<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 12, p. 213-230, *u*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.6.12 </line>
</par>
<par>
<line> *m Panorama da Pesquisa em Govern*n*a Pública *o B*asil </line>
<line> A* *verview of Pub**c Governanc* Research in *razi* </line>
</par>
<par>
<line> A*exandre R*bêlo Neto </line>
<line> Dou**r em A*ministra*ão p*la UNI*O* </line>
<line> Profes*or da Universidade F*de*al do Piauí </line>
<line> E-mai*: **exandren*ka@hotmail.com </line>
<line> A*exandre R*drigues San*os </line>
<line> Doutor em Admi*is*ração pela UFPB </line>
<line> *dministr*do* na Unive**idade F*de*al do Piauí </line>
<line> E-*a**: alexand*e.adm@ufpi.edu.br </line>
<line> J*l*o César da *ilva </line>
<line> Mestra*o em Administraçã* Púb*ica pelo PROF*AP/U*PI </line>
<line> *spec*alista em *ir*i*o Constit*cio*al pelo PROFIA*/UFPI </line>
<line> E-mail: juliocesar.silvamj@*mail.com </line>
<line> Mateus *a*i*s *ou*a </line>
<line> Mes*rad* *m Administração *ú*lica *elo PROFIA*/UFPI </line>
<line> MBA ** F*nanças e Controladoria *elo PR*F*AP/UFPI </line>
<line> E-m**l: *ate*sfarias*oura@yahoo.**m </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Alexa*dre Rabêl* Neto </line>
</par>
<par>
<line> *niversid*de </line>
<line> Feder*l </line>
<line> do </line>
<line> Pi*uí, </line>
<line> Avenid* </line>
<line> *niversit*ria </line>
<line>-</line>
<line> Editor-Che*e: Dr. *o*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *n*nga, 640*9550 - Te**sina, P* - Brasil </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: A**xandre Rodrigues Santos </line>
</par>
<par>
<line> *niversi*ade </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, </line>
<line> Aven*da </line>
<line> Uni*e*sitária </line>
<line>-</line>
<line> A*tigo rece*ido *m *6/03/*024. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Ininga, 64049550 - T*resina, PI - *ras*l </line>
<line> *ecebi*a em 27/03/2024. Aprova*o em 28/03/20*4. </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: J*lio Cé*ar da S*l*a </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade </line>
<line> Federal </line>
<line> *o </line>
<line> Pi*uí, </line>
<line> Avenida </line>
<line> Univ*rsitária </line>
<line>-</line>
<line> Avalia*o **lo *istema Tr*ple Review: D*sk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> Ining*, 64049550 - T*resina, PI - Brasil </line>
<line> pelo Editor-*he*e; e *) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Mateu* Far*as Moura </line>
<line> (avaliação cega po* dois avali*dor*s da área). </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, </line>
<line> A*enida </line>
<line> Uni**rsitária </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Ininga, 64049550 - Ter*s**a, P* - Brasil </line>
<line> R**isã*: Gr*m**ical, Norm*tiva e *e Format*ção </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Rabêlo *e*o, A. R. San*os, J. C. Silva, M. F. Moura </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> RE*U*O </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivo: ide*tificar as pesq*i**s *m **vernança púb*ica durante o perí*do *e 201* a 2023 </line>
</par>
<par>
<line> at*avés de pe*quisa n*s bases de dados Scopus e Web of Science. **todologia: trat*-se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma revisão sistemá*i*a de lite*atura, uti*i*a*do abordagem quantitativa. Re*ultados: </line>
</par>
<par>
<line> *v*denciou-se que, </line>
<line> em rel*ção à ab*r*agem metodológica, obser*ou- s* </line>
<line> uma certa </line>
</par>
<par>
<line> e*ui*alência </line>
<line> en*re </line>
<line> os enfoq*es quan*i*at**os e *u*l**ativos, *em </line>
<line> c*m* *ntr* os m*d*los </line>
</par>
<par>
<line> t*óric*s e empíric*s, * *ue apen*s um tr*balho t**t*u a governa*ça pública sob o contexto *a </line>
</par>
<par>
<line> Covid-19. A produção científica re*acionada à referida temáti*a mostrou não refletir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversid*de dos *stados brasileiros, h*ja vista q*e 65% *os tra*a*hos s*lecionados são </line>
</par>
<par>
<line> oriund** de a*tores do ei*o Rio de Janei*o e Paraná. Dos 20 (vinte) artigos pesquis**os, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> autores cont*mplam somente oito </line>
<line> e*tados *rasileiros. Concl*sões: este artigo a traz </line>
</par>
<par>
<line> contri*uições *mpo*tantes </line>
<line> no que tange à si*temati*ação </line>
<line> de uma *iteratura *obus*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> at*aliza*a sobre o tema, o que pode *ervir de orientaçã* pa*a pesquisas f*turas. </line>
<line> Palavras-chav*: Governança. *overnança Púb*ica. Administr*ção Pública. </line>
<line> ABSTRA** </line>
</par>
<par>
<line> Objective: to *dentify rese*rch on </line>
<line> public governa*c* durin* t*e period from 2019 to 2*23 </line>
</par>
<par>
<line> throug* research in the Sc*pus *n* *eb </line>
<line> of Science </line>
<line> da*abase*. Methodol*gy: this </line>
<line> *s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> systematic </line>
<line> literat*re *e*iew, *sing quan*itative approac*. Re*ults: *t was eviden* th*t, in a </line>
</par>
<par>
<line> *elation *o t*e methodologic** approac*, * certain equiv*l*nce was obs*rve* be**een </line>
<line> quantitativ* a*d qualitative approache*, as well as be*ween theoret*cal and e*pirical mo*el*, </line>
</par>
<par>
<line> and *hat on*y one study de*lt wit* public governance *nder *he *ont*xt of Covid- </line>
<line> 1*. The </line>
</par>
<par>
<line> sci*ntif*c *roduction r*l*te* t* the a*orementi*ned theme </line>
<line> *id not r*flect the *iversity </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> Brazilian *tates, give* that 65% </line>
<line> o* the selected works cam* *rom authors *rom the R*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro and Paraná axis. Of the 20 (*wenty) arti*les re**ar*hed, the author* cover o*** eight </line>
<line> *razilia* states. Conclusio*s: thi* a*ticle m*k*s i*por*ant c*n*ributions regarding the </line>
<line> system*tization of ro**st and updated li*erature on t*e to*ic, whi** c*n serve as g*idance fo* </line>
<line> future researc*. </line>
<line> Ke*words: Governance. Public G*ver*ance. Pu*lic Adminis*ration. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teres*na, v. 21, n. 6, *rt. 12, p. *13-230, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revis** </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Um Panorama *a Pesq*i** *m *o*erna*ç* Públi*a no Brasil </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TR**UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A part*r </line>
<line> da modernização do </line>
<line> setor públ*co, </line>
<line> *o p*ríodo de 1990 a 2000, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Adminis*ração Públi*a passou a ser conside*a*a m*is e*presarial * ge*enc*a*. *or meio de </line>
</par>
<par>
<line> meca*i*mos de governança, ho*ve na última década u*a </line>
<line> e*o*ução si*nif*cativa, qu* *ev* </line>
</par>
<par>
<line> c*mo </line>
<line> consequ*n*ia a substituição </line>
<line> *arc*** ** "antiga *dministração Pública", *ela "nova </line>
</par>
<par>
<line> gestão pública" e, atualmente, e* *ma perspec**v* de "gove*nança pú*li*a" (FR*I**S et al, </line>
<line> *0*2). </line>
</par>
<par>
<line> No que ** refere à di*ensão conceitual, a ex*ressão gov**na*ç* pos*ui </line>
<line> diversos </line>
</par>
<par>
<line> signi*icados, e é *oco d* várias abor**gens teóric*s. O termo é ut*lizado </line>
<line> com *req*ên*i*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> * odo </line>
<line> que problem** d* governança </line>
<line> pa*s**am a ser </line>
<line> *m euf*mis*o para c*rrup**o, *raude, </line>
</par>
<par>
<line> inco**etênc** ou desperdício (ROSE-*CKERMA*, 20*7). Sendo </line>
<line> as*im, a governança </line>
</par>
