<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 10, p. 184-206, *b*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.4.10 </line>
</par>
<par>
<line> *ma Análise da Autopercepção e Au*o-*bjetific*çã* Femin**a no Instagram </line>
<line> ** Analysis of *omen\s Self-P*rcep*i*n and Self-*bjectificat**n on I*stagram </line>
<line> E*any *omes P*r*ira </line>
<line> Gra*uanda em Psicologia *el* Christus Facul***e do Piauí - *hrisfapi </line>
<line> E-mail: *lanygo34@*mail.com </line>
<line> Nat*lia Brandão de Mo*ai* </line>
<line> Graduanda em Ps*cologia p*la *hristus **culdad* do *iauí - Chrisf*p* </line>
<line> *-mail: nat*liabrandao125@g*a*l.com </line>
<line> Igná*io Mendes de *erqueira Neto </line>
<line> Gra*uan*o em Psicolog*a pe*a C*rist*s Faculda*e d* P*auí - Chris*api </line>
<line> *-mail: ignetoxx*@gmail.com </line>
<line> Ágatha Aila Amábili d* Meneses Gomes </line>
<line> D*u*o*a *m P*icol*gia **la Universidade *e *orta*eza </line>
<line> Docent* da Chris**s *aculdade do Piauí - Chris*api </line>
<line> E-m*i*: agathaai**@g*ail.*om </line>
<line> . </line>
<line> Natal*a Fernande* *eixeira *lves </line>
<line> Do*tora em Ps*colo*ia pela Un*versida*e de Fo*taleza </line>
<line> Pó*-*outorand* em Psicologia *ela *n*versidade de Fortal*z* </line>
<line> E-mail: n*taliaf**_@hotma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Elany G*mes Pe**ira </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> *erley </line>
<line> de </line>
<line> *lencar </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> Acelino </line>
<line> Rezen*e, </line>
<line> 132, </line>
<line> C*n*ro, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 642*0-000, </line>
<line> Rodr*gue* </line>
</par>
<par>
<line> P*rip*ri/PI, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Natália Brand*o de Morai* </line>
<line> Art*g* receb*do em 13/03/2025. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> *ce**no </line>
<line> Reze*de, </line>
<line> 132, </line>
<line> *entro, </line>
<line> *E*: </line>
<line> 6426*-000, </line>
<line> recebida em 25/*3/20*5. Aprovado em 26/*3/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Piripiri/P*, B**si*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> *gnácio Mend*s de *erqueira Ne*o </line>
<line> Avaliado *elo sistema Triple Review: De*k R*vi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> Acelino </line>
<line> Rezende, </line>
<line> 132, </line>
<line> Ce*tro, </line>
<line> CE*: </line>
<line> 642*0-000, </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *evi*w </line>
</par>
<par>
<line> Piripir*/PI, Brasil. </line>
<line> (avaliação cega por d*is avalia**res da área). </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Ágatha Ai*a **áb*li de Men**es G*me* </line>
</par>
<par>
<line> R** </line>
<line> Acelino </line>
<line> R*zende, </line>
<line> *32, </line>
<line> Centr*, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 64260-00*, </line>
<line> R*visão: G*amatical, Normativa e de F*r*a*ação </line>
</par>
<par>
<line> Piripi*i/PI, Brasil. </line>
<line> Ende*e**: N*t**ia Fernandes *eixeira Alves </line>
<line> Av. W*sh*ngto* Soares, 1*21 - Edson Q*eiroz, F*rtaleza - </line>
<line> CE, 60811-905, Brasil. </line>
<line> . </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Anális* *a Autopercepçã* e Auto-Objetificação Fem*n*na no Ins*agram </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> *E*U*O </line>
</par>
<par>
<line> A auto-objetificação config*ra-se com* u*a ramificação da obj*tifica*ã* e sexualização dos </line>
<line> corpo* fem*ninos, enra*za*os devido à* imposiçõe* sociai*. D*an** dis*o, * p**sente p*squ*s* </line>
</par>
<par>
<line> *eve *omo *b*etiv* inve*tigar a </line>
<line> aut*p**cepção * compo*tament** d* auto-objet*ficação </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, a par*ir dos ideais de beleza presentes n*s redes sociais digitais, em </line>
<line> *specífico </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> instagram. Para tanto, *rata-s* </line>
<line> de uma pesquisa de cam*o de abord*gem *ualit*t*va, em *ue </line>
</par>
<par>
<line> foram entrevistada* *0 mu*heres. Os da*os foram anal*sados por meio da análise de conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> d* *ardin, em que emerg*ram três categorias: *utope*cepção corporal d*s mulheres; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> autopercepção fe*inina e *ua r*lação com as redes soci*is digi*ais; e a rela*ão da </line>
<line> auto- </line>
</par>
<par>
<line> o*jeti*icaç*o com a *dealização de um padrã* de beleza. Os result*do* indicaram as*ectos </line>
<line> importantes r*lacionados * autopercepçã* corporal, à com*aração com padrões **téticos </line>
</par>
<par>
<line> inal*ançáveis e à i*fluência das redes so*i*is </line>
<line> dig*t*is, especialmente atr*vés de inf*uencers </line>
</par>
<par>
<line> digitais, *erm*t**do compreender *lguns *spectos </line>
<line> q*e influ*nciam na construção da </line>
</par>
<par>
<line> *ub*e*ivi*ade femin*na e em como isso p*de *evar *ulher ter co*po*tame*tos auto- </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> o*jetificantes. </line>
</par>
<par>
<line> P**avras-ch**e: Mulheres. Aut*p*rcepção. Au*o-Ob*et**icação. Instagra*. R*des Sociais. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Sel*-objectific*tion appears *s a </line>
<line> branc* of the obje*ti*ica*ion </line>
<line> an* sexualizati*n of fe*ale </line>
</par>
<par>
<line> bodies, rooted d*e to s*ci*l im*ositions. Gi*en this, *he pr*s*nt research *i*ed *o *nves*igate </line>
<line> sel*-percepti*n and be*avior of s*lf-objetification in w*men, consid*ring the *eauty ideals </line>
<line> spread on **gital socia* network*. To this end, this is field research wi*h a qualita*ive </line>
</par>
<par>
<line> ap**oa*h, in which 10 wo*en </line>
<line> were ***ervie*ed. The da*a were analyzed us*ng Ba*d*n's </line>
</par>
<par>
<line> cont*n* an*lys*s, in w*i*h three categories emerged: wome*'s body self-per**ption; women\s </line>
<line> sel*-perception *nd i*s rela**o*ship with d*gital soc*al networks; and *he *elationship between </line>
<line> self-*bje*tifica*ion and the i*ealizatio* *f a beau*y standa*d. The r*sults indicated important </line>
<line> asp*cts re**ted to body s*lf-per*e***o*, c*mpar*s*n with *nattainabl* aes*he**c standard* and </line>
<line> the influence of digital so*ia* ne*works, especially through di*ital influe*cers, allowing us to </line>
</par>
<par>
<line> un*e*st*nd s*me aspects </line>
<line> *ha* inf*u**ce the constru*t*on of female subject*vity and how this </line>
</par>
<par>
<line> lea*s w*m*n to beh*ve s*lf object**yi*g. </line>
<line> *eywords: Wo*e*. Self Perception. S*lf O*****ificat*on. Instagram. Social Me*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 10, p. 184-**6, abr. 2025 </line>
<line> w**4.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Pe*e**a, N. B. Mo*a*s, I. M. Cer**eira Neto, A. *. A. M. Gomes, N. F. T. Alves </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> *ed*s *oci*is digitais corre*pondem à m*croe*trutura tec**lógica que i*tegra um </line>
</par>
<par>
<line> con*unto de ato*es s*ci*i* ou *nstituições, po**i*ilitando comp*r**lhamen*o de </line>
<line> i*for*ações, </line>
</par>
<par>
<line> b*m com* * </line>
<line> i*teração e e**ansão **s laços sociais (VERM*LHO et a*., 20*4). Tais red*s </line>
</par>
<par>
<line> trazem benefí*ios e mudan*as na forma d* </line>
<line> v*da *a hu*anidade, *mpac*ando na cultu**, </line>
</par>
<par>
<line> c**portam*nto e autopercepç*o dos i*div*duos (LOPES *t al., 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> *es** cont*xto, é possível identi*ica* problemática* c*mo a *orma**o de ideais </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> apar**cia f**ica (SILV*, </line>
<line> 2*23), *u*, embora já estivesse* presentes socia**e*te, se </line>
</par>
<par>
<line> *an*fes*am *e maneira ma*s i*te*sa atu*lme***, </line>
<line> em decor*ência </line>
<line> da ve*oci*ade das </line>
</par>
<par>
<line> informações, dos algoritmos e dos updat*s car*cterísticos do meio digital. *o que se refere à </line>
<line> autop*rcepção, observa-se qu* as mulhe*es são mais afetad*s p**a press*o *ocial *m relaç*o a </line>
