<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 8, art. 8, p. 174-189, a*o. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.8.8
</line>
</par><par>
<line>
De*pejo de Injustiças: Racismo Estr*t*ral e Nega*ão *e Dire**os em Carolina **ria de Jesus
</line>
<line>
*ismissal of *njus*i*es: Struct*ral Racism an* *enia* of Rights *n Ca*olina *a*ia de Je*us
</line>
</par><par>
<line>
Evelyn Santos Alm*id*
</line>
<line>
Doutoranda em L***as pela Un*versidade Fede*al do Espí*ito Santo
</line>
<line>
Gr*duada em Direito *el* Faculdade de Il*éus- CESUP*
</line>
<line>
E-m*il: esalm**da26@gm*il.*om
</line>
<line>
Rosane Ol*v**ra de Deu*
</line>
<line>
Mestrado em Esta*o * Sociedad* pela Univer*idade Federal do S*l da *ahia.
</line>
<line>
Pós-grad*ada *m P*átic* Jurídica *m D*r*ito Públi*o e P*ivado pela Fac*ldade de Ilhéus - CESUPI
</line>
<line>
Graduaç*o em Direito pel* C*s*p* Fa*ulda*e de **héus
</line>
<line>
Professora *a *acul*ade de Ilhé*s - CESUPI
</line>
<line>
*-*a*l: rosane.deus@hotmail.co*
</line>
<line>
Crist*a*o Augusto ** S*lva
</line>
<line>
*outor em *iteratura **asileir* pela Un*versidad* de Sã* Paulo (USP)
</line>
<line>
*ós-douto* pela U*iversida** Federal d* Santa Maria (UF*M)
</line>
<line>
Pr*f*ssor Pleno de Litera*u*a Brasi*eira e T**ria da *iteratura na Univers*dade E**adual de Santa Cruz (UESC)
</line>
<line>
E-*ail: casi*va@uesc.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Evely* Santo* A*meida
</line>
<line>
Edi*or-Chefe:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
*erl*y
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
F*culdade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ilhéus -
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
T*ncredo
</line>
<line>
Ne*es,
</line>
<line>
S /*
</line>
<line>
S*o
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Francisco - Ilhé*s - BA, CEP: 45.6*5-1**, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o:
</line>
<line>
Rosa*e *live*ra de Deus
</line>
<line>
Artigo r*ceb*do em 26/05/2024. Ú*tima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Facu*d**e
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Ilhéus -
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
*ancredo
</line>
<line>
Nev*s,
</line>
<line>
S /N
</line>
<line>
*ão
</line>
<line>
recebida *m 08/06/2024. *provado em 09/06/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Francis*o - I*hé*s - BA, CEP: 45.655-120, Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
Cr*sti*no Augusto da Silva
</line>
<line>
Avalia*o pelo sist*ma T*iple Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Campus Soane Na*aré de And**de, Rodovia Jorge
</line>
<line>
pelo Editor-C*e**; e b) *ouble Bl**d Re*ie*
</line>
</par><par>
<line>
A**do, km 16, Ba*rro Sa*obrinho. *EP 45662-900.
</line>
<line>
(*v*liação *ega por dois avaliadores *a *r*a).
</line>
</par><par>
<line>
Ilhéus-Bah*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: Grama*i**l, *o**ativa
</line>
<line>
e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Despejo de *nj*stiç*s: Racism* Estrutur*l e Nega*ão de Direitos em Carolina Maria de Jes**
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pre*ente artigo aborda o raci*m* estrutu*al a negaç*o *e *ireitos na obra Quarto e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Des*ejo (1960), *e *arolina Maria de Jes*s. Nessa *b*a, notamos um testemunho m*rca*te
</line>
<line>
das cond*çõ*s de vida da *opulação m*rginal*z*da **s pe*i*e**as urba*as b*a**lei*as n* d*cada
</line>
<line>
*e 196*, lançando l*z **bre as i*justi*as soci**s * a discrimi*ação racial que permeiam *
</line>
<line>
sociedade brasileira. Nosso objet*vo é discutir de que forma ho*ve uma negação de direitos na
</line>
</par><par>
<line>
obra *or
</line>
<line>
cau*a do racismo e de que ma*eira isso *mpa*tou a v*d* da
</line>
<line>
au*ora e continua
</line>
</par><par>
<line>
impacta**o a v*da de negro* e
</line>
<line>
negras até o* dias atuais. O aporte teórico será base**o nos
</line>
</par><par>
<line>
estudos de Al*eida (2018; 2021), Carne*ro (200*), Gonzalez (1982), Rio* (2019), entre
</line>
<line>
outros.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: Quar*o de *espejo. Negação de Dire*tos. Rac*smo Estrut*ral. Caroli*a
</line>
<line>
Mar*a de J*sus.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
This article add*esses structural r*ci*m and the deni*l of rights in the wor* Quarto de De*pejo
</line>
</par><par>
<line>
(1960), by Ca*olina Maria
</line>
<line>
de *esus. In this work, we **te a striking *estimony to t*e
</line>
<line>
l i vi ng
</line>
</par><par>
<line>
conditions o* t*e marg*n*lized population in B*azilian u*ban outskirts in t*e 19*0*, *hedding
</line>
</par><par>
<line>
light o* the so*ial injus*ices
</line>
<line>
an* racial discriminatio* th*t *erm*ate Brazi*ian society. Our
</line>
</par><par>
<line>
o*je*tive *s to discuss *ow *ight* were den*ed *n the work due to **cism and **w this
</line>
<line>
impacte* t*e author's l*fe a*d c**tinues to impact *h* lives of black men and wom*n to this
</line>
<line>
day. *he theoretic*l contri*ution will *e b*sed *n stud*es by Almeida (*018; 20*1), Carneiro
</line>
<line>
(2006), Gon*alez (*98*), Rio* (2019), among o*hers.
</line>
<line>
Ke* word*: C*ild of the Da*k. *en*a* of Ri*hts. Struc*ural Raci*m. Carol*na Maria d* Jesus.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 8, art. *, p. 174-189, *go. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. S. A*meida, R. O. *eus, C. A. Silva
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A autor* Carolina M*ria de **su* (1914-1977) nasc*u na cid*** de Sac*amento-M* e,
</line>
</par><par>
<line>
proveniente de u*a fam*l*a muito
</line>
<line>
*o*re, *ua
</line>
<line>
e*ucaç*o *oi básica e limitada pela pouca
</line>
</par><par>
<line>
o*ortunidade de **tudo que teve e, di*nte disso, só *ôde *studa* *o *er matricu*ada no col*gio
</line>
<line>
Allan Karde* em *923, instituição na qual as *ria*ças car*ntes eram su*tentadas p** pessoa*
</line>
<line>
influen*es, com* a Sra. Maria Leite Monteiro de Ba*ros, um* *as benefici*rias d* e***l*, d*
</line>
<line>
quem * m*e de Ca*olina era la*ade*ra *, *or isso, pôd* frequentar a escola por dois an*s.
</line>
</par><par>
<line>
E* 19*7, Carolina se mudou para São P*ulo, e acompa*hou o surgimento
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
p*i*ei*as f*velas dura*te * pro*e**o
</line>
<line>
de moderniza*ã* da cidade. Vivendo
</line>
<line>
na
</line>
<line>
*avela do
</line>
</par><par>
<line>
Canindé com *eu* t*ês filh*s, Jo*o José de J**us, *o*é Carlos de *e*us e Vera Eunice de *esu*
</line>
</par><par>
<line>
****, ela
</line>
<line>
gan*ava a vida catando mate*iais recicláveis nas ruas. Sua paixão p**a leitura
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**v*u a escr*ver sobr* o c*tid*a** da fav*l* em cade**os encontr*dos no lixo, que mais ta*de
</line>
<line>
se torna**m o* d*ári*s de uma favelada.
