<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 5, p. 91-110, se*. 2*24 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.9.5 </line>
</par>
<par>
<line> Jus*iça 4.0 no Direito Comparado: Uma A*á*ise do Cód*go *e Proc**so Civil do Bra**l e de </line>
<line> Portug*l </line>
<line> Justice 4.0 *n Com*a*ative Law: *n Analysis of **e Cod* of Civil P*oce*ure in *r*zil and </line>
<line> *ortugal </line>
</par>
<par>
<line> Ramiro Augu*to *ranco </line>
<line> Mestrado ** *dministr*ção Pública pel* Universi*ade Tecnoló*ica Federal do Pa*an* </line>
<line> Bacharel em Dir*ito pela U*iv*rsidade **deral d* Pa*aná </line>
<line> Analist* J**iciário *o Tribunal de Jus*i*a do Estad* do Paraná </line>
<line> E-m*il: ramiro_branco@h*tma*l.com </line>
<line> Abdinar*o Mo*ei*a Bar*eto de Oli*ei*a </line>
<line> *ós-Doutor *ela *niversity of B*rminghan (Reino Unido) </line>
<line> Doutor em *dministração p*l* U*i*er*idad* Fed**al de Pernambuco </line>
<line> *r*fess*r da Univer*idade Te**o*ógica Federal do Paraná </line>
<line> *-mail: a*d*nardom@ut**r.*du.b* </line>
<line> Abel Dio*izio Azere** </line>
<line> Doutor e* Física *elo Insti*uto d* Física Te*rica (IFT/*NESP-B*AZIL) </line>
<line> Prof**sor da (PRO*IAP-UTFPR) </line>
<line> E-mai*: aaz*r*do@utfpr.edu.br </line>
<line> Dario *d*ardo Am*ral Der**nt, </line>
<line> Dou*or em Sciences de L\hom*e et Te**nologie (Université de Te*hnologi* de Compiègne/FRANÇA) </line>
<line> Prof*ssor d* (P*OFIAP-UTF*R) / Paraná (U*FPR) </line>
<line> *-m*il: d*rgint@utfpr.e*u.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ramiro A*gusto Bra*co </line>
</par>
<par>
<line> T*a*essa I*ororó, nº 221, CEP: 87.20*-153, Cianor*e/P*, </line>
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<par>
<line> *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: Abdin*r*o Mor*ira Barreto de Oli*eir* </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> *onny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Al*n**r </line>
</par>
<par>
<line> R*a Via do Co*hecimento, K* 1, Fr*ron, CEP: </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> 85503*90 - Pato Branco, PR - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eç*: Ab*l Dionizio Azeredo </line>
<line> Artigo re*ebido *m </line>
<line> 16/*6/2024. Última versão </line>
</par>
<par>
<line> Rua Do*tor Washin*ton *ubtil Chu*ire, 330 - Jardim </line>
<line> recebida em 01/0*/2024. Apro**do em 02/07/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Carvalho 84017-*2* *on*a Grossa ** Bra*il </line>
</par>
<par>
<line> *n**ersidade - *rasil. </line>
<line> *valiado *elo sistema *r*ple Rev*ew: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *a*i* Eduardo Ama*al Dergint </line>
<line> pelo *d**o*-C**fe; e b) Double B*ind Review </line>
</par>
<par>
<line> Av. Sete *e S*temb*o, 3165 Re*ouças 802*0-901 </line>
<line> (av*liação cega por dois avaliadores da ár**). </line>
</par>
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<line> Curitiba PR Bra*il Universidade Tecnoló*i*a Federa* do </line>
</par>
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<line> Paraná. </line>
<line> *e*i*ão: Gramatical, Normativa </line>
<line> e de F*rmataçã* </line>
</par>
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<page>
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<line> R. *. Branco, A. M. B. Oliveira, *. D. Azere*o, *. E. A. Dergint </line>
<line> 92 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O mun*o ve* passando p*r u* momento de *ntensa tra*sforma*ã* di**tal *o* o **o massi*o </line>
<line> da* r**es s*cia*s, *plic*tivo* de comunic*ç** e intel*gênci* artifi**a*. O aumento e*ponencial </line>
<line> de utilização *e novas tecnologias em todas as áre*s do conhecimento humano é u* processo </line>
</par>
<par>
<line> inevitável que foi </line>
<line> pote*ciali*ado pela 4ª Revolução *ndustria*. Ate*to a es*e *ovim*nto, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Poder Judiciário (**) est* gradualme*te se adequan*o às transformações experimentadas p**a </line>
<line> sociedade moder*a em decorrência do e*prego *eneralizado da Te*nologia da Informação e </line>
</par>
<par>
<line> Comun*cação (T*C). Co*o resultado, observa-se * surgim*nto da </line>
<line> deno*inada Just*ça </line>
<line> 4 .0 . </line>
</par>
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<line> *ste e*tudo a*alisa o impacto do empr*go da Tecnologia da *nf*rmação e Comu*icação (TIC) </line>
</par>
<par>
<line> no Poder J*diciário (PJ) </line>
<line> *rasileiro e se* paralelo com o *ireito português. P**a atingir </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> ob*etivo deseja*o, foi realizada pesqu*s* explo*a*ória na literatura e e* document*s e sítios </line>
</par>
<par>
<line> eletrôn*cos *o**rnamentais, com </line>
<line> *nfase *m legisla*ão, vale*do-se do método dedutiv*, </line>
</par>
<par>
<line> re*l*zan*o-se ao fin*l a confrontação *e </line>
<line> l*gisl*ções correl*ta*. Em se*uida, foi *on*truída </line>
</par>
<par>
<line> uma sínt**e </line>
<line> compar**iva. A análise p*s*ibilitou e*abo*ar ** </line>
<line> quadro estabele*e*do as </line>
</par>
<par>
<line> semelhanças encont*adas entre o *ódigo de proc*sso civi* brasileir* e o *ort*guês. C*nstatou- </line>
<line> se qu* os doi* países estão empen*ados *a i*ple*entação das *ICs em s*u ord*n*mento </line>
<line> juríd*c* e p*s*uem i*úmeros po*tos semel*antes e* suas legi*lações processualist*s. </line>
<line> PALAVRAS-*HAVE: Pod*r Judiciário. Tecnolog** da Informaç*o e Comun*cação (TIC). </line>
<line> Justiça 4.0. Direito Compar*do. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> The </line>
<line> wo**d h*s been going th*ough a m***nt of i*tense di*ital transformat*on wi*h </line>
<line> * he </line>
</par>
<par>
<line> mass*v* us* of s*cial *e*works, communication applicati*ns and artific**l intelligence. T*e </line>
</par>
<par>
<line> exponenti*l in*rease ** t*e use of new *echnolog*es in all areas o* </line>
<line> hu*an knowledge is an </line>
</par>
<par>
<line> inevita*le p*ocess t*at began wit* the 4th Ind**trial R*volutio*. Aware *f this movement, the </line>
<line> Judiciary (P*) is gra**ally adapti*g to th* t***s*o*mati*n* exper*enced by mod*rn s*ci**y as a </line>
</par>
<par>
<line> resul* </line>
<line> of the widespread </line>
<line> us e </line>
<line> of Inform*ti*n a*d Communication Technology (*CT). As </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resul*, the </line>
<line> so-called Justice *.0 *as *mer*ed. This stu*y a*aly*e* *he impact of th* u*e </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> Information and *ommunication Techn*lo*y (*CT) in th* Bra*ilian Jud**ia*y (*J) and its </line>
</par>
<par>
<line> pa*a*lel with Portugue*e la*. ** **hieve t*e desired objective, ex*loratory </line>
<line> research was </line>
</par>
<par>
<line> carried out in t** literatur* *n* in gove*nment do*um*nts *n* *ebsit*s, *ith an e**hasis on </line>
</par>
<par>
