<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 4, *. 57-74, nov./dez. 2015
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.6.4
</line>
</par><par>
<line>
Uma Análise Acerca Das Medidas *ntiter*oristas Para O Combate Ao Crime
</line>
<line>
O*g*nizado Tr*ns*acion**
</line>
<line>
An Analysis Ab**t The Anti-Te*rorist Meas*res T* C*mbat Tran*national Org**ized
</line>
<line>
*rime
</line>
</par><par>
<line>
Joed*on d* Souza *e*gado
</line>
<line>
Me*trando em Direito pe*o C*ntro Universit***o de Brasí*ia
</line>
<line>
Graduado em A*ministra*ão pela Univ*rsidade de Brasí*ia
</line>
<line>
*nalista Admini*trativo n* Ag*ncia Nac**nal de V*gi*ância Sanit*r**
</line>
<line>
E-mail: Jo*dson.delgado@hot*a*l.com
</line>
<line>
Paul* Afonso Cavi*hioli Carmona
</line>
<line>
Dou*or e* Direito pela *ont*fí*ia Un*versidad* Ca*ó*ica de São *aul*
</line>
<line>
Professor de D*reito Administrativo e Urbaní*tico do Centro U*i*e*s*tá*io de *ras**ia
</line>
<line>
E-mail: paulo.ca*m*na@un*ceub.br
</line>
</par><par>
<line>
Edi*or Cient**i*o: Tonny Kerley de Alenca* Rodri*u*s
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *o*dso* de Souza *elgado
</line>
<line>
Art**o recebi*o em 10/0*/2015. Últi*a ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Centro *niver*itário de **asília (Un*CEUB) -
</line>
<line>
recebida *m 05/*0/*015. Aprovado em 06/10/*0*5.
</line>
</par><par>
<line>
SEPN 7*7/907, As* *orte, B*asília/DF, Brasil.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. S. Delgado, P. A. *. Car*ona
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este artig* objetiva evidenciar o conlu*o e*tr* o terrorismo e o crime organi*ado
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsn*cional e, ao mesmo tempo,
</line>
<line>
ana*isar seu fi*anc*amento e a* medidas tomadas pela
</line>
</par><par>
<line>
comunid*de intern**ional e legislações nacionai* n* *on*exto da l**a co*tr* o **rror. Por m*io
</line>
<line>
da a*álise de *iscurso, o es*u*o avali* o ânimo das instituições *e *o*ter qualque* arranjo não
</line>
</par><par>
<line>
só d* o**a*i**ções
</line>
<line>
crimino*as no exercício
</line>
<line>
de *eu* atos, *as també* despojad*s recur*os
</line>
</par><par>
<line>
financeiros adquiridos por operaç**s financeiras d* lavagem de dinheiro. Obse*v*u-se que a
</line>
<line>
*magem fen*m*n*lógica do crime está em consta*te mudan*a. *os tempos atuais
</line>
<line>
aum*ntaram *s *ovas formas de delitos gr*ves *eferentes *o c*ime organi*ado, ao terr*rismo,
</line>
<line>
a* c*im* *con*m*c*, * corrup*ão, a* t**fic* int*r*acio*al de *rogas, arma*, p**soas e o*tras
</line>
</par><par>
<line>
f*rmas gr**e* de violênc*a. Deve-se atenção especia* a todos
</line>
<line>
os
</line>
<line>
países democráticos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
m*ndo, e os seus serviços espec*alizados de defesa,
</line>
<line>
que têm
</line>
<line>
atraíd* ativi*ades, células
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
grupo* terroris*as i*terna*i*nais,
</line>
<line>
*stes cada
</line>
<line>
vez mais freq**nte* e intensos. *onclui-se que
</line>
</par><par>
<line>
*stas ações vão além do efeito direto so**e a sobrevivência * a dinâmica de facçõe* terro*istas
</line>
</par><par>
<line>
no futuro,
</line>
<line>
co*templando-se
</line>
<line>
um impacto indir*to sobr* emp*nho global contra o cri*e o
</line>
</par><par>
<line>
orga*izado.
</line>
<line>
Pala*ras-chave: T*rror*smo. C*ime or*anizado transnaciona*. Recursos Financei*os.
</line>
<line>
*avagem de Din*eiro. Países Democrá*icos.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
This article
</line>
<line>
*ims to highlig*t the collusion bet**en terrorism *nd transnati*nal
</line>
<line>
organized
</line>
</par><par>
<line>
crime a*d, *t the s*m* time, analyze its fund*ng and the *easures taken by t*e in*e**ational
</line>
<line>
commun*ty and *ational l*gislat*on in the fight against *er*o*. Thr*ugh disco*rse analysis, the
</line>
<line>
*tu*y ass*sses the moo* of *he in*titutio*s t* contain any arr**gement n** only of crimin*l
</line>
<line>
*rganizati*ns i* th* *xercise of their *c*s, but also deprive the fin*ncial resou*ces acquired *y
</line>
<line>
financ*al money la*nd*rin* opera*ions. It was ob*erved *hat the phenomenol*gica* pi*tur* of
</line>
</par><par>
<line>
crime is c*nstant*y cha*g*ng. Nowadays *n*re*s*d new *orms of se*ious crim*s relat*d to
</line>
</par><par>
<line>
organ*zed crime, terrorism, ec*nomic crim*, corrupt*on, international drug **afficking,
</line>
<line>
w*apons, pe*ple and other serious forms of viole*ce. One shou*d pay s**ci*l attention to *ll
</line>
</par><par>
<line>
demo***tic co*ntries i* the world, and its s*ecia*i*t advoc*c* se*vic*s, whi*h
</line>
<line>
*as attracted
</line>
</par><par>
<line>
activities, cells o* internationa* *errorist groups, *hese
</line>
<line>
increa*ing*y freq**n* and intens*. We
</line>
</par><par>
<line>
conclu*e that these act*on*
</line>
<line>
go beyond the
</line>
<line>
direct effec* on t*e survi*al
</line>
<line>
and the dy*amics of
</line>
</par><par>
<line>
te**orist f*ctions i* the
</line>
<line>
fu*ure, looking up
</line>
<line>
an indirect impa*t on gl**al efforts a*ainst
</line>
</par><par>
<line>
*r***i*e* crim*.
</line>
</par><par>
<line>
K*y word*: Terrorism. T*ans*at**nal Organi*ed Crime. Financial Resources. M*ne*
</line>
<line>
La*ndry. Democratic Countries.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./*e*. 20*5
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ma Análise Ace*c* Das Medidas Antiter*oristas
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
*l*uns pod*m se *erguntar **r
</line>
<line>
q*e *uta contra * a
</line>
<line>
*rime organizado e * ter*** **
</line>
</par><par>
<line>
coloca* no mesmo nível. A respos*a é simples. O crime organizado e as célu**s terroris**s
</line>
<line>
*tiliza* os mesmo* mé*odo* d* *avage* d* dinhei**, utilizand* as mesmas fraquezas d*
</line>
<line>
sistema fi**nc*i*o e d* inteligência.
</line>
<line>
Par* Sutti e Ri*ardo (*003, p. 4), a mode**a concepção *olítica de t*rrorismo "é
</line>
</par><par>
<line>
*ons*de*a*a u* instrumento
</line>
<line>
de **o*ência com fins *s**atégic*s e
</line>
<line>
po*íti*os, patr*cina**s *or
</line>
</par><par>
<line>
ideolog**s incl**ive religiosas". Inst* salien*ar *ue os méto*os de violência *êm suas ori*ens
</line>
<line>
que remo*t*m a *ist*ria em qu* os go*ernos recorr**m ** terror *ara impor, demonst*ando
</line>
<line>
c*m is*o que os con*litos *p*na* *udar*m de lugar, basicament* tom*ram uma nova fo*m*
</line>
<line>
ide*logi**mente moti*ada.
