<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 5, p. 87-108, n*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.11.5
</line>
</par><par>
<line>
P*rcepção dos Impactos da Pandemi* d* Covid-19 n*s M*cro e P**uenas Empresa* *e Teresina
</line>
<line>
E*tre 2020-202*
</line>
<line>
Perc*p*ion of the *mpacts of the **vid-1* Pandemic *n Mi*ro and *m*ll Busi*esses in Teresina
</line>
<line>
Be*we*n 2020-2021
</line>
</par><par>
<line>
Tayn** *arvalho d* Oliveira
</line>
<line>
Gradu*da em Econ*mia pela Uni*ersidade Federa* do *iauí (UFPI)
</line>
<line>
E-mail: *aynarco2@*ot*ail.com
</line>
<line>
E**vane de *ou*a Lima
</line>
<line>
Douto*a ** Economi* pela Universida*e *ederal de *ernambuco (U*PE)
</line>
<line>
Professora do D*par*amento de Eco*omi* da *nive*sidade Fe*er*l *o Piauí (DE*ON/U*PI)
</line>
<line>
E-mail: ediva*elima@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Tay*ar Carvalho de O*i*e*r*
</line>
</par><par>
<line>
Un*vers*dad* *ederal do Piauí, D*p*rtam*nto de Ciên*ias
</line>
<line>
Edit**-C*efe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
E*o*ômicas. Av**i*a Un*versitá*ia Ininga 6**49550 -
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
*eresina, P* - Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Edivane *e Sous* Lima
</line>
<line>
Arti** recebido *m 24/08/2024. Últ*ma
</line>
<line>
v*r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Fed*r*l do Pia*í, Centr* *e Ciên*ias
</line>
<line>
recebida em 09/09/2*24. Apr**ado em 10/09/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Humanas e *etras. Ca*pus Universitário Minis*ro
</line>
</par><par>
<line>
Pet*ô*io Portel*, Departam*nto *e *con*mia, Ininga
</line>
<line>
Av*liado pelo sistema Tr*ple Revie*: Des* R*view a)
</line>
</par><par>
</page><line>
*4049-550 - Teresina, PI - *rasil
</line>
<line>
pelo *di**r-Chefe; * b) Doub*e Blin* R*view
</line>
<line>
(*valiação cega por *ois *valiadores da á*ea).
</line>
<line>
Revisão: Grama*i**l, N*rmativa e *e Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. O*iveira, E. S. Li*a
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* presente trabalho teve o obj*ti*o d* conhecer os efeitos da pande*ia da C*VID-*9 nas
</line>
</par><par>
<line>
micro e pequenas empr*sas da cida*e de *eresina, P*auí, entre 2020 e
</line>
<line>
2021. O aspecto
</line>
</par><par>
<line>
*etodológ**o utilizado para verificar e r*a**za* essa aná**se f*i u*a **leta de da*os
</line>
</par><par>
<line>
pri*ários qu* ocorreu por *e*o
</line>
<line>
da pes*uisa
</line>
<line>
de campo, utilizando-*e
</line>
<line>
*u*stionários
</line>
</par><par>
<line>
*struturados, ap*i**d*s ** 382 micro e pe*uena empresas de T*re*ina e* março de *022. A
</line>
<line>
amos*ra foi d*stribuída em percentuais aproximado* *or zonas da cida*e, e as empresas
</line>
<line>
foram sele*i*nadas al*atoriame*t*. A* evidências empíricas revela*am conse*u*ncias
</line>
</par><par>
<line>
negativas,
</line>
<line>
em s*a maior*a, *ara as micro e pequenas em*res*s
</line>
<line>
da cidade *e T*resina,
</line>
</par><par>
<line>
par*icularmen*e, em rel*ç*o a* *atu*a*e**o anual, *o nú*e** de f*nci*n*rios, *orár*o de
</line>
<line>
funcio*a**nto, ent*e outr*s. Com ba** n*s dados obt*dos, considera-se que as mi*ro e
</line>
</par><par>
<line>
pequenas empresas estão
</line>
<line>
passa*do
</line>
<line>
por um grande desafio: sup*rar
</line>
<line>
os efeitos negativos
</line>
</par><par>
<line>
provoca*os pel* pandemia. Dessa forma, *eria impo*tan*e um ma*o* apoi* do poder público
</line>
<line>
direc**nad* ao fortale*imento dos mi*roempreendedores da cidade de Teresi**.
</line>
<line>
Palavras-chave: Ec*nomia das Empresas. C*ise Sa*itária. Piaui.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
This study aimed to compre*end the *ffe*ts of the COVID-19 pande*ic on mi*ro and smal*
</line>
</par><par>
<line>
enterpris* in th* city *f Tere*ina, Piauí, between
</line>
<line>
2020 *nd 2021. Approach em*lo*ed
</line>
<line>
to
</line>
</par><par>
<line>
assess a*d conduct this analy*is involved *rimary data co*lection throu*h field research,
</line>
</par><par>
<line>
ut**izing struct*red
</line>
<line>
question*aires administered t* 3*2
</line>
<line>
micr* a*d small enterprises
</line>
<line>
i*
</line>
</par><par>
<line>
Teresina *n March 2022. The sa*ple *a* *istributed in a*proxi*ate perce*tages b* zones of
</line>
</par><par>
<line>
t he
</line>
<line>
city, and th* en*e*pri*es were ra*domly selected. E*pi*ical *vidence rev*al*d mos*ly
</line>
</par><par>
<line>
negat*ve *onsequences fo* *icro and **all enterpris* i* the city of *ere*in*, *articularly in
</line>
</par><par>
<line>
r*l*tion to
</line>
<line>
annual revenue,
</line>
<line>
nu*ber of emplo*ees, opening h*urs, amon* others. Bas*d o*
</line>
</par><par>
<line>
the *ata ob*ained, it is co*sider*d
</line>
<line>
that micro and sma*l ent*rp*ise *re facing a m*jor
</line>
</par><par>
<line>
cha*leng* t* stand out fr*m *he *e*ativ* effects c*used by th* pandem*c. In this w*y, it
</line>
</par><par>
<line>
would be important *o have grea*er suppo*t from the public autho**ties
</line>
<line>
aimed a*
</line>
</par><par>
<line>
strengt*ening micro-entrepreneurs in the ci*y of Teresi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw**ds: *usiness Econo*ics. Hea*** Crisi*. Piauí.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n.*1, art. *, p. *7-108, no*. 2*24
</line>
<line>
*ww4.*sane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidade da Inform*ção Contábil: A **rsistência e a Su*vização dos *ucr*s no Br**i*
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A pand*mia da COVID-19 t*ve *nício em dezembro de 2019, n* Chi*a, e torn*u-se
</line>
<line>
um desaf*o sanitári* *lobal. N* Brasil, o *rimei*o caso confirmado da doença cau*ada pe**
</line>
<line>
vírus SARS-C*V-2, foi *o ***a* d* feve*e*ro de 2*20, e as pesso*s in*ec**das pelo ví*us
</line>
<line>
apresentavam diferentes qu*dr*s c*ínicos, desde pacientes assi*tomáticos a*é casos graves; e
</line>
</par><par>
<line>
os sin*o*as *ais *requentes *ra*: feb*e, **sse, fadiga, ton*u*a, dor
</line>
<line>
de cabeça,
</line>
<line>
conge*tão
</line>
</par><par>
<line>
nasal e diarreia. * in*e*valo do *níc*o dos sint**as *t* o quadro gr*v* da doença era de 7 a
</line>
</par><par>
<line>
*4 di**, ***do
</line>
<line>
que o *úmero de casos variava *m cada país, o que dependia de algumas
</line>
</par><par>
<line>
me**das preven**v*s, como d*stancia*en*o so*i**,
</line>
<line>
nível *e *ducaçã* * medidas sa*itárias
</line>
</par><par>
<line>
(SOUZA, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Co* o objetivo ** di*i*uir * transmissão do ví*us, o númer* de ób*tos e os novo*
</line>
<line>
*asos, foi est*belecido um *istanciam*nto *oc*a* e, p*lo menos, 186 paí**s *dotaram algum
</line>
<line>
*i** de rest*ição *o qu* se rela*iona** à *irculação **s pess**s. A espera pela vacin* aliada
</line>
</par><par>
<line>
*om *s medidas
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
distanciamen*o social ma*s extremas, c*m* o l*ckd*wn, foram
</line>
</par><par>
<line>
*eces*árias para a r**u**o da tra*smissão do vírus; p*r outr* lad*, trouxe
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
conse*u*nc** um al*o custo econômico e so*ial *ara os empresá*i*s e t*abal**dores, vist*
</line>
</par><par>
<line>
que os **pres**ios tive*a* qu* r*duzir o horário
</line>
<line>
de fu*cionamento do
</line>
<line>
se* *e*ócio *té *
</line>
</par><par>
<line>
man*er *echado, afet*nd* di*etame*te o* **abalhad*res, pois co* o
</line>
<line>
fe*hamento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
empreendimento os empresários não *onse*uiam pagar o salário
</line>
<line>
aos
</line>
<line>
seus *uncionários
</line>
</par><par>
<line>
(XIMENES, *021).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Nogueira (*020), o gru*o econômico mais s*ns**el aos e*e*tos da
</line>
<line>
*andemi* é aquele *or*a*o *elas *icro e pe*uen*s *mpre*as e os autônomos, *ois são
</line>
<line>
negóci*s que **ssue* *m *api**l de gir* l*mitado * uma baixa reserv* de *api*al *ísic* qu*,
</line>
</par><par>
<line>
no geral, enfrentam maiores
</line>
<line>
difi*uld**e*, especialmente *o*que uma gr**de parte dos
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhadores es*á inserida ness* *rupo ec*nô*i*o. Com * implem*nt*ç*o de med*das
</line>
</par><par>
<line>
sanitárias pa*a conte* * dissem**ação *a
</line>
<line>
COVID-19, e*s*s segmen*os econômi*os foram
</line>
</par><par>
<line>
a*et*dos e, com e*es, a maio* part* d*s *rabalha*ores ficou *esem*regada ou tiveram seus
</line>
<line>
salári*s suspensos, *u r*duç*o na *arga horá*ia de t*abal*o.