<line> le*islation, using the de*uctive </line>
<line> met**d, a*d *n th* end the compariso* of relate* legi*lation </line>
</par>
<par>
<line> was c**ried out. A co*parative sy*thesis was *hen *on*t*uc*ed. The analysis **d* it possible </line>
</par>
<par>
<line> to *r** up tabl* esta*lis*ing the *imil**i*ies found b**ween t** Brazilian and Portu*uese a </line>
<line> c*vi* procedur* codes. It was fou*d that both *ountries ar* c*mm*tte* to imple*enti*g ICT in </line>
<line> their **g** system *nd have numerous s*milar *oin*s in their p*ocedu*a* le**slat*on. </line>
</par>
<par>
<line> KEYWORDS: Judiciar*. Inf*rmation and Co*m*nic*tion **chnology (I*T). Just**e </line>
<line> 4 .0 . </line>
</par>
<par>
<line> C**parativ* L*w. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. 21, n. 9, ar*. 5, p. 91-110, set. 2024 </line>
<line> **w*.fsan*t.c*m.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Justiça *.0 n* Di*eito C*mpa***o: Uma Aná*ise do Códi*o de *rocesso Civil do Brasil e de Portugal </line>
<line> 93 </line>
</par>
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<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *m 1965, o engenheiro elétrico *ordon Moore, um dos fun*adores da empresa Int*l, </line>
<line> elabor*u a denominada Lei *e M**re, segu*d* a qual *eria po*sível do*ra* o* c*rcui*os </line>
</par>
<par>
<line> integ*ado* d*s com*utadores e conse*uentemente su* </line>
<line> capa**dade ** p*oce**amento * c*da </line>
</par>
<par>
<line> dois *nos (MOORE, 1965). </line>
</par>
<par>
<line> Co* o p*ssa* do *empo, *al *eoria restou comprovada e també* se m**t*ou </line>
<line> subdimensio*a*a, já que a e**lução anteriorm*nte previst* vem ocorrendo a **da 18 me*es </line>
<line> (*U*SKIN*; SUSSKI*D, 2*1*). </line>
<line> Tamanh* evolução conduzi* a socie**de cont**porâ*ea ao que o s*c*ólogo es*anhol </line>
<line> Manu*l Castell* ch*mou de \soc*edade em *ede\, e* q*e *á verdad*ira simbio*e ent*e a </line>
<line> tecnologia e a sociedade (CA*TELLS, 2005). </line>
<line> A *nt*rne*, as r*des socia*s, os sm*rtph*nes e o aumento ininterrupto da cap*c*dade de </line>
</par>
<par>
<line> proce*samento proporc*onam o **áfeg* de um volume de </line>
<line> d*dos * infor**ções que, nas </line>
</par>
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<line> palav*as d* Minist** do Supremo T*ibunal Fed*ral Brasileir*, D*as Toffoli, </line>
<line> c*nst*t**m </line>
</par>
<par>
<line> "ferram*ntas valiosas par* o aprimora*ento *a e*ici*ncia, da efeti*ida** e da *ransparência </line>
<line> d*s insti*uiçõ*s" (FUX, e* a*). </line>
<line> *esse contexto, este trabalho visa realizar *m estudo c*mparado *e com* a tecnolo*i* </line>
<line> da i*formação * comuni*aç*o (TIC) **m se*do empregad* no or*en**ento j*r*dico de Br*si* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> Portugal, de modo a resolver as seguintes per**n*as de pesq*i*a: "Qua*s as semelhanças </line>
</par>
<par>
<line> ex*stentes entr* as me*i*as d* *m*lementação de T**s a*licadas n** c*di*o* de proce*so c*v*l </line>
<line> do *rasi* e de Port*gal?". </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> A C*nstituição Fe*eral de 1*88 (CF88) estab*lece no ca*ut do seu *rt. 37 os **incípios </line>
<line> basil*res *a administ*ação pública, den*re eles o Pri*cípio ** Eficiência. Segundo CARDOZO </line>
</par>
<par>
<line> (1999, p. 166-167), tal mandamen** cons*itu*ion*l impõe aos órgãos e agentes p*blico* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dever de manter uma atuação "(...) consti*uíd* pe*o ap*ove*tamento *aximizado e raci**al do* </line>
<line> **cursos *umanos, mater**is, *écnicos e fi*anceiros di*poníveis, de mod* que possa alcan*ar o </line>
</par>
<par>
<line> melhor *esul*ado quantitat*vo e quali*ati*o possível, e* face das </line>
<line> ne*essidades públ*cas </line>
</par>
<par>
<line> exis*ent*s". </line>
</par>
<par>
<line> DI PIETRO (2005) abor*a o Prin*íp** da *ficiên*ia *ob duas facet*s, co*ceituando-o </line>
<line> sob o en**que do servidor públ*co * também pelo viés das con*utas d* adminis*ra*ão pública. </line>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 21, n. 9, art. 5, p. 91-110, set. *024 ww*4.fs*n*t.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. B*anco, A. M. B. Oli**ira, A. D. Azeredo, D. E. A. Der*in* </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao último, as*e*era que em relação ao m**o *e *rganizar, **trutu*ar e disciplin*r a </line>
<line> *dminist*ação públi*a, os g*stores devem ter como objetivo inexorável alcançar os *el*ores </line>
<line> *esult*d*s possív*is *ara a sociedade. </line>
<line> Ao *esmo te**o em que a CF88 est*b*leceu * princípio da *ficiência *omo </line>
<line> fu*damento *o regime administ*ati*o, *st*beleceu tam*é* que as de*pesas públicas não </line>
<line> po*erão exceder os limites *st*bel*ci*os em lei co*plementa* (art. 1*3). Atendendo ao </line>
</par>
<par>
<line> comand* con*titucional, foi apr*va*a a Lei Com*le*entar nº 101/2000, que, </line>
<line> dentr* outro* </line>
</par>
<par>
<line> dispositivos, determina em seu art. *9 que os gastos *o* pe*soal não </line>
<line> poderão *xc*der </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> lim*te* ali </line>
<line> previstos. *iant* *a **mitação de aumento de gasto* e consequente l*mitação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contratação de </line>
<line> pess*al, *abe ao ad*inistrador buscar alternativa* </line>
<line> para at*nde* à cresc**te </line>
</par>
<par>
<line> d*manda </line>
<line> po* s*rviços *úb*ico*, respeitan*o os lim*t*s e*tab*lecidos na Lei </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *esponsabilida*e Fiscal. Dentre soluções, t*m-*e o e*prego d*s TI*s em t*das as es*eras da </line>
<line> a*m*nistração pública como medida d* ot*m*zaç*o de recursos e i*cremento de e*ic*ê*ci*. </line>
<line> MAT*R e S**IA*I (2022, p.13*) con*eituam a tecnologi* da informação e </line>
</par>
<par>
<line> comunic**ão (TIC) com* "(...) todas as tecno*ogi** * serviço* </line>
<line> en*olvidos em computa*ão </line>
</par>
<par>
<line> (soft*are e hardw*re), g*ren*ia*ento de *ados, *ornecimento de te*ecomunicações e int*rnet </line>
<line> qu* permi*em aos usuários acess*r, recuperar, armazenar, trans*itir e man*pular informaçõe* </line>
<line> em formato di*ita*". </line>
</par>
<par>
<line> Kla*s Sc*wab, presid**te e </line>
<line> um dos fund*dores do Fórum Econômic* mundial, </line>
</par>
<par>
<line> in**odu* em 2016 a *deia da 4ª R*vo*ução In*ustria* (SCHWAB, 2016) que, segu*do MAZO e </line>
</par>
<par>
<line> ROSSAT* (2016, p. *7*), "* o </line>
<line> n*me d*do a </line>
<line> u* *rocesso vanguar*ist* *ue preceitua </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> integração de sistema* digitais intelige*tes com orga*izações e p*ssoas. Ele pre*e*tua </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conv*rgên**a de te*n*logia* digitais, físicas e biol*g*c**". </line>
</par>
<par>