</line>
<line>
A *arolina "e*crit*ra" foi desco**rta pelo jor*alista Audá*io Dantas, d*ran*e o* a*os
</line>
</par><par>
<line>
*950, após ela ame**a* denunciar alg*n* *dultos *ue
</line>
<line>
es*ava* destru*ndo a**u*s
</line>
<line>
brinqued**
</line>
</par><par>
<line>
na pra** próxima à comunidad*. O jorna*is*a se inter*ssou em conhece* a mulher qu* escrevia
</line>
<line>
so*r* su* ind*gência n*s cad*rnos e se comp**m**eu a div*lgar seu material.
</line>
<line>
*m 1960, *cor*eu a public*ção de *u*rt* *e Des*ejo e foi um sucesso es*ron*oso,
</line>
</par><par>
<line>
vendendo m*l*are* de ex**plares e
</line>
<line>
se*do tra**zido **ra diver*o* id*o*as. Carolina ainda
</line>
</par><par>
<line>
pu*licou mais três l**r*s, Cas* de *lve*ar*a (1961), Pedaç*s d* Fo*e (1963), *rov***ios
</line>
</par><par>
<line>
(1963),
</line>
<line>
*orém nenhu* alc*nçou o mesmo sucesso. Após sua morte, foram encon*rado*
</line>
</par><par>
<line>
manuscritos inéditos, os qua*s foram publicados po*tumamente, Diário de B*tita (198*), Meu
</line>
<line>
estranho diár*o (1**6), Antol*g*a pess*al (1996), *nde esta*s f*l*c*dade? (*014), Meu s*nho
</line>
<line>
* e*crev*r (2018), Casa de Alv*naria volume 1 * 2 (202*), * escr**o (*023).
</line>
<line>
**lo fato *e * autora *iver em uma época *ar*ada *or *ois p*rí*dos importantes da
</line>
<line>
história do B*asi* * p*ra os direitos d*s *idadãos, s**do o primeiro mar*o o regime do *stado
</line>
</par><par>
<line>
Novo (1937-**45)1 e se*un*o, * dita*ura civ*l-m*l*tar (196*-1985)2, percebemos *
</line>
<line>
que s ua
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Esta*o Novo, vige*te at* 1945. O avanço de regimes antil*berais, corp*ra*ivo* e au*oritário* ao red*r do m*ndo
</line>
<line>
ajudou a sustentar a formação p*l*tica de Varga*, no poder desde 19*0, tamb** anti*iberal, autorit*ria * finca**
</line>
<line>
no positivismo ga*cho. *m âmbit* *acional, o re*ultado da C*nstituinte de *9*4 desagrado* a Va*g**, que
</line>
</par><par>
<line>
busc*va se manter no pod*r. No ano seg*inte, * ap*ova*ão da
</line>
<line>
Lei de Se*ura**a Na*ional (LSN) foi um* das
</line>
</par><par>
</page><line>
med*das a*otada* p**a limitar avanços liberais e endurecer o au*oritaris*o. "O argum*nto p*ra justif*c*r o g*lpe
</line>
<line>
se dá c*m a desc*be*ta pe** gov*rno de um sup*sto P*an* *ohen, q*e *e traduzi* em *ma articulação comunista
</line>
<line>
para tomar o poder", e**l*ca Franci*c* Mart*nho, professor de Hi*tória Ibéric* na Fa*u*dad* *e *ilosofia, Letra*
</line>
<line>
* Ci*ncias Hum**a* (FF*C*) da USP.
</line>
<line>
Re*. FSA, *e*esi*a, v. 21, *.8, art. 8, p. 1*4-189, a*o. 2024 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desp*jo de Inj*stiças: Racis*o Estrutu*al e Nega*ão de Di**itos em Carolin* Mar*a de Jesus
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
escrita era vol*ada para den*nciar * *ealidade social dos favelados e negros do país. Dessa
</line>
<line>
fo**a, not*rem*s no *ecorrer deste artigo que sua *scrit* sofreu interferência por conta des*es
</line>
<line>
m*rc*s hi*tór*cos e, por *sso, sua voz foi tã* *mpor***te ness* período ao tr**ar *os favelado*,
</line>
<line>
que sempre s*o marginalizad*s pela sociedad*.
</line>
<line>
Sobre a aut*ra, o c*ítico e biógra*o Tom Fari*s di*:
</line>
<line>
Mulher inti*orata, cora*osa e cheia de at*tudes al*iss*reiras, Carolina Mar*a de
</line>
</par><par>
<line>
Jes*s,
</line>
<line>
c** se* pensam*nt* singular, sua *scr*ta simples, deixou u* *egado eivado
</line>
</par><par>
<line>
de desa*io* e alertas, de indignaçõe* e dúvi*as. E, atra*és *a leitura das n*ta* do seu
</line>
<line>
diário, fica-se a certeza de *ue uma *ulh*r *em ig**l exis*i* de *ato e de dire**o
</line>
<line>
entre nós, para simbo*iz*r a luta sofrida, não só *a* mulheres pobres e hum**d*s, *as
</line>
</par><par>
<line>
a luta e* *rol do *ia seguinte, do *ia *ecessár*o
</line>
<line>
para sobr*vive*, do dia sem
</line>
</par><par>
<line>
vencedor
</line>
<line>
e
</line>
<line>
sem
</line>
<line>
vencidos.
</line>
<line>
[ ...]
</line>
</par><par>
<line>
Carolina Maria de Jes*s r*pres*ntou e*s* mulher, q*e t*ansformou
</line>
<line>
uma ati*ude
</line>
</par><par>
<line>
cor**queira, que é o ato *e *screv*r, na bandeira *ontra a fom* e a mis*ria, band*ira
</line>
</par><par>
<line>
essa que tremu*a,
</line>
<line>
co*o *m e*tandarte, pr*t*gendo as *abeças dos fracos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
op*imidos, dos que, como ela, e*ve*gav*m a *spinha par* ganhar a v*da, no* lixões
</line>
<line>
de cada esquin*, nas *bras do metrô, nos ga*im*os, nas abe*tu*as de estradas que,
</line>
<line>
infeliz*ente, l*varam este país para lugar nenhum. (F*RIAS, 2020, p. 190).
</line>
<line>
*e*sa *orma, percebemos * im*ortância *a a*tora e da sua es*rita **r* * literatura
</line>
<line>
brasileira e pa*a a literatura n*gro-brasileira na luta pela igu*ld*de de dir*itos e visibilidade de
</line>
<line>
negros, ne*ras, fav*lad*s e marg**ali*ados, uma *e* que
</line>
<line>
A li*er*tur*, em suas inú*eras te*t*ti*as d* definição e conc*ituação, consti*ui uma
</line>
<line>
das instâncias disc*r*iva* mais im*ort*ntes, *ois atua *a config*r*ção do imaginário
</line>
<line>
de milhões de p*ss*a* (CUT*, 2010, p. 48).
