<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 9, art. 7, p. 137-1*0, *et. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.9.*
</line>
</par><par>
<line>
Implantação do Planejamento e C*n*role da Pr*du*ão em M**roempresas: Ap**cação Práti*a
</line>
<line>
em uma Conf*cção *e *estuário
</line>
<line>
*mplementati** of Pr*duction P*ann*ng and *o*trol in *icroenterprises: A P*ac*ical
</line>
<line>
Applicati** *n an Appar*l Manufacturin* Company
</line>
</par><par>
<line>
R*drigo Kapic*e Soares de Olive*ra
</line>
<line>
*raduado em Enge*haria de P*od*ção pela **iversi*ad* Federal do E*p**ito Sant*.
</line>
<line>
E-mail: rodrigo.ol*v*ira.45@edu.*fes.br.
</line>
<line>
Rita d* Cassia Feroni
</line>
<line>
Dou*ora *m Engenharia *mbi*nt*l pel* Universi*ad* F*deral do E*pír*to Santo.
</line>
<line>
Profe*sora da Universidade Federal d* Espírito Santo - *e*a*t*me*to de *nge**aria de Produção.
</line>
<line>
*-m*il: ri*a.feroni@uf*s.br.
</line>
<line>
.
</line>
<line>
Thia** C*zana Gomes
</line>
<line>
Doutora em En*enhar*a *mbiental **l* Uni*ersidad* Federal do **pírito S*nto.
</line>
<line>
Pro*essora da *nive*sidade Fe*eral do E*pírit* Santo - Dep**tamento d* Engenharia de *rod*ç*o.
</line>
<line>
E-mail: thiara.gomes@*f*s.br.
</line>
<line>
Wan*er Demo**l
</line>
<line>
Dout*r em Engenharia de Pro*ução p**a Universidade de São Pau*o.
</line>
<line>
Profes*or da Universidade Feder*l do Es*í*ito Santo - *epartame*to d* E*gen*aria de Produ*ão.
</line>
<line>
E-mail: wander.demon*l@ufes.br.
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ç*: Rodri*o Kapiche Soares de O*iveira
</line>
</par><par>
<line>
Uni*er**dade
</line>
<line>
Fe*eral
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Espír*t* Sant*
</line>
<line>-</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
Fernando
</line>
<line>
Edito*-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerle*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Ferra*i,
</line>
<line>
**4 -
</line>
<line>
G*iabeiras,
</line>
<line>
*EP:
</line>
<line>
29075-910,
</line>
<line>
*itó*ia/ES,
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Rita de Cassia Feroni
</line>
<line>
*rt*go *ecebido em 03/09/2025. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
U*ive*sidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Espírit* Santo
</line>
<line>-</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
Fe*nan*o
</line>
<line>
recebid* em 10/09/2025. Aprovado em 11/09/2*25.
</line>
</par><par>
<line>
Ferrar*,
</line>
<line>
*14 -
</line>
<line>
Goiabeiras,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
29075-910,
</line>
<line>
Vi*ó**a/E*,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
A**lia*o p*l* *istema Tr*ple Re*iew: Desk *eview a)
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o: Thiar* Cezana Gomes
</line>
<line>
pelo Editor-*h*f*; e b) Double Bl*nd Review
</line>
</par><par>
<line>
Unive*s**a*e
</line>
<line>
**deral
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Espí*ito Santo
</line>
<line>-</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
Ferna*do
</line>
<line>
(*vali*ção cega *or dois av*liador*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
Ferrari,
</line>
<line>
514 -
</line>
<line>
Goiabeiras,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
29**5-910,
</line>
<line>
Vitória/ES,
</line>
</par><par>
<line>
*rasil.
</line>
<line>
Revisão: Gramatica*, N*rmativa * de Format*ç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ndereço: Wander Demonel
</line>
<line>
Unive*sidade F*d*ral do Espírito Sant* - Av. Fern*n*o
</line>
<line>
Ferrari, 514 - Goiabeiras, *EP: 2*075-910, Vit*ri*/ES, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. S. Oliveira, *. C. Feron*, T. *. Go**s, W. D*m*n**
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
A* m**ro e *equ*n*s emp*esas *o setor de c*n**cção de*empen*am
</line>
<line>
um pa**l *elevante n*
</line>
</par><par>
<line>
economia brasileira, imp*lsionando geração a
</line>
<line>
de empregos e o *rescimento da indústria da
</line>
</par><par>
<line>
*oda. No entanto, a ausência de um Pla*ejame*to e Controle da Produ*ão (PCP) est*utu*ado
</line>
</par><par>
<line>
re*r*sent* um desafio significat**o à c*mpetitivi*ade dessas em*resas. Dessa forma,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
presente estudo te* *omo objetivo aval*ar aspectos relacio*ados à *estão de demanda,
</line>
<line>
e*toque e capacidade, e propor a i*planta*ão d* um sistema de PCP em uma *icroem*resa
</line>
</par><par>
<line>
do set*r de confec*ões d* roup*s, situ*da
</line>
<line>
no estado do Espírit* Santo, Brasil. Para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*xe*ução, foram re*lizadas observaçõe* diretas do p*ocesso produt*vo, entrevista* in loco e a
</line>
</par><par>
<line>
aplicaçã* *e metodologi*s consolidad*s
</line>
<line>
na literatura para a *m*lanta*ã* e melhoria das
</line>
</par><par>
<line>
ativid*des do PCP *ropostas por Barr*s Fi*h* *ubino (1999) e car*cteri*ação do e
</line>
<line>
p*ocesso
</line>
</par><par>
<line>
*rodutivo proposta por *ac*a*thy * Fernande* (2000). Os resultad*s d*stac*ram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
import*nc*a da g*stora e p*op*ietária da empr**a na impl**entação de fer*a*entas
</line>
<line>
do P C * .
</line>
</par><par>
<line>
Ver*fi**u-se que a
</line>
<line>
carênci* d* registros de demanda e es*oque, a impre*isão na mensu*ação
</line>
</par><par>
<line>
da c*pacidade e * au*ênc*a
</line>
<line>
de ro*inas bem defi*idas r*sultavam
</line>
<line>
em proble*as no
</line>
<line>
*ro*ess*
</line>
</par><par>
<line>
produtivo. C*m isso, f*i pos*í*el seguir os *a*so* d* impl*ntação
</line>
<line>
do *CP, culmin*ndo no
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*icr* and s*a*l enterprises in the clothing se*tor play a sign**icant role in the *razilian
</line>
</par><par>
<line>
ec*nom*, contr**u*ing to job c*eation an* the
</line>
<line>
growth of th* fa*hion industry. However, the
</line>
</par><par>
<line>
*bse*ce of a s*ructured Pr*duction Pl**ning an* Control (*PC) sys*em poses a major
</line>
<line>
challenge to th* compe**tiveness of *hese c*m***i*s. *hus, t*e *resen* study aims t* eva*ua**
</line>
</par><par>
<line>
aspects re*ated to demand, inventory, and ca*ac*ty *anagement, and to propose
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
*mplementat*on
</line>
<line>
of a Production Pla*n*ng *nd C*ntrol (PPC) s*st*m in * m**roenterprise *f
</line>
</par><par>
<line>
*he clothing manufac*uring sector, locate* in *h* state o* Esp*rito Sant*, *ra*i*. To carry ou*
</line>
</par><par>
<line>
t*e study, direct obs*rva*****
</line>
<line>
of the p*oduction process
</line>
<line>
and o*-site interviews were
</line>
</par><par>
<line>
conducted, along **th the appl**a*ion of m*thodolo*ie* est*b**shed
</line>
<line>
i* t*e liter**ure for
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
*mplementation and im*rovement o* *PC *c*ivi*ies, as proposed by *arros Fil*o and *ubino
</line>
<line>
(1999), a** for the char*cterizatio* of the prod*cti*n p*o*es*, as proposed by M**C*rthy and
</line>
<line>
Ferna*d** (2000). Th* resu*ts h*ghligh* the c**t*cal role of **e comp**y\s manager and owner
</line>
</par><par>
<line>
*n imple*en*ing PPC to*ls. It was observ*d that the a*sence
</line>
<line>
of dem*n* an* inv*ntory
</line>
</par><par>
<line>
re*ords, *apacity meas**e**nt, and w*ll-defined routin*s lead* to i*efficienc*es in t*e
</line>
</par><par>
<line>
*ro**ctio*
</line>
<line>
process. As a result, it *as
</line>
<line>
p*ssible to foll*w *he P*C imp**mentation *teps
</line>
</par><par>
<line>
t**ough **e develo*m*nt *n*
</line>
<line>
application of a com*utational tool t* *u*port *ro*uct*on
</line>
</par><par>
<line>
*anagement w*th*n t*e comp*ny.
