<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 12, p. 213-230, *u*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.6.12
</line>
</par><par>
<line>
*m Panorama da Pesquisa em Govern*n*a Pública *o B*asil
</line>
<line>
A* *verview of Pub**c Governanc* Research in *razi*
</line>
</par><par>
<line>
A*exandre R*bêlo Neto
</line>
<line>
Dou**r em A*ministra*ão p*la UNI*O*
</line>
<line>
Profes*or da Universidade F*de*al do Piauí
</line>
<line>
E-mai*: **exandren*ka@hotmail.com
</line>
<line>
A*exandre R*drigues San*os
</line>
<line>
Doutor em Admi*is*ração pela UFPB
</line>
<line>
*dministr*do* na Unive**idade F*de*al do Piauí
</line>
<line>
E-*a**: alexand*e.adm@ufpi.edu.br
</line>
<line>
J*l*o César da *ilva
</line>
<line>
Mestra*o em Administraçã* Púb*ica pelo PROF*AP/U*PI
</line>
<line>
*spec*alista em *ir*i*o Constit*cio*al pelo PROFIA*/UFPI
</line>
<line>
E-mail: juliocesar.silvamj@*mail.com
</line>
<line>
Mateus *a*i*s *ou*a
</line>
<line>
Mes*rad* *m Administração *ú*lica *elo PROFIA*/UFPI
</line>
<line>
MBA ** F*nanças e Controladoria *elo PR*F*AP/UFPI
</line>
<line>
E-m**l: *ate*sfarias*oura@yahoo.**m
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Alexa*dre Rabêl* Neto
</line>
</par><par>
<line>
*niversid*de
</line>
<line>
Feder*l
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Pi*uí,
</line>
<line>
Avenid*
</line>
<line>
*niversit*ria
</line>
<line>-</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. *o*ny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*n*nga, 640*9550 - Te**sina, P* - Brasil
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: A**xandre Rodrigues Santos
</line>
</par><par>
<line>
*niversi*ade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí,
</line>
<line>
Aven*da
</line>
<line>
Uni*e*sitária
</line>
<line>-</line>
<line>
A*tigo rece*ido *m *6/03/*024. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Ininga, 64049550 - T*resina, PI - *ras*l
</line>
<line>
*ecebi*a em 27/03/2024. Aprova*o em 28/03/20*4.
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: J*lio Cé*ar da S*l*a
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
Pi*uí,
</line>
<line>
Avenida
</line>
<line>
Univ*rsitária
</line>
<line>-</line>
<line>
Avalia*o **lo *istema Tr*ple Review: D*sk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Ining*, 64049550 - T*resina, PI - Brasil
</line>
<line>
pelo Editor-*he*e; e *) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Mateu* Far*as Moura
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois avali*dor*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí,
</line>
<line>
A*enida
</line>
<line>
Uni**rsitária
</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
Ininga, 64049550 - Ter*s**a, P* - Brasil
</line>
<line>
R**isã*: Gr*m**ical, Norm*tiva e *e Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Rabêlo *e*o, A. R. San*os, J. C. Silva, M. F. Moura
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
RE*U*O
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo: ide*tificar as pesq*i**s *m **vernança púb*ica durante o perí*do *e 201* a 2023
</line>
</par><par>
<line>
at*avés de pe*quisa n*s bases de dados Scopus e Web of Science. **todologia: trat*-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma revisão sistemá*i*a de lite*atura, uti*i*a*do abordagem quantitativa. Re*ultados:
</line>
</par><par>
<line>
*v*denciou-se que,
</line>
<line>
em rel*ção à ab*r*agem metodológica, obser*ou- s*
</line>
<line>
uma certa
</line>
</par><par>
<line>
e*ui*alência
</line>
<line>
en*re
</line>
<line>
os enfoq*es quan*i*at**os e *u*l**ativos, *em
</line>
<line>
c*m* *ntr* os m*d*los
</line>
</par><par>
<line>
t*óric*s e empíric*s, * *ue apen*s um tr*balho t**t*u a governa*ça pública sob o contexto *a
</line>
</par><par>
<line>
Covid-19. A produção científica re*acionada à referida temáti*a mostrou não refletir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diversid*de dos *stados brasileiros, h*ja vista q*e 65% *os tra*a*hos s*lecionados são
</line>
</par><par>
<line>
oriund** de a*tores do ei*o Rio de Janei*o e Paraná. Dos 20 (vinte) artigos pesquis**os,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
autores cont*mplam somente oito
</line>
<line>
e*tados *rasileiros. Concl*sões: este artigo a traz
</line>
</par><par>
<line>
contri*uições *mpo*tantes
</line>
<line>
no que tange à si*temati*ação
</line>
<line>
de uma *iteratura *obus*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
at*aliza*a sobre o tema, o que pode *ervir de orientaçã* pa*a pesquisas f*turas.
</line>
<line>
Palavras-chav*: Governança. *overnança Púb*ica. Administr*ção Pública.
</line>
<line>
ABSTRA**
</line>
</par><par>
<line>
Objective: to *dentify rese*rch on
</line>
<line>
public governa*c* durin* t*e period from 2019 to 2*23
</line>
</par><par>
<line>
throug* research in the Sc*pus *n* *eb
</line>
<line>
of Science
</line>
<line>
da*abase*. Methodol*gy: this
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
systematic
</line>
<line>
literat*re *e*iew, *sing quan*itative approac*. Re*ults: *t was eviden* th*t, in a
</line>
</par><par>
<line>
*elation *o t*e methodologic** approac*, * certain equiv*l*nce was obs*rve* be**een
</line>
<line>
quantitativ* a*d qualitative approache*, as well as be*ween theoret*cal and e*pirical mo*el*,
</line>
</par><par>
<line>
and *hat on*y one study de*lt wit* public governance *nder *he *ont*xt of Covid-
</line>
<line>
1*. The
</line>
</par><par>
<line>
sci*ntif*c *roduction r*l*te* t* the a*orementi*ned theme
</line>
<line>
*id not r*flect the *iversity
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
Brazilian *tates, give* that 65%
</line>
<line>
o* the selected works cam* *rom authors *rom the R*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro and Paraná axis. Of the 20 (*wenty) arti*les re**ar*hed, the author* cover o*** eight
</line>
<line>
*razilia* states. Conclusio*s: thi* a*ticle m*k*s i*por*ant c*n*ributions regarding the
</line>
<line>
system*tization of ro**st and updated li*erature on t*e to*ic, whi** c*n serve as g*idance fo*
</line>
<line>
future researc*.
</line>
<line>
Ke*words: Governance. Public G*ver*ance. Pu*lic Adminis*ration.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teres*na, v. 21, n. 6, *rt. 12, p. *13-230, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Panorama *a Pesq*i** *m *o*erna*ç* Públi*a no Brasil
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TR**UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A part*r
</line>
<line>
da modernização do
</line>
<line>
setor públ*co,
</line>
<line>
*o p*ríodo de 1990 a 2000,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Adminis*ração Públi*a passou a ser conside*a*a m*is e*presarial * ge*enc*a*. *or meio de
</line>
</par><par>
<line>
meca*i*mos de governança, ho*ve na última década u*a
</line>
<line>
e*o*ução si*nif*cativa, qu* *ev*
</line>
</par><par>
<line>
c*mo
</line>
<line>
consequ*n*ia a substituição
</line>
<line>
*arc*** ** "antiga *dministração Pública", *ela "nova
</line>
</par><par>
<line>
gestão pública" e, atualmente, e* *ma perspec**v* de "gove*nança pú*li*a" (FR*I**S et al,
</line>
<line>
*0*2).
</line>
</par><par>
<line>
No que ** refere à di*ensão conceitual, a ex*ressão gov**na*ç* pos*ui
</line>
<line>
diversos
</line>
</par><par>
<line>
signi*icados, e é *oco d* várias abor**gens teóric*s. O termo é ut*lizado
</line>
<line>
com *req*ên*i*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
* odo
</line>
<line>
que problem** d* governança
</line>
<line>
pa*s**am a ser
</line>
<line>
*m euf*mis*o para c*rrup**o, *raude,
</line>
</par><par>
<line>
inco**etênc** ou desperdício (ROSE-*CKERMA*, 20*7). Sendo
</line>
<line>
as*im, a governança
</line>
</par><par>
<line>
*ública vis* dar maior re*o*no *o ci*adão na e*ecuç*o de
</line>
<line>
política* *ú**icas (Sa*es et al,
</line>
</par><par>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
Outro*sim, a g*ver*ança públi*a é um r*m* do **nhec*mento, dotado de carac*erí*tica
</line>
</par><par>
<line>
interdis*i*lin*r, com **teresse pa*ticul** nas r**ações de *o*er *n*re o tecido social, as
</line>
</par><par>
<line>
*nstâncias gover**m*ntai* e o *erc*do, *m uma conjun*ur* de *odifi*açã* **s prátic*s das
</line>
<line>
autor*dad*s políticas governarem e atuarem concretamen*e (LYN*; MALINOWSKA, 2018),
</line>
<line>
Nesse aspec*o, ela é organizada por *nstrumentos que auxi*iam o ama*urecimento de uma
</line>
</par><par>
<line>
*ul**ra gere*c*al, nor*eada pe*os
</line>
<line>
prece*to* d* e*iciê*cia, tran*par*n*ia e p*estação de conta*
</line>
</par><par>
<line>
aos usuários (P*INES ** al 20**).