</line>
<line>
Nos ano* 1960, ano de la*ça*e*to *e Qu*rto ** de*pejo, a Con*tit*ição Federal
</line>
</par><par>
<line>
vigen*e era a de 1946,
</line>
<line>
promulgad* *urante o r*gime do Estado *ovo, * **al insta*ro*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
regime democrát*co, gara*tia de dire*tos *rab*lh*stas, os *irei*os fundamentais, d*reito ao voto
</line>
<line>
e garan*iu tamb*m o ens*no gratuito nos anos i*iciais, porém nem todos tinha* acesso a e*ses
</line>
</par><par>
<line>
direitos. Assi*, o relato feit* na o*ra p*la a*tora mostr*
</line>
<line>
*ue, mesmo com um* nova
</line>
</par><par>
<line>
Constituição, conc*dendo ao po** vár*os direi*os, eles não *ra*
</line>
<line>
para to*os, pois, *ara os
</line>
</par><par>
<line>
periféricos, n*gros, favelados *ão lhe* e** da*o o d*reit* * uma
</line>
<line>
vida digna po*que, **smo
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Br*sil, q** durar*a *té 198*. A organização dos milit*r*s * ***ores *onservadores culm*naram c*m a *eposição
</line>
<line>
de Goular* em 31 *e *arço de 1964. O governo mil*ta* teve iní*io **m el*ições indiretas, coloca*do o g*n*ral
</line>
<line>
Humberto Castelo *ranco *omo p*esidente do *r*si*. *pesa* do a*ge da repressão ter acontecido a parti* de
</line>
<line>
19*9, após a imple*entaç*o do Ato Instit**io*al nº 5, Napolit*no esclarece qu* a repressão foi iniciada mu*to
</line>
</par><par>
<line>
an**s. "O caráter ditatorial e auto*i*ári* do reg*me já estava posto desde *s primeir*s
</line>
<line>
dias
</line>
<line>
do pós-golpe, s*
</line>
</par><par>
</page><line>
*firmando p*enamente com o AI-2". (*Em outubro de 1965, o *I-2 instituiu eleições ind*retas para presidente,
</line>
<line>
d*ssolveu partidos polí*icos, s*spendeu dire*t*s ***íti*os d* oposito*es do regime e outras medidas).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. *, art. 8, p. 174-189, ago. 2024 w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. S. Almei**, R. O. Deus, *. *. **l*a
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
c*m * mud*nça da Consti**ição, a inv*sibili*ade des*as *essoas da clas*e baixa e oriunda de
</line>
<line>
luga*es per*fé*icos permanecia, *esmo com * D*clara*ão Universal do* Direitos Humanos
</line>
<line>
em voga desde 1948, e *izen*o:
</line>
<line>
Tod* ser hu*ano *em capacida*e para go*ar *s direitos e as liber*ades estabelecidos
</line>
<line>
nest* Dec**ração, sem di*tin*ão de *ua*q*e* esp*c*e, seja de raça, *or, sexo, língu*,
</line>
<line>
*eligi*o, op**ião polític* ou de outr* natureza, orige* nacion*l ou so*ial, riqueza,
</line>
<line>
nascimento, ou q*a**uer outra *ondiç*o (ARTIGO * DUDH).
</line>
<line>
*e*se modo, notamos que mesmo est*nd* ** vigência duas ferra*entas de proteção e
</line>
<line>
p*o*oção soc*al, a pop*lação *u* *iv*a nas fav*las, que *ram negras e p*bres, *** era
</line>
<line>
con*emplada com esses d*reitos o* proteção do Est*do. A se*u**, iniciaremos nos*as aná*i*es
</line>
<line>
e explorarem*s mais e*ses direi*os na obra.
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Racismo Est*utural: Uma Visão Detalhada
</line>
<line>
*tualmente, um as*unto em *oga na s*cie*ade é o racismo *stru*u*al, mas af*nal, qual
</line>
<line>
a sua definiç*o * como el* surg*? Ma*, antes de adentra*mos no racismo estr*tural,
</line>
<line>
*recisam*s n*rtear a concepção de ra*a, que é de*inid* c*mo "uma re*ação s*cia*, o que
</line>
</par><par>
<line>
significa dizer
</line>
<line>
q*e * ra*a se manif*sta e* atos c*ncretos ocorridos no
</line>
<line>
int*ri*r de uma
</line>
</par><par>
<line>
estr*t*ra so*ial mar*ad* por *onflitos antagôni*os" (ALMEIDA, 2018:40), *nquanto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
raci*mo é definido com*
</line>
</par><par>
<line>
Uma forma sist*m*tica de discrim*nação que te* a ra*a como fund*ment*, * que se
</line>
<line>
manifesta por meio *e práticas *onsci**tes o* inconsciente* que culminam e*
</line>
</par><par>
<line>
desvantagens ou privilégios, a de*ender do grupo r*cial ao qual pertençam.
</line>
<line>
[ ...] O
</line>
</par><par>
<line>
racismo se expressa c**cre**mente como desigualda*e p**ític*, econômica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jurídica da sociedade (ALMEIDA, 2018, p. 25; 50).
</line>
</par><par>
<line>
Ou seja, o racis*o n*s*e da *iscriminação *a*ueles que *ão s*o considerados a raça
</line>
<line>
superior ou *egemônica do ponto de vista ca*ital e *o*i*l. Mesmo com *an*a luta e criação de
</line>
<line>
n*rmas para co**ir o raci*m*, como a prim*ira l** 7.716/89, promulgada e* 1*89, que dizia:
</line>
</par><par>
<line>
"Art. 1º Serão
</line>
<line>
p*nid*s, na forma desta Lei, os crim*s res*ltante* de disc*iminação ou
</line>
</par><par>
<line>
preconceito de raça, cor,
</line>
<line>
etnia, religião ou procedência na*ional" (BRASIL, 1989).
</line>
</par><par>
<line>
A*ualmen*e e*a foi a*t**ad* par* a Lei 14.532/2023: "Artigo 2 A: Injuria* algu*m, ofendend*-
</line>
<line>
lhe * di*n*dade ou o decoro, em razão de ra*a, co*, e*ni* ou pr**ed*ncia naciona*. Pena:
</line>
</par><par>
<line>
**clusão, *e 2 (dois) a * (ci*co) ano*, e multa", mas, infelizmen*e,
</line>
<line>
**sa prática de vio*ênc*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n.8, art. 8, p. 174-189, *go. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Despej* de Injusti*as: Racismo Estrutural e Negaçã* de Di*eitos *m Ca*olina Maria d* *esus
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
*ind* é uma constant* na nossa realid*de brasileir*, pois di*riament* *inda toma*os
</line>
<line>
conhecimento de c*sos d* ra*i*mo se*do *ometidos em diver*as esfe**s, de a*ordo co* *ados
</line>
<line>
da 17ª ediç*o d* Anu*ri* Bras*lei*o de *egurança *úbl*ca.
</line>
<line>
De acordo co* o pe*quisador Silv*o A*meida, atual min*stro dos D*reitos Human*s *
</line>
<line>
da Cidadania d* Brasil, o racismo es*rutur*l é "uma decorrên*ia da própria estrut**a socia*, ou
</line>
<line>
se**, do modo "nor*al" co* que *e cons*ituem as re*açõ*s po*íticas, econômicas, j*r*dic*s e
</line>
</par><par>
<line>
a** fami*ia*es, n*o
</line>
<line>
s e ndo
</line>
<line>
uma *ato*ogia s**ial e
</line>
<line>
n*m um desarra*jo ins*ituc*o**l"
</line>
</par><par>
<line>
(ALMEIDA, 2021, p. 5*).
</line>
<line>
**ra o e*tudioso, o **cismo estr*tural está entranh*do na p*óp*i* socied*d*, *as
</line>
</par><par>
<line>
prátic*s
</line>
<line>
exclude*tes que con*inuam em voga, apesar das conq*istas *ue as pess**s negr*s
</line>
</par><par>
<line>
v*m adquirindo. Notam*s
</line>
<line>
que, *or co*ta da raça, as p*ss*as são marginaliz*das, são
</line>
</par><par>
<line>
excluídas ** ponto de vista soci*l e capit*l. Infe*izmente a* mesmas condiçõ*s excludentes,
</line>
<line>
d**unciadas em Qu*rto d* d**pej* (1*6*), *ont*nua* ** pleno século XXI, *omo é o caso
</line>
<line>
da fome que Ca**lina já relatav* em seu diário:
</line>
</par><par>
<line>
*7 de maio d*
</line>
<line>
1958 A t*ntura da fom* é pior do que a do álcool. A t*ntura -
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
álco** nos impele a cantar. Mas * da fome nos faz tremer. Per*ebi **e é horr*vel ter
</line>
</par><par>
<line>
só ar dentro d* estômago. Comecei a sent*r a boca amarga. P*nse*: já
</line>
<line>
não b*sta as
</line>
</par><par>
<line>
amargura* d* *ida? [...] O Léon pe*ou o papel, recibi seis *ruzeiros. Pensei em
</line>
</par><par>
<line>
guardar para comprar feijão. M*s *i
</line>
<line>
que não podia p*rque o meu
</line>
<line>
est**a*o
</line>
</par><par>
<line>
r*clam**a e torturava-me. Resol*i t*mar uma média e comprar um p*o. Que *feito
</line>
<line>
surpr*endent* f*z a comida no nosso organismo! E* qu* antes de come* vi* o *éu,
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
árvo*es, as aves, tud* *marel*, *e*ois que comi, t*do normalizou-se
</line>
<line>
aos meus
</line>
</par><par>
<line>
*l*os. A *omida ** estômago é como combustível na* máq*inas. P*ssei * traba**a*
</line>
</par><par>
<line>
mais depressa. Meu corpo deixou de pesa*. [...] E* tinha a im*ressã* q*e eu
</line>
</par><par>
<line>
desl*z*va no espa*o. Comecei a s*rrir como *e eu estiv*sse presenciando um l*ndo
</line>
</par><par>
<line>
****táculo. E *averá espetá*ulo *ai* lindo do que ter o que c*mer? Pa**ce que eu
</line>
</par><par>
<line>
estava comendo pela *rimeira vez na minha vida (**sus, 200*, p. 45-46).
