Dinâmica De Grupo:Mecanismo De Motivação Em Sala De Aula / In Group Dynamics: Motivation Mechanism In Classroom
Resumo
O presente trabalho refere-se ao estudo sobre as"dinâmicas de grupo". Diante de uma sociedade em que acada dia as pessoas se tornam mais individualistas hánecessidade da aplicação de estudos que busquem umamelhor interação entre as pessoas e de forma específica entrealunos e professores no processo de ensino-aprendizagem.Questiona-se: qual a importância das dinâmicas de grupo noprocesso de ensino e aprendizagem? Objetiva-se com estetrabalho analisar as práticas de dinâmica de grupo e a formacomo estas práticas influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Tem-se um estudo de natureza qualitativarealizado por meio de uma pesquisa bibliográficafundamentada em Marinho (1996), Tapia (1999),Ferreira(2005) Perpétuo (2009), entre outros. Durante aanálise, observou-se que o termo "Dinâmica de grupo" podeganhar conotação na área do dinamismo grupal, visando amelhor participação dos elementos constitutivos, no tocanteao desempenho propriamente dito: Melhor seria a aplicaçãodo termo dinâmica em grupo, como elemento somativo nasrelações comportamentais dos elementos participantes de ummesmo grupo. Nesse sentido, considera-se que a dinâmicaaplicada durante as atividades em sala de aula possibilitamelhor desempenho dos alunos nas atividades propostascom fins de um melhor envolvimento entre os componentes, oque dinamiza a atividade, tornando-a mais produtiva.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)