<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, *g*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.8.3 </line>
</par>
<par>
<line> T*rceirização no Serviço Público *o*o um Desdo*ra*ento d* *mpresarizaçã* </line>
<line> *utsourcing *n Public Ser*ice a* a *onsequen*e of Manageri**ism </line>
</par>
<par>
<line> J*liana Kro*tz C*zimbr* </line>
<line> M*strado *m Administração Púb*ic* na Universidad* **deral de P*lotas </line>
<line> E-mail: jul*ana.cezim*ra@trt4.jus.b* </line>
<line> Pâmela Amado Tri*tã* </line>
<line> Doutora em Admi*istração *el* Univers**ade Fed*ra* de Pelotas </line>
<line> P*o**ssor do C*ntro das Ciência* S*cio-Organ*zacionais </line>
<line> E-*ail: pamelamado@ho*mai*.com </line>
<line> Marcio Si*va R*dr*gues </line>
<line> *outor em A*mi*i*tração pe*a Un*versidade Fed*ral de Pelotas </line>
<line> Professor do Cen*ro das Ciências *o*i*-O*ga*izac*ona** </line>
<line> E-mail: marciosil*a*odri*ues@gmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: J*liana Kroetz Cezimbra </line>
<line> E*itor-C*e*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> **r*ey d* </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *. Gomes Carn**ro, 01 - Bal*a, Pelot*s - RS, 96010-*10. </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Pâ*ela Amado **istão </line>
<line> Art*go recebido </line>
<line> em *9/06/*0*5. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> R. Gom*s *arneir*, 01 - Bals*, *elota* - RS, 96010-610. </line>
<line> recebida *m 17/07/**25. Aprovado em 18/07/2025. </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Marcio Silva Rodrig*es </line>
<line> Ava*i*do pelo si*tema Trip*e Re*i*w: De*k Review a) </line>
</par>
<par>
<line> R. Go*es Carneiro, 01 - Balsa, P*lotas - RS, 9*010-*1*. </line>
<line> pelo E*itor-Chefe; e b) Double *lind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> Br**il. </line>
<line> (aval*ação c*ga por *o*s ava*iadores da área). </line>
<line> Re*isã*: Gramatical, Nor*ativa e de Format*ç** </line>
</par>
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<par>
<line> J. K. *ezimbra, P. *. Tristão, M. S. R*dri*ues </line>
<line> 48 </line>
</par>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O presente *studo tem como objetivo disc*ti* a r*lação entre a terceirização *e </line>
<line> serv*ços </line>
</par>
<par>
<line> *úblicos e o processo de emp*esarizaçã* da A*ministra*ão Pública, com foco </line>
<line> na adoção d* </line>
</par>
<par>
<line> práticas **renciais típicas do setor pri*a**. A h*pótese c**tra* é q*e * *xpansão d* lógic* </line>
</par>
<par>
<line> empresa*ial para a es*e*a públi*a tem como consequência a </line>
<line> *d*ç*o de prática* de gestão </line>
</par>
<par>
<line> típic*s ** s*t** privado, volt*das à </line>
<line> competitivi*ad* e efi*iência, c*mo ocorre *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ter*eirização. Para testar essa </line>
<line> hipótese, f**am </line>
<line> analisadas c*ntratações de serviços </line>
</par>
<par>
<line> t*r*eirizad*s com dedi*a*ã* exclusiva de mão de obra, firma*as por um* i*stituição pública </line>
<line> b*asilei*a. * pesquisa utilizou análi*e do*umental e c*mp*rativa, exa*inando os p*ocesso* </line>
</par>
<par>
<line> l*ci**tór*o*, o* *ontrat*s fi*m**os e </line>
<line> *s </line>
<line> in*i*ador*s de d*sempenho e*t**elecid*s. Os </line>
</par>
<par>
<line> re*ultado* *v*denciam a p*esença de elementos empr*sariais nessas contratações, tais *omo a </line>
</par>
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<line> competição entre os li*itantes, o </line>
<line> controle rigoroso de cu*tos e o *oco em resultados </line>
</par>
<par>
<line> men*uráveis. E*ses *chado* </line>
<line> c*rrob*ram o argumento de que a **gic* empresari*l molda as </line>
</par>
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<line> rel*ções estabelecidas entre os licitant**, os trabalhadores *erceirizados e a Adm*nistr*ção </line>
<line> Pública, já que *esmo em um contexto não lucrat*vo, infl*enc*a significativamente * gestão </line>
<line> *os serviço* públicos e * rela*ão en*re o Es*ado e a sociedade. </line>
<line> Palav*as-chave: Empresari*aç*o. Terceiriza*ão. Contratos Públic*s. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> T*is study aims e*amine to </line>
<line> the re*ationship between **e </line>
<line> outsourcin* of public ser*ices and </line>
</par>
<par>
<line> the process o* "e*presa*i*ação" (corporatizatio*) </line>
<line> of Public *dministration, fo*usi*g ** the </line>
</par>
<par>
<line> adoption of *anage*ent pract*ces typ*cal of the private sect*r. T*e *ent*al hypoth*sis posits </line>
</par>
<par>
<line> that t*e </line>
<line> e*pans*on of busine*s l*gic i*to the pu*li* sphere leads to **e adopti** of </line>
</par>
<par>
<line> management *r*ctices ori*nte* to**rds competitive*e*s and efficiency, such as o*tsourcing. </line>
<line> T* test this hyp*thesis, c*ntracts fo* ou*sou*ced se*vices requir*ng exc*usive labor dedica*ion, </line>
</par>
<par>
<line> e*ta*lis*ed </line>
<line> by a Brazi*ian pub*ic in*t*tution, were *n*ly*e*. The r*search em*loyed </line>
</par>
<par>
<line> doc*mentar* </line>
<line> and compa*ative analysis, examin*ng bidding *rocesse*, signed contracts, and </line>
</par>
<par>
<line> e**ablished pe*formanc* indicators. The results reveal the p*esence of b*sines* *le*ents in </line>
<line> these c*ntract*, **ch as c*mpetiti*n among bidders, st*inge*t *ost con*r*l, a*d a f*cus o* </line>
</par>
<par>
<line> m*asurable outcomes. These findin*s support the i**a that </line>
<line> business l*gic shapes </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> re*ation**i*s between b*dders, out*ourced workers, *nd *ublic Administration, inf*uen*ing </line>
<line> pub*ic service m*nagement a** the rel*tionshi* betwe*n the state and society, even in a *on- </line>
<line> pro**t context. </line>
<line> Ke*words: *o***r*t*zati*n. *utsou*cing. Public *ont*ac**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 </line>
<line> w*w4.*ni*sanet.com.br/revista </line>
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<line> Terceir*zação no Ser*iço Público como um De*d*br*men*o da Empres*ri*açã* </line>
<line> 4* </line>
</par>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> A e*p*esarização ocorre q*ando a empresa e seus *le*e*tos são *nte*didos com* </line>
</par>
<par>
<line> *od*l*, sendo suas *d*ias </line>
<line> e </line>
<line> práticas vis*as </line>
<line> c*** **turais * </line>
<line> inerentes </line>
<line> ao nosso mun*o </line>
</par>
<par>
<line> (RODRIGUES, 2021). O Mundo-Empresa1 tem d**inado a soc**d*de cont*mporâne*, se </line>
<line> *ste*d**do a as*e*tos cul**rais, polít*cos e sociais, não se li*itando ao a**ie*t* cor*orativo </line>
<line> tradicio*al (SOLÉ, 20*8). Nes*e contexto, n** apenas a ini*iativa priv*da, mas tamb*m os </line>
</par>
<par>
<line> *er*i*os *úblicos, voltad** p*ra o atendimen*o **s </line>
<line> cidad*os, es*ão </line>
<line> e*voltos *ela l**i*a </line>
</par>
<par>
<line> empresar**l. As re**as do mundo-empresa, s*as métr*ca* de gestão * lógica de efici*ncia, de </line>
</par>
<par>
<line> aco*do com Duqui* e* al. </line>
<line> (*022), *êm contr*buíd* na busca do má**m* *esulta*o </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> utilização *ínima *e re*ursos e vêm *omina*d* o m**o de a*ir da sociedade moder*a. </line>