<line> **feri*a revolução, também *hamada *e i*dústria 4.0, repercu*e em t*d*s as esferas da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, * me*ida que s*mp**fic* processos, dinamiza as r*laçõ*s, *iminui distâncias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*imiza * temp*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim como a* d*ma** área* de c*nhecimento, o Direito </line>
<line> também é impacta*o </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia. N*o por o*tro motivo, e na **te*ra da terminol*gia utilizada p*r Schwab, no final </line>
</par>
<par>
<line> do ano de 20*0 for** assinados dois projetos de c*o*era*ão téc*ica internacional </line>
<line> entr* o </line>
</par>
<par>
<line> Conselh* Nacional de Justiç* (*NJ) e o Progr*ma das Nações Unidas para o Desenvolv*mento </line>
<line> (PNUD), que resultaram *o \Programa Justiça 4.0\ (CN*, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Lançado durante a *andem*a de Covid-19, o *r*g***a Ju*tiç* 4.0 busco* elaborar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> implementar "(...) um processo de criação de *ov*s tecnologias e ferram*nt*s de inteligência </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 21, *. *, **t. *, p. 91-11*, s*t. 20*4 www4.fsanet.**m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Justi*a 4.0 no D*re*to Comparado: U*a Análise do Código de Pr*cesso *iv*l do Brasil e de Po*tugal </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> *r*ifici*l para impulsio*ar uma completa transformação digit*l do P*der J*diciá*io b*asileiro e </line>
<line> g*rantir s*rv*ços mais rápidos, efi*azes e acessíveis" (CNJ, 202*, p. 12). </line>
<line> **nforme asse*era* FUX, e* al (*0*1, *. 143): "* m*rcha inexorá*el da evoluçã* </line>
<line> *ecnol*gic* *mpõe ao Pode* Judiciár*o, para o adequad* cumpri*ento d* sua missão </line>
<line> institucional, a *o**tante inc*rpora*ão da inf*rmat*z*ção e de novas tecnologias na* su** </line>
<line> *otinas". Tal afirmati*a é corroborada por T*S*INARI (20*3, p. 39) ao *firma* q** "À l*z do </line>
<line> deve* de efic*ência, o aperf*içoa***to cons*ante com inovação e *doção de *ovas tecnologi*s </line>
<line> long* d* *er opcional, é dev*r, sobr*t*do, em tempos tão *rítico*". </line>
<line> 3 METODOL*GIA </line>
<line> 3.1 Por que util*zar o Direito comparado? </line>
<line> BAN*EIRA (2006) afirma que atravé* do Direito Comp*rado é p*ssível *apt*r </line>
</par>
<par>
<line> experiência* bem-s*c*didas ou *ão, de outros países, co* o *bjetiv* de "me*ho* orientar as </line>
</par>
<par>
<line> inov*ções no ordenament* juríd*co de cad* pa*s da forma que melhor at*nda aos i*tere*s*s de </line>
<line> suas *espec*iva* populações" e arremata *x*lt*ndo sua im*resc*ndibi*idade para se "alcançar </line>
<line> um *ív*l ideal" de de*a*e jur*dico. </line>
<line> De *co*do c*m MATTOS (1998), o Dire*to Comparado se pr*sta ao importa*te papel </line>
<line> de expan*ir os horizont*s *o jurista que de*xa de ficar l*mit*do ao direi*o nac**nal mediante a </line>
</par>
<par>
<line> confronta*ão </line>
<line> de outro* orden**ento*, possibilitan*o à doutrina at*avessar os óbices </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> fronteiras, *ncorporando no*as normas e valores e aprimorando métodos em b**ca </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *elhores definições de *ns**tuto* e conceitos jurídicos, facilitando a compreensão do direito </line>
<line> nacion*l. </line>
<line> 3.* M*tod* de Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Es*e *rtigo lan*a mã* de um estudo exploratório </line>
<line> na lite*atura científica e em </line>
</par>
<par>
<line> documen*os e sí*i*s *overnamen*ai*, com ênfase na análi*e da legisla**o nacion*l </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> internaci*nal c** o objetivo de traçar *m *aralelo entre implement*ção *a Justiça 4.0 </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil e no e*teri*r. </line>
</par>
<par>
<line> Foi pr*orizad* a pesquisa em legislações e doutrinas com versão original em portugu*s </line>
<line> ou trabalhos trad*zidos p*ra * idiom* n**io*al. A*ós a seleção dos documentos que at*ndia* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, *. 2*, n. 9, art. 5, p. 91-110, set. 2024 www4.f*ane*.c*m.b*/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Branco, A. M. B. Ol*veir*, *. D. Azere*o, D. E. A. Der*in* </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> aos *ritérios de pesquisa, f*i **alizada a anális*, jus*aposição e *omparação para se identi*ic*r </line>
<line> a* respectivas correspo*dências o* divergênc*as com o ordenamento jurídico b*asil*iro. </line>
<line> Se*uin*o o direciona**nto prop*sto *or DIAS (2022, p. 4*), adotou-se o méto*o do </line>
<line> núcleo co*um (the c*mmon cor* *ethod) que *em como objetivo exc*usiv* "id*n*ific*r o *ue </line>
<line> é efetivamente *omum en**e as o*dens ju**dicas, visando, n*ta*ame*te, * harm*niz*ção </line>
<line> *egislati*a". </line>
<line> 3.3 *aís escolhido </line>
<line> * fim *e facilitar a a*or*agem e respeita* a concisã* do trabalho, p*í*es localizado* na </line>
<line> Ásia, Oceania, Áfr*ca e pa*ses que adotam a *ommon law foram de pr**to excl*ídos, **vido à </line>
</par>
<par>
<line> barr*ira d* idi*ma, fal*a de </line>
<line> obras t*adu*ida* para o português, a pe*u*na i*flu**cia n* </line>
</par>
<par>
<line> or*ena*ento juríd*co b*asile**o e, não *enos import*nte, de*ido à* c**acterísticas si***lare* </line>
<line> de tais si**emas de jus*iça (BANDEIRA, 2006). </line>
<line> D*ante d* ne*e*sidade *e **ncentraç*o e detalh*mento do es*udo, das dimensões do </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*, limit*ções do pe**uisad*r e, *inda, levando em con*a os a*pect*s práticos qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*entidade de idiom*s </line>
<line> e </line>
<line> do sistema lega* *stabelecem, optou-s* por limi*ar o tr*balho a um </line>
</par>
<par>
<line> *nico país, reali*ando-se uma anál**e aprofundada *as in*v**ões *m*l**ent*das ** *istema </line>
<line> de justiç* de Portugal. </line>
<line> 4 DISCUSSÕE* </line>
<line> *.1 Justiça 4.0 no B*asil </line>
<line> A Lei nº 1*.419/06 que *ispõe s*bre o proces*o eletrônico foi o marco i*icial da </line>
<line> digi**lização do processo no *rasil. Com a publicação da *eso**ção nº 9*/2009, o Conselho </line>
<line> Naci*nal de Justiça (CNJ) deu o p*ntapé inicial n* rev*lução t*cnológica do Po*e* *udiciário </line>
</par>
<par>
<line> b*asileiro, estabelece*do os requisitos de nivelamento de tecnologia da *n*ormação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação (TIC) no â**i*o d* Judi**ário nacional. </line>
</par>
<par>
<line> Divers*s o*tras resoluções alterado*as e r*vogadoras f*ram pub*i*adas ao longo dos </line>
</par>
<par>
<line> anos, culmina*do *om a publicaç*o </line>
<line> d* R*solução n* 370/2021 do CN*, *ue est**e*eceu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Estrat*gia Nacional de Tecnolog*a *a In*ormaç** e Comunicação do Poder Judiciá*io </line>