<par>
<line> *ública vis* dar maior re*o*no *o ci*adão na e*ecuç*o de </line>
<line> política* *ú**icas (Sa*es et al, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Outro*sim, a g*ver*ança públi*a é um r*m* do **nhec*mento, dotado de carac*erí*tica </line>
</par>
<par>
<line> interdis*i*lin*r, com **teresse pa*ticul** nas r**ações de *o*er *n*re o tecido social, as </line>
</par>
<par>
<line> *nstâncias gover**m*ntai* e o *erc*do, *m uma conjun*ur* de *odifi*açã* **s prátic*s das </line>
<line> autor*dad*s políticas governarem e atuarem concretamen*e (LYN*; MALINOWSKA, 2018), </line>
<line> Nesse aspec*o, ela é organizada por *nstrumentos que auxi*iam o ama*urecimento de uma </line>
</par>
<par>
<line> *ul**ra gere*c*al, nor*eada pe*os </line>
<line> prece*to* d* e*iciê*cia, tran*par*n*ia e p*estação de conta* </line>
</par>
<par>
<line> aos usuários (P*INES ** al 20**). </line>
</par>
<par>
<line> A*ema**, </line>
<line> a liter*t*ra sobr* governança </line>
<line> públ*ca *ons*it*i um c*mp* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> investigação recente e cuja r*lev**c*a cresceu de for*a *ntensa, na **tima década. Cont*do, </line>
</par>
<par>
<line> cumpre me*cionar que a mai**ia das </line>
<line> p*sq*i*as so*re mode*o </line>
<line> d* g*vernan*a pública </line>
</par>
<par>
<line> permane*em em um **vel con**itua* mais amplo, *s *ezes sup*rficial e c*m lacunas </line>
<line> (*AR*INS et al, 2*19). </line>
<line> Nesse *onte*t*, s*rge a seg*inte probl*máti*a: sob que olhar as pesquisas so*re </line>
</par>
<par>
<line> "Governan*a P*bli*a", no *rasil, tem </line>
<line> *mergi*o nos *ltimos anos? Com o intuito de </line>
</par>
<par>
<line> respon*e* a esse questi*namento, o objeto *este t**balh* foi identifica*, por *eio de **a </line>
<line> revisão sistemá*ica *e liter**ura, nas base* de dados Sc*pus e Web of Sci*n*e, a produção </line>
<line> *ien*í**ca brasi*eira relacionada *o tema em es*udo, n* pe*íod* de 2019 a 2023. * esc**ha d*s </line>
</par>
<par>
<line> bases deveu-se * sua rel*vânc*a, o que *o**bora </line>
<line> para que os resultados da pesquisa </line>
<line> sej*m </line>
</par>
<par>
<line> preciso* e confiá*eis e *enham um i*p*cto *ignifica*ivo na á*ea *e est**o. </line>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 2*, n. 6, **t. 12, p. 2*3-*30, jun. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Rabêlo Neto, A. R. Santos, *. *. S*lva, M. F. Mou*a </line>
<line> *16 </line>
</par>
<par>
<line> Fa*-se relevante desta*ar o avanço si*nifi*a*ivo **s *iscussões sobr* *ov*rnança </line>
<line> ap**c*da *o *etor púb*ico, *o*ret*do no* últimos *nos (FR*ITAS et al, 2022). Desse m*do, do </line>
</par>
<par>
<line> ponto de v*sta prát*co, esta pesqu*sa justif*ca-se pel* necess**ade de contribu*r pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realiza*ão de estudos fut*ros que </line>
<line> envo*vem a g**ernança pública, pois evidencia-se uma </line>
</par>
<par>
<line> lacuna de pesqui** que o *res*nte *rtigo pretende suprir. Não </line>
<line> ob*tante, *a perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> acadêmico/teórica, a i*por*ân*ia d*ste </line>
<line> *studo fu*damenta-se pela s**tema***ação de *ma </line>
</par>
<par>
<line> literatur* *mp*rica robust* sobre tema. A * </line>
<line> estrutura do tr*balho, além dest* Introduçã*, </line>
</par>
<par>
<line> apre*enta um Refere*cial Teór*co, a *etodologia, *o qual se ap*esenta os camin*os utili*ado* </line>
</par>
<par>
<line> para a realização </line>
<line> da *esquis*, os **su*tados e *is*ussão e, por úl*imo *s Considerações </line>
</par>
<par>
<line> Fi**is. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓ*IC* </line>
</par>
<par>
<line> O modelo burocrático, in*cialm*nte adot*do *as Administra*õe*, começou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evidenciar vicissitu*es, not*dam*n*e no q** tange * c*nf*abilidade e * *xcelência no serviço </line>
<line> *úb*ico, ensejando a propo*i*ão de novos paradigma*, *a*a*terizado* *or uma *aior fluidez e </line>
</par>
<par>
<line> *iá*ogo com a *ociedade, </line>
<line> a*ém da *romessa de </line>
<line> aprimoramento dos serviços estatais. </line>
</par>
<par>
<line> Poste*io*ment*, trans*e*dendo es*a c*ncepção, emerge o m*delo de **vernança, que par*e *a </line>
<line> prem*ssa de que o Es*ado não det*m auto*omia abs*luta para solucio*ar o* p*ob*emas sociai*, </line>
<line> d*mandand* sua atuação como medi*dor na busca pela resolu*ão *est*s q*estões. </line>
<line> (RES*NDE et al, 2*24) </line>
<line> Tr*ta-se, pois, da metamorf*se d* modelo de gestão pú*li*a, que evol*i d* um Estado </line>
<line> Produtor/Autori*ário p*ra um Estado Regulador/Financiado*, culminando no *s*ad* </line>
<line> Parceiro/Negoci*do* que carac*er*za o paradigma *onte**o**neo, comumente denominado d* </line>
</par>
<par>
<line> Nova Governanç* Pública, </line>
<line> ou simplesmente, Gover*an*a. Neste c*ntexto, são concebidas </line>
</par>
<par>
<line> noções co*o efici*nci*, bem com* *ua c*nciliaç*o *om </line>
<line> valo*es *omo *ustiça soc*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*ão </line>
<line> *os d*reitos humanos, j*ntamente com um *orte enfoque na cultura </line>
<line> or*a*iza*ional, </line>
</par>
<par>
<line> e*ide*cian*o-se </line>
<line> um in*eresse s*b*tancial na gestão da mudança e da *no*a*ão (M*IA; </line>
</par>
<par>
<line> CORREIA, 2022). </line>
<line> *overnança pú*li*a *ef*re-s* ao c**ju*to de proc*sso*, estruturas, políti*as e práticas </line>
<line> por meio do* *uais as in*tituições gov*rna***tais são *ir*cionadas, monitora*as e </line>
<line> res*onsabiliz*das * env*lv* a manei*a com* o governo é organi*ado, como as política* são </line>
<line> for*ulada* e implementadas, e com* os recursos são gerenciados *ara promo*er o bem-estar </line>
<line> da so*iedade e alca*çar *bje*ivo* públicos (O**ORNE, 2010). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. 12, p. *13-230, jun. 2**4 ww*4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* Panora*a da Pes*uisa em Governança P*blica no Brasil </line>
<line> *17 </line>
</par>
<par>
<line> Em r*s**o, a *ove*nanç* *ública diz respe*to à **icácia, transparência, </line>
<line> responsabili*ade e participação *o governo, vi*ando garan*ir que as polí*i*as públic*s sej** </line>
<line> efici*n*es, jus*as e capazes de atender à* n*c****dade* e demandas da popul*ção. A te*át*ca </line>
<line> da governança pú*lica *e* ganhado destaque em um co*te*to no qua* os **sto*es enfrentam </line>
<line> desafios e* suas *b*rdagens para promove* o bem-e*tar d* comunidade, *t*av** do </line>
<line> cr*sci*ento econômico, da competitividade e d* efic*cia dos merca*os int*rnos. (RESENDE </line>
<line> e* *l, 2*24) </line>
<line> Nesse senti*o, para entender * funcionamento da governan*a no s**ulo XXI, é crucial </line>
</par>
<par>
<line> desvincula*-s* de m*delos *u paradigmas direciona*-se às tend*ncias da administr**ão e </line>
<line> públic*. Além disso, a governança vem sendo dis*utida gradualmente na lit*ratura, revelando </line>
<line> preoc*pações mais amplas com * gover*ança de siste*a* c***lex*s, on*e a prior*dade é a </line>
<line> entrega de serviços públicos aos cidadão* (RH*DES, 2016). </line>
<line> Reinaldo e Pin*o (2*23) investigaram a inovação s**ial no â****o *a gest*o *úbl*ca, </line>
</par>
<par>
<line> com foco </line>
<line> em **luções pa*a probl*mas soc*ai* e melhoria </line>
<line> da q*alidade de vida da </line>
</par>
<par>
<line> comun*dade. E*es *nfatizaram a nec*ssidade *e </line>
<line> *esenv*lvimento </line>
<line> socia* com a participação </line>
</par>
<par>
<line> de diversos atore*, visa*do pr*mover * inc*usão social * gerar mu*an*as significativas p*ra </line>
<line> promover o valor socia* na a**o pública. </line>
<line> 3 M*TOD*LOGI* </line>
</par>
<par>