</line>
</par><par>
<line>
A*ema**,
</line>
<line>
a liter*t*ra sobr* governança
</line>
<line>
públ*ca *ons*it*i um c*mp*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
investigação recente e cuja r*lev**c*a cresceu de for*a *ntensa, na **tima década. Cont*do,
</line>
</par><par>
<line>
cumpre me*cionar que a mai**ia das
</line>
<line>
p*sq*i*as so*re mode*o
</line>
<line>
d* g*vernan*a pública
</line>
</par><par>
<line>
permane*em em um **vel con**itua* mais amplo, *s *ezes sup*rficial e c*m lacunas
</line>
<line>
(*AR*INS et al, 2*19).
</line>
<line>
Nesse *onte*t*, s*rge a seg*inte probl*máti*a: sob que olhar as pesquisas so*re
</line>
</par><par>
<line>
"Governan*a P*bli*a", no *rasil, tem
</line>
<line>
*mergi*o nos *ltimos anos? Com o intuito de
</line>
</par><par>
<line>
respon*e* a esse questi*namento, o objeto *este t**balh* foi identifica*, por *eio de **a
</line>
<line>
revisão sistemá*ica *e liter**ura, nas base* de dados Sc*pus e Web of Sci*n*e, a produção
</line>
<line>
*ien*í**ca brasi*eira relacionada *o tema em es*udo, n* pe*íod* de 2019 a 2023. * esc**ha d*s
</line>
</par><par>
<line>
bases deveu-se * sua rel*vânc*a, o que *o**bora
</line>
<line>
para que os resultados da pesquisa
</line>
<line>
sej*m
</line>
</par><par>
</page><line>
preciso* e confiá*eis e *enham um i*p*cto *ignifica*ivo na á*ea *e est**o.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 2*, n. 6, **t. 12, p. 2*3-*30, jun. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Rabêlo Neto, A. R. Santos, *. *. S*lva, M. F. Mou*a
</line>
<line>
*16
</line>
</par><par>
<line>
Fa*-se relevante desta*ar o avanço si*nifi*a*ivo **s *iscussões sobr* *ov*rnança
</line>
<line>
ap**c*da *o *etor púb*ico, *o*ret*do no* últimos *nos (FR*ITAS et al, 2022). Desse m*do, do
</line>
</par><par>
<line>
ponto de v*sta prát*co, esta pesqu*sa justif*ca-se pel* necess**ade de contribu*r pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realiza*ão de estudos fut*ros que
</line>
<line>
envo*vem a g**ernança pública, pois evidencia-se uma
</line>
</par><par>
<line>
lacuna de pesqui** que o *res*nte *rtigo pretende suprir. Não
</line>
<line>
ob*tante, *a perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
acadêmico/teórica, a i*por*ân*ia d*ste
</line>
<line>
*studo fu*damenta-se pela s**tema***ação de *ma
</line>
</par><par>
<line>
literatur* *mp*rica robust* sobre tema. A *
</line>
<line>
estrutura do tr*balho, além dest* Introduçã*,
</line>
</par><par>
<line>
apre*enta um Refere*cial Teór*co, a *etodologia, *o qual se ap*esenta os camin*os utili*ado*
</line>
</par><par>
<line>
para a realização
</line>
<line>
da *esquis*, os **su*tados e *is*ussão e, por úl*imo *s Considerações
</line>
</par><par>
<line>
Fi**is.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓ*IC*
</line>
</par><par>
<line>
O modelo burocrático, in*cialm*nte adot*do *as Administra*õe*, começou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
evidenciar vicissitu*es, not*dam*n*e no q** tange * c*nf*abilidade e * *xcelência no serviço
</line>
<line>
*úb*ico, ensejando a propo*i*ão de novos paradigma*, *a*a*terizado* *or uma *aior fluidez e
</line>
</par><par>
<line>
*iá*ogo com a *ociedade,
</line>
<line>
a*ém da *romessa de
</line>
<line>
aprimoramento dos serviços estatais.
</line>
</par><par>
<line>
Poste*io*ment*, trans*e*dendo es*a c*ncepção, emerge o m*delo de **vernança, que par*e *a
</line>
<line>
prem*ssa de que o Es*ado não det*m auto*omia abs*luta para solucio*ar o* p*ob*emas sociai*,
</line>
<line>
d*mandand* sua atuação como medi*dor na busca pela resolu*ão *est*s q*estões.
</line>
<line>
(RES*NDE et al, 2*24)
</line>
<line>
Tr*ta-se, pois, da metamorf*se d* modelo de gestão pú*li*a, que evol*i d* um Estado
</line>
<line>
Produtor/Autori*ário p*ra um Estado Regulador/Financiado*, culminando no *s*ad*
</line>
<line>
Parceiro/Negoci*do* que carac*er*za o paradigma *onte**o**neo, comumente denominado d*
</line>
</par><par>
<line>
Nova Governanç* Pública,
</line>
<line>
ou simplesmente, Gover*an*a. Neste c*ntexto, são concebidas
</line>
</par><par>
<line>
noções co*o efici*nci*, bem com* *ua c*nciliaç*o *om
</line>
<line>
valo*es *omo *ustiça soc*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*ão
</line>
<line>
*os d*reitos humanos, j*ntamente com um *orte enfoque na cultura
</line>
<line>
or*a*iza*ional,
</line>
</par><par>
<line>
e*ide*cian*o-se
</line>
<line>
um in*eresse s*b*tancial na gestão da mudança e da *no*a*ão (M*IA;
</line>
</par><par>
</page><line>
CORREIA, 2022).
</line>
<line>
*overnança pú*li*a *ef*re-s* ao c**ju*to de proc*sso*, estruturas, políti*as e práticas
</line>
<line>
por meio do* *uais as in*tituições gov*rna***tais são *ir*cionadas, monitora*as e
</line>
<line>
res*onsabiliz*das * env*lv* a manei*a com* o governo é organi*ado, como as política* são
</line>
<line>
for*ulada* e implementadas, e com* os recursos são gerenciados *ara promo*er o bem-estar
</line>
<line>
da so*iedade e alca*çar *bje*ivo* públicos (O**ORNE, 2010).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. 12, p. *13-230, jun. 2**4 ww*4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Panora*a da Pes*uisa em Governança P*blica no Brasil
</line>
<line>
*17
</line>
</par><par>
<line>
Em r*s**o, a *ove*nanç* *ública diz respe*to à **icácia, transparência,
</line>
<line>
responsabili*ade e participação *o governo, vi*ando garan*ir que as polí*i*as públic*s sej**
</line>
<line>
efici*n*es, jus*as e capazes de atender à* n*c****dade* e demandas da popul*ção. A te*át*ca
</line>
<line>
da governança pú*lica *e* ganhado destaque em um co*te*to no qua* os **sto*es enfrentam
</line>
<line>
desafios e* suas *b*rdagens para promove* o bem-e*tar d* comunidade, *t*av** do
</line>
<line>
cr*sci*ento econômico, da competitividade e d* efic*cia dos merca*os int*rnos. (RESENDE
</line>
<line>
e* *l, 2*24)
</line>
<line>
Nesse senti*o, para entender * funcionamento da governan*a no s**ulo XXI, é crucial
</line>
</par><par>
<line>
desvincula*-s* de m*delos *u paradigmas direciona*-se às tend*ncias da administr**ão e
</line>
<line>
públic*. Além disso, a governança vem sendo dis*utida gradualmente na lit*ratura, revelando
</line>
<line>
preoc*pações mais amplas com * gover*ança de siste*a* c***lex*s, on*e a prior*dade é a
</line>
<line>
entrega de serviços públicos aos cidadão* (RH*DES, 2016).
</line>
<line>
Reinaldo e Pin*o (2*23) investigaram a inovação s**ial no â****o *a gest*o *úbl*ca,
</line>
</par><par>
<line>
com foco
</line>
<line>
em **luções pa*a probl*mas soc*ai* e melhoria
</line>
<line>
da q*alidade de vida da
</line>
</par><par>
<line>
comun*dade. E*es *nfatizaram a nec*ssidade *e
</line>
<line>
*esenv*lvimento
</line>
<line>
socia* com a participação
</line>
</par><par>
<line>
de diversos atore*, visa*do pr*mover * inc*usão social * gerar mu*an*as significativas p*ra
</line>
<line>
promover o valor socia* na a**o pública.