<line> sua ap*rê*c*a *ísic* em compa*açã* a*s hom*ns (CORREIA, 2022). </line>
<line> E*sa pressão soc*al co**truí** d*ant* *a aparê*c*a femin*na não é algo rece*te. *e </line>
<line> an*es *s pro*ag*ndas de televisão, revistas femi*ina*, *i*ema e outras míd*a* visuais </line>
</par>
<par>
<line> a**davam a difundir * "ideal de bel*za", no contexto a**al, as re*es *o*iais </line>
<line> *igitai* </line>
</par>
<par>
<line> in*e*sifica* essa difusão de ma*eira ai**a mais r**orre*te. Isso oco*r* porque o *ontato dos </line>
<line> *ndivíduo* co* essas red*s tornou-*e mai* f*c*l e rápid* com o avanç* da te*nologia. </line>
<line> Os padrões de beleza a*plamente co*pa*til*ado* digitalm*nte pr*move* ideais </line>
<line> estéticos que levam as mulh*r*s a uma busca i*cessante por ace*tação **cial. *o entanto, </line>
</par>
<par>
<line> esses *adr*es são **equentemente irr*ais, *s dific**dades em alc*nçá-los pod*m gerar e </line>
</par>
<par>
<line> insat*s*ação corpor*l. Es*a **satisfa*ão é intensificad* pelo compo*tame*to *ons*ante </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> expos*ção **s re*es sociais, que f*menta c*mpar*ções c*m **tros corpos considerados ideais, </line>
<line> levando à *nsistênc*a na tent*tiva *e atingir *a*s pa*rões (SILV*, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> Es*a p*dron**açã* </line>
<line> da </line>
<line> beleza é f*ment*da **r ques*õ*s históri*o-c*lturais, que têm </line>
</par>
<par>
<line> como base o sexismo. Glick e Fis** (1*96, 2018) co*p*eend*m o sexismo como uma *orma </line>
</par>
<par>
<line> de preco*ceit*, q*e re**e*enta </line>
<line> a </line>
<line> base para **ns*rução de e**e*eó*i*os de gên*ro e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*nut*nção *e papéis *radic*onais atribuídos às m*lheres na soci*dade. Ess*s estereótip*s de </line>
</par>
<par>
<line> gêner* organiz*m-se com </line>
<line> **se em questões v*ncu*adas à pers*nalidade e a </line>
<line> comp*rtamentos </line>
</par>
<par>
<line> d*tos co** característicos do </line>
<line> grupo </line>
<line> de mulheres, os quais podem se* *pres*nta*os e* </line>
</par>
<par>
<line> diferentes contextos, como o*upaci*nais, relacionais e físicos (SIX; ECKE*, </line>
<line> 199*). No *ue </line>
</par>
<par>
<line> d*z re*peito à a*arência física, d**taca*-** </line>
<line> os idea*s atribuídos * *sp*rados às mul*eres </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> esta*em sempre belas, *agras, bem-vesti*as e dentro *os pa*rões vigentes *e beleza. </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 2*, n. 4, art. 10, p. 1*4-206, abr. 2025 ww*4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise *a Autop*rc**çã* e Auto-O*je*ificação Fem*nin* no Instagram </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> Es** sistema é corrobora*o c*m a indústria capitalis*a, </line>
<line> que </line>
<line> c*ntribui *ar* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção d* id*ias sexistas, uma vez que, ao produ*ir uma *mag*m *o "bel*" * </line>
<line> "ideal", </line>
</par>
<par>
<line> *e*a-s* lucrativid**e para as grandes </line>
<line> indú*tr*as de moda, </line>
<line> cosméticos * o*tros dispositivos. </line>
</par>
<par>
<line> Es** s*s*ema suste**a-se a p*rtir de ideais *e c*nsumism* associado* à pre*issa de uma falsa </line>
<line> felicidade, mesmo sendo, em grande part*, ir*eali*ta (OLI*E*RA et al., 2*20). *cerca disso, </line>
<line> Bauma* (2008) di**orre que a unifor*i*ação d*s condutas so*iais está b*seada *as deman*as </line>
</par>
<par>
<line> do mercado. Isso *ai d* e*co*tro maneira * </line>
<line> c*mo as red*s sociais digitais au*iliam para </line>
</par>
<par>
<line> padronizar </line>
<line> o *de*l de *el*za, conside*ando </line>
<line> o atu*l </line>
<line> con*exto em que essas ferr*men*as </line>
</par>
<par>
<line> representam um i*po*tante mei* pa*a o ramo da publicidade e ve*da. </line>
<line> Nes*e contexto, as chamadas digitais in*luencers ou bl*g*ei*as, por exemplo, </line>
<line> co*tr*buem aind* ma*s para a aceler*ção d**s* *rocesso, servindo aos usuár*os como uma </line>
</par>
<par>
<line> "vitr*ne de loja", por meio do seu estilo *e v*da, </line>
<line> roupa*, marcas, dieta, corpo e tudo aquilo </line>
</par>
<par>
<line> *ue faça *om q*e eles d**eje* obter, in*l*sive, a a*ar*nci* física. Ass*m, a padr*n*za*ão d* </line>
<line> beleza, imbricad* nesse contexto *ercadológico, representa *m* luc*ativid*de p*ra o s*stema </line>
<line> ca*italist*. </line>
</par>
<par>
<line> D*sse modo, o corpo da mulher passa a </line>
<line> *er *p*ese*tado como </line>
<line> objet*, gerando </line>
</par>
<par>
<line> desc*nf*r*o n* pop*laç** fe*inina, mas, *ind* assim, sendo </line>
<line> intern*lizado por elas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tenta**va de alca*çar um ideal co*cre** * </line>
<line> irreal, s*br*tudo o corpo magro e* oposiç*o ao </line>
</par>
<par>
<line> corpo g*rdo, *ons*de*ado rep*lsiv* (AMON, 2018). Assim se*do, com o </line>
<line> advento de re*es </line>
</par>
<par>
<line> soci*is dig*tais como instagram, f*cebook e tiktok, as mulheres e*contram u* espaço que </line>
<line> estimu*a a exposição *ísi*a de *eus *orpos, como **a tentativa de *entirem-se aceitas dent*o </line>
<line> dos padrõ** que * socieda*e espera de*as (*ARTINS *t al., 202*). </line>
<line> Nesse contexto, o Ins*agram surge com* uma re*e **ci*l co* maio* *otencial para </line>
</par>
<par>
<line> pe*cep**es negativas sobre si mesmo, </line>
<line> tendo em v*sta característic*s da própria </line>
<line> *lataforma, </line>
</par>
<par>
<line> *omo o foco na e*t*tica, cria*do um **bient* e* que a a*arência física se torna * p*i****al </line>
</par>
<par>
<line> cr*tério de validação *ocial; a </line>
<line> *pl*cação </line>
<line> de filtros </line>
<line> e e*ição *e *otos, </line>
<line> o que fomenta </line>
</par>
<par>
<line> compar*çõ*s e colab*ra **m es*e padrão irreal e inatin*ível; *, a*ém disso, possui um sis*ema </line>
<line> de *efor*o dessa imag*m *de**, por m*io d* curtidas, comentários e compartilham*ntos. *esse </line>
</par>
<par>
<line> modo, obs*rva-se </line>
<line> *ue o </line>
<line> instagram **nt*ibui para a con*trução e manute*ção de </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos de au*o-obj**ificação em mulheres. </line>
<line> A parti* d*sso, * objet*vo desta pesquisa é inve*tigar a au*opercepção e </line>
</par>
<par>
<line> compo**amentos de *uto-objetificação em mulheres, a </line>
<line> part*r dos ideais de beleza pres*ntes </line>
</par>
<par>
<line> nas redes sociais d*gitais, em específico o *nstag*am. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*n* **, v. 22, *. 4, ar*. 10, p. 184-2*6, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. G. Pereira, N. B. *or*is, I. M. Cerqueira Neto, A. A. *. M. G*mes, N. F. T. Alves </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCI** TEÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> *.* *b*etifi*a*ão e *uto-objetifi**ção femin*na </line>
</par>
<par>
<line> Ente*de-se po* ob*etificação a t*ansformação do sujeito *m obje*o, s*ndo comumente </line>
</par>
<par>
<line> at*elado a u*a *erspe*tiva sexual, faz*ndo com que essa pessoa se anule emoci*nalm*nte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *sicol*gic*mente </line>
<line> (CARDO*O, 2019). Co* is*o, é possível analisa* </line>
<line> na sociedade uma forte </line>
</par>
<par>
<line> pr*sen** da objetifi*açã* femi*in*, s*j* em m*d*as sociais, de *ntretenimen**, seja a*é me**o </line>
</par>
<par>
<line> no meio col*tivo, </line>
<line> como *m ambientes de t*abalho. *ara Ma*tins (2020), há uma ampla </line>
</par>
<par>
<line> objet*f**ação este*eotip*da do cor*o fem*n*no, o qual carrega consigo con*ei*** de beleza </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comporta*ento considerados a*e*uados à p*rspect*va mas*u**na. *endo ass*m, tal </line>
<line> ob*etificação n*o ape*** diminu* a mulher a uma figur* de objet* com apelo sexua*, mas </line>
<line> ta*b** a limita a um dete*minad* e*tereótipo esté*ico. </line>
<line> Seg*ndo a Teor*a da Objetificaçã*, elaborada por Fredrickson * Roberts (1997), em </line>
</par>
<par>
<line> um ambiente </line>
<line> *ultural objeti*icante, * indiví*uo a*vo da objetifi*ação *o*e intern*lizar um </line>
</par>
<par>
