<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 9, p. 180-1*6, *un. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.6.*
</line>
</par><par>
<line>
O Estado Capitalista e a Polític* H*bitacion*l: U*a Disc**são Acerca da C**tradição En*re a
</line>
<line>
Reprodu*ão do *a*ital e a Ha*itação da Cla**e Tra*alhadora
</line>
<line>
*he C*pital*s* State a*d the Housing Policy: * Di*cussion About t** *ontradic*ion Between the
</line>
<line>
*eproduct*on of Capita* and the Housing o* th* Working Class
</line>
</par><par>
<line>
C*rlos Reri*so* Rocha da **sta
</line>
<line>
Dou*or *m Geografia *u**na pela U*iversidade de Sã* P*ulo
</line>
<line>
Profe*sor adjunto *o Curso de Geograf*a do *ampus Clóvis *our* da *nive*sidade Es*ad*a* do Piauí
</line>
<line>
E-*ail: *erissoncosta@*cm.uespi.br
</line>
<line>
Wilsomar Pessoa Nun*s
</line>
<line>
Doutorado em P*l*t*c*s P*blic*s pe** Universidade Fe*e*al do *iauí
</line>
<line>
Docen*e do curs* *e *dministração do Campus *outor* J*sefina De**s- *ESP* Florian*
</line>
<line>
E-mail: wils**arnunes@*rn.uesp*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Car*os Reriss*n Rocha d* Costa
</line>
<line>
*ditor-Che**:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
K*rley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
UES*I - *ampus Clóvis Moura, R. *e*. Berilo *ota, s/n
</line>
<line>
R**rigue*
</line>
</par><par>
<line>
- Itararé, Teresina - PI, 6*001-28*, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Wilsomar *essoa Nu*es
</line>
<line>
Artigo recebido em 11/0*/2025. Ú*t*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ESPI- Camp*s Dr*. J*sef*na Demes- BR-34*, s/n -
</line>
<line>
recebida em 17/06/20*5. Aprovad* em 1*/0*/2025.
</line>
</par><par>
<line>
C*mpo Velho, Floriano - P*, 64800-000, B*as**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avalia*o pelo *istem* T*iple *eview: Desk Review *)
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) *ouble Blind Revi*w
</line>
<line>
(**al*ação cega *or dois aval*ado*es da área).
</line>
<line>
Re*isão: Grama*ical, Normativa e de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *st*do Capitalista e a Política H*bitac*ona*: Uma Discussão Acerca da Co*tradição E*tre * Reproduç*o
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente artigo *em como ob**tivo discutir sobre as contra*i**es *apital/t**bal*o, n* â**ito
</line>
</par><par>
<line>
do pap*l do Es*ado em
</line>
<line>
ga*antir a repr*d*ção do c*pital e atender as necess*d*d*s da classe
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhadora, por *e**
</line>
<line>
d* p**ítica social *e habitação. A meto*ol*gia c*nsistiu *m um
</line>
</par><par>
<line>
levan*amento *ibliográfico, visando contribuir par* *
</line>
<line>
debate acerca d* política habitacional,
</line>
</par><par>
<line>
r*g*da pelo E*tado
</line>
<line>
capi*a*i*ta. Diante disso, o direito à cid*de e, em es*e*ial, o direito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
morad*a, torna-*e *iolado, a partir dos limit*s e c*ntradiçõe* de *ma socieda*e de classe*.
</line>
<line>
Para co*t*r e **dar *o* a* *ontrad*çõe*, o **tad* des*n*olve * polí*ica habita*i**al que, a*
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *empo qu* *u*re as neces*idades da classe
</line>
<line>
trabalh*dora, funciona como
</line>
<line>
dominação
</line>
</par><par>
<line>
polí*ica e econômica, atendendo a*s interesses do capitalismo. Tal
</line>
<line>
c*ntrad*ção
</line>
<line>
acaba
</line>
</par><par>
<line>
acirrando m*is ainda a* des*guald*d*s e a s*gregação da população **e vi*e em condiç*o de
</line>
<line>
vulnerab*lidade, levando os sujeitos a não terem **esso a uma moradia *igna. Conclui-se que
</line>
<line>
e* um con*exto da sociedade *apitalista o Estado viola os d*reitos *a cl*sse trabalhadora de
</line>
</par><par>
<line>
te* acesso * moradia
</line>
<line>
di*na e cria es*aços *e rep*oduçã* ampliada para
</line>
<line>
o capita*,
</line>
</par><par>
<line>
especialmente, em c*nt*xto de avanço *as reformas neolibe*ais.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Estado C*pitalista. Pol*tica Social (capita* * trabalho). Pol*tica de Habit*ção.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The pres*n* artic*e *ims to discuss the con*radictio*s of capital/labor, *n re*a**on to the role of
</line>
<line>
*he Sta*e in guara*teeing *he reproduction of cap*ta* a*d at*ending to *he needs of the wo*ki*g
</line>
</par><par>
<line>
cla*s, through th* so*ial h*using po*ic*. A methodology c**sistsiu **
</line>
<line>
um levantamen*o
</line>
</par><par>
<line>
*ibliográf*co, v*sa**o contribute par* o *ebate acerca da política *ousingacio*al, regida pel*
</line>
<line>
Estado c*pitalista. *ia*te d*sso, o d*reito à cidad* e, em es*ecial, o direito à mo*adia, *or*a-se
</line>
<line>
*iolatedo, a p*rtir do* limi*e* e contradiç*e* de *m* soci*dade de cl*sses. To co*tain an* deal
</line>
<line>
with *he contradictions, the *tate devel*ps a hous*ng policy that, at the sa** time as the n*eds
</line>
<line>
of th* working class, functions as a politi*al and econ*mic do**na*ion, serving th* intere***
</line>
<line>
of cap*talism. T*l contradição aca*a aci*r*ndo mai* a*nd* as i*equa*i*ades e a segregação da
</line>
<line>
populatio* que vive em con**ção de vulnerabi*idade, levan*o os *ujeit** a *ão terem ac*sso a
</line>
<line>
uma m*radia digna. Con*lu*-se que em um contexto da soc*eda*e capit*lista o Esta*o viola os
</line>
</par><par>
<line>
d**eitos d* classe t*abald*ra de ter acesso a
</line>
<line>
moradia digna *
</line>
<line>
cria e**acio
</line>
<line>
de repr*ducci*n
</line>
</par><par>
<line>
***l*a*a par* o *apita*, especially, *m co*te**o de advanc* das reformas neoliberais.
</line>
<line>
Keyw*rd*: Ca*italist State. Social Policy (*apital vs. la*or). Housing Policy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esi*a PI, v. 22, n. 6, a*t. 9, *. 180-*9*, *un. 2025
</line>
<line>
www4.Un*f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. R. Costa, W. P. Nunes
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
1 *NT*O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As *olí*icas soci**s d* E*tado capit*l*sta são contradit*ria*,
</line>
<line>
*** *tender*m interesses
</line>
</par><par>
<line>
antagôni*os. Este artigo traz uma
</line>
<line>
discussão acer** da polític*
</line>
<line>
*a*itacio*al e do di*ei*o à
</line>
</par><par>
<line>
m*r**ia, no c*n*exto da **ciedade ca*italista. Para essa di*cussão, tor**-se *e*ess*rio
</line>
</par><par>
<line>
demarcar o pap*l do Estad*, no qu* se refere ao* *nteresses d*
</line>
<line>
burguesia d* manifesta*ão e
</line>
</par><par>
<line>
*as *e*ig*aldades, e como e**a* afetam as cond*ç**s mínim*s de v*da d* classe *raba**a*ora.
</line>
<line>
A parti* *isso, r**tera-se sobre os dire*tos, em e*pe*ial, o dire*to à moradia, pon*uando seus
</line>
</par><par>
<line>
*imites de ac*s*o, c*ja
</line>
<line>
n*cessida*e neo*iberal é rest**n**-lo, natu*alizando a exclus*o soci*l
</line>
</par><par>
<line>
co*o questão i*divid*a*.
</line>
</par><par>
<line>
A p**tir d* capitalismo
</line>
<line>
monopol*sta, * Estado desenv*l*e fu*ções **nto que
</line>
</par><par>
<line>
fav*recem ** inte**sses do c*p*ta*, n* tentativa de evitar *rises econômica* * e*tabi*iz*r as
</line>
<line>
*ut*s de classe, q*an*o d* integ*açã* ** classe t*abalhador*, em b*sca do consenso em torno
</line>
<line>
da ordem (MANDEL, 1982). Di*nte d*sso, as intervenções econômi*as, políticas e sociai* do
</line>
<line>
Estado são fundame*tais par* garantir a produç*o e * *eprodu*ã* do cap*talism*,
</line>
<line>
proporc*on*n*o * conc*ntração * a ce*t*aliz*ção da riqueza qu* é apropriada a*enas **r par**
</line>
</par><par>
<line>
d* cla**e domin*n*e. Entre*anto, a administr*çã*
</line>
<line>
dos *on*lito* ge*ados pela ampliação das
</line>
</par><par>
<line>
desigua*dad** s*ciais precisou *e* administ**da, via política
</line>
<line>
s*ciais, dentr* elas a política
</line>
</par><par>
<line>
**bitaci*na*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*estã*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
espa*o
</line>
<line>
u*b*no.
