<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 1*, p. 157-172, nov./dez. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.6.10
</line>
</par><par>
<line>
Beleza Destruída: Percepç*es Dos P*ofissionais Da Saúde Sobre A Ima*e* Distorci*a
</line>
<line>
Q*e As Pa**entes Com Anor**ia Têm De Si
</line>
<line>
D*stroyed Bea*ty: Pe*c*ptions Of *ealth Profes**onal* On The Dis*ort*d Imag* T*at
</line>
<line>
The P*tients With Anorexi* Ha*e Of Themselves
</line>
</par><par>
<line>
***ane Noron*a Xavier
</line>
<line>
Especi*lização e* Docência do *nsino Superior p*la *niversidade Es*adual do C*ar*
</line>
<line>
Graduaç** em Peda*og*a Universid*d* *stadual *ale do Acaraú
</line>
<line>
Pro*e*sora da Es*ola Estadua* Professor Edmils*n Pi*heiro
</line>
<line>
E-mail: v*ldo*ol*mfil*o@hotmail.*om
</line>
<line>
*a*dicéia No*onh* Xavier
</line>
<line>
Mestre *m Ensino na Saúde pela Universi*ade Estadual do *e*r*
</line>
<line>
G*ad*ação *m En**rmagem pela Univ*r*idad* Estadual d* Ceará
</line>
<line>
E-m**l: *audiceianx@hotmail.com
</line>
<line>
*nnatá*i* Meneses d* *m*rim *omes
</line>
<line>
Dou*ora em Ciên**as da Saú*e pela U*iversida*e Fed*ral do Rio *rande do *orte
</line>
<line>
M*stra em Sa**e Pública *ela Universid*de d* F*rtaleza
</line>
<line>
Professora *a *nivers*dade Es**dual d* Ceará
</line>
<line>
E-mail: annatali*gomes@**ail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Rejane N*ronha Xa*ier
</line>
<line>
Editor Científico: To*ny Ker*e* de Alenca* Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Av. E*i*son *rasil Soares, *60. Água Fria, CEP:
</line>
</par><par>
<line>
60821*75, Fortal*za/C*, B*asil.
</line>
<line>
A*tigo recebido em 12/0*/2015. Últim* ve**ão
</line>
<line>
rece*ida em *5/10/20*5. *prov*do em 06/10/2015.
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: Laudicéia Noro*ha Xavier
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
R. N. Xavie*, L. *. X*vier, A. M. A. Gom*s
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Obj*t**o: *d**tificar as pe*cepções dos profi*si*nais *a saúde a*erca da an*rexia e* mulheres, com
</line>
<line>
vistas a proporcionar um **endimento huma*izado e voltado às suas ne*e*sidades. *étodos: pe*q*i*a
</line>
<line>
descritiva, com abordagem qu*litativ*, d*senvolvida em uma un*dade de *a*de, em uma capital do
</line>
</par><par>
<line>
Norde*te b*asileiro, c*m q*atro profi*sionais, no *eríodo *e *ev**eir* a *a**
</line>
<line>
de 2014. * col*t* *os
</line>
</par><par>
<line>
d*dos *o* proc*dida *or meio de e*t**vista s*miest*uturad* * a *nálise rea*izada mediante técnica d*
</line>
<line>
análise categorial da Análise de C*nteúdo proposta por Bardin. *esultados: foram identificadas t*ês
</line>
</par><par>
<line>
cat*gorias - percepções do*
</line>
<line>
profissi*nai*
</line>
<line>
sobre *n*rexi*; situações que ameaçam ** pac*entes
</line>
</par><par>
<line>
anor*xicas; estrat*gias adotadas pelos profissionais da **úde
</line>
<line>
no cuidar das m*lheres anoréxicas.
</line>
</par><par>
<line>
C*nclus*o: na percepção dos *rofissionais entrevistados, *m trata*ent* satisfatório para a an*rexia
</line>
<line>
c*nsiste na p*rticipaçã* de um* equi*e mult*profissional, na tenta*iva de fazer um diag*ós*ico mais
</line>
</par><par>
<line>
prec*ce
</line>
<line>
possível e no acei*e e
</line>
<line>
inclusão *a
</line>
<line>
família no tr*tamento. O tran*torno alimentar em **tudo
</line>
</par><par>
<line>
afeta a v*da de seus
</line>
<line>
por*adores e das pessoas q*e *onviv*m *om eles,
</line>
<line>
uma vez que se t*ata de uma
</line>
</par><par>
<line>
*oença silenciosa. *ssi*, a*
</line>
<line>
*essoas precisa* de aju*a e não de j*lgamen*os, do envolvimento
</line>
</par><par>
<line>
fam*li*r, *ara * bom andam*nto do tratament*.
</line>
<line>
Pa*avra*-chaves: Tran*to*nos d* Aliment*çã*. Profissionais ** Saúde. Im**em Corporal.
</line>
<line>
AB*T*ACT
</line>
</par><par>
<line>
Object*ve: T* id**tify the percept*o*s of health professional*
</line>
<line>
about anore*ia in women, in *rder
</line>
<line>
to
</line>
</par><par>
<line>
p*ovide huma*e c*re t*rned t* their needs. M*thods: * descriptive study *ith a *ua*ita*ive approac*,
</line>
<line>
develo*ed in * h*alth care un*t, *t a *a*ital *f Northea*tern Braz*l, with f*ur health *rofessionals, from
</line>
<line>
Feb*uary to May *014. The d*ta collection was made **rough semi-s*ructure* interviews and the
</line>
<line>
analysis was mad* through th* techn**ue *f categorical *nalysi* ** the An*lysis of *ontent proposed
</line>
<line>
b* Bard*n. *esults: *h*ee *ate*orie* w*re identified - perceptions of th* professional* *bout anorexia;
</line>
</par><par>
<line>
si*uations
</line>
<line>
tha* thr*aten a**r*xic patien*s; strateg*es adopted by he*lt* professionals in the care *f
</line>
</par><par>
<line>
an*rexic w*men. Conclus*on: The perc**tion of *he
</line>
<line>
profe*siona*s interviewed, a satisfactory
</line>
</par><par>
<line>
t*eatme** for anorexi* is the *a***c*p*tion *f * multi*isciplinar* tea* in ** attempt to *ake the earliest
</line>
</par><par>
<line>
possible diag*os*s a*d acceptance
</line>
<line>
and inclusion o* the family i* the treatment. The
</line>
<line>
eat*n* di*ord*r
</line>
</par><par>
<line>
under stu*y a*fec*s **e lives of its b*a*ers and people who li*e with them, once it is * si*e*t disea*e. So
</line>
<line>
*eople nee* *el*, n*t judgment, *a*ily involvement f*r th* ****th prog*ess of the treatment.