</line>
</par><par>
<line>
Considerando as restrições para * f*ncionamento *as empresas, o aum*nto
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**semp*ego e a
</line>
<line>
escassez *e es*udos a **speito
</line>
<line>
do impacto
</line>
<line>
*rov*cado pe** pandemia da
</line>
</par><par>
<line>
*OVID-19 no P*auí, esta pesqu*s* tem por just*fic*t**a trazer *nformações do cen*rio
</line>
</par><par>
<line>
econôm*co da* mi*ro e *equenas
</line>
<line>
empr*sas ** cid*de de Teresina a*etadas *ela p*ndemi*.
</line>
</par><par>
<line>
A**edita-se que será
</line>
<line>
de grande relevância econ*mica, pois *roporci*nará *ma maior
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, T*resina PI, *. 21, n. 11, a*t. 5, *. 87-10*, *ov. 2*24
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. O*iveira, E. S. *im*
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
visibilidade da situação dos empresários * *r*balhador*s *feta*os pela pandemia, al*m de
</line>
<line>
contribu*r par* o *eio **a*êmico, devido à d**po*ibilidad* *e *ad*s * informa*ões
</line>
<line>
*r*már*as pa*a pesqui*as fut*ras.
</line>
<line>
Diante desse cont*xto, acredita-s* também q*e este estudo *eja relev*nte do po*to
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
vi**a social, pois a p*pul*ção é impac*ada indiretamen*e com os efei*os sof**dos pelas
</line>
</par><par>
<line>
empresas no atual cenário. A sociedade contin** vive*cia*do a *andemia, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de *einve*ção das pessoas e empresas a cada dia *ara
</line>
<line>
*nc*ntr*r ma*eiras de
</line>
</par><par>
<line>
*obressair do atu** cená***. Nesse s*ntido, a indag**ão *ue orienta e*ta pesquisa *aber: é
</line>
</par><par>
<line>
quais os e*eitos da pandem*a da COVID-1* nas m*cro e pequenas *mpresas d* cid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Teresi*a, e as princ*pais medidas ad*tadas po* ess*s empresas para supe*ar a cri*e?
</line>
<line>
P**ti*do-se de*sa *roblemática, * hip*tese adotada nesta **vestigação consist* de *ue as
</line>
<line>
micro e pequenas em*resas *êm sido a*et*das negativam*nt* pela crise sanitária da COVID-
</line>
<line>
19.
</line>
<line>
*ara re*pon*e* ao re**rido q*e*ti*namento, est* *studo teve como objet*vo *eral
</line>
<line>
conhecer os impa*t*s da pandemia da COVID-** n*s *icro e peq**nas em*resas da cidad*
</line>
<line>
de *eresina- *iauí, entre *020-2*21. Especificamente, caracterizar as micro e pequenas
</line>
<line>
e*pr*sas d* cidad* d* Teresin*, id*ntificando as mud*nças oc**ridas durante a p*n*emia d*
</line>
</par><par>
<line>
COVID-19, bem c*mo a descri*ão das *edidas e*tratégicas adota*as p*r* en*rentar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
con*o*nar os ef*itos da crise. Para o cu*primento
</line>
<line>
desses objeti*os, *til*za*am-se dados
</line>
</par><par>
<line>
*rimários *olet*dos por meio da pesqui*a de *ampo realizada no m*s d* março de
</line>
<line>
2*22.
</line>
</par><par>
</page><line>
*om essa intenção, este estu*o pret*nde contribuir para a necessidade *e implementaç*o *e
</line>
<line>
p*líticas pública* lo*ais, volta*as *s micro e peque*as em**e**s que ainda estão no process*
</line>
<line>
de recuperação *o período da pandemia.
</line>
<line>
Este arti*o e*tá estru*urado em cinco seções. Após essa d* caráte* int*odutór**, a
</line>
<line>
se*unda apr*s*nta uma *re*e re*isão de lit*ratura; * t*rc*ira *rata dos aspecto*
</line>
<line>
metodológicos *a pesquisa; a quarta traz a a*r*sen*ação e a*áli*e dos *esultad*s da pesq*i*a
</line>
<line>
e, na quinta seção, as consideraç*es *i*ais.
</line>
<line>
* BREVE REVISÃO D* LITERATURA
</line>
<line>
2.* Mi*r* e P*que*as e**re*as
</line>
<line>
As micr* e pe*uenas empresas atu*m, no geral, na modalidade **rejo, que
</line>
<line>
c*rresponde à ve*da d* **odutos e *er*iços diretamente a* consum*dor final p*ra s*tis*az*r
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 21, n.11, art. 5, p. 8*-108, nov. 2024 www4.fsa*et.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidade da Inform*ção Contábil: A Persistência * a Suaviza*ão dos Lucros no Br*sil
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
suas ne*ess*dad*s pe*soais, e inc**i todas as ativ*dades relacionadas à ve*da de produ**s ou
</line>
<line>
*erviços *ara uso pes*oa* e não co*ercial. *or essa razão, uma emp*esa varejista é *ualqu*r
</line>
</par><par>
<line>
**pr*end*ment* *m
</line>
<line>
que a receita pr*vém **incipalmente da venda de pequenos lo*es no
</line>
</par><par>
<line>
comércio, seja *essoalment*, por correi*, por telefone, *á*uinas de
</line>
<line>
v*nda
</line>
<line>
a**omáti*a,
</line>
</par><par>
<line>
*ntern*t, loja, nas ruas, na
</line>
<line>
casa do
</line>
<line>
*o*s****or as*im e
</line>
<line>
por diante (KOTL*R; KELLE*,
</line>
</par><par>
<line>
20*6).
