<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 5, p. 87-108, n*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.11.5 </line>
</par>
<par>
<line> P*rcepção dos Impactos da Pandemi* d* Covid-19 n*s M*cro e P**uenas Empresa* *e Teresina </line>
<line> E*tre 2020-202* </line>
<line> Perc*p*ion of the *mpacts of the **vid-1* Pandemic *n Mi*ro and *m*ll Busi*esses in Teresina </line>
<line> Be*we*n 2020-2021 </line>
</par>
<par>
<line> Tayn** *arvalho d* Oliveira </line>
<line> Gradu*da em Econ*mia pela Uni*ersidade Federa* do *iauí (UFPI) </line>
<line> E-mail: *aynarco2@*ot*ail.com </line>
<line> E**vane de *ou*a Lima </line>
<line> Douto*a ** Economi* pela Universida*e *ederal de *ernambuco (U*PE) </line>
<line> Professora do D*par*amento de Eco*omi* da *nive*sidade Fe*er*l *o Piauí (DE*ON/U*PI) </line>
<line> E-mail: ediva*elima@yahoo.com.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Tay*ar Carvalho de O*i*e*r* </line>
</par>
<par>
<line> Un*vers*dad* *ederal do Piauí, D*p*rtam*nto de Ciên*ias </line>
<line> Edit**-C*efe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> E*o*ômicas. Av**i*a Un*versitá*ia Ininga 6**49550 - </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> *eresina, P* - Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Edivane *e Sous* Lima </line>
<line> Arti** recebido *m 24/08/2024. Últ*ma </line>
<line> v*r*ão </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Fed*r*l do Pia*í, Centr* *e Ciên*ias </line>
<line> recebida em 09/09/2*24. Apr**ado em 10/09/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Humanas e *etras. Ca*pus Universitário Minis*ro </line>
</par>
<par>
<line> Pet*ô*io Portel*, Departam*nto *e *con*mia, Ininga </line>
<line> Av*liado pelo sistema Tr*ple Revie*: Des* R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> *4049-550 - Teresina, PI - *rasil </line>
<line> pelo *di**r-Chefe; * b) Doub*e Blin* R*view </line>
<line> (*valiação cega por *ois *valiadores da á*ea). </line>
<line> Revisão: Grama*i**l, N*rmativa e *e Formataçã* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> T. C. O*iveira, E. S. Li*a </line>
<line> 88 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * presente trabalho teve o obj*ti*o d* conhecer os efeitos da pande*ia da C*VID-*9 nas </line>
</par>
<par>
<line> micro e pequenas empr*sas da cida*e de *eresina, P*auí, entre 2020 e </line>
<line> 2021. O aspecto </line>
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<par>
<line> *etodológ**o utilizado para verificar e r*a**za* essa aná**se f*i u*a **leta de da*os </line>
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<par>
<line> pri*ários qu* ocorreu por *e*o </line>
<line> da pes*uisa </line>
<line> de campo, utilizando-*e </line>
<line> *u*stionários </line>
</par>
<par>
<line> *struturados, ap*i**d*s ** 382 micro e pe*uena empresas de T*re*ina e* março de *022. A </line>
<line> amos*ra foi d*stribuída em percentuais aproximado* *or zonas da cida*e, e as empresas </line>
<line> foram sele*i*nadas al*atoriame*t*. A* evidências empíricas revela*am conse*u*ncias </line>
</par>
<par>
<line> negativas, </line>
<line> em s*a maior*a, *ara as micro e pequenas em*res*s </line>
<line> da cidade *e T*resina, </line>
</par>
<par>
<line> par*icularmen*e, em rel*ç*o a* *atu*a*e**o anual, *o nú*e** de f*nci*n*rios, *orár*o de </line>
<line> funcio*a**nto, ent*e outr*s. Com ba** n*s dados obt*dos, considera-se que as mi*ro e </line>
</par>
<par>
<line> pequenas empresas estão </line>
<line> passa*do </line>
<line> por um grande desafio: sup*rar </line>
<line> os efeitos negativos </line>
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<par>
<line> provoca*os pel* pandemia. Dessa forma, *eria impo*tan*e um ma*o* apoi* do poder público </line>
<line> direc**nad* ao fortale*imento dos mi*roempreendedores da cidade de Teresi**. </line>
<line> Palavras-chave: Ec*nomia das Empresas. C*ise Sa*itária. Piaui. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> This study aimed to compre*end the *ffe*ts of the COVID-19 pande*ic on mi*ro and smal* </line>
</par>
<par>
<line> enterpris* in th* city *f Tere*ina, Piauí, between </line>
<line> 2020 *nd 2021. Approach em*lo*ed </line>
<line> to </line>
</par>
<par>
<line> assess a*d conduct this analy*is involved *rimary data co*lection throu*h field research, </line>
</par>
<par>
<line> ut**izing struct*red </line>
<line> question*aires administered t* 3*2 </line>
<line> micr* a*d small enterprises </line>
<line> i* </line>
</par>
<par>
<line> Teresina *n March 2022. The sa*ple *a* *istributed in a*proxi*ate perce*tages b* zones of </line>
</par>
<par>
<line> t he </line>
<line> city, and th* en*e*pri*es were ra*domly selected. E*pi*ical *vidence rev*al*d mos*ly </line>
</par>
<par>
<line> negat*ve *onsequences fo* *icro and **all enterpris* i* the city of *ere*in*, *articularly in </line>
</par>
<par>
<line> r*l*tion to </line>
<line> annual revenue, </line>
<line> nu*ber of emplo*ees, opening h*urs, amon* others. Bas*d o* </line>
</par>
<par>
<line> the *ata ob*ained, it is co*sider*d </line>
<line> that micro and sma*l ent*rp*ise *re facing a m*jor </line>
</par>
<par>
<line> cha*leng* t* stand out fr*m *he *e*ativ* effects c*used by th* pandem*c. In this w*y, it </line>
</par>
<par>
<line> would be important *o have grea*er suppo*t from the public autho**ties </line>
<line> aimed a* </line>
</par>
<par>
<line> strengt*ening micro-entrepreneurs in the ci*y of Teresi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw**ds: *usiness Econo*ics. Hea*** Crisi*. Piauí. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n.*1, art. *, p. *7-108, no*. 2*24 </line>
<line> *ww4.*sane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade da Inform*ção Contábil: A **rsistência e a Su*vização dos *ucr*s no Br**i* </line>
<line> 89 </line>
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<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A pand*mia da COVID-19 t*ve *nício em dezembro de 2019, n* Chi*a, e torn*u-se </line>
<line> um desaf*o sanitári* *lobal. N* Brasil, o *rimei*o caso confirmado da doença cau*ada pe** </line>
<line> vírus SARS-C*V-2, foi *o ***a* d* feve*e*ro de 2*20, e as pesso*s in*ec**das pelo ví*us </line>
<line> apresentavam diferentes qu*dr*s c*ínicos, desde pacientes assi*tomáticos a*é casos graves; e </line>
</par>
<par>
<line> os sin*o*as *ais *requentes *ra*: feb*e, **sse, fadiga, ton*u*a, dor </line>
<line> de cabeça, </line>
<line> conge*tão </line>
</par>
<par>
<line> nasal e diarreia. * in*e*valo do *níc*o dos sint**as *t* o quadro gr*v* da doença era de 7 a </line>
</par>
<par>
<line> *4 di**, ***do </line>
<line> que o *úmero de casos variava *m cada país, o que dependia de algumas </line>
</par>
<par>
<line> me**das preven**v*s, como d*stancia*en*o so*i**, </line>
<line> nível *e *ducaçã* * medidas sa*itárias </line>
</par>
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<line> (SOUZA, 2021). </line>
