<line> Independênc*a, </line>
<line> 2293 </line>
<line>-</line>
<line> Universitá*io, </line>
<line> *anta </line>
<line> *ruz </line>
<line> do </line>
<line> (av*liação ce*a por do*s avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Sul - RS, 96815-900. B**sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Jo*o Mauricio de Almeida </line>
<line> Rev*s*o: Gramat*cal, Norma*i*a * de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> Av. Independênc*a, 2293 - Un*v*rsitário, Santa Cruz *o </line>
<line> Sul - RS, *6*15-900. Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. Silva, J. A. *. Mor*es, R. G. Azeve*o, S. *. F. Rosa, J. M. Al*eida </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> A lo*í*ti** con*i*u* *endo um *ema *t**l e e* con*t*nte e*oluç*o dentro da* s**s áreas. </line>
</par>
<par>
<line> *endo e* vista a **v*rsidade de *rtigos publicados na áre* e constante ampliação desses, a </line>
</par>
<par>
<line> com *ste trabalho pretende-se ma*ear as </line>
<line> principais publicações ci*ntífi*as mais recentes </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ár*a de logís*ica * com is*o *dent*ficar as principais pa**vra*-chave, anal*sar e caracte*izar os </line>
<line> padrões e as tendências dos est**os na área. Todos es*es indexados na base *e dado* Scopus </line>
<line> nos anos de *019, 2020, 2021 e 2022. Foram sele*ionado* oit*nta artigos, sendo sele*ionado* </line>
</par>
<par>
<line> os vinte ma*s citados e* cada *no. Pa*a a rea*ização desse mapeamen*o, foi </line>
<line> utilizado </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> so*tw*re SciMat, que *ossibilitou uma aná*ise visual p*r meio de mapas *emáticos e red*s de </line>
<line> palavra. Com os r**ultados obti*os, notaram-se *rande desenvolvimen*o * tendê*c*as futuras </line>
</par>
<par>
<line> em áreas te*nológica*, como blockchain, d*one*, I** </line>
<line> e tendências em *reas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sustenta*ilidad*, apontando possibilid*de* d* nov*s estudos *m diversas áreas. </line>
<line> *al*vras-*have: Logíst*ca. *apea*ento Cie*tí*ico. Revisão Bib**ográfic*. *oftware Scima*. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> Log*sti*s c**tinues to be a cur*e*t and constantly evolvin* topic withi* its areas. Bea*ing in </line>
</par>
<par>
<line> m i *d t he </line>
<line> diver*it* of a*ticle* published in *he are* and their constant *xpan-*io*, thi* work </line>
</par>
<par>
<line> intend* to map t*e mos* r*cent scient*f*c p*b*icat*ons in the *rea of log*stics a*d thereby </line>
<line> *dentify the main keywo*ds, analyze *nd chara*terize the patterns an* *rends of stu*ies in th* </line>
</par>
<par>
<line> area. All of these indexed in the Scop*s </line>
<line> database *n the </line>
<line> y**rs *019, 2020, 2021 a*d 2022. </line>
</par>
<par>
<line> E***ty art*cles wer* selected, with the *went* m*st cite* i* ea*h ye*r bei*g *elected. To carry </line>
</par>
<par>
<line> out this mappin*, the SciMat sof**are was used, whic* enabled a vi*ual </line>
<line> *nalys** t*rough </line>
</par>
<par>
<line> them*tic maps a*d word networks. *it* </line>
<line> the results obtained, ther* was </line>
<line> *reat de*elopment </line>
</par>
<par>
<line> an* future tre**s in tec*nologic*l area* such as blockchain, drones, IoT a*d tren** </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<line> sustaina*ility *r***, l*a*ing p*s-*ibili*ies for new s*udi*s i* *everal are*s. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Logistics. Scientif*c M*pp*ng. Literature Review. Softwa*e SciMat. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, art. *, p. *61-*81, j*n. 2024 </line>
<line> www4.*sa*et.c*m.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapea*e*to Científico das Pr*ncipais Publicaçõe* na *r*a de Log*sti*a </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT**DU*Ã* </line>
</par>
<par>
<line> A logístic* é * área operacional *ent** *** empres*s que envolve o maior gr*u de </line>
<line> complexidade e dimensionamento g**gráfico. Sã* *4 *oras po* dia, 7 dia* po* sem*n* </line>
<line> *erand* i*úmeros **ocessos de*tro de uma cadeia de su*rimentos (B**ER*O*, 201*). As </line>
<line> atividades pod*m envolve* tran*porte de car**s, movimenta*ão de materi*is, armazen*men*o </line>
<line> e *e*tã* de estoques (QAI**R *t al., 2017). Ao lon*o **s anos, a *ogís*ica * suas op*raçõ** </line>
</par>
<par>
<line> t*m desperta** atenç**, gradativamente, a </line>
<line> to*nando-s* </line>
<line> um* das áreas *ais importante* em </line>
</par>
<par>
<line> relação *s vantagens *o*pe*iti*as de uma *rgan*zação (CAO; YAN*; *E*, *017; </line>
</par>
<par>
<line> PAN*GRAHI; BAHINIPATI; *AIN, </line>
<line> 20*9; BA*ATA et al., 20*4). A ind*s*ri* *ogís*ica </line>
</par>
<par>
<line> tornou-se crítica *ara *ue cada país po*s* col*er pl**amente os b*nefíc**s da g**balizaç*o </line>
<line> *tr*v*s de produtos, proces*os e tecnologia b** c*mo do *ov*men*o t*ansfrontei*iç* de *ens </line>
</par>
<par>
<line> e s*rvi*** (NENAVAN* et al., 2024). A *ogí*tica tem o potencial de trazer </line>
<line> um grande </line>
</par>
<par>
<line> impact* no co*ércio local e global, ao visar *o fornecimento dos it*ns certos, no lugar cer*o e </line>
<line> na hor* certa (QAISER et al., *01*). </line>
<line> *spera-s* q*e surj*m mudan*as durad*ur*s *o *enár*o empres*ria* u*a vez *ue os </line>
<line> consumidor*s estão a mudar *as lo**s fís**a* par* *s plata*o*mas de c*mércio eletrôni*o </line>
<line> (K*NG; D*AO; *ANIN*, 20*1; HA; AKBARI; AU, 2023; NENAVANI et al., *024). * </line>
</par>
<par>
<line> *e*ente </line>
<line> crescimen*o *o comérci* *letrônico e novo * </line>
<line> normal ampl*aram drasticam**te as </line>
</par>
<par>
<line> in*er*e*as e c*mplexi*ad*s *a logís*ica (VIU-ROIG; ALVAR*Z-PALAU, **20; PAUL ** </line>
<line> al., 20*1; EL JAOUHA*I *t al., 2023). *s consumid*res não só *nc*mendam ma*s on-line * </line>
<line> espe*a* e*tregas m*is rápidas, *as ta*bém esperam métodos de entreg* mais flexív*is (*A; </line>
<line> AK*ARI; *U, 2023; LI e* al., 202*; MORT*MER; ANDRADE; FAZAL-E-HASAN, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> A log*s*ica vive uma n*va era de transfo*mação **gita*, evoluindo de um* est*utura **near </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vertical de *imp*esment* *omprador-fo*necedor pa*a redes multic*m*das hiperco*ect*d**, </line>
<line> aliment*das por sensores e *ispositiv*s de I*te*net *as Coisas (AKB*RI; D*, *021). </line>
<line> *om a populariza*ão da in*erne* no mun*o ** década de 90, muitos processos que </line>
</par>
<par>
<line> eram feit*s de forma *resenci*l ou n*cessitav*m *e </line>
<line> um *ongo temp* de envi* se </line>
<line> *orna**m </line>
</par>
<par>
<line> ma*s fáceis e rá*idos. *xe**lo dis*o *ão as publ*ca*ões de artigos em periódicos. A partir do </line>
<line> momen** e* que esses *o*umen*os foram disponibi*izados on-lin*, obte*e-*e um **e*ado </line>
<line> número de pu**ic*ções, o que * *a*a a*o * mais dif*cil *e *com*anha*, devido a *xistê*cia de </line>
</par>
<par>
<line> mais de uma base *e dados desses *onteúdo* diversas nov*s áreas qu* se abrem *om e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ev**ução da tecnolo*ia. C*esce o inte*esse em saber que *emas estão e* cresc**te </line>
<line> desenvolvimento, quais outros carecem de mais estud* *u de t*mas *ue j* não condizem com </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 21, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 2024 www4.fsan*t.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. E. Silva, J. *. R. Moraes, R. G. Azeve**, S. C. F. R***, J. M. Alme*da </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> a reali**de *tual dentro *a área de log*stica. Sendo ass*m, este estudo te* como objet*vo </line>
