<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 10, p. 184-206, *b*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.4.10
</line>
</par><par>
<line>
*ma Análise da Autopercepção e Au*o-*bjetific*çã* Femin**a no Instagram
</line>
<line>
** Analysis of *omen\s Self-P*rcep*i*n and Self-*bjectificat**n on I*stagram
</line>
<line>
E*any *omes P*r*ira
</line>
<line>
Gra*uanda em Psicologia *el* Christus Facul***e do Piauí - *hrisfapi
</line>
<line>
E-mail: *lanygo34@*mail.com
</line>
<line>
Nat*lia Brandão de Mo*ai*
</line>
<line>
Graduanda em Ps*cologia p*la *hristus **culdad* do *iauí - Chrisf*p*
</line>
<line>
*-mail: nat*liabrandao125@g*a*l.com
</line>
<line>
Igná*io Mendes de *erqueira Neto
</line>
<line>
Gra*uan*o em Psicolog*a pe*a C*rist*s Faculda*e d* P*auí - Chris*api
</line>
<line>
*-mail: ignetoxx*@gmail.com
</line>
<line>
Ágatha Aila Amábili d* Meneses Gomes
</line>
<line>
D*u*o*a *m P*icol*gia **la Universidade *e *orta*eza
</line>
<line>
Docent* da Chris**s *aculdade do Piauí - Chris*api
</line>
<line>
E-m*i*: agathaai**@g*ail.*om
</line>
<line>
.
</line>
<line>
Natal*a Fernande* *eixeira *lves
</line>
<line>
Do*tora em Ps*colo*ia pela Un*versida*e de Fo*taleza
</line>
<line>
Pó*-*outorand* em Psicologia *ela *n*versidade de Fortal*z*
</line>
<line>
E-mail: n*taliaf**_@hotma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Elany G*mes Pe**ira
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
*erley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*lencar
</line>
</par><par>
<line>
Rua
</line>
<line>
Acelino
</line>
<line>
Rezen*e,
</line>
<line>
132,
</line>
<line>
C*n*ro,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
642*0-000,
</line>
<line>
Rodr*gue*
</line>
</par><par>
<line>
P*rip*ri/PI, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Natália Brand*o de Morai*
</line>
<line>
Art*g* receb*do em 13/03/2025. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua
</line>
<line>
*ce**no
</line>
<line>
Reze*de,
</line>
<line>
132,
</line>
<line>
*entro,
</line>
<line>
*E*:
</line>
<line>
6426*-000,
</line>
<line>
recebida em 25/*3/20*5. Aprovado em 26/*3/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Piripiri/P*, B**si*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*gnácio Mend*s de *erqueira Ne*o
</line>
<line>
Avaliado *elo sistema Triple Review: De*k R*vi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
Rua
</line>
<line>
Acelino
</line>
<line>
Rezende,
</line>
<line>
132,
</line>
<line>
Ce*tro,
</line>
<line>
CE*:
</line>
<line>
642*0-000,
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *evi*w
</line>
</par><par>
<line>
Piripir*/PI, Brasil.
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is avalia**res da área).
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Ágatha Ai*a **áb*li de Men**es G*me*
</line>
</par><par>
<line>
R**
</line>
<line>
Acelino
</line>
<line>
R*zende,
</line>
<line>
*32,
</line>
<line>
Centr*,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
64260-00*,
</line>
<line>
R*visão: G*amatical, Normativa e de F*r*a*ação
</line>
</par><par>
</page><line>
Piripi*i/PI, Brasil.
</line>
<line>
Ende*e**: N*t**ia Fernandes *eixeira Alves
</line>
<line>
Av. W*sh*ngto* Soares, 1*21 - Edson Q*eiroz, F*rtaleza -
</line>
<line>
CE, 60811-905, Brasil.
</line>
<line>
.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Anális* *a Autopercepçã* e Auto-Objetificação Fem*n*na no Ins*agram
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
*E*U*O
</line>
</par><par>
<line>
A auto-objetificação config*ra-se com* u*a ramificação da obj*tifica*ã* e sexualização dos
</line>
<line>
corpo* fem*ninos, enra*za*os devido à* imposiçõe* sociai*. D*an** dis*o, * p**sente p*squ*s*
</line>
</par><par>
<line>
*eve *omo *b*etiv* inve*tigar a
</line>
<line>
aut*p**cepção * compo*tament** d* auto-objet*ficação
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, a par*ir dos ideais de beleza presentes n*s redes sociais digitais, em
</line>
<line>
*specífico
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
instagram. Para tanto, *rata-s*
</line>
<line>
de uma pesquisa de cam*o de abord*gem *ualit*t*va, em *ue
</line>
</par><par>
<line>
foram entrevistada* *0 mu*heres. Os da*os foram anal*sados por meio da análise de conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
d* *ardin, em que emerg*ram três categorias: *utope*cepção corporal d*s mulheres;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
autopercepção fe*inina e *ua r*lação com as redes soci*is digi*ais; e a rela*ão da
</line>
<line>
auto-
</line>
</par><par>
<line>
o*jeti*icaç*o com a *dealização de um padrã* de beleza. Os result*do* indicaram as*ectos
</line>
<line>
importantes r*lacionados * autopercepçã* corporal, à com*aração com padrões **téticos
</line>
</par><par>
<line>
inal*ançáveis e à i*fluência das redes so*i*is
</line>
<line>
dig*t*is, especialmente atr*vés de inf*uencers
</line>
</par><par>
<line>
digitais, *erm*t**do compreender *lguns *spectos
</line>
<line>
q*e influ*nciam na construção da
</line>
</par><par>
<line>
*ub*e*ivi*ade femin*na e em como isso p*de *evar *ulher ter co*po*tame*tos auto-
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
o*jetificantes.
</line>
</par><par>
<line>
P**avras-ch**e: Mulheres. Aut*p*rcepção. Au*o-Ob*et**icação. Instagra*. R*des Sociais.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Sel*-objectific*tion appears *s a
</line>
<line>
branc* of the obje*ti*ica*ion
</line>
<line>
an* sexualizati*n of fe*ale
</line>
</par><par>
<line>
bodies, rooted d*e to s*ci*l im*ositions. Gi*en this, *he pr*s*nt research *i*ed *o *nves*igate
</line>
<line>
sel*-percepti*n and be*avior of s*lf-objetification in w*men, consid*ring the *eauty ideals
</line>
<line>
spread on **gital socia* network*. To this end, this is field research wi*h a qualita*ive
</line>
</par><par>
<line>
ap**oa*h, in which 10 wo*en
</line>
<line>
were ***ervie*ed. The da*a were analyzed us*ng Ba*d*n's
</line>
</par><par>
<line>
cont*n* an*lys*s, in w*i*h three categories emerged: wome*'s body self-per**ption; women\s
</line>
<line>
sel*-perception *nd i*s rela**o*ship with d*gital soc*al networks; and *he *elationship between
</line>
<line>
self-*bje*tifica*ion and the i*ealizatio* *f a beau*y standa*d. The r*sults indicated important
</line>
<line>
asp*cts re**ted to body s*lf-per*e***o*, c*mpar*s*n with *nattainabl* aes*he**c standard* and
</line>
<line>
the influence of digital so*ia* ne*works, especially through di*ital influe*cers, allowing us to
</line>
</par><par>
<line>
un*e*st*nd s*me aspects
</line>
<line>
*ha* inf*u**ce the constru*t*on of female subject*vity and how this
</line>
</par><par>
<line>
lea*s w*m*n to beh*ve s*lf object**yi*g.
</line>
<line>
*eywords: Wo*e*. Self Perception. S*lf O*****ificat*on. Instagram. Social Me*ia.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 10, p. 184-**6, abr. 2025
</line>
<line>
w**4.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Pe*e**a, N. B. Mo*a*s, I. M. Cer**eira Neto, A. *. A. M. Gomes, N. F. T. Alves
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
*ed*s *oci*is digitais corre*pondem à m*croe*trutura tec**lógica que i*tegra um
</line>
</par><par>
<line>
con*unto de ato*es s*ci*i* ou *nstituições, po**i*ilitando comp*r**lhamen*o de
</line>
<line>
i*for*ações,
</line>
</par><par>
<line>
b*m com* *
</line>
<line>
i*teração e e**ansão **s laços sociais (VERM*LHO et a*., 20*4). Tais red*s
</line>
</par><par>
<line>
trazem benefí*ios e mudan*as na forma d*
</line>
<line>
v*da *a hu*anidade, *mpac*ando na cultu**,
</line>
</par><par>
<line>
c**portam*nto e autopercepç*o dos i*div*duos (LOPES *t al., 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
*es** cont*xto, é possível identi*ica* problemática* c*mo a *orma**o de ideais
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
apar**cia f**ica (SILV*,
</line>
<line>
2*23), *u*, embora já estivesse* presentes socia**e*te, se
</line>
</par><par>
<line>
*an*fes*am *e maneira ma*s i*te*sa atu*lme***,
</line>
<line>
em decor*ência
</line>
<line>
da ve*oci*ade das
</line>
</par><par>
<line>
informações, dos algoritmos e dos updat*s car*cterísticos do meio digital. *o que se refere à
</line>
<line>
autop*rcepção, observa-se qu* as mulhe*es são mais afetad*s p**a press*o *ocial *m relaç*o a
</line>
<line>
sua ap*rê*c*a *ísic* em compa*açã* a*s hom*ns (CORREIA, 2022).
