<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-*4*, de*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*2.7 </line>
</par>
<par>
<line> Racismo Ambiental e Desigual*a*e no Acess* ao *aneam**to Básico no Br**il e Alagoas </line>
<line> *nvironment*l Rac*s* and Inequ*lity in Acces* *o Bas*c Sanitat*on i* Brazi* a*d Alago*s </line>
</par>
<par>
<line> Ana Carolina Rodri*ue* Ferreira </line>
<line> Gradu***o em Servi*o Social pela Un*versidad* Federal de A*agoas </line>
<line> E-mail: anac*fe*reira01@gmail.c*m </line>
<line> Everton *el* da Silva </line>
<line> **utor em *er*iço Social p*l* *niversi*ade Federal de Al*g*as </line>
<line> Profes*or adjunto d* Universidade Fed*ral *e Alagoas e do (*PGS*/UF*L) </line>
<line> E-ma*l: everton.*il*a@*fal.palme*ra.b* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ana C*rolina Rodrigues Ferreira </line>
<line> Edi*or-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> K*r*e* </line>
<line> de </line>
<line> *lenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Ru* </line>
<line> *onho </line>
<line> Verde, s/n, </line>
<line> Bai*r* </line>
<line> Euca*ipto, </line>
<line> Palme*ra </line>
<line> dos </line>
<line> Ro**i*ues </line>
</par>
<par>
<line> Índios/AL, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: E*e*ton Melo d* *i*va </line>
<line> A*tigo rec*bido em 13/1*/*025. Últi*a </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> Sonho </line>
<line> *erde, */n, </line>
<line> Bairro </line>
<line> E*calipto, </line>
<line> *almei*a </line>
<line> dos </line>
<line> rece**da em 24/11/*025. Aprovado e* 25/1*/2*25. </line>
</par>
<par>
<line> Índios/AL, Brasil. </line>
<line> A*a*iado pe*o siste** Tripl* Review: Desk Review a) </line>
<line> p*lo Edi**r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </line>
<line> (aval*ação cega por dois avalia*ores d* á*ea). </line>
<line> Revisã*: Gramatic*l, No*m*tiv* e de Formataç*o </line>
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<line> A. C. R. Ferreira, E. M. Silv* </line>
<line> 126 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<par>
<line> O pr*s*nte ar*igo tem como objetiv* analisar a *el**ão entr* a "ques*ão amb*e*tal", o *acismo </line>
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<line> ambiental * sua* consequências *o acesso ao sanea*e**o </line>
<line> b*sico no Br*sil e no esta*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *lagoas. A pes*uisa possu* caráter bibliográfico e doc*me*ta*, fundamentando-se em artigos, </line>
</par>
<par>
<line> *eses e *iss*rtações, além de dados prov*nientes do *nst*tuto Bras*leiro de Geografia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Estatíst*ca (IBGE) e d* *istema Nacional de Informaçõ*s **br* Saneame**o (SN*S). O* </line>
<line> r**ultados i*dicam *ue, com a e*losão da "que*t*o ambie*tal" decorrente da crise e*t*u*ural </line>
<line> do capi*al instaurada a *a**i* d* *écada de 1970, * modo de produção c*pi*alis*a alcanç* um </line>
</par>
<par>
<line> nível c*escent* de destruição da natureza e da socieda**. Esses impactos *ncidem de </line>
<line> forma </line>
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<line> mais seve*a *obre a po*ulação ne*r*, e*idenciando a relevância do de*ate acer*a *o racismo </line>
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<line> ambiental. *al proc*s*o se materializa nas cond*çõe* de </line>
<line> vi da </line>
<line> da p*pu*ação brasi*eira e, em </line>
</par>
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<line> es*ecial, d* p*pu**ção *l*g**na, cujo* mun*c**ios, *omp*s*os ma*orit*riamente p*r **ssoas </line>
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<line> p*etas </line>
<line> e *ardas, s**r*m com a ausê*cia ou o acesso desigual a *erviços essenciais </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivênc*a, como o saneamento básico. </line>
<line> P*lavras-chave: Racismo Ambiental. B*asil. A*agoas. Saneamento Bás*co. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
</par>
<par>
<line> Th*s </line>
<line> arti*l* aims *o analyze the relation**ip b*tween the "e*vironmental *uestion," </line>
</par>
<par>
<line> environmental racism, and its **nsequences on acc*ss to basic sanitati*n in Br*zil and the </line>
<line> state o* Alagoas. The research is bibli*graphi* and *ocumentary in nature, b*sed on a*ticles, </line>
</par>
<par>
<line> the*es, and diss*rtat*ons, a* well </line>
<line> a* data from the Brazilia* Institute of Geogr*ph* and </line>
</par>
<par>
<line> Statisti*s (IBGE) and the Nation*l Sanitatio* Information S*stem (SNIS). The r*sults indicate </line>
<line> tha*, *ith the emerg*nce of the "env*ronmental question" r*s*lting *r*m the structural cris*s of </line>
<line> capit*l established in t*e 19*0*, *he capitalist m*de of p*oduction *eaches *n increasing level </line>
<line> of d*st*u*tio* of nature *nd society. These *mp*cts a*fect the Bla*k p*pula*ion more *ev*rely, </line>
<line> highlight**g the rel**ance of the deb*t* on environ*ent*l r**ism. This process *a*erializes in </line>
<line> the living c*nditions of *he Brazilian *opulati*n and, in par*ic*lar, *he pop*lation of Ala*oas, </line>
<line> wh*se municipalities, *ompo*ed *ost*y of Black an* mixed-r*ce pe*p*e, suffer fro* t*e </line>
<line> a*s*nce o* unequal a*cess to es*ential *ervices f*r survival, such as basi* sanitatio*. </line>
<line> Keyword*: Environmental Racism. **azil. Alagoa*. Basic Sa*itation. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 12, art. *, p. 125-142, de*. 2025 </line>
<line> w**4.U*ifsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> ***ismo A*biental * Desigualdade no A*esso *o *aneame*t* Bá*ico *o Bra*i* e Alagoas </line>
<line> 127 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> É atra*és da relação d* *ênero humano com * processo de *ran*forma**o *a natureza, </line>
<line> *ediada pe*o trabalho, que s* to*na possível o desenvolvim*nto *o ser so*ial. Com o ava*ço </line>
<line> técnico * *ientíf*co estab*lecid* pelo modo de produção capitali*ta, a re**ção metaból*ca que </line>
</par>
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<line> *n*** v*g*rava *n*re soc*edade e natu*eza * co**rometida, p*is a exploração intensa </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> degra*an*e d*s recursos naturais deixa </line>
<line> de *tender às ne*essidades humanas e p*s*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esp*nder aos an*ei*s do *a**tal, em um proce*s* de acentuada degrad*ção desses recursos * </line>
<line> da* c*ndiçõe* de v*da e de tra**lh*. </line>
</par>
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<line> N* sistema </line>
<line> ca*i*alista, o processo *est*****o de pro*ução para obtenção de l*cro </line>
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<line> torna-se o </line>
<line> objetivo central. Com agu**zação da cr**e *strutu*al do cap*ta*, as a*õ** de a </line>
</par>
<par>
<line> de*t*uição d* *atureza in*ensificam-se em prol d* acumulaçã* *e r*q*eza*, o que resulta </line>
<line> no </line>
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<line> su*gimento </line>
<line> d* "ques*ão ambienta*" * de suas múlt*plas expres*ões. A compr*ens*o c*í*ic* </line>
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<line> desse debate pe**i*e observar que *a** expres*ões n*o se *istrib*em de **r*a "democrát**a". </line>
