<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 1*, p. 157-172, nov./dez. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.6.10 </line>
</par>
<par>
<line> Beleza Destruída: Percepç*es Dos P*ofissionais Da Saúde Sobre A Ima*e* Distorci*a </line>
<line> Q*e As Pa**entes Com Anor**ia Têm De Si </line>
<line> D*stroyed Bea*ty: Pe*c*ptions Of *ealth Profes**onal* On The Dis*ort*d Imag* T*at </line>
<line> The P*tients With Anorexi* Ha*e Of Themselves </line>
</par>
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<line> ***ane Noron*a Xavier </line>
<line> Especi*lização e* Docência do *nsino Superior p*la *niversidade Es*adual do C*ar* </line>
<line> Graduaç** em Peda*og*a Universid*d* *stadual *ale do Acaraú </line>
<line> Pro*e*sora da Es*ola Estadua* Professor Edmils*n Pi*heiro </line>
<line> E-mail: v*ldo*ol*mfil*o@hotmail.*om </line>
<line> *a*dicéia No*onh* Xavier </line>
<line> Mestre *m Ensino na Saúde pela Universi*ade Estadual do *e*r* </line>
<line> G*ad*ação *m En**rmagem pela Univ*r*idad* Estadual d* Ceará </line>
<line> E-m**l: *audiceianx@hotmail.com </line>
<line> *nnatá*i* Meneses d* *m*rim *omes </line>
<line> Dou*ora em Ciên**as da Saú*e pela U*iversida*e Fed*ral do Rio *rande do *orte </line>
<line> M*stra em Sa**e Pública *ela Universid*de d* F*rtaleza </line>
<line> Professora *a *nivers*dade Es**dual d* Ceará </line>
<line> E-mail: annatali*gomes@**ail.com </line>
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<line> Endereço: Rejane N*ronha Xa*ier </line>
<line> Editor Científico: To*ny Ker*e* de Alenca* Rodrigue* </line>
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<line> Av. E*i*son *rasil Soares, *60. Água Fria, CEP: </line>
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<par>
<line> 60821*75, Fortal*za/C*, B*asil. </line>
<line> A*tigo recebido em 12/0*/2015. Últim* ve**ão </line>
<line> rece*ida em *5/10/20*5. *prov*do em 06/10/2015. </line>
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<line> End*reç*: Laudicéia Noro*ha Xavier </line>
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<column>
<row> Av. Mãe R*i**a, 2*8. Renato P*rente, CEP: 62*330*0, </row>
<row> Sobral/CE, B*asil. </row>
<row> Ender*ço: Annatália Meneses de Amor*m G*me* </row>
<row> Barbosa de Freitas, 1505, Apto: *01, bai*ro: M*ireles. </row>
<row> Cep: 60170-020. Forta*eza - Ceará - B*asi*. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado *elo sistema Triple Review: Des* Review a) </row>
<row> p**a Editora-Chefe; e b) Double Blin* R**ie* </row>
<row> (avaliaç** ceg* po* d**s avaliad*res da *rea). </row>
<row> Revi*ão: Gramatic*l, *ormati*a e de Formatação. </row>
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<line> R. N. Xavie*, L. *. X*vier, A. M. A. Gom*s </line>
<line> 158 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Obj*t**o: *d**tificar as pe*cepções dos profi*si*nais *a saúde a*erca da an*rexia e* mulheres, com </line>
<line> vistas a proporcionar um **endimento huma*izado e voltado às suas ne*e*sidades. *étodos: pe*q*i*a </line>
<line> descritiva, com abordagem qu*litativ*, d*senvolvida em uma un*dade de *a*de, em uma capital do </line>
</par>
<par>
<line> Norde*te b*asileiro, c*m q*atro profi*sionais, no *eríodo *e *ev**eir* a *a** </line>
<line> de 2014. * col*t* *os </line>
</par>
<par>
<line> d*dos *o* proc*dida *or meio de e*t**vista s*miest*uturad* * a *nálise rea*izada mediante técnica d* </line>
<line> análise categorial da Análise de C*nteúdo proposta por Bardin. *esultados: foram identificadas t*ês </line>
</par>
<par>
<line> cat*gorias - percepções do* </line>
<line> profissi*nai* </line>
<line> sobre *n*rexi*; situações que ameaçam ** pac*entes </line>
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<line> anor*xicas; estrat*gias adotadas pelos profissionais da **úde </line>
<line> no cuidar das m*lheres anoréxicas. </line>
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<line> C*nclus*o: na percepção dos *rofissionais entrevistados, *m trata*ent* satisfatório para a an*rexia </line>
<line> c*nsiste na p*rticipaçã* de um* equi*e mult*profissional, na tenta*iva de fazer um diag*ós*ico mais </line>
</par>
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<line> prec*ce </line>
<line> possível e no acei*e e </line>
<line> inclusão *a </line>
<line> família no tr*tamento. O tran*torno alimentar em **tudo </line>
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<par>
<line> afeta a v*da de seus </line>
<line> por*adores e das pessoas q*e *onviv*m *om eles, </line>
<line> uma vez que se t*ata de uma </line>
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<line> *oença silenciosa. *ssi*, a* </line>
<line> *essoas precisa* de aju*a e não de j*lgamen*os, do envolvimento </line>
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<line> fam*li*r, *ara * bom andam*nto do tratament*. </line>
<line> Pa*avra*-chaves: Tran*to*nos d* Aliment*çã*. Profissionais ** Saúde. Im**em Corporal. </line>
<line> AB*T*ACT </line>
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<line> Object*ve: T* id**tify the percept*o*s of health professional* </line>
<line> about anore*ia in women, in *rder </line>
<line> to </line>
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<line> p*ovide huma*e c*re t*rned t* their needs. M*thods: * descriptive study *ith a *ua*ita*ive approac*, </line>
<line> develo*ed in * h*alth care un*t, *t a *a*ital *f Northea*tern Braz*l, with f*ur health *rofessionals, from </line>
<line> Feb*uary to May *014. The d*ta collection was made **rough semi-s*ructure* interviews and the </line>
<line> analysis was mad* through th* techn**ue *f categorical *nalysi* ** the An*lysis of *ontent proposed </line>
<line> b* Bard*n. *esults: *h*ee *ate*orie* w*re identified - perceptions of th* professional* *bout anorexia; </line>
</par>
<par>
<line> si*uations </line>
<line> tha* thr*aten a**r*xic patien*s; strateg*es adopted by he*lt* professionals in the care *f </line>
</par>
<par>
<line> an*rexic w*men. Conclus*on: The perc**tion of *he </line>
<line> profe*siona*s interviewed, a satisfactory </line>
</par>
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<line> t*eatme** for anorexi* is the *a***c*p*tion *f * multi*isciplinar* tea* in ** attempt to *ake the earliest </line>
</par>
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<line> possible diag*os*s a*d acceptance </line>
<line> and inclusion o* the family i* the treatment. The </line>
<line> eat*n* di*ord*r </line>
</par>
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<line> under stu*y a*fec*s **e lives of its b*a*ers and people who li*e with them, once it is * si*e*t disea*e. So </line>
<line> *eople nee* *el*, n*t judgment, *a*ily involvement f*r th* ****th prog*ess of the treatment. </line>
<line> Ke* Words: Eating Disorders. Health Profes**onals. Body **a*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 1*, n. 6, a*t. **, p. 157-1*2, *ov./dez. 2**5 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