</line>
</par><par>
<line>
No ca*italismo perifér*co bras**eiro, o a**sso à *oradia sem*r* foi uma q*estão soci*l
</line>
<line>
e nem sem*re *nalisado * garanti*o com* u* d*reito. Ta* realidade *e con*trói em um cenário
</line>
</par><par>
<line>
de várias qu*stões socia*s i*bri*ada* e articul*das:
</line>
<line>
vi*lênc*a, desemprego, pobreza,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
própria fa*t* de moradia. Es*as condições con*ribue* *ara q*e se compreenda
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
com*lexid**e da questão urban* no B*asil e s**s contradiç*es. Com a urb*nização acele*a*a
</line>
<line>
e o êxodo ru*al d*s** os anos d* 1950 aos dias atua*s a questão *abit*ci*nal *ai-se tornand*
</line>
<line>
um p**ble*a social, à medid* que vai *resc*ndo de *o**a desordenada e desigual o déficit de
</line>
</par><par>
<line>
morad*as. Analis*ndo a cid*de e a*esso à mor*d*a, é o
</line>
<line>
*ecessári*
</line>
<line>
compre*nd*r com* *sse
</line>
</par><par>
<line>
*ireito se lo*aliz* no **ntext* d* sociedad* ur*ana
</line>
<line>
e ao mesmo tempo e de forma
</line>
</par><par>
<line>
contraditória s* *o*na motor p*r* a exp*nsão do capital.
</line>
</par><par>
<line>
Em 2*01, foi criado, *or me*o
</line>
<line>
*a Le* *º
</line>
<line>
*0.257/2001, o Esta**to *as Cidade*, *u*
</line>
</par><par>
</page><line>
pa*s*u a regul*men*a* os a*tigo* 182 e 183 *a Cons*ituição Federal de 19*8 (CF/88), no que
</line>
<line>
di* respeit* à política ur*ana (Brasi*, 2001). A pa*tir, dis**, compreende-se q*e a m*radia é
</line>
<line>
um d*reito social, ass*gurado pela *F/88. Ne**e cenário, as condições mínimas de habitação
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. *2, n. 6, *rt. 9, *. 180-196, jun. 2025 www4.Unifsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Estado Capitalista e a Pol*tic* Ha*ita*ion*l: Uma Dis*ussão Acerca da C**trad***o Entre * Reprodução
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
sã* de responsa*ilidade est*tal, a qual deve e*tar articulada * um conjunt* de di*eitos, como:
</line>
<line>
tra*sporte, ed*caç*o, trabalho, s*úde e outro*.
</line>
<line>
Em 2003, o Minist*rio das C*dad*s se consolidou como *ma reor*an**aç*o da pol*ti*a
</line>
<line>
urbana e hab*tac*onal. Para auxiliar ** execução dessa polí*ic*, em 2004, a Política Nacio*al
</line>
<line>
de D*senvolv*me*to Urbano crio* o C*nselho Nacional das Cidades, con*udo a p*lít*c*
</line>
</par><par>
<line>
urba** perme*a *lg*mas contrad**ões
</line>
<line>
e desafios, sobret*do *ara a população que nã*
</line>
</par><par>
<line>
c*nsegue ter acesso a um* *i*a *igna, no qu* *e refe*e à habitação n* Br*sil.
</line>
<line>
Com a *xpansão do *apit*lismo, foram acirrados os processos urbanização acele*ad* e
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
*la as d*s*gualdad*s d* acesso aos bens e s*rviços
</line>
<line>
**nforme o poder de *o*pra do*
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos. E*tretanto, t*ata-se *e um prob*ema social que ati*ge c*l*ti*os inteiros *e*tituído*
</line>
<line>
de moradia e que neces*itou de lutas e reivindi*aç*es p*ra *e tornar em *ma questã* públ*ca e
</line>
<line>
governamental. No *ue t*nge à luta pelo aces*o à *oradia, ta* mo*imento está localizado na
</line>
<line>
*ontra*ição da sociedade capitalista, uma *ez que é sinali*a*o u* processo de segr*ga*ão: de
</line>
</par><par>
<line>
um la*o c*ndomínios de l*xo, co*
</line>
<line>
*i**ema de segurança e lazer; e, de *utro lado,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvimento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
conjuntos habit*ci*nais sem *nfraestrutura e sem garantia
</line>
<line>
da* mínima*
</line>
</par><par>
<line>
con*ições d* *obr*vivênci*, a* ainda i*va*ões *em nenhuma *nfraes*r*tu*a. Is*o acarreta um
</line>
<line>
cre*cimento exacer*ado das periferias de baix* r*nda, *s quais *e to*nam p*oduto da *inâmica
</line>
</par><par>
<line>
*o * odo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
produção capitalista, uma *ez *x*uls*s dos territóri*s que viraram
</line>
<line>
*en*r*s
</line>
</par><par>
<line>
c*mer*iai* *u s*opping ce*ter*.
</line>
<line>
Diante disso, o proc*sso de expansão e de dese**olviment* do capitalism* apr***nta
</line>
</par><par>
<line>
impl*ca*ões na vida cotidia*a
</line>
<line>
dos su*eitos, sobr*tud*
</line>
<line>
no q*e s* refere *o
</line>
<line>
con*exto
</line>
<line>
urbano.
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo *ue
</line>
<line>
as necessidades d*
</line>
<line>
classe *rabal*adora e as reivindica*ões por melhores
</line>
</par><par>
<line>
condições d* vida pass*m a ser incorporad*s via polític*s so*iai*, ela* são implem**tadas por
</line>
</par><par>
<line>
gran*es construtoras capita*istas
</line>
<line>
em pa**eir* com o Est*do favorec*nd* a repro*ução
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*apital imobiliário. *ontudo é nesse m*smo ce*á**o q*e as *ondi**es dos interesse* do c**ital
</line>
</par><par>
<line>
são
</line>
<line>
garantidas e reproduzidas, e *ambém algumas nece*sidades da c*asse traba*hadora,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
for*a *ontradit*ria.
</line>
<line>
D**e-se re*s*ltar q*e o atendimento destas d*m*n*** *ocia*s depende das corre*ações
</line>
<line>
d* fo*ças, encontra-se o Es*ado q*e *tende as necessidades da *la*se da tra*al**dor* e que, ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo, asse*ura a* c*ndições de acumulaçã* do cap*tal (a*umulação
</line>
<line>
de *i*ue**).
</line>
</par><par>
<line>
Ness* con*radição, a
</line>
<line>
política
</line>
<line>
de habitação se tor*a um m*canismo para *eprod*ção a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
capita*, * me*ida que o Estad*
</line>
<line>
não assegura o
</line>
<line>
a*esso à moradia como um direi*o soc**l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
digno para a classe trabal*a*ora. *esse c*ntexto, a moradia se torn* mercador*a, estando
</line>
<line>
regida pe**s interess*s do capital, reafirmando o caráter da *ercadoria do espaço urban*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, art. 9, p. 180-196, jun. 2025 w*w4.Uni*sanet.com.br/r*v*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. R. C*sta, *. P. Nunes
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, as moradias mais próximas dos espaç*s u*banos se tornam cada ve* ma*s
</line>
<line>
distantes do acesso para a c**sse tra****a*ora, co*s*der*ndo os espaço* *ue essa cl*sse ocu*a
</line>
<line>
na soc*ed*de e as condiçõ*s mínimas de sobrevivên*ia. A pa*ti* disso, não se trat* apenas d*
</line>
</par><par>
<line>
c*mpree*der
</line>
<line>
as questões *rbanas, mas trata-se de
</line>
<line>
se
</line>
<line>
discutir uma *eali*ade q*e expr*ssa
</line>
</par><par>
<line>
*ingularida*es, enqua*to *propriação do Estad* capitalista.
</line>
<line>
Com base no e*pos** até aqui, ele*ca-s* o obj*ti*o *e*te a*t*go, que é discu*ir sobre as
</line>
<line>
co**radiç*es (c**ital x traba*ho), no âmbi*o do papel do Est*do em ga*antir * reprodução do
</line>
</par><par>
<line>
capital e ate*d**
</line>
<line>
as necess*dades *a classe *raba*h*dora, por meio
</line>
<line>
da política soc*al **
</line>
</par><par>
<line>
*abitação.
</line>
</par><par>
<line>
A metodolo*ia consistiu em um le*a*tamento *poiado *a pesq*i** bi*liográf*ca de
</line>
<line>
ca*áter qualita*ivo, u***izando-*e das obras de autor*s clássi*os com a finalid*de de c*n**ibuir
</line>
</par><par>
<line>
para o deba*e acer*a *a política habi*aciona*, regida so*re Estado capital*sta, tendo como o
</line>
<line>
consequênc*a desigualdades socioespa*iais.
