<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 12, p. 247-265, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.3.12
</line>
</par><par>
<line>
*nsino Jurídico: A Incorporação d* D*reito Con*ti*ucion** no Ensino Médi*
</line>
<line>
*egal Educat*on: The Incor*orat*o* of Consti*utional Law i* *igh S*hool
</line>
</par><par>
<line>
Wirn* Mar*a Alve* d* Silva
</line>
<line>
D*utora em Ciências Cr*mi*ais pela Escola ** *ireito da *UC do Rio Grande *o Sul
</line>
<line>
Prof*ssora do Cen*ro Universitári* Sa*to Agostinho
</line>
<line>
E-m*il: wirnaa*ve*@unifsa.c**.br
</line>
<line>
Elle* Cr*stina Alves *e **usa
</line>
<line>
Acad*mica de Direito p*l* Centro Un*versitário *anto Agostinho
</line>
<line>
Em*il: e*alvessousa@g*ail.*om
</line>
</par><par>
<line>
*nder*ço: Wirna M*ri* A*ves da Sil*a
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Bairro São *edro, Quadra 02. C*s* 0*. C*P: 6*018-3*0.
</line>
<line>
Ro**igues
</line>
</par><par>
<line>
Teresina - P*, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: El*en Crist**a *lves de Sousa
</line>
<line>
Artigo rec*bido e* 1*/01/2024. Úl**m*
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
</page>
<page>
<par>
<line>
Ensino Jurídico: A In*orporaçã* do D*r*ito Co*stitucional no Ensi*o Médio
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
*ES**O
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
pres*nte tr*balho *o*sui c*mo objetivo princ*pal *presentar as po*síveis consequê*c**s
</line>
</par><par>
<line>
c*usadas pe*a incorpora*ão d* Direito Con*tituciona* como matéria curricular obr*ga*ór*a,
</line>
<line>
dentre elas a geração de jus*iça e i*ual*ade, a capacitação desse al*no na vida f*tur*, fora da
</line>
<line>
es*ola, e o exercício integral da c*dadania, p**tuando leis voltadas ao direi*o * *du*ação,
</line>
<line>
pro**tos *e l*i* *aseados n* conte*plação d* Direito Con*t*tucion*l como matéria e projetos
</line>
</par><par>
<line>
*o*i*is
</line>
<line>
que aplic*ram a matéria na *e**i*a** atual. Com a pe*quisa foram visto* al*uns
</line>
</par><par>
<line>
a*anços, en*retanto e*ses se e*contram inconclusivos devido a inérc** de sujeitos imp*rtantes
</line>
<line>
da sociedade, mos*r*ndo assi* que ainda *o*s*i um percurso extenso para efe*ivar tal *b*etivo.
</line>
<line>
Palavras-Chav*: Direit* C*nstitucional. Educação. M*tér*a Obrigató*ia. *nsino Médi*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*e main o*j*ct**e of *h*s **rk is to
</line>
<line>
*res*n* *he p*ssi*l* cons*quen*es caused b*
</line>
<line>
t **
</line>
</par><par>
<line>
incorp*ratio* of Cons**t*tional Law *s a mandatory
</line>
<line>
curricular *ubject, among them
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
generation o* justice and equality, the tr*ining of this student in future li*e, outs*de of school,
</line>
<line>
and the fu*l exercis* of c*tizen*h*p, hig*lighting laws focused ** the *ight to edu*ation, bills
</line>
<line>
b*sed on the contemplation of Constitut**nal Law as a subjec* and social projects *hat ap*lied
</line>
<line>
the subject t* the current reality. With the r*search, *ome *dvances were seen, howe*er thes*
</line>
<line>
are inconc*usive due t* the i*erti* of imp*rtant subjects in soci*ty, thus showing tha* th*re is
</line>
<line>
still a l*ng way to go to achiev* this object*ve.
</line>
<line>
Keywords: Co*stitutional L*w. Education. Mandat**y Subject. Hig* School.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. 12, *. 2*7-265, m*r. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. *. Silva, E. C. A. Sousa
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*R**UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O direito à *ducaç*o foi colo*ado em 1*88, com a promulgação da *ar*a *agn*,
</line>
</par><par>
<line>
como um
</line>
<line>
di*eito fundamenta* e s*cial, *ossuindo um* im*ortâ*cia intr*ns*ca na vida
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
pe**oas inse**das na socieda*e, *or influen*iar *ir**amente no seu des*n*olvimento intelectual
</line>
</par><par>
<line>
e *ocial, assim *omo no
</line>
<line>
desenv*lviment* do país com* um *odo. *esse m*do, deve ser
</line>
</par><par>
<line>
co*ocado *m tela que a educaçã*
</line>
<line>
poss*i a *ece*sidade de se* consta*teme*t* remodelada *
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*e*enta*a para que *onsiga ac*mpanha* os avanço* da sociedade.
</line>
<line>
Com base n*sso, põe-se e* destaqu* o Direito Constitucio**l como uma ma*éria a se*
</line>
</par><par>
<line>
inserida
</line>
<line>
no âmbito escolar. Entreta*to, antes de *udo, é i**er*ssante ressal*ar que o ***eito
</line>
</par><par>
<line>
C*nstituc*onal, por mais que s*ja
</line>
<line>
um* m*téria d* s*ma
</line>
<line>
*mpo*tânc*a, *ão é colocada, pelo
</line>
</par><par>
<line>
sistema educa*ional atual, co** uma matéria obri*atória na gr*de c*rricu**r *os alunos.
</line>
<line>
P*rtindo di*so e sendo a temá*ic* abordada no presente arti*o, a i*serção *o Direito
</line>
</par><par>
<line>
Co*stitucion** como ma*éria é es*iuçad* no referencial teórico, propon*o-se a e**ender
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
busc*r quai* o* **p*c*os
</line>
<line>
po*e*ão oco*rer com a imp*eme*ta**o dessa nov* disciplina
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
grade curricula* da*ue*es alunos que se encontram no *nsino médio.
</line>
<line>
*om intuito de entende* a* si*gul*ridades ge*ad*s po* e**a inserção, foi-*e *tilizado
</line>
<line>
os métodos *xploratório e hipot*ti*o-*edutiv* que, *espectiv**en*e, *ossuem com*f*nalidade
</line>
</par><par>
<line>
a compre*nsã* * * **nciona*ento da inserção do Dir*ito Constitucional e a visualização
</line>
<line>
d**
</line>
</par><par>
<line>
consequên**a* gerada* pela apr*nd*zag*m ** Direi*o *onstit**ional ante* mesmo de se iniciar
</line>
<line>
um* vida acadê**ca *u *rof*ssional.
</line>
<line>
Ainda, evi*enciando * meto*ologia util**ada, neste tr*balho adoto*-se o método *e
</line>
</par><par>
<line>
re*is*o *ib*iográfica, que
</line>
<line>
c**s*ste
</line>
<line>
na seleção
</line>
<line>
*e **ntes co*o liv*os e *rtigos
</line>
<line>
*cadê**c*s, na
</line>
</par><par>
<line>
coleta * *nális* *os dados coletados e *a sínte*e d*ssas info*mações.
</line>
<line>
Ressalt*-se que tal t*ma, por mais q*e *ão *aja *ma legis*ação *ue verse sobr* *l*,
</line>
</par><par>
<line>
*ão é ass*nto novo
</line>
<line>
em bancad*s legi*lat*vas que pos*uem in*e*es** na de*esa do direito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
educa*ão, d* modo que deve-s* p*ntu*r a ex**tência dos *rojet** de Le* *e n° 141/20*9
</line>
<line>
(*ep*t*da Renata Abreu - Pode*os/SP) e n° 4054/2023 (**p*tado *uc*ano *ma*al - Partido
</line>
<line>
V*rd*/AL), *ue ten*am i***rir o Dir*ito Consti*uci*nal como matéria de ensino obrigatório nas
</line>
<line>
esc*las.
</line>
<line>
E* vista disso, após a análise do* materiais colhidos, d*staca-se que o present* estudo
</line>
<line>
p*ssui como enfoque *ri**rdial c*m*reend*r quais *s implic*çõ*s *a*sada* pela apl*caç*o
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, a*t. 12, p. 247-265, ma*. 2024 **w4.fs**e*.com.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*sino Ju*ídico: A Incorpor*çã* do D*re*to Co*st*tucional no Ensino Médio
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
do D*rei** C*nstitucional n* e*sino médi*, *onsiderando a po*sibilidade *a criação e/ou
</line>
<line>
mo**agem do *en*o *ríti*o de jov*ns * a *ompree*são quanto aos dir*itos e d**eres qu* *stes
</line>
<line>
*ossuem, que *t*almente * infelizme*te, não são *bo*dados e pr*orizado* no di* a *i*.
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 O *nsino médio dentro do sistema *ducacional *ra*ile*ro
</line>
<line>
P*ra o Minis*ério d* Educ*ção o sistema educacional brasile*r* constitui, de *odo
</line>
<line>
geral, um serv*ço que ** pree*che com todas as *nst*tuiçõ** de ensino, em sua fo*ma b*sica a
</line>
</par><par>
<line>
s**erior, de mod*
</line>
<line>
que agrega *odas as inform*ç*es necessár*as s*b** os docen*es e discentes
</line>
</par><par>
<line>
des*as institu*ções, *om* mat*ículas, frequ*nci**, his*óricos escolar*s, entre *utro*, com a
</line>
<line>
f*n**idade de fiscalizar e executar políticas p*blicas qu* privile*iam a *ducação.