</line>
<line>
Al** dos g**pos terr*r*st*s, *gora bem conhecidos, *mergem na cena po**t*ca gr*po*
</line>
<line>
peq*en*s e marginai*, qu* nã* são mo*iva*** pela rel*gião, situa*ão r*tineiramente utilizada
</line>
</par><par>
<line>
pelos terroristas - da*uele* que
</line>
<line>
querem criar uma socieda*e
</line>
<line>
ideal, representada *té mesmo
</line>
</par><par>
<line>
por pessoas f*náticas *om o intuito de pro*eg** o
</line>
<line>
meio a*b*ente o* a liber*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*im*i*. N*sse s*ntido, Ho*sba*n (*007, p. *33) afirma que mes*o que sejam
</line>
<line>
gru*os
</line>
</par><par>
<line>
pe**enos,
</line>
<line>
** u*a ca**cidade *u*icient* para
</line>
<line>
mobilizare* as *orç*s d* segu*an*a dos
</line>
</par><par>
<line>
Estados-Nação para combatê-*os.
</line>
</par><par>
<line>
A **o*agação do terro*i*mo religi**o, nos últimos ano*, demoliu alg*ns
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
pressupo**os bási*os *o*re a v*olênci* em *a*ão do au*ento da letalidad*. Eles ta**ém
</line>
<line>
leva**am sé*ias questõ*s *obre a re*evância da *aioria da* vi*ões conve*cionais * resp*i*o *o
</line>
<line>
terror*smo - especi*lmen*e quanto ao possível uso de arm*s de destrui*ão *m ma*sa.
</line>
<line>
A* mudanças *a orde* polí*ica internacional não marcam apen*s * durabilidad* das
</line>
<line>
causas e as ci*cunst**cias *ue favorecem o t*rro*ismo, m** também do aparent*
</line>
</par><par>
<line>
des*pareci**nto do
</line>
<line>
patro*ínio do Est*do ao terroris*o *riando, na ve*dad*, a**uns pré-
</line>
</par><par>
<line>
r*quisitos
</line>
<line>
necessá*ios
</line>
<line>
para os *rupo* te*ror*stas em algum*s pa**es d* mundo. Esta
</line>
</par><par>
<line>
reor*entaçã* forç*da e ad*p**da face à evolução das condições externas e* muitos ca*os tem
</line>
</par><par>
<line>
le*ado a *ma maior p*r*ici*ação dos
</line>
<line>
g*upos te*ro*ista* *as a*ividades do *rime *rg**izado
</line>
</par><par>
<line>
*o*o princip*l f*nte de renda.
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo se dedica a compreend** a* causas da *a*va
</line>
<line>
de*trutiva
</line>
<line>
e
</line>
<line>
do ódio co*o
</line>
</par><par>
<line>
forma de pun*r os t*r*ori**a*/criminosos e de**ru*r a sua inf**e*tr*t*ra. Assim, * tra*a*ho p*rte
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
bibliog*afia r*lacionada com o direi*o penal intern*cional e *ua
</line>
<line>
construçã* doutriná*ia
</line>
</par><par>
<line>
serve* para co**reender
</line>
<line>
os dive*sos *ontextos e *ressupostos for*ulados para *xplic**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.*r/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Delgado, P. A. C. Carmona
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
que*tão. Po* essa razão, procuraremos compreend*r as *au*as d* vio*ência pr*duzida
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
terr** nas c***ições a*uais, conside**nd* o fosso cres*ente entre p*íses ricos e pob*es
</line>
</par><par>
<line>
consolidada
</line>
<line>
*ela global*zaçã* neoliberal
</line>
<line>
qu*,
</line>
<line>
em tal sit*açã*, não poderá
</line>
<line>
d*belar toda* as
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõe* terrori*tas *nquanto desfrutar
</line>
<line>
d* apoio m*ci** da *opulaç*o l*calizada nos
</line>
</par><par>
<line>
*aís*s em desenvolvimen** e falta de entendime*to *ntre o Ocidente a
</line>
<line>
cristã* e o Ori*nte
</line>
</par><par>
<line>
muçu*ma*o, criando cond*çõ*s especiais para o
</line>
<line>
surgimento fo*talec*men*o *o ter**rismo *
</line>
</par><par>
<line>
r*li*ioso.
</line>
</par><par>
<line>
2 METOD**OGIA
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Terrorismo e c*im* organizado: evolução *i*tórica e seus reflexo*
</line>
</par><par>
<line>
* m*d*nça de par**igma n* atividade de g*up*s terror*stas e a sua *igaç*o com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
crime organizado se instituíram após os ataques *er*oris*as de 1* d* setembr* de *001, assim
</line>
</par><par>
<line>
sendo, to*os os pa**es
</line>
<line>
democráticos *o *undo j* começaram a t*mar certas *edida*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
super*isão e controle. Is*o se *p*ic* especialme*t* ao siste*a financeiro, quando c*meçaram
</line>
<line>
a tomar inúmera* me*ida* a f*m de contro*ar a capta*ão de *ecursos financeiros * sua
</line>
<line>
*tilização. Os terro*is*as encont*am *ma barreira ao acesso aos m*ios le*ais que até então
</line>
<line>
tinham sido receb*dos a partir de *o*çõ*s e demais fontes *lí*itas.
</line>
<line>
O sis*em* financeiro mu*dial ** m**ilizou na luta contra o fina*ciamento do
</line>
<line>
ter*orismo, para que haja a transfor*aç*o da gest*o financeira em todos os níveis, d* forma a
</line>
<line>
*mpl*mentar **vas *ormas de *e*urança. *a m*sma *orma, o cont*ole ao a*e*so *e cl*entes às
</line>
</par><par>
<line>
contas b*ncárias, especi*lmente as transações de di*h*iro *e imigr*nte* para *eus país*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
orig*m. *al situação trata-se de uma abord*ge* d* ris*o baseada na bus*a de operaçõe*
</line>
<line>
fi*a*ce*ras *nôm**as *a esperan*a de *dentificar e imped*r o custeio de terrorist**. Desta vez,
</line>
</par><par>
<line>
*ntecipa-se
</line>
<line>
o mo*ime*** dos terr*ri*tas
</line>
<line>
quanto às trans*ções do *inheiro do
</line>
<line>
*rim*
</line>
</par><par>
<line>
rel*ci*nado co* drog*s e corrupção polí*ica que, em momento
</line>
<line>
an*erior,
</line>
<line>
e*am inv*stigados
</line>
</par><par>
<line>
somente apó* o cometimento do crime.
</line>
</par><par>
</page><line>
A prev*nção de po*síveis ataques te*roristas tor*ou-s* a es*rat*gia princi**l após o
</line>
<line>
11 de se*embro, desta feita, antec*pando os tr**alh*s ao invé* de perquir*r c*imes po*terior*s.
</line>
<line>
Aliás, Hobsbawn (200*, p. 135) ressalta q*e
</line>
<line>
por m*i* *or*ipi*ante **e tenha sido a car*ifi**na de 11 de setembro de 2001 em
</line>
<line>
Nova Yor*, o poder internacio*al dos Estad*s Unidos e s*as estrutura* i*ternas nã*
</line>
<line>
Rev. F**, Teres*n*, v. 12, n. 6, *rt. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015 ww*4.*s****.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Anális* Acerca *as *edidas Antiterror*stas
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
*oram afetadas em nada. Se o*or*eram efe*to* *ega*ivos posteriores, eles n*o se
</line>
<line>
d*v*ram à ação dos terrori*tas, e s*m à do *overno amer*c*no.
</line>
<line>
* *ocie*ade * as instituições estatais, agora, se esf*rçam *ara a seguran*a que g*re
</line>
<line>
risco. O terr**is*o atinge o cern* da sociedade po* causa da imprevisibilidad* ao me**o
</line>
<line>
tempo em que atrai outros ri*c*s so*iais a*sociados.