<line> re*lizar o mapeam*nto cient*fic* das princip*is publica*ões mais recent*s na área *e lo*ística, </line>
<line> mostrando ma*as estr*té**co* e sua ev*lu*ão temática. </line>
<line> 2 *ETO*OLOGIA </line>
<line> A partir da e**olha da plataforma S*op*s para a pesquisa dos doc*mento*, definiu-*e o </line>
<line> *ermo principa*, se*do a palavra logistics, em inglês, * utili*ada. * p*ríod* *stabe*e*id* foram </line>
</par>
<par>
<line> os ano* </line>
<line> *e 2019, 2020, 2021 e 2022, *e f*rma a limitar-se aos an*s *ais recentes de </line>
</par>
<par>
<line> publi**ç*e*. Foram enc**trado* um total de tre*e m*l e vinte * um documen*os, co*o visto na </line>
<line> figura 1. </line>
<line> Figura 1 - Pesquisa dos documentos </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: R*sult*do da p*s*uisa na b*se *e dados Scopus (202*). </line>
<line> Devido ** grande número de *u*licaç*es, a escolha d*s document*s foi d*finida e </line>
<line> *imitada a vinte pu*lic*ç*es *ara cada ano. *s*im, selec*onaram-se as vinte pub*icações mais </line>
<line> citadas em *ad* ano, *er*ndo um tota* de oitent* docu*entos. Todas as public*çõe* foram </line>
<line> escolhidas a*ós *eitura e a*ál*se das palavras-chave, resu*o e tít*lo para verificar se esses </line>
<line> eram con*izentes com a t*m*ti*a. </line>
<line> Existem divers*s s*ftwares p*ra *nálises bibli*métr**a*, *ada um com características </line>
<line> *róprias. Para es*e trabalho, o escolhido foi o sof*wa*e SciMAT (*cience Mapping Analysis </line>
<line> softwa*e Tool), d*sen*olvido **r Co*o et al. (20*2). * softwa*e S*iMA* permite o </line>
<line> R*v. FSA, Te*e*in*, v. 21, *. 6, art. 9, p. 161-181, ju*. 2024 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeamento *i*ntí*ico das *rin*ipai* Publica*ões na Ár*a *e Logística </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> mapeamento cien*íf*c* em t*das as etapas, de*de o pré-proce*sa*e*to *os d*dos **é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *isualiza*ão d*s resultados. É poss*vel também rastrear sub**mas emerg*ntes e a evoluç*o e </line>
<line> c***inuidad* de *utros termos impor*antes d*ntro da áre*, a pa*tir *a a*álise d* coci*ação de </line>
<line> palavras (R*DRÍGUEZ-BOLÍVAR; ALC*IDE-MUÑ*Z; COBO, *018). O software </line>
</par>
<par>
<line> SciMAT *era </line>
<line> clusters que se encontra* em quadra*tes, cada um com def*nições </line>
<line> própr*as </line>
</par>
<par>
<line> (f*gur* 2), se*do: (1) Quadra**e superior dir*ito inclui o grupo de tem*s motores, q** </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> *emas imp*rtantes na *re* de pesq*isa; (2) Qu*drante inferior dir*ito inclui o gru*o de te*a* </line>
<line> *ás*cos * tran**ersais, que são te*as i**ortantes, mas ainda carentes de desen*olvimento; (3) </line>
</par>
<par>
<line> Quadra*te inferior *squerdo </line>
<line> in*lui </line>
<line> o grupo de *e*as emerge*te ou ** declí*i*; e </line>
<line> (4) </line>
</par>
<par>
<line> Qua*rante superior esquerd* q*e ****ui o g*upo de temas altame*te dese*vo*vidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> especializ*dos (C*B* et al., </line>
<line> 2012). Esses grupos po*su*m seus va*or** def*nidos por um </line>
</par>
<par>
<line> eixo (x) e um </line>
<line> ei*o (y). Se*d* que o eixo (x) equivale a* valor *e cen*ralidade qu* m*de </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *rau d* lig*ção </line>
<line> do cluster com outro cluster. Quant* maio* é essa ligaçã* e mais </line>
<line> *ezes </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> repete, **is *mportante é </line>
<line> es*e tema </line>
<line> para a áre* de pesquisa. O eixo (y) </line>
<line> está rel*cion**o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> densidade, que mede força i*t*rna *as red*s criadas. Quanto mais es*es valore* forem a </line>
<line> fortes, mais **senvolvid* esse tema está, o que permite dizer que *ais tempo esse cluster irá </line>
<line> *e desenvolver e evoluir *entro do campo de pesqu*sa (ALC*IDE-MUÑOZ et a*., 2*1*). </line>
<line> **gur* 2 - Di*grama es*ratégico </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: COBO et al., (2012). </line>
<line> A análise da evoluç*o t*mática figura 3 é feita *en*ro de um mapa longitudinal. No </line>
</par>
<par>
<line> **pa têm-s* ***s *ipos d* l*nha* cujas espess**as são </line>
<line> rel*cionad*s ligaç*o q*e os clusters à </line>
</par>
<par>
<line> *ossuem entre si. Uma linh* contí*ua (*inha 1 e 2) signifi*a que os c*u*ter co*partilham </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tem* principal, sendo que quanto maior sua *ensi*ade m*is for*e é s*a ligação en*re eles. J* </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 9, p. 161-181, jun. 2024 www*.fsa**t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. E. Sil*a, J. *. R. *o*aes, *. G. *zevedo, S. C. F. Ro*a, J. M. Almeida </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> para u*a li**a tracejada (*inha 3) sig*ifica que esses *luster* compa*tilham temas, mas esses </line>
<line> não s*o **gmentos p*incip*is. E se nã* houv*r *inha, significa a interrupçã* e u* **vo cluster </line>
<line> surgindo. * diâmetro dos cluste*s *stá rela*ionado * quant*d**e d* artigos *ue fize*am </line>
<line> citações d*quel* **ma: quan*o maior, mais citaçõ*s houve (C*BO et al., 2012). </line>
<line> Fig*ra 3 - Ex*m**o de análise de ev*lução *e*ática </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: COB* et al., (20*2). </line>
<line> Antes de *arregar a base de d*dos para o software, fez-se ne*essário um pré- </line>
<line> processamen*o dos dados, send* que de f*rma man*al é *eita uma limpe*a do g*u*o de </line>
<line> pala*ras-chave geradas, já q*e *uitas v*zes e*te* dados gerados na* bases de dados cont*m </line>
<line> erro* (COBO et a*., 20*2). Assim, foi feito agrup*ndo-se e/o* corr*g*ndo pala*ras co* gra*ias </line>
<line> incorretas, abrevi*ç*es, *iglas, sin*nimo*, entre *utras incoerências. Das 9*1 p*lavras inic*a*s </line>
<line> ger*das, red*zi*-se p*ra 648, como é visto n* figura 4. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n. 6, ar*. 9, p. 161-181, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeam*nto Científ*co d*s Principa*s Pub**cações na Área de Logísti*a </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 4 - Pré-p**cess*mento de palav*as </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Resul*ados da pesquisa via SciMAT (2023). </line>
<line> T*ndo-se definido *s palavras, partiu-se para a definição de perío**s de **álise, sendo </line>
</par>
<par>
<line> mantidos o* qu**ro an*s com </line>
<line> cada um desses, sendo um período dentro do software (2019, </line>
</par>
<par>
<line> 2020, 202* e 2*2*). Com *sses processo* i*iciais re*liz*dos, partiu-se para a </line>
<line> geração dos </line>
</par>
<par>
<line> cl*sters, em que nove etapas ocorr*ram de*t*o *o SciMat at* a v*sualização final d*s </line>
<line> resultado*: (*) Informa*õ*s a serem an*lisa**s: autores, periódico*, r*ferências e palavras- </line>
<line> cha*e; (ii) *étodo de redução de dados: f*equê*cia mín*ma de ap*rições de palavras-chave </line>
</par>
<par>
<line> dentro dos cluster em dois por período (COBO e* </line>
<line> al., 2012); (iii) Tipo de m*triz: </line>
</par>
<par>
<line> co*co*rênci* d* *al*vra*-chave, ou seja, a quantidade de publ*caçõ*s que possu*m </line>
<line> es*as </line>
</par>
<par>
<line> *a*avras juntas, demonstrando p*nto* d* in*eres** ou *ocos de pesqu*sa da </line>
<line> **ea </line>