<line> observador e*t*rno, de m*do a t*r u*a perspectiva so*re o próprio corpo q*e leva *m </line>
<line> consid*ra*ão a atratividade do ou*ro. Essa t*oria *x*lora com* mulhe*es s*o frequentemente </line>
<line> redu*i*as * objetos s*xuai*, sendo *ubmetidas a um olhar obje*if*cador que en*a*iza s*a </line>
</par>
<par>
<line> aparê*ci* fís*ca em </line>
<line> detrimento de *uas característi*as individuai*, </line>
<line> habilidades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pe*sonalidade. Ao *n*ernalizar esse *lhar objeti*ica*or, a mulher </line>
<line> *assa * *ealizar avaliações </line>
</par>
<par>
<line> pess*ais basead*s prin**palm*nte na atrativ*dade física, es*uecendo suas qualidades interna*, </line>
<line> o que aumenta a v*lnerabilidade para distúrbios de imagem cor**ral. </line>
<line> * *bjetificação se confi*ur*, *ntão, *omo uma expressão sexista, uma vez que ela </line>
</par>
<par>
<line> reduz uma pessoa, principal*en*e *ulh*res, </line>
<line> a um nível d* o*jeto, </line>
<line> dest*can*o aspectos </line>
</par>
<par>
<line> meramente sexuais em d*trimento da sua humanidade. Is*o gera *m* v*são de infe*io*idade e </line>
<line> submissão e* relação à mu**er, o que c*n*ribui com a *esig**ldade de gênero. A </line>
<line> con*e*uência dessa erotização * coi*ificação do corpo feminin* refl*te no co*portam*nto da </line>
<line> mulher em relação à sua aparência e em como ela quer ser observad* socialmente, levan*o à </line>
<line> auto-*bj*tific*ç** (CO*REI*, 2022). </line>
<line> Na prática, a auto-objetifica*ão é m*nifestada *ela *ut*v*gilância e policiamento </line>
</par>
<par>
<line> fre*uen*e *a </line>
<line> a*arên**a c*rporal (FREDR*CKSO*; *OBERTS, *997; CALO*ER* et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2*11). Entretanto, </line>
<line> essa vig*l**cia não se trata d* nar*isismo </line>
<line> ou v*idade, mas de uma </line>
</par>
<par>
<line> estratég*a a*ap*ativa que permite às mu*heres </line>
<line> pre*erem e exer*erem algum controle sobre </line>
</par>
<par>
<line> como *erão *istas * tra*adas por outr** indivíd*os e* um contexto op*essivo de objet*ficação, </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 22, n. 4, **t. 10, p. 184-2*6, abr. 2025 www4.fsane*.com.b*/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um* An*lise da Autoperce*ção e Au**-Obje*ificaç** Feminina no Ins*ag*am </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> p*ssib*lit*ndo *lguma for*a de *gência (CALOGE*O et *l., 2011; FREDRIC*SO*; </line>
</par>
<par>
<line> ROBERTS, 1997; FR*DRICKSON *t al., 1998). A aut*-o*jetificação </line>
<line> é, *esse modo, </line>
</par>
<par>
<line> consider*da uma *orma de control* social, em que as mulh**es apre*dem a ** restringi* físi*a </line>
<line> e s*cialm*nte, invest*ndo *uas *orças e recursos na c*i*ção *e um* *parê*ci* sex*almente </line>
<line> at*aen*e em an**cipaç*o ao olhar av*liati*o sex*a**ente do outro (CAL***RO et *l., 2011). </line>
<line> Ass**, instituiu-*e pelos meios de com*nicaç*o u* p*drão es*é**co pratic*mente </line>
<line> ina*cançável, m*rcado por excesso de exigênc*as e ca*acteríst**as con*ra*itórias, como um </line>
<line> mod*lo a s*r seg*ido. Esse padr*o d*manda que o corpo f*minino, para ser co**iderado belo, </line>
<line> seja m*gro, curv*líneo, *om bumbum *erfeito, seios a*antajados, barr**a lisa, pernas l*ngas, </line>
</par>
<par>
<line> *n**e ou*r*s **igê*cia* (**RGER, 2006; HIRATA, *009), </line>
<line> ao mesmo tempo em que **loca </line>
</par>
<par>
<line> uma pessoa *ora desses pa*rões como *berraç*o e algo repu*sivo (LEVINE; HARRISON, </line>
<line> 200*). Esse fato con**ibui para que as mulher*s expostas a essas condiç*es s**am víti*as de </line>
</par>
<par>
<line> uma insatisfaç*o constante em relação </line>
<line> a* próprio corpo e * sen*imento* de inadequação </line>
</par>
<par>
<line> (*R**E et al., 2008). A*emais, coloca o corpo f*minino em uma posição de incompletude e </line>
<line> imperfei*ã*, um objeto a ser m*dificado, nec**s*ta*do co**tantemente de melhor*as </line>
<line> (*ALOGERO et al., 2011). </line>
<line> 3 MÉTODO </line>
<line> *.1 Tip* de Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> * presen*e *studo trata-se de uma </line>
<line> pesquisa *e </line>
<line> c*mpo de </line>
<line> aborda*em *u*litativa. </line>
</par>
<par>
<line> *videncia-se c**o uma p**q*isa de campo, v*sto que para realizar o le*a*tam*nto de **dos, </line>
<line> análise de dados e exposiçã* dos *esult*dos s* faz ne**s*ário um controle adequado do objeto </line>
<line> de *s*udo prees*abele*i*o e assim *n*estigar, o*servar o fen*meno e col*tar os dad*s para as </line>
<line> análises fut*ras. *** *bordar u*a pesquisa de *atu*ez* qualitativa, buscam-s* mapea*, </line>
<line> *escrever e analisar o contex*o, as relações e as percepç**s a resp*ito da s**u*ç*o, fenômeno </line>
<line> ou *pisódio *m ques*ã*. Me*o*ologica**nte, evidenciam *ig*ções cau*ais entre intervenções </line>
<line> e sit*açõ*s de vi*a *ea* (MINAYO, 2013). </line>
<line> 3.2 Pa*t*cipantes </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *esquisa cont** com a pa*ticipaç** *e 10 mulheres, *u** mai**ia é *ranca, </line>
</par>
<par>
<line> heterosse*ua*, solteira, co* idades varian*o </line>
<line> entre 18 32 anos e classe s**ial de m*d*a e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 10, p. 1*4-206, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. G. Per*ira, N. B. Mora*s, I. M. Cerqueira *eto, A. A. A. M. Gom**, N. F. T. Alves </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> ba*xa. Todas são cisg*ne*os, nã* possuem filhos e se autodecla*a*am usuárias ativas da rede </line>
</par>
<par>
<line> social digi*al ins*agram, contend* m**s de dois mil se*ui*ores </line>
<line> n* *l*taforma. Q*atro </line>
</par>
<par>
<line> par*icipantes *eclara**m tr*b*lhar utiliza*do-s* da *magem no instagram. ** nomes </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> partici*antes foram omit*dos e atribuí*os por n*me* fictícios. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Inst*umentos e Coleta *e d*dos </line>
</par>
<par>
<line> Para a coleta de dados, as a*toras b*scaram de forma aleatória mulheres na rede so*ia* </line>
</par>
<par>
<line> di*ital instagram, tendo como </line>
<line> base a quantidad* de seguido*es que p**suíam. 16 mulheres </line>
</par>
<par>
<line> foram co*ta*adas inicialm*n*e, das *ua*s 10 aceit*ram par*icipar da pes*u*sa; quatro **o </line>
</par>
<par>
<line> ace*taram; e dua* não retorn*r*m resp*sta* </line>
<line> ao convite de par*icipação. F*ram realiza*as </line>
</par>
<par>
<line> e*trevistas individuais presenciais sem*est*uturadas, nas quais as participantes respon*eram a </line>
<line> um q*e*tionári*, c*ntendo i*icialmente q*estões de c**ho socio*e*ográ*ico e, em segui*a, </line>
</par>
<par>
<line> perguntas a*ertas di*ididas em três seções. A prim*ira seção refere-s* à au*op*rcepção </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> mulhere* sobre o *ró*ri* co*po. A segunda seção refere-se à *e*aç*o das red*s sociais </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> autoperce*ção *uto-*b*etificação f*mi*ina. Enqu*nto a te**eira e e </line>
<line> ú*t*ma seção diz *espeito </line>
</par>
<par>
<line> ao papel </line>
<line> das d**itais influ*ncers na </line>
<line> autop*rcepç*o fe*inina. As entrevistas fora* </line>
<line> g*avada* </line>
</par>
<par>
<line> con*orme a autoriz*ção *as participa*tes pe** apl*c***vo de *rav*ç*o do c*lular </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> posterior*ente f*ram transcritas em sua integralidade. </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 Aná*ise d* da*os </line>
</par>
<par>
<line> Foi realizad* a análi*e de con*eúd* de *ardin (2009), a qual é de*inida *omo um </line>
</par>
<par>
<line> conjunto de técnicas de análise d*s comunicações, que utiliza pro*edim**tos sistemáticos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> objetivos d* descrição do tema das mensagens. A utilização de tal *nálise prevê t*ês fas*s: </line>
</par>
<par>
<line> pr*-anál**e, e*plo**ção </line>
<line> do ma*erial e tr*tamento dos resultados com inferência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interpretação. S*ndo assim, a ut**izaç*o da análise de *onteúdo </line>