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<line> O que ** estabelece, na reali*ade, </line>
<line> é um* im*osição </line>
<line> de*igual dos risco* e danos </line>
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<line> soc*oambientai*. A*si*, a di*cussão s*bre o "*acismo ambie**a*" *orna-se *ndispensável par* </line>
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<line> compr*end*r a existên*ia de u* p*rf** popu*acional que não tem ac*sso </line>
<line> *o meio </line>
<line> ambient* </line>
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<line> s*gur* e sau**vel, recort*do por **asse * *aça. </line>
</par>
<par>
<line> É a po*u*aç*o *egra brasileira a qu* sofre mais inten**m*nte o* ef*ito* do *lto grau de </line>
<line> d*va*ta*ão da n*tur*** e que viv* em condiçõ*s am*ientais precárias. Essas disparidades </line>
<line> podem s*r obs*rvadas também na oferta e no a*esso aos serviços que *ompõem o sistema de </line>
<line> sa*eamento *ásico no país, com d*sc**pância* m*rcant*s entre *egiões, e*ta*o* e *unic*pios. </line>
<line> Com*ree*d*mos q*e a oferta regula* e de qualidade *o san**ment* *á*ico * *ondiçã* </line>
<line> e*sencia* para a construçã* de *m am*ie*te ec*lo*icamente equilibrado. </line>
<line> O present* tra**l*o tem como objet*v* analisar * *elação entre "que*tão ambient*l", </line>
<line> racismo ambie**al e sua* co*s*quên*ias no a*es*o *o sanea*ento básico no Bra*il e no e**ado </line>
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<line> de A**goas. *ara compre*n*er os ele*entos e det*rminaçõe* qu* permeiam </line>
<line> * temátic* </line>
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<line> estu*a*a, *oram rea*izadas pes*uisa* documentais e bibliográfica*. A pesquisa b*bl*ogr*fic* </line>
<line> contou co* autor*s com* Abreu (2018), Silva (2008), Silva, E. (2022), N*n*s (2022), </line>
</par>
<par>
<line> Belmon* (2023), entre outro*. A </line>
<line> pesq**sa do*umental utiliz*u as *ases d* </line>
<line> *ados do Sistema </line>
</par>
<par>
<line> Na*ion*l de Inf**mações sobr* Saneament* Básico (SNIS) e d* I*stituto Bra*ile*r* *e </line>
<line> Geogra*ia e Estatística (I*GE). Dessa fo*ma, fo* po*sív*l identifica* um p**fil *emográfico e </line>
<line> ra*ial da p*pula*ão ala*o**a que sofre cotidianamente com problemas s*cioambie*tais </line>
<line> dev*do à p*ecarieda*e *o sa*eamento b*sico. </line>
<line> Re*. FS*, Tere**na P*, v. 22, n. 12, art. 7, *. 125-1*2, d**. 2025 w*w*.Unifsane*.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> A. C. R. Ferreira, E. M. Silva </line>
<line> 128 </line>
</par>
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<line> Este arti** s* estrutur* e* três *artes, além desta in*rodução: duas *eçõe* d* </line>
</par>
<par>
<line> des**v*lvimento e as co**id*rações fi**i*. A p*i*eira seç*o ab*r*a a c*ise e*trutura* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cap*tal, que atinge elevad*s índices de de*truição *mbiental e </line>
<line> co*duz à gêne*e da "ques*ão </line>
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<line> ambi**tal". Suas expres*ões *ão se restr*ngem natureza, ma* afetam dive*sos se**res da à </line>
</par>
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<line> sociedade e </line>
<line> chegam a colocar em risco própria pr**ução * rep*odu*ão do capitalismo. A a </line>
</par>
<par>
<line> segunda *eção d*senvolve o debate sobre racismo amb*ent*l e *ane*men*o básico, *estacando </line>
<line> que as **pres***s da "que*tão ambienta*" *nc*dem de modo m*is intenso s*bre parcelas </line>
</par>
<par>
<line> es*ecíficas </line>
<line> da </line>
<line> pop*lação. É nes*e con*exto que a popu*ação negr* ala*oana aprese*ta os </line>
</par>
<par>
<line> piore* índices de aces*o aos ser*iço* de saneamento básic*, o que se *on**gu*a como m*rc* e </line>
<line> expressão d* rac*smo ambiental no es**do. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓ*IC* </line>
<line> 2.1 A crise estrutural do *apita* e a "quest*o a*biental" </line>
</par>
<par>
<line> Com a e*tr*da no período de crise do sistema *apita*ist*, n* déca** de 197*, </line>
<line> e*te </line>
</par>
<par>
<line> *assa a viven**ar uma crise estrutur*l m*rcada pela intensa qu*d* de sua lucratividade, ** u* </line>
</par>
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<line> p*ocesso qu*, *ifere*temente de out*os *omentos *e crise </line>
<line> do c*pita*, se torna permanente, </line>
</par>
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<line> atinge todos os níveis de produção * se *isse*ina gl*b*lmente (M*SZ*ROS, 2002). Segundo </line>
</par>
<par>
<line> S*lva, E. (20**, p. </line>
<line> 110), "o capital co*s*itui-s* como excepci*nal </line>
<line> depred*dor do* recurso* </line>
</par>
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<line> naturais e explor*dor *a *or*a de trabalh*, s*bjugand* as relações sociais, o *eio ambiente e </line>
<line> a naturez* ao *eu i*st*nto de extr*ção de mai*-vali*". </line>
<line> Essa crise se tornou a *ais *rave enfrentada pe*o s*stema, ger*nd* consequências que </line>
</par>
<par>
<line> se inte*sific*m e atingem diversas áreas da socie*ade, perpassan*o </line>
<line> *es*e a economia até </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *el*ção human* co* natureza. No en*rent**e**o da crise a </line>
<line> estrutural, o cap*tal recorre </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> at*ação estatal, demonstrando sua *mp*rtância *ara a manutenção do sistema capi*alista. *sse </line>
</par>
<par>
<line> *rocess* *e </line>
<line> en*rentame*t* "[...] estrut*ra-*e no *eguinte tr*pé: fina*c*ir*zaç*o da economia, </line>
</par>
<par>
<line> ree*truturação pro*utiva e globalização do id*á*io n*oliber*l" (SI*VA; RI*, 2014, p. 6). </line>
<line> T*mbém com* f*rma de enfrentar a crise estrutu*al, *o*am i*plementadas mu*anças </line>
<line> nos pro*es*o* de *rab*lho * *e p*odução, su*met*ndo os trabalhador*s a níveis cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> i**ensos de e*ploração, acom*anh***s de uma c*es*ente perda de </line>
<line> direi*os </line>
<line> trab*lhistas e </line>
</par>
<par>
<line> s*cia*s. Pa*al*lament*, houv* o </line>
<line> avanço da destru*ção desenfreada da n*tureza, *rovoc*ndo </line>
</par>
<par>
<line> profunda degrada*ão ambiental impactos negat*vos tanto *ara a e </line>
<line> sociedade q*anto para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> me*o am*ien*e. A </line>
<line> c*ise do modo ** produção capi*alista ultrapassa a esf*ra econômi** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 12, *rt. *, p. 125-14*, dez. 202* </line>
<line> www4.Unifsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Racism* Ambie*t** e D*sig*alda** no Acesso ao Sane*men** Básico no Brasil e Alagoas </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> transf*rma-se também em </line>
<line> um p*oblema ambi*ntal, compr*metendo a cap*c*dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> so*revi**ncia d* h*manid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Na análise da formaçã* s*c*** * hist*rica, homens e mulhe*es esta*el*cem relações de </line>
</par>
<par>
<line> pro*ried*d* sobre a natureza e sobre o* me*os </line>
