<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 5, p. 91-110, se*. 2*24
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.9.5
</line>
</par><par>
<line>
Jus*iça 4.0 no Direito Comparado: Uma A*á*ise do Cód*go *e Proc**so Civil do Bra**l e de
</line>
<line>
Portug*l
</line>
<line>
Justice 4.0 *n Com*a*ative Law: *n Analysis of **e Cod* of Civil P*oce*ure in *r*zil and
</line>
<line>
*ortugal
</line>
</par><par>
<line>
Ramiro Augu*to *ranco
</line>
<line>
Mestrado ** *dministr*ção Pública pel* Universi*ade Tecnoló*ica Federal do Pa*an*
</line>
<line>
Bacharel em Dir*ito pela U*iv*rsidade **deral d* Pa*aná
</line>
<line>
Analist* J**iciário *o Tribunal de Jus*i*a do Estad* do Paraná
</line>
<line>
E-m*il: ramiro_branco@h*tma*l.com
</line>
<line>
Abdinar*o Mo*ei*a Bar*eto de Oli*ei*a
</line>
<line>
*ós-Doutor *ela *niversity of B*rminghan (Reino Unido)
</line>
<line>
Doutor em *dministração p*l* U*i*er*idad* Fed**al de Pernambuco
</line>
<line>
*r*fess*r da Univer*idade Te**o*ógica Federal do Paraná
</line>
<line>
*-mail: a*d*nardom@ut**r.*du.b*
</line>
<line>
Abel Dio*izio Azere**
</line>
<line>
Doutor e* Física *elo Insti*uto d* Física Te*rica (IFT/*NESP-B*AZIL)
</line>
<line>
Prof**sor da (PRO*IAP-UTFPR)
</line>
<line>
E-mai*: aaz*r*do@utfpr.edu.br
</line>
<line>
Dario *d*ardo Am*ral Der**nt,
</line>
<line>
Dou*or em Sciences de L\hom*e et Te**nologie (Université de Te*hnologi* de Compiègne/FRANÇA)
</line>
<line>
Prof*ssor d* (P*OFIAP-UTF*R) / Paraná (U*FPR)
</line>
<line>
*-m*il: d*rgint@utfpr.e*u.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ramiro A*gusto Bra*co
</line>
</par><par>
<line>
T*a*essa I*ororó, nº 221, CEP: 87.20*-153, Cianor*e/P*,
</line>
</par><par>
<line>
*rasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*: Abdin*r*o Mor*ira Barreto de Oli*eir*
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
*onny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Al*n**r
</line>
</par><par>
<line>
R*a Via do Co*hecimento, K* 1, Fr*ron, CEP:
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
85503*90 - Pato Branco, PR - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eç*: Ab*l Dionizio Azeredo
</line>
<line>
Artigo re*ebido *m
</line>
<line>
16/*6/2024. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua Do*tor Washin*ton *ubtil Chu*ire, 330 - Jardim
</line>
<line>
recebida em 01/0*/2024. Apro**do em 02/07/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Carvalho 84017-*2* *on*a Grossa ** Bra*il
</line>
</par><par>
<line>
*n**ersidade - *rasil.
</line>
<line>
*valiado *elo sistema *r*ple Rev*ew: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *a*i* Eduardo Ama*al Dergint
</line>
<line>
pelo *d**o*-C**fe; e b) Double B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
Av. Sete *e S*temb*o, 3165 Re*ouças 802*0-901
</line>
<line>
(av*liação cega por dois avaliadores da ár**).
</line>
</par><par>
<line>
Curitiba PR Bra*il Universidade Tecnoló*i*a Federa* do
</line>
</par><par>
</page><line>
Paraná.
</line>
<line>
*e*i*ão: Gramatical, Normativa
</line>
<line>
e de F*rmataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Branco, A. M. B. Oliveira, *. D. Azere*o, *. E. A. Dergint
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O mun*o ve* passando p*r u* momento de *ntensa tra*sforma*ã* di**tal *o* o **o massi*o
</line>
<line>
da* r**es s*cia*s, *plic*tivo* de comunic*ç** e intel*gênci* artifi**a*. O aumento e*ponencial
</line>
<line>
de utilização *e novas tecnologias em todas as áre*s do conhecimento humano é u* processo
</line>
</par><par>
<line>
inevitável que foi
</line>
<line>
pote*ciali*ado pela 4ª Revolução *ndustria*. Ate*to a es*e *ovim*nto,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Poder Judiciário (**) est* gradualme*te se adequan*o às transformações experimentadas p**a
</line>
<line>
sociedade moder*a em decorrência do e*prego *eneralizado da Te*nologia da Informação e
</line>
</par><par>
<line>
Comun*cação (T*C). Co*o resultado, observa-se * surgim*nto da
</line>
<line>
deno*inada Just*ça
</line>
<line>
4 .0 .
</line>
</par><par>
<line>
*ste e*tudo a*alisa o impacto do empr*go da Tecnologia da *nf*rmação e Comu*icação (TIC)
</line>
</par><par>
<line>
no Poder J*diciário (PJ)
</line>
<line>
*rasileiro e se* paralelo com o *ireito português. P**a atingir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivo deseja*o, foi realizada pesqu*s* explo*a*ória na literatura e e* document*s e sítios
</line>
</par><par>
<line>
eletrôn*cos *o**rnamentais, com
</line>
<line>
*nfase *m legisla*ão, vale*do-se do método dedutiv*,
</line>
</par><par>
<line>
re*l*zan*o-se ao fin*l a confrontação *e
</line>
<line>
l*gisl*ções correl*ta*. Em se*uida, foi *on*truída
</line>
</par><par>
<line>
uma sínt**e
</line>
<line>
compar**iva. A análise p*s*ibilitou e*abo*ar **
</line>
<line>
quadro estabele*e*do as
</line>
</par><par>
<line>
semelhanças encont*adas entre o *ódigo de proc*sso civi* brasileir* e o *ort*guês. C*nstatou-
</line>
<line>
se qu* os doi* países estão empen*ados *a i*ple*entação das *ICs em s*u ord*n*mento
</line>
<line>
juríd*c* e p*s*uem i*úmeros po*tos semel*antes e* suas legi*lações processualist*s.
</line>
<line>
PALAVRAS-*HAVE: Pod*r Judiciário. Tecnolog** da Informaç*o e Comun*cação (TIC).
</line>
<line>
Justiça 4.0. Direito Compar*do.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
The
</line>
<line>
wo**d h*s been going th*ough a m***nt of i*tense di*ital transformat*on wi*h
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
mass*v* us* of s*cial *e*works, communication applicati*ns and artific**l intelligence. T*e
</line>
</par><par>
<line>
exponenti*l in*rease ** t*e use of new *echnolog*es in all areas o*
</line>
<line>
hu*an knowledge is an
</line>
</par><par>
<line>
inevita*le p*ocess t*at began wit* the 4th Ind**trial R*volutio*. Aware *f this movement, the
</line>
<line>
Judiciary (P*) is gra**ally adapti*g to th* t***s*o*mati*n* exper*enced by mod*rn s*ci**y as a
</line>
</par><par>
<line>
resul*
</line>
<line>
of the widespread
</line>
<line>
us e
</line>
<line>
of Inform*ti*n a*d Communication Technology (*CT). As
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resul*, the
</line>
<line>
so-called Justice *.0 *as *mer*ed. This stu*y a*aly*e* *he impact of th* u*e
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
Information and *ommunication Techn*lo*y (*CT) in th* Bra*ilian Jud**ia*y (*J) and its
</line>
</par><par>
<line>
pa*a*lel with Portugue*e la*. ** **hieve t*e desired objective, ex*loratory
</line>
<line>
research was
</line>
</par><par>
<line>
carried out in t** literatur* *n* in gove*nment do*um*nts *n* *ebsit*s, *ith an e**hasis on
</line>
</par><par>
<line>
le*islation, using the de*uctive
</line>
<line>
met**d, a*d *n th* end the compariso* of relate* legi*lation
</line>
</par><par>
<line>
was c**ried out. A co*parative sy*thesis was *hen *on*t*uc*ed. The analysis **d* it possible
</line>
</par><par>
<line>
to *r** up tabl* esta*lis*ing the *imil**i*ies found b**ween t** Brazilian and Portu*uese a
</line>
<line>
c*vi* procedur* codes. It was fou*d that both *ountries ar* c*mm*tte* to imple*enti*g ICT in
</line>
<line>
their **g** system *nd have numerous s*milar *oin*s in their p*ocedu*a* le**slat*on.
