<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 12, p. 247-265, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.3.12 </line>
</par>
<par>
<line> *nsino Jurídico: A Incorporação d* D*reito Con*ti*ucion** no Ensino Médi* </line>
<line> *egal Educat*on: The Incor*orat*o* of Consti*utional Law i* *igh S*hool </line>
</par>
<par>
<line> Wirn* Mar*a Alve* d* Silva </line>
<line> D*utora em Ciências Cr*mi*ais pela Escola ** *ireito da *UC do Rio Grande *o Sul </line>
<line> Prof*ssora do Cen*ro Universitári* Sa*to Agostinho </line>
<line> E-m*il: wirnaa*ve*@unifsa.c**.br </line>
<line> Elle* Cr*stina Alves *e **usa </line>
<line> Acad*mica de Direito p*l* Centro Un*versitário *anto Agostinho </line>
<line> Em*il: e*alvessousa@g*ail.*om </line>
</par>
<par>
<line> *nder*ço: Wirna M*ri* A*ves da Sil*a </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Bairro São *edro, Quadra 02. C*s* 0*. C*P: 6*018-3*0. </line>
<line> Ro**igues </line>
</par>
<par>
<line> Teresina - P*, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: El*en Crist**a *lves de Sousa </line>
<line> Artigo rec*bido e* 1*/01/2024. Úl**m* </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
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<column>
<row> Rua Ar*indo Nogue**a, Condom*nio Ang*cal, n°3400, </row>
<row> *loco *, Apartame*to 403. CE*: 64016-*70, Teresi**-PI, </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ecebida em 19/0*/202*. A*rovado em 20/01/2024. </row>
<row> A*a*iado pe*o siste** Tripl* Review: a) Desk Review </row>
<row> p*lo Edi**r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </row>
<row> (aval*ação cega por dois avalia*ores d* á*ea). </row>
<row> Revisã*: Gramatic*l, No*m*tiv* e de Formataç*o </row>
</column>
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<line> Ensino Jurídico: A In*orporaçã* do D*r*ito Co*stitucional no Ensi*o Médio </line>
<line> 247 </line>
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<line> *ES**O </line>
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<line> O </line>
<line> pres*nte tr*balho *o*sui c*mo objetivo princ*pal *presentar as po*síveis consequê*c**s </line>
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<line> c*usadas pe*a incorpora*ão d* Direito Con*tituciona* como matéria curricular obr*ga*ór*a, </line>
<line> dentre elas a geração de jus*iça e i*ual*ade, a capacitação desse al*no na vida f*tur*, fora da </line>
<line> es*ola, e o exercício integral da c*dadania, p**tuando leis voltadas ao direi*o * *du*ação, </line>
<line> pro**tos *e l*i* *aseados n* conte*plação d* Direito Con*t*tucion*l como matéria e projetos </line>
</par>
<par>
<line> *o*i*is </line>
<line> que aplic*ram a matéria na *e**i*a** atual. Com a pe*quisa foram visto* al*uns </line>
</par>
<par>
<line> a*anços, en*retanto e*ses se e*contram inconclusivos devido a inérc** de sujeitos imp*rtantes </line>
<line> da sociedade, mos*r*ndo assi* que ainda *o*s*i um percurso extenso para efe*ivar tal *b*etivo. </line>
<line> Palavras-Chav*: Direit* C*nstitucional. Educação. M*tér*a Obrigató*ia. *nsino Médi*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> T*e main o*j*ct**e of *h*s **rk is to </line>
<line> *res*n* *he p*ssi*l* cons*quen*es caused b* </line>
<line> t ** </line>
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<line> incorp*ratio* of Cons**t*tional Law *s a mandatory </line>
<line> curricular *ubject, among them </line>
<line> t he </line>
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<line> generation o* justice and equality, the tr*ining of this student in future li*e, outs*de of school, </line>
<line> and the fu*l exercis* of c*tizen*h*p, hig*lighting laws focused ** the *ight to edu*ation, bills </line>
<line> b*sed on the contemplation of Constitut**nal Law as a subjec* and social projects *hat ap*lied </line>
<line> the subject t* the current reality. With the r*search, *ome *dvances were seen, howe*er thes* </line>
<line> are inconc*usive due t* the i*erti* of imp*rtant subjects in soci*ty, thus showing tha* th*re is </line>
<line> still a l*ng way to go to achiev* this object*ve. </line>
<line> Keywords: Co*stitutional L*w. Education. Mandat**y Subject. Hig* School. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. 12, *. 2*7-265, m*r. *024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
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<line> W. M. *. Silva, E. C. A. Sousa </line>
<line> 24* </line>
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<line> 1 IN*R**UÇÃO </line>
</par>
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<line> O direito à *ducaç*o foi colo*ado em 1*88, com a promulgação da *ar*a *agn*, </line>
</par>
<par>
<line> como um </line>
<line> di*eito fundamenta* e s*cial, *ossuindo um* im*ortâ*cia intr*ns*ca na vida </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pe**oas inse**das na socieda*e, *or influen*iar *ir**amente no seu des*n*olvimento intelectual </line>
</par>
<par>
<line> e *ocial, assim *omo no </line>
<line> desenv*lviment* do país com* um *odo. *esse m*do, deve ser </line>
</par>
<par>
<line> co*ocado *m tela que a educaçã* </line>
<line> poss*i a *ece*sidade de se* consta*teme*t* remodelada * </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*e*enta*a para que *onsiga ac*mpanha* os avanço* da sociedade. </line>
<line> Com base n*sso, põe-se e* destaqu* o Direito Constitucio**l como uma ma*éria a se* </line>
</par>
<par>
<line> inserida </line>
<line> no âmbito escolar. Entreta*to, antes de *udo, é i**er*ssante ressal*ar que o ***eito </line>
</par>
<par>
<line> C*nstituc*onal, por mais que s*ja </line>
<line> um* m*téria d* s*ma </line>
<line> *mpo*tânc*a, *ão é colocada, pelo </line>
</par>
<par>
<line> sistema educa*ional atual, co** uma matéria obri*atória na gr*de c*rricu**r *os alunos. </line>
<line> P*rtindo di*so e sendo a temá*ic* abordada no presente arti*o, a i*serção *o Direito </line>
</par>
<par>
<line> Co*stitucion** como ma*éria é es*iuçad* no referencial teórico, propon*o-se a e**ender </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> busc*r quai* o* **p*c*os </line>
<line> po*e*ão oco*rer com a imp*eme*ta**o dessa nov* disciplina </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> grade curricula* da*ue*es alunos que se encontram no *nsino médio. </line>
<line> *om intuito de entende* a* si*gul*ridades ge*ad*s po* e**a inserção, foi-*e *tilizado </line>
<line> os métodos *xploratório e hipot*ti*o-*edutiv* que, *espectiv**en*e, *ossuem com*f*nalidade </line>
</par>
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<line> a compre*nsã* * * **nciona*ento da inserção do Dir*ito Constitucional e a visualização </line>
<line> d** </line>
</par>
<par>
<line> consequên**a* gerada* pela apr*nd*zag*m ** Direi*o *onstit**ional ante* mesmo de se iniciar </line>
<line> um* vida acadê**ca *u *rof*ssional. </line>
<line> Ainda, evi*enciando * meto*ologia util**ada, neste tr*balho adoto*-se o método *e </line>
</par>
<par>
<line> re*is*o *ib*iográfica, que </line>
<line> c**s*ste </line>
<line> na seleção </line>
<line> *e **ntes co*o liv*os e *rtigos </line>
<line> *cadê**c*s, na </line>
</par>
<par>
<line> coleta * *nális* *os dados coletados e *a sínte*e d*ssas info*mações. </line>
<line> Ressalt*-se que tal t*ma, por mais q*e *ão *aja *ma legis*ação *ue verse sobr* *l*, </line>
</par>
<par>
<line> *ão é ass*nto novo </line>
<line> em bancad*s legi*lat*vas que pos*uem in*e*es** na de*esa do direito </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> educa*ão, d* modo que deve-s* p*ntu*r a ex**tência dos *rojet** de Le* *e n° 141/20*9 </line>
<line> (*ep*t*da Renata Abreu - Pode*os/SP) e n° 4054/2023 (**p*tado *uc*ano *ma*al - Partido </line>
<line> V*rd*/AL), *ue ten*am i***rir o Dir*ito Consti*uci*nal como matéria de ensino obrigatório nas </line>
<line> esc*las. </line>
<line> E* vista disso, após a análise do* materiais colhidos, d*staca-se que o present* estudo </line>
<line> p*ssui como enfoque *ri**rdial c*m*reend*r quais *s implic*çõ*s *a*sada* pela apl*caç*o </line>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, a*t. 12, p. 247-265, ma*. 2024 **w4.fs**e*.com.**/revist* </line>
</par>
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<line> E*sino Ju*ídico: A Incorpor*çã* do D*re*to Co*st*tucional no Ensino Médio </line>
<line> 249 </line>
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<line> do D*rei** C*nstitucional n* e*sino médi*, *onsiderando a po*sibilidade *a criação e/ou </line>