</line>
<line>
K***ords: Pro*uction Pla*nin* and Control (PPC). Micro Enterprise. Inventory
</line>
<line>
ma*agem*nt. Demand Management. Produc*ion Capacity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 9, art. 7, p. 13*-160, set. 2*25
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*plant*ção do P*anejame*to * C*n*role *a Produç*o em *i*roem*resas: Aplicação *rática em uma C*nfec**o 139
</line>
<line>
* *N*ROD**ÃO
</line>
<line>
A nec*s*idade d* sistemas produt*vo* mai* ef*cien*es * crescente e torna-se tema de
</line>
<line>
pesq*isa **n*ínuo, uma vez que * s*ciedade p**sou a se preocupa* com o uso dos *ecursos de
</line>
<line>
form* *ada vez *ai* e*icie*te, busc*nd* r*duzir d*sperdícios, o que r*percut* *ositiv**ente
</line>
<line>
*ara a empre*a *o mercad* (BUGOR; LUCC* FILHO, 202*). O e*tendimen*o dos sis*emas
</line>
</par><par>
<line>
*e *r*dução na* empresas
</line>
<line>
t*m se t*rnado cada vez mais
</line>
<line>
relevante, *ada a cresce*te
</line>
</par><par>
<line>
*omp*tit*vidade en*re as e*pres*s organizações (OLIVEIRA; JUNG, 2024).
</line>
<line>
*m *lanejamento * Controle da Prod*ção (PC*) *fici*nte se configur* com*
</line>
<line>
difer**cial competitivo *ara *mpresa* *ue pretende* se destaca* e obter sucess*. A*
</line>
</par><par>
<line>
controlar
</line>
<line>
e *lan*j** seu sist*ma produtivo, a org*nização po*e alc*nç*r um* produção
</line>
</par><par>
<line>
sig*ifi**tiv*mente mais efic*ente co* os me*mos in*u**s (BUGOR; LUCCA FILHO, 2021).
</line>
<line>
Dessa forma, as ferr*mentas do *CP desta*am-se *or contri*u*r pa*a a melhor*a dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*ce*sos p**dut*vos, aumenta*do a l*cr**ivida*e *
</line>
<line>
diminuin*o p*rdas, com aplicação de a
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas de gestão ** d*manda (MEN*G*INI e* al.,
</line>
<line>
2018; BESSONI et
</line>
<line>
a*., 2018;
</line>
</par><par>
<line>
LORENO e* al. 20*4), *est** d* estoque (BESSON* *t a*., 2018; FERR**R*; CA*M*;
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIR*, 201*; R*DRI*UES; F*RONI, 202*; LOREN* et al. 2024)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
gestão de
</line>
</par><par>
<line>
c*pacidade (NUNE* et al., 201*; RODRIGUES; FE*ONI, 2020; L*RENO et a*. 2024).
</line>
<line>
A i**erção de estrat*gia* tradicion*is de PCP em peque*as empresas *nvolv*, *m
</line>
<line>
teoria, os mesmos conjuntos de atividades relacionad** à adm*nis*raç*o da produção em
</line>
</par><par>
<line>
qualquer out*a orga*ização. Por outro lado, na parte práti*a, o
</line>
<line>
c*ná*io é *ife*ente, uma
</line>
<line>
*ez
</line>
</par><par>
<line>
que administr** a pro***ão de pe*uenas empres** po*sui sua próp*ia gama de
</line>
<line>
pa*ticularidades *omo a presença d* colaborad*res m*ltifuncionai* (RODRIGUE*; FER*NI,
</line>
<line>
2020).
</line>
<line>
A fim *e implemen*ar um PCP em empr*sas de pe*uen* e médio porte, os estu*os de
</line>
</par><par>
<line>
Ma*ti** et
</line>
<line>
*l. (2015) R*dr*gues e Feroni (*020) *tilizaram a metodo**gia e
</line>
<line>
proposta
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
Ba*ro* Filho e Tubino (1999). Essa *etodo*ogia vis* es*ruturar as ati*id*des do PCP,
</line>
<line>
abrangendo desde a def*nição *a eq*i*e res**nsáve* p*lo *rojeto até a **oção e implantação
</line>
<line>
do *is*ema ideal. Associado a *s*o, estudos como os de Ma**i*s *t al. (2015) e **drigu*s e
</line>
</par><par>
<line>
Feroni
</line>
<line>
(2020) *ti*izaram a *etodologi*
</line>
<line>
de Ma*Carthy e Fernandes (2000) para classificar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
verificar d*sf*nçõe* dos pr*c*ssos pro*ut*vos de algumas emp*esas. As **todologias cita*a*
</line>
</par><par>
<line>
anter*ormente, não e*tão atrela*as a ne*hum paco*e
</line>
<line>
computacional
</line>
<line>
e*pec*f*co *ermitindo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*m*lantaçã* do PCP sem a necessida*e
</line>
<line>
de compra de um softwar*, fa*or q*e t*rna mais
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na PI, *. 22, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. *025
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. O*iv*ira, R. C. Feroni, T. C. Gomes, W. Dem*nel
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
acessível a busca dos pequenos neg*cios por melho*i*s e* seus processos (R*dr*gues; Fero*i,
</line>
<line>
2*20).
</line>
<line>
Nesse conte*to, de**a**m-se as micro, pequenas e médi*s empresas do se*or da moda
</line>
<line>
que, segundo dados do S*rv*ço Brasi*eiro de Apoio às Micro e Pequenas *mpresa* (202*),
</line>
<line>
repres**tam *7,5% dos ce*c* de 1,9 mi*hã* de C*dastro Nac*onal da *e*so* Jur*dica (CNPJ)
</line>
<line>
ativos *o país. O setor de *onfecção desempenha um pa*e* fun*amenta* na e*onom*a
</line>
<line>
brasil*ira, dest*c*ndo-se pela geração de empregos e *or *u* rel*vância na cadei* produtiva
</line>
<line>
da *nd*s*ri* têx*il. S**un*o dados de *022 *ublicados pelo Ins*ituto de Estudos e Marke**ng
</line>
</par><par>
<line>
Indust*ial Ltda (2023), o *ras** *onta com
</line>
<line>
*pr*ximadamente 24,3 mi* unidad*s produtiv*s
</line>
</par><par>
<line>
fo*mai* li*adas ao *etor *êxtil e de confecç*es, distribuídas por *odo o te*ritór*o nacional. O
</line>
<line>
Programa *e Internacionalização da In*ústria Tê*til e de Moda Brasi*eira - Texbras*l (20*4)
</line>
<line>
de*tac* que, em 2023, * *etor de confec*ões registrou um fatura*ento de R$ 19*,* bil*ões e
</line>
<line>
foi * segundo ma*or *mprega*or da in*ústria de transform*ção, ficando atr*s apen*s ** se*or
</line>
<line>
d* alim**tos e bebidas com*ina**s.
</line>
<line>
Apesar da expressiva contribuição *o setor para a econo*ia, microemp*esas de
</line>
</par><par>
<line>
con*ecção
</line>
<line>
enfren*a* desafios *igni**cativ*s *elaci*nados à gestão
</line>
<line>
da produç*o. * a****nte
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetitivo, aliado à *azonal*da*e da demanda e à depe*dênc*a *e processos produtivos
</line>
</par><par>
<line>
t*rc*irizado*, im**e a n*cessidade de
</line>
<line>
estratégi*s efi*a*es para otimização de *ecurs*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
au*ento da prod*t*vi**de (GO*LAR*
</line>
<line>
et al., 2021). A
</line>
<line>
ausência de um PCP estrutur*do
</line>
</par><par>
<line>
ag*ava esses des*fios, r*sultando em in**ic*ências operac*onais, desperdí*ios e dificuldades
</line>
<line>
no cumpr*ment* *e prazos.
</line>
</par><par>
<line>
Esses desafios são
</line>
<line>
c*m*lex*s e se m*nifestam principalmen*e no
</line>
<line>
plane*amento
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
operaçõ**. Este deve l*var em conta a capacidade produtiva d*s facções (empresas
</line>
<line>
tercei*izadas responsáveis pe*a montagem de peças de r*upas p*ra a indústri* d* c***ecç*o),
</line>
</par><par>
<line>
as *etas
</line>
<line>
de f*turamento as constantes oscilações nas demanda* e
</line>
<line>
d*s clientes. O estudo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
P*re*ra, Carvalho e Santos (2015) des**ca
</line>
<line>
difi****a*es com* a *ece*sidade de emi**ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
orde*s de pro*ução co*fo*me a
</line>
<line>
capacidad* do processo produtivo e * gestã* de *mprevistos
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
*trasos d* f*rnece*ores, falhas ope*acionais e
</line>
<line>
problemas técnicos. Adici*nalm*nte,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*azona*ida*e no mercado, *xemplif*ca*a pela sobreposição *a produção de
</line>
<line>
novas
</line>
<line>
coleç*es
</line>
</par><par>
<line>
c** o encerrame*to d* outr*s, a*r*s*ent* u*a camada extr* de complexid**e, exig*ndo