</line>
<line>
As operações f*nanceira* são identificadas **mo de poten*ial risco, enquanto
</line>
</par><par>
<line>
monitora as trans*ções eletrônicas globais *ara saber se,
</line>
<line>
de fato,
</line>
<line>
trat*-se de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
branqueamento
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
capi*ais. Na prátic*, c*n***le d* fin*nciamen*o do terrorismo o
</line>
<line>
envolve
</line>
</par><par>
<line>
uma quantidade surpree*de*te de novas
</line>
<line>
políticas, d*re*rizes e práticas por variada*
</line>
</par><par>
<line>
*nstitu****s *úblic*s * pri*adas. Uma abor**gem basea*a no ris*o coloc* o
</line>
<line>
ô*us sobre
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
emp*esas no sentido de ident*ficar, *va*iar e controlar o *isco de l*v*gem de
</line>
<line>
*inheiro um a
</line>
</par><par>
<line>
ban*o de dados considerável e contínuo. Na *erda*e, o co*trole *o fi*anciamento *o
</line>
</par><par>
<line>
terror*sm* transformou a
</line>
<line>
estru*ura financeira internac*ona* *elativa ao r*str*amen*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*i*ino*o* terroristas * seus bens.
</line>
<line>
Com* *arte d*s me**das antiter*oristas u*iliza-se o exped*ente de *ontro*e do cidadão
</line>
<line>
em que os princí*i** de garant*a e reg*as de imp*taçã* s*o mitigados pela aplicabili*ad* **
</line>
<line>
novas tecnologias p*ra identificar poss*v*is risco*. Nesse c*ntext*, J**ob* (2003, p. 42-*4)
</line>
</par><par>
<line>
teori*a
</line>
<line>
as alteraçõ*s pol***co-crim*nais
</line>
<line>
denominado po* "direito *enal
</line>
<line>
do cidadão" *ersus
</line>
</par><par>
<line>
"*i**ito penal do inim*go" cuj*s *proximações co*têm um r*crudesci*ento pela interve*ção
</line>
<line>
penal e pelo alargament* dos poderes do Estado de atu*r em favor da pre*enção.
</line>
<line>
A*sim, apr*vei*a vários banco* de da*o*, tais com* registros de crimino*o*, perfis
</line>
</par><par>
<line>
*azen*ár*o
</line>
<line>
e eleitoral, reg*stro de
</line>
<line>
veículos, in*luind* fotogra*ia* e outras informações
</line>
</par><par>
<line>
p*blicas. D*senv*l*eu
</line>
<line>
ainda *ma pro*ost* abrangente para monit*r*me*to de tele*one
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ntern*t de
</line>
<line>
todos os cidadãos, a fi* de *rocurar um s*s*eito *specíf*co *ue a*ente contra os
</line>
</par><par>
<line>
dire*tos e liberdades f*ndamentais.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o o terrorismo mu*dial é financi*d*, as forças de int*ligência co*eça*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
acompa*har e **nitorar as empresas/prod*tores de co*modit**s
</line>
<line>
agr*colas, empresa* que
</line>
</par><par>
<line>
estão regi*tradas como importadoras e expor*adoras, e que, mui*as vezes são uma fachada
</line>
<line>
para lavagem de dinhe**o e e**são de divisas como cri*es **tece*entes. Um fato importante
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
a
</line>
<line>
informatização
</line>
<line>
de
</line>
<line>
t odo
</line>
<line>
o
</line>
<line>
sistema
</line>
<line>
de
</line>
<line>
acom*an*a*ent*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
mercados
</line>
</par><par>
<line>
f*n*nceiros. I*ent*ficar pessoas que não têm um rendi*ento regular e enviam dinheir* para o
</line>
<line>
*x*e*ior são par*ic*larmente suspeito*.
</line>
<line>
Para Jakobs (**07, p. 114) t*d*s estas med*das g**am de legitimidade c*m* um
</line>
</par><par>
<line>
"direito penal de emerg*nci*" que deve
</line>
<line>
vigorar extraord*nari*mente, v*sto
</line>
<line>
que "* direito
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Delgad*, P. A. C. Car*on*
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
pen*l ** in*mig*s aperfeiçoa a proteção de bens ju*ídic*s, o direito *ena*
</line>
<line>
de *i*adãos
</line>
</par><par>
<line>
aperfeiçoa as esferas *e li*e*da*e.
</line>
</par><par>
<line>
Des** fe*ta, as providê*cias **e foram *mplemen*ad*s nos p*íses
</line>
<line>
democráticos
</line>
</par><par>
<line>
des*n**lvidos são difíc*is d* implantar *os países em desenvolvim*nt*,
</line>
<line>
de *odo a tornar
</line>
</par><par>
<line>
frágil uma *peração a*titerrori*ta sendo possivelmente um luga* de
</line>
<line>
in*eress* à aç*o destes
</line>
</par><par>
<line>
grup**, pois os t*rro*istas são recr*tados e enviado* ao redor do mu*do. Este * o lugar q**
</line>
</par><par>
<line>
tem ligaç*o especial com crimi*alid*de *r*aniz*da * o terrorismo, a
</line>
<line>
poi* "se alim**ta co*
</line>
</par><par>
<line>
sonega**o fiscal (arts. 1º * 2º *a Le*
</line>
<line>
8.1*7/199*), lav*gem *e dinheir* (bra*queamento),
</line>
</par><par>
<line>
cor*upç*o de funcionár*os *úblicos, jogos i*ícitos e t*áfico de drog*s * armas" (GOMES,
</line>
<line>
20*9, p. 4-5).
</line>
</par><par>
<line>
É uma área que a *omuni*ade internacio*al deve fazer um gran** esforç*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
**frentar ad*quad*men*e e com*ater o terr*ris*o. Nã* deve esquecer que a
</line>
<line>
p*b*eza *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in**abil*da*e ec*nômica e po*íti*a são a**umas d*s condições *ue pod*m sur*i* * desenvolver
</line>
</par><par>
<line>
gru*** terr*ristas. Ne**e sentido, G*mes (2009, p. 3) assever* que
</line>
<line>
"co* o E*t*do
</line>
</par><par>
<line>
enfr*q**cido e deb*litado pe*as ações do *rime organizado, as necessid*des da *opulação **o
</line>
<line>
são p*ov*das, pois deixa de ha*er re*post* estatal à dem*nd* social".
</line>
<line>
No geral, os *rupos terrorista* *êm conexão com o cri*e organi*ado, pa*ticularm*nte
</line>
<line>
aqueles de c*ráter religios*, *os países em de*envo*v**ent*, o*d* *s in*tit***ões políticas nã*
</line>
<line>
são desenvolvidas e efi**entes, isso pode *contecer com *ais frequ*ncia e m*is facilmen*e do
</line>
</par><par>
<line>
que em países
</line>
<line>
democrá*icos altamen** desenvolvidos, embora * história
</line>
<line>
do século XX
</line>
</par><par>
<line>
mos*rou **e terro*ismo pode emergir e s* transformar o
</line>
<line>
em uma gra*de ameaça para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*oci*dade, a e*emplo das chama*a* \*nidades de s*rviço ativo\ das Briga*as Vermelhas, na
</line>
<line>
Itália; do IRA, na Irlanda do Norte e *o *TA basco, na Espa*ha e França.
</line>
<line>
Os **í*es *m des**volvimento hoje estã* em *aior risco, porque são mais *rope*sos
</line>
</par><par>
<line>
a situaç*es de co*f*itos
</line>
<line>
ideológicos e religioso*, ao* governos rep*es*i*os e a desi*ualdade
</line>
</par><par>
<line>
econ**ica qu* *s*á aumentando, *ituações estas um terren* f*rti* para o **rrorismo e para o
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimen*o do *rime o*gani*ado.
