Dialogando Nas Diferenças: A Heterogeneidade Enunciativa No Discurso Do Professor De Alunos Com Deficiência Intelectual / In talking Differences: The Heterogeneity Enunciative Students In Teacher Speech With Intellectual Disabilities

Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão

Abstract


Neste  artigo,  analisam-se  as  marcas  daheterogeneidade  discursiva  presentes  nos  discursos  dosprofessores e a  importância dessas marcas na construçãoda  imagem  que  eles  fazem  dos  alunos  com  deficiênciaintelectual  em Teresina-PI,  tendo  como  suporte  teórico  aAnálise  do Discurso  e  o  histórico  da Educação Especial.Subsidia-se  das  reflexões  de Mantoan  (2006),  a  despeitodas  contradições  que  pairam  sobre  a  inclusão;  dascategorias disponíveis no estudo da heterogeneidade, sejamelas os pressupostos, os subentendidos com Ducrot (1987)e o  jogo de  imagens de Pêcheux  (1969),  como  também acontribuição  de Maingueneau  (1997)  sobre  os  conectivosargumentativos  aplicados  através  da  análise  do  corpus,obtido por meio das entrevistas. Os sujeitos da pesquisa sãooito  professores  que  se  encontram ministrando  aulas  nasescolas da rede regular pública e particular, como tambémem Centro de Atendimento Educacional Especializado destacapital.  Trata-se  de  um  discurso  em  que  surgem  doisenunciadores antagônicos, promovendo a formação de umconflito  entre  o  discurso  de  ordem  ideológica  e  o  que  é  aideia de discurso homogêneo da escola. Constata-se que aheterogeneidade  presente  nos  discursos  de  professorespermite a  reflexão acerca da  inclusão escolar.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)