</line>
<line>
**nstantes aj*stes no pl*nejamento para *tender *s meta* e evitar deixar a produção o*i**a.
</line>
</par><par>
<line>
Além des*es asp*ctos, a
</line>
<line>
im*lant*ç*o do PCP em microempresas
</line>
<line>
enf*en** *arreiras
</line>
</par><par>
<line>
adicionai* relacionadas
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
per*i*
</line>
<line>
organiz*cional. * gestã* é, ** mu*tos
</line>
<line>
caso*, marcad* pela
</line>
</par><par>
</page><line>
informa*idad*, **sência *e indicadores form*is e fort* dependência da *xperi*n**a prática dos
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*s*na, v. 22, n. 9, art. 7, p. 1*7-160, se*. 2025 www4.*nifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Implantação do Planej*mento e Controle da Produçã* em Microempres*s: Aplic*ção Prá*ica *m uma Confecçã* 141
</line>
</par><par>
<line>
g*s*ores (CRU*; MESQUITA,
</line>
<line>
2018). Esse em*i*ismo re*uz a c*pa*idade de planeja*ento
</line>
</par><par>
<line>
estruturado e *ompro*ete a tom*da
</line>
<line>
*e decisão. Comineti (202*), ao anali*ar um *e*ueno
</line>
</par><par>
<line>
neg*cio de *erv*ços, identificou como p*i*ci*ais entra*es a f*lta
</line>
<line>
de *adronização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
processo*, a a*sência de da*o* hist*ricos e * ca*ênc*a de cultura de plan*jamento. No setor d*
</line>
<line>
confecções, Sa*tos (2011) verific*u que, mesmo qua*d* algumas pequen*s empresas a*ota*
</line>
<line>
técnicas c*mo Ju** in Time (JIT) e Planejament* das Necess*dades ** Mate*ial (MRP), ainda
</line>
<line>
p*evalece o cont*ole manual das atividades de prod*ção, limitado pe*a estrutura
</line>
<line>
organizacional e física.
</line>
<line>
Essas ev**ênc**s demonstram que, em mic*oe**resa*, os desafios da implantação do
</line>
<line>
PCP são amplificados por recursos lim*ta*o*, bai*a formalizaçã* e *entraliz*ção *as decisões,
</line>
<line>
em geral concentrada* na figura do proprietário. Ape*ar de e*i*t*rem pesqui*as *obre PCP em
</line>
</par><par>
<line>
empresa*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pequeno e **dio port* e *m alguns se*ment** industriais, observ*-s* uma
</line>
</par><par>
<line>
escassez de estudos v*lta*os especificamente para m*croe*presas, *specia*mente no setor de
</line>
</par><par>
<line>
confecções. Essa lacuna dificulta a adaptação das me*odologias tradici*nais às *on*ições
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
**gó*ios *amiliares, pouco formalizados e c*m rec*rsos restr*tos.
</line>
</par><par>
<line>
*es*a *orma, o presente estudo tem co*o ob*e*iv* real**ar *erificações *ssoc**das
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão de de*an*a, de es*oque e
</line>
<line>
de capacidade, e p*o**r a implantação d* um s*stema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
PC* em uma microempresa do se*or *e c*nfecções de roupas, sit*ada no Est*do do Espír*to
</line>
<line>
Santo, Brasil. Para se alcança* este *bjeti*o, fo*am utilizada* *s metodo*ogi*s propostas po*
</line>
<line>
Barros Filho e T*bino (1999), em a*sociaç*o com a me**dologia d* MacCarthy e Fernand*s
</line>
<line>
(200*). A c*n*ribu*çã* do trabalho é dupl*: de um la**, ampl*a o deba** acadêmico sobr*
</line>
<line>
ge*tão *a p*oduç*o em *icr*empresas, *fer*cendo evidênc*as e*píricas de sua
</line>
</par><par>
<line>
*pl*cabilidade; de o*tro,
</line>
<line>
apres*nta um modelo
</line>
<line>
*r*tico que pode s*rvir de referência *ara
</line>
</par><par>
<line>
ge*tores desse seg*ento,
</line>
<line>
contribuindo p**a a
</line>
<line>
prof*ssio**lização da *estã* e pa*a o aum*nto
</line>
</par><par>
<line>
da comp*tit*vid*de no setor de confec*õ*s.
</line>
<line>
2 M*TOD**OGIA
</line>
<line>
*.1 C*rac*erização d* Emp*esa
</line>
<line>
O e**udo fo* realizado e* uma mi*roem*r**a do setor de conf***ão, lo*alizada n*
</line>
</par><par>
<line>
*stado
</line>
<line>
do Es*írito Santo, Brasil. * empre*a p*s*ui nove *n** de atuaçã* no setor
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
confecção, *om foco
</line>
<line>
principal
</line>
<line>
na produçã* de rou*as femini**s, aten*en*o
</line>
<line>
ao mercado
</line>
</par><par>
</page><line>
atacad*sta p*r mei* de lojas mult*ma*cas. Atualmente, a e*presa conta com um* *quipe
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, *. 9, art. 7, *. 137-160, se*. 2025 www4.Unifs*net.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. Oliveira, R. *. Fero*i, *. *. Gom*s, *. D**one*
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
***posta por três fu*cionários. O volume médi* *e
</line>
<line>
produção mens*l varia entre *.000
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
1.200 *nidade*, com destaqu* para produtos sazonais q*e acompanham ** tendências de
</line>
<line>
moda a ca*a estação. Por questão de s*gil*, * nome da *mpresa não será menc*onado.
</line>
<line>
2.2 Coleta de Dados * Informações
</line>
</par><par>
<line>
A c*let*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dado* foi realizada p*r **io
</line>
<line>
de
</line>
<line>
duas ab*rdagens metodológic*s
</line>
</par><par>
<line>
complementares: entrevistas estruturadas
</line>
<line>
e vi*i*as in loco, visan*o observar
</line>
<line>
e c**e*ar
</line>
</par><par>
<line>
*nfor**ções sobre o
</line>
<line>
processo *ro*utivo da indústria de
</line>
<line>
conf*cção *studada. A
</line>
<line>
en*revist*
</line>
</par><par>
<line>
e*truturada, aplicada à
</line>
<line>
proprie*ár*a da empresa, f*rn*c*u informa*ões detalhad** sobre **
</line>
</par><par>
<line>
p*áticas de PCP. *sse instrumento permiti* u*a an*lise s**temática dos procedimentos
</line>
<line>
in*ern*s, com p*rgun*as que **o*daram desde o planejamento da produçã* a*é o contro*e de
</line>
</par><par>
<line>
qu*l*dade, con*o*me
</line>
<line>
recome*dado por Gil (*002) para e*tudos de c*mpo que
</line>
<line>
buscam
</line>
</par><par>
<line>
evidên*ias ****ricas.
</line>
</par><par>
<line>
As *isitas in loc* às i*st*lações da empresa per*itira* * observação direta
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ambien*e de produção, dos fluxos d* *rabalh* e da org**i*a*ão física dos *etores. S*gundo *
</line>
<line>
g*st*r*, o "conjun** X" é o produto de m*io* importâ*cia no portfólio, e sobre ele s* man*êm
</line>
</par><par>
<line>
dad*s *is*óricos de vendas. * o*servação d*reta
</line>
<line>
possibi**tou ide*tificar ***ticas não
</line>
</par><par>
<line>
for*a**zad** e
</line>
<line>
di*crepâncias entr* o p*anejamento
</line>
<line>
*escrito e exec*ção real, a
</line>
<line>
especialmente
</line>
</par><par>
<line>
n* *ue se re*e*e ao *on*role de estoques e à gestão da* facções relacionada à mão de obr*
</line>
<line>
t*rceiriza*a. Essa etap* foi fundament*l para valid** as informações *btidas nas entre*is*as e
</line>
<line>
c*mpreender melhor os desafios *p*racionais enfrentados pela organiza*ão, con*orme
</line>
<line>
sugerido *o* *in (2015) em estu*os *e caso. **i*ionalmen*e, essa fa*e foi impor*ante pa** a
</line>
<line>
ge*a*ão do mapa de p*oce*so *ara a produção da em**esa, utilizando o B*zagi Modeler, uma
</line>
</par><par>
<line>
*erramenta ro*usta
</line>
<line>
pa*a m*delagem de p*oces*os de negócios (BP*N), q*e
</line>
<line>
permitiu
</line>
</par><par>
<line>
representar graf*cament* as atividades com clareza e precisão.