</line>
<line>
Em **g*ns deles tem
</line>
<line>
aumentando efusivamente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*odução de *ntorp*c*ntes e o c*n*rabando d* imigrantes *legais. No *ntanto, os *rgãos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
segurança e d* int****ência nã* são poderoso* o su*ic*ente para controlar g*andes **eas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
difícil acesso, a
</line>
<line>
exemp*o do Afeganistão, Irã, Iraq**, Laos, Ta*lândia, **l*p*nas, Indonési*,
</line>
</par><par>
<line>
etc.
</line>
</par><par>
<line>
A lut* contr* o *er*o*ismo e o c**me organizado n*m p*ís não só *xige
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aperfeiçoamento das m*did*s de se*u*an*a, destruindo as r*d*s terroris*as
</line>
<line>
e o
</line>
<line>
crime
</line>
</par><par>
<line>
or**nizado * promove*** a prisão de se*s **mbr**, mas *ambém
</line>
<line>
inclui uma *ro*unda
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 6, *rt. 4, p. 57-74, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.**anet.co*.b*/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Acerca Das Medid*s Antiterroristas
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
compreens*o *as hostil*dades por p*rte de indivíd*os que algun* *rupos sociais s*ntem em
</line>
<line>
vis-à-vis a *m E*tado-*ação.
</line>
<line>
3 REFERENCIAL TEORICO
</line>
<line>
3.1 *e*rorismo e crime organizado: desafios p*ra a co*unidade inter*a**onal
</line>
<line>
A globali*aç*o é um p**c*sso que tr*z não só o *esenvolvi*ento ec**ômi*o, *as,
</line>
</par><par>
<line>
ao mesmo te*po, e*pa*de as grandes dispa**dades de riqueza e *romove o crescim*nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
insegu*ança no *un*o. A globaliz*ção é *ssencialmente a *ri*ção de uma série de complexas
</line>
<line>
*elaçõe* que são capazes de aumentar não só a inter-rela*ão *e p*íses estratégicos, empresas
</line>
<line>
transnaciona*s, mas també* a crimi**lidade e o terrorismo. O cre*ci*ento desta
</line>
<line>
con*c*ivid*de *era grand* incert*za no mundo co*t*mporâneo.
</line>
<line>
**pois *a globaliz*ção há risc*s * ameaç*s de *errorismo nucle*r, biológic* e armas
</line>
</par><par>
<line>
quím*cas. * terrorismo global ganhou um lugar de
</line>
<line>
des*aqu* na lista de prioridades
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
segurança nacion*l. Neste se*t*do, a
</line>
<line>
geop*l*tica do t*rrorismo é gl*bal mesmo q** um e
</line>
</par><par>
<line>
Esta*o-*ação *ão queira lid*r com o terror*smo, cert*mente vai enfrentá-lo - diret* ou
</line>
<line>
indiretamente.
</line>
<line>
* glo*al*zação permitiu maio* fluxo d* pe*so*s, b*ns, recursos financeiros e, o q*e *
</line>
<line>
es*ecialme*te importante, aumento* o fl*xo d* i*formações. Is*o f*cilitou * desenv**vimento
</line>
<line>
* o*erações de o*ganizações terroris**s.
</line>
</par><par>
<line>
O aumento d* fronteira int*rnaci*nal *o sistema financeiro faci*i*ou o ac*sso *e e
</line>
</par><par>
<line>
circulação *e fi*anciamento,
</line>
<line>
o *ontra**ndo *e ***as, de *uma*o*
</line>
<line>
e até *esmo de
</line>
</par><par>
<line>
narcotráf*co. Iss*
</line>
<line>
é facilitado pelo entrelaçamento de grupos *erro*is*as
</line>
<line>
e criminosos
</line>
</par><par>
<line>
*rganiz*dos. Em u*a ép*ca *arcada por uma grand* mobil*dade imigratória, terrorismo o
</line>
<line>
não tem b*rreiras de se fundir com todos o* ambi**tes, a exemplo de empresas fraud*lentas,
</line>
<line>
tráfico de drogas, fraudes com cartões de cré*ito, extorsão, l*vagem *e di*heir* * at* mes**
</line>
</par><par>
<line>
manipul*ção das bo*sas de valores. Conta, também, com novos
</line>
<line>
integrantes,
</line>
<line>
com din*eiro
</line>
</par><par>
<line>
obtido p** meio *e instituiçõe*
</line>
<line>
de caridade fraudulentas e dinhe*ro sec**tamente tr*nsfe*ido
</line>
</par><par>
<line>
po* *eio d* inúmeros bancos e c*sas de câmbio *m todo o mundo.
</line>
</par><par>
<line>
E o que dizer da
</line>
<line>
or***ização fund**entalista islâmica
</line>
<line>
inter*a*ional *omo a Al-
</line>
</par><par>
</page><line>
Q*ed*? Representa uma nova ger*ção de ameaças, que são estruturad*s e bem org*niza**s
</line>
<line>
como uma corpo*ação internacional e de lideran*a estabele*ida de cima para bai*o, hierarquia
</line>
<line>
ab*ol**a e com filiais *m todos os lugares do p*aneta. *sta n*va ass*ciação terrorista tem
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresina, v. 12, n. 6, art. *, p. 57-74, nov./dez. 2015 www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. *elgado, *. A. C. Carmona
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
ativid*de* *egais e il*ga*s em sua lis*a de ne*ócios, uma vez que tem estab*l*ci*as emp*es*s
</line>
</par><par>
<line>
para vende* recursos naturai*, *omo *u*o e diamant*s, pa*a suporte fi*anceiro
</line>
<line>
de suas
</line>
</par><par>
<line>
opera*ões *erroristas.
</line>
</par><par>
<line>
C*m efei*o, *obsbawn (2207, p. 124) ass*ver* que
</line>
</par><par>
<line>
No mundo muçulmano, as just*fica*iv*s teológ*cas - por exem*lo, a permissão *e
</line>
</par><par>
<line>
m*tar *omo "apósta*a" q*a*quer *essoa que viva fora de uma for*a o*tod*xa
</line>
<line>
al*a*ente re*tritiva - par*cem ter si*o revivi*a* no começo d* *écada de 1970 p*r
</line>
<line>
um grupo extremis*a pré Al-Qae*a qu* *e separou da já tradicion*l Irmand**e
</line>
<line>
Muçulma*a, *o E*ito. O de*r*to r*ligioso da asse*soria religiosa de Osama bin
</line>
<line>
Laden que *uto*izou o assassinato de i***ent*s só f*i emitido em 199*".
</line>
</par><par>
<line>
A*si*, os agentes econômicos (empresas) tornaram-se u* m*io eficaz para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
globalizaç*o e para o ter*oris*o in*ernacional, e as atividad*s tran*fron*eiriças *ão men*s
</line>
<line>
suscetív*is a* *ontr*le dire*o *u r*g*lamen*ar de *ualq*er Estado.
</line>
<line>
Atualmente, a **tados-*a*ão e associaç*es inter*acionais to*naram-se co*scientes
</line>
</par><par>
<line>
dos perigos aos q*al soci*dad* moderna *ncont*a-s* exposta c*mo a ação de a
</line>
<line>
gru*os
</line>
</par><par>
<line>
criminosos organi*ados, *m parti*ular, no domínio *o terrorismo e atividade* conexa*.