<line> De *cordo com De Ga*l*jac * Hani**e (2024), os es*aços p**lico*, *oncebid*s </line>
</par>
<par>
<line> *ni*i*lmente para </line>
<line> a promoç*o do </line>
<line> interesse co**t*vo, tê* pr*gre*si*amente inco*po*ad* </line>
</par>
<par>
<line> práti*as e ***ruturas *rovenient*s do *etor privado. Os autores denominam esse fenôme*o de </line>
</par>
<par>
<line> "f*scinação do privado", o </line>
<line> qual re*ulta, segundo </line>
<line> sua anál*se, em um processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> em*resariz*ção da administra*ão </line>
<line> **blica, m*r*ado pe*a adoçã* de lógic*s e *a*i*nali*ades </line>
</par>
<par>
<line> emp*esa*i*is no *mbito do setor pú*lico. </line>
<line> Nesse sen*ido, n**a-se q** a* emp**sas pre*t*doras d* serviços públic*s t*rce*ri*ados </line>
<line> *am*ém seguem a lógica do mercado com*eti**v*, exaltando e nat*r*lizando e**mentos </line>
<line> empresar*ais dentro d* espaço público: **icialm*nt*, a* lici*antes p*rt*c*pam de u* processo </line>
<line> licitat*rio em q** são ran**eada* por quesit*s *écnicos * comerciai* (BRASIL, 20*1); d*pois, </line>
<line> na fa*e da exec*ção c*n*r*tual, são *valiadas p*r out*as questões típicas de mercad*, </line>
</par>
<par>
<line> destacando-*e </line>
<line> a *ual*dad* dos produ*os, o te*po e o </line>
<line> *odo de prestação </line>
<line> dos serviços </line>
</par>
<par>
<line> pres*a*os, que devem s*r compatíveis co* os nív**s mín*mos de desempen*o es*ipula**s em </line>
<line> edital (BRASIL, *017). </line>
</par>
<par>
<line> *este es**po, este trab*lho se prop*e a discutir a r*l*ção entre a t*rce*r**ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*rviços públicos e </line>
<line> * processo d* empr*sa*iza*ão, a partir </line>
<line> da *nál**e de *ontratações </line>
</par>
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<line> re*lizada* por u*a inst*t**ção pública brasileira ligada ao Poder Jud*ciário Fe*eral, a fi* de </line>
</par>
<par>
<line> de*vendar de *u* for*a a lógica *ercant*l </line>
<line> a*eta a **min*stração </line>
<line> púb*ica, </line>
<line> p*r m**o da </line>
</par>
<par>
<line> te*c*irização *e s*rviços com dedicação exclusiva de mão de obra. </line>
<line> * *s*olha por i*v*stig*r os efeitos do mund*-empresa sobr* o ser*i*o pú**i*o </line>
</par>
<par>
<line> terceirizado ** ju*tifica pe** n*ce*s*dade de c*mpr*e*der *omo e*se model* influ*ncia as </line>
</par>
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<line> 1 Mundo-Empres* é um termo cria*o por Sol* (2008), que perc*be a organ*zação de *udo e to**s coberta pela </line>
</par>
<par>
<line> i*eia *e empresa (p*ocesso de empres*rização). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter**ina PI, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 www4.Unifsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Cez*mbr*, P. A. Tristão, M. S. Rodrigues </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> co*diçõe* de trabalho, os vínculos laborais, a p*est*çã* </line>
<line> de s*rvi*os à popu*ação e a própria </line>
</par>
<par>
<line> f**ção s***al </line>
<line> do Es*ado. Ao analis** os *mpactos des*a lógica sob*e os trabalhado*es </line>
</par>
<par>
<line> terceirizad*s, torna-se p*ssív*l evidenciar t*nsões ent*e os *alores públ*cos e os int*resses de </line>
<line> merca*o, bem com* ref*etir criticamente s*bre os r*mo* *a g*stão pú*li*a contemporâ*ea. </line>
<line> N*ta-se que a competit**idade dos certames p*bl*cos põe em risco a sobrev*vênci* das </line>
<line> empr*sa* já na fase do pr*gã*, pois tentam de toda maneira dimi*uir se*s cu*t*s par* *erem </line>
</par>
<par>
<line> s*c*ss* </line>
<line> no </line>
<line> certame l**itatório (MIZAEL; MURA*; AN*ONIALLI, 2020). Já na fas* d* </line>
</par>
<par>
<line> execução contratual, ** e*p*esas nece**itam e*frentar a lógi*a d* medição *or resulta*o, </line>
<line> mét*ica amparada nos pressupostos da administração públi*a g*renc*al (BRE*S*R-PEREIR* </line>
<line> E S*INK, 2006). Os trabal*adores **e prestam os serv*ç*s terc*irizados dev*m ser capaz*s </line>
</par>
<par>
<line> de ma*ter o nív*l </line>
<line> de serviço exigi*o e s*o *on*tantemente *v*liados, j* </line>
<line> que a lógica </line>
</par>
<par>
<line> neoliber*l os considera "capital h*ma*o", co*ce*to </line>
<line> neolibe*al (SAFATL*; JUNI*R; </line>
</par>
<par>
<line> DUNKER, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> 2 FUNDAM*NTA*ÃO TEÓRICA </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Empre*ar*zação e su* Ex*ansão para o Serviço Públi*o Bras*leiro </line>
<line> Solé (2008) criou o termo "mundo-*mpresa" para de*c*ev*r uma realidade e* qu* a </line>
<line> lógica d* me*cado se tornou * forç* *r**nizacional dominante. Essa *erspectiva rev*la que a </line>
</par>
<par>
<line> característica defini*or* da moder*idade reside na centralidade e n* aceita*ão </line>
<line> d*s empre**s </line>
</par>
<par>
<line> em *odos os a*p*ctos da *id* soc*al, "sendo ca*a um con*e*ti*o em \*apital\, os sujeit*s </line>
</par>
<par>
<line> passam a se </line>
<line> com*reender como empresas sub*e*ida* à inseg*ran*a típ*ca da din*mica dos </line>
</par>
<par>
<line> *e*cados" (SAFATLE; JUNIOR; DUNKER, 202*, p. 4*). </line>
<line> I*eia* neoliberais de *olíticas de l*be*a*iz*ção *con**ic* avançara* no B*asil a partir </line>
</par>
<par>
<line> da déc*da de 1990. Para Schumpet** (1988), o des*nvolvimento e*onô***o </line>
<line> consis*e e* </line>
</par>
<par>
<line> empregar recursos </line>
<line> *or meio *e combinaç*es m*is e*ic*entes, o *ue im*ulsiona fenômeno* </line>
</par>
<par>
<line> como uberização, </line>
<line> fin*nceiri*ação, e*preendedorismo, priv*tização e terceirização. A </line>
</par>
<par>
<line> ub*rização r*define </line>
<line> relações d* trabalho </line>
<line> por *eio *e pl*taf*rmas digit**s, que transfor*am </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores em aut*nomos sem v**cul* emprega*ício, assum*nd* riscos * respon*abilidades </line>
<line> como "emp*esários de si" (FR*NCO; FE*R**, 20*9), re*orça**o a precarização. * </line>
<line> fin**ceirização, por sua vez, evidencia a su*remacia do capital *inanceiro e * subordina*ão da </line>
<line> produçã* à *ógica esp*cula**va (LAP*D* FERRA*, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. *, a**. *, *. 47-66, *go. 2025 </line>
<line> www4.Unifsa*et.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Terceirizaçã* no Se*v*ço Público como um Desdob*am*nto da Em*re**riz*ção </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> A empresarização *o ind*v*duo manifesta-se tamb*m no em*reen*edorismo, </line>
</par>
<par>
<line> pr*m*vi** como *olu*ão ao desemprego, mas que oculta </line>
<line> s ua </line>
<line> dim*nsão *e sobrevivên*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> au*oexploração (G**LE*AC, 2007; CARMO e* al., 2021). Essa rac*onalidade neoliberal </line>
<line> sust*nta-s* *a competição e na lógica gere*c*al, q*e conv*rte sujeitos em "homens-e*presa" </line>
<line> sub*etidos à performan** e aos resul*ados (GAULEJAC, 2007; TAVARES, 2018). Ness* </line>
</par>
<par>
<line> contexto, a linguagem empr*sarial </line>
<line> se torna hegemôn*ca, mesmo no setor </line>
<line> públi*o, como </line>
</par>
<par>