<line> permite </line>
<line> descobrir o que s* </line>
</par>
<par>
<line> encon**a além do qu* está *paren**ment* sendo comunicado e *o conteúdo ma*ifestado. Ao </line>
<line> final da análise, o* **sultados ob**dos foram divididos em trê* c*tegor*as temát*ca*, as quais </line>
<line> serão discutid*s a seguir. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, a*t. 10, p. 184-2*6, abr. **25 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise da Autop*rcepção e A*to-Objetificação F*minina no Insta*ra* </line>
<line> *91 </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 Aspectos *ticos </line>
</par>
<par>
<line> O presente trab*lho se*uiu o* proce*imentos éticos legais d*s*ostos nas Resoluções </line>
<line> *66/12 e 510/16, do Conselho Nacio*al *e Saúde (CNS), s*ndo gar*ntido total anonima*o d** </line>
</par>
<par>
<line> particip*nt*s, de modo a </line>
<line> p*eserv*r suas identidades. O proje*o *oi *ubmet*do *o Comitê de </line>
</par>
<par>
<line> É*ica em Pesquisa e a </line>
<line> **let* d* dados só te*e in*cio após apr*vação desse comitê, so* o </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tificado de A*resen*a*ão de Apreciação Étic* (CAA*). As participantes receberam o* </line>
</par>
<par>
<line> escl*re*imentos *om relação a *odo o processo *e p*squ*sa e poster*or*e*te le*am </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aceitaram o Termo de Cons*nt*men*o Liv*e * Esclar*cido (TCLE). </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SULTADOS * DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Autoperc**ção corporal d*s mulheres </line>
</par>
<par>
<line> Inicial*ente, as ent*evi**adas receberam pergunta* sobre co** </line>
<line> percebem *u* </line>
</par>
<par>
<line> im*gem cor*o*al e *e sentem satisf*itas com ela. Notou-se que a maioria afir*a nã* se sentir </line>
</par>
<par>
<line> satisfeita, m**, *or s*a vez, *s participante* q*e d*zem estar satisfeitas complementam </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> essa *a*isfação só </line>
<line> foi possível dia*te de proced*ment*s es*éticos e atividades físi*as. A </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo, *lice, de 2* anos, n*gra e heter*sse**al fa*a: "Sim, se*d* as*i*... bem es*ecíf*ca, </line>
</par>
<par>
<line> eu *empre </line>
<line> gostei do meu </line>
<line> cor**, só que </line>
<line> *u, *pesar de gost*r, eu </line>
<line> quer*a melhorar, p*r isso </line>
</par>
<par>
<line> inic*ei as atividades físicas...". </line>
</par>
<par>
<line> J* a parti*ipa*te Elisa, *e </line>
<line> 18 an*s, b*anca e het*rossexual para * mesma </line>
<line> questão </line>
</par>
<par>
<line> relato*: "Não. E* não me s*nto satisfeita *om o meu corpo. Eu sempre qu*ro melh**ar ma*s e </line>
<line> m*is e acabo não gos**ndo dele. Eu não gosto da minha ba*riga, n*o *osto dos meus braços, </line>
<line> eu m* *nspiro muito *m mulheres magras, inclusive é um dos motivo* para eu ter **stagram e </line>
</par>
<par>
<line> segu*r m**tas pessoas assi*, entendeu?". A par*i*ip*nt* *ia*a, de 2* ano*, bra*ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> het*ross**ual, cita: "N*o *e s*nto satisfeit* co* ele, *orque compar*do a outras meninas eu </line>
<line> me s*nto muito in*erior * elas, entend*? P*rque te* um padrão muito es*e*ífico que eu não </line>
</par>
<par>
<line> cheg*e* nele, um *adrão de b*ogueira, s*lico**das, *ar*iga *h**ada, bumbum durinh*, </line>
<line> essas </line>
</par>
<par>
<line> coisas". </line>
</par>
<par>
<line> A par*ir das falas, o*serva-s* que as part**ipantes são críticas em re*ação *o pró*rio </line>
<line> co*po e o *ue sustenta essa cr*t*ca é a compara**o com outra* mu*heres que est*o de*t*o do </line>
</par>
<par>
<line> **e a soc*edade estabelece como "padrão de </line>
<line> *eleza". Como fo* enfat*z*d* nas falas, há um </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, *er*sina PI, v. 22, n. 4, art. 10, p. 184-206, abr. 2*25 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. G. Pe**ira, N. B. *orais, I. M. Cer*ue*ra Neto, A. A. A. M. Go*es, N. F. *. Alves </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> desejo em estar *e a*ordo com o que d*limi**m co*o "belo": o c*rpo magro, *arri** cha*ada </line>
<line> e corpo curv*líneo. </line>
<line> Esse res**tado ratif*ca o exposto na literatura de q*e esse *or*o não *orrespond* ao </line>
</par>
<par>
<line> c*rpo </line>
<line> real enc*ntrado na ma*oria das mulheres </line>
<line> *m socied*de, </line>
<line> uma *ez **e esse modelo de </line>
</par>
<par>
<line> i*ag** é sus*entando por va**res sexistas * capitalistas, tendo e* vista *ue o belo *eminino </line>
<line> foi *elimitad* como aqui*o que o homem *cha b*ni*o e o m*rcado d* cos**tic*s *nt*nsifica </line>
<line> i*so a*ravés da publ*cidade. Assim, a indústria de moda e cosmét*co fo*enta nas mulheres a </line>
<line> necessida*e de ***pre procurar *elhorar sua aparência com o uso de cosméticos, artigos de </line>
<line> mod* e procedime*tos e*téti*o*, se* levar em consi*eração out*os fat**es com* bioló*icos </line>
</par>
<par>
<line> *u socioeconômicos que </line>
<line> tam*ém in*luencia* *a estrutura corporal </line>
<line> *o suj*ito (VAZ; </line>
</par>
<par>
<line> FER*AN*ES, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> É possível ain*a analisar at*avé* do di*curso </line>
<line> das partici*a*tes a ambiguidade </line>
</par>
<par>
<line> pre*ente *o ideal de </line>
<line> co*po esperado d* *ulher brasileira. Há </line>
<line> no ima**nár*o nacional </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> int*rnacion*l o destaqu* do corpo femin*n* brasil*ir* voltado para a* nád*ga* e </line>
<line> *ua*ris, </line>
</par>
<par>
<line> sendo </line>
<line> e*se inclus*ve * atr*buto m*is *o*ado por homens (HEINZELMANN et al., </line>
<line> 2014). </line>
</par>
<par>
<line> *nt**tan*o, *omo sugerem as pe*quisas, é r*corren*e a inquietação por parte das mulheres em </line>
<line> alc*nçar um corpo de car*cterísticas magr*s e até mesm* s* sub*e*er a cirurgias p**sti*as </line>
<line> *ara *sso, pois ente*dem *ue um co**o magro **t*rá também dotado de beleza, poder, status </line>
<line> e, ainda, a apro**ção e atraç*o do o*tro (SEC*HI et al., 2009; KI*D et al., 202*; WA*KER </line>
</par>
<par>
<line> ** al., 2021). D*sse modo, **mo Heinzelmann al (2014) suger*, fica implícito at*avés et </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> discurso d* cor*o "*audável" * opressão feminina, uma vez que, **j* a mulh*r </line>
<line> "sar**a" ou </line>
</par>
<par>
<line> magra, * exig*ncia de um corpo * **rv*ço da be*ez* é a mes*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, ao se*em qu**tionada* se sua autoest*ma s* *ase*a *a au*opercepção ou na </line>
</par>
<par>
<line> de outros indiví*uos, *oa *ar*e das en**e**s*adas respondera* </line>
<line> que ambos são imp*r***t*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ntreta*to, a opi*ião externa ainda p*evalece. Sobr* is*o, Diana ainda comenta: "(...) </line>
<line> t udo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> do ou*ro, tudo o que importa * a visão do outro *o*re * gente. Para mi*, a opinião do outro </line>
</par>
<par>
<line> *mporta bast*nte". Ao *er pergun**da em </line>
<line> como se se*t* ao po*tar *otos nas re**s *ociais, </line>
</par>
<par>
<line> Dian* complemen*a "me *i*to *bjetific**a, porqu* </line>
<line> você est* ve*dendo uma ima*em né, </line>
</par>
<par>
<line> mos*ran*o al*uma cois*". </line>
</par>
<par>
<line> Com base nas respostas da* entrevist*das, identifi*ou-*e que os *omentários ex*ernos </line>
</par>
<par>
<line> *otenc*al*za* o que W*tt e Schn**der (2009) *firmam, o cul*o ao corpo e ao belo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pred*mi*ante na c*ntemp*ranei*ade, *endo em vi*ta a *mportânci* dad* à ima*e*, apa*ê**ia, </line>
<line> *elez* e **tét*ca. Esse cu**o a* belo se vê inserido p*i*cipalme**e no me*o femi**no, uma vez </line>
<line> que é cultu*almente e h*storicame*te repassada pa*a as **lheres a preocupação de se </line>
<line> Rev. FSA, Te*es**a, v. 22, n. 4, art. 10, p. 1*4-206, a*r. 2025 ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise da A**o*ercepção * Auto-Objetif*cação Feminin* no Ins*agram </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> mostrarem *elas di*n*e do *lhar de terceiros, dessa *orm*, exis*indo pri*eiro *ara * pelo </line>
