<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-*4*, de*. 2025
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*2.7
</line>
</par><par>
<line>
Racismo Ambiental e Desigual*a*e no Acess* ao *aneam**to Básico no Br**il e Alagoas
</line>
<line>
*nvironment*l Rac*s* and Inequ*lity in Acces* *o Bas*c Sanitat*on i* Brazi* a*d Alago*s
</line>
</par><par>
<line>
Ana Carolina Rodri*ue* Ferreira
</line>
<line>
Gradu***o em Servi*o Social pela Un*versidad* Federal de A*agoas
</line>
<line>
E-mail: anac*fe*reira01@gmail.c*m
</line>
<line>
Everton *el* da Silva
</line>
<line>
**utor em *er*iço Social p*l* *niversi*ade Federal de Al*g*as
</line>
<line>
Profes*or adjunto d* Universidade Fed*ral *e Alagoas e do (*PGS*/UF*L)
</line>
<line>
E-ma*l: everton.*il*a@*fal.palme*ra.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ana C*rolina Rodrigues Ferreira
</line>
<line>
Edi*or-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
K*r*e*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*lenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Ru*
</line>
<line>
*onho
</line>
<line>
Verde, s/n,
</line>
<line>
Bai*r*
</line>
<line>
Euca*ipto,
</line>
<line>
Palme*ra
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
Ro**i*ues
</line>
</par><par>
<line>
Índios/AL, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: E*e*ton Melo d* *i*va
</line>
<line>
A*tigo rec*bido em 13/1*/*025. Últi*a
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Rua
</line>
<line>
Sonho
</line>
<line>
*erde, */n,
</line>
<line>
Bairro
</line>
<line>
E*calipto,
</line>
<line>
*almei*a
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
rece**da em 24/11/*025. Aprovado e* 25/1*/2*25.
</line>
</par><par>
</page><line>
Índios/AL, Brasil.
</line>
<line>
A*a*iado pe*o siste** Tripl* Review: Desk Review a)
</line>
<line>
p*lo Edi**r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew
</line>
<line>
(aval*ação cega por dois avalia*ores d* á*ea).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatic*l, No*m*tiv* e de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Ferreira, E. M. Silv*
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O pr*s*nte ar*igo tem como objetiv* analisar a *el**ão entr* a "ques*ão amb*e*tal", o *acismo
</line>
</par><par>
<line>
ambiental * sua* consequências *o acesso ao sanea*e**o
</line>
<line>
b*sico no Br*sil e no esta*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*lagoas. A pes*uisa possu* caráter bibliográfico e doc*me*ta*, fundamentando-se em artigos,
</line>
</par><par>
<line>
*eses e *iss*rtações, além de dados prov*nientes do *nst*tuto Bras*leiro de Geografia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Estatíst*ca (IBGE) e d* *istema Nacional de Informaçõ*s **br* Saneame**o (SN*S). O*
</line>
<line>
r**ultados i*dicam *ue, com a e*losão da "que*t*o ambie*tal" decorrente da crise e*t*u*ural
</line>
<line>
do capi*al instaurada a *a**i* d* *écada de 1970, * modo de produção c*pi*alis*a alcanç* um
</line>
</par><par>
<line>
nível c*escent* de destruição da natureza e da socieda**. Esses impactos *ncidem de
</line>
<line>
forma
</line>
</par><par>
<line>
mais seve*a *obre a po*ulação ne*r*, e*idenciando a relevância do de*ate acer*a *o racismo
</line>
</par><par>
<line>
ambiental. *al proc*s*o se materializa nas cond*çõe* de
</line>
<line>
vi da
</line>
<line>
da p*pu*ação brasi*eira e, em
</line>
</par><par>
<line>
es*ecial, d* p*pu**ção *l*g**na, cujo* mun*c**ios, *omp*s*os ma*orit*riamente p*r **ssoas
</line>
</par><par>
<line>
p*etas
</line>
<line>
e *ardas, s**r*m com a ausê*cia ou o acesso desigual a *erviços essenciais
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivênc*a, como o saneamento básico.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Racismo Ambiental. B*asil. A*agoas. Saneamento Bás*co.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
Th*s
</line>
<line>
arti*l* aims *o analyze the relation**ip b*tween the "e*vironmental *uestion,"
</line>
</par><par>
<line>
environmental racism, and its **nsequences on acc*ss to basic sanitati*n in Br*zil and the
</line>
<line>
state o* Alagoas. The research is bibli*graphi* and *ocumentary in nature, b*sed on a*ticles,
</line>
</par><par>
<line>
the*es, and diss*rtat*ons, a* well
</line>
<line>
a* data from the Brazilia* Institute of Geogr*ph* and
</line>
</par><par>
<line>
Statisti*s (IBGE) and the Nation*l Sanitatio* Information S*stem (SNIS). The r*sults indicate
</line>
<line>
tha*, *ith the emerg*nce of the "env*ronmental question" r*s*lting *r*m the structural cris*s of
</line>
<line>
capit*l established in t*e 19*0*, *he capitalist m*de of p*oduction *eaches *n increasing level
</line>
<line>
of d*st*u*tio* of nature *nd society. These *mp*cts a*fect the Bla*k p*pula*ion more *ev*rely,
</line>
<line>
highlight**g the rel**ance of the deb*t* on environ*ent*l r**ism. This process *a*erializes in
</line>
<line>
the living c*nditions of *he Brazilian *opulati*n and, in par*ic*lar, *he pop*lation of Ala*oas,
</line>
<line>
wh*se municipalities, *ompo*ed *ost*y of Black an* mixed-r*ce pe*p*e, suffer fro* t*e
</line>
<line>
a*s*nce o* unequal a*cess to es*ential *ervices f*r survival, such as basi* sanitatio*.
</line>
<line>
Keyword*: Environmental Racism. **azil. Alagoa*. Basic Sa*itation.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 12, art. *, p. 125-142, de*. 2025
</line>
<line>
w**4.U*ifsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
***ismo A*biental * Desigualdade no A*esso *o *aneame*t* Bá*ico *o Bra*i* e Alagoas
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
É atra*és da relação d* *ênero humano com * processo de *ran*forma**o *a natureza,
</line>
<line>
*ediada pe*o trabalho, que s* to*na possível o desenvolvim*nto *o ser so*ial. Com o ava*ço
</line>
<line>
técnico * *ientíf*co estab*lecid* pelo modo de produção capitali*ta, a re**ção metaból*ca que
</line>
</par><par>
<line>
*n*** v*g*rava *n*re soc*edade e natu*eza * co**rometida, p*is a exploração intensa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
degra*an*e d*s recursos naturais deixa
</line>
<line>
de *tender às ne*essidades humanas e p*s*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*esp*nder aos an*ei*s do *a**tal, em um proce*s* de acentuada degrad*ção desses recursos *
</line>
<line>
da* c*ndiçõe* de v*da e de tra**lh*.
</line>
</par><par>
<line>
N* sistema
</line>
<line>
ca*i*alista, o processo *est*****o de pro*ução para obtenção de l*cro
</line>
</par><par>
<line>
torna-se o
</line>
<line>
objetivo central. Com agu**zação da cr**e *strutu*al do cap*ta*, as a*õ** de a
</line>
</par><par>
<line>
de*t*uição d* *atureza in*ensificam-se em prol d* acumulaçã* *e r*q*eza*, o que resulta
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
su*gimento
</line>
<line>
d* "ques*ão ambienta*" * de suas múlt*plas expres*ões. A compr*ens*o c*í*ic*
</line>
</par><par>
<line>
desse debate pe**i*e observar que *a** expres*ões n*o se *istrib*em de **r*a "democrát**a".
</line>
</par><par>
<line>
O que ** estabelece, na reali*ade,
</line>
<line>
é um* im*osição
</line>
<line>
de*igual dos risco* e danos
</line>
</par><par>
<line>
soc*oambientai*. A*si*, a di*cussão s*bre o "*acismo ambie**a*" *orna-se *ndispensável par*
</line>
</par><par>
<line>
compr*end*r a existên*ia de u* p*rf** popu*acional que não tem ac*sso
</line>
<line>
*o meio
</line>
<line>
ambient*
</line>
</par><par>
<line>
s*gur* e sau**vel, recort*do por **asse * *aça.
</line>
</par><par>
<line>
É a po*u*aç*o *egra brasileira a qu* sofre mais inten**m*nte o* ef*ito* do *lto grau de
</line>
<line>
d*va*ta*ão da n*tur*** e que viv* em condiçõ*s am*ientais precárias. Essas disparidades
</line>
<line>
podem s*r obs*rvadas também na oferta e no a*esso aos serviços que *ompõem o sistema de
</line>
<line>
sa*eamento *ásico no país, com d*sc**pância* m*rcant*s entre *egiões, e*ta*o* e *unic*pios.