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<line> Belez* Destruída </line>
<line> **9 </line>
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<line> 1 *N*ROD*ÇÃO </line>
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<line> Um dos aspecto* que carac*eriz* a sociedade **s-mordena é o *onsumo. Cons*mir, </line>
<line> hoje, é r*gra, *ra*s*or*ou-se em ordem, vi**u *ei. E é preciso q*e **nsumam*s de t*do: d*sde </line>
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<line> obj*tos, q** m*itas </line>
<line> vezes **s são d**necessários, até sev*ros pad*õe* </line>
<line> de beleza. *ão basta </line>
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<line> que est*jamos sati*feitos com n*s*os *orp*s ou nos s*ntin*o belos, pois é **e**so que s*jamos </line>
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<line> cada vez mai* magro*. E, ca*o não consi*amos l*v*r a**ante *sses </line>
<line> padrões que nos s*o </line>
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<line> cr*elmente impos*o*, pod*remo* *doecer. E, em *irtud* *essa **rigatór*a *ag*e*a e </line>
<line> desse </line>
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<line> conceito de *eleza definido p**a *ocie*ad*, </line>
<line> por *ei* da mídia, tan*o n*s s*duz qu* tem </line>
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<line> ***ado muit*s pessoas a *ese*volverem transtornos alimentares (JORGE; VITA*LE, 20*8). </line>
<line> Nos últimos anos, a sociedad* valoriza, de maneira c*nsiderável, o culto à m*greza, </line>
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<line> co*duzindo um número *ig**ficati*o *e pess*as à bus*a de um co*po *d*a*, vist* que </line>
<line> a </line>
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<line> obe*ida*e * repr*sentada como con*ição rejeitad* e est**mati**d*, lev**do a pes*o* a ter ou </line>
</par>
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<line> *riar uma </line>
<line> imagem </line>
<line> d* se* cor*o m*is re*l d* que o </line>
<line> próprio </line>
<line> corpo em si. O corpo s* </line>
</par>
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<line> tra**f*rmou em um </line>
<line> símbo*o *e beleza e **alização, encami*hando as pes*oas, na qualidad* </line>
</par>
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<line> *eres so*ia*s, *ue se *cham pr*ss*o*ados a c*rresponderem a </line>
<line> um *adrão d* *eleza, m**tas </line>
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<line> v*zes impost* p*la socie*ade. Caso co*trário, pa*sa* a se senti* inferio*es e m*n*s *traente* </line>
<line> (FLEITLICH; *ATIN*, 2007). </line>
<line> Os transtornos alimenta*es são quadr*s p*iqu*átr*cos, dentr* os qua*s a an*rexia, que </line>
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<line> afeta com maior frequênc*a * </line>
<line> sexo feminin*, sendo caracteri*ada co** a per*a de peso </line>
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<line> intens*, ali*entaç** restritiva, desga*te p*icológ**o e físico, ne*ação do tra*storno, recusa *e </line>
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<line> *omer, mas não *or f*l** de apeti*e, amenorréia (ausê*cia de </line>
<line> mens*ruaç*o), m*ita* vezes </line>
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<line> associ*da a **a di*torção da image* corpor*l, pod*ndo se* a**mpanhada </line>
<line> de autoestima </line>
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<line> baixa (CAMPOS; HAACK, *012). </line>
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<line> A anor*xia nerv*sa, na* últimas d*c*das, *xperimen*ou um au*en*o con**der*vel em </line>
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<line> pacie*tes, l*va**o-nos p*n*ar a </line>
<line> em uma *pi*emia de transtorno em pré-adolescentes e em </line>
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<line> mu**e*es com ida*e *vanç*da. Em relação à inci*ência da anor*xia, h*u*e au**n*o de casos </line>
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<line> de 195* * 19*4, princip**m*nt* n*s adoles*ent*s. * </line>
<line> eti*logi* parece s*r mult*fatorial, </line>
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<line> podendo ter *nteração com c*rtos com*onentes psic*lógicos, b*ológico*, socioc**turais, </line>
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<line> familia*es e *ndividuai*. Os </line>
<line> fatores socio*ulturais sã* consi**rados predisponentes, </line>
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<line> precipitantes ou perpetuadore*, </line>
<line> *ue de*ota* mai* influência nos transtornos *limen*ares </line>
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<line> (NABUCO; CANGELLI, 2004). </line>
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<line> Segundo G*ula*t, "a*esa* de s* mostrar </line>
<line> *om mais frequênc** na </line>
<line> at***idade, </line>
<line> a </line>
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<line> *norexia não s* *ar*cteriza com* um sintoma d* contemporanei*ade. Em tempos pa*sados, a </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. 12, n. 6, ar*. 10, p. 157-17*, nov./*ez. 2015 www4.*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> R. N. Xavi*r, L. N. Xavi*r, A. M. *. Gomes </line>
<line> 160 </line>
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<line> anorexia e*a recon*ec**a p*r sua li*aç*o com a religi*o", o q*e difere dos dias de **je, em </line>
<line> que seu foco se e*co*tra no medo de engordar e *o dese*o de emag*ec*r (GOULART, 2003). </line>
<line> *om *rigem na observação da ampla dif*são da *nor*x*a na s**iedad* a*ua*, surgiu </line>
<line> o nos** interesse pelo tema s*pr*citado, e nosso estudo *b*etiva apontar os rela**s *e </line>
<line> *rofissio**is div*rsos da saúde s*br* a imagem *istorcida *ue pa*ientes anoréxicas do Núcleo </line>
<line> de Atenção Médica Integra*a (N*MI) de*otam e* s*us discu*so*. </line>
<line> Além disso, se ocup* com aná**se da linguagem e *e*cepçã* de pacientes *noréxicas </line>
<line> *prese*tando tr*pla relevância - ci*ntí*i*a, p*ssoal e soci*l. </line>
<line> *o que con*erne ao conhecimento *ientífico, a temática ir* co*tri*ui* para a </line>
</par>
<par>
<line> real*zação de m*is es*udos, com o intuito de s* </line>
<line> obt*r um aprofundament* ma*or sobre </line>
<line> o </line>
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<line> *em*, propiciando uma reflexão *a soci*dade, que possa servir como campo de *nálise. </line>
<line> O estud* f*i m*tivado pela inte*aç*o multipr*fi*sional entre m*dico*, *u**icionistas </line>
<line> e psicólogos pa*a tratar os tran*tornos alimentares, no caso, a an*re*ia. </line>
<line> Esper*mos que a pesquisa proporcione c*nhecim*nto * socied**e pa*a o trata*e*to </line>
<line> da an*re*ia, p*ssibilita*do prod*z*r i*for*ações, que favore*a significativ*mente a formação </line>