<line> de tra*sf**má-l*. A partir disso, define-se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> divi*ã* de classes entre os qu* detêm *u não *s meios de pr*d*çã* *, </line>
<line> cons*que*temente, </line>
</par>
<par>
<line> quem poderá acessar a riqueza *ocia*mente produz*da. Des*a forma, "a destr**iv*dade </line>
</par>
<par>
<line> ambienta* [...] é determinada p*lo modo de produção capital*sta, c**as relações sociais </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> basei*m *a </line>
<line> pr*dução *ocializada do trabalho * na apropr*ação privada da riq**za na forma </line>
</par>
<par>
<line> *ercadoria" (NUNES, 2022, p. 28). </line>
<line> Ainda confo*me Nunes (2022, p. 38): </line>
<line> A desigua*dade social provenient* da alienação do trabal*o e da n*tureza encon*r* </line>
<line> e***ess*o na *mpossib*lidade das classes não proprietárias em ter as su*s </line>
<line> n*cessidades naturais e *oc*ais atendidas, ou seja, acesso * *rabalh*, ***m*ntaçã*, a* </line>
</par>
<par>
<line> pur*, água limpa, mo**dia, </line>
<line> vesti*enta, ed*cação, a*te, *azer e todas aq*elas que, </line>
</par>
<par>
<line> numa perspecti*a marx*an*, podem conduzir a *umanida*e *o seu r*co processo de </line>
<line> h*manização, mas cujo acesso, no sistema *o cap*tal, e*tá med*ado *elo mercado. </line>
<line> *o capita*is*o, os bens naturais sã* transformados em mercad*ria* * fontes de lu*ro, </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo m*rc*n*i*iza*o* junto à força *e trabalho. Ne**e sist*ma, o* *roblemas am*ientais </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> expressam "nos t*ágicos *feito* da poluição causada pelas g*a**es indúst*ias, na *scassez *os </line>
<line> re*u*sos naturais não renováveis, *a p***ução incomensuráve* de mercadorias desc*r*áveis, </line>
<line> na *eração *ada ve* m**s e*acerbad* de resí*uos sólidos, e*c." (VAL***A, 2005, p. *9). </line>
<line> Dentro do modo de p*odução c*pitalista, não h* possi*i**dade de proteção *mbien*a*, </line>
<line> uma vez que a apr*priaçã* predatór*a da natureza é imp*escindível para a manutenç*o desse </line>
<line> modelo econômico e d* seus lucros. Des*e modo, "o *ercado *mpu*siona, em algun* </line>
<line> mome*t*s, o Estad* a assumir a frente par* m*nimiza* os im*ac*os de algumas exp*essões da </line>
<line> \questão a*bient*l\, a fim de *an*er o ritmo de acumulaçã* de capit*l" (SIL*A, *. 2022, p. </line>
<line> 11*). As açõ*s es*atais são meramente pa*i*ti*as, pois nã* alte*am a ló*ica destrutiva do </line>
<line> capita*. </line>
<line> É p*rceptível, p*r*anto, *ue a bus*a p*r um *rocesso de produçã* que não provoque </line>
<line> i*tensa degrada*ão ambiental e qu* estabeleça um* r*lação harmônic* entre gêner* hum*no e </line>
<line> nature*a não * *ossível no modelo de prod*ção vigent*. Tal pr**esso *ó pode ser alca*çado </line>
<line> em uma nov* forma de organização social, que n*o seja fundamen*ada no trabalho alienado e </line>
<line> na destruição da na**rez*. </line>
</par>
<par>
<line> * degradação ambiental *m l**ga es*ala </line>
<line> não foi realidade nas sociedades que </line>
</par>
<par>
<line> antecederam o modo de produ*ão *a*ita*ista. Nessas so*i*dades, a su*ten*abilidade do planeta </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. *025 ww*4.*n*fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. R. Ferreira, *. M. Silva </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> n** era amea*a*a, pois a pro*ução ** limitava à satisfaç*o *as necessidades humanas. *evi*o </line>
<line> ao pouco domínio técnico, *s soc*edades *ré-capi*alistas não foram capazes de estabelecer </line>
<line> controle efetivo sobre a na*ureza (ARAÚJO; SILVA, *023). </line>
<line> No e*ta*to, no c*p**al*smo: </line>
<line> *ste movimento, essencialmente co*cent*ador de riq*eza*, al*e*a radicalmente as </line>
</par>
<par>
<line> relações e*tre *o*ie*ade e **tu*eza. Ao adotar *omo o**etivo d* produçã* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*rmaçã* de excedentes para o me*c**o com fins de obte* luc*o, a burgues*a institui </line>
<line> a concorrênci* e a *om*etitividade como valo*es essenc*ais às prát*cas econômicas e </line>
<line> impulsiona o d*senv*lvime*to d*s forças prod**ivas com* con*raface da </line>
<line> apro*riação do traba*ho alheio, ina*gurand* também u** nova etap* na relação com </line>
<line> o meio *mbie*te. *o *omín*o d* terra passa-se, ent*o, ao dom**io da *aturez* (*m </line>
<line> escala planet*ri*) e da *ró*ria h*man*dad*. (SILVA, 200*, p. 37-*8). </line>
</par>
<par>
<line> A permanênci* des*e modelo de pro*uç*o, o acirramento *e suas con*radições e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> b*s*a incessante p*lo aumento </line>
<line> da produ*ão, med*ante avanços te*nológicos e científ**os, </line>
</par>
<par>
<line> acel*ram o **ocesso pro*utiv* e am*liam a *estruição *a na*ure*a. Quanto maior </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> domi*a*ão s*bre * *atur*za, *eno* a produção *e vo*ta par* *tende* às necessid*des co*etiv*s </line>
<line> ** trabalhador que ***a a ri*ueza soci**. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta dire*ão </line>
<line> da perspectiva c*ítica *ar*i*ta, conv*m **irmar que </line>
<line> * "questão </line>
</par>
<par>
<line> a*biental" é c*mpreendida como </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> um conjunto *e defi*iências n* *eprod*çã* do sistema, o que se o*igin* na </line>
</par>
<par>
<line> in*isponibilid*de *u escassez de elem*ntos do processo p**dutivo advindos da </line>
</par>
<par>
<line> *atureza, *ais co*o matéria*-primas e energi* e seus desdobra**ntos ideopolí*icos. </line>
<line> *m **tra* p*l**ras, *rat*-** da incapacidade *o planeta de prover, inde**nidamente, </line>
</par>
<par>
<line> os re*ursos necess*rios à rep*odução *a vida, em con*ições históricas e </line>
<line> socia*s </line>
</par>
<par>
<line> balizadas p**o alto nível de produçã* e consumo. (SILVA, 2008, p. 51). </line>
</par>
<par>
<line> A* con**quênci*s da destrutividade *apitalista se manifest*m globalmente, </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo, na *scassez cresce*t* *e matérias-p*imas e </line>
<line> no aumento da po*uição, evidenciando </line>
</par>
<par>
<line> sinais de esgotamento da </line>
<line> cap*c*dade de reprodu*ão da naturez*. *s *eq*elas ** danos e </line>
</par>
<par>
<line> socioambient*is *ecaem de forma desigual so*re as *egiões do pl*neta, se*d* ainda mais </line>
<line> graves nos países p*ri*éricos. </line>
<line> Dadas *s c*n*equência* da "questão am**ental", ** a*ões de mitiga*ão </line>
<line> implementadas, cujo ob*e*ivo * apena* "*menizar" seus impactos, mostram-*e in*ufici*ntes. </line>
<line> *omo de**a*a Silva (2008, p. 66-67): </line>
<line> [...] a insuficiência das *e*ormas no c*mpo da \*u*stão amb*e*tal\, posto *ue a sua </line>
</par>
<par>
<line> prod*ção e repr*dução se </line>
<line> d*rão enquanto a socied*de d* ***ital pre*alecer, </line>
</par>
<par>
<line> ganha*do e*pr*ssões diversas, de aco*do com **da região </line>
<line> geopolítica, cada p*ís, </line>
</par>
<par>
<line> cada localidade. As múl**plas fa*etas qu* *d*u*re - como </line>
<line> parte* constit*tivas *e </line>
</par>
<par>