</line>
<line>
Com*ree*d*mos q*e a oferta regula* e de qualidade *o san**ment* *á*ico * *ondiçã*
</line>
<line>
e*sencia* para a construçã* de *m am*ie*te ec*lo*icamente equilibrado.
</line>
<line>
O present* tra**l*o tem como objet*v* analisar * *elação entre "que*tão ambient*l",
</line>
<line>
racismo ambie**al e sua* co*s*quên*ias no a*es*o *o sanea*ento básico no Bra*il e no e**ado
</line>
</par><par>
<line>
de A**goas. *ara compre*n*er os ele*entos e det*rminaçõe* qu* permeiam
</line>
<line>
* temátic*
</line>
</par><par>
<line>
estu*a*a, *oram rea*izadas pes*uisa* documentais e bibliográfica*. A pesquisa b*bl*ogr*fic*
</line>
<line>
contou co* autor*s com* Abreu (2018), Silva (2008), Silva, E. (2022), N*n*s (2022),
</line>
</par><par>
<line>
Belmon* (2023), entre outro*. A
</line>
<line>
pesq**sa do*umental utiliz*u as *ases d*
</line>
<line>
*ados do Sistema
</line>
</par><par>
</page><line>
Na*ion*l de Inf**mações sobr* Saneament* Básico (SNIS) e d* I*stituto Bra*ile*r* *e
</line>
<line>
Geogra*ia e Estatística (I*GE). Dessa fo*ma, fo* po*sív*l identifica* um p**fil *emográfico e
</line>
<line>
ra*ial da p*pula*ão ala*o**a que sofre cotidianamente com problemas s*cioambie*tais
</line>
<line>
dev*do à p*ecarieda*e *o sa*eamento b*sico.
</line>
<line>
Re*. FS*, Tere**na P*, v. 22, n. 12, art. 7, *. 125-1*2, d**. 2025 w*w*.Unifsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Ferreira, E. M. Silva
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
Este arti** s* estrutur* e* três *artes, além desta in*rodução: duas *eçõe* d*
</line>
</par><par>
<line>
des**v*lvimento e as co**id*rações fi**i*. A p*i*eira seç*o ab*r*a a c*ise e*trutura*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cap*tal, que atinge elevad*s índices de de*truição *mbiental e
</line>
<line>
co*duz à gêne*e da "ques*ão
</line>
</par><par>
<line>
ambi**tal". Suas expres*ões *ão se restr*ngem natureza, ma* afetam dive*sos se**res da à
</line>
</par><par>
<line>
sociedade e
</line>
<line>
chegam a colocar em risco própria pr**ução * rep*odu*ão do capitalismo. A a
</line>
</par><par>
<line>
segunda *eção d*senvolve o debate sobre racismo amb*ent*l e *ane*men*o básico, *estacando
</line>
<line>
que as **pres***s da "que*tão ambienta*" *nc*dem de modo m*is intenso s*bre parcelas
</line>
</par><par>
<line>
es*ecíficas
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pop*lação. É nes*e con*exto que a popu*ação negr* ala*oana aprese*ta os
</line>
</par><par>
<line>
piore* índices de aces*o aos ser*iço* de saneamento básic*, o que se *on**gu*a como m*rc* e
</line>
<line>
expressão d* rac*smo ambiental no es**do.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓ*IC*
</line>
<line>
2.1 A crise estrutural do *apita* e a "quest*o a*biental"
</line>
</par><par>
<line>
Com a e*tr*da no período de crise do sistema *apita*ist*, n* déca** de 197*,
</line>
<line>
e*te
</line>
</par><par>
<line>
*assa a viven**ar uma crise estrutur*l m*rcada pela intensa qu*d* de sua lucratividade, ** u*
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesso qu*, *ifere*temente de out*os *omentos *e crise
</line>
<line>
do c*pita*, se torna permanente,
</line>
</par><par>
<line>
atinge todos os níveis de produção * se *isse*ina gl*b*lmente (M*SZ*ROS, 2002). Segundo
</line>
</par><par>
<line>
S*lva, E. (20**, p.
</line>
<line>
110), "o capital co*s*itui-s* como excepci*nal
</line>
<line>
depred*dor do* recurso*
</line>
</par><par>
<line>
naturais e explor*dor *a *or*a de trabalh*, s*bjugand* as relações sociais, o *eio ambiente e
</line>
<line>
a naturez* ao *eu i*st*nto de extr*ção de mai*-vali*".
</line>
<line>
Essa crise se tornou a *ais *rave enfrentada pe*o s*stema, ger*nd* consequências que
</line>
</par><par>
<line>
se inte*sific*m e atingem diversas áreas da socie*ade, perpassan*o
</line>
<line>
*es*e a economia até
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*el*ção human* co* natureza. No en*rent**e**o da crise a
</line>
<line>
estrutural, o cap*tal recorre
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
at*ação estatal, demonstrando sua *mp*rtância *ara a manutenção do sistema capi*alista. *sse
</line>
</par><par>
<line>
*rocess* *e
</line>
<line>
en*rentame*t* "[...] estrut*ra-*e no *eguinte tr*pé: fina*c*ir*zaç*o da economia,
</line>
</par><par>
<line>
ree*truturação pro*utiva e globalização do id*á*io n*oliber*l" (SI*VA; RI*, 2014, p. 6).
</line>
<line>
T*mbém com* f*rma de enfrentar a crise estrutu*al, *o*am i*plementadas mu*anças
</line>
<line>
nos pro*es*o* de *rab*lho * *e p*odução, su*met*ndo os trabalhador*s a níveis cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
i**ensos de e*ploração, acom*anh***s de uma c*es*ente perda de
</line>
<line>
direi*os
</line>
<line>
trab*lhistas e
</line>
</par><par>
<line>
s*cia*s. Pa*al*lament*, houv* o
</line>
<line>
avanço da destru*ção desenfreada da n*tureza, *rovoc*ndo
</line>
</par><par>
<line>
profunda degrada*ão ambiental impactos negat*vos tanto *ara a e
</line>
<line>
sociedade q*anto para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
me*o am*ien*e. A
</line>
<line>
c*ise do modo ** produção capi*alista ultrapassa a esf*ra econômi**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 12, *rt. *, p. 125-14*, dez. 202*
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Racism* Ambie*t** e D*sig*alda** no Acesso ao Sane*men** Básico no Brasil e Alagoas
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
transf*rma-se também em
</line>
<line>
um p*oblema ambi*ntal, compr*metendo a cap*c*dade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
so*revi**ncia d* h*manid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Na análise da formaçã* s*c*** * hist*rica, homens e mulhe*es esta*el*cem relações de
</line>
</par><par>
<line>
pro*ried*d* sobre a natureza e sobre o* me*os
</line>
<line>
de tra*sf**má-l*. A partir disso, define-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
divi*ã* de classes entre os qu* detêm *u não *s meios de pr*d*çã* *,
</line>
<line>
cons*que*temente,
</line>
</par><par>
<line>
quem poderá acessar a riqueza *ocia*mente produz*da. Des*a forma, "a destr**iv*dade
</line>
</par><par>
<line>
ambienta* [...] é determinada p*lo modo de produção capital*sta, c**as relações sociais
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
basei*m *a
</line>
<line>
pr*dução *ocializada do trabalho * na apropr*ação privada da riq**za na forma
</line>
</par><par>
<line>
*ercadoria" (NUNES, 2022, p. 28).
</line>
<line>
Ainda confo*me Nunes (2022, p. 38):
</line>
<line>
A desigua*dade social provenient* da alienação do trabal*o e da n*tureza encon*r*
</line>
<line>
e***ess*o na *mpossib*lidade das classes não proprietárias em ter as su*s
</line>
<line>
n*cessidades naturais e *oc*ais atendidas, ou seja, acesso * *rabalh*, ***m*ntaçã*, a*
</line>
</par><par>
<line>
pur*, água limpa, mo**dia,
</line>
<line>
vesti*enta, ed*cação, a*te, *azer e todas aq*elas que,
</line>
</par><par>
<line>
numa perspecti*a marx*an*, podem conduzir a *umanida*e *o seu r*co processo de
</line>
<line>
h*manização, mas cujo acesso, no sistema *o cap*tal, e*tá med*ado *elo mercado.