</line>
</par><par>
<line>
P**c*b*mos que, para a* pessoas *ue são *o*st*n*emente i**isibilizadas p*la
</line>
<line>
*ociedad* e pelo Estado, a fome ainda é o m*ior *roble*a, *ma *ez que muitos bra*i*eiros
</line>
<line>
aind* estão em situ**ões pre*árias e, e* **a maioria, são *e**os.
</line>
<line>
P** con*a da escravidão, o* ne*ros eram con*iderados merc*dorias, seres inferiores e
</line>
<line>
**ram reb*i*ado* ao *ugar de subalternos e, mesmo a*ós a abolição da escravatura, con*i*uam
</line>
</par><par>
<line>
nessa *osição até *s
</line>
<line>
dias atuais. I*felizmente, * *ema não foi devi*amente discutid* na
</line>
</par><par>
</page><line>
*ocie*ade e, dessa forma, o racismo est* e*tranhado na sociedade e não de forma ve*ada, ma*
</line>
<line>
de forma escan*a**da, independen*e d* haver **c*nismos le*ais e jur*dicos para *ombatê-**,
</line>
<line>
poi* o* racistas, já n*o se *mp*rtam em usar máscar**, eles cometem o cri*e, marginalizam o
</line>
<line>
*utro com a anu*ncia do *st*do, em alguns *asos.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina P*, v. 2*, n. 8, art. 8, p. 174-189, ago. 2024 www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. S. Almeida, R. O. Deus, C. A. Silva
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
Dev*do
</line>
<line>
* mu*ança na estrutura política e social, precis*u-se criar "f*rmas ma**
</line>
</par><par>
<line>
sofisticadas de dominaçã*" (Al*eida, 2021, p. 72), p*r* que a *aç* negra per*aneces*e
</line>
<line>
sempre à mar*e* da socied**e e vi*er dominad* pela raça b*a*ca heg*môn*ca.
</line>
</par><par>
<line>
A primeira Dec*aração dos *ireitos Hum*nos *urgiu em 1789 sob o título
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Declaração d*s Di*eitos do Homem e do Cidadão, a qual pregava:
</line>
</par><par>
<line>
[...] A De*laração F*a*cesa dos *i*eitos do *omem e do Cida*ão, de 1789, d**taca
</line>
<line>
em s*u *reâm*ulo que "[...] a fina*idade de toda *ssociaç*o política é a conservação
</line>
</par><par>
<line>
d*s direitos natura*s e i*pr*scritíveis do homem.
</line>
<line>
*sses di*ei*os *ão * liberdade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
propriedade, a se*u*an*a e a resi*tência à opressão". A igu*lda*e
</line>
<line>
ci*i* se
</line>
<line>
centrava
</line>
</par><par>
<line>
n* ho*em, branc* e propr**tário, ex*l*indo os pobr*s, as mulheres e os negr** - que
</line>
<line>
na época *oram mantidos *scrav*zad*s. Liberdade e propriedade *a*inham *e mã*s
</line>
<line>
dadas e são ga*ant*das pela segu*ança (R**HA, 2*2**, *. 13).
</line>
<line>
Ap*sar *e *bord*r que todos possue* direi*os iguais, sabemos que na época dessa
</line>
<line>
declara*ão, ap*na* os ricos e branc*s possu*am poss*s, ou *ej*, tinham os seus direi*os
</line>
<line>
rec*nhecidos de fato, uma vez que o detentor d* capital pode mandar e desmanda* e apl**ar a
</line>
<line>
lei à sua vontade. Notamos qu*, mesmo com essa declaração, os pobres, negros permane*iam
</line>
</par><par>
<line>
no esqueci*ento, p*rma*ecia* *o p*pel ** subserv*ência e nã* possuíam direitos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nenhuma natureza como notamos, por e*emplo, em caso* *o âmb*to penal, no qua* as penas
</line>
</par><par>
<line>
sempre serão mais duras
</line>
<line>
p*ra aqu**es conside*ados * "ralé b**sile*ra" (Souza, 2009) como a
</line>
</par><par>
<line>
*studiosa Rap*aella Benetti da Cunha Rios di*:
</line>
</par><par>
<line>
**is uma vez, a
</line>
<line>
d**lidade \casa grande e senza*a\ * atual * favorec*, em *ermos
</line>
</par><par>
<line>
penitenciários [...] o *ncarceramento em massa de
</line>
<line>
estrat*s sociais *cono**camente
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
de*favorecidos da sociedade, espec*almente da *opulação mais jove* que
</line>
</par><par>
<line>
integra a de*om**ada \nova class* do precariado\ [sic], com*osta d* pess*as sem
</line>
<line>
*ualquer perspectiva de *e*urança no emprego ou d* ascensão de carreira - ficam à
</line>
</par><par>
<line>
m*rg*m da socieda*e em um e*tado de alienação - e a*ab** migrando *ar*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mercado i*forma*, seduzidas, especialmente, *e*o t*áfico *e d*ogas (RIOS, 20*9,
</line>
<line>
p.57).
</line>
<line>
Com o surgime**o da *e*laração Un*ver*al dos Direi*os Humanos, após a Segu*da
</line>
<line>
G*erra Mundial, *spera*a-*e que realmente os dir*ito* fossem iguais para todos, inde*ende*te
</line>
<line>
*e raça, cr*do, sexo, mas, i*felizmente, os *ir*ito* iguais per*an*c*ram a*enas no papel:
</line>
<line>
Artigo1:
</line>
<line>
Todos o* se*es h*mano* n*scem li*res e iguais *m dignida*e e direi*o*. São dotado*
</line>
</par><par>
<line>
*e razão e consc*ência e devem agir e* relação un* aos **tros com espírito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
frat*rnidade.
</line>
</par><par>
<line>
**tigo2:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
To*o *er *umano t*m *apa*idade para goza* os direitos e as liberdades
</line>
</par><par>
</page><line>
estabelec*dos *esta Declaração, sem di***nçã* de qu*lquer espécie, s*j* de *aça, cor,
</line>
<line>
sexo, língua, religião, opinião polític* o* de outra natureza, origem na*ional ou
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esi*a, v. 21, n.8, art. 8, p. 174-189, ago. 2*24 www*.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*espejo de I*jus**ças: R*cismo E*t*ut*r*l e Neg*ção d* Dire*tos em Carolina Maria d* *esus
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
*ocial,
</line>
<line>
riquez*,
</line>
<line>
nascime*to,
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
qualqu*r
</line>
<line>
outra
</line>
<line>
con*ição.
</line>
</par><par>
<line>
2. Não será também feit* nenhum* dis*inção fu*dada n* co*dição pol*tica, jurídica
</line>
<line>
o* internacional do paí* ou te*ritóri* a que pertença u*a pessoa, quer se trate de u*
</line>
<line>
territ**io in*epe*dente, sob tutela, **m governo próprio, quer sujeito * qualq*e*
</line>
<line>
outra limitação de sobe**nia.