<line> *ma *r*em socia* * ambiental mais *mp*a - vão rev*lar, tendencialmente, as </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina, *. 2*, n. 1*, art. 7, p. 125-142, dez. *0*5 www4.Unif*anet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rac*smo Ambi***al e Desigual*a** no A**sso *o Saneamento Bás*co *o Brasil e Al*goas </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> contr*dições centrais do capita**smo na a*r*pri*çã* da natureza. Assim, a \questão </line>
</par>
<par>
<line> a*biental\ revela as diversas </line>
<line> dime*s*es da prob*emática am*iental em curs* - em </line>
</par>
<par>
<line> especial * *ua inalienável *imensão históri*o-o*toló*ica -, já que, na atual </line>
</par>
<par>
<line> conjuntura *o *esenvolvimento do capitalismo, se agu*iza, co*ocando-se, de </line>
<line> fa*o, </line>
</par>
<par>
<line> **mo uma questão *ue *feta t**a * humanida*e. </line>
</par>
<par>
<line> A expan*ão capital*sta res**ta n* a*anço de seu po*er d*st*utivo. Segundo Silv* </line>
<line> (*008), a intensifica*ão das disputas i*tercapitali*tas man*fe*ta-se na cres*ente *propriação </line>
</par>
<par>
<line> dos r*cu*sos naturais em escala plane*ária; o p*tróleo, a </line>
<line> água, a terra e a biodiversidade são </line>
</par>
<par>
<line> al*os *st*atégicos da lógica de acumulação, especial*ente sob a d*reção d** grandes </line>
<line> potências mundia*s. </line>
<line> E*sa etapa do cap*t*lism* in*ensifica * desigu*ldade entre p*í*es centra** e per*féricos, </line>
</par>
<par>
<line> co* </line>
<line> a apropria*ã* priva*a de*proporcional do* bens natur*is. Podemos e*ide*ciar esse </line>
</par>
<par>
<line> processo com a </line>
<line> [...] mercantilizaçã* da t*rra e decorrente expulsão violenta a </line>
<line> dos </line>
<line> cam*oneses pa*a </line>
</par>
<par>
<line> *s cidade*; a *ransfor*ação das vári*s formas de **ufruto e *e *ropr*edade em </line>
</par>
<par>
<line> dire*tos exclusiv*s </line>
<line> da prop*iedade privada; a supressão *as formas alterna*iva* de </line>
</par>
<par>
<line> *rodução e a sua subst*tuição *el* tr*ba*ho assalariado; as relações d* s*bo*dinação </line>
<line> *conômica e política da* naç*es p*r*féricas. (SILV*, 20*8, p. 69). </line>
<line> As m*danças **trutura*s *os processo* de produção e acumula**o de riqueza </line>
<line> *ntensificam o* mecan*smo* exploratórios, gerando di*e*sas co*seq*ências ambien*ais *omo </line>
<line> as mudanç*s clim**ica*, a ***cant*liz*ç*o dos *ens naturais, o ava*ço ind*strial sobre áreas </line>
<line> de preservação e o aument* no co*su*o de matérias-pr*mas. </line>
<line> A pr*dução c*pit*li*ta, ao transformar me*cador*as em bens cada vez menos duráveis </line>
<line> e de ba*xa qualidade, estimula o descar*e ace**rado e o consumo desenfreado. De*sa forma, "o </line>
<line> capital ignora a finitude da natureza no s*u processo de a*torre*liz*ção, c** o e*gaj**ento e </line>
<line> ap*icação si*temática da técnica e da tecnologia para cada vez mais ext*air recursos **tura*s </line>
<line> em menos temp* e extrair mais trabalho excedent*" (SILVA, *. *022, p. 116). </line>
<line> Es*es pr*cesso*, *ue fo*entam a produção il*mitada e a acu*ulação incessante de </line>
<line> lucros, r***etem a desig**ldade social intrínseca a* s*stema *apitali*ta, *o qual a riqueza </line>
<line> produzi*a não é acessível a todos. </line>
<line> A seguir, d*scutirem*s alg**as particulari*ades da "questão ambiental" e do ra*ismo </line>
<line> ambie*tal, considerando o *cesso desigual *o s**eamento básic* no estado de Alagoas. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resi*a PI, v. 2*, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. 202* </line>
<line> w*w4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. R. Ferreira, E. M. Silva </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> * RE*ULTADOS E DI*CUSSÕE* </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Racismo ambienta* e o **esso desi*ua* ao saneame*to bás*co no Brasil e Alagoas </line>
</par>
<par>
<line> Conf*r*e d*scuti*o n* seção anter*or, a relação entre * *egr*d*ção ambien*al e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> modo de prod*ção </line>
<line> capitalista colo*a em *isco e tende a *nviab*l*zar preservação dos a </line>
</par>
<par>
<line> *cos*istemas. A sociabilidade capi*alis*a é *esponsá*el por profu*das alteraçõe* na *atu*eza, </line>
<line> decorr*nt*s *o uso *esenfreado de seus recursos * da *mpo*ição *o *itmo ec*nômico sobr* os </line>
<line> limite* naturai*. N*sta etapa, b**ca-se evidenci*r como o racismo amb*ental se ma*ife**a no </line>
</par>
<par>
<line> acesso ao </line>
<line> saneamento *ásico no **asil e em A*a*oa*. Para ta*t*, rec*rrer-se-á à liter*tura </line>
</par>
<par>
<line> crítica de base marxista, a fim </line>
<line> de d*scu*ir o racismo ambiental ***o ca*egor*a teórica, bem </line>
</par>
<par>
<line> co*o *pr*sentar o cruzamento de </line>
<line> dados provenientes </line>
<line> do *i*tema Nacional de Informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> sobre Sane*ment* (SNI*) e do Instituto Brasileir* de Geo*rafi* e Estatí*tica (I*GE). </line>
<line> Os impac*os s**ioam*ientai* t*m s* i*tensi*icad* na at*al conjuntura históri** do </line>
<line> cap*t*lismo; contud*, esses ef*itos incide* de maneira *ais severa sobre a classe </line>
<line> t*abalha*ora, *ue conti*ua pri*ad* do acesso * um ambiente eco*ogicamente equilibr*do. </line>
</par>
<par>
<line> Sa*tos, Sil*a e </line>
<line> Silva (2022) ap*ntam, por exemplo, </line>
<line> que loca*ização ** indú*tri*s a </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> elevados í**ices de emissão de poluentes em *aíses *e*iféricos não é um fenôme** aleatório. </line>
</par>
<par>
<line> Es*es territórios, por apresentarem baixos ní*eis de "prot**ão ambiental" e </line>
<line> *br**arem uma </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o majoritaria*e*te *ac**li*ada, t*rna*-se e*paços "a*rati**s" para o de*ó*it* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> concentraç*o d*s at*vidades indu*triais poluentes. </line>
</par>
<par>
<line> Nesses *erritórios, * popul*ção encontr*-s* ausent* dos espaços de par*i*ipação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> decisão </line>
<line> do E*t*do, nos q*ais polít*cas públi*as de **rad*a e *ane*m**to básico são </line>
</par>
<par>
<line> inex*stentes, acarreta*do graves con*equênc*as para as c**dições de vida e de trabalh*. É na </line>
<line> a*soci*ção en*re de*igualdades sociai* e *aciais e impa**os socioam*ie*tais que se es*abe*e*e </line>
</par>
<par>
<line> o d**ate so*re o racismo ambiental. O racismo *mbiental é ma*ifest*ç*o *oncreta da </line>
<line> cris* </line>
</par>
<par>
<line> est**tu*al do capital em sua dimensão ter*itorial e racial. </line>
</par>
<par>
<line> * racismo, enquan** proce*so estrutur*nt* de inferioriz*ção d* cultur*s, línguas e </line>
<line> crenç*s, i*stitui um padr*o de s**eri*ridade r*cial que t*ma a r**a eu*opeia como mode*o de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv**ento, releg*ndo povos </line>
<line> africanos, populaçõ*s indí*en*s, lat*no-america*as, </line>
</par>
<par>
<line> c*ribenhas e a*iáticas à co*dição de "menos des*nvolvid*s". Trat*-se ** uma categoria </line>
</par>
<par>
<line> ce*tr** </line>
<line> na fo*mação social e **stórica do Br*sil, constituindo-se c*mo </line>
<line> ele*ento bas*lar </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> econo*ia brasil*ira </line>
<line> em um </line>