</line>
<line>
*o capita*is*o, os bens naturais sã* transformados em mercad*ria* * fontes de lu*ro,
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo m*rc*n*i*iza*o* junto à força *e trabalho. Ne**e sist*ma, o* *roblemas am*ientais
</line>
<line>
s*
</line>
</par><par>
<line>
expressam "nos t*ágicos *feito* da poluição causada pelas g*a**es indúst*ias, na *scassez *os
</line>
<line>
re*u*sos naturais não renováveis, *a p***ução incomensuráve* de mercadorias desc*r*áveis,
</line>
<line>
na *eração *ada ve* m**s e*acerbad* de resí*uos sólidos, e*c." (VAL***A, 2005, p. *9).
</line>
<line>
Dentro do modo de p*odução c*pitalista, não h* possi*i**dade de proteção *mbien*a*,
</line>
<line>
uma vez que a apr*priaçã* predatór*a da natureza é imp*escindível para a manutenç*o desse
</line>
<line>
modelo econômico e d* seus lucros. Des*e modo, "o *ercado *mpu*siona, em algun*
</line>
<line>
mome*t*s, o Estad* a assumir a frente par* m*nimiza* os im*ac*os de algumas exp*essões da
</line>
<line>
\questão a*bient*l\, a fim de *an*er o ritmo de acumulaçã* de capit*l" (SIL*A, *. 2022, p.
</line>
<line>
11*). As açõ*s es*atais são meramente pa*i*ti*as, pois nã* alte*am a ló*ica destrutiva do
</line>
<line>
capita*.
</line>
<line>
É p*rceptível, p*r*anto, *ue a bus*a p*r um *rocesso de produçã* que não provoque
</line>
<line>
i*tensa degrada*ão ambiental e qu* estabeleça um* r*lação harmônic* entre gêner* hum*no e
</line>
<line>
nature*a não * *ossível no modelo de prod*ção vigent*. Tal pr**esso *ó pode ser alca*çado
</line>
<line>
em uma nov* forma de organização social, que n*o seja fundamen*ada no trabalho alienado e
</line>
<line>
na destruição da na**rez*.
</line>
</par><par>
<line>
* degradação ambiental *m l**ga es*ala
</line>
<line>
não foi realidade nas sociedades que
</line>
</par><par>
</page><line>
antecederam o modo de produ*ão *a*ita*ista. Nessas so*i*dades, a su*ten*abilidade do planeta
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. *025 ww*4.*n*fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Ferreira, *. M. Silva
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
n** era amea*a*a, pois a pro*ução ** limitava à satisfaç*o *as necessidades humanas. *evi*o
</line>
<line>
ao pouco domínio técnico, *s soc*edades *ré-capi*alistas não foram capazes de estabelecer
</line>
<line>
controle efetivo sobre a na*ureza (ARAÚJO; SILVA, *023).
</line>
<line>
No e*ta*to, no c*p**al*smo:
</line>
<line>
*ste movimento, essencialmente co*cent*ador de riq*eza*, al*e*a radicalmente as
</line>
</par><par>
<line>
relações e*tre *o*ie*ade e **tu*eza. Ao adotar *omo o**etivo d* produçã*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*rmaçã* de excedentes para o me*c**o com fins de obte* luc*o, a burgues*a institui
</line>
<line>
a concorrênci* e a *om*etitividade como valo*es essenc*ais às prát*cas econômicas e
</line>
<line>
impulsiona o d*senv*lvime*to d*s forças prod**ivas com* con*raface da
</line>
<line>
apro*riação do traba*ho alheio, ina*gurand* também u** nova etap* na relação com
</line>
<line>
o meio *mbie*te. *o *omín*o d* terra passa-se, ent*o, ao dom**io da *aturez* (*m
</line>
<line>
escala planet*ri*) e da *ró*ria h*man*dad*. (SILVA, 200*, p. 37-*8).
</line>
</par><par>
<line>
A permanênci* des*e modelo de pro*uç*o, o acirramento *e suas con*radições e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*s*a incessante p*lo aumento
</line>
<line>
da produ*ão, med*ante avanços te*nológicos e científ**os,
</line>
</par><par>
<line>
acel*ram o **ocesso pro*utiv* e am*liam a *estruição *a na*ure*a. Quanto maior
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
domi*a*ão s*bre * *atur*za, *eno* a produção *e vo*ta par* *tende* às necessid*des co*etiv*s
</line>
<line>
** trabalhador que ***a a ri*ueza soci**.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta dire*ão
</line>
<line>
da perspectiva c*ítica *ar*i*ta, conv*m **irmar que
</line>
<line>
* "questão
</line>
</par><par>
<line>
a*biental" é c*mpreendida como
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
um conjunto *e defi*iências n* *eprod*çã* do sistema, o que se o*igin* na
</line>
</par><par>
<line>
in*isponibilid*de *u escassez de elem*ntos do processo p**dutivo advindos da
</line>
</par><par>
<line>
*atureza, *ais co*o matéria*-primas e energi* e seus desdobra**ntos ideopolí*icos.
</line>
<line>
*m **tra* p*l**ras, *rat*-** da incapacidade *o planeta de prover, inde**nidamente,
</line>
</par><par>
<line>
os re*ursos necess*rios à rep*odução *a vida, em con*ições históricas e
</line>
<line>
socia*s
</line>
</par><par>
<line>
balizadas p**o alto nível de produçã* e consumo. (SILVA, 2008, p. 51).
</line>
</par><par>
<line>
A* con**quênci*s da destrutividade *apitalista se manifest*m globalmente,
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo, na *scassez cresce*t* *e matérias-p*imas e
</line>
<line>
no aumento da po*uição, evidenciando
</line>
</par><par>
<line>
sinais de esgotamento da
</line>
<line>
cap*c*dade de reprodu*ão da naturez*. *s *eq*elas ** danos e
</line>
</par><par>
<line>
socioambient*is *ecaem de forma desigual so*re as *egiões do pl*neta, se*d* ainda mais
</line>
<line>
graves nos países p*ri*éricos.
</line>
<line>
Dadas *s c*n*equência* da "questão am**ental", ** a*ões de mitiga*ão
</line>
<line>
implementadas, cujo ob*e*ivo * apena* "*menizar" seus impactos, mostram-*e in*ufici*ntes.
</line>
<line>
*omo de**a*a Silva (2008, p. 66-67):
</line>
<line>
[...] a insuficiência das *e*ormas no c*mpo da \*u*stão amb*e*tal\, posto *ue a sua
</line>
</par><par>
<line>
prod*ção e repr*dução se
</line>
<line>
d*rão enquanto a socied*de d* ***ital pre*alecer,
</line>
</par><par>
<line>
ganha*do e*pr*ssões diversas, de aco*do com **da região
</line>
<line>
geopolítica, cada p*ís,
</line>
</par><par>
<line>
cada localidade. As múl**plas fa*etas qu* *d*u*re - como
</line>
<line>
parte* constit*tivas *e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ma *r*em socia* * ambiental mais *mp*a - vão rev*lar, tendencialmente, as
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina, *. 2*, n. 1*, art. 7, p. 125-142, dez. *0*5 www4.Unif*anet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rac*smo Ambi***al e Desigual*a** no A**sso *o Saneamento Bás*co *o Brasil e Al*goas
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
contr*dições centrais do capita**smo na a*r*pri*çã* da natureza. Assim, a \questão
</line>
</par><par>
<line>
a*biental\ revela as diversas
</line>
<line>
dime*s*es da prob*emática am*iental em curs* - em
</line>
</par><par>
<line>
especial * *ua inalienável *imensão históri*o-o*toló*ica -, já que, na atual
</line>
</par><par>
<line>
conjuntura *o *esenvolvimento do capitalismo, se agu*iza, co*ocando-se, de
</line>
<line>
fa*o,
</line>
</par><par>
<line>
**mo uma questão *ue *feta t**a * humanida*e.
</line>
</par><par>
<line>
A expan*ão capital*sta res**ta n* a*anço de seu po*er d*st*utivo. Segundo Silv*
</line>
<line>
(*008), a intensifica*ão das disputas i*tercapitali*tas man*fe*ta-se na cres*ente *propriação
</line>
</par><par>
<line>
dos r*cu*sos naturais em escala plane*ária; o p*tróleo, a
</line>
<line>
água, a terra e a biodiversidade são
</line>
</par><par>
<line>
al*os *st*atégicos da lógica de acumulação, especial*ente sob a d*reção d** grandes
</line>
<line>
potências mundia*s.