<line> *lhar do outro, faz*ndo com que, por *onse*uinte, elas ma*t*nha*-se em uma pers*ec*iva de </line>
<line> insegura*ça cor**r** (BOURDIEU, 2012). </line>
<line> Além *isso, compreende-s* atra*és da* participantes que, soc*alme*te, o belo </line>
</par>
<par>
<line> feminino rece*e uma ligação dir*t* com a forma *omo * mulhe* é tr*tada no m*io </line>
<line> coleti*o, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente *or outros homens. A respe*to di*so, a participant* Diana acrescenta: "[...] </line>
</par>
<par>
<line> ho*ens privile*i*m muito *ulhe*es bonit*s, e mul*eres </line>
<line> também [...] ", p*ra a mes*a </line>
</par>
<par>
<line> questã*, a participante In*s de 2* </line>
<line> anos, b*anca e heterosse*ual, cita "[..] já sen** tratamento </line>
</par>
<par>
<line> difer*nte em festas, percebo q*e pes*oas *ais magras têm muitos privilégios nesse quesito". </line>
<line> Esse "privilégio" *ocial a* qual as e*t*evistadas citam traz, po* co*seguin*e, uma </line>
<line> re*ação c*m * forma c**o tais mulher*s se perce*e* a partir *os seus corpos. *om isso, </line>
<line> entende-se que, n* *oc*ed*de, os valores s**jetivos se des*azem e o *uje*to se re*uz apenas à </line>
<line> imagem, sendo m*is r*leva*t* alca*ç*r u* ideal estético *stabelecido do que preva**ce* suas </line>
<line> sing*larid*des *a sua personal*dade c*mo indi*ídu* (MURA*I; DORNELES, 2*18). </line>
<line> *o que tang* à r*lação da *trativi*ade fe*ini*a com o trata*ent* soci*l, *ellie et al. </line>
</par>
<par>
<line> (2019) investigam atr*vés </line>
<line> de um estudo sobre </line>
<line> *omo </line>
<line> *s julgamentos *aseados na aparência </line>
</par>
<par>
<line> infl*en*iam a objetificação d* mulheres, apresent*m por meio dos resu*t*dos que homen* e </line>
<line> p*dem julgar mu*he*es atraentes *m *el*ção * s**s p*óprios *bjet*vos sexuais de curto prazo </line>
<line> e, ai*da, *ssociam a *tr*tividade com maior ***a**dade *e*tal e st*tu* moral. *ompr*ende- </line>
</par>
<par>
<line> se, assim, </line>
<line> **e a *ut**er*epção corpor*l das *ul*eres s* manifesta na maiori* das vezes, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partir de uma f*rte interferênci* do olhar * jul*ame*to externo. Os estereótipos difundido* </line>
</par>
<par>
<line> socialmente do </line>
<line> que vem ser um cor*o fem*n*no bonito at*ativo é *ntern*liza*o, fazendo </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *om que a percepção das *ulheres sobre *i mesmas *ossa ser distorcid*. </line>
<line> 4.2 A autopercepção feminina * sua rela*ã* c*m as redes s*cia*s dig*tais </line>
</par>
<par>
<line> Nesse t*pico, as mu*h*res </line>
<line> responderam a </line>
<line> *erguntas sob*e como </line>
<line> *e sentem ao </line>
</par>
<par>
<line> post*rem fo*os * s* ex*ore* *a* *edes sociais di*itais. A maioria *encion*u que só c*n**gue </line>
</par>
<par>
<line> postar algo se estive* se sentindo bem ou quand* foto v*lo*iza um ângulo que a favoreça. a </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, a entrevistad* A*ice, de 23 a*os, m*nci*nou: </line>
<line> "Eu *o* qu*se \low p*ofile\, </line>
</par>
<par>
<line> posto pouco, e </line>
<line> quan*o po*to é p**que </line>
<line> estou m* sent*ndo *uit* bem naquele mo*ento </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> naquela fot*. C*m os comentários que recebo, *u me sinto ma*s reafir*a**." </line>
<line> Atrav*s do r*lato, infere-se que o* come**ários al***os são funda*ent*is para mant*r </line>
<line> comportamentos d* vigilância em relação à a*arência nas fotos. O *o*partilhamento de fotos </line>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. 22, n. *, art. *0, p. 184-2*6, abr. 2025 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. G. Pere**a, *. B. *o*ais, I. M. Cerqu*ira N***, A. A. A. M. *omes, N. F. T. *lves </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> de si m*sma p*de co*t*ibu*r pa*a a auto-objetificação entre as mul**res, pois, ao capturarem </line>
</par>
<par>
<line> um* *oto, editarem algumas vezes, </line>
<line> alterarem parte de sua aparênc*a *ara *e adequarem aos </line>
</par>
<par>
<line> padrões socia*s </line>
<line> de beleza e </line>
<line> *ompa*tilha*em **ra que o*tras pes*oas *eja* e teçam </line>
</par>
<par>
<line> com*nt*rios, elas busc**, muitas vezes, um* validação externa que </line>
<line> pode resu*tar em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *ercepção momentânea d* bem-e*t** * valorização da aut*imagem. I*so é apoi*do por est*do* </line>
<line> que most*am qu* a validação ext*rna nas redes sociais po*e expe*imenta* um* se*sação *e </line>
<line> val*dação *omentânea. </line>
<line> A entr*vistada Be*h, *e 22 anos, parda e bis**xual, respondeu: "Me sinto bem (risos), </line>
<line> não **m ne*hum proble*a, m** em relação qu*ndo eu p**to foto de corpo, por exempl*, e* </line>
<line> *ico anali*ando muit*, aí se eu ach* u* defeitinho, eu já apago". Sampaio e Ferre*ra (2009) </line>
<line> afirmam que os pad*ões e*téticos ***abel*cidos socialmente recaem so*re tod*s as mulheres, </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> quais, como forma de </line>
<line> a*cançarem tal padrão e *starem i**lusas nesse meio, </line>
<line> ten*em ter a </line>
</par>
<par>
<line> com*or*amentos de autovigilância frequente *a **arência *orpora*, p**end* assim esco*der </line>
<line> p*rtes do corpo que consideram "*efeituo*as". </line>
<line> **an*o ques*ionadas sobre como se sentem *uando veem **to* de outra* mulheres e </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> qu* mais c*am* sua atenç*o *essas fot*s, *s *articipan*es relataram que </line>
<line> admir** e se </line>
</par>
<par>
<line> *nspiram nessas mulhere*, es*ecificame**e *o co**o, *orém, *ota* que ex*s*e um sentimento </line>
<line> de comp*ração/frus*raç*o. * respeito *isso, *lice compar*ilhou que: "*s vezes, </line>
<line> inco*sc*entemente, rola uma compara*ão do tip*: *ossa, olha só o c*r*o dela, ela nem treina e </line>
<line> e*tá assim". **ravés da cultur* do sexismo, julgamentos, imposiçõe* e expecta*ivas s** </line>
<line> estabel*cidos n* soci*d**e, contribuindo d* form* sig*ifi*ativa para a *a*u*enção de padrões </line>
<line> es*ético*, *u* demandam de a mulher estar sempre bela, fazendo com q*e dessa for*a es*eja </line>
<line> em constant* c*mpa**çã* e* relaç*o a outras mulheres (ROMÃO; M*DUREIRA, 2022). </line>
<line> A exemplo também, t*m-se a f*la de Gabr*e**, d* 32 *n*s, *ranca e heterossexual, a </line>
</par>
<par>
<line> **al d*z que h*je se sen*e muito </line>
<line> bem *m posta* fotos *pós os </line>
<line> procedi*entos cirúrgicos que </line>
</par>
<par>
<line> rea*izou. Seg*ndo el* ainda: "(...) mesmo após o* procediment*s </line>
<line> cirú*g*cos </line>
<line> e t*das </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *udanças que ti*e, a gordura q*e ainda fic*u, o corpo meio flácid*... Coisas q*e </line>
<line> pos s o </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhar com o temp*, com mais procedimentos *ue r*solvam. Antes *os pr*cediment*s, n*o </line>
<line> m* se*tia tão bem, minha cintura fi*a era de*proporcio*al para o *eu corpo". </line>
<line> Ess* afirmação d* Gabriela confirma a co*ocação de Souza * Silv* (2017), os qua*s </line>
<line> trazem que a *ida da *ulhe* inserida n* *ontem*oraneidad* associa-*e a **a busca *onstant* </line>
</par>
<par>
<line> rumo à sat*sfação de seus d**ejos e imposições de **rem belas. Essas mulheres </line>
<line> passam *or </line>
</par>
<par>
<line> um *rocess* de disto*ção de i*ag** </line>
<line> e, </line>
<line> assi*, se engajam no *c*mp*nh**ento </line>
<line> de todas </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> tendê*ci*s </line>
<line> e inova*ões, incl*indo ciru*gias, proc*dimentos estéticos e tudo aquilo que poss* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 22, n. 4, art. 10, *. 18*-206, abr. 202* </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise d* Aut**erce*ção * Au*o-Obj**ificação Feminina no **stagram </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> contribui* para </line>
<line> "melh*rar" s** bele*a, busca**o um *adrão quase que inatingív**, </line>