</line>
<line>
3 M*TOD*LOGI*
</line>
</par><par>
<line>
Tr*t*-s* de u*a *evisão siste*ática
</line>
<line>
de lite**tura,
</line>
<line>
v*len**-se da aborda*em
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ativa. De
</line>
<line>
acordo *om Galv*o Rica*te (2019), é uma modalidade de p*s**isa que e
</line>
</par><par>
<line>
s*gue pr*tocolos *spec*f*cos e tem por finalidade comp*ee***r e fornecer uma lógi*a
</line>
<line>
documental, verifi*a*do o que f*nciona * o que n*o **nc*ona num d*do cont*xto. Está foca*a
</line>
</par><par>
<line>
no s** *aráter *e reprodutibilida*e por
</line>
<line>
out*os pesquisador*s, expl*c**ando as bases de d*dos
</line>
</par><par>
<line>
bi*l*ográficos que f*ram con*ultadas.
</line>
</par><par>
<line>
P*r meio do acesso CA*e, disponibilizado no site d* Plataforma CAPES, realizou-*e
</line>
<line>
pesquisa na li*ta de ba*es e col*çõe*, nas seguintes *ases *e *ados: Sco*us e Web of Science e
</line>
</par><par>
<line>
os *p*radore* bool*an*s utilizados for*m: Governança OR Gov*rnanç* AND Públ*ca *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa foi realiza*a em 06 de *ezem*r* de 2023.
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa fa*e, fo*am selecionados apena* o* tr*balhos pu*lica*os ent*e 2019 e 2023, de
</line>
<line>
acordo com * ob*etivo do art*g*. Mono*rafias, *es*s e d*ssertações foram d*sconsideradas. Po*
</line>
</par><par>
<line>
se tratar de
</line>
<line>
um* pesquisa que bus*a informações *o *rasil,
</line>
<line>
os artigo* estrangeir*s fo*am
</line>
</par><par>
</page><line>
descons*dera**s os termos corresponden*es em inglê* não fo**m pes*uisados nas ba*es. e
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 6, art. 12, p. 213-230, jun. 20*4 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Rabêlo Neto, A. R. Santos, J. C. Silva, M. F. M**ra
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
Desses, quando utiliza*os ** filt*os: área de estudo (subject area), filtrando para as áreas:
</line>
<line>
business, mana*em*n* and *ccounting e so*i*l science*, res*aram 43 artigos.
</line>
<line>
Por fim, após leitu*a dos artigos, foram seleciona*os aqu*l*s *om maior af*ni*ade com
</line>
<line>
o tema da pes*uisa, totali**ndo 20 ar*i*os. Os crité*ios d* *eleção estão demons*r*dos em um
</line>
</par><par>
<line>
fluxograma (Figu*a 01) * a síntese dos 20 (vinte) arti*os se*eciona*os foi a*resentada
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 01. Dessa maneira, esta revisão buscou sistematiz*r a literatura que v*rsa sob*e a
</line>
<line>
*overn*n** pú*lic*, no Brasil, no período de 2019 a 2023.
</line>
<line>
*igur* 01 - Seleção *os a*ti*o* para revisão.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborad* pel*s *ut*res (2**4).
</line>
</par><par>
<line>
4 *ESULTADOS E D*SCUS**O
</line>
<line>
Em rel*ção aos r*su*tados, * Quadro 01 sumariza, por *e** do Título, Objeti*o
</line>
<line>
Pr*ncipais Re*ultados, o que foi encontr*do *ob*e o tema, tendo como base *s artigos
</line>
<line>
*ientífico*, selecionados para esta revisã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, *. 21, n. 6, art. 12, p. 2**-230, jun. 2*24
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Pano*ama da Pesqui*a em Gov*rnança P**lica no Br*sil
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 01 - Car*cter*za*ã* do co*te*do dos artigos pes*uisado*.
</line>
</par><par>
<line>
*ítul*/Autore*
</line>
<line>
*bjetivo
</line>
<line>
Princi*ai* res*lt*dos
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
*oas *rát*cas de gov*rna*ça
</line>
<line>
Comparar a L*i da* Estatais e o
</line>
<line>
I. F*z-s* oportuno demon*trar como * mesma boa
</line>
<line>
púb*i*a e corporativ*: fomento
</line>
<line>
Decreto da *olíti*a de Governança
</line>
<line>
*rática tem seu trata**nto dif*renc**do na
</line>
<line>
de uma *over*anç* nacio*al
</line>
<line>
com as bo*s pr*tic*s propostas pelo
</line>
<line>
dim*n*ão d* gov**nanç* pú*lic* e privada,
</line>
<line>
b*asi*eira.
</line>
<line>
I**titut* Brasileiro *e Gove*nanç*
</line>
<line>
m**tendo, entretant*, **a mes*a essênci*. *I. Ao
</line>
<line>
Corpor*tiva, em busca de pon*os de
</line>
<line>
a*re*e*tar ess*s **terseçõe* entre a go*ernança
</line>
<line>
ME*FE, Corinto;
</line>
<line>
(não) interseção en*re est*s
</line>
<line>
pública * *orpor*ti*a, com base na legisl*ção
</line>
<line>
M*RCHI*OTTI, Gustavo
</line>
<line>
*rt*fatos, que possibi*item
</line>
<line>
vigente, é ess**cial reforçar 1) que *em todas *s
</line>
<line>
Guim*rães; FILH*, José
</line>
<line>
a discussã* e o fomento de um*
</line>
<line>
*ráticas poder*o alc*n**r a i*t*r**ção *e fa**; *)
</line>
</par><par>
<line>
Rodrigues de Far*as.
</line>
<line>
(2023)
</line>
<line>
governança naci**al brasileira.
</line>
<line>
q*e algumas apr*ximações *everão *er adaptada*
</line>
<line>
ou abstraídas; e, por fim, 3) q*e outras pode**o
</line>
<line>
dispor de enlaces efe*ivos. III. As interseções a*ima
</line>
<line>
**scrita* apontam com nitidez *rês abordagens
</line>
<line>
diferen*es para o desenv*lvi*ento da* boas
</line>
<line>
práticas: 1) *q**las com hist*rico de progresso
</line>
<line>
acu*ulado na própria administração pública, como
</line>
<line>
a tr*n*parência; 2) o gru*o que evoluiu **m *
</line>
<line>
av*nço d* *rópria governança, co*o a *ntegridade e
</line>
<line>
3) o grupo que i*corp*rou boas prá*icas do *e*or
</line>
<line>
privado, a gestão de riscos. E*sa* três abordag*ns
</line>
<line>
*n*luenciam *a maturidade ** setor **b*ico.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Avaliaç*o de políticas
</line>
<line>
Compreend*r *s as*ectos **
</line>
<line>
I. No caso brasileiro, a interope*abi*idade *o set*r
</line>
<line>
públ**a* e interoperabilidade
</line>
<line>
interoperabil*d*de que pod*riam
</line>
<line>
p*b*ico pass*u * ser mais b*m detalhada, *o âmbito
</line>
</par><par>
<line>
n* perspect*va da governança
</line>
<line>
cont*ibu** ** process* de avaliação
</line>
<line>
*a su* di*ensão legal,
</line>
<line>
tão somen*e a par**r
</line>
<line>
da Lei
</line>
</par><par>
<line>
pública digital.
</line>
<line>
de po*íticas públicas, uma vez q**
</line>
<line>
n. 14.129, *e 29 de m**ç* d* 2021, chamada *ei de
</line>
</par><par>
<line>
oti*izam a *o*ad* d* decisõe*
</line>
<line>
*overno Digital. *I. O *esafio
</line>
<line>
d* implementação
</line>
</par><par>
<line>
TAVARES, Andr* Afo*so;
</line>
<line>
per*a*en*o um caminho mais
</line>
<line>
*e*sa interop*rabilidade
</line>
<line>
e**olve di*erentes
</line>
</par><par>
<line>
***ENCOURT, Caro*i**
</line>
<line>
seg**o pa*a atuação públic* e
</line>
<line>
a*pectos, tais *omo investime*to em infraestrutura
</line>
</par><par>
<line>
Müll**. (2022)
</line>
<line>
re*l*zaç*o d*s compromissos
</line>
<line>
de tecnologi* da informação e
</line>
<line>
comunicação, em
</line>
</par><par>
<line>
c*n*titucion*is pela via *as
</line>
<line>
treinament* de pessoal e ** cultura organi*acional.
</line>
</par><par>
<line>
polític*s p*blic*s.
</line>
<line>
III. O agir interoperável amp*i* exponencialmente a
</line>
</par><par>
<line>
aplicação de
</line>
<line>
técn*cas em *rogramação e u*i**zação
</line>
</par><par>
<line>
de tecno*og*as mai* *v*nçadas, de *orma a pe*mitir
</line>
</par><par>
<line>
aval*ações
</line>
<line>
m**s
</line>
<line>
di*â*icas,
</line>
<line>
integra*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*em*estivas, e, assim, apo**r os gestores públ*cos
</line>
<line>
na missão de c*mprir os obje*ivos co*st*tucionais.
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
*over*ança corporativ* e
</line>
<line>
A*alisar se mecanismos especí*icos
</line>
<line>
Os *esultados indicaram que
</line>
<line>
o tamanho
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conexõe* po*ít*cas nas práticas
</line>
<line>
de governança corporativ* e as
</line>
<line>
percen*ual de m**bros externos
</line>
<line>
no Conselho *e
</line>
</par><par>
<line>
a*ticorrupção.