<line> de futuro* p*ofi*sionai* da s*úde, d*rante a s*a gradua*ã*. </line>
<line> Com a investigação das causas de *om*o*tam*ntos doentios, t*is como mante* um </line>
<line> *o*po *sgu*o a t**o c*sto e/ou ut*liz*r esse mesmo corpo c*mo uma maneira de conser**r o </line>
</par>
<par>
<line> contro*e de </line>
<line> suas dolor*das ***tórias d* vi*a, este ensaio prete*de most*ar </line>
<line> os camin*os </line>
</par>
<par>
<line> p*rco*ri*os para *ue o c*lto </line>
<line> ao corpo deixe *e ser uma busca sofri*a e ocor*a de mo*o </line>
</par>
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<line> saudável. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, este *ontexto conduziu à realizaç*o deste ex*erimento, que teve *or objetivo </line>
</par>
<par>
<line> i*ent*fic*r as *ercepções **s </line>
<line> profissiona*s </line>
<line> da saúde acerca da anor*xia em mulh**es, c*m </line>
</par>
<par>
<line> vistas * proporcio*ar-*he um at*ndimen*o humanizado e volta*o às suas necess*dades. </line>
<line> * M**OD*LOG*A </line>
</par>
<par>
<line> O es**do sob relato é um* pes**isa descritiva, </line>
<line> com </line>
<line> abordagem qualit*tiva, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida *o Núcleo de A*enção Médi*a Integrada (N*M*), que se loc*liza **mo ane*o * </line>
<line> uma Un*versidade Particular e* u*a ****tal d* Nordeste, do Brasil. </line>
<line> * pesqui*a q*alitativa respond* a que*t*es muito particulares. El* se *reocupa, *as </line>
</par>
<par>
<line> **ênc*as Sociais, com um nível d* real*d*de que não pode ser qua*tific*do, </line>
<line> ou *eja, ela </line>
</par>
<par>
<line> trab*l*a c** o uni*ers* de significados, motivos, aspirações, c*ença*, valores e ati*udes, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, *. 12, *. 6, art. 10, p. 157-17*, nov./dez. 2015 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Belez* Dest**ída </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> que corresponde a um e*p*ço m*is pro*undo das relações, proce*sos e fenô*enos que não </line>
<line> podem s** reduzidos * operacionalização de variáveis (MIN*YO, 2010). </line>
<line> Os dados foram cole*ados nos meses de janeir* a junho de 2014, por meio *e uma </line>
<line> e*trevista sem*e*t***tur*da, r*alizada *om quatro informantes (dois psicólogos, uma </line>
<line> nutri*io*ista e um psiquiatra), co*o u* exercício prático da discip**na "Prát*** *n*egrat*v* II", </line>
<line> d* Curso de Psic**ogia da me*cionad* Univer*id*de particular. * interesse das pesquisa*oras </line>
</par>
<par>
<line> n*o t*ve como foco o núm*ro de vez*s </line>
<line> *u tota* de eventos </line>
<line> em qu* uma variável apareceu, </line>
</par>
<par>
<line> mas o que esta m*nife*tou p*ra os s*jei*os e para os o*jetivos *a i*vestigação (LEOPARD*, </line>
</par>
<par>
<line> 2002). Esses informantes f*ram **colhidos po* ser*m os a*en*e*-c*ave *a *elação </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> pa*ientes anoré**cas, nã* hav**do preocupa*ão </line>
<line> com o nú*ero de sujeitos, *as com o </line>
</par>
<par>
<line> *xercí*io prático de realização da *n**evista. </line>
</par>
<par>
<line> A e*trevi*ta semie*trur*u*ada busca valorizar a atuaçã* </line>
<line> do ***estigador e privile*ia </line>
</par>
<par>
<line> aspectos subjeti*o* das fala* dos inf*rmant*s **ra *ue alcan*e a libe*dade e a espon*anei***e </line>
</par>
<par>
<line> neces*árias, favorecendo * enrique*endo a investig*ção, a f*m ** tentar </line>
<line> descobri* os </line>
</par>
<par>
<line> sig*i*icados das refl*xões, do *onto de vi*ta do grupo pesqui*ado. Propicia aprender algo </line>
<line> *ais do que a simples opinião, *u seja, verdades, *titude* e valor*s (TR*VIÑOS, 2011). </line>
<line> Uti*izam*s * gravaçã* em áudio, norteada por *m *nstrum*nto c*mp*sto de três </line>
</par>
<par>
<line> quest*es abertas: O que é an*rexia? *omo lida *om *acientes anoréxicas? D* </line>
<line> que form* </line>
</par>
<par>
<line> perc*b* o proces*o de li*gua*em dessas pacientes? </line>
</par>
<par>
<line> Ca*a *ar*icipante *oi su*metid* a entrevista única, com du*aç*o média de 20 </line>
</par>
<par>
<line> *i*utos. *s falas *or*m re*istradas por meio d* </line>
<line> um gravador digit*l </line>
<line> e posteriorm*nte </line>
</par>
<par>
<line> transcritas *a íntegra, com s*a* palavras, sem in*ervalos, não *ons*derando co*port**entos e </line>
<line> trejeitos dos pro*issionais. </line>
<line> *s tran**riçõ*s foram organi*adas pela Técn*ca de Análise Categorial da Análi*e de </line>
<line> Conteúdo pr*posta por Bardin (1977). A pré-análise foi moment* *e se **zer a leitura repetida </line>
<line> *o c**teúd*, a fim de identificar pensamentos e ideias dominantes. Assim, foram re*ni*a* </line>
<line> ant* a relação de co*v*rgência e*tre *s depoimentos, junto com intuiçõe* e experiências das </line>
</par>
<par>
<line> autoras, su*gindo *s *e*uintes </line>
<line> cat*go*ias: Percepções dos *rofissiona** sobre an*r*xia; </line>
</par>
<par>
<line> Situaç*es </line>
<line> qu* *meaçam as pacientes *n*réxicas e Estratégias ad*tad*s pelos profissionais </line>
</par>
<par>
<line> par* trab*lhar co* o sujei*o. </line>
</par>
<par>
<line> Os princípios básicos </line>
<line> da Bioética, preconizados na Resolução 466/12, *o Conselho </line>
</par>
<par>
<line> Naciona* de Saúd*, qu* norte*a* *s p*squ*sas realizadas com seres humanos </line>
<line> *oram </line>
</par>
<par>
<line> *espeitada*, ten*o ó*t*ca da pessoa e das coletivida*es, o*e*ec*ndo a** me*cionados a </line>
</par>
<par>
<line> pr*ssup**tos da B*oética - b*ne*icênc*a, não-maleficência, aut*n**ia, </line>
<line> justiça e equi*ade. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 10, p. 157-172, n*v./d*z. 2*15 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. Xa*ier, L. N. Xavi*r, A. M. A. Gomes </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Foram respeitad*s a pr*vacid*de, o *igilo e a libe**ade de re*usa*-se a participa* da pesquisa </line>
<line> e, ao* entrevistad*s, foram *ados nom** fictício* (psicólogas: Maria e R*te; nu*ri*i*nist*: </line>
<line> Sa*a; psiquiatra: Paul*), assegu**ndo-l*es, assi*, * anonimato (BRAS*L, 2*13). </line>
<line> 3 *ES*LTAD*S E D*SCU*SÕES </line>
<line> Os pr*fis*ionais entrev*sta*os tinham de 31 * 45 *nos de idade, per*enciam à c*asse </line>
<line> socioec*n*mica média. Qua*to ao tempo de gradu*ção do* profissionais *nvolvidos, temos: </line>
<line> uma **icólog* e uma **tricionis*a gra*uad*s há ci*co anos, out*a ps*cól*ga há 14 anos, </line>
<line> enquant* o *siq*iat** rece*eu *ipl*ma de médic* há q*atro a**s. </line>
<line> 3.1 Pe*cepções dos *rofis*iona*s **bre anorexia </line>
<line> A an***xia p*de ser car**terizada c*mo restrição alime*tar, en*ol*e*do ques*õ** </line>
</par>
<par>
<line> mal resol*idas entr* pacientes * familiares, bem como de </line>