</line>
</par><par>
<line>
KEYWORDS: Judiciar*. Inf*rmation and Co*m*nic*tion **chnology (I*T). Just**e
</line>
<line>
4 .0 .
</line>
</par><par>
<line>
C**parativ* L*w.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, v. 21, n. 9, ar*. 5, p. 91-110, set. 2024
</line>
<line>
**w*.fsan*t.c*m.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Justiça *.0 n* Di*eito C*mpa***o: Uma Aná*ise do Códi*o de *rocesso Civil do Brasil e de Portugal
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*m 1965, o engenheiro elétrico *ordon Moore, um dos fun*adores da empresa Int*l,
</line>
<line>
elabor*u a denominada Lei *e M**re, segu*d* a qual *eria po*sível do*ra* o* c*rcui*os
</line>
</par><par>
<line>
integ*ado* d*s com*utadores e conse*uentemente su*
</line>
<line>
capa**dade ** p*oce**amento * c*da
</line>
</par><par>
<line>
dois *nos (MOORE, 1965).
</line>
</par><par>
<line>
Co* o p*ssa* do *empo, *al *eoria restou comprovada e també* se m**t*ou
</line>
<line>
subdimensio*a*a, já que a e**lução anteriorm*nte previst* vem ocorrendo a **da 18 me*es
</line>
<line>
(*U*SKIN*; SUSSKI*D, 2*1*).
</line>
<line>
Tamanh* evolução conduzi* a socie**de cont**porâ*ea ao que o s*c*ólogo es*anhol
</line>
<line>
Manu*l Castell* ch*mou de \soc*edade em *ede\, e* q*e *á verdad*ira simbio*e ent*e a
</line>
<line>
tecnologia e a sociedade (CA*TELLS, 2005).
</line>
<line>
A *nt*rne*, as r*des socia*s, os sm*rtph*nes e o aumento ininterrupto da cap*c*dade de
</line>
</par><par>
<line>
proce*samento proporc*onam o **áfeg* de um volume de
</line>
<line>
d*dos * infor**ções que, nas
</line>
</par><par>
<line>
palav*as d* Minist** do Supremo T*ibunal Fed*ral Brasileir*, D*as Toffoli,
</line>
<line>
c*nst*t**m
</line>
</par><par>
<line>
"ferram*ntas valiosas par* o aprimora*ento *a e*ici*ncia, da efeti*ida** e da *ransparência
</line>
<line>
d*s insti*uiçõ*s" (FUX, e* a*).
</line>
<line>
*esse contexto, este trabalho visa realizar *m estudo c*mparado *e com* a tecnolo*i*
</line>
<line>
da i*formação * comuni*aç*o (TIC) **m se*do empregad* no or*en**ento j*r*dico de Br*si*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
Portugal, de modo a resolver as seguintes per**n*as de pesq*i*a: "Qua*s as semelhanças
</line>
</par><par>
<line>
ex*stentes entr* as me*i*as d* *m*lementação de T**s a*licadas n** c*di*o* de proce*so c*v*l
</line>
<line>
do *rasi* e de Port*gal?".
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
A C*nstituição Fe*eral de 1*88 (CF88) estab*lece no ca*ut do seu *rt. 37 os **incípios
</line>
<line>
basil*res *a administ*ação pública, den*re eles o Pri*cípio ** Eficiência. Segundo CARDOZO
</line>
</par><par>
<line>
(1999, p. 166-167), tal mandamen** cons*itu*ion*l impõe aos órgãos e agentes p*blico*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dever de manter uma atuação "(...) consti*uíd* pe*o ap*ove*tamento *aximizado e raci**al do*
</line>
<line>
**cursos *umanos, mater**is, *écnicos e fi*anceiros di*poníveis, de mod* que possa alcan*ar o
</line>
</par><par>
<line>
melhor *esul*ado quantitat*vo e quali*ati*o possível, e* face das
</line>
<line>
ne*essidades públ*cas
</line>
</par><par>
<line>
exis*ent*s".
</line>
</par><par>
</page><line>
DI PIETRO (2005) abor*a o Prin*íp** da *ficiên*ia *ob duas facet*s, co*ceituando-o
</line>
<line>
sob o en**que do servidor públ*co * também pelo viés das con*utas d* adminis*ra*ão pública.
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. 21, n. 9, art. 5, p. 91-110, set. *024 ww*4.fs*n*t.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. B*anco, A. M. B. Oli**ira, A. D. Azeredo, D. E. A. Der*in*
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao último, as*e*era que em relação ao m**o *e *rganizar, **trutu*ar e disciplin*r a
</line>
<line>
*dminist*ação públi*a, os g*stores devem ter como objetivo inexorável alcançar os *el*ores
</line>
<line>
*esult*d*s possív*is *ara a sociedade.
</line>
<line>
Ao *esmo te**o em que a CF88 est*b*leceu * princípio da *ficiência *omo
</line>
<line>
fu*damento *o regime administ*ati*o, *st*beleceu tam*é* que as de*pesas públicas não
</line>
<line>
po*erão exceder os limites *st*bel*ci*os em lei co*plementa* (art. 1*3). Atendendo ao
</line>
</par><par>
<line>
comand* con*titucional, foi apr*va*a a Lei Com*le*entar nº 101/2000, que,
</line>
<line>
dentr* outro*
</line>
</par><par>
<line>
dispositivos, determina em seu art. *9 que os gastos *o* pe*soal não
</line>
<line>
poderão *xc*der
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
lim*te* ali
</line>
<line>
previstos. *iant* *a **mitação de aumento de gasto* e consequente l*mitação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contratação de
</line>
<line>
pess*al, *abe ao ad*inistrador buscar alternativa*
</line>
<line>
para at*nde* à cresc**te
</line>
</par><par>
<line>
d*manda
</line>
<line>
po* s*rviços *úb*ico*, respeitan*o os lim*t*s e*tab*lecidos na Lei
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esponsabilida*e Fiscal. Dentre soluções, t*m-*e o e*prego d*s TI*s em t*das as es*eras da
</line>
<line>
a*m*nistração pública como medida d* ot*m*zaç*o de recursos e i*cremento de e*ic*ê*ci*.
</line>
<line>
MAT*R e S**IA*I (2022, p.13*) con*eituam a tecnologi* da informação e
</line>
</par><par>
<line>
comunic**ão (TIC) com* "(...) todas as tecno*ogi** * serviço*
</line>
<line>
en*olvidos em computa*ão
</line>
</par><par>
<line>
(soft*are e hardw*re), g*ren*ia*ento de *ados, *ornecimento de te*ecomunicações e int*rnet
</line>
<line>
qu* permi*em aos usuários acess*r, recuperar, armazenar, trans*itir e man*pular informaçõe*
</line>
<line>
em formato di*ita*".
</line>
</par><par>
<line>
Kla*s Sc*wab, presid**te e
</line>
<line>
um dos fund*dores do Fórum Econômic* mundial,
</line>
</par><par>
<line>
in**odu* em 2016 a *deia da 4ª R*vo*ução In*ustria* (SCHWAB, 2016) que, segu*do MAZO e
</line>
</par><par>
<line>
ROSSAT* (2016, p. *7*), "* o
</line>
<line>
n*me d*do a
</line>
<line>
u* *rocesso vanguar*ist* *ue preceitua
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
integração de sistema* digitais intelige*tes com orga*izações e p*ssoas. Ele pre*e*tua
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conv*rgên**a de te*n*logia* digitais, físicas e biol*g*c**".
