<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 8, art. 8, p. 174-189, a*o. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.8.8 </line>
</par>
<par>
<line> De*pejo de Injustiças: Racismo Estr*t*ral e Nega*ão *e Dire**os em Carolina **ria de Jesus </line>
<line> *ismissal of *njus*i*es: Struct*ral Racism an* *enia* of Rights *n Ca*olina *a*ia de Je*us </line>
</par>
<par>
<line> Evelyn Santos Alm*id* </line>
<line> Doutoranda em L***as pela Un*versidade Fede*al do Espí*ito Santo </line>
<line> Gr*duada em Direito *el* Faculdade de Il*éus- CESUP* </line>
<line> E-m*il: esalm**da26@gm*il.*om </line>
<line> Rosane Ol*v**ra de Deu* </line>
<line> Mestrado em Esta*o * Sociedad* pela Univer*idade Federal do S*l da *ahia. </line>
<line> Pós-grad*ada *m P*átic* Jurídica *m D*r*ito Públi*o e P*ivado pela Fac*ldade de Ilhéus - CESUPI </line>
<line> Graduaç*o em Direito pel* C*s*p* Fa*ulda*e de **héus </line>
<line> Professora *a *acul*ade de Ilhé*s - CESUPI </line>
<line> *-*a*l: rosane.deus@hotmail.co* </line>
<line> Crist*a*o Augusto ** S*lva </line>
<line> *outor em *iteratura **asileir* pela Un*versidad* de Sã* Paulo (USP) </line>
<line> *ós-douto* pela U*iversida** Federal d* Santa Maria (UF*M) </line>
<line> Pr*f*ssor Pleno de Litera*u*a Brasi*eira e T**ria da *iteratura na Univers*dade E**adual de Santa Cruz (UESC) </line>
<line> E-*ail: casi*va@uesc.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Evely* Santo* A*meida </line>
<line> Edi*or-Chefe: </line>
<line> D*. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> *erl*y </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> F*culdade </line>
<line> de </line>
<line> Ilhéus - </line>
<line> Av. </line>
<line> T*ncredo </line>
<line> Ne*es, </line>
<line> S /* </line>
<line> S*o </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Francisco - Ilhé*s - BA, CEP: 45.6*5-1**, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *ndere*o: </line>
<line> Rosa*e *live*ra de Deus </line>
<line> Artigo r*ceb*do em 26/05/2024. Ú*tima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Facu*d**e </line>
<line> d* </line>
<line> Ilhéus - </line>
<line> Av. </line>
<line> *ancredo </line>
<line> Nev*s, </line>
<line> S /N </line>
<line> *ão </line>
<line> recebida *m 08/06/2024. *provado em 09/06/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Francis*o - I*hé*s - BA, CEP: 45.655-120, Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Cr*sti*no Augusto da Silva </line>
<line> Avalia*o pelo sist*ma T*iple Revi*w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Campus Soane Na*aré de And**de, Rodovia Jorge </line>
<line> pelo Editor-C*e**; e b) *ouble Bl**d Re*ie* </line>
</par>
<par>
<line> A**do, km 16, Ba*rro Sa*obrinho. *EP 45662-900. </line>
<line> (*v*liação *ega por dois avaliadores *a *r*a). </line>
</par>
<par>
<line> Ilhéus-Bah*a. </line>
</par>
<par>
<line> Revisão: Grama*i**l, *o**ativa </line>
<line> e de For*atação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Despejo de *nj*stiç*s: Racism* Estrutur*l e Nega*ão de Direitos em Carolina Maria de Jes** </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pre*ente artigo aborda o raci*m* estrutu*al a negaç*o *e *ireitos na obra Quarto e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Des*ejo (1960), *e *arolina Maria de Jes*s. Nessa *b*a, notamos um testemunho m*rca*te </line>
<line> das cond*çõ*s de vida da *opulação m*rginal*z*da **s pe*i*e**as urba*as b*a**lei*as n* d*cada </line>
<line> *e 196*, lançando l*z **bre as i*justi*as soci**s * a discrimi*ação racial que permeiam * </line>
<line> sociedade brasileira. Nosso objet*vo é discutir de que forma ho*ve uma negação de direitos na </line>
</par>
<par>
<line> obra *or </line>
<line> cau*a do racismo e de que ma*eira isso *mpa*tou a v*d* da </line>
<line> au*ora e continua </line>
</par>
<par>
<line> impacta**o a v*da de negro* e </line>
<line> negras até o* dias atuais. O aporte teórico será base**o nos </line>
</par>
<par>
<line> estudos de Al*eida (2018; 2021), Carne*ro (200*), Gonzalez (1982), Rio* (2019), entre </line>
<line> outros. </line>
<line> Palavras-ch*ve: Quar*o de *espejo. Negação de Dire*tos. Rac*smo Estrut*ral. Caroli*a </line>
<line> Mar*a de J*sus. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> This article add*esses structural r*ci*m and the deni*l of rights in the wor* Quarto de De*pejo </line>
</par>
<par>
<line> (1960), by Ca*olina Maria </line>
<line> de *esus. In this work, we **te a striking *estimony to t*e </line>
<line> l i vi ng </line>
</par>
<par>
<line> conditions o* t*e marg*n*lized population in B*azilian u*ban outskirts in t*e 19*0*, *hedding </line>
</par>
<par>
<line> light o* the so*ial injus*ices </line>
<line> an* racial discriminatio* th*t *erm*ate Brazi*ian society. Our </line>
</par>
<par>
<line> o*je*tive *s to discuss *ow *ight* were den*ed *n the work due to **cism and **w this </line>
<line> impacte* t*e author's l*fe a*d c**tinues to impact *h* lives of black men and wom*n to this </line>
<line> day. *he theoretic*l contri*ution will *e b*sed *n stud*es by Almeida (*018; 20*1), Carneiro </line>
<line> (2006), Gon*alez (*98*), Rio* (2019), among o*hers. </line>
<line> Ke* word*: C*ild of the Da*k. *en*a* of Ri*hts. Struc*ural Raci*m. Carol*na Maria d* Jesus. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 8, art. *, p. 174-189, *go. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. S. A*meida, R. O. *eus, C. A. Silva </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A autor* Carolina M*ria de **su* (1914-1977) nasc*u na cid*** de Sac*amento-M* e, </line>
</par>
<par>
<line> proveniente de u*a fam*l*a muito </line>
<line> *o*re, *ua </line>
<line> e*ucaç*o *oi básica e limitada pela pouca </line>
</par>
<par>
<line> o*ortunidade de **tudo que teve e, di*nte disso, só *ôde *studa* *o *er matricu*ada no col*gio </line>
<line> Allan Karde* em *923, instituição na qual as *ria*ças car*ntes eram su*tentadas p** pessoa* </line>
<line> influen*es, com* a Sra. Maria Leite Monteiro de Ba*ros, um* *as benefici*rias d* e***l*, d* </line>
<line> quem * m*e de Ca*olina era la*ade*ra *, *or isso, pôd* frequentar a escola por dois an*s. </line>
</par>
<par>
<line> E* 19*7, Carolina se mudou para São P*ulo, e acompa*hou o surgimento </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> p*i*ei*as f*velas dura*te * pro*e**o </line>
<line> de moderniza*ã* da cidade. Vivendo </line>
<line> na </line>
<line> *avela do </line>
</par>
<par>
<line> Canindé com *eu* t*ês filh*s, Jo*o José de J**us, *o*é Carlos de *e*us e Vera Eunice de *esu* </line>
</par>
<par>
<line> ****, ela </line>
<line> gan*ava a vida catando mate*iais recicláveis nas ruas. Sua paixão p**a leitura </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **v*u a escr*ver sobr* o c*tid*a** da fav*l* em cade**os encontr*dos no lixo, que mais ta*de </line>