</line>
<line>
E*sa etapa do cap*t*lism* in*ensifica * desigu*ldade entre p*í*es centra** e per*féricos,
</line>
</par><par>
<line>
co*
</line>
<line>
a apropria*ã* priva*a de*proporcional do* bens natur*is. Podemos e*ide*ciar esse
</line>
</par><par>
<line>
processo com a
</line>
<line>
[...] mercantilizaçã* da t*rra e decorrente expulsão violenta a
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
cam*oneses pa*a
</line>
</par><par>
<line>
*s cidade*; a *ransfor*ação das vári*s formas de **ufruto e *e *ropr*edade em
</line>
</par><par>
<line>
dire*tos exclusiv*s
</line>
<line>
da prop*iedade privada; a supressão *as formas alterna*iva* de
</line>
</par><par>
<line>
*rodução e a sua subst*tuição *el* tr*ba*ho assalariado; as relações d* s*bo*dinação
</line>
<line>
*conômica e política da* naç*es p*r*féricas. (SILV*, 20*8, p. 69).
</line>
<line>
As m*danças **trutura*s *os processo* de produção e acumula**o de riqueza
</line>
<line>
*ntensificam o* mecan*smo* exploratórios, gerando di*e*sas co*seq*ências ambien*ais *omo
</line>
<line>
as mudanç*s clim**ica*, a ***cant*liz*ç*o dos *ens naturais, o ava*ço ind*strial sobre áreas
</line>
<line>
de preservação e o aument* no co*su*o de matérias-pr*mas.
</line>
<line>
A pr*dução c*pit*li*ta, ao transformar me*cador*as em bens cada vez menos duráveis
</line>
<line>
e de ba*xa qualidade, estimula o descar*e ace**rado e o consumo desenfreado. De*sa forma, "o
</line>
<line>
capital ignora a finitude da natureza no s*u processo de a*torre*liz*ção, c** o e*gaj**ento e
</line>
<line>
ap*icação si*temática da técnica e da tecnologia para cada vez mais ext*air recursos **tura*s
</line>
<line>
em menos temp* e extrair mais trabalho excedent*" (SILVA, *. *022, p. 116).
</line>
<line>
Es*es pr*cesso*, *ue fo*entam a produção il*mitada e a acu*ulação incessante de
</line>
<line>
lucros, r***etem a desig**ldade social intrínseca a* s*stema *apitali*ta, *o qual a riqueza
</line>
<line>
produzi*a não é acessível a todos.
</line>
<line>
A seguir, d*scutirem*s alg**as particulari*ades da "questão ambiental" e do ra*ismo
</line>
<line>
ambie*tal, considerando o *cesso desigual *o s**eamento básic* no estado de Alagoas.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resi*a PI, v. 2*, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. 202*
</line>
<line>
w*w4.Unifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Ferreira, E. M. Silva
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
* RE*ULTADOS E DI*CUSSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Racismo ambienta* e o **esso desi*ua* ao saneame*to bás*co no Brasil e Alagoas
</line>
</par><par>
<line>
Conf*r*e d*scuti*o n* seção anter*or, a relação entre * *egr*d*ção ambien*al e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
modo de prod*ção
</line>
<line>
capitalista colo*a em *isco e tende a *nviab*l*zar preservação dos a
</line>
</par><par>
<line>
*cos*istemas. A sociabilidade capi*alis*a é *esponsá*el por profu*das alteraçõe* na *atu*eza,
</line>
<line>
decorr*nt*s *o uso *esenfreado de seus recursos * da *mpo*ição *o *itmo ec*nômico sobr* os
</line>
<line>
limite* naturai*. N*sta etapa, b**ca-se evidenci*r como o racismo amb*ental se ma*ife**a no
</line>
</par><par>
<line>
acesso ao
</line>
<line>
saneamento *ásico no **asil e em A*a*oa*. Para ta*t*, rec*rrer-se-á à liter*tura
</line>
</par><par>
<line>
crítica de base marxista, a fim
</line>
<line>
de d*scu*ir o racismo ambiental ***o ca*egor*a teórica, bem
</line>
</par><par>
<line>
co*o *pr*sentar o cruzamento de
</line>
<line>
dados provenientes
</line>
<line>
do *i*tema Nacional de Informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
sobre Sane*ment* (SNI*) e do Instituto Brasileir* de Geo*rafi* e Estatí*tica (I*GE).
</line>
<line>
Os impac*os s**ioam*ientai* t*m s* i*tensi*icad* na at*al conjuntura históri** do
</line>
<line>
cap*t*lismo; contud*, esses ef*itos incide* de maneira *ais severa sobre a classe
</line>
<line>
t*abalha*ora, *ue conti*ua pri*ad* do acesso * um ambiente eco*ogicamente equilibr*do.
</line>
</par><par>
<line>
Sa*tos, Sil*a e
</line>
<line>
Silva (2022) ap*ntam, por exemplo,
</line>
<line>
que loca*ização ** indú*tri*s a
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
elevados í**ices de emissão de poluentes em *aíses *e*iféricos não é um fenôme** aleatório.
</line>
</par><par>
<line>
Es*es territórios, por apresentarem baixos ní*eis de "prot**ão ambiental" e
</line>
<line>
*br**arem uma
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o majoritaria*e*te *ac**li*ada, t*rna*-se e*paços "a*rati**s" para o de*ó*it* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
concentraç*o d*s at*vidades indu*triais poluentes.
</line>
</par><par>
<line>
Nesses *erritórios, * popul*ção encontr*-s* ausent* dos espaços de par*i*ipação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
decisão
</line>
<line>
do E*t*do, nos q*ais polít*cas públi*as de **rad*a e *ane*m**to básico são
</line>
</par><par>
<line>
inex*stentes, acarreta*do graves con*equênc*as para as c**dições de vida e de trabalh*. É na
</line>
<line>
a*soci*ção en*re de*igualdades sociai* e *aciais e impa**os socioam*ie*tais que se es*abe*e*e
</line>
</par><par>
<line>
o d**ate so*re o racismo ambiental. O racismo *mbiental é ma*ifest*ç*o *oncreta da
</line>
<line>
cris*
</line>
</par><par>
<line>
est**tu*al do capital em sua dimensão ter*itorial e racial.
</line>
</par><par>
<line>
* racismo, enquan** proce*so estrutur*nt* de inferioriz*ção d* cultur*s, línguas e
</line>
<line>
crenç*s, i*stitui um padr*o de s**eri*ridade r*cial que t*ma a r**a eu*opeia como mode*o de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv**ento, releg*ndo povos
</line>
<line>
africanos, populaçõ*s indí*en*s, lat*no-america*as,
</line>
</par><par>
<line>
c*ribenhas e a*iáticas à co*dição de "menos des*nvolvid*s". Trat*-se ** uma categoria
</line>
</par><par>
<line>
ce*tr**
</line>
<line>
na fo*mação social e **stórica do Br*sil, constituindo-se c*mo
</line>
<line>
ele*ento bas*lar
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
econo*ia brasil*ira
</line>
<line>
em um
</line>
<line>
p*ocesso
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
r*mont* às *rige*s da col*niz**ão. A*e*ai*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
racismo *per* como um mecan*smo funcional à lógica de acumulação cap*tali*ta.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 12, art. *, p. 12*-**2, dez. 2025 www*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Racismo Ambiental e Desigualdade *o Acesso ao S*neam*nto B*s*co *o Brasil e Alag*as
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
Conf*rme de**acam P*reira * Araú*o (2023, p. 65),
</line>
</par><par>
<line>
As teorias racis*as, qu* legitim**am a escravidão, passa*am a l*gitimar se*re*ação
</line>
<line>
socioespacial, o* o apartheid b*asi*eiro. * com essa divisão f*i*a pelo Estado e pela
</line>
<line>
so*ieda*e sobre os qu* devem viver e ** que devem morrer, não só de f**ma d*reta,
</line>
<line>
mas ta*bém *a exposi*ão ao risco, *ue se define o q*e * racism* am*iental.
</line>
</par><par>
<line>
A popul*ção *eg*a *om*õe a classe *rabalhad*ra *e fo*ma
</line>
<line>
sub*lt*r*a, sendo o
</line>
</par><par>
<line>
preconceito racial um eleme*to **e su*t*nta e reproduz o m*rcado de t*abalho *apitalista.