</line>
</par><par>
<line>
**feri*a revolução, também *hamada *e i*dústria 4.0, repercu*e em t*d*s as esferas da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, * me*ida que s*mp**fic* processos, dinamiza as r*laçõ*s, *iminui distâncias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*imiza * temp*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim como a* d*ma** área* de c*nhecimento, o Direito
</line>
<line>
também é impacta*o
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia. N*o por o*tro motivo, e na **te*ra da terminol*gia utilizada p*r Schwab, no final
</line>
</par><par>
<line>
do ano de 20*0 for** assinados dois projetos de c*o*era*ão téc*ica internacional
</line>
<line>
entr* o
</line>
</par><par>
<line>
Conselh* Nacional de Justiç* (*NJ) e o Progr*ma das Nações Unidas para o Desenvolv*mento
</line>
<line>
(PNUD), que resultaram *o \Programa Justiça 4.0\ (CN*, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Lançado durante a *andem*a de Covid-19, o *r*g***a Ju*tiç* 4.0 busco* elaborar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
implementar "(...) um processo de criação de *ov*s tecnologias e ferram*nt*s de inteligência
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 21, *. *, **t. *, p. 91-11*, s*t. 20*4 www4.fsanet.**m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Justi*a 4.0 no D*re*to Comparado: U*a Análise do Código de Pr*cesso *iv*l do Brasil e de Po*tugal
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
*r*ifici*l para impulsio*ar uma completa transformação digit*l do P*der J*diciá*io b*asileiro e
</line>
<line>
g*rantir s*rv*ços mais rápidos, efi*azes e acessíveis" (CNJ, 202*, p. 12).
</line>
<line>
**nforme asse*era* FUX, e* al (*0*1, *. 143): "* m*rcha inexorá*el da evoluçã*
</line>
<line>
*ecnol*gic* *mpõe ao Pode* Judiciár*o, para o adequad* cumpri*ento d* sua missão
</line>
<line>
institucional, a *o**tante inc*rpora*ão da inf*rmat*z*ção e de novas tecnologias na* su**
</line>
<line>
*otinas". Tal afirmati*a é corroborada por T*S*INARI (20*3, p. 39) ao *firma* q** "À l*z do
</line>
<line>
deve* de efic*ência, o aperf*içoa***to cons*ante com inovação e *doção de *ovas tecnologi*s
</line>
<line>
long* d* *er opcional, é dev*r, sobr*t*do, em tempos tão *rítico*".
</line>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
<line>
3.1 Por que util*zar o Direito comparado?
</line>
<line>
BAN*EIRA (2006) afirma que atravé* do Direito Comp*rado é p*ssível *apt*r
</line>
</par><par>
<line>
experiência* bem-s*c*didas ou *ão, de outros países, co* o *bjetiv* de "me*ho* orientar as
</line>
</par><par>
<line>
inov*ções no ordenament* juríd*co de cad* pa*s da forma que melhor at*nda aos i*tere*s*s de
</line>
<line>
suas *espec*iva* populações" e arremata *x*lt*ndo sua im*resc*ndibi*idade para se "alcançar
</line>
<line>
um *ív*l ideal" de de*a*e jur*dico.
</line>
<line>
De *co*do c*m MATTOS (1998), o Dire*to Comparado se pr*sta ao importa*te papel
</line>
<line>
de expan*ir os horizont*s *o jurista que de*xa de ficar l*mit*do ao direi*o nac**nal mediante a
</line>
</par><par>
<line>
confronta*ão
</line>
<line>
de outro* orden**ento*, possibilitan*o à doutrina at*avessar os óbices
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
fronteiras, *ncorporando no*as normas e valores e aprimorando métodos em b**ca
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*elhores definições de *ns**tuto* e conceitos jurídicos, facilitando a compreensão do direito
</line>
<line>
nacion*l.
</line>
<line>
3.* M*tod* de Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Es*e *rtigo lan*a mã* de um estudo exploratório
</line>
<line>
na lite*atura científica e em
</line>
</par><par>
<line>
documen*os e sí*i*s *overnamen*ai*, com ênfase na análi*e da legisla**o nacion*l
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
internaci*nal c** o objetivo de traçar *m *aralelo entre implement*ção *a Justiça 4.0
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil e no e*teri*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Foi pr*orizad* a pesquisa em legislações e doutrinas com versão original em portugu*s
</line>
<line>
ou trabalhos trad*zidos p*ra * idiom* n**io*al. A*ós a seleção dos documentos que at*ndia*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, *. 2*, n. 9, art. 5, p. 91-110, set. 2024 www4.f*ane*.c*m.b*/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Branco, A. M. B. Ol*veir*, *. D. Azere*o, D. E. A. Der*in*
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
aos *ritérios de pesquisa, f*i **alizada a anális*, jus*aposição e *omparação para se identi*ic*r
</line>
<line>
a* respectivas correspo*dências o* divergênc*as com o ordenamento jurídico b*asil*iro.
</line>
<line>
Se*uin*o o direciona**nto prop*sto *or DIAS (2022, p. 4*), adotou-se o méto*o do
</line>
<line>
núcleo co*um (the c*mmon cor* *ethod) que *em como objetivo exc*usiv* "id*n*ific*r o *ue
</line>
<line>
é efetivamente *omum en**e as o*dens ju**dicas, visando, n*ta*ame*te, * harm*niz*ção
</line>
<line>
*egislati*a".
</line>
<line>
3.3 *aís escolhido
</line>
<line>
* fim *e facilitar a a*or*agem e respeita* a concisã* do trabalho, p*í*es localizado* na
</line>
<line>
Ásia, Oceania, Áfr*ca e pa*ses que adotam a *ommon law foram de pr**to excl*ídos, **vido à
</line>
</par><par>
<line>
barr*ira d* idi*ma, fal*a de
</line>
<line>
obras t*adu*ida* para o português, a pe*u*na i*flu**cia n*
</line>
</par><par>
<line>
or*ena*ento juríd*co b*asile**o e, não *enos import*nte, de*ido à* c**acterísticas si***lare*
</line>
<line>
de tais si**emas de jus*iça (BANDEIRA, 2006).
</line>
<line>
D*ante d* ne*e*sidade *e **ncentraç*o e detalh*mento do es*udo, das dimensões do
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*, limit*ções do pe**uisad*r e, *inda, levando em con*a os a*pect*s práticos qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*entidade de idiom*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
do sistema lega* *stabelecem, optou-s* por limi*ar o tr*balho a um
</line>
</par><par>
<line>
*nico país, reali*ando-se uma anál**e aprofundada *as in*v**ões *m*l**ent*das ** *istema
</line>
<line>
de justiç* de Portugal.
</line>
<line>
4 DISCUSSÕE*
</line>
<line>
*.1 Justiça 4.0 no B*asil
</line>
<line>
A Lei nº 1*.419/06 que *ispõe s*bre o proces*o eletrônico foi o marco i*icial da
</line>
<line>
digi**lização do processo no *rasil. Com a publicação da *eso**ção nº 9*/2009, o Conselho
</line>
<line>
Naci*nal de Justiça (CNJ) deu o p*ntapé inicial n* rev*lução t*cnológica do Po*e* *udiciário
</line>
</par><par>
<line>
b*asileiro, estabelece*do os requisitos de nivelamento de tecnologia da *n*ormação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comun*cação (TIC) no â**i*o d* Judi**ário nacional.
</line>
</par><par>
<line>
Divers*s o*tras resoluções alterado*as e r*vogadoras f*ram pub*i*adas ao longo dos
</line>
</par><par>
<line>
anos, culmina*do *om a publicaç*o
</line>
<line>
d* R*solução n* 370/2021 do CN*, *ue est**e*eceu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Estrat*gia Nacional de Tecnolog*a *a In*ormaç** e Comunicação do Poder Judiciá*io
</line>
<line>
(E*TIC-JU*) para * sexên** 2*21/2026.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 5, p. 91-*1*, set. 2024 w*w4.fsa*e*.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Justiç* 4.0 no Direit* Comparad*: Uma Análi*e do Código de Process* Civ** ** Brasil e *e Portugal
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
*egu*do * parágrafo único do ar*. 1º da R**olução nº 370/2021, o objetivo *a ETIC-
</line>
</par><par>
<line>
JUD é: "(...) constituir o p**ncipal *nstrum**t* d* promoção da g*vernanç* ágil e
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*ra*s*ormação **gital do Poder J*di*iário po* meio de serviços e soluções d*git*is ino*a*or*s
</line>
<line>
que impulsione* a *volução te*nológica do P**er Judi*iário" (CN*, **21).