</line>
<line>
E*s*s in*tituiçõe* são coo*de*adas * *oni*oradas pelo* Ente* Fe**rativ*s (*nião,
</line>
<line>
Esta*os, *istrito Federal e municípios), que atuam de for** c*njunta pa*a *rgan*zar seus
</line>
<line>
respectiv*s sistemas de *nsin*.
</line>
<line>
C*m en**q*e principal na ú**im* fase do en**n* bá*i*o, deve se* est*b*lec*do qu* o
</line>
<line>
Ensino *édio d*tém como propósito:
</line>
<line>
Ar*. 35. O ensino méd*o, etapa f*nal da educaç*o básica, c*m duraçã* mínima **
</line>
<line>
três anos, terá c*mo f*nalidades:
</line>
<line>
* - a consolidação e * aprofundam*nto do* *onhecimentos adquiridos no ensino
</line>
<line>
fundamental, possi**lita*do o *ros*eguimento de estudos;
</line>
<line>
II - a pre*araçã* básica para o trabalho e a cidadania *o ed*ca*do, p*ra
</line>
<line>
c*ntinuar *prendendo, de mod* * ser c***z de se a*aptar com fle**bi*idade anova*
</line>
<line>
condições d* ocupação ou ape*feiçoamento po*teriores;
</line>
<line>
I*I - o ap*imoramento do *ducando c*mo p*ssoa humana, *ncluindo a *ormação
</line>
<line>
ética e * desenvo*vim*nto da autonomia int*lectua* e d* *en*amento *rí*ico;
</line>
<line>
IV - a compr*ens*o dos fundamentos c**ntífico-tecnológic*s d*s processos
</line>
</par><par>
<line>
produtivos, *elaci*nando
</line>
<line>
a t*or*a com a prática, *o e*sino de cada disciplina.
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 1*96) (gri*o no*s*).
</line>
<line>
Dess* *odo, co*o *is*o, o ensino mé**o tem como função prop*rc*onar integralmente
</line>
<line>
a* e*tudante sua formação * *e*e*volvimen**, o prep*rando para exe*ce*, de modo g*ral, uma
</line>
</par><par>
<line>
das *rês f*nções principais da educação - o "exercício da cidadania * fo*nece*-lhe me*o*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
pro*re*ir no trabalho e em *studos **steriores" (BRASI*, 1*96, Art.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 3, art. *2, p. 247-*65, mar. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. *. A. Silva, E. C. A. S*u*a
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
22, c*put) - de maneira a capac*tá-los, também, de habilid*de* crí*ic*s e resolut*rias que
</line>
<line>
f*rneç*m a autonomia necessá*ia p*ra questões, pessoa*s e *ociais, fu*ur*s.
</line>
<line>
2.1.1. Princípios constitu*ionai* sobre a educação
</line>
<line>
Dentre todos os pr*ncípios prese*t*s d* CF/88, é interessa*te, *iante ao p*es*nteestudo,
</line>
<line>
que *ejam **n**ados aqueles relativos ao D*reito à Educaçã*, que se encontram elencados no
</line>
<line>
A*t. 2*6 da Cart* Magna:
</line>
<line>
Art. 206. O ensino será minis*rado co* bas* nos seg**nte* princíp*o*:
</line>
<line>
I - Igual*ad* de c*ndições pa*a o aces*o * pe*man*ncia na escola;
</line>
<line>
II - *iberdade de apr*nder, ensinar, pesquisar e d*v*lga* o pensa*ent*, a art*e o
</line>
<line>
saber;
</line>
<line>
*II - plura*i*mo de ideias e de concepções peda*óg*c*s, e c*existência de
</line>
<line>
i*stituições p*bl*c*s e *riv*das ** en*ino;
</line>
<line>
IV - Gra*uid*de do ensino públic* em estabelecimentos of**iais;
</line>
<line>
V - Val*rização dos pr*fis***nais da e*uc*ção escolar, garant*dos, na f*rma da lei,
</line>
</par><par>
<line>
p*ano* de c*rr*ira, com *ngre*so exclusivament* por concurso
</line>
<line>
públic* de prov*s e
</line>
</par><par>
<line>
tít*los, aos das redes públ*cas;
</line>
</par><par>
<line>
VI - Gestão democrática do *nsino púb*ico, na forma da lei;
</line>
</par><par>
<line>
*II - Garantia d* pad*ão d* qua*idade.
</line>
</par><par>
<line>
VIII -**so salarial pr*fissional nacional par* os profiss**nai* da educa*ão escolar
</line>
<line>
*úb*ica, nos *ermos d* lei federal.
</line>
<line>
IX - Garan*ia do direito à e*ucaçã* e * *pr*ndi*agem ** longo da vida.
</line>
<line>
(gri*o no**o)
</line>
<line>
Dentre esses, destacam-se os incisos *, IV, VII e IX, que, de for*a direta, ref*rem-se
</line>
<line>
aos d*scentes e qua*s *ireitos r*caem **bre el*s, *ue pos*uem, de modo geral, a final*d*d* **
</line>
<line>
*ropo*cionar uma educaçã* efetiv*, ab*angente e acessíve* a tod*s *s cidadãos.
</line>
<line>
O inciso I, refe*en*e à igual*ad* *e co*dições para o acesso e pe*manê*c*a na escola, é
</line>
<line>
auto-expl*cativ*, uma v*z que garant* a* es**dant* mei*s adequados a permanência nas
</line>
<line>
escolas, *ndep*ndentemente *e sua o*igem, sexo, etni*, *on*ição econômic*, etc.
</line>
<line>
O princípio *a gratuidade do ensino públ*co, di**osto no inciso IV, concerne a g*r*nti*
</line>
<line>
dada p*lo Governo (Federal, esta*ual e muni*ipal) aos discentes ** relação à p*ssibilidade de
</line>
<line>
acesso integral, de fo*ma não onerosa e de qualida*e, a instituições públic*s, financiadas por
</line>
<line>
recu*sos pú*licos, ou seja, *e* e***uar * pag*mento de *atrículas, mensalidades ou materiais,
</line>
<line>
elementos *ue *nsejam em pagamento em *sc*las privadas, por exemplo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teres***, *. 2*, n. 3, art. *2, *. 247-*65, mar. 2024
</line>
<line>
ww**.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensi*o J*rídico: A Incor*oração do Direito Const*tucio*al *o Ensino Médio
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
Já o prin*í*io exp*sto no inciso VI* diz a respeito ao fato de que as instit*içõe* deve*
</line>
<line>
ating*r ce*tos critéri*s e padrõ*s d* qualidade, conferin*o o direito que o estudant* pos**i em
</line>
</par><par>
<line>
receber *ma e*ucaç*o d* q*a*ida*e, *ficaz e adequ*da, com profes**res ca*aci**dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s necessá*ios para garant*r tal ef*ciênc*a. Deve ser salientado que es*e **incípio r*cai
</line>
<line>
ta*to para e*cola* p*blicas quanto para particul*re*.
</line>
<line>
**sim, a garantia do Dir*ito à Educação e à Apr*n*izagem a* longo d* vida r*l**io*a-
</line>
</par><par>
<line>
s e a um a
</line>
<line>
*ducaçã* acessível em *odas
</line>
<line>
** *ases da *ida, aumentando, des*e modo, a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Po* fim, o* p*incípio* se relacionam direta*e*te ao pr*sent* es*udo,
</line>
<line>
uma vez
</line>
<line>
que s e
</line>
</par><par>
<line>
*ntende que haveria *aior a*licabil*da*e das garantias viabil*zadas pe*os pr*n*ípios el*ncado*,
</line>
<line>
poi* com a inserção, na educa*ã* br*sileira, d* maté*ia jur*dica abordada, ocorreria *ma *as
</line>
<line>
principa*s *onse*uência* es*era*as, a capacitação cr*tica dos alunos qu*nto aos seus di*eitos.
</line>
<line>
2.2 O Direit* Constitucion*l * sua aplicação c*mo matéria
</line>
<line>
O *ini*tro Alexan*re de **raes (2022) delimita o Dire*to Constit*ciona* *omo u*
</line>
</par><par>
<line>
ramo do Direit* Público "desta*ado por
</line>
<line>
ser fundamental à organiz*ção funcioname*to e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Estado, à
</line>
<line>
articulação dos elementos pri**rio* *o mesmo e ao
</line>
<line>
estabeleci*en** das b*ses da
</line>
</par><par>
<line>
estrutura política". Ressalta-se que o ramo em questão é de suma i*po*t*nci* ao equilíbrio *o
</line>
</par><par>
<line>
*stado com* um t*do mais que isso, ele estuda e regul* a normatização aplicação dos
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prec*i*o* existente* na *onstituição Feder*l, a Lei maior **esente n* p*ís.
</line>
</par><par>
<line>
Partind* dess* *iés, insta-se necessá*i* explicar o porquê da nece*sid*de
</line>
<line>
de
</line>
<line>
aplicação
</line>
</par><par>
<line>
do direito *onst*tucion*l como m*téria, uma vez que se trata de uma parte tão importante ao
</line>
<line>
funcionament* do país.
</line>
<line>
De início, po*tua-se a *ei *e Intr*d**ão *s No*mas Brasileiras (LINDB - Decreto -
</line>
<line>
Le* n° 465*/42), que se tr*ta d* um* n*rma que visa "propiciar a inte*pre*a*ão, * inte**aç*o e a
</line>
<line>
aplicaçã* de ou**as leis *o tempo e *o e*paço - e *ão o de reger diretamen*e ** ações ou
</line>
</par><par>
<line>
omissõe* de p*rticulare*" (Ramos
</line>
<line>
et.