<line> p*ocesso </line>
<line> qu e </line>
<line> r*mont* às *rige*s da col*niz**ão. A*e*ai*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> racismo *per* como um mecan*smo funcional à lógica de acumulação cap*tali*ta. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 12, art. *, p. 12*-**2, dez. 2025 www*.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Racismo Ambiental e Desigualdade *o Acesso ao S*neam*nto B*s*co *o Brasil e Alag*as </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> Conf*rme de**acam P*reira * Araú*o (2023, p. 65), </line>
</par>
<par>
<line> As teorias racis*as, qu* legitim**am a escravidão, passa*am a l*gitimar se*re*ação </line>
<line> socioespacial, o* o apartheid b*asi*eiro. * com essa divisão f*i*a pelo Estado e pela </line>
<line> so*ieda*e sobre os qu* devem viver e ** que devem morrer, não só de f**ma d*reta, </line>
<line> mas ta*bém *a exposi*ão ao risco, *ue se define o q*e * racism* am*iental. </line>
</par>
<par>
<line> A popul*ção *eg*a *om*õe a classe *rabalhad*ra *e fo*ma </line>
<line> sub*lt*r*a, sendo o </line>
</par>
<par>
<line> preconceito racial um eleme*to **e su*t*nta e reproduz o m*rcado de t*abalho *apitalista. </line>
<line> Assim, </line>
</par>
<par>
<line> o racismo </line>
<line> no mercado de tra*alho se conjuga a ou*ros fatores de pro*ução de </line>
</par>
<par>
<line> des*g*ald*d*s estruturais (c**o a s*ba*ter*ização </line>
<line> da mul*er) e *e desig**ldades </line>
</par>
<par>
<line> **z*nais (como a subalternização de imigrantes e refugia**s/as). Nas pes*uisa* </line>
<line> sobre a *strutura das o*upações n* Br*sil, **o é incom*m, inclus**e, que tais </line>
<line> marcadores de disc*iminação estejam *rticulados na defin*ção *e *utros in*icadores </line>
<line> sociais demonstrat**o* de ext*ema v**nerabili*ade s*cial, como priva*** no *cesso a </line>
<line> *ir*itos s*ciais (saúde, ed*caçã*, *oradia, c*ltura, saneame*to b**ico, *r*vid*ncia </line>
<line> social, etc.) e direitos humano* (civ*s, p*lí*icos, se**a**, d* expressão, etc.), ou *eja, </line>
<line> privação da c*d***n*a * da just*ça soci*l, ainda que conside*adas nos limi*es *a </line>
<line> democracia burguesa. (SANTOS; SI*VA; SILVA, 2022, p.164). </line>
<line> Co* a intensa devas*a*ão *mbiental, as d*sigualdades soci*is moldam a f*rma de </line>
<line> *cesso e ap**priação das cl*s*es so*iai* aos bens na**r*is, expressa*do-se em dis*ari*a*es </line>
<line> *ocioambi**tais. Um* ampla pa*ce*a da populaçã* não usuf*ui d* dir*ito cons*itucional a um </line>
<line> meio ambie*te saudáve*, sofrendo pre*uí*os deri*ados da domina*ão, exp*oraçã* e </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*imina*ão que fo**m consti*uídas histo*icamente no Brasil. "Ness* </line>
<line> se*tido, o de*ate do </line>
</par>
<par>
<line> *acism* amb*ental per*ass* por caract*rís*icas *p*nta*a* *as *auta* d* *nfr*ntamento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *re*onceitos e desigual*a*es de raç* * class* socia*." (*ILVA, R. 2022, p. 31). </line>
</par>
<par>
<line> No ter*itório bra*ileiro, per*ebe-se que são pe*soa* *egras pobres que se veem e </line>
<line> obrigadas * vi**r em áreas perif*ricas, *enomina*as "áreas de r*sco", sujeitas a "desastres </line>
<line> **t*rais/ambi*ntais". Tais es*aços carecem d* infra*strutura urbana e sa*eament* b*sic*. </line>
<line> Enquanto a ínfima parte *a so*ieda*e ostent* riqu*zas (*ue sã* socialmente </line>
</par>
<par>
<line> pro*uzidas) e </line>
<line> propr*edad*s, a </line>
<line> massa de tr*b*lha*ores/as sofre *ia*iamente </line>
<line> co m o s </line>
</par>
<par>
<line> d*nos so**o**bientais sem acess* à terra, água, traba*ho, mo*adia *dequada, </line>
<line> saneamento bá*ico e*c., principalmente a pop*lação preta e ind*g*na que vive *a </line>
<line> ci*ade e n* cam*o. (SANTOS; *ILVA; SILV*, 2022, p.164). </line>
<line> Desse mo*o, há uma exposição despr*porc*onal de comunida*es não brancas e pobr*s </line>
<line> a riscos am*i*ntais. E*se pr*cesso se *anife*ta nas decisõ*s gover*amentai* e nas políticas </line>
<line> pú*lica*. Isso p*de ser compreend*do "[...] como um padr** recorrente das po*íticas públicas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina *I, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. R. Fe*reira, E. *. Silva </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> d* saneamento básico na me*id* em que s*stemat*camen*e *s mesmo* *rupos popula*ionais </line>
<line> so*r*m a falta *e acesso a esse* serviços." (SANTOS; SILVA; **LV*, 20*2, p.164). </line>
<line> Esse pro**sso expressa e*tratif*caç*o racia* que empurra populações n*gra*, indí*e*as </line>
<line> e p*b*es *ara áreas de ris*o, sem infraestrutura, pro**çã* estatal o* víncu*os d* trabalho </line>
<line> está*eis. Se*undo Ab*eu (2*18, p.1*6), </line>
<line> No Brasil, o *ac*smo ambie*ta* não atin*e apenas *s popu*açõ*s tradicion*is </line>
</par>
<par>
<line> i*díge*a*, quilombolas, </line>
<line> afrodescendente*, afeta a população de b*ixa *u nenhuma </line>
</par>
<par>
<line> rend*, independentemente de qua*sq*er características b*ológicas como cor d* pele. </line>
</par>
<par>
<line> Os cidadãos p*b*es e miseráve*s t*mbém sofrem p*la *usência de </line>
<line> re*u*so* </line>
</par>
<par>
<line> amb*e**ai* de qual*dade * suportam a amplificação de su* vu*nerabili*ad*. </line>
</par>
<par>
<line> Belmont (2023) obser** *u* * popu*a*ão peri*ér*ca con*ive c*m a escassez d* *gu*, </line>
<line> as **ch*ntes e o risco *onst*nt* de per*er suas casas, ao vive* em áreas d* encosta ou de v*les </line>
<line> sem infraestr*tura urb*na. D* for*a direta, essa autora afirma que </line>
<line> como re*ultado, temos a falta de seguranç* ambi*n*al aos terri*órios u*banos * rura*s </line>
</par>
<par>
<line> de maiori* *opulacional negra, </line>
<line> im*actada pela ex*ropriaç*o, poluição hídrica, </line>
</par>
<par>
<line> *tmosférica, pelos eventos cl*máticos *x*r*mos, pela mo*ada *m áre*s de risco, pe*o </line>
<line> despejo *e *esíduos, pelo não a*esso aos serv*ços de *aneamento bási*o, impa*ta*o* </line>
<line> pe*as e**h**tes, deslizamen*os, doenças de ve*culaçã* hídrica, *n**e outros. </line>
<line> (BELMONT, 2023, p.17). </line>
<line> *ompreende-se, até este po*to, que * de*igual distribuição dos problemas e danos </line>
</par>
<par>
<line> socioambienta*s </line>
<line> * </line>
<line> agravada *ela* pro*undas *e*ig*aldade* sociais existentes. Os a*ort*s </line>
</par>
<par>
<line> teó**cos discut*dos a*ter*orm*nte permitem u*a leitura crítica d* r*alidade socioambiental </line>
</par>
<par>
<line> br*sileira e al*goana, ev*d**ciand* as co*exões entre classe, *erri**rio e </line>
<line> deg***ação </line>
</par>
<par>
<line> ambien*al. U* dos aspecto* que materializam e*se processo é a desiguald*de no acesso ao </line>
</par>
<par>
<line> sane*m*nto </line>
<line> básico no Brasil, onde *arcela signifi*ativ* da p*pulaçã* permanece priv*da de </line>
</par>
<par>
<line> moradia adequada, </line>
<line> col**a *e *i*o, drenagem u*bana, ***stec*mento de *gua pot*vel </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*atam*nto d* e*got*, per*anecendo </line>
<line> exposta a condições ambi**tais precárias. Para ilus**ar </line>
</par>
<par>
<line> essa realidade, a seguir serão apresentados e analisado* d*dos *rovenientes do Sistema </line>
</par>
<par>