</line>
<line>
Artigo3:
</line>
<line>
T*do ser humano tem direito à vida, à liberdade * à seguranç* *essoal (ONU, 194*).
</line>
<line>
No**mos que, mesmo com * universalida*e *es*es **re*tos, a *xpl*raç*o capit*list*
</line>
<line>
*olabora p*r* qu* o racismo estr*tu*al c*ntinue preva*ecendo, pois nesse sistem* de trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
*s negr*s continuam *o*o
</line>
<line>
aquel*s resguardados ao *u*ar
</line>
<line>
de servidão, salvo *l*umas
</line>
</par><par>
<line>
ex*eções. Mas
</line>
<line>
*recisamo* reco**ece* qu*, sem *s**s normas, provavel*ente os negros
</line>
</par><par>
<line>
est*riam em piore* condiç*es: "Todavia, **r inefetivas que sejam ess*s nor*as, te*os de
</line>
<line>
a*miti* que, sem elas, a vida n* m*ndo poderia, p**vavelment*, es*ar muito pior" (*rin*a*e,
</line>
<line>
20**b, p. 14-1*), ou seja, a declaração é important*, mas ineficaz *m algu*s *o*entos para
</line>
<line>
aque*es q** ma*s precisam.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUS*ÕES
</line>
<line>
3.1 A Luta Cont*a o Racismo Estr**ural e * Negação de D*re*tos em Quarto d* Desp*jo
</line>
</par><par>
<line>
O pri*eiro ato de resis*ên*ia da autora co*tra o **cis*o estrut*ral e nega*ão de *
</line>
<line>
*ire*tos é a própria e*crita da obra, u** vez que ela *inha pouco estudo e, mesmo com t*nta
</line>
</par><par>
<line>
di*ic*ldad*,
</line>
<line>
conseguia *nxe*gar sua real*dade dar voz * sua comunidade tã* sofrida *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
negl*ge**iada pela falta d* di**itos *undamentais e **reitos human*s na década de 1950.
</line>
</par><par>
<line>
Por *eio de *eus rela*os vívidos e *motivos, C*rolina Ma*ia de Jesus n*s mos*ra *s
</line>
</par><par>
<line>
múl*iplas f*ces ** rac*s*o e*trutural *ue p*rmeiam a vida *a comunidade da favela, além de
</line>
</par><par>
<line>
nos mostra* a neg*ção de direitos dessas
</line>
<line>
pessoa* ao n** *elatar as con*ições precárias de
</line>
</par><par>
<line>
moradia dela e dos seus vizinhos:
</line>
</par><par>
<line>
...As oito e *eia da noite *u já e*tava *a *av*la respirando * odor dos ex*remen**s
</line>
<line>
que m*scla c*m o ba*ro podre. Quando estou na ci*ade t*nho a imp**ssão que estou
</line>
<line>
na sala *e vis*ta com seus *us*res de cristais, seus t*petes de vilu*os, a*mofa*as de
</line>
</par><par>
<line>
sitim. E quand* e*tou na favela
</line>
<line>
tenho a i*pres*ão que sou um *bjeto fora de **o,
</line>
</par><par>
<line>
digno de estar num quarto ** des*ejo (JESUS, 1*60, p. *7).
</line>
<line>
Ou seja, *esus descr*ve seu próprio *a*raco co*o u* "quarto de desp*jo", d*st*c*nd*
</line>
</par><par>
<line>
a falta de i*fraestru*ur* bás*ca e o a*an*o*o pelo Estado. Essa condição deploráv*l
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*abi*a*ão não é apenas um* questão d* pobrez*, mas também reflete a marginalização
</line>
<line>
sistem*tica imposta às com*nidades negras e p*bres.
</line>
<line>
Rev. FS*, T*res*n* PI, v. 21, n. 8, art. 8, p. 1**-189, *go. *024 *ww4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. *lmeida, *. *. D*us, C. A. Silva
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
Jesus descreve de maneira contundent* * negligênc*a do E*tado em *ornecer servi*os
</line>
</par><par>
<line>
básico* in*rae**rutura e
</line>
<line>
*dequada **ra a comunidade da favela do C*nindé. Em diversas
</line>
</par><par>
<line>
*assagens do livro, co*o qu*n*o relata *s condições insalubres de seu **r*aco, a a*tora **põe
</line>
</par><par>
<line>
a ausê*cia d*
</line>
<line>
políticas públ***s e*icazes *ar* garan*ir o acesso mor*dia d**na e cond*ções à
</line>
</par><par>
<line>
sanitár*as a**qua*a*. Nes*e sentido, a autora desabafa: "Este l*gar * im*nd*. Os valõ** e**ã*
</line>
<line>
podres. As moscas *ntram pelas nari*a* * *e*a *oca. Tod* manhã e* arrumo as moscas no*
</line>
<line>
olhos do meni*o" (J*sus, 1960, p. 56). Essa negligência es*atal contribui para * perpetuação
</line>
<line>
do *i*lo *e pobreza e ex*lusão social vive*ciado pelos *orado*es da fave**. Outro ponto de
</line>
<line>
*e*caso *o Es*ado destac**o *ela autora é *cerca da fo*e, a f*l*a d* recursos **stinad*s para
</line>
<line>
at*nd*r os mais pobr*s naquel* épo*a:
</line>
<line>
21 *E MAIO Pa*sei uma noite horrivel. So*hei que eu r*sidia numa ca*a r*sidive*,
</line>
<line>
tinha banheir*, cozin*a, copa * at* qu*rto de *riada. Eu ** festeja* o aniversár*o de
</line>
<line>
minha filha Vera Eun*ce. *u ia comp*ar-lhe *mas pa*eli*has que há *uit* ela vive
</line>
<line>
pe*ind*. Porq*e *u es*a** em *ondi*õ** de c*mprar. Sen**i n* mesa para comer. A
</line>
</par><par>
<line>
toa*h* era alva ** lirio. *u
</line>
<line>
comi* *ife, pão com manteiga, *atata frit* e salada.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*ndo fui pegar
</line>
<line>
ou*ro b**e despertei. Que realidade amarga! Eu
</line>
<line>
*ão **sidia na
</line>
</par><par>
<line>
cidade. *stava *a favela. *a lama, as mar*ens do Tietê. E com 9 cruzei**s *penas.
</line>
<line>
Não *enho açúcar p*rque ontem eu s*í e os m*ninos comeram o pouc* que eu t*n*a.
</line>
</par><par>
<line>
...Qu*m deve dirigir é quem tem *apa*idad*. Quem tem *ó e am*sad* ao
</line>
<line>
po*o.
</line>
</par><par>
<line>
Quem governa o n*sso país é quem *em di*heiro, quem nã* s*be o *ue é fome,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dor, * a a*lição do pobre. S* a maio**a **voltar-se, o que pode *azer a minoria? Eu
</line>
</par><par>
<line>
e*tou a* lado *o pobre, que o braço. Braç* desn*trido. Precisamos livr*r o paiz é
</line>
<line>
dos polí*i*os açambar*ado*es. (JES*S, 20*7, p. 45-46).
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa passa*em, a autora cita a e*periência da fome, a falt*
</line>
<line>
de aj*da do Estado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com* ela os seus contorna*am essa e
</line>
<line>
sit*a*ão.
</line>
<line>
Nota*os qu* não exis*em pol*ticas públic*s
</line>
</par><par>
<line>
nessa *poca, uma *ez que, pelos relat*s, os f*velad*s não eram incluí*os nos planos d*
</line>
<line>
*overno ou na Const*tuição Federal vigent* na ép*ca, d* 1946, pois não constava no referido
</line>
</par><par>
<line>
documento, a garantia do Estado *os
</line>
<line>
dire*tos fund*m*ntais. Notamos que não ex*st*m
</line>
</par><par>
<line>
Direi*os Huma*os ou d*r*itos bá**cos para os fa*elados, ne*r*s e pobre* na década de 19*0.