</line>
<line>
Assim,
</line>
</par><par>
<line>
o racismo
</line>
<line>
no mercado de tra*alho se conjuga a ou*ros fatores de pro*ução de
</line>
</par><par>
<line>
des*g*ald*d*s estruturais (c**o a s*ba*ter*ização
</line>
<line>
da mul*er) e *e desig**ldades
</line>
</par><par>
<line>
**z*nais (como a subalternização de imigrantes e refugia**s/as). Nas pes*uisa*
</line>
<line>
sobre a *strutura das o*upações n* Br*sil, **o é incom*m, inclus**e, que tais
</line>
<line>
marcadores de disc*iminação estejam *rticulados na defin*ção *e *utros in*icadores
</line>
<line>
sociais demonstrat**o* de ext*ema v**nerabili*ade s*cial, como priva*** no *cesso a
</line>
<line>
*ir*itos s*ciais (saúde, ed*caçã*, *oradia, c*ltura, saneame*to b**ico, *r*vid*ncia
</line>
<line>
social, etc.) e direitos humano* (civ*s, p*lí*icos, se**a**, d* expressão, etc.), ou *eja,
</line>
<line>
privação da c*d***n*a * da just*ça soci*l, ainda que conside*adas nos limi*es *a
</line>
<line>
democracia burguesa. (SANTOS; SI*VA; SILVA, 2022, p.164).
</line>
<line>
Co* a intensa devas*a*ão *mbiental, as d*sigualdades soci*is moldam a f*rma de
</line>
<line>
*cesso e ap**priação das cl*s*es so*iai* aos bens na**r*is, expressa*do-se em dis*ari*a*es
</line>
<line>
*ocioambi**tais. Um* ampla pa*ce*a da populaçã* não usuf*ui d* dir*ito cons*itucional a um
</line>
<line>
meio ambie*te saudáve*, sofrendo pre*uí*os deri*ados da domina*ão, exp*oraçã* e
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*imina*ão que fo**m consti*uídas histo*icamente no Brasil. "Ness*
</line>
<line>
se*tido, o de*ate do
</line>
</par><par>
<line>
*acism* amb*ental per*ass* por caract*rís*icas *p*nta*a* *as *auta* d* *nfr*ntamento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*re*onceitos e desigual*a*es de raç* * class* socia*." (*ILVA, R. 2022, p. 31).
</line>
</par><par>
<line>
No ter*itório bra*ileiro, per*ebe-se que são pe*soa* *egras pobres que se veem e
</line>
<line>
obrigadas * vi**r em áreas perif*ricas, *enomina*as "áreas de r*sco", sujeitas a "desastres
</line>
<line>
**t*rais/ambi*ntais". Tais es*aços carecem d* infra*strutura urbana e sa*eament* b*sic*.
</line>
<line>
Enquanto a ínfima parte *a so*ieda*e ostent* riqu*zas (*ue sã* socialmente
</line>
</par><par>
<line>
pro*uzidas) e
</line>
<line>
propr*edad*s, a
</line>
<line>
massa de tr*b*lha*ores/as sofre *ia*iamente
</line>
<line>
co m o s
</line>
</par><par>
<line>
d*nos so**o**bientais sem acess* à terra, água, traba*ho, mo*adia *dequada,
</line>
<line>
saneamento bá*ico e*c., principalmente a pop*lação preta e ind*g*na que vive *a
</line>
<line>
ci*ade e n* cam*o. (SANTOS; *ILVA; SILV*, 2022, p.164).
</line>
<line>
Desse mo*o, há uma exposição despr*porc*onal de comunida*es não brancas e pobr*s
</line>
<line>
a riscos am*i*ntais. E*se pr*cesso se *anife*ta nas decisõ*s gover*amentai* e nas políticas
</line>
<line>
pú*lica*. Isso p*de ser compreend*do "[...] como um padr** recorrente das po*íticas públicas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina *I, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Fe*reira, E. *. Silva
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
d* saneamento básico na me*id* em que s*stemat*camen*e *s mesmo* *rupos popula*ionais
</line>
<line>
so*r*m a falta *e acesso a esse* serviços." (SANTOS; SILVA; **LV*, 20*2, p.164).
</line>
<line>
Esse pro**sso expressa e*tratif*caç*o racia* que empurra populações n*gra*, indí*e*as
</line>
<line>
e p*b*es *ara áreas de ris*o, sem infraestrutura, pro**çã* estatal o* víncu*os d* trabalho
</line>
<line>
está*eis. Se*undo Ab*eu (2*18, p.1*6),
</line>
<line>
No Brasil, o *ac*smo ambie*ta* não atin*e apenas *s popu*açõ*s tradicion*is
</line>
</par><par>
<line>
i*díge*a*, quilombolas,
</line>
<line>
afrodescendente*, afeta a população de b*ixa *u nenhuma
</line>
</par><par>
<line>
rend*, independentemente de qua*sq*er características b*ológicas como cor d* pele.
</line>
</par><par>
<line>
Os cidadãos p*b*es e miseráve*s t*mbém sofrem p*la *usência de
</line>
<line>
re*u*so*
</line>
</par><par>
<line>
amb*e**ai* de qual*dade * suportam a amplificação de su* vu*nerabili*ad*.
</line>
</par><par>
<line>
Belmont (2023) obser** *u* * popu*a*ão peri*ér*ca con*ive c*m a escassez d* *gu*,
</line>
<line>
as **ch*ntes e o risco *onst*nt* de per*er suas casas, ao vive* em áreas d* encosta ou de v*les
</line>
<line>
sem infraestr*tura urb*na. D* for*a direta, essa autora afirma que
</line>
<line>
como re*ultado, temos a falta de seguranç* ambi*n*al aos terri*órios u*banos * rura*s
</line>
</par><par>
<line>
de maiori* *opulacional negra,
</line>
<line>
im*actada pela ex*ropriaç*o, poluição hídrica,
</line>
</par><par>
<line>
*tmosférica, pelos eventos cl*máticos *x*r*mos, pela mo*ada *m áre*s de risco, pe*o
</line>
<line>
despejo *e *esíduos, pelo não a*esso aos serv*ços de *aneamento bási*o, impa*ta*o*
</line>
<line>
pe*as e**h**tes, deslizamen*os, doenças de ve*culaçã* hídrica, *n**e outros.
</line>
<line>
(BELMONT, 2023, p.17).
</line>
<line>
*ompreende-se, até este po*to, que * de*igual distribuição dos problemas e danos
</line>
</par><par>
<line>
socioambienta*s
</line>
<line>
*
</line>
<line>
agravada *ela* pro*undas *e*ig*aldade* sociais existentes. Os a*ort*s
</line>
</par><par>
<line>
teó**cos discut*dos a*ter*orm*nte permitem u*a leitura crítica d* r*alidade socioambiental
</line>
</par><par>
<line>
br*sileira e al*goana, ev*d**ciand* as co*exões entre classe, *erri**rio e
</line>
<line>
deg***ação
</line>
</par><par>
<line>
ambien*al. U* dos aspecto* que materializam e*se processo é a desiguald*de no acesso ao
</line>
</par><par>
<line>
sane*m*nto
</line>
<line>
básico no Brasil, onde *arcela signifi*ativ* da p*pulaçã* permanece priv*da de
</line>
</par><par>
<line>
moradia adequada,
</line>
<line>
col**a *e *i*o, drenagem u*bana, ***stec*mento de *gua pot*vel
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*atam*nto d* e*got*, per*anecendo
</line>
<line>
exposta a condições ambi**tais precárias. Para ilus**ar
</line>
</par><par>
<line>
essa realidade, a seguir serão apresentados e analisado* d*dos *rovenientes do Sistema
</line>
</par><par>
<line>
Nacio*al de Inform*ções *obre S*ne**ento (SN*S) e do Ins*itu*o Br*sileiro de *eo*rafia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Estatí**ica (IBGE), os quai*
</line>
<line>
evidenciam como o racismo ambie*tal se exp*essa nas
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade* de ac*s** *os serviços básico* no país e, *m partic*lar, no est*do *e Alagoa*.
</line>
<line>
O san*amento básico p*de ser definido como
</line>
<line>
O co*junto *e ações, *nt*nd*das, fu*dame*talme*te, como de saúde p*blica,
</line>
<line>
comp*e*ndendo o abastecim**to de água em quantidade suficiente p**a as*egurar a
</line>
<line>
hi*ie** adequada e o c*nforto, **m qualidade compatível co* o* *adrões de
</line>
</par><par>
<line>
*otabilid*de; coleta, t*a*amento e
</line>
<line>
disposição adequada dos esgo*os e dos
</line>
<line>
resíduos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 22, n. 12, ***. 7, p. 12*-142, dez. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Racismo Ambiental e Desiguald*de no Acesso ao Saneam*nto Bási** no Brasil e Alagoas
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
sólidos; d*en*gem urbana de águas pluviais e control* a**iental d* roedor*s,
</line>
<line>
**set*s, helminto* e out*os vetores e reservatórios d* doenças. (*OR**S, 1*93
</line>
<line>
apu* BORJA E MORAES, 2006, p.4).