</line>
<line>
Ke* Words: Eating Disorders. Health Profes**onals. Body **a*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 1*, n. 6, a*t. **, p. 157-1*2, *ov./dez. 2**5
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Belez* Destruída
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
1 *N*ROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Um dos aspecto* que carac*eriz* a sociedade **s-mordena é o *onsumo. Cons*mir,
</line>
<line>
hoje, é r*gra, *ra*s*or*ou-se em ordem, vi**u *ei. E é preciso q*e **nsumam*s de t*do: d*sde
</line>
</par><par>
<line>
obj*tos, q** m*itas
</line>
<line>
vezes **s são d**necessários, até sev*ros pad*õe*
</line>
<line>
de beleza. *ão basta
</line>
</par><par>
<line>
que est*jamos sati*feitos com n*s*os *orp*s ou nos s*ntin*o belos, pois é **e**so que s*jamos
</line>
</par><par>
<line>
cada vez mai* magro*. E, ca*o não consi*amos l*v*r a**ante *sses
</line>
<line>
padrões que nos s*o
</line>
</par><par>
<line>
cr*elmente impos*o*, pod*remo* *doecer. E, em *irtud* *essa **rigatór*a *ag*e*a e
</line>
<line>
desse
</line>
</par><par>
<line>
conceito de *eleza definido p**a *ocie*ad*,
</line>
<line>
por *ei* da mídia, tan*o n*s s*duz qu* tem
</line>
</par><par>
<line>
***ado muit*s pessoas a *ese*volverem transtornos alimentares (JORGE; VITA*LE, 20*8).
</line>
<line>
Nos últimos anos, a sociedad* valoriza, de maneira c*nsiderável, o culto à m*greza,
</line>
</par><par>
<line>
co*duzindo um número *ig**ficati*o *e pess*as à bus*a de um co*po *d*a*, vist* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
obe*ida*e * repr*sentada como con*ição rejeitad* e est**mati**d*, lev**do a pes*o* a ter ou
</line>
</par><par>
<line>
*riar uma
</line>
<line>
imagem
</line>
<line>
d* se* cor*o m*is re*l d* que o
</line>
<line>
próprio
</line>
<line>
corpo em si. O corpo s*
</line>
</par><par>
<line>
tra**f*rmou em um
</line>
<line>
símbo*o *e beleza e **alização, encami*hando as pes*oas, na qualidad*
</line>
</par><par>
<line>
*eres so*ia*s, *ue se *cham pr*ss*o*ados a c*rresponderem a
</line>
<line>
um *adrão d* *eleza, m**tas
</line>
</par><par>
<line>
v*zes impost* p*la socie*ade. Caso co*trário, pa*sa* a se senti* inferio*es e m*n*s *traente*
</line>
<line>
(FLEITLICH; *ATIN*, 2007).
</line>
<line>
Os transtornos alimenta*es são quadr*s p*iqu*átr*cos, dentr* os qua*s a an*rexia, que
</line>
</par><par>
<line>
afeta com maior frequênc*a *
</line>
<line>
sexo feminin*, sendo caracteri*ada co** a per*a de peso
</line>
</par><par>
<line>
intens*, ali*entaç** restritiva, desga*te p*icológ**o e físico, ne*ação do tra*storno, recusa *e
</line>
</par><par>
<line>
*omer, mas não *or f*l** de apeti*e, amenorréia (ausê*cia de
</line>
<line>
mens*ruaç*o), m*ita* vezes
</line>
</par><par>
<line>
associ*da a **a di*torção da image* corpor*l, pod*ndo se* a**mpanhada
</line>
<line>
de autoestima
</line>
</par><par>
<line>
baixa (CAMPOS; HAACK, *012).
</line>
</par><par>
<line>
A anor*xia nerv*sa, na* últimas d*c*das, *xperimen*ou um au*en*o con**der*vel em
</line>
</par><par>
<line>
pacie*tes, l*va**o-nos p*n*ar a
</line>
<line>
em uma *pi*emia de transtorno em pré-adolescentes e em
</line>
</par><par>
<line>
mu**e*es com ida*e *vanç*da. Em relação à inci*ência da anor*xia, h*u*e au**n*o de casos
</line>
</par><par>
<line>
de 195* * 19*4, princip**m*nt* n*s adoles*ent*s. *
</line>
<line>
eti*logi* parece s*r mult*fatorial,
</line>
</par><par>
<line>
podendo ter *nteração com c*rtos com*onentes psic*lógicos, b*ológico*, socioc**turais,
</line>
</par><par>
<line>
familia*es e *ndividuai*. Os
</line>
<line>
fatores socio*ulturais sã* consi**rados predisponentes,
</line>
</par><par>
<line>
precipitantes ou perpetuadore*,
</line>
<line>
*ue de*ota* mai* influência nos transtornos *limen*ares
</line>
</par><par>
<line>
(NABUCO; CANGELLI, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo G*ula*t, "a*esa* de s* mostrar
</line>
<line>
*om mais frequênc** na
</line>
<line>
at***idade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*norexia não s* *ar*cteriza com* um sintoma d* contemporanei*ade. Em tempos pa*sados, a
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina, v. 12, n. 6, ar*. 10, p. 157-17*, nov./*ez. 2015 www4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. Xavi*r, L. N. Xavi*r, A. M. *. Gomes
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
anorexia e*a recon*ec**a p*r sua li*aç*o com a religi*o", o q*e difere dos dias de **je, em
</line>
<line>
que seu foco se e*co*tra no medo de engordar e *o dese*o de emag*ec*r (GOULART, 2003).
</line>
<line>
*om *rigem na observação da ampla dif*são da *nor*x*a na s**iedad* a*ua*, surgiu
</line>
<line>
o nos** interesse pelo tema s*pr*citado, e nosso estudo *b*etiva apontar os rela**s *e
</line>
<line>
*rofissio**is div*rsos da saúde s*br* a imagem *istorcida *ue pa*ientes anoréxicas do Núcleo
</line>
<line>
de Atenção Médica Integra*a (N*MI) de*otam e* s*us discu*so*.
</line>
<line>
Além disso, se ocup* com aná**se da linguagem e *e*cepçã* de pacientes *noréxicas
</line>
<line>
*prese*tando tr*pla relevância - ci*ntí*i*a, p*ssoal e soci*l.
</line>
<line>
*o que con*erne ao conhecimento *ientífico, a temática ir* co*tri*ui* para a
</line>
</par><par>
<line>
real*zação de m*is es*udos, com o intuito de s*
</line>
<line>
obt*r um aprofundament* ma*or sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*em*, propiciando uma reflexão *a soci*dade, que possa servir como campo de *nálise.
</line>
<line>
O estud* f*i m*tivado pela inte*aç*o multipr*fi*sional entre m*dico*, *u**icionistas
</line>
<line>
e psicólogos pa*a tratar os tran*tornos alimentares, no caso, a an*re*ia.
</line>
<line>
Esper*mos que a pesquisa proporcione c*nhecim*nto * socied**e pa*a o trata*e*to
</line>
<line>
da an*re*ia, p*ssibilita*do prod*z*r i*for*ações, que favore*a significativ*mente a formação
</line>
<line>
de futuro* p*ofi*sionai* da s*úde, d*rante a s*a gradua*ã*.
</line>
<line>
Com a investigação das causas de *om*o*tam*ntos doentios, t*is como mante* um
</line>
<line>
*o*po *sgu*o a t**o c*sto e/ou ut*liz*r esse mesmo corpo c*mo uma maneira de conser**r o
</line>
</par><par>
<line>
contro*e de
</line>
<line>
suas dolor*das ***tórias d* vi*a, este ensaio prete*de most*ar
</line>
<line>
os camin*os
</line>
</par><par>
<line>
p*rco*ri*os para *ue o c*lto
</line>
<line>
ao corpo deixe *e ser uma busca sofri*a e ocor*a de mo*o
</line>
</par><par>
<line>
saudável.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, este *ontexto conduziu à realizaç*o deste ex*erimento, que teve *or objetivo
</line>
</par><par>
<line>
i*ent*fic*r as *ercepções **s
</line>
<line>
profissiona*s
</line>
<line>
da saúde acerca da anor*xia em mulh**es, c*m
</line>
</par><par>
<line>
vistas * proporcio*ar-*he um at*ndimen*o humanizado e volta*o às suas necess*dades.
</line>
<line>
* M**OD*LOG*A
</line>
</par><par>
<line>
O es**do sob relato é um* pes**isa descritiva,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
abordagem qualit*tiva,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvida *o Núcleo de A*enção Médi*a Integrada (N*M*), que se loc*liza **mo ane*o *
</line>
<line>
uma Un*versidade Particular e* u*a ****tal d* Nordeste, do Brasil.