</line>
<line>
c*n*xões *ol*ticas inf*uencia* a
</line>
<line>
Administra*ã* (CA), audito**a big *our, tamanh* do
</line>
</par><par>
<line>
evidenc*a*ão vol*ntá*ia de práticas
</line>
<line>
co*itê de audi*oria a parti*ipa*ão e
</line>
<line>
acionária
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
KOPROWSKI, Sirlene;
</line>
<line>
anti*orr*pção em empresas listadas
</line>
<line>
governo influenc*aram posi*i*amente o* n*veis de
</line>
</par><par>
<line>
K*EIN, Viviane;
</line>
<line>
n* [B]3.
</line>
<line>
evidenc**ção de pr*t*cas a*ticorrupção. *or sua vez,
</line>
</par><par>
<line>
MAZ*IONI, Sad*; MAGRO,
</line>
<line>
a presença de polític*s no CA conduz para *ume*to
</line>
</par><par>
<line>
*ristian Baú Dal. (2021)
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
assim*tr*a i*fo*macional ao revelar menor ní*e*
</line>
</par><par>
<line>
de *ivulgaç*o, que, na sua extensão, re*res*nta
</line>
<line>
*e*or compromis*o c*m as prát*cas ant**orrupçã*.
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
*nfluência d* controle interno
</line>
<line>
Ver**icar se o con*role interno d*s
</line>
<line>
Os re*ult*dos apresentaram
</line>
<line>
que cont*o*e inte*no o
</line>
</par><par>
<line>
*a efetividade
</line>
<line>
*a go*ernança
</line>
<line>
muni*ípios **ran*e***s é ef*tiv* n*
</line>
<line>
exer*e certa influênci* sobre * governança dos
</line>
</par><par>
<line>
pública nos
</line>
<line>
municípios
</line>
<line>
prom*ção d* go*ernança públic*
</line>
<line>
municí*ios da
</line>
</par><par>
<line>
p*ran*en*es.
</line>
<line>
municipal.
</line>
<line>
amostr*.
</line>
</par><par>
<line>
KINZL*R, Édina Carine de
</line>
</par><par>
<line>
Souza;
</line>
<line>
MELLO,
</line>
<line>
Gilmar
</line>
</par><par>
<line>
Rib*iro (2023)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 6, art. **, p. 213-230, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Rabêlo Neto, A. R. Santos, J. C. Silva, M. F. Moura
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
5. Economia co*parti*had*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Ide**if*car ** aplicat*vos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
A re*ressão estimada mostra que emprego o
</line>
<line>
d as
</line>
</par><par>
<line>
governança públ*ca.
</line>
<line>
compartil**ment* que surgiram n*s
</line>
<line>
novas tecnologias de comunicaç*o cont**bui para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ú*tima* décad** e o mo*o como
</line>
<line>
melhoria no d*sempenho fis*al dos municípios.
</line>
</par><par>
<line>
GIOVANINI, A***son (2020)
</line>
<line>
est** contribuindo
</line>
<line>
para a melho*i*
</line>
<line>
Contu*o, essas t*cn*logias são pouco utiliz*das,
</line>
</par><par>
<line>
da gestão pública local.
</line>
<line>
sendo *ecessári*s ini**ativas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
esti*ulem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
utilização
</line>
<line>
de
</line>
<line>
aplicativo*
</line>
<line>
de compart*lhamento
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
gestõ*s públicas loca*s.
</line>
</par><par>
<line>
6.
</line>
<line>
**ministração
</line>
<line>
p*blica
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Discutir conc*itos e *efin*ções
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Como resultado, este art*g*
</line>
<line>
apresenta uma
</line>
</par><par>
<line>
govern*nça: uma
</line>
<line>
discussão
</line>
<line>
administra*ão
</line>
<line>
*ública, gove*nança,
</line>
<line>
c*ntribuição teórica *ns**gando nov*s e*tudos sobr*
</line>
</par><par>
<line>
teóri*a.
</line>
<line>
suas bases teóricas e apl*c*bi*idade
</line>
<line>
* te*a no Brasil, d*stacando a necess**ade *e
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
avanço no *amp* acadêmico, p*incipalmente
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
DE F*EIT*S, Verivaldo
</line>
<line>
s*tor pú*l*co.
</line>
<line>
meio de pesquisas e*pír*cas na esfera municipal.
</line>
</par><par>
<line>
Alves; *A SIL*A, F*ancisco
</line>
</par><par>
<line>
*dson Rodrig*es (2022)
</line>
</par><par>
<line>
7.
</line>
<line>
Influ*nc*a da *overnança
</line>
<line>
*er*f*car a *nfluência de práticas de
</line>
<line>
Ver*fi*ou-s* infl*ê*cia de v*riáveis a
</line>
<line>
ti*as
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica na e*i*iência da
</line>
<line>
g**ernança públi*a na eficiência da
</line>
<line>
p*incípios
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
gov**nança
</line>
<line>
pública:
</line>
</par><par>
<line>
alocação
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
recurs**
</line>
<line>
aplicaçã* d*s r*cursos *ú*lic*s em
</line>
<line>
transparên*ia/accountability,
</line>
<line>
participação,
</line>
</par><par>
<line>
públ*cos.
</line>
<line>
*ducação e saúde nos mun***pio*
</line>
<line>
inte*ridade/ética, co*f*rm*dade legal,
</line>
<line>
equidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros, partir da p*r*pectiva a
</line>
<line>
efetividade. Como *onclusão, es*e art*go m*stra
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, Rodolfo Roch* dos;
</line>
<line>
da *ova g*vernanç* públi*a (new
</line>
<line>
que
</line>
<line>
pr*tic** de go*ernanç* p*bl*c* influ*ncia*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ROV*R, Suliani (2019)
</line>
<line>
public g**ernan*e *PG).
</line>
<line>
eficiênci* da aplic*ção dos recu*sos públic*s
</line>
<line>
em
</line>
<line>
educação e saúde nos mu*icípio* bra*ileiros.
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Gover*an*a corpora*iva: fator
</line>
<line>
Verif*car a relação entre o a*ivis*o
</line>
<line>
Resul*ados inconclus*vos foram obtidos para
</line>
</par><par>
<line>
pr*ponder**te no *tiv*smo de
</line>
<line>
de acionis**s
</line>
<line>
e os elementos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
variáveis de
</line>
<line>
*esemp*n*o. Testes de robustez
</line>
</par><par>
<line>
aci**istas no bras*l
</line>
<line>
governança
</line>
<line>
corporativa
</line>
<line>
e
</line>
<line>
indicaram melh*r capacida**
</line>
<line>
explicativa p*ra
</line>
</par><par>
<line>
**sempenho
</line>
<line>
observ*ções de ativis*o *m e*pr**as *osic*ona*as
</line>
</par><par>
<line>
C*LLARES,
</line>
<line>
*arta
</line>
<line>
**ite
</line>
<line>
finan*e*ro *as empresas
</line>
<line>
br*si*eir*s
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
últimos
</line>
<line>
*0% mais altos
</line>
<line>
do índice. For*m
</line>
</par><par>
<line>
(2020)
</line>
<line>
selec*onada*, articuland* a *eoria d*
</line>
<line>
encontradas evid*n*ias significativas *e *elação
</line>
</par><par>
<line>
*gência e o *onceito v*ice d* *eor*a
</line>
<line>
e*tre *t**ismo e governança, *
</line>
<line>
que não ocorre
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*it, voice, and l*yalty.
</line>
<line>
f*rma conclu**va com relação a desempenh*,
</line>
<line>
reve*ando * predo*ínio *a primeira variáve*
</line>
</par><par>
<line>
9.
</line>
<line>
*ransparênci* *emocrátic* na
</line>
<line>
*nalisar se o c*mpo*t*men**
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Dur*nte a crise do Covid-19, o governo f*deral não
</line>
</par><par>
<line>
gov*rnanç* p*b*ica: o direito à
</line>
<line>
A*min**tr*ção Pública durante
</line>
<line>
a
</line>
<line>
tem presti*iado, em sua
</line>
<line>
pleni*ude, o direito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**forma*ão e as tensõ*s
</line>
<line>
c*ise
</line>
<line>
do coronav*rus t*m atend*do
</line>
<line>
acesso à infor*aç*o
</line>
<line>
garantido pe*o ord**ame*to
</line>
</par><par>
<line>
juríd*cas na cov*d-19.
</line>
<line>
à*
</line>
<line>
*ire*rizes
</line>
<line>
legais
</line>
<line>
so*re
</line>
<line>
jurídico. Ne**e sentido, a *stratégia de comunicação
</line>
</par><par>
<line>
tra*sparê*ci*
</line>
<line>
na
</line>
<line>
go*ernança
</line>
<line>
e d*
</line>
<line>
ges*ão da inform*ção dos órgã*s federais
</line>
</par><par>
<line>
DE
</line>
<line>
ANDR *DE ,
</line>
<line>
Otávi*
</line>
<line>
públi*a.
