<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 9, p. 180-1*6, *un. *025 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.6.* </line>
</par>
<par>
<line> O Estado Capitalista e a Polític* H*bitacion*l: U*a Disc**são Acerca da C**tradição En*re a </line>
<line> Reprodu*ão do *a*ital e a Ha*itação da Cla**e Tra*alhadora </line>
<line> *he C*pital*s* State a*d the Housing Policy: * Di*cussion About t** *ontradic*ion Between the </line>
<line> *eproduct*on of Capita* and the Housing o* th* Working Class </line>
</par>
<par>
<line> C*rlos Reri*so* Rocha da **sta </line>
<line> Dou*or *m Geografia *u**na pela U*iversidade de Sã* P*ulo </line>
<line> Profe*sor adjunto *o Curso de Geograf*a do *ampus Clóvis *our* da *nive*sidade Es*ad*a* do Piauí </line>
<line> E-*ail: *erissoncosta@*cm.uespi.br </line>
<line> Wilsomar Pessoa Nun*s </line>
<line> Doutorado em P*l*t*c*s P*blic*s pe** Universidade Fe*e*al do *iauí </line>
<line> Docen*e do curs* *e *dministração do Campus *outor* J*sefina De**s- *ESP* Florian* </line>
<line> E-mail: wils**arnunes@*rn.uesp*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Car*os Reriss*n Rocha d* Costa </line>
<line> *ditor-Che**: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> K*rley </line>
<line> de </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> UES*I - *ampus Clóvis Moura, R. *e*. Berilo *ota, s/n </line>
<line> R**rigue* </line>
</par>
<par>
<line> - Itararé, Teresina - PI, 6*001-28*, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Wilsomar *essoa Nu*es </line>
<line> Artigo recebido em 11/0*/2025. Ú*t*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *ESPI- Camp*s Dr*. J*sef*na Demes- BR-34*, s/n - </line>
<line> recebida em 17/06/20*5. Aprovad* em 1*/0*/2025. </line>
</par>
<par>
<line> C*mpo Velho, Floriano - P*, 64800-000, B*as**. </line>
</par>
<par>
<line> Avalia*o pelo *istem* T*iple *eview: Desk Review *) </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) *ouble Blind Revi*w </line>
<line> (**al*ação cega *or dois aval*ado*es da área). </line>
<line> Re*isão: Grama*ical, Normativa e de Formataç*o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *st*do Capitalista e a Política H*bitac*ona*: Uma Discussão Acerca da Co*tradição E*tre * Reproduç*o </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente artigo *em como ob**tivo discutir sobre as contra*i**es *apital/t**bal*o, n* â**ito </line>
</par>
<par>
<line> do pap*l do Es*ado em </line>
<line> ga*antir a repr*d*ção do c*pital e atender as necess*d*d*s da classe </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhadora, por *e** </line>
<line> d* p**ítica social *e habitação. A meto*ol*gia c*nsistiu *m um </line>
</par>
<par>
<line> levan*amento *ibliográfico, visando contribuir par* * </line>
<line> debate acerca d* política habitacional, </line>
</par>
<par>
<line> r*g*da pelo E*tado </line>
<line> capi*a*i*ta. Diante disso, o direito à cid*de e, em es*e*ial, o direito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> morad*a, torna-*e *iolado, a partir dos limit*s e c*ntradiçõe* de *ma socieda*e de classe*. </line>
<line> Para co*t*r e **dar *o* a* *ontrad*çõe*, o **tad* des*n*olve * polí*ica habita*i**al que, a* </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *empo qu* *u*re as neces*idades da classe </line>
<line> trabalh*dora, funciona como </line>
<line> dominação </line>
</par>
<par>
<line> polí*ica e econômica, atendendo a*s interesses do capitalismo. Tal </line>
<line> c*ntrad*ção </line>
<line> acaba </line>
</par>
<par>
<line> acirrando m*is ainda a* des*guald*d*s e a s*gregação da população **e vi*e em condiç*o de </line>
<line> vulnerab*lidade, levando os sujeitos a não terem **esso a uma moradia *igna. Conclui-se que </line>
<line> e* um con*exto da sociedade *apitalista o Estado viola os d*reitos *a cl*sse trabalhadora de </line>
</par>
<par>
<line> te* acesso * moradia </line>
<line> di*na e cria es*aços *e rep*oduçã* ampliada para </line>
<line> o capita*, </line>
</par>
<par>
<line> especialmente, em c*nt*xto de avanço *as reformas neolibe*ais. </line>
<line> Palavra*-chave: Estado C*pitalista. Pol*tica Social (capita* * trabalho). Pol*tica de Habit*ção. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The pres*n* artic*e *ims to discuss the con*radictio*s of capital/labor, *n re*a**on to the role of </line>
<line> *he Sta*e in guara*teeing *he reproduction of cap*ta* a*d at*ending to *he needs of the wo*ki*g </line>
</par>
<par>
<line> cla*s, through th* so*ial h*using po*ic*. A methodology c**sistsiu ** </line>
<line> um levantamen*o </line>
</par>
<par>
<line> *ibliográf*co, v*sa**o contribute par* o *ebate acerca da política *ousingacio*al, regida pel* </line>
<line> Estado c*pitalista. *ia*te d*sso, o d*reito à cidad* e, em es*ecial, o direito à mo*adia, *or*a-se </line>
<line> *iolatedo, a p*rtir do* limi*e* e contradiç*e* de *m* soci*dade de cl*sses. To co*tain an* deal </line>
<line> with *he contradictions, the *tate devel*ps a hous*ng policy that, at the sa** time as the n*eds </line>
<line> of th* working class, functions as a politi*al and econ*mic do**na*ion, serving th* intere*** </line>
<line> of cap*talism. T*l contradição aca*a aci*r*ndo mai* a*nd* as i*equa*i*ades e a segregação da </line>
<line> populatio* que vive em con**ção de vulnerabi*idade, levan*o os *ujeit** a *ão terem ac*sso a </line>
<line> uma m*radia digna. Con*lu*-se que em um contexto da soc*eda*e capit*lista o Esta*o viola os </line>
</par>
<par>
<line> d**eitos d* classe t*abald*ra de ter acesso a </line>
<line> moradia digna * </line>
<line> cria e**acio </line>
<line> de repr*ducci*n </line>
</par>
<par>
<line> ***l*a*a par* o *apita*, especially, *m co*te**o de advanc* das reformas neoliberais. </line>
<line> Keyw*rd*: Ca*italist State. Social Policy (*apital vs. la*or). Housing Policy. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*esi*a PI, v. 22, n. 6, a*t. 9, *. 180-*9*, *un. 2025 </line>
<line> www4.Un*f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. R. Costa, W. P. Nunes </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NT*O*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As *olí*icas soci**s d* E*tado capit*l*sta são contradit*ria*, </line>
<line> *** *tender*m interesses </line>
</par>
<par>
<line> antagôni*os. Este artigo traz uma </line>
<line> discussão acer** da polític* </line>
<line> *a*itacio*al e do di*ei*o à </line>
</par>
<par>
<line> m*r**ia, no c*n*exto da **ciedade ca*italista. Para essa di*cussão, tor**-se *e*ess*rio </line>
</par>
<par>
<line> demarcar o pap*l do Estad*, no qu* se refere ao* *nteresses d* </line>
<line> burguesia d* manifesta*ão e </line>
</par>
<par>
<line> *as *e*ig*aldades, e como e**a* afetam as cond*ç**s mínim*s de v*da d* classe *raba**a*ora. </line>
<line> A parti* *isso, r**tera-se sobre os dire*tos, em e*pe*ial, o dire*to à moradia, pon*uando seus </line>
</par>
<par>
<line> *imites de ac*s*o, c*ja </line>
<line> n*cessida*e neo*iberal é rest**n**-lo, natu*alizando a exclus*o soci*l </line>
</par>
<par>
<line> co*o questão i*divid*a*. </line>
</par>
<par>
<line> A p**tir d* capitalismo </line>
<line> monopol*sta, * Estado desenv*l*e fu*ções **nto que </line>
</par>
<par>
<line> fav*recem ** inte**sses do c*p*ta*, n* tentativa de evitar *rises econômica* * e*tabi*iz*r as </line>
<line> *ut*s de classe, q*an*o d* integ*açã* ** classe t*abalhador*, em b*sca do consenso em torno </line>
<line> da ordem (MANDEL, 1982). Di*nte d*sso, as intervenções econômi*as, políticas e sociai* do </line>
<line> Estado são fundame*tais par* garantir a produç*o e * *eprodu*ã* do cap*talism*, </line>
<line> proporc*on*n*o * conc*ntração * a ce*t*aliz*ção da riqueza qu* é apropriada a*enas **r par** </line>
</par>
<par>
<line> d* cla**e domin*n*e. Entre*anto, a administr*çã* </line>