<line> Tr*t*-s* de u*a *evisão siste*ática </line>
<line> de lite**tura, </line>
<line> v*len**-se da aborda*em </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ativa. De </line>
<line> acordo *om Galv*o Rica*te (2019), é uma modalidade de p*s**isa que e </line>
</par>
<par>
<line> s*gue pr*tocolos *spec*f*cos e tem por finalidade comp*ee***r e fornecer uma lógi*a </line>
<line> documental, verifi*a*do o que f*nciona * o que n*o **nc*ona num d*do cont*xto. Está foca*a </line>
</par>
<par>
<line> no s** *aráter *e reprodutibilida*e por </line>
<line> out*os pesquisador*s, expl*c**ando as bases de d*dos </line>
</par>
<par>
<line> bi*l*ográficos que f*ram con*ultadas. </line>
</par>
<par>
<line> P*r meio do acesso CA*e, disponibilizado no site d* Plataforma CAPES, realizou-*e </line>
<line> pesquisa na li*ta de ba*es e col*çõe*, nas seguintes *ases *e *ados: Sco*us e Web of Science e </line>
</par>
<par>
<line> os *p*radore* bool*an*s utilizados for*m: Governança OR Gov*rnanç* AND Públ*ca * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa foi realiza*a em 06 de *ezem*r* de 2023. </line>
</par>
<par>
<line> N*ssa fa*e, fo*am selecionados apena* o* tr*balhos pu*lica*os ent*e 2019 e 2023, de </line>
<line> acordo com * ob*etivo do art*g*. Mono*rafias, *es*s e d*ssertações foram d*sconsideradas. Po* </line>
</par>
<par>
<line> se tratar de </line>
<line> um* pesquisa que bus*a informações *o *rasil, </line>
<line> os artigo* estrangeir*s fo*am </line>
</par>
<par>
<line> descons*dera**s os termos corresponden*es em inglê* não fo**m pes*uisados nas ba*es. e </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 6, art. 12, p. 213-230, jun. 20*4 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Rabêlo Neto, A. R. Santos, J. C. Silva, M. F. M**ra </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> Desses, quando utiliza*os ** filt*os: área de estudo (subject area), filtrando para as áreas: </line>
<line> business, mana*em*n* and *ccounting e so*i*l science*, res*aram 43 artigos. </line>
<line> Por fim, após leitu*a dos artigos, foram seleciona*os aqu*l*s *om maior af*ni*ade com </line>
<line> o tema da pes*uisa, totali**ndo 20 ar*i*os. Os crité*ios d* *eleção estão demons*r*dos em um </line>
</par>
<par>
<line> fluxograma (Figu*a 01) * a síntese dos 20 (vinte) arti*os se*eciona*os foi a*resentada </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 01. Dessa maneira, esta revisão buscou sistematiz*r a literatura que v*rsa sob*e a </line>
<line> *overn*n** pú*lic*, no Brasil, no período de 2019 a 2023. </line>
<line> *igur* 01 - Seleção *os a*ti*o* para revisão. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborad* pel*s *ut*res (2**4). </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ESULTADOS E D*SCUS**O </line>
<line> Em rel*ção aos r*su*tados, * Quadro 01 sumariza, por *e** do Título, Objeti*o </line>
<line> Pr*ncipais Re*ultados, o que foi encontr*do *ob*e o tema, tendo como base *s artigos </line>
<line> *ientífico*, selecionados para esta revisã*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, *. 21, n. 6, art. 12, p. 2**-230, jun. 2*24 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Pano*ama da Pesqui*a em Gov*rnança P**lica no Br*sil </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 01 - Car*cter*za*ã* do co*te*do dos artigos pes*uisado*. </line>
</par>
<par>
<line> *ítul*/Autore* </line>
<line> *bjetivo </line>
<line> Princi*ai* res*lt*dos </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> *oas *rát*cas de gov*rna*ça </line>
<line> Comparar a L*i da* Estatais e o </line>
<line> I. F*z-s* oportuno demon*trar como * mesma boa </line>
<line> púb*i*a e corporativ*: fomento </line>
<line> Decreto da *olíti*a de Governança </line>
<line> *rática tem seu trata**nto dif*renc**do na </line>
<line> de uma *over*anç* nacio*al </line>
<line> com as bo*s pr*tic*s propostas pelo </line>
<line> dim*n*ão d* gov**nanç* pú*lic* e privada, </line>
<line> b*asi*eira. </line>
<line> I**titut* Brasileiro *e Gove*nanç* </line>
<line> m**tendo, entretant*, **a mes*a essênci*. *I. Ao </line>
<line> Corpor*tiva, em busca de pon*os de </line>
<line> a*re*e*tar ess*s **terseçõe* entre a go*ernança </line>
<line> ME*FE, Corinto; </line>
<line> (não) interseção en*re est*s </line>
<line> pública * *orpor*ti*a, com base na legisl*ção </line>
<line> M*RCHI*OTTI, Gustavo </line>
<line> *rt*fatos, que possibi*item </line>
<line> vigente, é ess**cial reforçar 1) que *em todas *s </line>
<line> Guim*rães; FILH*, José </line>
<line> a discussã* e o fomento de um* </line>
<line> *ráticas poder*o alc*n**r a i*t*r**ção *e fa**; *) </line>
</par>
<par>
<line> Rodrigues de Far*as. </line>
<line> (2023) </line>
<line> governança naci**al brasileira. </line>
<line> q*e algumas apr*ximações *everão *er adaptada* </line>
<line> ou abstraídas; e, por fim, 3) q*e outras pode**o </line>
<line> dispor de enlaces efe*ivos. III. As interseções a*ima </line>
<line> **scrita* apontam com nitidez *rês abordagens </line>
<line> diferen*es para o desenv*lvi*ento da* boas </line>
<line> práticas: 1) *q**las com hist*rico de progresso </line>
<line> acu*ulado na própria administração pública, como </line>
<line> a tr*n*parência; 2) o gru*o que evoluiu **m * </line>
<line> av*nço d* *rópria governança, co*o a *ntegridade e </line>
<line> 3) o grupo que i*corp*rou boas prá*icas do *e*or </line>
<line> privado, a gestão de riscos. E*sa* três abordag*ns </line>
<line> *n*luenciam *a maturidade ** setor **b*ico. </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Avaliaç*o de políticas </line>
<line> Compreend*r *s as*ectos ** </line>
<line> I. No caso brasileiro, a interope*abi*idade *o set*r </line>
<line> públ**a* e interoperabilidade </line>
<line> interoperabil*d*de que pod*riam </line>
<line> p*b*ico pass*u * ser mais b*m detalhada, *o âmbito </line>
</par>
<par>
<line> n* perspect*va da governança </line>
<line> cont*ibu** ** process* de avaliação </line>
<line> *a su* di*ensão legal, </line>
<line> tão somen*e a par**r </line>
<line> da Lei </line>
</par>
<par>
<line> pública digital. </line>
<line> de po*íticas públicas, uma vez q** </line>
<line> n. 14.129, *e 29 de m**ç* d* 2021, chamada *ei de </line>
</par>
<par>
<line> oti*izam a *o*ad* d* decisõe* </line>
<line> *overno Digital. *I. O *esafio </line>
<line> d* implementação </line>
</par>
<par>
<line> TAVARES, Andr* Afo*so; </line>
<line> per*a*en*o um caminho mais </line>
<line> *e*sa interop*rabilidade </line>
<line> e**olve di*erentes </line>
</par>
<par>
<line> ***ENCOURT, Caro*i** </line>
<line> seg**o pa*a atuação públic* e </line>
<line> a*pectos, tais *omo investime*to em infraestrutura </line>
</par>
<par>
<line> Müll**. (2022) </line>
<line> re*l*zaç*o d*s compromissos </line>
<line> de tecnologi* da informação e </line>
<line> comunicação, em </line>
</par>
<par>
<line> c*n*titucion*is pela via *as </line>
<line> treinament* de pessoal e ** cultura organi*acional. </line>
</par>
<par>
<line> polític*s p*blic*s. </line>
<line> III. O agir interoperável amp*i* exponencialmente a </line>
</par>
<par>
<line> aplicação de </line>
<line> técn*cas em *rogramação e u*i**zação </line>
</par>
<par>
<line> de tecno*og*as mai* *v*nçadas, de *orma a pe*mitir </line>
</par>
<par>
<line> aval*ações </line>
<line> m**s </line>
<line> di*â*icas, </line>
<line> integra*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *em*estivas, e, assim, apo**r os gestores públ*cos </line>
<line> na missão de c*mprir os obje*ivos co*st*tucionais. </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> *over*ança corporativ* e </line>
<line> A*alisar se mecanismos especí*icos </line>
<line> Os *esultados indicaram que </line>
<line> o tamanho </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conexõe* po*ít*cas nas práticas </line>
<line> de governança corporativ* e as </line>
<line> percen*ual de m**bros externos </line>