<line> *estaca Solé (2*0*), s***o a p*iva*ização u* dos principais desdobramentos da </line>
<line> empresarizaç*o, a*ingindo inclusive ser*iç*s essenciais. </line>
<line> Segundo Bresse*-*ereira (****), a*ém de s* r*org*nizar o apare**o do Estad* e </line>
</par>
<par>
<line> forta*ecer se* nú*leo estratégi*o, </line>
<line> a reforma também dever*a </line>
<line> tran*fo*mar o modelo de </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistra*ã* públi*a então vigente. *e acordo com o autor, a nova administra*ão pú*lica *e </line>
<line> dife*enc*a da adminis*ração pú*li*a burocrática por se*uir os princípios do gere*cia**smo, </line>
<line> segundo *s qu*is de*er*a *n*ati*a* a profission*lização e o us* *e prát*cas ** gestão do se*or </line>
<line> privad*. </line>
<line> New Public Mana*ement (N*M) ou No*a Gestão Pública é a denomin*ç** desse </line>
<line> mov*mento, *ue inter*aliz*u *a administração pública con*ei*** e práticas da admini*tração </line>
</par>
<par>
<line> privada. As pr*n*ipais ca*acterí*ticas *a **M s*o a </line>
<line> visão *o cidad*o </line>
<line> como client*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uti***ação de *ritérios de mercad* para ava*iação dos servi*os púb*i**s, a adoção de méto*os </line>
</par>
<par>
<line> emp*e*ariais de gestã* (manage*ent) em org*nismos públicos, o* </line>
<line> custos controlados de </line>
</par>
<par>
<line> mane*ra regular e cotidiana e a ef*ciência. A NPM or*entou i*terven*ões *ue foram </line>
<line> desde </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> terc*i*ização d*s serviços públicos a*é *s priva*izaç*es, *oncessões e tran*ferência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ativid*des pa*a o Terce*ro *etor (COSTA, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> A econo*ia como a*vo ce*t*al dos ge*tores *úbl*cos vai </line>
<line> ao encontro </line>
<line> do q*e </line>
</par>
<par>
<line> *en*am Rodrig*es e S*lva (20*9), quando mencionam que os *ri*cípios e as v*s*es de *undo </line>
</par>
<par>
<line> ca*ac*eri*am a sociedade mode*na capitalista. Es*es elementos s*o materializado* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> caracteriza*o* na empresa, de </line>
<line> fo*ma que mesmo * áre* pública é e*volt* *or impulsos </line>
</par>
<par>
<line> privados, com * foco no val*r econ**ico. E*ses autores af*rmam que tomad* como um </line>
<line> modelo de referência, a ide*a de empresa é, ao *esmo tempo, uma evidência e um ponto cego </line>
<line> nas so**eda**s modernas. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa lógic* me**anti*, </line>
<line> os trabalhadores são tratados </line>
<line> como mercadoria </line>
</par>
<par>
<line> (MARX, 1994), tornando-s* fo*t* de r*queza até mesm* p*ra o servi*o pú*lico, cuja atuação </line>
<line> não visa a resul*ados econômicos. Para Smith (19*6), cada *o*e* subsiste p*r m*io da troca, </line>
<line> tornand*-se, de certo m**o, comerc*a*te e a socie*ade u* *asto empreendiment* c*mercial. </line>
<line> Assim, a linguage*, os m*todos, as ferramentas, as té*nica*, as prát*cas das *mpresas </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 www4.Unifsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. Cezi*bra, P. A. T*is*ão, M. S. R*d**gu*s </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> *enetram cada vez mais nas organiz*ções *ue se pode, r*zoa*el*e*te, considerar como não </line>
<line> sendo *mpr*s*s (S*LÉ, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Ab*aham (2006) arg*ment* *ue difi*ilmente *ue*tiona*os propriedade a </line>
<line> priva*a, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onsumo, o individ*ali*mo, o desenv*lvimento, a eficiência, o e*pr*st*mo a juros, o lucro, a </line>
<line> econ*mia, uma ve* que os trat*mos como naturais. Nota-se que es*a nat*raliz*ção *o valor </line>
</par>
<par>
<line> econô**co como c*rne *e todas as rela*ões pessoais, em*resariais e i*stituc*onais fa* </line>
<line> *om </line>
</par>
<par>
<line> que o se*viço público, do qual *ão se *sp*r* lucr*, se*a tomado pela idei* de que s* *eve f*zer </line>
</par>
<par>
<line> mai* *om menos, não obs*an*e as *mp*icaç*es s*cia*s negativ*s qu* </line>
<line> possam advir d* tal </line>
</par>
<par>
<line> *omportamento. *ss*s concepções re*orçam o pa*el do </line>
<line> setor </line>
<line> pr*v*do na economia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> institucionaliza* nas or*anizações públ*cas a prática da terc**rizaçã*. </line>
<line> 2.2 A T**ceirizaçã* de Se*viç*s Públ*cos Federa*s co* Ded*cação Exclusiva de M*o *e </line>
<line> Ob*a e o **oces*o d* Emp*esarizaçã* </line>
<line> A pr*staçã* *e serv*ços público* pode s*r rea*i**da pela atuação d***ta do *stado, por </line>
<line> **io de seus s*rvidores estatutá*ios ou *mp*e*ados pú*l**os, ou por a*uação ind*reta, </line>
</par>
<par>
<line> reali*ada com a contratação </line>
<line> de empr*sas te*ceirizad** para a *re*tação de serviços </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> ded*caçã* exclusiva de *ão *e obra. Nesse proce*so de terceirizaç**, o ente público tran*fere </line>
</par>
<par>
<line> ao t*rceir*, por meio d* um contrato adm*nistrativo, a re**onsabilidade *ela e*e**ção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *t**ida*es </line>
<line> a***liares, e mantém a *tuação </line>
<line> direta nas ativi**des considerad*s finalístic*s </line>
</par>
<par>
<line> (FORTINI; *AIM, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> terceiriz*ção é </line>
<line> um fenômeno </line>
<line> antigo, j* que para Théb**d-Mony e Druck (2007), </line>
</par>
<par>
<line> esta *emonta ao início do capit*lis** se prop*ga nos anos 1970, com a *undialização do e </line>
<line> capit*l. Na mesma linha, *ara*, Silvei*a e Morais (2008) e*t**dem que ela a*veio da segunda </line>
<line> metad* do século XX, como um processo ligado à necessidad* d* aumento da qual*dade e da </line>
<line> comp**i*iv*dade **s empresas. Em 1967, por *ei* do Decreto 200, explicitam*nte a *deia de </line>
<line> terc*irizaç*o *oi formalizada para as contra*aç*es de serviço* de *o*a a admini*tração públi** </line>
</par>
<par>
<line> feder**, </line>
<line> e*bora ainda nã* amplamente efetivada. Ta* d*cum*nto </line>
<line> di**õe que as atividades </line>
</par>
<par>
<line> deverão se* des*entra*izad*s e </line>
<line> os p**n*s principais envolvem a transferênci* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> responsa*ilida*e *a Admini*t*ação Fede*al para a órb*ta privad*, por meio d* contratos ou </line>
<line> concess*es (B****L, 1967). </line>
<line> A c*ise econômic* da d*ca*a de 1970 impulsionou * busca **r um modelo de gestão </line>
<line> pública *ais eficiente e econômic* (*RESSER-*EREIRA, **9*). A *deia era tran*formar o </line>
<line> *ev. FSA, *e*es*n*, v. 22, n. 8, ar*. *, p. 47-66, ago. 2025 w*w4.*nifsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Terceirizaçã* no S*rviço *ú*li*o como um Desdobr*m*nto da Empr*sarização </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> **tor púb*ico em um* **ganização se*e**ant* *s em*resas privadas, c*m m*nos burocra*ia e </line>
<line> um enfoque *ais gerencial, inspirado n** prátic*s *o me*ca*o. Por meio da fixação de metas, </line>
<line> *ecurso comumente utilizado pel* g*stão empr*sarial, os a*ministradore* públicos pa**aram a </line>
</par>
<par>
<line> implemen*ar novos fluxos </line>