</line>
<line>
al., 2021). Especifi*an*o, o *rt 3° que veda
</line>
<line>
atos
</line>
</par><par>
<line>
infra*ionais ju*tificados *ela falta de conhecimento de
</line>
<line>
um* norm* publi*ada *pós seu e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresin*, v. 21, *. 3, art. 12, p. 247-26*, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. *ilva, E. C. A. **usa
</line>
<line>
252
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo de vacância, ou s*ja, o d*sc*n*ecim*nt* de institutos leg*is, já po**tiva*os,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ile**timo.
</line>
</par><par>
<line>
Com base ni*so, * imp*em*ntaç*o do *ire*to Consti*uci*nal como matér*a, nu*a fase
</line>
<line>
inicial, *fa*taria o discent* do descon*ecimento dos *i*ersos direito* e deveres que recae*
</line>
</par><par>
<line>
sobre *i e sobre aquele* que o rodeiam
</line>
<line>
e assim, ** uma hip*tese **comum, evit*ria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eso*ediên*ia de prece*tos *ega*s justificado por su* i*nor*nci*.
</line>
<line>
*inda, *nd* ao d*sposto no t*xto *onsti**ciona*, no que diz re*peito * educ*ç**, o Art
</line>
<line>
205 elenca a ***ção p*imordial ** educação, e*fatizando o direit* à educ*çã* c*mo um di*e**o
</line>
<line>
fundame*tal-socia*, important* ao desenvolvimento do indiv*duo e d* sociedad*.
</line>
<line>
*rt. 205. * ed*cação, direito de to*os e d*ver d* Estado e da fa*íl*a,
</line>
<line>
será promovida e *ncentivada com a c**aboração da socied*de,
</line>
</par><par>
<line>
visan*o ao pl*no
</line>
<line>
desenv*lvimento da pes*oa, seu preparo p**a o
</line>
</par><par>
<line>
exercício d* cida*a**a e
</line>
<line>
s*a *u**ifi*açã* **ra o trabalho. (gri*o
</line>
</par><par>
<line>
nos s o)
</line>
</par><par>
<line>
Dito isso, o ensin* *e Direito Const*tucional inf*uencia, de *orma di*eta, com tema
</line>
</par><par>
<line>
*bordado nesse artigo e na *inalidade da **ucação na vida
</line>
<line>
do aluno, *ma vez que
</line>
<line>
esse aluno
</line>
</par><par>
<line>
se to*nar* *m
</line>
<line>
ser ma*s consciente
</line>
<line>
de suas *arantias, desenvolvend*-se como cidadão *ais
</line>
</par><par>
<line>
*apacit*do e ainda estar* m**s apto tanto *ara o mercado de traba*ho como para vida
</line>
<line>
acadêmica.
</line>
<line>
Também deve ser frisa*a * Lei n° 9394/1996, c*nhecida por L** d* Di*etri**s e Bases
</line>
</par><par>
<line>
da Educação N*ci*nal (LDB), especificamente n* Art. 2*, que dispõe s*bre as d*s*iplinas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
programas necessár*os *o Ensino Bási*o, o*d*
</line>
<line>
também de*ermina que es**s disc**l*nas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
program*s devem abranger a "realid*d* soc*al e po**tica, especialmente do Brasil".
</line>
<line>
P*r co*ta des*a nec*ssida**, v*-se, portanto, a indispensabilidade da i*s*rção deDi*eito
</line>
</par><par>
<line>
C*n*titucio*a* nas escol*s, uma vez que
</line>
<line>
*omo delim*tado é uma *atéria que trará aos
</line>
</par><par>
<line>
e*tud****s um visl*mbre da reali*ade *m q*e estão inseridos.
</line>
<line>
Sen*o assi*, *reliminarmente, a intenção d* aplicação desse ramo com* *atéria *eria
</line>
<line>
co* * f*n*lidade de, ao m*nos, perm*tir ao *s*ud*n*e no Ensi** Médio, o vislumb*e d*s seus
</line>
<line>
di*eitos e como são aplicados, en*ati*ando q*e *ão *nfluem apenas na *u* vida, mas ta*bém na
</line>
</par><par>
<line>
dos dem**s que in*egram es** *rupo social (p*i*, *rmã**, avó*, amigos e etc.),
</line>
<line>
como *am*ém
</line>
</par><par>
<line>
permitir *ue esse aluno, a*tes mesmo de sair da escola, **nha a co*r*nci*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 12, p. 24*-265, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino *urídico: A I*corporação do *ireito Cons**tucional no Ens*no Médio
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
fund*me*tal p*ra lidar com a realidade em que *i*e, evitando, dessa forma, que seus direit*s
</line>
<line>
não s*jam violados.
</line>
</par><par>
<line>
C*m **se nessa falta *e c*nheci**n*o gerada p*lo
</line>
<line>
não en*ino dos
</line>
<line>
dir*itos e d**ere*
</line>
</par><par>
<line>
d*s cidadãos, vê*-se à *on* um termo, não muito c**hecido e abordado *a doutrina brasi*eira,
</line>
<line>
chamado *e alien*çã* legislativ*, que s*rá abordado e exp*ic*do no tópico seguinte.
</line>
<line>
2 .3 Alie*ação da *ociedade brasileira voltada à legislação pr*se*te *o país
</line>
</par><par>
<line>
Partindo dos pressupostos presente* no tema em q*estão n* *rabalho, pontua-se que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
de f*ci* visualização *u* o cid*dã* brasilei*o, em
</line>
<line>
vár*as ocasiões, d*s*onheça se**
</line>
<line>
dire*tos,
</line>
</par><par>
<line>
devere* e boa parte *a *egisl*ção *o país, mesmo (algu*s) possuind* instrução s*fic*ente para
</line>
</par><par>
<line>
alcançar essa, também importan*e, pa*te da vida do brasileiro, ressaltando
</line>
<line>
que por *ais que
</line>
</par><par>
<line>
ha*a *
</line>
<line>
existên*i* de pesso*s habilitada * formadas n* *rea das c*ê*cias *urídicas, a so*iedade
</line>
</par><par>
<line>
não de*e se exim*r de conhecer as normas que r*gulam suas conviv*nci*s.
</line>
</par><par>
<line>
P*rtindo deste ponto, v*lta-se a* te*mo *ue *ora citado
</line>
<line>
anteriormente, a a*i*na*ão
</line>
</par><par>
<line>
legis*ativa, que se trata de um *nst*tut* q*e dá signific*do * "falta de *onheci**nto sobr* a*
</line>
</par><par>
<line>
leis às quai* o cidadão está submet**o" (ZANON, et. al., *020).
</line>
</par><par>
<line>
Ressalta-s* que em *eio * essa gama de direitos e leg*s*ações *ão c*nhecidos pelo*
</line>
<line>
cid*dãos brasile*ros, sã* *vid*n*** aque*es q*e *ais r*caem no dia a dia de*ses, co*o direitos
</line>
<line>
consumeristas e trabalhistas, qu* são g*ra*tidos constitu*ionalm*nte. A tí*ulo *e e*emplo,
</line>
</par><par>
<line>
dentre essas g*ranti*s, pontua-se o direito
</line>
<line>
à remuneração,
</line>
<line>
a jor*ada diária máxima, ao
</line>
</par><par>
<line>
descanso s*mana* *emunerado, as férias e a proteçã* ao consumidor, que, ainda hoje, são muito
</line>
<line>
afetados.
</line>
<line>
Nes*e viés, é intere*sante, *ais *ma ve*, *es*alt** a import*ncia do ob*eto de estudo
</line>
<line>
desse artigo, uma vez que a implementação do D*reito Consti**cion*l como discipl*na
</line>
<line>
obrigatória no Ensino Médio, co*sider**do que muit*s dos *asos, g**ados *or essa "alienação
</line>
<line>
l*gislativa", po*eriam nem mesmo virem a ocorre*, ** que o direit* *onstitucional, como uma
</line>
</par><par>
<line>
ma*é*ia pro*edêutic*, en*inando os
</line>
<line>
alunos sobre a *xistência, no mínimo, dos tipos leg*is
</line>
</par><par>
<line>
existe*tes e **ais suas formas *e aplicação ao caso concreto e, ai*da, o guiand* ao
</line>
<line>
desenvolviment* pessoal e ao exe*cí**o da sua cidada*ia.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, art. *2, p. 24*-265, ma*. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. Silva, E. C. A. Sous*
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Proteção legislativa à *du*ação
</line>
</par><par>
<line>
2.4.1. Con*tituiç*o Federal: panorama h*st**ico
</line>
</par><par>
<line>
Com ba*e n* explicita*o, é de i*teresse do presente artig* d*sp*r sobr* o h*stórico das
</line>
</par><par>
<line>
*onstituições Fed**ais *u* existiram *o or*enamento ju*ídico brasileiro -
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*o to*o foram
</line>
</par><par>
<line>
sete - a *im de c*n*ecer e entender as var*açõ*s que ocorreram com o Direito f*ndam*nt*l da
</line>
<line>
Educ*ção ao longo *esses anos.
</line>
<line>
Des*a f*rma, *ontua-se qu* du*a*te ma*s de 200 anos de independênci* do *aís, *
</line>
<line>
Bras*l *ossuiu *artas Magna* nos anos d* 1824, 189*, 1*34, 1937, 194*, *967 e 1988 - a que
</line>
<line>
*e encontra em vigor *a contempo*ane**ade.