</line>
<line>
O artigo es*á estru*urado e* trê* seções. A prime*ra é e*t*, em que se *bordam os
</line>
<line>
aspectos in*r*dutóri*s; a se*un*a seção ou desenv*lvimento parte da a*álise *obre o Es*ad* e
</line>
</par><par>
<line>
a política social no c*pitalis*o con*e*porâneo, *lém da *isc*ssão sobre a
</line>
<line>
política
</line>
</par><par>
<line>
h*b*ta*ional e a d*nâmi*a da re*rodução do capital e
</line>
<line>
da ha*it*ção da class* t*abal*adora. A
</line>
</par><par>
<line>
*er*eir* seção traz as consi*erações finais, ap*ntando o desfe*ho do que foi abor*ado.
</line>
<line>
2. REFERENC*A* TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 O Est*do e a políti*a so*ial no capi*alis** contemporâneo
</line>
<line>
As políti*as sociais *urgem **mo pe*spectiva de in*ervenção no so*ial, para minimizar
</line>
</par><par>
<line>
os efeitos da q*estão
</line>
<line>
social na *ida dos indivíduos. Segundo Iamamoto (1999,
</line>
<line>
p. 27),
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ues**o social pode ser compr*en**da co*o "o conjunto das expressões das desigualdades da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade capital*st* m*dur*, que tem uma rai* c*mum: a
</line>
<line>
prod*ção *ocial é
</line>
<line>
cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
coletiva, o tr*balho torna-se mais amplament* socia*, e*q*anto a apro*ri*ção dos seus frutos
</line>
</par><par>
<line>
*e mantém pri**da". Em out*a*
</line>
<line>
palavras, n* modo
</line>
<line>
** produção capitalis*a,
</line>
<line>
* riqueza
</line>
</par><par>
<line>
socialmente pro*uzi*a é apropriada pela classe *omin*nte.
</line>
<line>
Em c*nformi*ade com o exposto acima, Montaño (2012, p. 279) compreende que
</line>
<line>
"aqui a desigu*ldade é consequênc*a do pro*es*o que, m*s** em *bun*ância de mercadorias,
</line>
</par><par>
<line>
articula ac*mula*ão e
</line>
<line>
empobr*cim*nt*", o* seja,
</line>
<line>
quanto maior for a
</line>
<line>
rique*a, ma*o* se*á
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
co**en*ração de capi*al, te**o como c*nsequên*ia * pobre*a, isto é, maior desigual*a**
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. *, art. 9, p. 180-1*6, jun. 2025 www4.Unifsanet.*om.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Estado Capital*sta e a Pol*tica Habit*cional: Uma Discussão Acerca da *ontr*dição *ntr* a Reprodução
</line>
<line>
**5
</line>
</par><par>
<line>
social. * par*ir disso, é prec*so considerar q*e a questão so*ial é
</line>
<line>
co*stituin** da relaçã*
</line>
</par><par>
<line>
capital-trabalho, te*do su* gê*e*e a pa*ti* do modo de produçã* capita**sta. A *uestão **cial
</line>
<line>
traz conse*uê*cia* de*asta*ora* par* a classe t*aba*hadora, como o a*irr*mento da pobre*a e
</line>
<line>
*a desigualdade *ocial.
</line>
</par><par>
<line>
Com *sso, para ente*d*r a constituiç*o e os delineamento* das po*íticas sociais
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade capital**ta, fund*ment** reconhece* que, s*b a é
</line>
<line>
*gide d* modo de
</line>
<line>
pro*uçã*
</line>
</par><par>
<line>
cap*talista, existem dua* c*ass*s an**gôni*as * cap*talista e a *rab*lhado**. Estas
</line>
<line>
*lasses
</line>
</par><par>
<line>
conv*vem de *orma *e**gual e sob lastro ** *xplo*ação, com a **odução col*tiva e o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apropriaç*o priv*da *e*do uma d* s**s contrad*ções bási*as. Isso des*ncadeia um amplo
</line>
</par><par>
<line>
processo de *roduç*o de
</line>
<line>
desig**ldade* e,
</line>
<line>
c*nsequentemente,
</line>
<line>
al*ment* a lut* pela busca de
</line>
</par><par>
<line>
*ir*itos.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Nett* (1992), é no seio do de**nvolvimento do cap*talismo *onopo*ista que
</line>
<line>
o *stado passa a en*rentar as expre**ões da questão *ocia*, v** pol*t*c** soc*ais. *** resposta à
</line>
</par><par>
<line>
quest*o social ocorre devido a* *rocesso de luta * mobilização
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
classe t*abalha*ora. De
</line>
</par><par>
<line>
acord*
</line>
<line>
com Oliveira (2016, p. 65), "foi *
</line>
<line>
classe traba**adora que decidiu poli*icamente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reposicionam*nto
</line>
<line>
** forma-E*tado em relação à que*tão social". A partir diss*, a classe
</line>
</par><par>
<line>
trabal*ado*a conse*uiu conquistar *i**itos, não só p*líticos como sociais.
</line>
<line>
*as palavras de Souza e Santos (2023, p. 260), "a política *o*ial configura-s* como
</line>
<line>
umas das **r*as *e enf**ntamento às desigual*ad*s socioeconômicas e polít*cas, e*gendradas
</line>
<line>
n* confli*o *ntre capital e trabalho". Diant* di*so, cria-se a im*ge* d* "Estado so*ial", como
</line>
</par><par>
<line>
medi**or de i**e*esses e confl*tos, a qual
</line>
<line>
está inserida
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
c*ntr*dição **pital x trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Logo, "a polític* púb*ica ta*bém e*tá rel**i*nada a conflitos de interesses, e é resu*t*nte de
</line>
</par><par>
<line>
dec*sões
</line>
<line>
q*e *isam adm*n*strar con*litos" (PEREI*A, 2008, p. 97). *ontudo é n*cessário
</line>
</par><par>
<line>
destacar qu* as i****venções *o Estado na qu*stã* so*ial ocorrem nas suas s*quela*, *u seja,
</line>
<line>
apenas diminuindo as m*nifestações das desigua**ades so*iais, a p**t*r *as condições *e vida
</line>
<line>
da *lasse *r*ba*h*dora (SAN**S, 2017).
</line>
<line>
Além diss*, ta* interve*ção se torna "funcional ao pro*ess* de rep*o*uç*o do capital,
</line>
</par><par>
<line>
na me*i*a em que a ge*eralização d**
</line>
<line>
políti*as socia** *ambém serviu *a**
</line>
<line>
amo**ece*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de lut* da *lasse traba*hadora naquel*s
</line>
<line>
circunstâncias históri**s" (SANTO*, 2*17,
</line>
</par><par>
<line>
p. *). Se*do assim, o Estado passa a
</line>
<line>
pres*rvar a reprodução do
</line>
<line>
capital, em t*d* a sua
</line>
</par><par>
<line>
orga*ização e di*âmica, desenvo*vendo funçõ**
</line>
<line>
econômicas e so*iais, a partir das *ol*tica*
</line>
</par><par>
<line>
sociais (NETTO, 1992). Em outras
</line>
<line>
p*l*vras, "pode-se entender que com existênc*a a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
r*lação capital *s **ões do Estado s* to*nam fu**a*entais no *uxílio à *anutenção *a ordem,
</line>
<line>
**ran*i*do a expansão * acu*ul*ção do capital" (SANT**, 2017, p. 3).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 6, art. *, p. 180-196, jun. 2*25 www4.*ni*sanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. P. Nun*s
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
No regime capitalista, a exp*nsão da *conomia ocorre em um processo antagônico
</line>
<line>
que, *or *ui*as vezes, se depara com ciclos de crises, atin*indo todos *a socie**de, tendo o
</line>
<line>
Estado um papel i*po*te anticrise. A *r*se es*ru*ural que s* encont*a no seio do mo*o *e
</line>
<line>
produçã* *apit*lista acab* pondo limi*e* na sua *ont*nuidade (MÉSZÁRO*, 2011), que se* o
</line>
<line>
Estado não *eri* como se reproduzir.
</line>
<line>
O Estado estaria pres*nte *m todas as fases e estágios do capitalismo, de*envolven*o *
</line>
</par><par>
<line>
importa*t* função d* garantir, a lo*go
</line>
<line>
prazo, os **teresse* d* acum*lação das cla*ses (ou
</line>
</par><par>
<line>
fraçõe* de
</line>
<line>
class*s) dominantes na sociedade c*pitalista. Isto é, u* Est*do *ue se manifesta
</line>
</par><par>
<line>
atra*és de in*er*ss*s p*rticulares, caracterizando-*e *om* um Estad* de classe. Dorre (2022)
</line>
<line>
ar*ume*ta q*e * Estado desem*en*a um pape* crucia* *a exprop*i*ção de recur*os e na
</line>
<line>
redistribuiçã* *e riqueza em *avor do capita*. Isso s* man*festa em políticas que pro*o*em a
</line>
<line>
ac*mul*ção de capital, *uit*s vezes à cust* das co**içõ*s ** *ida d* cla*s* trab*lhadora.