</par>
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<line> Co* o objetivo ** di*i*uir * transmissão do ví*us, o númer* de ób*tos e os novo* </line>
<line> *asos, foi est*belecido um *istanciam*nto *oc*a* e, p*lo menos, 186 paí**s *dotaram algum </line>
<line> *i** de rest*ição *o qu* se rela*iona** à *irculação **s pess**s. A espera pela vacin* aliada </line>
</par>
<par>
<line> *om *s medidas </line>
<line> *e </line>
<line> distanciamen*o social ma*s extremas, c*m* o l*ckd*wn, foram </line>
</par>
<par>
<line> *eces*árias para a r**u**o da tra*smissão do vírus; p*r outr* lad*, trouxe </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> conse*u*nc** um al*o custo econômico e so*ial *ara os empresá*i*s e t*abal**dores, vist* </line>
</par>
<par>
<line> que os **pres**ios tive*a* qu* r*duzir o horário </line>
<line> de fu*cionamento do </line>
<line> se* *e*ócio *té * </line>
</par>
<par>
<line> man*er *echado, afet*nd* di*etame*te o* **abalhad*res, pois co* o </line>
<line> fe*hamento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> empreendimento os empresários não *onse*uiam pagar o salário </line>
<line> aos </line>
<line> seus *uncionários </line>
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<line> (XIMENES, *021). </line>
</par>
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<line> Segundo Nogueira (*020), o gru*o econômico mais s*ns**el aos e*e*tos da </line>
<line> *andemi* é aquele *or*a*o *elas *icro e pe*uen*s *mpre*as e os autônomos, *ois são </line>
<line> negóci*s que **ssue* *m *api**l de gir* l*mitado * uma baixa reserv* de *api*al *ísic* qu*, </line>
</par>
<par>
<line> no geral, enfrentam maiores </line>
<line> difi*uld**e*, especialmente *o*que uma gr**de parte dos </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhadores es*á inserida ness* *rupo ec*nô*i*o. Com * implem*nt*ç*o de med*das </line>
</par>
<par>
<line> sanitárias pa*a conte* * dissem**ação *a </line>
<line> COVID-19, e*s*s segmen*os econômi*os foram </line>
</par>
<par>
<line> a*et*dos e, com e*es, a maio* part* d*s *rabalha*ores ficou *esem*regada ou tiveram seus </line>
<line> salári*s suspensos, *u r*duç*o na *arga horá*ia de t*abal*o. </line>
</par>
<par>
<line> Considerando as restrições para * f*ncionamento *as empresas, o aum*nto </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **semp*ego e a </line>
<line> escassez *e es*udos a **speito </line>
<line> do impacto </line>
<line> *rov*cado pe** pandemia da </line>
</par>
<par>
<line> *OVID-19 no P*auí, esta pesqu*s* tem por just*fic*t**a trazer *nformações do cen*rio </line>
</par>
<par>
<line> econôm*co da* mi*ro e *equenas </line>
<line> empr*sas ** cid*de de Teresina a*etadas *ela p*ndemi*. </line>
</par>
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<line> A**edita-se que será </line>
<line> de grande relevância econ*mica, pois *roporci*nará *ma maior </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, T*resina PI, *. 21, n. 11, a*t. 5, *. 87-10*, *ov. 2*24 </line>
<line> www4.fsan*t.com.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. O*iveira, E. S. *im* </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> visibilidade da situação dos empresários * *r*balhador*s *feta*os pela pandemia, al*m de </line>
<line> contribu*r par* o *eio **a*êmico, devido à d**po*ibilidad* *e *ad*s * informa*ões </line>
<line> *r*már*as pa*a pesqui*as fut*ras. </line>
<line> Diante desse cont*xto, acredita-s* também q*e este estudo *eja relev*nte do po*to </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> vi**a social, pois a p*pul*ção é impac*ada indiretamen*e com os efei*os sof**dos pelas </line>
</par>
<par>
<line> empresas no atual cenário. A sociedade contin** vive*cia*do a *andemia, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de *einve*ção das pessoas e empresas a cada dia *ara </line>
<line> *nc*ntr*r ma*eiras de </line>
</par>
<par>
<line> *obressair do atu** cená***. Nesse s*ntido, a indag**ão *ue orienta e*ta pesquisa *aber: é </line>
</par>
<par>
<line> quais os e*eitos da pandem*a da COVID-1* nas m*cro e pequenas *mpresas d* cid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Teresi*a, e as princ*pais medidas ad*tadas po* ess*s empresas para supe*ar a cri*e? </line>
<line> P**ti*do-se de*sa *roblemática, * hip*tese adotada nesta **vestigação consist* de *ue as </line>
<line> micro e pequenas em*resas *êm sido a*et*das negativam*nt* pela crise sanitária da COVID- </line>
<line> 19. </line>
<line> *ara re*pon*e* ao re**rido q*e*ti*namento, est* *studo teve como objet*vo *eral </line>
<line> conhecer os impa*t*s da pandemia da COVID-** n*s *icro e peq**nas em*resas da cidad* </line>
<line> de *eresina- *iauí, entre *020-2*21. Especificamente, caracterizar as micro e pequenas </line>
<line> e*pr*sas d* cidad* d* Teresin*, id*ntificando as mud*nças oc**ridas durante a p*n*emia d* </line>
</par>
<par>
<line> COVID-19, bem c*mo a descri*ão das *edidas e*tratégicas adota*as p*r* en*rentar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> con*o*nar os ef*itos da crise. Para o cu*primento </line>
<line> desses objeti*os, *til*za*am-se dados </line>
</par>
<par>
<line> *rimários *olet*dos por meio da pesqui*a de *ampo realizada no m*s d* março de </line>
<line> 2*22. </line>
</par>
<par>
<line> *om essa intenção, este estu*o pret*nde contribuir para a necessidade *e implementaç*o *e </line>
<line> p*líticas pública* lo*ais, volta*as *s micro e peque*as em**e**s que ainda estão no process* </line>
<line> de recuperação *o período da pandemia. </line>
<line> Este arti*o e*tá estru*urado em cinco seções. Após essa d* caráte* int*odutór**, a </line>
<line> se*unda apr*s*nta uma *re*e re*isão de lit*ratura; * t*rc*ira *rata dos aspecto* </line>
<line> metodológicos *a pesquisa; a quarta traz a a*r*sen*ação e a*áli*e dos *esultad*s da pesq*i*a </line>
<line> e, na quinta seção, as consideraç*es *i*ais. </line>
<line> * BREVE REVISÃO D* LITERATURA </line>
<line> 2.* Mi*r* e P*que*as e**re*as </line>
<line> As micr* e pe*uenas empresas atu*m, no geral, na modalidade **rejo, que </line>
<line> c*rresponde à ve*da d* **odutos e *er*iços diretamente a* consum*dor final p*ra s*tis*az*r </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 21, n.11, art. 5, p. 8*-108, nov. 2024 www4.fsa*et.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade da Inform*ção Contábil: A Persistência * a Suaviza*ão dos Lucros no Br*sil </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> suas ne*ess*dad*s pe*soais, e inc**i todas as ativ*dades relacionadas à ve*da de produ**s ou </line>
<line> *erviços *ara uso pes*oa* e não co*ercial. *or essa razão, uma emp*esa varejista é *ualqu*r </line>
</par>
<par>
<line> **pr*end*ment* *m </line>
<line> que a receita pr*vém **incipalmente da venda de pequenos lo*es no </line>
</par>
<par>
<line> comércio, seja *essoalment*, por correi*, por telefone, *á*uinas de </line>