</line>
<line>
E*sa pressão soc*al co**truí** d*ant* *a aparê*c*a femin*na não é algo rece*te. *e
</line>
<line>
an*es *s pro*ag*ndas de televisão, revistas femi*ina*, *i*ema e outras míd*a* visuais
</line>
</par><par>
<line>
a**davam a difundir * "ideal de bel*za", no contexto a**al, as re*es *o*iais
</line>
<line>
*igitai*
</line>
</par><par>
<line>
in*e*sifica* essa difusão de ma*eira ai**a mais r**orre*te. Isso oco*r* porque o *ontato dos
</line>
<line>
*ndivíduo* co* essas red*s tornou-*e mai* f*c*l e rápid* com o avanç* da te*nologia.
</line>
<line>
Os padrões de beleza a*plamente co*pa*til*ado* digitalm*nte pr*move* ideais
</line>
<line>
estéticos que levam as mulh*r*s a uma busca i*cessante por ace*tação **cial. *o entanto,
</line>
</par><par>
<line>
esses *adr*es são **equentemente irr*ais, *s dific**dades em alc*nçá-los pod*m gerar e
</line>
</par><par>
<line>
insat*s*ação corpor*l. Es*a **satisfa*ão é intensificad* pelo compo*tame*to *ons*ante
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
expos*ção **s re*es sociais, que f*menta c*mpar*ções c*m **tros corpos considerados ideais,
</line>
<line>
levando à *nsistênc*a na tent*tiva *e atingir *a*s pa*rões (SILV*, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
Es*a p*dron**açã*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
beleza é f*ment*da **r ques*õ*s históri*o-c*lturais, que têm
</line>
</par><par>
<line>
como base o sexismo. Glick e Fis** (1*96, 2018) co*p*eend*m o sexismo como uma *orma
</line>
</par><par>
<line>
de preco*ceit*, q*e re**e*enta
</line>
<line>
a
</line>
<line>
base para **ns*rução de e**e*eó*i*os de gên*ro e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*nut*nção *e papéis *radic*onais atribuídos às m*lheres na soci*dade. Ess*s estereótip*s de
</line>
</par><par>
<line>
gêner* organiz*m-se com
</line>
<line>
**se em questões v*ncu*adas à pers*nalidade e a
</line>
<line>
comp*rtamentos
</line>
</par><par>
<line>
d*tos co** característicos do
</line>
<line>
grupo
</line>
<line>
de mulheres, os quais podem se* *pres*nta*os e*
</line>
</par><par>
<line>
diferentes contextos, como o*upaci*nais, relacionais e físicos (SIX; ECKE*,
</line>
<line>
199*). No *ue
</line>
</par><par>
<line>
d*z re*peito à a*arência física, d**taca*-**
</line>
<line>
os idea*s atribuídos * *sp*rados às mul*eres
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
esta*em sempre belas, *agras, bem-vesti*as e dentro *os pa*rões vigentes *e beleza.
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresina, v. 2*, n. 4, art. 10, p. 1*4-206, abr. 2025 ww*4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise *a Autop*rc**çã* e Auto-O*je*ificação Fem*nin* no Instagram
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
Es** sistema é corrobora*o c*m a indústria capitalis*a,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
c*ntribui *ar*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manutenção d* id*ias sexistas, uma vez que, ao produ*ir uma *mag*m *o "bel*" *
</line>
<line>
"ideal",
</line>
</par><par>
<line>
*e*a-s* lucrativid**e para as grandes
</line>
<line>
indú*tr*as de moda,
</line>
<line>
cosméticos * o*tros dispositivos.
</line>
</par><par>
<line>
Es** s*s*ema suste**a-se a p*rtir de ideais *e c*nsumism* associado* à pre*issa de uma falsa
</line>
<line>
felicidade, mesmo sendo, em grande part*, ir*eali*ta (OLI*E*RA et al., 2*20). *cerca disso,
</line>
<line>
Bauma* (2008) di**orre que a unifor*i*ação d*s condutas so*iais está b*seada *as deman*as
</line>
</par><par>
<line>
do mercado. Isso *ai d* e*co*tro maneira *
</line>
<line>
c*mo as red*s sociais digitais au*iliam para
</line>
</par><par>
<line>
padronizar
</line>
<line>
o *de*l de *el*za, conside*ando
</line>
<line>
o atu*l
</line>
<line>
con*exto em que essas ferr*men*as
</line>
</par><par>
<line>
representam um i*po*tante mei* pa*a o ramo da publicidade e ve*da.
</line>
<line>
Nes*e contexto, as chamadas digitais in*luencers ou bl*g*ei*as, por exemplo,
</line>
<line>
co*tr*buem aind* ma*s para a aceler*ção d**s* *rocesso, servindo aos usuár*os como uma
</line>
</par><par>
<line>
"vitr*ne de loja", por meio do seu estilo *e v*da,
</line>
<line>
roupa*, marcas, dieta, corpo e tudo aquilo
</line>
</par><par>
<line>
*ue faça *om q*e eles d**eje* obter, in*l*sive, a a*ar*nci* física. Ass*m, a padr*n*za*ão d*
</line>
<line>
beleza, imbricad* nesse contexto *ercadológico, representa *m* luc*ativid*de p*ra o s*stema
</line>
<line>
ca*italist*.
</line>
</par><par>
<line>
D*sse modo, o corpo da mulher passa a
</line>
<line>
*er *p*ese*tado como
</line>
<line>
objet*, gerando
</line>
</par><par>
<line>
desc*nf*r*o n* pop*laç** fe*inina, mas, *ind* assim, sendo
</line>
<line>
intern*lizado por elas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
tenta**va de alca*çar um ideal co*cre** *
</line>
<line>
irreal, s*br*tudo o corpo magro e* oposiç*o ao
</line>
</par><par>
<line>
corpo g*rdo, *ons*de*ado rep*lsiv* (AMON, 2018). Assim se*do, com o
</line>
<line>
advento de re*es
</line>
</par><par>
<line>
soci*is dig*tais como instagram, f*cebook e tiktok, as mulheres e*contram u* espaço que
</line>
<line>
estimu*a a exposição *ísi*a de *eus *orpos, como **a tentativa de *entirem-se aceitas dent*o
</line>
<line>
dos padrõ** que * socieda*e espera de*as (*ARTINS *t al., 202*).
</line>
<line>
Nesse contexto, o Ins*agram surge com* uma re*e **ci*l co* maio* *otencial para
</line>
</par><par>
<line>
pe*cep**es negativas sobre si mesmo,
</line>
<line>
tendo em v*sta característic*s da própria
</line>
<line>
*lataforma,
</line>
</par><par>
<line>
*omo o foco na e*t*tica, cria*do um **bient* e* que a a*arência física se torna * p*i****al
</line>
</par><par>
<line>
cr*tério de validação *ocial; a
</line>
<line>
*pl*cação
</line>
<line>
de filtros
</line>
<line>
e e*ição *e *otos,
</line>
<line>
o que fomenta
</line>
</par><par>
<line>
compar*çõ*s e colab*ra **m es*e padrão irreal e inatin*ível; *, a*ém disso, possui um sis*ema
</line>
<line>
de *efor*o dessa imag*m *de**, por m*io d* curtidas, comentários e compartilham*ntos. *esse
</line>
</par><par>
<line>
modo, obs*rva-se
</line>
<line>
*ue o
</line>
<line>
instagram **nt*ibui para a con*trução e manute*ção de
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos de au*o-obj**ificação em mulheres.
</line>
<line>
A parti* d*sso, * objet*vo desta pesquisa é inve*tigar a au*opercepção e
</line>
</par><par>
<line>
compo**amentos de *uto-objetificação em mulheres, a
</line>
<line>
part*r dos ideais de beleza pres*ntes
</line>
</par><par>
<line>
nas redes sociais d*gitais, em específico o *nstag*am.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*n* **, v. 22, *. 4, ar*. 10, p. 184-2*6, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Pereira, N. B. *or*is, I. M. Cerqueira Neto, A. A. *. M. G*mes, N. F. T. Alves
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCI** TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
*.* *b*etifi*a*ão e *uto-objetifi**ção femin*na
</line>
</par><par>
<line>
Ente*de-se po* ob*etificação a t*ansformação do sujeito *m obje*o, s*ndo comumente
</line>
</par><par>
<line>
at*elado a u*a *erspe*tiva sexual, faz*ndo com que essa pessoa se anule emoci*nalm*nte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*sicol*gic*mente
</line>
<line>
(CARDO*O, 2019). Co* is*o, é possível analisa*
</line>
<line>
na sociedade uma forte
</line>
</par><par>
<line>
pr*sen** da objetifi*açã* femi*in*, s*j* em m*d*as sociais, de *ntretenimen**, seja a*é me**o
</line>
</par><par>
<line>
no meio col*tivo,
</line>
<line>
como *m ambientes de t*abalho. *ara Ma*tins (2020), há uma ampla
</line>
</par><par>
<line>
objet*f**ação este*eotip*da do cor*o fem*n*no, o qual carrega consigo con*ei*** de beleza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comporta*ento considerados a*e*uados à p*rspect*va mas*u**na. *endo ass*m, tal
</line>
<line>
ob*etificação n*o ape*** diminu* a mulher a uma figur* de objet* com apelo sexua*, mas
</line>
<line>
ta*b** a limita a um dete*minad* e*tereótipo esté*ico.