</line>
</par><par>
<line>
*evid* às m*danças
</line>
<line>
na socied**e contemporânea, a organização *rimin*s*,
</line>
<line>
eventualmente,
</line>
</par><par>
<line>
muda seu **rso de ação.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te sentido, há organizações criadas com o ob*etivo de pr**icarem
</line>
<line>
atos
</line>
<line>
vi*le**os
</line>
</par><par>
<line>
ao
</line>
<line>
ameaçarem a *stados-Nação, s*u* be*s e **us *idad*os. M*ita* vezes é *ifíc** distingu*r
</line>
</par><par>
<line>
*ss*s organizaçõe* da*uel*s considerad*s criminosas convencion*is, visto que * comum
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
captação de *e*ursos p*ra execução a
</line>
<line>
de se*s
</line>
<line>
*bjetivos e
</line>
<line>
por envol*e*em-se em *tividade*
</line>
</par><par>
<line>
caracter*stic** da a*ão, *or a*s** dizer, de organiza*ões criminosas co*uns (tráfico d*
</line>
<line>
drogas, *e armas, de s**es humanos, etc.).
</line>
<line>
Grupo ou org*niza*ão cr*minos* são t*rmos que são defini*o* no direito pe**l, mas
</line>
<line>
refle*e a *ingularidad* do t*r*ori**o inte*nacional em relação às organiza*ões criminos*s
</line>
<line>
comu*s *o*que há uma difer*nça ** ob*eto e finalidade que essa organi*ação quer alcanç*r.
</line>
</par><par>
<line>
Além do fato de **e o ter*orismo é
</line>
<line>
uma *ar*cterística em *ue qu*se semp*e
</line>
<line>
há um a
</line>
</par><par>
<line>
associaç*o (o*ganização) cri*da pa** a ex*cução de*se trabal*o, cuj*
</line>
<line>
*rin*ipal objetivo é
</line>
</par><par>
<line>
*empre a violên**a motivada *or objetivos políticos ou qua*e-polí*ic*s.
</line>
</par><par>
<line>
O te*rorismo é t*adi*ionalmente *olocado em u* grupo de infraçõe* que são v*ltada*
</line>
</par><par>
<line>
pa** um
</line>
<line>
determinado p*ís, **upo d* países ou orga**zações inter*acionais, consoante o*
</line>
</par><par>
</page><line>
grupo* dentro d* um determin*do país ou *embros de *utros estad*s. Hoj*, as *ifer*nças sã*
</line>
<line>
Rev. **A, Te*e*in*, v. 12, n. 6, art. *, p. 57-*4, nov./dez. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Ace*ca Da* Medidas Antiterroristas
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
m*nos ***íveis entre o* tipos de terrorismo, porque as organizações terroristas op*ram cada
</line>
</par><par>
<line>
vez *ais e* níve* t*an*nacional e
</line>
<line>
os
</line>
<line>
o*jetivos po*ítico* *ão abs*ratos, *as, mu*tas vezes,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
violência é o ob*etiv* primord**l de todos os grupos. As *rgan*zações ter*or*stas de hoje estão
</line>
<line>
ult*apassando o c*nce*to cl*ssico de terroris*o *nternacional, isto é, o *ue se *ncontra
</line>
</par><par>
<line>
det*rminado em no**as internacionais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
legis**çõe* nacionais. *por*uno sali*ntar que, no
</line>
</par><par>
<line>
*rasil, a
</line>
<line>
legisl*ç*o pátri* nã* tipifica
</line>
<line>
o cri*e de
</line>
<line>
*er*o*is*o,
</line>
<line>
estando e* discussã* no
</line>
</par><par>
<line>
*ong*esso N*ci*n*li.
</line>
</par><par>
<line>
Ao contrário das
</line>
<line>
organizações ter*or**tas, * o*jetivo da associ*ção crimi*osa
</line>
</par><par>
<line>
con*iste em um ou mais crimes graves com a finalid*de de, direta ou indi*etamente, angaria*
</line>
<line>
benefício* f*nan*e*ros ou materiai*, * par* is*o us*m a violência * a co*rupção.
</line>
<line>
**ante do **p*sto, independentemente da crescente ligação entre o* *rupos
</line>
</par><par>
<line>
terr*rist*s e orga*izações crimi*osas
</line>
<line>
que c*me*em u** série de *rimes, pa** a dogmática
</line>
</par><par>
<line>
penal brasileir* ainda faz a difere*ça (ver, por exemplo, a l*i nº *2.*50, de 2 de *gosto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2013), entre saber
</line>
<line>
se um **u*o
</line>
<line>
ou or*aniz**ão crimin*sa se *untam para come*** um *to
</line>
</par><par>
<line>
terr*ri*ta ou p*ra cometer out*os cr**es1.
</line>
<line>
Para * Convenção das *açõ** Uni*a* con*ra o Crime Organizado Transnacio*al, o*a
</line>
</par><par>
<line>
a*ot*do em No** Y**k, *m
</line>
<line>
15 de
</line>
<line>
novembro d* 2000
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ratificad* n* **a*i* pelo De*reto nº
</line>
</par><par>
<line>
*.015, de 12 de março de *004, conceitu* o g*upo criminoso organizado como
</line>
<line>
"u* grupo estruturado d* três ou mais pes*o*s, e*istente há al*um tempo e atuando
</line>
</par><par>
<line>
*oncertadam*nte co* o propósi**
</line>
<line>
de cometer uma *u *ais i*fra*ões graves **
</line>
</par><par>
<line>
e*unciadas na *resente Co*ven*ã*, co* a intençã* *e obter, *ireta ou
</line>
<line>
*nd*retamente, um *enefíci* eco*ômi*o ou outr* benefício material."
</line>
<line>
Já pa*a Mendroni (*012, p. 19), as def*ni*ões são *scritas em raz*o das n*cessi*ad*s
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
( ...)
</line>
<line>
II - às orga*izações terroristas int**n*cionais, r*conhecidas s*gundo as norma* de dir*ito internacional, p*r foro
</line>
<line>
d* q*al o *rasil faça parte, cujos a*os d* supo*te ao ter*oris*o, be* como *s atos preparató*ios ou de execu*ão
</line>
<line>
de *tos terroris*a*, oco*ram ou possam *co*rer em territór*o naci**a*. (*ei nº 12.850, de 2 de ag*sto de 2013).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./dez. 20*5 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Delgado, P. A. C. Carm*n*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Da mesma *orm*, a defi*içã*
</line>
<line>
de terro*ismo para * Departamento de D*fesa Norte-
</line>
</par><par>
<line>
Americano é
</line>
</par><par>
<line>
o *so ca*culado
</line>
<line>
ilegítim* da violência ou a ame*ça ilegítim* d*
</line>
</par><par>
<line>
violên*ia pa*a inculc*r medo *u que pretend* coagir *u intimi*ar
</line>
<line>
governos ou soc*edad*s na pe*secução de objet*vos que são
</line>
<line>
ger**mente políticos, r*ligiosos ou ideológic*s (Uni*ed S*ates, 2007a,
</line>
<line>
p. 29, tradução nossa).
</line>
<line>
Neste aspecto, Ferreira (2014, p. 51) acr*dita qu* a defini*ã* do órgão de segurança
</line>
<line>
no*te-*merica*o dá mar*em a um* a*plitud* *e interpreta*ões que pe*m*te um var*ado
</line>
<line>
espectro d* ações por parte do gove**o a *ep*nder das situa**es, visto que
</line>
<line>
"[...] os *ocumen*os p*blicad*s na década de 2000 fornec*ram * base *u*
</line>
<line>
sust*n*ar*a não só a políti*a de segurança da nação, ma* *am*ém os alic*rces p*ra a
</line>
<line>
*utuação de dif*rente* órgãos *ove*name*tais diante *o t*rror glob*l".
</line>
</par><par>
<line>
T*lvez o ac*plament* mais c*mum *as
</line>
<line>
organiza*ões *erro*i*tas e do crime
</line>
</par><par>
<line>
organizado abra u* debate a nível intern*cio*al sobre a dife*ença de tratamento penal d* ta*s
</line>
<line>
crimes.
