Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education

Amélia Acácia de Miranda Batista, Zair Abdelouhab, Denivaldo Cícero Pavão Lopes

Resumen


A Educação  à Distância  (EAD)  não  é  umaperspectiva  futura  de modalidade  de  ensino, mas  umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da  formaçãode  uma  rede  colaborativa  integrada  às  tecnologias  deinformação  e  comunicação,  a  EAD  consideraprofessores  e  alunos  como  seus  principaiscolaboradores.   Diante  desse  novo  cenário  em  que  seapresenta  a  educação, mecanismos  são  estabelecidospara  conduzir da melhor  forma possível o processo deimplantação  desse  novo  conceito. Propõe-se,  então,neste  trabalho  fundamentado em Moran  (2007), Uchôa(2006), Belloni  (2006),  dentre  outros,  a  partir  de  umarevisão  bibliográfica,  a  apresentação  de  umdirecionamento  alternativo  para  o  processo  deimplantação  desse modelo  de  ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo.  Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose  institucionais,  sócio-cultural  e  financeiro  do  corpodiscente,  realizada  por  uma  equipe  interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e  na  definição  de  um  cronograma  de  atividades  e  deprogramas  de  testes  e manutenção  das  ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo  de  definir  um  mecanismo  adequado  àsistemática  de  ensino  da  instituição  e  à  sua  infra-estrutura,  dando  suporte  ao  professor  para  que  elecontinue  a  exercer  seu  principal  papel:  de  reconstrutordo saber.

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