</line>
<line>
Nesse cont*x**, foi **sen*olvido o \Program* Ju*tiça 4.0\ com o *bjetivo de
</line>
</par><par>
<line>
pro*over acesso à justiça, apri**rar e o
</line>
<line>
p*o*ove* a e*etividade do sistema de proc*sso
</line>
</par><par>
<line>
judicial eletrônico atravé* d* ações e pr*jetos dese*volvidos para
</line>
<line>
* emprego de
</line>
<line>
n**as
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias * inteligência ar*if*cial *ara a melhora da
</line>
<line>
governança, tr*n*parência e
</line>
<line>
eficiência
</line>
</par><par>
<line>
do Poder Judici*rio. O p*ograma promov*u **úmeros avanço* pa*a a mod**n*zação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
a*ividade *udiciária *om
</line>
<line>
o aux**io
</line>
<line>
d* t*cnologias qu* pro*ic*aram a automatizaç**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inúmeras taref*s antes realizad*s manualment* por ser*id*res e
</line>
<line>
magist*ados. *lém disso,
</line>
</par><par>
<line>
foram
</line>
<line>
i*pl*mentadas ferramentas revol*cionár*as
</line>
<line>
de auxílio e simplificação dos serviços
</line>
</par><par>
<line>
ju*ic*ai*,
</line>
<line>
tais como a PDPJ-BR - Plataforma Digital do Po*er Judiciá*io Bras**eiro, o Juízo
</line>
</par><par>
<line>
100% Digital, o B*lc*o Virtual, o Núc*e*
</line>
<line>
de Ju*ti*a 4.0, plata*orma Si*apses e o sist*m*
</line>
</par><par>
<line>
Codex (CNJ, **22).
</line>
</par><par>
<line>
4.2 *ustiça 4.0 e* Portugal
</line>
</par><par>
<line>
A*s*m como *o Br*sil, o ordenament*
</line>
<line>
jurídico p*rtuguês est* ate*to às influências
</line>
</par><par>
<line>
positivas das novas te*nol*gias da informação e comunicação (TIC) no dire*to. O proce*s* de
</line>
<line>
imple*e*tação da* TICs aos serv*ços do pode* *udiciár*o *e Por*ugal vem ocor*endo há mais
</line>
</par><par>
<line>
d* duas déc*das,
</line>
<line>
sendo marcado por inúme*os dispositivos l*gai*. De*tre os dispositivos
</line>
</par><par>
<line>
*ioneir*s d*st*ca*-se: a Resolução do Conselho
</line>
<line>
de *i*is*ros nº 13*/1998; Portaria nº a
</line>
</par><par>
<line>
642/2*04 q*e di*c*plinou as com*ni*ações pr*cessua** por via
</line>
<line>
e*e*rônica, a Por*aria nº
</line>
</par><par>
<line>
114/2008 e a Por**ria nº 280/20*3, que regulame*taram * tra*itação eletrônica de proc*s*os
</line>
<line>
(MES*UIT*, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Merece de*taq*e a Resolução *o Cons**ho
</line>
<line>
d* M***stro* nº 1*8/*998, q*e ainda no
</line>
</par><par>
<line>
século p*ssado *oi uma iniciativa pioneira rumo à revolução *ecno*óg*ca da justiça po*tugues*
</line>
<line>
ao prev*r a n*ce*sidade da utilizaçã* das no*as tecnologias da informação com o obje*ivo de
</line>
</par><par>
<line>
modernizar a organizaçã* e os m**odos de
</line>
<line>
trabalho
</line>
<line>
dos tribunais *e modo a melhorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atividade judiciária e, para tant*, aprovou o Prog*ama de *nfo*mati**çã* Jud**iária "(...) co*
</line>
</par><par>
<line>
a finalid*de
</line>
<line>
de contribuir, através
</line>
<line>
das tecnologias
</line>
<line>
da informação, p*ra a construç** de um
</line>
</par><par>
<line>
*istema de just*ça mais célere, mais transparente *cessí**l pelos e
</line>
<line>
ci*adão*", tendo **mo
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivos prioritári*s: a) dotar os
</line>
<line>
tr*bunais de infraestrutura de i***rmática; b) pr**uzir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, *. 9, art. 5, *. 91-110, se*. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Branco, A. M. B. Oliveira, A. D. Azere*o, D. E. A. Derg*nt
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
**plantar soluçõ*s informáticas de suporte autom*tico à gest*o de processos; c) def*nir e criar
</line>
<line>
as es*ru**ras de adminis*ração e suporte dos si*temas *nfor*ático* dos tribunais; d) Melhora*
</line>
<line>
o *istema de produção e a*esso às bases de dados jurídic*s.
</line>
<line>
A*ém da edição *e legis*ação regulamentand* o e**rego da te*no*ogia no âmb*to
</line>
<line>
jud*cial, o XXI Governo Constit*c*on*l de Po*tu*al lançou no *no de 2016 o \Plano J**tiç* +
</line>
<line>
P*óxima\ como *bje*ivo de "(...) garan*ir uma Justiça modern*, ági*, transparent*, human* e
</line>
</par><par>
<line>
*ais próxima do
</line>
<line>
cidadã*, sim*lificando processos e proced*ment*s p*ra conse*uir maior
</line>
</par><par>
<line>
ef*ciência, promo*en*o a i*ovação e a c*nf*a*ça na* instituições" (Transformaçã* Di*ita* da
</line>
<line>
Ju*t*ça, 2015-*022 - pg. 17).
</line>
<line>
Den*re as inic*ativas d* d*gitalizaç** da justiça imp*ementadas, destaca*-se as
</line>
<line>
inter*ace* *e tramitação eletrônica *e proces**s e inquér*t*s M*GISTRA*U* e MP *ODEX;
</line>
<line>
as inciati*as TRIBUNAL + e BALCÃO +, estabelecendo um *ode*o de atendimento mais
</line>
<line>
s***les, *ápid* e eficaz aos cid*d*os; * portal PLATAFORMA DIGITAL DA JUSTIÇA que
</line>
</par><par>
<line>
reú*e *ais de 160 serviços
</line>
<line>
online d*spensando o* desl*cam*ntos aos órgãos públicos;
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
INTER*PERA*ILIDADE *ntre
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
diversos s*ste**s de i*formaç*o, *er*i*indo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*omun*caçã* eficiente entre si. (Tra**forma*ã* Digital da Ju*tiça, 201*-2022 - pg. 19)
</line>
<line>
4.3 *egislação *scolhida
</line>
<line>
Considerando o e*copo de*te t*abalho, o*tou-se *or *leger o Có*igo de Processo *ivil
</line>
</par><par>
<line>
dos países escol*idos *ara o em*rego do método c*mparatista. Assim, a análi*e foi
</line>
<line>
ba**ada
</line>
</par><par>
<line>
n* Lei *º 13.105/2015 que i**tituiu o Código de Processo Civ*l do Br*s*l (CPC-B) e a Lei nº
</line>
<line>
41/2013 qu* *isciplina o C*digo de Processo Civil de Portugal (CPC-P).
</line>
<line>
4.3.1 *ódigo de Pr**esso Civil do B*as** (CPC-B)
</line>
<line>
FERREIRA (20*5) afirma que o C*C-* "(...) po*co ** at*ve à p*áti*a pr*cessua* em
</line>
</par><par>
<line>
me** eletrôni*o, *ei*ando de promov*r a *ese*ada e necessá*ia unificação das regras
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
procedimen*os à tr*mitação pro*e*sual ne*se meio", a medida no *r*. 196 delegou ao CNJ
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*p*etivam*nte aos tr*bunais
</line>
<line>
po*eres
</line>
<line>
**ra r*gu*ame*t** o emprego de meios *ecnológicos
</line>
</par><par>
<line>
pelo *oder Judiciá*io. Dent*e as princi**is inovações implementad*s
</line>
<line>
pel* legi*lador
</line>
</par><par>
<line>
*roce*sualista, a autora d*s*aca: a) a determ**ação de int*ro*erabilidade *os
</line>
<line>
s*s*ema* (*rt.