</line>
<line>
3.2 Financiam*nto do Terrorismo
</line>
</par><par>
<line>
A*segurar recursos *i*anceiros e a s*a a*ocação é de gr*nd* importância *a*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*unc*o**me*to de gr*pos t*rroristas. Sua ação no domínio *o f*nanciame*to *stá diretamente
</line>
</par><par>
<line>
re***i**ada c*m * custo d* su* sobre*ivên*ia e ação, cuja **tr*té**a d* aplicação
</line>
<line>
va*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ru*o para *rupo. O escopo dos cus*os depend* em grande part* principalmente d* tamanho
</line>
</par><par>
<line>
*as o*gan*zações terroristas, do intervalo entr* suas atividades operacionais e *o gra*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sofisticaç*o do ata*ue exe*utad* pelo grupo.
</line>
</par><par>
<line>
** fundos levantados pe*o grupo terror*sta incl*em os custos de manu*enção e os
</line>
<line>
salários dos membr*s ativos (*s*o *e refere pr*nci*alme*te àqueles g*upos cuja *s*ociação
</line>
<line>
vive em is*lamento); comp*a ou ar*endamento de ed*fício* ut*l*za*os c**o **fúgio ou local
</line>
<line>
d* formação dos me*bros; aq*isição d* a**as ou peças para a sua prod*ção improvisada;
</line>
<line>
aquisi*ão de a*ar*lhos de comunicação, o uso de veículos, etc. Ademais, alguns g*u*os
</line>
<line>
terror*sta* ind*nizam *i*an*eirame*te as famílias que tiver*m in*egra**es feridos * mort*s.
</line>
<line>
Co*o o f*nanciamento d* atividades terror*s*as não é realizado de forma a*erta e
</line>
</par><par>
<line>
trans*arente, m*s **contr*-seve*ado em
</line>
<line>
transações f*nanc**ras lega**, *s dados são o*tid*s
</line>
</par><par>
</page><line>
por trabal*o de inteligência d*s serviços estatais comp*tentes, e de declara*õ*s de militantes
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. *, p. 57-7*, nov./*ez. 2015 *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Acerc* *a* M*d*das Antiter*oris***
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
te*rorista *rrepen*idos. N*sse s*ntid*, v*rif*cou-*e que Al-Qaedalevanta(ou) fundos de o
</line>
<line>
**atro maneiras: (i) negócios **gítimos e investimentos (em propriedade própria ou
</line>
</par><par>
<line>
propri*d*de d* empresa de construção de Osam* bin Laden, Al *ifra *onstr*çã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Develo*mentCo. L*d, um* emp*esa de Wadi *qi* que al
</line>
<line>
vendia
</line>
<line>
m**eis,
</line>
<line>
criação de g*do
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
panificação, e algumas aplic*ções fina*ceiras
</line>
<line>
em ações
</line>
<line>
de comp*nhia* a***as. Sua rede de
</line>
</par><par>
<line>
negóc*os estav* present* no Quênia (*et*r de pesc*), Zair* (setor de diaman*es), Países Baixos
</line>
</par><par>
<line>
e Luxem*urgo (c*m algum*s h*ld*ngs, et*.);
</line>
<line>
(ii) de *orma c*iminosa (produçã* e venda de
</line>
</par><par>
<line>
e*t*rpecentes em que so**nte com o tráfico de drogas no Afegani**ão f*i possível *ng**iar
</line>
</par><par>
<line>
de meio bi*hão
</line>
<line>
a um **lhão de dólares por ano, o co*t**bando de c*garros
</line>
<line>
e f*audes
</line>
</par><par>
<line>
fina*c*iras);(iii) com doações de muçulmanos ric*s por apoiadores;(iv)com o r*colh*mento de
</line>
</par><par>
<line>
***heir* através de ajuda
</line>
<line>
por organiz*ções n*o-governamentais e contribuições p*r
</line>
</par><par>
<line>
instituições de car*dade ger**as para financiar gr*pos terror*st*s (doações é um
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
fundamentos da fé muç*l**na. A gran*e maior*a **s do*ções em din*eiro * tais ativos são
</line>
<line>
difíceis de d*tectar). A *nt**ne*, em par*e,tornou possível que o finan*iamento oc**re*se desta
</line>
<line>
*orma.
</line>
<line>
Dentro da *l-Qaed*, os *ecursos m*n*tários ci*c*l*m de quatro *aneiras: (i)
</line>
</par><par>
<line>
contrabando ** din*eiro; (ii) com
</line>
<line>
a ajuda do sis*em* bancário g**b*l (co**a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conf*den*ialid*d* dos dados
</line>
<line>
pessoais e a f*lta de comu*ica*ã* das opera*ões s*speitas);
</line>
</par><par>
<line>
(iii)*sando o si*tema bancár*o i*lâmico formal (os muçulmano* que prof**sam a fé não
</line>
</par><par>
<line>
per*i*em a cobrança de juros); (i*)
</line>
<line>
a
</line>
<line>
utiliz**ão do sistema ba*cário subterrâneo conhecido
</line>
</par><par>
<line>
como *awala (tra*sferê**ia
</line>
<line>
árabe), *riado p*ra pr*t**er os comerciant*s de c*imi*oso* e
</line>
</par><par>
<line>
ladrões no *u* d* Ásia e no Oriente Mé*io cuj* *i*tema é, como um modelo de negócio bem
</line>
<line>
sucedido, ainda e* uso, por mot*vos *eligiosos, cult*r*is, s**ia*s, *olíti*os ou econômicos.
</line>
</par><par>
<line>
Neste sis*ema não existe
</line>
<line>
controle, porque *ão dei*a qualque*
</line>
<line>
v**t*gi* e *e*huma
</line>
</par><par>
<line>
transferência fís**a de *ecurs*s transf*onteiriço*.
</line>
<line>
3.2 Comp*a de at*vos financeir*s pelo crime organizado
</line>
</par><par>
<line>
I*daga-se a*ós as m*didas restritiva* em
</line>
<line>
desfavor d* grupo *l-*aeda, n*
</line>
<line>
con***to
</line>
</par><par>
<line>
da luta cont*a o terroris*o, se propor*ionou um sucesso sig*ificati*o. Numero*os
</line>
<line>
outros
</line>
</par><par>
<line>
grupos t*rroristas estão cada ve* mai* se voltando p*ra o c*ime organ*za*o, a *im *e obter o
</line>
<line>
financiamento nec*ssário.
</line>
<line>
*elo que pod* ser vist*, a inclusão d* terrorismo *o crime organizado par* assegurar
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
fin*ncia*ento
</line>
<line>
neces*ário
</line>
<line>
segue em *uas ve*tent*s principa**. O prim*iro é diret*, fácil,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, *eresin*, v. 12, n. 6, ar*. 4, p. 57-74, no*./dez. 2015
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. D**gado, P. A. C. Carmona
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
sobre as rede* terr*ristas *as ativi*ades
</line>
<line>
do *ri** organ*zado. Inclui r*u*o à *ão **mada,
</line>
</par><par>
<line>
tráfico
</line>
<line>
de droga*, ar*as, muniç*es, explo*ivos e cas*s reais
</line>
<line>
de *ontrabando
</line>
<line>
de materiais
</line>
</par><par>
<line>
radioativos, bem *omo uma s**ie de atividades c*an*estinas pa*a efeito* de bran*ueam*nto de
</line>
<line>
capitais. * a ou**a se r*fer* às *ções **njuntas de organizaç**s terroristas e crime o*ganizado
</line>
<line>
*e nat**eza f*nancei**, a fi* de alcançar o seu objetivo **imordial que é a a*uis*ção *líc*ta de
</line>
<line>
recursos materiais.