</line>
<line>
S**sidiariamente,
</line>
<line>
d*ra**e a Co*id-19 precisa s**
</line>
<line>
revista,
</line>
<line>
uma v*z
</line>
</par><par>
<line>
Morato (2020)
</line>
<line>
discute*-se a ev*lução do *ireito à
</line>
<line>
que, *lém de pod*r configu*ar ilícito a*mini*tr*tivo,
</line>
</par><par>
<line>
*nforma*ão n* *ras*l *
</line>
<line>
a
</line>
<line>
a *alta de tr*nsp*rência enfra*uece a capacidade da
</line>
</par><par>
<line>
importância da tran*parê*cia nos
</line>
<line>
sociedade de avaliar a* pol***cas públicas, *iscalizar
</line>
</par><par>
<line>
regimes democráticos.
</line>
<line>
os agentes governamentai* e reivindic*r seu*
</line>
<line>
dire*t*s.
</line>
</par><par>
<line>
1*. Governança
</line>
<line>
pú*lica
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
An*lisar *
</line>
<line>
*overn*nça pú*lica
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
Os resultados
</line>
<line>
evidenci*ram q*e a maior **rte dos
</line>
</par><par>
<line>
municípios br*sile*ros.
</line>
<line>
municí*io* brasileiros, investi*ando
</line>
<line>
municíp*os
</line>
<line>
a*alis*dos apresentam el*v*do grau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
os municípi*s
</line>
<line>
de g*ande e peque*o
</line>
<line>
governança **blica. Ainda, verificou-se
</line>
<line>
q**,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
A*UINO, Cínti*
</line>
<line>
Van*ssa
</line>
<line>
port*.
</line>
<line>
forma gera*, os municípios *e *rande p*rt*
</line>
</par><par>
<line>
Monteiro
</line>
<line>
Germ*no;
</line>
<line>
D*
</line>
<line>
ap*e*en*aram gover*ança públ*ca *upe*ior ao*
</line>
</par><par>
<line>
SI*V*,
</line>
<line>
Clayton Robson
</line>
<line>
municípios de pequen* po**e. Al*m
</line>
<line>
*isso,
</line>
</par><par>
<line>
Moreira; VAS*ONCELOS,
</line>
<line>
e*idenci*u-se que os municípios
</line>
<line>
da Região Sul se
</line>
</par><par>
<line>
Lucas
</line>
<line>
R*os
</line>
<line>
Souza;
</line>
<line>
destacara* quanto ao
</line>
<line>
grau de g*vernança, q*a*do
</line>
</par><par>
<line>
C*S*ELO, Joelma Leit*.
</line>
<line>
*omp*ra*os c*m os municípi*s da* demais **giões.
</line>
</par><par>
<line>
(2**1)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 12, p. 213-230, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Panora*a da Pesquisa e* Governan*a P*bli** no Brasi*
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
11. A i**luência da contabilidade
</line>
<line>
An*lisar o impacto e a *orrelação
</line>
<line>
Como resu*tad* o*teve-se q*e
</line>
<line>
a correlação
</line>
</par><par>
<line>
para a governan** p*blica:
</line>
<line>
*ntre *
</line>
<line>
*ontabili*ade
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
<line>
existente entr* ** va*iáveis * po*itiva * forte e,
</line>
</par><par>
<line>
uma aná*ise
</line>
<line>
n**
</line>
<line>
univers*dades
</line>
<line>
governa*ça
</line>
<line>
t**bém, *u* índ*ce de governança orçamentária o
</line>
</par><par>
<line>
p*bli*as *ed*rais.
</line>
<line>
pú**i** d*s Universidades *úblicas
</line>
<line>
explica *8,*% ** í*d*ce de go*ernanç* pública de
</line>
<line>
Federai*.
</line>
<line>
maneira que o *al*r médio do índice Governança
</line>
</par><par>
<line>
BOT*LHO, José
</line>
<line>
Rafael
</line>
<line>
orça*entária aument* 0,*55* pontos tendo *m vista
</line>
</par><par>
<line>
Pereira; CH*GAS, Milton
</line>
<line>
u* cresc*mento méd** de 1 ponto no ín*i*e
</line>
</par><par>
<line>
Jar*as R*drigues. (20**)
</line>
<line>
G*vernança or*amentária.
</line>
</par><par>
<line>
*2. Go*e*na*ça públic* *m três
</line>
<line>
I*entific*r
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*valiar
</line>
<line>
Os res*ltados i*dic*m gr*nde dive*sidade de
</line>
</par><par>
<line>
dimensões:
</line>
<line>
conc*itual,
</line>
<line>
comp*rativamente *ni*iativa* de
</line>
<line>
conceitos d* gover*ança p*bl*ca, *e
</line>
<line>
inst*umentos
</line>
</par><par>
<line>
**nsural e *emocrática.
</line>
<line>
*efinição
</line>
<line>
e
</line>
<line>
mensuração
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
ut*lizados
</line>
<line>
* ar a
</line>
<line>
a s*a mens*raç*o e de ator*s
</line>
</par><par>
<line>
go*ernança pú*lic*
</line>
<line>
inst*t*cio*a** qu* exer*e*. *bse*vou-se tam**m a
</line>
</par><par>
<line>
*UTA, Bernardo Olivei*a;
</line>
<line>
*issonân**a entr* os ind**adores e os conceito* de
</line>
</par><par>
<line>
TEIXEIR*, Marco Anto*io
</line>
<line>
governança p*bli**
</line>
</par><par>
<line>
Carvalho (2019)
</line>
</par><par>
<line>
13. Os caminhos
</line>
<line>
da gove*na**a
</line>
<line>
Realizar um ap*nhado *iterári*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
Constatou-*e que a constituição da Go**r*ança
</line>
</par><par>
<line>
públ*ca.
</line>
<line>
respeito d* Governança, co*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
Públ*ca, decorreu da alter*ância
</line>
<line>
d* m*del*s
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva
</line>
<line>
de se elab*rar *m
</line>
<line>
adm*nistrat*vos, d* Adm*nist*ação Pública par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
JUNIOR, Eden d* Carm*
</line>
<line>
painel histó*i*o, co*ceitual, de
</line>
<line>
No*a G*stão Pública, e a *artir
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
S**res; FERREIRA,
</line>
<line>
Lucia*a
</line>
<line>
elementos teóri*os e d*stac*r
</line>
<line>
o
</line>
<line>
disfuncionalidade* apon*adas para esta última. E*
</line>
</par><par>
<line>
Rodrigues; MORAI*, K*ty
</line>
<line>
itinerá*io
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
redu*dou
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
um desd*bramento *a Governança Públ*ca,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Maria Nogueira; DA SI*VA,
</line>
<line>
Go*ernança Pública * na sua versão
</line>
<line>
Govern*nça Eletrôn*c*
</line>
<line>
incorp*ra fu*damento*
</line>
</par><par>
<line>
J o ão
</line>
<line>
U*isses
</line>
<line>
Barata;
</line>
<line>
*letrôn*ca, para, d*ssa forma,
</line>
<line>
daquela, *omo o *iálog* com a sociedade e * foco
</line>
</par><par>
<line>
NASCIMEN**,
</line>
<line>
Anderson
</line>
<line>
qualifi*á-la adequadamente.
</line>
<line>
das *ções *ove*namentais no
</line>
<line>
cidadão,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
alia o uso
</line>
</par><par>
<line>
Lopes; DE OLIVEIRA, André
</line>
<line>
de ferram*ntas el*trônica* d* comunicação
</line>
</par><par>
<line>
Luiz Lusto*a. (2*22)
</line>
<line>
base*das na i*terne* p*ra
</line>
<line>
ofer**er serviços
</line>
<line>
c* m
</line>
</par><par>
<line>
mais agi*i*ade, tran*parência e efi*iência, isso para
</line>
<line>
parce**s m*io*es da populaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
*4. Administraç*o
</line>
<line>
públi*a
</line>
<line>
Id*ntific*r as
</line>
<line>
fases ou modelos de
</line>
<line>
O a*ual *odel* d* Admi*i*tr*ção Pública bra*ileira
</line>
</par><par>
<line>
brasileira atual: * *oe*istência
</line>
<line>
*dmini*tra*ão Pública ado*ados n*
</line>
<line>
é resul*ado *e
</line>
<line>
um p*ocesso dinâ*ic* de
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
patr*mo*ialismo,
</line>
<line>
*rasil
</line>
<line>
du*ante
</line>
<line>
o *eco*rer de sua
</line>
<line>
tr*nsf*rmaç*o, *niciado na colonização Portug*esa.
