Impacto da Pandemia de COVID-19 na Sobrevida de Lojas Satélites de um Shopping Center / Impact of the COVID-19 Pandemic on the Survival of Satellite Stores in a Shopping Mal
Abstract
A pesquisa objetivou identificar o impacto que a redução das atividades econômicas mercantis no período da pandemia gerou nos empreendimentos situados em shoppings centers, mormente a identificação do ponto crítico do Custo de Ocupação que aumenta o risco de descontinuidade das operações. O ponto de partida foi a Teoria da Contingência, em que existe a sugestão de que a eficácia organizacional, o que inclui a continuidade da organização, é resultado das contingências situacionais endógenas e exógenas. A metodologia baseou-se na Análise de Sobrevida de Kaplan-Meier, uma abordagem estatística que permite avaliar a probabilidade de sobrevivência de um evento ao longo do tempo. Por meio da coleta e categorização dos dados financeiros das lojas, foi possível analisar o impacto do Custo de Ocupação na continuidade das atividades comerciais durante os diferentes períodos analisados. Os resultados revelaram que o período pandêmico foi o mais crítico, com um aumento significativo no número de fechamentos de lojas, especialmente aquelas com Custo de ocupação acima de 18%. O Custo de ocupação superior a 25% foi o mais afetado, evidenciando a vulnerabilidade das lojas com custos fixos mais elevados. Essas descobertas fornecem indicações valiosas para gestores, destacando a importância de estratégias para lidar com períodos de instabilidade.
Palavras-chave: Pandemia de COVID-19. Shopping Centers. Análise de Sobrevida. Custo de Ocupação.
ABSTRACT
This research aimed to identify the impact that the reduction of commercial economic activities during the pandemic had on businesses located in shopping centers, particularly focusing on identifying the critical threshold of Occupancy Cost that increases the risk of operational discontinuity. The starting point was Contingency Theory, which suggests that organizational effectiveness—including the continuity of the organization—results from both endogenous and exogenous situational contingencies. The methodology was based on the Kaplan-Meier Survival Analysis, a statistical approach that allows for assessing the probability of survival of an event over time. Through the collection and categorization of financial data from stores, it was possible to analyze the impact of Occupancy Cost on the continuity of commercial activities during the different periods studied. The results revealed that the pandemic period was the most critical, showing a significant increase in store closures, especially among those with an Occupancy Cost above 18%. Occupancy Costs above 25% were the most affected, highlighting the vulnerability of stores with higher fixed costs. These findings provide valuable insights for managers, emphasizing the importance of strategies to handle periods of instability.
Keywords: COVID-19 Pandemic. Shopping Centers. Survival Analysis. Occupancy Cost.
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