</line>
</par><par>
<line>
As micro e pequena* empr*s*s contribuem de forma exp*es*iva para * ge**ção *a
</line>
<line>
riqueza e renda na econ*mica *r*sileira. Santos, Krein * Calix*re (20*2) ressaltam *u* el**
</line>
<line>
têm u* pap*l essencial para a ampliação econômic* do pa*s, em quantida*e e abr*ngência,
</line>
</par><par>
<line>
torna**o-s*
</line>
<line>
fomentadoras *e geração de emp*egos, inserção social e outr*s ben**ícios que
</line>
</par><par>
<line>
proporcionam o for*a*eci*ento d* economia nacional. Zica * Martins (2*08) contribuem ao
</line>
</par><par>
<line>
co**ntarem
</line>
<line>
que *las
</line>
<line>
se assemelham às de maior porte, po*s também envolvem pessoas,
</line>
</par><par>
<line>
*esempenham papéis espe*íficos e se organizam a *artir *e conhecimen*o* a***iri*os.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo o D*partamento Intersindical de Estatística
</line>
<line>
e Estu*os *ocioeconômicos
</line>
</par><par>
<line>
(DIEES*), em *011, as micro
</line>
<line>
e
</line>
<line>
pequenas empre**s foram ****o*sávei* p*la
</line>
<line>
g*ração
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empr**o de 67% da p*pulaçã*
</line>
<line>
econom*ca*ente ativa do p*ís no ambiente urbano,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrib*ír*m com 20% para a amp*iação de *i*uezas *roduzidas no Br*sil.
</line>
<line>
O Estatuto das micro e pequenas em*resa* foi c*iado p*la L*i Complemen*ar
</line>
</par><par>
<line>
n°.123/2*06 *om o objetivo de regu*amentar tratamento favo*eci**, simplifica*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*fere*ci*d* à* mic*o * pequenas emp*esas. Esse
</line>
<line>
reg**ament* con**dera o porte *e cada
</line>
</par><par>
<line>
emp*esa através da r*ceita b*uta an*al, enquanto o Serviço Brasi*e**o de Apoio *s Micr*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pequen*s Emp*e*as-SEBRAE e a Relação Anual de *nf***ações Sociais - RAIS c*nsideram
</line>
<line>
o número de *m*regados *ue a emp*esa po*s** (SI*VA, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
O *ritéri* para classif*caçã* **s Micro * Pequenas Empresas (*PEs)
</line>
<line>
pela *eceita
</line>
</par><par>
<line>
bruta an*al auf*r**a tem como base a L*i 123/2*0*, alterada pela L*i 155/20*6, conheci*a
</line>
</par><par>
<line>
como a Lei Geral d*s Micro Pequenas Empresas, s*ndo as microempresas divid*das em e
</line>
</par><par>
<line>
dois seg*entos: p*ssuem a*é co*aboradores, cu*o set*r *e 9
</line>
<line>
atuaç*o é o
</line>
<line>
comércio e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prest*ç*o de ser*iços * ap*esentam faturam*nto anual bruto
</line>
<line>
de a*é R$360.*00,00; e as
</line>
</par><par>
<line>
*ic*oempresas
</line>
<line>
que possuem *té 19
</line>
<line>
col*bora*o*es, que at*am no s*tor *a indústria e com
</line>
</par><par>
<line>
fatur*m*nt* também de *té R$3*0.000,0*. Já as empresas de pequeno *or*e são dividi*a*
</line>
</par><par>
<line>
em em*resas q*e
</line>
<line>
d*spõ*m de 10 a 49 colabora*ores no ramo de com*rcio e serviço, *om
</line>
</par><par>
<line>
faturamento
</line>
<line>
a*ual bruto de R$3*0.*00,00 a R$4.800.000,*0, ou aquelas *mpr*sas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
segm*nto i**ustrial que possuem entr* 20 a 99 cola*orado**s, cuj* faturamento a*ual bruto
</line>
<line>
está *ituado entre R$3600.000,00 a 4.800.00*,00 (SANTOS, 2012).
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, nov. 2024 w**4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oli*ei**, E. S. Li*a
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
No estudo de Longaray et al (2018), os autores mencionam que os peque*os
</line>
<line>
*e*óci*s equivalem a 9*,5% *os empree*dim*ntos no Brasil, respondendo por ma*s de um
</line>
</par><par>
<line>
quarto do Produto Inter*o Brut* (P*B) *rasileiro *
</line>
<line>
ce*ca
</line>
<line>
de 12,4 milhões de *ptantes pel*
</line>
</par><par>
<line>
*imples N*c*onal. Adema*s, as m**ro e pequenas empres*s *ão as
</line>
<line>
principais gerador*s de
</line>
</par><par>
<line>
*iqueza no comércio brasil*iro, u*a vez qu* respon*em por 53,4% do PIB desse setor. No
</line>
</par><par>
<line>
PIB da Indústria, a
</line>
<line>
participação das mic*o e pequenas empres*s corre*po*de a 22,*; e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
se*or d* Serviços, mais de um terço da produ*ão na*ional, cujo *erc*nt*a* é igual a 36,3%.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Nic*lsk* (2*07), *uand* *s M*Es inovam em s*us pr**essos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*rodutos, *la* ficam *ais competitivas em re*a**o aos seus concor*ent*s, elevando, *ssim,
</line>
</par><par>
<line>
suas
</line>
<line>
possibilidade* de *uc*sso e longevidade dos n*gócios. Fl*ck (2003) rat*fica que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
medida de sucesso
</line>
<line>
de u*a emp*esa es*á na *ua habilidad* *e sobrev*ver *esse ambiente
</line>
</par><par>
<line>
*ompetitivo. Enq*anto Costa et *l. (2020) c*ntextua**zam que a c*pacidade de duração
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
neg*ci* e*tá vi*cu*ada a uma procura p*r inova**o, nas *oluçõe* * nas respostas p*ra *s
</line>
<line>
de*af*os do *omé*cio.
</line>
<line>
*.2 As micro * peq*enas empresas *o Br*sil no cenário *a C*VID-19
</line>
<line>
A doença c*usada pel* Novo Coronav*r*s (COVID-19) surg*u no final do ano de
</line>
</par><par>
<line>
2*19, na C*ina, e se distrib*iu em maior ou menor e**ala em
</line>
<line>
v*rios
</line>
<line>
**íses do mun*o.
</line>
</par><par>
<line>
Dev*do à *apide* da propaga*ão d* vír*s e da
</line>
<line>
gravidade da do*n*a, os *aís** sent*ra*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ne*essidade d* fec*ar sua* *ronte*ras e cidade* intei*as e e*t**ularam o isolame***
</line>
</par><par>
<line>
hori*ontal, for**ndo o fecha*ento do
</line>
<line>
comércio lo*al. No B*as*l, *o dia 6 d* f**ereiro, fo*
</line>
</par><par>
<line>
decretad* a lei
</line>
<line>
de Nº 1*.979/20 que
</line>
<line>
determinava as med*das ad*tadas pel* *overn*
</line>
</par><par>
<line>
br*sileiro referente *o enf*enta*ento
</line>
<line>
da COVID-*9, i*pondo o isolament* social e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quarent**a, resguardando ape*as os ser*iços p*blicos e a*ividades essen*iais, como
</line>
<line>
super**rcados, farmác*as e p*d**ias (*O*O**LHO, *021).