<line> o*ga*izac*onais, além da descentralizaç*o *e certas decisões </line>
</par>
<par>
<line> (DENHARDT, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Em 05 d* outub*o de 1988, foi pr*m**gada a Constit*iç*o da Re**b*ica de 198*, </line>
<line> apelida*a de "Consti*uição C**adã", *u* marcou o iníc*o de *ma *ova era democrátic* *o </line>
</par>
<par>
<line> país e ampliou ro* dos direitos soc*ais. Ela o </line>
<line> apre*enta co*o u* de seus fund*ment*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dignidade da p*ss*a humana e amplia direitos tr*balhis*as, como o direito à greve e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> liberdade sindica*, be* co*o o aumento da licença maternidade, de três p*ra quatro m*ses. </line>
</par>
<par>
<line> De e**ontro à essa Constituição *id*dã, na década de *9*0, bus*an*o resulta*os, </line>
<line> prod*tividade e ec*n*mia de rec**sos, a *estão públ*ca brasile*r* adota *e ve* a terceirização </line>
</par>
<par>
<line> *os serviço*. </line>
<line> Nesse momen*o, o p*ís passa a </line>
<line> implementar as determinações *dvi*das </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Consenso de Washington de 1989, que inf*rmavam pr*m*ver a ace*e*ação da m*dernização </line>
</par>
<par>
<line> d*s países de **onomia e* d*senv*lvimento. Den*re as medidas *dotadas, *stavam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> privatização, a fle*ibilização e redu*ão d*s g*stos públicos, na ten*ativa d* el*va* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mpetitividade dos produtos *r*si*eiros no *ercado internacional * na s*pos*a *romoção do </line>
<line> de*en*olvimen*o, por me** do afast*m*nto do Estad* da regulação social (B**RING, 2008). </line>
<line> O c*oque com os ben*fício* soc*ais trazidos pela nova con*t*tuiçã* diz *espeito ao fat* </line>
</par>
<par>
<line> de a *erceirizaçã* ser um* </line>
<line> *str*t***a par* </line>
<line> cor*e </line>
<line> *e cus*os, já que </line>
<line> terceiri*ar rep*esenta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "contratação de trabalhadores com r*mune*aç*o e condições de *rabalh* inferi*res *os *ostos </line>
<line> de trabalho an*erior*ente existentes" (Pochmann, 2012, p. 109), sen*o a classe trabalhadora </line>
<line> submet*da a u* *rocesso de exploração em troca *o salário, produzindo a mais-valia, a fonte </line>
<line> de riqueza *os capitalist*s (MARX, *994). </line>
</par>
<par>
<line> *lém d* *ep*ese**ar uma da* tecnolog*as de elevação da extração de mais-valia, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> terceirização r*flete a ampli**ão de *anhos empresa*iais, a redução de custos de produç*o </line>
</par>
<par>
<line> com o **tor trabal*o e fr*gment**ão de *iscos, </line>
<line> mediante a </line>
<line> co*tratação de e*presas </line>
</par>
<par>
<line> terceirizadas para ef***var </line>
<line> as ativi**des-meio (POCHMANN, 2012). O pr*n*ípio d* </line>
</par>
<par>
<line> eficiên*ia, *ue é o mais recente da Con*tituição Federal de 1988, tendo si*o incluíd* por m**o </line>
<line> da Emenda Cons*itucional nº 19/1998, impulsiono* a Administ*ação a exigir do age*te </line>
<line> público o máx*mo ** resultados ut*lizando o mínimo de re*ursos. </line>
<line> *á mui*as crí*icas à terceirização de *e*viços, dentre elas, a de *ue é usada, quase </line>
<line> exclusivamen*e, p*ra taxar os t*abalha*ores, visto seus cara*te**sticos sa*ár*os baixos, e*evado </line>
<line> *ível de doenças do trabalh*, e*ev*ção de *or*s trabalhad*s e da rotatividad* *m re*a*ão aos </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, *. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 w*w4.U*ifsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. K. Cezimbra, P. A. Tristão, *. S. Ro*rigues </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> não terceirizados (P*CHMA*N, 2*08). Magal*ães, Carvalh* e Saraiva (2011) *en*ion*m a </line>
<line> dificul*ad* d* enco*trar no mercado empresas ter*ei*iza*as su*i*ientem*nte qualifi*adas, já </line>
<line> qu* a maiori* d*las não dis**e de capacidad* administrativa e f*nanceira n*ces**rias para </line>
<line> investir na sua *xpansão, **mo também *ã* in*estem e* c*pac*tação e qualifi*ação de seus </line>
<line> funcionários. </line>
<line> Por outro la*o, va*tagens são também dest***das *ara a*tores como Di Pi*t*o (2*09), </line>
</par>
<par>
<line> que discute ser a terceirização relaciona*a * ideia de parceria: concentr*ção </line>
<line> na execu*ão da </line>
</par>
<par>
<line> *tiv*dade-fim por parte da empr*sa tom*dora *o serviç*, espec*alização d* emp**sa </line>
<line> co*tratad* p*ra *x*cutar *s ati*idad*s não finalísticas, dim**uição *e *astos com os e*cargos </line>
<line> t*abalhistas * previdenc*ários, o que torna possível * reduçã* do p*eço do pr*duto o* se*viço, </line>
<line> simp*ificação da est*utura, por meio da redu*ão de *íveis h*erárquicos. </line>
<line> Se f*z necessário mencionar q*e algum** vant*gen* realçadas por Di **etro em 2009 </line>
<line> deixam de fazer sen*ido a p*r*ir de 2017, tendo em vista **e, nesse ano, pa*sa a ser permitida </line>
<line> a execução de serviços te*ceirizado* *m quaisquer da* at**idades da contra*ante, inclusiv* n* </line>
</par>
<par>
<line> pr*nc**al. *sso p*rqu*, até *eferid* ano, d**providas *e *ei *specífica sob*e </line>
<line> o *ema, *s </line>
</par>
<par>
<line> contrataçõ*s tinham como referência * Súmula 331, d* Tribu*al Superior *o *rabalh* - TST, </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> permitia a *r*nsferência da execu*ã* de serv*ços pela c*ntratant* para </line>
<line> **ivi*ad*s-me*o </line>
</par>
<par>
<line> **s tomadores, bem co*o versava sobre a r*sponsabilid*de subs*diária dos **ntratantes. </line>
<line> Dessa forma, o a*o de 2*17 fo* consi*erad* um marco para a hist*r*a da terceiri**ção </line>
<line> no Bras*l p*r meio da publ*caç*o *a Le* *º 13.42*, que altera dispositivos sobre o *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> temp*rário * </line>
<line> t*m*ém "dispõe sobre *s re**çõ*s de trabalho na empresa de </line>
<line> prest*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serviços a *erceiros". No ent**to, tal *ispositivo *eg*l foi omisso qu*nto a *ontos c*ntrais que </line>
</par>
<par>
<line> susci*ar*m dúvidas, </line>
<line> prin*ipal**nte *uanto à e*pecifica*ão da* *tiv*dades </line>
<line> que poder*am ser </line>
</par>
<par>
<line> desempe**adas por tr*balhadores terceirizados. </line>
</par>
<par>
<line> Em *ulho d* me*mo an*, </line>
<line> entrou em v*gor * Lei nº 13.467 </line>
<line> (*eforma trab*lhista), que </line>
</par>
<par>
<line> detalh* a regula*entaç*o s**re a terceirizaç*o d* *ervi*os. Destaca-se a **beração expr*ssa </line>
</par>
<par>
<line> dessa modalidade *e pres*ação de s*rviços nas </line>
<line> a*ividades-*im do toma*or (contrata*te) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*gu*s amp*ros par* os t**bal*a*or*s, como dir*ito * </line>
<line> alimentação, </line>
<line> *ransporte, atendimento </line>
</par>
<par>
<line> médico ou ambula*oria* e treinamento adequado, quand* a at***dade o exigir. </line>
</par>
<par>
<line> *e ainda havia alguma </line>
<line> dúvida quanto à polêmica possibilidad* de terceiri*ar </line>
</par>
<par>
<line> at*vida*e*-fi*, em 2018 </line>