</line>
</par><par>
<line>
Complem*nt*rm*nte, a empresa disponibilizou uma base de da*os de venda*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
"conj**to X" referente ao período
</line>
<line>
d* 01/*0/2021 a 01/09/20*4. *sso p*rm*tiu a anál*se
</line>
</par><par>
<line>
quan*itativa do de*e*penho com**cial *a empresa, p*ssibilita*d* a veri*ica*ão de padrões de
</line>
<line>
s*zonalidad* e o cruzamen*o de *nformações com as práticas de planejame*to d* produção
</line>
<line>
descritas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 9, a*t. 7, p. 137-16*, s*t. 2025
</line>
<line>
ww*4.*nifsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Implantaç** do Plane*a*ento * Controle da P*odução em Mic*oempres*s: Aplicação Prática em uma C*nfecção 143
</line>
<line>
2.3 Eta*as d* Im*lementação do PCP
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a a impl*me*ta*ão *o PCP na empresa em estudo, uti*i*ou-*e como ba*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
metodologia de impl*nta*ão e *e*horia das ati*id*des liga*as ao PC* *roposta *o* Barros
</line>
<line>
Filh* e Tubino (1999). A metodo**gia propost* possui dez eta*as, por*m ne*te estudo foram
</line>
</par><par>
<line>
adaptadas *e*uzida* oit*, como proposto
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
em *odrigues e Fe*oni (20**), sen*o ***s: (i)
</line>
</par><par>
<line>
De*ini*ã* da eq*ipe; (ii) Apresentaç*o dos c*nceitos e da importância do PCP (etapas 2 e 3
</line>
<line>
da *etod*lo*ia de Barros Fil*o e Tubi*o (1999) e* con*un*o); (iii) Caracterizaçã* do sis*ema
</line>
<line>
produtivo; (iv) Condições básicas e es*eciais do sistema produtivo; (v) L*vant**ento de
</line>
<line>
informações e análise d* sistema produtivo atual (etapas 6 e 7 da metodologia *e Barros Filho
</line>
</par><par>
<line>
* Tubin* (199*) em
</line>
<line>
co**un*o); (vi)
</line>
<line>
**stemati*ação e sim*lificação das atividades; (vii)
</line>
</par><par>
<line>
Definição dos requisitos e *esenvolvime**o do s*stema de PCP; e (v*ii) Implementação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sistema. Para * etapa (**i), caracter*zaçã* do pro**sso p*odutivo,
</line>
<line>
utilizou-s* a metodologi*
</line>
</par><par>
<line>
proposta por MacCarthy e Fern***es (2000). Na et**a (vii), para auxiliar a gestã* d* empre*a,
</line>
<line>
desenv*lv*u-se uma ferramenta comp*tacional em Python.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E *ISCUSSÃO
</line>
<line>
*s eta**s para a impleme*tação do PCP na empresa estão des*ritas a seg*ir.
</line>
<line>
3.1 Definição da E*uipe Responsáv*l p**o Projeto
</line>
<line>
Por s* tratar de uma microem*resa d* conf*cção q*e conta com apenas três
</line>
<line>
f*n*ionários, a responsáv*l pela implantação do PCP foi a *ró*ria gestora. * escolh*
</line>
<line>
mostrou-se estratég*ca, **is a gesto*a d*tém um ampl* conhe*imento do processo produt*v* e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntral*za *odas as deci*ões gerenciais
</line>
<line>
da **pre*a, *endo funda*ent*l para conec*ar
</line>
</par><par>
<line>
colaboradores int*rno* e externos. Es*a esco*h* alinha-se ao sugerido *or R*drigues e Feroni
</line>
<line>
(2020), pois par* exec*ta* planos d* melhorias e* uma organizaç*o é *ece*sário impl*nt*r *
</line>
<line>
aval*ar o desempenho dos envolvid*s n* pro*esso *e *udança.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. *, art. 7, p. 13*-1*0, set. 2025
</line>
<line>
w**4.Unifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. Oliv*ira, R. C. Fero*i, T. C. **mes, W. Demonel
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Apres*ntação d** Conceito* e *en*ibiliz*ç*o So*re a Importânci* do PCP na
</line>
<line>
Empresa
</line>
</par><par>
<line>
Estudos anteriores, c*mo d* Martins et al. (2015) e Rod***ues
</line>
<line>
* Fero*i (2020),
</line>
</par><par>
<line>
destacam *u* a r*alização de reuniões palestras internas e
</line>
<line>
na *m*resa pode resultar em um
</line>
</par><par>
<line>
mec*nismo efica* e de b*ixo *usto para ser aplicado du*ante e*ta et*pa. As reu*iões i*iciais
</line>
</par><par>
<line>
tiv*ram **mo ob*etivo a*r*se*t*r à ges*ora, r*spon*ável pela implementaç** do PCP,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
f*ncionamento *a ferram*nta. A ela cab*rá, posteri*rmente, comunicar a todos o*
</line>
</par><par>
<line>
colabo*ado*es a nece*sidad* do *rojeto em *mplantação, o es*ado atual da empresa, a*
</line>
</par><par>
<line>
muda*ças pro*ostas e os objet*vos futuros.
</line>
</par><par>
<line>
3.3 Caracteri*ação do **po de *ist*ma Produtivo
</line>
</par><par>
<line>
Par* * caracterização do tipo de sist*ma pro*u*ivo, foi utilizada como m**odologia a
</line>
<line>
cl*ssificação adaptada da proposta de MacCar*hy e Fernan**s (2000).
</line>
<line>
(i) Proces*o p**dutivo atual: O ma*eamento de pro*e*so* nã* *pe*as co*ple*ent* a
</line>
<line>
colet* e a an**ise de dad*s, *as *ambém serve co*o u*a fe*ramenta estr*tégica para
</line>
</par><par>
<line>
identificar *argalos,
</line>
<line>
red*ndânc*as e oportun*d*des de m*lhoria operacion*l (*UMMLER;
</line>
</par><par>
<line>
BRACHE, 2012). A *i*ura 1 mo*tra o mapa *o process* prod**ivo *ar* a em*r**a de estudo.
</line>
<line>
O proce*so tem início com a *olicitação d* client*. Após a apro**ção da amostragem e
</line>
<line>
custos, *eali*a-se o *esenh* técn*co, que representa g*a*icamente o mo**lo da roupa,
</line>
<line>
*et*lhando suas c*rac*e*íst**as est*uturais. Em seguida, elabora-se a f*cha técnica, d*cumen*o
</line>
</par><par>
<line>
*u* contém informa*ões **se*ciais sobre
</line>
<line>
a peça, como materiai* utilizados, medi*as,
</line>
</par><par>
<line>
aviamentos, t**os de c*stura e proc*ss*s produtivos, s*ndo u*a refer*ncia para todas a*
</line>
</par><par>
<line>
et*pas subsequen*es.
</line>
</par><par>
<line>
A e**pa d* modelag*m consist* na co**ers*o do desenho téc*ico em moldes, o* *uais
</line>
<line>
servi*ão de base para o corte do tecid*. Após e*sa *ase, p*oduz-se a pe*a pi*oto, um protó*ipo
</line>
<line>
que perm*te avaliar a viabi*idade da *roduç*o e* *arga escala e ide*ti**car a*ustes na
</line>
</par><par>
<line>
model**em e nos acaba*entos. Com a peça
</line>
<line>
aprov*da, ela * encamin*ada para rea*izar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gra*uação, que *dapta os mol*es pa*a d*fere*tes tam*nho* *ent*o *o p*drão esta*ele*ido pela
</line>
<line>
empr*sa. Como atualmente não há um PCP na empres*, quan*o os pedidos chegam, verifica-
</line>
</par><par>
<line>
s* a di***nibilidade d* insumos para a produção. Caso faltem materiais, solicita-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*quisição do* iten* nece*s*ri*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 9, ar*. 7, p. 137-**0, set. 2*25 www*.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Implan*ação *o Planej**ento e Controle da Pro*ução *m Microemp*es*s: Aplicação Prática e* uma Confecçã* 145
</line>
<line>
* enca*xe dos moldes no te*i*o é um procedimento fu*dame*tal para a ot*mização da
</line>
<line>
ma**ria-prima, reduzindo despe**íci*s. Após essa *tap*, realiza-*e o enfesto, *ue consiste na
</line>
<line>
*o*reposi*ão *rdenada das ca*ada* de *e*id* sobre a mes* de corte, g*ra*tin*o prec*sã* n*
</line>
<line>
próxima fase. O corte das peças é efetu*do ** aco*d* com o planejamen*o realiza*o no
</line>
</par><par>
<line>
enc*ixe, e as partes cortadas são organizadas
</line>
<line>
con*orme
</line>
<line>
suas respecti*as especificaçõe* para
</line>
</par><par>
<line>
facil*t*r a p*o*ução.
</line>
</par><par>
<line>
Após o cort*, *s pe*as *egu*m para a
</line>
<line>
etapa *e co*tura, qu*
</line>
<line>
*ode ser **a*izada
</line>
</par><par>
<line>
internamente ou terceirizada, dependendo da e**ratégia pr*duti*a da emp*esa. Para aumen*ar a
</line>
</par><par>
<line>
produ*iv*dad* * ampliar * capacid**e produtiva, parte desse
</line>
<line>
proc*sso pode ser
</line>
<line>
terce*rizada.