</line>
<line>
* pesqui*a q*alitativa respond* a que*t*es muito particulares. El* se *reocupa, *as
</line>
</par><par>
<line>
**ênc*as Sociais, com um nível d* real*d*de que não pode ser qua*tific*do,
</line>
<line>
ou *eja, ela
</line>
</par><par>
<line>
trab*l*a c** o uni*ers* de significados, motivos, aspirações, c*ença*, valores e ati*udes,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin*, *. 12, *. 6, art. 10, p. 157-17*, nov./dez. 2015 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Belez* Dest**ída
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
que corresponde a um e*p*ço m*is pro*undo das relações, proce*sos e fenô*enos que não
</line>
<line>
podem s** reduzidos * operacionalização de variáveis (MIN*YO, 2010).
</line>
<line>
Os dados foram cole*ados nos meses de janeir* a junho de 2014, por meio *e uma
</line>
<line>
e*trevista sem*e*t***tur*da, r*alizada *om quatro informantes (dois psicólogos, uma
</line>
<line>
nutri*io*ista e um psiquiatra), co*o u* exercício prático da discip**na "Prát*** *n*egrat*v* II",
</line>
<line>
d* Curso de Psic**ogia da me*cionad* Univer*id*de particular. * interesse das pesquisa*oras
</line>
</par><par>
<line>
n*o t*ve como foco o núm*ro de vez*s
</line>
<line>
*u tota* de eventos
</line>
<line>
em qu* uma variável apareceu,
</line>
</par><par>
<line>
mas o que esta m*nife*tou p*ra os s*jei*os e para os o*jetivos *a i*vestigação (LEOPARD*,
</line>
</par><par>
<line>
2002). Esses informantes f*ram **colhidos po* ser*m os a*en*e*-c*ave *a *elação
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
pa*ientes anoré**cas, nã* hav**do preocupa*ão
</line>
<line>
com o nú*ero de sujeitos, *as com o
</line>
</par><par>
<line>
*xercí*io prático de realização da *n**evista.
</line>
</par><par>
<line>
A e*trevi*ta semie*trur*u*ada busca valorizar a atuaçã*
</line>
<line>
do ***estigador e privile*ia
</line>
</par><par>
<line>
aspectos subjeti*o* das fala* dos inf*rmant*s **ra *ue alcan*e a libe*dade e a espon*anei***e
</line>
</par><par>
<line>
neces*árias, favorecendo * enrique*endo a investig*ção, a f*m ** tentar
</line>
<line>
descobri* os
</line>
</par><par>
<line>
sig*i*icados das refl*xões, do *onto de vi*ta do grupo pesqui*ado. Propicia aprender algo
</line>
<line>
*ais do que a simples opinião, *u seja, verdades, *titude* e valor*s (TR*VIÑOS, 2011).
</line>
<line>
Uti*izam*s * gravaçã* em áudio, norteada por *m *nstrum*nto c*mp*sto de três
</line>
</par><par>
<line>
quest*es abertas: O que é an*rexia? *omo lida *om *acientes anoréxicas? D*
</line>
<line>
que form*
</line>
</par><par>
<line>
perc*b* o proces*o de li*gua*em dessas pacientes?
</line>
</par><par>
<line>
Ca*a *ar*icipante *oi su*metid* a entrevista única, com du*aç*o média de 20
</line>
</par><par>
<line>
*i*utos. *s falas *or*m re*istradas por meio d*
</line>
<line>
um gravador digit*l
</line>
<line>
e posteriorm*nte
</line>
</par><par>
<line>
transcritas *a íntegra, com s*a* palavras, sem in*ervalos, não *ons*derando co*port**entos e
</line>
<line>
trejeitos dos pro*issionais.
</line>
<line>
*s tran**riçõ*s foram organi*adas pela Técn*ca de Análise Categorial da Análi*e de
</line>
<line>
Conteúdo pr*posta por Bardin (1977). A pré-análise foi moment* *e se **zer a leitura repetida
</line>
<line>
*o c**teúd*, a fim de identificar pensamentos e ideias dominantes. Assim, foram re*ni*a*
</line>
<line>
ant* a relação de co*v*rgência e*tre *s depoimentos, junto com intuiçõe* e experiências das
</line>
</par><par>
<line>
autoras, su*gindo *s *e*uintes
</line>
<line>
cat*go*ias: Percepções dos *rofissiona** sobre an*r*xia;
</line>
</par><par>
<line>
Situaç*es
</line>
<line>
qu* *meaçam as pacientes *n*réxicas e Estratégias ad*tad*s pelos profissionais
</line>
</par><par>
<line>
par* trab*lhar co* o sujei*o.
</line>
</par><par>
<line>
Os princípios básicos
</line>
<line>
da Bioética, preconizados na Resolução 466/12, *o Conselho
</line>
</par><par>
<line>
Naciona* de Saúd*, qu* norte*a* *s p*squ*sas realizadas com seres humanos
</line>
<line>
*oram
</line>
</par><par>
<line>
*espeitada*, ten*o ó*t*ca da pessoa e das coletivida*es, o*e*ec*ndo a** me*cionados a
</line>
</par><par>
<line>
pr*ssup**tos da B*oética - b*ne*icênc*a, não-maleficência, aut*n**ia,
</line>
<line>
justiça e equi*ade.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 10, p. 157-172, n*v./d*z. 2*15
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. Xa*ier, L. N. Xavi*r, A. M. A. Gomes
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Foram respeitad*s a pr*vacid*de, o *igilo e a libe**ade de re*usa*-se a participa* da pesquisa
</line>
<line>
e, ao* entrevistad*s, foram *ados nom** fictício* (psicólogas: Maria e R*te; nu*ri*i*nist*:
</line>
<line>
Sa*a; psiquiatra: Paul*), assegu**ndo-l*es, assi*, * anonimato (BRAS*L, 2*13).
</line>
<line>
3 *ES*LTAD*S E D*SCU*SÕES
</line>
<line>
Os pr*fis*ionais entrev*sta*os tinham de 31 * 45 *nos de idade, per*enciam à c*asse
</line>
<line>
socioec*n*mica média. Qua*to ao tempo de gradu*ção do* profissionais *nvolvidos, temos:
</line>
<line>
uma **icólog* e uma **tricionis*a gra*uad*s há ci*co anos, out*a ps*cól*ga há 14 anos,
</line>
<line>
enquant* o *siq*iat** rece*eu *ipl*ma de médic* há q*atro a**s.
</line>
<line>
3.1 Pe*cepções dos *rofis*iona*s **bre anorexia
</line>
<line>
A an***xia p*de ser car**terizada c*mo restrição alime*tar, en*ol*e*do ques*õ**
</line>
</par><par>
<line>
mal resol*idas entr* pacientes * familiares, bem como de
</line>
<line>
sexua*idade, *a relação **m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
nam*ra*o, propiciando dese*volv*r uma *magem corpor*l d*storcida, levando * pessoa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
acredita* *ue está com
</line>
<line>
um padrã* de
</line>
<line>
belez* satis*atório. Es*es elementos co*stituem os
</line>
</par><par>
<line>
pont** principais pa*a a co*p**ens*o *e**a do*nça, ***forme Maria:
</line>
<line>
A ano*exia é como se fosse o sin**ma de algo que nã* tá legal na vi*a da pesso*.
</line>
<line>
Você ol*a, acha que o p*oblema todo é a anorexia, m*s na verdade t** algo que por
</line>
<line>
trás, só que *a verdade foi a forma como * pes**a conse*uiu se ajustar
</line>
<line>
criat*vamente. Estava tudo tão *onfuso na vida d*la q*e talve* seja melhor ela *i**r
</line>
<line>
com o tema d* quantas calorias, de q*antos quilos do que ficar pensando em questão
</line>
<line>
da s*x*alidade, da vida *amiliar, de na**r* en*im. Te* *ue ter distorção de im*ge*
</line>
<line>
corporal, a paciente está r*alme*te muito mag*a e não s* v* magra, ela tem um medo
</line>
<line>
muito gra*de *e engordar. A c*lt*r* de querer *er magra é mui** forte, * *u*oestima
</line>
<line>
dess*s meninas é muito baixa, en*ã* ela* vincu**m a autoestima ao peso: se eu não
</line>
<line>
t* mag*a eu nã* sou n*nguém, ** n*o presto, eu não sou boa é como se não exis*i*se
</line>
</par><par>
<line>
mais na*a na vi*a * não ser a*u*lo ali. Aí o *oco
</line>
<line>
vira mui*o isso e ca*sa muito
</line>
</par><par>
<line>
s*frimento, tanto para a *ess** **anto par* a família, e co*o el*s e*tão com o peso
</line>
<line>
muito ba*xo, até **gnitivamente elas não conse*uem ter a dimensão do que é.