</line>
<line>
Aqui vale *hamar *tenção a um duplo aspecto. Ao mesmo tempo em qu* esse *st*do
</line>
</par><par>
<line>
favorece - em v*rtude d* sua
</line>
<line>
est*utu*a j*rídico-política - os i*teres*es da classe
</line>
<line>
dominante,
</line>
</par><par>
<line>
ele é capaz de se a*resentar, na aparência, como um t*rcei** em relação às disputas
</line>
<line>
econômi*as de classe, como uma entidade neutra, que não favore*e nenhuma clas*e. O dup*o
</line>
<line>
ef*ito d* *st*do c**italist* sobre a cl*sse trabalhadora atua no sentido de evitar que as forças
</line>
<line>
p*tencialment* *evol*cionárias des*a classe se organizem enquanto su*eitos **letivos,
</line>
</par><par>
<line>
en*uant*
</line>
<line>
"bloco **volu*ionário" (POULANTZA*, 1985) ao mesmo *empo que unifica
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
classe domi***te e amplia s** poder dirigente.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa for*a, *evido * sua natu*ez*, o Estado é incapaz de
</line>
<line>
res*lver as contradições
</line>
</par><par>
<line>
geradas pel* antagoni*mo da*
</line>
<line>
*lasses sociais. *le serve como
</line>
<line>
um instrumento par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reproduç*o dos interesses da*
</line>
<line>
classes domina*te*,
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
uma função s*cial que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
essencialm*nte co*serv*dora. E*sa função perpetua os in*e*esses das classes bur*uesas,
</line>
<line>
mantendo a dominação de *ma *lasse sobre * outra. M*s, que opara garantir * le**timidade, *
</line>
<line>
or*em e o conse*so se v*em obrigado a implementar *ç*es *ue fav*re*am a classe
</line>
<line>
t*abalhadora, ainda **e na* s*as necessi*ade* imediatas.
</line>
<line>
E*bora a função do Estad* na a*arência apre*ente u*a *eutralidade, o bem púb*ico,
</line>
<line>
*eu caráter de classe é evident*, cont*ib*indo par* a estrutura *o capitalismo *om* um t*do.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *an*e* (1982), * Estado tem um papel fundamen*al *ara *aran*i*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
(re)pro*ução capita*ista. Port*nto o Est*d* serve aos i**eresses de pro*eção e consolidaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
capital, *ara**indo, assim, a
</line>
<line>
expansão do m*do
</line>
<line>
de pro**ção capit*l*st*, entret*n*o,
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
capitalismo m*nopolista imperialista,
</line>
<line>
em que este ga*ha
</line>
<line>
u*a função interventiva ***va e*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 22, *. 6, *rt. *, p. 180-196, jun. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *stado Capitalista e a Polít*ca Habitaci*nal: U*a Di*cussão Acerca da Contrad*ção En*re a R*produçã*
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém assume *s fu**ões d* integr*ç*o s*c*al da c*asse *raba*hadora, via políticas s**iais.
</line>
<line>
N*s*e sentido, o au*or class*fica as prin*ipais funç*es e características do Es*ado:
</line>
</par><par>
<line>
cri*r
</line>
<line>
as *ondiçõe* gerai* de *rodução q*e não podem ser a*seguradas pelas
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dade*
</line>
<line>
privad*s
</line>
<line>
dos membros da *lasse dominante; 2) reprim*r
</line>
<line>
qualq**r
</line>
</par><par>
<line>
ame*ça d*s classes domina**s ou de frações particulares da* class*s *ominantes
</line>
</par><par>
<line>
ao modo de
</line>
<line>
pro**ção corrente *través do exército, da polícia, do sistema
</line>
</par><par>
<line>
ju*iciário e p**itenciário; 3) i*te**ar as classes dom*nadas, garanti* q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*de**og*a
</line>
<line>
da s*cie*ade *ontinu* send* * da classe *o*in*nte e, em
</line>
</par><par>
<line>
conseq*ên*ia, q*e as classes e*ploradas aceitem sua pró*ria explora*ão sem *
</line>
<line>
exercício d*r*to da re*ressão contra ela* (p*rque acreditam que i*s* é inevi*ável,
</line>
<line>
ou qu* é "dos male* o men**", ou a "*on*ade *u**ema", ou porque nem
</line>
<line>
p*rcebem a exploraç*o a qual estão *ubmeti*os) (MANDEL, 1**2, p. 333-334).
</line>
<line>
Desde o final dos *nos d* 1970 *om a gr*nde c*ise global capital*s*a, que é sempre
</line>
<line>
**a crise de s*pe*produção, sob*eac*m*laç** em que * capital necessita de novos espa*os de
</line>
<line>
reprodu*ão soc*a*, e*erge o neoliber*lis** e s*as políticas de liberalização e*onômica,
</line>
<line>
desregu*amentação fina**eira, p*ivatizaçõe* e r*dução do gasto *ocia*, em que a* políticas
</line>
<line>
socia*s v*m sendo precar*zada*, *esm*ntadas p*ra que as p*ssoa* *ue p*ssam pagar comp*e
</line>
<line>
no mercado, ca**ndo ao Esta*o políticas seletivistas par* os ext*em*ment* pobres.
</line>
<line>
Nes*as c*ndições, oco*re o desmanc*e das políticas so*iais, uma *ez que * Es**do não
</line>
<line>
assume res*on**bili*ades com o soci**, e as política* universais passam a s*r crit*cadas e
</line>
</par><par>
<line>
r*formuladas * focaliza*as, seleti*as e de alívi* da po*re*a, ten*o como r*sul**do
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
*es*roteção s*cia*
</line>
<line>
aliada ao cre*cimento do
</line>
<line>
capital. "O saldo dessa mescla n*olib*ral-
</line>
</par><par>
<line>
neoconservadora foi a ins*itu***o de um Estado *ocialmente limitado, não
</line>
<line>
garantidor de
</line>
</par><par>
<line>
direitos sociais, pr*vedor de pol*tica* de pr*t*çã* residuais, con*ingenciai* e esti**atiza*tes"
</line>
<line>
(PE*EIRA, *016, p. 120).
</line>
<line>
Sendo assim, o proj*to ne*liberal * *esfavorável às inter*ençõ*s do Estado *o s*cial
</line>
</par><par>
<line>
(PEREIRA, 2016), poi* não tem inter*sse *o bem *omum dos indivídu*s. *ssa a política é
</line>
<line>
socia*, no co*texto neoli*eral, deve ser **plementada pelas parceri** púb*ico/privad*,
</line>
</par><par>
<line>
mer*antiliz*das, refila*tropizadas e a*c*rada na *es*onsabilidade *ndi*id*a* e f*miliar
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
bem-estar *o s*u gr*po.
</line>
</par><par>
<line>
3. RE*UL*A*OS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A política habitac*on** e a d*n*mica da reproduç*o do capit*l e da ha*itação da
</line>
<line>
classe trabalhadora
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 6, art. 9, p. 18*-196, jun. 2025
</line>
<line>
www4.U*ifsanet.co*.b*/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. P. Nu**s
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
A C*nst*tuição Feder*l de *988 det**mina um **n*unto de direitos sociais, entre estes
</line>
<line>
o acesso à morad**. A partir di*so, co*preend*-se que a habita*ão digna d*pe*de d*
</line>
<line>
*esenvol*imento d* *ma política habitacional, se*do necessário o co*promisso do Estado
</line>
<line>
d*moc*á*ico de di*eito em criar mecanismos para **m*nuir a* desi**aldades s*cioe*paciais.
</line>
<line>
Logo, po* **a v*z, se con*id*ra que * acesso aos dir*itos **ciais es*á intimamente *ela**ona*o
</line>
<line>
*om a* políticas públicas (SANTOS et al., 2*18).
</line>
<line>
S*gu*do *ereira (**0*, *. 9), *s "políticas públ*cas, e consequent*m***e, * p*lítica
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, t*m
</line>
<line>
como uma de suas pr*ncipais funç*es * concretização de direitos de ci*adania
</line>
</par><par>
<line>
conquistado* pela sociedade * a*pa*ados
</line>
<line>
pela lei". * partir disso, a pol*tica
</line>
<line>
habita*ional
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
orientad* *elos seguinte* p*incí*ios:
</line>
</par><par>
<line>
*oradia dig** c*mo direito e *etor de inc*usã* s*ci*l garanti**o padrã* mínimo d*
</line>
<line>
qu*lidade, infra*strutur* bás*ca, t*ansport* coletivo e serviços soci*is; Função s*cial
</line>
<line>
da propr*ed*de urba*a buscando imp*ement*r inst*um*nt*s de re*orma urb**a
</line>
</par><par>
<line>
possib*litando mel*or ordenamento e maior c*nt*ole do us* do sol* de for*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mbater a e*pec*lação e gar*nti*
</line>
<line>
aces*o * ter*a **ba*izad*; Q**stã* Habitaci**al
</line>
</par><par>
<line>
*omo uma Política de E*t*do; poder **blico * agent* *ndispensável na reg*lação
</line>
<line>
urba*a e do merca*o imobiliário, n* pro**são da moradia e na regularização de
</line>
<line>
*ss**tamentos precá*ios; Ge*tão demo*rática com p*rticipação dos diferent**
</line>
<line>
s*gmentos d* sociedade po*sibilitando c*ntrol* social e transparên*ia nas d*c*sõe* e
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos; Subord*naç*o das
</line>
<line>
*ções em h*bita*ão à *olít*ca urbana de modo
</line>
</par><par>
<line>
*trelado com as *emai* políticas so*i*is e *mbientais (Br*si*, 2004, p. 7).