</line>
<line>
* **dice Cielo do Var*jo Ampliado e o Sebrae (20**), baseando-se nas
</line>
</par><par>
<line>
*aracterísti*as dessa c*ise san*tária e obse*vando os impactos
</line>
<line>
nos dem*is países que
</line>
</par><par>
<line>
**resentaram aumento de *asos anterior ao Brasil, o*ser**ram que *lguns segmentos for*m
</line>
<line>
especialmente afetad*s, podendo citar, *omo *xemplo, * setor de varejo *u* *presentou, e*
</line>
<line>
seu faturamento, qued* de 29,5%; o setor de bens duráveis obteve uma queda de -*3,*%; já
</line>
</par><par>
<line>
o setor de ben* não duráveis, **r*se*tou u** queda igual
</line>
<line>
a 2,4%;
</line>
<line>
com te*dê*cia
</line>
</par><par>
</page><line>
semelhante, o setor de s*rviç*s apresento*, relati*a*ente, um percentual maior de re*uç*o
</line>
<line>
igual a -60,7 n* pe*í*do acumul*do.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 2*, *.1*, art. 5, p. 87-108, n*v. 2024 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ualid**e da Informação Contábil: A Pers*stê*cia e a *uavi*ação d** L*cros no Brasil
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
A literatura mencion* q*e não é pri*eira p*n*emia que *c*ntece no a
</line>
<line>
* undo,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo q*e uma seja *iferente *a outra, vale a pena bus*ar s****hanças e*istentes ent*e as
</line>
</par><par>
<line>
*an*emias ocorridas na hi*tória. * *erto que
</line>
<line>
elas tiveram impact*
</line>
<line>
na economia e nos
</line>
</par><par>
<line>
empreen**mentos, *ssim co** a *a*demia
</line>
<line>
da COVI*-19, e que o *oder p*b*ic* t*ve
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
pap** importante em t*da* as crise* sanitárias provenientes de *and*mias, p*i*ci*almente
</line>
<line>
nas inic*a*ivas para d*minuir o impa**o na saú*e públic* * *uscando prot*g** o se**ent*
</line>
<line>
produtivo de mod* ge*al (NASSIF et *l., 2020).
</line>
<line>
O primei*o caso de COVID-19 foi ident**icado e* d*zem*ro *e 2019, na China, e,
</line>
<line>
em março de 20*0, a doença foi reconhecida forma*m*nte como p*ndemia pel* Organização
</line>
<line>
M*ndial da Saú**, causando impac*os na saúde, socie*ad* e eco*omia. Com isso, foi
</line>
<line>
necessário a *u*ca de novas estratégias para tratá-la d* forma *ais adequada p*s**vel, pois
</line>
<line>
refer*-se * uma do**ç* infeccio*a, com fac*lidade de d*ssemin**ão e *o*co conhecida *elo*
</line>
<line>
ci*ntistas, autoridad** e profissionais d* saúde. Na intençã* de conter a pr*pagaçã* do *írus
</line>
</par><par>
<line>
e reduz*r o nú*ero
</line>
<line>
de pessoas in*er*adas
</line>
<line>
nas unidades de terapia *ntensi*a, os
</line>
<line>
governos
</line>
</par><par>
<line>
decidiram adotar medidas sanit*ri*s
</line>
<line>
r*stritivas, que ocorreram de forma
</line>
<line>
distinta *m cada
</line>
</par><par>
<line>
Unid*de da Fe**ração e município. Uma dess*s m*didas, o isolam*n*o soc*al, *mpactou, e*
</line>
</par><par>
<line>
algum g*au, os setores *c*nômicos, e**ecia*mente o set*r de serviç*s. *esse s*nti*o, as
</line>
</par><par>
<line>
pequenas
</line>
<line>
emp*esas
</line>
<line>
que at*am efetivam*nte *esse segmento econômico foram as mais
</line>
</par><par>
<line>
af*tad*s, pois a maioria não possui
</line>
<line>
um planejamento p*ra seu neg*c*o e as dec*s*es são
</line>
</par><par>
<line>
to*adas de forma *ntuitiva o* *om
</line>
<line>
base
</line>
<line>
e* e*peri*ncias anteri*res. Outro fat*r que
</line>
</par><par>
<line>
con*ribuiu para que esses peque*os negócios fosse* os m*is *fetados é o fato de el*s
</line>
</par><par>
<line>
possu*re*, em *éd*a, apenas
</line>
<line>
23 dias de caixa para *e *an*erem,
</line>
<line>
enq*anto permanecem
</line>
</par><par>
<line>
fecha*os (B*RNA*E* et al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
au*ên*ia de cap*tal de g**o
</line>
<line>
nas mic*o * pequenas em*resas pode
</line>
<line>
gerar gran**s
</line>
</par><par>
<line>
desafios p*ra o negócio, co*o a esc*sse* de recursos financeiros p*r* adqui*ir e*uipamentos
</line>
<line>
e o*ter *atérias-prim*s. Cont**o, as *i***ulda*es e*f*enta*as por essas empre*as vão *lém
</line>
<line>
da falta de capital de giro; muitas não con*egue* re*istir a esses ob*táculo* e acaba*
</line>
<line>
fec*an*o as portas nos prime*ros an*s de atividade. Entre os desafios que pre*isam ser
</line>
</par><par>
<line>
superados estão a alta
</line>
<line>
*arga **ibutária, a falta de clientes, a
</line>
<line>
c*ncorrência acirrada e os
</line>
</par><par>
<line>
problemas financeiros (FE*REIRA et al., 201*).
</line>
</par><par>
<line>
O Sebr*e (20*0) ide**if*cou **e cerca d* 10,1 milhõ*s de empresas pararam
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
funcionar temporariamente, 2,1 mi*hões por deci**o da
</line>
<line>
e*presa e 8 milhõ*s por
</line>
</par><par>
<line>
determinação de governo. Em e*trevi**a coordena*a pel* Sebra*, *oi ex*osto que 4,2
</line>
</par><par>
<line>
milhões
</line>
<line>
*e empresas es*ão em situação financeira rui*, *,* milhões est** em situação
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 21, n. *1, art. 5, p. 8*-10*, nov. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveira, E. S. Lima
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
ra*oável e 4,6 *ilhõ** estão com boa si*uação financeira na visão dos em*resários.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntudo, os dados most*am que mesmo ant*s d* *rise, a
</line>
<line>
maioria
</line>
<line>
*as empresas não se
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntrav* com b*a saúd* financeira decorrente *e *azões e fatores que an*ecedem à crise.
</line>
<line>
Os empresários *ue *inham algum* reserv* financeira consegu*ra* *egociar c*m
</line>
</par><par>
<line>
s*us funcion*rios p*ra tirarem suas férias, des*o*ta* o
</line>
<line>
banc* de *oras e reduz*r carga a
</line>
</par><par>
<line>
horária. P**a aq*e*es empresá*ios *ue consegui*am manter seu negócio, *avi* um novo
</line>
<line>
desaf*o, pois *s *stabelecimentos ter*am n*vas regras de funcionamento d*vido *s r*striçõe*
</line>
<line>
do isolamen*o social. Entre *s m*did*s de funcio*am*n*o, est*va a determinação de uma
</line>
</par><par>
<line>
quan*id*de l*mita*a *e clien*es
</line>
<line>
dentro do *stabelec*mento. Es*a *edida de in**alar
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
quant*dade determinada d* clientes, n*o fo* *ma restrição apenas no Br*sil, mas u** medida
</line>
<line>
ad*t*da *or muit*s *aís*s (SCHREIBER et a*., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, dada a importância das mic*o e p*quenas empresas
</line>
<line>
na
</line>
<line>
eco***ia
</line>
</par><par>
<line>
b*asil*ira, tanto em ter*o* de *eração de emprego quanto de contribuição par* o *IB, elas
</line>
<line>
têm enfrentado desa*ios relevan*es, co*o a f*lta de capital de giro, a al*a carg* trib*tária, e a
</line>
</par><par>
<line>
*ecess*dade de ino*açã* *ara s* manter*m
</line>
<line>
*om*e*itiva*. Com a *ande*ia de COVID-19,
</line>
</par><par>
<line>
essas dif**uldad*s *e intensific*ram, expo*do a fragili*ade financ*ira de muitas dessas
</line>
<line>
empre*as, que, e* gra*de parte, *ão est*va* preparad*s para lidar com *s restrições
</line>
<line>
imposta* pelo *solame*to social. Apesa* dos esforços de adaptaçã*, como a n**ocia*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
férias e a implem**tação de
</line>
<line>
novas regras de funcio*ament*, m*itas empresas não
</line>
</par><par>
<line>
conse**iram sobrevi*er.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa foi realiza*a na cidade ** Teresina, que p*ss** 1.392 km² de exten*ão
</line>
<line>
e 814.439 mil *a*it*nt**, de *cord* com * Cen*o demog*áfic* *ealizado *m *01* pelo
</line>
</par><par>
<line>
IBGE, e est* di*idi*a
</line>
<line>
em cinco zon*s: Zonas Norte, Sul, Sudeste, *este e Centr*. A
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa foi real*z*da nas c*nco zonas da cidad*, e * seleção das empresa* q*e compõ*m a
</line>
</par><par>
<line>
amostr* foi feita *e for**
</line>
<line>
ale*tó*ia p*r **na geográfica, con*iderando o cálcul*
</line>
<line>
amostral
</line>
</par><par>
<line>
com *5% de con*iança.