</line>
<line>
Seg*ndo a Teor*a da Objetificaçã*, elaborada por Fredrickson * Roberts (1997), em
</line>
</par><par>
<line>
um ambiente
</line>
<line>
*ultural objeti*icante, * indiví*uo a*vo da objetifi*ação *o*e intern*lizar um
</line>
</par><par>
<line>
observador e*t*rno, de m*do a t*r u*a perspectiva so*re o próprio corpo q*e leva *m
</line>
<line>
consid*ra*ão a atratividade do ou*ro. Essa t*oria *x*lora com* mulhe*es s*o frequentemente
</line>
<line>
redu*i*as * objetos s*xuai*, sendo *ubmetidas a um olhar obje*if*cador que en*a*iza s*a
</line>
</par><par>
<line>
aparê*ci* fís*ca em
</line>
<line>
detrimento de *uas característi*as individuai*,
</line>
<line>
habilidades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pe*sonalidade. Ao *n*ernalizar esse *lhar objeti*ica*or, a mulher
</line>
<line>
*assa * *ealizar avaliações
</line>
</par><par>
<line>
pess*ais basead*s prin**palm*nte na atrativ*dade física, es*uecendo suas qualidades interna*,
</line>
<line>
o que aumenta a v*lnerabilidade para distúrbios de imagem cor**ral.
</line>
<line>
* *bjetificação se confi*ur*, *ntão, *omo uma expressão sexista, uma vez que ela
</line>
</par><par>
<line>
reduz uma pessoa, principal*en*e *ulh*res,
</line>
<line>
a um nível d* o*jeto,
</line>
<line>
dest*can*o aspectos
</line>
</par><par>
<line>
meramente sexuais em d*trimento da sua humanidade. Is*o gera *m* v*são de infe*io*idade e
</line>
<line>
submissão e* relação à mu**er, o que c*n*ribui com a *esig**ldade de gênero. A
</line>
<line>
con*e*uência dessa erotização * coi*ificação do corpo feminin* refl*te no co*portam*nto da
</line>
<line>
mulher em relação à sua aparência e em como ela quer ser observad* socialmente, levan*o à
</line>
<line>
auto-*bj*tific*ç** (CO*REI*, 2022).
</line>
<line>
Na prática, a auto-objetifica*ão é m*nifestada *ela *ut*v*gilância e policiamento
</line>
</par><par>
<line>
fre*uen*e *a
</line>
<line>
a*arên**a c*rporal (FREDR*CKSO*; *OBERTS, *997; CALO*ER* et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2*11). Entretanto,
</line>
<line>
essa vig*l**cia não se trata d* nar*isismo
</line>
<line>
ou v*idade, mas de uma
</line>
</par><par>
<line>
estratég*a a*ap*ativa que permite às mu*heres
</line>
<line>
pre*erem e exer*erem algum controle sobre
</line>
</par><par>
</page><line>
como *erão *istas * tra*adas por outr** indivíd*os e* um contexto op*essivo de objet*ficação,
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 22, n. 4, **t. 10, p. 184-2*6, abr. 2025 www4.fsane*.com.b*/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* An*lise da Autoperce*ção e Au**-Obje*ificaç** Feminina no Ins*ag*am
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
p*ssib*lit*ndo *lguma for*a de *gência (CALOGE*O et *l., 2011; FREDRIC*SO*;
</line>
</par><par>
<line>
ROBERTS, 1997; FR*DRICKSON *t al., 1998). A aut*-o*jetificação
</line>
<line>
é, *esse modo,
</line>
</par><par>
<line>
consider*da uma *orma de control* social, em que as mulh**es apre*dem a ** restringi* físi*a
</line>
<line>
e s*cialm*nte, invest*ndo *uas *orças e recursos na c*i*ção *e um* *parê*ci* sex*almente
</line>
<line>
at*aen*e em an**cipaç*o ao olhar av*liati*o sex*a**ente do outro (CAL***RO et *l., 2011).
</line>
<line>
Ass**, instituiu-*e pelos meios de com*nicaç*o u* p*drão es*é**co pratic*mente
</line>
<line>
ina*cançável, m*rcado por excesso de exigênc*as e ca*acteríst**as con*ra*itórias, como um
</line>
<line>
mod*lo a s*r seg*ido. Esse padr*o d*manda que o corpo f*minino, para ser co**iderado belo,
</line>
<line>
seja m*gro, curv*líneo, *om bumbum *erfeito, seios a*antajados, barr**a lisa, pernas l*ngas,
</line>
</par><par>
<line>
*n**e ou*r*s **igê*cia* (**RGER, 2006; HIRATA, *009),
</line>
<line>
ao mesmo tempo em que **loca
</line>
</par><par>
<line>
uma pessoa *ora desses pa*rões como *berraç*o e algo repu*sivo (LEVINE; HARRISON,
</line>
<line>
200*). Esse fato con**ibui para que as mulher*s expostas a essas condiç*es s**am víti*as de
</line>
</par><par>
<line>
uma insatisfaç*o constante em relação
</line>
<line>
a* próprio corpo e * sen*imento* de inadequação
</line>
</par><par>
<line>
(*R**E et al., 2008). A*emais, coloca o corpo f*minino em uma posição de incompletude e
</line>
<line>
imperfei*ã*, um objeto a ser m*dificado, nec**s*ta*do co**tantemente de melhor*as
</line>
<line>
(*ALOGERO et al., 2011).
</line>
<line>
3 MÉTODO
</line>
<line>
*.1 Tip* de Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
* presen*e *studo trata-se de uma
</line>
<line>
pesquisa *e
</line>
<line>
c*mpo de
</line>
<line>
aborda*em *u*litativa.
</line>
</par><par>
<line>
*videncia-se c**o uma p**q*isa de campo, v*sto que para realizar o le*a*tam*nto de **dos,
</line>
<line>
análise de dados e exposiçã* dos *esult*dos s* faz ne**s*ário um controle adequado do objeto
</line>
<line>
de *s*udo prees*abele*i*o e assim *n*estigar, o*servar o fen*meno e col*tar os dad*s para as
</line>
<line>
análises fut*ras. *** *bordar u*a pesquisa de *atu*ez* qualitativa, buscam-s* mapea*,
</line>
<line>
*escrever e analisar o contex*o, as relações e as percepç**s a resp*ito da s**u*ç*o, fenômeno
</line>
<line>
ou *pisódio *m ques*ã*. Me*o*ologica**nte, evidenciam *ig*ções cau*ais entre intervenções
</line>
<line>
e sit*açõ*s de vi*a *ea* (MINAYO, 2013).
</line>
<line>
3.2 Pa*t*cipantes
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*esquisa cont** com a pa*ticipaç** *e 10 mulheres, *u** mai**ia é *ranca,
</line>
</par><par>
<line>
heterosse*ua*, solteira, co* idades varian*o
</line>
<line>
entre 18 32 anos e classe s**ial de m*d*a e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 10, p. 1*4-206, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Per*ira, N. B. Mora*s, I. M. Cerqueira *eto, A. A. A. M. Gom**, N. F. T. Alves
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
ba*xa. Todas são cisg*ne*os, nã* possuem filhos e se autodecla*a*am usuárias ativas da rede
</line>
</par><par>
<line>
social digi*al ins*agram, contend* m**s de dois mil se*ui*ores
</line>
<line>
n* *l*taforma. Q*atro
</line>
</par><par>
<line>
par*icipantes *eclara**m tr*b*lhar utiliza*do-s* da *magem no instagram. ** nomes
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
partici*antes foram omit*dos e atribuí*os por n*me* fictícios.
</line>
</par><par>
<line>
3.* Inst*umentos e Coleta *e d*dos
</line>
</par><par>
<line>
Para a coleta de dados, as a*toras b*scaram de forma aleatória mulheres na rede so*ia*
</line>
</par><par>
<line>
di*ital instagram, tendo como
</line>
<line>
base a quantidad* de seguido*es que p**suíam. 16 mulheres
</line>
</par><par>
<line>
foram co*ta*adas inicialm*n*e, das *ua*s 10 aceit*ram par*icipar da pes*u*sa; quatro **o
</line>
</par><par>
<line>
ace*taram; e dua* não retorn*r*m resp*sta*
</line>
<line>
ao convite de par*icipação. F*ram realiza*as
</line>
</par><par>
<line>
e*trevistas individuais presenciais sem*est*uturadas, nas quais as participantes respon*eram a
</line>
<line>
um q*e*tionári*, c*ntendo i*icialmente q*estões de c**ho socio*e*ográ*ico e, em segui*a,
</line>
</par><par>
<line>
perguntas a*ertas di*ididas em três seções. A prim*ira seção refere-s* à au*op*rcepção
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
mulhere* sobre o *ró*ri* co*po. A segunda seção refere-se à *e*aç*o das red*s sociais
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
autoperce*ção *uto-*b*etificação f*mi*ina. Enqu*nto a te**eira e e
</line>
<line>
ú*t*ma seção diz *espeito
</line>
</par><par>
<line>
ao papel
</line>
<line>
das d**itais influ*ncers na
</line>
<line>
autop*rcepç*o fe*inina. As entrevistas fora*
</line>
<line>
g*avada*
</line>
</par><par>
<line>
con*orme a autoriz*ção *as participa*tes pe** apl*c***vo de *rav*ç*o do c*lular
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
posterior*ente f*ram transcritas em sua integralidade.