<line> mo**agem do *en*o *ríti*o de jov*ns * a *ompree*são quanto aos dir*itos e d**eres qu* *stes </line>
<line> *ossuem, que *t*almente * infelizme*te, não são *bo*dados e pr*orizado* no di* a *i*. </line>
<line> 2 REFERE*CIAL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 O *nsino médio dentro do sistema *ducacional *ra*ile*ro </line>
<line> P*ra o Minis*ério d* Educ*ção o sistema educacional brasile*r* constitui, de *odo </line>
<line> geral, um serv*ço que ** pree*che com todas as *nst*tuiçõ** de ensino, em sua fo*ma b*sica a </line>
</par>
<par>
<line> s**erior, de mod* </line>
<line> que agrega *odas as inform*ç*es necessár*as s*b** os docen*es e discentes </line>
</par>
<par>
<line> des*as institu*ções, *om* mat*ículas, frequ*nci**, his*óricos escolar*s, entre *utro*, com a </line>
<line> f*n**idade de fiscalizar e executar políticas p*blicas qu* privile*iam a *ducação. </line>
<line> E*s*s in*tituiçõe* são coo*de*adas * *oni*oradas pelo* Ente* Fe**rativ*s (*nião, </line>
<line> Esta*os, *istrito Federal e municípios), que atuam de for** c*njunta pa*a *rgan*zar seus </line>
<line> respectiv*s sistemas de *nsin*. </line>
<line> C*m en**q*e principal na ú**im* fase do en**n* bá*i*o, deve se* est*b*lec*do qu* o </line>
<line> Ensino *édio d*tém como propósito: </line>
<line> Ar*. 35. O ensino méd*o, etapa f*nal da educaç*o básica, c*m duraçã* mínima ** </line>
<line> três anos, terá c*mo f*nalidades: </line>
<line> * - a consolidação e * aprofundam*nto do* *onhecimentos adquiridos no ensino </line>
<line> fundamental, possi**lita*do o *ros*eguimento de estudos; </line>
<line> II - a pre*araçã* básica para o trabalho e a cidadania *o ed*ca*do, p*ra </line>
<line> c*ntinuar *prendendo, de mod* * ser c***z de se a*aptar com fle**bi*idade anova* </line>
<line> condições d* ocupação ou ape*feiçoamento po*teriores; </line>
<line> I*I - o ap*imoramento do *ducando c*mo p*ssoa humana, *ncluindo a *ormação </line>
<line> ética e * desenvo*vim*nto da autonomia int*lectua* e d* *en*amento *rí*ico; </line>
<line> IV - a compr*ens*o dos fundamentos c**ntífico-tecnológic*s d*s processos </line>
</par>
<par>
<line> produtivos, *elaci*nando </line>
<line> a t*or*a com a prática, *o e*sino de cada disciplina. </line>
</par>
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<line> (BRASIL, 1*96) (gri*o no*s*). </line>
<line> Dess* *odo, co*o *is*o, o ensino mé**o tem como função prop*rc*onar integralmente </line>
<line> a* e*tudante sua formação * *e*e*volvimen**, o prep*rando para exe*ce*, de modo g*ral, uma </line>
</par>
<par>
<line> das *rês f*nções principais da educação - o "exercício da cidadania * fo*nece*-lhe me*o* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> pro*re*ir no trabalho e em *studos **steriores" (BRASI*, 1*96, Art. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 3, art. *2, p. 247-*65, mar. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/rev*s*a </line>
</par>
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<line> W. *. A. Silva, E. C. A. S*u*a </line>
<line> 250 </line>
</par>
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<line> 22, c*put) - de maneira a capac*tá-los, também, de habilid*de* crí*ic*s e resolut*rias que </line>
<line> f*rneç*m a autonomia necessá*ia p*ra questões, pessoa*s e *ociais, fu*ur*s. </line>
<line> 2.1.1. Princípios constitu*ionai* sobre a educação </line>
<line> Dentre todos os pr*ncípios prese*t*s d* CF/88, é interessa*te, *iante ao p*es*nteestudo, </line>
<line> que *ejam **n**ados aqueles relativos ao D*reito à Educaçã*, que se encontram elencados no </line>
<line> A*t. 2*6 da Cart* Magna: </line>
<line> Art. 206. O ensino será minis*rado co* bas* nos seg**nte* princíp*o*: </line>
<line> I - Igual*ad* de c*ndições pa*a o aces*o * pe*man*ncia na escola; </line>
<line> II - *iberdade de apr*nder, ensinar, pesquisar e d*v*lga* o pensa*ent*, a art*e o </line>
<line> saber; </line>
<line> *II - plura*i*mo de ideias e de concepções peda*óg*c*s, e c*existência de </line>
<line> i*stituições p*bl*c*s e *riv*das ** en*ino; </line>
<line> IV - Gra*uid*de do ensino públic* em estabelecimentos of**iais; </line>
<line> V - Val*rização dos pr*fis***nais da e*uc*ção escolar, garant*dos, na f*rma da lei, </line>
</par>
<par>
<line> p*ano* de c*rr*ira, com *ngre*so exclusivament* por concurso </line>
<line> públic* de prov*s e </line>
</par>
<par>
<line> tít*los, aos das redes públ*cas; </line>
</par>
<par>
<line> VI - Gestão democrática do *nsino púb*ico, na forma da lei; </line>
</par>
<par>
<line> *II - Garantia d* pad*ão d* qua*idade. </line>
</par>
<par>
<line> VIII -**so salarial pr*fissional nacional par* os profiss**nai* da educa*ão escolar </line>
<line> *úb*ica, nos *ermos d* lei federal. </line>
<line> IX - Garan*ia do direito à e*ucaçã* e * *pr*ndi*agem ** longo da vida. </line>
<line> (gri*o no**o) </line>
<line> Dentre esses, destacam-se os incisos *, IV, VII e IX, que, de for*a direta, ref*rem-se </line>
<line> aos d*scentes e qua*s *ireitos r*caem **bre el*s, *ue pos*uem, de modo geral, a final*d*d* ** </line>
<line> *ropo*cionar uma educaçã* efetiv*, ab*angente e acessíve* a tod*s *s cidadãos. </line>
<line> O inciso I, refe*en*e à igual*ad* *e co*dições para o acesso e pe*manê*c*a na escola, é </line>
<line> auto-expl*cativ*, uma v*z que garant* a* es**dant* mei*s adequados a permanência nas </line>
<line> escolas, *ndep*ndentemente *e sua o*igem, sexo, etni*, *on*ição econômic*, etc. </line>
<line> O princípio *a gratuidade do ensino públ*co, di**osto no inciso IV, concerne a g*r*nti* </line>
<line> dada p*lo Governo (Federal, esta*ual e muni*ipal) aos discentes ** relação à p*ssibilidade de </line>
<line> acesso integral, de fo*ma não onerosa e de qualida*e, a instituições públic*s, financiadas por </line>
<line> recu*sos pú*licos, ou seja, *e* e***uar * pag*mento de *atrículas, mensalidades ou materiais, </line>
<line> elementos *ue *nsejam em pagamento em *sc*las privadas, por exemplo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teres***, *. 2*, n. 3, art. *2, *. 247-*65, mar. 2024 </line>
<line> ww**.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensi*o J*rídico: A Incor*oração do Direito Const*tucio*al *o Ensino Médio </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> Já o prin*í*io exp*sto no inciso VI* diz a respeito ao fato de que as instit*içõe* deve* </line>
<line> ating*r ce*tos critéri*s e padrõ*s d* qualidade, conferin*o o direito que o estudant* pos**i em </line>
</par>
<par>
<line> receber *ma e*ucaç*o d* q*a*ida*e, *ficaz e adequ*da, com profes**res ca*aci**dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s necessá*ios para garant*r tal ef*ciênc*a. Deve ser salientado que es*e **incípio r*cai </line>
<line> ta*to para e*cola* p*blicas quanto para particul*re*. </line>
<line> **sim, a garantia do Dir*ito à Educação e à Apr*n*izagem a* longo d* vida r*l**io*a- </line>
</par>
<par>
<line> s e a um a </line>
<line> *ducaçã* acessível em *odas </line>
<line> ** *ases da *ida, aumentando, des*e modo, a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> f*exibilidade qu*nto a a*l**ação de assuntos, *dapta*d* o ensino a fase e* que o in*ivíduo se </row>
</column>
<par>
<line> *ncontra, sendo ass*m uma educação contínua, ind*pendente de idade ou </line>
<line> outras </line>
</par>
<par>
<line> *ircunstâncias, *omo gên*ro, raça * con*ição social. </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Po* fim, o* p*incípio* se relacionam direta*e*te ao pr*sent* es*udo, </line>
<line> uma vez </line>
<line> que s e </line>
</par>
<par>
<line> *ntende que haveria *aior a*licabil*da*e das garantias viabil*zadas pe*os pr*n*ípios el*ncado*, </line>
<line> poi* com a inserção, na educa*ã* br*sileira, d* maté*ia jur*dica abordada, ocorreria *ma *as </line>
<line> principa*s *onse*uência* es*era*as, a capacitação cr*tica dos alunos qu*nto aos seus di*eitos. </line>
<line> 2.2 O Direit* Constitucion*l * sua aplicação c*mo matéria </line>
<line> O *ini*tro Alexan*re de **raes (2022) delimita o Dire*to Constit*ciona* *omo u* </line>
</par>
<par>
<line> ramo do Direit* Público "desta*ado por </line>
<line> ser fundamental à organiz*ção funcioname*to e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Estado, à </line>
<line> articulação dos elementos pri**rio* *o mesmo e ao </line>
<line> estabeleci*en** das b*ses da </line>
</par>
<par>