</line>
</par><par>
</page><line>
3.1 Mé**do, instrumento de coleta, t*atam*nto d*s dado*
</line>
<line>
Para *dentificar e anali*a* as percepçõe* *os impacto* da *OVID-19 nas mi*ro e
</line>
<line>
*e*uen** empre*as, foram coletados dados primár*os por meio da *plica*ã* d* questionários
</line>
<line>
*os e**re*ndimentos selecionados em uma a*ostra de 382 empr*endimentos. As v**iávei*
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 21, n.11, art. 5, p. 8*-108, n*v. 2024 w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidade d* Info**açã* Contábi*: A Persist*ncia * * Sua*ização dos Lucr*s no Brasil
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
e**olhidas fo*am: tempo de funcionamento da e*presa, *la*sifi*ação Nacio*al
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Atividades *conômicas - C*AE, quantidade de f*ncionár*os, loc*li**ção, canais de ven*as,
</line>
</par><par>
<line>
**inci*al produto/ser**ço, estratégi*s para
</line>
<line>
aumentar as ven*as no p*ríodo de *estrição
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*uncionam*nto dos se*viços não es*enci*is,
</line>
<line>
*úmer* de demi*sõe* * con*r*ta*ões,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ocor*ênc*a de
</line>
<line>
alteraçã* do faturamento, a existência de Cadastro *acio*al da Pessoa
</line>
</par><par>
<line>
Jurídica - CNPJ, den*re o***as.
</line>
<line>
O instrume*to utilizado na coleta dos dados foi o questionário, que proc*rou
</line>
</par><par>
<line>
atender *os ob*etiv*s *es*a pesquisa. Par* isso, foi el*borad* * compo*to de 2*
</line>
<line>
perg*ntas
</line>
</par><par>
<line>
fechadas, com alterna*ivas *icotômi**s e de múltiplas escol*as. O q*estionári* fo* feito por
</line>
<line>
elaboração *rópria e disp*nib*liza*o aos entrevistad*s *m um formulário do Goo*le Fo*ms,
</line>
</par><par>
<line>
juntamen*e com o Termo d* *onsentimento Livre e Escl**eci*o (TCLE),
</line>
<line>
conf*rme
</line>
</par><par>
<line>
*egulame*tação do Co*selho Naciona* d* Saúde. A*ós *oleta, os dados *ora* tr*t*do* a
</line>
<line>
para faci*itar as an*li*es e *nterp*et*ç*o dos resultados.
</line>
<line>
A coleta dos dados oc*rr** na c*d*de de Teresina, em *arço de 20*2. Foi re*lizada
</line>
<line>
tanto de forma on-line quanto presenc*al, dado o maior cont*ole da pandemia da *OVID-19
</line>
</par><par>
<line>
no P*a*í,
</line>
<line>
se*a *m números de cas**
</line>
<line>
e/ou *e m*rte* pela doença. N*sse *entido, **ando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c**e*a ocorria de forma virtual,
</line>
<line>
o entrevistado recebia um **nk do quest*onár*o para
</line>
</par><par>
<line>
r*sponder e, em se*uida, envi*va *o so**citante, *tapa que
</line>
<line>
**orreu
</line>
<line>
normalmente, sem
</line>
</par><par>
<line>
trans*ornos; na forma pre*encial, a coleta foi
</line>
<line>
r*ali*a*a
</line>
<line>
em
</line>
<line>
cada *mpreendimento e, para
</line>
</par><par>
<line>
garanti* *m* maior *egur**ça, foram t*mado* todos os cuidad** *ec*ssário* pa*a evit*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disseminaç*o do c**onavíru* (uso de máscara *aci** e ál*o*l em *el). Os dados
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
tratados e
</line>
<line>
dispo*ibi*iz*do*
</line>
<line>
em gráf**o* *a*a facilitar
</line>
<line>
a com*reensão da análi*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**m*n*tração *os resu*tados.
</line>
<line>
3.1.1 Aspectos *ticos e legai*
</line>
<line>
Es*a pesquisa foi submetida à aprec*ação e aprovação do C*mitê de Ética em
</line>
<line>
*e*qu*sa (CEP) com ser*s humanos da Unive*sidade Fede*al do P*auí, Campu* *inistro
</line>
<line>
Petrô*i* Port*lla (*FPI/CMPP), so* * P*recer no 5.25*.528, sendo o*ede*i*os *s preceit**
</line>
</par><par>
<line>
éticos *eferent*s à *esolução nº 5*0, de 07 de
</line>
<line>
*bri* de 2*16, do Con*elho Nacional de
</line>
</par><par>
<line>
Saúde, qu* trata das d*retrizes e no*ma* regula*entadoras de p*squis*s envo*ve*do *eres
</line>
<line>
h*manos (BR**IL, 2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, n*v. 2*24
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Olivei*a, E. S. *ima
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
4 ANÁ*ISE * DISC*S*ÃO D*S **SU*TADO*
</line>
</par><par>
<line>
C** o ob*etivo de c**he*er os possíveis impa*t*s da pand**ia da C*VID-19
</line>
<line>
**sses empreendiment*s de pequen* porte, a aná*ise dos resulta*os f** dividida em duas
</line>
<line>
partes: a primeira p*rt* *borda a caracte*izaçã* desses m*cro e pequen*s empreendimentos e
</line>
<line>
a seg**d*, trata da p*rcepção dos e*trevistados e* relaç*o aos impactos provo*ados pe*a
</line>
<line>
*and*mia da COVID-19, no períod* 202*-202, e *ue medid*s for*m ad*tada* diante dessa
</line>
<line>
cri*e sanitária.
</line>
<line>
4.1 *arac*erização das *i*ro e *equenas empr*sa* da cidade de Ter*sina
</line>
<line>
4.*.* L**alização por zona g*ográfica
</line>
<line>
O Gráfic* 1 mos*ra a d*stribuição das empres*s ent*evistadas por zona geo*ráfica
</line>
<line>
da cidade *e *eresina. De *cor*o com a* inf*rmações *isponíve*s, é possível obser*ar que a
</line>
<line>
zona leste é comp*sta p*r 67,53% das empres*s entrevistadas com *aturamento *n*al igua*
</line>
<line>
ou in*erior a 8*.000,00 *eais. A zona no*te poss*i 76,62% da* empresas com fatu*amen*o
</line>
<line>
anua* igual ou inferio* a 81.000,00 reai*. * zona sul conta 77,9*% das empresas com um
</line>
<line>
fat*rame*to a*ual igual ou inferior a 81.000,00 reais. A zona sudeste possui 77,63% da*
</line>
<line>
empres*s com um f*t*ramento anual igual ou i*fe*ior a 81.*00,00 re*is, enq*a*to o cen**o
</line>
<line>
conta com 78,*5% das empr*s*s com fat*ramento anual *gual ou inferior a 81.00*,*0.