</line>
<line>
O Siste*a Nacional ** In*ormaçõe* sobre Saneame*to - SNI*1 a*resenta o* d*dos
</line>
<line>
colet*d*s *obre sanea*ento básico de todo o pa**. Os i*dicadores de abastecim*nt* de água
</line>
<line>
no B**s*l, nu** a*ostr* rea*izada *e*o SNIS em 5.451 municípi*s e com 99,3% d* pop*l*ção
</line>
</par><par>
<line>
total *o paí*, evidenciam *ue 171 mil*ões de pesso*s s*o
</line>
<line>
atendidas pelo abastecim*nto em
</line>
</par><par>
<line>
te**itório brasil*i*o, cerca de 84,9% de sua pop*lação to**l. No entanto, tal *bastecimento
</line>
<line>
atende de forma dife*enciada e* cada r**ião do pa*s: na reg*ão No*t* *ão atendidos 64,2% *a
</line>
</par><par>
<line>
pop*laç*o; na *egião Norde*t*, 7*,9%; no Centro-Oeste ap*esent**a * porcentagem é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
89,8%; enquanto nas regiões Sudeste e *ul são aten*ido* pelo abastecim*n*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
**ua,
</line>
</par><par>
<line>
*e*pecti*amente, 90,9% das pessoas e 91,*% de sua população.
</line>
</par><par>
<line>
A prestação do* servi*os de abas*e**m*nt* d* á*ua no país é realizada pr**cip*lment*
</line>
<line>
pela adm*nistração *ública *om 55,2*% dos serviços p*estados, seguida pelas au*arquias, *ue
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentam 32,34%. Tais s*rviços são re*lizad*s *ambém *or e***esas privadas
</line>
<line>
(*,93%),
</line>
</par><par>
<line>
também po* empresas d* sociedade de econom*a mista (2,*3%), organi*ações sociais (1,15%)
</line>
<line>
* por empresas públicas (0,*4%). De *orma que são i*vest*dos nacio*al*en*e n*s sistemas de
</line>
<line>
abasteciment* de água *,67 bilhões *e reais, p*ra um consum* médio de 148,* de litros de
</line>
<line>
água por di* por habitante d* país.
</line>
<line>
*om relação *os dados de ac*sso ao *sgot*mento sani**rio, o q*e se observ* é uma
</line>
<line>
eno*me **eda. Ao r*alizar a *mostra co* 92,5% dos municíp**s e 97,5% da população t**al
</line>
<line>
do país são atendidas pela red* de es*otamen*o apenas *12.8 mil*õe* *e pess*as no Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
c*r*a d* 56%
</line>
<line>
** população brasileir*. Há *ma dispa*idade qu* se
</line>
<line>
expres*a no tocan*e às
</line>
</par><par>
<line>
regiões, em que a região Norte apresent* 14,7% da su* *opulação assisti*a; r*gião Norde*te
</line>
</par><par>
<line>
com 31,*%; no Cent*o-Oes*e o sistema de es*oto **ende *2,3%, n*me*os
</line>
<line>
qu* *umentam
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
tratarmos **bre as regiões Sul e Sud*ste com, re*pect**amen*e, 49,7% e 8*,*% dos *abitantes
</line>
</par><par>
<line>
atendidos pelo* *istemas de esgot*. Os s*rvi*os d* esgotamento
</line>
<line>
sanitário são prestad*s
</line>
</par><par>
<line>
majorita**amente pela *dmini**ra*ão
</line>
<line>
***lica (82,41%), s*gui*o pelas autarquias (*2,*8%),
</line>
</par><par>
<line>
por empresas priva**s (3,6*%), de ec**omia m*sta (0,81%) * p*r empresas públicas (0,13%),
</line>
<line>
ass** com* também por organizações sociais (0,**%). Se*do *penas *2,2% de *o*o o **goto
</line>
<line>
cole*ad* tra*ado no *aí*, em um inve*t*mento *e 9.95 *ilhões de reai*.
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
dados so*re o manejo *os resíduo* sólidos urba*os no Br*sil, dentro da a*os*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
r*alizada pelo SNIS com 9*,8% dos municí**os e 96,8% da popu***ão do país, demonstr* que
</line>
<line>
1 PAI*EL Saneamento **asil. Site *o *r*t* Brasil. *ã* Paulo. 2*2*. Dispo*ível *m:
</line>
<line>
https://www.painel*ane**ento.o*g.br/localida*e?id=0. Acesso em: 16 nov. 2024.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 12, art. *, p. 1*5-142, dez. 2025 www4.Un*fsanet.c**.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Ferre*ra, E. M. Silv*
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
* taxa de *obertura reg*lar
</line>
<line>
*o ser**ç* de colet* de r*sídu*s domiciliare* atende 90,4%
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população tota* do p*ís, 18*,6 milhõ*s de habitantes. *iante dis*o, as re*iões possu*m, em
</line>
<line>
porcen**ge*, u*a par*ela de sua *o*ula*ão at*ndida po* e*te ser*iço: *ara a região Norte são
</line>
<line>
7*,2%, para o N*rdeste 84,5%, o Centro-*este apre*e*ta 90,3%, enquanto a **giã* Sud*ste
</line>
<line>
possui *5,7% e * Sul 91,*% de sua população *om acesso a este serviço. Ao aten*er mais de
</line>
</par><par>
<line>
90% da pop*lação brasileira,
</line>
<line>
este é um serviço
</line>
<line>
que gera uma
</line>
<line>
de*pesa *e 30,16 b*lhões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reai* ao *no.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil há uma e*timat*va de produção de cerca ** 63,8 m*lhões de tonela*as de
</line>
</par><par>
<line>
resíduos *ó*idos,
</line>
<line>
na *rodução de 0,98 kg d* res*duo por habitante *urante *
</line>
<line>
período de um
</line>
</par><par>
<line>
dia. Desse montante, é e*timado que 62.* **lhões de t*nel*das serão di*postos no solo, sendo
</line>
<line>
*i**ribuíd*s para ** lixões (1*,3%), atualme*te ex**tem *.572 lixõe* no **ís; para os aterros
</line>
<line>
san*tári*s (73,7%), contando com 626 *nidades *m todo o *aís; * para os aterros cont**la*os
</line>
<line>
(11,9%), com apenas 598 unidades no território. De forma que a realiz*ção da coleta s*letiva
</line>
</par><par>
<line>
é presente em ap*nas 32,2% dos *unicípios, envo*ven*o 3*.0 mil catado*es, em que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de reciclagem é
</line>
<line>
realizado e* 1.972 unidades de triagem, nas quais ** ser coletada
</line>
</par><par>
<line>
1,** mil**o d* tonela*as, são recuperad*s c*rca d* *,12 *ilhão de to*eladas.
</line>
<line>
O* *ados *efe*e*t*s à D*en*gem e a* Ma*e*o das Á*uas Pluviais Urbanas - DMAPU,
</line>
<line>
na amo*tra realiza*a em 4.83* dos municíp*os brasil*iros (86,8%). Atualmente no Brasi*,
</line>
<line>
ap*nas 42,5% dos mun*cíp*os p*s*ue* *adastro *éc*ico do sis*ema e, do* mesmos, s*mente
</line>
<line>
16,8% por*am Plano *iretor n* s*stema do DMAP*. Nesse sistema, s* 43,6% do* *unicípios
</line>
</par><par>
<line>
*ossuem
</line>
<line>
*m sistema exclusivo, apena* 1*,9% *etêm si*tema unit*rio,
</line>
<line>
em conjunto com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*sg*tamen*o s*n*tário. Os dados pa*a u* siste** comb*na*o para o *istema DMAP* mar**
</line>
</par><par>
<line>
apenas 26,3%,
</line>
<line>
e, ao tra*ar sobre os mu*icíp*os b**sileiros
</line>
<line>
qu* possuem *l*um *ipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr*ta*e*to para *guas plu*iais, es*e va*or atin*e apenas 4,1% das cidades.