</par>
<par>
<line> desconsiderand* até *esm* asp*ctos importantes relativos à sua in*ividualid**e, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gené*ica, </line>
<line> po* </line>
<line> *xe*pl*. **dos da Soci*dad* Internacional de C*r*rgia Plástica Estét**a </line>
</par>
<par>
<line> (IS*PS, 20**) mostr*m que o B*a*il é o segundo país que mais r**liz* procedimentos </line>
</par>
<par>
<line> estéticos no mundo, **m m*is *e 3,3 mi*hões *e *ro**dimentos *m 2*23, s*ndo lí*er *m o </line>
<line> proced*m*ntos c*rúrg*cos, com 2,1 milh**s. Além dis*o, o Brasil é *m dos paíse* com o maior </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero de c*rurgiões plás*ic*s no *undo, </line>
<line> atrás apenas dos E*tados Unido*. *sses números </line>
</par>
<par>
<line> r***etem uma cultura qu* valoriz* excessivamen** a aparênc*a * r*f*rça a id*i* de que o *o*po </line>
<line> dev* ser c*nstantemente mol*ado **ra se a*equar a padrõ*s estéticos idealizados. </line>
<line> Adem*is, a participante Elisa, *e 1* anos, relatou: "O corpo, * jeito qu* *la po**a... </line>
<line> porque como *u te disse *u já *e basee* muito pela pe*soa *uand* * u*a pessoa *agr*, </line>
<line> ente*deu? eu fico ide*lizando aquilo na minha cabe*a". Di*nte d*ssa afi*mação, Witt e </line>
</par>
<par>
<line> Sch*neider (20*9) cita* que as mídi*s </line>
<line> tendem a p**ro*i*ar co*pos e aque*e* que *ão es*ão </line>
</par>
<par>
<line> inclu*o* sente*-se p*essionados a alcançar*m esse pa*rão. </line>
<line> Referindo-se ao *onteúdo q*e *eguem em suas red** soc*ais, *o serem que*tio*adas </line>
</par>
<par>
<line> s* acompanham mulh*res influencers e se acreditam *ue </line>
<line> elas influenci*m na sua </line>
</par>
<par>
<line> autopercepção, as entrevistadas Alice (23 *nos), C*ara (22 a*os), Diana (22 an*s), E*isa (18 </line>
</par>
<par>
<line> anos) Gabriel* (32 ano*) concordaram na existê**ia de*sa influência. E*as e </line>
<line> afirmam </line>
<line> qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nfluên*ia vai além de qual *erf*me, maquiagem ou su*lement* alimentar comprar, acreditam </line>
<line> que a *nfluência es** *igada esp*cia*mente na for*a como se percebem e s*g**m suas v*das. </line>
<line> A e**revista*a Diana af*rma: "E**s tê* uma estét*ca, ** padrão que é bom de se s*guir, *é? </line>
</par>
<par>
<line> É uma imagem que eu ta*bém quer* passar!". *á a p*rticipante Elisa re**ta: "*u </line>
<line> idealizo </line>
</par>
<par>
<line> aquilo na </line>
<line> minha cabeça, eu </line>
<line> levo de certa forma a rotina d*la pra minha vi*a, </line>
<line> entende?". As </line>
</par>
<par>
<line> semelhanç*s nas falas *as entrevistad*s re*ra*am que atual*ente, </line>
<line> as mulheres </line>
<line> estão presas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> um modelo estét*co e </line>
<line> que devem agir a todo custo para **cançar as exig**cia* *el*. Ainda </line>
</par>
<par>
<line> n*sse sentido, Silv* et </line>
<line> *l. (201*) *on*ua que os se*uidores **rece* ven*r*r *ma f*nt*sia </line>
</par>
<par>
<line> pa*ro*i*ada po* uma cultura narcísica, que conduz * indivíduo a *azer pa*te de um espe*áculo </line>
<line> de m*scaras e aparências. </line>
<line> Dessa ma*ei*a, as entrevist*das *eth (*2 *no*), *lara (22 a*os), *lávia (24 a*os) e </line>
<line> Gab*iela (32 a*os) relatam so*re a nece*sidade d* s* atentar ao ti*o de conteúdo qu* se est* </line>
<line> *onsumindo * ao tipo *e pessoa que você segue. Ide*t*f*cou-se q*e o conteú*o pesquisado e </line>
<line> aces**do *elas p*rt*c*pantes foi sobre *od*, belez*, *aúde, *nt*ração s*cial e entre*eni**nto </line>
<line> de modo a influ*nciar no seu c*tidi*no e **s comportam*ntos em r*l*çã* à percep*ão *o*re </line>
</par>
<par>
<line> si. De </line>
<line> *cordo </line>
<line> co* Gabrie*a: </line>
<line> "(...) en*ergamo* essas pessoas como mentores, </line>
<line> por i*so t*nto </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na *I, *. 22, n. 4, ar*. 1*, p. 1*4-206, *br. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. G. Pereira, N. B. Morais, I. M. Cerqueira *e*o, A. A. A. M. *omes, N. F. T. *lves </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> aco*panhar p*ssoas positivas, que tenham </line>
<line> al** </line>
<line> para ag*egar de *om na minha </line>
<line> ***a". * </line>
</par>
<par>
<line> partic*pante Beth r*lata: "E* já deixei de se*uir muita* influencers que tem u*a visão mu*t* </line>
<line> tóxica, sabe? Que tem que se* tudo \certo\ *4 hor*s por dia, todos os dias da s*mana. *s ve*es </line>
<line> *u me pressiono e me comparo muito com elas, q*ando per**bo, *aro de seguir". </line>
<line> Par* Lima (2*16), é desafi*dor pa*a *s mulheres apenas o*serv*doras de*tes p*rfi* </line>
<line> administrare* * apa*en*e fá*il e si*ples *ot*na q*e as i*fluencers mostram, um* *ez que são </line>
<line> realidades *istin*as, ma* para eles, s* *orna um c*nte*d* *e ins*iração, de*c*n**deran*o tod* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> rea*ida*e de </line>
<line> classe e cunh* publicit*rio e me*c*dológi*o qu* têm as pu*l*cações dest**. o </line>
</par>
<par>
<line> Essa din*m*ca *efo*ça a auto-objetificação, pois *s *ul*er*s são c*nstante*ent* expostas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> corpo* idealiz*dos e est*los de vida in*lcan*áv*is, que funcionam *omo espelhos dist**cid*s </line>
</par>
<par>
<line> da realidade. Como destaca* Fr**rick*on e Roberts (1997), a auto-ob*eti**cação leva as </line>
</par>
<par>
<line> mulh*res </line>
<line> a se enxergar*m como </line>
<line> objetos </line>
<line> * serem aval*ados, o *ue pod* *esultar e* </line>
</par>
<par>
<line> comportamento* de a*tovigilâ*cia **ces**va e </line>
<line> na busca por pa*rões ir*eai*. Ademais, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cultu*a *as rede* ***iais, que valor*za likes * come*t*rios co** forma* de valid*ção, cria um </line>
<line> ciclo vicioso de comparação e f*ustraç*o, pa*a o **a* a validação extern* s* torna uma medida </line>
<line> do próprio valor. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do </line>
<line> exposto, a </line>
<line> autopercepção fe*inin* </line>
<line> n*s *edes so**a*s digita*s p*de *e* </line>
</par>
<par>
<line> c*mpreendid* </line>
<line> como um fenômeno complexo, marcado pela busca por *alidaç*o *xterna </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pela internali*ação </line>
<line> de padrõ*s </line>
<line> de **l*za muitas v*zes *natingíveis. ** mulh*r*s, ao se </line>
</par>
<par>
<line> exporem ne**a* p*ataf*rmas, são constant*mente *evadas a comp*rar *eus corp*s e esti*os de </line>
<line> vida c*m os ide*is exibi*os por influencers e outras us*ária*, o que reforça * a**o- </line>
</par>
<par>
<line> obje*ificação e a dist*rção da image* </line>
<line> corporal. Ao mesmo tempo e* que *s redes sociais </line>
</par>
<par>
<line> p*dem *er *m espaço *e empoderament* e express*o, e*as t*mbém refo*ça* ex*ectativas </line>
<line> ilusórias e *erp*tuam *ma cult*r* de vigilância e julgament*. </line>
<line> 4.3 A rela*ão *a aut*-o*jetificação co* a idealiz*ção de um padrã* de be*eza </line>
</par>
<par>
<line> Para Souza e Silv* </line>
<line> (2017), mulheres *ue se perceb*m fora </line>
<line> d* padrão socialme*te </line>
</par>
<par>
<line> impo*to sã* muitas v*ze* disc*iminadas, jul***as e excluíd*s. Dess* modo, de*envolvem </line>
<line> s*ntimentos negativo* em re*ação * *ua autope*cepç*o, sentem-se inferiores e *esv*lorizada*. </line>
</par>
<par>
<line> A *artic*pan*e *li*e expô*: "(...) eu sempre fui mui*o *agrinha né, como eu </line>
<line> *isse, e* não </line>
</par>
<par>
<line> tinha nada contra o m*u co*po, eu semp*e amei *eu corp*, mas eu era m*ito compa*ada \ah, </line>
</par>
<par>
<line> a fu*ana tem mais c*rpo\, \a sicrana tem mais peito\, * </line>
<line> eu ficav* pe*sando \será se </line>
<line> * sso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ruim?\, eu go*tava do meu corpo, mas ficava sempre me questiona*do". </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, a*t. 10, p. 184-206, abr. 2025 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma A*álise da Autop*r*epção e Auto-*b**tificação Feminina n* Instagr*m </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> É possível p*r*ebe*, *través d* fal* da parti*ipante, como a quest*o da autoperc*pç*o </line>
