O Adolescentes Com Altas Habilidades: Superdotação E A Subjetivação De Sua Aprendizagem / The Teens With High Skills: Giftedness And The Subjectivity Of Your Learning
Abstract
A área das altas habilidades/superdotação temsido historicamente abordada com grande ênfase nosfatores intelectuais e, em menor grau, nos elementosemocionais. Emerge, assim, uma importante questão:como os adolescentes superdotados subjetivizam suacondição? Essa pesquisa se apóia nos referenciaisteóricos da Psicologia Histórico-Cultural e na Teoria daSubjetividade, de González Rey. Encontra-semetodologicamente fundamentada na EpistemologiaQualitativa. O principal objetivo deste estudo foi investigaros sentidos subjetivos associados às altas habilidades/superdotação em adolescentes com essa característica.Entre os autores que fundamentam essa discussão,destacamos González Rey (2002), Martínez (1997),Alencar: Virgolim (2001) e Fortes-Lustosa (2004).Realizamos um estudo de caso de um adolescente comaltas habilidades na área acadêmica. Foram utilizadosinstrumentos de pesquisa diversos, como a entrevistaem processo e o completamento de frases. A análisedos dados foi feita de forma construtivo-interpretativa.Os resultados indicam níveis elevados deautodeterminação, valorização da família e dos amigose valorização do conhecimento por parte do sujeito.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)