<line> se torna**m o* d*ári*s de uma favelada. </line>
<line> A *arolina "e*crit*ra" foi desco**rta pelo jor*alista Audá*io Dantas, d*ran*e o* a*os </line>
</par>
<par>
<line> *950, após ela ame**a* denunciar alg*n* *dultos *ue </line>
<line> es*ava* destru*ndo a**u*s </line>
<line> brinqued** </line>
</par>
<par>
<line> na pra** próxima à comunidad*. O jorna*is*a se inter*ssou em conhece* a mulher qu* escrevia </line>
<line> so*r* su* ind*gência n*s cad*rnos e se comp**m**eu a div*lgar seu material. </line>
<line> *m 1960, *cor*eu a public*ção de *u*rt* *e Des*ejo e foi um sucesso es*ron*oso, </line>
</par>
<par>
<line> vendendo m*l*are* de ex**plares e </line>
<line> se*do tra**zido **ra diver*o* id*o*as. Carolina ainda </line>
</par>
<par>
<line> pu*licou mais três l**r*s, Cas* de *lve*ar*a (1961), Pedaç*s d* Fo*e (1963), *rov***ios </line>
</par>
<par>
<line> (1963), </line>
<line> *orém nenhu* alc*nçou o mesmo sucesso. Após sua morte, foram encon*rado* </line>
</par>
<par>
<line> manuscritos inéditos, os qua*s foram publicados po*tumamente, Diário de B*tita (198*), Meu </line>
<line> estranho diár*o (1**6), Antol*g*a pess*al (1996), *nde esta*s f*l*c*dade? (*014), Meu s*nho </line>
<line> * e*crev*r (2018), Casa de Alv*naria volume 1 * 2 (202*), * escr**o (*023). </line>
<line> **lo fato *e * autora *iver em uma época *ar*ada *or *ois p*rí*dos importantes da </line>
<line> história do B*asi* * p*ra os direitos d*s *idadãos, s**do o primeiro mar*o o regime do *stado </line>
</par>
<par>
<line> Novo (1937-**45)1 e se*un*o, * dita*ura civ*l-m*l*tar (196*-1985)2, percebemos * </line>
<line> que s ua </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> *m 10 de n**embr* de 1937, o en*ã* preside*te Getúlio *argas ins*it*iu uma dit*dura por *eio d* G*l*e do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Esta*o Novo, vige*te at* 1945. O avanço de regimes antil*berais, corp*ra*ivo* e au*oritário* ao red*r do m*ndo </line>
<line> ajudou a sustentar a formação p*l*tica de Varga*, no poder desde 19*0, tamb** anti*iberal, autorit*ria * finca** </line>
<line> no positivismo ga*cho. *m âmbit* *acional, o re*ultado da C*nstituinte de *9*4 desagrado* a Va*g**, que </line>
</par>
<par>
<line> busc*va se manter no pod*r. No ano seg*inte, * ap*ova*ão da </line>
<line> Lei de Se*ura**a Na*ional (LSN) foi um* das </line>
</par>
<par>
<line> med*das a*otada* p**a limitar avanços liberais e endurecer o au*oritaris*o. "O argum*nto p*ra justif*c*r o g*lpe </line>
<line> se dá c*m a desc*be*ta pe** gov*rno de um sup*sto P*an* *ohen, q*e *e traduzi* em *ma articulação comunista </line>
<line> para tomar o poder", e**l*ca Franci*c* Mart*nho, professor de Hi*tória Ibéric* na Fa*u*dad* *e *ilosofia, Letra* </line>
<line> * Ci*ncias Hum**a* (FF*C*) da USP. </line>
<line> Re*. FSA, *e*esi*a, v. 21, *.8, art. 8, p. 1*4-189, a*o. 2024 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desp*jo de Inj*stiças: Racis*o Estrutu*al e Nega*ão de Di**itos em Carolin* Mar*a de Jesus </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> escrita era vol*ada para den*nciar * *ealidade social dos favelados e negros do país. Dessa </line>
<line> fo**a, not*rem*s no *ecorrer deste artigo que sua *scrit* sofreu interferência por conta des*es </line>
<line> m*rc*s hi*tór*cos e, por *sso, sua voz foi tã* *mpor***te ness* período ao tr**ar *os favelado*, </line>
<line> que sempre s*o marginalizad*s pela sociedad*. </line>
<line> Sobre a aut*ra, o c*ítico e biógra*o Tom Fari*s di*: </line>
<line> Mulher inti*orata, cora*osa e cheia de at*tudes al*iss*reiras, Carolina Mar*a de </line>
</par>
<par>
<line> Jes*s, </line>
<line> c** se* pensam*nt* singular, sua *scr*ta simples, deixou u* *egado eivado </line>
</par>
<par>
<line> de desa*io* e alertas, de indignaçõe* e dúvi*as. E, atra*és *a leitura das n*ta* do seu </line>
<line> diário, fica-se a certeza de *ue uma *ulh*r *em ig**l exis*i* de *ato e de dire**o </line>
<line> entre nós, para simbo*iz*r a luta sofrida, não só *a* mulheres pobres e hum**d*s, *as </line>
</par>
<par>
<line> a luta e* *rol do *ia seguinte, do *ia *ecessár*o </line>
<line> para sobr*vive*, do dia sem </line>
</par>
<par>
<line> vencedor </line>
<line> e </line>
<line> sem </line>
<line> vencidos. </line>
<line> [ ...] </line>
</par>
<par>
<line> Carolina Maria de Jes*s r*pres*ntou e*s* mulher, q*e t*ansformou </line>
<line> uma ati*ude </line>
</par>
<par>
<line> cor**queira, que é o ato *e *screv*r, na bandeira *ontra a fom* e a mis*ria, band*ira </line>
</par>
<par>
<line> essa que tremu*a, </line>
<line> co*o *m e*tandarte, pr*t*gendo as *abeças dos fracos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> op*imidos, dos que, como ela, e*ve*gav*m a *spinha par* ganhar a v*da, no* lixões </line>
<line> de cada esquin*, nas *bras do metrô, nos ga*im*os, nas abe*tu*as de estradas que, </line>
<line> infeliz*ente, l*varam este país para lugar nenhum. (F*RIAS, 2020, p. 190). </line>
<line> *e*sa *orma, percebemos * im*ortância *a a*tora e da sua es*rita **r* * literatura </line>
<line> brasileira e pa*a a literatura n*gro-brasileira na luta pela igu*ld*de de dir*itos e visibilidade de </line>
<line> negros, ne*ras, fav*lad*s e marg**ali*ados, uma *e* que </line>
<line> A li*er*tur*, em suas inú*eras te*t*ti*as d* definição e conc*ituação, consti*ui uma </line>
<line> das instâncias disc*r*iva* mais im*ort*ntes, *ois atua *a config*r*ção do imaginário </line>
<line> de milhões de p*ss*a* (CUT*, 2010, p. 48). </line>
<line> Nos ano* 1960, ano de la*ça*e*to *e Qu*rto ** de*pejo, a Con*tit*ição Federal </line>
</par>
<par>
<line> vigen*e era a de 1946, </line>
<line> promulgad* *urante o r*gime do Estado *ovo, * **al insta*ro* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> regime democrát*co, gara*tia de dire*tos *rab*lh*stas, os *irei*os fundamentais, d*reito ao voto </line>
<line> e garan*iu tamb*m o ens*no gratuito nos anos i*iciais, porém nem todos tinha* acesso a e*ses </line>
</par>
<par>
<line> direitos. Assi*, o relato feit* na o*ra p*la a*tora mostr* </line>
<line> *ue, mesmo com um* nova </line>
</par>
<par>
<line> Constituição, conc*dendo ao po** vár*os direi*os, eles não *ra* </line>
<line> para to*os, pois, *ara os </line>
</par>
<par>
<line> periféricos, n*gros, favelados *ão lhe* e** da*o o d*reit* * uma </line>
<line> vida digna po*que, **smo </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Em 31 de março de 1964, a derrubada *o presidente João G*ulart marca*a o início d*s governos mi*i*ares no </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Br*sil, q** durar*a *té 198*. A organização dos milit*r*s * ***ores *onservadores culm*naram c*m a *eposição </line>
<line> de Goular* em 31 *e *arço de 1964. O governo mil*ta* teve iní*io **m el*ições indiretas, coloca*do o g*n*ral </line>