<line> Nacio*al de Inform*ções *obre S*ne**ento (SN*S) e do Ins*itu*o Br*sileiro de *eo*rafia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Estatí**ica (IBGE), os quai* </line>
<line> evidenciam como o racismo ambie*tal se exp*essa nas </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade* de ac*s** *os serviços básico* no país e, *m partic*lar, no est*do *e Alagoa*. </line>
<line> O san*amento básico p*de ser definido como </line>
<line> O co*junto *e ações, *nt*nd*das, fu*dame*talme*te, como de saúde p*blica, </line>
<line> comp*e*ndendo o abastecim**to de água em quantidade suficiente p**a as*egurar a </line>
<line> hi*ie** adequada e o c*nforto, **m qualidade compatível co* o* *adrões de </line>
</par>
<par>
<line> *otabilid*de; coleta, t*a*amento e </line>
<line> disposição adequada dos esgo*os e dos </line>
<line> resíduos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 22, n. 12, ***. 7, p. 12*-142, dez. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Racismo Ambiental e Desiguald*de no Acesso ao Saneam*nto Bási** no Brasil e Alagoas </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> sólidos; d*en*gem urbana de águas pluviais e control* a**iental d* roedor*s, </line>
<line> **set*s, helminto* e out*os vetores e reservatórios d* doenças. (*OR**S, 1*93 </line>
<line> apu* BORJA E MORAES, 2006, p.4). </line>
<line> O Siste*a Nacional ** In*ormaçõe* sobre Saneame*to - SNI*1 a*resenta o* d*dos </line>
<line> colet*d*s *obre sanea*ento básico de todo o pa**. Os i*dicadores de abastecim*nt* de água </line>
<line> no B**s*l, nu** a*ostr* rea*izada *e*o SNIS em 5.451 municípi*s e com 99,3% d* pop*l*ção </line>
</par>
<par>
<line> total *o paí*, evidenciam *ue 171 mil*ões de pesso*s s*o </line>
<line> atendidas pelo abastecim*nto em </line>
</par>
<par>
<line> te**itório brasil*i*o, cerca de 84,9% de sua pop*lação to**l. No entanto, tal *bastecimento </line>
<line> atende de forma dife*enciada e* cada r**ião do pa*s: na reg*ão No*t* *ão atendidos 64,2% *a </line>
</par>
<par>
<line> pop*laç*o; na *egião Norde*t*, 7*,9%; no Centro-Oeste ap*esent**a * porcentagem é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 89,8%; enquanto nas regiões Sudeste e *ul são aten*ido* pelo abastecim*n*o </line>
<line> de </line>
<line> **ua, </line>
</par>
<par>
<line> *e*pecti*amente, 90,9% das pessoas e 91,*% de sua população. </line>
</par>
<par>
<line> A prestação do* servi*os de abas*e**m*nt* d* á*ua no país é realizada pr**cip*lment* </line>
<line> pela adm*nistração *ública *om 55,2*% dos serviços p*estados, seguida pelas au*arquias, *ue </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentam 32,34%. Tais s*rviços são re*lizad*s *ambém *or e***esas privadas </line>
<line> (*,93%), </line>
</par>
<par>
<line> também po* empresas d* sociedade de econom*a mista (2,*3%), organi*ações sociais (1,15%) </line>
<line> * por empresas públicas (0,*4%). De *orma que são i*vest*dos nacio*al*en*e n*s sistemas de </line>
<line> abasteciment* de água *,67 bilhões *e reais, p*ra um consum* médio de 148,* de litros de </line>
<line> água por di* por habitante d* país. </line>
<line> *om relação *os dados de ac*sso ao *sgot*mento sani**rio, o q*e se observ* é uma </line>
<line> eno*me **eda. Ao r*alizar a *mostra co* 92,5% dos municíp**s e 97,5% da população t**al </line>
<line> do país são atendidas pela red* de es*otamen*o apenas *12.8 mil*õe* *e pess*as no Brasil, </line>
</par>
<par>
<line> c*r*a d* 56% </line>
<line> ** população brasileir*. Há *ma dispa*idade qu* se </line>
<line> expres*a no tocan*e às </line>
</par>
<par>
<line> regiões, em que a região Norte apresent* 14,7% da su* *opulação assisti*a; r*gião Norde*te </line>
</par>
<par>
<line> com 31,*%; no Cent*o-Oes*e o sistema de es*oto **ende *2,3%, n*me*os </line>
<line> qu* *umentam </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> tratarmos **bre as regiões Sul e Sud*ste com, re*pect**amen*e, 49,7% e 8*,*% dos *abitantes </line>
</par>
<par>
<line> atendidos pelo* *istemas de esgot*. Os s*rvi*os d* esgotamento </line>
<line> sanitário são prestad*s </line>
</par>
<par>
<line> majorita**amente pela *dmini**ra*ão </line>
<line> ***lica (82,41%), s*gui*o pelas autarquias (*2,*8%), </line>
</par>
<par>
<line> por empresas priva**s (3,6*%), de ec**omia m*sta (0,81%) * p*r empresas públicas (0,13%), </line>
<line> ass** com* também por organizações sociais (0,**%). Se*do *penas *2,2% de *o*o o **goto </line>
<line> cole*ad* tra*ado no *aí*, em um inve*t*mento *e 9.95 *ilhões de reai*. </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> dados so*re o manejo *os resíduo* sólidos urba*os no Br*sil, dentro da a*os*ra </line>
</par>
<par>
<line> r*alizada pelo SNIS com 9*,8% dos municí**os e 96,8% da popu***ão do país, demonstr* que </line>
<line> 1 PAI*EL Saneamento **asil. Site *o *r*t* Brasil. *ã* Paulo. 2*2*. Dispo*ível *m: </line>
<line> https://www.painel*ane**ento.o*g.br/localida*e?id=0. Acesso em: 16 nov. 2024. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 12, art. *, p. 1*5-142, dez. 2025 www4.Un*fsanet.c**.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. R. Ferre*ra, E. M. Silv* </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> * taxa de *obertura reg*lar </line>
<line> *o ser**ç* de colet* de r*sídu*s domiciliare* atende 90,4% </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população tota* do p*ís, 18*,6 milhõ*s de habitantes. *iante dis*o, as re*iões possu*m, em </line>
<line> porcen**ge*, u*a par*ela de sua *o*ula*ão at*ndida po* e*te ser*iço: *ara a região Norte são </line>
<line> 7*,2%, para o N*rdeste 84,5%, o Centro-*este apre*e*ta 90,3%, enquanto a **giã* Sud*ste </line>
<line> possui *5,7% e * Sul 91,*% de sua população *om acesso a este serviço. Ao aten*er mais de </line>
</par>
<par>
<line> 90% da pop*lação brasileira, </line>
<line> este é um serviço </line>
<line> que gera uma </line>
<line> de*pesa *e 30,16 b*lhões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reai* ao *no. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil há uma e*timat*va de produção de cerca ** 63,8 m*lhões de tonela*as de </line>
</par>
<par>
<line> resíduos *ó*idos, </line>
<line> na *rodução de 0,98 kg d* res*duo por habitante *urante * </line>
<line> período de um </line>
</par>
<par>
<line> dia. Desse montante, é e*timado que 62.* **lhões de t*nel*das serão di*postos no solo, sendo </line>
<line> *i**ribuíd*s para ** lixões (1*,3%), atualme*te ex**tem *.572 lixõe* no **ís; para os aterros </line>
<line> san*tári*s (73,7%), contando com 626 *nidades *m todo o *aís; * para os aterros cont**la*os </line>
<line> (11,9%), com apenas 598 unidades no território. De forma que a realiz*ção da coleta s*letiva </line>
</par>
<par>
<line> é presente em ap*nas 32,2% dos *unicípios, envo*ven*o 3*.0 mil catado*es, em que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de reciclagem é </line>
<line> realizado e* 1.972 unidades de triagem, nas quais ** ser coletada </line>
</par>
<par>
<line> 1,** mil**o d* tonela*as, são recuperad*s c*rca d* *,12 *ilhão de to*eladas. </line>
<line> O* *ados *efe*e*t*s à D*en*gem e a* Ma*e*o das Á*uas Pluviais Urbanas - DMAPU, </line>
<line> na amo*tra realiza*a em 4.83* dos municíp*os brasil*iros (86,8%). Atualmente no Brasi*, </line>
<line> ap*nas 42,5% dos mun*cíp*os p*s*ue* *adastro *éc*ico do sis*ema e, do* mesmos, s*mente </line>
