Dinâmica De Grupo:Mecanismo De Motivação Em Sala De Aula / In Group Dynamics: Motivation Mechanism In Classroom

Zioneide  Soares Teixeira Pessoa

Abstract


O presente trabalho refere-se ao estudo sobre as"dinâmicas de grupo". Diante de uma sociedade em que acada  dia  as  pessoas  se  tornam mais  individualistas  hánecessidade da aplicação de estudos que busquem umamelhor interação entre as pessoas e de forma específica entrealunos e professores no processo de ensino-aprendizagem.Questiona-se: qual a importância das dinâmicas de grupo noprocesso de ensino e aprendizagem? Objetiva-se com estetrabalho analisar as práticas de dinâmica de grupo e a  formacomo  estas  práticas  influenciam  o  processo  de  ensino-aprendizagem. Tem-se um estudo de natureza qualitativarealizado  por meio  de  uma      pesquisa  bibliográficafundamentada  em Marinho  (1996),    Tapia  (1999),Ferreira(2005) Perpétuo  (2009), entre outros. Durante aanálise, observou-se que o termo "Dinâmica de grupo" podeganhar conotação na área do dinamismo grupal, visando amelhor participação dos elementos constitutivos, no tocanteao desempenho propriamente dito: Melhor seria a aplicaçãodo termo dinâmica em grupo, como elemento somativo nasrelações comportamentais dos elementos participantes de ummesmo grupo. Nesse sentido, considera-se que a dinâmicaaplicada durante as atividades em sala de aula possibilitamelhor desempenho dos alunos nas atividades propostascom fins de um melhor envolvimento entre os componentes, oque dinamiza a atividade, tornando-a mais produtiva.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)