<line> dos *on*lito* ge*ados pela ampliação das </line>
</par>
<par>
<line> desigua*dad** s*ciais precisou *e* administ**da, via política </line>
<line> s*ciais, dentr* elas a política </line>
</par>
<par>
<line> **bitaci*na* </line>
<line> e </line>
<line> *estã* </line>
<line> do </line>
<line> espa*o </line>
<line> u*b*no. </line>
</par>
<par>
<line> No ca*italismo perifér*co bras**eiro, o a**sso à *oradia sem*r* foi uma q*estão soci*l </line>
<line> e nem sem*re *nalisado * garanti*o com* u* d*reito. Ta* realidade *e con*trói em um cenário </line>
</par>
<par>
<line> de várias qu*stões socia*s i*bri*ada* e articul*das: </line>
<line> vi*lênc*a, desemprego, pobreza, </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria fa*t* de moradia. Es*as condições con*ribue* *ara q*e se compreenda </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> com*lexid**e da questão urban* no B*asil e s**s contradiç*es. Com a urb*nização acele*a*a </line>
<line> e o êxodo ru*al d*s** os anos d* 1950 aos dias atua*s a questão *abit*ci*nal *ai-se tornand* </line>
<line> um p**ble*a social, à medid* que vai *resc*ndo de *o**a desordenada e desigual o déficit de </line>
</par>
<par>
<line> morad*as. Analis*ndo a cid*de e a*esso à mor*d*a, é o </line>
<line> *ecessári* </line>
<line> compre*nd*r com* *sse </line>
</par>
<par>
<line> *ireito se lo*aliz* no **ntext* d* sociedad* ur*ana </line>
<line> e ao mesmo tempo e de forma </line>
</par>
<par>
<line> contraditória s* *o*na motor p*r* a exp*nsão do capital. </line>
</par>
<par>
<line> Em 2*01, foi criado, *or me*o </line>
<line> *a Le* *º </line>
<line> *0.257/2001, o Esta**to *as Cidade*, *u* </line>
</par>
<par>
<line> pa*s*u a regul*men*a* os a*tigo* 182 e 183 *a Cons*ituição Federal de 19*8 (CF/88), no que </line>
<line> di* respeit* à política ur*ana (Brasi*, 2001). A pa*tir, dis**, compreende-se q*e a m*radia é </line>
<line> um d*reito social, ass*gurado pela *F/88. Ne**e cenário, as condições mínimas de habitação </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. *2, n. 6, *rt. 9, *. 180-196, jun. 2025 www4.Unifsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Estado Capitalista e a Pol*tic* Ha*ita*ion*l: Uma Dis*ussão Acerca da C**trad***o Entre * Reprodução </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> sã* de responsa*ilidade est*tal, a qual deve e*tar articulada * um conjunt* de di*eitos, como: </line>
<line> tra*sporte, ed*caç*o, trabalho, s*úde e outro*. </line>
<line> Em 2003, o Minist*rio das C*dad*s se consolidou como *ma reor*an**aç*o da pol*ti*a </line>
<line> urbana e hab*tac*onal. Para auxiliar ** execução dessa polí*ic*, em 2004, a Política Nacio*al </line>
<line> de D*senvolv*me*to Urbano crio* o C*nselho Nacional das Cidades, con*udo a p*lít*c* </line>
</par>
<par>
<line> urba** perme*a *lg*mas contrad**ões </line>
<line> e desafios, sobret*do *ara a população que nã* </line>
</par>
<par>
<line> c*nsegue ter acesso a um* *i*a *igna, no qu* *e refe*e à habitação n* Br*sil. </line>
<line> Com a *xpansão do *apit*lismo, foram acirrados os processos urbanização acele*ad* e </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> *la as d*s*gualdad*s d* acesso aos bens e s*rviços </line>
<line> **nforme o poder de *o*pra do* </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos. E*tretanto, t*ata-se *e um prob*ema social que ati*ge c*l*ti*os inteiros *e*tituído* </line>
<line> de moradia e que neces*itou de lutas e reivindi*aç*es p*ra *e tornar em *ma questã* públ*ca e </line>
<line> governamental. No *ue t*nge à luta pelo aces*o à *oradia, ta* mo*imento está localizado na </line>
<line> *ontra*ição da sociedade capitalista, uma *ez que é sinali*a*o u* processo de segr*ga*ão: de </line>
</par>
<par>
<line> um la*o c*ndomínios de l*xo, co* </line>
<line> *i**ema de segurança e lazer; e, de *utro lado, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvimento </line>
<line> de </line>
<line> conjuntos habit*ci*nais sem *nfraestrutura e sem garantia </line>
<line> da* mínima* </line>
</par>
<par>
<line> con*ições d* *obr*vivênci*, a* ainda i*va*ões *em nenhuma *nfraes*r*tu*a. Is*o acarreta um </line>
<line> cre*cimento exacer*ado das periferias de baix* r*nda, *s quais *e to*nam p*oduto da *inâmica </line>
</par>
<par>
<line> *o * odo </line>
<line> de </line>
<line> produção capitalista, uma *ez *x*uls*s dos territóri*s que viraram </line>
<line> *en*r*s </line>
</par>
<par>
<line> c*mer*iai* *u s*opping ce*ter*. </line>
<line> Diante disso, o proc*sso de expansão e de dese**olviment* do capitalism* apr***nta </line>
</par>
<par>
<line> impl*ca*ões na vida cotidia*a </line>
<line> dos su*eitos, sobr*tud* </line>
<line> no q*e s* refere *o </line>
<line> con*exto </line>
<line> urbano. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo *ue </line>
<line> as necessidades d* </line>
<line> classe *rabal*adora e as reivindica*ões por melhores </line>
</par>
<par>
<line> condições d* vida pass*m a ser incorporad*s via polític*s so*iai*, ela* são implem**tadas por </line>
</par>
<par>
<line> gran*es construtoras capita*istas </line>
<line> em pa**eir* com o Est*do favorec*nd* a repro*ução </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *apital imobiliário. *ontudo é nesse m*smo ce*á**o q*e as *ondi**es dos interesse* do c**ital </line>
</par>
<par>
<line> são </line>
<line> garantidas e reproduzidas, e *ambém algumas nece*sidades da c*asse traba*hadora, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> for*a *ontradit*ria. </line>
<line> D**e-se re*s*ltar q*e o atendimento destas d*m*n*** *ocia*s depende das corre*ações </line>
<line> d* fo*ças, encontra-se o Es*ado q*e *tende as necessidades da *la*se da tra*al**dor* e que, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo, asse*ura a* c*ndições de acumulaçã* do cap*tal (a*umulação </line>
<line> de *i*ue**). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* con*radição, a </line>
<line> política </line>
<line> de habitação se tor*a um m*canismo para *eprod*ção a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capita*, * me*ida que o Estad* </line>
<line> não assegura o </line>
<line> a*esso à moradia como um direi*o soc**l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> digno para a classe trabal*a*ora. *esse c*ntexto, a moradia se torn* mercador*a, estando </line>
<line> regida pe**s interess*s do capital, reafirmando o caráter da *ercadoria do espaço urban*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, art. 9, p. 180-196, jun. 2025 w*w4.Uni*sanet.com.br/r*v*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. R. C*sta, *. P. Nunes </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, as moradias mais próximas dos espaç*s u*banos se tornam cada ve* ma*s </line>
<line> distantes do acesso para a c**sse tra****a*ora, co*s*der*ndo os espaço* *ue essa cl*sse ocu*a </line>
<line> na soc*ed*de e as condiçõ*s mínimas de sobrevivên*ia. A pa*ti* disso, não se trat* apenas d* </line>
</par>
<par>
<line> c*mpree*der </line>
<line> as questões *rbanas, mas trata-se de </line>
<line> se </line>
<line> discutir uma *eali*ade q*e expr*ssa </line>
</par>
<par>
<line> *ingularida*es, enqua*to *propriação do Estad* capitalista. </line>
<line> Com base no e*pos** até aqui, ele*ca-s* o obj*ti*o *e*te a*t*go, que é discu*ir sobre as </line>
<line> co**radiç*es (c**ital x traba*ho), no âmbi*o do papel do Est*do em ga*antir * reprodução do </line>
</par>
<par>
<line> capital e ate*d** </line>
<line> as necess*dades *a classe *raba*h*dora, por meio </line>
<line> da política soc*al ** </line>
</par>
<par>
<line> *abitação. </line>
</par>
<par>
<line> A metodolo*ia consistiu em um le*a*tamento *poiado *a pesq*i** bi*liográf*ca de </line>
<line> ca*áter qualita*ivo, u***izando-*e das obras de autor*s clássi*os com a finalid*de de c*n**ibuir </line>
</par>
<par>