</line>
<line>
**b o pont* de vist* *a *u*ricionista S*ra, a anor*xia re*r*se*t* um trans**rno
</line>
<line>
alimentar q*e e*volve mu*tos fatores, e o tratamento sa*isf*tório *e*e s*r desenvolvido p*r
</line>
</par><par>
<line>
*ma equipe m*ltiprofissi**al. Nest* sentido,
</line>
<line>
* **portante que * p**fis**ona* de saúde esteja
</line>
</par><par>
<line>
a*en*o aos compor*amentos de ris*o, antes de a doença se estab**ecer:
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
a*o*exi* é u* dos transtornos alimentare*, é uma doença psiquiátrica, onde
</line>
</par><par>
</page><line>
e*v*lve vário* fatores de *rigem multifa*orial, não ex**te uma questão d*terminante,
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resi*a, v. 12, n. 6, art. 10, p. 157-172, nov./dez. 2*1* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Beleza Dest*uída
</line>
<line>
1*3
</line>
<line>
já que pode se* g**ética, emocion*l, s*cial, h* *á*ias coisa* que envo*vem a
</line>
<line>
anore*ia e por **so e*v*lvem o tratam*nto *nt*rdisciplinar.
</line>
</par><par>
<line>
Na pe**epção do médico Pa*lo, a anorexia é um* doença em que * pessoa *nf*rma
</line>
<line>
valoriz* o pes* do seu corpo ao po*to *e levar a um emagrecimento ex*gerado *ara alcançar
</line>
<line>
os seus objetivos. Algumas vezes * su* fe*icidade está em se ver magra:
</line>
<line>
O transtorno al*mentar tem *ma alte**ção da percepção da forma e *o p*so corporal
</line>
</par><par>
<line>
ha*e*do
</line>
<line>
um* su*ervalori*ação na *ealidade
</line>
<line>
que *s *essoas dã* *ara o *eso e para
</line>
</par><par>
<line>
f*rma corpor*l. *a anor*xia *las se preocupam *emais com o *eso e começa*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
em*grecer por dois motivos: o primeiro é porq*e el*s restringem muito
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
alimentação, são pacien*es muito o*s*ssivas e *b*tinadas *m conseguir o *bjetivo
</line>
<line>
de**s, mas há u* m*do mó*bido de engor*ar; segundo, há *ma grave *istorção da
</line>
</par><par>
<line>
imagem corpora* porque é como se
</line>
<line>
el*s se *lh*ssem no espelho e mes*o estan*o
</line>
</par><par>
<line>
e*qu*lé*icas, elas se acham gordas, obe*a*.
</line>
<line>
De *orma sem*lhante, Rute considera * ano*exi* c*mo medo mórbi*o q*e a pesso*
</line>
<line>
tem em e**ordar. Pa*a *la, o aliment* não pode ser visto com* *m problema, m*s como um
</line>
<line>
sinto*a:
</line>
<line>
Na an*rex*a, a pessoa tem uma perturba*ã* enorm* no m*do de vivencia* o pe*o,
</line>
<line>
que é muito s*frido **ito *o***oso. Q*and* n*scem*s, o mundo, literalm*nte, en*ra
</line>
<line>
pela boca. A comida é a primeira forma de con*ato c*m o *undo. A alimenta*ão é o
</line>
</par><par>
<line>
mo*ento
</line>
<line>
no *ual *ec*bemos calor, toque e o *heiro *a pessoa que nos alimenta. É
</line>
</par><par>
<line>
quando a
</line>
<line>
gent* aprende a receber e gostar de re*eber **eto. E assim relacionamos
</line>
</par><par>
<line>
comid* com afeto.
</line>
<line>
Assim, o mundo não é movido pelas coisas, mas *ela visão que s* tem de*as, n*s
</line>
<line>
pro**rc*ona**o-nos mom*ntos de re*lexões sobre a maneira de viver bem, podendo envolver
</line>
<line>
bons *ensamentos p**a a no*sa vida.
</line>
<line>
3.2 Situ*ções que ameaçam as pacientes ano*éxica*
</line>
<line>
* principal *meaç* que os **ofis*ionais encontram é * dificuldade *m falar sobre o
</line>
<line>
transtorno com ***s pacientes. **to, porque elas, dificilmen*e, *ão che*ar sozin*as * buscar de
</line>
<line>
ajuda e expor o *eu sofrimento psíquico. Muitas de*as são ado*esce**es e quem as cond*z aos
</line>
<line>
serviços de saúde é um famil*ar, pela pos*ibilidade de acolh*r o sofrimento e * an**stia
</line>
<line>
vi vi dos .
</line>
</par><par>
<line>
A* pacientes, de maneira *nsist*nte, v*o em bu*ca de manter
</line>
<line>
um padrão de *o*po
</line>
</par><par>
<line>
exigido pela socie*ade. Por isso, a psicóloga perce*e a *mportância
</line>
<line>
*a terap*a, como se
</line>
</par><par>
<line>
constata na *al* * seguir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. *2, n. 6, ar*. 10, p. 157-172, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.f*an*t.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. Xavi*r, L. N. Xavier, A. M. A. Gom**
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
*m* das dificu*dad*s é essa, acei*ação do a
</line>
<line>
tratamento e *í, o q*e eu tento mui*o
</line>
</par><par>
<line>
cria* e*se vínculo, para eles p*rce*erem a importância da psicolo*ia. El* po*e usar a
</line>
<line>
t*rapia, seja p*ra conversar s*br* o qu* ela tá sent*nd* e *ão so*re a anorexia em si,
</line>
</par><par>
<line>
mas o impor*an*e é
</line>
<line>
q*e ela *e*ceba a n*cessidade d* psicolog*a fale so*r* isso e
</line>
</par><par>
<line>
(MARI*).
</line>
</par><par>
<line>
*á outra profis*ional, de maneira mu*to semelha*te, n** informa que as adolescen*es
</line>
<line>
são ac**panhadas *o* fa*iliare*, n* bus*a de tentar trat*r os seus problemas, visto que essas
</line>
<line>
não * per*ebem. Alguns aspectos d***a re*lida*e podem ser reco*h*ci*os nos depoimentos:
</line>
</par><par>
<line>
Os pacientes
</line>
<line>
anoréxicos s*o *dolescentes, adultos joven* e por serem n* maio*ia
</line>
</par><par>
<line>
a*olescentes são trazidos *elo fa*ilia*es, vem co*tra a v*ntade, a gra*de m**oria
</line>
</par><par>
<line>
*ão acha *u* te* o *ranst*rno a*imen*ar ou
</line>
<line>
não querem ser tra**das, ve* c*ntra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vontad*, não cria* muitos vínc*los com o pr*fissional (SARA). Na grande m*ioria
</line>
</par><par>
<line>
d*s ve*es, elas e*tão se*pr* bem
</line>
<line>
nervo*a, bem irritadas, *emonstrando que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
q*erem *er aten*idas, mas nós ten*amos reverter isso tudo, a
</line>
<line>
*ente va* *os po*cos
</line>
</par><par>
<line>
*entando realmen** criar um vinculo de forma gradu*l (SARA).