</line>
<line>
1 DE JULHO ...Eu percebo q** se *st* Diário for pub**cado vai magua* muita g*nte.
</line>
</par><par>
<line>
*em pess*a que quando me vê
</line>
<line>
passar s*em d* jane*a *u fec*a* as *ortas. Estes
</line>
</par><par>
<line>
ges*os não me ofendem. Eu até go**o p*rque não p*eciso *ara* para conversa*. (...)
</line>
<line>
Quand* passei *ert* da fa*rica vi vári*s t*mates. Ia p*ga* quando v* o gerent*. Não
</line>
</par><par>
<line>
ap*oxi*ei porque
</line>
<line>
el* não *osta *u* pega. Quando descarregam os cam*nhões os
</line>
</par><par>
<line>
tomates caem *o so*o e quando os ca*inhões saem esmaga-os. Mas a *um*nidade é
</line>
<line>
assim. Prefer* vê estragar do que d*ixar seus semelha*t*s aproveitar (*ES*S, 1960,
</line>
<line>
p. 78).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a p*ssagem, notam*s * pr*tic* d* *ac*smo est*utur*l quando ela diz que as
</line>
</par><par>
</page><line>
pessoas *ão *ostavam d* vê-*a passar, não gostav** *e **har p*r* ela. Jes*s d*z que n*o fic*
</line>
<line>
magoada, ela r**si*ni**ca * racismo que s*fre. P*rc*bemos *omo a internalizaçã* do racism*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n.8, art. 8, p. 174-1*9, ago. 202* www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Despejo de Injustiça*: Racismo Estrutural e Negação de *irei*o* em Carolina *aria de *esus
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
afe*a profunda**nte a autoestima e a au*oimagem dos in*ivíduos *acialmente margin*lizados,
</line>
<line>
reforçando as estru*uras de p*d*r *ue perpetu*m a d*sigu*ldade.
</line>
<line>
Outro *omento de *o* é a respeito do ger*nte da fábric* que pr*fere jogar comi*a fora
</line>
<line>
*o i*v*s d* ali**n**r aqueles que tê* fome. Naquela ép*ca, as pe*soas ach*v** normal ver
</line>
<line>
tanta gente pa*sando fome, normalizara* a misé*ia *aqueles excluídos pelo sistema.
</line>
<line>
Infelizmente, ainda vemo* i*so aconte*er n* nos*o temp*, u*a v*z que me*mo com todos os
</line>
<line>
programa* soc*ais c**ados para b*nefi*iar *s po*res e negros, es*a população ainda s*f*e
</line>
<line>
diversos tipos de violênc*a nas mãos do *istema c*n**olado *ela b*anquitude.
</line>
<line>
Não exis*em di**renças b***ógicas ou cu*tur*is que justi*iquem um tratament*
</line>
</par><par>
<line>
discriminatório entre s*res humanos, o fato é *u* a
</line>
<line>
noção de raça ainda é um f*tor
</line>
</par><par>
<line>
político im*orta*te, u*ilizad* para naturaliz*r desigualdades e legitim** a *e*r*gação
</line>
<line>
e o gen*cídi* ** grup*s sociol*gicame*te con*ider*dos m*n*rit*rio* (ALMEIDA,
</line>
<line>
2019, p. 232-237).
</line>
<line>
Entendemos c** isso que não havia motivo* *ara que houvesse discriminação contra
</line>
</par><par>
<line>
a população negra e *a*ela*a naquela
</line>
<line>
época, como não há até *s dias atuai*, mas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ranqu*tu** ainda s* sente no *ire*to d* julgar, sub*lt*rnizar e releg** os negros, mesmo *ue
</line>
<line>
não exista mais escravidão.
</line>
<line>
A C*nstituiç*o Federal de 1946 era a v*gent* n* **oca retratada por C*rolina M*ria de
</line>
<line>
Je*us e nos é r*le*ante par* ente*dermos a negaçã* de direitos enfrentada *elos f*velado*. A
</line>
<line>
C*ns*ituiç*o de 1*46, em s*u Artigo 141 diz: "A *nviolabil*d*de dos direitos con**rnentes à
</line>
<line>
vida, à liberdade, à seguranç* *ndi*idual e à pr*pr**dade, nos term*s segui**es: § 1º Todos são
</line>
<line>
iguais pera*t* * lei" (BRASI*, 1946). Poré*, na prática, *s*a igualdade era frequentemente
</line>
</par><par>
<line>
negad* aos negros, que enfrentav*m
</line>
<line>
dis*riminaç** *nsti*ucionalizada em diversas es*eras d*
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, como podemos notar no pen*amento de Abdias Nasc*mento, na **ra O genocídio
</line>
<line>
do neg*o no Brasil (*97*):
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
feridas da
</line>
<line>
discriminação racial se *x**em ao mai*
</line>
<line>
superf*c**l ol*ar sobre a
</line>
</par><par>
<line>
r*alid*de social do país. A ideologia *ficial o*te**iv*mente *poia discriminação a
</line>
<line>
econôm*ca para cit** um *xemplo p*r motivo de raç*. Até 19*0, a *iscrimin*ç*o em
</line>
<line>
empre*o* e*a uma práti*a corrente, sancionada **la l*i consuetudinária. Em ge*al,
</line>
<line>
*s anúncios **o*ura**o *mpre*ado* se pub*i*avam com a explícita ad*ertência:
</line>
<line>
"n*o se *c*itam pess*as de *or." Mesmo apó* a lei Afon*o Arinos, de 1*51,
</line>
<line>
*roibindo categoricamente * discrim**ação racial, tu*o *ontinuou na mesma. Trat*-
</line>
<line>
se de uma **i que não é cumpr*da nem executada (NASCIMENTO, 1978. p. *2).
</line>
</par><par>
<line>
Isto é, me*mo apó* *nos da ab*lição d* escr*v**ura, a população n*gra
</line>
<line>
a*nda *ra
</line>
</par><par>
</page><line>
t*atada como o*j*t*, como "lixo", sempre re*egada * *u*ção de servir os brancos, mas sem
</line>
<line>
direitos, de maneira *ue notamos *a su*racitada Const*t*içã* * qu*l *ontin*a direitos, porém
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n. 8, art. 8, p. 174-189, ago. *024 ww*4.fsanet.c*m.**/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. Almeida, R. O. Deus, C. A. Silva
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
es*es for*m violad*s para essa *opulaç*o desc*ita na obra de C*rolina Maria de Jesus, são
</line>
<line>
*sses dir*itos:
</line>
</par><par>
<line>
À *oradia, no
</line>
<line>
que se re*ere ao Art. 147, *ue pre*i* uma
</line>
<line>
ig*al o***tunidade para
</line>
</par><par>
<line>
*odos de prop*iedade;
</line>
<line>
O Ar*. 145, com as violações *e condiç*es de tra*alho dignas para o* cidadãos;
</line>
</par><par>
<line>
O Art. 157, que
</line>
<line>
pr*via *ondições de s*lári*s-mínimos, *ue *if*ci*mente eram
</line>
</par><par>
<line>
alcançados por g*ande pa*te dos mora*ores da f*vela, muito m*nos em condi*ões
</line>
<line>
necessárias e igua*itárias de aces*o ao t*abalho (BRA*IL, 1946).
</line>
<line>
Jesus *inha p*ena c*nsciência ** como o *istema pol*tico fun*io**va, sabi* porque e*a
</line>
<line>
e os seus *ram esquecidos **los governantes que ** apareciam durante a campanha el*itor*l,
</line>
<line>
mas nã* apareci*m depoi* de **eitos *ara ajudar, ze*a* ou *ar**tir os direitos básic*s d*quela
</line>
<line>
po*ulação f*velada, ex*luída e in*isibilizada por todos:
</line>
</par><par>
<line>
15 DE MAIO Tem noite *ue
</line>
<line>
eles i**rovisam uma batuc*da * não deixa n*nguém
</line>
</par><par>
<line>
do*mir. Os v*sinh*s de alvenaria j* ten**ram
</line>
<line>
c*m ab*ix* assi**do retirar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
favelad**. Mas não conseguiram. Os *isinhos d*s cas** de ti*olos di*: *s po*íticos
</line>
<line>
protegem os favela**s. Quem nos proteg* é o p*vo e *s Vi*entinos. Os políticos só
</line>
<line>
aparecem aq*i nas época* *leitoraes. O *enhor **nt*di* **mpaio quan*o er*
</line>
<line>
vereador em 1953 pa*s*va os domingos aqui n* *ave*a. Ele **a tão a*radave*.