<line> estu*ada </line>
</par>
<par>
<line> (COBO *t </line>
<line> a*., 2012); (i*) Método de redução de re*e: **antidade mínima *e li*ações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cl*sters em dois por período (*OB* et *l., 2012); (v) Medida de norma*ização: ín*ice </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> equi*alência, que calcula a força de l*gaçã* entre *s cl*sters (COBO et **., 2014); (vi) T*po </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> algoritmo par* formação dos cl*sters: centro* simple*, pois </line>
<line> ess* *ransmite * nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ligação ent*e os c*us*e*s (COB* et *l., 2011); (vii) Tipo de s*leção d* *ocum*ntos: </line>
</par>
<par>
<line> ma**amento primári*, qu*ndo * do*umen*o pr*nci*al tiver p*lo m*nos duas </line>
<line> palav*as-c*ave </line>
</par>
<par>
<line> associada* na *ede temática, e m*peamento *ecundário, qu*n*o o documento t*ver apenas </line>
<line> uma pala*ra-cha*e (COBO et al., 2011); (*iii) Análise de quali**de dos í*dice* </line>
</par>
<par>
<line> *ibliométr*cos: h-*nde* e sum c*tations (CO*O et *l., </line>
<line> 20*1); (ix) Medidas para o ma*a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Te**sina *I, v. *1, n. 6, *rt. 9, p. 161-18*, jun. *024 </line>
<line> ww**.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. S*lva, J. *. R. **raes, R. G. Azevedo, S. *. *. *osa, J. *. Almeida </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> longitudi*al de evolução temá*ica: ja*ca*d\* index e *n**ussion in*ex (COBO et *l., 2012). </line>
<line> Após *inalizar essas etapas, gerar*m-se o m*pa longit**inal d* ev*lução temática e os *apas </line>
<line> *stra*égicos por pe*ío*os. </line>
<line> 3 RESULTADOS E D*SCUSSÃO </line>
<line> 3.1 Anális* * discussões dos dia*ramas es*ratég*cos </line>
<line> A part*r da escolha dos *itenta artigos **ntro da base Sc*pus, s*n** vin*e *r**gos *ara </line>
<line> ***a um dos anos 2019, *020, 2021 e 2022, e do pré-pr**essamento dos d*dos deles obt*dos </line>
</par>
<par>
<line> com re*inamen*o das o </line>
<line> palav*as-chave, este mapeamento *ientífico se**iu alguns passos </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecidos. Em primeiro luga*, tem-** o agrup*mento de temas e rede* de palavras-chave, </line>
<line> em que *ssa força de lig*ção *ntre el*s irá destacar o* c**tros de inte*esse dos pesquisador*s. </line>
</par>
<par>
<line> Depois, a visualização dessas redes </line>
<line> em diagrama* e*tratégicos den*ro dos valore* </line>
</par>
<par>
<line> *s*ab*leci**s de centralidade e de*si*ade. E por último, a visualiz*ção d* evolução du*ante os </line>
</par>
<par>
<line> *n*s definidos dos temas de pesqu*sa </line>
<line> *ue </line>
<line> pos s i b i l i * a </line>
<line> u*a *nálise de *onexões e ori**ns </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t**a* (COBO et al., 201*). </line>
</par>
<par>
<line> No diagrama </line>
<line> estratégico *o *erí*do de 2**9 (figura </line>
<line> 5), verificam-se seis clu*ter*, </line>
</par>
<par>
<line> sendo *ermo "*NMANN**-A*RIAL-VEHICLE (UAV) o </line>
<line> or DRONES" o tema moto* d*sse </line>
</par>
<par>
<line> perío*o. Deve-*e *sso à sua *l*a densida*e que o defin* como um te*a muito de*envolvido na </line>
</par>
<par>
<line> área de p*squ*** * à sua alt* centralidad* que * </line>
<line> ca*acteriza em ligação c*m outr** vários </line>
</par>
<par>
<line> termos, </line>
<line> entre </line>
<line> os </line>
<line> quais: </line>
<line> "*RUCKS", </line>
<line> "TRAVELING-SALESMA*-*ROBLEM" </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "OPTIMI**T*O*". São temas </line>
<line> alt*mente co*relac*o*ad*s *om drone*, *evido </line>
<line> ao seu amp*o </line>
</par>
<par>
<line> u*o em entr*gas de última milha, ou seja, a ú*tim* etapa *o *ro*esso de uma compr* m*itas </line>
<line> vezes *n-line até a ca** do clie*te (EDWAR**; *cKINNON; CULL*N**E, 20**). Tem-*e </line>
<line> o caso da Amazon (*MA*ON NEWS, 2022), *m dos líderes n* mercado logístico mundia*, </line>
</par>
<par>
<line> *ue util*z* dro*es *ara diminuir o tempo de entre*as de última milha </line>
<line> das mercadori*s. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partir de *esenvolvi*ento próprio, p*omete para o **o de 2024 um novo *rone que poderá s*r </line>
<line> o*erad* a distâncias maiores, causand* m*nos riscos, além de operar com maior tol*rânci* às </line>
<line> temperatur*s * *huvas fracas. P*ra *urray * *h* (2015), uma u*ião de en*regas feit*s por </line>
<line> UA*\* e ca*i*hões traria v*ria* va*tagens em relação a** empecilhos que os *rones </line>
<line> possuem em *ertos locais *e entre*a, m*s as questõe* rela*ionadas ao vehic*e r*uting problem </line>
<line> (VRP) ainda care*em de es*udo abordando a união das duas modalidades. </line>
<line> Re*. FS*, Te*esina, v. 21, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 2024 www4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Map**mento Científico das Prin*ip*is Publicaçõe* n* Área *e L*gística </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 5 - Diagrama es*r*tégico do **ríod* 2019 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *esultados *a *esqui*a vi* SciMAT (2023). </line>
<line> O clu*ter "ROUTIN*" também pode *er c*nsiderado um tema motor devido à sua </line>
<line> cent*ali*ade está ligada a termos como "DISTRIBUTION", "V*HICLE-ROU*I*G- </line>
<line> PROBLE*" e "*ENSITIV*TY-ANALYSIS". P*ssui temas **gados se*e*hant*s ao UAV\s, </line>
<line> como * VRP, também re*ativos à *istribuição. </line>
<line> Já o cluster "IN*USTRY-4.0" encontra-*e ne*se *eríodo no campo de te*as aind* em </line>
<line> *es*nv*lvimento, mas importantes pa*a * me*o. Tem lig*ções com termos como </line>
<line> "AR*IFI*IAL-*N*ELLIGENCE", "AD*IT*VE-MANUF*CTURIN*" * "SUSTAIN*B*E- </line>
<line> DEVELOPME*T". Algo esperado de tec**logias emer*entes, que Lu (20*7) acre*ita </line>
</par>
<par>
<line> *ferecerem soluções </line>
<line> promi*s*ras pa*a mu*ar operações e * pap*l de </line>
<line> vários ti*os de </line>
</par>
<par>
<line> i**úst*i**. </line>
</par>
<par>
<line> *os qu*dra*t*s </line>
<line> inf*riores, o cluster "C*RBON-E*ISSIONS" aparece centralizado, o que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> caract*riza *om* um tema emergen*e ou em d*sapare*ime*to. *omo Khan et al. (2019) </line>
</par>
<par>
<line> af*rmam, </line>
<line> g*raram-se nos últimos anos inúmeros estu*os relativos à associação de pr*tica* </line>
</par>
<par>
<line> *erdes nas cadeias de supriment*s das empresas, o que contrapõe a questão de o tema est* em </line>
<line> decadência. *untam*nte * essa* *rá*ica* *em-se um d*sempenho *ositivo no setor financeiro, o </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> vai ao encontro da ligaç*o que o </line>
<line> cluste* *ossu* </line>
<line> com o tema "COST*". O que também </line>
</par>
<par>
<line> pode estar relaciona*o com o **to de o proc*sso i*icial ** impl*ntação de </line>
<line> gestão ve*de </line>
</par>
<par>
<line> requerer a*tos valores monetários, fator *** pode impact** em efeitos financeiros ne*a*ivos a </line>
<line> *urto pra*o n*s empresas (KHAN et al., 201*). </line>
<line> Já o quadrante superior esquerdo, *nde se enc*ntra* *s temas altamen*e </line>
<line> desenvolvidos e isolados, tem-s* o clusters "*NVIROMENTAL-IMPAC*", que possui liga*ão </line>
<line> **m termos como "R*VERSE-LOGISTICS", "GREE*-LOGIS*ICS" e "*LOSED-*OOP- </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, *. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. *il*a, J. A. R. Moraes, *. G. Azeve*o, S. C. F. Rosa, J. M. Almeida </line>