<line> o Supre*o Tribunal *edera* (*TF) jul*ou Arg*ição </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Descumprimento de Prece*to Fu*damenta* * Recurso Extraordiná*io qu* </line>
<line> versavam s*br* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tema. Na decisão, julg*u pela licitu*e da *erce*rização em todas a* e*apas do processo </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 22, n. 8, a*t. 3, p. 47-66, ago. 2**5 www4.Unifsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*rceirizaç*o no *erviço P*blico como *m Desdobramen*o *a Empre*ar*zação </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> produ*ivo, *ej*m *la* em ativida*es-meio ou *ti*ida*es-fim. *ss*m, *al julgamento passa a ter </line>
<line> efeito vinc*la**e pa*a *odo o Poder Judic*ário. </line>
<line> Aind* em 2017, *oi publicada a Instrução Normativa (IN) nº 5/20*7, que dispõe sobre </line>
<line> a* diretrizes para c*ntratação *e *erv*ç*s sob execução i**ire*a n* âmb*to da Adminis*raç*o </line>
<line> Públi** Federa*. *s*e normativo foi recentemente alterado pela IN 82, de 1* *e setembro *e </line>
</par>
<par>
<line> 202*, </line>
<line> tendo s*do modificado * disposit*vo *ue v**ava a con*essão, ao* </line>
<line> *rabalhadores </line>
</par>
<par>
<line> terceirizado*, de </line>
<line> direitos típic*s de servidores públ*cos, *o*o recess* e pontos facultativos. </line>
</par>
<par>
<line> Tal mud**ç* na reg*lame**ação trou*e cer*a flexibilidad* * *lg*ns bene*íc*os aos </line>
<line> *rabalhadores *erce**izados, p*rmitindo a pre*isi**lid*d* da é*oca do gozo de suas férias e a </line>
<line> possi*ili*ad* de *ompens**ã* *e *ornada, em determ*nadas hipóteses. </line>
<line> *s*** t*a*os empr*sariai* estão muito presen*es nas contra*aç*es públicas de prestação </line>
<line> de serv*ços com dedicação ex*lusiva de mão de *b*a. A *N 5/2017 defin* critérios de medi*ão </line>
</par>
<par>
<line> dos resul*ados, </line>
<line> p*r meio </line>
<line> de i**icadores faci*m*nte m*nsu*áveis, para </line>
<line> **e * pagamento à* </line>
</par>
<par>
<line> contratad*s se*a *ea*izado de a**rdo com * produti*id*de de referên*ia estab*lec*da o* </line>
<line> critéri*s de adequação do serviço * qualidade *sperada. </line>
</par>
<par>
<line> Apes*r d* necess*dade de </line>
<line> cumpri*ento d*s parâ*et*os *e </line>
<line> qual*dade exi**dos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> jul*amento das p*opostas que definem a em*re*a venced*ra dos *regõe* par* contrata*ão d* </line>
<line> mão de obra *erc*iriz*d* é, co*f**me *efin*d* *a Le* nº 14.133, d* *02*, do tipo "menor </line>
</par>
<par>
<line> preço". N*s*e sentid*, *mbora * razão ** existir do Estado se*a o interes*e </line>
<line> público, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> ponderação ent*e os **incípios administrativos, o da efic*ên**a se sobressai, à *edida *ue os </line>
<line> ges*ores públic*s se empenham para fazer m**s *om menos, d*ndo ênfase ao *esempenho. </line>
<line> Par* Caval*ante (2015), é necessár*o anali*a* com *uidado a terceirização. *egu*do o </line>
</par>
<par>
<line> a*tor, ela é *líci*a qu*ndo e*istente nos quad*os de pessoal d* órgã*, </line>
<line> cargo ou empr*g* que </line>
</par>
<par>
<line> *ossa desempe*ha* a atribuição ob*eto da **n**atação, já que "isso s* dá não apenas com b*se </line>
</par>
<par>
<line> na *egis*ação infraconstituci*nal, m*s por </line>
<line> conta da incidênc*a de princípios c*n*tituciona*s". </line>
</par>
<par>
<line> O a*tigo 3* do D*creto 9.5*7/2018 ved* </line>
<line> que a Administraç*o Pública Federal execu*e </line>
</par>
<par>
<line> ind*retamente servi*os que sejam inerent*s às categor*a* funcio*ais a*rangida* pelo p*ano de </line>
<line> cargos *o órgão *u da enti*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar </line>
<line> da veda*ão </line>
<line> de *ercei*izar </line>
<line> atividades *róprias de car**iras funcionais, </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> novembro de 2023 o Supr*mo Tr*bun*l Federal (STF), em um julgamento controverso, </line>
</par>
<par>
<line> reforçou sua </line>
<line> posição d* 2018, pe*mitindo * d*sparidade salarial ent*e </line>
<line> t*abalha*ores </line>
</par>
<par>
<line> te*ceiri*a*os e emp**gados direto*, mesmo qua*d* exercem *s mesmas funçõ*s. O aumento </line>
</par>
<par>
<line> do racional**mo *as *rganizações </line>
<line> n** se produziu se* um preç* soc*al e hum*no. Muitas </line>
</par>
<par>
<line> pessoas que </line>
<line> tra*alh*m par* a* orga*i*aç*es estão profun*amente frustradas e alie**da* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a PI, *. 22, n. 8, art. 3, p. 47-6*, ago. 20*5 </line>
<line> www4.U*ifs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. K. C*zimbra, P. A. *ri*tão, M. S. Ro*rigues </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> seu tr*bal*o. "A organiza*ão, e* vez d* s*r uma obediente servidora da so*iedade, passa, às </line>
</par>
<par>
<line> vezes, * dom*ná-la, fazendo c*m que a sociedade moderna s* ap*oxime de </line>
<line> um campo de </line>
</par>
<par>
<line> ba*alha" (Etzioni, 1976, p.*). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme De Gaule*a* (2007), na empre*a g*rencial, a inc*rt*za constitui *m* </line>
</par>
<par>
<line> am*aça: *ã* *ab*r se lhe *once*erão os meios requeridos, se o </line>
<line> o*ça*ento será *ce*to, se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promoção ser* **n**dida. *s *mprega*os *êm o se*time*to de não cont**la* se* *mb*ente de </line>
</par>
<par>
<line> traba*ho e s*u f*turo. D* acordo com o autor, qu*ndo a luta *elos lugares s* desencadeia, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mod* de ser po*to "f*ra d* jogo" é permanente. Essa luta para conti*uar no jogo, ou melhor, </line>
<line> alocado no c*ntra*o, * rotina do tr*balhad*r terc*iriz*do. </line>
<line> 3 METODO**GIA </line>
<line> Este capítulo des*reve os proced*mentos m*todológicos adota*os para alcançar os </line>
<line> objetivo* da pesqu*s*, a *ual se cara*ter*za co*o um estudo d* caso de na*u*eza qualitativa </line>
<line> q*e, para Minayo (*014), bu*ca compreender *s sign*fi*a*os *tri**í**s pelos sujeito* às suas </line>
</par>
<par>
<line> experiê*cias, va*orizand* p**fundidade da análise o co*texto em que os fenômeno* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> oco*re*, </line>
<line> sendo especialmente adequada </line>
<line> para investigar </line>
<line> dimensõe* s*bjetivas, *oci*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ultur*i* da *ealida*e. Quanto aos procedimen*os, o *stud* *e classifi*a com* um e*tud* de </line>
</par>
<par>
<line> caso que, seg*ndo Yin (2015), é </line>
<line> um a </line>
<line> es*r*tégia de pesquisa adequada *ara investi*ar </line>
</par>
<par>
<line> fenôm*n** conte*porâ*eos em seus context*s rea**, especia***nte quando o* lim*tes entre o </line>
<line> f*nômeno e o contexto *ão estão claramente defi*idos. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa tem *o*o foco a análise da tercei*ização </line>
<line> de servi*os na *dmi*istraç*o </line>
</par>
<par>
<line> Pública e sua r*lação com o </line>
<line> processo de emp**s*r*z*ção. Para tan*o, for** *elec*onados </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrato* admin*stra*ivos *e *erv*ços *erceirizados de limpeza e de vigil**cia, com alocação </line>