</line>
</par><par>
<line>
A infraest*utu*a do DMAPU é *ompo*ta *e*a exist*n*ia *e
</line>
<line>
pav*menta*ão e meio-fio
</line>
</par><par>
<line>
nas vias públicas, a presença de redes ou canais s*b*errân*os,
</line>
<line>
dados *ue, respecti*amente,
</line>
</par><par>
<line>
a*ingem somente 68,8% e 24,8% das via* *ública*. Ao se tr*tar dos mun***p*os que d*spõem
</line>
</par><par>
<line>
de sol*ções d* drenagem natu*al, com a pr*sença de
</line>
<line>
faixas valas *e filtraç*o, *m vias e
</line>
</par><par>
<line>
públicas, esse val*r cai para a*enas *0,8% dos municípios.
</line>
<line>
Sobre a *estã* mun*ci*al de risco, 69,8% dos municípios não possuem *apeamen**
</line>
<line>
da* áreas com risco d* inund*ção, de form* que, em *e*ritório nacional, 4,*% dos d*micílio*
</line>
</par><par>
<line>
estã* suj*itos a inundaç**s, ap*es*nta*do dad* tamb*m d* que *o ano *e realização o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
amos**a (2022) um montante de 5*2,4 mil *esso*s foram des**rigadas *u de*a**jada* devido
</line>
<line>
ao* e*e**os hid*ológ**os i*pac*antes.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *2, art. 7, p. *2*-142, dez. *025 *ww4.Unif*a*et.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Racism* A*bi*nta* e Desigualdade no Acesso ao S*n*am*nt* Básic* no Brasi* e Al*goas
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
Ao confr*ntar os d*dos do sa*eamento bási*o e o r*co*te de cor/raça, dem*nstra que
</line>
<line>
[...] 91,8% das p**soa* amarelas e 83,5% das pessoas b*an**s têm *cesso a uma rede
</line>
</par><par>
<line>
de esgoto, *ole**
</line>
<line>
de lixo e de abaste*imento de água ad*quada em casa n* Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
[ ...] .
</line>
</par><par>
<line>
Cer*a de 28.*37.901 ** pessoas p*rdas, 5.164.144 de *ret*s e 1.188.08* de
</line>
<line>
i**íge**s não têm acesso ao *aneame*to b*sico ade*uado n* B*asil. As ****oas que
</line>
<line>
se decl*ram bran*as qu* v*vem em c**diçõe* sanitár*as inadequadas totalizam
</line>
<line>
14.561.599, enqua*to apen*s 73.*61 **a*elos estão nesse me*m* cenário. (Martins,
</line>
<line>
2024, p. 1)2
</line>
<line>
As desigualdades no acesso aos serviços torn*m-se a*n*a *ais evi**n*es quand* se
</line>
<line>
*na*i*a* os dados re*erentes às cinco regiões brasileiras, uma vez que * Norte e * N*rdeste
</line>
</par><par>
<line>
apresentam, em to*os os serviço* e si**e*as, os perce*tua*s mais baixos **
</line>
<line>
aten*i*ento. A
</line>
</par><par>
<line>
ausência d**s*s *ervi*os atinge a maiori* da pop*lação reside*te n*ssas reg*ões, som*ndo-se a
</line>
<line>
iss* as sign*ficativ*s disparidades existentes en*re os *stados e muni*í**os que *s integram.
</line>
<line>
Essas *esigualdade* se refletem no estado de A*ago*s e em seus municí*ios.
</line>
<line>
*e a*ordo com * Sistema Nacion*l de Infor*aç*es s*bre Sanea*en*o (S*IS), com
</line>
</par><par>
<line>
base nos dados de *020, *os
</line>
<line>
3,3 *ilhões *e *oradores do estado, 76,3% tin*am
</line>
</par><par>
<line>
acess* ao *iste*a *e rede de água, 22,*% habitava* em residência* com s*stema de
</line>
<line>
rede de cole*a de esgoto, 17,2% *o volume de e*goto ge*ado no estado era *ratado.
</line>
<line>
*s per*as de águ* no* sist*mas de distri***ção estavam *m 34%.
</line>
<line>
Em *arço de *022, o Insti*uto Trata Brasil pub*icou * 14º R**king do Sa*eame*to
</line>
</par><par>
<line>
com foco nas 100 maior*s ci*ades
</line>
<line>
bras*l*iras. E* Ala*o*s, s*mente *aceió foi
</line>
</par><par>
<line>
contem*l*da, aparecendo na 9*ª colo*ação. (Saneamento Básico, *024, *. 1)3
</line>
<line>
Confor*e o Ins*ituto B*asileiro d* Geografi* e Estatís*ica (IBGE, 2022), *entro do
</line>
<line>
estado de Alagoas, c*mposto p*r 1*2 municípios, *erifica-se a in*xistência de acesso
</line>
</par><par>
<line>
adequado
</line>
<line>
à rede de esgotame*to
</line>
<line>
sanitário. Ao estabelec*r parâmetros de medida pa*a
</line>
</par><par>
<line>
compreender os dados so*re saneamento *o *stado, obser*a-** que nenhum município *ossui
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimento total d* s*a po**lação. Ap*nas
</line>
<line>
*ito muni*ípios apresentam p*rcentuais en*re
</line>
</par><par>
<line>
*9% e 5*% (*BGE, *0*2). *a ***xa entre 58% e 3*%, *oram i*e*tificados 11 m*nicípi*s.
</line>
<line>
Out*os 21 munic*p*os **n*am com cob*rtura que *a*i* entr* 37% e 1*% da *opula*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*do, os **dos *ais alarmantes se
</line>
<line>
**f*re* * 62 cidades c*ja *ede ** es**tamento
</line>
</par><par>
<line>
sanitá*io atende ape*a* um* parc*la *nfi*a dos habitante*, com p*rcent*a*s *nt*e 17% e 0%.
</line>
</par><par>
<line>
2 MART*NS, André. Censo 2022: Pretos, pa*dos * indígenas têm *enos *cesso a saneamento básico no Bra*il.
</line>
<line>
Exa*e. Dispon*ve* em: https://exame.com/bras*l/c*nso-2022-pretos-pard*s-e-indigenas-*em-menos-acesso-a-
</line>
<line>
sanea*ento-ba*i*o-no-brasil/. Acesso em: *6 nov. 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
3 SA*E*MENT* BÁSICO e Eleiç*es: que v**ê pre*is* saber par* de*envo*v*r o s*u e*tado? Centro de o
</line>
<line>
*i*er**ça Públi** - CLP. **sponível em: ht*ps://conte*do.**p.org.br/*aneam*nto-ba*ico-e-eleicoes-
</line>
<line>
alagoas#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20Sistema,*er*do%2***%20est*do%20era%20tratado. *c**so
</line>
<line>
em: *6 *o*. 2024.
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina *I, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. *0*5 *ww*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. R. Ferr**ra, E. *. S*lva
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, no ter*itóri* alagoano, aproximadament* 6*% dos mun*cípi*s, entre ele*
</line>
<line>
Cac*mbi*has, *ajueiro, Camp* Gr*nde, *anapi, Car*eiros, C*ã P*eta, Coité do Nó*a,
</line>
<line>
Coqueiro Seco, *oruripe, Craí**s, Dois Riacho*, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz
</line>
<line>
Deserto, Gira* *o Ponciano, Igaci, Igreja Nov*, Inha*i, J*caré dos H*mens e Japarati*ga,
</line>
<line>
entre out*os, convivem c*m índices próximos a zero no a*esso ao s*neam*nto básico. Casos
</line>
<line>
extre*os como os de Ca**mbinhas e *arn**ros, que reg**tram, respectivame*te, apenas 0,4%
</line>
</par><par>
<line>
* 0,2% da *opul*ção c*m
</line>
<line>
acesso ao se*v*ç*,
</line>
<line>
evi*enc*am a exclusão d* grand* parte da
</line>
</par><par>
<line>
po*ulação dessa* locali*ades.
</line>
<line>
Segundo Al*uquer**e (2024, p. 1),
</line>
</par><par>
<line>
Alagoas é o
</line>
<line>
5º esta** br*sileir* co* maior *roporção de moradore* sem água
</line>
</par><par>
<line>
canalizada, seg*ndo *ados *o Censo *emográfico 2022 do Insti*ut* B*a*ileiro de
</line>
<line>
Geografia e Estatística (I*GE), di*u*gados em *ever*iro. Doze unidades fe*erativ*s
</line>
</par><par>
<line>
no país estão acima
</line>
<line>
d* m*di* *eral do p*ís,
</line>
<line>
de 2,4%, quand* o assunto é falta **
</line>
</par><par>
<line>
acesso a água cana**z*da. Esses estados estão nas regiões Nor*e e Nordest*, segundo
</line>
<line>
levan*amento da Agênc*a T*tu.