</line>
</par><par>
<line>
É relevante colocar q*e o Direi** à Educaçã* s*fr*u, por
</line>
<line>
in*m*ras *ezes, mudanças,
</line>
</par><par>
<line>
q*anto a sua forma de disposição, competê*cia *e legislação, sujeito r***ons*vel p*la
</line>
<line>
legislação e *u*pr*mento e também a aplicação do direito e princí*i*s e garantias que o regem.
</line>
<line>
Apr*sentando da *egui*te f*rma:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
C F de 1824:
</line>
<line>
promulgad* em um
</line>
<line>
p*ríod* em que a
</line>
<line>
p*iorid*de era "o
</line>
</par><par>
<line>
enf*ent**ento *e lutas *r*ad*s, *anto
</line>
<line>
i*tern*s qua*to externas, atreladas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onsol*d*ção do Estado *acional" (*odrigues,
</line>
<line>
20*7), desse mod* a educação
</line>
</par><par>
<line>
foi quase que ig*orada, p*r nã* ser cons*derad* pr*oritária *o momento, assim,
</line>
<line>
*om Pedro I dispôs apen*s de d*is inci*os do Art 179 que *bordaram sobre
</line>
<line>
educação.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Consti**ição *e
</line>
<line>
18*1:
</line>
<line>
período em que o **asil já se encontrava repúblic*,
</line>
</par><par>
<line>
houve*a* citações indiretas sob** a educação, co*o a designação de que "cada
</line>
<line>
estado organizar*a sua educa**o, mantendo com* ba** um regime democr*tico
</line>
<line>
e com ensi*o *úb*ic* * le*go" (Ro*rig*es, 2*17) e est*bele**u ao Congr*s*o
</line>
<line>
o*rigações volt*da* ao d*senvolvimen*o de letras, artes e ciênci*, a criação da*
</line>
<line>
insti*uições de en*i*o e o pro*imento de instruç*o *ecundária.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Constit*i*ões de
</line>
<line>
1*34 e 1937: p*blicadas *uran** o pe*ío*o de
</line>
<line>
*9** a 1 945,
</line>
</par><par>
<line>
conhecido c*mo Era Vargas. A de 1*34 educação f*i signi*icativame**e a
</line>
<line>
priorizada, ao ponto de s*r dis*osta *xplic*tame*te, consolidando-se *o*o um
</line>
</par><par>
<line>
direito d* *esponsabi*id*de da família * do
</line>
<line>
E*t*do, d**endo s*r gratuito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fornecido por empre*as que possuí*m mais *e *0 *uncionários. Re*sal**-se *ue
</line>
</par><par>
<line>
essa Constituição se respons*biliza pela
</line>
<line>
elab*ração do Plano N**ional
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Educação. E*tr*tanto, com a CF d* 37,
</line>
<line>
o D*reito E*ucação sofreu à
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
re*rocesso, dando * famí**a a r*sponsab*lidade pr*ncip** a ed*cação dos filho* e
</line>
</par><par>
<line>
ao Estado o "de**r de colabo*ar para a
</line>
<line>
execução dessa respo*sabil*da*e"
</line>
</par><par>
<line>
(Rod*igues, 2017).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina, v. *1, n. 3, art. 12, p. 2*7-265, mar. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nsino Jurídico: A *nc**pora*ão do Direito C**stitucional *o Ensino Médio
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Co*stitu*ção de
</line>
<line>
19*6: o Direito a *ducação g*nha, mais u*a vez, uma
</line>
</par><par>
<line>
pri*riza*ão *igni*icativ*, com * *F/46 *o*ve * auferime*to d* status de dir*ito
</line>
<line>
público subjetivo, sendo obrigatóri* e gra*uito ao ensino primário e tamb*m
</line>
<line>
ho*** o surgimento *o primeiro ciclo das leis de diretrizes e bases - sendo a
</line>
<line>
prime*ra lei geral *e edu*ação.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
C*ns*ituição de 196*: promulgad* duran** o perí*do mil*tar, o*de o Direito à
</line>
<line>
Educação foi *anti*o em part** ao que a Constituição *nter*or previa, s*nd*,
</line>
<line>
sua ministração e obr*gação tanto d* Est*do qu*nto da família. Nes*e *eríodo,
</line>
<line>
houve, pela pri*eira *ez, o reconhe*imento dessa **rantia como direito de
</line>
<line>
tod** e a p*ssibilida*e de *dquirir *olsas de es*udo no ensino m*d*o e supe*io*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Constituiçã* Fed*ra* d* 19*8: Dentre to*as foi a qu* ma*s se *ostro* co*p*eta
</line>
</par><par>
<line>
no que se refere a aplicabilidade *es** dir*i*o tão fundamenta* à
</line>
<line>
vi d a do
</line>
</par><par>
<line>
c*dadão. N*la o Direito à Educação
</line>
<line>
chegou ao
</line>
<line>
patamar
</line>
<line>
de d*reito social²1,
</line>
</par><par>
<line>
alc*nçando um patamar *ais alto qu* o *xis*e*te nas constitu**ões *nt*rio*es,
</line>
</par><par>
<line>
que ou não
</line>
<line>
d*spu*ham sob** a educa**o *u não davam o devido valor a tal
</line>
</par><par>
<line>
direito.
</line>
</par><par>
<line>
Com isso o legi**ativo do pa*s
</line>
<line>
aca*ou toma*do rumos
</line>
<line>
difer*ntes, ao li*ar *om u**
</line>
</par><par>
<line>
Lei Maio* mais hum**izada e voltada, principalme*te, à proteção de se* povo, criando assim
</line>
<line>
o*tro* i*stituto* que também respeitam e eviden**a* essa h*mani**ção.
</line>
<line>
2.4.2. Pr*jeto* de lei voltados ** *ir*ito Con*ti*ucion*l como matéria
</line>
</par><par>
<line>
*pós a **eve intr*dução ao panor*ma c**sti*u*ion*l
</line>
<line>
do Direito à Educação,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
interess*nte, *o p*es*nte tra**l**, q*e sejam apresent*dos projetos de l*i* **e *b*rdam so*re o
</line>
</par><par>
<line>
Dir*ito Constituciona* e
</line>
<line>
possuem
</line>
<line>
com* fi*alidade a promoção do deste ramo *omo matéria
</line>
</par><par>
<line>
obrigat*ria de ensino, na *e*ta*iva de aument*r o rol do artigo 26 *a Lei de Dire*rizes * bases,
</line>
</par><par>
<line>
exp**cado de forma m*i*
</line>
<line>
pont*al n* próximo su**ó*ico,
</line>
<line>
que disp*e sobre qua*s ma*é*ia* são
</line>
</par><par>
<line>
obrig**órias n* Ensino B*si*o.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
residem o* que se *ncont*em *o t*rritó*io brasi**iro, inde*endentemen*e de sua nacionalidade" (S*uz*, et. al.,
</line>
</par><par>
<line>
202*) e
</line>
<line>
que, p*ra Mor*es
</line>
<line>
(2*22), possue* com* finalidad* pri*cipa* o *lca*c* * me*hore* c**diç*es de vida
</line>
</par><par>
<line>
**qu*les que são hipossuf*c*entes, em **ol da i*ualda** social, desse modo, po*endo ser co*siderados *m dever
</line>
<line>
do estad* e di**ito de todos os cidadãos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in*, *. 21, n. 3, art. 12, p. 247-*65, mar. *024
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. Silva, E. C. A. Sous*
</line>
<line>
*5*
</line>
</par><par>
<line>
Ressalta-*e que a citaçã* desses projet*s de le* serve para que, de uma *orma ma*s
</line>
<line>
*rec*sa, frise-se a tentativa d* Pod*r Leg*slativo *m abo*dar *obre * inserção da maté*ia em
</line>
<line>
questão n* Ensi*o Médio e sua i*p*rtâ*cia.
</line>
<line>
Desse mod*, in*ta apresentar o* proje**s ** lei:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
N° 141/2019 (Depu*ada Renata Abreu - P*de/SP)
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
N° 405*/2023 (Deputado Luciano *mara* - PV/AL) - apensado ao prime*ro.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
N° 4241/2023 (De*u*ado Pastor *il - P*/MA)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
N° 4*3/20*5 (Deputa*o Fernand* Torres - PSD/BA)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
N° 42*/2022 (Vereadora Thaysa L*ppy - M*naus/AM)
</line>
</par><par>
<line>
Os dois pr*meiros projetos pos*uem como obj*t*vo a alt*raçã* da Lei nº *.394/96, *ue
</line>
<line>
estabelec* as dire*rizes e b*ses da educação na*iona*, para i*cluir Direito Co*stitucional c**o
</line>
<line>
disciplina curr*cular obrigatória da e*ucaç*o bá*ica, como uma forma de aumentar o exercício
</line>
</par><par>
<line>
da cidadania
</line>
<line>
da populaç*o,
</line>
<line>
uma ve* que é con*e*ido ao cidadão, a partir
</line>
<line>
d* ce*ta idad*,
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
gam* de dev*r*s cívic** em relação ao *eu país, au*e*tando, de*sa forma, sua
</line>
<line>
re*ponsabilidade em rela**o a *ss*s.
</line>
<line>
O projeto per**ncente ao Depu*ado Pas*or G*l prevê *ue a disposição de Direit*
</line>
</par><par>
<line>
Con*titu*i*nal c*m* ma*éria obrigatór*a nas escolas geraria noç**s b*sicas de
</line>
<line>
d*reito *os
</line>
</par><par>
<line>
e*tudantes e ain*a esta*elece q*e ma*éria *eve debater *
</line>
<line>
al*uns temas, *om*
</line>
<line>
noções d*s
</line>
</par><par>
<line>
difere*tes ra*os d* Direito Bra*ile*ro, di*e*tos e deveres fundamentais,
</line>
<line>
Dir*ito do
</line>
</par><par>
<line>
Consumidor, do T*aba*ho e Previdenc*ário, entre outros.