<line> no Conselho *e </line>
</par>
<par>
<line> a*ticorrupção. </line>
<line> c*n*xões *ol*ticas inf*uencia* a </line>
<line> Administra*ã* (CA), audito**a big *our, tamanh* do </line>
</par>
<par>
<line> evidenc*a*ão vol*ntá*ia de práticas </line>
<line> co*itê de audi*oria a parti*ipa*ão e </line>
<line> acionária </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> KOPROWSKI, Sirlene; </line>
<line> anti*orr*pção em empresas listadas </line>
<line> governo influenc*aram posi*i*amente o* n*veis de </line>
</par>
<par>
<line> K*EIN, Viviane; </line>
<line> n* [B]3. </line>
<line> evidenc**ção de pr*t*cas a*ticorrupção. *or sua vez, </line>
</par>
<par>
<line> MAZ*IONI, Sad*; MAGRO, </line>
<line> a presença de polític*s no CA conduz para *ume*to </line>
</par>
<par>
<line> *ristian Baú Dal. (2021) </line>
<line> *a </line>
<line> assim*tr*a i*fo*macional ao revelar menor ní*e* </line>
</par>
<par>
<line> de *ivulgaç*o, que, na sua extensão, re*res*nta </line>
<line> *e*or compromis*o c*m as prát*cas ant**orrupçã*. </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> *nfluência d* controle interno </line>
<line> Ver**icar se o con*role interno d*s </line>
<line> Os re*ult*dos apresentaram </line>
<line> que cont*o*e inte*no o </line>
</par>
<par>
<line> *a efetividade </line>
<line> *a go*ernança </line>
<line> muni*ípios **ran*e***s é ef*tiv* n* </line>
<line> exer*e certa influênci* sobre * governança dos </line>
</par>
<par>
<line> pública nos </line>
<line> municípios </line>
<line> prom*ção d* go*ernança públic* </line>
<line> municí*ios da </line>
</par>
<par>
<line> p*ran*en*es. </line>
<line> municipal. </line>
<line> amostr*. </line>
</par>
<par>
<line> KINZL*R, Édina Carine de </line>
</par>
<par>
<line> Souza; </line>
<line> MELLO, </line>
<line> Gilmar </line>
</par>
<par>
<line> Rib*iro (2023) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 6, art. **, p. 213-230, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Rabêlo Neto, A. R. Santos, J. C. Silva, M. F. Moura </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> 5. Economia co*parti*had* </line>
<line> e </line>
<line> Ide**if*car ** aplicat*vos </line>
<line> de </line>
<line> A re*ressão estimada mostra que emprego o </line>
<line> d as </line>
</par>
<par>
<line> governança públ*ca. </line>
<line> compartil**ment* que surgiram n*s </line>
<line> novas tecnologias de comunicaç*o cont**bui para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ú*tima* décad** e o mo*o como </line>
<line> melhoria no d*sempenho fis*al dos municípios. </line>
</par>
<par>
<line> GIOVANINI, A***son (2020) </line>
<line> est** contribuindo </line>
<line> para a melho*i* </line>
<line> Contu*o, essas t*cn*logias são pouco utiliz*das, </line>
</par>
<par>
<line> da gestão pública local. </line>
<line> sendo *ecessári*s ini**ativas </line>
<line> que </line>
<line> esti*ulem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> utilização </line>
<line> de </line>
<line> aplicativo* </line>
<line> de compart*lhamento </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> gestõ*s públicas loca*s. </line>
</par>
<par>
<line> 6. </line>
<line> **ministração </line>
<line> p*blica </line>
<line> e </line>
<line> Discutir conc*itos e *efin*ções </line>
<line> d* </line>
<line> Como resultado, este art*g* </line>
<line> apresenta uma </line>
</par>
<par>
<line> govern*nça: uma </line>
<line> discussão </line>
<line> administra*ão </line>
<line> *ública, gove*nança, </line>
<line> c*ntribuição teórica *ns**gando nov*s e*tudos sobr* </line>
</par>
<par>
<line> teóri*a. </line>
<line> suas bases teóricas e apl*c*bi*idade </line>
<line> * te*a no Brasil, d*stacando a necess**ade *e </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> avanço no *amp* acadêmico, p*incipalmente </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> DE F*EIT*S, Verivaldo </line>
<line> s*tor pú*l*co. </line>
<line> meio de pesquisas e*pír*cas na esfera municipal. </line>
</par>
<par>
<line> Alves; *A SIL*A, F*ancisco </line>
</par>
<par>
<line> *dson Rodrig*es (2022) </line>
</par>
<par>
<line> 7. </line>
<line> Influ*nc*a da *overnança </line>
<line> *er*f*car a *nfluência de práticas de </line>
<line> Ver*fi*ou-s* infl*ê*cia de v*riáveis a </line>
<line> ti*as </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica na e*i*iência da </line>
<line> g**ernança públi*a na eficiência da </line>
<line> p*incípios </line>
<line> d* </line>
<line> gov**nança </line>
<line> pública: </line>
</par>
<par>
<line> alocação </line>
<line> d*s </line>
<line> recurs** </line>
<line> aplicaçã* d*s r*cursos *ú*lic*s em </line>
<line> transparên*ia/accountability, </line>
<line> participação, </line>
</par>
<par>
<line> públ*cos. </line>
<line> *ducação e saúde nos mun***pio* </line>
<line> inte*ridade/ética, co*f*rm*dade legal, </line>
<line> equidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros, partir da p*r*pectiva a </line>
<line> efetividade. Como *onclusão, es*e art*go m*stra </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS, Rodolfo Roch* dos; </line>
<line> da *ova g*vernanç* públi*a (new </line>
<line> que </line>
<line> pr*tic** de go*ernanç* p*bl*c* influ*ncia* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ROV*R, Suliani (2019) </line>
<line> public g**ernan*e *PG). </line>
<line> eficiênci* da aplic*ção dos recu*sos públic*s </line>
<line> em </line>
<line> educação e saúde nos mu*icípio* bra*ileiros. </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Gover*an*a corpora*iva: fator </line>
<line> Verif*car a relação entre o a*ivis*o </line>
<line> Resul*ados inconclus*vos foram obtidos para </line>
</par>
<par>
<line> pr*ponder**te no *tiv*smo de </line>
<line> de acionis**s </line>
<line> e os elementos </line>
<line> de </line>
<line> variáveis de </line>
<line> *esemp*n*o. Testes de robustez </line>
</par>
<par>
<line> aci**istas no bras*l </line>
<line> governança </line>
<line> corporativa </line>
<line> e </line>
<line> indicaram melh*r capacida** </line>
<line> explicativa p*ra </line>
</par>
<par>
<line> **sempenho </line>
<line> observ*ções de ativis*o *m e*pr**as *osic*ona*as </line>
</par>
<par>
<line> C*LLARES, </line>
<line> *arta </line>
<line> **ite </line>
<line> finan*e*ro *as empresas </line>
<line> br*si*eir*s </line>
<line> nos </line>
<line> últimos </line>
<line> *0% mais altos </line>
<line> do índice. For*m </line>
</par>
<par>
<line> (2020) </line>
<line> selec*onada*, articuland* a *eoria d* </line>
<line> encontradas evid*n*ias significativas *e *elação </line>
</par>
<par>
<line> *gência e o *onceito v*ice d* *eor*a </line>
<line> e*tre *t**ismo e governança, * </line>
<line> que não ocorre </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*it, voice, and l*yalty. </line>
<line> f*rma conclu**va com relação a desempenh*, </line>
<line> reve*ando * predo*ínio *a primeira variáve* </line>
</par>
<par>
<line> 9. </line>
<line> *ransparênci* *emocrátic* na </line>
<line> *nalisar se o c*mpo*t*men** </line>
<line> da </line>
<line> Dur*nte a crise do Covid-19, o governo f*deral não </line>
</par>
<par>
<line> gov*rnanç* p*b*ica: o direito à </line>
<line> A*min**tr*ção Pública durante </line>
<line> a </line>
<line> tem presti*iado, em sua </line>
<line> pleni*ude, o direito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **forma*ão e as tensõ*s </line>
<line> c*ise </line>
<line> do coronav*rus t*m atend*do </line>
<line> acesso à infor*aç*o </line>
<line> garantido pe*o ord**ame*to </line>
</par>
<par>
<line> juríd*cas na cov*d-19. </line>
<line> à* </line>
<line> *ire*rizes </line>
<line> legais </line>
<line> so*re </line>
<line> jurídico. Ne**e sentido, a *stratégia de comunicação </line>
</par>
<par>
<line> tra*sparê*ci* </line>
<line> na </line>
<line> go*ernança </line>
<line> e d* </line>
<line> ges*ão da inform*ção dos órgã*s federais </line>