<line> Humberto Castelo *ranco *omo p*esidente do *r*si*. *pesa* do a*ge da repressão ter acontecido a parti* de </line>
<line> 19*9, após a imple*entaç*o do Ato Instit**io*al nº 5, Napolit*no esclarece qu* a repressão foi iniciada mu*to </line>
</par>
<par>
<line> an**s. "O caráter ditatorial e auto*i*ári* do reg*me já estava posto desde *s primeir*s </line>
<line> dias </line>
<line> do pós-golpe, s* </line>
</par>
<par>
<line> *firmando p*enamente com o AI-2". (*Em outubro de 1965, o *I-2 instituiu eleições ind*retas para presidente, </line>
<line> d*ssolveu partidos polí*icos, s*spendeu dire*t*s ***íti*os d* oposito*es do regime e outras medidas). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. *, art. 8, p. 174-189, ago. 2024 w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. S. Almei**, R. O. Deus, *. *. **l*a </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> c*m * mud*nça da Consti**ição, a inv*sibili*ade des*as *essoas da clas*e baixa e oriunda de </line>
<line> luga*es per*fé*icos permanecia, *esmo com * D*clara*ão Universal do* Direitos Humanos </line>
<line> em voga desde 1948, e *izen*o: </line>
<line> Tod* ser hu*ano *em capacida*e para go*ar *s direitos e as liber*ades estabelecidos </line>
<line> nest* Dec**ração, sem di*tin*ão de *ua*q*e* esp*c*e, seja de raça, *or, sexo, língu*, </line>
<line> *eligi*o, op**ião polític* ou de outr* natureza, orige* nacion*l ou so*ial, riqueza, </line>
<line> nascimento, ou q*a**uer outra *ondiç*o (ARTIGO * DUDH). </line>
<line> *e*se modo, notamos que mesmo est*nd* ** vigência duas ferra*entas de proteção e </line>
<line> p*o*oção soc*al, a pop*lação *u* *iv*a nas fav*las, que *ram negras e p*bres, *** era </line>
<line> con*emplada com esses d*reitos o* proteção do Est*do. A se*u**, iniciaremos nos*as aná*i*es </line>
<line> e explorarem*s mais e*ses direi*os na obra. </line>
<line> 2 REFERE*CIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Racismo Est*utural: Uma Visão Detalhada </line>
<line> *tualmente, um as*unto em *oga na s*cie*ade é o racismo *stru*u*al, mas af*nal, qual </line>
<line> a sua definiç*o * como el* surg*? Ma*, antes de adentra*mos no racismo estr*tural, </line>
<line> *recisam*s n*rtear a concepção de ra*a, que é de*inid* c*mo "uma re*ação s*cia*, o que </line>
</par>
<par>
<line> significa dizer </line>
<line> q*e * ra*a se manif*sta e* atos c*ncretos ocorridos no </line>
<line> int*ri*r de uma </line>
</par>
<par>
<line> estr*t*ra so*ial mar*ad* por *onflitos antagôni*os" (ALMEIDA, 2018:40), *nquanto </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> raci*mo é definido com* </line>
</par>
<par>
<line> Uma forma sist*m*tica de discrim*nação que te* a ra*a como fund*ment*, * que se </line>
<line> manifesta por meio *e práticas *onsci**tes o* inconsciente* que culminam e* </line>
</par>
<par>
<line> desvantagens ou privilégios, a de*ender do grupo r*cial ao qual pertençam. </line>
<line> [ ...] O </line>
</par>
<par>
<line> racismo se expressa c**cre**mente como desigualda*e p**ític*, econômica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jurídica da sociedade (ALMEIDA, 2018, p. 25; 50). </line>
</par>
<par>
<line> Ou seja, o racis*o n*s*e da *iscriminação *a*ueles que *ão s*o considerados a raça </line>
<line> superior ou *egemônica do ponto de vista ca*ital e *o*i*l. Mesmo com *an*a luta e criação de </line>
<line> n*rmas para co**ir o raci*m*, como a prim*ira l** 7.716/89, promulgada e* 1*89, que dizia: </line>
</par>
<par>
<line> "Art. 1º Serão </line>
<line> p*nid*s, na forma desta Lei, os crim*s res*ltante* de disc*iminação ou </line>
</par>
<par>
<line> preconceito de raça, cor, </line>
<line> etnia, religião ou procedência na*ional" (BRASIL, 1989). </line>
</par>
<par>
<line> A*ualmen*e e*a foi a*t**ad* par* a Lei 14.532/2023: "Artigo 2 A: Injuria* algu*m, ofendend*- </line>
<line> lhe * di*n*dade ou o decoro, em razão de ra*a, co*, e*ni* ou pr**ed*ncia naciona*. Pena: </line>
</par>
<par>
<line> **clusão, *e 2 (dois) a * (ci*co) ano*, e multa", mas, infelizmen*e, </line>
<line> **sa prática de vio*ênc*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n.8, art. 8, p. 174-189, *go. *02* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Despej* de Injusti*as: Racismo Estrutural e Negaçã* de Di*eitos *m Ca*olina Maria d* *esus </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> *ind* é uma constant* na nossa realid*de brasileir*, pois di*riament* *inda toma*os </line>
<line> conhecimento de c*sos d* ra*i*mo se*do *ometidos em diver*as esfe**s, de a*ordo co* *ados </line>
<line> da 17ª ediç*o d* Anu*ri* Bras*lei*o de *egurança *úbl*ca. </line>
<line> De acordo co* o pe*quisador Silv*o A*meida, atual min*stro dos D*reitos Human*s * </line>
<line> da Cidadania d* Brasil, o racismo es*rutur*l é "uma decorrên*ia da própria estrut**a socia*, ou </line>
<line> se**, do modo "nor*al" co* que *e cons*ituem as re*açõ*s po*íticas, econômicas, j*r*dic*s e </line>
</par>
<par>
<line> a** fami*ia*es, n*o </line>
<line> s e ndo </line>
<line> uma *ato*ogia s**ial e </line>
<line> n*m um desarra*jo ins*ituc*o**l" </line>
</par>
<par>
<line> (ALMEIDA, 2021, p. 5*). </line>
<line> **ra o e*tudioso, o **cismo estr*tural está entranh*do na p*óp*i* socied*d*, *as </line>
</par>
<par>
<line> prátic*s </line>
<line> exclude*tes que con*inuam em voga, apesar das conq*istas *ue as pess**s negr*s </line>
</par>
<par>
<line> v*m adquirindo. Notam*s </line>
<line> que, *or co*ta da raça, as p*ss*as são marginaliz*das, são </line>
</par>
<par>
<line> excluídas ** ponto de vista soci*l e capit*l. Infe*izmente a* mesmas condiçõ*s excludentes, </line>
<line> d**unciadas em Qu*rto d* d**pej* (1*6*), *ont*nua* ** pleno século XXI, *omo é o caso </line>
<line> da fome que Ca**lina já relatav* em seu diário: </line>
</par>
<par>
<line> *7 de maio d* </line>
<line> 1958 A t*ntura da fom* é pior do que a do álcool. A t*ntura - </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> álco** nos impele a cantar. Mas * da fome nos faz tremer. Per*ebi **e é horr*vel ter </line>
</par>
<par>
<line> só ar dentro d* estômago. Comecei a sent*r a boca amarga. P*nse*: já </line>
<line> não b*sta as </line>
</par>
<par>
<line> amargura* d* *ida? [...] O Léon pe*ou o papel, recibi seis *ruzeiros. Pensei em </line>
</par>
<par>
<line> guardar para comprar feijão. M*s *i </line>
<line> que não podia p*rque o meu </line>
<line> est**a*o </line>
</par>
<par>
<line> r*clam**a e torturava-me. Resol*i t*mar uma média e comprar um p*o. Que *feito </line>
<line> surpr*endent* f*z a comida no nosso organismo! E* qu* antes de come* vi* o *éu, </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> árvo*es, as aves, tud* *marel*, *e*ois que comi, t*do normalizou-se </line>
<line> aos meus </line>
</par>
<par>
<line> *l*os. A *omida ** estômago é como combustível na* máq*inas. P*ssei * traba**a* </line>
</par>
<par>