<line> *70 </line>
</par>
<par>
<line> **PPLY-CHAI*", e o *luster "BLO*KCHAI*", que se liga às palavras "BIG-*A*A", </line>
<line> "I*TERNE*-OF-*HINGS (IOT)" e "F*NANCIAL-SERVICE". S**do o *e*mo blockch*in u*a </line>
</par>
<par>
<line> tecnologi* recente, tem atraído i*ter*sse de divers*s área*, t*is </line>
<line> como: financeira, sa*de, </line>
</par>
<par>
<line> s*rviços públicos, imobiliária * seto* go*ernamen*al, entre out*as (CHRISTIDIS; </line>
</par>
<par>
<line> *EV*TSI*IOTIS, 2016). *an*o* noto*iedade nos últimos anos devi*o a* seu *so </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *r*ptomoe*as. Mas seu us* vai além, o *ue tem au*e*tado seu in**resse nas área* de cadeias </line>
</par>
<par>
<line> de supri*ento. Com o </line>
<line> u* o </line>
<line> de </line>
<line> **des de blockchain </line>
<line> privad*s, pode tr**er benefí*i*s q*anto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> i*e*tif*cação de fornec*dores confiáveis, maior visibilidade *m to*o o processo da cadeia d* </line>
<line> **pri*ento* apenas para as p*r*es *nteressadas; segurança em informações imutá*e*s, como </line>
<line> medicamentos das ind*strias farm*cêut*cas, *ntre outros benefícios (I*M, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> *ara o *eríodo d* 2020, o *iagrama es*rat**ico (f*gura </line>
<line> 6) a*r*se*t* </line>
<line> quatr* </line>
<line> clus*ers. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa redução do número de **uster* d*ve-se </line>
<line> clarame*te à pand*mia </line>
<line> do COVID-*9 que </line>
</par>
<par>
<line> ating*u o </line>
<line> m undo a </line>
<line> partir do ano de 2*19, tend* mui*as </line>
<line> insti*uiçõe* pa*ado com su*s </line>
</par>
<par>
<line> atividades, o q*e claramente influiu *egat*vament* </line>
<line> na produção de a*tigos científicos. A </line>
</par>
<par>
<line> pand*mia do C**ID-19 *oi i*pactante </line>
<line> para o </line>
<line> p**neta, tornando-se assunto recor*ente e* </line>
</par>
<par>
<line> v*rias áreas, como visto no </line>
<line> **uster "COVID-1*", localizado no centro </line>
<line> dos quadrantes </line>
</par>
<par>
<line> infer*ores. Isso o **racteriza com* se**o um assunto emer*ente e importa*t*, ma* co* *ai*o </line>
<line> des*nvo*vim*nto. </line>
<line> O te*a mot** desse per*o*o é "*NTERNET-OF-THI*GS-(*OT)", p*ssuindo liga*ão </line>
</par>
<par>
<line> com o termo "INDUSTRY-4.0", *ue, no períod* de 201*, se encontra*a *m </line>
<line> cresc*nte </line>
</par>
<par>
<line> evolução. Esse* d*is termos estão fort*m*nte lig*dos devid* à IoT ser a *rinc**al t*cn*log*a </line>
</par>
<par>
<line> **ada na indústria 4.*, na </line>
<line> qual a troca de i*formações oc*rre em t*mpo real, a e**mplo do </line>
</par>
<par>
<line> setor logístico, ut*liza*do a t*cnolo*ia de *ádio frequency ide*t*fication (RFI*), *riando uma </line>
<line> *nt*rconectivid*de q*e *era **dos de *ntrada com informações relacio*adas à mercad*ria, ta*s </line>
<line> *o*o dados de saída *ue f**ne*em informações em tempo real da l*calização, entre *utras </line>
<line> (ZHONG et a*., *017). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 6, art. 9, p. 161-18*, jun. 2*24 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *apeamento Cie*tífi** das *rincipa*s Publica*ões n* *rea *e Logística </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> *igura 6 - Diagra** estratégi*o do período 2020 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Result*dos da *es*uisa *ia SciMAT (2*23). </line>
<line> O *ermo "BLOCKC*AIN", nesse pe*íodo, ainda não se c*racteri*a como *m t**a </line>
<line> motor devido à s*a m**ia de*sidade; porém, d**ido à sua alta *entralidade, nota-se u*a </line>
<line> gran*e import*ncia na área, *ambém mos*rando uma *volução do p*ríod* an*erio*. O clust*r </line>
<line> "UN**NNE*-A*RI*L-VEHICLE (*AV) o* DRONES", no per*odo de 2020, deixou de ser </line>
<line> um tema motor par* ser u* tema isolado, mas altamente de*env***ido, possuind* ligações </line>
<line> com "VEHICLE-ROUTING-PROBLEMS", tema recorrentemen*e ligado a el*, como *itad* </line>
<line> a*te*iormente. </line>
<line> O map* estratégi*o do pe**odo de *021 (fi*ura 7) *em cinco clusters, surgind* dois </line>
<line> *ovos tem** motores: "ENVIRONMENT*L-IMP*CT" e "CLOSED-*OO*-SUPPLY- </line>
<line> CHAIN". O primei*o deixa de ser *m te*a iso*ado no período de 2*1* e possui ligações com </line>
</par>
<par>
<line> "*OSTS", "*ARBON-EMISS*ONS" e </line>
<line> "SENSITI**TY-ANALYSIS". Já o segundo ta**ém </line>
</par>
<par>
<line> t*rna a apare*er a*ós o perí*do de 2019, o*de possuía lig*ç*o com o p*óp*io </line>
</par>
<par>
<line> "ENVIRONMEN*AL-I*PA*T" * li*ações com "P*CKAGING", "R*VE*SE-L*GISTI*S" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "*U*TAINABLE-DEVELOPMENT". Nota-se a impor*ân**a </line>
<line> re*a*iva desses temas *a </line>
<line> área </line>
</par>
<par>
<line> amb*ental. O*tras vertentes direcionadas a minimizar o i*pacto ambiental tê* se apresentado </line>
<line> ta*bém em pesq*i*as, t*i* como técnicas d* *tim*za*ão m*ltiobjetivo (*ult*object**e </line>
<line> optim**a*ion) para escolhas de redes de distribuição (HARRIS; MU**ORD; NAIM, 20*4) e </line>
</par>
<par>
<line> a t*oca de v*ículos a combu*tão para e*tr*gas (** dos prin*ipais em**sores </line>
<line> de CO²) por </line>
</par>
<par>
<line> UAV\s movidos * bateria. Esses doi* assuntos sendo clus*ers *á *itados a*teriormente. A </line>
<line> economia circu**r *ue é re*rese**ada pelo c*uste* "CLOSED-LOOP-SUP***-CH*IN" está </line>
<line> *ev. *SA, Ter*sina PI, v. 21, n. 6, a*t. 9, p. 1**-181, jun. 2*24 www4.fsanet.*om.b*/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. *ilva, J. A. R. Moraes, R. G. Azevedo, S. C. F. Ros*, J. M. A*me*da </line>
<line> *72 </line>
</par>
<par>
<line> nas p**n**p*is pautas das age*das políticas da *n*** E*r*peia (UE), *nde ess*s práticas </line>
<line> podem tr*zer economia *e a*é 600 bilhões de euros para as emp*esas da UE. Holanda e R*ino </line>
<line> Unido já est*o *om *lanos de açõe* para promover a ec*nomia circu*ar, de f*rma a torn** o </line>
<line> desenvolvim*n*o sus*ent*vel algo pa**á*el às organi*ações (KALM*KOV*; S*DA*OPAN; </line>
<line> ROSA**, 2017). </line>
<line> Fi*ura 7 - Dia*ra*a estratégic* do perío*o 20*1 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Resul*ados da pesquisa via SciM*T (2023). </line>
</par>
<par>
<line> O clu*ter "VEHICLE-R*UT*NG-PROB*EMS" </line>
<line> possui lig*ções c*m "ROUT*NG" </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "MU*TIOBJ*CTIVE-OP**MIZATIO*". Caracteriz*-se como um tema isolado e*qu*nto o </line>
<line> tem* "AGRIC*LTURE-*OOD-*UPPLY-CHA*N" su*ge como tem* eme*gent* o* que *s** </line>
</par>
<par>
<line> em *eclí*i*. * </line>
<line> pou*o prováve* </line>
<line> *eu </line>
<line> *eclínio, pois o tema g*n*ou </line>
<line> inter**se dev*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> in**rrupção de abasteci*ento causa*a </line>
<line> pela pand*mia </line>
<line> do COVID-19 q*e ge**u bloqueios </line>
</par>
<par>
<line> físicos que afetaram di*er**s partes intere*sadas *a logíst*ca (YADAV; LUT*RA; GARG, </line>
<line> 2022). O que vai ao en**n*ro da sua l*gação com o te*mo "DISTRIBUTI*N". O clu*ter </line>
</par>
<par>
<line> "DECISION-MAKING" *arece d* p*squ*sa, pois se enquadra no </line>
<line> qu*dra*te de *emas </line>
</par>
<par>
<line> tra*sver*ais * gera*s. Denota-se a falt* de pesquisa, po*s est* ligado com te*a* rec*ntes como </line>
<line> "COV*D-1*" e "BLOCKCHAIN". </line>
<line> O m*pa est**t**ico do período de 20*2 (figura 8) possui q*atro *lust*r e traz o tema </line>