<line> 16,8% por*am Plano *iretor n* s*stema do DMAP*. Nesse sistema, s* 43,6% do* *unicípios </line>
</par>
<par>
<line> *ossuem </line>
<line> *m sistema exclusivo, apena* 1*,9% *etêm si*tema unit*rio, </line>
<line> em conjunto com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *sg*tamen*o s*n*tário. Os dados pa*a u* siste** comb*na*o para o *istema DMAP* mar** </line>
</par>
<par>
<line> apenas 26,3%, </line>
<line> e, ao tra*ar sobre os mu*icíp*os b**sileiros </line>
<line> qu* possuem *l*um *ipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*ta*e*to para *guas plu*iais, es*e va*or atin*e apenas 4,1% das cidades. </line>
</par>
<par>
<line> A infraest*utu*a do DMAPU é *ompo*ta *e*a exist*n*ia *e </line>
<line> pav*menta*ão e meio-fio </line>
</par>
<par>
<line> nas vias públicas, a presença de redes ou canais s*b*errân*os, </line>
<line> dados *ue, respecti*amente, </line>
</par>
<par>
<line> a*ingem somente 68,8% e 24,8% das via* *ública*. Ao se tr*tar dos mun***p*os que d*spõem </line>
</par>
<par>
<line> de sol*ções d* drenagem natu*al, com a pr*sença de </line>
<line> faixas valas *e filtraç*o, *m vias e </line>
</par>
<par>
<line> públicas, esse val*r cai para a*enas *0,8% dos municípios. </line>
<line> Sobre a *estã* mun*ci*al de risco, 69,8% dos municípios não possuem *apeamen** </line>
<line> da* áreas com risco d* inund*ção, de form* que, em *e*ritório nacional, 4,*% dos d*micílio* </line>
</par>
<par>
<line> estã* suj*itos a inundaç**s, ap*es*nta*do dad* tamb*m d* que *o ano *e realização o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> amos**a (2022) um montante de 5*2,4 mil *esso*s foram des**rigadas *u de*a**jada* devido </line>
<line> ao* e*e**os hid*ológ**os i*pac*antes. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *2, art. 7, p. *2*-142, dez. *025 *ww4.Unif*a*et.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Racism* A*bi*nta* e Desigualdade no Acesso ao S*n*am*nt* Básic* no Brasi* e Al*goas </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> Ao confr*ntar os d*dos do sa*eamento bási*o e o r*co*te de cor/raça, dem*nstra que </line>
<line> [...] 91,8% das p**soa* amarelas e 83,5% das pessoas b*an**s têm *cesso a uma rede </line>
</par>
<par>
<line> de esgoto, *ole** </line>
<line> de lixo e de abaste*imento de água ad*quada em casa n* Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] . </line>
</par>
<par>
<line> Cer*a de 28.*37.901 ** pessoas p*rdas, 5.164.144 de *ret*s e 1.188.08* de </line>
<line> i**íge**s não têm acesso ao *aneame*to b*sico ade*uado n* B*asil. As ****oas que </line>
<line> se decl*ram bran*as qu* v*vem em c**diçõe* sanitár*as inadequadas totalizam </line>
<line> 14.561.599, enqua*to apen*s 73.*61 **a*elos estão nesse me*m* cenário. (Martins, </line>
<line> 2024, p. 1)2 </line>
<line> As desigualdades no acesso aos serviços torn*m-se a*n*a *ais evi**n*es quand* se </line>
<line> *na*i*a* os dados re*erentes às cinco regiões brasileiras, uma vez que * Norte e * N*rdeste </line>
</par>
<par>
<line> apresentam, em to*os os serviço* e si**e*as, os perce*tua*s mais baixos ** </line>
<line> aten*i*ento. A </line>
</par>
<par>
<line> ausência d**s*s *ervi*os atinge a maiori* da pop*lação reside*te n*ssas reg*ões, som*ndo-se a </line>
<line> iss* as sign*ficativ*s disparidades existentes en*re os *stados e muni*í**os que *s integram. </line>
<line> Essas *esigualdade* se refletem no estado de A*ago*s e em seus municí*ios. </line>
<line> *e a*ordo com * Sistema Nacion*l de Infor*aç*es s*bre Sanea*en*o (S*IS), com </line>
</par>
<par>
<line> base nos dados de *020, *os </line>
<line> 3,3 *ilhões *e *oradores do estado, 76,3% tin*am </line>
</par>
<par>
<line> acess* ao *iste*a *e rede de água, 22,*% habitava* em residência* com s*stema de </line>
<line> rede de cole*a de esgoto, 17,2% *o volume de e*goto ge*ado no estado era *ratado. </line>
<line> *s per*as de águ* no* sist*mas de distri***ção estavam *m 34%. </line>
<line> Em *arço de *022, o Insti*uto Trata Brasil pub*icou * 14º R**king do Sa*eame*to </line>
</par>
<par>
<line> com foco nas 100 maior*s ci*ades </line>
<line> bras*l*iras. E* Ala*o*s, s*mente *aceió foi </line>
</par>
<par>
<line> contem*l*da, aparecendo na 9*ª colo*ação. (Saneamento Básico, *024, *. 1)3 </line>
<line> Confor*e o Ins*ituto B*asileiro d* Geografi* e Estatís*ica (IBGE, 2022), *entro do </line>
<line> estado de Alagoas, c*mposto p*r 1*2 municípios, *erifica-se a in*xistência de acesso </line>
</par>
<par>
<line> adequado </line>
<line> à rede de esgotame*to </line>
<line> sanitário. Ao estabelec*r parâmetros de medida pa*a </line>
</par>
<par>
<line> compreender os dados so*re saneamento *o *stado, obser*a-** que nenhum município *ossui </line>
</par>
<par>
<line> at*ndimento total d* s*a po**lação. Ap*nas </line>
<line> *ito muni*ípios apresentam p*rcentuais en*re </line>
</par>
<par>
<line> *9% e 5*% (*BGE, *0*2). *a ***xa entre 58% e 3*%, *oram i*e*tificados 11 m*nicípi*s. </line>
<line> Out*os 21 munic*p*os **n*am com cob*rtura que *a*i* entr* 37% e 1*% da *opula*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Cont*do, os **dos *ais alarmantes se </line>
<line> **f*re* * 62 cidades c*ja *ede ** es**tamento </line>
</par>
<par>
<line> sanitá*io atende ape*a* um* parc*la *nfi*a dos habitante*, com p*rcent*a*s *nt*e 17% e 0%. </line>
</par>
<par>
<line> 2 MART*NS, André. Censo 2022: Pretos, pa*dos * indígenas têm *enos *cesso a saneamento básico no Bra*il. </line>
<line> Exa*e. Dispon*ve* em: https://exame.com/bras*l/c*nso-2022-pretos-pard*s-e-indigenas-*em-menos-acesso-a- </line>
<line> sanea*ento-ba*i*o-no-brasil/. Acesso em: *6 nov. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> 3 SA*E*MENT* BÁSICO e Eleiç*es: que v**ê pre*is* saber par* de*envo*v*r o s*u e*tado? Centro de o </line>
<line> *i*er**ça Públi** - CLP. **sponível em: ht*ps://conte*do.**p.org.br/*aneam*nto-ba*ico-e-eleicoes- </line>
<line> alagoas#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20Sistema,*er*do%2***%20est*do%20era%20tratado. *c**so </line>
<line> em: *6 *o*. 2024. </line>
<line> Re*. FSA, *eresina *I, v. 22, n. 12, art. 7, p. 125-142, dez. *0*5 *ww*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. R. Ferr**ra, E. *. S*lva </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, no ter*itóri* alagoano, aproximadament* 6*% dos mun*cípi*s, entre ele* </line>
<line> Cac*mbi*has, *ajueiro, Camp* Gr*nde, *anapi, Car*eiros, C*ã P*eta, Coité do Nó*a, </line>
<line> Coqueiro Seco, *oruripe, Craí**s, Dois Riacho*, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz </line>
<line> Deserto, Gira* *o Ponciano, Igaci, Igreja Nov*, Inha*i, J*caré dos H*mens e Japarati*ga, </line>
<line> entre out*os, convivem c*m índices próximos a zero no a*esso ao s*neam*nto básico. Casos </line>
<line> extre*os como os de Ca**mbinhas e *arn**ros, que reg**tram, respectivame*te, apenas 0,4% </line>
</par>
<par>
<line> * 0,2% da *opul*ção c*m </line>
<line> acesso ao se*v*ç*, </line>
<line> evi*enc*am a exclusão d* grand* parte da </line>
</par>
<par>
<line> po*ulação dessa* locali*ades. </line>
<line> Segundo Al*uquer**e (2024, p. 1), </line>
</par>
<par>
<line> Alagoas é o </line>
<line> 5º esta** br*sileir* co* maior *roporção de moradore* sem água </line>
</par>
<par>
<line> canalizada, seg*ndo *ados *o Censo *emográfico 2022 do Insti*ut* B*a*ileiro de </line>