<line> mais depressa. Meu corpo deixou de pesa*. [...] E* tinha a im*ressã* q*e eu </line>
</par>
<par>
<line> desl*z*va no espa*o. Comecei a s*rrir como *e eu estiv*sse presenciando um l*ndo </line>
</par>
<par>
<line> ****táculo. E *averá espetá*ulo *ai* lindo do que ter o que c*mer? Pa**ce que eu </line>
</par>
<par>
<line> estava comendo pela *rimeira vez na minha vida (**sus, 200*, p. 45-46). </line>
</par>
<par>
<line> P**c*b*mos que, para a* pessoas *ue são *o*st*n*emente i**isibilizadas p*la </line>
<line> *ociedad* e pelo Estado, a fome ainda é o m*ior *roble*a, *ma *ez que muitos bra*i*eiros </line>
<line> aind* estão em situ**ões pre*árias e, e* **a maioria, são *e**os. </line>
<line> P** con*a da escravidão, o* ne*ros eram con*iderados merc*dorias, seres inferiores e </line>
<line> **ram reb*i*ado* ao *ugar de subalternos e, mesmo a*ós a abolição da escravatura, con*i*uam </line>
</par>
<par>
<line> nessa *osição até *s </line>
<line> dias atuais. I*felizmente, * *ema não foi devi*amente discutid* na </line>
</par>
<par>
<line> *ocie*ade e, dessa forma, o racismo est* e*tranhado na sociedade e não de forma ve*ada, ma* </line>
<line> de forma escan*a**da, independen*e d* haver **c*nismos le*ais e jur*dicos para *ombatê-**, </line>
<line> poi* o* racistas, já n*o se *mp*rtam em usar máscar**, eles cometem o cri*e, marginalizam o </line>
<line> *utro com a anu*ncia do *st*do, em alguns *asos. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina P*, v. 2*, n. 8, art. 8, p. 174-189, ago. 2024 www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. S. Almeida, R. O. Deus, C. A. Silva </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> Dev*do </line>
<line> * mu*ança na estrutura política e social, precis*u-se criar "f*rmas ma** </line>
</par>
<par>
<line> sofisticadas de dominaçã*" (Al*eida, 2021, p. 72), p*r* que a *aç* negra per*aneces*e </line>
<line> sempre à mar*e* da socied**e e vi*er dominad* pela raça b*a*ca heg*môn*ca. </line>
</par>
<par>
<line> A primeira Dec*aração dos *ireitos Hum*nos *urgiu em 1789 sob o título </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Declaração d*s Di*eitos do Homem e do Cidadão, a qual pregava: </line>
</par>
<par>
<line> [...] A De*laração F*a*cesa dos *i*eitos do *omem e do Cida*ão, de 1789, d**taca </line>
<line> em s*u *reâm*ulo que "[...] a fina*idade de toda *ssociaç*o política é a conservação </line>
</par>
<par>
<line> d*s direitos natura*s e i*pr*scritíveis do homem. </line>
<line> *sses di*ei*os *ão * liberdade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propriedade, a se*u*an*a e a resi*tência à opressão". A igu*lda*e </line>
<line> ci*i* se </line>
<line> centrava </line>
</par>
<par>
<line> n* ho*em, branc* e propr**tário, ex*l*indo os pobr*s, as mulheres e os negr** - que </line>
<line> na época *oram mantidos *scrav*zad*s. Liberdade e propriedade *a*inham *e mã*s </line>
<line> dadas e são ga*ant*das pela segu*ança (R**HA, 2*2**, *. 13). </line>
<line> Ap*sar *e *bord*r que todos possue* direi*os iguais, sabemos que na época dessa </line>
<line> declara*ão, ap*na* os ricos e branc*s possu*am poss*s, ou *ej*, tinham os seus direi*os </line>
<line> rec*nhecidos de fato, uma vez que o detentor d* capital pode mandar e desmanda* e apl**ar a </line>
<line> lei à sua vontade. Notamos qu*, mesmo com essa declaração, os pobres, negros permane*iam </line>
</par>
<par>
<line> no esqueci*ento, p*rma*ecia* *o p*pel ** subserv*ência e nã* possuíam direitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nenhuma natureza como notamos, por e*emplo, em caso* *o âmb*to penal, no qua* as penas </line>
</par>
<par>
<line> sempre serão mais duras </line>
<line> p*ra aqu**es conside*ados * "ralé b**sile*ra" (Souza, 2009) como a </line>
</par>
<par>
<line> *studiosa Rap*aella Benetti da Cunha Rios di*: </line>
</par>
<par>
<line> **is uma vez, a </line>
<line> d**lidade \casa grande e senza*a\ * atual * favorec*, em *ermos </line>
</par>
<par>
<line> penitenciários [...] o *ncarceramento em massa de </line>
<line> estrat*s sociais *cono**camente </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> de*favorecidos da sociedade, espec*almente da *opulação mais jove* que </line>
</par>
<par>
<line> integra a de*om**ada \nova class* do precariado\ [sic], com*osta d* pess*as sem </line>
<line> *ualquer perspectiva de *e*urança no emprego ou d* ascensão de carreira - ficam à </line>
</par>
<par>
<line> m*rg*m da socieda*e em um e*tado de alienação - e a*ab** migrando *ar* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mercado i*forma*, seduzidas, especialmente, *e*o t*áfico *e d*ogas (RIOS, 20*9, </line>
<line> p.57). </line>
<line> Com o surgime**o da *e*laração Un*ver*al dos Direi*os Humanos, após a Segu*da </line>
<line> G*erra Mundial, *spera*a-*e que realmente os dir*ito* fossem iguais para todos, inde*ende*te </line>
<line> *e raça, cr*do, sexo, mas, i*felizmente, os *ir*ito* iguais per*an*c*ram a*enas no papel: </line>
<line> Artigo1: </line>
<line> Todos o* se*es h*mano* n*scem li*res e iguais *m dignida*e e direi*o*. São dotado* </line>
</par>
<par>
<line> *e razão e consc*ência e devem agir e* relação un* aos **tros com espírito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> frat*rnidade. </line>
</par>
<par>
<line> **tigo2: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> To*o *er *umano t*m *apa*idade para goza* os direitos e as liberdades </line>
</par>
<par>
<line> estabelec*dos *esta Declaração, sem di***nçã* de qu*lquer espécie, s*j* de *aça, cor, </line>
<line> sexo, língua, religião, opinião polític* o* de outra natureza, origem na*ional ou </line>
<line> Rev. *SA, Te*esi*a, v. 21, n.8, art. 8, p. 174-189, ago. 2*24 www*.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *espejo de I*jus**ças: R*cismo E*t*ut*r*l e Neg*ção d* Dire*tos em Carolina Maria d* *esus </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, </line>
<line> riquez*, </line>
<line> nascime*to, </line>
<line> ou </line>
<line> qualqu*r </line>
<line> outra </line>
<line> con*ição. </line>
</par>
<par>
<line> 2. Não será também feit* nenhum* dis*inção fu*dada n* co*dição pol*tica, jurídica </line>
<line> o* internacional do paí* ou te*ritóri* a que pertença u*a pessoa, quer se trate de u* </line>
<line> territ**io in*epe*dente, sob tutela, **m governo próprio, quer sujeito * qualq*e* </line>
<line> outra limitação de sobe**nia. </line>
<line> Artigo3: </line>
<line> T*do ser humano tem direito à vida, à liberdade * à seguranç* *essoal (ONU, 194*). </line>
<line> No**mos que, mesmo com * universalida*e *es*es **re*tos, a *xpl*raç*o capit*list* </line>
<line> *olabora p*r* qu* o racismo estr*tu*al c*ntinue preva*ecendo, pois nesse sistem* de trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> *s negr*s continuam *o*o </line>
<line> aquel*s resguardados ao *u*ar </line>
<line> de servidão, salvo *l*umas </line>
