O Adolescentes Com Altas Habilidades: Superdotação E A Subjetivação De Sua Aprendizagem / The Teens With High Skills: Giftedness And The Subjectivity Of Your Learning

Patrícia Melo do Monte, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Abstract


A área das altas habilidades/superdotação temsido  historicamente  abordada  com  grande  ênfase  nosfatores  intelectuais  e,  em menor  grau,  nos  elementosemocionais. Emerge,  assim,  uma  importante  questão:como  os  adolescentes  superdotados  subjetivizam  suacondição?  Essa  pesquisa  se  apóia  nos  referenciaisteóricos da Psicologia Histórico-Cultural e na Teoria daSubjetividade,  de  González  Rey.  Encontra-semetodologicamente  fundamentada  na EpistemologiaQualitativa. O principal objetivo deste estudo foi investigaros sentidos subjetivos associados às altas habilidades/superdotação em adolescentes com essa característica.Entre  os  autores  que  fundamentam  essa  discussão,destacamos González Rey  (2002), Martínez  (1997),Alencar:  Virgolim  (2001)  e  Fortes-Lustosa  (2004).Realizamos um estudo de caso de um adolescente comaltas  habilidades  na  área  acadêmica. Foram  utilizadosinstrumentos  de  pesquisa  diversos,  como  a  entrevistaem  processo  e  o  completamento  de  frases. A  análisedos  dados  foi  feita  de  forma  construtivo-interpretativa.Os  resultados  indicam  níveis  elevados  deautodeterminação, valorização da família e dos amigose valorização do conhecimento por parte do sujeito.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)