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Aná*ise d* da*os
</line>
</par><par>
<line>
Foi realizad* a análi*e de con*eúd* de *ardin (2009), a qual é de*inida *omo um
</line>
</par><par>
<line>
conjunto de técnicas de análise d*s comunicações, que utiliza pro*edim**tos sistemáticos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
objetivos d* descrição do tema das mensagens. A utilização de tal *nálise prevê t*ês fas*s:
</line>
</par><par>
<line>
pr*-anál**e, e*plo**ção
</line>
<line>
do ma*erial e tr*tamento dos resultados com inferência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interpretação. S*ndo assim, a ut**izaç*o da análise de *onteúdo
</line>
<line>
permite
</line>
<line>
descobrir o que s*
</line>
</par><par>
<line>
encon**a além do qu* está *paren**ment* sendo comunicado e *o conteúdo ma*ifestado. Ao
</line>
<line>
final da análise, o* **sultados ob**dos foram divididos em trê* c*tegor*as temát*ca*, as quais
</line>
<line>
serão discutid*s a seguir.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, a*t. 10, p. 184-2*6, abr. **25
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise da Autop*rcepção e A*to-Objetificação F*minina no Insta*ra*
</line>
<line>
*91
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Aspectos *ticos
</line>
</par><par>
<line>
O presente trab*lho se*uiu o* proce*imentos éticos legais d*s*ostos nas Resoluções
</line>
<line>
*66/12 e 510/16, do Conselho Nacio*al *e Saúde (CNS), s*ndo gar*ntido total anonima*o d**
</line>
</par><par>
<line>
particip*nt*s, de modo a
</line>
<line>
p*eserv*r suas identidades. O proje*o *oi *ubmet*do *o Comitê de
</line>
</par><par>
<line>
É*ica em Pesquisa e a
</line>
<line>
**let* d* dados só te*e in*cio após apr*vação desse comitê, so* o
</line>
</par><par>
<line>
Ce*tificado de A*resen*a*ão de Apreciação Étic* (CAA*). As participantes receberam o*
</line>
</par><par>
<line>
escl*re*imentos *om relação a *odo o processo *e p*squ*sa e poster*or*e*te le*am
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aceitaram o Termo de Cons*nt*men*o Liv*e * Esclar*cido (TCLE).
</line>
</par><par>
<line>
4 R*SULTADOS * DISCUSS*O
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Autoperc**ção corporal d*s mulheres
</line>
</par><par>
<line>
Inicial*ente, as ent*evi**adas receberam pergunta* sobre co**
</line>
<line>
percebem *u*
</line>
</par><par>
<line>
im*gem cor*o*al e *e sentem satisf*itas com ela. Notou-se que a maioria afir*a nã* se sentir
</line>
</par><par>
<line>
satisfeita, m**, *or s*a vez, *s participante* q*e d*zem estar satisfeitas complementam
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
essa *a*isfação só
</line>
<line>
foi possível dia*te de proced*ment*s es*éticos e atividades físi*as. A
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo, *lice, de 2* anos, n*gra e heter*sse**al fa*a: "Sim, se*d* as*i*... bem es*ecíf*ca,
</line>
</par><par>
<line>
eu *empre
</line>
<line>
gostei do meu
</line>
<line>
cor**, só que
</line>
<line>
*u, *pesar de gost*r, eu
</line>
<line>
quer*a melhorar, p*r isso
</line>
</par><par>
<line>
inic*ei as atividades físicas...".
</line>
</par><par>
<line>
J* a parti*ipa*te Elisa, *e
</line>
<line>
18 an*s, b*anca e het*rossexual para * mesma
</line>
<line>
questão
</line>
</par><par>
<line>
relato*: "Não. E* não me s*nto satisfeita *om o meu corpo. Eu sempre qu*ro melh**ar ma*s e
</line>
<line>
m*is e acabo não gos**ndo dele. Eu não gosto da minha ba*riga, n*o *osto dos meus braços,
</line>
<line>
eu m* *nspiro muito *m mulheres magras, inclusive é um dos motivo* para eu ter **stagram e
</line>
</par><par>
<line>
segu*r m**tas pessoas assi*, entendeu?". A par*i*ip*nt* *ia*a, de 2* ano*, bra*ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
het*ross**ual, cita: "N*o *e s*nto satisfeit* co* ele, *orque compar*do a outras meninas eu
</line>
<line>
me s*nto muito in*erior * elas, entend*? P*rque te* um padrão muito es*e*ífico que eu não
</line>
</par><par>
<line>
cheg*e* nele, um *adrão de b*ogueira, s*lico**das, *ar*iga *h**ada, bumbum durinh*,
</line>
<line>
essas
</line>
</par><par>
<line>
coisas".
</line>
</par><par>
<line>
A par*ir das falas, o*serva-s* que as part**ipantes são críticas em re*ação *o pró*rio
</line>
<line>
co*po e o *ue sustenta essa cr*t*ca é a compara**o com outra* mu*heres que est*o de*t*o do
</line>
</par><par>
<line>
**e a soc*edade estabelece como "padrão de
</line>
<line>
*eleza". Como fo* enfat*z*d* nas falas, há um
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, *er*sina PI, v. 22, n. 4, art. 10, p. 184-206, abr. 2*25
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Pe**ira, N. B. *orais, I. M. Cer*ue*ra Neto, A. A. A. M. Go*es, N. F. *. Alves
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
desejo em estar *e a*ordo com o que d*limi**m co*o "belo": o c*rpo magro, *arri** cha*ada
</line>
<line>
e corpo curv*líneo.
</line>
<line>
Esse res**tado ratif*ca o exposto na literatura de q*e esse *or*o não *orrespond* ao
</line>
</par><par>
<line>
c*rpo
</line>
<line>
real enc*ntrado na ma*oria das mulheres
</line>
<line>
*m socied*de,
</line>
<line>
uma *ez **e esse modelo de
</line>
</par><par>
<line>
i*ag** é sus*entando por va**res sexistas * capitalistas, tendo e* vista *ue o belo *eminino
</line>
<line>
foi *elimitad* como aqui*o que o homem *cha b*ni*o e o m*rcado d* cos**tic*s *nt*nsifica
</line>
<line>
i*so a*ravés da publ*cidade. Assim, a indústria de moda e cosmét*co fo*enta nas mulheres a
</line>
<line>
necessida*e de ***pre procurar *elhorar sua aparência com o uso de cosméticos, artigos de
</line>
<line>
mod* e procedime*tos e*téti*o*, se* levar em consi*eração out*os fat**es com* bioló*icos
</line>
</par><par>
<line>
*u socioeconômicos que
</line>
<line>
tam*ém in*luencia* *a estrutura corporal
</line>
<line>
*o suj*ito (VAZ;
</line>
</par><par>
<line>
FER*AN*ES, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
É possível ain*a analisar at*avé* do di*curso
</line>
<line>
das partici*a*tes a ambiguidade
</line>
</par><par>
<line>
pre*ente *o ideal de
</line>
<line>
co*po esperado d* *ulher brasileira. Há
</line>
<line>
no ima**nár*o nacional
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
int*rnacion*l o destaqu* do corpo femin*n* brasil*ir* voltado para a* nád*ga* e
</line>
<line>
*ua*ris,
</line>
</par><par>
<line>
sendo
</line>
<line>
e*se inclus*ve * atr*buto m*is *o*ado por homens (HEINZELMANN et al.,
</line>
<line>
2014).
</line>
</par><par>
<line>
*nt**tan*o, *omo sugerem as pe*quisas, é r*corren*e a inquietação por parte das mulheres em
</line>
<line>
alc*nçar um corpo de car*cterísticas magr*s e até mesm* s* sub*e*er a cirurgias p**sti*as
</line>
<line>
*ara *sso, pois ente*dem *ue um co**o magro **t*rá também dotado de beleza, poder, status
</line>
<line>
e, ainda, a apro**ção e atraç*o do o*tro (SEC*HI et al., 2009; KI*D et al., 202*; WA*KER
</line>
</par><par>
<line>
** al., 2021). D*sse modo, **mo Heinzelmann al (2014) suger*, fica implícito at*avés et
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
discurso d* cor*o "*audável" * opressão feminina, uma vez que, **j* a mulh*r
</line>
<line>
"sar**a" ou
</line>
</par><par>
<line>
magra, * exig*ncia de um corpo * **rv*ço da be*ez* é a mes*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, ao se*em qu**tionada* se sua autoest*ma s* *ase*a *a au*opercepção ou na
</line>
</par><par>
<line>
de outros indiví*uos, *oa *ar*e das en**e**s*adas respondera*
</line>
<line>
que ambos são imp*r***t*s,
</line>
</par><par>
<line>
*ntreta*to, a opi*ião externa ainda p*evalece. Sobr* is*o, Diana ainda comenta: "(...)
</line>
<line>
t udo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
do ou*ro, tudo o que importa * a visão do outro *o*re * gente. Para mi*, a opinião do outro
</line>
</par><par>
<line>
*mporta bast*nte". Ao *er pergun**da em
</line>
<line>
como se se*t* ao po*tar *otos nas re**s *ociais,
</line>
</par><par>
<line>
Dian* complemen*a "me *i*to *bjetific**a, porqu*
</line>
<line>
você est* ve*dendo uma ima*em né,
</line>
</par><par>
<line>
mos*ran*o al*uma cois*".
</line>
</par><par>
<line>
Com base nas respostas da* entrevist*das, identifi*ou-*e que os *omentários ex*ernos
</line>
</par><par>
<line>
*otenc*al*za* o que W*tt e Schn**der (2009) *firmam, o cul*o ao corpo e ao belo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
pred*mi*ante na c*ntemp*ranei*ade, *endo em vi*ta a *mportânci* dad* à ima*e*, apa*ê**ia,
</line>
<line>
*elez* e **tét*ca. Esse cu**o a* belo se vê inserido p*i*cipalme**e no me*o femi**no, uma vez
</line>
<line>
que é cultu*almente e h*storicame*te repassada pa*a as **lheres a preocupação de se
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es**a, v. 22, n. 4, art. 10, p. 1*4-206, a*r. 2025 ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise da A**o*ercepção * Auto-Objetif*cação Feminin* no Ins*agram
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
mostrarem *elas di*n*e do *lhar de terceiros, dessa *orm*, exis*indo pri*eiro *ara * pelo
</line>
<line>
*lhar do outro, faz*ndo com que, por *onse*uinte, elas ma*t*nha*-se em uma pers*ec*iva de
</line>
<line>
insegura*ça cor**r** (BOURDIEU, 2012).