<line> (E*TIC-JU*) para * sexên** 2*21/2026. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 5, p. 91-*1*, set. 2024 w*w4.fsa*e*.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Justiç* 4.0 no Direit* Comparad*: Uma Análi*e do Código de Process* Civ** ** Brasil e *e Portugal </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> *egu*do * parágrafo único do ar*. 1º da R**olução nº 370/2021, o objetivo *a ETIC- </line>
</par>
<par>
<line> JUD é: "(...) constituir o p**ncipal *nstrum**t* d* promoção da g*vernanç* ágil e </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *ra*s*ormação **gital do Poder J*di*iário po* meio de serviços e soluções d*git*is ino*a*or*s </line>
<line> que impulsione* a *volução te*nológica do P**er Judi*iário" (CN*, **21). </line>
<line> Nesse cont*x**, foi **sen*olvido o \Program* Ju*tiça 4.0\ com o *bjetivo de </line>
</par>
<par>
<line> pro*over acesso à justiça, apri**rar e o </line>
<line> p*o*ove* a e*etividade do sistema de proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> judicial eletrônico atravé* d* ações e pr*jetos dese*volvidos para </line>
<line> * emprego de </line>
<line> n**as </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias * inteligência ar*if*cial *ara a melhora da </line>
<line> governança, tr*n*parência e </line>
<line> eficiência </line>
</par>
<par>
<line> do Poder Judici*rio. O p*ograma promov*u **úmeros avanço* pa*a a mod**n*zação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> a*ividade *udiciária *om </line>
<line> o aux**io </line>
<line> d* t*cnologias qu* pro*ic*aram a automatizaç** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inúmeras taref*s antes realizad*s manualment* por ser*id*res e </line>
<line> magist*ados. *lém disso, </line>
</par>
<par>
<line> foram </line>
<line> i*pl*mentadas ferramentas revol*cionár*as </line>
<line> de auxílio e simplificação dos serviços </line>
</par>
<par>
<line> ju*ic*ai*, </line>
<line> tais como a PDPJ-BR - Plataforma Digital do Po*er Judiciá*io Bras**eiro, o Juízo </line>
</par>
<par>
<line> 100% Digital, o B*lc*o Virtual, o Núc*e* </line>
<line> de Ju*ti*a 4.0, plata*orma Si*apses e o sist*m* </line>
</par>
<par>
<line> Codex (CNJ, **22). </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 *ustiça 4.0 e* Portugal </line>
</par>
<par>
<line> A*s*m como *o Br*sil, o ordenament* </line>
<line> jurídico p*rtuguês est* ate*to às influências </line>
</par>
<par>
<line> positivas das novas te*nol*gias da informação e comunicação (TIC) no dire*to. O proce*s* de </line>
<line> imple*e*tação da* TICs aos serv*ços do pode* *udiciár*o *e Por*ugal vem ocor*endo há mais </line>
</par>
<par>
<line> d* duas déc*das, </line>
<line> sendo marcado por inúme*os dispositivos l*gai*. De*tre os dispositivos </line>
</par>
<par>
<line> *ioneir*s d*st*ca*-se: a Resolução do Conselho </line>
<line> de *i*is*ros nº 13*/1998; Portaria nº a </line>
</par>
<par>
<line> 642/2*04 q*e di*c*plinou as com*ni*ações pr*cessua** por via </line>
<line> e*e*rônica, a Por*aria nº </line>
</par>
<par>
<line> 114/2008 e a Por**ria nº 280/20*3, que regulame*taram * tra*itação eletrônica de proc*s*os </line>
<line> (MES*UIT*, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Merece de*taq*e a Resolução *o Cons**ho </line>
<line> d* M***stro* nº 1*8/*998, q*e ainda no </line>
</par>
<par>
<line> século p*ssado *oi uma iniciativa pioneira rumo à revolução *ecno*óg*ca da justiça po*tugues* </line>
<line> ao prev*r a n*ce*sidade da utilizaçã* das no*as tecnologias da informação com o obje*ivo de </line>
</par>
<par>
<line> modernizar a organizaçã* e os m**odos de </line>
<line> trabalho </line>
<line> dos tribunais *e modo a melhorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atividade judiciária e, para tant*, aprovou o Prog*ama de *nfo*mati**çã* Jud**iária "(...) co* </line>
</par>
<par>
<line> a finalid*de </line>
<line> de contribuir, através </line>
<line> das tecnologias </line>
<line> da informação, p*ra a construç** de um </line>
</par>
<par>
<line> *istema de just*ça mais célere, mais transparente *cessí**l pelos e </line>
<line> ci*adão*", tendo **mo </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivos prioritári*s: a) dotar os </line>
<line> tr*bunais de infraestrutura de i***rmática; b) pr**uzir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, *. 9, art. 5, *. 91-110, se*. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Branco, A. M. B. Oliveira, A. D. Azere*o, D. E. A. Derg*nt </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> **plantar soluçõ*s informáticas de suporte autom*tico à gest*o de processos; c) def*nir e criar </line>
<line> as es*ru**ras de adminis*ração e suporte dos si*temas *nfor*ático* dos tribunais; d) Melhora* </line>
<line> o *istema de produção e a*esso às bases de dados jurídic*s. </line>
<line> A*ém da edição *e legis*ação regulamentand* o e**rego da te*no*ogia no âmb*to </line>
<line> jud*cial, o XXI Governo Constit*c*on*l de Po*tu*al lançou no *no de 2016 o \Plano J**tiç* + </line>
<line> P*óxima\ como *bje*ivo de "(...) garan*ir uma Justiça modern*, ági*, transparent*, human* e </line>
</par>
<par>
<line> *ais próxima do </line>
<line> cidadã*, sim*lificando processos e proced*ment*s p*ra conse*uir maior </line>
</par>
<par>
<line> ef*ciência, promo*en*o a i*ovação e a c*nf*a*ça na* instituições" (Transformaçã* Di*ita* da </line>
<line> Ju*t*ça, 2015-*022 - pg. 17). </line>
<line> Den*re as inic*ativas d* d*gitalizaç** da justiça imp*ementadas, destaca*-se as </line>
<line> inter*ace* *e tramitação eletrônica *e proces**s e inquér*t*s M*GISTRA*U* e MP *ODEX; </line>
<line> as inciati*as TRIBUNAL + e BALCÃO +, estabelecendo um *ode*o de atendimento mais </line>
<line> s***les, *ápid* e eficaz aos cid*d*os; * portal PLATAFORMA DIGITAL DA JUSTIÇA que </line>
</par>
<par>
<line> reú*e *ais de 160 serviços </line>
<line> online d*spensando o* desl*cam*ntos aos órgãos públicos; </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> INTER*PERA*ILIDADE *ntre </line>
<line> o* </line>
<line> diversos s*ste**s de i*formaç*o, *er*i*indo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *omun*caçã* eficiente entre si. (Tra**forma*ã* Digital da Ju*tiça, 201*-2022 - pg. 19) </line>
<line> 4.3 *egislação *scolhida </line>
<line> Considerando o e*copo de*te t*abalho, o*tou-se *or *leger o Có*igo de Processo *ivil </line>
</par>
<par>
<line> dos países escol*idos *ara o em*rego do método c*mparatista. Assim, a análi*e foi </line>
<line> ba**ada </line>
</par>
<par>
<line> n* Lei *º 13.105/2015 que i**tituiu o Código de Processo Civ*l do Br*s*l (CPC-B) e a Lei nº </line>
<line> 41/2013 qu* *isciplina o C*digo de Processo Civil de Portugal (CPC-P). </line>
<line> 4.3.1 *ódigo de Pr**esso Civil do B*as** (CPC-B) </line>
<line> FERREIRA (20*5) afirma que o C*C-* "(...) po*co ** at*ve à p*áti*a pr*cessua* em </line>
</par>
<par>