<line> para o deba*e acer*a *a política habi*aciona*, regida so*re Estado capital*sta, tendo como o </line>
<line> consequênc*a desigualdades socioespa*iais. </line>
<line> O artigo es*á estru*urado e* trê* seções. A prime*ra é e*t*, em que se *bordam os </line>
<line> aspectos in*r*dutóri*s; a se*un*a seção ou desenv*lvimento parte da a*álise *obre o Es*ad* e </line>
</par>
<par>
<line> a política social no c*pitalis*o con*e*porâneo, *lém da *isc*ssão sobre a </line>
<line> política </line>
</par>
<par>
<line> h*b*ta*ional e a d*nâmi*a da re*rodução do capital e </line>
<line> da ha*it*ção da class* t*abal*adora. A </line>
</par>
<par>
<line> *er*eir* seção traz as consi*erações finais, ap*ntando o desfe*ho do que foi abor*ado. </line>
<line> 2. REFERENC*A* TEÓRICO </line>
<line> 2.1 O Est*do e a políti*a so*ial no capi*alis** contemporâneo </line>
<line> As políti*as sociais *urgem **mo pe*spectiva de in*ervenção no so*ial, para minimizar </line>
</par>
<par>
<line> os efeitos da q*estão </line>
<line> social na *ida dos indivíduos. Segundo Iamamoto (1999, </line>
<line> p. 27), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ues**o social pode ser compr*en**da co*o "o conjunto das expressões das desigualdades da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade capital*st* m*dur*, que tem uma rai* c*mum: a </line>
<line> prod*ção *ocial é </line>
<line> cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> coletiva, o tr*balho torna-se mais amplament* socia*, e*q*anto a apro*ri*ção dos seus frutos </line>
</par>
<par>
<line> *e mantém pri**da". Em out*a* </line>
<line> palavras, n* modo </line>
<line> ** produção capitalis*a, </line>
<line> * riqueza </line>
</par>
<par>
<line> socialmente pro*uzi*a é apropriada pela classe *omin*nte. </line>
<line> Em c*nformi*ade com o exposto acima, Montaño (2012, p. 279) compreende que </line>
<line> "aqui a desigu*ldade é consequênc*a do pro*es*o que, m*s** em *bun*ância de mercadorias, </line>
</par>
<par>
<line> articula ac*mula*ão e </line>
<line> empobr*cim*nt*", o* seja, </line>
<line> quanto maior for a </line>
<line> rique*a, ma*o* se*á </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co**en*ração de capi*al, te**o como c*nsequên*ia * pobre*a, isto é, maior desigual*a** </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. *, art. 9, p. 180-1*6, jun. 2025 www4.Unifsanet.*om.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Estado Capital*sta e a Pol*tica Habit*cional: Uma Discussão Acerca da *ontr*dição *ntr* a Reprodução </line>
<line> **5 </line>
</par>
<par>
<line> social. * par*ir disso, é prec*so considerar q*e a questão so*ial é </line>
<line> co*stituin** da relaçã* </line>
</par>
<par>
<line> capital-trabalho, te*do su* gê*e*e a pa*ti* do modo de produçã* capita**sta. A *uestão **cial </line>
<line> traz conse*uê*cia* de*asta*ora* par* a classe t*aba*hadora, como o a*irr*mento da pobre*a e </line>
<line> *a desigualdade *ocial. </line>
</par>
<par>
<line> Com *sso, para ente*d*r a constituiç*o e os delineamento* das po*íticas sociais </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade capital**ta, fund*ment** reconhece* que, s*b a é </line>
<line> *gide d* modo de </line>
<line> pro*uçã* </line>
</par>
<par>
<line> cap*talista, existem dua* c*ass*s an**gôni*as * cap*talista e a *rab*lhado**. Estas </line>
<line> *lasses </line>
</par>
<par>
<line> conv*vem de *orma *e**gual e sob lastro ** *xplo*ação, com a **odução col*tiva e o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apropriaç*o priv*da *e*do uma d* s**s contrad*ções bási*as. Isso des*ncadeia um amplo </line>
</par>
<par>
<line> processo de *roduç*o de </line>
<line> desig**ldade* e, </line>
<line> c*nsequentemente, </line>
<line> al*ment* a lut* pela busca de </line>
</par>
<par>
<line> *ir*itos. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Nett* (1992), é no seio do de**nvolvimento do cap*talismo *onopo*ista que </line>
<line> o *stado passa a en*rentar as expre**ões da questão *ocia*, v** pol*t*c** soc*ais. *** resposta à </line>
</par>
<par>
<line> quest*o social ocorre devido a* *rocesso de luta * mobilização </line>
<line> *a </line>
<line> classe t*abalha*ora. De </line>
</par>
<par>
<line> acord* </line>
<line> com Oliveira (2016, p. 65), "foi * </line>
<line> classe traba**adora que decidiu poli*icamente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reposicionam*nto </line>
<line> ** forma-E*tado em relação à que*tão social". A partir diss*, a classe </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ado*a conse*uiu conquistar *i**itos, não só p*líticos como sociais. </line>
<line> *as palavras de Souza e Santos (2023, p. 260), "a política *o*ial configura-s* como </line>
<line> umas das **r*as *e enf**ntamento às desigual*ad*s socioeconômicas e polít*cas, e*gendradas </line>
<line> n* confli*o *ntre capital e trabalho". Diant* di*so, cria-se a im*ge* d* "Estado so*ial", como </line>
</par>
<par>
<line> medi**or de i**e*esses e confl*tos, a qual </line>
<line> está inserida </line>
<line> n* </line>
<line> c*ntr*dição **pital x trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Logo, "a polític* púb*ica ta*bém e*tá rel**i*nada a conflitos de interesses, e é resu*t*nte de </line>
</par>
<par>
<line> dec*sões </line>
<line> q*e *isam adm*n*strar con*litos" (PEREI*A, 2008, p. 97). *ontudo é n*cessário </line>
</par>
<par>
<line> destacar qu* as i****venções *o Estado na qu*stã* so*ial ocorrem nas suas s*quela*, *u seja, </line>
<line> apenas diminuindo as m*nifestações das desigua**ades so*iais, a p**t*r *as condições *e vida </line>
<line> da *lasse *r*ba*h*dora (SAN**S, 2017). </line>
<line> Além diss*, ta* interve*ção se torna "funcional ao pro*ess* de rep*o*uç*o do capital, </line>
</par>
<par>
<line> na me*i*a em que a ge*eralização d** </line>
<line> políti*as socia** *ambém serviu *a** </line>
<line> amo**ece* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de lut* da *lasse traba*hadora naquel*s </line>
<line> circunstâncias históri**s" (SANTO*, 2*17, </line>
</par>
<par>
<line> p. *). Se*do assim, o Estado passa a </line>
<line> pres*rvar a reprodução do </line>
<line> capital, em t*d* a sua </line>
</par>
<par>
<line> orga*ização e di*âmica, desenvo*vendo funçõ** </line>
<line> econômicas e so*iais, a partir das *ol*tica* </line>
</par>
<par>
<line> sociais (NETTO, 1992). Em outras </line>
<line> p*l*vras, "pode-se entender que com existênc*a a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> r*lação capital *s **ões do Estado s* to*nam fu**a*entais no *uxílio à *anutenção *a ordem, </line>
<line> **ran*i*do a expansão * acu*ul*ção do capital" (SANT**, 2017, p. 3). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 6, art. *, p. 180-196, jun. 2*25 www4.*ni*sanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. P. Nun*s </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> No regime capitalista, a exp*nsão da *conomia ocorre em um processo antagônico </line>
<line> que, *or *ui*as vezes, se depara com ciclos de crises, atin*indo todos *a socie**de, tendo o </line>
<line> Estado um papel i*po*te anticrise. A *r*se es*ru*ural que s* encont*a no seio do mo*o *e </line>
<line> produçã* *apit*lista acab* pondo limi*e* na sua *ont*nuidade (MÉSZÁRO*, 2011), que se* o </line>
<line> Estado não *eri* como se reproduzir. </line>
<line> O Estado estaria pres*nte *m todas as fases e estágios do capitalismo, de*envolven*o * </line>
</par>
<par>
<line> importa*t* função d* garantir, a lo*go </line>
<line> prazo, os **teresse* d* acum*lação das cla*ses (ou </line>
</par>
<par>
<line> fraçõe* de </line>
<line> class*s) dominantes na sociedade c*pitalista. Isto é, u* Est*do *ue se manifesta </line>
</par>
<par>
<line> atra*és de in*er*ss*s p*rticulares, caracterizando-*e *om* um Estad* de classe. Dorre (2022) </line>