</line>
<line>
Além *isso, compreende-s* atra*és da* participantes que, soc*alme*te, o belo
</line>
</par><par>
<line>
feminino rece*e uma ligação dir*t* com a forma *omo * mulhe* é tr*tada no m*io
</line>
<line>
coleti*o,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente *or outros homens. A respe*to di*so, a participant* Diana acrescenta: "[...]
</line>
</par><par>
<line>
ho*ens privile*i*m muito *ulhe*es bonit*s, e mul*eres
</line>
<line>
também [...] ", p*ra a mes*a
</line>
</par><par>
<line>
questã*, a participante In*s de 2*
</line>
<line>
anos, b*anca e heterosse*ual, cita "[..] já sen** tratamento
</line>
</par><par>
<line>
difer*nte em festas, percebo q*e pes*oas *ais magras têm muitos privilégios nesse quesito".
</line>
<line>
Esse "privilégio" *ocial a* qual as e*t*evistadas citam traz, po* co*seguin*e, uma
</line>
<line>
re*ação c*m * forma c**o tais mulher*s se perce*e* a partir *os seus corpos. *om isso,
</line>
<line>
entende-se que, n* *oc*ed*de, os valores s**jetivos se des*azem e o *uje*to se re*uz apenas à
</line>
<line>
imagem, sendo m*is r*leva*t* alca*ç*r u* ideal estético *stabelecido do que preva**ce* suas
</line>
<line>
sing*larid*des *a sua personal*dade c*mo indi*ídu* (MURA*I; DORNELES, 2*18).
</line>
<line>
*o que tang* à r*lação da *trativi*ade fe*ini*a com o trata*ent* soci*l, *ellie et al.
</line>
</par><par>
<line>
(2019) investigam atr*vés
</line>
<line>
de um estudo sobre
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
*s julgamentos *aseados na aparência
</line>
</par><par>
<line>
infl*en*iam a objetificação d* mulheres, apresent*m por meio dos resu*t*dos que homen* e
</line>
<line>
p*dem julgar mu*he*es atraentes *m *el*ção * s**s p*óprios *bjet*vos sexuais de curto prazo
</line>
<line>
e, ai*da, *ssociam a *tr*tividade com maior ***a**dade *e*tal e st*tu* moral. *ompr*ende-
</line>
</par><par>
<line>
se, assim,
</line>
<line>
**e a *ut**er*epção corpor*l das *ul*eres s* manifesta na maiori* das vezes,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partir de uma f*rte interferênci* do olhar * jul*ame*to externo. Os estereótipos difundido*
</line>
</par><par>
<line>
socialmente do
</line>
<line>
que vem ser um cor*o fem*n*no bonito at*ativo é *ntern*liza*o, fazendo
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*om que a percepção das *ulheres sobre *i mesmas *ossa ser distorcid*.
</line>
<line>
4.2 A autopercepção feminina * sua rela*ã* c*m as redes s*cia*s dig*tais
</line>
</par><par>
<line>
Nesse t*pico, as mu*h*res
</line>
<line>
responderam a
</line>
<line>
*erguntas sob*e como
</line>
<line>
*e sentem ao
</line>
</par><par>
<line>
post*rem fo*os * s* ex*ore* *a* *edes sociais di*itais. A maioria *encion*u que só c*n**gue
</line>
</par><par>
<line>
postar algo se estive* se sentindo bem ou quand* foto v*lo*iza um ângulo que a favoreça. a
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, a entrevistad* A*ice, de 23 a*os, m*nci*nou:
</line>
<line>
"Eu *o* qu*se \low p*ofile\,
</line>
</par><par>
<line>
posto pouco, e
</line>
<line>
quan*o po*to é p**que
</line>
<line>
estou m* sent*ndo *uit* bem naquele mo*ento
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
</page><line>
naquela fot*. C*m os comentários que recebo, *u me sinto ma*s reafir*a**."
</line>
<line>
Atrav*s do r*lato, infere-se que o* come**ários al***os são funda*ent*is para mant*r
</line>
<line>
comportamentos d* vigilância em relação à a*arência nas fotos. O *o*partilhamento de fotos
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina P*, v. 22, n. *, art. *0, p. 184-2*6, abr. 2025 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Pere**a, *. B. *o*ais, I. M. Cerqu*ira N***, A. A. A. M. *omes, N. F. T. *lves
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
de si m*sma p*de co*t*ibu*r pa*a a auto-objetificação entre as mul**res, pois, ao capturarem
</line>
</par><par>
<line>
um* *oto, editarem algumas vezes,
</line>
<line>
alterarem parte de sua aparênc*a *ara *e adequarem aos
</line>
</par><par>
<line>
padrões socia*s
</line>
<line>
de beleza e
</line>
<line>
*ompa*tilha*em **ra que o*tras pes*oas *eja* e teçam
</line>
</par><par>
<line>
com*nt*rios, elas busc**, muitas vezes, um* validação externa que
</line>
<line>
pode resu*tar em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*ercepção momentânea d* bem-e*t** * valorização da aut*imagem. I*so é apoi*do por est*do*
</line>
<line>
que most*am qu* a validação ext*rna nas redes sociais po*e expe*imenta* um* se*sação *e
</line>
<line>
val*dação *omentânea.
</line>
<line>
A entr*vistada Be*h, *e 22 anos, parda e bis**xual, respondeu: "Me sinto bem (risos),
</line>
<line>
não **m ne*hum proble*a, m** em relação qu*ndo eu p**to foto de corpo, por exempl*, e*
</line>
<line>
*ico anali*ando muit*, aí se eu ach* u* defeitinho, eu já apago". Sampaio e Ferre*ra (2009)
</line>
<line>
afirmam que os pad*ões e*téticos ***abel*cidos socialmente recaem so*re tod*s as mulheres,
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
quais, como forma de
</line>
<line>
a*cançarem tal padrão e *starem i**lusas nesse meio,
</line>
<line>
ten*em ter a
</line>
</par><par>
<line>
com*or*amentos de autovigilância frequente *a **arência *orpora*, p**end* assim esco*der
</line>
<line>
p*rtes do corpo que consideram "*efeituo*as".
</line>
<line>
**an*o ques*ionadas sobre como se sentem *uando veem **to* de outra* mulheres e
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
qu* mais c*am* sua atenç*o *essas fot*s, *s *articipan*es relataram que
</line>
<line>
admir** e se
</line>
</par><par>
<line>
*nspiram nessas mulhere*, es*ecificame**e *o co**o, *orém, *ota* que ex*s*e um sentimento
</line>
<line>
de comp*ração/frus*raç*o. * respeito *isso, *lice compar*ilhou que: "*s vezes,
</line>
<line>
inco*sc*entemente, rola uma compara*ão do tip*: *ossa, olha só o c*r*o dela, ela nem treina e
</line>
<line>
e*tá assim". **ravés da cultur* do sexismo, julgamentos, imposiçõe* e expecta*ivas s**
</line>
<line>
estabel*cidos n* soci*d**e, contribuindo d* form* sig*ifi*ativa para a *a*u*enção de padrões
</line>
<line>
es*ético*, *u* demandam de a mulher estar sempre bela, fazendo com q*e dessa for*a es*eja
</line>
<line>
em constant* c*mpa**çã* e* relaç*o a outras mulheres (ROMÃO; M*DUREIRA, 2022).
</line>
<line>
A exemplo também, t*m-se a f*la de Gabr*e**, d* 32 *n*s, *ranca e heterossexual, a
</line>
</par><par>
<line>
**al d*z que h*je se sen*e muito
</line>
<line>
bem *m posta* fotos *pós os
</line>
<line>
procedi*entos cirúrgicos que
</line>
</par><par>
<line>
rea*izou. Seg*ndo el* ainda: "(...) mesmo após o* procediment*s
</line>
<line>
cirú*g*cos
</line>
<line>
e t*das
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*udanças que ti*e, a gordura q*e ainda fic*u, o corpo meio flácid*... Coisas q*e
</line>
<line>
pos s o
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhar com o temp*, com mais procedimentos *ue r*solvam. Antes *os pr*cediment*s, n*o
</line>
<line>
m* se*tia tão bem, minha cintura fi*a era de*proporcio*al para o *eu corpo".
</line>
<line>
Ess* afirmação d* Gabriela confirma a co*ocação de Souza * Silv* (2017), os qua*s
</line>
<line>
trazem que a *ida da *ulhe* inserida n* *ontem*oraneidad* associa-*e a **a busca *onstant*
</line>
</par><par>
<line>
rumo à sat*sfação de seus d**ejos e imposições de **rem belas. Essas mulheres
</line>
<line>
passam *or
</line>
</par><par>
<line>
um *rocess* de disto*ção de i*ag**
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
assi*, se engajam no *c*mp*nh**ento
</line>
<line>
de todas
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
tendê*ci*s
</line>
<line>
e inova*ões, incl*indo ciru*gias, proc*dimentos estéticos e tudo aquilo que poss*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 22, n. 4, art. 10, *. 18*-206, abr. 202*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise d* Aut**erce*ção * Au*o-Obj**ificação Feminina no **stagram
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
contribui* para
</line>
<line>
"melh*rar" s** bele*a, busca**o um *adrão quase que inatingív**,
</line>
</par><par>
<line>
desconsiderand* até *esm* asp*ctos importantes relativos à sua in*ividualid**e, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gené*ica,
</line>
<line>
po*
</line>
<line>
*xe*pl*. **dos da Soci*dad* Internacional de C*r*rgia Plástica Estét**a
</line>
</par><par>
<line>
(IS*PS, 20**) mostr*m que o B*a*il é o segundo país que mais r**liz* procedimentos
</line>
</par><par>
<line>
estéticos no mundo, **m m*is *e 3,3 mi*hões *e *ro**dimentos *m 2*23, s*ndo lí*er *m o
</line>
<line>
proced*m*ntos c*rúrg*cos, com 2,1 milh**s. Além dis*o, o Brasil é *m dos paíse* com o maior
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero de c*rurgiões plás*ic*s no *undo,
</line>
<line>
atrás apenas dos E*tados Unido*. *sses números
</line>
</par><par>
<line>
r***etem uma cultura qu* valoriz* excessivamen** a aparênc*a * r*f*rça a id*i* de que o *o*po
</line>
<line>
dev* ser c*nstantemente mol*ado **ra se a*equar a padrõ*s estéticos idealizados.