</par>
<par>
<line> ex*eções. Mas </line>
<line> *recisamo* reco**ece* qu*, sem *s**s normas, provavel*ente os negros </line>
</par>
<par>
<line> est*riam em piore* condiç*es: "Todavia, **r inefetivas que sejam ess*s nor*as, te*os de </line>
<line> a*miti* que, sem elas, a vida n* m*ndo poderia, p**vavelment*, es*ar muito pior" (*rin*a*e, </line>
<line> 20**b, p. 14-1*), ou seja, a declaração é important*, mas ineficaz *m algu*s *o*entos para </line>
<line> aque*es q** ma*s precisam. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUS*ÕES </line>
<line> 3.1 A Luta Cont*a o Racismo Estr**ural e * Negação de D*re*tos em Quarto d* Desp*jo </line>
</par>
<par>
<line> O pri*eiro ato de resis*ên*ia da autora co*tra o **cis*o estrut*ral e nega*ão de * </line>
<line> *ire*tos é a própria e*crita da obra, u** vez que ela *inha pouco estudo e, mesmo com t*nta </line>
</par>
<par>
<line> di*ic*ldad*, </line>
<line> conseguia *nxe*gar sua real*dade dar voz * sua comunidade tã* sofrida * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> negl*ge**iada pela falta d* di**itos *undamentais e **reitos human*s na década de 1950. </line>
</par>
<par>
<line> Por *eio de *eus rela*os vívidos e *motivos, C*rolina Ma*ia de Jesus n*s mos*ra *s </line>
</par>
<par>
<line> múl*iplas f*ces ** rac*s*o e*trutural *ue p*rmeiam a vida *a comunidade da favela, além de </line>
</par>
<par>
<line> nos mostra* a neg*ção de direitos dessas </line>
<line> pessoa* ao n** *elatar as con*ições precárias de </line>
</par>
<par>
<line> moradia dela e dos seus vizinhos: </line>
</par>
<par>
<line> ...As oito e *eia da noite *u já e*tava *a *av*la respirando * odor dos ex*remen**s </line>
<line> que m*scla c*m o ba*ro podre. Quando estou na ci*ade t*nho a imp**ssão que estou </line>
<line> na sala *e vis*ta com seus *us*res de cristais, seus t*petes de vilu*os, a*mofa*as de </line>
</par>
<par>
<line> sitim. E quand* e*tou na favela </line>
<line> tenho a i*pres*ão que sou um *bjeto fora de **o, </line>
</par>
<par>
<line> digno de estar num quarto ** des*ejo (JESUS, 1*60, p. *7). </line>
<line> Ou seja, *esus descr*ve seu próprio *a*raco co*o u* "quarto de desp*jo", d*st*c*nd* </line>
</par>
<par>
<line> a falta de i*fraestru*ur* bás*ca e o a*an*o*o pelo Estado. Essa condição deploráv*l </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *abi*a*ão não é apenas um* questão d* pobrez*, mas também reflete a marginalização </line>
<line> sistem*tica imposta às com*nidades negras e p*bres. </line>
<line> Rev. FS*, T*res*n* PI, v. 21, n. 8, art. 8, p. 1**-189, *go. *024 *ww4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. *lmeida, *. *. D*us, C. A. Silva </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> Jesus descreve de maneira contundent* * negligênc*a do E*tado em *ornecer servi*os </line>
</par>
<par>
<line> básico* in*rae**rutura e </line>
<line> *dequada **ra a comunidade da favela do C*nindé. Em diversas </line>
</par>
<par>
<line> *assagens do livro, co*o qu*n*o relata *s condições insalubres de seu **r*aco, a a*tora **põe </line>
</par>
<par>
<line> a ausê*cia d* </line>
<line> políticas públ***s e*icazes *ar* garan*ir o acesso mor*dia d**na e cond*ções à </line>
</par>
<par>
<line> sanitár*as a**qua*a*. Nes*e sentido, a autora desabafa: "Este l*gar * im*nd*. Os valõ** e**ã* </line>
<line> podres. As moscas *ntram pelas nari*a* * *e*a *oca. Tod* manhã e* arrumo as moscas no* </line>
<line> olhos do meni*o" (J*sus, 1960, p. 56). Essa negligência es*atal contribui para * perpetuação </line>
<line> do *i*lo *e pobreza e ex*lusão social vive*ciado pelos *orado*es da fave**. Outro ponto de </line>
<line> *e*caso *o Es*ado destac**o *ela autora é *cerca da fo*e, a f*l*a d* recursos **stinad*s para </line>
<line> at*nd*r os mais pobr*s naquel* épo*a: </line>
<line> 21 *E MAIO Pa*sei uma noite horrivel. So*hei que eu r*sidia numa ca*a r*sidive*, </line>
<line> tinha banheir*, cozin*a, copa * at* qu*rto de *riada. Eu ** festeja* o aniversár*o de </line>
<line> minha filha Vera Eun*ce. *u ia comp*ar-lhe *mas pa*eli*has que há *uit* ela vive </line>
<line> pe*ind*. Porq*e *u es*a** em *ondi*õ** de c*mprar. Sen**i n* mesa para comer. A </line>
</par>
<par>
<line> toa*h* era alva ** lirio. *u </line>
<line> comi* *ife, pão com manteiga, *atata frit* e salada. </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo fui pegar </line>
<line> ou*ro b**e despertei. Que realidade amarga! Eu </line>
<line> *ão **sidia na </line>
</par>
<par>
<line> cidade. *stava *a favela. *a lama, as mar*ens do Tietê. E com 9 cruzei**s *penas. </line>
<line> Não *enho açúcar p*rque ontem eu s*í e os m*ninos comeram o pouc* que eu t*n*a. </line>
</par>
<par>
<line> ...Qu*m deve dirigir é quem tem *apa*idad*. Quem tem *ó e am*sad* ao </line>
<line> po*o. </line>
</par>
<par>
<line> Quem governa o n*sso país é quem *em di*heiro, quem nã* s*be o *ue é fome, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dor, * a a*lição do pobre. S* a maio**a **voltar-se, o que pode *azer a minoria? Eu </line>
</par>
<par>
<line> e*tou a* lado *o pobre, que o braço. Braç* desn*trido. Precisamos livr*r o paiz é </line>
<line> dos polí*i*os açambar*ado*es. (JES*S, 20*7, p. 45-46). </line>
</par>
<par>
<line> N*ssa passa*em, a autora cita a e*periência da fome, a falt* </line>
<line> de aj*da do Estado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com* ela os seus contorna*am essa e </line>
<line> sit*a*ão. </line>
<line> Nota*os qu* não exis*em pol*ticas públic*s </line>
</par>
<par>
<line> nessa *poca, uma *ez que, pelos relat*s, os f*velad*s não eram incluí*os nos planos d* </line>
<line> *overno ou na Const*tuição Federal vigent* na ép*ca, d* 1946, pois não constava no referido </line>
</par>
<par>
<line> documento, a garantia do Estado *os </line>
<line> dire*tos fund*m*ntais. Notamos que não ex*st*m </line>
</par>
<par>
<line> Direi*os Huma*os ou d*r*itos bá**cos para os fa*elados, ne*r*s e pobre* na década de 19*0. </line>
<line> 1 DE JULHO ...Eu percebo q** se *st* Diário for pub**cado vai magua* muita g*nte. </line>
</par>
<par>
<line> *em pess*a que quando me vê </line>
<line> passar s*em d* jane*a *u fec*a* as *ortas. Estes </line>
</par>
<par>
<line> ges*os não me ofendem. Eu até go**o p*rque não p*eciso *ara* para conversa*. (...) </line>
<line> Quand* passei *ert* da fa*rica vi vári*s t*mates. Ia p*ga* quando v* o gerent*. Não </line>
</par>
<par>
<line> ap*oxi*ei porque </line>
<line> el* não *osta *u* pega. Quando descarregam os cam*nhões os </line>
</par>
<par>
<line> tomates caem *o so*o e quando os ca*inhões saem esmaga-os. Mas a *um*nidade é </line>
<line> assim. Prefer* vê estragar do que d*ixar seus semelha*t*s aproveitar (*ES*S, 1960, </line>
<line> p. 78). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a p*ssagem, notam*s * pr*tic* d* *ac*smo est*utur*l quando ela diz que as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas *ão *ostavam d* vê-*a passar, não gostav** *e **har p*r* ela. Jes*s d*z que n*o fic* </line>