<line> estrutura política". Ressalta-se que o ramo em questão é de suma i*po*t*nci* ao equilíbrio *o </line>
</par>
<par>
<line> *stado com* um t*do mais que isso, ele estuda e regul* a normatização aplicação dos </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prec*i*o* existente* na *onstituição Feder*l, a Lei maior **esente n* p*ís. </line>
</par>
<par>
<line> Partind* dess* *iés, insta-se necessá*i* explicar o porquê da nece*sid*de </line>
<line> de </line>
<line> aplicação </line>
</par>
<par>
<line> do direito *onst*tucion*l como m*téria, uma vez que se trata de uma parte tão importante ao </line>
<line> funcionament* do país. </line>
<line> De início, po*tua-se a *ei *e Intr*d**ão *s No*mas Brasileiras (LINDB - Decreto - </line>
<line> Le* n° 465*/42), que se tr*ta d* um* n*rma que visa "propiciar a inte*pre*a*ão, * inte**aç*o e a </line>
<line> aplicaçã* de ou**as leis *o tempo e *o e*paço - e *ão o de reger diretamen*e ** ações ou </line>
</par>
<par>
<line> omissõe* de p*rticulare*" (Ramos </line>
<line> et. </line>
<line> al., 2021). Especifi*an*o, o *rt 3° que veda </line>
<line> atos </line>
</par>
<par>
<line> infra*ionais ju*tificados *ela falta de conhecimento de </line>
<line> um* norm* publi*ada *pós seu e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresin*, v. 21, *. 3, art. 12, p. 247-26*, mar. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. *ilva, E. C. A. **usa </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo de vacância, ou s*ja, o d*sc*n*ecim*nt* de institutos leg*is, já po**tiva*os, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ile**timo. </line>
</par>
<par>
<line> Com base ni*so, * imp*em*ntaç*o do *ire*to Consti*uci*nal como matér*a, nu*a fase </line>
<line> inicial, *fa*taria o discent* do descon*ecimento dos *i*ersos direito* e deveres que recae* </line>
</par>
<par>
<line> sobre *i e sobre aquele* que o rodeiam </line>
<line> e assim, ** uma hip*tese **comum, evit*ria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eso*ediên*ia de prece*tos *ega*s justificado por su* i*nor*nci*. </line>
<line> *inda, *nd* ao d*sposto no t*xto *onsti**ciona*, no que diz re*peito * educ*ç**, o Art </line>
<line> 205 elenca a ***ção p*imordial ** educação, e*fatizando o direit* à educ*çã* c*mo um di*e**o </line>
<line> fundame*tal-socia*, important* ao desenvolvimento do indiv*duo e d* sociedad*. </line>
<line> *rt. 205. * ed*cação, direito de to*os e d*ver d* Estado e da fa*íl*a, </line>
<line> será promovida e *ncentivada com a c**aboração da socied*de, </line>
</par>
<par>
<line> visan*o ao pl*no </line>
<line> desenv*lvimento da pes*oa, seu preparo p**a o </line>
</par>
<par>
<line> exercício d* cida*a**a e </line>
<line> s*a *u**ifi*açã* **ra o trabalho. (gri*o </line>
</par>
<par>
<line> nos s o) </line>
</par>
<par>
<line> Dito isso, o ensin* *e Direito Const*tucional inf*uencia, de *orma di*eta, com tema </line>
</par>
<par>
<line> *bordado nesse artigo e na *inalidade da **ucação na vida </line>
<line> do aluno, *ma vez que </line>
<line> esse aluno </line>
</par>
<par>
<line> se to*nar* *m </line>
<line> ser ma*s consciente </line>
<line> de suas *arantias, desenvolvend*-se como cidadão *ais </line>
</par>
<par>
<line> *apacit*do e ainda estar* m**s apto tanto *ara o mercado de traba*ho como para vida </line>
<line> acadêmica. </line>
<line> Também deve ser frisa*a * Lei n° 9394/1996, c*nhecida por L** d* Di*etri**s e Bases </line>
</par>
<par>
<line> da Educação N*ci*nal (LDB), especificamente n* Art. 2*, que dispõe s*bre as d*s*iplinas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> programas necessár*os *o Ensino Bási*o, o*d* </line>
<line> também de*ermina que es**s disc**l*nas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> program*s devem abranger a "realid*d* soc*al e po**tica, especialmente do Brasil". </line>
<line> P*r co*ta des*a nec*ssida**, v*-se, portanto, a indispensabilidade da i*s*rção deDi*eito </line>
</par>
<par>
<line> C*n*titucio*a* nas escol*s, uma vez que </line>
<line> *omo delim*tado é uma *atéria que trará aos </line>
</par>
<par>
<line> e*tud****s um visl*mbre da reali*ade *m q*e estão inseridos. </line>
<line> Sen*o assi*, *reliminarmente, a intenção d* aplicação desse ramo com* *atéria *eria </line>
<line> co* * f*n*lidade de, ao m*nos, perm*tir ao *s*ud*n*e no Ensi** Médio, o vislumb*e d*s seus </line>
<line> di*eitos e como são aplicados, en*ati*ando q*e *ão *nfluem apenas na *u* vida, mas ta*bém na </line>
</par>
<par>
<line> dos dem**s que in*egram es** *rupo social (p*i*, *rmã**, avó*, amigos e etc.), </line>
<line> como *am*ém </line>
</par>
<par>
<line> permitir *ue esse aluno, a*tes mesmo de sair da escola, **nha a co*r*nci* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 12, p. 24*-265, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino *urídico: A I*corporação do *ireito Cons**tucional no Ens*no Médio </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> fund*me*tal p*ra lidar com a realidade em que *i*e, evitando, dessa forma, que seus direit*s </line>
<line> não s*jam violados. </line>
</par>
<par>
<line> C*m **se nessa falta *e c*nheci**n*o gerada p*lo </line>
<line> não en*ino dos </line>
<line> dir*itos e d**ere* </line>
</par>
<par>
<line> d*s cidadãos, vê*-se à *on* um termo, não muito c**hecido e abordado *a doutrina brasi*eira, </line>
<line> chamado *e alien*çã* legislativ*, que s*rá abordado e exp*ic*do no tópico seguinte. </line>
<line> 2 .3 Alie*ação da *ociedade brasileira voltada à legislação pr*se*te *o país </line>
</par>
<par>
<line> Partindo dos pressupostos presente* no tema em q*estão n* *rabalho, pontua-se que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> de f*ci* visualização *u* o cid*dã* brasilei*o, em </line>
<line> vár*as ocasiões, d*s*onheça se** </line>
<line> dire*tos, </line>
</par>
<par>
<line> devere* e boa parte *a *egisl*ção *o país, mesmo (algu*s) possuind* instrução s*fic*ente para </line>
</par>
<par>
<line> alcançar essa, também importan*e, pa*te da vida do brasileiro, ressaltando </line>
<line> que por *ais que </line>
</par>
<par>
<line> ha*a * </line>
<line> existên*i* de pesso*s habilitada * formadas n* *rea das c*ê*cias *urídicas, a so*iedade </line>
</par>
<par>
<line> não de*e se exim*r de conhecer as normas que r*gulam suas conviv*nci*s. </line>
</par>
<par>
<line> P*rtindo deste ponto, v*lta-se a* te*mo *ue *ora citado </line>
<line> anteriormente, a a*i*na*ão </line>
</par>
<par>
<line> legis*ativa, que se trata de um *nst*tut* q*e dá signific*do * "falta de *onheci**nto sobr* a* </line>
</par>
<par>
<line> leis às quai* o cidadão está submet**o" (ZANON, et. al., *020). </line>
</par>
<par>
<line> Ressalta-s* que em *eio * essa gama de direitos e leg*s*ações *ão c*nhecidos pelo* </line>
<line> cid*dãos brasile*ros, sã* *vid*n*** aque*es q*e *ais r*caem no dia a dia de*ses, co*o direitos </line>
<line> consumeristas e trabalhistas, qu* são g*ra*tidos constitu*ionalm*nte. A tí*ulo *e e*emplo, </line>
</par>
<par>
<line> dentre essas g*ranti*s, pontua-se o direito </line>
<line> à remuneração, </line>
<line> a jor*ada diária máxima, ao </line>
</par>
<par>
<line> descanso s*mana* *emunerado, as férias e a proteçã* ao consumidor, que, ainda hoje, são muito </line>
<line> afetados. </line>
<line> Nes*e viés, é intere*sante, *ais *ma ve*, *es*alt** a import*ncia do ob*eto de estudo </line>
<line> desse artigo, uma vez que a implementação do D*reito Consti**cion*l como discipl*na </line>
<line> obrigatória no Ensino Médio, co*sider**do que muit*s dos *asos, g**ados *or essa "alienação </line>
<line> l*gislativa", po*eriam nem mesmo virem a ocorre*, ** que o direit* *onstitucional, como uma </line>
</par>
<par>
<line> ma*é*ia pro*edêutic*, en*inando os </line>
<line> alunos sobre a *xistência, no mínimo, dos tipos leg*is </line>
</par>
<par>
<line> existe*tes e **ais suas formas *e aplicação ao caso concreto e, ai*da, o guiand* ao </line>
<line> desenvolviment* pessoal e ao exe*cí**o da sua cidada*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, art. *2, p. 24*-265, ma*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. Silva, E. C. A. Sous* </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Proteção legislativa à *du*ação </line>
</par>
<par>
<line> 2.4.1. Con*tituiç*o Federal: panorama h*st**ico </line>
</par>
<par>
<line> Com ba*e n* explicita*o, é de i*teresse do presente artig* d*sp*r sobr* o h*stórico das </line>
</par>