</line>
</par><par>
<line>
O projet* do *eputado Fernando Tor*es, o mais antigo de t*dos, entende que é
</line>
</par><par>
<line>
n*c*ssário a apli*aç*o não apenas d* Di*eito Constit*c*on*l co*o **mb*m
</line>
<line>
do Dir*ito
</line>
</par><par>
<line>
A*ministrativo e do Direito do C*ns*midor, com* di*ciplina
</line>
<line>
obrigatór** *o* * fina*i*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"a*pl*ar os c*nhec*mentos juríd**os *os **un*s, vista que as *orma* ju*ídica* são de grande
</line>
</par><par>
<line>
import*ncia para *
</line>
<line>
população²" (To*res, 2015), uma
</line>
<line>
vez qu* é
</line>
<line>
visto q*e ap*nas *queles que
</line>
</par><par>
<line>
passam pelas escolas de dir*ito possuem o conhecimento sobr* seus *a*s direitos e *everes.
</line>
<line>
* por fi*, o últ*mo projeto, ** Vereadora Thaysa Lip*y que, diferent* dos dema*s, se
</line>
</par><par>
<line>
trata de um proj*to de lei municipal com a fina*idade de
</line>
<line>
*n*i*ar Direito *ons*ituc*onal aos
</line>
</par><par>
<line>
alu*os da rede
</line>
<line>
*e *nsino pública da c*dade de Manau* (AM). O en*ão projeto visa*a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
p*rc*r*a e*tre ** e**olas e as univer*idades/faculda*es do mu*icípio, d* m**o que os próprios
</line>
<line>
acadêmi*os de direito iriam mini*trar a* au*as aos alunos de Ensino Infantil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, ar*. 1*, p. 247-265, m*r. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.*om.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino Jurídico: A Inco*por*ção d* *ireito Con*titu*ion*l no *nsino Médio
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
Deve ser pontuado q*e *e todos esses projetos, o úni*o que finali*ou sua tr*m**ação,
</line>
<line>
m*s que *ecentemente, duran*e a pr**ução des** *rtigo, foi ve*ado *elo Prefeit* de Manaus,
</line>
<line>
com respa*do da Procuradoria Geral *o Município em ques*ã*, gerando revolta, foi a
</line>
<line>
pro*osição da verea*ora.
</line>
<line>
I*sta *essalt*r que ambos poss*em como objetivo a inclusã* *e *i*e*to Constitu*iona*
</line>
</par><par>
<line>
**mo di*ciplina *urricu*ar obr*gató*ia da *d*caç*o bá*ica,
</line>
<line>
evidenciado mais uma vez que
</line>
</par><par>
<line>
en**ndem a importância da ins**ção do Direito Constitucional nas escolas, como uma formad*
</line>
</par><par>
<line>
a*men*ar o exercício
</line>
<line>
da cidadania da *opulação, um* vez q*e é dad* ao **dadão, a *artirde
</line>
</par><par>
<line>
*ert* ida*e, uma gama d* di*eitos, deveres * *esponsabilida*es cívicos em relação ao seu país,
</line>
<line>
*umentand*, dessa forma, seu compro*isso *m ***ação à sociedade qu* pertenc*.
</line>
<line>
2.4.3. Outr*s normas q*e a*ordam so*re o D*reito à Educaçã*
</line>
</par><par>
<line>
Para finalizar este cap*tulo, s*lienta*-se
</line>
<line>
*rê* diplo*as no*mativ*s presentes no
</line>
</par><par>
<line>
or*enamento j*r*dico/legislativo q** abrangem a
</line>
<line>
educação e tentam salvagu**dá-l*: Lei nº
</line>
</par><par>
<line>
9.394, *e 2* *e dezembro de *996; Lei ** 8.069, de 13 de Julho de 1990; e *e* *º 13.005, de
</line>
<line>
*5 de J unho *e 2014.
</line>
</par><par>
<line>
Inic*a*mente, pontua-se Lei n° 9394/1996, chamada *e Lei de Diretrizes e Base* a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
E*ucação N***onal (*DB) que possui como finalidad* regul*mentar o sistema educacional
</line>
</par><par>
<line>
brasi*eiro,
</line>
<line>
a fim
</line>
<line>
de
</line>
<line>
provocar *ais equi**de e qualidade em tod*s os níveis
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
â*bito
</line>
</par><par>
<line>
educacional e, assim como na Const*t**ção
</line>
<line>
de 19*8, tenta* a**egu*ar ao educa*do
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
"formação comum indispensáv*l
</line>
<line>
para o e*er**ci* da cid*dania e fornecer-lhe meios pa*a
</line>
</par><par>
<line>
progredi* *o t*abalho e *m estudos post*riore*" (BR*SIL, 1996, A*t. *2, caput)
</line>
<line>
A L*i *.0*9/90, nomead* como Estatuto da Crian** e do *dolescente (ECA). Ela, em
</line>
</par><par>
<line>
pr*me*ro plano, nã* *e*ula **m*nte d*ret*mente *o*re educação, por ter com* finalidad* e
</line>
<line>
pr*c*pua, assim *omo d*spõe seu Art.*°, a proteçã* integral à c*ia*ça e ao adolescente.
</line>
</par><par>
<line>
Dentro d*ssa prot**ão,
</line>
<line>
ela reconhe*e * direito à educação, com
</line>
<line>
*revisão ** Capítulo
</line>
</par><par>
<line>
IV, e
</line>
<line>
ai*da o caracteriza como um dos direit*s fundame*tais
</line>
<line>
e**ncados e* seu tex*o, sen*o
</line>
</par><par>
<line>
**cessário para o "p*eno d*sen*olv*mento de sua *e*s*a, preparo para o exe*cício ** c*dadania
</line>
</par><par>
<line>
e qualificação
</line>
<line>
para o trabalho" (BRASIL, 1990, *rt. 53, caput). *ess* modo o ECA, se
</line>
</par><par>
<line>
uti*i*and*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
p*e*eitos *onstitucionais,
</line>
<line>
determin* sobre a existência de frequênc*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin*, v. **, n. *, ar*. 1*, p. *47-265, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsan**.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. Si*va, E. C. A. Sous*
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssári* na escola, grat*idade e qualidade do
</line>
<line>
ensi*o, iguald*de
</line>
<line>
de o*ortunidades, como
</line>
</par><par>
<line>
*ambém estabe*ece me*i*as de p*ote*** e assistência * educação.
</line>
<line>
Po* fim, a Lei nº *3.005/2014, comumente *hamada d* Plano Na*ional de Educação
</line>
<line>
(*NE), possui como objetivo *sta*elecer a prom*ção d* política* pú*li*as *oltadas à educação
</line>
<line>
e a melho*ia na qu*lidade del*. A Lei ins*itui 20 meta* - com suas res*ectivas estratégias - p*ra
</line>
<line>
que haja o des*nvol*imento da e*ucação, como:
</line>
</par><par>
<line>
M*ta 3: un*vers*lizar, até 2**6, o ate*dimento es*olar par* to**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
popul*çãode 15 (*uinze) a 17 (*ezessete) anos e **evar, até o final do
</line>
<line>
pe**odo de vigência deste PNE, a taxa l*quid* de matr*culas no *nsino
</line>
<line>
m*di* *ara 85% (*itenta e cinc* p*r c*nt*).
</line>
<line>
*eta 7: fomentar a quali*ad* da educa*ão básic* em todas a* etapas e
</line>
</par><par>
<line>
m*dalidades, com melhoria do fluxo escolar e
</line>
<line>
*a aprend**agem de
</line>
</par><par>
<line>
modo a atin*ir *s seguinte* médias n*cionai* para * Ideb.
</line>
</par><par>
<line>
Meta
</line>
<line>
9: elev*r a t**a de a*fab*ti*ação ** população com 15
</line>
</par><par>
<line>
(quin**) anos ou mais
</line>
<line>
para 93,5% (no*enta e trê* inte**os e
</line>
<line>
c*nco
</line>
</par><par>
<line>
déc**os p*r cento) até 2015 e,
</line>
<line>
até o fina* *a vigência deste *NE,
</line>
</par><par>
<line>
e*rad*car * analfabetismo absoluto e reduzir e* 50% (cinquen**
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
cento) a t*xa de a**lf*be***mo funcion*l.
</line>
</par><par>
<line>
De*em ser frisados alg*n* pontos importantes **e se *obre**aem em *azão ao *N*:
</line>
<line>
De início, como previsto em s** Art. *°, o PNE possui vigência limitada de a**na* 10 *nos,
</line>
<line>
de *odo q*e *ig**ará até o a*o d* 202*.
</line>
<line>
Suas m*ta*, infelizm*n*e, não f*ram c*ncretizadas e **é o moment*, próximo ao *imde
</line>
<line>
vigên*ia do plano, es*á um pou*o distante de f*na*izá-*as. A meta 3, que determin* que
</line>
<line>
deve hav** a universaliz***o do "atendimento es*olar par* toda a populaç** de 15 (quin*e) *
</line>
<line>
1* (d*zesset*) a*os" até o *n* de 201*, entr*tanto dados infor*am q** a meta *lém de não
</line>
</par><par>
<line>
ter*m alcançado a
</line>
<line>
meta na data
</line>
<line>
esti*ulada, no ano de 2022, quan*o h*uve último balanço, a
</line>
</par><par>
<line>
*aviam ce**a de m**o milhão de al*nos fora d*s es*olas, en*ontrando-se e* atr*so.
