Políticas de Formação Continuada para Professores na Perspectiva na Educação Especial / Continuing Education Policies for Teachers from the Perspective of Special Education

Gersianne Martins Viana dos Santos, Jairo de Carvalho Guimarães

Abstract


O presente estudo é um recorte de uma pesquisa em andamento do projeto de Mestrado que eleva a importância do estudo sobre as políticas de formação continuada de professores, como um dos requisitos para a promoção de uma educação inclusiva, com foco nas políticas de Educação Especial. No entanto, para essa investigação, elencamos o seguinte problema de pesquisa: Têm as políticas de formação continuada para professores de sala regulares contribuído eficazmente para a educação inclusiva dos alunos e no avanço das práticas didático-pedagógicas no âmbito da educação especial? Definimos como objetivo geral: analisar as políticas de formação continuada para professores de salas regulares na ótica da educação inclusiva, destacando os desafios, as complexidades e as possibilidades que descrevem os professores que atuam na Educação Básica na perspectiva da Educação Especial, visando às suas contribuições na inclusão escolar concernente ao seu agir didático–pedagógico. A presente pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, e apoia-se em fontes documentais e bibliográficas. A pesquisa aborda as políticas de formação continuada de professores na perspectiva da educação especial, trazendo abordagens teóricas e baseadas em resoluções e em leis que garantem esse direito. No entanto, ao concluir o estudo e respondendo ao problema da pesquisa, percebe-se que as políticas de formação contribuem para o agir pedagógico. Entretanto, não é essa realidade colocada pelos autores pesquisados ao se tratar da efetiva prática docente, visto que um dos fatores que mais contribuem para exclusão é a falta de formação para professores no âmbito da Educação Especial.

 

Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Especial. Políticas de Formação.

 

ABSTRACT

 

The present study is an excerpt from ongoing research from the Master's project which raises the importance of studying continuing teacher training policies, as one of the requirements for promoting inclusive education, with a focus on Special Education policies. However, for this investigation, we list the following research problem: Have continuing training policies for regular classroom teachers contributed effectively to the inclusive education of students and the advancement of didactic-pedagogical practices within the scope of special education? We define as a general objective: to analyze continuing training policies for regular classroom teachers from the perspective of inclusive education, highlighting the challenges, complexities and possibilities that describe teachers who work in Basic Education from the perspective of Special Education, aiming at their contributions in school inclusion regarding its didactic-pedagogical action. This research has a qualitative approach, of an exploratory-descriptive nature, and is based on documentary and bibliographical sources. The research addresses continuing teacher training policies from the perspective of special education, bringing theoretical approaches and based on resolutions and laws that guarantee this right. However, upon completing the study and responding to the research problem, it is clear that training policies contribute to pedagogical action. However, this reality is not posed by the authors researched when dealing with effective teaching practice, since one of the factors that most contribute to exclusion is the lack of training for teachers in the scope of Special Education.

 

Keywords: Continuing Training. Special Education. Training Policies.


References


ADORNO, T. W. (2022). Educação e Emancipação. 5. ed. Rio de Janeiro: Terra e Paz. 64 p.

ALONSO, M. Alonso; SANTOS, T. P. dos; REIS, M. B. de F; ABREU, S. E. A. de. (2022). Educação inclusiva e a formação continuada docente. Revista Humanidade e Inovação. v. 9 n. 13. p. 33-45. dez. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7716. Acesso em: 02 de mai. de 2024.

BRANDÃO, C. R. (2006). O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense. 86 p.

BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro Gráfico.

BRASIL. (1996). Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.

BRASIL. (2014). Lei nº 13.005, 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial: Brasília, DF, seção 1, n. 120-A, p. 1-7. 26 jun.

BRASIL. (2002). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/Conselho Nacional de Educação.

BRASIL. (2001). Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC; SEESP.

BRASIL. (2008a). Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Imprensa Oficial.

BRASIL. (2008b). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC; SEESP.

BRASIL. (2001). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Estratégias e Orientações para a Educação de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC/SEESP/SEF.

BRIANT, M. E. P; OLIVER, F. C. (2012). Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 1, p. 141-154, jan./mar. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100010.