<line> v*nda </line>
<line> a**omáti*a, </line>
</par>
<par>
<line> *ntern*t, loja, nas ruas, na </line>
<line> casa do </line>
<line> *o*s****or as*im e </line>
<line> por diante (KOTL*R; KELLE*, </line>
</par>
<par>
<line> 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> As micro e pequena* empr*s*s contribuem de forma exp*es*iva para * ge**ção *a </line>
<line> riqueza e renda na econ*mica *r*sileira. Santos, Krein * Calix*re (20*2) ressaltam *u* el** </line>
<line> têm u* pap*l essencial para a ampliação econômic* do pa*s, em quantida*e e abr*ngência, </line>
</par>
<par>
<line> torna**o-s* </line>
<line> fomentadoras *e geração de emp*egos, inserção social e outr*s ben**ícios que </line>
</par>
<par>
<line> proporcionam o for*a*eci*ento d* economia nacional. Zica * Martins (2*08) contribuem ao </line>
</par>
<par>
<line> co**ntarem </line>
<line> que *las </line>
<line> se assemelham às de maior porte, po*s também envolvem pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> *esempenham papéis espe*íficos e se organizam a *artir *e conhecimen*o* a***iri*os. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo o D*partamento Intersindical de Estatística </line>
<line> e Estu*os *ocioeconômicos </line>
</par>
<par>
<line> (DIEES*), em *011, as micro </line>
<line> e </line>
<line> pequenas empre**s foram ****o*sávei* p*la </line>
<line> g*ração </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> empr**o de 67% da p*pulaçã* </line>
<line> econom*ca*ente ativa do p*ís no ambiente urbano, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrib*ír*m com 20% para a amp*iação de *i*uezas *roduzidas no Br*sil. </line>
<line> O Estatuto das micro e pequenas em*resa* foi c*iado p*la L*i Complemen*ar </line>
</par>
<par>
<line> n°.123/2*06 *om o objetivo de regu*amentar tratamento favo*eci**, simplifica*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*fere*ci*d* à* mic*o * pequenas emp*esas. Esse </line>
<line> reg**ament* con**dera o porte *e cada </line>
</par>
<par>
<line> emp*esa através da r*ceita b*uta an*al, enquanto o Serviço Brasi*e**o de Apoio *s Micr* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pequen*s Emp*e*as-SEBRAE e a Relação Anual de *nf***ações Sociais - RAIS c*nsideram </line>
<line> o número de *m*regados *ue a emp*esa po*s** (SI*VA, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> O *ritéri* para classif*caçã* **s Micro * Pequenas Empresas (*PEs) </line>
<line> pela *eceita </line>
</par>
<par>
<line> bruta an*al auf*r**a tem como base a L*i 123/2*0*, alterada pela L*i 155/20*6, conheci*a </line>
</par>
<par>
<line> como a Lei Geral d*s Micro Pequenas Empresas, s*ndo as microempresas divid*das em e </line>
</par>
<par>
<line> dois seg*entos: p*ssuem a*é co*aboradores, cu*o set*r *e 9 </line>
<line> atuaç*o é o </line>
<line> comércio e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prest*ç*o de ser*iços * ap*esentam faturam*nto anual bruto </line>
<line> de a*é R$360.*00,00; e as </line>
</par>
<par>
<line> *ic*oempresas </line>
<line> que possuem *té 19 </line>
<line> col*bora*o*es, que at*am no s*tor *a indústria e com </line>
</par>
<par>
<line> fatur*m*nt* também de *té R$3*0.000,0*. Já as empresas de pequeno *or*e são dividi*a* </line>
</par>
<par>
<line> em em*resas q*e </line>
<line> d*spõ*m de 10 a 49 colabora*ores no ramo de com*rcio e serviço, *om </line>
</par>
<par>
<line> faturamento </line>
<line> a*ual bruto de R$3*0.*00,00 a R$4.800.000,*0, ou aquelas *mpr*sas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> segm*nto i**ustrial que possuem entr* 20 a 99 cola*orado**s, cuj* faturamento a*ual bruto </line>
<line> está *ituado entre R$3600.000,00 a 4.800.00*,00 (SANTOS, 2012). </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, nov. 2024 w**4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oli*ei**, E. S. Li*a </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> No estudo de Longaray et al (2018), os autores mencionam que os peque*os </line>
<line> *e*óci*s equivalem a 9*,5% *os empree*dim*ntos no Brasil, respondendo por ma*s de um </line>
</par>
<par>
<line> quarto do Produto Inter*o Brut* (P*B) *rasileiro * </line>
<line> ce*ca </line>
<line> de 12,4 milhões de *ptantes pel* </line>
</par>
<par>
<line> *imples N*c*onal. Adema*s, as m**ro e pequenas empres*s *ão as </line>
<line> principais gerador*s de </line>
</par>
<par>
<line> *iqueza no comércio brasil*iro, u*a vez qu* respon*em por 53,4% do PIB desse setor. No </line>
</par>
<par>
<line> PIB da Indústria, a </line>
<line> participação das mic*o e pequenas empres*s corre*po*de a 22,*; e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> se*or d* Serviços, mais de um terço da produ*ão na*ional, cujo *erc*nt*a* é igual a 36,3%. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Nic*lsk* (2*07), *uand* *s M*Es inovam em s*us pr**essos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rodutos, *la* ficam *ais competitivas em re*a**o aos seus concor*ent*s, elevando, *ssim, </line>
</par>
<par>
<line> suas </line>
<line> possibilidade* de *uc*sso e longevidade dos n*gócios. Fl*ck (2003) rat*fica que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> medida de sucesso </line>
<line> de u*a emp*esa es*á na *ua habilidad* *e sobrev*ver *esse ambiente </line>
</par>
<par>
<line> *ompetitivo. Enq*anto Costa et *l. (2020) c*ntextua**zam que a c*pacidade de duração </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> neg*ci* e*tá vi*cu*ada a uma procura p*r inova**o, nas *oluçõe* * nas respostas p*ra *s </line>
<line> de*af*os do *omé*cio. </line>
<line> *.2 As micro * peq*enas empresas *o Br*sil no cenário *a C*VID-19 </line>
<line> A doença c*usada pel* Novo Coronav*r*s (COVID-19) surg*u no final do ano de </line>
</par>
<par>
<line> 2*19, na C*ina, e se distrib*iu em maior ou menor e**ala em </line>
<line> v*rios </line>
<line> **íses do mun*o. </line>
</par>
<par>
<line> Dev*do à *apide* da propaga*ão d* vír*s e da </line>
<line> gravidade da do*n*a, os *aís** sent*ra* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidade d* fec*ar sua* *ronte*ras e cidade* intei*as e e*t**ularam o isolame*** </line>
</par>
<par>
<line> hori*ontal, for**ndo o fecha*ento do </line>
<line> comércio lo*al. No B*as*l, *o dia 6 d* f**ereiro, fo* </line>
</par>
<par>
<line> decretad* a lei </line>
<line> de Nº 1*.979/20 que </line>
<line> determinava as med*das ad*tadas pel* *overn* </line>
</par>
<par>
<line> br*sileiro referente *o enf*enta*ento </line>
<line> da COVID-*9, i*pondo o isolament* social e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quarent**a, resguardando ape*as os ser*iços p*blicos e a*ividades essen*iais, como </line>
<line> super**rcados, farmác*as e p*d**ias (*O*O**LHO, *021). </line>
<line> * **dice Cielo do Var*jo Ampliado e o Sebrae (20**), baseando-se nas </line>
</par>
<par>
<line> *aracterísti*as dessa c*ise san*tária e obse*vando os impactos </line>