</par>
<par>
<line> e a **sto*ç*o *a ***gem estão dir**ament* l*gadas </line>
<line> aos come*tários *ue el* recebe, </line>
</par>
<par>
<line> evi*e*ci**d* a forte in*luência d* o*h*r do o*tro n* co*struç*o da aut*esti** fem*nina. Isso é </line>
</par>
<par>
<line> especi**m*nt* *erdadeiro p*ra *ulh**es **e acreditam est*r fora dos </line>
<line> pad*õ*s e*tabe*ec*dos </line>
</par>
<par>
<line> *elo coletivo e s* sent*m inco*o*a*as </line>
<line> *om essa perc*pção. Essa pressão externa </line>
<line> as *eva </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> adotar compor*amen*os de autovigilância e a buscar f*rmas d* reformu*ar * próprio corpo, na </line>
<line> tenta*iv* de se adequar ao que é *onsiderado i*eal. A entrevistada sup*acitad* a*nda comenta: </line>
<line> "(...) O fato de *u treinar e di*a*os qu*... viver de dieta, * por gos**r do m*u c*rpo e quer*r </line>
<line> q*e ele *e*hor*. É t*nto querendo o a*p*ct* *audável, **s ta**ém melhorar el* </line>
<line> estetic*me**e. Mas es*ou sat*sfeit* com ele atualmente". Essa fala revela uma dualidade: por </line>
<line> um lad*, el* ent***e a prá*ica de exercícios e * d**ta co*o *m* escolh* por *ma vida m*is </line>
<line> saudável; por outro, rec*n*e*e q*e também bu*ca melhorar a aparênc** fís*c* para *e enc*ixar </line>
<line> em *m padr*o. Essa dualidade mostra co*o * busca p*r saú*e e bem-esta* pod* se m*stu*ar, </line>
<line> muitas vez*s d* for*a sutil, co* a press*o p*ra se encaixar *m padrões de bel*za socialmen** </line>
<line> i m pos t os . </line>
<line> Ess* ponto é reforçador por Zanello (2022) ao trazer que a m**her aprende que o sex </line>
<line> applea* é um a*ri*uto impor*ante para ser es*olhida e des*jada por um ho*em e, por isso, </line>
</par>
<par>
<line> passa de forma </line>
<line> in*ividual * faze* dietas, malhar de manei*a intensa cert** partes do *orp*, </line>
</par>
<par>
<line> *asta horas ** arrumando, escolhe *oupas que va*oriz*m a si*huet* e a deixem mai* "g*s*osa" </line>
</par>
<par>
<line> * se p*eocupa consta*temen*e em como es*á, mas, se for qu*stiona*a, dirá </line>
<line> que gosta *e se </line>
</par>
<par>
<line> cu**ar faz isso por desejo próp**o. A *assiva *bj*tific*ção do e </line>
<line> corpo feminin* atrelado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> imposição do *orp* da mu*her ide*l, trazem </line>
<line> consequências t*nt* f*s*cas </line>
<line> quanto psicológicas </line>
</par>
<par>
<line> para as mul*eres, *e*do em vis*a que *al </line>
<line> pressão social fa* com que *las tenham uma </line>
</par>
<par>
<line> preocu*a*ão **trema so*re a aparênci* corporal e a form* </line>
<line> *omo estão sendo vi**a*, </line>
</par>
<par>
<line> negligenciando em alguns casos outro* </line>
<line> aspectos d* vida que não se*am </line>
<line> sua beleza </line>
</par>
<par>
<line> (FR*DR*KSON; ROBER*S, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> Ao *azer u*a anális* d** res*ostas das partici*ant*s, observou-se qu* * maioria </line>
</par>
<par>
<line> concorda que a ima*em </line>
<line> i***uenci* c*mo as mulheres são </line>
<line> t*atada*. Isso c*rrobora com </line>
</par>
<par>
<line> Loureiro (2014) quando se refere que muitas mulheres experi**ciam uma auto-obje*i*icação </line>
</par>
<par>
<line> est*do, qual é moment*ne*, em a </line>
<line> *it*ações em que *êm sua ate*ção </line>
<line> volta*a para </line>
<line> o </line>
<line> pró*rio </line>
</par>
<par>
<line> c*rpo, </line>
<line> como por exe*plo utilizar roupas decotadas, olhares ava*ia*ivo* e receber avaliaç*es </line>
</par>
<par>
<line> v**bai* sobre seu corp*. As fa*as das particip*ntes C*ara (22 </line>
<line> anos) Flávia (24 ano*) * </line>
</par>
<par>
<line> refo*çam a a*irmação d* auto*. A parti*ipante Clara, comenta: "(...) já **serve* com colegas e </line>
<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. 2*, n. 4, art. 1*, p. 184-206, abr. 2025 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. G. Pereira, N. B. M*rai*, I. M. Ce*queira Net*, A. A. A. M. G*mes, N. F. T. Alves </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> outr*s meninas ao meu r**or u** *iferença por ser mais cheinha ou por s*r muito magrin*a, </line>
<line> já perceb* isso, *as comigo especifi*amente n*o, não sei se *o* eu s*r con*iderada padrão". </line>
<line> Já * pa*ticip*nte Flávia relata: "Cla*o, com ce*teza. P*r e*emplo, * gente posta fot*s </line>
<line> *e biqu*ni. Obvia*ente v*i gerar muitos *omentár**s, ma* você vai e posta uma fo*o </line>
</par>
<par>
<line> belíssima, tamb*m </line>
<line> gera, né? N* *eu, ge*a muito **and* est*u bem maqui**a, só que *um </line>
</par>
<par>
<line> estil* *étero *adrão. **tão, noto q*e se estou mos*rando alg* dent** do padrão, vo* r*c*ber </line>
<line> m*is c*rtidas e comentári*s. Agora, se a gente p*sta a realidade, *em maquiagem, sem nada, </line>
<line> o jeito que a gente está *l*, não recebe tanto, porqu* a* pessoas não querem ver natural, elas </line>
<line> q*erem *e* *que*a *o*sa *ai* mo*tada, querem ver o padr*o *es*o". </line>
</par>
<par>
<line> É pr*sente então no discurso das </line>
<line> entrevist*da* uma construção da autoimagem </line>
</par>
<par>
<line> femi*ina </line>
<line> que s* *lucida e se su**enta a part*r *o model* binário he*ero*ormativo, co*o </line>
</par>
<par>
<line> pontua *ourd**u (2012). O soc*ólogo *raz que e*se mo*el* está *rese*te em muito* aspecto* </line>
</par>
<par>
<line> *a vida *otidiana do* sujei*o*, inclusive, </line>
<line> no ideal d* be*eza. Sen*o assi*, a partir dess* </line>
</par>
<par>
<line> m*delo, espera-se qu* * ho*e* tenha a*pe*t*s como ag*lidade, agressividad*, virilidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ri**d*z, en**a*to a *ulher *specto* *e passividade, cuidado, </line>
<line> l*veza, vida pri*ad*, simpatia, </line>
</par>
<par>
<line> disponibilidad*, receptiv*da*e, submissão * be*eza. </line>
</par>
<par>
<line> *videnc*a-se, as*im, que os comportamen*os d* vig*lância *as mu*heres sobr* seus </line>
<line> **óprio* corpos *eflet*m dir*t*mente nas *ot*s que po*tam em s*as redes sociais. Elas sabem </line>
</par>
<par>
<line> qual ima*e* fe**n*na é co*sidera*a bela e ap*eciada pelo público e, </line>
<line> por isso, internal*zam </line>
</par>
<par>
<line> esse olh*r *x*ern*, passando * se autoa**liar a partir desses critérios. *esse modo, </line>
<line> *s r*des </line>
</par>
<par>
<line> socia*s digitais acabam *om*n*an*o a insatisf*çã* *o*poral feminina, *endo em vi*ta que têm </line>
</par>
<par>
<line> *elação direta com a *o*paração **cia* e, por </line>
<line> co*segui*te, *o**obor*m com as altas </line>
</par>
<par>
<line> exigências ** pad*ões de beleza (LIRA et *l., *01*). </line>
</par>
<par>
<line> A auto-obj*tificação, *o*tanto, é observada como es*e polic*amento das mulheres </line>
</par>
<par>
<line> sobre o própri* corpo. *o entanto, </line>
<line> como sendo uma *a*ifi*ação da objetif*cação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sexualiza*ão dos cor*os femi**nos, essa prá*ica t*mb*m precisa ser ob*ervada através da ó*i*a </line>
</par>
<par>
<line> dos i*eais </line>
<line> de </line>
<line> beleza estabele*idos social*ente. </line>
<line> A objetific*ç*o *as mulhe**s está </line>
</par>
<par>
<line> intri*secamente ligada </line>
<line> a es*es padrões es*éti*os, o que *esulta e* um monito*ame*to </line>
</par>
<par>
<line> c*n*tante d* ap*rência co*poral (KELLIE *t al, *019). Sobre is*o, t*das as pa*t*ci*antes </line>
<line> rela*aram que as *o*os que mais recebem engaj*mento *ão a*uela* em que seus corpos estã* </line>
<line> *a*s expostos (em trajes *e *ca*em*a, biquíni, roupas dec*tad*s, entre outros). Diante dis*o, * </line>
</par>
<par>
<line> grande maioria </line>
<line> *f*rmou s*r </line>
<line> bastante seletiva ao postar fotos, p*eocupa*do-s* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade de **a**ce* algum "defeito". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, *. 22, n. 4, *rt. 10, p. 1*4-206, *br. 20*5 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma *nálise da Autopercepção e *u*o-Objetificação Fe*inina no Instagram </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Com is*o, obse*va-se, *o c*mportam*nt* d*s particip*nt*s, *ma relaçã* d*r*ta entre </line>