</line>
<line>
Essencial*ente, estas **ansformaçõ*s, espe**al*en** * terrorism* int*rnacional,
</line>
<line>
devem-se *o *ato de que as organiz**ões *erro**stas i*ternac*o*ais precisam de mão de obra e
</line>
<line>
** mai*res recursos financeiras para ass**ur*r o *uncio*amen*o *a o**anização * es*ão s*
</line>
<line>
torna*do *ada vez ma*s *omple*as e s*fisticadas. Um* *ez que os m*todos de en*radas lega*s
</line>
<line>
e as transfe*ências *e dinheiro têm *e t*rna*do difíceis e complexo*, os terroris**s estão cada
</line>
</par><par>
<line>
ve* **is se voltando para * crime or*anizado, seja i**lado ou us*n*o *s *erviço*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
associ*ç*es cri*inos*s. Isto é evidencia*o po* *ma sér*e de casos nos *ltimos anos.
</line>
</par><par>
<line>
As autoridades br*tânicas atribuem um rou*o e*petacular na Irland* do Norte **
</line>
<line>
deze**ro de 2004 aos *embros do *RA (E*ército *epublicano I*lan*ês). Na**e*a época, o*
</line>
<line>
esp*cial*stas britânic*s recolheram evidências em o*tro* país*s europ*us. Apresentara* o
</line>
<line>
fato de q*e os te*roristas c*meçaram a u**r o* s*rviç*s de crime *r*ani*ado, e* diversa*
</line>
<line>
á*eas: pr*mei*o na obtenção de docume*tos fals*s, em seguida, para tr*nsferir t*r*oristas
</line>
<line>
através **s fr*nte*ras europe*as p*ra o co*trabando ou aqui*ição de armas e explosivos para
</line>
<line>
*uas ações. De acord* com estes especialistas, os terroristas não são a*enas *s usuár*os, mas
</line>
</par><par>
<line>
também *or*am-secoautores. Por
</line>
<line>
*sta ra*ão
</line>
<line>
criaram uma nova cat**oria *e criminosos,
</line>
</par><par>
<line>
pe*igosos para as *o*iedade* europeias.
</line>
<line>
Especi*lis*as na luta contra o *errori*mo afirmam que é impossível, nas atu*is
</line>
</par><par>
<line>
condições, ***arar os ef*ito* de organiza*ões terroristas do
</line>
<line>
c*i** organi*ado. Is** se aplic*
</line>
</par><par>
<line>
particul*rmen** ao g*upo Al-Qae*a, p**s suas atividades se e*cond*m através de organiza*ões
</line>
<line>
huma*itária* de f*chada e por pequenas **pr*sas que financiam suas ações. Quando o grupo
</line>
</par><par>
<line>
parou de lutar, o tráfi*o
</line>
<line>
de drogas tor*ou-se a principal ativi*ade com o cu*tivo maciço
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ó*io n* Af*ganistão. Es*a droga é transferida do Afeganistão
</line>
<line>
para o mer*ado da Europa
</line>
</par><par>
<line>
Ocidental através de **ês rotas. Uma de**s pa**a p*lo Turq*emenistão, o Mar C*sp*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Cá**as*, a Turquia e * Albânia **ra a I*áli*. A *e*und* at*avés d* Bu*g*ria, Ma*edônia,
</line>
</par><par>
<line>
Sérvia e Hungria para a Áus*ria. A tercei*a rota d*-sepor lanch*s da Albân*a
</line>
<line>
para Itália. A
</line>
</par><par>
</page><line>
polícia alban*sa *escobriu que o* líd*res *e *rg**izações *ri*inosas al*anesas *êm
</line>
<line>
estab*lecido relaç*es forte* com os lí*e*es das organi*ações terroris*as na A**élia, e acre*ita-
</line>
<line>
se s*r do grupo de Osama Bin Lade*.
</line>
<line>
R*v. *SA, Tere*ina, v. 12, n. 6, *rt. 4, p. 57-74, nov./dez. 20** ww*4.fsan*t.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Aná*is* Acerc* *as Me*id*s Antit*rroristas
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
O tr**ico internaciona* de entorpece*tes t*m um **eito
</line>
<line>
duplo: a*segurar *
</line>
</par><par>
<line>
f*na*ciament* do *e*rorism*, também p*ejudic*r se*urança *as democracias
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ocidentais.
</line>
</par><par>
<line>
Nye *r. (20*9, 324) assev*ra qu*
</line>
<line>
"a a*a*quia do *i*te*a int*resta*al é normalmente mais
</line>
</par><par>
<line>
sustentável do que a anarquia caótica *e *ma gue*ra de um p*otagonista *ão estat*l de todos
</line>
<line>
contra todos".
</line>
</par><par>
<line>
Assim s**do, uma g*ande
</line>
<line>
pa*te dos lucr** *o *ráfico *e drogas
</line>
<line>
aca*a nas m*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
grupos te*roristas *ue, em seguida, lavam o d*nheiro qu* g*nham, cooperando assim co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ão cr*minosa.
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DIS*USSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
4.1 *sp*ctos transnormativos do direito para com*ater o fi**nc*amento do terror*smo
</line>
</par><par>
<line>
De*ois dos ate*tados *m *1 de setembro de 200*, a col*gação an*iter*ori*ta ganhou
</line>
<line>
uma n**a di*en*ão - a *ooper*ção m*lt*lat*ral e* escala global - econôm**a, financeira,
</line>
<line>
diplomá*ica, po*icia*, militar, de **teligên*ia, d*s **anos *ogístico* e *e **anspo*te. Pa** est*
</line>
</par><par>
<line>
fim, *untaram o maior n*mero de
</line>
<line>
pa*ses de t*d*s os
</line>
<line>
con*ine*tes,
</line>
<line>
incl*i*do o Brasil, b**
</line>
</par><par>
<line>
como nume*o*as *rga*izações internacionais.
</line>
<line>
Apr*v*da * re*oluçã* geral so*re o *errorismo inter*acional *elas Naç*es Unidas
</line>
</par><par>
<line>
(ONU), *la pe*mi*iu que os Estados-*embros requeress** o co*gelamento de suspeitos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*rr**ismo * a repressão dos grupos qu* aju**ram. Sobre o tema, Ba*mann (2014, p. 105)
</line>
<line>
pr*coniza que "não *esta dúvid* de que *s atos **orridos h* mais de dez anos *ive*am
</line>
<line>
conseq*ênc**s ec**ômicas generaliz*das, emb*ra n*o tão drá*ticas *u*nto ori****lmente
</line>
<line>
temido".
</line>
</par><par>
<line>
*s Estado* Unid*s * muitos **tros p*íses ado*aram um regulamento
</line>
<line>
que permite o
</line>
</par><par>
<line>
bloquei* de tran*açõ*s d* *e*soas físicas e empr*s*s suspeitas de colaborarem com grupos
</line>
<line>
terroristas.
</line>
</par><par>
<line>
C om o
</line>
<line>
pré-requisito
</line>
<line>
*ásic*
</line>
<line>
p*r*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
neutr**i*ação
</line>
<line>
efi*ie*te
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*e*rorismo
</line>
</par><par>
<line>
gl*bal,adotaram uma série de medidas
</line>
<line>
antiterrorist*s que os *s*ados-Membros da coligaç*o
</line>
</par><par>
<line>
antiterror, *or
</line>
<line>
s*, *i*ateral e mu*til*teralmente, d**em im*l*mentar.Estas med**a* f*ram
</line>
</par><par>
<line>
d*vididas em oito ca*egori*s: política e
</line>
<line>
g*stã*; econômi*a e soci*l;comunica*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
edu*ação; mil*tar; judicial e legal; policial * pris*onal;intelig*n**a e med*das dos serviços
</line>
<line>
*ecretos e out*as medidas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./*ez. 2*15 *ww4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Delgado, *. A. C. *arm*na
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
Chom*ky (*00*, p. 28) preconiza que os cu*pad*s
</line>
<line>
pel* terror*s*o devem ser
</line>
</par><par>
<line>
indiciados "em o*ediênci* à D*clar*ç*o da ONU e sob a ég*de de seu C*nselho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Segu*ança", *aso contrário, irão "r*agir com extre*a violência * aguard*r a escalada de
</line>
<line>
vi*lência *ue vi*á, dentro *o m*smo c*clo, levando a ***uras atroci*ades s*milare* a estas que
</line>
<line>
*stão instigando pes*oas a *edir **ngança".
