A Construção Do Conceito De Análise Linguística Em Contexto De Fala-Em-Interação Institucional De Orientações De Estágio / Construction Of The Linguistic Analysis Concept In Context Of Institutional Talk-In-Interaction Of Stage Directions

Pedro Augusto Pereira Brito, Neiva Maria Jung

Abstract


Este artigo apresenta como tema a construção do conceito de Análise Linguística realizada em situações de fala-em-interação institucional. O objetivo é demonstrar como professor orientador e estagiários orientam-se, na sequencialidade dos turnos de fala, para a compreensão da prática de Análise Linguística aplicada às propostas de exercícios constantes nos planos de aula tematizados nas Orientações de Estágio. Apoiamo-nos, para isso, nos pressupostos teóricos da Análise de Conversa Etnometodológica e na Fala-em-interação institucional.

                                             

Palavras-chave: Análise Linguística. Orientações de Estágio. Fala-em-interação institucional.

 

ABSTRACT

 

This article is the me dont he construction of the Linguistic Analysis concept performed on situation of institutional talk-in-interaction. Its a imiss ho win ghow orientator teacher and preservice teachers are oriented, on their speaks shifts, to the comprehension of the practice of Linguistic Analys is applied to the exercices proposed in the lesson plansth ematize dont hepractical training orientations. In order to a chieveouraims, wesup portourreflectionson Ethnomethodological Conversation Analysisand on Institutional Talk-in-interaction.

 

Key-words: Linguistic Analysis. Practical training orientations. Institutional Talk-in-interaction.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.9

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)