<line> de mão de **ra residente, celebrados por um órgão público federal, no pe*í*do c*mpreendido </line>
</par>
<par>
<line> entre 2015 e </line>
<line> 2025, i*cluindo doc*ment*s, como *la**lhas de *ormação *e pr*ços, </line>
</par>
<par>
<line> *nstrument*s d* medição de res**tados e documen*os utilizados no planejamento d*ssas </line>
<line> cont*atações, tais como estu*os té*n***s preliminares e te*mos de re*erência. </line>
</par>
<par>
<line> * análise </line>
<line> d*s d*dos cole*ados *eguiu as diretr*zes propostas por Yin (20*5), que </line>
</par>
<par>
<line> e*fatiza * im*or*ância *e uma *borda*em sistemática e *igorosa na *n*lise de estudos de c**o. </line>
</par>
<par>
<line> A coleta de dados foi realizada </line>
<line> por m**o de *esquisa do*um**tal, caracter*zada pe** </line>
</par>
<par>
<line> utilização de materiais q*e **nda não re*eberam um *ratamento *n*lítico aprofundado, como </line>
</par>
<par>
<line> registros </line>
<line> ad*inistrativos (GIL, 2008). A a*ális* documen***, conf*rme Samara e Tupy </line>
</par>
<par>
<line> (2023), não se l*mita à *imples leitura do conteúdo dos docu*entos, mas envolve um p*ocesso </line>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, a*t. 3, p. 47-66, ag*. 20*5 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tercei*i**ção no Se*viço Pú*l**o co*o um Desdob*amen*o da Empresarização </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> de sel*ção, clas*if**aç*o e com*reensão, considerando a form* material q** o d*cumento </line>
<line> *presenta, o con*eúdo q*e d*sponibil*z* para pesq*i*a * os objetiv*s ou propósitos de quem * </line>
<line> *lab*rou e de quem o lê ou o inte*pr*ta. </line>
<line> A interp**t*ção **s *ados *oi o*ienta*a *or uma perspectiva crí*ica, visand* </line>
<line> com*r*ender com* as pr*ticas de ter*eirizaçã* refletem e r*fo*çam lógicas empresariais n* </line>
<line> setor pú**ico. A análise c*n*iderou os aspectos for*ais dos c**tratos, como clá*sulas </line>
<line> contratuais e indicadores d* desempen*o, bem c**o os aspe*tos sub*tanc*a**, a exemplo das </line>
</par>
<par>
<line> con*içõe* de t*aba*ho dos empre*a*o* terceirizados e as *mplic**õ*s dessas </line>
<line> práticas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gestão pública. </line>
</par>
<par>
<line> Para garant*r a validad* e a </line>
<line> c*nfiabilidade d*s *esu**ad*s, *dotou-*e a técnica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> triangulaçã* </line>
<line> de fontes, conforme sugerido po* Yin (20*5), que reco*e**a * ut*l*z*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> múltiplas fontes ** evi*ência *ara corr*borar as </line>
<line> co*clusõe* do est*do. Essa aborda*em </line>
</par>
<par>
<line> permite uma análise ma*s robust* </line>
<line> e abra*gente </line>
<line> do fenômeno *nvestigado, a* integ*a* </line>
</par>
<par>
<line> difer*nte* **rspectivas e d*dos complem*ntares. Alé* disso, a triangulaçã* contrib*i para a </line>
</par>
<par>
<line> r*dução </line>
<line> de vieses e a*menta a credibilidade d*s in*erpretações, </line>
<line> *ropo*cionando *ma </line>
</par>
<par>
<line> *om*re*nsão mais aprofundada das r*lações *ntre terce*rização *e serviços p*blicos e a a </line>
<line> a*oção de práticas empre*ariais na gestã* públ*ca. </line>
<line> 4 ANÁLIS* E DISCUSSÃO D*S RESU*TADO* </line>
</par>
<par>
<line> A análise d* *ifere*tes docume*tos rela*io**dos à co*trataçã* dos servi*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> limpeza e v**ilância por parte do **gão público investigado bem com* das n*rmas qu* regem </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> c*ntrata*ão </line>
<line> **m dedi*ação exclusi*a *e m*o </line>
<line> d* *bra evidenciou influ*nc*a cresce*te da a </line>
</par>
<par>
<line> ló*ica empre*arial na g*stão </line>
<line> do serviço público. A </line>
<line> partir da identi*icação </line>
<line> d* *láusulas </line>
</par>
<par>
<line> contrat*ai*, da observa*ão dos pe*centua*s de l*cro e dos custos *ndi**tos p*ese*te* nas </line>
</par>
<par>
<line> p**postas altamente </line>
<line> com**titivas apresentadas *os pregõe*, além ** anál*se dos i**ica*ores </line>
</par>
<par>
<line> de desempenho, metas e**abelecidas e </line>
<line> pen*lid*des *pli*adas em caso de descumprimento, </line>
</par>
<par>
<line> cons*atou-se que * *erceirizaç*o merc**ti*iz* * *orça de tra*alh* e subordina os proc*s*os </line>
</par>
<par>
<line> licitatórios </line>
<line> ao p**ncí*io </line>
<line> da **onomi*idade. A *i*ura 01, a seguir, sintetiza </line>
<line> os **inc*pais </line>
</par>
<par>
<line> resultados obtidos, os quais s**ão *is*utido* em ma*o* pr**undidade *as *eçõ*s post*ri*res. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resin* PI, v. 2*, n. 8, art. 3, p. 47-66, a**. 2025 </line>
<line> www4.*nifsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. Cezimbra, P. *. Tristã*, M. S. Rodrigues </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura * - Gráfico de Ishikawa </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborad* *elos autores c** *ase em Ishikawa </line>
<line> Ao s* analisa* as contrataçõ** públicas *e *e*v*ços ter*e*rizado*, o*serva-*e que *s </line>
</par>
<par>
<line> entes públicos n*o co**ratam *ndivíduos, ma* sim </line>
<line> postos de trabalho especí*icos. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> forma, em situ*çõ*s de ausência de pess*al, a fisc**izaç** contratual s*licita à e*pre*a </line>
<line> prest*dora a substi*uiç*o ime**a*a do trab*lha*or al*cado. Caso o des*mpenho do ocupante </line>
<line> do posto n*o at*nda a*s padrõ*s estabelecido*, basta uma *omuni*ação forma* - seja por </line>
</par>
<par>
<line> te**fo*e *u cor*espondên*i* ele*rôni*a - </line>
<line> para qu* o *rabal*ado* seja substituído. Nos </line>
</par>
<par>
<line> c*ntratos *e prestação de serv*ços terce*r*zados, foram iden**fic*das *láusulas q*e as*egura* </line>
</par>
<par>
<line> a reposição dos </line>
<line> p*stos de trabalho, como exemplif*cado a seguir: "efet*ar a imediata </line>
</par>
<par>
<line> reposição dos postos contratados n*s per*odos de *érias, descan*o s*manal, licenças, gre*es, </line>
<line> dem*ssões de empregados, fa**as, ou *or qualquer out*a razão." </line>
<line> Embora * A*minist*ação Pública não t*nha *ins lucrativos, el* adota p*áticas </line>
<line> inspiradas na lógica empre*arial, com ênf*** na busca p*la e*onomicidad*. Essa orientação se </line>
</par>
<par>
<line> r*f**te </line>
<line> na es*olha d* *ritério *e seleção *or me**r pr*ço nas con*ra**ções públicas, </line>
<line> visand* </line>
</par>
<par>
<line> otim*zar os gastos público*. A Instru*ão Norm*tiv* nº 5, de 26 de maio de 20** (IN */2017), </line>
<line> estabelece que a Administração não deve fixar benefícios o* seus valores a *erem pagos aos </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 22, *. 8, art. 3, p. 47-66, ago. *025 *ww*.Unifsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Terceirização no Serviço Público *omo um Desdobramento da Empresari**ção </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> emprega**s da* *mp*esas co*tratadas, devend* ad*tar a**na* os </line>
<line> valores *revisto* *os </line>
</par>
<par>
<line> in*tru*e*t*s co*et*vos co*o m*n*mo obr*gatório. Essa diretriz resulta na *ontratação *e mão </line>