</line>
<line>
Adem*is, a participante Elisa, *e 1* anos, relatou: "O corpo, * jeito qu* *la po**a...
</line>
<line>
porque como *u te disse *u já *e basee* muito pela pe*soa *uand* * u*a pessoa *agr*,
</line>
<line>
ente*deu? eu fico ide*lizando aquilo na minha cabe*a". Di*nte d*ssa afi*mação, Witt e
</line>
</par><par>
<line>
Sch*neider (20*9) cita* que as mídi*s
</line>
<line>
tendem a p**ro*i*ar co*pos e aque*e* que *ão es*ão
</line>
</par><par>
<line>
inclu*o* sente*-se p*essionados a alcançar*m esse pa*rão.
</line>
<line>
Referindo-se ao *onteúdo q*e *eguem em suas red** soc*ais, *o serem que*tio*adas
</line>
</par><par>
<line>
s* acompanham mulh*res influencers e se acreditam *ue
</line>
<line>
elas influenci*m na sua
</line>
</par><par>
<line>
autopercepção, as entrevistadas Alice (23 *nos), C*ara (22 a*os), Diana (22 an*s), E*isa (18
</line>
</par><par>
<line>
anos) Gabriel* (32 ano*) concordaram na existê**ia de*sa influência. E*as e
</line>
<line>
afirmam
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nfluên*ia vai além de qual *erf*me, maquiagem ou su*lement* alimentar comprar, acreditam
</line>
<line>
que a *nfluência es** *igada esp*cia*mente na for*a como se percebem e s*g**m suas v*das.
</line>
<line>
A e**revista*a Diana af*rma: "E**s tê* uma estét*ca, ** padrão que é bom de se s*guir, *é?
</line>
</par><par>
<line>
É uma imagem que eu ta*bém quer* passar!". *á a p*rticipante Elisa re**ta: "*u
</line>
<line>
idealizo
</line>
</par><par>
<line>
aquilo na
</line>
<line>
minha cabeça, eu
</line>
<line>
levo de certa forma a rotina d*la pra minha vi*a,
</line>
<line>
entende?". As
</line>
</par><par>
<line>
semelhanç*s nas falas *as entrevistad*s re*ra*am que atual*ente,
</line>
<line>
as mulheres
</line>
<line>
estão presas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um modelo estét*co e
</line>
<line>
que devem agir a todo custo para **cançar as exig**cia* *el*. Ainda
</line>
</par><par>
<line>
n*sse sentido, Silv* et
</line>
<line>
*l. (201*) *on*ua que os se*uidores **rece* ven*r*r *ma f*nt*sia
</line>
</par><par>
<line>
pa*ro*i*ada po* uma cultura narcísica, que conduz * indivíduo a *azer pa*te de um espe*áculo
</line>
<line>
de m*scaras e aparências.
</line>
<line>
Dessa ma*ei*a, as entrevist*das *eth (*2 *no*), *lara (22 a*os), *lávia (24 a*os) e
</line>
<line>
Gab*iela (32 a*os) relatam so*re a nece*sidade d* s* atentar ao ti*o de conteúdo qu* se est*
</line>
<line>
*onsumindo * ao tipo *e pessoa que você segue. Ide*t*f*cou-se q*e o conteú*o pesquisado e
</line>
<line>
aces**do *elas p*rt*c*pantes foi sobre *od*, belez*, *aúde, *nt*ração s*cial e entre*eni**nto
</line>
<line>
de modo a influ*nciar no seu c*tidi*no e **s comportam*ntos em r*l*çã* à percep*ão *o*re
</line>
</par><par>
<line>
si. De
</line>
<line>
*cordo
</line>
<line>
co* Gabrie*a:
</line>
<line>
"(...) en*ergamo* essas pessoas como mentores,
</line>
<line>
por i*so t*nto
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na *I, *. 22, n. 4, ar*. 1*, p. 1*4-206, *br. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Pereira, N. B. Morais, I. M. Cerqueira *e*o, A. A. A. M. *omes, N. F. T. *lves
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
aco*panhar p*ssoas positivas, que tenham
</line>
<line>
al**
</line>
<line>
para ag*egar de *om na minha
</line>
<line>
***a". *
</line>
</par><par>
<line>
partic*pante Beth r*lata: "E* já deixei de se*uir muita* influencers que tem u*a visão mu*t*
</line>
<line>
tóxica, sabe? Que tem que se* tudo \certo\ *4 hor*s por dia, todos os dias da s*mana. *s ve*es
</line>
<line>
*u me pressiono e me comparo muito com elas, q*ando per**bo, *aro de seguir".
</line>
<line>
Par* Lima (2*16), é desafi*dor pa*a *s mulheres apenas o*serv*doras de*tes p*rfi*
</line>
<line>
administrare* * apa*en*e fá*il e si*ples *ot*na q*e as i*fluencers mostram, um* *ez que são
</line>
<line>
realidades *istin*as, ma* para eles, s* *orna um c*nte*d* *e ins*iração, de*c*n**deran*o tod*
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
rea*ida*e de
</line>
<line>
classe e cunh* publicit*rio e me*c*dológi*o qu* têm as pu*l*cações dest**. o
</line>
</par><par>
<line>
Essa din*m*ca *efo*ça a auto-objetificação, pois *s *ul*er*s são c*nstante*ent* expostas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
corpo* idealiz*dos e est*los de vida in*lcan*áv*is, que funcionam *omo espelhos dist**cid*s
</line>
</par><par>
<line>
da realidade. Como destaca* Fr**rick*on e Roberts (1997), a auto-ob*eti**cação leva as
</line>
</par><par>
<line>
mulh*res
</line>
<line>
a se enxergar*m como
</line>
<line>
objetos
</line>
<line>
* serem aval*ados, o *ue pod* *esultar e*
</line>
</par><par>
<line>
comportamento* de a*tovigilâ*cia **ces**va e
</line>
<line>
na busca por pa*rões ir*eai*. Ademais,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cultu*a *as rede* ***iais, que valor*za likes * come*t*rios co** forma* de valid*ção, cria um
</line>
<line>
ciclo vicioso de comparação e f*ustraç*o, pa*a o **a* a validação extern* s* torna uma medida
</line>
<line>
do próprio valor.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do
</line>
<line>
exposto, a
</line>
<line>
autopercepção fe*inin*
</line>
<line>
n*s *edes so**a*s digita*s p*de *e*
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreendid*
</line>
<line>
como um fenômeno complexo, marcado pela busca por *alidaç*o *xterna
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pela internali*ação
</line>
<line>
de padrõ*s
</line>
<line>
de **l*za muitas v*zes *natingíveis. ** mulh*r*s, ao se
</line>
</par><par>
<line>
exporem ne**a* p*ataf*rmas, são constant*mente *evadas a comp*rar *eus corp*s e esti*os de
</line>
<line>
vida c*m os ide*is exibi*os por influencers e outras us*ária*, o que reforça * a**o-
</line>
</par><par>
<line>
obje*ificação e a dist*rção da image*
</line>
<line>
corporal. Ao mesmo tempo e* que *s redes sociais
</line>
</par><par>
<line>
p*dem *er *m espaço *e empoderament* e express*o, e*as t*mbém refo*ça* ex*ectativas
</line>
<line>
ilusórias e *erp*tuam *ma cult*r* de vigilância e julgament*.
</line>
<line>
4.3 A rela*ão *a aut*-o*jetificação co* a idealiz*ção de um padrã* de be*eza
</line>
</par><par>
<line>
Para Souza e Silv*
</line>
<line>
(2017), mulheres *ue se perceb*m fora
</line>
<line>
d* padrão socialme*te
</line>
</par><par>
<line>
impo*to sã* muitas v*ze* disc*iminadas, jul***as e excluíd*s. Dess* modo, de*envolvem
</line>
<line>
s*ntimentos negativo* em re*ação * *ua autope*cepç*o, sentem-se inferiores e *esv*lorizada*.