</line>
</par><par>
<line>
Esses pr*ncípi** n**teiam a política ha*itacional e proce*so de*igua* do espaço o
</line>
</par><par>
<line>
urbano. No en*anto *s
</line>
<line>
políticas não atende*,
</line>
<line>
"de fato, às demand*s *os sujeito* mai*
</line>
</par><par>
<line>
neces*ita*os por el*s - os traba*hadores mais
</line>
<line>
pobr*s -, externando a incapaci*ade d* poder
</line>
</par><par>
<line>
público em *esolver questões li*adas ao aten*i*ento da* nece*sidades *ásica* da população,
</line>
</par><par>
<line>
*omo a
</line>
<line>
qu*stão de m*radia" (LOPES; SOUZA, *017, p. *68). Dia*te disso, o acesso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
moradia conti**a sendo uma questã* social a ser enfrentad*.
</line>
<line>
No Br*sil, * intervenção do Estado na questão habitacional nunca foi capaz de *aranti*
</line>
<line>
o direit* u*iversal à moradia. Histo*ic*mente, a* classe* de men*r *oder aq**sitivo têm
</line>
<line>
bu*cado reso*v*r o probl*ma do acesso a u*a casa através de proce**os *nf*rmais, como
</line>
</par><par>
<line>
adq**rir lotes clan*estino* em a*sentam*ntos
</line>
<line>
precários ou constr*ir s*as pr*p*ias m*r*di*s
</line>
</par><par>
<line>
com materiais
</line>
<line>
*btidos a juros elevados. I**o n*turalmen*e leva
</line>
<line>
* uma *rganização
</line>
</par><par>
<line>
se*regad*ra do es*aço *rban*, onde a popul*çã* de baixa r*nd* é margin*lizada (A*MEIDA,
</line>
</par><par>
<line>
*016). *specialmen*e,
</line>
<line>
no *apit*l*smo periférico dependente, mar*ado
</line>
<line>
pela superexplor*ção
</line>
</par><par>
<line>
*a força de trab*lho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, *rt. *, p. 180-196, jun. 2025
</line>
<line>
www4.*nifsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Estado Capit*l*sta e a Políti*a H*bitacional: U*a D*scussão Acer*a *a C*ntr*d**ão *ntre a R*prod*ção
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
Marini (2005) chama aten*ão *ara o proc*ss* de industrializaç**, *m **e os
</line>
<line>
t*a*alhado*es *assam * migr*r para os cent**s u*ba**s, o *ue se manifes*a por *ei* de
</line>
<line>
div*rsas camadas: apropr*ação da ri*ueza, exploraç*o da força de traba*ho, conce*tra*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
classe trabalhadora em espaços
</line>
<line>
perif*ricos e ausência do Estado nesse* terr*t*rios,
</line>
</par><par>
<line>
especi*lmente, *om agr*vame*tos mais se**ros nos países perifé*icos.
</line>
<line>
A intensa *obiliza*ão para os espaços u*banos vai gerar uma expansão *e territ*r*o*
</line>
</par><par>
<line>
periféric*s, qu* não a*resentam co*dições di*n*s de se morar ou de b*irros que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
*ontem*lam estrutura e *erviç*s p*b*ic*s. In**a**das em espaços i*regulares, logo *ssa
</line>
<line>
mob*lização *a* "*mpurrando para as áreas p*riféricas ou favelas aq*eles q*e n*o têm como
</line>
<line>
pagar por esse uso do solo urbano" (LOPES; SOUZA, 201*, p. *69). "Essa es*ass*z de *cesso
</line>
</par><par>
<line>
* m*ra*ia adeq*ada, reputada
</line>
<line>
como
</line>
<line>
um bem *aro *ara
</line>
<line>
u** parcela
</line>
<line>
co*side*áve*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade, revel*-se como parte dos me*a*ismos do próprio modo de pro*ução
</line>
<line>
capita*ista"
</line>
</par><par>
<line>
(RIB*I**; FAÇAN*A, 202*, p. 355), pois, centrali*a-se n** áreas co***ciais, nos
</line>
<line>
ba*rro*
</line>
</par><par>
<line>
nobres, os ma*ores valores monet*rios do espaço urbano.
</line>
</par><par>
<line>
A im*gem a seguir retrat* a *ormação da moradia nos te*ritórios perif*rico*, na Z*na
</line>
<line>
Nort* do Rio de Janeir*. Apresenta a construção de **r*d*a* pequenas e c*m pou***
</line>
<line>
espa*os, em um a*biente *nsegu*o e de*igua*, o* sej*, em q*e há ausência de infraestrutura e
</line>
<line>
s** desprovidos de serviços **blicos, como: rede de esgoto, distribuição de água, dentre
</line>
<line>
out*o*, afe*ando as condições de moradia d*s pessoas qu* ali r*sidem. *lé* *isso, o a*biente
</line>
<line>
e*tá p*opí*io a desliz*me*tos em período* *huvosos e de enc*entes.
</line>
<line>
Imagem 1 - A constituição da* favelas (m*radias) em territórios *erif*r***s.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Folha de São *aulo (201*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 22, *. 6, art. 9, p. 1*0-196, *un. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. *osta, W. *. Nunes
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
T*is *ondiç*es de *oradi* contribuem para *videnciar *s *uestões urbanas e o*
</line>
<line>
*onflitos de classe, que crescem cada v** mai* à medida em *ue **orrem as cont*adiçõe*, *or
</line>
</par><par>
<line>
meio da expansão do capi*a*, * partir da *oncentra*ão de renda * p*r uma parte pequena
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população que co*centra à riqueza socialm*nte p*oduzida. ***tant* "a realidade vivida
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
cidad*s de ho*e reflete problemas que se
</line>
<line>
acrescem *o processo de industr*alizaçã*, *
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
remete
</line>
<line>
às relaçõ*s capitali*ta* no uso da terra e aos investimentos púb*i**s"
</line>
<line>
(LOPES;
</line>
</par><par>
<line>
S*UZA, 201*,
</line>
<line>
p. **7). Al*m disso, os s*rviç*s
</line>
<line>
também se concentram em det*rminada*
</line>
</par><par>
<line>
ár**s d* cidad*, como os shopping, parques, uni*ersidades * *ac*ldades, d*ntre outros.
</line>
<line>
Pa*a esse* es*aços urba*o* segregad*s, *o* baixa infr*estrutura e serviços p**lic*s e
</line>
<line>
privados são mobiliz*do* pessoas nã* *p*nas ** c*asse *rab*lhado*a *ais pobres, mas pessoas
</line>
</par><par>
<line>
*egras,
</line>
<line>
cons*der*n*o o racism* e o lu*ar que
</line>
<line>
as pes*oas de
</line>
<line>
per*férias negr*s o*upam nos
</line>
</par><par>
<line>
espaços de trabalh*.
</line>
<line>
O racism*, *o se materiali*a* na discriminação raci*l, segund* *lmeida (2019, p. 34),
</line>
</par><par>
<line>
"*ão se trata, portanto, de apenas um at* discrimi*atóri* [...], *as de
</line>
<line>
um p*ocesso *m
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*o**ições de subalte*nida*e e d* pri*ilégio que s* d*s*ribuem entre grupo* racia** s*
</line>
</par><par>
<line>
reproduzem
</line>
<line>
nos âmbitos da política, da economia, e da* relações s*cia*s", geralmente em
</line>
</par><par>
<line>
*u*ção ** fe*ó*ipos d* cor da pele, cabelo, lábios, c*ltura, religião, dentre outros q*e
</line>
<line>
infe*iorizam a* p**s*as *e*r*s.
</line>
<line>
As péssimas condições ** vid* da cla*se traba*hadora, em e*pecial, *as pes*oas
</line>
</par><par>
<line>
negras, no
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
diz respeito ao acesso à *abitaçã*, refle*em quais lugares e *spaços que
</line>
</par><par>
<line>
oc*pam na *o*iedad* cap***lista. Desse mo*o, territóri*s periféri*os "nada mais são
</line>
<line>
que o
</line>
</par><par>
<line>
*etrato
</line>
<line>
d* dinâmic* do capital - da
</line>
<line>
sepa*ação entre as classes
</line>
<line>
qu* ele *esmo provoca,
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
man*tenção da* re*aç*es *ociais que o faz funcionar e *o uso do *spaço urba*o em favo* da
</line>
<line>
acumulaç*o" (LEITE, 2019, *. 6).