</line>
</par><par>
<line>
burocracia, geren*ial*smo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
história, *estacando as principais
</line>
<line>
N* dé*ada de 1990, uma nova re*orma impõe
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
govern*nça pública
</line>
<line>
carac*e*ísticas de ca*a f*se,
</line>
<line>
modelo ger*nc*al, de essênci* n*ol*ber*l. **ós
</line>
</par><par>
<line>
*ossibi*itan*o aferir
</line>
<line>
se algumas
</line>
<line>
2014 o Bras*l
</line>
<line>
a*ota um mod*lo
</line>
<line>
*enominado
</line>
</par><par>
<line>
JUNIOR,
</line>
<line>
J***
</line>
<line>
M**io
</line>
<line>
ca*a*erísti*a
</line>
<line>
s*bsist*m
</line>
<line>
na
</line>
<line>
g*vernança púb**ca. *om**en*e estes model*s são
</line>
</par><par>
<line>
*ip*evski; *OMPOROSKI,
</line>
<line>
contempo*aneidade.
</line>
<line>
*ensados como s*cessivos, entreta*to,
</line>
<line>
não é o *ue
</line>
</par><par>
<line>
A*exa*dre Assis. (2023)
</line>
<line>
ocorre, uma vez que
</line>
<line>
as car*cterísticas de
</line>
<line>
cad a
</line>
</par><par>
<line>
modelo cont*nuam *r*sentes e coe*istind*.
</line>
</par><par>
<line>
15. Mat*rida*e de govern**ça
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Analisar a relaçã* entre o nível d*
</line>
<line>
Foi enco*trada
</line>
<line>
uma relação p*sitiva entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criação de val*r públic* e*
</line>
<line>
g*vernança e * ger*ção d* valor nas
</line>
<line>
ef*ciência e
</line>
<line>
* n*vel de governança. * relação
</line>
</par><par>
<line>
inst*tuiçõ*s públicas de en*ino
</line>
<line>
un*ve*s*da*es f**e**is (UFs)
</line>
<line>
do
</line>
<line>
positi*a
</line>
<line>
encontrada mo*trou
</line>
<line>
a
</line>
<line>
i*portânc*a **
</line>
</par><par>
<line>
superior:
</line>
<line>
o
</line>
<line>
caso
</line>
<line>
d as
</line>
<line>
Brasi* para o ano de 2018.
</line>
<line>
fortal*cer os *ec*nismos de governança pública
</line>
</par><par>
<line>
universidades brasileira*.
</line>
<line>
n*s institu*çõe* de e*sino s*p*ri*r, refor*ando seu
</line>
</par><par>
<line>
compromisso co* a pr*duçã* *e conhecim*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ACH*DO, D*iane Pias;
</line>
<line>
com q*alidade de suas açõ*s, *
</line>
<line>
legitimando
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
QUIRAQUE, E*cídio
</line>
<line>
papel *a socied*d*.
</line>
</par><par>
<line>
*enriq*es (20*3)
</line>
</par><par>
<line>
16. Modelos de negó*io na **fera
</line>
<line>
Apr***ntar uma ont*log*a de
</line>
<line>
O concei*o
</line>
<line>
de modelo de
</line>
<line>
negóc*o
</line>
<line>
foi expandido
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pública: * modelo canvas de
</line>
<line>
go*e*nança
</line>
<line>
pública, baseada em
</line>
<line>
*xtrapolou suas *rige*s no *mbient* dos
</line>
</par><par>
<line>
governança *ública.
</line>
<line>
robusta literatur*
</line>
<line>
*m *o*e*os de
</line>
<line>
desenv*lved***s de t*cnologi*s da
</line>
<line>
inf*rmaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
neg*cios * e* um
</line>
<line>
c*mun*cação. O termo se tornou uma ferrame**a de
</line>
</par><par>
<line>
MARTINS, Humberto Fal**o;
</line>
<line>
conceito de governança pública
</line>
<line>
gestão auxiliando organ*z*çõe* a criar e entregar
</line>
</par><par>
<line>
MOTA, João Pa*lo; MARINI,
</line>
<line>
es*rutu*ado,
</line>
<line>
a f*m d* *elhora*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
valor a *eus *ene*iciários
</line>
<line>
p*r m*io de produtos
</line>
</par><par>
<line>
**io. (2019)
</line>
<line>
compree*são,
</line>
<line>
comunicação,
</line>
<line>
(bens e serviços) *e forma su*tentável.
</line>
</par><par>
<line>
inovação e me*sura*ã* **s
</line>
<line>
Concomitantemen*e, o tema d* governa*ça públic*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina P*, v. 21, n. 6, art. 12, p. 21*-230, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
17. Tran*parência *
</line>
<line>
governanç*
</line>
<line>
A*alisar os resultados
</line>
<line>
obtidos pelo
</line>
<line>
Os a*hados da pesquisa indica* que m*ior part* *
</line>
</par><par>
<line>
*úbli*a
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
assembleias
</line>
<line>
Índice de T*anspa*ência
</line>
<line>
de
</line>
<line>
das casas
</line>
<line>
legislativas est*duais brasileiras
</line>
</par><par>
<line>
le*islativ**: uma análise dos
</line>
<line>
Gove*nança
</line>
<line>
Públ*ca,
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
apresentam níveis de transparência *e**anos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ní*eis de t*a**par*ncia e
</line>
<line>
d as
</line>
<line>
T*ansp*rência
</line>
<line>
Internacional
</line>
<line>-</line>
<line>
baixo*, e que ape*as **H p*de ser *m preditor para
</line>
</par><par>
<line>
variáveis
</line>
<line>
so*ioeconômi**s
</line>
<line>
B*asil, e di*cutir em que me*ida
</line>
<line>
ex*li*ar esses r*s*ltados, ai*d* q*e não
</line>
</par><par>
<line>
estad*ais.
</line>
<line>
questões socioeco**mic*s são
</line>
<line>
inteiramente.
</line>
</par><par>
<line>
capa*es *e explicar ** n*vei*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*INHO, *ari* Domin*u*z
</line>
<line>
transparência dos pa*lamentos
</line>
</par><par>
<line>
C*sta; *A *OSTA, Gabr*ela;
</line>
<line>
e*taduais
</line>
<line>
bra*ileiros,
</line>
</par><par>
<line>
M*RIOTO, Djiov*nn* Jonas
</line>
<line>
especificamente PIB, *DH e rend*
</line>
</par><par>
<line>
*rança; DOS SANT*S, *bida
</line>
<line>
per capita
</line>
</par><par>
<line>
Rosa; FR*NCE, Guil**rme.
</line>
</par><par>
<line>
(2023)
</line>
</par><par>
<line>
18. Meca*ismos de governança,
</line>
<line>
Analisar a rep*rcussão d*sses t**as
</line>
<line>
O arti*o assin*la
</line>
<line>
o
</line>
<line>
c*r**er híbrido da dem*crac*a
</line>
</par><par>
<line>
in*tit*ições
</line>
<line>
socie*á*i*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
em
</line>
<line>
agendas e
</line>
<line>
alte*nativ**
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
brasileira, em que o universalismo weberiano e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
bur*cracia
</line>
<line>
est*tal: *eflexões
</line>
<line>
polít*c*s de **ve*n*nça pú*lica
</line>
<line>
e
</line>
<line>
orientação
</line>
<line>
às insti*uições de Estado de Bem-Estar
</line>
</par><par>
<line>
so*re ins*ituições *o**e*ár*a* e
</line>
<line>
*articipativa no
</line>
<line>
Brasil **m ên*ase
</line>
<line>
qu* foram en*relaçados
</line>
<line>
*a matri* const*tucional de
</line>
</par><par>
<line>
po*osidade governamental.
</line>
<line>
n*s
</line>
<line>
confli*os ent*e governantes,
</line>
<line>
1 9 8 * o p er am
</line>
</par><par>
<line>
polít*cos, fu*c*onári*s, gr***s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
em competi*ão com duas o*tras lógic*s - por um
</line>
</par><par>
<line>
RIBEIRO,
</line>
<line>
José
</line>
<line>
*endes
</line>
<line>
in*eresses * coalizões civis e*
</line>
<line>
lado, a herança estament*l da *urocracia pú*lica *,
</line>
</par><par>
<line>
(2023)
</line>
<line>
disp*ta *os *ro*essos decisórios.
</line>
<line>
por outro, *s inici*tivas de go*ernança* horizontai*
</line>
</par><par>
<line>
e participa*ivas. As contradições d*nâmicas
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
e*ses
</line>
</par><par>
<line>
q*atro eixos *efinirão a co*petiç*o pel* aparelho
</line>
<line>
d* *stado *o contexto *tual.
</line>
</par><par>
<line>
19. U *
</line>
<line>
en**io
</line>
<line>
sobr*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
Propor * reflexão *obre
</line>
<line>
a
</line>
<line>
A literat**a destaca necessida** de inovação da a
</line>
</par><par>
<line>
desenvolviment* loca* desde a
</line>
<line>
*overnan*a públi*a e * *tivaç*o
</line>
<line>
governança *ú*li*a,
</line>
<line>
q**
</line>
<line>
requer a adoção de nov*s
</line>
</par><par>
<line>
a*ivação s*cial e a g*vernança
</line>
<line>
*ocial com* dimensões necessárias
</line>
<line>
estratégias de mo*ilizaçã* *a sociedade civil
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica.