<line> sexua*idade, *a relação **m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> nam*ra*o, propiciando dese*volv*r uma *magem corpor*l d*storcida, levando * pessoa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acredita* *ue está com </line>
<line> um padrã* de </line>
<line> belez* satis*atório. Es*es elementos co*stituem os </line>
</par>
<par>
<line> pont** principais pa*a a co*p**ens*o *e**a do*nça, ***forme Maria: </line>
<line> A ano*exia é como se fosse o sin**ma de algo que nã* tá legal na vi*a da pesso*. </line>
<line> Você ol*a, acha que o p*oblema todo é a anorexia, m*s na verdade t** algo que por </line>
<line> trás, só que *a verdade foi a forma como * pes**a conse*uiu se ajustar </line>
<line> criat*vamente. Estava tudo tão *onfuso na vida d*la q*e talve* seja melhor ela *i**r </line>
<line> com o tema d* quantas calorias, de q*antos quilos do que ficar pensando em questão </line>
<line> da s*x*alidade, da vida *amiliar, de na**r* en*im. Te* *ue ter distorção de im*ge* </line>
<line> corporal, a paciente está r*alme*te muito mag*a e não s* v* magra, ela tem um medo </line>
<line> muito gra*de *e engordar. A c*lt*r* de querer *er magra é mui** forte, * *u*oestima </line>
<line> dess*s meninas é muito baixa, en*ã* ela* vincu**m a autoestima ao peso: se eu não </line>
<line> t* mag*a eu nã* sou n*nguém, ** n*o presto, eu não sou boa é como se não exis*i*se </line>
</par>
<par>
<line> mais na*a na vi*a * não ser a*u*lo ali. Aí o *oco </line>
<line> vira mui*o isso e ca*sa muito </line>
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<line> s*frimento, tanto para a *ess** **anto par* a família, e co*o el*s e*tão com o peso </line>
<line> muito ba*xo, até **gnitivamente elas não conse*uem ter a dimensão do que é. </line>
<line> **b o pont* de vist* *a *u*ricionista S*ra, a anor*xia re*r*se*t* um trans**rno </line>
<line> alimentar q*e e*volve mu*tos fatores, e o tratamento sa*isf*tório *e*e s*r desenvolvido p*r </line>
</par>
<par>
<line> *ma equipe m*ltiprofissi**al. Nest* sentido, </line>
<line> * **portante que * p**fis**ona* de saúde esteja </line>
</par>
<par>
<line> a*en*o aos compor*amentos de ris*o, antes de a doença se estab**ecer: </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> a*o*exi* é u* dos transtornos alimentare*, é uma doença psiquiátrica, onde </line>
</par>
<par>
<line> e*v*lve vário* fatores de *rigem multifa*orial, não ex**te uma questão d*terminante, </line>
<line> Rev. F*A, T*resi*a, v. 12, n. 6, art. 10, p. 157-172, nov./dez. 2*1* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Beleza Dest*uída </line>
<line> 1*3 </line>
<line> já que pode se* g**ética, emocion*l, s*cial, h* *á*ias coisa* que envo*vem a </line>
<line> anore*ia e por **so e*v*lvem o tratam*nto *nt*rdisciplinar. </line>
</par>
<par>
<line> Na pe**epção do médico Pa*lo, a anorexia é um* doença em que * pessoa *nf*rma </line>
<line> valoriz* o pes* do seu corpo ao po*to *e levar a um emagrecimento ex*gerado *ara alcançar </line>
<line> os seus objetivos. Algumas vezes * su* fe*icidade está em se ver magra: </line>
<line> O transtorno al*mentar tem *ma alte**ção da percepção da forma e *o p*so corporal </line>
</par>
<par>
<line> ha*e*do </line>
<line> um* su*ervalori*ação na *ealidade </line>
<line> que *s *essoas dã* *ara o *eso e para </line>
</par>
<par>
<line> f*rma corpor*l. *a anor*xia *las se preocupam *emais com o *eso e começa* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> em*grecer por dois motivos: o primeiro é porq*e el*s restringem muito </line>
<line> a </line>
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<par>
<line> alimentação, são pacien*es muito o*s*ssivas e *b*tinadas *m conseguir o *bjetivo </line>
<line> de**s, mas há u* m*do mó*bido de engor*ar; segundo, há *ma grave *istorção da </line>
</par>
<par>
<line> imagem corpora* porque é como se </line>
<line> el*s se *lh*ssem no espelho e mes*o estan*o </line>
</par>
<par>
<line> e*qu*lé*icas, elas se acham gordas, obe*a*. </line>
<line> De *orma sem*lhante, Rute considera * ano*exi* c*mo medo mórbi*o q*e a pesso* </line>
<line> tem em e**ordar. Pa*a *la, o aliment* não pode ser visto com* *m problema, m*s como um </line>
<line> sinto*a: </line>
<line> Na an*rex*a, a pessoa tem uma perturba*ã* enorm* no m*do de vivencia* o pe*o, </line>
<line> que é muito s*frido **ito *o***oso. Q*and* n*scem*s, o mundo, literalm*nte, en*ra </line>
<line> pela boca. A comida é a primeira forma de con*ato c*m o *undo. A alimenta*ão é o </line>
</par>
<par>
<line> mo*ento </line>
<line> no *ual *ec*bemos calor, toque e o *heiro *a pessoa que nos alimenta. É </line>
</par>
<par>
<line> quando a </line>
<line> gent* aprende a receber e gostar de re*eber **eto. E assim relacionamos </line>
</par>
<par>
<line> comid* com afeto. </line>
<line> Assim, o mundo não é movido pelas coisas, mas *ela visão que s* tem de*as, n*s </line>
<line> pro**rc*ona**o-nos mom*ntos de re*lexões sobre a maneira de viver bem, podendo envolver </line>
<line> bons *ensamentos p**a a no*sa vida. </line>
<line> 3.2 Situ*ções que ameaçam as pacientes ano*éxica* </line>
<line> * principal *meaç* que os **ofis*ionais encontram é * dificuldade *m falar sobre o </line>
<line> transtorno com ***s pacientes. **to, porque elas, dificilmen*e, *ão che*ar sozin*as * buscar de </line>
<line> ajuda e expor o *eu sofrimento psíquico. Muitas de*as são ado*esce**es e quem as cond*z aos </line>
<line> serviços de saúde é um famil*ar, pela pos*ibilidade de acolh*r o sofrimento e * an**stia </line>
<line> vi vi dos . </line>
</par>
<par>
<line> A* pacientes, de maneira *nsist*nte, v*o em bu*ca de manter </line>
<line> um padrão de *o*po </line>
</par>
<par>
<line> exigido pela socie*ade. Por isso, a psicóloga perce*e a *mportância </line>
<line> *a terap*a, como se </line>
</par>
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<line> constata na *al* * seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. *2, n. 6, ar*. 10, p. 157-172, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.f*an*t.com.b*/re*ista </line>
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</page>
<page>
<par>
<line> R. N. Xavi*r, L. N. Xavier, A. M. A. Gom** </line>
<line> 164 </line>
</par>
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<line> *m* das dificu*dad*s é essa, acei*ação do a </line>
<line> tratamento e *í, o q*e eu tento mui*o </line>
</par>
<par>
<line> cria* e*se vínculo, para eles p*rce*erem a importância da psicolo*ia. El* po*e usar a </line>
<line> t*rapia, seja p*ra conversar s*br* o qu* ela tá sent*nd* e *ão so*re a anorexia em si, </line>
</par>
<par>
<line> mas o impor*an*e é </line>
<line> q*e ela *e*ceba a n*cessidade d* psicolog*a fale so*r* isso e </line>
</par>
<par>
<line> (MARI*). </line>
</par>
<par>
<line> *á outra profis*ional, de maneira mu*to semelha*te, n** informa que as adolescen*es </line>
<line> são ac**panhadas *o* fa*iliare*, n* bus*a de tentar trat*r os seus problemas, visto que essas </line>