</par>
<par>
<line> "RECYCLIN*" como </line>
<line> * tema motor, possuindo f*rte ligação com </line>
<line> o *e*a "REVERSE- </line>
</par>
<par>
<line> L*GIS*ICS". Pa*a Kh*n, Ahmed e *ajmi (2019), * logística revers* só ocorre quando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consu*idor *inal devolve a me*cadoria para as empr*sas inicia e </line>
<line> *s*e fluxo *ontr*rio para </line>
</par>
<par>
<line> *corre* a reciclagem. *endo en*ão os con*umidores finais o *rinc*pal el* dessa corrente, p*is </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 21, n. 6, art. 9, p. 161-*81, jun. 2024 www4.fsanet.*om.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeamento Científico das Principais Publicações na Área de L*gístic* </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> serv*m *e start para o processo. A </line>
<line> *og*stica r*versa c*rece d* e*tudos v**tados para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*tenção do *o*sumidor *m retornar mer*adorias para esse obje**vo, *oi*, na maioria das </line>
</par>
<par>
<line> **zes, o foco prin*ipal da *ogí*tica re*ersa está na reciclagem a *art*r do </line>
<line> f*r*eced*r *u d* </line>
</par>
<par>
<line> fabricante. </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 8 - Diagrama estratégic* *o p*ríodo 202* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *esu*tados da pesqu*sa via *ciMAT (2*23). </line>
<line> N* quad*ante superi*r e*querdo, es*á o *luster "S*LES" como *m tema *spe*ializado </line>
</par>
<par>
<line> e b*m de*envo*v*do. </line>
<line> Suas ligações estão com "VEHI*LE-ROUTING-PROBLEMS" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "*ULT*OBJECTIVE-OPT*MIZATION". O cluster "COVID-1*" ap*rece exatamente </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ce*tro dos quadrantes, * que o define com mé*i* centralidad* e m*dia densidad*, te*do uma </line>
</par>
<par>
<line> ligaçã* c*m o *ema "*A**IN*-SUPPLY-*HAIN", </line>
<line> *lgo que </line>
<line> claramente ganhou nív*is *e </line>
</par>
<par>
<line> preocup*çã* mundial devido à pa***m** do CO*I*-19. Conf*rm* trata*o por *rommelin et </line>
</par>
<par>
<line> a* . </line>
<line> (*02*), du**nt* a regulariza*ão de *ac*nas qu* seriam efetivas no t*atamento *a doença, </line>
</par>
<par>
<line> levan*ou-se a preocupaçã* com toda * cad*ia d* suprimentos dessas vacinas. Desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*pache, transporte e armazenagem * </line>
<line> frio (*o*malmente ma*tidas a -*0ºC e a*ós </line>
</par>
<par>
<line> de*congelado* *ara uso pontual) de mil*ões de doses </line>
<line> se*ia um eno*me desafio. Outra </line>
</par>
<par>
<line> pr*ocupação também levantada p*r Yong et *l. (*0*0) seria qua*to a *dult*rações em </line>
<line> va*inas, mas t*a*endo como solução * tecnologia b*ockch*in, para rastrea* e disp*ni*i*iz*r </line>
<line> in**r**ções de toda a ca*eia de suprimen*os de va*inas. </line>
<line> O cl*s**r "BLOCKCHAIN", nesse perío*o, está no quadrante dos t*mas tr*ns*ersais e </line>
<line> gerais, deixando de ser aquele tema altamente des*n*olvido em *019, *as a*nda im*o*ta*te. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 9, *. 161-*81, ju*. *024 www4.fs*net.c*m.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. Silva, J. A. *. Moraes, R. G. Azevedo, S. *. F. *osa, J. M. Almeida </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> Sua ligaç*o ocorre com * tema "INT*R**T-OF-TH*NGS (I*T)", a mesma que fazia n* </line>
<line> prim**ro perío**. </line>
<line> *.2 Análise da *vol*ção temátic* </line>
<line> A figura 9 mostra um* visão mais ampla da evolu*ão dos temas dentro *o* períodos. </line>
</par>
<par>
<line> Não se tem nenhu* </line>
<line> cluster que </line>
<line> se m*ntém *os q*atro pe*íodos, devido ta*bém a ser </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ampla área de p**q*i*a, *as o cluster "*LOCK***IN" re*ete-se em *rês del*s, tamb*m </line>
<line> pos*uind* o *lus*er d* maior diâmetro, o que o caracteriza **mo o que possui mais citaç**s </line>
<line> em artigos. Como se observa, possui ligação com o cluster "IN*E*NET-*F-THINGS-(IOT)"; </line>
<line> assim, como afirma* Dorri et al. (2*17), a t*cnolo*ia **ockcha*n pode su*rir *ece*sidades da </line>
<line> *oT, *al como a prote**o dos dados dos u*uários e a necessidade de proces*amento de *ados </line>
</par>
<par>
<line> leves. Seu uso na </line>
<line> ca*eia d* s***imentos e logístic* também v*m cresce*do. Bocek e* al. </line>
</par>
<par>
<line> (*017) cita* como *xemplo seu uso n* cadeia </line>
<line> de suprimentos f*rmacê*ticos, n* qu*l </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ombin*ção d* senso*es IoT e tecnolog*a blockcha*n </line>
<line> *ransfere dados que **nitoram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temperatura e umidade (impo**ant*s para o con*ro** de qualidade *os medi**mentos). Depois </line>
<line> que esses da*o* *stiverem *a blockch*in, tornam-s* i*utáveis e verificáveis por qualquer u* </line>
<line> dos interessados. </line>
<line> Figura * - Evol*ção temá***a do c*mpo de pesquisa 2019-2022 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Resu*tados da pesquisa via SciMAT (2023). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, ar*. 9, p. 161-18*, *un. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ma*eamento Científico das Principais Pu*l**ações na *rea de L*g**tic* </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> O clust*r "IND*STRY-4.0" também se destaca dev*do ao seu *ra**e n*mero d* </line>
<line> citações. A Indústria 4.0 traz *ovos conce**os *ue mudar*o modelos de ne*ócios * a c*deia de </line>
<line> su*r*mentos, po*e*d* trazer mai*r flexibilidade aos pr**ess*s e personalização em pe*ue*os </line>
<line> lotes, re**z*r cu**o* e tem*o de *ntreg* (L*, 2017). Empresas no mundo *odo estão </line>
</par>
<par>
<line> e*plo*a*do os </line>
<line> bene*ício* da digitali*ação de se*s processos, *un*amente </line>
<line> com IoT </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia* de infor**ção e comunica*ã*, buscando com isso a lid*rança em **us mercados </line>
<line> (XU, X* & LI, 2018). </line>
<line> Já o cluster "DECISION-MAKIN*" também se *estac* *omo um do* mais ci*ados. </line>
<line> *e**adian et al. (2012) j* colo*ava* em p*rspectiva o *m*l* uso de métodos de to*ada de </line>
<line> **c*são, em sua grande maioria na área de gestão da cadeia *e suprimen*os e *ogística. Deve- </line>
</par>
<par>
<line> s* a </line>
<line> *sso * *mp*o *so em s*báreas, tais como a seleção *e fornecedores, transporte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*blema* de roteam*n**. </line>
<line> N*ta-*e *a*bém a evolução do tema "UN**NNE*-AERIA*-VEHICLE* (UAV)", </line>
</par>
<par>
<line> também *hamado *e dron*s. Em razão do se* </line>
<line> baixo custo de manutençã* e facili*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *mplantação, os UAV\* têm sido usad*s em di*e*sas ár*as, t*** como: operaçõe* de busca e </line>
</par>
<par>
<line> sa*vamento, ag*icultura, segurança * </line>
<line> vigilân*ia, const*ução civil, milita* na entrega e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercador*as (S*AKHATREH et a*., 2019). </line>
<line> * cluster "E*VI*OM*NT*L-IMPACT" não possui continu*dade no* dois perío*os </line>
</par>
<par>
<line> que ap*rece, mas est* fortemente *igado com outros clust*rs </line>
<line> recorrentes * </line>
<line> que t*atam das </line>
</par>
<par>
<line> me*mas questões *mbien*ais, a *xemplo dos "**RBON-E*ISSIONS", "GR*EN- </line>
<line> LOGIS*IC*", "*EVERSE-*OGISTIC*", "COSTS", "SUS*AINABLE-DEVELO**ENT", </line>
</par>
<par>