<line> magoada, ela r**si*ni**ca * racismo que s*fre. P*rc*bemos *omo a internalizaçã* do racism* </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n.8, art. 8, p. 174-1*9, ago. 202* www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Despejo de Injustiça*: Racismo Estrutural e Negação de *irei*o* em Carolina *aria de *esus </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> afe*a profunda**nte a autoestima e a au*oimagem dos in*ivíduos *acialmente margin*lizados, </line>
<line> reforçando as estru*uras de p*d*r *ue perpetu*m a d*sigu*ldade. </line>
<line> Outro *omento de *o* é a respeito do ger*nte da fábric* que pr*fere jogar comi*a fora </line>
<line> *o i*v*s d* ali**n**r aqueles que tê* fome. Naquela ép*ca, as pe*soas ach*v** normal ver </line>
<line> tanta gente pa*sando fome, normalizara* a misé*ia *aqueles excluídos pelo sistema. </line>
<line> Infelizmente, ainda vemo* i*so aconte*er n* nos*o temp*, u*a v*z que me*mo com todos os </line>
<line> programa* soc*ais c**ados para b*nefi*iar *s po*res e negros, es*a população ainda s*f*e </line>
<line> diversos tipos de violênc*a nas mãos do *istema c*n**olado *ela b*anquitude. </line>
<line> Não exis*em di**renças b***ógicas ou cu*tur*is que justi*iquem um tratament* </line>
</par>
<par>
<line> discriminatório entre s*res humanos, o fato é *u* a </line>
<line> noção de raça ainda é um f*tor </line>
</par>
<par>
<line> político im*orta*te, u*ilizad* para naturaliz*r desigualdades e legitim** a *e*r*gação </line>
<line> e o gen*cídi* ** grup*s sociol*gicame*te con*ider*dos m*n*rit*rio* (ALMEIDA, </line>
<line> 2019, p. 232-237). </line>
<line> Entendemos c** isso que não havia motivo* *ara que houvesse discriminação contra </line>
</par>
<par>
<line> a população negra e *a*ela*a naquela </line>
<line> época, como não há até *s dias atuai*, mas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ranqu*tu** ainda s* sente no *ire*to d* julgar, sub*lt*rnizar e releg** os negros, mesmo *ue </line>
<line> não exista mais escravidão. </line>
<line> A C*nstituiç*o Federal de 1946 era a v*gent* n* **oca retratada por C*rolina M*ria de </line>
<line> Je*us e nos é r*le*ante par* ente*dermos a negaçã* de direitos enfrentada *elos f*velado*. A </line>
<line> C*ns*ituiç*o de 1*46, em s*u Artigo 141 diz: "A *nviolabil*d*de dos direitos con**rnentes à </line>
<line> vida, à liberdade, à seguranç* *ndi*idual e à pr*pr**dade, nos term*s segui**es: § 1º Todos são </line>
<line> iguais pera*t* * lei" (BRASI*, 1946). Poré*, na prática, *s*a igualdade era frequentemente </line>
</par>
<par>
<line> negad* aos negros, que enfrentav*m </line>
<line> dis*riminaç** *nsti*ucionalizada em diversas es*eras d* </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, como podemos notar no pen*amento de Abdias Nasc*mento, na **ra O genocídio </line>
<line> do neg*o no Brasil (*97*): </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> feridas da </line>
<line> discriminação racial se *x**em ao mai* </line>
<line> superf*c**l ol*ar sobre a </line>
</par>
<par>
<line> r*alid*de social do país. A ideologia *ficial o*te**iv*mente *poia discriminação a </line>
<line> econôm*ca para cit** um *xemplo p*r motivo de raç*. Até 19*0, a *iscrimin*ç*o em </line>
<line> empre*o* e*a uma práti*a corrente, sancionada **la l*i consuetudinária. Em ge*al, </line>
<line> *s anúncios **o*ura**o *mpre*ado* se pub*i*avam com a explícita ad*ertência: </line>
<line> "n*o se *c*itam pess*as de *or." Mesmo apó* a lei Afon*o Arinos, de 1*51, </line>
<line> *roibindo categoricamente * discrim**ação racial, tu*o *ontinuou na mesma. Trat*- </line>
<line> se de uma **i que não é cumpr*da nem executada (NASCIMENTO, 1978. p. *2). </line>
</par>
<par>
<line> Isto é, me*mo apó* *nos da ab*lição d* escr*v**ura, a população n*gra </line>
<line> a*nda *ra </line>
</par>
<par>
<line> t*atada como o*j*t*, como "lixo", sempre re*egada * *u*ção de servir os brancos, mas sem </line>
<line> direitos, de maneira *ue notamos *a su*racitada Const*t*içã* * qu*l *ontin*a direitos, porém </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n. 8, art. 8, p. 174-189, ago. *024 ww*4.fsanet.c*m.**/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. Almeida, R. O. Deus, C. A. Silva </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> es*es for*m violad*s para essa *opulaç*o desc*ita na obra de C*rolina Maria de Jesus, são </line>
<line> *sses dir*itos: </line>
</par>
<par>
<line> À *oradia, no </line>
<line> que se re*ere ao Art. 147, *ue pre*i* uma </line>
<line> ig*al o***tunidade para </line>
</par>
<par>
<line> *odos de prop*iedade; </line>
<line> O Ar*. 145, com as violações *e condiç*es de tra*alho dignas para o* cidadãos; </line>
</par>
<par>
<line> O Art. 157, que </line>
<line> pr*via *ondições de s*lári*s-mínimos, *ue *if*ci*mente eram </line>
</par>
<par>
<line> alcançados por g*ande pa*te dos mora*ores da f*vela, muito m*nos em condi*ões </line>
<line> necessárias e igua*itárias de aces*o ao t*abalho (BRA*IL, 1946). </line>
<line> Jesus *inha p*ena c*nsciência ** como o *istema pol*tico fun*io**va, sabi* porque e*a </line>
<line> e os seus *ram esquecidos **los governantes que ** apareciam durante a campanha el*itor*l, </line>
<line> mas nã* apareci*m depoi* de **eitos *ara ajudar, ze*a* ou *ar**tir os direitos básic*s d*quela </line>
<line> po*ulação f*velada, ex*luída e in*isibilizada por todos: </line>
</par>
<par>
<line> 15 DE MAIO Tem noite *ue </line>
<line> eles i**rovisam uma batuc*da * não deixa n*nguém </line>
</par>
<par>
<line> do*mir. Os v*sinh*s de alvenaria j* ten**ram </line>
<line> c*m ab*ix* assi**do retirar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> favelad**. Mas não conseguiram. Os *isinhos d*s cas** de ti*olos di*: *s po*íticos </line>
<line> protegem os favela**s. Quem nos proteg* é o p*vo e *s Vi*entinos. Os políticos só </line>
<line> aparecem aq*i nas época* *leitoraes. O *enhor **nt*di* **mpaio quan*o er* </line>
<line> vereador em 1953 pa*s*va os domingos aqui n* *ave*a. Ele **a tão a*radave*. </line>
</par>
<par>
<line> T*mava nosso café, bebia nas </line>
<line> no**as </line>
<line> x*caras. Ele nos dirigia as suas frase* *e </line>
</par>
<par>
<line> v*lu*o. Brin*ava c*m *os**s criança*. De*xou *oas im*re*sões </line>
<line> por a*u* e quan*o </line>
</par>
<par>
<line> can*idatou-se a dep**ado vence*. Mas </line>
<line> na Cama*a dos Deput*dos não criou </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> proge*o para benefic*ar * fav*lado. Não nos visitou ma*s. ...Eu classif**o São Paulo </line>
</par>
<par>
<line> ass**: * Palacio, a sala de vi*ita. A Pre*eitura é sala d* *antar e a c*d*d* é </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> jard*m. * a favel* é * quint*l ond* jogam os lixos. </line>