<line> nos dem*is países que </line>
</par>
<par>
<line> **resentaram aumento de *asos anterior ao Brasil, o*ser**ram que *lguns segmentos for*m </line>
<line> especialmente afetad*s, podendo citar, *omo *xemplo, * setor de varejo *u* *presentou, e* </line>
<line> seu faturamento, qued* de 29,5%; o setor de bens duráveis obteve uma queda de -*3,*%; já </line>
</par>
<par>
<line> o setor de ben* não duráveis, **r*se*tou u** queda igual </line>
<line> a 2,4%; </line>
<line> com te*dê*cia </line>
</par>
<par>
<line> semelhante, o setor de s*rviç*s apresento*, relati*a*ente, um percentual maior de re*uç*o </line>
<line> igual a -60,7 n* pe*í*do acumul*do. </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 2*, *.1*, art. 5, p. 87-108, n*v. 2024 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ualid**e da Informação Contábil: A Pers*stê*cia e a *uavi*ação d** L*cros no Brasil </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> A literatura mencion* q*e não é pri*eira p*n*emia que *c*ntece no a </line>
<line> * undo, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo q*e uma seja *iferente *a outra, vale a pena bus*ar s****hanças e*istentes ent*e as </line>
</par>
<par>
<line> *an*emias ocorridas na hi*tória. * *erto que </line>
<line> elas tiveram impact* </line>
<line> na economia e nos </line>
</par>
<par>
<line> empreen**mentos, *ssim co** a *a*demia </line>
<line> da COVI*-19, e que o *oder p*b*ic* t*ve </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pap** importante em t*da* as crise* sanitárias provenientes de *and*mias, p*i*ci*almente </line>
<line> nas inic*a*ivas para d*minuir o impa**o na saú*e públic* * *uscando prot*g** o se**ent* </line>
<line> produtivo de mod* ge*al (NASSIF et *l., 2020). </line>
<line> O primei*o caso de COVID-19 foi ident**icado e* d*zem*ro *e 2019, na China, e, </line>
<line> em março de 20*0, a doença foi reconhecida forma*m*nte como p*ndemia pel* Organização </line>
<line> M*ndial da Saú**, causando impac*os na saúde, socie*ad* e eco*omia. Com isso, foi </line>
<line> necessário a *u*ca de novas estratégias para tratá-la d* forma *ais adequada p*s**vel, pois </line>
<line> refer*-se * uma do**ç* infeccio*a, com fac*lidade de d*ssemin**ão e *o*co conhecida *elo* </line>
<line> ci*ntistas, autoridad** e profissionais d* saúde. Na intençã* de conter a pr*pagaçã* do *írus </line>
</par>
<par>
<line> e reduz*r o nú*ero </line>
<line> de pessoas in*er*adas </line>
<line> nas unidades de terapia *ntensi*a, os </line>
<line> governos </line>
</par>
<par>
<line> decidiram adotar medidas sanit*ri*s </line>
<line> r*stritivas, que ocorreram de forma </line>
<line> distinta *m cada </line>
</par>
<par>
<line> Unid*de da Fe**ração e município. Uma dess*s m*didas, o isolam*n*o soc*al, *mpactou, e* </line>
</par>
<par>
<line> algum g*au, os setores *c*nômicos, e**ecia*mente o set*r de serviç*s. *esse s*nti*o, as </line>
</par>
<par>
<line> pequenas </line>
<line> emp*esas </line>
<line> que at*am efetivam*nte *esse segmento econômico foram as mais </line>
</par>
<par>
<line> af*tad*s, pois a maioria não possui </line>
<line> um planejamento p*ra seu neg*c*o e as dec*s*es são </line>
</par>
<par>
<line> to*adas de forma *ntuitiva o* *om </line>
<line> base </line>
<line> e* e*peri*ncias anteri*res. Outro fat*r que </line>
</par>
<par>
<line> con*ribuiu para que esses peque*os negócios fosse* os m*is *fetados é o fato de el*s </line>
</par>
<par>
<line> possu*re*, em *éd*a, apenas </line>
<line> 23 dias de caixa para *e *an*erem, </line>
<line> enq*anto permanecem </line>
</par>
<par>
<line> fecha*os (B*RNA*E* et al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> au*ên*ia de cap*tal de g**o </line>
<line> nas mic*o * pequenas em*resas pode </line>
<line> gerar gran**s </line>
</par>
<par>
<line> desafios p*ra o negócio, co*o a esc*sse* de recursos financeiros p*r* adqui*ir e*uipamentos </line>
<line> e o*ter *atérias-prim*s. Cont**o, as *i***ulda*es e*f*enta*as por essas empre*as vão *lém </line>
<line> da falta de capital de giro; muitas não con*egue* re*istir a esses ob*táculo* e acaba* </line>
<line> fec*an*o as portas nos prime*ros an*s de atividade. Entre os desafios que pre*isam ser </line>
</par>
<par>
<line> superados estão a alta </line>
<line> *arga **ibutária, a falta de clientes, a </line>
<line> c*ncorrência acirrada e os </line>
</par>
<par>
<line> problemas financeiros (FE*REIRA et al., 201*). </line>
</par>
<par>
<line> O Sebr*e (20*0) ide**if*cou **e cerca d* 10,1 milhõ*s de empresas pararam </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> funcionar temporariamente, 2,1 mi*hões por deci**o da </line>
<line> e*presa e 8 milhõ*s por </line>
</par>
<par>
<line> determinação de governo. Em e*trevi**a coordena*a pel* Sebra*, *oi ex*osto que 4,2 </line>
</par>
<par>
<line> milhões </line>
<line> *e empresas es*ão em situação financeira rui*, *,* milhões est** em situação </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 21, n. *1, art. 5, p. 8*-10*, nov. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveira, E. S. Lima </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> ra*oável e 4,6 *ilhõ** estão com boa si*uação financeira na visão dos em*resários. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntudo, os dados most*am que mesmo ant*s d* *rise, a </line>
<line> maioria </line>
<line> *as empresas não se </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntrav* com b*a saúd* financeira decorrente *e *azões e fatores que an*ecedem à crise. </line>
<line> Os empresários *ue *inham algum* reserv* financeira consegu*ra* *egociar c*m </line>
</par>
<par>
<line> s*us funcion*rios p*ra tirarem suas férias, des*o*ta* o </line>
<line> banc* de *oras e reduz*r carga a </line>
</par>
<par>
<line> horária. P**a aq*e*es empresá*ios *ue consegui*am manter seu negócio, *avi* um novo </line>
<line> desaf*o, pois *s *stabelecimentos ter*am n*vas regras de funcionamento d*vido *s r*striçõe* </line>
<line> do isolamen*o social. Entre *s m*did*s de funcio*am*n*o, est*va a determinação de uma </line>
</par>
<par>
<line> quan*id*de l*mita*a *e clien*es </line>
<line> dentro do *stabelec*mento. Es*a *edida de in**alar </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> quant*dade determinada d* clientes, n*o fo* *ma restrição apenas no Br*sil, mas u** medida </line>
<line> ad*t*da *or muit*s *aís*s (SCHREIBER et a*., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, dada a importância das mic*o e p*quenas empresas </line>
<line> na </line>
<line> eco***ia </line>
</par>
<par>
<line> b*asil*ira, tanto em ter*o* de *eração de emprego quanto de contribuição par* o *IB, elas </line>
<line> têm enfrentado desa*ios relevan*es, co*o a f*lta de capital de giro, a al*a carg* trib*tária, e a </line>
</par>
<par>
<line> *ecess*dade de ino*açã* *ara s* manter*m </line>
<line> *om*e*itiva*. Com a *ande*ia de COVID-19, </line>