<line> Geografia e Estatística (I*GE), di*u*gados em *ever*iro. Doze unidades fe*erativ*s </line>
</par>
<par>
<line> no país estão acima </line>
<line> d* m*di* *eral do p*ís, </line>
<line> de 2,4%, quand* o assunto é falta ** </line>
</par>
<par>
<line> acesso a água cana**z*da. Esses estados estão nas regiões Nor*e e Nordest*, segundo </line>
<line> levan*amento da Agênc*a T*tu. </line>
<line> Em Alago*s, as cida*es cam*eãs dess* r**kin* são Ouro Branco (69,*%), </line>
<line> Cac*mbinhas (68,3%) e Ca**pi (65,4%), todas na região do Se*tão. ** *raipu, </line>
</par>
<par>
<line> *s*ima-se </line>
<line> que 10.387 </line>
<line> pes*oas vi*em sem *gua canalizada, o que representa quase </line>
</par>
<par>
<line> metade (44%) da população do municí**o. A cidade ocupa o 1*º *ugar </line>
<line> quant* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> proporção de m*ra*ore* se* água dentro *e casa.4 </line>
</par>
<par>
<line> En*re os muni*ípios que a*rese*tam as </line>
<line> piores co*dições de saneamento básico, </line>
</par>
<par>
<line> Cajueiro poss*i 6*,79% d* população parda e *arn**ros, </line>
<line> *8,19%. Ambos são c*mpos*os </line>
</par>
<par>
<line> majoritaria*ente p*r pessoas pardas, pretas, **díge*as e in*egrantes *e com*nidade* </line>
</par>
<par>
<line> tradicionais. Dessa for**, figur*m entre aqueles </line>
<line> que e*frenta* os ma*s baixo* índices de </line>
</par>
<par>
<line> acesso aos serviços de *aneamento básico em Al*goa*. Esse* dados </line>
<line> evid*nciam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> predominância de gru*os racializados **s lo***idades com maiores déficits de infra*strutura </line>
</par>
<par>
<line> sani*ária, refor*ando * </line>
<line> correlação </line>
<line> entre r*ça, terri*ório e desi*u*lda*e soc*oambiental no </line>
</par>
<par>
<line> est*do. </line>
</par>
<par>
<line> *s disp*ridades refletem a es*rutura *a soci*da*e capi*alista, na qual a *o*mação *ocial </line>
<line> e h*stóri*a do Brasil e de *lagoas e**abe*ece as piores condiçõ*s de vida e de trab*lho nos </line>
<line> lo**is ha*itados **edo*ina*temente po* *essoas *acializ**as. Des*a form*, * marca </line>
<line> est*uturante do r*cismo </line>
</par>
<par>
<line> 4 AL*UQUE**UE, </line>
<line> Tamara. Al*g*a*: 5º lu*ar n* país no </line>
<line> ranking de c*sas sem acesso a ág*a canalizada. </line>
</par>
<par>
<line> Jo*nal </line>
<line> Extra. </line>
<line> Alagoas, </line>
<line> 07 </line>
<line> mar. </line>
<line> 2024. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> h*t*s://ojornalextra.com.br/n*t*cias/alagoas/2024/03/102276-alagoas-5*-luga*-n*-*ais-*o-*a*ki*g-d*-ca*as-sem- </line>
<line> acesso-a-agua-ca*a*iz*da. Ac*sso em: 16 nov. 2024. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *2, a*t. 7, p. 125-142, dez. 2025 www4.Unifsanet.*om.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Racismo Am**ental e Des*g*aldade *o Acesso ao *ane*mento Básic* no Brasi* e Ala**as </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> [...] nas p*lític*s públic*s que *bs*rui t*nto o *cesso ao di*eito ao s**eamen*o quanto </line>
<line> a at*ação d* p*pulação e do movimen*o n*gro nos *roces*os decisório* d* políticas </line>
<line> públi**s e *e *eflexã*-pe*q*isa do se*or de saneamento, cuja *ultura institu**o*al é </line>
<line> **e*sa à *artic*pação s**ial de negros, pobres e mu*heres [...]. (Jesus, 2*20, *. 110). </line>
<line> Tais dados revelam que *s municíp*os *om populaçã* ma*ori*ariame*te neg*a, com </line>
<line> parcela populac*ona* que *hega a q*ase 7*%, são os mais *feta**s pela *alta de *cesso *o </line>
<line> san*a*ento bási*o, o *ue repe*cute di*etamente nas condições de vida e na p*s*ib**i*ade de </line>
<line> *ma sobr*vivência *igna. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> As consequ*ncias da deg*a*a*ão a*biental s*o perceb**as em escala planetária, </line>
</par>
<par>
<line> manife*tando-se n* av*nço das mu*anças climáticas, *a p*l*iç*o, na </line>
<line> escasse* de **t*rias- </line>
</par>
<par>
<line> primas ess*nciais pa*a o proces*o produtivo e </line>
<line> em div*r*as outra* *orm*s de imp*cto. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tu*o, **is pr*blemas não afetam as naçõ** de m*neira uniforme; os pa*s*s m*is pobres * </line>
<line> periféric*s *ão os mais impactados. </line>
<line> É a p*rtir de*sa imposição desigual dos impacto* do mod* de produção capitalist* </line>
</par>
<par>
<line> s*bre * natureza que su*ge, na década de 198*, o debate s*bre o ra**smo ambient*l, </line>
<line> cuj* </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivo é evidenc*ar que os problemas *a*sados *elo </line>
<line> capitalismo na natu*eza e suas </line>
</par>
<par>
<line> co*sequências não s* m*n*festam d* *orma iguali*ária para todos. Esses *feitos são im*ost*s </line>
<line> de man*ira dive*gente a pa*cel*s es*e*íficas *a s*ciedade, q*e sofrem com m*dan*as </line>
</par>
<par>
<line> climátic*s, </line>
<line> d*sastres *m *ív*is crescen*es, </line>
<line> calor in*e*so </line>
<line> e fortes </line>
<line> chuvas. Quando *ais </line>
</par>
<par>
<line> fe*ôme*os se *ombinam com desiguald**e *ocial, altos níveis d* p*br*za, *esemprego, fome, </line>
</par>
<par>
<line> mora*ias *recárias a falta de acess* a* saneamento bás*c*, obser*a-se a existência de e </line>
<line> inúmeras vítima*, cujas e*per*ências estão marcadas **r **as*e, raça e gênero. </line>
<line> Dessa fo**a, é na a*uaçã* do Esta*o par* o for*ecim*nto de ser*iços e direito* sociais </line>
<line> que se estabelece * a*esso ou não ao siste*a de saneamento bási*o no est*do de A*agoa*, em </line>
<line> *m contex*o d* f*vorecimen*o d* c*asse domi*a*t*. No território alagoano, o aces*o a ess* </line>
<line> *erviço e*tá permeado e estr**u*ado pelo r**i*mo. *omo evidenciado pelos *ad*s, nã* há </line>
<line> município* e* *u* todos os hab**antes s*j*m atendidos de forma i*ualitária; a precarie*ad* na </line>
<line> *ferta do *er*iço * const*n*e, afetan*o pri*cipalmente cidad*s compos*as *redominante*en*e </line>
<line> por pe*soas negr*s, com ma*oria de *abi*antes autodeclarados p*rdos, acim* de 50%. Essa </line>
</par>
<par>
<line> an*lise evidencia a* </line>
<line> conseq*ê**ias do r*cismo ambien*** e s*a r*lação com as to*ada* </line>
<line> de </line>
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<line> *ara *nt*nder as des*gualdades socioam*ientais no Brasil e, *specialmente, no estad* de </line>
<line> Alagoas. </line>
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<line> *omo *eferenciar este Artigo, *onfor*e ABNT: </line>
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<line> F*R*EI*A, A. C. R; SILVA, E. M. Racismo Ambi*ntal * D*sig*al*ade no A*esso *o Saneamento </line>
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<line> Contribuição dos *utore* </line>
<line> A. C. *. Ferreira </line>
<line> *. M. Silva </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção e pl*nejamen*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *ná*ise e interpret*ção dos **dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oraç** do rascunho ou na *e*isão c**tica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipa*ão na apr*vação da versão final do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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