<line> me** eletrôni*o, *ei*ando de promov*r a *ese*ada e necessá*ia unificação das regras </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> procedimen*os à tr*mitação pro*e*sual ne*se meio", a medida no *r*. 196 delegou ao CNJ </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*p*etivam*nte aos tr*bunais </line>
<line> po*eres </line>
<line> **ra r*gu*ame*t** o emprego de meios *ecnológicos </line>
</par>
<par>
<line> pelo *oder Judiciá*io. Dent*e as princi**is inovações implementad*s </line>
<line> pel* legi*lador </line>
</par>
<par>
<line> *roce*sualista, a autora d*s*aca: a) a determ**ação de int*ro*erabilidade *os </line>
<line> s*s*ema* (*rt. </line>
</par>
<par>
<line> 194); *) a </line>
<line> possibilidade de realização d* </line>
<line> atos process*ais po* v*d*oconferência o* out** </line>
</par>
<par>
<line> re*urso tecnológico (art. 236, § 6º, art. 4*3, § 1º e art. 461, § 2º); c) a *ealização de au**ência </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na, *. 21, n. 9, art. 5, p. 91-1*0, set. *024 www*.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Justiça 4.0 no D*reit* *omp*rado: Uma *nálise do *ódig* *e Pr*cesso Civil do B*asil e de Portu**l </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> de conc*liação ou mediação por meio el*trôni*o (a*t. 334, § *º); d) sustent*ção *ral por </line>
<line> vide*conferênci* ou outro recurso t*cnológi*o quan*o o **vogado tenha dom*cí**o em c*dade </line>
</par>
<par>
<line> diversa d* *ede do tribun*l (art. 937, § 4º) e; e) </line>
<line> possibi*idade *e gravaç*o da audiênc*a de </line>
</par>
<par>
<line> instr*ção de jul*amento pela* part*s, i*depe*dente d* aut**iza*ã* ju*icial (art. *37, § 6*). </line>
</par>
<par>
<line> Também se des*aca a possibilidade de </line>
<line> assinatura digit*l </line>
<line> em p*ocurações (art. 105, </line>
<line> § </line>
</par>
<par>
<line> 1º), atos dos m*gis***dos em todos o* graus de jurisdição (art. 205, § 2º), em votos, acórdãos e </line>
<line> os demais a*os processu*is (ar*.943). A*é* di*so, são admitid*s diversos *ecurs** digit*is na </line>
<line> p*átic* de atos processuais, tais c*mo: a) i*dicação ** endereço eletrônico *or ad*ogados (art. </line>
<line> *87), *artes (art. 319, II e § 2º) e p*ritos (art. 465, § *º, II*); b) cit*ção e intimação el*t*ônicas </line>
</par>
<par>
<line> (art. </line>
<line> 246 e art. 27*); c) obr*gatoriedad* de manutençã* *e cadastro </line>
<line> de empresas púb**cas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> privadas n*s </line>
<line> si*temas de </line>
<line> *rocesso el*trônico para e*e*ivação *e c*tações e intim*çõe* </line>
<line> (ar*. </line>
</par>
<par>
<line> 2*6, § 1*); d) leilão ju*icial ele*rô*ico (*rt. 879, *I e § *º); *) autorizada a realização de atos </line>
<line> proc*ss**is p*r *ideoconferênci* ou outro r*curso t*cnológico (art. 236, § 3º) e; f) julgamento </line>
<line> de recurs*s por meio eletrôni*o (art. 945), dentre ou*ros. </line>
<line> 4.3.2 Cód*g* Civ*l *e Portugal (CPC-P) </line>
<line> **gun*o M*SQU*TA (2020), o Códi*o de *rocess* *ivil Po**u*uês (CPC-P) fornecia </line>
</par>
<par>
<line> apenas uma referência básica quan** à utilizaç*o das *IC, dele*ando à </line>
<line> legisla*ão </line>
</par>
<par>
<line> regula*en*ar d**ciplina* sua impl**entação. Diante da necessida*e de equalizar a le*islação </line>
</par>
<par>
<line> processual*sta * e*olução d*gital, tal cenário foi modific**o *m 26 de *ulho ** 2019 com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ubli*ação do Decreto-*** nº *7 (DL-97) q*e a*terou * CPC-P para intr*duzi* *m pacote *e </line>
<line> medidas tecn*lóg**as. </line>
<line> O *L-*7 im*lementou alterações significat*vas *o C*C-P *lmejan** e**t*var a </line>
</par>
<par>
<line> necessária *ransição para o p*o***s* e*etrôni*o. Como p*imeiro ponto digno *e nota, o </line>
<line> art. </line>
</par>
<par>
<line> 13* es*abeleceu que o processo eletrôn*co passou a ser a regr*, passando o supo*t* fí*ico ser a </line>
<line> exce*ão, utilizado apen*s de maneira *uxili*r. </line>
<line> Em relaç** aos atos proce*s*ais, a*riu-*e a possibi**d*de de atos pr*cessuais s*rem </line>
</par>
<par>
<line> *e*li*ados elet**nicame*te </line>
<line> por pa*te* sem advogado (*rt. 144, nº *, alí*ea \d\). *oi </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecida a prioridade </line>
<line> de ut*lização </line>
<line> de *ormulários e*et*ônicos *obre arquivos *nexad*s </line>
</par>
<par>
<line> (art. </line>
<line> 1*4, n* 10, *línea \*\), determi**ndo-se ai*da que </line>
<line> docum*ntos apresentados em </line>
<line> pa*el </line>
</par>
<par>
<line> *evem ser *igita*izado* e in*eridos no *ist*ma pelas un*dad*s jud*c*ais (*r*. *44, *º 13). </line>
</par>
<par>
<line> I*p**tan*e medida d* *ti*ização de tramitaçã* d* process** foi es*abele**da no </line>
<line> art. </line>
</par>
<par>
<line> 145, passand* comprovaç*o do pagame*to de custas pro*ess**is a ser realizada </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 2*, *. 9, art. 5, p. 91-110, se*. 2024 w*w4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Branco, A. M. B. Oliveira, A. *. *z*redo, D. E. A. D*rgint </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> aut*maticamente n* proce*so. Além disso, passou-*e a real*z*r a a*ualização automática d* </line>
<line> dad*s de i*entific*ção d* par*es e a*vogados (art. 552). </line>
<line> Q*anto à pratica *e ato* processuais, *o*sib*litou-se que o* pe*itos e demais au*iliar** </line>
</par>
<par>
<line> d* *ustiça apresentem *uas manifestaçõe* de fo*ma el*trônica (art. 144, nº 9, alí*ea \d\), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *laboração eletrônica *e sentenças e des*a*hos (art. 153), *ssi*atura * cer*ificaçã* eletrôni*a </line>
<line> de documentos pe*a secretaria (art. 160), a re*liza*ão de citações e i*timações eletrônic* (arts. </line>
<line> 219, 220 * 2*1) e penh*ras r*alizada* autom*ticamente pe*o siste*a (art. 779, *º 6). </line>
<line> 5 RESULTADOS </line>
<line> A p*rtir *as inf*rmações coletad*s, foi possível **aborar uma síntes* comparativa </line>
<line> conforme * quad*o a s*guir: </line>
<line> Quadro 1: Síntese comparativa </line>
</par>
<par>
<line> Dispositivo legal do CPC-P </line>
<line> Disp*sitivo *egal do C*C-* </line>
<line> Síntese </line>
</par>
<par>
<line> - Art. 132, nº 1 - O pro*es*o tem na*ureza e*etrón*c*, sendo c**stituído por *nformaçã* e*trutura*a constante do *istema de informação d* *up*rt* à atividade do* *ribunais e por *ocumen*os e*etróni*os. </line>
<line> Art. 193 - Os atos process*ais *odem *e* tota* o* pa*cialmente digi*ais, de forma a permitir qu* *ej*m produzi*os, com*nic*dos, armazenad*s e val*dados p*r me*o ele*rônico, na fo*ma *a lei. </line>