</par>
<par>
<line> essas dif**uldad*s *e intensific*ram, expo*do a fragili*ade financ*ira de muitas dessas </line>
<line> empre*as, que, e* gra*de parte, *ão est*va* preparad*s para lidar com *s restrições </line>
<line> imposta* pelo *solame*to social. Apesa* dos esforços de adaptaçã*, como a n**ocia*ão d* </line>
</par>
<par>
<line> férias e a implem**tação de </line>
<line> novas regras de funcio*ament*, m*itas empresas não </line>
</par>
<par>
<line> conse**iram sobrevi*er. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa foi realiza*a na cidade ** Teresina, que p*ss** 1.392 km² de exten*ão </line>
<line> e 814.439 mil *a*it*nt**, de *cord* com * Cen*o demog*áfic* *ealizado *m *01* pelo </line>
</par>
<par>
<line> IBGE, e est* di*idi*a </line>
<line> em cinco zon*s: Zonas Norte, Sul, Sudeste, *este e Centr*. A </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa foi real*z*da nas c*nco zonas da cidad*, e * seleção das empresa* q*e compõ*m a </line>
</par>
<par>
<line> amostr* foi feita *e for** </line>
<line> ale*tó*ia p*r **na geográfica, con*iderando o cálcul* </line>
<line> amostral </line>
</par>
<par>
<line> com *5% de con*iança. </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Mé**do, instrumento de coleta, t*atam*nto d*s dado* </line>
<line> Para *dentificar e anali*a* as percepçõe* *os impacto* da *OVID-19 nas mi*ro e </line>
<line> *e*uen** empre*as, foram coletados dados primár*os por meio da *plica*ã* d* questionários </line>
<line> *os e**re*ndimentos selecionados em uma a*ostra de 382 empr*endimentos. As v**iávei* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 21, n.11, art. 5, p. 8*-108, n*v. 2024 w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade d* Info**açã* Contábi*: A Persist*ncia * * Sua*ização dos Lucr*s no Brasil </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> e**olhidas fo*am: tempo de funcionamento da e*presa, *la*sifi*ação Nacio*al </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Atividades *conômicas - C*AE, quantidade de f*ncionár*os, loc*li**ção, canais de ven*as, </line>
</par>
<par>
<line> **inci*al produto/ser**ço, estratégi*s para </line>
<line> aumentar as ven*as no p*ríodo de *estrição </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *uncionam*nto dos se*viços não es*enci*is, </line>
<line> *úmer* de demi*sõe* * con*r*ta*ões, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ocor*ênc*a de </line>
<line> alteraçã* do faturamento, a existência de Cadastro *acio*al da Pessoa </line>
</par>
<par>
<line> Jurídica - CNPJ, den*re o***as. </line>
<line> O instrume*to utilizado na coleta dos dados foi o questionário, que proc*rou </line>
</par>
<par>
<line> atender *os ob*etiv*s *es*a pesquisa. Par* isso, foi el*borad* * compo*to de 2* </line>
<line> perg*ntas </line>
</par>
<par>
<line> fechadas, com alterna*ivas *icotômi**s e de múltiplas escol*as. O q*estionári* fo* feito por </line>
<line> elaboração *rópria e disp*nib*liza*o aos entrevistad*s *m um formulário do Goo*le Fo*ms, </line>
</par>
<par>
<line> juntamen*e com o Termo d* *onsentimento Livre e Escl**eci*o (TCLE), </line>
<line> conf*rme </line>
</par>
<par>
<line> *egulame*tação do Co*selho Naciona* d* Saúde. A*ós *oleta, os dados *ora* tr*t*do* a </line>
<line> para faci*itar as an*li*es e *nterp*et*ç*o dos resultados. </line>
<line> A coleta dos dados oc*rr** na c*d*de de Teresina, em *arço de 20*2. Foi re*lizada </line>
<line> tanto de forma on-line quanto presenc*al, dado o maior cont*ole da pandemia da *OVID-19 </line>
</par>
<par>
<line> no P*a*í, </line>
<line> se*a *m números de cas** </line>
<line> e/ou *e m*rte* pela doença. N*sse *entido, **ando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c**e*a ocorria de forma virtual, </line>
<line> o entrevistado recebia um **nk do quest*onár*o para </line>
</par>
<par>
<line> r*sponder e, em se*uida, envi*va *o so**citante, *tapa que </line>
<line> **orreu </line>
<line> normalmente, sem </line>
</par>
<par>
<line> trans*ornos; na forma pre*encial, a coleta foi </line>
<line> r*ali*a*a </line>
<line> em </line>
<line> cada *mpreendimento e, para </line>
</par>
<par>
<line> garanti* *m* maior *egur**ça, foram t*mado* todos os cuidad** *ec*ssário* pa*a evit*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disseminaç*o do c**onavíru* (uso de máscara *aci** e ál*o*l em *el). Os dados </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> tratados e </line>
<line> dispo*ibi*iz*do* </line>
<line> em gráf**o* *a*a facilitar </line>
<line> a com*reensão da análi*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **m*n*tração *os resu*tados. </line>
<line> 3.1.1 Aspectos *ticos e legai* </line>
<line> Es*a pesquisa foi submetida à aprec*ação e aprovação do C*mitê de Ética em </line>
<line> *e*qu*sa (CEP) com ser*s humanos da Unive*sidade Fede*al do P*auí, Campu* *inistro </line>
<line> Petrô*i* Port*lla (*FPI/CMPP), so* * P*recer no 5.25*.528, sendo o*ede*i*os *s preceit** </line>
</par>
<par>
<line> éticos *eferent*s à *esolução nº 5*0, de 07 de </line>
<line> *bri* de 2*16, do Con*elho Nacional de </line>
</par>
<par>
<line> Saúde, qu* trata das d*retrizes e no*ma* regula*entadoras de p*squis*s envo*ve*do *eres </line>
<line> h*manos (BR**IL, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, n*v. 2*24 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Olivei*a, E. S. *ima </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> 4 ANÁ*ISE * DISC*S*ÃO D*S **SU*TADO* </line>
</par>
<par>
<line> C** o ob*etivo de c**he*er os possíveis impa*t*s da pand**ia da C*VID-19 </line>
<line> **sses empreendiment*s de pequen* porte, a aná*ise dos resulta*os f** dividida em duas </line>
<line> partes: a primeira p*rt* *borda a caracte*izaçã* desses m*cro e pequen*s empreendimentos e </line>
<line> a seg**d*, trata da p*rcepção dos e*trevistados e* relaç*o aos impactos provo*ados pe*a </line>
<line> *and*mia da COVID-19, no períod* 202*-202, e *ue medid*s for*m ad*tada* diante dessa </line>
<line> cri*e sanitária. </line>
<line> 4.1 *arac*erização das *i*ro e *equenas empr*sa* da cidade de Ter*sina </line>
<line> 4.*.* L**alização por zona g*ográfica </line>
<line> O Gráfic* 1 mos*ra a d*stribuição das empres*s ent*evistadas por zona geo*ráfica </line>
<line> da cidade *e *eresina. De *cor*o com a* inf*rmações *isponíve*s, é possível obser*ar que a </line>
<line> zona leste é comp*sta p*r 67,53% das empres*s entrevistadas com *aturamento *n*al igua* </line>
<line> ou in*erior a 8*.000,00 *eais. A zona no*te poss*i 76,62% da* empresas com fatu*amen*o </line>
<line> anua* igual ou inferio* a 81.000,00 reai*. * zona sul conta 77,9*% das empresas com um </line>
<line> fat*rame*to a*ual igual ou inferior a 81.000,00 reais. A zona sudeste possui 77,63% da* </line>
<line> empres*s com um f*t*ramento anual igual ou i*fe*ior a 81.*00,00 re*is, enq*a*to o cen**o </line>