<par>
<line> *onstituições Fed**ais *u* existiram *o or*enamento ju*ídico brasileiro - </line>
<line> que </line>
<line> *o to*o foram </line>
</par>
<par>
<line> sete - a *im de c*n*ecer e entender as var*açõ*s que ocorreram com o Direito f*ndam*nt*l da </line>
<line> Educ*ção ao longo *esses anos. </line>
<line> Des*a f*rma, *ontua-se qu* du*a*te ma*s de 200 anos de independênci* do *aís, * </line>
<line> Bras*l *ossuiu *artas Magna* nos anos d* 1824, 189*, 1*34, 1937, 194*, *967 e 1988 - a que </line>
<line> *e encontra em vigor *a contempo*ane**ade. </line>
</par>
<par>
<line> É relevante colocar q*e o Direi** à Educaçã* s*fr*u, por </line>
<line> in*m*ras *ezes, mudanças, </line>
</par>
<par>
<line> q*anto a sua forma de disposição, competê*cia *e legislação, sujeito r***ons*vel p*la </line>
<line> legislação e *u*pr*mento e também a aplicação do direito e princí*i*s e garantias que o regem. </line>
<line> Apr*sentando da *egui*te f*rma: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C F de 1824: </line>
<line> promulgad* em um </line>
<line> p*ríod* em que a </line>
<line> p*iorid*de era "o </line>
</par>
<par>
<line> enf*ent**ento *e lutas *r*ad*s, *anto </line>
<line> i*tern*s qua*to externas, atreladas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onsol*d*ção do Estado *acional" (*odrigues, </line>
<line> 20*7), desse mod* a educação </line>
</par>
<par>
<line> foi quase que ig*orada, p*r nã* ser cons*derad* pr*oritária *o momento, assim, </line>
<line> *om Pedro I dispôs apen*s de d*is inci*os do Art 179 que *bordaram sobre </line>
<line> educação. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Consti**ição *e </line>
<line> 18*1: </line>
<line> período em que o **asil já se encontrava repúblic*, </line>
</par>
<par>
<line> houve*a* citações indiretas sob** a educação, co*o a designação de que "cada </line>
<line> estado organizar*a sua educa**o, mantendo com* ba** um regime democr*tico </line>
<line> e com ensi*o *úb*ic* * le*go" (Ro*rig*es, 2*17) e est*bele**u ao Congr*s*o </line>
<line> o*rigações volt*da* ao d*senvolvimen*o de letras, artes e ciênci*, a criação da* </line>
<line> insti*uições de en*i*o e o pro*imento de instruç*o *ecundária. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Constit*i*ões de </line>
<line> 1*34 e 1937: p*blicadas *uran** o pe*ío*o de </line>
<line> *9** a 1 945, </line>
</par>
<par>
<line> conhecido c*mo Era Vargas. A de 1*34 educação f*i signi*icativame**e a </line>
<line> priorizada, ao ponto de s*r dis*osta *xplic*tame*te, consolidando-se *o*o um </line>
</par>
<par>
<line> direito d* *esponsabi*id*de da família * do </line>
<line> E*t*do, d**endo s*r gratuito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fornecido por empre*as que possuí*m mais *e *0 *uncionários. Re*sal**-se *ue </line>
</par>
<par>
<line> essa Constituição se respons*biliza pela </line>
<line> elab*ração do Plano N**ional </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Educação. E*tr*tanto, com a CF d* 37, </line>
<line> o D*reito E*ucação sofreu à </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> re*rocesso, dando * famí**a a r*sponsab*lidade pr*ncip** a ed*cação dos filho* e </line>
</par>
<par>
<line> ao Estado o "de**r de colabo*ar para a </line>
<line> execução dessa respo*sabil*da*e" </line>
</par>
<par>
<line> (Rod*igues, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. *1, n. 3, art. 12, p. 2*7-265, mar. 2024 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nsino Jurídico: A *nc**pora*ão do Direito C**stitucional *o Ensino Médio </line>
<line> 255 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Co*stitu*ção de </line>
<line> 19*6: o Direito a *ducação g*nha, mais u*a vez, uma </line>
</par>
<par>
<line> pri*riza*ão *igni*icativ*, com * *F/46 *o*ve * auferime*to d* status de dir*ito </line>
<line> público subjetivo, sendo obrigatóri* e gra*uito ao ensino primário e tamb*m </line>
<line> ho*** o surgimento *o primeiro ciclo das leis de diretrizes e bases - sendo a </line>
<line> prime*ra lei geral *e edu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> C*ns*ituição de 196*: promulgad* duran** o perí*do mil*tar, o*de o Direito à </line>
<line> Educação foi *anti*o em part** ao que a Constituição *nter*or previa, s*nd*, </line>
<line> sua ministração e obr*gação tanto d* Est*do qu*nto da família. Nes*e *eríodo, </line>
<line> houve, pela pri*eira *ez, o reconhe*imento dessa **rantia como direito de </line>
<line> tod** e a p*ssibilida*e de *dquirir *olsas de es*udo no ensino m*d*o e supe*io*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Constituiçã* Fed*ra* d* 19*8: Dentre to*as foi a qu* ma*s se *ostro* co*p*eta </line>
</par>
<par>
<line> no que se refere a aplicabilidade *es** dir*i*o tão fundamenta* à </line>
<line> vi d a do </line>
</par>
<par>
<line> c*dadão. N*la o Direito à Educação </line>
<line> chegou ao </line>
<line> patamar </line>
<line> de d*reito social²1, </line>
</par>
<par>
<line> alc*nçando um patamar *ais alto qu* o *xis*e*te nas constitu**ões *nt*rio*es, </line>
</par>
<par>
<line> que ou não </line>
<line> d*spu*ham sob** a educa**o *u não davam o devido valor a tal </line>
</par>
<par>
<line> direito. </line>
</par>
<par>
<line> Com isso o legi**ativo do pa*s </line>
<line> aca*ou toma*do rumos </line>
<line> difer*ntes, ao li*ar *om u** </line>
</par>
<par>
<line> Lei Maio* mais hum**izada e voltada, principalme*te, à proteção de se* povo, criando assim </line>
<line> o*tro* i*stituto* que também respeitam e eviden**a* essa h*mani**ção. </line>
<line> 2.4.2. Pr*jeto* de lei voltados ** *ir*ito Con*ti*ucion*l como matéria </line>
</par>
<par>
<line> *pós a **eve intr*dução ao panor*ma c**sti*u*ion*l </line>
<line> do Direito à Educação, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> interess*nte, *o p*es*nte tra**l**, q*e sejam apresent*dos projetos de l*i* **e *b*rdam so*re o </line>
</par>
<par>
<line> Dir*ito Constituciona* e </line>
<line> possuem </line>
<line> com* fi*alidade a promoção do deste ramo *omo matéria </line>
</par>
<par>
<line> obrigat*ria de ensino, na *e*ta*iva de aument*r o rol do artigo 26 *a Lei de Dire*rizes * bases, </line>
</par>
<par>
<line> exp**cado de forma m*i* </line>
<line> pont*al n* próximo su**ó*ico, </line>
<line> que disp*e sobre qua*s ma*é*ia* são </line>
</par>
<par>
<line> obrig**órias n* Ensino B*si*o. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Direitos s*ciais: "co*res*ond*m àquele* direitos que devem ser fo*necidos pe*o Estado em fa*e d*s pesso*s que </row>
</column>
</par>
<par>
<line> residem o* que se *ncont*em *o t*rritó*io brasi**iro, inde*endentemen*e de sua nacionalidade" (S*uz*, et. al., </line>
</par>
<par>
<line> 202*) e </line>
<line> que, p*ra Mor*es </line>
<line> (2*22), possue* com* finalidad* pri*cipa* o *lca*c* * me*hore* c**diç*es de vida </line>
</par>
<par>
<line> **qu*les que são hipossuf*c*entes, em **ol da i*ualda** social, desse modo, po*endo ser co*siderados *m dever </line>
<line> do estad* e di**ito de todos os cidadãos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, *. 21, n. 3, art. 12, p. 247-*65, mar. *024 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. Silva, E. C. A. Sous* </line>
<line> *5* </line>
</par>
<par>
<line> Ressalta-*e que a citaçã* desses projet*s de le* serve para que, de uma *orma ma*s </line>
<line> *rec*sa, frise-se a tentativa d* Pod*r Leg*slativo *m abo*dar *obre * inserção da maté*ia em </line>
<line> questão n* Ensi*o Médio e sua i*p*rtâ*cia. </line>
<line> Desse mod*, in*ta apresentar o* proje**s ** lei: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> N° 141/2019 (Depu*ada Renata Abreu - P*de/SP) </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> N° 405*/2023 (Deputado Luciano *mara* - PV/AL) - apensado ao prime*ro. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> N° 4241/2023 (De*u*ado Pastor *il - P*/MA) </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> N° 4*3/20*5 (Deputa*o Fernand* Torres - PSD/BA) </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> N° 42*/2022 (Vereadora Thaysa L*ppy - M*naus/AM) </line>
</par>
<par>
<line> Os dois pr*meiros projetos pos*uem como obj*t*vo a alt*raçã* da Lei nº *.394/96, *ue </line>
<line> estabelec* as dire*rizes e b*ses da educação na*iona*, para i*cluir Direito Co*stitucional c**o </line>
<line> disciplina curr*cular obrigatória da e*ucaç*o bá*ica, como uma forma de aumentar o exercício </line>
</par>