<line> de *bra com cust*s reduzid*s, alinhando-se à estratégia d* co*tenção de desp*sas. </line>
</par>
<par>
<line> * pag*m*nt* *ensal </line>
<line> da* fa*uras é </line>
<line> pre*edido p*la apura*ão do Instrum*nto de </line>
</par>
<par>
<line> Me*ição de R*s*ltados (IMR), co*duzida pela fis*aliza**o contratu*l com ba*e em </line>
</par>
<par>
<line> indicadores específi*o* d*finido* nos contr*tos, que estabelece, ** fo*ma obj*ti*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> observável, os </line>
<line> ní*ei* esper**os de </line>
<line> *ua*idade n* prestação </line>
<line> d*s se**iços e as respecti*as </line>
</par>
<par>
<line> adequaçõe* de pa*ame**o, </line>
<line> visando à b*sca da </line>
<line> ef*c*ên*ia e à mel*or*a </line>
<line> *ontínu* dos serv*ços </line>
</par>
<par>
<line> pre*tad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Utili*ado como estratégia da Administr*ção *ública par* gara*ti* a *ntrega *e </line>
<line> *es*ltad*s, o IMR *valia indicadores pré-estabelecidos, cada qual com um peso d*f*renci*do, </line>
<line> culmi*ando no cálc*lo de uma *édia ponderada que reflete o d**empenh* global *a empresa </line>
</par>
<par>
<line> c***r*tada. Qu*ndo o índice *o IMR a*inge valor inf*rior a 1,00, </line>
<line> *plicam-se descontos </line>
</par>
<par>
<line> f*nanceiro* p*oporcionais às falhas id*ntificada* na ex*cução dos serviços; por ex*mplo, *m </line>
<line> ín*ic* de 0,99 implica desconto de 1% no valor total *a fatura. </line>
<line> ** in*icadores coleta*os dos *ontratos a*alisa*o* evidenciam a impor*ânci* atribuí*a </line>
</par>
<par>
<line> aos *esu*tados, medidos **nto *el* qua*tidad* quan*o p*la </line>
<line> q*alid*de dos serviços prest**os. </line>
</par>
<par>
<line> Tal prática demons*ra que, *mbor* o lucro não **ja o </line>
<line> obje*ivo *r**cipa* do setor p*b*i**, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> prot*goni**o do *alo* econômico é cada *ez mais pr*sente n*s *ontrat*çõe* de terce*r*zados, </line>
<line> confo**e demonst*a*o n* Qua*ro 01 a seguir, que resume o pro*e*so *e m*dição *e </line>
<line> result*dos *os contratos ana*isados. </line>
<line> Q*adro 1 - In*icadores de M*diçã* de *esultado (IMR) </line>
</par>
<par>
<line> Con*rato </line>
<line> Indicador </line>
<line> Me* * </line>
<line> Pen*lidade </line>
</par>
<par>
<line> Limpeza </line>
<line> Pontualida*e n* *agam*nto </line>
<line> 100% no prazo legal </line>
<line> Atr*so >2%: **sconto </line>
<line> de salário* e verbas </line>
<line> proporc*onal na fatura </line>
<line> *rabalhist*s </line>
<line> Forn*cimen** de materi*l de </line>
<line> 100% nos quan*ita*ivos </line>
<line> Atra*o em >*% *os l**ais: </line>
<line> consumo </line>
<line> e praz*s estab*lec*dos </line>
<line> desc*nto pr*p*rciona* </line>
<line> ***liação da qual*dade na </line>
<line> 1*0% das *v*liaçõe* </line>
<line> *édia <9,*: descont*s </line>
<line> execução dos serviços </line>
<line> com média 9,0 </line>
<line> apli*ados </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *er**i*a PI, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-6*, a*o. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. Cezimbra, P. A. Tristão, M. S. Rodrigue* </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> Vi*i*â*cia </line>
<line> Oco**ê*cias ope*ac*on*i* (e*.: </line>
<line> Nenhuma oc*rrência </line>
<line> A partir de 3 ocorrências: </line>
<line> falhas em ronda*, uso </line>
<line> des*o*to na fatura </line>
<line> indevido de *enhas, falha e* </line>
<line> con**o*es) </line>
<line> Pontual*dad* no pagamento </line>
<line> **0% de p*n*ualidade </line>
<line> Qualqu** a*r*so: de*conto </line>
<line> de salários * verba* </line>
<line> na fatura </line>
<line> Dis*oni*ilidade *e mater*ais e </line>
<line> 95% do* vigila*tes </line>
<line> 5% com *alhas: </line>
<line> capacitação dos vigila*tes </line>
<line> c*m materiais e </line>
<line> *e**onto </line>
<line> c*pacitações em di* </line>
<line> proporciona* </line>
<line> Avaliação da qualidade n* </line>
<line> Ava*iação satisfató*ia </line>
<line> A*al*ação ins*tisfatória: </line>
<line> exe*ução dos s*rv*ços </line>
<line> *m todos os *ue*it*s </line>
<line> desconto na fatura </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: e*abor*do pelo* a*tores. </line>
</par>
<par>
<line> A partir da análise d*s contra*aç*es, </line>
<line> ve*i*icou-se que os pe*centuais *e lucro e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cus*os in*iretos, que são os cus*os envolvidos *a execução c*ntratu*l decorrentes do* gastos </line>
</par>
<par>
<line> *a con*ratada c*m s*a est*utura admini***ativa, organ*zacio*al e </line>
<line> ger*nciamento *e seus </line>
</par>
<par>
<line> contratos, apr*sent*dos n** proposta* pelo* licitantes são extrema*ent* baixos, o q*e *ode </line>
<line> co*pro*e*er * execu*ão contratual. Is*o *era consequência* na Adm*nistração Pública, que </line>
<line> p*eci*a planeja* nova l*citaçã* em curto es*aço de tem*o, situaçã* que, além de ge*ar custos </line>
<line> administrativos *xtras, po*e d*sgastar a equ*pe de fiscaliz*ção e causar prejuízos psicológicos </line>
<line> nos empreg*dos terceirizados, que per*ebem seus empregos ameaç*dos. </line>
<line> O referencial técnic* de custos do Mi*i*tério Públi*o ** União (MPU, 2024, p. 75) é </line>
<line> ut*lizado c*mo base para a for*a*ão d* *reços de *efe*ência da* contratações estu*adas. Tal </line>
<line> docu*en*o fo**ece *i*e*r***s detalhadas **bre a f*r*ação de preços *m contr*taçõ*s públicas </line>
<line> * d*sp** c*mo referê*cia para c*s*o* indi*etos *ar* prest*ção do s*rviç* *e li*peza o </line>
<line> percentual ** 4,*3%. Q**nto ao perce*tu*l de **cr*, *ue deve ser dete*minado pela e*p*es* </line>
</par>
<par>
<line> cont*at*da, c*nsiderando fat*res c*mo ris*o, </line>
<line> *o*pl*xidade do se*viço e condições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercado, s*ger* 5,57%. Apesar dis*o, os </line>
<line> p*rcentuais apresentados </line>
<line> no quad*o abai*o </line>
</par>
<par>
<line> eviden*ia* que, para vencerem as li*it*ções, as empresas sub*stimam os cus*os indiretos ou </line>
</par>
<par>
<line> admini*trativ*s * </line>
<line> estabelecem margem *e lucro muito *n*erio* ao cálculo est*mado pe** </line>
</par>
<par>
<line> refe*en*ial do MPU. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Te*e*ina, *. 22, *. 8, art. 3, p. 47-66, ago. *0*5 </line>
<line> w**4.Unifsa**t.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Terc*irizaçã* no **rviço P*blico *omo um *esdobramento da Empresarização </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> Embora a legislação de l*ci*açõ** *ermit* sucessivas prorro*a**es co*t*a*uais, </line>
</par>
<par>
<line> co*for*e eviden*iado </line>
<line> na Tabela 01, no perío*o *e *ei* anos, quatr* </line>
<line> empresas distintas </line>
</par>
<par>
<line> p**sta*a* serv*ços t*rceiri*ados d* limpeza no </line>
<line> órgão em questã*. E*sa elev*da ro*atividade </line>
</par>
<par>
<line> *e pr*sta*ora* pode indicar *ra*ili*ade na </line>
<line> exe*ução co*tr*tual, possivel*ente associada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> subestimaçã* *e custos </line>
<line> indi*etos ou administrativos e à fixação de margens de lu**o aquém </line>
</par>
<par>
<line> das recomendadas, co*prom*te*do a quali*ade dos serviço* e a continui*ade das ativi*ades </line>