BRIDI, F. R. de S. (2011). Formação Continuada em Educação Especial: O Atendimento Educacional Especializado. Revista P O I É S I S, UNISUL, Tubarão, v. 4, n. 7, p. 187 - 199, jan./jun.

BULCÃO, A. de J; SILVA, F. G; ALVES, K. E. C. (2022). Formação continuada: concepções e práticas para uma educação inclusiva no Ensino Fundamental I. Revista Ensino Em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1–11, out. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8870. Acesso em: 02 de mai. de 2024.

CONTRERAS, J. (2012). A autonomia dos professores. 2. ed. São Paulo: Cortez. 296 p.

CROCHICK, J. L; COSTA; V. A.; FARIA, D. F. (2020). Contradições e limites das políticas públicas de educação inclusiva no Brasil. Educação: Teoria e prática, v. 30, n. 63, p. 1-19. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14628.

CUNHA, D. A. (2021). Inovação como forma de garantir o direito à inclusão de estudantes deficientes – uma breve revisão bibliográfica. 64f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica. (Mestrado em Inovação Tecnológica), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba (MG).

FIGUEIREDO, R. V. de; POULIN, J. (2020). Construindo uma escola inclusiva. In: MACHADO, R; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e Inclusão: Entendimento, proposições e práticas. Blumenau: EDIFURB.

GIL, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: Atlas. 208 p.

GUIMARÃES, U. A; GOBATTO, A. A; MARQUES, M. B. de O; GOMES, P. R. B; TEIXEIRA, S. B. (2023). Políticas públicas e os direitos dos estudantes com deficiência. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 1-8, jul. DOI: 10.47820/recima21.v4i7.3578

HASHIZUME, C. M; ALVES, M. D. F. (2020). Políticas afirmativas e inclusão: formação continuada e direitos. Revista Delta. v. 39, n. 4, p.1-18. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X202257203. Acesso em: 02 de mai. de 2024.

HOOKS, B. (2017). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 144 p.

LAVAL, C; VERGNE, F. (2023). Educação Democrática: a revolução escolar iminente. Petrópolis, RJ: Vozes. 272 p.

MAZZOTTA, M. J. S. (1996). Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez. 21 p.

MIRANDA, A. A. B. (2003). História, Deficiência e Educação. Especial. Revista HISTEDBR. Campinas, n. 15, p. 1-7, 2003. Disponível em :https://www.academia.edu/8963954/HIST%C3%93RIA_DEFICI%C3%8ANCIA_E_EDUCA%C3%87%C3%83O_ESPECIAL_1. Acesso em: 02 de mai. de 2024.

MORAN, J. A. (2021). Complexidade de aprender e de tornar visível o que aprendemos. In.: ANDRADE, J. P. Aprendizagens Visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula. São Paulo: Panda Educação. p. 5-7.

POKER, R. B. (2003). Pedagogia inclusiva: nova perspectiva na formação de professores. Educação em Revista, Marília, v. 4, n. 4, p. 39-50, out.

RODRIGUES, D. (2006). Inclusão e educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial. 314 p.

RODRIGUES, O. M. P. R; CAPELLINI, V. L. M. F; SANTOS, D. A. do N. (2014). Fundamentos históricos e conceituais da Educação Especial e inclusiva: reflexões para o cotidiano escolar no contexto da diversidade. Acervo digital UNESP. 24-Mar. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155246.. Acesso em 15 abr. de 2024

SANTOS, T. M. (2018). Lutas de Classes e Perspectiva Revolucionária na Tradição Marxista: notas introdutórias. In.: BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine; LIMA, Rita de Lourdes (org.). Marxismo, política social e direitos. São Paulo: Cortez. p. 273-295.

SEWALD, S; PORTELINHA, Â. M. S; ROCHA, M. M. (2023). A formação de professores e a organização do trabalho pedagógico: desafios para educação dos alunos com TEA. Revista de Estudos em Educação. Sorocaba, SP. v. 25, e023002, p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4124.

SILVA, J. F. L; SILVA, L. G; SILVA, R. S; PARENTES, M. D. S. (2020). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Revista Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514.

UNESCO. (1994). Conferência Mundial de Educação para Todos. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das Necessidades Educativas Especiais. Jomtien: UNESCO.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.11.7

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)