</line>
</par><par>
<line>
Os cortes das *eça* s*o enviad*s para facções especializada*, *u* reali*am a u**ão das par*es
</line>
<line>
ut*lizando máquin** *de*uadas a* ti*o de te*ido e ao modelo *a peç*, *omo reta, *verloque,
</line>
<line>
galo*eir* * ela*t*que*ra. Após a conclusão dessa etapa, as *eça* se*ia*abadas **g**m *ara o
</line>
</par><par>
<line>
acabamento, *nde são aplicado* a***m*n*os, como
</line>
<line>
*otões, e*iquetas,
</line>
<line>
zíperes e r*ndas,
</line>
</par><par>
<line>
conferi*do * aspecto final à peça.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriorm*nte, ocorre a inspeçã* e limpeza, que vi*a *li*inar
</line>
<line>
eventua*s resíduos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fios * identifica* possí*eis falha*, *arantindo
</line>
<line>
que * p*odut* est*ja em confo**i*ade com os
</line>
</par><par>
<line>
pa*rões de qua*ida*e *st*belecido*. *pós ess* verific*çã*, as peças pass*m pelo pr*ces*o de
</line>
<line>
*assador*a, no qual são passadas a fe*ro para rem*ver amassado* e c*nferir *elhor
</line>
<line>
apresen*ação a* produ*o. P*r f*m, as pe*as são em**ladas in*ividualmen*e em sacos plásticos
</line>
<line>
e di*ec*onadas a* estoq*e, onde *erm*necem arm*zen*das até o mo*ent* da di*t*ibu*ç**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*r**ina *I, v. 22, n. 9, ar*. *, p. 1*7-160, set. 2025
</line>
<line>
www4.Un*f*anet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. O**veira, R. C. Feroni, T. C. Go*es, W. Demone*
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - Mapa de process* da e**resa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores.
</line>
<line>
(*i) C**acterização ge*al da e*presa e d*s processos *rodutivos: esta etapa vai ** (1)
</line>
</par><par>
<line>
*té (4). (1) Tama*ho da empresa: * empresa em est*do pos*ui três funcionário* e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
cons*d*rad* de pequeno porte, recebe*do a *lass*ficação (*), de ac*rdo *om Ma*Carthy
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Fernand*s (2000); (2) Tempo d* resp*sta: empresa a*a*isa*a produz de ac*rd* com os a
</line>
<line>
pedidos *e prod**ã*, *ossuindo estoque d* matéria-prima. Ass*m, o te*po de *esposta possui
</line>
<line>
a class*fica*ão (PL + DL), onde PL é o lead t*me de produção e D* é * lead time d*
</line>
<line>
dis*ribui*ão. (3) *epetiti*idade: o ní*el de repetitivid*de do processo produtiv* do pr*duto é
</line>
<line>
não repeti*ivo (NR), a partir das de*inições dad*s *or MacC*rthy * Fernand*s (2000). (*)
</line>
</par><par>
<line>
Nível de auto*ação: o
</line>
<line>
n*vel de au*omação da produçã* poss*i clas*ificação normal (*), no
</line>
</par><par>
</page><line>
qual o traba**o humano tem alto g*au de participação no p*oces*o pr*dutivo, sem a presença
</line>
<line>
de equipamentos automáticos especializad*s.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. *2, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. 202* ww*4.Unifs*net.com.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Implan**ção do Planej*mento e Co*t*ole da Pr*dução em Micro*mpresas: Aplicação Prá**ca *m u*a Confecção 14*
</line>
<line>
(*ii) Caracteriz*ção do p*odu*o: para e*sa dimensão são consider*das *rês v*r*ávei*.
</line>
<line>
P*ra * produto estuda*o na empresa tem-se, (1) Estru**ra *o produto: *ível d* mul*iprodutos
</line>
</par><par>
<line>
que *equer*m monta*em (M*). (2) Nív*l de persona*iz*ção: produ*o p*drão, ond* o
</line>
<line>
client*
</line>
</par><par>
<line>
não in*erf*re no design *o pr*duto (*). (3) *úmero de
</line>
<line>
produtos produzidos
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
empresa:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa pro*uz v*rios produtos (*).
</line>
</par><par>
<line>
(iv) Caracterização de proc*ss*mento: essa dimensão p*ssui três variávei*. (1)
</line>
<line>
Tipo
</line>
</par><par>
<line>
de layout, re*u*tando na clas*if*cação de func*on*l recebendo a *e*om*naç*o (*). (*) Ti*o de
</line>
</par><par>
<line>
est*que,
</line>
<line>
p*ra o produto analisado há esto*ue
</line>
<line>
*e matéria-*ri*a antes da primeira ***e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
prod*ç*o (1), e est*qu* após a *ltim* fase de produ**o (3). (*) Ti** de *luxo, trata-se *e um
</line>
</par><par>
<line>
p*oc*sso mu*tiestágios multidi*ecional, c*m diversas máq*inas não idêntica* em
</line>
<line>
paral*lo
</line>
</par><par>
<line>
(F*2).
</line>
</par><par>
<line>
(v) C*racterização da montagem: esta etapa e*tá dividida em duas partes. (1) Tipo* de
</line>
<line>
mo*t*gem: a empres* em estu*o poss*i um t*po baseado ** montagem de produtos *eves em
</line>
<line>
uma est*ção de tr*balho ou em um conju*to de estações de trabalho pa*alelas (A*). (2) *i*os
</line>
</par><par>
<line>
de organ*zaç*o do t*abalho: trat*-se de um tr*b*lho do tipo indivi*ual, onde o núm*ro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhadores é i*ual ao *úm*r* de *sta**e* *e trabalho (I).
</line>
</par><par>
<line>
(vi) C*assificação fi*al: após * definiç*o **s dimensões e
</line>
<line>
utilizando *s símbolos (/)
</line>
</par><par>
<line>
para separar *s dime*sõ*s e (_)
</line>
<line>
para separar as variáveis, como em MacCarthy e Fernande*
</line>
</par><par>
<line>
(2*00), a class*fic*ção *ara o p*o*es*o produ*ivo da empresa, consider*ndo *s eta**s
</line>
<line>
anterior*s, ass*me a *orm*: S/PL+DL/NR/N/ML_4_M/*_1-3_F12/A4/I.
</line>
<line>
A relação *n*re as variáveis de classifi*ação e a esco*ha de um s*s**ma de P*P,
</line>
<line>
pro*osta por MacCarthy * Fern**des (2000), ***e ser utiliz*da p*ra identifi*ar disfunções no
</line>
<line>
si*tema produtivo analisad*. Isso é feito por mei* d* comparação entre as cara*terísticas
</line>
</par><par>
<line>
def*nida* pel* empres* e as sugeridas p*los autores
</line>
<line>
para mesmo nív** d* r*p*titividade *
</line>
</par><par>
<line>
(Fern***es; Go*inho Fil*o, 2010). A *mpres* em es*udo n*o *oss*i im*lementado nenhum
</line>
</par><par>
<line>
sistema de PCP e
</line>
<line>
a**s a utilização da metodol**ia de MacCarthy e Fernandes (2000)
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
proposto um sistema de Pl*n*jam*nto das Necessidades de Mater*ais - MRP.
</line>
<line>
3.4 Co*diçõ*s Bási*as * *specia*s do Sist*ma P*odu*ivo
</line>
<line>
O setor *m q*e a empresa atu* *ossui grande co*corrência, em especial, pelo comé*cio
</line>
<line>
eletr*nico (e-commerce). Dessa f*rma, a *m***ntação de um sistem* de PCP ef*ciente s*rá a
</line>
</par><par>
<line>
oport*ni*ade de se
</line>
<line>
*esta*ar em relação ao*
</line>
<line>
demais e alcançar proje*ão nes*e merca*o.
</line>
</par><par>
<line>
D*st*cam-se *s seg*intes *erificações
</line>
<line>
atu*is na empre*a: *s decisões de nível **tratégico da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 7, *. 137-160, set. *02*
</line>
<line>
*ww4.Unifsane*.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. Oliveira, R. C. Feron*, T. *. *omes, W. Dem*nel
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
em*resa são to*a*as e centralizadas principalmente na *estora e proprietária da *mpre*a, sem
</line>
<line>
a pa***cipa*ão dos demais colaboradores; *s deci*ões de médio e curto prazo são tomada*
</line>
</par><par>
<line>
pelos profissionais *o nível t**ico, que
</line>
<line>
são responsá*eis pela pr*du*ão e gerenciamento do
</line>
</par><par>
<line>
estoque, devendo
</line>
<line>
*a**ar
</line>
<line>
pela a*rovaçã* d* *est*ra;
</line>
<line>
as infor*açõe* são transmitidas
</line>
</par><par>
<line>
verbalmen*e ao long* de **da * empre*a; a comunicação com a
</line>
<line>
mão
</line>
<line>
de ob*a terceiri**da *
</line>
</par><par>
<line>
feita ve*balmente por m*io de l*ga*ão telefô*i*a ou mensa*e*s *m aplicati*os de telefonia; os
</line>
<line>
prin**pai* clientes da empresa são *ix*s e se trata* *e *ess**s *uríd*cas.