</line>
</par><par>
<line>
194); *) a
</line>
<line>
possibilidade de realização d*
</line>
<line>
atos process*ais po* v*d*oconferência o* out**
</line>
</par><par>
</page><line>
re*urso tecnológico (art. 236, § 6º, art. 4*3, § 1º e art. 461, § 2º); c) a *ealização de au**ência
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na, *. 21, n. 9, art. 5, p. 91-1*0, set. *024 www*.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Justiça 4.0 no D*reit* *omp*rado: Uma *nálise do *ódig* *e Pr*cesso Civil do B*asil e de Portu**l
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
de conc*liação ou mediação por meio el*trôni*o (a*t. 334, § *º); d) sustent*ção *ral por
</line>
<line>
vide*conferênci* ou outro recurso t*cnológi*o quan*o o **vogado tenha dom*cí**o em c*dade
</line>
</par><par>
<line>
diversa d* *ede do tribun*l (art. 937, § 4º) e; e)
</line>
<line>
possibi*idade *e gravaç*o da audiênc*a de
</line>
</par><par>
<line>
instr*ção de jul*amento pela* part*s, i*depe*dente d* aut**iza*ã* ju*icial (art. *37, § 6*).
</line>
</par><par>
<line>
Também se des*aca a possibilidade de
</line>
<line>
assinatura digit*l
</line>
<line>
em p*ocurações (art. 105,
</line>
<line>
§
</line>
</par><par>
<line>
1º), atos dos m*gis***dos em todos o* graus de jurisdição (art. 205, § 2º), em votos, acórdãos e
</line>
<line>
os demais a*os processu*is (ar*.943). A*é* di*so, são admitid*s diversos *ecurs** digit*is na
</line>
<line>
p*átic* de atos processuais, tais c*mo: a) i*dicação ** endereço eletrônico *or ad*ogados (art.
</line>
<line>
*87), *artes (art. 319, II e § 2º) e p*ritos (art. 465, § *º, II*); b) cit*ção e intimação el*t*ônicas
</line>
</par><par>
<line>
(art.
</line>
<line>
246 e art. 27*); c) obr*gatoriedad* de manutençã* *e cadastro
</line>
<line>
de empresas púb**cas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
privadas n*s
</line>
<line>
si*temas de
</line>
<line>
*rocesso el*trônico para e*e*ivação *e c*tações e intim*çõe*
</line>
<line>
(ar*.
</line>
</par><par>
<line>
2*6, § 1*); d) leilão ju*icial ele*rô*ico (*rt. 879, *I e § *º); *) autorizada a realização de atos
</line>
<line>
proc*ss**is p*r *ideoconferênci* ou outro r*curso t*cnológico (art. 236, § 3º) e; f) julgamento
</line>
<line>
de recurs*s por meio eletrôni*o (art. 945), dentre ou*ros.
</line>
<line>
4.3.2 Cód*g* Civ*l *e Portugal (CPC-P)
</line>
<line>
**gun*o M*SQU*TA (2020), o Códi*o de *rocess* *ivil Po**u*uês (CPC-P) fornecia
</line>
</par><par>
<line>
apenas uma referência básica quan** à utilizaç*o das *IC, dele*ando à
</line>
<line>
legisla*ão
</line>
</par><par>
<line>
regula*en*ar d**ciplina* sua impl**entação. Diante da necessida*e de equalizar a le*islação
</line>
</par><par>
<line>
processual*sta * e*olução d*gital, tal cenário foi modific**o *m 26 de *ulho ** 2019 com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ubli*ação do Decreto-*** nº *7 (DL-97) q*e a*terou * CPC-P para intr*duzi* *m pacote *e
</line>
<line>
medidas tecn*lóg**as.
</line>
<line>
O *L-*7 im*lementou alterações significat*vas *o C*C-P *lmejan** e**t*var a
</line>
</par><par>
<line>
necessária *ransição para o p*o***s* e*etrôni*o. Como p*imeiro ponto digno *e nota, o
</line>
<line>
art.
</line>
</par><par>
<line>
13* es*abeleceu que o processo eletrôn*co passou a ser a regr*, passando o supo*t* fí*ico ser a
</line>
<line>
exce*ão, utilizado apen*s de maneira *uxili*r.
</line>
<line>
Em relaç** aos atos proce*s*ais, a*riu-*e a possibi**d*de de atos pr*cessuais s*rem
</line>
</par><par>
<line>
*e*li*ados elet**nicame*te
</line>
<line>
por pa*te* sem advogado (*rt. 144, nº *, alí*ea \d\). *oi
</line>
</par><par>
<line>
estab*lecida a prioridade
</line>
<line>
de ut*lização
</line>
<line>
de *ormulários e*et*ônicos *obre arquivos *nexad*s
</line>
</par><par>
<line>
(art.
</line>
<line>
1*4, n* 10, *línea \*\), determi**ndo-se ai*da que
</line>
<line>
docum*ntos apresentados em
</line>
<line>
pa*el
</line>
</par><par>
<line>
*evem ser *igita*izado* e in*eridos no *ist*ma pelas un*dad*s jud*c*ais (*r*. *44, *º 13).
</line>
</par><par>
<line>
I*p**tan*e medida d* *ti*ização de tramitaçã* d* process** foi es*abele**da no
</line>
<line>
art.
</line>
</par><par>
</page><line>
145, passand* comprovaç*o do pagame*to de custas pro*ess**is a ser realizada
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 2*, *. 9, art. 5, p. 91-110, se*. 2024 w*w4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Branco, A. M. B. Oliveira, A. *. *z*redo, D. E. A. D*rgint
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
aut*maticamente n* proce*so. Além disso, passou-*e a real*z*r a a*ualização automática d*
</line>
<line>
dad*s de i*entific*ção d* par*es e a*vogados (art. 552).
</line>
<line>
Q*anto à pratica *e ato* processuais, *o*sib*litou-se que o* pe*itos e demais au*iliar**
</line>
</par><par>
<line>
d* *ustiça apresentem *uas manifestaçõe* de fo*ma el*trônica (art. 144, nº 9, alí*ea \d\),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*laboração eletrônica *e sentenças e des*a*hos (art. 153), *ssi*atura * cer*ificaçã* eletrôni*a
</line>
<line>
de documentos pe*a secretaria (art. 160), a re*liza*ão de citações e i*timações eletrônic* (arts.
</line>
<line>
219, 220 * 2*1) e penh*ras r*alizada* autom*ticamente pe*o siste*a (art. 779, *º 6).
</line>
<line>
5 RESULTADOS
</line>
<line>
A p*rtir *as inf*rmações coletad*s, foi possível **aborar uma síntes* comparativa
</line>
<line>
conforme * quad*o a s*guir:
</line>
<line>
Quadro 1: Síntese comparativa
</line>
</par><par>
<line>
Dispositivo legal do CPC-P
</line>
<line>
Disp*sitivo *egal do C*C-*
</line>
<line>
Síntese
</line>
</par><par>
<line>
- Art. 132, nº 1 - O pro*es*o tem na*ureza e*etrón*c*, sendo c**stituído por *nformaçã* e*trutura*a constante do *istema de informação d* *up*rt* à atividade do* *ribunais e por *ocumen*os e*etróni*os.
</line>
<line>
Art. 193 - Os atos process*ais *odem *e* tota* o* pa*cialmente digi*ais, de forma a permitir qu* *ej*m produzi*os, com*nic*dos, armazenad*s e val*dados p*r me*o ele*rônico, na fo*ma *a lei.
</line>
<line>
Ambo* os *ódigos e*tabelec*m a prá*ica *letrônica d* ato* proc*s*uais, deixando o suporte físico *e ser regra, que passa a *er o *uporte eletrô*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Art. 132, n.º 5 - As comunica*õe* entre tribunais ou ag*ntes de execução e e*tidades públicas * o*tras pessoas *ol*tivas que aux*li*m os tribunai* n* âm*ito *o* *ro*essos j*dici*is podem ser efetuadas por via *le*rónica, at*av*s do envio de inform***o **trut*r*da e da i*te*opera*ilid*de entre o sis**ma *e i**or*ação de supor*e à at*vi*ade do* tribunais e os siste*as de info*mação das
</line>
<line>
Art. 1*4. Os sistemas de au*omação p*oce*sua* respeitarão a publicidade dos atos, o a*esso e a participação das partes * de se*s *rocuradore*, inclus*ve na s *udiê*cias e sess**s de julgamento, obser*adas as garant*as da dis*onibilidade, indep*ndência da plataforma compu*acional, *c*s*ibilidade * int*rope*abilidade d*s sistema*, s*rviços, dados e inf*rmações que o *oder J*diciário admin*stre n* ex*r*íc*o de **a* *unções.