<line> Ambo* os *ódigos e*tabelec*m a prá*ica *letrônica d* ato* proc*s*uais, deixando o suporte físico *e ser regra, que passa a *er o *uporte eletrô*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 132, n.º 5 - As comunica*õe* entre tribunais ou ag*ntes de execução e e*tidades públicas * o*tras pessoas *ol*tivas que aux*li*m os tribunai* n* âm*ito *o* *ro*essos j*dici*is podem ser efetuadas por via *le*rónica, at*av*s do envio de inform***o **trut*r*da e da i*te*opera*ilid*de entre o sis**ma *e i**or*ação de supor*e à at*vi*ade do* tribunais e os siste*as de info*mação das </line>
<line> Art. 1*4. Os sistemas de au*omação p*oce*sua* respeitarão a publicidade dos atos, o a*esso e a participação das partes * de se*s *rocuradore*, inclus*ve na s *udiê*cias e sess**s de julgamento, obser*adas as garant*as da dis*onibilidade, indep*ndência da plataforma compu*acional, *c*s*ibilidade * int*rope*abilidade d*s sistema*, s*rviços, dados e inf*rmações que o *oder J*diciário admin*stre n* ex*r*íc*o de **a* *unções. </line>
<line> Ambos os *ódigos estabel*cem a in*eropera*i**dade dos sistemas de info*mação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 9, ar*. 5, p. *1-110, set. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Justiça 4.0 no Dire*t* Comparad*: Uma *nál*se do C*d*go *e Proce*so Civil do Brasil e de Po*tug*l </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> **feridas en*idad*s, no* ter*os previstos e* portaria dos membr*s *o Governo responsáveis pel* área da just*ça e pela *n**dade p*blic* em causa. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> - Art. 144, nº 1 - *s ato* *rocessu*** que devam se* pra*icados por e*crito pelas partes *ão apresentados a juízo p*r via eletrónica, no* t*rmos definidos na portar*a prevista no n.º * do ar*igo *32.º, val*ndo como data da *rática do ato processual a ** r*s*e*iva expediç*o. </line>
<line> Art. ***, § 3º - Ad*ite-se a p*ática d* atos p*oces*uais *o* mei* de v*deoconferência ou out r o recurso t**nológico de transmissão ** sons e imagens em tempo real. </line>
<line> Ambos os códigos admitem a prát*c* de a*os processuais de maneira ele*rônica. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 1*4, nº 7, *l. d - Sem*re **e se tra*e de caus* que *ão i*porte a con*ti*uição de manda**rio, e parte não e*teja a patrocinada, a apresentaç*o a juízo d*s atos processuais ref*rido* n* *.* 1 é efetuada por uma *as segui*tes form*s: d) Entreg* po* via elet*ónic*, nos termos defi*idos na portaria previs*a no n.º * do arti*o 1*2.º, *alend* como *ata da *rática do ato a da *espetiva e*p*dição. </line>
<line> Art. 198. As uni**des do Poder Judiciário deverão mant** gra*uitamente, * di**osição dos in*eressa**s, equipamentos necessári*s * *rática de *tos proce*suais e à co*s*lta e ao acesso ao sistema e a os documen*os dele constantes. </line>
<line> Ambos *s cód*gos poss*** dete*minação de acessibilidade a* siste*as de processo eletrônico. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 144, nº * - Sem prejuízo do dispo*to no n.º 4 ** artigo 37.º da Lei n.º 3*/2009, de 14 d* ju*ho, o disposto no n.º 7 é igualmente aplic*v** à aprese*tação d* p* * a s </line>
<line> S*m correspo*dênc*a. </line>
<line> Apesar do CPC-B nã o possuir d*sposiçã* ex**es*a, a pos*ibilidade de manifestação d*retamente ** si*tema por *eritos e auxil*ares d* ju*tiça vem </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresi*a *I, *. 21, n. 9, art. 5, p. *1-110, set. 2024 </line>
<line> www4.fsan**.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Branco, A. M. B. O*iv*ira, A. D. Azer**o, *. E. A. D**g*nt </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> pro*essua*s * outros documentos por *eritos e ou*ros *n*ervenien*es pr*cessuais nã* represen*ados por man*at*rios </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> s e ndo amplamente empr*gada e re**lamentada pel*s *ribunais brasileiros. </line>
</par>
<par>
<line> *rt. 145, nº *, *l. a - O prévio paga*ento da taxa de justiça ou a concess*o do benef*cio do * *oi o judi*iário s *o com*r**ados: a) Quando o at* proc*ssu*l se*a praticado *o* v*a eletrónica, nos te*mos de**n*dos na portaria prevista no n.º 2 do artigo 132.º; </line>
<line> Sem co*respondên*ia. </line>
<line> O *PC-P prevê expre*s*men** a c*m*rovaç*o do recolhimento de custa* automaticamente nos autos ele*rônic*s. Apesar d* C**-B *ã o *o*s*ir disposição expressa, **l po*sibil*dade vem *endo ampla*ente em*regad* e regulamenta*a pelos Tribunais. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 153, *º 1 - As dec*sões j*diciais são elabo*adas, mesmo no* casos *m *ue a se*ret***a não tenha pro*edido à aber*ura de conc*usão do processo, no s*stema de *nformaç*o de suporte à ativ*dade dos tribunais, que g*ran*e a sua dataçã*, e ass*nadas pel* ju*z o* re*ator, nos termos definidos p*la port*ria previs*a no n.º 2 d* artigo 132.º; *s acórdãos s*o também assinados pel*s outros juízes *ue ha*am intervi*do. </line>
<line> Art. 193. Os a*os pro*essu*is podem se* *otal o* parcialme*te digit*is, ** forma a *ermitir *ue sejam p*oduzidos, comun**ados, armazenados e v**idados por meio eletrônico, na fo*ma da *ei. Art. 2*5. § 2º A ass*natura *os **ízes, e* todos os grau* d* ju*is**ção, pode ser feita ele*ro*icament*, na forma *a lei. </line>
<line> Ambo* os código* regulamentam o processo judicial eletrô*ico e pos**bilitam a elabora*ão *e decisões *udiciai* direta*ente *o sistema de pro*ess* *letr*nic*. </line>
</par>
<par>
<line> Ar*. 155, n* * - A audiência final de a**es, incidentes e proced*mentos ca*tela**s é se*pre gra**da, d*vendo apenas ser assinala**s na ata o início e * ter*o de *ada *epoimento, </line>
<line> Art. 367. § 5º A audiência pod*rá ser inte**almente gra*ada em **ag*m e ** *udio, em mei* dig*tal ou analógico, de*d* que assegure o rápid* *ces*o das **rtes e *os órgã*s *ulgadores, </line>
<line> Ambos os códigos **eve*m a gravação em som e imagem das audi**ci*s. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resi*a, *. 21, *. *, art. 5, p. 91-1*0, s*t. 20*4 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ju*tiça *.0 no Direito Co**arado: Uma *nálise do C*digo de Pro*esso Civil do *rasil e *e Portugal </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> *nf*rma*ão, esclarecimento, req*erimento e r**petiva respos**, *espacho, decisão e a*egações *rais. </line>
<line> observad* * legislaç*o *s*e*ífica. § 6* A *ravaçã* a *ue se r*fere * § 5º também pode ser *eal**ada di*etamente por *ualquer das partes, independe*temente de autorização *ud*cial. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Art. 160, nº 1 - Os au*os, termo* * dema** atos elabora*os pe l os f*nci*nários *udiciais, mes*o qu* em co**t*ria, disp*nsa* a sua *ssinatura, sen*o a autoria dos mesmos certif*cad* pe l o* mecani*mos de autentic*ção do sis*ema de *nformação *e suporte à **iv*d*de do* tribunai* </line>
<line> A*t. 10*, § 1º; ar*. 205, § 2º e a*t. *43 - aut*riz* a assinatura eletrôni*a de proc*rações, decisões ju*iciais e d*m*is atos processu**s. Ar*. 105. § *º A procura*ão p*de s er *ssinada digital*ente, na forma da lei. Art. 205. § 2º A a*sinatura dos juíz*s, em todos os graus de jurisdição, pode ser feita el*tron*cament*, na forma da le*. Ar*. 943. Os votos, os acór*ãos e o* demais atos processua** pode* ser registrado* em documento e*e*rônico *nviolável e assin*dos *letronicamente, n* forma d* lei, devendo ser impressos para jun*ada aos autos ** *rocesso q*and* este não for *letrônico. </line>