</line>
<line>
G*áf*co 1- Distribui**o percentual d*s micro * peq*enas em*resas por zona geográfic*
</line>
<line>
de T*resi*a *ntre *0*0-2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elabor*ção própria, com base na pe**ui*a de campo (*022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. 21, n.1*, art. 5, p. *7-108, no*. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Quali*ad* da Infor*ação Con*ábil: A *ers*stência e a S*avi*ação *o* Lucros no Brasil
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
4.1.2 Tipo de a*ividade econômica
</line>
</par><par>
<line>
Qu*nto *o tipo de ativi*ade econômica, as empresas *or*m distribuídas confo*me a
</line>
<line>
Classificação *acional de Ativid*d*s Econômicas - *NA*. De acordo com * Gr*fico 2,
</line>
</par><par>
<line>
verifi*o*-se *ue 2*,5*%
</line>
<line>
*as *mpresa* da am*stra exercem a atividade de
</line>
<line>
co*ér*io de
</line>
</par><par>
<line>
vest*ár*o, enquanto 20,16% das
</line>
<line>
***r**as
</line>
<line>
ex*r*em outr*s a*ivida*es,
</line>
<line>
en*re elas estão:
</line>
</par><par>
<line>
**mé*ci* *e m*terial de con*truç*o, l*vrari*, papelaria, peças de a*tomóveis, *alão de
</line>
</par><par>
<line>
beleza, *cademia,
</line>
<line>
confeita*ia, comér*io
</line>
<line>
d* sup*ementos, comércio de bebidas,
</line>
<line>
perfumar*a,
</line>
</par><par>
<line>
petshop. Em seguida, o comércio d* vari*d*des aparece *om 11,26% *o tota* de em*resas
</line>
<line>
entr**istadas, na sequência, *egue o comérci* de produ*os alimentícios co* 8,64%, o setor
</line>
</par><par>
<line>
farmacêutico com *,81%, resta*r*n*e com 5,76%, co*érc*o de c*lçados
</line>
<line>
com 4,*7%,
</line>
</par><par>
<line>
comérci* d* acessórios femin*nos, comércio *e elet*ônicos e comérc*o de pr*du*o* de *ele**
</line>
<line>
c** 4,19%.
</line>
<line>
Gráfico 2- Di*tribuição perc*ntual d* número d* e**resas entrevistadas, por *tividade
</line>
<line>
econômica em T*resin*, en*re 2020-2021.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaboração própria com base na pesquis* d* campo (202*).
</line>
<line>
4.1.3 *emp* de fun*i*na*ento no *ercado
</line>
<line>
O Gráfico 3 apres*nta *nfor**ções relac*onad*s ao *emp* de funcioname*to das
</line>
<line>
empresas ent*e*istadas. Com isso, observa-se *ue a maior pa*te já atu* n* *ercad* há ma*s
</line>
</par><par>
<line>
de dois anos, ou sej*, 61,62% **resenta***
</line>
<line>
entre 3 e 5 an*s
</line>
<line>
de *uncionamen*o e 20,37%
</line>
</par><par>
<line>
estão há mai* de 5 anos; sendo os menores *ercentuais observ*d*s para aquelas empresas
</line>
</par><par>
</page><line>
e*tre seis meses e * (um) an* de f*nciona*ento, ou seja, 10,1*% estão entre e 3 anos, 1
</line>
<line>
6,01% es**o *n*r* 6 meses e 1 an* e 1,83% ***ão co* menos de * meses d* funci*name*to.
</line>
<line>
Fi*a *vid*nte *ue, entre os entrevistados, há predo**nância das empresas com
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, nov. 2024 www4.fsanet.com.*r/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveira, E. S. Lima
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
funci*namento ent*e 3 e 5 *nos. As *mp**sas com *unciona*ent* ent*e 3 e 5 anos e*tã*
</line>
<line>
distribuídas **r zona, da seguin*e maneira: a zona sudeste com 15,14% *as empres*s, zona
</line>
<line>
norte com 13,58%, zo*a sul *o* **,49%, centro com 10,97% e *ona lest* com 10,44%. *á
</line>
<line>
as empre*as *om menos *e 6 me*es de funcionam*nto estão presentes nas *onas d* Teresi*a
</line>
<line>
d* se*uinte *orma: *ona su* com 0,78%, zona lest* e centro co* 0,*2% das empresas. Os
</line>
<line>
pr**cipais segmentos de atuação das empr**as c*m tempo de f*nc**namento entr* 3 e 5 ano*
</line>
</par><par>
<line>
*ão:
</line>
<line>
vestuário com 30,08%, comé*c** de varied*des com 12,*1% e comérci* d* produtos
</line>
</par><par>
<line>
alimentícios com 8,05%.
</line>
<line>
Gráfic* 3- Distribuição percentu*l das *icro e pe***nas e*presas por tempo de
</line>
<line>
funciona*ento n* cidade de Teresina, entre 2020-2021.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: elaboração própr*a com bas* *a pesquisa de campo (2*22).
</line>
<line>
4.1.4 Quan*id*de de funcionários
</line>
<line>
O Gráfico 4 mostra i*f**mações s*bre o nú*e** de f*ncionário* das e*presas
</line>
<line>
entrevistadas. Obser*ou-se que *0,9*% *as *mpres*s possuem entre 4 e 6 funcioná*ios,
</line>
</par><par>
<line>
27,15% en**e
</line>
<line>
6 * 8 funcio*ários, 16,19% ent*e 1 e 3 f*nc*onários, 4,*0% *ais de 8
</line>
</par><par>
<line>
fu*c*o*ários e
</line>
<line>
1 ,0 4 %
</line>
<line>
*eclararam não terem ne**um f*ncionário. Diante das in*or*ações,
</line>
</par><par>
<line>
pode-** d*sta**r *ue a m*ior*a dos r*s*ondentes possue entre * 6 funcioná*ios * q*e e
</line>
<line>
apenas *ma pe*uena parcel* não possu* funcionári*. As *mpresas que possuem entre 4 * 6
</line>
</par><par>
<line>
funcio**rios estão dis*r*buídas por
</line>
<line>
z ona
</line>
<line>
da segu*nte mane**a: zona sudeste c*m 24,10%,
</line>
</par><par>
<line>
zona sul com 21,03%, zona
</line>
<line>
norte e *entro com *8,46%, zo** leste co* 17,95%. O
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *e**sina, v. 21, n.11, art. 5, *. 87-10*, nov. *024
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidade d* Infor**ç*o Contábil: A Persistência e a Suavização dos Lucros *o Brasil
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
*atu*amento anual de *0,*1% da* *mp*e*as que *ossuem entre 4 e 6 funcioná*ios é igual ou
</line>
<line>
inferior a 81.000,0* reais.
</line>
<line>
*ráfico 4- D*s**i*ui*ã* p*rcentual das micro e peq**nas *mpres*s, por qua*tidade de
</line>
<line>
f*ncioná*ios, na *idade Teresin*, entre 2020-2021.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ela*oração p*ópria, *om base na pesquis* de campo (2022).
</line>
<line>
*.1.5 Fat*r*mento *nua*
</line>
<line>
**anto ao fatura*ento anual d*s micro e pe*uenas empresas, a pes*uisa de c*mpo
</line>
</par><par>
<line>
reve*ou que 75,72% obtêm u* faturamento
</line>
<line>
anual igua* ou i*ferior a 81.00*,00 re*is e
</line>
</par><par>
<line>
apena* 15,*4% p*ss*em um faturamento anual ent*e 81.000 * 360.000 rea*s. Diante *as
</line>
<line>
informaç*es, é possíve* perceber que as empres*s com um maior fa*uram*nto anual
</line>
</par><par>
<line>
a*resentaram b*ixa re*rese*tatividad* *a amos*ra
</line>
<line>
pesquis*da. É notá*el **e algum*s
</line>
</par><par>
<line>
empres*s não conh*cem com precisã* * seu faturamento anu**, apontando que ainda falta
</line>
<line>
organ*zaçã* financ*ira com r*lação a* fa**ramen*o, conforme in*o*ma*õe* *o Gráfico 5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 21, n. *1, art. 5, p. 8*-108, nov. 20*4
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveira, E. S. Lima
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
Gr*fico 5- Di**ribuição percent*al *as micro e p*quenas, p*r fatur*ment* anual, na
</line>
<line>
cidade *ere**na, en*re 2*20-*021.