</line>
<line>
Em Alago*s, as cida*es cam*eãs dess* r**kin* são Ouro Branco (69,*%),
</line>
<line>
Cac*mbinhas (68,3%) e Ca**pi (65,4%), todas na região do Se*tão. ** *raipu,
</line>
</par><par>
<line>
*s*ima-se
</line>
<line>
que 10.387
</line>
<line>
pes*oas vi*em sem *gua canalizada, o que representa quase
</line>
</par><par>
<line>
metade (44%) da população do municí**o. A cidade ocupa o 1*º *ugar
</line>
<line>
quant*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
proporção de m*ra*ore* se* água dentro *e casa.4
</line>
</par><par>
<line>
En*re os muni*ípios que a*rese*tam as
</line>
<line>
piores co*dições de saneamento básico,
</line>
</par><par>
<line>
Cajueiro poss*i 6*,79% d* população parda e *arn**ros,
</line>
<line>
*8,19%. Ambos são c*mpos*os
</line>
</par><par>
<line>
majoritaria*ente p*r pessoas pardas, pretas, **díge*as e in*egrantes *e com*nidade*
</line>
</par><par>
<line>
tradicionais. Dessa for**, figur*m entre aqueles
</line>
<line>
que e*frenta* os ma*s baixo* índices de
</line>
</par><par>
<line>
acesso aos serviços de *aneamento básico em Al*goa*. Esse* dados
</line>
<line>
evid*nciam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
predominância de gru*os racializados **s lo***idades com maiores déficits de infra*strutura
</line>
</par><par>
<line>
sani*ária, refor*ando *
</line>
<line>
correlação
</line>
<line>
entre r*ça, terri*ório e desi*u*lda*e soc*oambiental no
</line>
</par><par>
<line>
est*do.
</line>
</par><par>
<line>
*s disp*ridades refletem a es*rutura *a soci*da*e capi*alista, na qual a *o*mação *ocial
</line>
<line>
e h*stóri*a do Brasil e de *lagoas e**abe*ece as piores condiçõ*s de vida e de trab*lho nos
</line>
<line>
lo**is ha*itados **edo*ina*temente po* *essoas *acializ**as. Des*a form*, * marca
</line>
<line>
est*uturante do r*cismo
</line>
</par><par>
<line>
4 AL*UQUE**UE,
</line>
<line>
Tamara. Al*g*a*: 5º lu*ar n* país no
</line>
<line>
ranking de c*sas sem acesso a ág*a canalizada.
</line>
</par><par>
<line>
Jo*nal
</line>
<line>
Extra.
</line>
<line>
Alagoas,
</line>
<line>
07
</line>
<line>
mar.
</line>
<line>
2024.
</line>
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Disponível
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em:
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h*t*s://ojornalextra.com.br/n*t*cias/alagoas/2024/03/102276-alagoas-5*-luga*-n*-*ais-*o-*a*ki*g-d*-ca*as-sem-
</line>
<line>
acesso-a-agua-ca*a*iz*da. Ac*sso em: 16 nov. 2024.
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Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *2, a*t. 7, p. 125-142, dez. 2025 www4.Unifsanet.*om.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Racismo Am**ental e Des*g*aldade *o Acesso ao *ane*mento Básic* no Brasi* e Ala**as
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
[...] nas p*lític*s públic*s que *bs*rui t*nto o *cesso ao di*eito ao s**eamen*o quanto
</line>
<line>
a at*ação d* p*pulação e do movimen*o n*gro nos *roces*os decisório* d* políticas
</line>
<line>
públi**s e *e *eflexã*-pe*q*isa do se*or de saneamento, cuja *ultura institu**o*al é
</line>
<line>
**e*sa à *artic*pação s**ial de negros, pobres e mu*heres [...]. (Jesus, 2*20, *. 110).
</line>
<line>
Tais dados revelam que *s municíp*os *om populaçã* ma*ori*ariame*te neg*a, com
</line>
<line>
parcela populac*ona* que *hega a q*ase 7*%, são os mais *feta**s pela *alta de *cesso *o
</line>
<line>
san*a*ento bási*o, o *ue repe*cute di*etamente nas condições de vida e na p*s*ib**i*ade de
</line>
<line>
*ma sobr*vivência *igna.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
As consequ*ncias da deg*a*a*ão a*biental s*o perceb**as em escala planetária,
</line>
</par><par>
<line>
manife*tando-se n* av*nço das mu*anças climáticas, *a p*l*iç*o, na
</line>
<line>
escasse* de **t*rias-
</line>
</par><par>
<line>
primas ess*nciais pa*a o proces*o produtivo e
</line>
<line>
em div*r*as outra* *orm*s de imp*cto.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tu*o, **is pr*blemas não afetam as naçõ** de m*neira uniforme; os pa*s*s m*is pobres *
</line>
<line>
periféric*s *ão os mais impactados.
</line>
<line>
É a p*rtir de*sa imposição desigual dos impacto* do mod* de produção capitalist*
</line>
</par><par>
<line>
s*bre * natureza que su*ge, na década de 198*, o debate s*bre o ra**smo ambient*l,
</line>
<line>
cuj*
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivo é evidenc*ar que os problemas *a*sados *elo
</line>
<line>
capitalismo na natu*eza e suas
</line>
</par><par>
<line>
co*sequências não s* m*n*festam d* *orma iguali*ária para todos. Esses *feitos são im*ost*s
</line>
<line>
de man*ira dive*gente a pa*cel*s es*e*íficas *a s*ciedade, q*e sofrem com m*dan*as
</line>
</par><par>
<line>
climátic*s,
</line>
<line>
d*sastres *m *ív*is crescen*es,
</line>
<line>
calor in*e*so
</line>
<line>
e fortes
</line>
<line>
chuvas. Quando *ais
</line>
</par><par>
<line>
fe*ôme*os se *ombinam com desiguald**e *ocial, altos níveis d* p*br*za, *esemprego, fome,
</line>
</par><par>
<line>
mora*ias *recárias a falta de acess* a* saneamento bás*c*, obser*a-se a existência de e
</line>
<line>
inúmeras vítima*, cujas e*per*ências estão marcadas **r **as*e, raça e gênero.
</line>
<line>
Dessa fo**a, é na a*uaçã* do Esta*o par* o for*ecim*nto de ser*iços e direito* sociais
</line>
<line>
que se estabelece * a*esso ou não ao siste*a de saneamento bási*o no est*do de A*agoa*, em
</line>
<line>
*m contex*o d* f*vorecimen*o d* c*asse domi*a*t*. No território alagoano, o aces*o a ess*
</line>
<line>
*erviço e*tá permeado e estr**u*ado pelo r**i*mo. *omo evidenciado pelos *ad*s, nã* há
</line>
<line>
município* e* *u* todos os hab**antes s*j*m atendidos de forma i*ualitária; a precarie*ad* na
</line>
<line>
*ferta do *er*iço * const*n*e, afetan*o pri*cipalmente cidad*s compos*as *redominante*en*e
</line>
<line>
por pe*soas negr*s, com ma*oria de *abi*antes autodeclarados p*rdos, acim* de 50%. Essa
</line>
</par><par>
<line>
an*lise evidencia a*
</line>
<line>
conseq*ê**ias do r*cismo ambien*** e s*a r*lação com as to*ada*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ecisão do Estado.
</line>
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A. C. R. Ferr*ir*, E. M. Silva
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<line>
140
</line>
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<line>
Po*ta*to, o rac**m* ambiental constitui*-se enqua*to u*a **tegoria analítica essencial
</line>
<line>
*ara *nt*nder as des*gualdades socioam*ientais no Brasil e, *specialmente, no estad* de
</line>
<line>
Alagoas.
</line>
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Cen*r*
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A. C. R. *er*eira, E. M. Silv*
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142
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<line>
*omo *eferenciar este Artigo, *onfor*e ABNT:
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<line>
F*R*EI*A, A. C. R; SILVA, E. M. Racismo Ambi*ntal * D*sig*al*ade no A*esso *o Saneamento
</line>
<line>
B*sico no Brasil e Alagoas. Re*. *SA, Ter**in*, v. 22, n. 1*, art. 7, p. 125-142, dez. 2025.
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<line>
Contribuição dos *utore*
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A. C. *. Ferreira
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<line>
*. M. Silva
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<line>
1) conc*pção e pl*nejamen*o.
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<line>
*
</line>
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X
</line>
</par><par>
<line>
2) *ná*ise e interpret*ção dos **dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oraç** do rascunho ou na *e*isão c**tica do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipa*ão na apr*vação da versão final do manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. *2, n. 12, **t. 7, *. 125-1**, de*. 2025
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www4.Unifs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)