</line>
<line>
Do **s*o modo en*ont*a-se a *eta 9, com resul*ados insuficientes e atrasa*os, o*de
</line>
<line>
su*s duas d*sposições, quai* sejam de e*evar a *axa de alfa*etização a** 20*5, *umpr*da apenas
</line>
<line>
*m *017 (* anos *pós a dat* e*tipul*da), e *e erradicar o analfabe*ismo até *024, regrediu.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 2*, n. 3, art. 12, p. 247-265, **r. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nsino Jurídico: A *ncorporação do Direito Consti*ucional no Ensino *édio
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
2.5 Projetos sociais
</line>
</par><par>
<line>
Com intuito de demon*trar, * mínimo *ue seja, reali*aç*o do objeto princip*l dest* a
</line>
<line>
estudo, é válido menci**ar, me*mo superficial*ente, dois exem*l*s atuai*, a serem aplicados *
</line>
<line>
est* caso em discussão: * Projet* Constituição nas Escolas e o Proje*o Direito na E***la.
</line>
<line>
O prime*ro, c*iado pelo ad*ogado Felipe Neves, e* 2**4, possu* como f**ção
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipal a dis*emin**ão d* Direito C*ns**tucional aos
</line>
<line>
alunos d* ensi*o médio, inicialmente
</line>
</par><par>
<line>
*as escol*s públi*as d* cidade de São Paulo (S*), *om * fim de ensinar e esclarecer sobre os
</line>
</par><par>
<line>
direitos e deveres
</line>
<line>
decorren*es da Constitu*ção Federal. Hoje, o proj*to de Felip* chega a
</line>
</par><par>
<line>
50.000 al*nos *m m*is de 120 esc*las.
</line>
</par><par>
<line>
E o último, criado por meio da
</line>
<line>
Lei 1.737/20, pelo *ntão Prefeito de Eloi Mendes
</line>
</par><par>
<line>
(MG), Pau** Roberto Belat*, *ue t** co*o objet*vo principal pro*oç*o de j**ti*a, cidadani* e
</line>
<line>
dos cui**dos c*m os *n*m*is e * am*iente * a p*e*enção * violência, ministrando aulas de
</line>
</par><par>
<line>
D*reito Const*tucion*l, Penal, Cons*midor, Tra*alho, Ambiental e também sobr* Es*atuto o
</line>
</par><par>
<line>
da cria*ça e *o
</line>
<line>
ad*l*sc**te. É inte*es*ante pont*ar que e*se proje*o teve sua aul* inaugur*l
</line>
</par><par>
<line>
em nove*b*o de 2021 e o mu*icípio foi o pri*eiro d* *rasil a imp*antar u* projeto voltado à
</line>
<line>
aplicaç*o *o *ireito *m escolas.
</line>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
A pres**te *esqui*a p*s*ui caráter de abo*da*em qua**tati*a e *rata-se *e uma revisã*
</line>
<line>
bib**ográfica, conform* descrição da* font*s ut**izadas (Alex*ndre de M*r*es, *022, Vitó*ia
</line>
</par><par>
<line>
*a*ilha Za*on et. al., 2*20, Marg*t D. T*ledo, 20*5), entre outros, que também discorr*m
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*ordam o ass*nto. O *ev*n*amento * a*ál*se cr*tica d* documentos publicados relacionados ao
</line>
</par><par>
<line>
tema
</line>
<line>
de pesquisa, co* o *bjeti*o de atua*izar e desen*olver o c*nhecimento, além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contribui* *ara a re*lizaçã* da própria ***q*isa foi *undamental.
</line>
<line>
*viden*ia-se que a revi*ão biblio*ráfica se trata de um m*todo de pe*q*isa queengloba
</line>
</par><par>
<line>
a seleção *e fontes, co*eta d* dados, a análise desses da*os, or*ani*aç*o de informações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
síntese das informaçõe* coletad**, qu* foram publicada* anter*ormente. Ao *asso q*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
abordagem qualita*iva n*da mais é *ue
</line>
<line>
um* met*dologia volta** à in*er*ret*ção
</line>
<line>
do* dado*
</line>
</par><par>
<line>
co*eta*os, a f*m de compreender as di**rentes perspectivas *xiste*tes s*bre o tema a**rdado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *e**sina, *. 21, n. 3, art. 1*, p. *4*-*65, mar. *024
</line>
<line>
w**4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. *ilva, E. C. A. S*usa
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
*e*salta-s* que * coleta d* d*dos foi feit* *or meio de *a*e d* dad*s eletrônicos de
</line>
<line>
artigos e pe*i*di*os *tiliz*ndo os de*cri*ores Direito Con*titucio*al, Ensin* Médio e
</line>
</par><par>
<line>
Disci*lina *br*gatória, selecio*ando artigos, revi**es e *onografias de graduação pó*- e
</line>
<line>
g**duaç*o em Direito, publicados n* per**do de 2019 a 2022.
</line>
<line>
Fo* utilizado o méto*o de pesquisa e*ploratóri*, que se *rata d* *m método q*e possui
</line>
</par><par>
<line>
como fi*ali*ade princ*pal * *iab**ização da compree*são
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u* ass*nto/tema *borda*o,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
modo q**, **mbém, possibil*ta o ente*dime*t* do func**namen*o do tema *m questão. Nelehá
</line>
<line>
a apresentação de hipóte*es que d*ter*in** u* norte a pesquisa bi*l*ográfica, para que haja a
</line>
<line>
seleção de citações e pontos de vista de outros *utor*s, *a*a que se **n*eça o tem* co*ma*s
</line>
</par><par>
<line>
*r*priedade e *ipotético-dedutivo, que é uma abordagem de o
</line>
<line>
pesqu*sa oriu*d* de teorias ou
</line>
</par><par>
<line>
hipóteses *specíficas, c*m a f**a*idade de co*pre*nder e demons**ar id*i*s por meio de cole**
</line>
<line>
d* d*dos, a*alisando-os e veri*icand* as hipóteses *dqu*ridas.
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir da *nálise de c*nteúdo *os
</line>
<line>
artig*s selecionados, elaborou-se
</line>
<line>
os *egui*tes
</line>
</par><par>
<line>
tópicos: d*t**minar * avaliar quais sã* as consequên*ias sociais geradas pela *mpl*mentação de
</line>
<line>
Dire*to C*ns*itucion*l no ensino médi*, a partir d* de*cri*ão do sist*ma *du*acional brasileiro,
</line>
<line>
da *ont*xtua*ização *o *ireito Constitucional co*o discip*in* obri*a*ória, identific*ndo as lei*
</line>
</par><par>
<line>
existentes no *rden*mento voltadas à edu*ação e o desint*resse da soc*edade e* relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
essas l*is.
</line>
</par><par>
<line>
4 RES*LTAD*S E DISCU*SÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
Ao c*ntemplar tud* * *ue fora colo*ado, é r*levant* estabelec*r as possíveis
</line>
</par><par>
<line>
conse*uênc*as ge**das
</line>
<line>
pela i*serç*o do Direito Constituci*nal *omo matér*a *briga*óri* n*
</line>
</par><par>
<line>
En*ino Mé*io.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre as poss*v*is consequências: *) o aume*to do exercício da cidad*nia, *) a
</line>
<line>
geração *e just*ça e igu*ldade e, por *ltimo, c) a p*eparação *esse aluno pa*a o futuro.
</line>
<line>
Ressalta-se, previ*mente, qu* a a*licação dess* "nova" matéria n* Ensino Médio deve
</line>
</par><par>
<line>
possuir, em seu processo
</line>
<line>
de imp*ementação e ensino, o máxim* de esforço possível para *ue
</line>
</par><par>
<line>
seja de forma equilibr*da, qualificad* e *ficaz, uma ve* q** evitaria um aumento d* sobreca*ga
</line>
<line>
curricular, tã* c*iti**da pelos *lun*s, assim c*mo também afastari* o discente da *de*log** do
</line>
</par><par>
</page><line>
c*t*c*s** *oltado ao sis**ma e à j*s*iça brasileir*, consid*rand* que Direit* C*ns**t*cional o
</line>
<line>
d*ria a eles *e*r*ment*s nec*ss*rias p*ra tais *tos.
</line>
<line>
R**. FSA, *eresina, v. 21, n. 3, art. **, p. *47-**5, mar. 2024 ww*4.f*ane*.*om.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino *urídico: A Inc*r*or*ção d* Di*eit* Constituciona* no En*ino Mé*i*
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
4.* Aumento do e*ercício da cidadania
</line>
</par><par>
<line>
Voltan*o ao* ditames da CF/8*, o Art. *05, que versa sobre o Direito à Edu*ação,
</line>
</par><par>
<line>
e*enca em s*u t*xto a função principal
</line>
<line>
*a e*ucação no preparo da *essoa ao exer*ício da
</line>
</par><par>
<line>
cidadania, assi* como pr*v*, em seu Art.
</line>
<line>
1°, como fund*mento da Repú*l*ca Fe*erativa do
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il a cid**ania.
</line>
</par><par>
<line>
*e i*ício, o con*ei*o de c*d*dan*a d*ve ser situado e *o*pr**ndido. En**nde-** por
</line>
</par><par>
<line>
conjunto d* direito* e d**eres
</line>
<line>
cí*icos,
</line>
<line>
p*lític*s e sociais, dados a um indivíduo
</line>
<line>
ou mais de
</line>
</par><par>
<line>
um indivíduo, membr*s d* uma ***unida*e ou Estado, devendo, *e**e mod*, s*r*m trata*os
</line>
<line>
d* forma ig*alitária, por possuírem o *t*t*s d* cidadão. El* é adquirida.