</line>
</par><par>
<line>
T*mava nosso café, bebia nas
</line>
<line>
no**as
</line>
<line>
x*caras. Ele nos dirigia as suas frase* *e
</line>
</par><par>
<line>
v*lu*o. Brin*ava c*m *os**s criança*. De*xou *oas im*re*sões
</line>
<line>
por a*u* e quan*o
</line>
</par><par>
<line>
can*idatou-se a dep**ado vence*. Mas
</line>
<line>
na Cama*a dos Deput*dos não criou
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
proge*o para benefic*ar * fav*lado. Não nos visitou ma*s. ...Eu classif**o São Paulo
</line>
</par><par>
<line>
ass**: * Palacio, a sala de vi*ita. A Pre*eitura é sala d* *antar e a c*d*d* é
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
jard*m. * a favel* é * quint*l ond* jogam os lixos.
</line>
</par><par>
<line>
16 D* MAI*
</line>
<line>
*u aman*eci nervosa. P*rque eu queria ficar em casa, ma* eu não
</line>
</par><par>
<line>
tinha nada para co*er. ...*u não ia comer porque * pão era p**co. Se** que é só eu
</line>
<line>
que *evo esta v*da? O *ue poss* esperar do fu*uro? *m lei** e* Campos d* Jor*ão
</line>
<line>
[10] . *u quando estou *om fome quero matar o Janio, qu*ro e*forc*r o Adhe*ar e
</line>
<line>
queimar o Ju*celino. As *ificu*dades cort* o afeto do p**o p*l*s pol*ticos (JES*S,
</line>
<line>
*960, *. 33-34).
</line>
<line>
*ercebem*s *o rela*o de *ois dias seguidos, Jesu* nos most*a a fome que predomi*ava
</line>
<line>
na sua *a*ília, ou seja, a neg**ão d* dir*ito à alime*taç*o e a co*dições básicas d*
</line>
<line>
sobrevivência que deveriam se* garantidas pelo E*tado, mas que excluía os favelados e os
</line>
<line>
pobres, deix*ndo-o* à sua pr*pria sorte.
</line>
<line>
No*am*s que Quarto de desp*jo nas*eu a partir do sofrimen** e ten*ativa de
</line>
<line>
visibi*idade da autor*, p*ra dar v*z a uma população m*rca*a historicamente *elo sil*ncio e
</line>
<line>
invisibilidade daqueles qu* governam, ou s***, a branqui*ude. *sso posto, a o*ra de Jesus pode
</line>
<line>
ser e*p**cada pe*o pens**ento de G*ada Kilom*a:
</line>
<line>
Esc**vo c*m palavra* qu* *escrevem minha reali*ade, n*o com palavras que
</line>
<line>
des*revem a r*alidad* de u* erudito branco, pois **cr*vemos de lugares diferentes.
</line>
</par><par>
<line>
Escrevo da periferia, não
</line>
<line>
do centro. E*te é também o
</line>
<line>
lu*ar de onde eu estou
</line>
</par><par>
</page><line>
teor*zando (KILO*BA, 2019, 58-59).
</line>
<line>
Rev. *SA, T*re*ina, v. 21, n.8, ar*. 8, p. 174-189, ago. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De*pejo de Injustiças: Racismo Estrut**al e Negação de **rei**s e* Caroli*a Maria de Jesus
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
C*mpre**de*os que a obr* de Jesus **nta a *ua r*a*i*ade, *ue *stá mu*to *i*tante *a
</line>
<line>
realidade dos brancos, que jamai* entenderia* ou leri*m sua obra co* o olhar de *m negro,
</line>
</par><par>
<line>
pois ambos
</line>
<line>
vivem no me*mo *spaço, porém em *sfe*as s*c*ai*, *ulturai* e e*onômicas
</line>
</par><par>
<line>
*iferen*es. Mesmo *ansada
</line>
<line>
em alg*ns momen*os, Jesus *e*ata que não po*ia descansar po*
</line>
</par><par>
<line>
conta ** sua situaç*o: "Saí in*isposta, com vontade de dei*a*. M*s, o pobr* não repou*a. Não
</line>
<line>
tem o previleg** de *osar d*sc*n*o" (JESUS, 1960, p. 14).
</line>
<line>
N*ta*os que * *egaç*o d* direit*s é um tema re*orr**te na literatura b*asileira e es*á
</line>
<line>
pre*ent* *m Quarto de D*spejo na *e*ui*te passa*em: "*l*s me olh*m com des*rezo e d*zem
</line>
<line>
*ue não t*nho o direito à vida" (JESUS, 1960, p. 72). *u se*a, a autora n*s mos*ra *o* fatos
</line>
<line>
c*n*re*os qu* a popu*ação negra e favelada não possui direitos e não é vista pela s*c*edade *
</line>
<line>
pelos go*ernantes.
</line>
<line>
Ou*ro fator *arcante da negação de direito* *m Quart* de Desp*jo é a limit***o *o
</line>
</par><par>
<line>
acess*
</line>
<line>
à
</line>
<line>
educação e *s opor*unidades de as*ensão soc*al para a população ne*ra e favel*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Jesus relata a dificulda*e de seus fi*hos e* frequentar a escola devi*o à fa*ta d* re*ursos
</line>
<line>
financeiros e à discriminação enfr*ntada no **bi*nte escolar. Ela d*sabaf* em um trech*
</line>
<line>
marca*t*: "[...] Mesmo elas aborrec*ndo-m*, eu escre*o. Sei *omi*ar meus impuls**. Ten*o
</line>
<line>
a*ena* dois a*os de *ru*o es*olar, *as procurei formar o m** caráter" (JESUS, 1960, p. 1*).
</line>
<line>
Essa f*lta d* acesso à ed**ação for*al c*n**ibui *ara a repr*d*ç** das de*igua**ade*
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais e econômicas *ntre negr*s e bran*o*, perpet*and* o
</line>
<line>
ciclo
</line>
<line>
d* m*rginalizaç** que
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
mui*o *em*o er* ignorada e negligenciada pe*a *oc*ed*de e pe*o Estado.
</line>
<line>
*utr* exemplo da negaç*o de dire*tos é evi*enciado por m*io do *el*to da autora ao
</line>
</par><par>
<line>
di*er: "São poucos os qu* *êm c*ragem
</line>
<line>
para se erguer contra * pr**otên*ia dos poderosos.
</line>
</par><par>
<line>
Prefere* ace**ar as migalhas que *hes são oferecid*s, mesmo sabend* que têm
</line>
<line>
dir*ito
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*anque** completo" (*ESUS, 1960, p. 105). E*se r*lato demo*str* *omo * *opulação excluíd*
</line>
<line>
acaba i*ter*alizand* a idei* d* inferi****ade e conforma*do-se com *ma re*l*dade in**sta.