</par>
<par>
<line> 16 D* MAI* </line>
<line> *u aman*eci nervosa. P*rque eu queria ficar em casa, ma* eu não </line>
</par>
<par>
<line> tinha nada para co*er. ...*u não ia comer porque * pão era p**co. Se** que é só eu </line>
<line> que *evo esta v*da? O *ue poss* esperar do fu*uro? *m lei** e* Campos d* Jor*ão </line>
<line> [10] . *u quando estou *om fome quero matar o Janio, qu*ro e*forc*r o Adhe*ar e </line>
<line> queimar o Ju*celino. As *ificu*dades cort* o afeto do p**o p*l*s pol*ticos (JES*S, </line>
<line> *960, *. 33-34). </line>
<line> *ercebem*s *o rela*o de *ois dias seguidos, Jesu* nos most*a a fome que predomi*ava </line>
<line> na sua *a*ília, ou seja, a neg**ão d* dir*ito à alime*taç*o e a co*dições básicas d* </line>
<line> sobrevivência que deveriam se* garantidas pelo E*tado, mas que excluía os favelados e os </line>
<line> pobres, deix*ndo-o* à sua pr*pria sorte. </line>
<line> No*am*s que Quarto de desp*jo nas*eu a partir do sofrimen** e ten*ativa de </line>
<line> visibi*idade da autor*, p*ra dar v*z a uma população m*rca*a historicamente *elo sil*ncio e </line>
<line> invisibilidade daqueles qu* governam, ou s***, a branqui*ude. *sso posto, a o*ra de Jesus pode </line>
<line> ser e*p**cada pe*o pens**ento de G*ada Kilom*a: </line>
<line> Esc**vo c*m palavra* qu* *escrevem minha reali*ade, n*o com palavras que </line>
<line> des*revem a r*alidad* de u* erudito branco, pois **cr*vemos de lugares diferentes. </line>
</par>
<par>
<line> Escrevo da periferia, não </line>
<line> do centro. E*te é também o </line>
<line> lu*ar de onde eu estou </line>
</par>
<par>
<line> teor*zando (KILO*BA, 2019, 58-59). </line>
<line> Rev. *SA, T*re*ina, v. 21, n.8, ar*. 8, p. 174-189, ago. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De*pejo de Injustiças: Racismo Estrut**al e Negação de **rei**s e* Caroli*a Maria de Jesus </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> C*mpre**de*os que a obr* de Jesus **nta a *ua r*a*i*ade, *ue *stá mu*to *i*tante *a </line>
<line> realidade dos brancos, que jamai* entenderia* ou leri*m sua obra co* o olhar de *m negro, </line>
</par>
<par>
<line> pois ambos </line>
<line> vivem no me*mo *spaço, porém em *sfe*as s*c*ai*, *ulturai* e e*onômicas </line>
</par>
<par>
<line> *iferen*es. Mesmo *ansada </line>
<line> em alg*ns momen*os, Jesus *e*ata que não po*ia descansar po* </line>
</par>
<par>
<line> conta ** sua situaç*o: "Saí in*isposta, com vontade de dei*a*. M*s, o pobr* não repou*a. Não </line>
<line> tem o previleg** de *osar d*sc*n*o" (JESUS, 1960, p. 14). </line>
<line> N*ta*os que * *egaç*o d* direit*s é um tema re*orr**te na literatura b*asileira e es*á </line>
<line> pre*ent* *m Quarto de D*spejo na *e*ui*te passa*em: "*l*s me olh*m com des*rezo e d*zem </line>
<line> *ue não t*nho o direito à vida" (JESUS, 1960, p. 72). *u se*a, a autora n*s mos*ra *o* fatos </line>
<line> c*n*re*os qu* a popu*ação negra e favelada não possui direitos e não é vista pela s*c*edade * </line>
<line> pelos go*ernantes. </line>
<line> Ou*ro fator *arcante da negação de direito* *m Quart* de Desp*jo é a limit***o *o </line>
</par>
<par>
<line> acess* </line>
<line> à </line>
<line> educação e *s opor*unidades de as*ensão soc*al para a população ne*ra e favel*d*. </line>
</par>
<par>
<line> Jesus relata a dificulda*e de seus fi*hos e* frequentar a escola devi*o à fa*ta d* re*ursos </line>
<line> financeiros e à discriminação enfr*ntada no **bi*nte escolar. Ela d*sabaf* em um trech* </line>
<line> marca*t*: "[...] Mesmo elas aborrec*ndo-m*, eu escre*o. Sei *omi*ar meus impuls**. Ten*o </line>
<line> a*ena* dois a*os de *ru*o es*olar, *as procurei formar o m** caráter" (JESUS, 1960, p. 1*). </line>
<line> Essa f*lta d* acesso à ed**ação for*al c*n**ibui *ara a repr*d*ç** das de*igua**ade* </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais e econômicas *ntre negr*s e bran*o*, perpet*and* o </line>
<line> ciclo </line>
<line> d* m*rginalizaç** que </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> mui*o *em*o er* ignorada e negligenciada pe*a *oc*ed*de e pe*o Estado. </line>
<line> *utr* exemplo da negaç*o de dire*tos é evi*enciado por m*io do *el*to da autora ao </line>
</par>
<par>
<line> di*er: "São poucos os qu* *êm c*ragem </line>
<line> para se erguer contra * pr**otên*ia dos poderosos. </line>
</par>
<par>
<line> Prefere* ace**ar as migalhas que *hes são oferecid*s, mesmo sabend* que têm </line>
<line> dir*ito </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *anque** completo" (*ESUS, 1960, p. 105). E*se r*lato demo*str* *omo * *opulação excluíd* </line>
<line> acaba i*ter*alizand* a idei* d* inferi****ade e conforma*do-se com *ma re*l*dade in**sta. </line>
<line> Em *utro mom*nto, a escritora denuncia a violência poli*ial e a a*sên*ia ** p*oteção </line>
</par>
<par>
<line> estatal nas </line>
<line> *o*unidades pobres: </line>
<line> "Os policiais são inimigos do povo. Eles entram nas </line>
<line> casa* </line>
</par>
<par>
<line> sem m*n*a*o judic**l * </line>
<line> espanca* os *or*d*r*s" (JESUS, 196*, p. 105). Essas </line>
<line> passagens </line>
</par>
<par>
<line> evidenciam a precariedade *as cond*ç*es de vida enfrentadas p*la população *egr* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*riférica n* Bra*il na época, o q**, infe*i*mente, ainda é uma **n*t*nte e* nossa sociedade </line>
<line> a*ual. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m das reflexõ*s ap*esentad*s por Ca*olina Mari* de Jesu* em sua ob*a, </line>
<line> outras </line>
</par>
<par>
<line> autoras negras </line>
<line> conte*porâ*eas também ab*r**m o tem* da negação de </line>
<line> dir*itos. Lélia </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 8, art. *, p. 17*-189, ago. 2024 </line>
<line> www4.*san*t.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. S. Almeida, R. O. *eus, C. A. Sil*a </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> Go*zalez res*al*a e* seu ensaio Racismo e Se*ism* na Cu*tura Br*s*leira: "A negação </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> nossos *ireitos *un*amen*a*s </line>
<line> está enraizad* nas </line>
<line> estru*uras sociais h*erár*uicas construídas </line>
</par>
<par>
<line> h*storicamente" (*ONZALEZ, 198*, p. 35). Já S*eli Carneiro dis*ute em s*u tra*alho sob*e </line>
<line> f*mini*mo negro a imp***ância da lut* colet*va para *omper com e*sas barreiras impos*as pe*a </line>
<line> soc**dade: </line>
<line> Há, po*tant*, espaços em que os negros *ão s*o desejad*s, *em com* con*u*id*res, </line>
</par>
<par>
<line> no* quais operam os e*e*entos de resistên*ia det*rminados pelo </line>
<line> estigma; é *lgo </line>
</par>
<par>
<line> *xterno, nã* é da pe*soa, mas *nterior a e*a. O medo do *ontágio d* estigma expu*sa </line>
</par>
<par>
<line> os negros sutil </line>