</line>
</par><par>
<line>
F**te: elaboração própri*, *om base na pesquisa de c*mpo (2022).
</line>
<line>
A *esqu**a rev*la que a **ior *arte das empresas entrevi**adas são microem*res*s
</line>
<line>
e q*e ap*nas 0,26% são empresas de pequeno port*, com base na **gislação es*ecífi** (Le*
</line>
</par><par>
<line>
12*/ **06) e na s ua
</line>
<line>
a*ter*ção (Lei 155/2016), con*e*ida como a Lei Geral d** Mic*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pe**enas E*presas, *e*do as microempresas dividi**s em *ois segmentos: possuem até
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
colabo**do*es, *ujo se*or de *t*aç** o comérci* e a *res*ação d* se*viços, e ap*e*entam *
</line>
<line>
fatu*amento anual b**to de até R$*60.000,00; e a* microempr*sas que possu*m até 19
</line>
</par><par>
<line>
*olaboradores, *ue
</line>
<line>
*tua* no setor
</line>
<line>
da indústria e *om faturame**o também de até
</line>
</par><par>
<line>
*$**0.000,00. Já as Empres*s de pequ*no porte são di**didas em e*p*e*a* que dis*õ*m de
</line>
</par><par>
<line>
10 4* c*labor*dore* no ramo de comérci* e se**iço, co* faturamento *
</line>
<line>
anual
</line>
<line>
bruto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
R$360.000,00 a R$4.8*0.000,00 ou aquelas empre*as *o segmento industri*l que
</line>
<line>
pos**em
</line>
</par><par>
<line>
en**e 20 a 99 colab*radores, c*jo f*turame*to anual brut* est* situ**o *ntre R$36*0.00*,00
</line>
<line>
a 4.*00.000,00 (SANTO*, 2012).
</line>
<line>
4.1.6 Canal de vendas on-li*e
</line>
</par><par>
<line>
Em *elaç*o a loja* on-line, o Gráfic* 6 mostra
</line>
<line>
q*e 69,71% *os entrevi*tados
</line>
</par><par>
<line>
afir**m n*o *tili*ar esse ti*o *e ca*al na *enda de s*u* produ*os, e*quanto apenas 30,29%
</line>
</par><par>
<line>
pos*uem esse *anal para vendas. Es*e aspecto * i*portante para mo**rar *ue a*
</line>
<line>
empresas
</line>
</par><par>
<line>
a*nda *êm que *xplorar o comérc*o eletrônico, que vem crescendo * cada ano.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n.11, art. 5, p. 87-108, nov. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qua*idade da Info*ma*ão Contábil: A Persi*tênci* e a Suavização dos Lucr** no Br*sil
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico *- Distribuição *e*centua* das micro e pequen*s co* loja on-line, na cid*de
</line>
<line>
Tere*ina, entre 2020-2021.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaboraç*o própria, com ***e na pesqu*sa d* campo (2022).
</line>
<line>
4.* Impactos da pandemi* d* *OVID-19 *obre a* *icro e pe*uenas emp*esas **
</line>
<line>
cid*de de Tere*in* *o período 2020-2021
</line>
<line>
4.2.* Muda*ça no faturamento anu*l
</line>
<line>
Com as r*striçõ*s im*ostas pelas medidas **ni*árias para controlar a disseminação
</line>
<line>
do novo coronavírus e reduz*r o número de pe*soas infectadas e/ou mo*tas pela CO*ID-19,
</line>
<line>
a pesquisa *eve*ou *ue 78,59% das e*presas pesquisadas afirmaram que seu faturam*nto
</line>
<line>
anual diminuiu no período 2020-**21, enquanto 10,**% tiv**am *umento *o faturamento
</line>
</par><par>
<line>
an*al
</line>
<line>
*u per**ne*eram com o m*smo fatu**ment*. Com *s*o, * pos*ív*l perc*be* q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pan*emia afetou, em maior e/ou menor gra*, o faturamen*o anual *a maior part* das
</line>
<line>
empre*as entrevistadas. As empresa* qu* tiveram seu fa*ura*ent* a*ua* *eduzido *st*o
</line>
<line>
distrib*ídas po* zona da s*guinte manei*a: zona su*este com *2,*2% do total de e*presas
</line>
</par><par>
<line>
entrevi*tadas,
</line>
<line>
**na norte co* 21,26%, ce*tro com 19,60%,
</line>
<line>
zona sul com 18,*7% * z*na
</line>
</par><par>
<line>
lest* com 17,94%. A* empresas do segmen** de *estuá*io, *a*iedades e produt*s
</line>
<line>
a*iment**ios f*ra* as mais *fetadas qua*to à **eda do faturament* anual. Quando *nali*ado
</line>
<line>
* *orte das emp*esas que *f*rm*ram ter a*re*e*tado re*ução do f*turame*to a*ual dur*nte a
</line>
<line>
pandemia, com 70,40% do total de *mpr*sas que tiv*ram r*du*ã*, as micr*e*pr*sas f*ram
</line>
</par><par>
<line>
as *ais afetadas. A pesquisa mostrou que 65,54% das empresas afirm*r*m esta*
</line>
<line>
em uma
</line>
</par><par>
</page><line>
si*uação boa an*es da pan*emia, 20,63% em uma situação razo**el e 0,26% *as empr*sas
</line>
<line>
disser** *s*ar em um* situação ru*m e/ou p*ssima.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, nov. *024 www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Olive*ra, E. S. Lima
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 7- Distribuição perce*tual *os e*ei*os da pandemia da COVID-19 sobre o
</line>
<line>
faturame*to anual **s m*cro e pequenas em*resas *a cidade Te*esina, *n*re 2020-
</line>
<line>
2021.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: e*abor*ção próp*ia, co* bas* na pesquisa de **mpo (*02*).
</line>
<line>
4.2.2 *emiss*o de f*nc*oná*ios
</line>
<line>
S*bre a demissão de func**nários durante a pand*mia da *OVID-*9, o Gráfico *
</line>
<line>
*ostra qu* 39,4*% d** empr*sas entre*i*t**as tiv*ram q** dem*tir *uncionários e 60,*7%
</line>
<line>
afirmar*m que nã* h*uve dem*ssã* nesse me*m* período.
</line>
<line>
No c**o das empr*s*s q*e de*itiram funcionários, 27,68% af*r*am *er *emiti*o
</line>
<line>
entre 1 * 3 fu*cionários, enqua*to 9,66% de*itiram e*tre 3 e 5 funci*nári*s. M*strando
</line>
<line>
que, mesm* com as medidas de i**ent*vo do governo, não foi possív*l e**tar o* efeitos da
</line>
<line>
pandemia sobr* o nú**ro de colaborador*s. Os empresários *firmaram que t*veram de
</line>
<line>
as*umir d*vidas **ra conseg*ir manter os fun*ion*rios, algu*s as**mir** a responsabilida*e
</line>
<line>
para e*ita* a burocr*cia de *u*car os i****tivos do gover*o, com iss*, assu*i*am o ris** de
</line>
<line>
sof*er as con*equências.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.11, art. 5, p. 8*-108, nov. *024
</line>
<line>
*ww*.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Q*a*idade da Informação Contábil: A Persistência e a Suavização dos Lucros *o Bra*i*
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
Gráfi** 8- *istribu*çã* pe*c*n*ual dos efe*tos da pandemia da COVID-19 sobre a
</line>
<line>
demissão de fun*ionári*s *as micro e pequenas empr*sas da cidade *ere**n*, entre
</line>
<line>
2020-*021.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: elabora**o pró*r*a, com base na pesq**s* d* camp* (2022).