<line> administrativas. Para p*eservar * conf*dencialidade das cont*atadas, serão u**lizadas a*ena* *s </line>
<line> iniciais **s empresas contrat*das. </line>
<line> Tabela 1 - *ontr*tos r*cent*s de terceiri*a*ã* do s*rvi*o de limpeza co* entid*de </line>
<line> pública </line>
</par>
<par>
<line> *ontrato </line>
<line> Perc*ntual d* lucro </line>
<line> Percentu*l de cu**os indiretos </line>
<line> Vigência </line>
</par>
<par>
<line> T&T </line>
<line> 2 ,* * % </line>
<line> 3 ,0 * % </line>
<line> 01-07-20*5 a *1-07-20*9 </line>
</par>
<par>
<line> PTS </line>
<line> 0 ,1 % </line>
<line> 0 ,1 % </line>
<line> 02-07-2019 a 0*-07-2023 </line>
</par>
<par>
<line> NS </line>
<line> 1 ,6 2 % </line>
<line> 1 ,6 4 % </line>
<line> 03-07-20*3 a 0*-09-20*4 </line>
</par>
<par>
<line> GSG </line>
<line> 0 ,5 * % </line>
<line> 0 ,5 % </line>
<line> 04-09-2024 a atual </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *la*o*a*o pelos autores. </line>
<line> O foco no princípio d* econ*m*cidade, p*esen*e nos pregões do tipo *enor pr*ço, </line>
<line> fragiliza o princí*i* da **iciênci* (LOBATO NETO; T*BAK, 2015). Em meado* *e 2023, a </line>
</par>
<par>
<line> contratad* *u* prestava serviços de limpeza no órgão *studado </line>
<line> en*rentou dificu*dades </line>
</par>
<par>
<line> financei*as * solicitou *o contra*ante p*gamento *a* *erb*s trabalhistas do* tra*alhadores o </line>
</par>
<par>
<line> ter**irizados diretamente a el*s, po* </line>
<line> **io de d*s*onto </line>
<line> nas faturas. An*lisad* a prop*sta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> preços dessa empresa, verificou-se que </line>
<line> indicava 0,1% tanto de </line>
<line> lucro **anto de custos </line>
</par>
<par>
<line> adm*n*strativos, *videnciando um* es*rat*gi* de vencer a l*citação a *ualquer c*sto. Esse </line>
<line> ce*ário *eflete a lógica *eoliberal que, conforme Dardot e Laval (2010), *mp*e qu* "todas as </line>
<line> atividad*s de**m se *omparar a uma p*oduç*o, a um investime*to, a um *álculo de custo" (p. </line>
<line> 412), evi**ncia*do a tr*nsformaç*o de p*áticas *úblicas em modelos empr**ariai*. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina PI, *. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 www4.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. C*zim*ra, P. A. *ristão, M. S. R*drigu*s </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo anali*ou a terceirizaç** de s***iços públicos como um desdobramento *o </line>
</par>
<par>
<line> processo </line>
<line> de e*presariza*ão da *dministração Públ*ca. Obser*ou-se que, em*o*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*rcei*ização possa cont*ib*ir par* a eficiência </line>
<line> operaci*nal e pa*a a red*çã* de cus*os, ela </line>
</par>
<par>
<line> atinge a s*c*edade *omo um to*o, </line>
<line> com r*flexos potenc*almente **gat*vos na classe </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*dora que ocupa a b*se </line>
<line> da pirâ**de so*ial. Iss* *cor*e po*que os trab**hadore* </line>
</par>
<par>
<line> terceir**ados </line>
<line> p*ssuem **nculos in*táveis, receb*m </line>
<line> os benef*cios **nimos exigi*o* p*la </line>
</par>
<par>
<line> le*isl*ção e, mesmo assim, de*em gerar o máximo d* resultado para * atividade para a qual </line>
<line> foram contratados. </line>
<line> Con*o*me evidenciado, a merca*t*lização da força de trabalho, o foco no *esul*a** </line>
<line> eco*ô*i*o, a *ri*ri*ação das metas de dese*p*nh* das c*ntratadas, medidas por indicadores </line>
</par>
<par>
<line> de *ro*utividade, e a competitividade exa*erbada d** licitantes r**orçam a ide*a *e que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*rceirizaç*o é u* desdobrame*to do pro*esso **e Solé (2008) *enomi*a "empres*riza*ão". </line>
<line> *sse f*nôme*o implica a *doção de **gicas *mpresariai* no set*r *úblico, muitas vezes *m </line>
<line> d*trimen*o da qu*lidade dos se*v*ços prestados e d** co*d*ções de *ra*a*ho dos em*regados. </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo </line>
<line> c*ntribui para o d**a*e so**e *s </line>
<line> ef*itos d* </line>
<line> empres**ização na </line>
<line> gestão </line>
</par>
<par>
<line> públic*, </line>
<line> ao evidencia*, co* base empírica, como a terce*rização r*fl*te a adoção d* ló*ica* </line>
</par>
<par>
<line> empres*riais *o setor estatal. A anál*se d* con*ratos, i*dica*ores de des*mpen** e prop*stas </line>
<line> li*itató*ias r*v*lou dinâm*ca* que pri*ilegia* a eficiência a partir de critérios e*s*nc**l*ente </line>
</par>
<par>
<line> e*onômic*s. Com isso, * estudo amplia a compreensão crítica </line>
<line> so*re os </line>
<line> impact*s *a </line>
</par>
<par>
<line> *aci*nalidade *eoliber** na administração pública ofer*ce subsíd*os *ara refle*ões futuras e </line>
<line> sobr* os *i*it*s e consequê*ci** s*ciais da tercei*ização. </line>
<line> Te*do em vist* a alta rotatividad* d* empresa* *ont*atadas *ara o s*rv*ç* *e lim*eza </line>
</par>
<par>
<line> (quatro contratadas e* *m pe*íodo de seis anos), sug*r*-se </line>
<line> *ue sejam d*senvolvid*s </line>
</par>
<par>
<line> *esquisas futuras quanto * anális* da sustentabilidade financeira d* terce*rização de serviços </line>
</par>
<par>
<line> púb*i*os, d*senvolvendo </line>
<line> es*udos que consider*m não apen*s os cus**s </line>
<line> imediatos, *as </line>
</par>
<par>
<line> ta*bé* </line>
<line> os impactos a lo*go prazo sobre o orç*m*nto </line>
<line> pú*lico e a qualidade dos se*viços. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, *ugere-se a realiz*ç*o *e </line>
<line> um estu** que investi*ue </line>
<line> as condições de tra*alho dos </line>
</par>
<par>
<line> trab*lha*ores te*ceiriza*os no seto* púb*ico, *n*luindo *al*rios, bene*ícios, segura*ça n* </line>
<line> trabalho e o*or*unidade* d* de*envolvime*to profiss*o*al. </line>
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<line> Ac*sso em: 1* out.2024. </line>
<line> B*ASIL. De*reto 9.5*7, de *1 de setembro de 2018. Dis*õe sobre a *xecução ind*reta, </line>
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<line> mediante co*trataç*o, ** serviç*s </line>
<line> da administ***ão *úb*ica federal di*eta, *ut*rquica </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> fundacional * das empresas públic*s e das socieda*es *e </line>
<line> economia *ista control*das pela </line>
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<line> de 2017. Dispõe s*bre as regras </line>
<line> e </line>
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<line> dire*rizes do procedimento *e contratação de servi*os *ob </line>
<line> o </line>
<line> *egime de execução indireta </line>
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<line> pr*vidências; e dispõ* s*bre *s re*a*ões d* trabalho </line>
<line> na empresa *e *rest*çã* </line>
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<line> 1) concepção e planej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> *) **ál*se e interp*etaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
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<line> 3) ela**ração do r*scunho o* na *evisão c*ític* do *o*teúdo. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 4) parti*ipaçã* n* aprovaç*o da *ersão final d* ma*uscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)