<line> "RECYCLING" e "CLOS**-LOOP-SUPPLY-CHAIN", demonstrando * impo*tância * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> grande *nteres*e n**sas ár*as. As questõe* a*bi*nt**s nas </line>
<line> últimas décadas *êm *traído </line>
</par>
<par>
<line> i*úmeros </line>
<line> p*squisado*es, devido </line>
<line> *s preocupações em torno do meio ambiente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esponsa**lidades sociais. A* en*lobar prát*cas de ge*tão amb*enta* à cadeia de supr*men**s, </line>
</par>
<par>
<line> obt*m-se *an*agem **mpetitiva sobre outr** </line>
<line> empresas. Todas essas a*ões, como </line>
</par>
<par>
<line> r*manu**tura, *eutili**ção *e matérias-primas, </line>
<line> design v**de, práticas de </line>
<line> co*pra* </line>
<line> ver*es, </line>
</par>
<par>
<line> e*balagem ecológica, reciclagem e log*stica reve**a, têm por pri*cipal **je*iv* ** equilíbri* </line>
<line> ent*e o retorno finance*r* e os interesses soci**mbi*ntai* (*ARDAN* et al., 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> *om essas análises dos oiten** art*gos, já foi possível ter uma visão da **pl*tu*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ca*inho* </line>
<line> q*e a </line>
<line> **gística a*ua* </line>
<line> est* toman*o. C*da </line>
<line> vez mai* l*gada </line>
<line> à *ecno*ogia e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> conect**idade par* obter info*mações em t*mpo real e com *eguran*a; mas ao mesmo t*mp* </line>
<line> sem *eixar de se preocupar c*m o impacto q** irá causar ao m*** ambiente, buscando *eduzir </line>
<line> d*nos e trazer re**rno finan*e*r* à* empres*s. </line>
<line> *ev. FSA, T*r*sina P*, v. 21, n. *, art. 9, p. 161-181, jun. 2*24 w**4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. Silva, J. A. R. Moraes, R. G. Azeve*o, S. C. F. Rosa, J. M. Almeida </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> *es*o com todas essas tec*ologias **canç**as, problemas *ntigos co*o um *imples </line>
<line> *oteamento de *eíc*lo ai**a *ausa tra*sto*nos, o *ue mostra que t*mas antigos ainda carecem </line>
<line> de *stu*o. Ou t*mas nov*s que surgem sem *ue ningué* os esp*re, como foi * caso da </line>
</par>
<par>
<line> pan**mi* d* COVI*-19, que </line>
<line> ger*m *ovo* </line>
<line> desa*ios muit*s *ezes n*nca *bordados na área, </line>
</par>
<par>
<line> mostr*m que, mes*o com alguma ideia d* que está s*n*o estudado, sempr* *ode-*e te* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> chance de *ria* algo n*vo para a área. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*SIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Com o avanço *a tecnologia e o ac*sso à internet para todos, criou-se uma facilidade </line>
</par>
<par>
<line> *e ace*sar as </line>
<line> i*formações e p*bl*cações dentro de um *espec*ivo assunto, como també* * </line>
</par>
<par>
<line> publ*cação de artigo* científicos s* t*rnou ma*s ágil. Têm-se, assim, *núm*ras informações </line>
<line> q*e podem *er obtidas dentro de todo esse port*ólio disponí*** on-line. Co* iss*, gerou-se a </line>
<line> pe*gunta: quais informa*õ** releva*tes po**ríamos o*ter para a *rea l**íst*ca a parti* de **dos </line>
<line> esses dados dispo*ívei* dentro da base de dado* Scopus? </line>
<line> A *artir d* ref*namento desses dado* *ar* se ter claramente apenas artigos </line>
<line> direcionados à área e à escolha *os mais citado*, foi possível obter, com * ajuda do so*tware </line>
<line> SciMat, as *rin*ip*is palavras-*haves que estão sendo citadas e estudadas nos ú*timos anos. </line>
<line> Com isso, chegou-se aos te**s mais relevan**s e m**s c*tados e* cada ano de pesqu*sa * às </line>
<line> li**çõ*s que essas *alavras **ssuí*m um*s *o* as o*tr*s. </line>
<line> A seg*ir, *o* utili*ado o software SciMat para se obte* uma visuali*ação da *volução </line>
<line> tem*tica e dos *adrões em logística no perío*o d*finido de anos (*019, *020, *0*1 e **22). </line>
<line> Com a g*ra*ão do mapa *e evolu*ão temát*ca da área, foi *ossível *er temas *u* cresceram e </line>
<line> s* proliferaram b*m como **guns que de*xaram d* ser relevantes e perderam *o*t*nuidad* em </line>
<line> outros *nos. </line>
<line> Ficou notório o **me*to de p*sq*i*as voltadas para * te*nolog** bloc*ch*in, tema *ue </line>
</par>
<par>
<line> ganhou </line>
<line> ev*dên**a com as criptomoe*as. Além disso, *evid* a se* *rau </line>
<line> de segur*nça </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> i*f*rm*ções, sua *ns*r*ão na ca*eia de su*riment*s te* sido am*lamente estudada. Outro </line>
</par>
<par>
<line> tema que v*m ga*hando cada *ez ma*s e*t*dos é a I*T. *ut*as te*nolog*as, como </line>
<line> drones, </line>
</par>
<par>
<line> cada vez mais utilizados para entregas, mas qu* a*nda po*suem pro*lemas como r*teament*, </line>
<line> aparecem no ano de 2021 com o cl**ter "VEH*CLE-ROU*ING-PROBLE**". </line>
</par>
<par>
<line> *u*ro tema *elevante e c*da vez *ais destacado * com novas </line>
<line> *igações é o tema </line>
</par>
<par>
<line> ambie*tal, com di*e*sos clusters, tais como "CA*BON-EMISSI*NS", "EN*IROMENTAL- </line>
</par>
<par>
<line> IMPACT", "REVERS*-LOGI*TIC*" </line>
<line> e "G*EEN-LOGISTICS", </line>
<line> demonstrando como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. *1, n. *, art. 9, p. 161-181, jun. *024 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeamento Cient*fico *as Princ*pais *ubl*cações na Área ** Log*st*ca </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> tend*ncia *ar* uma </line>
<line> *adei* de suprimentos limpa * *reocupada com o meio a*bient* só </line>
</par>
<par>
<line> au*enta e se di**rsifica. *abe *a**ém re*saltar um *e*a **e ganh*u des**que *pen*s em um </line>
</par>
<par>
<line> momento es*ecífico, m*s que no *n* de 2020 </line>
<line> *ra m*is comen*a*o no mundo, qu* *oi o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> COVI*-1*, al*o qu* causou impacto em inúmeras á*e*s. </line>
<line> A *og*stica *ontinua *end* uma área em franc* crescim*nto, devi*o a novas </line>
<line> tecn*logi*s q*e estão sendo agr*gadas e novos cami**os q*e o mundo está tomando. Sempr* </line>
<line> pr**ente * sendo uma força motora em *odo* *s processos que mo*em o mundo, o que </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém a deixa sus*etível a mu*anças *rusca* * inespera*as que podem sur*ir q*alquer a </line>
</par>
<par>
<line> m*men**. Iss* *ó demonstra a quan*idade d* opo*tunidad*s que p*d*m ser </line>
<line> cr****s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estudadas n*s próxim*s déc*d*s. </line>
</par>
<par>
<line> REFER**CIAS </line>
</par>
<par>
<line> A*BARI, M.; DO, *. N. A. A systematic review of machine learnin* in logi*tic* an* *u*ply </line>
</par>
<par>
<line> chain manageme*t: </line>
<line> *urrent trends and future directions. Benchmarking: An International </line>
</par>
<par>
<line> J*urna*, v. *8, *. 10, p. 297*-*0*5, 2021. ht*ps://*oi.*r*/1*.1108/BIJ-10-*020-0514 </line>
<line> ALCAIDE-MUÑOZ, L.; RODRÍGUEZ-BOLÍVAR, M.P.; COB*, M.J.; HERR*R*- </line>
</par>
<par>
<line> VIEDMA, E. Analysing the s*ientific evo*uti** o* e-Governme*t </line>
<line> us*ng a science m**ping </line>
</par>
<par>
<line> *p*roach. Governmen* *n*o*mati*n Quarterly, v. 34, n. 3, *. 545-55*, </line>
<line> 2017. </line>
</par>
<par>
<line> https://do*.org/*0.1016/j.g*q.2017.0*.002 </line>
</par>
<par>
<line> AMAZON *EWS. Ama*on Prime *ir prepares for drone deliver*es. Di*ponível em: </line>
<line> ht*p*://*ww.abo*tamazon.com/news/*ransportati*n/amazon-prime-air-prepar*s-fo*-drone- </line>
<line> deliverie* Ace*so *m: 22 de no*embro de 2022. </line>