</line>
</par><par>
<line>
*o* o ponto de vista do Dr. Pau**, as adolescen*es vivenciam seu sofrimento
</line>
</par><par>
<line>
psíquico sozi*has, sem
</line>
<line>
com**rtilhar com ni*gu** e, muitas vezes, po* serem depende*t*s
</line>
</par><par>
<line>
m*no**s d* idad*, não *e se*tem seg*ras e* *rocurar u* s*rv*ço de saúde, vis*o q*e as
</line>
</par><par>
<line>
*elações de pe*soa a pessoa não são favor*cidas, pois h* predo*ínio de rela*õ*s autor*tárias
</line>
</par><par>
<line>
em seus lar*s. *om isso, existe um ref*r*o do ego*entrismo *ela cobra*ça da **vem *ão
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pe*m**ir falar.
</line>
</par><par>
<line>
Em geral, e*as são trazidas pe*a mãe ou pela a*ó. Um dos *randes pro**emas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
anorexia é o fato de *las n*o se v*em com* doen*es; quem está vendo s*o *s pessoas
</line>
<line>
ao r**or. As anoré*ic*s sempre acha* que *r*cis** emagr*cer mais e elas têm
</line>
</par><par>
<line>
medo de fazer o *ratamento e e*gorda*. E*
</line>
<line>
t*rmos de
</line>
<line>
linguag*m, es**s p*cientes
</line>
</par><par>
<line>
são muito restritas, ten*am falar pouco. É c*mo se elas estiv**sem na *efensiva
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*mp* todo. Dizem que *ão qu* não faz*m dieta, que não es*ão *reocupadas co* o
</line>
<line>
pes*, *ue s* querem e*agrecer p*r con** da s*úde (PAULO).
</line>
<line>
O médi*o informou, ain**, que as paci*ntes ficam caladas quando vão *ara o
</line>
<line>
a*en*imen*o, preocupa*as e* revelar alg* oculto e o pr*fissional fica em *osição d* embat*
</line>
<line>
co* * paciente, na tent*ti** de aj*dar. De um lado, o **dico pronto p*ra atender; do outro, o
</line>
<line>
d*sgast* da pacie*te de não que*er ser ate*dida:
</line>
<line>
O que *u percebo, na *aior*a d*s vez*s por co*ta d* *ing*a*em, * que são pa*ien*es
</line>
<line>
bem calada*, como se estivessem analisando o tempo to*o o qu* vão falar para que
</line>
</par><par>
<line>
não haja des*ize* * *las acabam re*elando o que
</line>
<line>
não queriam que fosse revelado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Uma das caracter*sticas da an*rexi* é que *l* va* perdendo um po*co do reper*ório
</line>
<line>
d* *ida at*al, vai *erde*do o interesse com o convív*o soc*al e o rep**tório dela
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 12, n. 6, art. 10, *. 15*-172, nov./dez. 2015 www4.f*anet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bele*a Destruída
</line>
<line>
165
</line>
<line>
ta*b*m vai ficando bem rest*ito. E*as dizem bas*ante "todo mun** quer emagrecer
</line>
<line>
e eu tô emag**cen*o, aí as pess*as f*cam dize*do pra engo*dar". Então a lin*u*gem
</line>
<line>
é se*pr* de negação e el*s ac*am *u* aq*ilo é uma fo*ma delas d* vi*er (P*ULO).
</line>
</par><par>
<line>
Os *ro*i*sionais ficam na defensiva em muitas *it**çõe*, p*is os pacientes p*ocuram
</line>
<line>
nã* se posi*ionar nos momentos das sessões de terapia, e, n* maioria das vezes, s*o levadas
</line>
<line>
por seus *ais e negam * t*mpo *o*o o que está vive**ian*o, s* che*am a se posici*nar
</line>
<line>
*uando c**seguem **q*irir a confiança do profissional:
</line>
<line>
Os pacientes com es** transtorn* são m*ito cal*dos, é difícil i*iciar a se*sã* por**e
</line>
</par><par>
<line>
elas sã* quase qu* *onossilábicas e só quando ad*uirem a confiança *a equipe
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
que elas co*eça* a *alar. Com* na grande maioria das vezes el** s*o traz*das p**a
</line>
</par><par>
<line>
família, *em qu* ter muito cuida**
</line>
<line>
*ra *ue o dis*ur*o da pa*iente não seja
</line>
</par><par>
<line>
*onfu**ido com o *iscurso da mãe,
</line>
<line>
*a av* *u do *a*ent* que trouxe ela
</line>
<line>
porque
</line>
</par><par>
<line>
geralmente *les *st*o t*o ansio**s **m * tratamento que a*abam inibindo ma*s
</line>
<line>
***d* a *essoa q*e veio s*r tratada. Mas inici*lmente, os dis*ur*os são de negação,
</line>
<line>
são meninas com *m conteúdo bem restr*to (RUTE).
</line>
<line>
Além des*e* as*ectos, a situa*ão é vista por muit*s garotas co*o um es*ilo de vid*.
</line>
<line>
*s jovens, em seu* d*poim*nto*, defendem a **t*ralização d* busca dese*fre*d* da *agreza,
</line>
<line>
ev**encian*o a crenç* de *ue elas não tê* control* sob*e a p*ópria vi*a e possuem
</line>
<line>
dificuldade e* experimen*ar os relacio*am*ntos in*erpessoais. De *cordo *om os
</line>
<line>
p*of*ss*onais *ercebe-s* *as entre*inhas da mai*ria dos depoimentos, um s*nt*mento
</line>
<line>
su*jacen*e de an*rma*idade.
</line>
<line>
3.3 E*tra*égias adot*das *elos *r*fis*i**ai* da sa*d* *o cu*dar das mu**er*s anoréxicas
</line>
</par><par>
<line>
Dois
</line>
<line>
do* p*ofissio**is ext*rnara* * noção de ser um desaf*o a relação *om a
</line>
</par><par>
<line>
pacien*e
</line>
<line>
anoréxica, sob*etu** no atendimento individual, pois, de u* la**, se encontra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
us*ária q*e se enxe*ga gorda ou a*ha que precisa emagrecer ** p*uco mais, m*strando que
</line>
<line>
t*das possuem im*gens d*storcidas de seus co*pos e qu* h* um g*ande sofrimento envolv*do.
</line>
<line>
D* outr* parte, o p*ofis*ion*l, imp*tente para soluc*onar os proble*as da* pacientes,
</line>
<line>
po*s *las *ão se percebe* do*ntes. Daí a neces*idade ** f**ar da importância d* sujeito e da
</line>
<line>
neces*idad* de ou*ir outros profissiona*s:
</line>
<line>
Ach* que trabalhar com paci*ntes de transtor*o *limentar t*m to*a uma t*ori*, mas
</line>
<line>
você *em que ouv*r o sujeito. Você nã* pode se esquecer dele, da *orma *omo ele se
</line>
</par><par>
<line>
aprese*ta, o que contribui pa*a aquela pes*o* perman*cer d*quele je*to e qu*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
diferente p*ra
</line>
<line>
cada *m. Você te* que ter
</line>
<line>
a disponib*lida*e de ou*ir outros
</line>
</par><par>
<line>
profis*ionais, de ouvi* *ríticas, sugestõe*, observar e ver se você v*i pod*r
</line>
<line>
us*r
</line>
</par><par>
</page><line>
aquilo na psicologia ou não. Estar com os outros profissionais é b*m impor*ante
</line>
<line>
(MAR*A).
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 10, *. 157-172, *ov./dez. 2*15 www*.f*anet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. X*vier, L. N. Xa*i*r, A. M. A. Gom*s
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
Gostaria *ó de ressaltar que o mai* *mp*rt*nte é a questão **
</line>
<line>
interação ent*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
equi*e di*ciplin*r podemos procurar melho*ar a *orma *e *rata* e*se *aciente junto
</line>
<line>
c*m a família que também est* *do*cida, pode*os faz*r um *ncaminhament* para
</line>
</par><par>
<line>
u*a terap*a fa*ilia*. O acompanha*en*o e o acons*lh*mento nu*riciona* vão se*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ba*e para o trat*men*o do t*a*storno (SARA).