<par>
<line> da cidadania </line>
<line> da populaç*o, </line>
<line> uma ve* que é con*e*ido ao cidadão, a partir </line>
<line> d* ce*ta idad*, </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> gam* de dev*r*s cívic** em relação ao *eu país, au*e*tando, de*sa forma, sua </line>
<line> re*ponsabilidade em rela**o a *ss*s. </line>
<line> O projeto per**ncente ao Depu*ado Pas*or G*l prevê *ue a disposição de Direit* </line>
</par>
<par>
<line> Con*titu*i*nal c*m* ma*éria obrigatór*a nas escolas geraria noç**s b*sicas de </line>
<line> d*reito *os </line>
</par>
<par>
<line> e*tudantes e ain*a esta*elece q*e ma*éria *eve debater * </line>
<line> al*uns temas, *om* </line>
<line> noções d*s </line>
</par>
<par>
<line> difere*tes ra*os d* Direito Bra*ile*ro, di*e*tos e deveres fundamentais, </line>
<line> Dir*ito do </line>
</par>
<par>
<line> Consumidor, do T*aba*ho e Previdenc*ário, entre outros. </line>
</par>
<par>
<line> O projet* do *eputado Fernando Tor*es, o mais antigo de t*dos, entende que é </line>
</par>
<par>
<line> n*c*ssário a apli*aç*o não apenas d* Di*eito Constit*c*on*l co*o **mb*m </line>
<line> do Dir*ito </line>
</par>
<par>
<line> A*ministrativo e do Direito do C*ns*midor, com* di*ciplina </line>
<line> obrigatór** *o* * fina*i*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "a*pl*ar os c*nhec*mentos juríd**os *os **un*s, vista que as *orma* ju*ídica* são de grande </line>
</par>
<par>
<line> import*ncia para * </line>
<line> população²" (To*res, 2015), uma </line>
<line> vez qu* é </line>
<line> visto q*e ap*nas *queles que </line>
</par>
<par>
<line> passam pelas escolas de dir*ito possuem o conhecimento sobr* seus *a*s direitos e *everes. </line>
<line> * por fi*, o últ*mo projeto, ** Vereadora Thaysa Lip*y que, diferent* dos dema*s, se </line>
</par>
<par>
<line> trata de um proj*to de lei municipal com a fina*idade de </line>
<line> *n*i*ar Direito *ons*ituc*onal aos </line>
</par>
<par>
<line> alu*os da rede </line>
<line> *e *nsino pública da c*dade de Manau* (AM). O en*ão projeto visa*a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> p*rc*r*a e*tre ** e**olas e as univer*idades/faculda*es do mu*icípio, d* m**o que os próprios </line>
<line> acadêmi*os de direito iriam mini*trar a* au*as aos alunos de Ensino Infantil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, ar*. 1*, p. 247-265, m*r. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsan*t.*om.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino Jurídico: A Inco*por*ção d* *ireito Con*titu*ion*l no *nsino Médio </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> Deve ser pontuado q*e *e todos esses projetos, o úni*o que finali*ou sua tr*m**ação, </line>
<line> m*s que *ecentemente, duran*e a pr**ução des** *rtigo, foi ve*ado *elo Prefeit* de Manaus, </line>
<line> com respa*do da Procuradoria Geral *o Município em ques*ã*, gerando revolta, foi a </line>
<line> pro*osição da verea*ora. </line>
<line> I*sta *essalt*r que ambos poss*em como objetivo a inclusã* *e *i*e*to Constitu*iona* </line>
</par>
<par>
<line> **mo di*ciplina *urricu*ar obr*gató*ia da *d*caç*o bá*ica, </line>
<line> evidenciado mais uma vez que </line>
</par>
<par>
<line> en**ndem a importância da ins**ção do Direito Constitucional nas escolas, como uma formad* </line>
</par>
<par>
<line> a*men*ar o exercício </line>
<line> da cidadania da *opulação, um* vez q*e é dad* ao **dadão, a *artirde </line>
</par>
<par>
<line> *ert* ida*e, uma gama d* di*eitos, deveres * *esponsabilida*es cívicos em relação ao seu país, </line>
<line> *umentand*, dessa forma, seu compro*isso *m ***ação à sociedade qu* pertenc*. </line>
<line> 2.4.3. Outr*s normas q*e a*ordam so*re o D*reito à Educaçã* </line>
</par>
<par>
<line> Para finalizar este cap*tulo, s*lienta*-se </line>
<line> *rê* diplo*as no*mativ*s presentes no </line>
</par>
<par>
<line> or*enamento j*r*dico/legislativo q** abrangem a </line>
<line> educação e tentam salvagu**dá-l*: Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 9.394, *e 2* *e dezembro de *996; Lei ** 8.069, de 13 de Julho de 1990; e *e* *º 13.005, de </line>
<line> *5 de J unho *e 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Inic*a*mente, pontua-se Lei n° 9394/1996, chamada *e Lei de Diretrizes e Base* a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> E*ucação N***onal (*DB) que possui como finalidad* regul*mentar o sistema educacional </line>
</par>
<par>
<line> brasi*eiro, </line>
<line> a fim </line>
<line> de </line>
<line> provocar *ais equi**de e qualidade em tod*s os níveis </line>
<line> *o </line>
<line> â*bito </line>
</par>
<par>
<line> educacional e, assim como na Const*t**ção </line>
<line> de 19*8, tenta* a**egu*ar ao educa*do </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> "formação comum indispensáv*l </line>
<line> para o e*er**ci* da cid*dania e fornecer-lhe meios pa*a </line>
</par>
<par>
<line> progredi* *o t*abalho e *m estudos post*riore*" (BR*SIL, 1996, A*t. *2, caput) </line>
<line> A L*i *.0*9/90, nomead* como Estatuto da Crian** e do *dolescente (ECA). Ela, em </line>
</par>
<par>
<line> pr*me*ro plano, nã* *e*ula **m*nte d*ret*mente *o*re educação, por ter com* finalidad* e </line>
<line> pr*c*pua, assim *omo d*spõe seu Art.*°, a proteçã* integral à c*ia*ça e ao adolescente. </line>
</par>
<par>
<line> Dentro d*ssa prot**ão, </line>
<line> ela reconhe*e * direito à educação, com </line>
<line> *revisão ** Capítulo </line>
</par>
<par>
<line> IV, e </line>
<line> ai*da o caracteriza como um dos direit*s fundame*tais </line>
<line> e**ncados e* seu tex*o, sen*o </line>
</par>
<par>
<line> **cessário para o "p*eno d*sen*olv*mento de sua *e*s*a, preparo para o exe*cício ** c*dadania </line>
</par>
<par>
<line> e qualificação </line>
<line> para o trabalho" (BRASIL, 1990, *rt. 53, caput). *ess* modo o ECA, se </line>
</par>
<par>
<line> uti*i*and* </line>
<line> *e </line>
<line> p*e*eitos *onstitucionais, </line>
<line> determin* sobre a existência de frequênc*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. **, n. *, ar*. 1*, p. *47-265, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsan**.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. Si*va, E. C. A. Sous* </line>
<line> 258 </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssári* na escola, grat*idade e qualidade do </line>
<line> ensi*o, iguald*de </line>
<line> de o*ortunidades, como </line>
</par>
<par>
<line> *ambém estabe*ece me*i*as de p*ote*** e assistência * educação. </line>
<line> Po* fim, a Lei nº *3.005/2014, comumente *hamada d* Plano Na*ional de Educação </line>
<line> (*NE), possui como objetivo *sta*elecer a prom*ção d* política* pú*li*as *oltadas à educação </line>
<line> e a melho*ia na qu*lidade del*. A Lei ins*itui 20 meta* - com suas res*ectivas estratégias - p*ra </line>
<line> que haja o des*nvol*imento da e*ucação, como: </line>
</par>
<par>
<line> M*ta 3: un*vers*lizar, até 2**6, o ate*dimento es*olar par* to** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> popul*çãode 15 (*uinze) a 17 (*ezessete) anos e **evar, até o final do </line>
<line> pe**odo de vigência deste PNE, a taxa l*quid* de matr*culas no *nsino </line>
<line> m*di* *ara 85% (*itenta e cinc* p*r c*nt*). </line>
<line> *eta 7: fomentar a quali*ad* da educa*ão básic* em todas a* etapas e </line>
</par>
<par>
<line> m*dalidades, com melhoria do fluxo escolar e </line>
<line> *a aprend**agem de </line>
</par>
<par>
<line> modo a atin*ir *s seguinte* médias n*cionai* para * Ideb. </line>
</par>
<par>
<line> Meta </line>
<line> 9: elev*r a t**a de a*fab*ti*ação ** população com 15 </line>
</par>
<par>
<line> (quin**) anos ou mais </line>
<line> para 93,5% (no*enta e trê* inte**os e </line>
<line> c*nco </line>
</par>
<par>
<line> déc**os p*r cento) até 2015 e, </line>
<line> até o fina* *a vigência deste *NE, </line>
</par>
<par>
<line> e*rad*car * analfabetismo absoluto e reduzir e* 50% (cinquen** </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> cento) a t*xa de a**lf*be***mo funcion*l. </line>
</par>
<par>
<line> De*em ser frisados alg*n* pontos importantes **e se *obre**aem em *azão ao *N*: </line>
<line> De início, como previsto em s** Art. *°, o PNE possui vigência limitada de a**na* 10 *nos, </line>
<line> de *odo q*e *ig**ará até o a*o d* 202*. </line>
<line> Suas m*ta*, infelizm*n*e, não f*ram c*ncretizadas e **é o moment*, próximo ao *imde </line>