<line> conta com 78,*5% das empr*s*s com fat*ramento anual *gual ou inferior a 81.00*,*0. </line>
<line> G*áf*co 1- Distribui**o percentual d*s micro * peq*enas em*resas por zona geográfic* </line>
<line> de T*resi*a *ntre *0*0-2*21. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elabor*ção própria, com base na pe**ui*a de campo (*022). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 21, n.1*, art. 5, p. *7-108, no*. 202* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Quali*ad* da Infor*ação Con*ábil: A *ers*stência e a S*avi*ação *o* Lucros no Brasil </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.2 Tipo de a*ividade econômica </line>
</par>
<par>
<line> Qu*nto *o tipo de ativi*ade econômica, as empresas *or*m distribuídas confo*me a </line>
<line> Classificação *acional de Ativid*d*s Econômicas - *NA*. De acordo com * Gr*fico 2, </line>
</par>
<par>
<line> verifi*o*-se *ue 2*,5*% </line>
<line> *as *mpresa* da am*stra exercem a atividade de </line>
<line> co*ér*io de </line>
</par>
<par>
<line> vest*ár*o, enquanto 20,16% das </line>
<line> ***r**as </line>
<line> ex*r*em outr*s a*ivida*es, </line>
<line> en*re elas estão: </line>
</par>
<par>
<line> **mé*ci* *e m*terial de con*truç*o, l*vrari*, papelaria, peças de a*tomóveis, *alão de </line>
</par>
<par>
<line> beleza, *cademia, </line>
<line> confeita*ia, comér*io </line>
<line> d* sup*ementos, comércio de bebidas, </line>
<line> perfumar*a, </line>
</par>
<par>
<line> petshop. Em seguida, o comércio d* vari*d*des aparece *om 11,26% *o tota* de em*resas </line>
<line> entr**istadas, na sequência, *egue o comérci* de produ*os alimentícios co* 8,64%, o setor </line>
</par>
<par>
<line> farmacêutico com *,81%, resta*r*n*e com 5,76%, co*érc*o de c*lçados </line>
<line> com 4,*7%, </line>
</par>
<par>
<line> comérci* d* acessórios femin*nos, comércio *e elet*ônicos e comérc*o de pr*du*o* de *ele** </line>
<line> c** 4,19%. </line>
<line> Gráfico 2- Di*tribuição perc*ntual d* número d* e**resas entrevistadas, por *tividade </line>
<line> econômica em T*resin*, en*re 2020-2021. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaboração própria com base na pesquis* d* campo (202*). </line>
<line> 4.1.3 *emp* de fun*i*na*ento no *ercado </line>
<line> O Gráfico 3 apres*nta *nfor**ções relac*onad*s ao *emp* de funcioname*to das </line>
<line> empresas ent*e*istadas. Com isso, observa-se *ue a maior pa*te já atu* n* *ercad* há ma*s </line>
</par>
<par>
<line> de dois anos, ou sej*, 61,62% **resenta*** </line>
<line> entre 3 e 5 an*s </line>
<line> de *uncionamen*o e 20,37% </line>
</par>
<par>
<line> estão há mai* de 5 anos; sendo os menores *ercentuais observ*d*s para aquelas empresas </line>
</par>
<par>
<line> e*tre seis meses e * (um) an* de f*nciona*ento, ou seja, 10,1*% estão entre e 3 anos, 1 </line>
<line> 6,01% es**o *n*r* 6 meses e 1 an* e 1,83% ***ão co* menos de * meses d* funci*name*to. </line>
<line> Fi*a *vid*nte *ue, entre os entrevistados, há predo**nância das empresas com </line>
<line> R**. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, nov. 2024 www4.fsanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveira, E. S. Lima </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> funci*namento ent*e 3 e 5 *nos. As *mp**sas com *unciona*ent* ent*e 3 e 5 anos e*tã* </line>
<line> distribuídas **r zona, da seguin*e maneira: a zona sudeste com 15,14% *as empres*s, zona </line>
<line> norte com 13,58%, zo*a sul *o* **,49%, centro com 10,97% e *ona lest* com 10,44%. *á </line>
<line> as empre*as *om menos *e 6 me*es de funcionam*nto estão presentes nas *onas d* Teresi*a </line>
<line> d* se*uinte *orma: *ona su* com 0,78%, zona lest* e centro co* 0,*2% das empresas. Os </line>
<line> pr**cipais segmentos de atuação das empr**as c*m tempo de f*nc**namento entr* 3 e 5 ano* </line>
</par>
<par>
<line> *ão: </line>
<line> vestuário com 30,08%, comé*c** de varied*des com 12,*1% e comérci* d* produtos </line>
</par>
<par>
<line> alimentícios com 8,05%. </line>
<line> Gráfic* 3- Distribuição percentu*l das *icro e pe***nas e*presas por tempo de </line>
<line> funciona*ento n* cidade de Teresina, entre 2020-2021. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: elaboração própr*a com bas* *a pesquisa de campo (2*22). </line>
<line> 4.1.4 Quan*id*de de funcionários </line>
<line> O Gráfico 4 mostra i*f**mações s*bre o nú*e** de f*ncionário* das e*presas </line>
<line> entrevistadas. Obser*ou-se que *0,9*% *as *mpres*s possuem entre 4 e 6 funcioná*ios, </line>
</par>
<par>
<line> 27,15% en**e </line>
<line> 6 * 8 funcio*ários, 16,19% ent*e 1 e 3 f*nc*onários, 4,*0% *ais de 8 </line>
</par>
<par>
<line> fu*c*o*ários e </line>
<line> 1 ,0 4 % </line>
<line> *eclararam não terem ne**um f*ncionário. Diante das in*or*ações, </line>
</par>
<par>
<line> pode-** d*sta**r *ue a m*ior*a dos r*s*ondentes possue entre * 6 funcioná*ios * q*e e </line>
<line> apenas *ma pe*uena parcel* não possu* funcionári*. As *mpresas que possuem entre 4 * 6 </line>
</par>
<par>
<line> funcio**rios estão dis*r*buídas por </line>
<line> z ona </line>
<line> da segu*nte mane**a: zona sudeste c*m 24,10%, </line>
</par>
<par>
<line> zona sul com 21,03%, zona </line>
<line> norte e *entro com *8,46%, zo** leste co* 17,95%. O </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e**sina, v. 21, n.11, art. 5, *. 87-10*, nov. *024 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.*r/*evista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Qualidade d* Infor**ç*o Contábil: A Persistência e a Suavização dos Lucros *o Brasil </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> *atu*amento anual de *0,*1% da* *mp*e*as que *ossuem entre 4 e 6 funcioná*ios é igual ou </line>
<line> inferior a 81.000,0* reais. </line>
<line> *ráfico 4- D*s**i*ui*ã* p*rcentual das micro e peq**nas *mpres*s, por qua*tidade de </line>
<line> f*ncioná*ios, na *idade Teresin*, entre 2020-2021. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ela*oração p*ópria, *om base na pesquis* de campo (2022). </line>
<line> *.1.5 Fat*r*mento *nua* </line>
<line> **anto ao fatura*ento anual d*s micro e pe*uenas empresas, a pes*uisa de c*mpo </line>
</par>
<par>
<line> reve*ou que 75,72% obtêm u* faturamento </line>
<line> anual igua* ou i*ferior a 81.00*,00 re*is e </line>
</par>
<par>
<line> apena* 15,*4% p*ss*em um faturamento anual ent*e 81.000 * 360.000 rea*s. Diante *as </line>
<line> informaç*es, é possíve* perceber que as empres*s com um maior fa*uram*nto anual </line>
</par>
<par>
<line> a*resentaram b*ixa re*rese*tatividad* *a amos*ra </line>
<line> pesquis*da. É notá*el **e algum*s </line>
</par>
<par>
<line> empres*s não conh*cem com precisã* * seu faturamento anu**, apontando que ainda falta </line>
<line> organ*zaçã* financ*ira com r*lação a* fa**ramen*o, conforme in*o*ma*õe* *o Gráfico 5. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 21, n. *1, art. 5, p. 8*-108, nov. 20*4 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveira, E. S. Lima </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Gr*fico 5- Di**ribuição percent*al *as micro e p*quenas, p*r fatur*ment* anual, na </line>