</par>
<par>
<line> os padrões de beleza c*iados * *artir da *bjetificação fem**i*a e a práti** d* </line>
<line> au*o- </line>
</par>
<par>
<line> objetificação. Apesa* de *uit*s </line>
<line> terem consc*ê**i* de </line>
<line> que as fot** com mai* a*reciação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> público s*o aquelas que mostram * co*po *ais expo*to * alg*mas at* d*saprova*do </line>
<line> ta* </line>
</par>
<par>
<line> conclusão, elas co*tinuam s* po*iciando sobr* co*o o corp* está send* aprese*tado em *uas </line>
<line> *otos e se ele está dentro *aquilo qu* é considera*o "belo". </line>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕES FI*A** </line>
<line> A prese*te pesquisa v***u i*ve*tigar a autope*cep*ão * comportamentos de au*o- </line>
</par>
<par>
<line> objetificação em m*lheres, a </line>
<line> parti* do* ideais de b*leza present*s nas redes so*ia*s digitais, </line>
</par>
<par>
<line> em e*pe*ífico o **s*agram. Os resultados o*tidos po* mei* d** entrevistas revelaram aspec*os </line>
</par>
<par>
<line> i*po*tantes rel*cionados autoperc*pção corporal, à com*aração com padrões est*ticos à </line>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> influência d*s r*des *ociais digitais, especialm*nte através de influencers d*gitais, permitin** </line>
<line> compreender al***s dos aspectos que influenciam na con*trução da subjetividade feminina e </line>
<line> em *omo isso leva a mu*her ter comp*rt*men*os auto-objet*ficantes. </line>
</par>
<par>
<line> A influênc*a das redes soc**is dig*t**s no </line>
<line> processo ** a*to**rcepção foi um pon*o </line>
</par>
<par>
<line> central na discu*s*o do* res*l*ados. *s participantes dem*n*trar*m t*r ci*ncia </line>
<line> sobr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impacto </line>
<line> da* </line>
<line> imagens ve*culadas nas redes s*cia*s em sua aut*percep*ão. A busca por </line>
</par>
<par>
<line> *alid*ç*o externa, manif*stad* através de comentários e in*e*ações online, </line>
<line> dest*cou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relevância d* opiniã* de </line>
<line> terce**** na *onstr**ão da *utoest*ma e na perpe*uação de </line>
<line> padrõe* </line>
</par>
<par>
<line> es*é*icos p*eest*b*lecido*, result*n*o assim *a auto-ob*et*fica*ão *e seus co*pos. </line>
</par>
<par>
<line> A au*opercepção *as particip**t*s em r*lação aos seus *or*o* </line>
<line> reve*ou </line>
<line> uma **sca </line>
</par>
<par>
<line> consta*te por um </line>
<line> *ad*ão </line>
<line> estético i*e*li*a*o, muita* veze* di*tante </line>
<line> da r*alidade. Isso **r*** </line>
</par>
<par>
<line> esses *deais sã* d***ndidos atravé* da óptica do cap*talismo, que co*oca o *orpo f*minino *m </line>
</par>
<par>
<line> posição *e *b*eto * m*rcad**ia. Com a </line>
<line> a*cen*ão das redes so**ais </line>
<line> digit*is na </line>
</par>
<par>
<line> contemporaneidade, a compara*ão com outras mulheres, aliment*d* pela exposição constan*e </line>
</par>
<par>
<line> a **drões de bele*a *natingíveis, contribui para a insatisfação a e </line>
<line> busca incess*nte por </line>
</par>
<par>
<line> "melh*r*as", evidenci**do os im*acto* d* *bjetificação fem*nina na *onstrução d* s*a </line>
<line> au*opercep*ão. </line>
<line> * análise das entr*vis*a* *e*mit** **mpreender que *s *ulheres entrevi*tadas, </line>
<line> mesmo cien*es *as pre*s*es sociais e da ar*ificialidad* da* *magens compartil*adas, ainda </line>
<line> as*im sentem-se i*fluenciadas pe*a estética propa*ada nas redes *ocia*s *igita*s. A idealiz*ção </line>
</par>
<par>
<line> de corpos magr*s, curvilíneos * </line>
<line> *er*eito*, associada expos*ção à </line>
<line> constante dessas **agens, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, *. 22, n. 4, art. 10, p. 184-206, abr. 202* </line>
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<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> *ontribui para a man*te*ção da cultu*a *a objetificação feminina, *ue por sua *ez, **te*n*liza- </line>
<line> se na mulhe* d* ma*e*ra que ela esteja vigilando sua apar*ncia corpo*al em fun**o dessa </line>
<line> idea*iza*ão tão *preci*da socialmente. </line>
<line> Diante do e*posto, é *un*amental reconhece* a importância de *bordar essa </line>
<line> problemátic* e suas ramificações na const*u*ão da identidade fe*i*in*. A cons*ientização </line>
<line> sobre os efei*os da auto-objetifi*a*ão e a *r*moção de uma re*lexão cr*tica so*re os p*d*ões </line>
</par>
<par>
<line> de beleza i*po*t*s pel* sociedade </line>
<line> são p*sso* cruciais pa*a comba*e* a perpe*ua*ão </line>
<line> *esses </line>
</par>
<par>
<line> este*e*tipos. </line>
</par>
<par>
<line> *o *n*anto, *lgum*s limi*açõe* devem ser consi*erad*s ao *nterpre*ar e*ses ac*ados. </line>
<line> *nic**lmente, uma *u*ntidade limitada de par*icipantes po** restring*r a general*za*ão dos </line>
<line> resulta*o*, difi*ult*ndo uma visão m*is abrange*t* sobre * tem*. *lém *isso, as participantes </line>
</par>
<par>
<line> con**ntram-se e* u*a r*gião do Bras*l e isso </line>
<line> pode *im*t** a dive*sida*e </line>
<line> das </line>
<line> experiên*ias, </line>
</par>
<par>
<line> impossibilitando uma c*mpreens*o mais ampla das diferenças cultu*ais * sociais que podem </line>
<line> *nflue**iar * *elação entre auto-objetifica*ão e a*topercepção nas redes *o*iais. </line>
</par>
<par>
<line> Esta p*squi*a, a* se debru*a* sobre a </line>
<line> aut*-ob*etif*caçã* e **toper**pção feminina </line>
</par>
<par>
<line> nas re*es s*ciais, fornece s*bsídios para a compre*nsão dos desafios e*frentados *elas </line>
<line> *ulh*res n* contemp*ranei*ade. * imp*rtante que ha*a uma **ior m*vim*ntação e i*ter**se </line>
<line> sobre esses assunto* nos estudo* env*lvend* mul*e*es, *ma vez que as *onsequênc*as da </line>
<line> c*ltura *exista e patriarcal, c*mo a *bjetificação, se manifes*am *ambé* en*re as mu*heres, * </line>
<line> é ne*es**ria essa compreensão para *e cons*i*n*izar ainda m*is sobre o problema. </line>
</par>
<par>
<line> *inda há </line>
<line> um *rande </line>
<line> para*igma n** debat*s </line>
<line> fem*nistas s*br* exposiç*o do a </line>
<line> c*rp* </line>
</par>
<par>
<line> **minino *er vis*a como </line>
<line> um ato </line>
<line> *e empoderamento ou nã*. É prec*so analisar *e maneira </line>
</par>
<par>
<line> am*la as questões que rodeiam ess* deb*te, </line>
<line> tendo em vista *ue a exposi*ão do </line>
<line> corpo </line>
</par>
<par>
<line> *eminino </line>
<line> corr*bora para um de*ejo d* cultura *exista, que coisifica * ero*iza a mul*er e, </line>
</par>
<par>
<line> ainda, como foi analisado na pesqu*sa, tem raízes em um ide** </line>
<line> de *el*za es*ecífico que </line>
</par>
<par>
<line> influencia na perce*ção fem*n*na. </line>
</par>
<par>
<line> Destaca-*e então a necessidade de re*e*sar as práticas e valores que con*rib*em p*ra </line>
<line> a obj*tificação * de que f*rma i**o também se aprese*ta soci*lmente na *ontempor*n*id**e. </line>
</par>
<par>
<line> Porta**o, e*pera-*e que est* estudo contribua </line>
<line> para *m*liar o </line>
<line> e*tendimento sobre a *uto- </line>
</par>
<par>
<line> objetificação feminina, in*en*ivando ações e debates que </line>
<line> pos*am impactar po*itivamente *a </line>
</par>
<par>
<line> d*scons*rução </line>
<line> dos estereótipos de c*rpo i*eal, *rom*vendo consc*entização acerca da </line>
</par>
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<line> problemátic*. </line>
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<line> Contribuição dos Autor*s </line>
<line> E. G. Per*ir* </line>
<line> N. B. *or*is </line>
<line> I. M. Cerq**ira Neto </line>
<line> A. A. A. *. Gomes </line>
<line> N. F. T. *lves </line>
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<line> 1) concepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) an*l*se e *nterpretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rasc*nho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) parti*i*ação na apro*a*ão da versão final do manuscrito. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *, art. 10, p. 184-20*, a*r. 2025 </line>
<line> ww*4.fsanet.*o*.*r/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)