<line> não * per*ebem. Alguns aspectos d***a re*lida*e podem ser reco*h*ci*os nos depoimentos: </line>
</par>
<par>
<line> Os pacientes </line>
<line> anoréxicos s*o *dolescentes, adultos joven* e por serem n* maio*ia </line>
</par>
<par>
<line> a*olescentes são trazidos *elo fa*ilia*es, vem co*tra a v*ntade, a gra*de m**oria </line>
</par>
<par>
<line> *ão acha *u* te* o *ranst*rno a*imen*ar ou </line>
<line> não querem ser tra**das, ve* c*ntra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vontad*, não cria* muitos vínc*los com o pr*fissional (SARA). Na grande m*ioria </line>
</par>
<par>
<line> d*s ve*es, elas e*tão se*pr* bem </line>
<line> nervo*a, bem irritadas, *emonstrando que </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> q*erem *er aten*idas, mas nós ten*amos reverter isso tudo, a </line>
<line> *ente va* *os po*cos </line>
</par>
<par>
<line> *entando realmen** criar um vinculo de forma gradu*l (SARA). </line>
</par>
<par>
<line> *o* o ponto de vista do Dr. Pau**, as adolescen*es vivenciam seu sofrimento </line>
</par>
<par>
<line> psíquico sozi*has, sem </line>
<line> com**rtilhar com ni*gu** e, muitas vezes, po* serem depende*t*s </line>
</par>
<par>
<line> m*no**s d* idad*, não *e se*tem seg*ras e* *rocurar u* s*rv*ço de saúde, vis*o q*e as </line>
</par>
<par>
<line> *elações de pe*soa a pessoa não são favor*cidas, pois h* predo*ínio de rela*õ*s autor*tárias </line>
</par>
<par>
<line> em seus lar*s. *om isso, existe um ref*r*o do ego*entrismo *ela cobra*ça da **vem *ão </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pe*m**ir falar. </line>
</par>
<par>
<line> Em geral, e*as são trazidas pe*a mãe ou pela a*ó. Um dos *randes pro**emas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> anorexia é o fato de *las n*o se v*em com* doen*es; quem está vendo s*o *s pessoas </line>
<line> ao r**or. As anoré*ic*s sempre acha* que *r*cis** emagr*cer mais e elas têm </line>
</par>
<par>
<line> medo de fazer o *ratamento e e*gorda*. E* </line>
<line> t*rmos de </line>
<line> linguag*m, es**s p*cientes </line>
</par>
<par>
<line> são muito restritas, ten*am falar pouco. É c*mo se elas estiv**sem na *efensiva </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*mp* todo. Dizem que *ão qu* não faz*m dieta, que não es*ão *reocupadas co* o </line>
<line> pes*, *ue s* querem e*agrecer p*r con** da s*úde (PAULO). </line>
<line> O médi*o informou, ain**, que as paci*ntes ficam caladas quando vão *ara o </line>
<line> a*en*imen*o, preocupa*as e* revelar alg* oculto e o pr*fissional fica em *osição d* embat* </line>
<line> co* * paciente, na tent*ti** de aj*dar. De um lado, o **dico pronto p*ra atender; do outro, o </line>
<line> d*sgast* da pacie*te de não que*er ser ate*dida: </line>
<line> O que *u percebo, na *aior*a d*s vez*s por co*ta d* *ing*a*em, * que são pa*ien*es </line>
<line> bem calada*, como se estivessem analisando o tempo to*o o qu* vão falar para que </line>
</par>
<par>
<line> não haja des*ize* * *las acabam re*elando o que </line>
<line> não queriam que fosse revelado. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das caracter*sticas da an*rexi* é que *l* va* perdendo um po*co do reper*ório </line>
<line> d* *ida at*al, vai *erde*do o interesse com o convív*o soc*al e o rep**tório dela </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 12, n. 6, art. 10, *. 15*-172, nov./dez. 2015 www4.f*anet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bele*a Destruída </line>
<line> 165 </line>
<line> ta*b*m vai ficando bem rest*ito. E*as dizem bas*ante "todo mun** quer emagrecer </line>
<line> e eu tô emag**cen*o, aí as pess*as f*cam dize*do pra engo*dar". Então a lin*u*gem </line>
<line> é se*pr* de negação e el*s ac*am *u* aq*ilo é uma fo*ma delas d* vi*er (P*ULO). </line>
</par>
<par>
<line> Os *ro*i*sionais ficam na defensiva em muitas *it**çõe*, p*is os pacientes p*ocuram </line>
<line> nã* se posi*ionar nos momentos das sessões de terapia, e, n* maioria das vezes, s*o levadas </line>
<line> por seus *ais e negam * t*mpo *o*o o que está vive**ian*o, s* che*am a se posici*nar </line>
<line> *uando c**seguem **q*irir a confiança do profissional: </line>
<line> Os pacientes com es** transtorn* são m*ito cal*dos, é difícil i*iciar a se*sã* por**e </line>
</par>
<par>
<line> elas sã* quase qu* *onossilábicas e só quando ad*uirem a confiança *a equipe </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> que elas co*eça* a *alar. Com* na grande maioria das vezes el** s*o traz*das p**a </line>
</par>
<par>
<line> família, *em qu* ter muito cuida** </line>
<line> *ra *ue o dis*ur*o da pa*iente não seja </line>
</par>
<par>
<line> *onfu**ido com o *iscurso da mãe, </line>
<line> *a av* *u do *a*ent* que trouxe ela </line>
<line> porque </line>
</par>
<par>
<line> geralmente *les *st*o t*o ansio**s **m * tratamento que a*abam inibindo ma*s </line>
<line> ***d* a *essoa q*e veio s*r tratada. Mas inici*lmente, os dis*ur*os são de negação, </line>
<line> são meninas com *m conteúdo bem restr*to (RUTE). </line>
<line> Além des*e* as*ectos, a situa*ão é vista por muit*s garotas co*o um es*ilo de vid*. </line>
<line> *s jovens, em seu* d*poim*nto*, defendem a **t*ralização d* busca dese*fre*d* da *agreza, </line>
<line> ev**encian*o a crenç* de *ue elas não tê* control* sob*e a p*ópria vi*a e possuem </line>
<line> dificuldade e* experimen*ar os relacio*am*ntos in*erpessoais. De *cordo *om os </line>
<line> p*of*ss*onais *ercebe-s* *as entre*inhas da mai*ria dos depoimentos, um s*nt*mento </line>
<line> su*jacen*e de an*rma*idade. </line>
<line> 3.3 E*tra*égias adot*das *elos *r*fis*i**ai* da sa*d* *o cu*dar das mu**er*s anoréxicas </line>
</par>
<par>
<line> Dois </line>
<line> do* p*ofissio**is ext*rnara* * noção de ser um desaf*o a relação *om a </line>
</par>
<par>
<line> pacien*e </line>
<line> anoréxica, sob*etu** no atendimento individual, pois, de u* la**, se encontra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> us*ária q*e se enxe*ga gorda ou a*ha que precisa emagrecer ** p*uco mais, m*strando que </line>
<line> t*das possuem im*gens d*storcidas de seus co*pos e qu* h* um g*ande sofrimento envolv*do. </line>
<line> D* outr* parte, o p*ofis*ion*l, imp*tente para soluc*onar os proble*as da* pacientes, </line>
<line> po*s *las *ão se percebe* do*ntes. Daí a neces*idade ** f**ar da importância d* sujeito e da </line>
<line> neces*idad* de ou*ir outros profissiona*s: </line>
<line> Ach* que trabalhar com paci*ntes de transtor*o *limentar t*m to*a uma t*ori*, mas </line>
<line> você *em que ouv*r o sujeito. Você nã* pode se esquecer dele, da *orma *omo ele se </line>
</par>
<par>
<line> aprese*ta, o que contribui pa*a aquela pes*o* perman*cer d*quele je*to e qu* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> diferente p*ra </line>
<line> cada *m. Você te* que ter </line>
<line> a disponib*lida*e de ou*ir outros </line>
</par>
<par>