</line>
</par><par>
<line>
A *artic*pan*e *li*e expô*: "(...) eu sempre fui mui*o *agrinha né, como eu
</line>
<line>
*isse, e* não
</line>
</par><par>
<line>
tinha nada contra o m*u co*po, eu semp*e amei *eu corp*, mas eu era m*ito compa*ada \ah,
</line>
</par><par>
<line>
a fu*ana tem mais c*rpo\, \a sicrana tem mais peito\, *
</line>
<line>
eu ficav* pe*sando \será se
</line>
<line>
* sso
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
ruim?\, eu go*tava do meu corpo, mas ficava sempre me questiona*do".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, a*t. 10, p. 184-206, abr. 2025 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma A*álise da Autop*r*epção e Auto-*b**tificação Feminina n* Instagr*m
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
É possível p*r*ebe*, *través d* fal* da parti*ipante, como a quest*o da autoperc*pç*o
</line>
</par><par>
<line>
e a **sto*ç*o *a ***gem estão dir**ament* l*gadas
</line>
<line>
aos come*tários *ue el* recebe,
</line>
</par><par>
<line>
evi*e*ci**d* a forte in*luência d* o*h*r do o*tro n* co*struç*o da aut*esti** fem*nina. Isso é
</line>
</par><par>
<line>
especi**m*nt* *erdadeiro p*ra *ulh**es **e acreditam est*r fora dos
</line>
<line>
pad*õ*s e*tabe*ec*dos
</line>
</par><par>
<line>
*elo coletivo e s* sent*m inco*o*a*as
</line>
<line>
*om essa perc*pção. Essa pressão externa
</line>
<line>
as *eva
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
adotar compor*amen*os de autovigilância e a buscar f*rmas d* reformu*ar * próprio corpo, na
</line>
<line>
tenta*iv* de se adequar ao que é *onsiderado i*eal. A entrevistada sup*acitad* a*nda comenta:
</line>
<line>
"(...) O fato de *u treinar e di*a*os qu*... viver de dieta, * por gos**r do m*u c*rpo e quer*r
</line>
<line>
q*e ele *e*hor*. É t*nto querendo o a*p*ct* *audável, **s ta**ém melhorar el*
</line>
<line>
estetic*me**e. Mas es*ou sat*sfeit* com ele atualmente". Essa fala revela uma dualidade: por
</line>
<line>
um lad*, el* ent***e a prá*ica de exercícios e * d**ta co*o *m* escolh* por *ma vida m*is
</line>
<line>
saudável; por outro, rec*n*e*e q*e também bu*ca melhorar a aparênc** fís*c* para *e enc*ixar
</line>
<line>
em *m padr*o. Essa dualidade mostra co*o * busca p*r saú*e e bem-esta* pod* se m*stu*ar,
</line>
<line>
muitas vez*s d* for*a sutil, co* a press*o p*ra se encaixar *m padrões de bel*za socialmen**
</line>
<line>
i m pos t os .
</line>
<line>
Ess* ponto é reforçador por Zanello (2022) ao trazer que a m**her aprende que o sex
</line>
<line>
applea* é um a*ri*uto impor*ante para ser es*olhida e des*jada por um ho*em e, por isso,
</line>
</par><par>
<line>
passa de forma
</line>
<line>
in*ividual * faze* dietas, malhar de manei*a intensa cert** partes do *orp*,
</line>
</par><par>
<line>
*asta horas ** arrumando, escolhe *oupas que va*oriz*m a si*huet* e a deixem mai* "g*s*osa"
</line>
</par><par>
<line>
* se p*eocupa consta*temen*e em como es*á, mas, se for qu*stiona*a, dirá
</line>
<line>
que gosta *e se
</line>
</par><par>
<line>
cu**ar faz isso por desejo próp**o. A *assiva *bj*tific*ção do e
</line>
<line>
corpo feminin* atrelado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
imposição do *orp* da mu*her ide*l, trazem
</line>
<line>
consequências t*nt* f*s*cas
</line>
<line>
quanto psicológicas
</line>
</par><par>
<line>
para as mul*eres, *e*do em vis*a que *al
</line>
<line>
pressão social fa* com que *las tenham uma
</line>
</par><par>
<line>
preocu*a*ão **trema so*re a aparênci* corporal e a form*
</line>
<line>
*omo estão sendo vi**a*,
</line>
</par><par>
<line>
negligenciando em alguns casos outro*
</line>
<line>
aspectos d* vida que não se*am
</line>
<line>
sua beleza
</line>
</par><par>
<line>
(FR*DR*KSON; ROBER*S, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
Ao *azer u*a anális* d** res*ostas das partici*ant*s, observou-se qu* * maioria
</line>
</par><par>
<line>
concorda que a ima*em
</line>
<line>
i***uenci* c*mo as mulheres são
</line>
<line>
t*atada*. Isso c*rrobora com
</line>
</par><par>
<line>
Loureiro (2014) quando se refere que muitas mulheres experi**ciam uma auto-obje*i*icação
</line>
</par><par>
<line>
est*do, qual é moment*ne*, em a
</line>
<line>
*it*ações em que *êm sua ate*ção
</line>
<line>
volta*a para
</line>
<line>
o
</line>
<line>
pró*rio
</line>
</par><par>
<line>
c*rpo,
</line>
<line>
como por exe*plo utilizar roupas decotadas, olhares ava*ia*ivo* e receber avaliaç*es
</line>
</par><par>
<line>
v**bai* sobre seu corp*. As fa*as das particip*ntes C*ara (22
</line>
<line>
anos) Flávia (24 ano*) *
</line>
</par><par>
</page><line>
refo*çam a a*irmação d* auto*. A parti*ipante Clara, comenta: "(...) já **serve* com colegas e
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 2*, n. 4, art. 1*, p. 184-206, abr. 2025 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Pereira, N. B. M*rai*, I. M. Ce*queira Net*, A. A. A. M. G*mes, N. F. T. Alves
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
outr*s meninas ao meu r**or u** *iferença por ser mais cheinha ou por s*r muito magrin*a,
</line>
<line>
já perceb* isso, *as comigo especifi*amente n*o, não sei se *o* eu s*r con*iderada padrão".
</line>
<line>
Já * pa*ticip*nte Flávia relata: "Cla*o, com ce*teza. P*r e*emplo, * gente posta fot*s
</line>
<line>
*e biqu*ni. Obvia*ente v*i gerar muitos *omentár**s, ma* você vai e posta uma fo*o
</line>
</par><par>
<line>
belíssima, tamb*m
</line>
<line>
gera, né? N* *eu, ge*a muito **and* est*u bem maqui**a, só que *um
</line>
</par><par>
<line>
estil* *étero *adrão. **tão, noto q*e se estou mos*rando alg* dent** do padrão, vo* r*c*ber
</line>
<line>
m*is c*rtidas e comentári*s. Agora, se a gente p*sta a realidade, *em maquiagem, sem nada,
</line>
<line>
o jeito que a gente está *l*, não recebe tanto, porqu* a* pessoas não querem ver natural, elas
</line>
<line>
q*erem *e* *que*a *o*sa *ai* mo*tada, querem ver o padr*o *es*o".
</line>
</par><par>
<line>
É pr*sente então no discurso das
</line>
<line>
entrevist*da* uma construção da autoimagem
</line>
</par><par>
<line>
femi*ina
</line>
<line>
que s* *lucida e se su**enta a part*r *o model* binário he*ero*ormativo, co*o
</line>
</par><par>
<line>
pontua *ourd**u (2012). O soc*ólogo *raz que e*se mo*el* está *rese*te em muito* aspecto*
</line>
</par><par>
<line>
*a vida *otidiana do* sujei*o*, inclusive,
</line>
<line>
no ideal d* be*eza. Sen*o assi*, a partir dess*
</line>
</par><par>
<line>
m*delo, espera-se qu* * ho*e* tenha a*pe*t*s como ag*lidade, agressividad*, virilidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ri**d*z, en**a*to a *ulher *specto* *e passividade, cuidado,
</line>
<line>
l*veza, vida pri*ad*, simpatia,
</line>
</par><par>
<line>
disponibilidad*, receptiv*da*e, submissão * be*eza.
</line>
</par><par>
<line>
*videnc*a-se, as*im, que os comportamen*os d* vig*lância *as mu*heres sobr* seus
</line>
<line>
**óprio* corpos *eflet*m dir*t*mente nas *ot*s que po*tam em s*as redes sociais. Elas sabem
</line>
</par><par>
<line>
qual ima*e* fe**n*na é co*sidera*a bela e ap*eciada pelo público e,
</line>
<line>
por isso, internal*zam
</line>
</par><par>
<line>
esse olh*r *x*ern*, passando * se autoa**liar a partir desses critérios. *esse modo,
</line>
<line>
*s r*des
</line>
</par><par>
<line>
socia*s digitais acabam *om*n*an*o a insatisf*çã* *o*poral feminina, *endo em vi*ta que têm
</line>
</par><par>
<line>
*elação direta com a *o*paração **cia* e, por
</line>
<line>
co*segui*te, *o**obor*m com as altas
</line>
</par><par>
<line>
exigências ** pad*ões de beleza (LIRA et *l., *01*).
</line>
</par><par>
<line>
A auto-obj*tificação, *o*tanto, é observada como es*e polic*amento das mulheres
</line>
</par><par>
<line>
sobre o própri* corpo. *o entanto,
</line>
<line>
como sendo uma *a*ifi*ação da objetif*cação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sexualiza*ão dos cor*os femi**nos, essa prá*ica t*mb*m precisa ser ob*ervada através da ó*i*a
</line>
</par><par>
<line>
dos i*eais
</line>
<line>
de
</line>
<line>
beleza estabele*idos social*ente.
</line>
<line>
A objetific*ç*o *as mulhe**s está
</line>
</par><par>
<line>
intri*secamente ligada
</line>
<line>
a es*es padrões es*éti*os, o que *esulta e* um monito*ame*to
</line>
</par><par>
<line>
c*n*tante d* ap*rência co*poral (KELLIE *t al, *019). Sobre is*o, t*das as pa*t*ci*antes
</line>
<line>
rela*aram que as *o*os que mais recebem engaj*mento *ão a*uela* em que seus corpos estã*
</line>
<line>
*a*s expostos (em trajes *e *ca*em*a, biquíni, roupas dec*tad*s, entre outros). Diante dis*o, *
</line>
</par><par>
<line>
grande maioria
</line>
<line>
*f*rmou s*r
</line>
<line>
bastante seletiva ao postar fotos, p*eocupa*do-s* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade de **a**ce* algum "defeito".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, *. 22, n. 4, *rt. 10, p. 1*4-206, *br. 20*5
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma *nálise da Autopercepção e *u*o-Objetificação Fe*inina no Instagram
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Com is*o, obse*va-se, *o c*mportam*nt* d*s particip*nt*s, *ma relaçã* d*r*ta entre
</line>
</par><par>
<line>
os padrões de beleza c*iados * *artir da *bjetificação fem**i*a e a práti** d*
</line>
<line>
au*o-
</line>
</par><par>
<line>
objetificação. Apesa* de *uit*s
</line>
<line>
terem consc*ê**i* de
</line>
<line>
que as fot** com mai* a*reciação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
público s*o aquelas que mostram * co*po *ais expo*to * alg*mas at* d*saprova*do
</line>
<line>
ta*
</line>
</par><par>
<line>
conclusão, elas co*tinuam s* po*iciando sobr* co*o o corp* está send* aprese*tado em *uas
</line>
<line>
*otos e se ele está dentro *aquilo qu* é considera*o "belo".
