PIESC - Programa de Integração Escola-Comunidade: Uma Experiência no Curso de Graduação / PIESC- School-Community Integration Program: An Experience in the Undergraduate Course
Abstract
Com o objetivo de promover a integração aluno e comunidade, o PIESC compõe o projeto pedagógico da Uningá, no intuito também de estimular a formação de competências e habilidades em ambientes de prática multiprofissional, desenvolver as dimensões éticas, humanas e políticas, tanto de educação ambiental como das relações étnico-raciais, desenvolver valores e atitudes orientados para a cidadania, os conteúdos fazem parte dos temas transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. Dessa forma, este artigo abordará três temas: “Atividades Lúdicas no Desenvolvimento das Potencialidades Humanas, as Questões Ambientais e Resíduos Sólidos e a Ação Social, Educação e Cidadania”, relatando a experiência do PIESC em ações com a comunidade.
Palavras-chave: Piesc. Integração. Aluno. Comunidade. Projeto Pedagógico.
ABSTRACT
Intending to promote student and community integration, PIESC forms part of Uningá's pedagogical project, to also stimulate the formation of skills and abilities in multi-professional practice environments, develop the ethical, human, and political dimensions, both environmental education and ethnic-racial relations, developing values and attitudes oriented towards citizenship, the contents are part of cross-cutting themes such as ethics, environment, cultural plurality, health, sexual orientation, work, and consumption. Therefore, this article will address three themes: “Playful Activities in the Development of Human Potential, Environmental Issues and Solid Waste and Social Action, Education and Citizenship”, reporting PIESC's experience in actions with the community.
Keywords: Piesc. Integration. Student. Community. Pedagogical Project.
References
ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. Petrópolis, RJ: Vozes,1972.
ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social. São Paulo: Saraiva, 2003.
BESEN G. R.; BORBA, M. P. Coordenação de Mariana Valente e Philippe Thibault. Coletas Seletivas em Movimento. Brasília: WWF, 2015.
BORBA, Ângela M. A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
BORBA, Ângela M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientação para inclusão de criança de 6 anos. Brasília, 2007. Disponível em:. Acesso em 03 de Maio de 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes de apoio à gestão educacional. Lei nº 12.801 de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. Brasília: MEC.
______, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. GESTÃO DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SUAS: Uma contribuição Necessária. Brasília, DF: MDS: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social. Orientações Técnicas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Brasília, 2009.
_______, Lei nº 8.742. Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Brasília: DF, 7 de dezembro de 1993.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO/Edições ASA.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
LAMEU, P.H.M.; LIMA, M.S.; AMORIM, C.D.; SANTOS, K.D.L.; SILVA, L. Educação Ambiental através de uma oficina de produção de mudas em materiais reutilizados. Anais do Congresso Nacional de Educação, 6., 2019, Fortaleza.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Educação e ludicidade. GEPEL/ FACEB/UFBA, 2002. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso em: 30 abril 2022.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. (Papirus Educação).
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
SANTOS, Priscila Loureiro dos. (2005). A construção do cidadão: uma responsabilidade social um novo olhar psicopedagógico em prol de uma educação democrática. Monografia, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Acesso em 12 de mar. 2024 http://www.avm.edu.br/monopdf/6/PRISCILA%20LOUREIRO%20DOS%20SANTOS.pdf
SOARES, L.G.C.; SALGUEIRO, A.A.; GAZINEU, M.H.P. Educação Ambiental aplicada aos resíduos sólidos na cidade de Olinda, Pernambuco – um estudo de caso. Revista Ciências & Tecnologia, Pernambuco, ano 1, n. 1, p. 1-9, 1 jul. 2007.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.21.2.10
Refbacks
- There are currently no refbacks.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)