<line> profis*ionais, de ouvi* *ríticas, sugestõe*, observar e ver se você v*i pod*r </line>
<line> us*r </line>
</par>
<par>
<line> aquilo na psicologia ou não. Estar com os outros profissionais é b*m impor*ante </line>
<line> (MAR*A). </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 10, *. 157-172, *ov./dez. 2*15 www*.f*anet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. X*vier, L. N. Xa*i*r, A. M. A. Gom*s </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> Gostaria *ó de ressaltar que o mai* *mp*rt*nte é a questão ** </line>
<line> interação ent*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> equi*e di*ciplin*r podemos procurar melho*ar a *orma *e *rata* e*se *aciente junto </line>
<line> c*m a família que também est* *do*cida, pode*os faz*r um *ncaminhament* para </line>
</par>
<par>
<line> u*a terap*a fa*ilia*. O acompanha*en*o e o acons*lh*mento nu*riciona* vão se* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ba*e para o trat*men*o do t*a*storno (SARA). </line>
</par>
<par>
<line> Uma das psicólogas *ercebe que a anorexia *eve *er vista como d*ença, e que haja o </line>
</par>
<par>
<line> envolvime*to *a família no tratamen*o, visto que muitos p*is se mostram assu*t*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reticen*es *m cooperar, se*do *ecessário mo*i*á-l*s, be* c**o d*sponib*liza* uma equipe </line>
<line> multiprofissiona* pa*a atender *s j*vens de maneira sat***a**ria: </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> *u*to impo*ta*te que *s tra*stornos alim**ta*es **ja* percebidos c*mo do*nç*s </line>
</par>
<par>
<line> que p*ecisam de acompanha*ento e que *odem, sim, levar * morte. O envolvime*to </line>
</par>
<par>
<line> da fam*lia * de f*ndamental importância bem como o acom*anhamento </line>
<line> de uma </line>
</par>
<par>
<line> equipe multidi*cipl*n*r para essas *ovens </line>
<line> q*e busc*m, cad* vez mais, um* *eleza </line>
</par>
<par>
<line> que muitas veze*, não pode ser al*ançada, o *ue acaba levando a f*ustrações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desencadeando v*rias com*r*i*ades (RUTE). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra e*fren*ar os proble*as relaci*n*do ao trabalhar co* o sujeito, Dr. P*ulo re*eriu </line>
<line> sentir dif*culda*e n* a*om*anh**e**o e tratamento d* alguma menina, p*rque os *ais não </line>
<line> e*t**am ajudando, como segue: </line>
</par>
<par>
<line> A d*ficuldade está princip*lment* qu*ndo precisamos incluir medicamentos e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acompanhamento *e *ma equipe *ult*dis*iplin*r *o t*atamen*o. Existe uma </line>
</par>
<par>
<line> resistênci* por </line>
<line> *arte ** família e d* paci*nte. *a an*rexia não exis*e um remédio </line>
</par>
<par>
<line> especi*i*o que eu possa administrar, a* </line>
<line> quando a gen*e pensa e* m**icar, a *ente </line>
</par>
<par>
<line> *ensa em dois pontos: * prim**ro é que a ***ra na anorex*a é e*a ter comorb*dades </line>
</par>
<par>
<line> psiquiátric*s, se estima </line>
<line> que apenas em t*rno de 15% das anorex*a* são anorexias </line>
</par>
<par>
<line> que não tem *m transtorno ps*quiá*ric* associ*do, os outros 85% t*m comorbidades </line>
</par>
<par>
<line> psiquiátr**a* e *s </line>
<line> *ais </line>
<line> comuns s*o TOC, ***ress*o, ansied*de, tran*torno *e </line>
</par>
<par>
<line> per*onal*d*de e *or a* vai, muitas vezes, é necessário trat** essa comorbidade </line>
</par>
<par>
<line> porque **a pode estar relacionada e piorando a </line>
<line> questão da anorexia. E*t*o, ne*se </line>
</par>
<par>
<line> caso é "obrigatório" tratar p*rque é preci*o tra*ar ess* do**ça que e*tá piora*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nor*xia. </line>
</par>
<par>
<line> Com sup*rt* no exposto, not**os a relevância *esse transtorno alimentar, bem c*mo </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> neces*idade </line>
<line> de situarmos a fa*ília *o ***texto clínico, a fim *e que ess* possa aj*dar de </line>
</par>
<par>
<line> mod* ef*caz no tr*tame*to do ente queri*o em questão. Vale salien*ar, ain*a que a a*or*xi* </line>
<line> age em *ilên*io e, em *ecorrência, há um* necessida*e *e estarmos atentos **s que nos </line>
<line> cercam, para que possamos evi**r um *al maior. </line>
</par>
<par>
<line> A i*du**rialização t*ouxe mu**nças de hábitos </line>
<line> alimentar*s, ** virtude d* aumento </line>
</par>
<par>
<line> d* consumo de *l*mentos enlatados, congelados uma rela*ão a comida caseira. Com o t*mpo, </line>
</par>
<par>
<line> f*ram veri***adas </line>
<line> *lterações do estado nutrici*nal da *essoa, em razão do perfil </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 10, p. 157-1*2, nov./dez. **15 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bel*za *estruída </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> epidemiológico </line>
<line> da popul*ç**, erro no e*tilo de </line>
<line> *i** doe*ças nutric*onai* causadas pelo e </line>
</par>
<par>
<line> excesso de al*mentos (J*RG*; *IT*LLE, 20*8). </line>
<line> Os especialistas em Saúde m*ntal preoc**am-*e com o de*equilíbrio na *orma d* as </line>
<line> *essoas se *l*mentar. Et*m*l*gicamente, * palavra anorexia deri** do g*ego orexis (apetite); e </line>
<line> 1 </line>
<line> cu*o p*efixo é an (p**v*ção, **s*ncia), *erd* de ape*i*e de origen nervosa . O pa*iente com </line>
<line> a*ore*i* tem um tem*r exa*erbado de en*ordar, pod*ndo ser acom*an*ado de uma perda de </line>
<line> peso acen*uada e de **a restrição ca*ó*ica na busca implacáve* pela mag**za (MORGAN; </line>
<line> VECCH*ATTI; NEGRÃO, 2002). </line>
<line> O principal sinto*a da anore*ia é a r**usa de ma*ter um p*so co*p**al acima de um </line>
<line> pes* norm*l mí*imo, *ois a autope*c*p*ão pode ficar disto*cida, n** p*rmite que a paciente </line>
</par>
<par>
<line> consiga ver a si mesmas como mag*a demais ou *ass*ndo por algum so*r*men** </line>
<line> gr*v* </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> port*nto, não buscando ajuda (HOL*ES, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> Os pacientes com tal enf*rmida*e tendem a *e* *m* di*t*r*ão da imagem corporal, </line>
<line> ba**a au*oesti*a e refor*am uma busc* por um e*agrec*mento persist*nte com práticas de </line>
</par>
<par>
<line> exerc*cios fís*cos in*essantes, </line>
<line> bem como *ejuns prolon*ados, p*o*ocaçã* de </line>
<line> v** * t os , </line>
</par>
<par>
<line> chegando u* nível de uti*izar laxan*es diuréticos, em raz*o do medo *e ganhar *eso. </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, *s pessoas afetadas com e*se t*po de restriç*o ali*entar pod*m s*fr*r a*terações </line>
</par>
<par>
<line> hormonais, metabó*icas, e c*mprometer *inda mai* o seu quadro *línico </line>
<line> (NABU*O; </line>
</par>
<par>
<line> CANGELLI, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Ante o q*e foi </line>