<line> ar*ume*ta q*e * Estado desem*en*a um pape* crucia* *a exprop*i*ção de recur*os e na </line>
<line> redistribuiçã* *e riqueza em *avor do capita*. Isso s* man*festa em políticas que pro*o*em a </line>
<line> ac*mul*ção de capital, *uit*s vezes à cust* das co**içõ*s ** *ida d* cla*s* trab*lhadora. </line>
<line> Aqui vale *hamar *tenção a um duplo aspecto. Ao mesmo tempo em qu* esse *st*do </line>
</par>
<par>
<line> favorece - em v*rtude d* sua </line>
<line> est*utu*a j*rídico-política - os i*teres*es da classe </line>
<line> dominante, </line>
</par>
<par>
<line> ele é capaz de se a*resentar, na aparência, como um t*rcei** em relação às disputas </line>
<line> econômi*as de classe, como uma entidade neutra, que não favore*e nenhuma clas*e. O dup*o </line>
<line> ef*ito d* *st*do c**italist* sobre a cl*sse trabalhadora atua no sentido de evitar que as forças </line>
<line> p*tencialment* *evol*cionárias des*a classe se organizem enquanto su*eitos **letivos, </line>
</par>
<par>
<line> en*uant* </line>
<line> "bloco **volu*ionário" (POULANTZA*, 1985) ao mesmo *empo que unifica </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> classe domi***te e amplia s** poder dirigente. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa for*a, *evido * sua natu*ez*, o Estado é incapaz de </line>
<line> res*lver as contradições </line>
</par>
<par>
<line> geradas pel* antagoni*mo da* </line>
<line> *lasses sociais. *le serve como </line>
<line> um instrumento par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reproduç*o dos interesses da* </line>
<line> classes domina*te*, </line>
<line> *om </line>
<line> uma função s*cial que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> essencialm*nte co*serv*dora. E*sa função perpetua os in*e*esses das classes bur*uesas, </line>
<line> mantendo a dominação de *ma *lasse sobre * outra. M*s, que opara garantir * le**timidade, * </line>
<line> or*em e o conse*so se v*em obrigado a implementar *ç*es *ue fav*re*am a classe </line>
<line> t*abalhadora, ainda **e na* s*as necessi*ade* imediatas. </line>
<line> E*bora a função do Estad* na a*arência apre*ente u*a *eutralidade, o bem púb*ico, </line>
<line> *eu caráter de classe é evident*, cont*ib*indo par* a estrutura *o capitalismo *om* um t*do. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *an*e* (1982), * Estado tem um papel fundamen*al *ara *aran*i* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> (re)pro*ução capita*ista. Port*nto o Est*d* serve aos i**eresses de pro*eção e consolidaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> capital, *ara**indo, assim, a </line>
<line> expansão do m*do </line>
<line> de pro**ção capit*l*st*, entret*n*o, </line>
<line> co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> capitalismo m*nopolista imperialista, </line>
<line> em que este ga*ha </line>
<line> u*a função interventiva ***va e*e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 22, *. 6, *rt. *, p. 180-196, jun. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *stado Capitalista e a Polít*ca Habitaci*nal: U*a Di*cussão Acerca da Contrad*ção En*re a R*produçã* </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém assume *s fu**ões d* integr*ç*o s*c*al da c*asse *raba*hadora, via políticas s**iais. </line>
<line> N*s*e sentido, o au*or class*fica as prin*ipais funç*es e características do Es*ado: </line>
</par>
<par>
<line> cri*r </line>
<line> as *ondiçõe* gerai* de *rodução q*e não podem ser a*seguradas pelas </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dade* </line>
<line> privad*s </line>
<line> dos membros da *lasse dominante; 2) reprim*r </line>
<line> qualq**r </line>
</par>
<par>
<line> ame*ça d*s classes domina**s ou de frações particulares da* class*s *ominantes </line>
</par>
<par>
<line> ao modo de </line>
<line> pro**ção corrente *través do exército, da polícia, do sistema </line>
</par>
<par>
<line> ju*iciário e p**itenciário; 3) i*te**ar as classes dom*nadas, garanti* q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *de**og*a </line>
<line> da s*cie*ade *ontinu* send* * da classe *o*in*nte e, em </line>
</par>
<par>
<line> conseq*ên*ia, q*e as classes e*ploradas aceitem sua pró*ria explora*ão sem * </line>
<line> exercício d*r*to da re*ressão contra ela* (p*rque acreditam que i*s* é inevi*ável, </line>
<line> ou qu* é "dos male* o men**", ou a "*on*ade *u**ema", ou porque nem </line>
<line> p*rcebem a exploraç*o a qual estão *ubmeti*os) (MANDEL, 1**2, p. 333-334). </line>
<line> Desde o final dos *nos d* 1970 *om a gr*nde c*ise global capital*s*a, que é sempre </line>
<line> **a crise de s*pe*produção, sob*eac*m*laç** em que * capital necessita de novos espa*os de </line>
<line> reprodu*ão soc*a*, e*erge o neoliber*lis** e s*as políticas de liberalização e*onômica, </line>
<line> desregu*amentação fina**eira, p*ivatizaçõe* e r*dução do gasto *ocia*, em que a* políticas </line>
<line> socia*s v*m sendo precar*zada*, *esm*ntadas p*ra que as p*ssoa* *ue p*ssam pagar comp*e </line>
<line> no mercado, ca**ndo ao Esta*o políticas seletivistas par* os ext*em*ment* pobres. </line>
<line> Nes*as c*ndições, oco*re o desmanc*e das políticas so*iais, uma *ez que * Es**do não </line>
<line> assume res*on**bili*ades com o soci**, e as política* universais passam a s*r crit*cadas e </line>
</par>
<par>
<line> r*formuladas * focaliza*as, seleti*as e de alívi* da po*re*a, ten*o como r*sul**do </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> *es*roteção s*cia* </line>
<line> aliada ao cre*cimento do </line>
<line> capital. "O saldo dessa mescla n*olib*ral- </line>
</par>
<par>
<line> neoconservadora foi a ins*itu***o de um Estado *ocialmente limitado, não </line>
<line> garantidor de </line>
</par>
<par>
<line> direitos sociais, pr*vedor de pol*tica* de pr*t*çã* residuais, con*ingenciai* e esti**atiza*tes" </line>
<line> (PE*EIRA, *016, p. 120). </line>
<line> Sendo assim, o proj*to ne*liberal * *esfavorável às inter*ençõ*s do Estado *o s*cial </line>
</par>
<par>
<line> (PEREIRA, 2016), poi* não tem inter*sse *o bem *omum dos indivídu*s. *ssa a política é </line>
<line> socia*, no co*texto neoli*eral, deve ser **plementada pelas parceri** púb*ico/privad*, </line>
</par>
<par>
<line> mer*antiliz*das, refila*tropizadas e a*c*rada na *es*onsabilidade *ndi*id*a* e f*miliar </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> bem-estar *o s*u gr*po. </line>
</par>
<par>
<line> 3. RE*UL*A*OS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A política habitac*on** e a d*n*mica da reproduç*o do capit*l e da ha*itação da </line>
<line> classe trabalhadora </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 6, art. 9, p. 18*-196, jun. 2025 </line>
<line> www4.U*ifsanet.co*.b*/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. P. Nu**s </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> A C*nst*tuição Feder*l de *988 det**mina um **n*unto de direitos sociais, entre estes </line>
<line> o acesso à morad**. A partir di*so, co*preend*-se que a habita*ão digna d*pe*de d* </line>
<line> *esenvol*imento d* *ma política habitacional, se*do necessário o co*promisso do Estado </line>
<line> d*moc*á*ico de di*eito em criar mecanismos para **m*nuir a* desi**aldades s*cioe*paciais. </line>
<line> Logo, po* **a v*z, se con*id*ra que * acesso aos dir*itos **ciais es*á intimamente *ela**ona*o </line>
<line> *om a* políticas públicas (SANTOS et al., 2*18). </line>
<line> S*gu*do *ereira (**0*, *. 9), *s "políticas públ*cas, e consequent*m***e, * p*lítica </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, t*m </line>
<line> como uma de suas pr*ncipais funç*es * concretização de direitos de ci*adania </line>
</par>
<par>
<line> conquistado* pela sociedade * a*pa*ados </line>
<line> pela lei". * partir disso, a pol*tica </line>
<line> habita*ional </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> orientad* *elos seguinte* p*incí*ios: </line>