</line>
</par><par>
<line>
Uma das psicólogas *ercebe que a anorexia *eve *er vista como d*ença, e que haja o
</line>
</par><par>
<line>
envolvime*to *a família no tratamen*o, visto que muitos p*is se mostram assu*t*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reticen*es *m cooperar, se*do *ecessário mo*i*á-l*s, be* c**o d*sponib*liza* uma equipe
</line>
<line>
multiprofissiona* pa*a atender *s j*vens de maneira sat***a**ria:
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
*u*to impo*ta*te que *s tra*stornos alim**ta*es **ja* percebidos c*mo do*nç*s
</line>
</par><par>
<line>
que p*ecisam de acompanha*ento e que *odem, sim, levar * morte. O envolvime*to
</line>
</par><par>
<line>
da fam*lia * de f*ndamental importância bem como o acom*anhamento
</line>
<line>
de uma
</line>
</par><par>
<line>
equipe multidi*cipl*n*r para essas *ovens
</line>
<line>
q*e busc*m, cad* vez mais, um* *eleza
</line>
</par><par>
<line>
que muitas veze*, não pode ser al*ançada, o *ue acaba levando a f*ustrações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desencadeando v*rias com*r*i*ades (RUTE).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra e*fren*ar os proble*as relaci*n*do ao trabalhar co* o sujeito, Dr. P*ulo re*eriu
</line>
<line>
sentir dif*culda*e n* a*om*anh**e**o e tratamento d* alguma menina, p*rque os *ais não
</line>
<line>
e*t**am ajudando, como segue:
</line>
</par><par>
<line>
A d*ficuldade está princip*lment* qu*ndo precisamos incluir medicamentos e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acompanhamento *e *ma equipe *ult*dis*iplin*r *o t*atamen*o. Existe uma
</line>
</par><par>
<line>
resistênci* por
</line>
<line>
*arte ** família e d* paci*nte. *a an*rexia não exis*e um remédio
</line>
</par><par>
<line>
especi*i*o que eu possa administrar, a*
</line>
<line>
quando a gen*e pensa e* m**icar, a *ente
</line>
</par><par>
<line>
*ensa em dois pontos: * prim**ro é que a ***ra na anorex*a é e*a ter comorb*dades
</line>
</par><par>
<line>
psiquiátric*s, se estima
</line>
<line>
que apenas em t*rno de 15% das anorex*a* são anorexias
</line>
</par><par>
<line>
que não tem *m transtorno ps*quiá*ric* associ*do, os outros 85% t*m comorbidades
</line>
</par><par>
<line>
psiquiátr**a* e *s
</line>
<line>
*ais
</line>
<line>
comuns s*o TOC, ***ress*o, ansied*de, tran*torno *e
</line>
</par><par>
<line>
per*onal*d*de e *or a* vai, muitas vezes, é necessário trat** essa comorbidade
</line>
</par><par>
<line>
porque **a pode estar relacionada e piorando a
</line>
<line>
questão da anorexia. E*t*o, ne*se
</line>
</par><par>
<line>
caso é "obrigatório" tratar p*rque é preci*o tra*ar ess* do**ça que e*tá piora*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nor*xia.
</line>
</par><par>
<line>
Com sup*rt* no exposto, not**os a relevância *esse transtorno alimentar, bem c*mo
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
neces*idade
</line>
<line>
de situarmos a fa*ília *o ***texto clínico, a fim *e que ess* possa aj*dar de
</line>
</par><par>
<line>
mod* ef*caz no tr*tame*to do ente queri*o em questão. Vale salien*ar, ain*a que a a*or*xi*
</line>
<line>
age em *ilên*io e, em *ecorrência, há um* necessida*e *e estarmos atentos **s que nos
</line>
<line>
cercam, para que possamos evi**r um *al maior.
</line>
</par><par>
<line>
A i*du**rialização t*ouxe mu**nças de hábitos
</line>
<line>
alimentar*s, ** virtude d* aumento
</line>
</par><par>
<line>
d* consumo de *l*mentos enlatados, congelados uma rela*ão a comida caseira. Com o t*mpo,
</line>
</par><par>
<line>
f*ram veri***adas
</line>
<line>
*lterações do estado nutrici*nal da *essoa, em razão do perfil
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 10, p. 157-1*2, nov./dez. **15
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bel*za *estruída
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
epidemiológico
</line>
<line>
da popul*ç**, erro no e*tilo de
</line>
<line>
*i** doe*ças nutric*onai* causadas pelo e
</line>
</par><par>
<line>
excesso de al*mentos (J*RG*; *IT*LLE, 20*8).
</line>
<line>
Os especialistas em Saúde m*ntal preoc**am-*e com o de*equilíbrio na *orma d* as
</line>
<line>
*essoas se *l*mentar. Et*m*l*gicamente, * palavra anorexia deri** do g*ego orexis (apetite); e
</line>
<line>
1
</line>
<line>
cu*o p*efixo é an (p**v*ção, **s*ncia), *erd* de ape*i*e de origen nervosa . O pa*iente com
</line>
<line>
a*ore*i* tem um tem*r exa*erbado de en*ordar, pod*ndo ser acom*an*ado de uma perda de
</line>
<line>
peso acen*uada e de **a restrição ca*ó*ica na busca implacáve* pela mag**za (MORGAN;
</line>
<line>
VECCH*ATTI; NEGRÃO, 2002).
</line>
<line>
O principal sinto*a da anore*ia é a r**usa de ma*ter um p*so co*p**al acima de um
</line>
<line>
pes* norm*l mí*imo, *ois a autope*c*p*ão pode ficar disto*cida, n** p*rmite que a paciente
</line>
</par><par>
<line>
consiga ver a si mesmas como mag*a demais ou *ass*ndo por algum so*r*men**
</line>
<line>
gr*v*
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
port*nto, não buscando ajuda (HOL*ES, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Os pacientes com tal enf*rmida*e tendem a *e* *m* di*t*r*ão da imagem corporal,
</line>
<line>
ba**a au*oesti*a e refor*am uma busc* por um e*agrec*mento persist*nte com práticas de
</line>
</par><par>
<line>
exerc*cios fís*cos in*essantes,
</line>
<line>
bem como *ejuns prolon*ados, p*o*ocaçã* de
</line>
<line>
v** * t os ,
</line>
</par><par>
<line>
chegando u* nível de uti*izar laxan*es diuréticos, em raz*o do medo *e ganhar *eso.
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Desta forma, *s pessoas afetadas com e*se t*po de restriç*o ali*entar pod*m s*fr*r a*terações
</line>
</par><par>
<line>
hormonais, metabó*icas, e c*mprometer *inda mai* o seu quadro *línico
</line>
<line>
(NABU*O;
</line>
</par><par>
<line>
CANGELLI, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Ante o q*e foi
</line>
<line>
exposto, os *ompo*tamentos e*pressos dess*s paci*ntes *ão
</line>
</par><par>
<line>
assusta**res, no *ue diz resp*ito aos v*mi**s. Confo*me dados *a literat*ra, existem regi**ros
</line>
<line>
de pacientes que **duzirem mais de 15 vômitos por di*. Dent*e os que *azem uso *e laxan*es,
</line>
<line>
** event*s que chegam a *e*li*ar ** vezes o recomendado p*la *rescriç*o médica *, no que
</line>
<line>
diz *espeito a*s exercícios físicos, praticam atividade* tão inte**as que podem chega* at* oito
</line>
</par><par>
<line>
horas *or dia. Tu*o isso c*m
</line>
<line>
um p*opósito: tentar *omp**sar a* cal*ri*s out**ra ingeridas
</line>
</par><par>
<line>
pela com**lsão (ABREU; CANGELLI FI*HO, 2005).
