A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion

Ludmilla Muniz Machado, Francisca de Jesus Monteiro, Maria da Glória Santos Ferreira, Maria do Socorro Cardoso Soares Mendonça, Teresinha de Sousa Lopes, Patrícia Melo do Monte

Abstract


Este  trabalho  tem  como  finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo  do  curso  de  Psicologia,  durante  o  EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição  de  Educação  Especial,  da  rede  pública,localizada  na  cidade Teresina  (PI). O  estágio  cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode  uma  instituição  escolar,  assim  como,  avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como  recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas,  relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços  técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas  puderam,  então,  propor  intervenções  quepudessem  viabilizar mudanças/melhorias  no  tocante  aum  desenvolvimento mais  saudável  de  crianças  comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias.  Como  sujeitos  diretamente  envolvidos  nainstituição  escolar,  a  equipe  pedagógica  também  foi assistida em suas demandas, com um  trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez  (1997), Vigotski  (1999),  dentre  outrosautores,  as  alunas  realizaram  acompanhamento  decasos  apresentando  uma  proposta  de  revisãometodológica  do  processo  de  avaliação  daaprendizagem,  visto  que  a  necessidade  é  decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional,  implicado  em  seu  processo  deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos  anteriores.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)