<line> vigên*ia do plano, es*á um pou*o distante de f*na*izá-*as. A meta 3, que determin* que </line>
<line> deve hav** a universaliz***o do "atendimento es*olar par* toda a populaç** de 15 (quin*e) * </line>
<line> 1* (d*zesset*) a*os" até o *n* de 201*, entr*tanto dados infor*am q** a meta *lém de não </line>
</par>
<par>
<line> ter*m alcançado a </line>
<line> meta na data </line>
<line> esti*ulada, no ano de 2022, quan*o h*uve último balanço, a </line>
</par>
<par>
<line> *aviam ce**a de m**o milhão de al*nos fora d*s es*olas, en*ontrando-se e* atr*so. </line>
<line> Do **s*o modo en*ont*a-se a *eta 9, com resul*ados insuficientes e atrasa*os, o*de </line>
<line> su*s duas d*sposições, quai* sejam de e*evar a *axa de alfa*etização a** 20*5, *umpr*da apenas </line>
<line> *m *017 (* anos *pós a dat* e*tipul*da), e *e erradicar o analfabe*ismo até *024, regrediu. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 2*, n. 3, art. 12, p. 247-265, **r. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nsino Jurídico: A *ncorporação do Direito Consti*ucional no Ensino *édio </line>
<line> 259 </line>
</par>
<par>
<line> 2.5 Projetos sociais </line>
</par>
<par>
<line> Com intuito de demon*trar, * mínimo *ue seja, reali*aç*o do objeto princip*l dest* a </line>
<line> estudo, é válido menci**ar, me*mo superficial*ente, dois exem*l*s atuai*, a serem aplicados * </line>
<line> est* caso em discussão: * Projet* Constituição nas Escolas e o Proje*o Direito na E***la. </line>
<line> O prime*ro, c*iado pelo ad*ogado Felipe Neves, e* 2**4, possu* como f**ção </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipal a dis*emin**ão d* Direito C*ns**tucional aos </line>
<line> alunos d* ensi*o médio, inicialmente </line>
</par>
<par>
<line> *as escol*s públi*as d* cidade de São Paulo (S*), *om * fim de ensinar e esclarecer sobre os </line>
</par>
<par>
<line> direitos e deveres </line>
<line> decorren*es da Constitu*ção Federal. Hoje, o proj*to de Felip* chega a </line>
</par>
<par>
<line> 50.000 al*nos *m m*is de 120 esc*las. </line>
</par>
<par>
<line> E o último, criado por meio da </line>
<line> Lei 1.737/20, pelo *ntão Prefeito de Eloi Mendes </line>
</par>
<par>
<line> (MG), Pau** Roberto Belat*, *ue t** co*o objet*vo principal pro*oç*o de j**ti*a, cidadani* e </line>
<line> dos cui**dos c*m os *n*m*is e * am*iente * a p*e*enção * violência, ministrando aulas de </line>
</par>
<par>
<line> D*reito Const*tucion*l, Penal, Cons*midor, Tra*alho, Ambiental e também sobr* Es*atuto o </line>
</par>
<par>
<line> da cria*ça e *o </line>
<line> ad*l*sc**te. É inte*es*ante pont*ar que e*se proje*o teve sua aul* inaugur*l </line>
</par>
<par>
<line> em nove*b*o de 2021 e o mu*icípio foi o pri*eiro d* *rasil a imp*antar u* projeto voltado à </line>
<line> aplicaç*o *o *ireito *m escolas. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> A pres**te *esqui*a p*s*ui caráter de abo*da*em qua**tati*a e *rata-se *e uma revisã* </line>
<line> bib**ográfica, conform* descrição da* font*s ut**izadas (Alex*ndre de M*r*es, *022, Vitó*ia </line>
</par>
<par>
<line> *a*ilha Za*on et. al., 2*20, Marg*t D. T*ledo, 20*5), entre outros, que também discorr*m </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*ordam o ass*nto. O *ev*n*amento * a*ál*se cr*tica d* documentos publicados relacionados ao </line>
</par>
<par>
<line> tema </line>
<line> de pesquisa, co* o *bjeti*o de atua*izar e desen*olver o c*nhecimento, além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contribui* *ara a re*lizaçã* da própria ***q*isa foi *undamental. </line>
<line> *viden*ia-se que a revi*ão biblio*ráfica se trata de um m*todo de pe*q*isa queengloba </line>
</par>
<par>
<line> a seleção *e fontes, co*eta d* dados, a análise desses da*os, or*ani*aç*o de informações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> síntese das informaçõe* coletad**, qu* foram publicada* anter*ormente. Ao *asso q*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> abordagem qualita*iva n*da mais é *ue </line>
<line> um* met*dologia volta** à in*er*ret*ção </line>
<line> do* dado* </line>
</par>
<par>
<line> co*eta*os, a f*m de compreender as di**rentes perspectivas *xiste*tes s*bre o tema a**rdado. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *e**sina, *. 21, n. 3, art. 1*, p. *4*-*65, mar. *024 </line>
<line> w**4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. *ilva, E. C. A. S*usa </line>
<line> 260 </line>
</par>
<par>
<line> *e*salta-s* que * coleta d* d*dos foi feit* *or meio de *a*e d* dad*s eletrônicos de </line>
<line> artigos e pe*i*di*os *tiliz*ndo os de*cri*ores Direito Con*titucio*al, Ensin* Médio e </line>
</par>
<par>
<line> Disci*lina *br*gatória, selecio*ando artigos, revi**es e *onografias de graduação pó*- e </line>
<line> g**duaç*o em Direito, publicados n* per**do de 2019 a 2022. </line>
<line> Fo* utilizado o méto*o de pesquisa e*ploratóri*, que se *rata d* *m método q*e possui </line>
</par>
<par>
<line> como fi*ali*ade princ*pal * *iab**ização da compree*são </line>
<line> de </line>
<line> u* ass*nto/tema *borda*o, </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> modo q**, **mbém, possibil*ta o ente*dime*t* do func**namen*o do tema *m questão. Nelehá </line>
<line> a apresentação de hipóte*es que d*ter*in** u* norte a pesquisa bi*l*ográfica, para que haja a </line>
<line> seleção de citações e pontos de vista de outros *utor*s, *a*a que se **n*eça o tem* co*ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *r*priedade e *ipotético-dedutivo, que é uma abordagem de o </line>
<line> pesqu*sa oriu*d* de teorias ou </line>
</par>
<par>
<line> hipóteses *specíficas, c*m a f**a*idade de co*pre*nder e demons**ar id*i*s por meio de cole** </line>
<line> d* d*dos, a*alisando-os e veri*icand* as hipóteses *dqu*ridas. </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir da *nálise de c*nteúdo *os </line>
<line> artig*s selecionados, elaborou-se </line>
<line> os *egui*tes </line>
</par>
<par>
<line> tópicos: d*t**minar * avaliar quais sã* as consequên*ias sociais geradas pela *mpl*mentação de </line>
<line> Dire*to C*ns*itucion*l no ensino médi*, a partir d* de*cri*ão do sist*ma *du*acional brasileiro, </line>
<line> da *ont*xtua*ização *o *ireito Constitucional co*o discip*in* obri*a*ória, identific*ndo as lei* </line>
</par>
<par>
<line> existentes no *rden*mento voltadas à edu*ação e o desint*resse da soc*edade e* relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> essas l*is. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RES*LTAD*S E DISCU*SÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Ao c*ntemplar tud* * *ue fora colo*ado, é r*levant* estabelec*r as possíveis </line>
</par>
<par>
<line> conse*uênc*as ge**das </line>
<line> pela i*serç*o do Direito Constituci*nal *omo matér*a *briga*óri* n* </line>
</par>
<par>
<line> En*ino Mé*io. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre as poss*v*is consequências: *) o aume*to do exercício da cidad*nia, *) a </line>
<line> geração *e just*ça e igu*ldade e, por *ltimo, c) a p*eparação *esse aluno pa*a o futuro. </line>
<line> Ressalta-se, previ*mente, qu* a a*licação dess* "nova" matéria n* Ensino Médio deve </line>
</par>
<par>
<line> possuir, em seu processo </line>
<line> de imp*ementação e ensino, o máxim* de esforço possível para *ue </line>
</par>
<par>
<line> seja de forma equilibr*da, qualificad* e *ficaz, uma ve* q** evitaria um aumento d* sobreca*ga </line>
<line> curricular, tã* c*iti**da pelos *lun*s, assim c*mo também afastari* o discente da *de*log** do </line>
</par>
<par>
<line> c*t*c*s** *oltado ao sis**ma e à j*s*iça brasileir*, consid*rand* que Direit* C*ns**t*cional o </line>
<line> d*ria a eles *e*r*ment*s nec*ss*rias p*ra tais *tos. </line>
<line> R**. FSA, *eresina, v. 21, n. 3, art. **, p. *47-**5, mar. 2024 ww*4.f*ane*.*om.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino *urídico: A Inc*r*or*ção d* Di*eit* Constituciona* no En*ino Mé*i* </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Aumento do e*ercício da cidadania </line>
</par>
<par>
<line> Voltan*o ao* ditames da CF/8*, o Art. *05, que versa sobre o Direito à Edu*ação, </line>
</par>
<par>
<line> e*enca em s*u t*xto a função principal </line>
<line> *a e*ucação no preparo da *essoa ao exer*ício da </line>
</par>
<par>
<line> cidadania, assi* como pr*v*, em seu Art. </line>
<line> 1°, como fund*mento da Repú*l*ca Fe*erativa do </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il a cid**ania. </line>