</line>
<line>
5 CONSIDER*ÇÕES FI*A**
</line>
<line>
A prese*te pesquisa v***u i*ve*tigar a autope*cep*ão * comportamentos de au*o-
</line>
</par><par>
<line>
objetificação em m*lheres, a
</line>
<line>
parti* do* ideais de b*leza present*s nas redes so*ia*s digitais,
</line>
</par><par>
<line>
em e*pe*ífico o **s*agram. Os resultados o*tidos po* mei* d** entrevistas revelaram aspec*os
</line>
</par><par>
<line>
i*po*tantes rel*cionados autoperc*pção corporal, à com*aração com padrões est*ticos à
</line>
<line>
e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
influência d*s r*des *ociais digitais, especialm*nte através de influencers d*gitais, permitin**
</line>
<line>
compreender al***s dos aspectos que influenciam na con*trução da subjetividade feminina e
</line>
<line>
em *omo isso leva a mu*her ter comp*rt*men*os auto-objet*ficantes.
</line>
</par><par>
<line>
A influênc*a das redes soc**is dig*t**s no
</line>
<line>
processo ** a*to**rcepção foi um pon*o
</line>
</par><par>
<line>
central na discu*s*o do* res*l*ados. *s participantes dem*n*trar*m t*r ci*ncia
</line>
<line>
sobr*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impacto
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
imagens ve*culadas nas redes s*cia*s em sua aut*percep*ão. A busca por
</line>
</par><par>
<line>
*alid*ç*o externa, manif*stad* através de comentários e in*e*ações online,
</line>
<line>
dest*cou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relevância d* opiniã* de
</line>
<line>
terce**** na *onstr**ão da *utoest*ma e na perpe*uação de
</line>
<line>
padrõe*
</line>
</par><par>
<line>
es*é*icos p*eest*b*lecido*, result*n*o assim *a auto-ob*et*fica*ão *e seus co*pos.
</line>
</par><par>
<line>
A au*opercepção *as particip**t*s em r*lação aos seus *or*o*
</line>
<line>
reve*ou
</line>
<line>
uma **sca
</line>
</par><par>
<line>
consta*te por um
</line>
<line>
*ad*ão
</line>
<line>
estético i*e*li*a*o, muita* veze* di*tante
</line>
<line>
da r*alidade. Isso **r***
</line>
</par><par>
<line>
esses *deais sã* d***ndidos atravé* da óptica do cap*talismo, que co*oca o *orpo f*minino *m
</line>
</par><par>
<line>
posição *e *b*eto * m*rcad**ia. Com a
</line>
<line>
a*cen*ão das redes so**ais
</line>
<line>
digit*is na
</line>
</par><par>
<line>
contemporaneidade, a compara*ão com outras mulheres, aliment*d* pela exposição constan*e
</line>
</par><par>
<line>
a **drões de bele*a *natingíveis, contribui para a insatisfação a e
</line>
<line>
busca incess*nte por
</line>
</par><par>
<line>
"melh*r*as", evidenci**do os im*acto* d* *bjetificação fem*nina na *onstrução d* s*a
</line>
<line>
au*opercep*ão.
</line>
<line>
* análise das entr*vis*a* *e*mit** **mpreender que *s *ulheres entrevi*tadas,
</line>
<line>
mesmo cien*es *as pre*s*es sociais e da ar*ificialidad* da* *magens compartil*adas, ainda
</line>
<line>
as*im sentem-se i*fluenciadas pe*a estética propa*ada nas redes *ocia*s *igita*s. A idealiz*ção
</line>
</par><par>
<line>
de corpos magr*s, curvilíneos *
</line>
<line>
*er*eito*, associada expos*ção à
</line>
<line>
constante dessas **agens,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina PI, *. 22, n. 4, art. 10, p. 184-206, abr. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. G. Per*ira, N. *. Morais, I. M. Cerqueira Neto, A. *. A. *. Go***, N. F. T. Alv*s
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
*ontribui para a man*te*ção da cultu*a *a objetificação feminina, *ue por sua *ez, **te*n*liza-
</line>
<line>
se na mulhe* d* ma*e*ra que ela esteja vigilando sua apar*ncia corpo*al em fun**o dessa
</line>
<line>
idea*iza*ão tão *preci*da socialmente.
</line>
<line>
Diante do e*posto, é *un*amental reconhece* a importância de *bordar essa
</line>
<line>
problemátic* e suas ramificações na const*u*ão da identidade fe*i*in*. A cons*ientização
</line>
<line>
sobre os efei*os da auto-objetifi*a*ão e a *r*moção de uma re*lexão cr*tica so*re os p*d*ões
</line>
</par><par>
<line>
de beleza i*po*t*s pel* sociedade
</line>
<line>
são p*sso* cruciais pa*a comba*e* a perpe*ua*ão
</line>
<line>
*esses
</line>
</par><par>
<line>
este*e*tipos.
</line>
</par><par>
<line>
*o *n*anto, *lgum*s limi*açõe* devem ser consi*erad*s ao *nterpre*ar e*ses ac*ados.
</line>
<line>
*nic**lmente, uma *u*ntidade limitada de par*icipantes po** restring*r a general*za*ão dos
</line>
<line>
resulta*o*, difi*ult*ndo uma visão m*is abrange*t* sobre * tem*. *lém *isso, as participantes
</line>
</par><par>
<line>
con**ntram-se e* u*a r*gião do Bras*l e isso
</line>
<line>
pode *im*t** a dive*sida*e
</line>
<line>
das
</line>
<line>
experiên*ias,
</line>
</par><par>
<line>
impossibilitando uma c*mpreens*o mais ampla das diferenças cultu*ais * sociais que podem
</line>
<line>
*nflue**iar * *elação entre auto-objetifica*ão e a*topercepção nas redes *o*iais.
</line>
</par><par>
<line>
Esta p*squi*a, a* se debru*a* sobre a
</line>
<line>
aut*-ob*etif*caçã* e **toper**pção feminina
</line>
</par><par>
<line>
nas re*es s*ciais, fornece s*bsídios para a compre*nsão dos desafios e*frentados *elas
</line>
<line>
*ulh*res n* contemp*ranei*ade. * imp*rtante que ha*a uma **ior m*vim*ntação e i*ter**se
</line>
<line>
sobre esses assunto* nos estudo* env*lvend* mul*e*es, *ma vez que as *onsequênc*as da
</line>
<line>
c*ltura *exista e patriarcal, c*mo a *bjetificação, se manifes*am *ambé* en*re as mu*heres, *
</line>
<line>
é ne*es**ria essa compreensão para *e cons*i*n*izar ainda m*is sobre o problema.
</line>
</par><par>
<line>
*inda há
</line>
<line>
um *rande
</line>
<line>
para*igma n** debat*s
</line>
<line>
fem*nistas s*br* exposiç*o do a
</line>
<line>
c*rp*
</line>
</par><par>
<line>
**minino *er vis*a como
</line>
<line>
um ato
</line>
<line>
*e empoderamento ou nã*. É prec*so analisar *e maneira
</line>
</par><par>
<line>
am*la as questões que rodeiam ess* deb*te,
</line>
<line>
tendo em vista *ue a exposi*ão do
</line>
<line>
corpo
</line>
</par><par>
<line>
*eminino
</line>
<line>
corr*bora para um de*ejo d* cultura *exista, que coisifica * ero*iza a mul*er e,
</line>
</par><par>
<line>
ainda, como foi analisado na pesqu*sa, tem raízes em um ide**
</line>
<line>
de *el*za es*ecífico que
</line>
</par><par>
<line>
influencia na perce*ção fem*n*na.
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-*e então a necessidade de re*e*sar as práticas e valores que con*rib*em p*ra
</line>
<line>
a obj*tificação * de que f*rma i**o também se aprese*ta soci*lmente na *ontempor*n*id**e.
</line>
</par><par>
<line>
Porta**o, e*pera-*e que est* estudo contribua
</line>
<line>
para *m*liar o
</line>
<line>
e*tendimento sobre a *uto-
</line>
</par><par>
<line>
objetificação feminina, in*en*ivando ações e debates que
</line>
<line>
pos*am impactar po*itivamente *a
</line>
</par><par>
<line>
d*scons*rução
</line>
<line>
dos estereótipos de c*rpo i*eal, *rom*vendo consc*entização acerca da
</line>
</par><par>
<line>
problemátic*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 22, n. *, a*t. 10, p. *84-206, abr. 2025
</line>
<line>
ww*4.fs**et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma An*li*e da *utopercepção e Au*o-Objetifica*ão *eminina no I*sta*ram
</line>
<line>
*01
</line>
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N. F. T. *lves
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1) concepç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) an*l*se e *nterpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) parti*i*ação na apro*a*ão da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *, art. 10, p. 184-20*, a*r. 2025
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ww*4.fsanet.*o*.*r/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)