</line>
<line>
A a*orex** pode *er desc**ta c*mo um transtorno psicológ**o de teor grave, vi*to q*e
</line>
</par><par>
<line>
é u*a do*nça clínica que envolve risco de
</line>
<line>
vid*, como fenôm**o interpess*al de f**íl*as
</line>
</par><par>
<line>
***funcionai* e os *acientes desenvol*e*,
</line>
<line>
como característic*, * rec*sa de **ocura* ajuda
</line>
</par><par>
<line>
p*o*issional para não ficar imp**sib*litada de se ver magra (CAVALCANTE, 2**9).
</line>
</par><par>
<line>
O* tr*nstor*os al*m*nt**es são dec*rr*nte* de uma *es*rganizaç*o *m mant*r
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
e*uilíbrio, na ma**ira como a* pacientes *onstroem
</line>
<line>
a *ua realidade; *nfim, de *anter
</line>
</par><par>
</page><line>
coerênc*a n* for*a de pensar, agir e senti*, favorecend* *m sentimento d* **sesperança,
</line>
<line>
baixa a*toestim*, e extrema sens**ilidade à* c*i*i*as (ABRE*; C*NGELLI *I*HO, 200*).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, a*t. 10, *. *57-172, *ov./dez. 2015 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. Xavi*r, L. N. Xavier, A. M. A. Gomes
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
*s t*anstornos psicológ*cos vive**iado* *or esses paci*ntes pode* aca*retar
</line>
<line>
p*ejuízos soci*is e *moci**a*s. Além de *ouc* habi*idade para lid*r e reconhecer os seus
</line>
</par><par>
<line>
sentim*nto*, iden*idade f*ágil, quanto às p*rcepções *as exp*riências c*rporais, te**em
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
f*car p*rturbada*. U*a
</line>
<line>
da* maio*es dific*l*ades e*con*radas no tratamento da
</line>
<line>
*oença é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*egação, por parte da *aciente, d* f*to de estar doent*, *eva*do a *esenvolve* res*stênc*a, no
</line>
</par><par>
<line>
que tange mud*nça seu
</line>
<line>
comportamento em relaç*o à perda de peso (CA*ETE; SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
VITALLE, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
As características psico*ógic*s podem *er verificad*s e* pacientes propens*s à
</line>
<line>
uti*ização de mecanismos d* *efes* arcaicos, com ac*ntuada fragil*d*de, envo*vendo restrição
</line>
<line>
d* pot*ncial adaptativo *m que te*dem a controlar os próprios impuls*s com rigor ex***sivo,
</line>
</par><par>
<line>
intr*ver*ão,
</line>
<line>
passivid*de, obsessividade e d*p**dência *e medi**mentos (S*NTOS; PERE*,
</line>
</par><par>
<line>
2007).
</line>
</par><par>
<line>
**ém d*sso, os tra*st**nos denotam etiologi* de
</line>
<line>
na*ureza multifatorial, *mplamen*e
</line>
</par><par>
<line>
recon*eci*os, pois
</line>
<line>
envolvem fat**es *enéticos, psicopatologias parentais, pressões
</line>
</par><par>
<line>
socioculturais, *xperiências a*versas e abuso sexual (M*RGAN; VECCH*ATTI; NEGRÃO,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
A an*re*ia ainda pod* afetar os processos psicológicos básicos da l*nguagem e da
</line>
<line>
percepção.
</line>
<line>
Estes deriv** da relação int**ati** do* proces*os inatos e adqui*id*s sem * *on*ívio
</line>
<line>
com o m*io. Numa t**ca co*sta*t* d* exp*ri*ncias * vi*ê*cias, o *er humano não é capaz de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*r nenhum dos *eus pro*essos psico*ógicos bá*icos. Metodologicamente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ps*co*ogia costuma d*vid*r es*a* fu**ões ment*is *m vários s*gmento* funcion*is. Estes
</line>
</par><par>
<line>
even*os
</line>
<line>
básic*s da ment* s*o: consciênci*, motivação, perc*pção, i**eligência, *emória,
</line>
</par><par>
<line>
*ensamento e linguagem (CAM*O*, 2*15).
</line>
<line>
Apes*r desta di*tinção entre eles, s**en*e comp*ee*d*ndo a relação de i*fl*ência
</line>
</par><par>
<line>
**tua, é *ue * possív*l
</line>
<line>
compreend*r a d**âmica da mente. Tod*s interagem e *tuam *m
</line>
</par><par>
<line>
co**unto com os d*mais pro*e*so*, numa med*çã* p*rmanen*e com o me*o.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
perc*pçã* é um pro*esso psicológico básico, no qual s*nsa*ões sem sen*ido
</line>
<line>
s*o
</line>
</par><par>
<line>
t*a*sforma*a*
</line>
<line>
em *erce*ções
</line>
<line>
c*m sentido. As pessoas estão sempre filtrando informações
</line>
</par><par>
<line>
se*s*riais * inferin*o percepção *m maneir*s a fazer sentido para si.
</line>
<line>
"Expan**mos e co*traímo* o modelo po***r*l do cor*o; retiramos * adici*namos
</line>
<line>
partes; r*construí*o-lo; misturamos os det*lhes; cria*o* novos detalhes; fazemos
</line>
</par><par>
<line>
i*to com noss* corp* e com sua expressão. [...] Acres*enta*os
</line>
<line>
r*up*s, máscaras,
</line>
</par><par>
</page><line>
jóias, que por sua vez também exp*ndem, con**ae*, desfiguram ou en*atiza* a
</line>
<line>
imagem co*poral * p*rtes dela" (SCHILDER, *994, p. *32-233).
</line>
<line>
Re*. FSA, T*res*na, v. 12, n. 6, art. 10, *. *57-1*2, n*v./de*. 2015 w*w4.fs*ne*.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Beleza Destruída
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
A linguagem é a capac*dade d* rece*er, interpr**ar e emit*r in*o**açõe* ao ambien*e.
</line>
<line>
*o* *eio da *ingu**em, é *oss*vel trocar infor*ações e de*envolv*r *ormas d* com*reensão *
</line>
<line>
d* expressão. A **nguagem r*f*et* a ca*acidade de pensamento; então, *e *ma *es*oa tiv*r um
</line>
<line>
tran*tor*o de pensamento, s*a lingua*em se des*nvolve e se as *abil*da*es das funções
</line>
<line>
me*tais são crescent** ass*m, os recursos linguísticos *am**m ser*o percebidos.
</line>
<line>
Na percepçã* dos **ofissionais de sa*de, todavia, para q*e haja um trata*ento
</line>
<line>
satis*atóri* para o* *ranstorn*s alimentares, é *e fu*damental *mpo**ânc** a atuação de uma
</line>
</par><par>
<line>
eq*ipe mul*ipr*fission*l e que * p*ciente ****a aceitar o
</line>
<line>
tra*amento, s*ndo e*s*ncial
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**volvi*ento da f*mília.
</line>
</par><par>
<line>
Para o
</line>
<line>
tratamento satisfatório aco*panham*nto *e e
</line>
<line>
**c*entes com
</line>
<line>
anorexia,
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
*ecessidade de uma equipe multiprofissional, composta por médico, nutr*cion*s*a * psicól**o.