<line> exposto, os *ompo*tamentos e*pressos dess*s paci*ntes *ão </line>
</par>
<par>
<line> assusta**res, no *ue diz resp*ito aos v*mi**s. Confo*me dados *a literat*ra, existem regi**ros </line>
<line> de pacientes que **duzirem mais de 15 vômitos por di*. Dent*e os que *azem uso *e laxan*es, </line>
<line> ** event*s que chegam a *e*li*ar ** vezes o recomendado p*la *rescriç*o médica *, no que </line>
<line> diz *espeito a*s exercícios físicos, praticam atividade* tão inte**as que podem chega* at* oito </line>
</par>
<par>
<line> horas *or dia. Tu*o isso c*m </line>
<line> um p*opósito: tentar *omp**sar a* cal*ri*s out**ra ingeridas </line>
</par>
<par>
<line> pela com**lsão (ABREU; CANGELLI FI*HO, 2005). </line>
<line> A a*orex** pode *er desc**ta c*mo um transtorno psicológ**o de teor grave, vi*to q*e </line>
</par>
<par>
<line> é u*a do*nça clínica que envolve risco de </line>
<line> vid*, como fenôm**o interpess*al de f**íl*as </line>
</par>
<par>
<line> ***funcionai* e os *acientes desenvol*e*, </line>
<line> como característic*, * rec*sa de **ocura* ajuda </line>
</par>
<par>
<line> p*o*issional para não ficar imp**sib*litada de se ver magra (CAVALCANTE, 2**9). </line>
</par>
<par>
<line> O* tr*nstor*os al*m*nt**es são dec*rr*nte* de uma *es*rganizaç*o *m mant*r </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> e*uilíbrio, na ma**ira como a* pacientes *onstroem </line>
<line> a *ua realidade; *nfim, de *anter </line>
</par>
<par>
<line> coerênc*a n* for*a de pensar, agir e senti*, favorecend* *m sentimento d* **sesperança, </line>
<line> baixa a*toestim*, e extrema sens**ilidade à* c*i*i*as (ABRE*; C*NGELLI *I*HO, 200*). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, a*t. 10, *. *57-172, *ov./dez. 2015 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. Xavi*r, L. N. Xavier, A. M. A. Gomes </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> *s t*anstornos psicológ*cos vive**iado* *or esses paci*ntes pode* aca*retar </line>
<line> p*ejuízos soci*is e *moci**a*s. Além de *ouc* habi*idade para lid*r e reconhecer os seus </line>
</par>
<par>
<line> sentim*nto*, iden*idade f*ágil, quanto às p*rcepções *as exp*riências c*rporais, te**em </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> f*car p*rturbada*. U*a </line>
<line> da* maio*es dific*l*ades e*con*radas no tratamento da </line>
<line> *oença é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *egação, por parte da *aciente, d* f*to de estar doent*, *eva*do a *esenvolve* res*stênc*a, no </line>
</par>
<par>
<line> que tange mud*nça seu </line>
<line> comportamento em relaç*o à perda de peso (CA*ETE; SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> VITALLE, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> As características psico*ógic*s podem *er verificad*s e* pacientes propens*s à </line>
<line> uti*ização de mecanismos d* *efes* arcaicos, com ac*ntuada fragil*d*de, envo*vendo restrição </line>
<line> d* pot*ncial adaptativo *m que te*dem a controlar os próprios impuls*s com rigor ex***sivo, </line>
</par>
<par>
<line> intr*ver*ão, </line>
<line> passivid*de, obsessividade e d*p**dência *e medi**mentos (S*NTOS; PERE*, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). </line>
</par>
<par>
<line> **ém d*sso, os tra*st**nos denotam etiologi* de </line>
<line> na*ureza multifatorial, *mplamen*e </line>
</par>
<par>
<line> recon*eci*os, pois </line>
<line> envolvem fat**es *enéticos, psicopatologias parentais, pressões </line>
</par>
<par>
<line> socioculturais, *xperiências a*versas e abuso sexual (M*RGAN; VECCH*ATTI; NEGRÃO, </line>
<line> 200*). </line>
<line> A an*re*ia ainda pod* afetar os processos psicológicos básicos da l*nguagem e da </line>
<line> percepção. </line>
<line> Estes deriv** da relação int**ati** do* proces*os inatos e adqui*id*s sem * *on*ívio </line>
<line> com o m*io. Numa t**ca co*sta*t* d* exp*ri*ncias * vi*ê*cias, o *er humano não é capaz de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*r nenhum dos *eus pro*essos psico*ógicos bá*icos. Metodologicamente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ps*co*ogia costuma d*vid*r es*a* fu**ões ment*is *m vários s*gmento* funcion*is. Estes </line>
</par>
<par>
<line> even*os </line>
<line> básic*s da ment* s*o: consciênci*, motivação, perc*pção, i**eligência, *emória, </line>
</par>
<par>
<line> *ensamento e linguagem (CAM*O*, 2*15). </line>
<line> Apes*r desta di*tinção entre eles, s**en*e comp*ee*d*ndo a relação de i*fl*ência </line>
</par>
<par>
<line> **tua, é *ue * possív*l </line>
<line> compreend*r a d**âmica da mente. Tod*s interagem e *tuam *m </line>
</par>
<par>
<line> co**unto com os d*mais pro*e*so*, numa med*çã* p*rmanen*e com o me*o. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> perc*pçã* é um pro*esso psicológico básico, no qual s*nsa*ões sem sen*ido </line>
<line> s*o </line>
</par>
<par>
<line> t*a*sforma*a* </line>
<line> em *erce*ções </line>
<line> c*m sentido. As pessoas estão sempre filtrando informações </line>
</par>
<par>
<line> se*s*riais * inferin*o percepção *m maneir*s a fazer sentido para si. </line>
<line> "Expan**mos e co*traímo* o modelo po***r*l do cor*o; retiramos * adici*namos </line>
<line> partes; r*construí*o-lo; misturamos os det*lhes; cria*o* novos detalhes; fazemos </line>
</par>
<par>
<line> i*to com noss* corp* e com sua expressão. [...] Acres*enta*os </line>
<line> r*up*s, máscaras, </line>
</par>
<par>
<line> jóias, que por sua vez também exp*ndem, con**ae*, desfiguram ou en*atiza* a </line>
<line> imagem co*poral * p*rtes dela" (SCHILDER, *994, p. *32-233). </line>
<line> Re*. FSA, T*res*na, v. 12, n. 6, art. 10, *. *57-1*2, n*v./de*. 2015 w*w4.fs*ne*.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Beleza Destruída </line>
<line> **9 </line>
</par>
<par>
<line> A linguagem é a capac*dade d* rece*er, interpr**ar e emit*r in*o**açõe* ao ambien*e. </line>
<line> *o* *eio da *ingu**em, é *oss*vel trocar infor*ações e de*envolv*r *ormas d* com*reensão * </line>
<line> d* expressão. A **nguagem r*f*et* a ca*acidade de pensamento; então, *e *ma *es*oa tiv*r um </line>
<line> tran*tor*o de pensamento, s*a lingua*em se des*nvolve e se as *abil*da*es das funções </line>
<line> me*tais são crescent** ass*m, os recursos linguísticos *am**m ser*o percebidos. </line>
<line> Na percepçã* dos **ofissionais de sa*de, todavia, para q*e haja um trata*ento </line>
<line> satis*atóri* para o* *ranstorn*s alimentares, é *e fu*damental *mpo**ânc** a atuação de uma </line>
</par>
<par>
<line> eq*ipe mul*ipr*fission*l e que * p*ciente ****a aceitar o </line>
<line> tra*amento, s*ndo e*s*ncial </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **volvi*ento da f*mília. </line>
</par>
<par>
<line> Para o </line>
<line> tratamento satisfatório aco*panham*nto *e e </line>
<line> **c*entes com </line>
<line> anorexia, </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> *ecessidade de uma equipe multiprofissional, composta por médico, nutr*cion*s*a * psicól**o. </line>