<line> Ambos os d*s**sitivo* legai* *ermitem * assinatu*a ele**ôni*a. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 219, n* 4, a*. * - Quando as citações e a* noti*icações forem realiz*das por v*a eletr*nic*: a) Podem ser efetuada* *tr*vés do envio de informação estruturada respeitante à identific*ção do process* e da interoperabilida*e entre o si*tema de informa*ão d* su*orte à ativi*ade dos tribunais e o sistema de </line>
<line> Art. 246. A citaçã* será feita preferencialmente por **io eletrônico, ** pra** de *té 2 (doi*) dias úteis, conta*o d* deci**o q*e a determi*ar, por me** dos e*der*ç*s *let*ôn*cos in*ic*d*s pelo *itando no banco de dados do Poder J*diciário, co*forme r*gulamento d* Conselho *acional de Justiça. </line>
<line> Ambos os c*di*os preveem a po*sib*lid*d* de **tação da * pa*tes por me*o eletr*nico, gar*ntindo maior *ficiênc*a na comu*i*ação process*al. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. **, n. 9, art. 5, p. 91-*10, set. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. *ranco, A. *. B. Oliveir*, A. D. Azeredo, D. E. A. Derg**t </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> info*ma*ã* do citando ou not*fi*ando; A**. 220, n* 3 - A* notifi*ações podem *er e**tuadas de forma au*omática, pelo *iste*a de **formação de *uporte à *t*vi*ade dos t*ib*n*is, nos t*rmos def*nidos n* por*aria pr*vista no n.º 2 do artigo 132.º </line>
<line> Art. 270. *s in*imações re*liza*- se, *e*pre que *o*sí*el, po* meio e*etrônico, na forma da lei. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Art. 270, nº 5 - A informação relativa ao *a*ecime*to ou à ex*inção de qua*quer das *artes pode igualmente ser tra**mitida *o proce*so, de forma ***o*ática e *letrónica, p*las ba*es de dados dos *egistos c*vil e comercial. </line>
<line> Art. 19*. Os atos pr*c*ssuais podem ser total ou *arcialmen*e dig*tais, de forma a permitir q*e sej*m pr*du*idos, comunicados, armazenados e validado* por meio **et*ônico, na forma da *ei. Par*grafo únic*. O disp*s*o nesta Seção aplic*-se, no *ue for ca*ível, * prá*ica de atos not**iai* e d* reg*stro. A*t. 734. * al*era*ão do *egime de bens do casam**to, observados os requ*sitos *egai*, poderá ser **querida, *oti*a**ment*, em petiçã* a*s**ada po* ambo* *s cô*jug*s, na qual serão ex*ostas as r*zões qu* j*stific*m a a*teração, *e*salvados os **reitos de *e*ce*ros. § *º Após o trânsito em julgado d* s*nt*nç*, serão *xpedido* man*ados de averbaçã* aos cart*rios de r*gistro civil * de im*ve*s e, caso qualquer *os cônjuges seja e**res*rio, ao Registro Público de E*pr**as Me*cantis e Atividades Afin*. </line>
<line> Amb** os códigos regula*entam as comunic*ções através d* interoper*bilid*de de s**temas de i*formação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 21, n. *, art. *, *. 91-1**, set. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Justi*a 4.0 no *i*eito Co****ado: Uma Anális* do Códig* de Pr*c*sso Civ** do Bra*il e de Po*tugal </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> Art. 502, nº 1 - As testemunhas resid*ntes fo*a do *on**l*o onde se encontra s*d*ado o tribunal ou juízo são apresentadas pelas partes, nos termos do n.º 2 *o art*g* 5*7.º, quan** e*tas assi* o t*nh*m *e*larado aqu*ndo do seu oferecimento, ou ouvidas por meio de equ*pament* t*cnológico que permita a *omunicação, p*r me** v*sual e sono*o, em *empo real, a pa**ir do *r*bunal, do juízo, de **s*a*ação *o município ou da f*egues*a, quando prot*col*do, ou de o*tro edi*ício públi*o da áre* da sua re*idência. </line>
<line> Art. 453. § 1º A oitiva de t*stem*nha que resid*r ** comar*a, seção ou subseç*o judiciária *iversa daquela onde tram*ta o *rocesso poderá s*r re*li*ada por m*io de videoconf*rência ou *ut*o re*urso tecn*ló*ic* de transmissão e recep*ão d* sons * imagen* e* tempo real, o que poderá oco*rer, incl*si*e, dur*n*e a audiência de *nstrução * julgamento. </line>
<line> Am*os os *ódigos trazem a poss*bilidade de re*lização de o*tiva de *estemunhas por m*io de vi*eoco*ferênci*. </line>
</par>
<par>
<line> Ar*. 552, n* 4 - Sendo a iden***icação da pa*te efe*uada no* termos dos *ºs 2 e 3, a informação p*evis*a na a**nea a) do n.º * é tra*smitida ao sistema info*mát*co de supo*t* à ativ*dad* d*s t*ibuna*s pelas bases de d*d*s do ficheiro cent*al de p*ssoas coletivas do Regi*to N*cional de *essoa* Coleti*as ou da Aut*ridade Tr*butária e *duaneira, pod*ndo s er atualizada, de forma *utomáti*a, d*rante proces*o, o sempre que o*orrer alteração nas referidas bases de dados. </line>
<line> Ar*. 77. Além de outros previsto* neste Código, são deveres *as partes, de seus procura*ores e de todos *q*eles que de q*a**uer forma participem *o proces*o: VII - informar e m*n*er a**alizado* seu* dados ca*astrais perante os *rgãos do Pode* Ju*ici**io e, *o *a*o ** § *º do art. 246 de**e Códi*o, *a Administraç*o Tribu*ária, *ara recebi*e*to ** c*tações e i*timações. *r*. 2*6. A ci*ação *er* feita *refere*cial**nte *or meio eletrônic*, *o *ra** de a t é 2 (dois) *ia* úte**, co**ado da decisão q*e a determina*, p*r m*io do* en*ere*os eletrônicos *ndic*dos pe*o *i*an*o no banco </line>
<line> Am*os os códigos estabelecem a i*ter*perabilidade *e sis*emas para favorecer a manutençã* de cad*stro atu*li*ado de partes e procura*or*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 9, art. 5, p. 91-*10, set. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Branco, A. M. B. Oliv*ira, A. D. Azered*, D. *. A. Der*int </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> de dado* do Pode* *udic*ár*o, conform* re*ulam*n*o do *on*elho Nacional d* J*st**a. § 6º Para ** fin* *o § 5º deste arti*o, deverá *av** compar*ilham*nto de *adastro com o órgão do Poder Judiciário, incluído o endereço *le*rôn*** const*nte do sistema inte*r**o da R*d*s*m, nos te*mos *a legisl*ção aplicável ao sigilo f*s*a* e a* tratament* de dados pessoais. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Art. **9, nº * - S*ndo a *ntid*de paga*ora um* entidade pública da Admin*s*ração d*reta *u indireta *o Es*ado, *s co*unicações en*re * age*te de exec*ção e a e*ti*ade efetuadas *o abrigo do pres*nte artigo sã* *fetuadas, sem*re que possível, por via eletrónica, preferencialme**e de forma automática, e com a* adap*aç*es prátic*s que se revelem *ecessárias, *os casos e ter*os previstos em portaria dos *embros d* Gove*no responsáveis pela á*ea da Justiça e **la entida*e pú**ica em caus*. </line>
<line> *rt. 854. Para possibi*itar a penho*a de d*nhei*o em d*pósito ou em a*l*c*ção *ina*ceira, o juiz, a r*queri*ento do exe*uente, sem dar *iência *révia do ato ao e*ecuta**, determinará às instituiç**s f*nancei*as, *or mei* de sistema eletrônic* gerido pela autoridade *upe*viso*a do sis*ema financeiro nacional, *ue *o*n* indisponíveis ativos financeiros *xist*n*es em nom* do ex*cutado, limitando-se * indisp*nibilidade ao valor i*d*ca** na execu*ão. </line>