</line>
<line>
*uanto ao *ra*am*n*o *sicológic* com abordagens psicoterapêuticas, pois as
</line>
</par><par>
<line>
pacie*tes exp*i*em imagens distorcidas * disfunciona*s so**e * seu peso, fo*ma f*sica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
alimen**ção, c*b* ao profissional ** P*i*olog*a ensinar a pacien*e a ide*tificar
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
pe*sam*nto dist*rcido (D*CHESNE; ALM*IDA, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
No acomp*nhamento do tratamento nutri*iona*, cumpre ao
</line>
<line>
pro*i**ional *azer um
</line>
</par><par>
<line>
planejam*nto das refei*ões
</line>
<line>
de maneira
</line>
<line>
equilibra*a, fi* de incentivar há*ito* al*mentare* a
</line>
</par><par>
<line>
mais saudávei*. Com isso, n*tr*cio*ista prep*ra *m p*ano de refeições, na ten*ati*a de o
</line>
</par><par>
<line>
*aranti* q*e a paciente faça a devida i*gestão d*s
</line>
<line>
c*lori*s *rescritas, com o *bjetivo d*
</line>
</par><par>
<line>
ganhar peso e
</line>
<line>
a*nda o*ientá-la a fazer
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
*enos três refe*ções nutrit*vas por *ia
</line>
</par><par>
<line>
(WILLIAMSON; SM*TH; BARB*N, 200*),
</line>
<line>
na tenta*iv* de um* reeducação a***entar e da
</line>
</par><par>
<line>
re*osiçã* de peso, *ão se esque*endo de respeitar a a*eita*ão da **ciente, en*ende*do que a
</line>
<line>
resistência pod* faz*r parte do *r*tamen*o.
</line>
</par><par>
<line>
O m*d*co *em a re*ponsabilidade
</line>
<line>
d* i*dicar
</line>
<line>
o medicamen*o adeq*ado, quando
</line>
</par><par>
<line>
necessário, p*ra o* transtor*os ali*entare*,
</line>
<line>
ou de uma po*sível int*rnação. Pa*a
</line>
</par><par>
<line>
acompanham*nto, em alguns
</line>
<line>
casos de
</line>
<line>
perda *ssea, dec*rr*ntes do défic*t nutricional,
</line>
</par><par>
<line>
*odendo proporcionar à anoréxica possíveis rep*sições
</line>
<line>
de eletrólitos qua*do de alterações
</line>
</par><par>
<line>
laborat*riais (SILVA, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
No que di* respeito às re*a*ões familia*e*, *stas podem favorecer * desenca*eamento
</line>
</par><par>
<line>
ou a manu*e*ção ** transto*no
</line>
<line>
a*imentar, *ois pode ser afetad* o seu sistema *mo*ion**,
</line>
</par><par>
<line>
qua*d* u* m***ro da família **r acom*t*do, provocando * suscet*bili*ade dos fam*l*ar** a
</line>
</par><par>
<line>
*intomas d* desgaste *m*c*onal * físi*o. A*sim, as *amília* que
</line>
<line>
c**viv*m com o transtorno
</line>
</par><par>
</page><line>
**i*en**r se encontr*m e*pob**ci**s nas histórias *ue contam sob*e *i m*smas, *oi*, com*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. *, art. 10, *. 1*7-*72, *ov./dez. 2015 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. Xa*ier, *. N. Xavier, A. M. A. Go*es
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
qualquer outra família, trazem u*a disf*nção. Ger*lm*nte aprisionadas aos p*ob*emas, como
</line>
<line>
a anorexia *u a bulimia, mu*tas vezes necessitam d* um tera*e*ta para que possa pen*trar a
</line>
<line>
imensa * i*trin*ada rede das re*ações f**ilia*es (*OBELO; SAI*AL*; SCHO*E*, 200*).
</line>
<line>
4 C*NSIDERAÇÕES FI*A*S
</line>
</par><par>
<line>
C** apoio no
</line>
<line>
**e ex**essamos,
</line>
<line>
nos s a
</line>
<line>
*ercepçã* a i**ortânc*a da fa*ília n* é
</line>
</par><par>
<line>
auxílio de tratamentos de seus entes queridos anoréxicos, *em *omo * **levân*ia de as
</line>
<line>
famílias pa*t**ipar*m *e *ma tera*ia f*miliar. E* virtude disso, faz-se nece*s*r*o h*ver mais
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisas sobre o assunt*, * fim *e
</line>
<line>
*ue os *emai* intere*sados *ossam ter acesso a mais
</line>
</par><par>
<line>
inf*r*ações, u*a vez *ue a litera*ura *isp*nív*l sobre o tema, *nc*usi*e acerca d*s proce*so*
</line>
</par><par>
<line>
psicológicos *ásicos,
</line>
<line>
é bastan*e escassa. Alé* *isso, há um núm*ro bem pequeno de
</line>
</par><par>
<line>
profissionais que trabalham com t**nstornos alimentares, faze*do co* qu* uma das
</line>
<line>
pe*quisadoras ten*a interesse *m continuar e*tudando o assunto.
</line>
<line>
Os profiss*onais en*revi*tados perceberam que u* tratamento di**o e satisf*tór**
</line>
</par><par>
<line>
para a anor**ia
</line>
<line>
nervosa envolve *ma equipe mu*tipr*fiss*onal, *m diagnóstic* p*e*oce,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ace*tação e inclus*o da fa*ília neste *ratamento. Is*o porqu* cada profissio*al atu* *e maneira
</line>
<line>
essencial, no ent**to * falta d* um *ode ca*sar dano ao paciente.
</line>
<line>
A* famílias, narraram suas *ifi*ulda*es quan*o um integrante se encont*a c*m
</line>
<line>
*l*um transtorno alimentar, sente inse*uran*a* quanto a* valo* de si mesmas perante *
</line>
<line>
comuni*ade em que estão inser*d*s e * *ndefini*ão de objetiv*s pessoais, acerc* *a aceitação
</line>
</par><par>
<line>
da pró**i* imagem corpo. Nas falas
</line>
<line>
é possível perc*ber,
</line>
<line>
consta*temente, a into*erância para
</line>
</par><par>
<line>
co* as *iferenças *ndividu*is den*ro da fam*l** nuc*ear como um todo20.
</line>
<line>
* tra*alho sob relató**o nos foi de extrema import*nci*, **mbém, p*r*ue passamos a
</line>
</par><par>
<line>
ter um *ouco m*is de e*tendimento
</line>
<line>
sobre a anorexia, a respeito
</line>
<line>
do modo como esse
</line>
</par><par>
<line>
transtorno af**a a vida de seus por*a*ores e como *essoas que conv*ve* dia*ia*ente conosc*
</line>
<line>
podem est*r sofrend*, uma vez que * tran*torno de que cui*amos aqui é bem silencioso.
</line>
</par><par>
<line>
Precisamos
</line>
<line>
ente*de* que *norexia tem a
</line>
<line>
ocor*ênc** rep*tida na socied*de, qu* e as
</line>
</par><par>
<line>
pessoas com *sse tr*nstorno precisam urgen**ment* de aju*a e não de j*lgam*ntos. As*im, o
</line>
</par><par>
<line>
envolvimento famil**r e o tr*tamento - são de funda*ental i*port*ncia pa*a - o
</line>
<line>
bom
</line>
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XAVIER, R. *.; XAVIER, L. N.; *OMES, A. M. A. Bel*za Destruída: Per*epções *o* *rofiss*onais Da Saúd*
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<line>
**br* A I*agem Distorci*a Qu* As *acientes Com Anorexi* Têm De Si. Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art.1*,
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p. 1*7-172, nov./de*. 2015.
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<line>
Contrib*ição dos Auto*es
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*. N. Xavier
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L. N. Xav*er
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*. M. A. Gome*
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<line>
*) c*ncepção e planejamen*o.
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X
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2) anál*se e *n**rpretação dos dados.
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X
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X
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<line>
3) elabo*açã* do *ascunho ou *a revisão crítica d* conteúdo.
</line>
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</line>
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</line>
<line>
X
</line>
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X
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<line>
4) parti*ipação na aprovação da *ersão final do manuscr*to.
</line>
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*
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X
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</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 10, p. 1*7-172, nov./dez. 2015
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www4.fsanet.*om.br/revista
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