</par>
<par>
<line> DE </line>
<line> ANDR *DE , </line>
<line> Otávi* </line>
<line> públi*a. </line>
<line> S**sidiariamente, </line>
<line> d*ra**e a Co*id-19 precisa s** </line>
<line> revista, </line>
<line> uma v*z </line>
</par>
<par>
<line> Morato (2020) </line>
<line> discute*-se a ev*lução do *ireito à </line>
<line> que, *lém de pod*r configu*ar ilícito a*mini*tr*tivo, </line>
</par>
<par>
<line> *nforma*ão n* *ras*l * </line>
<line> a </line>
<line> a *alta de tr*nsp*rência enfra*uece a capacidade da </line>
</par>
<par>
<line> importância da tran*parê*cia nos </line>
<line> sociedade de avaliar a* pol***cas públicas, *iscalizar </line>
</par>
<par>
<line> regimes democráticos. </line>
<line> os agentes governamentai* e reivindic*r seu* </line>
<line> dire*t*s. </line>
</par>
<par>
<line> 1*. Governança </line>
<line> pú*lica </line>
<line> dos </line>
<line> An*lisar * </line>
<line> *overn*nça pú*lica </line>
<line> *os </line>
<line> Os resultados </line>
<line> evidenci*ram q*e a maior **rte dos </line>
</par>
<par>
<line> municípios br*sile*ros. </line>
<line> municí*io* brasileiros, investi*ando </line>
<line> municíp*os </line>
<line> a*alis*dos apresentam el*v*do grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> os municípi*s </line>
<line> de g*ande e peque*o </line>
<line> governança **blica. Ainda, verificou-se </line>
<line> q**, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A*UINO, Cínti* </line>
<line> Van*ssa </line>
<line> port*. </line>
<line> forma gera*, os municípios *e *rande p*rt* </line>
</par>
<par>
<line> Monteiro </line>
<line> Germ*no; </line>
<line> D* </line>
<line> ap*e*en*aram gover*ança públ*ca *upe*ior ao* </line>
</par>
<par>
<line> SI*V*, </line>
<line> Clayton Robson </line>
<line> municípios de pequen* po**e. Al*m </line>
<line> *isso, </line>
</par>
<par>
<line> Moreira; VAS*ONCELOS, </line>
<line> e*idenci*u-se que os municípios </line>
<line> da Região Sul se </line>
</par>
<par>
<line> Lucas </line>
<line> R*os </line>
<line> Souza; </line>
<line> destacara* quanto ao </line>
<line> grau de g*vernança, q*a*do </line>
</par>
<par>
<line> C*S*ELO, Joelma Leit*. </line>
<line> *omp*ra*os c*m os municípi*s da* demais **giões. </line>
</par>
<par>
<line> (2**1) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 12, p. 213-230, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* Panora*a da Pesquisa e* Governan*a P*bli** no Brasi* </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> 11. A i**luência da contabilidade </line>
<line> An*lisar o impacto e a *orrelação </line>
<line> Como resu*tad* o*teve-se q*e </line>
<line> a correlação </line>
</par>
<par>
<line> para a governan** p*blica: </line>
<line> *ntre * </line>
<line> *ontabili*ade </line>
<line> e </line>
<line> * </line>
<line> existente entr* ** va*iáveis * po*itiva * forte e, </line>
</par>
<par>
<line> uma aná*ise </line>
<line> n** </line>
<line> univers*dades </line>
<line> governa*ça </line>
<line> t**bém, *u* índ*ce de governança orçamentária o </line>
</par>
<par>
<line> p*bli*as *ed*rais. </line>
<line> pú**i** d*s Universidades *úblicas </line>
<line> explica *8,*% ** í*d*ce de go*ernanç* pública de </line>
<line> Federai*. </line>
<line> maneira que o *al*r médio do índice Governança </line>
</par>
<par>
<line> BOT*LHO, José </line>
<line> Rafael </line>
<line> orça*entária aument* 0,*55* pontos tendo *m vista </line>
</par>
<par>
<line> Pereira; CH*GAS, Milton </line>
<line> u* cresc*mento méd** de 1 ponto no ín*i*e </line>
</par>
<par>
<line> Jar*as R*drigues. (20**) </line>
<line> G*vernança or*amentária. </line>
</par>
<par>
<line> *2. Go*e*na*ça públic* *m três </line>
<line> I*entific*r </line>
<line> e </line>
<line> *valiar </line>
<line> Os res*ltados i*dic*m gr*nde dive*sidade de </line>
</par>
<par>
<line> dimensões: </line>
<line> conc*itual, </line>
<line> comp*rativamente *ni*iativa* de </line>
<line> conceitos d* gover*ança p*bl*ca, *e </line>
<line> inst*umentos </line>
</par>
<par>
<line> **nsural e *emocrática. </line>
<line> *efinição </line>
<line> e </line>
<line> mensuração </line>
<line> d* </line>
<line> ut*lizados </line>
<line> * ar a </line>
<line> a s*a mens*raç*o e de ator*s </line>
</par>
<par>
<line> go*ernança pú*lic* </line>
<line> inst*t*cio*a** qu* exer*e*. *bse*vou-se tam**m a </line>
</par>
<par>
<line> *UTA, Bernardo Olivei*a; </line>
<line> *issonân**a entr* os ind**adores e os conceito* de </line>
</par>
<par>
<line> TEIXEIR*, Marco Anto*io </line>
<line> governança p*bli** </line>
</par>
<par>
<line> Carvalho (2019) </line>
</par>
<par>
<line> 13. Os caminhos </line>
<line> da gove*na**a </line>
<line> Realizar um ap*nhado *iterári* </line>
<line> a </line>
<line> Constatou-*e que a constituição da Go**r*ança </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca. </line>
<line> respeito d* Governança, co* </line>
<line> a </line>
<line> Públ*ca, decorreu da alter*ância </line>
<line> d* m*del*s </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva </line>
<line> de se elab*rar *m </line>
<line> adm*nistrat*vos, d* Adm*nist*ação Pública par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> JUNIOR, Eden d* Carm* </line>
<line> painel histó*i*o, co*ceitual, de </line>
<line> No*a G*stão Pública, e a *artir </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> S**res; FERREIRA, </line>
<line> Lucia*a </line>
<line> elementos teóri*os e d*stac*r </line>
<line> o </line>
<line> disfuncionalidade* apon*adas para esta última. E* </line>
</par>
<par>
<line> Rodrigues; MORAI*, K*ty </line>
<line> itinerá*io </line>
<line> q*e </line>
<line> redu*dou </line>
<line> *a </line>
<line> um desd*bramento *a Governança Públ*ca, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Maria Nogueira; DA SI*VA, </line>
<line> Go*ernança Pública * na sua versão </line>
<line> Govern*nça Eletrôn*c* </line>
<line> incorp*ra fu*damento* </line>
</par>
<par>
<line> J o ão </line>
<line> U*isses </line>
<line> Barata; </line>
<line> *letrôn*ca, para, d*ssa forma, </line>
<line> daquela, *omo o *iálog* com a sociedade e * foco </line>
</par>
<par>
<line> NASCIMEN**, </line>
<line> Anderson </line>
<line> qualifi*á-la adequadamente. </line>
<line> das *ções *ove*namentais no </line>
<line> cidadão, </line>
<line> e </line>
<line> alia o uso </line>
</par>
<par>
<line> Lopes; DE OLIVEIRA, André </line>
<line> de ferram*ntas el*trônica* d* comunicação </line>
</par>
<par>
<line> Luiz Lusto*a. (2*22) </line>
<line> base*das na i*terne* p*ra </line>
<line> ofer**er serviços </line>
<line> c* m </line>
</par>
<par>
<line> mais agi*i*ade, tran*parência e efi*iência, isso para </line>
<line> parce**s m*io*es da populaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> *4. Administraç*o </line>
<line> públi*a </line>
<line> Id*ntific*r as </line>
<line> fases ou modelos de </line>
<line> O a*ual *odel* d* Admi*i*tr*ção Pública bra*ileira </line>
</par>
<par>
<line> brasileira atual: * *oe*istência </line>
<line> *dmini*tra*ão Pública ado*ados n* </line>
<line> é resul*ado *e </line>
<line> um p*ocesso dinâ*ic* de </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> patr*mo*ialismo, </line>
<line> *rasil </line>
<line> du*ante </line>
<line> o *eco*rer de sua </line>
<line> tr*nsf*rmaç*o, *niciado na colonização Portug*esa. </line>
</par>
<par>
<line> burocracia, geren*ial*smo </line>
<line> e </line>
<line> história, *estacando as principais </line>
<line> N* dé*ada de 1990, uma nova re*orma impõe </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> govern*nça pública </line>
<line> carac*e*ísticas de ca*a f*se, </line>
<line> modelo ger*nc*al, de essênci* n*ol*ber*l. **ós </line>
</par>
<par>
<line> *ossibi*itan*o aferir </line>
<line> se algumas </line>
<line> 2014 o Bras*l </line>
<line> a*ota um mod*lo </line>
<line> *enominado </line>
</par>
<par>