</line>
<line>
Em *utro mom*nto, a escritora denuncia a violência poli*ial e a a*sên*ia ** p*oteção
</line>
</par><par>
<line>
estatal nas
</line>
<line>
*o*unidades pobres:
</line>
<line>
"Os policiais são inimigos do povo. Eles entram nas
</line>
<line>
casa*
</line>
</par><par>
<line>
sem m*n*a*o judic**l *
</line>
<line>
espanca* os *or*d*r*s" (JESUS, 196*, p. 105). Essas
</line>
<line>
passagens
</line>
</par><par>
<line>
evidenciam a precariedade *as cond*ç*es de vida enfrentadas p*la população *egr*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*riférica n* Bra*il na época, o q**, infe*i*mente, ainda é uma **n*t*nte e* nossa sociedade
</line>
<line>
a*ual.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m das reflexõ*s ap*esentad*s por Ca*olina Mari* de Jesu* em sua ob*a,
</line>
<line>
outras
</line>
</par><par>
<line>
autoras negras
</line>
<line>
conte*porâ*eas também ab*r**m o tem* da negação de
</line>
<line>
dir*itos. Lélia
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 8, art. *, p. 17*-189, ago. 2024
</line>
<line>
www4.*san*t.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. S. Almeida, R. O. *eus, C. A. Sil*a
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
Go*zalez res*al*a e* seu ensaio Racismo e Se*ism* na Cu*tura Br*s*leira: "A negação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
nossos *ireitos *un*amen*a*s
</line>
<line>
está enraizad* nas
</line>
<line>
estru*uras sociais h*erár*uicas construídas
</line>
</par><par>
<line>
h*storicamente" (*ONZALEZ, 198*, p. 35). Já S*eli Carneiro dis*ute em s*u tra*alho sob*e
</line>
<line>
f*mini*mo negro a imp***ância da lut* colet*va para *omper com e*sas barreiras impos*as pe*a
</line>
<line>
soc**dade:
</line>
<line>
Há, po*tant*, espaços em que os negros *ão s*o desejad*s, *em com* con*u*id*res,
</line>
</par><par>
<line>
no* quais operam os e*e*entos de resistên*ia det*rminados pelo
</line>
<line>
estigma; é *lgo
</line>
</par><par>
<line>
*xterno, nã* é da pe*soa, mas *nterior a e*a. O medo do *ontágio d* estigma expu*sa
</line>
</par><par>
<line>
os negros sutil
</line>
<line>
ou violen*amente
</line>
<line>
d*s e*paços, também *stigmatizado*, como
</line>
</par><par>
<line>
privativos dos brancos, em especial os das c*asses superiores. Acredit*-se que,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, é possíve* tornar-se branco
</line>
<line>
ou negro *ependendo da c*n*a bancária. A*
</line>
</par><par>
<line>
s**uações relatadas rev*lam apen*s a tolerância op*r*uni**a com que *ão t*atados
</line>
<line>
a*guns negros que alc*nçaram prest*gi* e po**r, ma*, a* m*n** *acilo, são
</line>
<line>
man**dos de *o*ta para a senza*a (CARNE*RO, 20*1, p. 158).
</line>
</par><par>
<line>
Ou se*a, *ar**i*o
</line>
<line>
aponta p*ra a crenç* e*r*izad* na so*ie*ade br*sileir* de qu*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pos*ível mudar de raça **p*nd**do da condiç*o f*nan**ir*, *ugerindo uma re*ação entre
</line>
<line>
cl*s*e s*cial * co* da p*le. A ideia de que *lgun* negro* p*d*m a*cançar pres*ígio e poder,
</line>
</par><par>
<line>
mas
</line>
<line>
estão sujeit*s a s*rem rejeitado*, caso *ometam algum erro, evidencia ape*as uma
</line>
</par><par>
<line>
*olerânc*a o*ortunista com esses in*iv*duos. Dessa forma, a au*ora destaca a* formas sutis e
</line>
<line>
explíci*as de di*c*iminação racial pre*entes na soci*d*de br*sileira, revel*ndo as c**trad*çõ*s
</line>
<line>
e hipocr*si*s nas *e*açõ*s e*tre raça, classe *o*ia* * poder.
</line>
<line>
Di**te d**sas análises e *eflexõe*, to**a-se evi*ente a *rgênc*a em combater a
</line>
<line>
negação de direitos e promover uma sociedade *ai* jus** * igual*tária para todos os *i**dãos.
</line>
<line>
* l*t*ratura * os e*tudos ac*dêmicos são ferramentas *m*o*ta*tes para am*liar o debate sobre
</line>
</par><par>
<line>
es** que*t*o e bu*car s*luções *fetiv*s para garantir
</line>
<line>
os direito* h*manos f*ndam*ntais
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tod*s as *ess*as.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ONSIDERAÇÕE* FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
*arolina M*ria de J*su*, por meio de sua *scrita a qual co*sideramos um **o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resistên*ia, escancarou as
</line>
<line>
condições desumanas em que vivia e ** injustiças que enfrentava
</line>
</par><par>
<line>
*iari*me*te, eviden*iando a cruel re*lidade
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
f*velados e neg*os no Brasil da década
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
1950. *eu livro "*uart* de Despejo" não apenas s* tornou um suce**o estrond*so d* *endas,
</line>
<line>
mas t**bém um marco na lite*atura brasi*eira *o den*ncia* de forma cont*n*e*te o *aci*mo
</line>
<line>
estrutural * a nega*ão de direi*os enfrentad*s por es*as comunidades.
</line>
<line>
*uarto ** despejo transcende a mera **rr*tiva au*ob*ográf*ca e se torna um podero*o
</line>
<line>
instrumento de resist*nci* e lut* por igu*ldade. A autora não apenas *es*r*v* suas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.8, art. 8, p. 17*-189, a*o. *024 www4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Despe*o de Inj*stiças: Racismo Estru*u*al * *egação d* Direitos em C*rolina Maria de J**us
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187
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experiênci** p*ssoais, mas também oferece uma análise *erspicaz d* sociedade em q*e vivia,
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<line>
destaca*do *s injustiç*s sociai*, a falt* de polít*c** púb*icas
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adequadas e a *arg*nalização
</line>
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<line>
sist**ática enfrentada pelos ne*ros * **bres. S*u* relatos emocionan*es sob*e a fom*, a falta
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de moradia
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digna e a
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discriminação racial ecoam
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até os dias de
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ho**, servindo como um
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l*m*rete contu*dente das desig*al*ade* pe*sistentes e* nossa soc*edade.
</line>
<line>
Ao t*azer à tona * real*dade brutal das *avelas e comunidades marginalizadas, Caro*in*
</line>
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<line>
Mar*a
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de Jesus desafio* as n**rat*vas dominante* e deu *oz
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aos invisíve*s. Sua c*ragem
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<line>
e
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<line>
determinação em **fren*ar as a*versidad*s da v*da e em c*mpartilhar sua históri* *nspir*ram
</line>
<line>
gerações subseq*entes d* escr*tores e *tivistas a lutarem por justiça so*ial e igualdade de
</line>
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<line>
dire*tos. * lega*o de Caroli*a Mari* de
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<line>
Jesus é um lembrete *oderoso
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do poder ** esc***a
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como ferramenta de resistência e tr*nsformação so*ial.
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Além di*so, a a*álise da obra de Car*lina Mar*a de Jesus à *u* do c*ncei*o de racismo
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estru*ur*l nos p*rmite compreender me*hor as r*ízes p*of*ndas d* desigualdade r*c*al no
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<line>
B*asil. Ao e*amina* como as estrut*ras soci**s, po*íticas e econômicas p*rpetuam
</line>
<line>
a
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<line>
margin*lização d** negr*s, podem** des*nvo*ver uma con**iência *ais agud* *as inj*stiça*
</line>
<line>
*ue ainda p*rsistem em no*sa socied*de e b**car maneira* e*i*azes *e co*batê-las.
</line>
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<line>
Contribui*ão *os A*tores
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E. S. Almeida
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<line>
R. O. Deus
</line>
<line>
C. A. S*lva
</line>
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<line>
1) concepção e planejamen*o.
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X
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X
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</line>
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</line>
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<line>
2) análise e in**rpretação dos d***s.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
</line>
<line>
</line>
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<line>
3) elaboração do rascunho ou na rev*são crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na aprovação *a versão fin*l d* man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
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</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 8, p. 174-189, a**. 2024
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<line>
w*w*.*sanet.com.br/r**i*ta
</line>
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