A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
Resumen
Este trabalho tem como finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo do curso de Psicologia, durante o EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição de Educação Especial, da rede pública,localizada na cidade Teresina (PI). O estágio cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode uma instituição escolar, assim como, avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas puderam, então, propor intervenções quepudessem viabilizar mudanças/melhorias no tocante aum desenvolvimento mais saudável de crianças comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias. Como sujeitos diretamente envolvidos nainstituição escolar, a equipe pedagógica também foi assistida em suas demandas, com um trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez (1997), Vigotski (1999), dentre outrosautores, as alunas realizaram acompanhamento decasos apresentando uma proposta de revisãometodológica do processo de avaliação daaprendizagem, visto que a necessidade é decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional, implicado em seu processo deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos anteriores.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)