</line>
<line>
Ambos os *ódigos estabel*cem a in*eropera*i**dade dos sistemas de info*mação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 9, ar*. 5, p. *1-110, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Justiça 4.0 no Dire*t* Comparad*: Uma *nál*se do C*d*go *e Proce*so Civil do Brasil e de Po*tug*l
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
**feridas en*idad*s, no* ter*os previstos e* portaria dos membr*s *o Governo responsáveis pel* área da just*ça e pela *n**dade p*blic* em causa.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
- Art. 144, nº 1 - *s ato* *rocessu*** que devam se* pra*icados por e*crito pelas partes *ão apresentados a juízo p*r via eletrónica, no* t*rmos definidos na portar*a prevista no n.º * do ar*igo *32.º, val*ndo como data da *rática do ato processual a ** r*s*e*iva expediç*o.
</line>
<line>
Art. ***, § 3º - Ad*ite-se a p*ática d* atos p*oces*uais *o* mei* de v*deoconferência ou out r o recurso t**nológico de transmissão ** sons e imagens em tempo real.
</line>
<line>
Ambos os códigos admitem a prát*c* de a*os processuais de maneira ele*rônica.
</line>
</par><par>
<line>
Art. 1*4, nº 7, *l. d - Sem*re **e se tra*e de caus* que *ão i*porte a con*ti*uição de manda**rio, e parte não e*teja a patrocinada, a apresentaç*o a juízo d*s atos processuais ref*rido* n* *.* 1 é efetuada por uma *as segui*tes form*s: d) Entreg* po* via elet*ónic*, nos termos defi*idos na portaria previs*a no n.º * do arti*o 1*2.º, *alend* como *ata da *rática do ato a da *espetiva e*p*dição.
</line>
<line>
Art. 198. As uni**des do Poder Judiciário deverão mant** gra*uitamente, * di**osição dos in*eressa**s, equipamentos necessári*s * *rática de *tos proce*suais e à co*s*lta e ao acesso ao sistema e a os documen*os dele constantes.
</line>
<line>
Ambos *s cód*gos poss*** dete*minação de acessibilidade a* siste*as de processo eletrônico.
</line>
</par><par>
<line>
Art. 144, nº * - Sem prejuízo do dispo*to no n.º 4 ** artigo 37.º da Lei n.º 3*/2009, de 14 d* ju*ho, o disposto no n.º 7 é igualmente aplic*v** à aprese*tação d* p* * a s
</line>
<line>
S*m correspo*dênc*a.
</line>
<line>
Apesar do CPC-B nã o possuir d*sposiçã* ex**es*a, a pos*ibilidade de manifestação d*retamente ** si*tema por *eritos e auxil*ares d* ju*tiça vem
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresi*a *I, *. 21, n. 9, art. 5, p. *1-110, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsan**.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Branco, A. M. B. O*iv*ira, A. D. Azer**o, *. E. A. D**g*nt
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
pro*essua*s * outros documentos por *eritos e ou*ros *n*ervenien*es pr*cessuais nã* represen*ados por man*at*rios
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
s e ndo amplamente empr*gada e re**lamentada pel*s *ribunais brasileiros.
</line>
</par><par>
<line>
*rt. 145, nº *, *l. a - O prévio paga*ento da taxa de justiça ou a concess*o do benef*cio do * *oi o judi*iário s *o com*r**ados: a) Quando o at* proc*ssu*l se*a praticado *o* v*a eletrónica, nos te*mos de**n*dos na portaria prevista no n.º 2 do artigo 132.º;
</line>
<line>
Sem co*respondên*ia.
</line>
<line>
O *PC-P prevê expre*s*men** a c*m*rovaç*o do recolhimento de custa* automaticamente nos autos ele*rônic*s. Apesar d* C**-B *ã o *o*s*ir disposição expressa, **l po*sibil*dade vem *endo ampla*ente em*regad* e regulamenta*a pelos Tribunais.
</line>
</par><par>
<line>
Art. 153, *º 1 - As dec*sões j*diciais são elabo*adas, mesmo no* casos *m *ue a se*ret***a não tenha pro*edido à aber*ura de conc*usão do processo, no s*stema de *nformaç*o de suporte à ativ*dade dos tribunais, que g*ran*e a sua dataçã*, e ass*nadas pel* ju*z o* re*ator, nos termos definidos p*la port*ria previs*a no n.º 2 d* artigo 132.º; *s acórdãos s*o também assinados pel*s outros juízes *ue ha*am intervi*do.
</line>
<line>
Art. 193. Os a*os pro*essu*is podem se* *otal o* parcialme*te digit*is, ** forma a *ermitir *ue sejam p*oduzidos, comun**ados, armazenados e v**idados por meio eletrônico, na fo*ma da *ei. Art. 2*5. § 2º A ass*natura *os **ízes, e* todos os grau* d* ju*is**ção, pode ser feita ele*ro*icament*, na forma *a lei.
</line>
<line>
Ambo* os código* regulamentam o processo judicial eletrô*ico e pos**bilitam a elabora*ão *e decisões *udiciai* direta*ente *o sistema de pro*ess* *letr*nic*.
</line>
</par><par>
<line>
Ar*. 155, n* * - A audiência final de a**es, incidentes e proced*mentos ca*tela**s é se*pre gra**da, d*vendo apenas ser assinala**s na ata o início e * ter*o de *ada *epoimento,
</line>
<line>
Art. 367. § 5º A audiência pod*rá ser inte**almente gra*ada em **ag*m e ** *udio, em mei* dig*tal ou analógico, de*d* que assegure o rápid* *ces*o das **rtes e *os órgã*s *ulgadores,
</line>
<line>
Ambos os códigos **eve*m a gravação em som e imagem das audi**ci*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resi*a, *. 21, *. *, art. 5, p. 91-1*0, s*t. 20*4
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ju*tiça *.0 no Direito Co**arado: Uma *nálise do C*digo de Pro*esso Civil do *rasil e *e Portugal
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
*nf*rma*ão, esclarecimento, req*erimento e r**petiva respos**, *espacho, decisão e a*egações *rais.
</line>
<line>
observad* * legislaç*o *s*e*ífica. § 6* A *ravaçã* a *ue se r*fere * § 5º também pode ser *eal**ada di*etamente por *ualquer das partes, independe*temente de autorização *ud*cial.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Art. 160, nº 1 - Os au*os, termo* * dema** atos elabora*os pe l os f*nci*nários *udiciais, mes*o qu* em co**t*ria, disp*nsa* a sua *ssinatura, sen*o a autoria dos mesmos certif*cad* pe l o* mecani*mos de autentic*ção do sis*ema de *nformação *e suporte à **iv*d*de do* tribunai*
</line>
<line>
A*t. 10*, § 1º; ar*. 205, § 2º e a*t. *43 - aut*riz* a assinatura eletrôni*a de proc*rações, decisões ju*iciais e d*m*is atos processu**s. Ar*. 105. § *º A procura*ão p*de s er *ssinada digital*ente, na forma da lei. Art. 205. § 2º A a*sinatura dos juíz*s, em todos os graus de jurisdição, pode ser feita el*tron*cament*, na forma da le*. Ar*. 943. Os votos, os acór*ãos e o* demais atos processua** pode* ser registrado* em documento e*e*rônico *nviolável e assin*dos *letronicamente, n* forma d* lei, devendo ser impressos para jun*ada aos autos ** *rocesso q*and* este não for *letrônico.
</line>
<line>
Ambos os d*s**sitivo* legai* *ermitem * assinatu*a ele**ôni*a.