</par>
<par>
<line> *e i*ício, o con*ei*o de c*d*dan*a d*ve ser situado e *o*pr**ndido. En**nde-** por </line>
</par>
<par>
<line> conjunto d* direito* e d**eres </line>
<line> cí*icos, </line>
<line> p*lític*s e sociais, dados a um indivíduo </line>
<line> ou mais de </line>
</par>
<par>
<line> um indivíduo, membr*s d* uma ***unida*e ou Estado, devendo, *e**e mod*, s*r*m trata*os </line>
<line> d* forma ig*alitária, por possuírem o *t*t*s d* cidadão. El* é adquirida. </line>
<line> A partir d**se c*n*eito, *uest*ona-se, c*mo o en*ino de Direito Constituci*n*l </line>
<line> influ*ncia*ia, de forma *ené*ica, *o ex*rcício da cid*da*ia? </line>
<line> C*mo expres*ado ao l*ng* deste artigo, o *ireito Constit*cional, como m**éria, </line>
<line> desempe*haria um papel importantíssimo quanto ao desenvol**mento do discente, de modo </line>
</par>
<par>
<line> qu*, </line>
<line> volt*do * questão </line>
<line> d* cidadania, alun* teria mais c*nhecimento s*bre suas garantias o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obriga*ões como </line>
<line> *idad*o brasileiro, assim com* evitaria ou, ao **nos, dimin*iri* *s índices </line>
</par>
<par>
<line> d* "*lienação legislat*va". </line>
<line> Desse mes*o mod*, o Dir*ito C*nstituciona* i*f*uen*iar*a diretamente *o aume*to da </line>
<line> capac*dade crítica *o aluno, *esenvolvendo u* pensa**nto capaz de formar e tomar **ci*ões </line>
</par>
<par>
<line> de m*ne*ra mai* segura e também </line>
<line> de lev*ntar </line>
<line> questionamentos a*s po*eres *uando e*te </line>
</par>
<par>
<line> perceber que seus dire*to* e*t*o sendo violados, evitando assim inj*stiç*s. </line>
<line> *ontua-se *ambé* o aumento ou o desenv*lvimen*o da participação cív*c* at**a, </line>
</par>
<par>
<line> fazend* o </line>
<line> discente se *nteressar e busc** por seus direitos * *e*eres cívicos, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade de p*rticipar e *er uma vida pol*tica ativa, exer*en*o seu direi*o ao voto */ou se </line>
<line> e*volvend* e* *ues*ões sociais, atos n*o tã* buscados por jo**ns que se encontram no Ensi*o </line>
<line> Mé***, mas qu* o* afetam diretament*. </line>
<line> 4.2 Ger*ção de *ustiça e igualdade dentro e fora da escola </line>
<line> A justiça e a igualdade são pr**cípios e direitos *a*ilares do D*reito Constitu*io*al, d* </line>
</par>
<par>
<line> mo*o que, não exp*essament*, a CF os dem*nstra em se* text*, os </line>
<line> garantindo a *odo </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 2*7-26*, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. Silva, *. C. A. So*sa </line>
<line> 262 </line>
</par>
<par>
<line> A justiça *ode se* definida como a aplicaç** da im*arcia*idade e da *gual*ade nas *ais </line>
</par>
<par>
<line> variadas partes e fa**s da vi*a social, </line>
<line> desde a dist*ibuiçã* de re*ursos a *plicação de leis de </line>
</par>
<par>
<line> forma </line>
<line> adequad*, como também na garanti* </line>
<line> de a*esso * justiça, um* vez qu* se utilize esiga </line>
</par>
<par>
<line> padr*es ético-legais e **e ga***ta um tratamento igual e isonômico a t*dos. Entretant*, por se </line>
</par>
<par>
<line> trat*r de u* conceito multifac*tado e de *árias vert*n*es, e*e pod* </line>
<line> mudar de acordo co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> l*cal de *plicabilidade da jus*iça ou a *eoria *ti*izada. </line>
</par>
<par>
<line> *om o ensino de Di*e*to Con*titucio*al e o a*mento da consc*ência so**e se*sdireitos, </line>
<line> os alunos n* ensino médio, com*reenderã*, *e for*a mais c**ra, a *xis*ência da ju**iça, e </line>
<line> ta*bém, infl**nciar* no exe**ício dess* garantia den*ro e fora d* esco**. </line>
<line> Levando iss* e* c*nta, c*loc*-se que o ensino do Di*eito Constitucio*al evidenciará </line>
<line> *m direito não tão conhecido pelos cidadãos, o *o *cesso à justiça, que é ga*a*tido pela CF/88 </line>
</par>
<par>
<line> em seu Art. </line>
<line> 5°, uma vez que o *luno *e** com*r*e*sã* so*re * sistema que o rodeia e *o*re </line>
</par>
<par>
<line> *uand* e como acessar, de forma que ajudará na e*ic*cia do direito citado assim como </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *efesa de **us próprios d**eitos. </line>
</par>
<par>
<line> Volt*n*o-se à ig*aldade, é co*pre*ndida por Lu*s Robert* Barr**o (2022) como: </line>
</par>
<par>
<line> *m dire*to funda*enta* e, t*mbém, *m val*r que perme*a objeti**mente *iferentes </line>
<line> d*mínio* d* ordem jurídica. Da di*ni*ade hum*na res*lta que todas *s *essoas são </line>
<line> fins e* *i m*s*as, poss*em * m*smo valo* e merecem, por essa raz*o, igual respeit* </line>
<line> * c*nsi**r*ção. * igual*ade ved* * hierarquização dos ind*víduos e as </line>
<line> de*eq*iparações infundadas, mas *mpõe a neu*ra*ização das i*ju*tiç*s histó*icas, </line>
<line> e*onômicas e sociais, be* com* o re*peito à *ifer*nça. </line>
</par>
<par>
<line> Desse m*do, co* * imple*entaçã* do Dir*ito C*n*titucion*l c*mo maté*ia, </line>
<line> have*á o </line>
</par>
<par>
<line> aumento da consciência social e c*l*ur** d* disce*te, de mo*o a levar e*te a conhecer </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> diversas culturas e rea*idades soci*i* e*ist*ntes no pa*s, gerand* *esse modo mais empatia, </line>
</par>
<par>
<line> tolerân*ia e, princ*pa*mente, igu*ldade, apontada po* Ba*r*so (*022). Ressalt*-se **u* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o do </line>
<line> direi*o pode ger*r maior sensibilid*d* ao disce**e, um* vez que *ste fi*ar* </line>
</par>
<par>
<line> m**s sus*etível a ver a os desdobra**nto* sociais que ocorrem *m *eu *ontexto s*cial. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda * p*r fim salienta-se </line>
<line> que o ace*so ao Di*eito Constitucional desde cedo </line>
</par>
<par>
<line> ev*denci*rá ao </line>
<line> aluno a consciênci* </line>
<line> v*lta*a à fiscalizaçã* dos órgãos públic*s, quando e*tes </line>
</par>
<par>
<line> per**berem a viol*ção d* al*uma garantia, ca*sando, dessa forma, j*s*iça. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1*, p. 247-265, mar. *024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E**ino Jurídic*: A Incorporação do Dir*ito Constitu*ion*l no Ens*no Médio </line>
<line> *63 </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Prep*raç*o pa*a * futuro </line>
</par>
<par>
<line> *nt*nde-se que *nsino Médio u*a fa*e de grandes *ud*nças, já q*e *m p*uco </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> temp*, esse aluno *u *rá para a universidade ou *rranj*rá u* empr*go - em alguns casos, até o* </line>
<line> *o*s. Dessa forma, é inter*s*an*e o *nsino do Direito Con*tit*cional nessa fase import*n*e, pois </line>
<line> preparar* o *luno p*ra os futuros desafios fora da escola. </line>
<line> *ompree*der *obre seus direitos pod* *e* *mp*rtante ao desenvolvim**to pro*issi*nal e </line>
<line> ac*dêmi*o, vis*o que *lém de dim*nuir a possibi*idade de incorrer em "possí*e*s erros, enganos </line>
<line> e ri*cos" gerados pelo des*onheci*ento d* maté*ia* jurídic*s g*r*is, em algum*s u*i*ersidade* </line>
</par>
<par>
<line> o *n*endimento sobre o mínimo de qu*stões **rídica (m*téria voltada ao </line>
<line> d**e*to) ajudar** n* </line>
</par>
<par>
<line> co*preensão de certas mat*ri*s ou *té mesmo do cu*s* *o*o um todo. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *inaliz*r *sse subtópico, é perti*ente exemplificar a p*ep*ra*ão para o *ut*ro. A </line>
<line> *aiori* d*s cursos *tual*ente nas faculdad*s aprese*ta* em seu curríc*lo *atéria* voltadas* </line>
</par>
<par>
<line> legisl*ção </line>
<line> esp*cíf*ca do curso, dessa maneir*, geraria f*cilidade na *ompreensão dess*s. Na </line>
</par>
<par>
<line> hip*t**e deste *ndivíduo con***ui* um *mprego ou está*io2, * me*mo </line>
<line> ficará atento sobr* </line>
</par>
<par>
<line> quais seus direitos *m relação a ess* ví*culo traba*hista3³, como * recebimento *e s*a </line>
<line> remuneração *em*re acim* *o *alário mínimo vigent* no país, o *ece*i**nto do salário no </line>
<line> dia correto, q*e po*su* direito a f*lgas semanais e a de*canso diário, assim *omo férias. </line>
<line> 5 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> O Direito Co*st*tuc*onal, como visto, é considera*o um meio importante para a </line>
</par>
<par>
<line> pr*teção e </line>
<line> desenvol**mento da socied***, dando ênfase à </line>