</par>
<par>
<line> *oradia dig** c*mo direito e *etor de inc*usã* s*ci*l garanti**o padrã* mínimo d* </line>
<line> qu*lidade, infra*strutur* bás*ca, t*ansport* coletivo e serviços soci*is; Função s*cial </line>
<line> da propr*ed*de urba*a buscando imp*ement*r inst*um*nt*s de re*orma urb**a </line>
</par>
<par>
<line> possib*litando mel*or ordenamento e maior c*nt*ole do us* do sol* de for*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mbater a e*pec*lação e gar*nti* </line>
<line> aces*o * ter*a **ba*izad*; Q**stã* Habitaci**al </line>
</par>
<par>
<line> *omo uma Política de E*t*do; poder **blico * agent* *ndispensável na reg*lação </line>
<line> urba*a e do merca*o imobiliário, n* pro**são da moradia e na regularização de </line>
<line> *ss**tamentos precá*ios; Ge*tão demo*rática com p*rticipação dos diferent** </line>
<line> s*gmentos d* sociedade po*sibilitando c*ntrol* social e transparên*ia nas d*c*sõe* e </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos; Subord*naç*o das </line>
<line> *ções em h*bita*ão à *olít*ca urbana de modo </line>
</par>
<par>
<line> *trelado com as *emai* políticas so*i*is e *mbientais (Br*si*, 2004, p. 7). </line>
</par>
<par>
<line> Esses pr*ncípi** n**teiam a política ha*itacional e proce*so de*igua* do espaço o </line>
</par>
<par>
<line> urbano. No en*anto *s </line>
<line> políticas não atende*, </line>
<line> "de fato, às demand*s *os sujeito* mai* </line>
</par>
<par>
<line> neces*ita*os por el*s - os traba*hadores mais </line>
<line> pobr*s -, externando a incapaci*ade d* poder </line>
</par>
<par>
<line> público em *esolver questões li*adas ao aten*i*ento da* nece*sidades *ásica* da população, </line>
</par>
<par>
<line> *omo a </line>
<line> qu*stão de m*radia" (LOPES; SOUZA, *017, p. *68). Dia*te disso, o acesso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> moradia conti**a sendo uma questã* social a ser enfrentad*. </line>
<line> No Br*sil, * intervenção do Estado na questão habitacional nunca foi capaz de *aranti* </line>
<line> o direit* u*iversal à moradia. Histo*ic*mente, a* classe* de men*r *oder aq**sitivo têm </line>
<line> bu*cado reso*v*r o probl*ma do acesso a u*a casa através de proce**os *nf*rmais, como </line>
</par>
<par>
<line> adq**rir lotes clan*estino* em a*sentam*ntos </line>
<line> precários ou constr*ir s*as pr*p*ias m*r*di*s </line>
</par>
<par>
<line> com materiais </line>
<line> *btidos a juros elevados. I**o n*turalmen*e leva </line>
<line> * uma *rganização </line>
</par>
<par>
<line> se*regad*ra do es*aço *rban*, onde a popul*çã* de baixa r*nd* é margin*lizada (A*MEIDA, </line>
</par>
<par>
<line> *016). *specialmen*e, </line>
<line> no *apit*l*smo periférico dependente, mar*ado </line>
<line> pela superexplor*ção </line>
</par>
<par>
<line> *a força de trab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, *rt. *, p. 180-196, jun. 2025 </line>
<line> www4.*nifsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Estado Capit*l*sta e a Políti*a H*bitacional: U*a D*scussão Acer*a *a C*ntr*d**ão *ntre a R*prod*ção </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> Marini (2005) chama aten*ão *ara o proc*ss* de industrializaç**, *m **e os </line>
<line> t*a*alhado*es *assam * migr*r para os cent**s u*ba**s, o *ue se manifes*a por *ei* de </line>
<line> div*rsas camadas: apropr*ação da ri*ueza, exploraç*o da força de traba*ho, conce*tra*ão d* </line>
</par>
<par>
<line> classe trabalhadora em espaços </line>
<line> perif*ricos e ausência do Estado nesse* terr*t*rios, </line>
</par>
<par>
<line> especi*lmente, *om agr*vame*tos mais se**ros nos países perifé*icos. </line>
<line> A intensa *obiliza*ão para os espaços u*banos vai gerar uma expansão *e territ*r*o* </line>
</par>
<par>
<line> periféric*s, qu* não a*resentam co*dições di*n*s de se morar ou de b*irros que </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *ontem*lam estrutura e *erviç*s p*b*ic*s. In**a**das em espaços i*regulares, logo *ssa </line>
<line> mob*lização *a* "*mpurrando para as áreas p*riféricas ou favelas aq*eles q*e n*o têm como </line>
<line> pagar por esse uso do solo urbano" (LOPES; SOUZA, 201*, p. *69). "Essa es*ass*z de *cesso </line>
</par>
<par>
<line> * m*ra*ia adeq*ada, reputada </line>
<line> como </line>
<line> um bem *aro *ara </line>
<line> u** parcela </line>
<line> co*side*áve* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade, revel*-se como parte dos me*a*ismos do próprio modo de pro*ução </line>
<line> capita*ista" </line>
</par>
<par>
<line> (RIB*I**; FAÇAN*A, 202*, p. 355), pois, centrali*a-se n** áreas co***ciais, nos </line>
<line> ba*rro* </line>
</par>
<par>
<line> nobres, os ma*ores valores monet*rios do espaço urbano. </line>
</par>
<par>
<line> A im*gem a seguir retrat* a *ormação da moradia nos te*ritórios perif*rico*, na Z*na </line>
<line> Nort* do Rio de Janeir*. Apresenta a construção de **r*d*a* pequenas e c*m pou*** </line>
<line> espa*os, em um a*biente *nsegu*o e de*igua*, o* sej*, em q*e há ausência de infraestrutura e </line>
<line> s** desprovidos de serviços **blicos, como: rede de esgoto, distribuição de água, dentre </line>
<line> out*o*, afe*ando as condições de moradia d*s pessoas qu* ali r*sidem. *lé* *isso, o a*biente </line>
<line> e*tá p*opí*io a desliz*me*tos em período* *huvosos e de enc*entes. </line>
<line> Imagem 1 - A constituição da* favelas (m*radias) em territórios *erif*r***s. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Folha de São *aulo (201*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 22, *. 6, art. 9, p. 1*0-196, *un. 2025 </line>
<line> www4.Uni*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. *osta, W. *. Nunes </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> T*is *ondiç*es de *oradi* contribuem para *videnciar *s *uestões urbanas e o* </line>
<line> *onflitos de classe, que crescem cada v** mai* à medida em *ue **orrem as cont*adiçõe*, *or </line>
</par>
<par>
<line> meio da expansão do capi*a*, * partir da *oncentra*ão de renda * p*r uma parte pequena </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população que co*centra à riqueza socialm*nte p*oduzida. ***tant* "a realidade vivida </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> cidad*s de ho*e reflete problemas que se </line>
<line> acrescem *o processo de industr*alizaçã*, * </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> remete </line>
<line> às relaçõ*s capitali*ta* no uso da terra e aos investimentos púb*i**s" </line>
<line> (LOPES; </line>
</par>
<par>
<line> S*UZA, 201*, </line>
<line> p. **7). Al*m disso, os s*rviç*s </line>
<line> também se concentram em det*rminada* </line>
</par>
<par>
<line> ár**s d* cidad*, como os shopping, parques, uni*ersidades * *ac*ldades, d*ntre outros. </line>
<line> Pa*a esse* es*aços urba*o* segregad*s, *o* baixa infr*estrutura e serviços p**lic*s e </line>
<line> privados são mobiliz*do* pessoas nã* *p*nas ** c*asse *rab*lhado*a *ais pobres, mas pessoas </line>
</par>
<par>
<line> *egras, </line>
<line> cons*der*n*o o racism* e o lu*ar que </line>
<line> as pes*oas de </line>
<line> per*férias negr*s o*upam nos </line>
</par>
<par>
<line> espaços de trabalh*. </line>
<line> O racism*, *o se materiali*a* na discriminação raci*l, segund* *lmeida (2019, p. 34), </line>
</par>
<par>
<line> "*ão se trata, portanto, de apenas um at* discrimi*atóri* [...], *as de </line>
<line> um p*ocesso *m </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *o**ições de subalte*nida*e e d* pri*ilégio que s* d*s*ribuem entre grupo* racia** s* </line>
</par>
<par>
<line> reproduzem </line>
<line> nos âmbitos da política, da economia, e da* relações s*cia*s", geralmente em </line>
</par>
<par>
<line> *u*ção ** fe*ó*ipos d* cor da pele, cabelo, lábios, c*ltura, religião, dentre outros q*e </line>