</line>
</par><par>
<line>
Art. 219, n* 4, a*. * - Quando as citações e a* noti*icações forem realiz*das por v*a eletr*nic*: a) Podem ser efetuada* *tr*vés do envio de informação estruturada respeitante à identific*ção do process* e da interoperabilida*e entre o si*tema de informa*ão d* su*orte à ativi*ade dos tribunais e o sistema de
</line>
<line>
Art. 246. A citaçã* será feita preferencialmente por **io eletrônico, ** pra** de *té 2 (doi*) dias úteis, conta*o d* deci**o q*e a determi*ar, por me** dos e*der*ç*s *let*ôn*cos in*ic*d*s pelo *itando no banco de dados do Poder J*diciário, co*forme r*gulamento d* Conselho *acional de Justiça.
</line>
<line>
Ambos os c*di*os preveem a po*sib*lid*d* de **tação da * pa*tes por me*o eletr*nico, gar*ntindo maior *ficiênc*a na comu*i*ação process*al.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. **, n. 9, art. 5, p. 91-*10, set. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. *ranco, A. *. B. Oliveir*, A. D. Azeredo, D. E. A. Derg**t
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
info*ma*ã* do citando ou not*fi*ando; A**. 220, n* 3 - A* notifi*ações podem *er e**tuadas de forma au*omática, pelo *iste*a de **formação de *uporte à *t*vi*ade dos t*ib*n*is, nos t*rmos def*nidos n* por*aria pr*vista no n.º 2 do artigo 132.º
</line>
<line>
Art. 270. *s in*imações re*liza*- se, *e*pre que *o*sí*el, po* meio e*etrônico, na forma da lei.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Art. 270, nº 5 - A informação relativa ao *a*ecime*to ou à ex*inção de qua*quer das *artes pode igualmente ser tra**mitida *o proce*so, de forma ***o*ática e *letrónica, p*las ba*es de dados dos *egistos c*vil e comercial.
</line>
<line>
Art. 19*. Os atos pr*c*ssuais podem ser total ou *arcialmen*e dig*tais, de forma a permitir q*e sej*m pr*du*idos, comunicados, armazenados e validado* por meio **et*ônico, na forma da *ei. Par*grafo únic*. O disp*s*o nesta Seção aplic*-se, no *ue for ca*ível, * prá*ica de atos not**iai* e d* reg*stro. A*t. 734. * al*era*ão do *egime de bens do casam**to, observados os requ*sitos *egai*, poderá ser **querida, *oti*a**ment*, em petiçã* a*s**ada po* ambo* *s cô*jug*s, na qual serão ex*ostas as r*zões qu* j*stific*m a a*teração, *e*salvados os **reitos de *e*ce*ros. § *º Após o trânsito em julgado d* s*nt*nç*, serão *xpedido* man*ados de averbaçã* aos cart*rios de r*gistro civil * de im*ve*s e, caso qualquer *os cônjuges seja e**res*rio, ao Registro Público de E*pr**as Me*cantis e Atividades Afin*.
</line>
<line>
Amb** os códigos regula*entam as comunic*ções através d* interoper*bilid*de de s**temas de i*formação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 21, n. *, art. *, *. 91-1**, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Justi*a 4.0 no *i*eito Co****ado: Uma Anális* do Códig* de Pr*c*sso Civ** do Bra*il e de Po*tugal
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
Art. 502, nº 1 - As testemunhas resid*ntes fo*a do *on**l*o onde se encontra s*d*ado o tribunal ou juízo são apresentadas pelas partes, nos termos do n.º 2 *o art*g* 5*7.º, quan** e*tas assi* o t*nh*m *e*larado aqu*ndo do seu oferecimento, ou ouvidas por meio de equ*pament* t*cnológico que permita a *omunicação, p*r me** v*sual e sono*o, em *empo real, a pa**ir do *r*bunal, do juízo, de **s*a*ação *o município ou da f*egues*a, quando prot*col*do, ou de o*tro edi*ício públi*o da áre* da sua re*idência.
</line>
<line>
Art. 453. § 1º A oitiva de t*stem*nha que resid*r ** comar*a, seção ou subseç*o judiciária *iversa daquela onde tram*ta o *rocesso poderá s*r re*li*ada por m*io de videoconf*rência ou *ut*o re*urso tecn*ló*ic* de transmissão e recep*ão d* sons * imagen* e* tempo real, o que poderá oco*rer, incl*si*e, dur*n*e a audiência de *nstrução * julgamento.
</line>
<line>
Am*os os *ódigos trazem a poss*bilidade de re*lização de o*tiva de *estemunhas por m*io de vi*eoco*ferênci*.
</line>
</par><par>
<line>
Ar*. 552, n* 4 - Sendo a iden***icação da pa*te efe*uada no* termos dos *ºs 2 e 3, a informação p*evis*a na a**nea a) do n.º * é tra*smitida ao sistema info*mát*co de supo*t* à ativ*dad* d*s t*ibuna*s pelas bases de d*d*s do ficheiro cent*al de p*ssoas coletivas do Regi*to N*cional de *essoa* Coleti*as ou da Aut*ridade Tr*butária e *duaneira, pod*ndo s er atualizada, de forma *utomáti*a, d*rante proces*o, o sempre que o*orrer alteração nas referidas bases de dados.
</line>
<line>
Ar*. 77. Além de outros previsto* neste Código, são deveres *as partes, de seus procura*ores e de todos *q*eles que de q*a**uer forma participem *o proces*o: VII - informar e m*n*er a**alizado* seu* dados ca*astrais perante os *rgãos do Pode* Ju*ici**io e, *o *a*o ** § *º do art. 246 de**e Códi*o, *a Administraç*o Tribu*ária, *ara recebi*e*to ** c*tações e i*timações. *r*. 2*6. A ci*ação *er* feita *refere*cial**nte *or meio eletrônic*, *o *ra** de a t é 2 (dois) *ia* úte**, co**ado da decisão q*e a determina*, p*r m*io do* en*ere*os eletrônicos *ndic*dos pe*o *i*an*o no banco
</line>
<line>
Am*os os códigos estabelecem a i*ter*perabilidade *e sis*emas para favorecer a manutençã* de cad*stro atu*li*ado de partes e procura*or*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 9, art. 5, p. 91-*10, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Branco, A. M. B. Oliv*ira, A. D. Azered*, D. *. A. Der*int
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
de dado* do Pode* *udic*ár*o, conform* re*ulam*n*o do *on*elho Nacional d* J*st**a. § 6º Para ** fin* *o § 5º deste arti*o, deverá *av** compar*ilham*nto de *adastro com o órgão do Poder Judiciário, incluído o endereço *le*rôn*** const*nte do sistema inte*r**o da R*d*s*m, nos te*mos *a legisl*ção aplicável ao sigilo f*s*a* e a* tratament* de dados pessoais.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Art. **9, nº * - S*ndo a *ntid*de paga*ora um* entidade pública da Admin*s*ração d*reta *u indireta *o Es*ado, *s co*unicações en*re * age*te de exec*ção e a e*ti*ade efetuadas *o abrigo do pres*nte artigo sã* *fetuadas, sem*re que possível, por via eletrónica, preferencialme**e de forma automática, e com a* adap*aç*es prátic*s que se revelem *ecessárias, *os casos e ter*os previstos em portaria dos *embros d* Gove*no responsáveis pela á*ea da Justiça e **la entida*e pú**ica em caus*.
</line>
<line>
*rt. 854. Para possibi*itar a penho*a de d*nhei*o em d*pósito ou em a*l*c*ção *ina*ceira, o juiz, a r*queri*ento do exe*uente, sem dar *iência *révia do ato ao e*ecuta**, determinará às instituiç**s f*nancei*as, *or mei* de sistema eletrônic* gerido pela autoridade *upe*viso*a do sis*ema financeiro nacional, *ue *o*n* indisponíveis ativos financeiros *xist*n*es em nom* do ex*cutado, limitando-se * indisp*nibilidade ao valor i*d*ca** na execu*ão.
