Estado da Arte Sobre Pensamento Probabilístico: Reflexões À Luz do Pensamento da Obra Memória e Vida de Henri Bergson / State of the Art on Probabilistic Thinking: Reflections in Light of the Thought of Henri Bergson's Work Memory and Life
Abstract
O estudo em questão objetivou apresentar um Estado da Arte sobre o pensamento probabilístico à luz da obra memória e vida de Henri Bergson. Como metodologia de pesquisa foi adotado o estado da arte de Romaousch e Ens (2006). Utilizou-se como categoria de análise as seguintes tendências em educação matemática: Tratamento de Informação e Resolução de Problemas. Os resultados apontaram para um reduzido número de pesquisas sobre a temática e poucos estudos orientados para a importância de se trabalhar desde as séries iniciais o pensamento probabilístico. Apenas um dos estudos estava relacionado superficialmente com a obra “Memória e Vida” de Henri Bergson, ou seja, constata-se a necessidade de mais pesquisa nesse viés.
Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Estado da Arte. Memória e Vida.
ABSTRACT
The study in question aimed to present a State of the Art on probabilistic thinking in the light of Henri Bergson's work memory and life. As a research methodology, the state of the art of Romaousch and Ens (2006) was adopted. The following trends in mathematics education were used as an analysis category: Information Processing and Problem Solving. The results pointed to a reduced number of research on the subject and few studies focused on the importance of working on probabilistic thinking from the beginning of the grades. Only one of the studies was superficially related to the work “Memory and Life” by Henri Bergson, that is, there is a need for more research in this vein.
Keywords: Probabilistic Thinking. State of Art. Memory and Life.
References
ALVES, Alessandro Caldeira. Uma introdução ao pensamento combinatório no 9º ano do ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2022.
ARAUJO, Elizangela Gonçalves de. Tratamento de Informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2022.
ASSIS, Jorge de Lima. Ensino de Probabilidade: análise de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. 129f. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Departamento de Matemática e Estatística, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2022.
BERGSON, Henri. Memória e vida. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BORBA, Rute E. S. Rosa. Crianças de anos iniciais levantando espaços amostrais: relações entre pensamentos combinatório e probabilístico. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 10, n. 2, p. 86-92, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2022.
BOROVCNIK, Manfred. Pensamento probabilístico e alfabetização em probabilidade no contexto de risco. Educação Matemática e Pesquisa. v. 18, n. 3, p. 1491-1516, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2022.
BUEHRING , Roberta Schnorr. Movimentos de pensamento estatístico na infância: entre viver e contar histórias.Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnologia) – Centro de Ciências Físicas e Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2022.
CARVALHO, Fernanda Silva. Pensamento proporcional: análise de atividades caderno do Professor do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 mai 2022.
CARVALHO, Flávia Luiza Bruno Costa de. Bergson e os falsos problemas. Revista Filosofazer. Passo Fundo, n. 38, jan./jun. 2011. Disponível em . Acesso em: 12 jul. 2022.
GURGEL , Adriana. A coexistência entre passado e presente na duração de Henri Bergson. Revista Eletrônica Espaço Teológico. v. 6, n. 9, jan/jun, p. 74-84, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2022.
MONTEIRO, Geovana da Paz. Bergson e a reconstrução da Metafísica. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PALANCH , Wagner Barbosa de Lima; FREITAS, Adriano Vargas. Estado da Arte como método de trabalho científico na área de Educação Matemática: possibilidades e limitações. Perspectivas da Educação Matemática. v. 8, N. 18., 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Método de Polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. HOLOS, ano 35, v.3, ed.703, 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2022.
REZENDE, Fernanda Monteiro de Castro. Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do processo vivido por um grupo de professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2022.
RODRÍGUEZ-ALVEAL, Francisco; DÍAZ-LEVICOY, Danilo; AGUERREA, Maitere. Alfabetización y pensamento probabilístico en docentes de matemática, en formación inicial y en activo. Uniciencia. v. 36, n. 1, p. 1-16, January-December, 2022. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2022.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogos Educacionais. Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2022.
SANTOS, Jaqueline Aparecida Farotto Lixandrão. O movimento do pensamento probabilistico mediado pelo processo de comunicação com alunos do 7º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2022.
SANTOS, Jaqueline Aparecida Farotto Lixandrão. O Desenvolvimento do Pensamento Probabilístico no Ensino Fundamental: da sala de aula a produção cientifica. Novas Edições Acadêmicas. Londres. Reino Unido, 2013
SOARES ET AL. Limitadores do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Probabilidade. Revista Desafios.TO. v. 9, Especial, 2022
VERGARA, Andrea; ESTRELLA, Soledad; VIDAL-SZABÓ, Pedro. Relaciones entre Pensamiento Proporcional y Pensamiento Probabilistico en situaciones de toma de decisones. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. v. 23, n. 1. p. 7–36. 2020. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.7.8
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)