<line> infe*iorizam a* p**s*as *e*r*s. </line>
<line> As péssimas condições ** vid* da cla*se traba*hadora, em e*pecial, *as pes*oas </line>
</par>
<par>
<line> negras, no </line>
<line> q*e </line>
<line> diz respeito ao acesso à *abitaçã*, refle*em quais lugares e *spaços que </line>
</par>
<par>
<line> oc*pam na *o*iedad* cap***lista. Desse mo*o, territóri*s periféri*os "nada mais são </line>
<line> que o </line>
</par>
<par>
<line> *etrato </line>
<line> d* dinâmic* do capital - da </line>
<line> sepa*ação entre as classes </line>
<line> qu* ele *esmo provoca, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> man*tenção da* re*aç*es *ociais que o faz funcionar e *o uso do *spaço urba*o em favo* da </line>
<line> acumulaç*o" (LEITE, 2019, *. 6). </line>
</par>
<par>
<line> Os interesses da burg*esia impactam d* form* negativa o *cesso à habit*ção </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> pess*as de baixa **nda, pe*a </line>
<line> dificuld*de de </line>
<line> cré*it* * condiç*es </line>
<line> de ace*so a este, "u*a vez </line>
</par>
<par>
<line> que, como qu**quer outra mercador**, frações do solo urbano não podem *er co*sumida* por </line>
</par>
<par>
<line> esse* sujeit*s, q** </line>
<line> busca* nos locais me*o* va*or**ados e desprovidos de *nf*aestrut*ra </line>
</par>
<par>
<line> forma* de sobrev*vência" (LO*ES; SOUZA, 2017, p. 156). </line>
<line> No entanto, no sistema </line>
</par>
<par>
<line> ca*italist*, * habitação tem val*r d* uso e valor *roca e é t*atada c*mo um* mercadoria que </line>
</par>
<par>
<line> *ode **r ven*ida </line>
<line> *om* qual**er </line>
<line> outra. Assim, a </line>
<line> habit**ão ocupa um lugar impor*ante no </line>
</par>
<par>
<line> ci*lo de **prod*ção do c**ita*, tanto nas áreas nobres com* *as periféricas. </line>
<line> A *usc* por *ora*ia no espaço urbano está se tornando *m problema **cial não </line>
<line> ape*as nas **an*es ***ades, mas ta*bém *as cidades médias. A *r*anização ocorre de f**ma </line>
<line> R*v. FSA, **resin*, v. 22, n. 6, a*t. *, p. 180-196, jun. 2025 www4.Unifs**et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Estado Capitalista e * *ol*ti*a Habi*acio*a*: Um* *iscussão *ce*ca d* Contr*di*ão Entre a *e*roduç*o </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> *esordenada e d**igual, seg*indo um pro*eto </line>
<line> de dese*volvimento </line>
<line> q*e penal*za a classe </line>
</par>
<par>
<line> tra*al*ado*a, </line>
<line> desprovida dos meios *e produção. A **nda da terra to***-se atraente para </line>
</par>
<par>
<line> gr*ndes inv*stimentos </line>
<line> púb**cos e priv*d*s, *e*ultand* n* constr*ç*o dess* espa*o urbano </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> consequ*nte**nte, im*edindo a clas*e trabalhadora de habitar det*rminadas áreas </line>
<line> (LOPES; </line>
</par>
<par>
<line> SO*ZA, </line>
<line> *017), que possa a habit*r </line>
<line> outras **eas c**struídas por *ia políti*as h*bitaci*nais, </line>
</par>
<par>
<line> ou favel*s, en*osta*, *n*asões, de*tre *utra*. </line>
<line> Nesse context*, o Estado atua por meio da polí*ica *e hab*tação, c*m a finalidade d* </line>
</par>
<par>
<line> diminuir *s prob*emas relac*onados à mo**di*. E*tret*nto forma *o*o es*as po*íticas s*o * </line>
</par>
<par>
<line> direc*ona*as não tem possibilita*o enfren*ar a </line>
<line> questão habita*ional pel* </line>
<line> c*asse </line>
<line> trabalhado**, </line>
</par>
<par>
<line> "que *roc*ra na cidad* um \l*gar\ e c*ndições para a re*rodução da vida" (LOPES; SOUZA, </line>
</par>
<par>
<line> 201*, p. </line>
<line> 165). Desse modo, o </line>
<line> a*esso à moradia </line>
<line> não tem sido garantido, uma vez que "a* </line>
</par>
<par>
<line> polí*icas ha*itacionais, n*st* contexto, são direc*onada* pelo setor imobiliári*, *ue co*templa </line>
<line> uma lógi*a de mercado, em *u* a morad*a se torna uma merc*dor*a importante para *ulsar </line>
<line> e*se setor, e não para garantir a repro*ução social d***es sujeit*s" (LO*ES; SOUZA, 201*, p. </line>
<line> 167), nem sempre com r*n** sufici*nte pa** o acesso *s moradia* popu**res *e conjunt*s </line>
<line> h**itacionais. </line>
<line> Sendo ass*m, o es*aço urbano se torna um* mercado*ia, de mo*o qu* os interesses </line>
</par>
<par>
<line> priva**s s* </line>
<line> tornam prioridade, acima dos </line>
<line> interesses sociais. "Assim, também as </line>
<line> *olíticas </line>
</par>
<par>
<line> habi*acionais sofrem disto*ções, fican*o </line>
<line> incompatível *om a *un*ão social" </line>
<line> (LO*ES; </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA, 2017, p. 171), obedecendo, assim, à lógica do *ercado. </line>
<line> Geralmente, a parcela da pop**ação consider**a de "**ix* renda" é * mais penalizada </line>
</par>
<par>
<line> *or *ssa i**ra*strutura d*ficient*. *s </line>
<line> pro*uto*e* d* riq*ez* são re*eg*d*s a esp*ços de </line>
</par>
<par>
<line> miséria, insegurança e prec*riedade. Par* o Estad*, esses indiv*duos só sã* relevantes quando </line>
<line> ocupam ár*as *e especulação *mob*liá*i*. </line>
<line> Di**te disso, *co*re a merca*orizaç*o do aces*o à habitação, *nserida *o valor d* t*oca </line>
</par>
<par>
<line> e uso, gara*tindo a reprodu*ão e a a**mulação </line>
<line> do *apital. *essa forma, à medida que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mo*a*i* se </line>
<line> conf*gura como *ercadoria, é impres** um* lógic* in*i*idualista que pr*si*e na </line>
</par>
<par>
<line> so**edad* </line>
<line> ca*italis*a, </line>
<line> em </line>
<line> detrime*to </line>
<line> d** </line>
<line> necessidades </line>
<line> da </line>
<line> c*asse </line>
<line> trabalh*dora </line>
</par>
<par>
<line> (*AKA**USKAS; LEITÃ*, 2017). "Ess* m*rc*ntiliza*ão *e* ocorre*do por me*o da </line>
<line> pri*ati*ação da* políticas sociais, abandona-se o r*al i*eário de pr*teçã* so*i*l das po*í*ic*s </line>
<line> [...]" (BRI*O, 2021, *. 209). </line>
</par>
<par>
<line> Esse cenário, é ainda mais grave nos </line>
<line> governos de direita e </line>
<line> *l*raneo*iberais *ue </line>
</par>
<par>
<line> reduzem o </line>
<line> *asto soc*al e implementam </line>
<line> uma política ** auster*dade fi*cal, típica </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *e*libera*ismo. Nos gov*rnos n*odesenvolvim*ntista </line>
<line> há *etorno de investimen*os, mas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 9, p. 1*0-196, jun. 20*5 </line>
<line> www*.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. R. Co*ta, W. *. Nu*es </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> associado e favorecendo ao capital *mobiliá**o, p*rém, setores popu*ares d* classe </line>
<line> tra*alhad*r* tem maior acesso às *olít*cas soci*is. </line>
<line> En*ret*nto, de acordo c** Sak*ta*ska* e Leit*o, (201*, p. 7), "*nqu*nto g*ardião </line>
</par>
<par>
<line> desse process*, * Estado não tem o propó*ito </line>
<line> de *esol*er o proble** habitac*ona* [...] </line>
</par>
<par>
<line> r**rodu*indo a des*g*a**ade so*ial e ** con*içõ*s precárias já ex*stentes". E* outro t*e*ho, </line>
</par>
<par>
<line> as au*ora* reforça* q*e "Este proce**o trará </line>
<line> co*s*go </line>
<line> *éri*s problemas para a </line>
<line> vida human*, </line>
</par>
<par>
<line> u*a v*z q*e é na c*dade que *e co*strói toda lógic* a </line>
<line> do capi*al" (SAKAT*USKAS; </line>
</par>
<par>
<line> LEITÃO, *017, p. *). Em *onformidade com *sse pensamento Br**o (20*1, p. 209) </line>
</par>
<par>
<line> compreende que "há por *st*, * merc*ntilização </line>
<line> dos serviços *oci**s e a intensificaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> conflitos en*olvendo segme*tos margin*lizad*s pela **ciedade". </line>
</par>
<par>