<line> cidade *ere**na, en*re 2*20-*021. </line>
</par>
<par>
<line> F**te: elaboração própri*, *om base na pesquisa de c*mpo (2022). </line>
<line> A *esqu**a rev*la que a **ior *arte das empresas entrevi**adas são microem*res*s </line>
<line> e q*e ap*nas 0,26% são empresas de pequeno port*, com base na **gislação es*ecífi** (Le* </line>
</par>
<par>
<line> 12*/ **06) e na s ua </line>
<line> a*ter*ção (Lei 155/2016), con*e*ida como a Lei Geral d** Mic*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pe**enas E*presas, *e*do as microempresas dividi**s em *ois segmentos: possuem até </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> colabo**do*es, *ujo se*or de *t*aç** o comérci* e a *res*ação d* se*viços, e ap*e*entam * </line>
<line> fatu*amento anual b**to de até R$*60.000,00; e a* microempr*sas que possu*m até 19 </line>
</par>
<par>
<line> *olaboradores, *ue </line>
<line> *tua* no setor </line>
<line> da indústria e *om faturame**o também de até </line>
</par>
<par>
<line> *$**0.000,00. Já as Empres*s de pequ*no porte são di**didas em e*p*e*a* que dis*õ*m de </line>
</par>
<par>
<line> 10 4* c*labor*dore* no ramo de comérci* e se**iço, co* faturamento * </line>
<line> anual </line>
<line> bruto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R$360.000,00 a R$4.8*0.000,00 ou aquelas empre*as *o segmento industri*l que </line>
<line> pos**em </line>
</par>
<par>
<line> en**e 20 a 99 colab*radores, c*jo f*turame*to anual brut* est* situ**o *ntre R$36*0.00*,00 </line>
<line> a 4.*00.000,00 (SANTO*, 2012). </line>
<line> 4.1.6 Canal de vendas on-li*e </line>
</par>
<par>
<line> Em *elaç*o a loja* on-line, o Gráfic* 6 mostra </line>
<line> q*e 69,71% *os entrevi*tados </line>
</par>
<par>
<line> afir**m n*o *tili*ar esse ti*o *e ca*al na *enda de s*u* produ*os, e*quanto apenas 30,29% </line>
</par>
<par>
<line> pos*uem esse *anal para vendas. Es*e aspecto * i*portante para mo**rar *ue a* </line>
<line> empresas </line>
</par>
<par>
<line> a*nda *êm que *xplorar o comérc*o eletrônico, que vem crescendo * cada ano. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n.11, art. 5, p. 87-108, nov. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qua*idade da Info*ma*ão Contábil: A Persi*tênci* e a Suavização dos Lucr** no Br*sil </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico *- Distribuição *e*centua* das micro e pequen*s co* loja on-line, na cid*de </line>
<line> Tere*ina, entre 2020-2021. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaboraç*o própria, com ***e na pesqu*sa d* campo (2022). </line>
<line> 4.* Impactos da pandemi* d* *OVID-19 *obre a* *icro e pe*uenas emp*esas ** </line>
<line> cid*de de Tere*in* *o período 2020-2021 </line>
<line> 4.2.* Muda*ça no faturamento anu*l </line>
<line> Com as r*striçõ*s im*ostas pelas medidas **ni*árias para controlar a disseminação </line>
<line> do novo coronavírus e reduz*r o número de pe*soas infectadas e/ou mo*tas pela CO*ID-19, </line>
<line> a pesquisa *eve*ou *ue 78,59% das e*presas pesquisadas afirmaram que seu faturam*nto </line>
<line> anual diminuiu no período 2020-**21, enquanto 10,**% tiv**am *umento *o faturamento </line>
</par>
<par>
<line> an*al </line>
<line> *u per**ne*eram com o m*smo fatu**ment*. Com *s*o, * pos*ív*l perc*be* q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pan*emia afetou, em maior e/ou menor gra*, o faturamen*o anual *a maior part* das </line>
<line> empre*as entrevistadas. As empresa* qu* tiveram seu fa*ura*ent* a*ua* *eduzido *st*o </line>
<line> distrib*ídas po* zona da s*guinte manei*a: zona su*este com *2,*2% do total de e*presas </line>
</par>
<par>
<line> entrevi*tadas, </line>
<line> **na norte co* 21,26%, ce*tro com 19,60%, </line>
<line> zona sul com 18,*7% * z*na </line>
</par>
<par>
<line> lest* com 17,94%. A* empresas do segmen** de *estuá*io, *a*iedades e produt*s </line>
<line> a*iment**ios f*ra* as mais *fetadas qua*to à **eda do faturament* anual. Quando *nali*ado </line>
<line> * *orte das emp*esas que *f*rm*ram ter a*re*e*tado re*ução do f*turame*to a*ual dur*nte a </line>
<line> pandemia, com 70,40% do total de *mpr*sas que tiv*ram r*du*ã*, as micr*e*pr*sas f*ram </line>
</par>
<par>
<line> as *ais afetadas. A pesquisa mostrou que 65,54% das empresas afirm*r*m esta* </line>
<line> em uma </line>
</par>
<par>
<line> si*uação boa an*es da pan*emia, 20,63% em uma situação razo**el e 0,26% *as empr*sas </line>
<line> disser** *s*ar em um* situação ru*m e/ou p*ssima. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 21, n. 11, art. 5, p. 87-108, nov. *024 www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Olive*ra, E. S. Lima </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 7- Distribuição perce*tual *os e*ei*os da pandemia da COVID-19 sobre o </line>
<line> faturame*to anual **s m*cro e pequenas em*resas *a cidade Te*esina, *n*re 2020- </line>
<line> 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: e*abor*ção próp*ia, co* bas* na pesquisa de **mpo (*02*). </line>
<line> 4.2.2 *emiss*o de f*nc*oná*ios </line>
<line> S*bre a demissão de func**nários durante a pand*mia da *OVID-*9, o Gráfico * </line>
<line> *ostra qu* 39,4*% d** empr*sas entre*i*t**as tiv*ram q** dem*tir *uncionários e 60,*7% </line>
<line> afirmar*m que nã* h*uve dem*ssã* nesse me*m* período. </line>
<line> No c**o das empr*s*s q*e de*itiram funcionários, 27,68% af*r*am *er *emiti*o </line>
<line> entre 1 * 3 fu*cionários, enqua*to 9,66% de*itiram e*tre 3 e 5 funci*nári*s. M*strando </line>
<line> que, mesm* com as medidas de i**ent*vo do governo, não foi possív*l e**tar o* efeitos da </line>
<line> pandemia sobr* o nú**ro de colaborador*s. Os empresários *firmaram que t*veram de </line>
<line> as*umir d*vidas **ra conseg*ir manter os fun*ion*rios, algu*s as**mir** a responsabilida*e </line>
<line> para e*ita* a burocr*cia de *u*car os i****tivos do gover*o, com iss*, assu*i*am o ris** de </line>
<line> sof*er as con*equências. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.11, art. 5, p. 8*-108, nov. *024 </line>
<line> *ww*.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Q*a*idade da Informação Contábil: A Persistência e a Suavização dos Lucros *o Bra*i* </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfi** 8- *istribu*çã* pe*c*n*ual dos efe*tos da pandemia da COVID-19 sobre a </line>
<line> demissão de fun*ionári*s *as micro e pequenas empr*sas da cidade *ere**n*, entre </line>
<line> 2020-*021. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: elabora**o pró*r*a, com base na pesq**s* d* camp* (2022). </line>
<line> 4.2.3 Percepçã* das co*sequências n*gat*vas da pa*demia e *stratégia* adotad*s para </line>
<line> su*eração da crise </line>