</line>
</par><par>
<line>
*entre *s *stratégias para aumen*ar suas ven*as, d*s*acam-se a
</line>
<line>
u*iliz*ção de redes
</line>
</par><par>
<line>
*ociais, pa*ticipação a
</line>
<line>
*m f*iras, promoções
</line>
<line>
diretas par* os clien**s e propaganda*. P*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
produto analisado,
</line>
<line>
*arte des** estratégia é im*lementada em períodos de baixa
</line>
<line>
dem*nda,
</line>
</par><par>
<line>
espec*ficam**te nas es*ações d* outo*o * *nverno. A fideliz*ção d*s cl*ent*s buscada é
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
*e*o do contato pós-ven*a, a fim ** o*ter um feedback e
</line>
<line>
resolver possíveis não
</line>
</par><par>
<line>
conformid*des.
</line>
</par><par>
<line>
3.5 Leva*tam*nto de Informaç*e* e An**is* d* Siste*a Produtivo Atual
</line>
<line>
Para a an*lise do sistema produtivo atua*, por se *ratar de u* p**d*to *o* d*manda
</line>
</par><par>
<line>
sazonal, será dado
</line>
<line>
**foq*e à ges*ão de dem*nda, à gestã*
</line>
<line>
de esto*ue e à
</line>
<line>
a*álise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
capac*dade.
</line>
</par><par>
<line>
A empresa não possui *m sistem* de ges*ão de demanda cons*lidado, o qual *corre *e
</line>
</par><par>
<line>
*orma i*tui***a, baseado na pe*cepção dos
</line>
<line>
p*odutos mai* vendidos e na experi*ncia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
g*stora. Ex*ste registro de da*os de venda para o produt* "con*unto X" refere*tes a*s últimos
</line>
<line>
*rê* an*s, m*s os dados são inconsistent*s, com mu*tos regist*os falta*tes e valore* zerados, o
</line>
<line>
qu* compromete a análise.
</line>
<line>
A *estão de estoqu* tamb*m se mostra *neficiente e *esorg*niza*a. Embora a e**resa
</line>
</par><par>
<line>
p*ssua um cat*logo de f*rn**edores *e
</line>
<line>
matéri*-prima e ut*lize serviços d* *ransportadoras
</line>
</par><par>
<line>
par* *s entregas, os lotes de compra são *efin*dos con*orme exp*riênci* da **stora. *
</line>
<line>
quantidade d* m*té*ia-**ima em estoque é monit*ra*a de form* aleatór*a, de modo q*e
</line>
<line>
quando a *atéria-prima está acabando no estoque, a ge*tora sol**ita uma compra de u* no*o
</line>
<line>
lote. Simi*armente, * estoqu* de pr*duto acabado é d*fin**o pel* per*ep*ão do* *esponsáveis
</line>
<line>
pela exp**ição, uma vez que não exi*te uma ges*ão de **mand* formal**ada.
</line>
</par><par>
<line>
* empresa opera com capacid**e produtiva inte*na e *om
</line>
<line>
m*o de *bra terceirizada,
</line>
</par><par>
</page><line>
por meio de facçõe*. Intername**e, os funcion*rios d* *re* pr***tiva reali*am s*mente uma
</line>
<line>
pausa par* a*moço e, ocasionalmen**, faz*m hor** extra* quando *e*essário. No entanto, em
</line>
<line>
Rev. FS*, *ere*ina, v. 22, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. 2025 www*.*ni*sa*et.com.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I**lantação *o P*ane*ament* e C*ntrole da *r*dução *m Mic*oempresas: Apl**ação Prát*ca em uma Co*fecção 149
</line>
</par><par>
<line>
*eríodos de al*a deman*a, quando a
</line>
<line>
capa*id*de i*terna da empresa não é s*ficiente pa**
</line>
</par><par>
<line>
atender a todo* ** pedidos em funcion*mento no*mal, a terceiri**ção do ser*i*o *i* facçõe*
</line>
</par><par>
<line>
t*rna-se n*c*ssári*. Essa *inâmica
</line>
<line>
torna a ge*tão ** capac*dade desafia*ora para a gestora,
</line>
</par><par>
<line>
pois envolv*
</line>
<line>
diferentes tamanhos de *ot*s, com diferentes pra*os de ent**ga em **ferentes
</line>
</par><par>
<line>
par*eiros pro*uti*os.
</line>
<line>
Dura*te a realizaç*o do *raba**o, *otou-se q*e os *rinc*pais problema* enfrentados
</line>
<line>
pela empresa sã* res*ltan*es da fa*ta de padroniza*ão do flux* de inf*rmação, tan*o interno
</line>
<line>
q**nt* e*tern* com as fac*õ*s, se*do tr*nsmitid*s, *a maio*ia d*s vezes, por meio de liga*ão
</line>
<line>
telef*nica, mensagens de a*licativo* d* telefone, ou anot**ões *anu*is, o que pod* res*ltar
</line>
<line>
e* erros ou inconsi*tências de informações.
</line>
<line>
3.6 Sist*matização e Simpl*ficação das Atividades Atuais
</line>
<line>
A empresa em estud* não p*ssui ne*huma técnica *e P*P implementada, o se*
</line>
</par><par>
<line>
siste*a
</line>
<line>
de produção é
</line>
<line>
simples * *s eta*as produtivas s* encontram bem *e*inidas. *essa
</line>
</par><par>
<line>
forma, torna-s* nec*ssário organizar * fluxo d* informações e estabelecer ferram*ntas de
</line>
<line>
gestã* ** demanda, e*toq*e e capacida*e de forma que a gesto*a * *s colab*rador** tenham
</line>
<line>
a*esso às in*orma**es. E*sas carac*er**ticas em empresas de p*quen* porte foram verifica*as
</line>
<line>
nos es*udos de *agu*des e Pires (2013) e Rod**gu*s e Feroni (2020).
</line>
<line>
3.7 Definição dos Requisitos e Desenvolvimento do *istema de PCP
</line>
<line>
N*sta etapa, o presente es*udo propõe * implementação *e um* fe*ramenta
</line>
</par><par>
<line>
com*utacional de
</line>
<line>
gestão da produção desenvolvida
</line>
<line>
*m Python. O desenvolvimento da
</line>
</par><par>
<line>
ferr**enta
</line>
<line>
para supo**e à g**tã* da prod*ção na indústria *e c*nfec**o f*i uma
</line>
<line>
etapa
</line>
</par><par>
<line>
*ssencia* *ara a *nte*r*ç*o do* pr*cesso* ma*e*dos e a *elhoria das atividades
</line>
<line>
críticas
</line>
</par><par>
<line>
*dentificad*s duran*e a pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
* ferramen*a foi concebida com o objetiv* de *roporcionar à *rop*iet*r*a d* *mpresa,
</line>
</par><par>
<line>
p*in*ipal usuá*ia do si*tema,
</line>
<line>
um r*curso intuit*vo e efic*ente par* a *omada de deci*ão
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
PCP, sendo i*icial**nte aplica*a ao pro*uto "conjunto X".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a *I, v. 22, n. 9, *rt. 7, p. 137-1*0, set. 2025
</line>
<line>
www4.Unif**ne*.com.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. Oliveira, R. C. *er*ni, T. C. G**es, W. D*mo*el
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
3.*.1 Módulo Rel*cio**do ao Fluxo de Info*mações: Cadas*ro
</line>
</par><par>
<line>
O m*dul* *e cadastro e*tá divid*d* em *uatro su*mó*u*os, send* eles, o su*módulo
</line>
<line>
*e ca*astro d* material (Figura 2), o submódulo de c*das*ro de clien*e (Fig*ra *), o
</line>
</par><par>
<line>
*ubmódu*o *e c*dast*o de fa*ção (Figura 4) e submódulo de cadastro de produtos (Figura o
</line>
<line>
5).
</line>
<line>
O s*b*ódulo *e cadast*o de materia*s foi des*nvolvido com o objetivo de cen**alizar
</line>
</par><par>
<line>
*odas as *nformaçõe* **b*e os ins*mos utiliza*os na
</line>
<line>
p*odução, garant*ndo maior *ontrole
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rastreabil*dade. A int*r*ace do sistema permite o r*gistro det*lhad* de cada material,
</line>
<line>
incluin*o atr*but*s c*mo nome, descrição, categoria, código de bar*as, unida** de *edida,
</line>
<line>
local de es*oque, f*rnecedor, c*sto un*t*rio e cor.
</line>
</par><par>
<line>
O submódul* de ca*astro de *lien*es t*m como objetiv* *rga*iz*r e c*ntral*zar
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
da*os d*s cli*ntes, permitindo um ac**panhamento mais efic*ente d*s inf*rmações
</line>
<line>
co**rciais e *ogí*t**as. Ad*cionalme*t*, o **bmódu*o de c**ast*o de *acções foi desen*olvido
</line>
<line>
pa*a regis*r*r e gere*cia* informa*õ*s sobre as em**esas terc*i*iz*das *ue realizam processos
</line>
<line>
produ*i*os *ar* a indú*tria de c*nfe*ção.