</line>
<line>
à prom*ção de
</line>
<line>
de*envolv*ment*
</line>
<line>
ocupação de nov*s es**ços v*ncu*ad*s ao p**cesso
</line>
<line>
local.
</line>
<line>
de tomada ** decisão. As dificuldad*s derivad*s da
</line>
</par><par>
<line>
D*
</line>
<line>
*ANT'A*NA,
</line>
<line>
arti**laç*o entre governança públic* * participação
</line>
</par><par>
<line>
Al*ssa*dra;
</line>
<line>
*E T O,
</line>
<line>
*ocial decorrem do processo históri*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Exzovi**res
</line>
<line>
Queiroz;
</line>
<line>
*onfor**çã* do ***ado brasil*iro * da apropriação
</line>
</par><par>
<line>
MAR*H*, Jamur Johnas
</line>
<line>
da esfe** púb*ica p**a soci*dade ci*i*, organizada
</line>
</par><par>
<line>
(2020)
</line>
<line>
ou não. Por f**, é im*ortante buscar novos estudos
</line>
<line>
e apr**ri*çõ*s do qu* se pr*d*z e* *aráter te*ri*o
</line>
<line>
ou *mpíri*o n*sse campo
</line>
</par><par>
<line>
*0. *
</line>
<line>
gover*ança
</line>
<line>
*ública como
</line>
<line>
Av**iar criti*amente as d*sposições
</line>
<line>
*oram observa*as
</line>
<line>
defi*iências nos pr*ce*sos *e
</line>
</par><par>
<line>
efetivação da força n*rmativa
</line>
<line>
con**itucionais
</line>
<line>
re***entes
</line>
<line>
à
</line>
<line>
constituiç*o de esta*ais, como dific**dades na
</line>
</par><par>
<line>
d* c*n*t*tuição *a*a o esta*o
</line>
<line>
*xplor*ção d*reta da atividade
</line>
<line>
*bte**ão
</line>
<line>
de d*cumentos rel*tivos à constituição
</line>
</par><par>
<line>
empresá*io no Brasil.
</line>
<line>
econômica
</line>
<line>
p*lo
</line>
<line>
*stado,
</line>
<line>
d as
</line>
<line>
estatais. V*rificou-** que n** há, no
</line>
</par><par>
<line>
especia*mente qua*to a* caráte*
</line>
<line>
ordenamento *urí*ico e **s *ráticas * nos *ostu*es
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, Rafae* Silveira
</line>
<line>
e;
</line>
<line>
inercial da criaç*o e d* gest*o das
</line>
<line>
ad*inistrativos, a *revisão d* mecan*smos volta*os
</line>
</par><par>
<line>
BARBOSA, **rn*r*o Sou*a.
</line>
<line>
empresa* e*tat*is.
</line>
<line>
a o*denar a g*s*ão do E*tad* empresário.
</line>
</par><par>
<line>
(2023)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborad* pelos autores (2023).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*s*na, v. 21, n. 6, art. 12, p. 2**-230, *un. 2*24
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Panorama *a Pesquisa em Governança Públi*a no Brasil
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
Os a*tigos objeto deste trabalho tratam de governanç* em âm*ito nac*onal. Em relaç*o
</line>
</par><par>
<line>
à *bordagem metodoló*ica,
</line>
<line>
ob*ervou- se uma certa equi**lênc*a entre os enfoq*es
</line>
</par><par>
<line>
quantitati*o* e quali*ativos, bem como en*re o* modelos teóricos * empíri*os. Assim sendo, é
</line>
<line>
mister notar que a p*odução de con***imento re*ati*a ao tema ain*a necessita de uma ma*o*
</line>
<line>
*omprov*ção, pa** além de a*pectos pu*amen** teó*icos.
</line>
<line>
Ness* se**ido, é importante traz*r à ba*la a perspectiva de Ge*ser et al., *021, qua*do
</line>
<line>
a*irmam que há uma esca**ez *e pesquisas científicas sobre governança da gestão de
</line>
</par><par>
<line>
universi*ades,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que demo*stra a urgência do dese*volviment* de
</line>
<line>
estudos que a*ali*em
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
governança *e universidades
</line>
<line>
sob a ótica de diferentes ativ*dades académicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
administrativ**, e que investig**m a r**aç*o entre * governança univ*rs*tári* * ou*ros temas
</line>
<line>
r*levante* *ara a *est*o *n*ver*it*ria.
</line>
<line>
Pi*ho *t *l (2023) *hamam a atenção, por exemplo, para a *ecessidade *a conti*uidade
</line>
</par><par>
<line>
de pe*quisas re*acionadas à governança no le*is*ativo, por ente*dê- l*s co*o *ru**al para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*pr*morament* das prá*icas leg*slativas e o f*rtaleci*ento
</line>
<line>
da t*a*sparência pú*lica no Poder
</line>
</par><par>
<line>
Le*islat**o, permitin*o que os *idadãos tenham maior aces*o * i*formaç*o e partic*pação no
</line>
<line>
processo p**ít*co, esp*ci*i*amente no proces*o l*gisla**vo.
</line>
<line>
O e*tu*o de Mac*ado et al (202*), ino**u entre as publica*ões da litera*ura p*r se* *
</line>
</par><par>
<line>
primeira in*estigaç*o
</line>
<line>
*e a*álise da *el*ç*o
</line>
<line>
entre *ível de g*vernan*a e v*lor púb*ico,
</line>
</par><par>
<line>
essenciais para a
</line>
<line>
gestão das i*sti*uições púb*icas, *ri*c*palmen*e *m u* ambi*nte de
</line>
</par><par>
<line>
*usteridade fiscal.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda sobre a análise dos artigos escolh*d*s, impo*tante sa*ientar que é
</line>
<line>
*penas um
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho tratou a governança p**lica so* o conte*to da Covid-**, * q*e demon*tra a carênc*a
</line>
<line>
de pr*duções cienti*icas ness* área. Trata-se do traba*ho de Andr*d* (2020), o qual pontuou
</line>
<line>
que o B*asil viveu *m dos *enários de contaminação *ais p*eoc*pa*te, bem como assistiu à
</line>
</par><par>
<line>
controvérsia sobre * divulga**o
</line>
<line>
d*s dados relativo* à pand*mia, o acirr*mento *a* disputas
</line>
</par><par>
<line>
política* e as t*nsões ju*ídic*s ac*rca da transpa**nci* na *ivu*gação *e inf*rm*çõe*.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
qu* concerne
</line>
<line>
às consider**ões históricas
</line>
<line>
sobre *overn*nça P*blica, o mod**o
</line>
</par><par>
<line>
teóric* de J*n**r et
</line>
<line>
a* (2023) traz*m *o**eraçõ*s per**nen*es a* explicarem que o *odelo
</line>
</par><par>
<line>
ger*ncial e * m*delo de *ove*nança po*e* ser percebi**s pelas po*í*ic*s de *rivatização, pela
</line>
<line>
desregula*e*ta*ão *e dete*minadas *rea*, em prol da satisf*ção da ec*nomia e d* mercado,
</line>
<line>
pela *imit*çã* de investimento* em serviços públi**s, im*ostos pela Emenda do Teto de
</line>
<line>
*as**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 1*, p. 21*-*30, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Rabêlo Neto, A. *. Santos, J. C. S*lva, M. F. *oura
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
Nesse cen*rio, o fomento
</line>
<line>
de *ma g*vernança *aci**al v** além de um modelo
</line>
</par><par>
<line>
p*escrit*vo p*r si, circ*nstan*i*ndo um c****io para recons*derar pr*prio *i*tema de **verno,
</line>
<line>
*endo em v*sta um visível esgotamento da relação ent*e repre*ent*nt** e *epresentados. Se
</line>
</par><par>
<line>
ex*s*e uma perspectiva mais otimista
</line>
<line>
da
</line>
<line>
governança, que ela seja uma impulsi*nado*a *a*
</line>
</par><par>
<line>
evoluç**s *o govern* e d* so*i*d*de (MEFFE et *l, 2023).
</line>
<line>
No que se refere ao ano de publicação, dos est*dos sel*c*onados, percebe-se um mai*r
</line>
<line>
número de tr*bal**s *o ano de 202* (n=8), s*guido de 2022 * *020 (n=*), 2*19 (n=3) e 2021
</line>
<line>
(n=2), com* *o*e *er vi*to no gráfico abai*o (Gráf*co 01):
</line>
<line>
Gráfico *1 - An* de publi*ação do* artigos
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: elab*rado pel*s autores (2024).
</line>
</par><par>
<line>
A origem dos aut*res t*mbém foi
</line>
<line>
cons*d**ada, ob*ervando-se na Fig*ra 02 que a
</line>
</par><par>
<line>
mai*ria é do Rio
</line>
<line>
de Janeiro (n=8), s*gui*o do Paraná (n=5), Dis*rit* Fe*eral (n=4), S*nta
</line>
</par><par>
<line>
Catarina (n=4), *eará (n=3), Mi*as *era*s (n=2) e os es*ad*s d* Rio Grande do Norte, Pia*í,
</line>
<line>
Sã* Paul*, Amazon*s * o Rio Grande do Sul (n=1). Desse *odo, perc*be*-se a c*n*entração
</line>
<line>
de pes*uisas em d*terminados es*ados *m detrimento de outr*s.