<line> N*sta perspectiv*, a ci*ade capit*lis** é pl**ejada para atende* às nece*sid*des </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ca*ital, s*n*o uma ex****são e exigênci* do modo d* vida *a*italis**. Ela se *aracter*za pela </line>
<line> existência de classes opostas, cad* uma com *eus *es**c*ivos interesses. Is*o *mplica que, ao </line>
<line> mesmo tempo em que a cidade é um espaço de reprodução do cap*tal, e*a *a*bém é o e**a*o </line>
</par>
<par>
<line> de repr*du*ão *a *l*sse trabal*adora, mas essa </line>
<line> conciliação de interesses nem sem*re </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pos*í*el, em especial, em contex*o de reformas *eol**e*ais e de aus*eri*ade fiscal, cu**, lógi*a </line>
</par>
<par>
<line> * individualista * *e*c*ntil*sta, ou seja, cabe a t*dos </line>
<line> se *rganizarem p*ra a*quirir s*a casa </line>
</par>
<par>
<line> p*ópria no me*cado. Pa*a os extr*mamente pobres, políticas hab*taci*nais precári*s, ** baixo </line>
<line> *usto, na periferi*. </line>
<line> Desse modo, o d*reito à moradia e consequ*nte*ente à cidade pas*a a t*r d*pla </line>
<line> util*dade: sendo cond*ção tanto *ar* a re*rodução d* ca*it*l, quanto para as condiç*es d* vida </line>
</par>
<par>
<line> *a class* t*abalhadora. Sendo o Estado *ma conde*sa*ão de *e*ações de força </line>
<line> q*e favorec* </line>
</par>
<par>
<line> aos interesse* do ca*ital, pois, "a cidade é o *spaço de socia*ização, da pr*dução d*s relações </line>
</par>
<par>
<line> socia*s </line>
<line> e, tamb*m, da r*produçã* do *apit*l, uma vez que n*** estão conti*os tod*s os </line>
</par>
<par>
<line> req*isitos par* sua existência e man*tenç*o" (SAK**AUSKAS; LE*TÃO (2*17, p. 5), para </line>
</par>
<par>
<line> que ela seja um *ire*to de todo*, p*ecisa*os d* m*is * robus*as </line>
<line> políticas púb*i*as </line>
</par>
<par>
<line> habitacionais. </line>
</par>
<par>
<line> * CONSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Para uma *isc*ssão da po*ítica *abitac*onal e do ac*sso à mora*ia, é neces*ário </line>
</par>
<par>
<line> conside*ar o contexto capitalista, </line>
<line> o *ual está *or*ado nas condi*ões de vida da c*asse </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadora. Desse modo, pensar em uma cida*e é pensar em acesso à morad*a para todos, o </line>
<line> qual envolv* um conjunto de políticas, *erviços e equi*a*entos públi*o*. *sse contexto traz à </line>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 6, art. 9, p. 1*0-*96, j**. 2025 www*.Uni*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Estado *apitalista e * Po*íti** Hab*t*c*o***: Uma Discussã* *cerca *a *ontradição En*re a Rep*oduç*o </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> tona a *e*po**a*ilidade d* o Estado d*s*n*olve* prog*am*s, proj*tos e se*viço* *ue p*rmitam </line>
<line> o acesso à m**a*ia **gna. </line>
<line> Contudo * es*aço **ba** apresenta um co*junto de cont*a*iç*o, à me*id* que *e torna </line>
</par>
<par>
<line> um motor *ara o *esenv*l*i*en*o das relaçõ*s </line>
<line> capitalistas, pautadas na m*rca*orização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mo*adia, *sto é, funciona como um meio de tro*a. A par*ir disso, * mo*adia se torna produto </line>
</par>
<par>
<line> d* so*iedade </line>
<line> capitalista. *sso implica c*mpreender essa realid*de, a </line>
<line> par*i* de </line>
<line> um aspecto </line>
</par>
<par>
<line> social * também econô*i*o ond*, para a realiza*ão do es**ço ur*an*, afloram d*ve*sos </line>
<line> i*t*res*es. *esse contexto, o *s*ad*, *linhado **s in**resses do capi*al, artic*la **ões em q*e </line>
<line> a mer*adori* é uma alternativa para se gerar lucro e riqueza. </line>
<line> O espaço urba*o t*m-se ***elado *m local de segregaç*o, * *edid* e* q*e ocorr* a </line>
<line> ex*ansão da* cidades, levando as class*s *u*al*ernas para *s áreas mais periféri**s, </line>
</par>
<par>
<line> de*t*tuíd*s de s*rviços * equip*mentos urbanos. A dinâmica *e *roduçã* repr*dução e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*paç* apr*sen*a uma profund* re*açã* com o modo *e produ*ão *o capitalismo. </line>
<line> *este </line>
</par>
<par>
<line> sentido, a m*radia, apesar ** ser um direit* social, está vinculada às contradições do capital x </line>
<line> **abalho. Isso leva a compreen*er qu* a q*estão hab*tacional é intr*nseca à ques*ão social na </line>
<line> s*ciedade capitalista. </line>
<line> Diante *isso, pod*-se co*cluir que as políticas *ociais atende* *nteresse* </line>
<line> con**aditórios, **a vez que são essenc*ais para o mo*o de p*oduç*o cap*talista, assi* c*m* </line>
</par>
<par>
<line> par* ate*der um conjunt* de </line>
<line> nec*ssidades d* classe traba*hadora. * dimensão compl*xa </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> E**ado tem </line>
<line> uma relevância sig**fi*ativa n* pr*cesso *e reprodução, como </line>
<line> uma *lternativa </line>
</par>
<par>
<line> para a dinâm*ca </line>
<line> d* capi*al. Dess* modo, situa-se o papel e a fu*çã* d* E*tado nas relações </line>
</par>
<par>
<line> sociais, à medida </line>
<line> q*e est* p*ioriza p*ojet* neoliberal e estrut*ra uma c*dade em favor o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> lucr* e *os **teresse* privados. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, no contexto cap**alista, o acesso à m**a*ia </line>
<line> não é </line>
<line> encarado como um direito </line>
</par>
<par>
<line> socia*, e, sim, como u* meio de reprod*ção do capital, o*de *e adquire l*cro, uma v*z que s* </line>
</par>
<par>
<line> emprega * l**ica *a mercadoria. Dian*e di*so, compreende-s* *omo os interesses do </line>
<line> capit*l </line>
</par>
<par>
<line> in***ferem *o *cesso à moradia, ger*ndo de*igual*ades e segregações socioespaciais. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> contexto, as questões relaci**adas à habitação a*a*am aumenta*do e afetando po*ul*ção * </line>
<line> ma*s pobre. </line>
<line> Toda*ia, o Estad* para se le*itimar pre*isar *tender outros i*teresses, que dependem </line>
</par>
<par>
<line> das correlações de f*rç*s, da* lutas, das mobiliz*çõe*. *o </line>
<line> at*al momento de i*fluê*cia </line>
</par>
<par>
<line> neoliberal </line>
<line> *o ocid*nte as políticas sociai* *e tor*am mai* precária* impa*tando d* vida </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> classe trabalha**ra que *ó tem uma arma de luta, *ua orga*izaç*o. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 9, p. 180-196, ju*. 2025 www4.Unifsanet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. *. Nunes </line>
<line> *94 </line>
</par>
<par>
<line> A falta de habitaçã* não é exclusiva d* *odo ** *rodução capitalista; historicament*, </line>
<line> todas as class*s oprimida* enfr*ntaram esse proble*a de mane*ra semelha*t*. Par* reso*ver </line>
</par>
<par>
<line> essa questão, n*o b*sta co*struir casas para os p*bres. O v*rdade*ro *aminh* </line>
<line> para eliminar </line>
</par>
<par>
<line> e*s* probl*ma é acab*r com a *xploração e op*essão da **ass* trabalhadora pela cl*sse </line>
<line> dominante, ga*antindo a **part*ção por **ual *as r*quezas pro**zidas. N*s socied**es </line>
<line> cap*talis**s, trata-se *a defesa de di*eitos e po*ític** sociais. </line>
<line> REF*R*N*IAS </line>
</par>
<par>
<line> A*MEI*A, A. F. A. O. Direito cida*e: à </line>
<line> respostas do Es*ado em torno da m*radia e sua </line>
</par>
<par>
<line> função social. 2016. 127f. Disserta*ã* (Mestrado) - Programa de P*s-*raduação em Serviço </line>
<line> Social da Univer*idad* F**era* d* S*rg*pe. *ão *ristóvão, 2016. </line>
<line> ALMEID*, S. *. Ra*ismo *strutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pó*en, *019. </line>
</par>
<par>
<line> ANDRADE, V. C. Programa Minha casa, *inha </line>
<line> vid*: *inanceiriza**o da políti*a </line>
</par>
<par>