</line>
<line>
4.2.3 Percepçã* das co*sequências n*gat*vas da pa*demia e *stratégia* adotad*s para
</line>
<line>
su*eração da crise
</line>
<line>
Quando os entr*vist*dos foram ind*g**os sob*e as consequênci*s negativas
</line>
<line>
a*vindas com a pandemia da C*VID-*9 sobre os seus em*ree*di*entos, 91,*2%
</line>
</par><par>
<line>
consideraram *er sido af*ta*os n*gativame*te, *on*orme o Gráfico
</line>
<line>
9; partic*lar*ente
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o * redução no faturamento do *mpreend*me*to, na *e*issão
</line>
<line>
de funcio*ários
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
di*iculdades em c*nseg*irem pagar todas as d*spesas mensai*. Em consequê*cia dis*o,
</line>
<line>
foram necessár*as adoç*es de *edidas d* ge*tão i*ovadoras e no*** escolhas de *roces*os,
</line>
<line>
cita*do, como exe*plo, a ampliação da ár*a de a*uaçã* *a empresa * sua i*serção no meio
</line>
</par><par>
<line>
virtual, a*ém d* criação d* p*ogram*s de *i*el*dade p*ra o cliente,
</line>
<line>
a mel*o*ia no
</line>
</par><par>
<line>
atendimento, * revis*o
</line>
<line>
da estratégia de preço, *ria*ão de prom*ções a *ntrega *e
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produt*s ao clien*e feita de *orma gratuit*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, a*t. 5, p. 87-10*, no*. 2024
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. C. Oliveira, E. S. Lima
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 9- Distribuição *ercentual das consequênc*as negativas da pandemia * das
</line>
<line>
estratégias adotada* para superaçã* d* crise nas mi*r* * pequenas empresas da *idade
</line>
<line>
Te*esina, entre 2020-*0*1.
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: elabor*ção *rópria, c*m base na pesquisa d* campo (2022).
</line>
<line>
4.2.* Es*rat**ias *d*t*d** *ara evitar a d**issão *e *uncionários
</line>
<line>
E* relaçã* às me*idas adota*a* pa** e*itar a dem*ssão dos f*n*i*nári*s dur*nt* a
</line>
<line>
pand*mia, a ma*s ado**da f*i a redução do salá**o *om * *omplemento *e s*gur*-
</line>
<line>
*es**prego com 32,64%, e* seguida, a sus*e*sã* do co*tr*to d* trabalho com 13,*2%, a
</line>
<line>
di*inuiç*o *a *or*ada de traba*ho com redução de salários re*res*ntou 12,01%. Enqu*nto
</line>
</par><par>
<line>
2*,63% das empresas afirmaram
</line>
<line>
não te* adota*o nenhum* me*ida em relação aos
</line>
</par><par>
<line>
func*on*rios durante pandem*a. Das empresa* que adotaram alguma me*ida em r*l*ção a
</line>
<line>
aos funcionári*s para supera* a *rise *nstalada pela *andemi*, *0,60% p*rt*ncem ao
</line>
<line>
se*me*to de *e*tuá*io, *eguida pelo seg*e*to ** varieda**s co* *2,46%, setor de pr*dutos
</line>
</par><par>
<line>
al*me**ícios c*m 7,12% e *9,82%
</line>
<line>
de *utros segmentos. Como forma de conter a crise,
</line>
</par><par>
<line>
24,54% das empres*s a*ota*** estra*égias, como lançar o* c**erci*l*z*r novos *rod*tos ou
</line>
<line>
se*viços e 11,35% lançaram ou p*s*a*am * comercial*zar novos produtos ou **rvi*o*,
</line>
<line>
alte*aram * método *e entr*ga de produtos ou serviços * a *udança *ara s*rviços on-l*ne.
</line>
<line>
5 *ONS*DER*ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
C*m o *ntu*to de conh*cer os i*pa*tos da pandemi* da COVID-19 nas m*cro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pequena* *mpresas da ci*ade de Teresina-Piauí, entre 2020 e 2021, foi possível **nstatar a
</line>
</par><par>
<line>
ocorrência de efe*tos n*ga*ivos
</line>
<line>
e pos*tivos dessa cri*e sobre os em*reendimento* de
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.11, ar*. 5, p. 87-108, *ov. 20*4
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Qualidade ** Informaç*o Co**ábil: A Pers**tência e a Suavizaç*o dos Lucros *o Bra*il
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
pequ*no porte, tant* n* a*pec*o ec*nômico-financ*iro, so*ial, de logí*tica e na form* de
</line>
<line>
gere*ciamento do neg*cio.
</line>
<line>
As **idências dos impactos neg**iv*s revel*da* nesta *esquisa consistiram *as
</line>
</par><par>
<line>
dificuldades de muit*s em*resa* entrev*stadas
</line>
<line>
não conseguirem r*ab*s*e*er seus
</line>
<line>
estoques,
</line>
</par><par>
<line>
poi s
</line>
<line>
os fornecedor*s tam*é* foram af*tado* com a pandemia; com a r*dução d*s vendas,
</line>
</par><par>
<line>
foi necessár*o *ai**r os preç*s dos produto*
</line>
<line>
para que pudesse* *enovar o estoque e
</line>
<line>
**r*ir
</line>
</par><par>
<line>
mais clientes; além disso, muitas rev*laram sent*rem dificulda*es em contornar * au*ência
</line>
<line>
dos f*ncionár*os que *oram con*a**nad*s com a doença, pois *omo *s funcionários
</line>
<line>
**esentes não conseguiam at*nde* ** clien*e* de forma eficiente, *razen*o como
</line>
<line>
*onsequência impacto na redução das vendas; além disso, os trabalhadore* *ambém foram
</line>
<line>
impac*a*os, pois com * redução do núme*o d* tra*sp*rte coletiv* nas ruas, e*es tivera*
</line>
</par><par>
<line>
dificulda*es de *hegar
</line>
<line>
ao trabal*o, afetando, assim, seu horário de trabalho. Pa*a t*nta*
</line>
</par><par>
<line>
solucionar a ques*ão d* *esl*camento até o t*abal*o, eles optavam p*r tran*porte particular.
</line>
</par><par>
<line>
Por ou**o lad*, algun* empresár*os
</line>
<line>
af*rmaram *er percebido impactos p**itivo*,
</line>
</par><par>
<line>
como a inserção no me*o virtu*l, sen*o possí*el compensar a queda nas vendas pr*senciais;
</line>
</par><par>
<line>
a capacidade *a em*resa *e reinvent*r para *e destacar no mercado; * atenção voltada
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
pró***o, em que eles presenciaram situações *elicadas por c*usa da doen*a COV*D-19. De
</line>
</par><par>
<line>
certa forma, o* entrevi*tados
</line>
<line>
afir*a*am a *xist*ncia de muitos des*fi*s para *e manterem
</line>
</par><par>
<line>
com o empre*ndimen*o em fu*ci*namen*o durante a pand*m*a.
</line>
<line>
Como *ugestão *ara tr*balhos futuro*, seria im**rta*te a continuidade de e*tudos
</line>
</par><par>
<line>
sobre o imp*cto
</line>
<line>
da pan**mia d* COVID-1*, *ão
</line>
<line>
a*ena* nas micro e **quenas
</line>
<line>
*mpresas,
</line>
</par><par>
<line>
**s
</line>
<line>
na so*iedad* *omo um tod*, expandindo á*ea de estu*o, vis** a
</line>
<line>
que os refl*x*s *a
</line>
</par><par>
<line>
pan*emi* são de longo prazo. É *mportante ficar a*ento ao período *ós-pandemia, em que a
</line>
<line>
sociedade terá passado p*r *randes transformaçõe* e*onômicas e sociais.
</line>
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X
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X
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3) e*abo*ação d* ras*u*ho *u na revisão *rítica do c*nteúd*.
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X
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<line>
X
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)