</line>
<line>
Ambos os si*temas autorizam * *ealização de penh**a *e ativos financeiros via sistema elet*ônico de in*ormação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 9, *rt. *, p. 91-110, set. *024
</line>
<line>
www4.*sanet.*om.br/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Jus*iça 4.0 no Direito C*mpa*ado: Uma Análise ** Código de Processo Civil d* Bra*** e de Po*t*gal
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
Art. 837, nº 1 - E*ceto n*s caso*
</line>
<line>
Art. 882. Não sendo possível
</line>
<line>
a
</line>
<line>
Ambos os diplomas legais
</line>
</par><par>
<line>
referidos nos art**os 830.º
</line>
<line>
e
</line>
<line>
s ua
</line>
<line>
reali*a*ão
</line>
<line>
por
</line>
<line>
meio *stabelecem a po*si*ili*ad*
</line>
</par><par>
<line>
831.º, a venda *e bens imó*eis e
</line>
<line>
elet*ônico,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
lei*ão
</line>
<line>
se*á realização
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*eilão
</line>
</par><par>
<line>
de bens móveis penhorados
</line>
<line>
é
</line>
<line>
presenci*l. § 1* A al*enação
</line>
<line>
eletrônic*.
</line>
</par><par>
<line>
fei**
</line>
<line>
pre*erencialment*
</line>
<line>
em ju*icial por meio e*etrôn*co será
</line>
</par><par>
<line>
leilão eletróni**, nos t*rmos a
</line>
<line>
*ealizada,
</line>
<line>
*bser*ando-se
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
definir por portaria d* *embro
</line>
<line>
*arantias processua*s das pa*tes,
</line>
</par><par>
<line>
d* Govern* responsável pela
</line>
<line>
de acordo
</line>
<line>
com re*ulamentação
</line>
</par><par>
<line>
área da ju*tiç*.
</line>
<line>
espe*ífica do Co*selho *acional
</line>
<line>
de Justiça. § 2º * alienação
</line>
</par><par>
<line>
judic**l
</line>
<line>
po*
</line>
<line>
**io
</line>
<line>
eletrônico
</line>
</par><par>
<line>
deverá atender aos req*isitos.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborado pe*os au*ores (2024).
</line>
</par><par>
<line>
Levando e* conta os *enários an*l*sad*s, obs*rva-se que os orden*me*tos
</line>
<line>
ju*ídicos
</line>
</par><par>
<line>
de ambos os paí*es estã* atent*s à *voluç*o tecnológica q*e * mundo *em exper*menta*do à
</line>
<line>
medida que *anto o Br**il q*anto Portugal, de acor*o com suas realid*des socia**, cult*rais e
</line>
<line>
e**nôm*cas, *êm adotand* *edidas *ara ampl* *mplem*ntaçã* *as TIC em s*us sistemas d*
</line>
<line>
justiça.
</line>
</par><par>
<line>
A* alte**ções legisl*t*v*s imp*eme*tadas em cada um dos *rdenamentos
</line>
<line>
jurí*icos
</line>
</par><par>
<line>
analisado* e os programas propostos por cada país - \Justi*a
</line>
<line>
*.0\ no Brasil e \Justiça +
</line>
</par><par>
<line>
Pr*x*ma em Portugal,
</line>
<line>
demonstram a preocupa*ão do* p**ses *o* a *od*rn*za*ão de seus
</line>
</par><par>
<line>
ordenament*s *ur*dico* mediante a ampla implantação
</line>
<line>
e soluçõ*s d* TICs que estejam
</line>
</par><par>
<line>
alinhadas com as d*mandas d* *ociedade con**tada.
</line>
</par><par>
<line>
6 CONS*D*RAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
O obj*tiv* deste estud* foi anal*sar c**o os ordena*entos *urídico* bras*le*ro e
</line>
</par><par>
<line>
p*rtug*ês estão em*regando * *ecnol*gia da
</line>
<line>
infor*ação e *o*unicação (TIC) em seus
</line>
</par><par>
<line>
*is*emas de *ustiç*, com ênfase no *ó*igo de processo c**il *e *ada paí*.
</line>
<line>
Pa*a *tingir t*l objetivo, foi realiz*do um estudo exp**r*tór** n* lit*ratur* e em
</line>
</par><par>
<line>
doc**entos e sítios eletrôni*os govername*ta*s, com
</line>
<line>
ênfase em legislação, *alendo-se *o
</line>
</par><par>
<line>
m*todo deduti*o, r*ali*ando-se *nális* das informações
</line>
<line>
disp*nív*is, e*pecial*ente
</line>
</par><par>
<line>
*egislaçõe* corr**atas. E* seguid*, foi co*stru*d* uma sínte*e c*mparat*va.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. 9, art. 5, p. 91-110, set. 2*2*
</line>
<line>
ww**.f*anet.c*m.br/rev*sta
</line>
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<par>
<line>
R. A. Bra*co, A. M. B. Oliveira, A. D. Azeredo, D. E. A. Dergint
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Ao longo de*t* e*tud* de direit* compara**, observou-se que o Brasil e Portu*al estão
</line>
</par><par>
<line>
e* um *enário ba*tante semelhante *e i*p*em*ntação da Te*no**g*a da Informação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Comunica*ão (TIC) em s*us sistemas de just*ç*. As infor**çõe* obtida* demon*tr*m
</line>
<line>
**e
</line>
</par><par>
<line>
amb*s os países estão comprom**ido* com a necessária ino*a*ão *ecnológi*a de seus si*t*mas
</line>
<line>
de justiça visando pr*mover c*leridade processual, acesso à just*ça e ef*ciência.
</line>
<line>
Resta evidente *u* eve*tual intercâmb*o de experiências *oderá fav*recer o* *ois
</line>
<line>
países n* efet*va*ão das várias fr*ntes de aplicação e *t*lizaç*o dos recursos tecnológ*cos que
</line>
<line>
envo*vem o panorama de *u*t*ça 4.0.
</line>
<line>
Con**ui-se, portan*o, que os países estuda*os possuem po*tos *e vista *astante
</line>
<line>
*arecidos *o qu* diz *e*peito a* em*rego das T*Cs em seus sis*ema* de Justiça.
</line>
<line>
R*FE*ÊNCIAS
</line>
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B*A*IL. *onstituiç*o da Repúbl*c* Federativa do Brasil. Dis*oníve* em:
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BANDEIRA, L. F. U** persp*ctiv* em Dire*to Co*para*o da c*nstituci*nalização do
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D*reito Administrativo em p*í*es selecionados. Re*ista de Informação L*gislat*va, Bra*ília,
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*.
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*.
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*cesso e*: 05 mai. 2024.
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F*X, Luiz, et al. T**n*logi* e Justiça Mult*po*t*s. São *aulo: E**tora Foco, 2*21.
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GALVÃ*, M. C. *; RICARTE, I. L. M. R*v*sã* s*stemát*ca de
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*it*ratura: co*ceituação,
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pr**u***
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e
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publ*cação.
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Di*p***vel
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https://si*es.usp.br/dms/wp-
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c*ntent/uploads/*ites/*75/201*/12/Revi*%C3%A3o-Sis*e*%C*%A1t*c*-de-Li**ratura.p*f
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Ac*sso em: 30 de jan. **24.
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m*io
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e
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quem
</line>
<line>
é
</line>
<line>
o
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fim?
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Disponív*l
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e*:
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TASSINA*I, C. Jur*sd***o e ativ*smo ju*icial: limit*s da atuação do judici*rio. Po*to
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Alegre: Li*raria do Adv*gado, 2013.
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<line>
Como Referenciar es*e Ar*igo, conforme ABN*:
</line>
<line>
BRANCO, R. A; O*IVEIRA, A. M. B; *ZEREDO, A. D; DER*INT, D. E. A. Justiç* 4.0 no *ireito
</line>
<line>
C*mparado: Uma Análise d* Cód*go de Pro*esso Civil do Brasil e de Portugal. Rev. *SA, Teresina,
</line>
<line>
v. 21, n. 9, art. *, *. 91-*10, *et. 20*4.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
R. A. Br*nco
</line>
<line>
A. M. B. *l*veira
</line>
<line>
A. D. Az*redo
</line>
<line>
D. E. A. Dergint
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o * planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e inter*ret*ção *os dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão do ra*cunh* *u na revisão críti*a do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipaçã* n* ap**vação d* *er*ão fi*al do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 21, n. *, art. 5, p. 91-110, set. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)