<line> JUNIOR, </line>
<line> J*** </line>
<line> M**io </line>
<line> ca*a*erísti*a </line>
<line> s*bsist*m </line>
<line> na </line>
<line> g*vernança púb**ca. *om**en*e estes model*s são </line>
</par>
<par>
<line> *ip*evski; *OMPOROSKI, </line>
<line> contempo*aneidade. </line>
<line> *ensados como s*cessivos, entreta*to, </line>
<line> não é o *ue </line>
</par>
<par>
<line> A*exa*dre Assis. (2023) </line>
<line> ocorre, uma vez que </line>
<line> as car*cterísticas de </line>
<line> cad a </line>
</par>
<par>
<line> modelo cont*nuam *r*sentes e coe*istind*. </line>
</par>
<par>
<line> 15. Mat*rida*e de govern**ça </line>
<line> e </line>
<line> Analisar a relaçã* entre o nível d* </line>
<line> Foi enco*trada </line>
<line> uma relação p*sitiva entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criação de val*r públic* e* </line>
<line> g*vernança e * ger*ção d* valor nas </line>
<line> ef*ciência e </line>
<line> * n*vel de governança. * relação </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuiçõ*s públicas de en*ino </line>
<line> un*ve*s*da*es f**e**is (UFs) </line>
<line> do </line>
<line> positi*a </line>
<line> encontrada mo*trou </line>
<line> a </line>
<line> i*portânc*a ** </line>
</par>
<par>
<line> superior: </line>
<line> o </line>
<line> caso </line>
<line> d as </line>
<line> Brasi* para o ano de 2018. </line>
<line> fortal*cer os *ec*nismos de governança pública </line>
</par>
<par>
<line> universidades brasileira*. </line>
<line> n*s institu*çõe* de e*sino s*p*ri*r, refor*ando seu </line>
</par>
<par>
<line> compromisso co* a pr*duçã* *e conhecim*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ACH*DO, D*iane Pias; </line>
<line> com q*alidade de suas açõ*s, * </line>
<line> legitimando </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> QUIRAQUE, E*cídio </line>
<line> papel *a socied*d*. </line>
</par>
<par>
<line> *enriq*es (20*3) </line>
</par>
<par>
<line> 16. Modelos de negó*io na **fera </line>
<line> Apr***ntar uma ont*log*a de </line>
<line> O concei*o </line>
<line> de modelo de </line>
<line> negóc*o </line>
<line> foi expandido </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pública: * modelo canvas de </line>
<line> go*e*nança </line>
<line> pública, baseada em </line>
<line> *xtrapolou suas *rige*s no *mbient* dos </line>
</par>
<par>
<line> governança *ública. </line>
<line> robusta literatur* </line>
<line> *m *o*e*os de </line>
<line> desenv*lved***s de t*cnologi*s da </line>
<line> inf*rmaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> neg*cios * e* um </line>
<line> c*mun*cação. O termo se tornou uma ferrame**a de </line>
</par>
<par>
<line> MARTINS, Humberto Fal**o; </line>
<line> conceito de governança pública </line>
<line> gestão auxiliando organ*z*çõe* a criar e entregar </line>
</par>
<par>
<line> MOTA, João Pa*lo; MARINI, </line>
<line> es*rutu*ado, </line>
<line> a f*m d* *elhora* </line>
<line> a </line>
<line> valor a *eus *ene*iciários </line>
<line> p*r m*io de produtos </line>
</par>
<par>
<line> **io. (2019) </line>
<line> compree*são, </line>
<line> comunicação, </line>
<line> (bens e serviços) *e forma su*tentável. </line>
</par>
<par>
<line> inovação e me*sura*ã* **s </line>
<line> Concomitantemen*e, o tema d* governa*ça públic* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina P*, v. 21, n. 6, art. 12, p. 21*-230, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A. *ab*lo *eto, A. R. *anto*, J. C. Sil*a, M. F. Moura </row>
<row> inicia*ivas públi*a* </row>
</column>
<column>
<row> 222 </row>
<row> se fortaleceu a* *uscar solução aos problemas </row>
<row> público* *omp*exos e foca* na **ração de valo* aos </row>
<row> des**natários das </row>
<row> políticas pú*l**as. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 17. Tran*parência * </line>
<line> governanç* </line>
<line> A*alisar os resultados </line>
<line> obtidos pelo </line>
<line> Os a*hados da pesquisa indica* que m*ior part* * </line>
</par>
<par>
<line> *úbli*a </line>
<line> nas </line>
<line> assembleias </line>
<line> Índice de T*anspa*ência </line>
<line> de </line>
<line> das casas </line>
<line> legislativas est*duais brasileiras </line>
</par>
<par>
<line> le*islativ**: uma análise dos </line>
<line> Gove*nança </line>
<line> Públ*ca, </line>
<line> *a </line>
<line> apresentam níveis de transparência *e**anos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ní*eis de t*a**par*ncia e </line>
<line> d as </line>
<line> T*ansp*rência </line>
<line> Internacional </line>
<line>-</line>
<line> baixo*, e que ape*as **H p*de ser *m preditor para </line>
</par>
<par>
<line> variáveis </line>
<line> so*ioeconômi**s </line>
<line> B*asil, e di*cutir em que me*ida </line>
<line> ex*li*ar esses r*s*ltados, ai*d* q*e não </line>
</par>
<par>
<line> estad*ais. </line>
<line> questões socioeco**mic*s são </line>
<line> inteiramente. </line>
</par>
<par>
<line> capa*es *e explicar ** n*vei* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *INHO, *ari* Domin*u*z </line>
<line> transparência dos pa*lamentos </line>
</par>
<par>
<line> C*sta; *A *OSTA, Gabr*ela; </line>
<line> e*taduais </line>
<line> bra*ileiros, </line>
</par>
<par>
<line> M*RIOTO, Djiov*nn* Jonas </line>
<line> especificamente PIB, *DH e rend* </line>
</par>
<par>
<line> *rança; DOS SANT*S, *bida </line>
<line> per capita </line>
</par>
<par>
<line> Rosa; FR*NCE, Guil**rme. </line>
</par>
<par>
<line> (2023) </line>
</par>
<par>
<line> 18. Meca*ismos de governança, </line>
<line> Analisar a rep*rcussão d*sses t**as </line>
<line> O arti*o assin*la </line>
<line> o </line>
<line> c*r**er híbrido da dem*crac*a </line>
</par>
<par>
<line> in*tit*ições </line>
<line> socie*á*i*s </line>
<line> e </line>
<line> em </line>
<line> agendas e </line>
<line> alte*nativ** </line>
<line> d* </line>
<line> brasileira, em que o universalismo weberiano e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> bur*cracia </line>
<line> est*tal: *eflexões </line>
<line> polít*c*s de **ve*n*nça pú*lica </line>
<line> e </line>
<line> orientação </line>
<line> às insti*uições de Estado de Bem-Estar </line>
</par>
<par>
<line> so*re ins*ituições *o**e*ár*a* e </line>
<line> *articipativa no </line>
<line> Brasil **m ên*ase </line>
<line> qu* foram en*relaçados </line>
<line> *a matri* const*tucional de </line>
</par>
<par>
<line> po*osidade governamental. </line>
<line> n*s </line>
<line> confli*os ent*e governantes, </line>
<line> 1 9 8 * o p er am </line>
</par>
<par>
<line> polít*cos, fu*c*onári*s, gr***s </line>
<line> de </line>
<line> em competi*ão com duas o*tras lógic*s - por um </line>
</par>
<par>
<line> RIBEIRO, </line>
<line> José </line>
<line> *endes </line>
<line> in*eresses * coalizões civis e* </line>
<line> lado, a herança estament*l da *urocracia pú*lica *, </line>
</par>
<par>
<line> (2023) </line>
<line> disp*ta *os *ro*essos decisórios. </line>
<line> por outro, *s inici*tivas de go*ernança* horizontai* </line>
</par>
<par>
<line> e participa*ivas. As contradições d*nâmicas </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> e*ses </line>
</par>
<par>
<line> q*atro eixos *efinirão a co*petiç*o pel* aparelho </line>
<line> d* *stado *o contexto *tual. </line>
</par>
<par>
<line> 19. U * </line>
<line> en**io </line>
<line> sobr* </line>
<line> o </line>
<line> Propor * reflexão *obre </line>
<line> a </line>
<line> A literat**a destaca necessida** de inovação da a </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment* loca* desde a </line>
<line> *overnan*a públi*a e * *tivaç*o </line>
<line> governança *ú*li*a, </line>
<line> q** </line>
<line> requer a adoção de nov*s </line>
</par>
<par>
<line> a*ivação s*cial e a g*vernança </line>
<line> *ocial com* dimensões necessárias </line>
<line> estratégias de mo*ilizaçã* *a sociedade civil </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica. </line>