<line> ou violen*amente </line>
<line> d*s e*paços, também *stigmatizado*, como </line>
</par>
<par>
<line> privativos dos brancos, em especial os das c*asses superiores. Acredit*-se que, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, é possíve* tornar-se branco </line>
<line> ou negro *ependendo da c*n*a bancária. A* </line>
</par>
<par>
<line> s**uações relatadas rev*lam apen*s a tolerância op*r*uni**a com que *ão t*atados </line>
<line> a*guns negros que alc*nçaram prest*gi* e po**r, ma*, a* m*n** *acilo, são </line>
<line> man**dos de *o*ta para a senza*a (CARNE*RO, 20*1, p. 158). </line>
</par>
<par>
<line> Ou se*a, *ar**i*o </line>
<line> aponta p*ra a crenç* e*r*izad* na so*ie*ade br*sileir* de qu* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pos*ível mudar de raça **p*nd**do da condiç*o f*nan**ir*, *ugerindo uma re*ação entre </line>
<line> cl*s*e s*cial * co* da p*le. A ideia de que *lgun* negro* p*d*m a*cançar pres*ígio e poder, </line>
</par>
<par>
<line> mas </line>
<line> estão sujeit*s a s*rem rejeitado*, caso *ometam algum erro, evidencia ape*as uma </line>
</par>
<par>
<line> *olerânc*a o*ortunista com esses in*iv*duos. Dessa forma, a au*ora destaca a* formas sutis e </line>
<line> explíci*as de di*c*iminação racial pre*entes na soci*d*de br*sileira, revel*ndo as c**trad*çõ*s </line>
<line> e hipocr*si*s nas *e*açõ*s e*tre raça, classe *o*ia* * poder. </line>
<line> Di**te d**sas análises e *eflexõe*, to**a-se evi*ente a *rgênc*a em combater a </line>
<line> negação de direitos e promover uma sociedade *ai* jus** * igual*tária para todos os *i**dãos. </line>
<line> * l*t*ratura * os e*tudos ac*dêmicos são ferramentas *m*o*ta*tes para am*liar o debate sobre </line>
</par>
<par>
<line> es** que*t*o e bu*car s*luções *fetiv*s para garantir </line>
<line> os direito* h*manos f*ndam*ntais </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tod*s as *ess*as. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSIDERAÇÕE* FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> *arolina M*ria de J*su*, por meio de sua *scrita a qual co*sideramos um **o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> resistên*ia, escancarou as </line>
<line> condições desumanas em que vivia e ** injustiças que enfrentava </line>
</par>
<par>
<line> *iari*me*te, eviden*iando a cruel re*lidade </line>
<line> dos </line>
<line> f*velados e neg*os no Brasil da década </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1950. *eu livro "*uart* de Despejo" não apenas s* tornou um suce**o estrond*so d* *endas, </line>
<line> mas t**bém um marco na lite*atura brasi*eira *o den*ncia* de forma cont*n*e*te o *aci*mo </line>
<line> estrutural * a nega*ão de direi*os enfrentad*s por es*as comunidades. </line>
<line> *uarto ** despejo transcende a mera **rr*tiva au*ob*ográf*ca e se torna um podero*o </line>
<line> instrumento de resist*nci* e lut* por igu*ldade. A autora não apenas *es*r*v* suas </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.8, art. 8, p. 17*-189, a*o. *024 www4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Despe*o de Inj*stiças: Racismo Estru*u*al * *egação d* Direitos em C*rolina Maria de J**us </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> experiênci** p*ssoais, mas também oferece uma análise *erspicaz d* sociedade em q*e vivia, </line>
</par>
<par>
<line> destaca*do *s injustiç*s sociai*, a falt* de polít*c** púb*icas </line>
<line> adequadas e a *arg*nalização </line>
</par>
<par>
<line> sist**ática enfrentada pelos ne*ros * **bres. S*u* relatos emocionan*es sob*e a fom*, a falta </line>
</par>
<par>
<line> de moradia </line>
<line> digna e a </line>
<line> discriminação racial ecoam </line>
<line> até os dias de </line>
<line> ho**, servindo como um </line>
</par>
<par>
<line> l*m*rete contu*dente das desig*al*ade* pe*sistentes e* nossa soc*edade. </line>
<line> Ao t*azer à tona * real*dade brutal das *avelas e comunidades marginalizadas, Caro*in* </line>
</par>
<par>
<line> Mar*a </line>
<line> de Jesus desafio* as n**rat*vas dominante* e deu *oz </line>
<line> aos invisíve*s. Sua c*ragem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> determinação em **fren*ar as a*versidad*s da v*da e em c*mpartilhar sua históri* *nspir*ram </line>
<line> gerações subseq*entes d* escr*tores e *tivistas a lutarem por justiça so*ial e igualdade de </line>
</par>
<par>
<line> dire*tos. * lega*o de Caroli*a Mari* de </line>
<line> Jesus é um lembrete *oderoso </line>
<line> do poder ** esc***a </line>
</par>
<par>
<line> como ferramenta de resistência e tr*nsformação so*ial. </line>
<line> Além di*so, a a*álise da obra de Car*lina Mar*a de Jesus à *u* do c*ncei*o de racismo </line>
<line> estru*ur*l nos p*rmite compreender me*hor as r*ízes p*of*ndas d* desigualdade r*c*al no </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. Ao e*amina* como as estrut*ras soci**s, po*íticas e econômicas p*rpetuam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> margin*lização d** negr*s, podem** des*nvo*ver uma con**iência *ais agud* *as inj*stiça* </line>
<line> *ue ainda p*rsistem em no*sa socied*de e b**car maneira* e*i*azes *e co*batê-las. </line>
<line> REFERÊNCI*S </line>
<line> ALMEIDA, S. O que é r*cismo estrutur*l? Belo Horizonte: Letramento, 2018. </line>
<line> ALMEIDA, S. R*c*smo estrutural. São Pau*o: *andaíra, 2021. </line>
<line> ANDRADE, P. 60 anos do Golp* Mili*a* *o Br*s*l. *oj* na *is*ória, São Paulo, 31 de ma*. </line>
<line> d* 20*4. Dis*onível em: https://www.fflch.usp.br/169545*. Ac*sso em: 14 abr de 2024. </line>
<line> BRASIL. Lei nº 12.*88 de 20 d* *ulho de 2010. E**atuto da Ig*a*dade Ra*ial. Brasil*a, 20*0. </line>
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<line> Acesso em *3 mar. 202*. </line>
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<line> d* 1*88, São Paulo, Sara**a, 1*9*. </line>
<line> BRASIL. *on*t*tuição d* República Federativ* do Brasil, promu**a*a em ** d* set*mbro </line>
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<line> Di**onível </line>
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<line> CA*NEIRO, S. *acis*o, sexismo e *esig**ldade *o Brasi*. São Pa*lo: Se*o *egro, 2011. </line>
<line> *ev. *SA, Tere*ina PI, v. *1, n. 8, art. 8, p. 174-189, ago. 2024 www4.fsane*.c*m.b*/*e*ista </line>
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<line> R. O. Deus </line>
<line> C. A. S*lva </line>
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<line> 1) concepção e planejamen*o. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) análise e in**rpretação dos d***s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho ou na rev*são crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
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<line> 4) particip*ção na aprovação *a versão fin*l d* man*scrito. </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)