<line> Quando os entr*vist*dos foram ind*g**os sob*e as consequênci*s negativas </line>
<line> a*vindas com a pandemia da C*VID-*9 sobre os seus em*ree*di*entos, 91,*2% </line>
</par>
<par>
<line> consideraram *er sido af*ta*os n*gativame*te, *on*orme o Gráfico </line>
<line> 9; partic*lar*ente </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o * redução no faturamento do *mpreend*me*to, na *e*issão </line>
<line> de funcio*ários </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> di*iculdades em c*nseg*irem pagar todas as d*spesas mensai*. Em consequê*cia dis*o, </line>
<line> foram necessár*as adoç*es de *edidas d* ge*tão i*ovadoras e no*** escolhas de *roces*os, </line>
<line> cita*do, como exe*plo, a ampliação da ár*a de a*uaçã* *a empresa * sua i*serção no meio </line>
</par>
<par>
<line> virtual, a*ém d* criação d* p*ogram*s de *i*el*dade p*ra o cliente, </line>
<line> a mel*o*ia no </line>
</par>
<par>
<line> atendimento, * revis*o </line>
<line> da estratégia de preço, *ria*ão de prom*ções a *ntrega *e </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produt*s ao clien*e feita de *orma gratuit*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, a*t. 5, p. 87-10*, no*. 2024 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. C. Oliveira, E. S. Lima </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 9- Distribuição *ercentual das consequênc*as negativas da pandemia * das </line>
<line> estratégias adotada* para superaçã* d* crise nas mi*r* * pequenas empresas da *idade </line>
<line> Te*esina, entre 2020-*0*1. </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: elabor*ção *rópria, c*m base na pesquisa d* campo (2022). </line>
<line> 4.2.* Es*rat**ias *d*t*d** *ara evitar a d**issão *e *uncionários </line>
<line> E* relaçã* às me*idas adota*a* pa** e*itar a dem*ssão dos f*n*i*nári*s dur*nt* a </line>
<line> pand*mia, a ma*s ado**da f*i a redução do salá**o *om * *omplemento *e s*gur*- </line>
<line> *es**prego com 32,64%, e* seguida, a sus*e*sã* do co*tr*to d* trabalho com 13,*2%, a </line>
<line> di*inuiç*o *a *or*ada de traba*ho com redução de salários re*res*ntou 12,01%. Enqu*nto </line>
</par>
<par>
<line> 2*,63% das empresas afirmaram </line>
<line> não te* adota*o nenhum* me*ida em relação aos </line>
</par>
<par>
<line> func*on*rios durante pandem*a. Das empresa* que adotaram alguma me*ida em r*l*ção a </line>
<line> aos funcionári*s para supera* a *rise *nstalada pela *andemi*, *0,60% p*rt*ncem ao </line>
<line> se*me*to de *e*tuá*io, *eguida pelo seg*e*to ** varieda**s co* *2,46%, setor de pr*dutos </line>
</par>
<par>
<line> al*me**ícios c*m 7,12% e *9,82% </line>
<line> de *utros segmentos. Como forma de conter a crise, </line>
</par>
<par>
<line> 24,54% das empres*s a*ota*** estra*égias, como lançar o* c**erci*l*z*r novos *rod*tos ou </line>
<line> se*viços e 11,35% lançaram ou p*s*a*am * comercial*zar novos produtos ou **rvi*o*, </line>
<line> alte*aram * método *e entr*ga de produtos ou serviços * a *udança *ara s*rviços on-l*ne. </line>
<line> 5 *ONS*DER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> C*m o *ntu*to de conh*cer os i*pa*tos da pandemi* da COVID-19 nas m*cro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pequena* *mpresas da ci*ade de Teresina-Piauí, entre 2020 e 2021, foi possível **nstatar a </line>
</par>
<par>
<line> ocorrência de efe*tos n*ga*ivos </line>
<line> e pos*tivos dessa cri*e sobre os em*reendimento* de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.11, ar*. 5, p. 87-108, *ov. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade ** Informaç*o Co**ábil: A Pers**tência e a Suavizaç*o dos Lucros *o Bra*il </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> pequ*no porte, tant* n* a*pec*o ec*nômico-financ*iro, so*ial, de logí*tica e na form* de </line>
<line> gere*ciamento do neg*cio. </line>
<line> As **idências dos impactos neg**iv*s revel*da* nesta *esquisa consistiram *as </line>
</par>
<par>
<line> dificuldades de muit*s em*resa* entrev*stadas </line>
<line> não conseguirem r*ab*s*e*er seus </line>
<line> estoques, </line>
</par>
<par>
<line> poi s </line>
<line> os fornecedor*s tam*é* foram af*tado* com a pandemia; com a r*dução d*s vendas, </line>
</par>
<par>
<line> foi necessár*o *ai**r os preç*s dos produto* </line>
<line> para que pudesse* *enovar o estoque e </line>
<line> **r*ir </line>
</par>
<par>
<line> mais clientes; além disso, muitas rev*laram sent*rem dificulda*es em contornar * au*ência </line>
<line> dos f*ncionár*os que *oram con*a**nad*s com a doença, pois *omo *s funcionários </line>
<line> **esentes não conseguiam at*nde* ** clien*e* de forma eficiente, *razen*o como </line>
<line> *onsequência impacto na redução das vendas; além disso, os trabalhadore* *ambém foram </line>
<line> impac*a*os, pois com * redução do núme*o d* tra*sp*rte coletiv* nas ruas, e*es tivera* </line>
</par>
<par>
<line> dificulda*es de *hegar </line>
<line> ao trabal*o, afetando, assim, seu horário de trabalho. Pa*a t*nta* </line>
</par>
<par>
<line> solucionar a ques*ão d* *esl*camento até o t*abal*o, eles optavam p*r tran*porte particular. </line>
</par>
<par>
<line> Por ou**o lad*, algun* empresár*os </line>
<line> af*rmaram *er percebido impactos p**itivo*, </line>
</par>
<par>
<line> como a inserção no me*o virtu*l, sen*o possí*el compensar a queda nas vendas pr*senciais; </line>
</par>
<par>
<line> a capacidade *a em*resa *e reinvent*r para *e destacar no mercado; * atenção voltada </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pró***o, em que eles presenciaram situações *elicadas por c*usa da doen*a COV*D-19. De </line>
</par>
<par>
<line> certa forma, o* entrevi*tados </line>
<line> afir*a*am a *xist*ncia de muitos des*fi*s para *e manterem </line>
</par>
<par>
<line> com o empre*ndimen*o em fu*ci*namen*o durante a pand*m*a. </line>
<line> Como *ugestão *ara tr*balhos futuro*, seria im**rta*te a continuidade de e*tudos </line>
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<line> sobre o imp*cto </line>
<line> da pan**mia d* COVID-1*, *ão </line>
<line> a*ena* nas micro e **quenas </line>
<line> *mpresas, </line>
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<line> **s </line>
<line> na so*iedad* *omo um tod*, expandindo á*ea de estu*o, vis** a </line>
<line> que os refl*x*s *a </line>
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<line> pan*emi* são de longo prazo. É *mportante ficar a*ento ao período *ós-pandemia, em que a </line>
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<line> *) conc**ção e *lan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) an**ise e interpretação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abo*ação d* ras*u*ho *u na revisão *rítica do c*nteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) pa*ticipação na aprovaç*o da *ersão final do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
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