<line> sociedade brasileira. * </line>
</par>
<par>
<line> implementação desse instrumento, com* matéria escolar *brigatória, *er*a se*s impactosvi*tos </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> sociedade </line>
<line> de f*rma gradual e e**caz, um* v** </line>
<line> que </line>
<line> ao passar **s *no*, *ais e mais alunos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> t*rão acesso a essa m*t*ria. </row>
<row> *efe*e*te à p*squisa feita e o refe*e*cial *eó*ico *onsultad* que a discip*ina em ques*ão </row>
<row> teve o mínimo de i*pla*tação nas e*colas e, *or isso, os res*ltad*s *ão foram </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Comum *ntre *lunos universitários, serv* p*ra preparação par* o mercado de traba*ho na ár*a em que </row>
<row> c**** (Ar*. 1°, Lei 1**88/20*8). Estag*ário recebe *olsa-auxílio, qu* po*s*i como *inal*d*de auxi*iar em </row>
<row> d*s*esas es*olares, d* tr*nspo*te, *limenta*ão e saú*e (Art. 12, Lei 1*788/2008). </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> O* *i*eito* citados estão *re*e*tes, r*spect**amente, no A*t. 7, inc. IV * V d* CF/88 e Art. 428§*° d* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Co*s*lidaçã* das L*is *rabalhis*as (CLT - para es**g**), *rt. 459, §*° da CLT, Ar*. 7°, ***. XV </line>
<line> (descanso se*anal), XII e XIV (de*canso diário) e *VII (f*rias r*munera*as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*e*ina, *. 2*, n. 3, ar*. *2, p. 247-26*, mar. *024 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. M. A. Silva, E. C. A. Sousa </line>
<line> 264 </line>
</par>
<par>
<line> conclusi*os. Desse modo, deixando a deseja*, d*vendo colocar que </line>
<line> os </line>
<line> pod*re* *egislativo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *x*cutivo eximiram-se de assumir suas responsabilidades soci*is, tanto com * c*iação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tram**ação de *roje*o* *e lei importantes *ara o de*envolvimen*o *oci*l, como </line>
<line> os *it*dos ao </line>
</par>
<par>
<line> longo do pr*jet*, a**i* com* * **lta de polític*s *úblicas, com proj*tos sociais, para * en*ino da </line>
<line> *i*ciplina. </line>
<line> Sendo as*im, seria de gr*nd* *mportância haver * implantação *a matéria em q*estão na </line>
<line> matriz *urricular dos al*nos no ensino *édio, *o*sider*ndo a educa*ão como base para t*dos os </line>
<line> caminho*, *is*o que *eraria maior igu*ldade, justiça, além pre**rá-los pa*a uma vi*a acadê*ico- </line>
<line> profissional e fazê-lo* exercer su*s c*dadanias. </line>
<line> Nesse m*smo v*és, por fim, deve ser ressalt*d*, qu* **r mais q*e a ap*icação dessa </line>
<line> matér*a s*ja de suma im*o*tância, não deve ser negado *ara que al*an** a f*n*lidade almejad*, </line>
<line> t*mb*m *eve haver a capacitação de profissi*nais adequ*dos para **passar a mat*ria * todas *s </line>
</par>
<par>
<line> suas *ertentes, tendo em </line>
<line> vi s t a qu* </line>
<line> nem tod* </line>
<line> ac*dêmico de direito e/*u advogado possu* </line>
</par>
<par>
<line> habilidades suficiente *ara conduzir a disciplina. </line>
<line> RE*E*ÊNCIAS </line>
<line> ANTUNES, A. Ma*o* pa*te do P*E não será cumprida, apont* relatório. Escola </line>
<line> P*l*técn*c* De Saúde Joaqu*m Venânc*o, Rio de *aneir*, 2* de jun. de 2022. D*sp*n*vel e*: </line>
<line> <https://www.epsjv.*ioc*uz.br/notici*s/repor*a*em/maio*-pa*te-*o-pne-nao-se*a-*umpri*a-*p* nta- </line>
<line> r*lato*io#:~:tex*=A%20m*ta%203%20aponta%*0ain*a,fi*al%20da%2*vig%*3%AAnc* </line>
<line> a%20d*%20P**.> Último ace*s* em: 23 de mar. de 2024. </line>
</par>
<par>
<line> BARRO*O, </line>
<line> L. R. Curso de D**eito Cons*itucional *on*emporâneo - Os </line>
<line> c*n*eito* </line>
</par>
<par>
<line> Fun*amentais. Disp*nível em: Mi*h* Bibli*tec*, (*0th *dição). Saraiva, </line>
<line> 2022. Acesso **: 19 </line>
</par>
<par>
<line> de fev. 2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> BR*SIL. Câmara d*s Deputados. *ro*e** de Lei *º 141 *e 04 de fev. de 20*9. Acrescenta o </line>
<line> § 11 ao art. 26 da *ei nº 9.39*, de 20 de dezembro de 1996, que estab*lec* as diretrizes e ba*es </line>
<line> da e**caç** nacional, para incluir Direit* Cons*itucional como compon*n*e curricul*r obr*ga*ório </line>
</par>
<par>
<line> da e*u*ação básic*. Br*síli*: Câma*a **s Depu**dos, </line>
<line> 2019. Disponível *m </line>
</par>
<par>
<line> <ht*ps://www.camara.le*.br/proposicoesWeb/fi*hadetramitacao?id*roposicao=*1906*1>. Ac*sso </line>
<line> e*: 17 de mar. *e 2024. </line>
</par>
<par>
<line> *RAS*L. Câ*ara dos Deput*dos. P**jeto *e Le* nº 403 de </line>
<line> 2* de f**. de 2015. Dispõe sobre </line>
</par>
<par>
<line> to*nar-se obri*ató*ia a in*lus*o *o C*rrículo Ofi*ial de Ensi*o fund*menta* e médio asdisciplina* </line>
<line> Dir*ito Administrativo, Dire*to *onst*tu*ional e *ireit* do C*ns**idor. Brasília: </line>
<line> DA SILVA, J. R. A., *t. al., Fa*t* d* conhecimen*o da população em re*ação aos s*us direito* </line>
<line> e a inc**são do *irei*o consti*uc*onal nas *scola*. 20**. *cesso e*: 22 de f*v. de 2024. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 3, art. *2, p. 247-*65, mar. 2024 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino Jurídico: A I*cor*oração do Direit* Constituc*onal no Ens*no Médio </line>
<line> 265 </line>
</par>
<par>
<line> D* OLIVEIRA, G. S. O d*sper*ar de um </line>
<line> c*dadão: uma proposta de *nsi*o de dire*to </line>
</par>
<par>
<line> constitucional nas escolas. 2019. A*esso em: 20 de fev. de 202*. </line>
<line> *MP*AN*AÇÃO *o Programa Direito na Escola. Sit* oficia* d* prefeitur* de Elói Mendes, </line>
</par>
<par>
<line> Elói Mendes, </line>
<line> *9 </line>
<line> *e </line>
<line> nov. de </line>
<line> 2021. Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <https://*loi*end*s.mg.gov.*r/implanta*ao-do-pr*gram*-*ireito-na-escola/#:~:t*xt=%E2%80 </line>
<line> %*CO%20Dire*to%20na%20*s*ol*%*0%C3%A9,L**%20*%C2%BA%*01.737%2F*020% </line>
<line> E2%80%9D.> Acesso em: 24 *e *ar. de 20*4. </line>
<line> MANAUS, Câmara Mun*cipal. Projeto de Lei n° 429, de 18 d* no*embro de 2022. Instituiuo </line>
<line> Proj*to Manaus Lega* para a reali*aç*o de au*as sobre a Constituição Fed*ral a*s al*nos *a rede </line>
</par>
<par>
<line> públi*a municipal </line>
<line> de ensino de Manaus. Ma*aus: Câ*ara Mu*icipal, *0*2. Ace*so em: 17 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mar de 2*24 </line>
</par>
<par>
<line> R**OS, A. *. et. al., *omentários * Le* de </line>
<line> I*trodução às Norma* do Direito Br*si*eiro, </line>
</par>
<par>
<line> 2021. Ac*sso *m: 18 *e fev. de 2024. </line>
</par>
<par>
<line> RAMOS, C. A. L. S., e*. al., O Di*eito à e*u*aç*o nas constituições brasi*eira*, 2*21. </line>
<line> A*es*o em: 21 d* fev. d* 2024. </line>
<line> RODRIGUE*, K. G. Legislação educaciona* *rasil**ra, *017. </line>
<line> TH*YSA L. critica veto ao projeto que propõe *nsino *a C*nstituiç*o Federal nas*scolas. S*te </line>
<line> ofici*l *a C*ma*a Municipal de M*naus. Ma**us, 7 de feve*eiro ** 2024. Disponível *m: </line>
<line> < *ttps://w**.cmm.am.gov.br/th*ysa-lippy-c*iti*a-veto-ao-*rojeto-que-propoe-ensino-da-con*ti </line>
<line> tuicao-federal-*as-es*olas/#:~:**xt=*esta%**qu*rta%2Dfeira%20> A*esso em: 23 de ma*. de </line>
<line> 202*. </line>
</par>
<par>
<line> ZA*ON, V. P., </line>
<line> et. al., * *ns*no do D*r*it* Con*titucional como disciplina obrigatória *as </line>
</par>
<par>
<line> escola* públi*as e *rivad*s d* Brasil, 2020. A*esso em: 2* de fev. de 2024. </line>
<line> Como Re*erencia* este Arti*o, co*forme ABN*: </line>
<line> SI*VA, W. M. A; SOUSA, E. C. A. Ensino *urídico: A Incorporaç*o d* Direito C*nstitucional no </line>
<line> Ensino *édio. *ev. FSA, *eres**a, v. 21, n. 3, art. *2, p. 247-265, mar. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tribu*ção dos Autores </line>
<line> W. M. A. S*lv* </line>
<line> *. C. A. Sousa </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a**lise e in*erpretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho *u na rev*são crítica do cont*údo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na aprovaç*o da ve*são final *o manuscri*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resi**, v. 21, n. 3, art. 12, p. 247-265, *a*. 2024 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page> </page>
<page> </page>
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