</line>
</par><par>
<line>
O submódulo d* cadastr* de produ*os foi desenv*lvid* pa*a registrar e ger*nciar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
produtos **bri*ados pela indústria de conf*cç**, gara*tindo rastreabilidade e *ont**le de
</line>
<line>
informações *ssenciais.
</line>
<line>
Figur* 2 - Submódulo Ca*astro de Ma*erial
</line>
</par><par>
<line>
*onte: E**borado pe*os autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 22, *. 9, ar*. *, p. 13*-*60, set. 2025
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mplan*a*ão do Pl****amento e Contr*le da Pro*ução *m *icroem**esas: A*licação *rática em uma Confecção 151
</line>
<line>
Figura 3 - Submó*ulo de C*das*ro ** C*iente
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor*d* pelos autores.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Submódulo Cadastro de Facção
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado p*los a*t*r*s.
</line>
</par><par>
<line>
Figur* *- S*bmódulo *e C*da*t*o *e Produtos
</line>
</par><par>
</page><line>
*onte: Elaborado pelos autores.
</line>
<line>
Segundo Lourenço e* al. (2018), * c*rreta gestão de um catál*go de materia*s é
</line>
<line>
i**o*tante para * pro*esso de supri**nto e* u*a empresa, a fim de **i*a* prob*emas na
</line>
<line>
aquisição, *ontro*e e consumo de *ate*iais e pr*dutos q*e possam im*actar o* níveis d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 7, *. 137-1*0, set. 2025 www*.U**fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. *. Oliveira, R. C. F*roni, T. C. Gomes, W. Demonel
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
ser*iço e a competiti*ida*e. P*r outro l*do, o módulo de ca*astro de c*ie*tes *oderá aux*li*r
</line>
<line>
o* gestores na negociaçã* de p*azos *u no ate*d*mento a clientes prioritá*ios, conf*rm*
</line>
<line>
obse*v*do no estudo de R*drigues e *eroni (2020). O mó*ulo d* cadastro de facções *oderá
</line>
<line>
auxilia* a empresa no *juste d* capacidade, perm*tindo a *erce*rização *a c*stur*, em facções
</line>
<line>
de ***tura, como fo*ma de r*duzir c*stos e flex*bilizar a produção, c*nfor*e des**cado em
</line>
<line>
Be*erra * Batiz (2018).
</line>
<line>
3.7.2 Módulo Ge*tão *e Compras
</line>
<line>
* m*dulo d* ges*ã* de *ompra* tem como princip*l *bjetivo garantir * contr*le
</line>
</par><par>
<line>
eficiente das aquisi*ões
</line>
<line>
*e i ns um os * da
</line>
<line>
pro*ução de *rodutos
</line>
<line>
ac*bados. Ele *ermite
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*issão de orde*s de produção, controle de in*umos e mo*it*ramento da ca*teira de pedid*s,
</line>
<line>
otimizando a cadeia de suprimentos. Este módul* está dividido em quatro su*módulos, sendo
</line>
<line>
eles, o subm*dulo ordem de produção (Fi*ura 6), o submódu*o *e controle d* i**umo (Figura
</line>
<line>
7), e o submód*lo carte*ra de pedidos (Fig*r* 8).
</line>
</par><par>
<line>
O s**módulo d* ord*m de prod*ção permite o regis*ro, acompanha*en*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m**ifi*a*ã* d** *rdens de fabr**ação d*s *rodutos acaba*os, asso*iand* produtos e*p*cí**c*s
</line>
<line>
à quanti*ade solic*t*d*, ao pr*zo de *nt*ega e a*s forne*edor** env*lvidos na confecç**. P*ra
</line>
</par><par>
<line>
**so, o sistema *ad*str* *ed**os abertos e con*luídos, permi*i*do
</line>
<line>
*m aco*pa*ham*nto em
</line>
</par><par>
<line>
tempo rea* do st*tus de *a*a *ed*do.
</line>
</par><par>
<line>
O s ubm ódu* o de
</line>
<line>
controle de insumo permi*e um *erenciamento *fici*nte do estoque
</line>
</par><par>
<line>
de materiais, gara*tindo *ue os ins*mo* estejam sempre dispon*ve*s para atender às ord*ns de
</line>
</par><par>
<line>
produçã*. Este submódulo regist*a
</line>
<line>
a quan*i*ade de cada material *m estoque, con*r*la
</line>
</par><par>
<line>
en*radas e saídas, * permit* *ue o u*uá*io consul*e o *aldo *t*al e* te*po real.
</line>
<line>
O submód*l* ca**eira de p**ido* *ornece uma vis*o consol*da** dos ped*dos qu* estão
</line>
</par><par>
<line>
*m aberto e em
</line>
<line>
andamento, permitindo que a equipe de produção e *om*ras ***mpanh*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
andamento das sol*c**açõe*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Tere*ina, *. 22, n. 9, art. *, p. 137-160, set. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*s*n*t.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Implantação do Plane**men*o * Cont*ole d* Produç*o em Mi*roempresas: Aplicação Prá*i*a em uma *onfe*ção 153
</line>
<line>
Fig*ra 6 - *ubm*dul* Ordem de Prod*çã*
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elabora*o pelos *ut*res.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 7 - Su*módulo Control* de Insumos
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elaborado p*los autores.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 8 - Submódulo Carteira de Pedidos
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Elaborado pelos autore*.
</line>
<line>
Segu*do *egrandi e *aracini (2023), a u*ilização de *utomatizaçã* é uma ferramenta
</line>
<line>
importante *m muitas *mpre*as, pois permite otimiz*r o tempo e a efi**ência dos *roc**sos,
</line>
<line>
reduzi* *s custos com estoqu*s e suprimen*os, ga*anti*do me*hores progra*a*õ*s de
</line>
<line>
*omp*as.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 22, n. 9, art. 7, p. *37-160, set. 202*
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. *. Oliveira, R. C. Feroni, T. C. Gome*, *. De*onel
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
3.7.* Módul* de Previsão de Demand*
</line>
</par><par>
<line>
O presente estudo utili*ou c*mo té*nica pa*a a previsão de demanda o m*de*o *e
</line>
<line>
*uavização exponencial de Holt-Wint*rs, de*i*o à sua ca*acid*de de adaptação a pad*ões
</line>
<line>
saz*nais e sua facilidade *e *mp**mentaçã*. A Figura 9 mos*ra o módulo de pre**são de
</line>
<line>
demanda. O mo**l* de Holt-Winters apresenta simplicida*e na implem*ntação e robus*ez na
</line>
<line>
geração de *re*isões de cu*to prazo, *onfor*e eviden*i**o em *studos de Veiga et *l. (20*4)
</line>
<line>
e Bessoni et al. (**18). O equacionamento do mod*lo p*** ser en*o*trado em Akridakis,
</line>
<line>
*heelw*ight e *yndman (2008).
</line>
<line>
Figura 9 - Módulo de Previsão de Demanda
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pel** autores.
</line>
<line>
3 .7 .4 M ó d u l * d * P M P e M R P
</line>
<line>
A i*plementação da* fe*ram*nt*s do PCP, com d*staque pa*a o PMP e MR*, no
</line>
<line>
context* da mi*roempresa de co*fecção, proporcionará uma evolução signif*ca*iva *a gestão
</line>
</par><par>
<line>
da produç*o. Is** tor*ará a tomada de *ecis*o mais estratég*ca e fu*damentada em
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
conc**tos, c*mo dem*nstrado n* estu*o corre*ato de Rodrigues e Feron* (*020) so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementação d* um sist*ma de *CP em um* pequena empresa. O módulo PMP, ilus*rado
</line>
</par><par>
<line>
na Figura 10, encon*ra-s* sem p*eenchimen*o, agua*dando a realização de *m
</line>
<line>
inventário
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e**oqu* * *ma reestruturação no almoxarifado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 22, n. 9, art. 7, p. *37-16*, set. 2025
</line>
<line>
www4.Unifs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Im*l*nta*ão do *lanejamento e Con*ro*e da Pr*dução em Microempres*s: Aplic*ção Pr*ti*a em um* Confecção 155
</line>
<line>
F*g*ra 10 - M*dulo PMP
</line>
</par><par>
<line>
*onte: E*aborado pelos *utores.
</line>
<line>
A**m de *elhorar o planejamen*o da produção, a im*lementaç** do MR* aprimo**rá
</line>
<line>
s*gni*icativame**e a gest*o dos est**ues e i*sumos, **tigando o* desafios ant*riorment*
</line>
</par><par>
<line>
enfr**tados pela e*p*e*a,
</line>
<line>
que *eal*zava um controle vi*ual e impreciso de *ateriais. O
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma permite calcular automaticamente as nec*s*idades
</line>
<line>
de matéria-prim* c*m base no
</line>
</par><par>
<line>
PMP, evitando tanto excesso o
</line>
<line>
*uant* f**ta d* i*s*mo*. A f*rr*menta possibilitará *m* a
</line>
</par><par>
<line>
g*stão *ais racional e eficiente dos estoques, *ed*zindo custos com armazenagem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gar*ntindo a **sponibilida** de materia*s *ssenci*is para a pr*duç*o.