<line> BA*ATA, F.A.; RIC*RD*ANT*, P.; EL HAQ, L.; O*TA*IA*I, R. D.; ARIOHADI, M. </line>
</par>
<par>
<line> W.; SITORU*, P.P.; E*DRI, E. *afety r*s* and operational efficien*y </line>
<line> on logi*ti* serv*c* </line>
</par>
<par>
<line> providers\ sust*inable co*l supply chain *anag*ment. Uncertain Supp*y Chain </line>
<line> Manage*ent, v. 12, n. 1, p. 4*1-470, 20*4. https://doi.org/10.*267/j.us*m.202*.9.006 </line>
<line> BEH*AD*AN, M.; O*AGHSARA, S.K.; YA***NI, M.; IGNATIU*, J. A sta*e-of the-*rt </line>
</par>
<par>
<line> survey o* TOPSIS application*. Expe*t Sys**ms with Ap*lica*ions, v. 39, n. 17, p. </line>
<line> 13051- </line>
</par>
<par>
<line> 1306*, 201*. https://doi.*r*/10.101*/j.es*a.*01*.05.056 </line>
</par>
<par>
<line> *OCEK, T.; RODRIGUES, *.B.; *TRASSER, T.; STILLER, *. Block*hains everywhere - a </line>
<line> use-c*se o* blockcha*ns in t*e pharm* supply-cha*n. IFIP/IEE* Symposiu* on Integrate* </line>
</par>
<par>
<line> Network and </line>
<line> Service Manage*ent (IM), Li*bo*, Portugal, p. 77*-777, </line>
<line> 2017. </line>
</par>
<par>
<line> https://*oi.org/10.23919/INM.2017.7987376 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. Silva, J. A. R. Moraes, R. G. A*evedo, S. C. F. Rosa, *. M. *lmeida </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> B*W**SOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COPPER, *.B.; BOWERS*X, J.C. Gestão Logís*i*a da </line>
<line> **deia de S*pri*entos. 4ª. *d. Porto Alegre: AMGH, *014. </line>
<line> CAO, Q. K.; YAN*, K. W.; *EN, X. *. *ehi*l* r*u***g optimizati** with m*l*iple fuzzy </line>
</par>
<par>
<line> tim* window* base* on improve* w*lf </line>
<line> **c* algorith*. Advances *n *r*duct*on </line>
</par>
<par>
<line> En*in*ering </line>
<line> & </line>
<line> *anagem*nt, </line>
<line> v. </line>
<line> 1*, </line>
<line> *. </line>
<line> 4, </line>
<line> p. </line>
<line> 4*1-411, </line>
<line> 2017. </line>
</par>
<par>
<line> https://do*.*r*/10.**743/apem201*.4.2*7 . </line>
<line> CO**, M. J.; **PEZ-HERRERA, A. G.; H*RRERA-VIEDMA, *.; H*RR*RA, F. A* </line>
</par>
<par>
<line> ap*roa*h for detecting, *uant*fying, *n* v*su*lizing the e*olution of a </line>
<line> research field: A </line>
</par>
<par>
<line> *rac*ical applicat*on to *he fuzzy sets theory field. Journ*l of In*ormetri*s, v. *, n. 1, p. 146- </line>
<line> 166, 2011. https://d*i.o*g/10.1016/j.joi.2010.10.*02. </line>
<line> COBO, M. J.; CHI*LANA, F.; COLLOP, A.; ONA, J.; HER*ERA-VIE*M*, E. A </line>
</par>
<par>
<line> Bibliometric Ana*ysis of </line>
<line> the In*e*lige*t Transportat*on Syst**s Res*ar*h Based on *ci*nce </line>
</par>
<par>
<line> M*p*ing. *EE* Transactions o* I*te**igent Tr**spo**ation Systems, *. 15, n. 2, p. 90*- </line>
<line> 90*, *014. htt*s://doi.o*g/10.11*9/TITS.2013.2284756. </line>
<line> COBO, M. J.; LÓPEZ-HERRERA, A.G.; HERRERA-VIEDMA, E.; *ER*ERA, *. </line>
<line> **iMAT: A *ew science mapping *n**ysis *o*t*are too*. Jou*nal of th* American Society </line>
<line> for Inf*r*a*io* Science an* Technology, v. 63, n. 8, p. 16**-163*, 2*12. </line>
<line> ht*ps://do*.org/10.1*02/asi.*2688 </line>
<line> CROMMELIN, D.J.A.; ANCHOR*O*UY, T.J.; VO*KIN, D.*.; JISKOOT, W.; </line>
<line> M*STR*BAT*IST*, E. Addressing *he *old *eality of *RNA Vac*in* Stability. Jou*nal </line>
</par>
<par>
<line> of </line>
<line> Pharmace*tical </line>
<line> Scienc**, </line>
<line> v. </line>
<line> 110, </line>
<line> n. </line>
<line> 3, </line>
<line> p. </line>
<line> 997-1*01. </line>
</par>
<par>
<line> https://doi.org/10.1016/j.xphs.2020.12.006 </line>
<line> CHRISTIDIS, *.; *EVETSIKIOTIS, M. Blockchain* and S*ar* Contract* for the Interne* of </line>
</par>
<par>
<line> Things. </line>
<line> IE * E </line>
<line> Access, </line>
<line> v. </line>
<line> 4, </line>
<line> p. </line>
<line> 2*92-2303, </line>
<line> 2016. </line>
</par>
<par>
<line> http://dx.doi.org/10.*109/ACCE*S.201*.2566339 </line>
<line> DORRI, A.; KANHER*, S.S.; JURDAK, R.; GAU**VARAM, P. Bl*ckc**in for IoT </line>
<line> s**urity and privacy: T*e case study *f a sm*rt ho*e. IEE* Internation*l *o*fe-r*nce *n </line>
<line> Pervasive Co*putin* and Commun*cations Work*hops (Pe*Com Workshops), K*na, </line>
<line> HI, U**, p. 618-623, 2017. https://doi.org/**.11*9/PER-CO*W.2*17.791*634 </line>
</par>
<par>
<line> EDWARDS, J.B.; MCKINN*N, A.C.; CULLINANE, S.L. Compar*tiv* anal*sis </line>
<line> of t *e </line>
</par>
<par>
<line> carbon footprints of co*ve*t*o*al and online retailing: A "last mile" p*rspe*t*ve. </line>
<line> Inter*atio*al Journal of Physic*l Distr*bution & Logistics Man*g*me**, v. 40 n. 1/2, p. </line>
<line> *03-123, 2010. ht*ps://doi.org/10.1108/**600031011018055 </line>
<line> **v. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 202* www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *apeamento Cien*íf*co das Prin*ipais Pu*licaç*es na Áre* d* *ogí*tica </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> EL JAOUHA*I, A.; A*IF, J.; FELLAKI, S.; AM**WAL, M.; AZZOUZ, K. Lean supply </line>
<line> c*ain ***ageme*t *nd Industry 4.0 inte*relat*onshi*s: the status quo and future perspectives. </line>
<line> International Journal of Lea* *ix Sigma, v. 14, n. 2, p. 33*-3*7, 2023. </line>
<line> http*://doi.org/10.1108/I*LS*-11-2*21-*192 </line>
<line> HA, N. T.; AKB*RI, M.; AU, B. La*t mile del*very in log*stic* and supply chai* </line>
<line> management: a bibliometric analysis and fu*ur* dir*ctions. Benchmark*ng: A* </line>
<line> *nte*national Jour*al, v. 3*, n. 4, p. 1137-1170, 20*3. http*://doi.org/10.1108/BIJ-07-202*- </line>
<line> *409 </line>
<line> H*RRIS, I.; *UMFORD, C. L.; *AIM, M.*. A hybri* multi-objective approa** to </line>
<line> cap*citated facility lo*ation w*th fl*xible s*ore allocation for green logisti*s modeling. </line>
<line> Transporta*ion *esea*ch Part E: Lo*istic* and Transportation R*view, v. 66, p.1-22, </line>
<line> 201*. *ttp*://**i.org/10.1016/j.tre.2014.01.010 </line>
<line> IBM, Inter*ational Busin*ss Machine* Corp*ration. Blockchain *or suppl* chain solu*i*ns. </line>
<line> D*spon*vel em: https://www.ib*.co*/block*hain-supply-chain. Ace*so em: 22 *e nove*br* </line>
<line> de 202*. </line>
<line> KALMYKOVA, Y.; SAD*G*PAN, M.; R*SADO, L. Ci*cular *conomy - From re*iew of </line>
</par>
<par>
<line> th**rie* and practices to deve*opment </line>
<line> of implem*ntation t**ls. Re*ources, </line>
<line> **nse*vat*on </line>
</par>
<par>
<line> and Recy**ing, v. 13*, p. 190-201, **18. htt*s://doi.o**/10.1016/j.r*sconrec.2017.*0.034 </line>
<line> KANG, *.; DIAO, *; *ANINI, M. T. Bus*n*s*-to-bu*ine*s marketing respon*es to COVID-19 </line>
<line> cris*s: a business pro*ess perspective. Marketing Intelligence an* P*anning, v. 39, n. 3, pp. </line>
<line> 454-468, *0*1. https://doi.org/10.1108/MIP-05-2020-0217 </line>
<line> *HAN, F.; *H**D, W.; N*J*I, *. Un*er*ta*ding consumers\ behav*o* in*enti*ns towards </line>
<line> dealing with the plastic wa*te: *erspective of a developing countr*. Resourc**, Conservatio* </line>
</par>
<par>
<line> *n d </line>
<line> Recycli*g, </line>
<line> *. </line>
<line> 142, </line>
<line> p. </line>
<line> 49-*8, </line>
<line> 2019. </line>
<line> Disp*nív*l </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://do*.org/10.10*6/j.re**onrec.2018.*1.020 </line>
<line> K*AN, S.A.R.; JI*N, C.; ZH*NG, *.; GOLP*RA, H.; K*MAR, A.; SHARI* A. </line>
</par>
<par>
<line> Enviro**ental, *ocial and ec*nomic *r*wth </line>
<line> indicators spur *og*stics p*rform*nce: </line>
<line> From the </line>
</par>
<par>
<line> p*r*pective of </line>
<line> South **ia* </line>
<line> A*sociat*on *o* Regiona* Cooperation countri*s. Journal of </line>