</line>
</par><par>
<line>
Os interesses da burg*esia impactam d* form* negativa o *cesso à habit*ção
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
pess*as de baixa **nda, pe*a
</line>
<line>
dificuld*de de
</line>
<line>
cré*it* * condiç*es
</line>
<line>
de ace*so a este, "u*a vez
</line>
</par><par>
<line>
que, como qu**quer outra mercador**, frações do solo urbano não podem *er co*sumida* por
</line>
</par><par>
<line>
esse* sujeit*s, q**
</line>
<line>
busca* nos locais me*o* va*or**ados e desprovidos de *nf*aestrut*ra
</line>
</par><par>
<line>
forma* de sobrev*vência" (LO*ES; SOUZA, 2017, p. 156).
</line>
<line>
No entanto, no sistema
</line>
</par><par>
<line>
ca*italist*, * habitação tem val*r d* uso e valor *roca e é t*atada c*mo um* mercadoria que
</line>
</par><par>
<line>
*ode **r ven*ida
</line>
<line>
*om* qual**er
</line>
<line>
outra. Assim, a
</line>
<line>
habit**ão ocupa um lugar impor*ante no
</line>
</par><par>
</page><line>
ci*lo de **prod*ção do c**ita*, tanto nas áreas nobres com* *as periféricas.
</line>
<line>
A *usc* por *ora*ia no espaço urbano está se tornando *m problema **cial não
</line>
<line>
ape*as nas **an*es ***ades, mas ta*bém *as cidades médias. A *r*anização ocorre de f**ma
</line>
<line>
R*v. FSA, **resin*, v. 22, n. 6, a*t. *, p. 180-196, jun. 2025 www4.Unifs**et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Estado Capitalista e * *ol*ti*a Habi*acio*a*: Um* *iscussão *ce*ca d* Contr*di*ão Entre a *e*roduç*o
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
*esordenada e d**igual, seg*indo um pro*eto
</line>
<line>
de dese*volvimento
</line>
<line>
q*e penal*za a classe
</line>
</par><par>
<line>
tra*al*ado*a,
</line>
<line>
desprovida dos meios *e produção. A **nda da terra to***-se atraente para
</line>
</par><par>
<line>
gr*ndes inv*stimentos
</line>
<line>
púb**cos e priv*d*s, *e*ultand* n* constr*ç*o dess* espa*o urbano
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
consequ*nte**nte, im*edindo a clas*e trabalhadora de habitar det*rminadas áreas
</line>
<line>
(LOPES;
</line>
</par><par>
<line>
SO*ZA,
</line>
<line>
*017), que possa a habit*r
</line>
<line>
outras **eas c**struídas por *ia políti*as h*bitaci*nais,
</line>
</par><par>
<line>
ou favel*s, en*osta*, *n*asões, de*tre *utra*.
</line>
<line>
Nesse context*, o Estado atua por meio da polí*ica *e hab*tação, c*m a finalidade d*
</line>
</par><par>
<line>
diminuir *s prob*emas relac*onados à mo**di*. E*tret*nto forma *o*o es*as po*íticas s*o *
</line>
</par><par>
<line>
direc*ona*as não tem possibilita*o enfren*ar a
</line>
<line>
questão habita*ional pel*
</line>
<line>
c*asse
</line>
<line>
trabalhado**,
</line>
</par><par>
<line>
"que *roc*ra na cidad* um \l*gar\ e c*ndições para a re*rodução da vida" (LOPES; SOUZA,
</line>
</par><par>
<line>
201*, p.
</line>
<line>
165). Desse modo, o
</line>
<line>
a*esso à moradia
</line>
<line>
não tem sido garantido, uma vez que "a*
</line>
</par><par>
<line>
polí*icas ha*itacionais, n*st* contexto, são direc*onada* pelo setor imobiliári*, *ue co*templa
</line>
<line>
uma lógi*a de mercado, em *u* a morad*a se torna uma merc*dor*a importante para *ulsar
</line>
<line>
e*se setor, e não para garantir a repro*ução social d***es sujeit*s" (LO*ES; SOUZA, 201*, p.
</line>
<line>
167), nem sempre com r*n** sufici*nte pa** o acesso *s moradia* popu**res *e conjunt*s
</line>
<line>
h**itacionais.
</line>
<line>
Sendo ass*m, o es*aço urbano se torna um* mercado*ia, de mo*o qu* os interesses
</line>
</par><par>
<line>
priva**s s*
</line>
<line>
tornam prioridade, acima dos
</line>
<line>
interesses sociais. "Assim, também as
</line>
<line>
*olíticas
</line>
</par><par>
<line>
habi*acionais sofrem disto*ções, fican*o
</line>
<line>
incompatível *om a *un*ão social"
</line>
<line>
(LO*ES;
</line>
</par><par>
<line>
SOUZA, 2017, p. 171), obedecendo, assim, à lógica do *ercado.
</line>
<line>
Geralmente, a parcela da pop**ação consider**a de "**ix* renda" é * mais penalizada
</line>
</par><par>
<line>
*or *ssa i**ra*strutura d*ficient*. *s
</line>
<line>
pro*uto*e* d* riq*ez* são re*eg*d*s a esp*ços de
</line>
</par><par>
<line>
miséria, insegurança e prec*riedade. Par* o Estad*, esses indiv*duos só sã* relevantes quando
</line>
<line>
ocupam ár*as *e especulação *mob*liá*i*.
</line>
<line>
Di**te disso, *co*re a merca*orizaç*o do aces*o à habitação, *nserida *o valor d* t*oca
</line>
</par><par>
<line>
e uso, gara*tindo a reprodu*ão e a a**mulação
</line>
<line>
do *apital. *essa forma, à medida que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mo*a*i* se
</line>
<line>
conf*gura como *ercadoria, é impres** um* lógic* in*i*idualista que pr*si*e na
</line>
</par><par>
<line>
so**edad*
</line>
<line>
ca*italis*a,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
detrime*to
</line>
<line>
d**
</line>
<line>
necessidades
</line>
<line>
da
</line>
<line>
c*asse
</line>
<line>
trabalh*dora
</line>
</par><par>
<line>
(*AKA**USKAS; LEITÃ*, 2017). "Ess* m*rc*ntiliza*ão *e* ocorre*do por me*o da
</line>
<line>
pri*ati*ação da* políticas sociais, abandona-se o r*al i*eário de pr*teçã* so*i*l das po*í*ic*s
</line>
<line>
[...]" (BRI*O, 2021, *. 209).
</line>
</par><par>
<line>
Esse cenário, é ainda mais grave nos
</line>
<line>
governos de direita e
</line>
<line>
*l*raneo*iberais *ue
</line>
</par><par>
<line>
reduzem o
</line>
<line>
*asto soc*al e implementam
</line>
<line>
uma política ** auster*dade fi*cal, típica
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*e*libera*ismo. Nos gov*rnos n*odesenvolvim*ntista
</line>
<line>
há *etorno de investimen*os, mas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 9, p. 1*0-196, jun. 20*5
</line>
<line>
www*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. R. Co*ta, W. *. Nu*es
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
associado e favorecendo ao capital *mobiliá**o, p*rém, setores popu*ares d* classe
</line>
<line>
tra*alhad*r* tem maior acesso às *olít*cas soci*is.
</line>
<line>
En*ret*nto, de acordo c** Sak*ta*ska* e Leit*o, (201*, p. 7), "*nqu*nto g*ardião
</line>
</par><par>
<line>
desse process*, * Estado não tem o propó*ito
</line>
<line>
de *esol*er o proble** habitac*ona* [...]
</line>
</par><par>
<line>
r**rodu*indo a des*g*a**ade so*ial e ** con*içõ*s precárias já ex*stentes". E* outro t*e*ho,
</line>
</par><par>
<line>
as au*ora* reforça* q*e "Este proce**o trará
</line>
<line>
co*s*go
</line>
<line>
*éri*s problemas para a
</line>
<line>
vida human*,
</line>
</par><par>
<line>
u*a v*z q*e é na c*dade que *e co*strói toda lógic* a
</line>
<line>
do capi*al" (SAKAT*USKAS;
</line>
</par><par>
<line>
LEITÃO, *017, p. *). Em *onformidade com *sse pensamento Br**o (20*1, p. 209)
</line>
</par><par>
<line>
compreende que "há por *st*, * merc*ntilização
</line>
<line>
dos serviços *oci**s e a intensificaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
conflitos en*olvendo segme*tos margin*lizad*s pela **ciedade".
</line>
</par><par>
<line>
N*sta perspectiv*, a ci*ade capit*lis** é pl**ejada para atende* às nece*sid*des
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ca*ital, s*n*o uma ex****são e exigênci* do modo d* vida *a*italis**. Ela se *aracter*za pela
</line>
<line>
existência de classes opostas, cad* uma com *eus *es**c*ivos interesses. Is*o *mplica que, ao
</line>
<line>
mesmo tempo em que a cidade é um espaço de reprodução do cap*tal, e*a *a*bém é o e**a*o
</line>
</par><par>
<line>
de repr*du*ão *a *l*sse trabal*adora, mas essa
</line>
<line>
conciliação de interesses nem sem*re
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
pos*í*el, em especial, em contex*o de reformas *eol**e*ais e de aus*eri*ade fiscal, cu**, lógi*a
</line>
</par><par>
<line>
* individualista * *e*c*ntil*sta, ou seja, cabe a t*dos
</line>
<line>
se *rganizarem p*ra a*quirir s*a casa
</line>
</par><par>
<line>
p*ópria no me*cado. Pa*a os extr*mamente pobres, políticas hab*taci*nais precári*s, ** baixo
</line>
<line>
*usto, na periferi*.