</line>
</par><par>
<line>
O MRP é estr*turado p*ra ge**nciar tant* o prod*to quant* seus *om*onen*es,
</line>
<line>
or*anizados e* submódu**s cone*tados. O módu*o MRP a*r*senta todos os submó*ul*s dos
</line>
</par><par>
<line>
co*ponen*es do produto "*o*junto X", sendo ilu**ra*o *a Figur* 11, *m
</line>
<line>
*estaque, *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
produto final. As *lanilhas corre**o*den**s *stã* dispo*íveis, m**
</line>
<line>
sem preenchimento,
</line>
</par><par>
<line>
agua*dando a reali*aç*o de um inventário de estoq*e e a reest*ut*ração do alm*xa*ifa*o.
</line>
<line>
Figur* 2 - Subm*dulo MRP - "conjunto X"
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: E*abo*ado pel*s aut*res.
</line>
<line>
Estudo* ante**ores c*rrobor*m os be*efíc*o* do MRP. Afo*so * Bertac* (2021)
</line>
<line>
de*tacam que a adoção do MRP permitiu à e*p*es* *s*udada *justar *s volumes *e estoque
</line>
</par><par>
<line>
de forma mais precisa, reduzin*o a sobrecar*a *o *ece*imento de *ateriai* * melhorando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 9, art. *, p. 1*7-160, set. 2*25 www4.Unifsanet.*om.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. K. S. Oliv*ir*, *. C. *eroni, T. C. Gomes, W. *emonel
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
controle *as entregas, centra*i*ado no se**r de *CP. No es*udo
</line>
<line>
de *or*t* *t al. (2*24),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aplicação do MRP em um* *mpr*sa têxtil de confecç*o *e u*iformes p*ofissiona*s, *ontribuiu
</line>
</par><par>
<line>
para a resoluç*o de gar*alos produtivos e aprimorou a gest*o
</line>
<line>
de es*oques. Os autores
</line>
</par><par>
<line>
destac*m
</line>
<line>
*ue o * R P pos s i bi l i t o*
</line>
<line>
um controle mais r*goroso da* ordens ** produção,
</line>
</par><par>
<line>
pr*move*do * redução de cust*s operacionais, a me*h*ria no* prazos de entrega e o aum*nto
</line>
</par><par>
<line>
da satis*ação dos cliente*, q*e *onferiu **ior capacid*de de o
</line>
<line>
adaptação às fl*tuações
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
de*and* e conso*idou uma *ase sólid* par* o cr*s*imento *us*entável.
</line>
<line>
3.* Implantação *o Si*tema
</line>
<line>
A últim* et*pa, de imp*a*ta*ão do siste*a e aplicaç*o *as melhorias, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
dem*rada, c*nfo*me
</line>
<line>
de*tacado
</line>
<line>
por Barros Filh* * T*bino (1999). Estudos
</line>
<line>
de*t*ca* qu*,
</line>
</par><par>
<line>
devido à falta de tem*o e p*ra evitar problemas deco*r*ntes de mudança* s*bitas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
precipitadas, as alterações devem se* implem*nta*as com cautela, caracte**z**do *sta última
</line>
<line>
etapa como d* *ongo p*azo (R*DRIGUE*; FERO*I, 202*).
</line>
<line>
Cont*do, o prese*te estudo obte*e um feedback positivo da g*s*ora da empresa. A
</line>
<line>
imp*ementação do aplica*ivo foi *em ace*ta, co* um* interfa*e a*r*dável que p*op*r*ionou à
</line>
</par><par>
<line>
ge*t*r* uma visão do impacto do planej*mento **odutivo *a eficiência oper**i*nal
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
emp**s*. A f*rramenta ampliou a cap*ci*ade *e análise da g*s**r*, permitindo * *dentif*c*ção
</line>
<line>
de gargalos no aba*tecimento de insumos * a a*te*ipação d* ne*ess*dades *e *eposiçã*, além
</line>
<line>
*e sua aplicabilid*de a outr*s p*odutos. Além d*ss*, a visua*ização de*alhada *o lead t*me d*
</line>
</par><par>
<line>
produção possibilitou
</line>
<line>
*aior cont*ole sobre o c*clo de fabricaçã*, permit*n** ajuste*
</line>
</par><par>
<line>
estratégico* **ra *ar*ntir a pontual*dad* na *ntrega dos produtos a*abados e melhorando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fluxo de infor*aç*o. Essa inte*ração de info*mações
</line>
<line>
não ap*na* aprimorou a to*ad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
deci**e*, mas também trouxe mai*r previs*bil*d**e e segurança ao planejamento *rod*ti*o da
</line>
<line>
empres*, com expectativa de *elhor gestão de dem*nda, estoque e capacida*e.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
O *res*nte estudo focou no Planeja*ento e Controle da Produção d* uma
</line>
</par><par>
<line>
microempres* *e confecções. A p***ir de problemas
</line>
<line>
identificados na emp*esa, foi possível
</line>
</par><par>
<line>
apresentar um modelo *e implantação e m*lhorias lig*da* ao P*P.
</line>
</par><par>
<line>
As evidênci*s
</line>
<line>
empíricas
</line>
<line>
coletad*s neste estudo
</line>
<line>
**monst*a*
</line>
<line>
*ue a implemen**ç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*m sistema de Plane*amento e Controle
</line>
<line>
*a *rod*ção (*C*) em mi*roempresas, utiliza*d*
</line>
</par><par>
</page><line>
uma a*or*age* prática e *daptável, po*e gerar ben*fícios significat*vos. * pesquisa
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 22, n. 9, a*t. 7, p. 1*7-*60, set. 2025 www4.*nifs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Implanta*ã* do Planejamento e *ontrole da Produç*o em Mic*oempres**: **li*ação P**tica *m uma Co*fecção 157
</line>
</par><par>
<line>
c*nfirmou eficác*a d* a*licaç*o das *e*odolog*as de Ba*r*s Filho *ubino (19*9)
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Mac*ar*hy e Fern*ndes (20*0), adaptadas * realidade d* *e*uena* organizações,
</line>
<line>
*ar*
</line>
</par><par>
<line>
s*mpli*icar p**cessos e ap*imorar o *on*role de recur*o*. O d*s*nvolvi*ento * a a*licação d*
</line>
<line>
ferramenta c**p***ciona*, por sua v*z, ***resentam um mo*elo prático que *ontribui para *
</line>
<line>
prof*ssion*lizaçã* da gestão * a *e*hor*a *a com**titivid*de n* setor de confe**ões.
</line>
<line>
Embor* não tenha sido possível avaliar, a c*rto prazo, todas as alterações p*o*ostas
</line>
</par><par>
<line>
pelo presente
</line>
<line>
est*do, ** resultados o*t*dos e a ferramenta computacional foram
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
recebidos pela c*laboradora *e*ponsável pe** implem*ntaç*o ** PCP da empresa. O tr*balho
</line>
</par><par>
<line>
a*resentou ev*d*nci*s de bene*íc*os
</line>
<line>
significativ*s pa*a * *r*ani****o, pois
</line>
<line>
possibi*i*ará
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
simplifica*ão de alguns proc*ss*s, o
</line>
<line>
con*r*le de seus recurs*s e permitirá *ná**ses
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
trabalhos f*turos. Dessa f*rma, recomend*-se a aplicação d* metodologia pro*osta em outra*
</line>
</par><par>
<line>
micr*e*presa* do setor de *onfecções ou
</line>
<line>
de se*mentos simila**s, v*sand* testar sua
</line>
</par><par>
<line>
adapt*bilidade e generaliza**o. Adicio*alment*, recome*da-se a análise do impacto d* longo
</line>
<line>
praz* do *istema implemen*ado e * avaliação quantitativa d*s *en***cios ec*nômi*os gerados.
</line>
<line>
REFERÊN*IA*
</line>
<line>
AFONSO, I. H.; BE*T*CI, M. J. Aplicação do conceit* de MRP par* in**st*i*s de pequeno
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Como Ref*renc*ar e*t* Art*go, conforme ABNT:
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OLIVEI*A, R. *. S; FER*NI, R. C; G*MES, T. C; *EMO*EL, *. Impla**a*ão d* Planejamento e
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Contrib*içã* dos Autores
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<line>
R. K. S. **iveira
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<line>
R. C. Fe*oni
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<line>
T. C. Go*es
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<line>
W. Demonel
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1) concepção e planejame**o.
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X
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<line>
2) análise e int*rpretaçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*aç*o do rascu*ho ou na *evis** crítica do c*nteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*aç*o ** aprov*ção *a versão f*n** do manuscri**.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. F*A, Teresin*, v. 22, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. 2025
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www4.Unifsanet.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)