<line> *uanto ao *ra*am*n*o *sicológic* com abordagens psicoterapêuticas, pois as </line>
</par>
<par>
<line> pacie*tes exp*i*em imagens distorcidas * disfunciona*s so**e * seu peso, fo*ma f*sica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alimen**ção, c*b* ao profissional ** P*i*olog*a ensinar a pacien*e a ide*tificar </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pe*sam*nto dist*rcido (D*CHESNE; ALM*IDA, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> No acomp*nhamento do tratamento nutri*iona*, cumpre ao </line>
<line> pro*i**ional *azer um </line>
</par>
<par>
<line> planejam*nto das refei*ões </line>
<line> de maneira </line>
<line> equilibra*a, fi* de incentivar há*ito* al*mentare* a </line>
</par>
<par>
<line> mais saudávei*. Com isso, n*tr*cio*ista prep*ra *m p*ano de refeições, na ten*ati*a de o </line>
</par>
<par>
<line> *aranti* q*e a paciente faça a devida i*gestão d*s </line>
<line> c*lori*s *rescritas, com o *bjetivo d* </line>
</par>
<par>
<line> ganhar peso e </line>
<line> a*nda o*ientá-la a fazer </line>
<line> pelo </line>
<line> *enos três refe*ções nutrit*vas por *ia </line>
</par>
<par>
<line> (WILLIAMSON; SM*TH; BARB*N, 200*), </line>
<line> na tenta*iv* de um* reeducação a***entar e da </line>
</par>
<par>
<line> re*osiçã* de peso, *ão se esque*endo de respeitar a a*eita*ão da **ciente, en*ende*do que a </line>
<line> resistência pod* faz*r parte do *r*tamen*o. </line>
</par>
<par>
<line> O m*d*co *em a re*ponsabilidade </line>
<line> d* i*dicar </line>
<line> o medicamen*o adeq*ado, quando </line>
</par>
<par>
<line> necessário, p*ra o* transtor*os ali*entare*, </line>
<line> ou de uma po*sível int*rnação. Pa*a </line>
</par>
<par>
<line> acompanham*nto, em alguns </line>
<line> casos de </line>
<line> perda *ssea, dec*rr*ntes do défic*t nutricional, </line>
</par>
<par>
<line> *odendo proporcionar à anoréxica possíveis rep*sições </line>
<line> de eletrólitos qua*do de alterações </line>
</par>
<par>
<line> laborat*riais (SILVA, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> No que di* respeito às re*a*ões familia*e*, *stas podem favorecer * desenca*eamento </line>
</par>
<par>
<line> ou a manu*e*ção ** transto*no </line>
<line> a*imentar, *ois pode ser afetad* o seu sistema *mo*ion**, </line>
</par>
<par>
<line> qua*d* u* m***ro da família **r acom*t*do, provocando * suscet*bili*ade dos fam*l*ar** a </line>
</par>
<par>
<line> *intomas d* desgaste *m*c*onal * físi*o. A*sim, as *amília* que </line>
<line> c**viv*m com o transtorno </line>
</par>
<par>
<line> **i*en**r se encontr*m e*pob**ci**s nas histórias *ue contam sob*e *i m*smas, *oi*, com* </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. *, art. 10, *. 1*7-*72, *ov./dez. 2015 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. Xa*ier, *. N. Xavier, A. M. A. Go*es </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> qualquer outra família, trazem u*a disf*nção. Ger*lm*nte aprisionadas aos p*ob*emas, como </line>
<line> a anorexia *u a bulimia, mu*tas vezes necessitam d* um tera*e*ta para que possa pen*trar a </line>
<line> imensa * i*trin*ada rede das re*ações f**ilia*es (*OBELO; SAI*AL*; SCHO*E*, 200*). </line>
<line> 4 C*NSIDERAÇÕES FI*A*S </line>
</par>
<par>
<line> C** apoio no </line>
<line> **e ex**essamos, </line>
<line> nos s a </line>
<line> *ercepçã* a i**ortânc*a da fa*ília n* é </line>
</par>
<par>
<line> auxílio de tratamentos de seus entes queridos anoréxicos, *em *omo * **levân*ia de as </line>
<line> famílias pa*t**ipar*m *e *ma tera*ia f*miliar. E* virtude disso, faz-se nece*s*r*o h*ver mais </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisas sobre o assunt*, * fim *e </line>
<line> *ue os *emai* intere*sados *ossam ter acesso a mais </line>
</par>
<par>
<line> inf*r*ações, u*a vez *ue a litera*ura *isp*nív*l sobre o tema, *nc*usi*e acerca d*s proce*so* </line>
</par>
<par>
<line> psicológicos *ásicos, </line>
<line> é bastan*e escassa. Alé* *isso, há um núm*ro bem pequeno de </line>
</par>
<par>
<line> profissionais que trabalham com t**nstornos alimentares, faze*do co* qu* uma das </line>
<line> pe*quisadoras ten*a interesse *m continuar e*tudando o assunto. </line>
<line> Os profiss*onais en*revi*tados perceberam que u* tratamento di**o e satisf*tór** </line>
</par>
<par>
<line> para a anor**ia </line>
<line> nervosa envolve *ma equipe mu*tipr*fiss*onal, *m diagnóstic* p*e*oce, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ace*tação e inclus*o da fa*ília neste *ratamento. Is*o porqu* cada profissio*al atu* *e maneira </line>
<line> essencial, no ent**to * falta d* um *ode ca*sar dano ao paciente. </line>
<line> A* famílias, narraram suas *ifi*ulda*es quan*o um integrante se encont*a c*m </line>
<line> *l*um transtorno alimentar, sente inse*uran*a* quanto a* valo* de si mesmas perante * </line>
<line> comuni*ade em que estão inser*d*s e * *ndefini*ão de objetiv*s pessoais, acerc* *a aceitação </line>
</par>
<par>
<line> da pró**i* imagem corpo. Nas falas </line>
<line> é possível perc*ber, </line>
<line> consta*temente, a into*erância para </line>
</par>
<par>
<line> co* as *iferenças *ndividu*is den*ro da fam*l** nuc*ear como um todo20. </line>
<line> * tra*alho sob relató**o nos foi de extrema import*nci*, **mbém, p*r*ue passamos a </line>
</par>
<par>
<line> ter um *ouco m*is de e*tendimento </line>
<line> sobre a anorexia, a respeito </line>
<line> do modo como esse </line>
</par>
<par>
<line> transtorno af**a a vida de seus por*a*ores e como *essoas que conv*ve* dia*ia*ente conosc* </line>
<line> podem est*r sofrend*, uma vez que * tran*torno de que cui*amos aqui é bem silencioso. </line>
</par>
<par>
<line> Precisamos </line>
<line> ente*de* que *norexia tem a </line>
<line> ocor*ênc** rep*tida na socied*de, qu* e as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas com *sse tr*nstorno precisam urgen**ment* de aju*a e não de j*lgam*ntos. As*im, o </line>
</par>
<par>
<line> envolvimento famil**r e o tr*tamento - são de funda*ental i*port*ncia pa*a - o </line>
<line> bom </line>
</par>
<par>
<line> andamento da terapia, ponto* relevantes desta pesq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. *2, n. 6, ar*. 10, p. 157-172, nov./dez. 201* www4.fsanet.com.b*/*evi*** </line>
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<line> Beleza Destruída </line>
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<line> *) c*ncepção e planejamen*o. </line>
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<line> 2) anál*se e *n**rpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabo*açã* do *ascunho ou *a revisão crítica d* conteúdo. </line>
<line> </line>
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<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) parti*ipação na aprovação da *ersão final do manuscr*to. </line>
<line> * </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)