</line>
<line>
A partir d**se c*n*eito, *uest*ona-se, c*mo o en*ino de Direito Constituci*n*l
</line>
<line>
influ*ncia*ia, de forma *ené*ica, *o ex*rcício da cid*da*ia?
</line>
<line>
C*mo expres*ado ao l*ng* deste artigo, o *ireito Constit*cional, como m**éria,
</line>
<line>
desempe*haria um papel importantíssimo quanto ao desenvol**mento do discente, de modo
</line>
</par><par>
<line>
qu*,
</line>
<line>
volt*do * questão
</line>
<line>
d* cidadania, alun* teria mais c*nhecimento s*bre suas garantias o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obriga*ões como
</line>
<line>
*idad*o brasileiro, assim com* evitaria ou, ao **nos, dimin*iri* *s índices
</line>
</par><par>
<line>
d* "*lienação legislat*va".
</line>
<line>
Desse mes*o mod*, o Dir*ito C*nstituciona* i*f*uen*iar*a diretamente *o aume*to da
</line>
<line>
capac*dade crítica *o aluno, *esenvolvendo u* pensa**nto capaz de formar e tomar **ci*ões
</line>
</par><par>
<line>
de m*ne*ra mai* segura e também
</line>
<line>
de lev*ntar
</line>
<line>
questionamentos a*s po*eres *uando e*te
</line>
</par><par>
<line>
perceber que seus dire*to* e*t*o sendo violados, evitando assim inj*stiç*s.
</line>
<line>
*ontua-se *ambé* o aumento ou o desenv*lvimen*o da participação cív*c* at**a,
</line>
</par><par>
<line>
fazend* o
</line>
<line>
discente se *nteressar e busc** por seus direitos * *e*eres cívicos, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade de p*rticipar e *er uma vida pol*tica ativa, exer*en*o seu direi*o ao voto */ou se
</line>
<line>
e*volvend* e* *ues*ões sociais, atos n*o tã* buscados por jo**ns que se encontram no Ensi*o
</line>
<line>
Mé***, mas qu* o* afetam diretament*.
</line>
<line>
4.2 Ger*ção de *ustiça e igualdade dentro e fora da escola
</line>
<line>
A justiça e a igualdade são pr**cípios e direitos *a*ilares do D*reito Constitu*io*al, d*
</line>
</par><par>
<line>
mo*o que, não exp*essament*, a CF os dem*nstra em se* text*, os
</line>
<line>
garantindo a *odo
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 2*7-26*, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. Silva, *. C. A. So*sa
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
A justiça *ode se* definida como a aplicaç** da im*arcia*idade e da *gual*ade nas *ais
</line>
</par><par>
<line>
variadas partes e fa**s da vi*a social,
</line>
<line>
desde a dist*ibuiçã* de re*ursos a *plicação de leis de
</line>
</par><par>
<line>
forma
</line>
<line>
adequad*, como também na garanti*
</line>
<line>
de a*esso * justiça, um* vez qu* se utilize esiga
</line>
</par><par>
<line>
padr*es ético-legais e **e ga***ta um tratamento igual e isonômico a t*dos. Entretant*, por se
</line>
</par><par>
<line>
trat*r de u* conceito multifac*tado e de *árias vert*n*es, e*e pod*
</line>
<line>
mudar de acordo co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
l*cal de *plicabilidade da jus*iça ou a *eoria *ti*izada.
</line>
</par><par>
<line>
*om o ensino de Di*e*to Con*titucio*al e o a*mento da consc*ência so**e se*sdireitos,
</line>
<line>
os alunos n* ensino médio, com*reenderã*, *e for*a mais c**ra, a *xis*ência da ju**iça, e
</line>
<line>
ta*bém, infl**nciar* no exe**ício dess* garantia den*ro e fora d* esco**.
</line>
<line>
Levando iss* e* c*nta, c*loc*-se que o ensino do Di*eito Constitucio*al evidenciará
</line>
<line>
*m direito não tão conhecido pelos cidadãos, o *o *cesso à justiça, que é ga*a*tido pela CF/88
</line>
</par><par>
<line>
em seu Art.
</line>
<line>
5°, uma vez que o *luno *e** com*r*e*sã* so*re * sistema que o rodeia e *o*re
</line>
</par><par>
<line>
*uand* e como acessar, de forma que ajudará na e*ic*cia do direito citado assim como
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*efesa de **us próprios d**eitos.
</line>
</par><par>
<line>
Volt*n*o-se à ig*aldade, é co*pre*ndida por Lu*s Robert* Barr**o (2022) como:
</line>
</par><par>
<line>
*m dire*to funda*enta* e, t*mbém, *m val*r que perme*a objeti**mente *iferentes
</line>
<line>
d*mínio* d* ordem jurídica. Da di*ni*ade hum*na res*lta que todas *s *essoas são
</line>
<line>
fins e* *i m*s*as, poss*em * m*smo valo* e merecem, por essa raz*o, igual respeit*
</line>
<line>
* c*nsi**r*ção. * igual*ade ved* * hierarquização dos ind*víduos e as
</line>
<line>
de*eq*iparações infundadas, mas *mpõe a neu*ra*ização das i*ju*tiç*s histó*icas,
</line>
<line>
e*onômicas e sociais, be* com* o re*peito à *ifer*nça.
</line>
</par><par>
<line>
Desse m*do, co* * imple*entaçã* do Dir*ito C*n*titucion*l c*mo maté*ia,
</line>
<line>
have*á o
</line>
</par><par>
<line>
aumento da consciência social e c*l*ur** d* disce*te, de mo*o a levar e*te a conhecer
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
diversas culturas e rea*idades soci*i* e*ist*ntes no pa*s, gerand* *esse modo mais empatia,
</line>
</par><par>
<line>
tolerân*ia e, princ*pa*mente, igu*ldade, apontada po* Ba*r*so (*022). Ressalt*-se **u* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreens*o do
</line>
<line>
direi*o pode ger*r maior sensibilid*d* ao disce**e, um* vez que *ste fi*ar*
</line>
</par><par>
<line>
m**s sus*etível a ver a os desdobra**nto* sociais que ocorrem *m *eu *ontexto s*cial.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda * p*r fim salienta-se
</line>
<line>
que o ace*so ao Di*eito Constitucional desde cedo
</line>
</par><par>
<line>
ev*denci*rá ao
</line>
<line>
aluno a consciênci*
</line>
<line>
v*lta*a à fiscalizaçã* dos órgãos públic*s, quando e*tes
</line>
</par><par>
<line>
per**berem a viol*ção d* al*uma garantia, ca*sando, dessa forma, j*s*iça.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 247-265, mar. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E**ino Jurídic*: A Incorporação do Dir*ito Constitu*ion*l no Ens*no Médio
</line>
<line>
*63
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Prep*raç*o pa*a * futuro
</line>
</par><par>
<line>
*nt*nde-se que *nsino Médio u*a fa*e de grandes *ud*nças, já q*e *m p*uco
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
temp*, esse aluno *u *rá para a universidade ou *rranj*rá u* empr*go - em alguns casos, até o*
</line>
<line>
*o*s. Dessa forma, é inter*s*an*e o *nsino do Direito Con*tit*cional nessa fase import*n*e, pois
</line>
<line>
preparar* o *luno p*ra os futuros desafios fora da escola.
</line>
<line>
*ompree*der *obre seus direitos pod* *e* *mp*rtante ao desenvolvim**to pro*issi*nal e
</line>
<line>
ac*dêmi*o, vis*o que *lém de dim*nuir a possibi*idade de incorrer em "possí*e*s erros, enganos
</line>
<line>
e ri*cos" gerados pelo des*onheci*ento d* maté*ia* jurídic*s g*r*is, em algum*s u*i*ersidade*
</line>
</par><par>
<line>
o *n*endimento sobre o mínimo de qu*stões **rídica (m*téria voltada ao
</line>
<line>
d**e*to) ajudar** n*
</line>
</par><par>
<line>
co*preensão de certas mat*ri*s ou *té mesmo do cu*s* *o*o um todo.
</line>
</par><par>
<line>
Par* *inaliz*r *sse subtópico, é perti*ente exemplificar a p*ep*ra*ão para o *ut*ro. A
</line>
<line>
*aiori* d*s cursos *tual*ente nas faculdad*s aprese*ta* em seu curríc*lo *atéria* voltadas*
</line>
</par><par>
<line>
legisl*ção
</line>
<line>
esp*cíf*ca do curso, dessa maneir*, geraria f*cilidade na *ompreensão dess*s. Na
</line>
</par><par>
<line>
hip*t**e deste *ndivíduo con***ui* um *mprego ou está*io2, * me*mo
</line>
<line>
ficará atento sobr*
</line>
</par><par>
<line>
quais seus direitos *m relação a ess* ví*culo traba*hista3³, como * recebimento *e s*a
</line>
<line>
remuneração *em*re acim* *o *alário mínimo vigent* no país, o *ece*i**nto do salário no
</line>
<line>
dia correto, q*e po*su* direito a f*lgas semanais e a de*canso diário, assim *omo férias.