<line> Ambos os si*temas autorizam * *ealização de penh**a *e ativos financeiros via sistema elet*ônico de in*ormação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 9, *rt. *, p. 91-110, set. *024 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jus*iça 4.0 no Direito C*mpa*ado: Uma Análise ** Código de Processo Civil d* Bra*** e de Po*t*gal </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> Art. 837, nº 1 - E*ceto n*s caso* </line>
<line> Art. 882. Não sendo possível </line>
<line> a </line>
<line> Ambos os diplomas legais </line>
</par>
<par>
<line> referidos nos art**os 830.º </line>
<line> e </line>
<line> s ua </line>
<line> reali*a*ão </line>
<line> por </line>
<line> meio *stabelecem a po*si*ili*ad* </line>
</par>
<par>
<line> 831.º, a venda *e bens imó*eis e </line>
<line> elet*ônico, </line>
<line> o </line>
<line> lei*ão </line>
<line> se*á realização </line>
<line> de </line>
<line> *eilão </line>
</par>
<par>
<line> de bens móveis penhorados </line>
<line> é </line>
<line> presenci*l. § 1* A al*enação </line>
<line> eletrônic*. </line>
</par>
<par>
<line> fei** </line>
<line> pre*erencialment* </line>
<line> em ju*icial por meio e*etrôn*co será </line>
</par>
<par>
<line> leilão eletróni**, nos t*rmos a </line>
<line> *ealizada, </line>
<line> *bser*ando-se </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> definir por portaria d* *embro </line>
<line> *arantias processua*s das pa*tes, </line>
</par>
<par>
<line> d* Govern* responsável pela </line>
<line> de acordo </line>
<line> com re*ulamentação </line>
</par>
<par>
<line> área da ju*tiç*. </line>
<line> espe*ífica do Co*selho *acional </line>
<line> de Justiça. § 2º * alienação </line>
</par>
<par>
<line> judic**l </line>
<line> po* </line>
<line> **io </line>
<line> eletrônico </line>
</par>
<par>
<line> deverá atender aos req*isitos. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado pe*os au*ores (2024). </line>
</par>
<par>
<line> Levando e* conta os *enários an*l*sad*s, obs*rva-se que os orden*me*tos </line>
<line> ju*ídicos </line>
</par>
<par>
<line> de ambos os paí*es estã* atent*s à *voluç*o tecnológica q*e * mundo *em exper*menta*do à </line>
<line> medida que *anto o Br**il q*anto Portugal, de acor*o com suas realid*des socia**, cult*rais e </line>
<line> e**nôm*cas, *êm adotand* *edidas *ara ampl* *mplem*ntaçã* *as TIC em s*us sistemas d* </line>
<line> justiça. </line>
</par>
<par>
<line> A* alte**ções legisl*t*v*s imp*eme*tadas em cada um dos *rdenamentos </line>
<line> jurí*icos </line>
</par>
<par>
<line> analisado* e os programas propostos por cada país - \Justi*a </line>
<line> *.0\ no Brasil e \Justiça + </line>
</par>
<par>
<line> Pr*x*ma em Portugal, </line>
<line> demonstram a preocupa*ão do* p**ses *o* a *od*rn*za*ão de seus </line>
</par>
<par>
<line> ordenament*s *ur*dico* mediante a ampla implantação </line>
<line> e soluçõ*s d* TICs que estejam </line>
</par>
<par>
<line> alinhadas com as d*mandas d* *ociedade con**tada. </line>
</par>
<par>
<line> 6 CONS*D*RAÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> O obj*tiv* deste estud* foi anal*sar c**o os ordena*entos *urídico* bras*le*ro e </line>
</par>
<par>
<line> p*rtug*ês estão em*regando * *ecnol*gia da </line>
<line> infor*ação e *o*unicação (TIC) em seus </line>
</par>
<par>
<line> *is*emas de *ustiç*, com ênfase no *ó*igo de processo c**il *e *ada paí*. </line>
<line> Pa*a *tingir t*l objetivo, foi realiz*do um estudo exp**r*tór** n* lit*ratur* e em </line>
</par>
<par>
<line> doc**entos e sítios eletrôni*os govername*ta*s, com </line>
<line> ênfase em legislação, *alendo-se *o </line>
</par>
<par>
<line> m*todo deduti*o, r*ali*ando-se *nális* das informações </line>
<line> disp*nív*is, e*pecial*ente </line>
</par>
<par>
<line> *egislaçõe* corr**atas. E* seguid*, foi co*stru*d* uma sínte*e c*mparat*va. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. 9, art. 5, p. 91-110, set. 2*2* </line>
<line> ww**.f*anet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Bra*co, A. M. B. Oliveira, A. D. Azeredo, D. E. A. Dergint </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Ao longo de*t* e*tud* de direit* compara**, observou-se que o Brasil e Portu*al estão </line>
</par>
<par>
<line> e* um *enário ba*tante semelhante *e i*p*em*ntação da Te*no**g*a da Informação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Comunica*ão (TIC) em s*us sistemas de just*ç*. As infor**çõe* obtida* demon*tr*m </line>
<line> **e </line>
</par>
<par>
<line> amb*s os países estão comprom**ido* com a necessária ino*a*ão *ecnológi*a de seus si*t*mas </line>
<line> de justiça visando pr*mover c*leridade processual, acesso à just*ça e ef*ciência. </line>
<line> Resta evidente *u* eve*tual intercâmb*o de experiências *oderá fav*recer o* *ois </line>
<line> países n* efet*va*ão das várias fr*ntes de aplicação e *t*lizaç*o dos recursos tecnológ*cos que </line>
<line> envo*vem o panorama de *u*t*ça 4.0. </line>
<line> Con**ui-se, portan*o, que os países estuda*os possuem po*tos *e vista *astante </line>
<line> *arecidos *o qu* diz *e*peito a* em*rego das T*Cs em seus sis*ema* de Justiça. </line>
<line> R*FE*ÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> B*A*IL. *onstituiç*o da Repúbl*c* Federativa do Brasil. Dis*oníve* em: </line>
<line> < </line>
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<line> em: *8 de *ev. 2024. </line>
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<line> BRASIL. Lei Comple*e*tar nº 101 de 04 d* m*io de 2*00. Disponível em: </line>
<line> < </line>
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<line> https://www.planalto.g*v.br/cci*il_0*/leis/lcp/lcp101.htm >. Ace**o **: 31 *e mai. 2024. </line>
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<line> BANDEIRA, L. F. U** persp*ctiv* em Dire*to Co*para*o da c*nstituci*nalização do </line>
<line> D*reito Administrativo em p*í*es selecionados. Re*ista de Informação L*gislat*va, Bra*ília, </line>
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<line> *. </line>
<line> 43, </line>
<line> *. </line>
<line> 170, </line>
<line> p. </line>
<line> 245-*60, </line>
<line> *b*./jun. </line>
<line> 2006. </line>
<line> Di*po*í*el </line>
<line> em: </line>
<line> < </line>
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<line> http*://b*j*r.stj.jus.br/jspui/handle/2011/1*4288 >. A**sso em 17 *br. 2024. </line>
<line> CARDOZO, J. E. *. *r*ncípios C**s*it*cionais da Administra*ão *úbl*ca (de acordo </line>
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<line> 2) análise e inter*ret*ção *os dado*. </line>
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<line> 3) elabora*ão do ra*cunh* *u na revisão críti*a do con*eúdo. </line>
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<line> 4) pa*ticipaçã* n* ap**vação d* *er*ão fi*al do man*scrito. </line>
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