<line> à prom*ção de </line>
<line> de*envolv*ment* </line>
<line> ocupação de nov*s es**ços v*ncu*ad*s ao p**cesso </line>
<line> local. </line>
<line> de tomada ** decisão. As dificuldad*s derivad*s da </line>
</par>
<par>
<line> D* </line>
<line> *ANT'A*NA, </line>
<line> arti**laç*o entre governança públic* * participação </line>
</par>
<par>
<line> Al*ssa*dra; </line>
<line> *E T O, </line>
<line> *ocial decorrem do processo históri*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Exzovi**res </line>
<line> Queiroz; </line>
<line> *onfor**çã* do ***ado brasil*iro * da apropriação </line>
</par>
<par>
<line> MAR*H*, Jamur Johnas </line>
<line> da esfe** púb*ica p**a soci*dade ci*i*, organizada </line>
</par>
<par>
<line> (2020) </line>
<line> ou não. Por f**, é im*ortante buscar novos estudos </line>
<line> e apr**ri*çõ*s do qu* se pr*d*z e* *aráter te*ri*o </line>
<line> ou *mpíri*o n*sse campo </line>
</par>
<par>
<line> *0. * </line>
<line> gover*ança </line>
<line> *ública como </line>
<line> Av**iar criti*amente as d*sposições </line>
<line> *oram observa*as </line>
<line> defi*iências nos pr*ce*sos *e </line>
</par>
<par>
<line> efetivação da força n*rmativa </line>
<line> con**itucionais </line>
<line> re***entes </line>
<line> à </line>
<line> constituiç*o de esta*ais, como dific**dades na </line>
</par>
<par>
<line> d* c*n*t*tuição *a*a o esta*o </line>
<line> *xplor*ção d*reta da atividade </line>
<line> *bte**ão </line>
<line> de d*cumentos rel*tivos à constituição </line>
</par>
<par>
<line> empresá*io no Brasil. </line>
<line> econômica </line>
<line> p*lo </line>
<line> *stado, </line>
<line> d as </line>
<line> estatais. V*rificou-** que n** há, no </line>
</par>
<par>
<line> especia*mente qua*to a* caráte* </line>
<line> ordenamento *urí*ico e **s *ráticas * nos *ostu*es </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, Rafae* Silveira </line>
<line> e; </line>
<line> inercial da criaç*o e d* gest*o das </line>
<line> ad*inistrativos, a *revisão d* mecan*smos volta*os </line>
</par>
<par>
<line> BARBOSA, **rn*r*o Sou*a. </line>
<line> empresa* e*tat*is. </line>
<line> a o*denar a g*s*ão do E*tad* empresário. </line>
</par>
<par>
<line> (2023) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborad* pelos autores (2023). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*s*na, v. 21, n. 6, art. 12, p. 2**-230, *un. 2*24 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Panorama *a Pesquisa em Governança Públi*a no Brasil </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> Os a*tigos objeto deste trabalho tratam de governanç* em âm*ito nac*onal. Em relaç*o </line>
</par>
<par>
<line> à *bordagem metodoló*ica, </line>
<line> ob*ervou- se uma certa equi**lênc*a entre os enfoq*es </line>
</par>
<par>
<line> quantitati*o* e quali*ativos, bem como en*re o* modelos teóricos * empíri*os. Assim sendo, é </line>
<line> mister notar que a p*odução de con***imento re*ati*a ao tema ain*a necessita de uma ma*o* </line>
<line> *omprov*ção, pa** além de a*pectos pu*amen** teó*icos. </line>
<line> Ness* se**ido, é importante traz*r à ba*la a perspectiva de Ge*ser et al., *021, qua*do </line>
<line> a*irmam que há uma esca**ez *e pesquisas científicas sobre governança da gestão de </line>
</par>
<par>
<line> universi*ades, </line>
<line> o </line>
<line> que demo*stra a urgência do dese*volviment* de </line>
<line> estudos que a*ali*em </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> governança *e universidades </line>
<line> sob a ótica de diferentes ativ*dades académicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> administrativ**, e que investig**m a r**aç*o entre * governança univ*rs*tári* * ou*ros temas </line>
<line> r*levante* *ara a *est*o *n*ver*it*ria. </line>
<line> Pi*ho *t *l (2023) *hamam a atenção, por exemplo, para a *ecessidade *a conti*uidade </line>
</par>
<par>
<line> de pe*quisas re*acionadas à governança no le*is*ativo, por ente*dê- l*s co*o *ru**al para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *pr*morament* das prá*icas leg*slativas e o f*rtaleci*ento </line>
<line> da t*a*sparência pú*lica no Poder </line>
</par>
<par>
<line> Le*islat**o, permitin*o que os *idadãos tenham maior aces*o * i*formaç*o e partic*pação no </line>
<line> processo p**ít*co, esp*ci*i*amente no proces*o l*gisla**vo. </line>
<line> O e*tu*o de Mac*ado et al (202*), ino**u entre as publica*ões da litera*ura p*r se* * </line>
</par>
<par>
<line> primeira in*estigaç*o </line>
<line> *e a*álise da *el*ç*o </line>
<line> entre *ível de g*vernan*a e v*lor púb*ico, </line>
</par>
<par>
<line> essenciais para a </line>
<line> gestão das i*sti*uições púb*icas, *ri*c*palmen*e *m u* ambi*nte de </line>
</par>
<par>
<line> *usteridade fiscal. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda sobre a análise dos artigos escolh*d*s, impo*tante sa*ientar que é </line>
<line> *penas um </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho tratou a governança p**lica so* o conte*to da Covid-**, * q*e demon*tra a carênc*a </line>
<line> de pr*duções cienti*icas ness* área. Trata-se do traba*ho de Andr*d* (2020), o qual pontuou </line>
<line> que o B*asil viveu *m dos *enários de contaminação *ais p*eoc*pa*te, bem como assistiu à </line>
</par>
<par>
<line> controvérsia sobre * divulga**o </line>
<line> d*s dados relativo* à pand*mia, o acirr*mento *a* disputas </line>
</par>
<par>
<line> política* e as t*nsões ju*ídic*s ac*rca da transpa**nci* na *ivu*gação *e inf*rm*çõe*. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> qu* concerne </line>
<line> às consider**ões históricas </line>
<line> sobre *overn*nça P*blica, o mod**o </line>
</par>
<par>
<line> teóric* de J*n**r et </line>
<line> a* (2023) traz*m *o**eraçõ*s per**nen*es a* explicarem que o *odelo </line>
</par>
<par>
<line> ger*ncial e * m*delo de *ove*nança po*e* ser percebi**s pelas po*í*ic*s de *rivatização, pela </line>
<line> desregula*e*ta*ão *e dete*minadas *rea*, em prol da satisf*ção da ec*nomia e d* mercado, </line>
<line> pela *imit*çã* de investimento* em serviços públi**s, im*ostos pela Emenda do Teto de </line>
<line> *as**s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 1*, p. 21*-*30, jun. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Rabêlo Neto, A. *. Santos, J. C. S*lva, M. F. *oura </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cen*rio, o fomento </line>
<line> de *ma g*vernança *aci**al v** além de um modelo </line>
</par>
<par>
<line> p*escrit*vo p*r si, circ*nstan*i*ndo um c****io para recons*derar pr*prio *i*tema de **verno, </line>
<line> *endo em v*sta um visível esgotamento da relação ent*e repre*ent*nt** e *epresentados. Se </line>
</par>
<par>
<line> ex*s*e uma perspectiva mais otimista </line>
<line> da </line>
<line> governança, que ela seja uma impulsi*nado*a *a* </line>
</par>
<par>
<line> evoluç**s *o govern* e d* so*i*d*de (MEFFE et *l, 2023). </line>
<line> No que se refere ao ano de publicação, dos est*dos sel*c*onados, percebe-se um mai*r </line>
<line> número de tr*bal**s *o ano de 202* (n=8), s*guido de 2022 * *020 (n=*), 2*19 (n=3) e 2021 </line>
<line> (n=2), com* *o*e *er vi*to no gráfico abai*o (Gráf*co 01): </line>
<line> Gráfico *1 - An* de publi*ação do* artigos </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: elab*rado pel*s autores (2024). </line>
</par>
<par>
<line> A origem dos aut*res t*mbém foi </line>
<line> cons*d**ada, ob*ervando-se na Fig*ra 02 que a </line>
</par>
<par>
<line> mai*ria é do Rio </line>
<line> de Janeiro (n=8), s*gui*o do Paraná (n=5), Dis*rit* Fe*eral (n=4), S*nta </line>
</par>
<par>
<line> Catarina (n=4), *eará (n=3), Mi*as *era*s (n=2) e os es*ad*s d* Rio Grande do Norte, Pia*í, </line>
<line> Sã* Paul*, Amazon*s * o Rio Grande do Sul (n=1). Desse *odo, perc*be*-se a c*n*entração </line>
<line> de pes*uisas em d*terminados es*ados *m detrimento de outr*s. </line>