</line>
<line>
Desse modo, o d*reito à moradia e consequ*nte*ente à cidade pas*a a t*r d*pla
</line>
<line>
util*dade: sendo cond*ção tanto *ar* a re*rodução d* ca*it*l, quanto para as condiç*es d* vida
</line>
</par><par>
<line>
*a class* t*abalhadora. Sendo o Estado *ma conde*sa*ão de *e*ações de força
</line>
<line>
q*e favorec*
</line>
</par><par>
<line>
aos interesse* do ca*ital, pois, "a cidade é o *spaço de socia*ização, da pr*dução d*s relações
</line>
</par><par>
<line>
socia*s
</line>
<line>
e, tamb*m, da r*produçã* do *apit*l, uma vez que n*** estão conti*os tod*s os
</line>
</par><par>
<line>
req*isitos par* sua existência e man*tenç*o" (SAK**AUSKAS; LE*TÃO (2*17, p. 5), para
</line>
</par><par>
<line>
que ela seja um *ire*to de todo*, p*ecisa*os d* m*is * robus*as
</line>
<line>
políticas púb*i*as
</line>
</par><par>
<line>
habitacionais.
</line>
</par><par>
<line>
* CONSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Para uma *isc*ssão da po*ítica *abitac*onal e do ac*sso à mora*ia, é neces*ário
</line>
</par><par>
<line>
conside*ar o contexto capitalista,
</line>
<line>
o *ual está *or*ado nas condi*ões de vida da c*asse
</line>
</par><par>
</page><line>
trabalhadora. Desse modo, pensar em uma cida*e é pensar em acesso à morad*a para todos, o
</line>
<line>
qual envolv* um conjunto de políticas, *erviços e equi*a*entos públi*o*. *sse contexto traz à
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 6, art. 9, p. 1*0-*96, j**. 2025 www*.Uni*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Estado *apitalista e * Po*íti** Hab*t*c*o***: Uma Discussã* *cerca *a *ontradição En*re a Rep*oduç*o
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
tona a *e*po**a*ilidade d* o Estado d*s*n*olve* prog*am*s, proj*tos e se*viço* *ue p*rmitam
</line>
<line>
o acesso à m**a*ia **gna.
</line>
<line>
Contudo * es*aço **ba** apresenta um co*junto de cont*a*iç*o, à me*id* que *e torna
</line>
</par><par>
<line>
um motor *ara o *esenv*l*i*en*o das relaçõ*s
</line>
<line>
capitalistas, pautadas na m*rca*orização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mo*adia, *sto é, funciona como um meio de tro*a. A par*ir disso, * mo*adia se torna produto
</line>
</par><par>
<line>
d* so*iedade
</line>
<line>
capitalista. *sso implica c*mpreender essa realid*de, a
</line>
<line>
par*i* de
</line>
<line>
um aspecto
</line>
</par><par>
<line>
social * também econô*i*o ond*, para a realiza*ão do es**ço ur*an*, afloram d*ve*sos
</line>
<line>
i*t*res*es. *esse contexto, o *s*ad*, *linhado **s in**resses do capi*al, artic*la **ões em q*e
</line>
<line>
a mer*adori* é uma alternativa para se gerar lucro e riqueza.
</line>
<line>
O espaço urba*o t*m-se ***elado *m local de segregaç*o, * *edid* e* q*e ocorr* a
</line>
<line>
ex*ansão da* cidades, levando as class*s *u*al*ernas para *s áreas mais periféri**s,
</line>
</par><par>
<line>
de*t*tuíd*s de s*rviços * equip*mentos urbanos. A dinâmica *e *roduçã* repr*dução e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*paç* apr*sen*a uma profund* re*açã* com o modo *e produ*ão *o capitalismo.
</line>
<line>
*este
</line>
</par><par>
<line>
sentido, a m*radia, apesar ** ser um direit* social, está vinculada às contradições do capital x
</line>
<line>
**abalho. Isso leva a compreen*er qu* a q*estão hab*tacional é intr*nseca à ques*ão social na
</line>
<line>
s*ciedade capitalista.
</line>
<line>
Diante *isso, pod*-se co*cluir que as políticas *ociais atende* *nteresse*
</line>
<line>
con**aditórios, **a vez que são essenc*ais para o mo*o de p*oduç*o cap*talista, assi* c*m*
</line>
</par><par>
<line>
par* ate*der um conjunt* de
</line>
<line>
nec*ssidades d* classe traba*hadora. * dimensão compl*xa
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
E**ado tem
</line>
<line>
uma relevância sig**fi*ativa n* pr*cesso *e reprodução, como
</line>
<line>
uma *lternativa
</line>
</par><par>
<line>
para a dinâm*ca
</line>
<line>
d* capi*al. Dess* modo, situa-se o papel e a fu*çã* d* E*tado nas relações
</line>
</par><par>
<line>
sociais, à medida
</line>
<line>
q*e est* p*ioriza p*ojet* neoliberal e estrut*ra uma c*dade em favor o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
lucr* e *os **teresse* privados.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, no contexto cap**alista, o acesso à m**a*ia
</line>
<line>
não é
</line>
<line>
encarado como um direito
</line>
</par><par>
<line>
socia*, e, sim, como u* meio de reprod*ção do capital, o*de *e adquire l*cro, uma v*z que s*
</line>
</par><par>
<line>
emprega * l**ica *a mercadoria. Dian*e di*so, compreende-s* *omo os interesses do
</line>
<line>
capit*l
</line>
</par><par>
<line>
in***ferem *o *cesso à moradia, ger*ndo de*igual*ades e segregações socioespaciais. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
contexto, as questões relaci**adas à habitação a*a*am aumenta*do e afetando po*ul*ção *
</line>
<line>
ma*s pobre.
</line>
<line>
Toda*ia, o Estad* para se le*itimar pre*isar *tender outros i*teresses, que dependem
</line>
</par><par>
<line>
das correlações de f*rç*s, da* lutas, das mobiliz*çõe*. *o
</line>
<line>
at*al momento de i*fluê*cia
</line>
</par><par>
<line>
neoliberal
</line>
<line>
*o ocid*nte as políticas sociai* *e tor*am mai* precária* impa*tando d* vida
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
classe trabalha**ra que *ó tem uma arma de luta, *ua orga*izaç*o.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 9, p. 180-196, ju*. 2025 www4.Unifsanet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. *. Nunes
</line>
<line>
*94
</line>
</par><par>
<line>
A falta de habitaçã* não é exclusiva d* *odo ** *rodução capitalista; historicament*,
</line>
<line>
todas as class*s oprimida* enfr*ntaram esse proble*a de mane*ra semelha*t*. Par* reso*ver
</line>
</par><par>
<line>
essa questão, n*o b*sta co*struir casas para os p*bres. O v*rdade*ro *aminh*
</line>
<line>
para eliminar
</line>
</par><par>
<line>
e*s* probl*ma é acab*r com a *xploração e op*essão da **ass* trabalhadora pela cl*sse
</line>
<line>
dominante, ga*antindo a **part*ção por **ual *as r*quezas pro**zidas. N*s socied**es
</line>
<line>
cap*talis**s, trata-se *a defesa de di*eitos e po*ític** sociais.
</line>
<line>
REF*R*N*IAS
</line>
</par><par>
<line>
A*MEI*A, A. F. A. O. Direito cida*e: à
</line>
<line>
respostas do Es*ado em torno da m*radia e sua
</line>
</par><par>
<line>
função social. 2016. 127f. Disserta*ã* (Mestrado) - Programa de P*s-*raduação em Serviço
</line>
<line>
Social da Univer*idad* F**era* d* S*rg*pe. *ão *ristóvão, 2016.
</line>
<line>
ALMEID*, S. *. Ra*ismo *strutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pó*en, *019.
</line>
</par><par>
<line>
ANDRADE, V. C. Programa Minha casa, *inha
</line>
<line>
vid*: *inanceiriza**o da políti*a
</line>
</par><par>
<line>
*abitac*onal e rela*ões *atrimonial*stas em S*rgip*. *018. 212f. Te*e (Dout*rado em
</line>
<line>
G*ogra*ia) - *rogr*ma de *ós-Graduaç*o da Univ**sidad* Federal de S*rgipe, *r*cajú, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Lei *º 1*.257, de
</line>
<line>
1* de jul*o de 2001. Regu*a*enta os arts. 182 e **3 d*
</line>
</par><par>
<line>
C*nstitu*çã* F*deral, es*abelece diretrizes g*rais da polític* *r*ana * *á *utr*s prov*dência*.
</line>
<line>
*isponível em: https://www.p*analto.gov.br/*ci*il_03/leis/leis_2001/l10257.*tm. Acesso *m:
</line>
<line>
0* de abr. 2025.