</line>
<line>
5 CONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
O Direito Co*st*tuc*onal, como visto, é considera*o um meio importante para a
</line>
</par><par>
<line>
pr*teção e
</line>
<line>
desenvol**mento da socied***, dando ênfase à
</line>
<line>
sociedade brasileira. *
</line>
</par><par>
<line>
implementação desse instrumento, com* matéria escolar *brigatória, *er*a se*s impactosvi*tos
</line>
</par><par>
<line>
na
</line>
<line>
sociedade
</line>
<line>
de f*rma gradual e e**caz, um* v**
</line>
<line>
que
</line>
<line>
ao passar **s *no*, *ais e mais alunos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Co*s*lidaçã* das L*is *rabalhis*as (CLT - para es**g**), *rt. 459, §*° da CLT, Ar*. 7°, ***. XV
</line>
<line>
(descanso se*anal), XII e XIV (de*canso diário) e *VII (f*rias r*munera*as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*e*ina, *. 2*, n. 3, ar*. *2, p. 247-26*, mar. *024
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. M. A. Silva, E. C. A. Sousa
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
conclusi*os. Desse modo, deixando a deseja*, d*vendo colocar que
</line>
<line>
os
</line>
<line>
pod*re* *egislativo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*x*cutivo eximiram-se de assumir suas responsabilidades soci*is, tanto com * c*iação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tram**ação de *roje*o* *e lei importantes *ara o de*envolvimen*o *oci*l, como
</line>
<line>
os *it*dos ao
</line>
</par><par>
<line>
longo do pr*jet*, a**i* com* * **lta de polític*s *úblicas, com proj*tos sociais, para * en*ino da
</line>
<line>
*i*ciplina.
</line>
<line>
Sendo as*im, seria de gr*nd* *mportância haver * implantação *a matéria em q*estão na
</line>
<line>
matriz *urricular dos al*nos no ensino *édio, *o*sider*ndo a educa*ão como base para t*dos os
</line>
<line>
caminho*, *is*o que *eraria maior igu*ldade, justiça, além pre**rá-los pa*a uma vi*a acadê*ico-
</line>
<line>
profissional e fazê-lo* exercer su*s c*dadanias.
</line>
<line>
Nesse m*smo v*és, por fim, deve ser ressalt*d*, qu* **r mais q*e a ap*icação dessa
</line>
<line>
matér*a s*ja de suma im*o*tância, não deve ser negado *ara que al*an** a f*n*lidade almejad*,
</line>
<line>
t*mb*m *eve haver a capacitação de profissi*nais adequ*dos para **passar a mat*ria * todas *s
</line>
</par><par>
<line>
suas *ertentes, tendo em
</line>
<line>
vi s t a qu*
</line>
<line>
nem tod*
</line>
<line>
ac*dêmico de direito e/*u advogado possu*
</line>
</par><par>
<line>
habilidades suficiente *ara conduzir a disciplina.
</line>
<line>
RE*E*ÊNCIAS
</line>
<line>
ANTUNES, A. Ma*o* pa*te do P*E não será cumprida, apont* relatório. Escola
</line>
<line>
P*l*técn*c* De Saúde Joaqu*m Venânc*o, Rio de *aneir*, 2* de jun. de 2022. D*sp*n*vel e*:
</line>
<line>
<https://www.epsjv.*ioc*uz.br/notici*s/repor*a*em/maio*-pa*te-*o-pne-nao-se*a-*umpri*a-*p* nta-
</line>
<line>
r*lato*io#:~:tex*=A%20m*ta%203%20aponta%*0ain*a,fi*al%20da%2*vig%*3%AAnc*
</line>
<line>
a%20d*%20P**.> Último ace*s* em: 23 de mar. de 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BARRO*O,
</line>
<line>
L. R. Curso de D**eito Cons*itucional *on*emporâneo - Os
</line>
<line>
c*n*eito*
</line>
</par><par>
<line>
Fun*amentais. Disp*nível em: Mi*h* Bibli*tec*, (*0th *dição). Saraiva,
</line>
<line>
2022. Acesso **: 19
</line>
</par><par>
<line>
de fev. 2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL. Câmara d*s Deputados. *ro*e** de Lei *º 141 *e 04 de fev. de 20*9. Acrescenta o
</line>
<line>
§ 11 ao art. 26 da *ei nº 9.39*, de 20 de dezembro de 1996, que estab*lec* as diretrizes e ba*es
</line>
<line>
da e**caç** nacional, para incluir Direit* Cons*itucional como compon*n*e curricul*r obr*ga*ório
</line>
</par><par>
<line>
da e*u*ação básic*. Br*síli*: Câma*a **s Depu**dos,
</line>
<line>
2019. Disponível *m
</line>
</par><par>
<line>
<ht*ps://www.camara.le*.br/proposicoesWeb/fi*hadetramitacao?id*roposicao=*1906*1>. Ac*sso
</line>
<line>
e*: 17 de mar. *e 2024.
</line>
</par><par>
<line>
*RAS*L. Câ*ara dos Deput*dos. P**jeto *e Le* nº 403 de
</line>
<line>
2* de f**. de 2015. Dispõe sobre
</line>
</par><par>
</page><line>
to*nar-se obri*ató*ia a in*lus*o *o C*rrículo Ofi*ial de Ensi*o fund*menta* e médio asdisciplina*
</line>
<line>
Dir*ito Administrativo, Dire*to *onst*tu*ional e *ireit* do C*ns**idor. Brasília:
</line>
<line>
DA SILVA, J. R. A., *t. al., Fa*t* d* conhecimen*o da população em re*ação aos s*us direito*
</line>
<line>
e a inc**são do *irei*o consti*uc*onal nas *scola*. 20**. *cesso e*: 22 de f*v. de 2024.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 3, art. *2, p. 247-*65, mar. 2024 w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino Jurídico: A I*cor*oração do Direit* Constituc*onal no Ens*no Médio
</line>
<line>
265
</line>
</par><par>
<line>
D* OLIVEIRA, G. S. O d*sper*ar de um
</line>
<line>
c*dadão: uma proposta de *nsi*o de dire*to
</line>
</par><par>
<line>
constitucional nas escolas. 2019. A*esso em: 20 de fev. de 202*.
</line>
<line>
*MP*AN*AÇÃO *o Programa Direito na Escola. Sit* oficia* d* prefeitur* de Elói Mendes,
</line>
</par><par>
<line>
Elói Mendes,
</line>
<line>
*9
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
nov. de
</line>
<line>
2021. Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<https://*loi*end*s.mg.gov.*r/implanta*ao-do-pr*gram*-*ireito-na-escola/#:~:t*xt=%E2%80
</line>
<line>
%*CO%20Dire*to%20na%20*s*ol*%*0%C3%A9,L**%20*%C2%BA%*01.737%2F*020%
</line>
<line>
E2%80%9D.> Acesso em: 24 *e *ar. de 20*4.
</line>
<line>
MANAUS, Câmara Mun*cipal. Projeto de Lei n° 429, de 18 d* no*embro de 2022. Instituiuo
</line>
<line>
Proj*to Manaus Lega* para a reali*aç*o de au*as sobre a Constituição Fed*ral a*s al*nos *a rede
</line>
</par><par>
<line>
públi*a municipal
</line>
<line>
de ensino de Manaus. Ma*aus: Câ*ara Mu*icipal, *0*2. Ace*so em: 17
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mar de 2*24
</line>
</par><par>
<line>
R**OS, A. *. et. al., *omentários * Le* de
</line>
<line>
I*trodução às Norma* do Direito Br*si*eiro,
</line>
</par><par>
<line>
2021. Ac*sso *m: 18 *e fev. de 2024.
</line>
</par><par>
<line>
RAMOS, C. A. L. S., e*. al., O Di*eito à e*u*aç*o nas constituições brasi*eira*, 2*21.
</line>
<line>
A*es*o em: 21 d* fev. d* 2024.
</line>
<line>
RODRIGUE*, K. G. Legislação educaciona* *rasil**ra, *017.
</line>
<line>
TH*YSA L. critica veto ao projeto que propõe *nsino *a C*nstituiç*o Federal nas*scolas. S*te
</line>
<line>
ofici*l *a C*ma*a Municipal de M*naus. Ma**us, 7 de feve*eiro ** 2024. Disponível *m:
</line>
<line>
< *ttps://w**.cmm.am.gov.br/th*ysa-lippy-c*iti*a-veto-ao-*rojeto-que-propoe-ensino-da-con*ti
</line>
<line>
tuicao-federal-*as-es*olas/#:~:**xt=*esta%**qu*rta%2Dfeira%20> A*esso em: 23 de ma*. de
</line>
<line>
202*.
</line>
</par><par>
<line>
ZA*ON, V. P.,
</line>
<line>
et. al., * *ns*no do D*r*it* Con*titucional como disciplina obrigatória *as
</line>
</par><par>
<line>
escola* públi*as e *rivad*s d* Brasil, 2020. A*esso em: 2* de fev. de 2024.
</line>
<line>
Como Re*erencia* este Arti*o, co*forme ABN*:
</line>
<line>
SI*VA, W. M. A; SOUSA, E. C. A. Ensino *urídico: A Incorporaç*o d* Direito C*nstitucional no
</line>
<line>
Ensino *édio. *ev. FSA, *eres**a, v. 21, n. 3, art. *2, p. 247-265, mar. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribu*ção dos Autores
</line>
<line>
W. M. A. S*lv*
</line>
<line>
*. C. A. Sousa
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepção e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a**lise e in*erpretaçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho *u na rev*são crítica do cont*údo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na aprovaç*o da ve*são final *o manuscri*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resi**, v. 21, n. 3, art. 12, p. 247-265, *a*. 2024
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
</page>
<page>
</page>
</document>Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)