<line> Figura 02 - Aut*res por esta*os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 12, p. 2*3-230, *un. 2024 </line>
<line> w*w4.*sane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ** Panorama da *esqui*a em Gov*rnança Púb*ica no Brasil </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: ela*orad* *elos auto*es (20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> disso, com o objeti*o </line>
<line> de *uxiliar f*t*ras ag*nda* d* pe*quisa*, </line>
<line> este trabalhou </line>
</par>
<par>
<line> m*n*urou a frequência* das pa*avras utilizadas nos re*umo*, dos artig*s sele*ionado*, </line>
<line> conforme s* observa a *eguir: </line>
<line> Qua*ro 02 - Palavra* mais usadas nos resumos </line>
</par>
<par>
<line> Ord. </line>
<line> *alavra/R*su*o </line>
<line> Frequência </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Pública </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> go*ernança </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> Brasil </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Município </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> administr*ção </line>
<line> 14 </line>
<line> Política </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> Gestão </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborada pelos a*tores, 2024 </line>
<line> Ademais, com o o*jetivo de esta*e*ecer um pano*a** das palavras-chave ma*s </line>
</par>
<par>
<line> utiliz*das, elas também f*r*m qu**tificad*s, co*o se pode *erificar no Quadro </line>
<line> *3. Para </line>
</par>
<par>
<line> contar *re*uên**a da* p*l*v*** utilizadas n** resum*s * palavras-chav*, recorr*u-se a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> bibliotec* P*th** N*LK (BIRD et *l, 2009). O pr*m*i*o pas*o par* a c*iação *o conju*to de </line>
<line> **dos *oi coletar os resu**s * pa**vras-chave d*s a*tig** se**cionados. </line>
<line> Na seg*nda etapa. foi *e*ta * limp*za *os d*dos. Para isso fo*am re*ovida* o* </line>
<line> c*ra*teres de pon*uação, as stopwords ( ou palavr*s de *arada, em tradu*ão li*re do inglês, </line>
<line> que são palavras de "l*gação", *ue se rep*te* com bastante frequênc*a, p*r exemplo "as", </line>
<line> "os", "uns", "de", "*ara", "com", "por" ), al*m disso todas as palavr*s foram *r*nsformadas </line>
<line> em minús*ulas, uma vez q*e *uran*e o processame*to de li**uage* na*ural, cara*te*es </line>
</par>
<par>
<line> mi*ú*cul*s </line>
<line> e *aiúsculos são e*t*da**s difere**es (p** exemplo, Admin*stração </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ad**nistra*ão são *okens *iferentes). </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 03 - Palavras-chave mais utilizadas </line>
</par>
<par>
<line> Ord. </line>
<line> Pal*vr*s-ch*** </line>
<line> Frequ*ncia </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Governança P*b**ca </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> *d*i*istraç*o Pú*lica </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> G*stão Pública </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Governan*a *o*po*ativa </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Tr*nsparência </line>
<line> 2 </line>
<line> Eficiên**a </line>
<line> 2 </line>
<line> G*v*rnan*a </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> A*aliaçã* de Pol*ticas Públicas </line>
<line> 2 </line>
<line> Governan*a *ública *igit*l </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na P*, v. 21, *. 6, art. 12, p. 213-2*0, j*n. 20*4 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A. Rabêlo N*to, A. R. Santos, J. C. S*lva, M. F. Moura </row>
<row> A**lise Corpora*iva </row>
</column>
<par>
<line> 7 </line>
<line> Vínculos Polítcos </line>
<line> Divulgação </line>
<line> Combate à Corru**ão </line>
<line> Auditoria </line>
<line> Controle Inte*no </line>
<line> Ef*ti*idade </line>
<line> Mun*cípios do Paran* </line>
<line> Economia Co*partilhada </line>
</par>
<column>
<row> F*nte: elaborada pelos autores, *024 </row>
</column>
<column>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> * </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> *26 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A parte final do proc*sso de limpeza **s dados fo* o pr**esso de lem**ização. Na </line>
<line> lematiza*ão há a extra*ão da *emma (*alav*a base) do term*, p*r *xem*lo, a *alavra base </line>
<line> de "*prend*ndo", "aprend*zado", "aprendi*o" e apre*diz" é sempre "apr*nder". e**e processo </line>
<line> foi usado para i**ed*r que pa*av*as plu*al fossem contadas se*aradamente (YOGISH et al, </line>
<line> *019). *nsta *estaca* que para evitar que os qua*ro* I* e *II ficassem extensos, foram incluíd*s </line>
<line> ape*a* as palav*as qu* mantém uma relação d*reta e r*levante com o tema pro*o*to **sta </line>
<line> pesq*isa. </line>
<line> 5 CONSIDE*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Ess* *studo trouxe uma e**é*ie de mapeamento da pesquisa relacion*da </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Govern*nça Pública no *rasil, contribu*nd*, em termos t*óricos, </line>
<line> c*m a sis*ematiza*ã* *e </line>
</par>
<par>
<line> um* literatura poten*e so*re o tema. Dessa f**ma, notou-se que o interesse *ela ***ática *e* </line>
<line> crescendo bastant*, nos úl*imos c*nco anos, e notadamente no ano de 2023, o que confirmou a </line>
<line> existência e o des**volvimento de uma *r*dução cien*ífica cada vez m*is *tua*iz*da sobre o </line>
<line> as*unto. </line>
<line> Por o*tro lado, a *uriosidad* pelo *ema revelou não *ontemplar a diversidade dos </line>
</par>
<par>
<line> estados brasi*ei*os, t*ndo </line>
<line> em vista que 65% *os t**bal*os selecionad*s são *riundos de </line>
</par>
<par>
<line> auto*es do e*xo Rio de Janeiro e Paran*. *os 20 (*inte) a*tigos pes*uisa*os, </line>
<line> os au*ores </line>
</par>
<par>
<line> contemplam apenas **to est*dos brasileiros. Des*arte, es*udos *uturos *evem buscar refletir </line>
<line> também o olh*r dos mais diversos pes*uis*dore* brasileir*s, prop*rcionando a construç*o de </line>
<line> um arcabouço **ent***co diversificado. </line>
<line> Além disso, é releva*te que sejam de*envolvida* prod*ções cientificas f*turas </line>
</par>
<par>
<line> vo*tadas para * e*tud* da </line>
<line> ap*icabilidade da go*er*ança p*blica, nos órgãos e </line>
<line> ent*dades d* </line>
</par>
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<line> Admin*st*ação P*blica Direta e I*d*reta. O *nfoque e* pesqu*sas empíricas, *bordage** com </line>
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<line> U* Pan*rama da Pes**isa em G*vernanç* *úblic* no Bra**l </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> grup*s focais, pers*ectivas d*s ser**dores, servi*o*a* públ*cas * cidadãos em geral s*bre o </line>
<line> cenário pós-c*vid são outros p*ntos que também devem ser considerados. </line>
<line> Ao lo*g* do desenvolvimento de*t* estudo, algumas limitações foram obs*rvad*s, </line>
<line> **is c*m* a *ua*ti*ad* de artigos seleciona*o* e a *tili*ação apenas de duas bases de dados: </line>
<line> Scop*s e *eb of Science. À vista disso, sugere-s* que pesq**sas ulterior** sejam bene*i*iadas </line>
<line> p*r outras ba*es d* dados </line>
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<line> A. R. Santos </line>
<line> J. C. Silv* </line>
<line> M . F. Moura </line>
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<line> 2) *nálise e interpretação *os dad*s. </line>
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<line> X </line>
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<line> 3) ela*o*aç*o do rascunho ou na revisão *ríti*a *o co*te*do. </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rtic*pação na aprov*ção da versão final do manu**rito. </line>
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