</line>
<line>
B*AS*L. Mi*istéri* das Ci*ades/Secretaria Naci*nal *e Ha*itação. *olít*ca Naciona* de
</line>
<line>
Ha**tação. *isponí*el em: h*tps://w*w.*idades.go*.br/*ecreta*ias-nac*onais-de-habitacao-
</line>
<line>
politica-nacion*l-*e-h**i*cao.pd*. 2004. Ac*sso em: 13 a*r. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
BRITO, F. S. A questão social no capit*lismo conte*p*r*neo: *omo o Esta*o enfren**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
questão social? Serviço
</line>
<line>
Socia* em perspe*ti*a, Montes C*aros (MG), volume 5, nú*er* 1,
</line>
</par><par>
<line>
*an./*un. 2021. I ISS* 25**-1*49.
</line>
<line>
BUCI-GLUCKMA*N, C. Gramsc* e o Estado. *io de Janeiro: Paz e T*r*a, 1980.
</line>
<line>
DÖ**E, K. T*orema d* expro*ri*ç**. - 1. ed. - S*o Paulo: Boitempo, 2022.
</line>
</par><par>
<line>
FOL** DE S*O PAULO (São Paulo). Hip*r*er*icalizaç*o chega a
</line>
<line>
fa*e*as. São Paulo:
</line>
</par><par>
<line>
IGC,
</line>
<line>
2019.
</line>
<line>
Disp*nível
</line>
<line>
e*:
</line>
</par><par>
<line>
https://www1.folha.uol.com.br/cotidia*o/2019/*9/hiperverticalizacao-*h*ga-a-*avelas-de-sao-
</line>
<line>
pa*lo-onde-lajes-se-so*repoem.sh*ml. Aces** em 01 de abr. d* 2025.
</line>
<line>
*AM*MOTO, M. V. O Serviç* Social na contempo*a*eidad*: trabalho e formação
</line>
<line>
pro*issional. 2. e*. São Paulo: Cortez, *9*9.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina, v. 22, n. 6, a*t. 9, p. 180-196, jun. 2025
</line>
<line>
ww*4.Unifsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Estado C*pitalist* e a P*lít*c* Habita*io*al: Uma Dis*ussão Acerca *a Co*tradição En*re * Reprodu*ã*
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
LEITE, P. S. Um* breve anál*s* sobre o Programa "Minha
</line>
<line>
ca*a, Minh* vid*" no Ba*rro
</line>
</par><par>
<line>
Jockey Club em São G**ç*lo (RJ). In: 16º Congress* B*as*le*ro de Assistentes So*iai*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
CBAS. Anais ... Brasília (DF, Br*s*l), 30 de outubro a * d* novem*ro de 2019.
</line>
</par><par>
<line>
LOPES, R. C. R; SOUZA, S. T. Das polít*cas hab*tac*onais ao direito à cida**: r**le*ões
</line>
</par><par>
<line>
sobre a produção co**radit*ria d* cidade *e Vit*ria d*
</line>
<line>
Conq*ista/BA. Re*ista Pegada, vo*.
</line>
</par><par>
<line>
18, n. 3, p. 153 - 175, set.-dez./2017.
</line>
</par><par>
<line>
M*N*EL, E. O capitalismo t*rdio. São Paulo: Abril *ultura*, 1982.
</line>
<line>
M*RINI, *. M. D*alética *a d*p*ndência. In: *AR*N*, R. M. Ruy Mau*o *a*ini - vida e
</line>
<line>
obra. Org.: TRASPADINI, *.; STEDI**, J. P. São Pa*lo: Expressão Popu**r, *005.
</line>
<line>
MAURI**, A. *. Es*ado e expropriação no c*pi*ali*mo dependent*. I*: *O*CHETTI, I.
</line>
<line>
(org.). **propri*ç*o e direitos no capita*ismo. São Paulo: Cortez, *01*.
</line>
</par><par>
<line>
MÉ*ZÁROS, I. P*ra *lém *o
</line>
<line>
capi*a*: rumo a um* teor*a da transição. 1 ed. *ão Paulo:
</line>
</par><par>
<line>
*oi*empo, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
MON*AÑ*, C. Pobre*a, "questão *ocial" e *eu enfr*nta*ento. Serv. Soc. Soc., São Pau*o, n.
</line>
<line>
110, p. 27*-287, abr./jun. 2*12.
</line>
<line>
NETTO, J. P. Capit*lismo M*n**olista * Serviço Soci**. *ão *au*o: Cortez, 1992.
</line>
<line>
O*IVE*RA, *. A Política social no c*pitalismo contempo*âneo: uma reint*rp*etação da
</line>
<line>
m*derna socied*de burguesa. A*gu*entum, Vitória (*S), v. *, n.1, p. 61-7*, *a*./abr. 2016.
</line>
<line>
PEREIRA, C. P. Pr*teção so*ial *o **pitalismo: crítica a teorias e *deo*og*as conflit*ntes.
</line>
<line>
São Paulo: Cort*z, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
PEREIRA, P. A. P. D*scussões conceituais *obre
</line>
<line>
política social c*mo *olí*ica pública
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
direito de cid*dania. In: PEREIRA, Potyara Ama*oneida Pereira. P**ítica social no
</line>
<line>
***italismo. São Paulo: Cortez, 2008.
</line>
<line>
POULA*TZAS, Nicolas. O Estado, o poder e o social*smo. 2. ed. Rio de Jan*iro: Edições
</line>
<line>
*ra*l, 19*5.
</line>
<line>
RIBEIRO, J. L. C; *AÇANHA, A. C. Política H*bitacional e a **dade: o *r**rama Minha
</line>
<line>
Ca** e *in** Vida na produção d* espaço urbano da c*d*de d* Alt*s-*I. Rev*sta Caminhos
</line>
<line>
de Geog*a*ia, Ub*rl*ndi*-MG, v. 24, n. 93, *. 351-366, jun./2*23.
</line>
</par><par>
<line>
SAKATAU*KAS, G. L. B; LEITÃO, K. O. Ha*ita*ão e atuaçã* do Esta*o
</line>
<line>
na questão
</line>
</par><par>
<line>
h*bita*i*nal. In: VIII Jorn*da
</line>
<line>
In*ernacional de Políticas Pú*l*cas - JOINPP. Anais ... S*o
</line>
</par><par>
<line>
Luís do Maranhão, *nivers*dade Fed**** do *aranh** - UEMA, *017.
</line>
<line>
SAN*OS, L. G. G et al. P*lítica Social n* Br*s*l: a pol*tica *e *abitaç*o como f*r*a de
</line>
</par><par>
<line>
enf*entamen*o d*
</line>
<line>
ques*ão *ocial. In: *VI Enco*tro Naciona* de Pesquisa**r*s em S*rviço
</line>
</par><par>
<line>
Social - E*PE*S. *nais ... *itóri*: *niversida*e Federa* do *spírito Sant*, 2*18.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Ter*sina *I, v. *2, n. 6, art. 9, p. *80-196, jun. 202*
</line>
<line>
*w**.*nifsa*et.com.br/*e***ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
C. R. R. Costa, W. P. *unes
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, *. S. Trajetória d*s Pol*ticas *ociais *o Estado C*p*t*lis*a:
</line>
<line>
*ênes*, *uge e cri*e.
</line>
</par><par>
<line>
In: *III Jornada In**rnaciona* de Políticas Públicas - JOINPP. Anai* ... São Luís do
</line>
<line>
Maranhão: Universid*d* Federal do Maranhão - UEM*, 20**.
</line>
</par><par>
<line>
SOUSA, C. A; SANT*S, *. C. Política social e
</line>
<line>
capitalismo: nexos históricos e tendênc*as
</line>
</par><par>
<line>
atuais. Se*v*ço social em **rspect*va, Mo*t** Claros (MG), volume 7, *úmero 2, *ul./dez.
</line>
<line>
2023. I *S*N 25*7-1849.
</line>
</par><par>
<line>
TR*ND*DE, D. C. C; NEGRÃO, Pat*ici* N**a*a de ****as. Uma breve re*l*xão sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Estad* e as políticas so*ia*s em te*p*s de neoliberali*mo. In: VIII Jor*ad* *nternacional de
</line>
<line>
P*líticas Públ*cas - JOINPP. An*is ... São Luís do Ma*anhão: Universid*de Federal do
</line>
<line>
*aran*ã* - UEMA, 2*17.
</line>
<line>
Como Ref*renciar este Arti*o, conforme ABN*:
</line>
<line>
*OS*A, C. R. R; *UNES. W. P. O Estado C*pitalista e a Política **bitacio*al: Uma D*scussã*
</line>
<line>
Acerca da Contradição Ent*e a Reprodu*ão *o Capital e a Habi*ação *a Classe Trabalhadora. Rev.
</line>
<line>
*S*, Te***ina, v. 22, *. 6, art. *, p. 180-196, jun. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tr*buição dos A*t*res
</line>
<line>
C. R. R. Costa
</line>
<line>
W. P. Nunes
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e pl*ne**me*t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*e*pr*t*ção dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho ou na re*isão crí**ca do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) parti*ipaçã* na aprovação da versão fin*l do man*sc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 6, art. 9, p. 18*-196, jun. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsan*t.com.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)