</par>
<par>
<line> Cle**e* </line>
<line> Pro**c*ion, </line>
<line> *. </line>
<line> 214, </line>
<line> p. </line>
<line> 1*11-1023, </line>
<line> **19. </line>
</par>
<par>
<line> https://doi.org/10.1016/j.*clepro.2018.1*.32* </line>
<line> LI, T.; CAI, L.; LIU, Y.; YUEN, K. F.; WANG, X. *rom a func*io*al service t* an *mot*onal </line>
</par>
<par>
<line> \sa*iour\: A *tructural analysis o* </line>
<line> log*sti*s value* for i*-home </line>
<line> consu*ers. J**rnal o* </line>
</par>
<par>
<line> Retail*ng </line>
<line> an d </line>
<line> *onsu*e* </line>
<line> Services, </line>
<line> *. </line>
<line> 78, </line>
<line> *024. </line>
</par>
<par>
<line> htt*s://doi.or*/10.1016/j.jretconser.2023.103696 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te**s*na PI, v. *1, n. 6, art. *, p. 161-181, j*n. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. E. Sil*a, J. A. R. Moraes, *. G. *z*ved*, S. C. F. Rosa, J. *. Almeida </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> LU, Y. Industry 4.0: A survey on tec*nologies, *pp*ications *nd open rese-arch i*su*s. </line>
<line> *ou*nal of Indus*ri** I*formation Inte*ration, v. 6, *. 1-10, 2017. </line>
<line> h*tps://doi.org/10.1016/j.*i*.2017.04.0** </line>
<line> MAR*ANI, A.; KA*NAN, D.; H*OK*R, *.*.; OZKU*, S.; ALRASHEEDI, M.; </line>
<line> TIRKOLAEE, *.*. Eva*uation of green and s*s*ai*able supp*y chain man*g*ment using </line>
</par>
<par>
<line> structural </line>
<line> eq*ation m*delling: A systematic review of the *tate o* the art literature and </line>
</par>
<par>
<line> r*c*mme*dations for fut*re research. Journ*l of Clean*r Produ**ion, </line>
<line> v. 249, 202*. </line>
</par>
<par>
<line> http*://do*.org/10.1016/j.jcl*pro.2019.119383 </line>
</par>
<par>
<line> MOR*I*ER, G.; AN*RADE, M.L.O.; FAZAL-E-HASAN, S.M. *rom traditi*nal </line>
<line> to </line>
</par>
<par>
<line> transform*d: *x*mining t** pre and post *OVID </line>
<line> consumers\ shopp*ng mall exper*enc*s. </line>
</par>
<par>
<line> Journ*l </line>
<line> of </line>
<line> Reta*ling </line>
<line> and </line>
<line> C*nsu*er </line>
<line> S*r*ices, </line>
<line> v. </line>
<line> 7*, </line>
<line> 20*4. </line>
</par>
<par>
<line> https://do*.org/10.1016/j.j*etc*nser.2023.10*58* </line>
<line> MURRAY, C.*.; C*U, A.*. The flying *idekick tr*v*ling salesman problem: Op*imiza*ion </line>
<line> *f dro*e-assisted parcel deli**r*. Transportation Res*-a*ch *ar* C: Emerging </line>
<line> Technolo*ies, *. 54, p. 86-109, 2015. https://doi.o*g/*0.1016/j.trc.2015.*3.*05 </line>
</par>
<par>
<line> NEN*VANI, J.; PRASUNA, </line>
<line> A.; KUMAR, S.N.V.S.; KASTUR, A. ES* measur*s an* </line>
</par>
<par>
<line> financial performanc* *f </line>
<line> **gi*tics companies. Lett Sp** Resou* Sci, v. *7, n. 5, </line>
<line> 202*. </line>
</par>
<par>
<line> http*://doi.o*g/10.1*07/s12076-*23-00358-4 </line>
<line> PANI*RAHI, S. S.; BAHINIPATI, B.; JAIN, V. *u*tainable supply ch*in management: A </line>
</par>
<par>
<line> revi*w of lit*ratur* and i*pl*cations *or *u*ure resear*h. M*n*gement </line>
<line> of *n*i*onmental </line>
</par>
<par>
<line> Quality, v. 30, n. 5, p. 1001-*049, 20**. https://do*.org/10.1108/MEQ-01-2**8-*003 </line>
<line> PAUL, S. *.; *H*WD*URY, P.; MOKTADIR, M. A.; LAU, K. H. *up*ly c*ain recovery </line>
</par>
<par>
<line> *h**l*nges in the w**e of COV*D-*9 pandemic. Journal </line>
<line> of </line>
<line> *usiness Research, v. 13*, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 3*6-3*9, 2021. ht*ps://*oi.o*g/10.10*6/*.jbusres.*021.0*.056 </line>
<line> QAISER, F. H.; AHME*, K.; SYKORA, *.; CH*UDHARY, A; SIMP*ON, *. Decisi*n </line>
</par>
<par>
<line> support *ystems *or sust*ina*le logistics: a </line>
<line> review an* bibliome*ric analysi*. Industrial </line>
</par>
<par>
<line> Mana*ement & D*t* *ystems, *. 117, </line>
<line> n. 7, p. 1376-1***, </line>
<line> 20*7. </line>
</par>
<par>
<line> h*tps://doi.org/10.1*08/I*DS-*9-2016-0410 </line>
</par>
<par>
<line> RODRÍGUEZ-*OLÍVAR, M. P; ALCAIDE-MU*OZ, L; </line>
<line> COBO, M. J. Ana*yz*ng the </line>
</par>
<par>
<line> scie*tific evolut*on and impact *f e-*articipation *es*arch in **R *ournals using scienc* </line>
</par>
<par>
<line> mapping. *nte*n**ional Journal </line>
<line> of Information *ana*em*nt, v. 40, </line>
<line> p. 111-*19, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> https://doi.or*/10.1016/j.ijinfomgt.*017.12.011 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 21, n. 6, art. 9, p. 161-181, j*n. 2*24 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Map*amento Científico das Princ*pais Publicaçõe* *a Área de Logíst*** </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> SHAKHATREH, H.; SAWALMEH, A.H.; AL-FUQAH*, A.; DOU, Z.; ALMAITA, E.; </line>
<line> KHALIL, I.; OTHMAN, N.S.; KHRE*SHAH, A.; GUIZANI, M. U*manned Aeri*l V*hic*es </line>
<line> (UAVs): A Surv*y on Civil Applicati*ns and Key Rese**ch Cha*l**ges. IEEE Acce**, v. *, </line>
<line> p. 4**72-48634, 2019. http*://doi.org/10.1109/ACC*S*.201*.290*5*0 </line>
<line> VIU-*OIG, M.; ALVAREZ-PALAU, E.*. T*e imp*ct *f E-c*mmerce-re*ated last mi*e </line>
</par>
<par>
<line> logistic* on cities: a systema*ic l*terature r*view. Su*tainability, *. 12, n 1*, p. </line>
<line> *492, </line>
</par>
<par>
<line> https://doi.or*/10.33*0/su12166492 </line>
</par>
<par>
<line> XU, L.D.; XU, E.L.; </line>
<line> LI, L. I*d*stry 4.0: state of th* art and future tre*ds. Inte*nationa* </line>
</par>
<par>
<line> ***rn*l of </line>
<line> Pr**ucti*n Resea*ch, v. 56, n. 8, p. 29*1-2962, </line>
<line> 2018. </line>
</par>
<par>
<line> http*://do*.o*g/10.10*0/002*7*43.2018.*444806 </line>
<line> *A*AV, S.; LUT*RA, S.; GARG, *. In*erne* of *hings (Io*) based c*ordination *ystem in </line>
<line> Agr*-*o*d sup*ly chain: devel*pm*n* of an *ffici**t framewor* using DE*AT*L-ISM. Oper </line>
<line> Man*g *es, *.1*, p. 1-27, 20*2. htt*s://d*i.org/10.10*7/s12063-020-0**6*-* </line>
<line> *ONG, B.; S*EN, J.; LIU, X.; *I, *.; **EN, H.; ZHOU, Q. An in*elligent block*hain-based </line>
</par>
<par>
<line> sys*em </line>
<line> fo* safe </line>
<line> v*ccine s*pply and s*p*r*isi*n. *nter**tional J*urn*l of Informati** </line>
</par>
<par>
<line> Manageme*t, v. 52, 2020. https://doi.org/10.1016/j.iji*-fomgt.2019.10.009 </line>
<line> ZHONG, R. Y.; XU, X.; KL*T*, E.; NEWMAN, S.T. Intelligent *an**acturing in t*e </line>
</par>
<par>
<line> *ontext of Industry </line>
<line> 4 .0 : A </line>
<line> Review. Engineering, v. 3, n. 5, p. 616-630, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> https://doi.or*/1*.1016/J.ENG.20**.05.015. </line>
<line> C*mo Re*e**nciar este Artigo, *onform* ABNT: </line>
<line> SILVA, A. *. E; *ORA*S, J. A. R; AZE*ED*, R. G; ROSA, S. C. F; ALMEI*A, J. M. </line>
<line> *a**a*ent* ***ntífico das Pr*n*ipais Publicaçõ*s na Área de Logís*ic*. Rev. FS*, T*resina, v. 21, n. </line>
<line> 6, art. *, p. 161-181, jun. 2*24. </line>
</par>
<par>
<line> **ntribuição dos Au*ores </line>
<line> A. L. E. Silv* </line>
<line> J. A. R. Moraes </line>
<line> R. G. *zevedo </line>
<line> S. C. F. Rosa </line>
<line> *. M . Almeida </line>
</par>
<par>
<line> 1) conce*ção e planeja*ento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise e inte*pretação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç** do *ascu*ho ou na revisão c*ítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) partici*ação na *provaç*o da versão final do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina PI, v. 21, *. 6, art. *, p. 161-181, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.**/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)