<line> *abitac*onal e rela*ões *atrimonial*stas em S*rgip*. *018. 212f. Te*e (Dout*rado em </line>
<line> G*ogra*ia) - *rogr*ma de *ós-Graduaç*o da Univ**sidad* Federal de S*rgipe, *r*cajú, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei *º 1*.257, de </line>
<line> 1* de jul*o de 2001. Regu*a*enta os arts. 182 e **3 d* </line>
</par>
<par>
<line> C*nstitu*çã* F*deral, es*abelece diretrizes g*rais da polític* *r*ana * *á *utr*s prov*dência*. </line>
<line> *isponível em: https://www.p*analto.gov.br/*ci*il_03/leis/leis_2001/l10257.*tm. Acesso *m: </line>
<line> 0* de abr. 2025. </line>
<line> B*AS*L. Mi*istéri* das Ci*ades/Secretaria Naci*nal *e Ha*itação. *olít*ca Naciona* de </line>
<line> Ha**tação. *isponí*el em: h*tps://w*w.*idades.go*.br/*ecreta*ias-nac*onais-de-habitacao- </line>
<line> politica-nacion*l-*e-h**i*cao.pd*. 2004. Ac*sso em: 13 a*r. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> BRITO, F. S. A questão social no capit*lismo conte*p*r*neo: *omo o Esta*o enfren** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questão social? Serviço </line>
<line> Socia* em perspe*ti*a, Montes C*aros (MG), volume 5, nú*er* 1, </line>
</par>
<par>
<line> *an./*un. 2021. I ISS* 25**-1*49. </line>
<line> BUCI-GLUCKMA*N, C. Gramsc* e o Estado. *io de Janeiro: Paz e T*r*a, 1980. </line>
<line> DÖ**E, K. T*orema d* expro*ri*ç**. - 1. ed. - S*o Paulo: Boitempo, 2022. </line>
</par>
<par>
<line> FOL** DE S*O PAULO (São Paulo). Hip*r*er*icalizaç*o chega a </line>
<line> fa*e*as. São Paulo: </line>
</par>
<par>
<line> IGC, </line>
<line> 2019. </line>
<line> Disp*nível </line>
<line> e*: </line>
</par>
<par>
<line> https://www1.folha.uol.com.br/cotidia*o/2019/*9/hiperverticalizacao-*h*ga-a-*avelas-de-sao- </line>
<line> pa*lo-onde-lajes-se-so*repoem.sh*ml. Aces** em 01 de abr. d* 2025. </line>
<line> *AM*MOTO, M. V. O Serviç* Social na contempo*a*eidad*: trabalho e formação </line>
<line> pro*issional. 2. e*. São Paulo: Cortez, *9*9. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te**sina, v. 22, n. 6, a*t. 9, p. 180-196, jun. 2025 </line>
<line> ww*4.Unifsanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Estado C*pitalist* e a P*lít*c* Habita*io*al: Uma Dis*ussão Acerca *a Co*tradição En*re * Reprodu*ã* </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> LEITE, P. S. Um* breve anál*s* sobre o Programa "Minha </line>
<line> ca*a, Minh* vid*" no Ba*rro </line>
</par>
<par>
<line> Jockey Club em São G**ç*lo (RJ). In: 16º Congress* B*as*le*ro de Assistentes So*iai* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> CBAS. Anais ... Brasília (DF, Br*s*l), 30 de outubro a * d* novem*ro de 2019. </line>
</par>
<par>
<line> LOPES, R. C. R; SOUZA, S. T. Das polít*cas hab*tac*onais ao direito à cida**: r**le*ões </line>
</par>
<par>
<line> sobre a produção co**radit*ria d* cidade *e Vit*ria d* </line>
<line> Conq*ista/BA. Re*ista Pegada, vo*. </line>
</par>
<par>
<line> 18, n. 3, p. 153 - 175, set.-dez./2017. </line>
</par>
<par>
<line> M*N*EL, E. O capitalismo t*rdio. São Paulo: Abril *ultura*, 1982. </line>
<line> M*RINI, *. M. D*alética *a d*p*ndência. In: *AR*N*, R. M. Ruy Mau*o *a*ini - vida e </line>
<line> obra. Org.: TRASPADINI, *.; STEDI**, J. P. São Pa*lo: Expressão Popu**r, *005. </line>
<line> MAURI**, A. *. Es*ado e expropriação no c*pi*ali*mo dependent*. I*: *O*CHETTI, I. </line>
<line> (org.). **propri*ç*o e direitos no capita*ismo. São Paulo: Cortez, *01*. </line>
</par>
<par>
<line> MÉ*ZÁROS, I. P*ra *lém *o </line>
<line> capi*a*: rumo a um* teor*a da transição. 1 ed. *ão Paulo: </line>
</par>
<par>
<line> *oi*empo, 2011. </line>
</par>
<par>
<line> MON*AÑ*, C. Pobre*a, "questão *ocial" e *eu enfr*nta*ento. Serv. Soc. Soc., São Pau*o, n. </line>
<line> 110, p. 27*-287, abr./jun. 2*12. </line>
<line> NETTO, J. P. Capit*lismo M*n**olista * Serviço Soci**. *ão *au*o: Cortez, 1992. </line>
<line> O*IVE*RA, *. A Política social no c*pitalismo contempo*âneo: uma reint*rp*etação da </line>
<line> m*derna socied*de burguesa. A*gu*entum, Vitória (*S), v. *, n.1, p. 61-7*, *a*./abr. 2016. </line>
<line> PEREIRA, C. P. Pr*teção so*ial *o **pitalismo: crítica a teorias e *deo*og*as conflit*ntes. </line>
<line> São Paulo: Cort*z, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> PEREIRA, P. A. P. D*scussões conceituais *obre </line>
<line> política social c*mo *olí*ica pública </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> direito de cid*dania. In: PEREIRA, Potyara Ama*oneida Pereira. P**ítica social no </line>
<line> ***italismo. São Paulo: Cortez, 2008. </line>
<line> POULA*TZAS, Nicolas. O Estado, o poder e o social*smo. 2. ed. Rio de Jan*iro: Edições </line>
<line> *ra*l, 19*5. </line>
<line> RIBEIRO, J. L. C; *AÇANHA, A. C. Política H*bitacional e a **dade: o *r**rama Minha </line>
<line> Ca** e *in** Vida na produção d* espaço urbano da c*d*de d* Alt*s-*I. Rev*sta Caminhos </line>
<line> de Geog*a*ia, Ub*rl*ndi*-MG, v. 24, n. 93, *. 351-366, jun./2*23. </line>
</par>
<par>
<line> SAKATAU*KAS, G. L. B; LEITÃO, K. O. Ha*ita*ão e atuaçã* do Esta*o </line>
<line> na questão </line>
</par>
<par>
<line> h*bita*i*nal. In: VIII Jorn*da </line>
<line> In*ernacional de Políticas Pú*l*cas - JOINPP. Anais ... S*o </line>
</par>
<par>
<line> Luís do Maranhão, *nivers*dade Fed**** do *aranh** - UEMA, *017. </line>
<line> SAN*OS, L. G. G et al. P*lítica Social n* Br*s*l: a pol*tica *e *abitaç*o como f*r*a de </line>
</par>
<par>
<line> enf*entamen*o d* </line>
<line> ques*ão *ocial. In: *VI Enco*tro Naciona* de Pesquisa**r*s em S*rviço </line>
</par>
<par>
<line> Social - E*PE*S. *nais ... *itóri*: *niversida*e Federa* do *spírito Sant*, 2*18. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Ter*sina *I, v. *2, n. 6, art. 9, p. *80-196, jun. 202* </line>
<line> *w**.*nifsa*et.com.br/*e***ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. P. *unes </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS, *. S. Trajetória d*s Pol*ticas *ociais *o Estado C*p*t*lis*a: </line>
<line> *ênes*, *uge e cri*e. </line>
</par>
<par>
<line> In: *III Jornada In**rnaciona* de Políticas Públicas - JOINPP. Anai* ... São Luís do </line>
<line> Maranhão: Universid*d* Federal do Maranhão - UEM*, 20**. </line>
</par>
<par>
<line> SOUSA, C. A; SANT*S, *. C. Política social e </line>
<line> capitalismo: nexos históricos e tendênc*as </line>
</par>
<par>
<line> atuais. Se*v*ço social em **rspect*va, Mo*t** Claros (MG), volume 7, *úmero 2, *ul./dez. </line>
<line> 2023. I *S*N 25*7-1849. </line>
</par>
<par>
<line> TR*ND*DE, D. C. C; NEGRÃO, Pat*ici* N**a*a de ****as. Uma breve re*l*xão sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Estad* e as políticas so*ia*s em te*p*s de neoliberali*mo. In: VIII Jor*ad* *nternacional de </line>
<line> P*líticas Públ*cas - JOINPP. An*is ... São Luís do Ma*anhão: Universid*de Federal do </line>
<line> *aran*ã* - UEMA, 2*17. </line>
<line> Como Ref*renciar este Arti*o, conforme ABN*: </line>
<line> *OS*A, C. R. R; *UNES. W. P. O Estado C*pitalista e a Política **bitacio*al: Uma D*scussã* </line>
<line> Acerca da Contradição Ent*e a Reprodu*ão *o Capital e a Habi*ação *a Classe Trabalhadora. Rev. </line>
<line> *S*, Te***ina, v. 22, *. 6, art. *, p. 180-196, jun. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tr*buição dos A*t*res </line>
<line> C. R. R. Costa </line>
<line> W. P. Nunes </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e pl*ne**me*t*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*e*pr*t*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rasc*nho ou na re*isão crí**ca do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) parti*ipaçã* na aprovação da versão fin*l do man*sc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 6, art. 9, p. 18*-196, jun. 2025 </line>
<line> www4.Unifsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)