</line>
<line>
Figura 02 - Aut*res por esta*os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 12, p. 2*3-230, *un. 2024
</line>
<line>
w*w4.*sane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
** Panorama da *esqui*a em Gov*rnança Púb*ica no Brasil
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: ela*orad* *elos auto*es (20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
disso, com o objeti*o
</line>
<line>
de *uxiliar f*t*ras ag*nda* d* pe*quisa*,
</line>
<line>
este trabalhou
</line>
</par><par>
<line>
m*n*urou a frequência* das pa*avras utilizadas nos re*umo*, dos artig*s sele*ionado*,
</line>
<line>
conforme s* observa a *eguir:
</line>
<line>
Qua*ro 02 - Palavra* mais usadas nos resumos
</line>
</par><par>
<line>
Ord.
</line>
<line>
*alavra/R*su*o
</line>
<line>
Frequência
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Pública
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
go*ernança
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
Brasil
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Município
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
administr*ção
</line>
<line>
14
</line>
<line>
Política
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
Gestão
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaborada pelos a*tores, 2024
</line>
<line>
Ademais, com o o*jetivo de esta*e*ecer um pano*a** das palavras-chave ma*s
</line>
</par><par>
<line>
utiliz*das, elas também f*r*m qu**tificad*s, co*o se pode *erificar no Quadro
</line>
<line>
*3. Para
</line>
</par><par>
<line>
contar *re*uên**a da* p*l*v*** utilizadas n** resum*s * palavras-chav*, recorr*u-se a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
bibliotec* P*th** N*LK (BIRD et *l, 2009). O pr*m*i*o pas*o par* a c*iação *o conju*to de
</line>
<line>
**dos *oi coletar os resu**s * pa**vras-chave d*s a*tig** se**cionados.
</line>
<line>
Na seg*nda etapa. foi *e*ta * limp*za *os d*dos. Para isso fo*am re*ovida* o*
</line>
<line>
c*ra*teres de pon*uação, as stopwords ( ou palavr*s de *arada, em tradu*ão li*re do inglês,
</line>
<line>
que são palavras de "l*gação", *ue se rep*te* com bastante frequênc*a, p*r exemplo "as",
</line>
<line>
"os", "uns", "de", "*ara", "com", "por" ), al*m disso todas as palavr*s foram *r*nsformadas
</line>
<line>
em minús*ulas, uma vez q*e *uran*e o processame*to de li**uage* na*ural, cara*te*es
</line>
</par><par>
<line>
mi*ú*cul*s
</line>
<line>
e *aiúsculos são e*t*da**s difere**es (p** exemplo, Admin*stração
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ad**nistra*ão são *okens *iferentes).
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 03 - Palavras-chave mais utilizadas
</line>
</par><par>
<line>
Ord.
</line>
<line>
Pal*vr*s-ch***
</line>
<line>
Frequ*ncia
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
Governança P*b**ca
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
*d*i*istraç*o Pú*lica
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
G*stão Pública
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Governan*a *o*po*ativa
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
Tr*nsparência
</line>
<line>
2
</line>
<line>
Eficiên**a
</line>
<line>
2
</line>
<line>
G*v*rnan*a
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
A*aliaçã* de Pol*ticas Públicas
</line>
<line>
2
</line>
<line>
Governan*a *ública *igit*l
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na P*, v. 21, *. 6, art. 12, p. 213-2*0, j*n. 20*4
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
A parte final do proc*sso de limpeza **s dados fo* o pr**esso de lem**ização. Na
</line>
<line>
lematiza*ão há a extra*ão da *emma (*alav*a base) do term*, p*r *xem*lo, a *alavra base
</line>
<line>
de "*prend*ndo", "aprend*zado", "aprendi*o" e apre*diz" é sempre "apr*nder". e**e processo
</line>
<line>
foi usado para i**ed*r que pa*av*as plu*al fossem contadas se*aradamente (YOGISH et al,
</line>
<line>
*019). *nsta *estaca* que para evitar que os qua*ro* I* e *II ficassem extensos, foram incluíd*s
</line>
<line>
ape*a* as palav*as qu* mantém uma relação d*reta e r*levante com o tema pro*o*to **sta
</line>
<line>
pesq*isa.
</line>
<line>
5 CONSIDE*AÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Ess* *studo trouxe uma e**é*ie de mapeamento da pesquisa relacion*da
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Govern*nça Pública no *rasil, contribu*nd*, em termos t*óricos,
</line>
<line>
c*m a sis*ematiza*ã* *e
</line>
</par><par>
<line>
um* literatura poten*e so*re o tema. Dessa f**ma, notou-se que o interesse *ela ***ática *e*
</line>
<line>
crescendo bastant*, nos úl*imos c*nco anos, e notadamente no ano de 2023, o que confirmou a
</line>
<line>
existência e o des**volvimento de uma *r*dução cien*ífica cada vez m*is *tua*iz*da sobre o
</line>
<line>
as*unto.
</line>
<line>
Por o*tro lado, a *uriosidad* pelo *ema revelou não *ontemplar a diversidade dos
</line>
</par><par>
<line>
estados brasi*ei*os, t*ndo
</line>
<line>
em vista que 65% *os t**bal*os selecionad*s são *riundos de
</line>
</par><par>
<line>
auto*es do e*xo Rio de Janeiro e Paran*. *os 20 (*inte) a*tigos pes*uisa*os,
</line>
<line>
os au*ores
</line>
</par><par>
<line>
contemplam apenas **to est*dos brasileiros. Des*arte, es*udos *uturos *evem buscar refletir
</line>
<line>
também o olh*r dos mais diversos pes*uis*dore* brasileir*s, prop*rcionando a construç*o de
</line>
<line>
um arcabouço **ent***co diversificado.
</line>
<line>
Além disso, é releva*te que sejam de*envolvida* prod*ções cientificas f*turas
</line>
</par><par>
<line>
vo*tadas para * e*tud* da
</line>
<line>
ap*icabilidade da go*er*ança p*blica, nos órgãos e
</line>
<line>
ent*dades d*
</line>
</par><par>
<line>
Admin*st*ação P*blica Direta e I*d*reta. O *nfoque e* pesqu*sas empíricas, *bordage** com
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 12, p. 213-230, jun. *024
</line>
<line>
www4.f**net.c*m.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Pan*rama da Pes**isa em G*vernanç* *úblic* no Bra**l
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
grup*s focais, pers*ectivas d*s ser**dores, servi*o*a* públ*cas * cidadãos em geral s*bre o
</line>
<line>
cenário pós-c*vid são outros p*ntos que também devem ser considerados.
</line>
<line>
Ao lo*g* do desenvolvimento de*t* estudo, algumas limitações foram obs*rvad*s,
</line>
<line>
**is c*m* a *ua*ti*ad* de artigos seleciona*o* e a *tili*ação apenas de duas bases de dados:
</line>
<line>
Scop*s e *eb of Science. À vista disso, sugere-s* que pesq**sas ulterior** sejam bene*i*iadas
</line>
<line>
p*r outras ba*es d* dados
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AQ*INO, C. *. *. G. et
</line>
<line>
al. Gove*nança *ública d*s mun*cí*ios b*asil*iros. Gestã* &
</line>
</par><par>
<line>
Regiona**dade. S*o Caetano
</line>
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do *ul, v. 37, *.1*0, p. 203-220, 2021. DOI:
</line>
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<line>
ht*ps//*oi.org/1*.13037/*r.vol37n110.6*4*. Acesso em: 6 dez. 20**.
</line>
<line>
BI*D, *., KLEIN, E; *OP*R, *., 2009. Nat*ral language process*ng with Python:
</line>
<line>
a**l*zin* *e*t wi*h the n*tural l**guage toolkit, " O\Reilly M*dia, Inc."
</line>
<line>
BOTEL*O, J. *. P; CHAGAS, M. J. R. A influência d* contabil*da*e para a gove*na*ça
</line>
<line>
p*blica: u*a anál*se nas universidades *úbl*cas. *evista *BCus*os. São Leop*ldo, v. **, n.
</line>
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3, p. 24-*4, 2023. D*I: http*://doi.o*g/*0.47179/ab*us*os.v18i*.723. Ace*so em: 6 dez.
</line>
<line>
2023.
</line>
<line>
BUTA, B. O.; TEIXEIRA, M. A. C. G*v*rn**ç* públi*a em trê* dimensõe*: conceitual,
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mensural e democrática. Rev*sta Organiz*ç*e* & Soc*edade. Sal*ador, v. 27, *. *4, p. 370-
</line>
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395, 2019. DOI:10.1590/1984-9*70941. Ace*so *m: 6 dez. 202*.
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X
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X
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2) *nálise e interpretação *os dad*s.
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</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
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<line>
3) ela*o*aç*o do rascunho ou na revisão *ríti*a *o co*te*do.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
4) p*rtic*pação na aprov*ção da versão final do manu**rito.
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)