</line>
<line>
O C*nsel*o da Europa imediatamen*e ap*s os ataqu*s *ontra *s Es*a*os-*embro*
</line>
</par><par>
<line>
adotaram um
</line>
<line>
plan* d* ação que prevê: coo*eraçã* judiciária e policial; a*eit*ção de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*nica d*finiçã* de terrori*mo; estabe*ecimento *e uma lista ún*ca de organizações terrori*tas;
</line>
<line>
cria*ão *e grupos de in*estigação con*untos; maior intercâmbio de informações; cooper*ção
</line>
</par><par>
<line>
mais forte com os estad*s europeus;
</line>
<line>
desenvolvime*to
</line>
<line>
de instrumentos juríd*cos
</line>
</par><par>
<line>
internaci*n*is; prevenir * f**anciamento do terror*smo;aume*tar a segurança e * c*ord**ação
</line>
</par><par>
<line>
da a*ão
</line>
<line>
d* União Eu*opeia da aviação à e*cala mundial. * Co*sel** de J*s*i*a * **suntos
</line>
</par><par>
<line>
Inter**s da ON* a*otou uma série *e decis*es no *omínio da c*o*er**ã* judiciár*a,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cooper*ç*o *ntre * polí*ia * os ser*iços de *nfor**çõe*, financiamento do
</line>
<line>
**r*or**mo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proteç*o d*s fr**te**as nacionais.Es*as decisões t*m *ce*erad* a a*oçã* do mandado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*ençã* europ*u, *u* é n*cessária en*re os Estados-Membros para fa*ili*ar a extradiçã* dos
</line>
<line>
a*tores de crimes graves, incluind* os ter*oristas.
</line>
</par><par>
<line>
*o f*nal de 2001, o Conselho E*ro*eu e o Parlamento Eur*peu adotaram
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
diretriz relativa à *revenç*o *a utilização do sist*ma financeir* p*ra o b*anqueamento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
capita**. As in*ti*uições ba*cá*ias e*t*o em*en*adas em identif*c*r o* *eus clie**es,
</line>
</par><par>
<line>
a**azenar as
</line>
<line>
info*mações n*ce**árias e *nform*r os se*viços competentes sobre qualquer
</line>
</par><par>
<line>
comportamento suspeito * ou*ros ***os que *ossam indicar lava*e* *e din*e*r*. Além di*so,
</line>
</par><par>
<line>
t*das as in*tituições financeiras
</line>
<line>
s*o *b*ig*das a apres*ntar todas as
</line>
<line>
informa**es s*b*e as
</line>
</par><par>
<line>
t*ansa*ões sus*eitas, *em como instituições e ind*v*duos en*olvi*os no caso. A* ins*itu*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
bancárias
</line>
<line>
qu* ap*ese*tarem as i*formaç*es *ecessárias nã* serão
</line>
<line>
consider*das como
</line>
</par><par>
<line>
viol**oras da
</line>
<line>
confi*encialidade do sigilo de dados bancários, portanto **o
</line>
<line>
poderão ser
</line>
</par><par>
</page><line>
responsabili*adas. *om *sta diret*iz, finalmente f*cam proibid*s contas banc*rias anônimas,
</line>
<line>
aumentou a res*onsabil*dade *e verificar a identida*e dos indivídu** e das inst*tui**es antes
</line>
<line>
qu* * transação seja rea*izada.
</line>
<line>
Monto*a (200*) abor*a a qu*stão dos grup*s *e*ror*sta* transnaciona*s, como *
</line>
<line>
peruano Se*dero Luminos* que par* manter sua estr*tura t**uxe à tona o cibercrime,
</line>
<line>
con**it*indo, as*im, *ma ame*ça para os Estados Uni*os contra as redes de inf*rmá*ica q*e,
</line>
<line>
segun*o "Especialistas america*os *e *e*urança, manifestaram seu temor de qu* os at*n*ados
</line>
<line>
con*ra as *orres Gêmeas e ao Pen*ágono d* dia 11 de setembro sej*m *om**te o come*o de
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. 4, *. *7-74, nov./dez. 2015 ww**.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Acerca *as Medidas *ntiterrorist*s
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
onda de a*aq*es que pode*ia inclu*r o cib*rterror*s**[...]" cuj* ofensiva às redes
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
in*ormática ocorr**ia por "bombardeio de corre*os" (m*** bombi*g) *través de mensagen* por
</line>
<line>
co*reio e*etrônico" em grandes quantidades para um servidor, com a finalidade de i**ndá-lo
</line>
<line>
de informaç*o * paralisar *ua atividade" (MO*TO*A, 20*7, p. *52).
</line>
<line>
Neste sen*ido, os Est*dos-Membr*s da União E*rope*a, em 2003, adotar*m a diretriz
</line>
<line>
de congelar os bens, com base em u*a d*cis*o judicial estran*eir* *u po* outra autorid*de
</line>
<line>
co*petente, não imp*rtand* se a infração é punível e* *mbos *s país*s. Tal ação *ecor*eu da
</line>
<line>
im*lementação da Convençã* *as Naç*es Unidas sobre o Ato *e Supre*são d* Financ*amento
</line>
<line>
do Terrorismo de 1999 e da r*solução do Conselho de *egu*ança */RES /1373 (20*1).
</line>
<line>
Port*nto, o potencial das or*anizações crimi**sas ***diais em decorrência de fatores como *
</line>
</par><par>
<line>
globalização *a
</line>
<line>
economia, *esen*olvimento das tele*omunica*ões,
</line>
<line>
colaps* d* sis*ema
</line>
</par><par>
<line>
c*munista etc. chega "* fo*mar um *erdadeiro \antiestad*\, isto
</line>
<line>
é, u* \estad*\ de*tro do
</line>
</par><par>
<line>
*stado, com uma pu*a*ça eco*ômica in*rível, *té porque exis*e muita f**ili*ade na \lavagem
</line>
</par><par>
<line>
do dinh*iro sujo\, e grande *oder de in**uênc*a (pelo q** é vá*ido *firmar que *
</line>
<line>
*ltamen*e
</line>
</par><par>
<line>
corrup**r)" (GOME*; CERVI**, 1997, p. 77).
</line>
</par><par>
<line>
A* medidas anti*errorist*s emp**endidas nos *l*i*os te*pos *artem de atividade* de
</line>
</par><par>
<line>
inteligência, p*r meio
</line>
<line>
de operaç*es secretas, contra as fontes de infraestrut*r* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
financiamento por *p*rações militares contra as organiza*ões t*r**ris*a* e *st*do*
</line>
<line>
pa*rocinadores.
</line>
</par><par>
<line>
Todos os *o*um*ntos *nternacionais focaram nos
</line>
<line>
aspectos m*ne*ários da mantença
</line>
</par><par>
<line>
de grupos terror*stas e im**ementadas na **gislação n*c*onal de *uitos país*s, a e*emplo, do
</line>
<line>
con*elament* dos a**vos dos fam*liare* das pess*as se*ue*trad*s par* evitar o pa*amento d*
</line>
<line>
*esgat*. Além disso, f*rtale*e* os serviços policia*s e *e intel*gênci* a trabalhare* e* ações
</line>
<line>
conjuntas. **ri*s *aíses a*si*a*am acord*s bilaterais que deve* tornar mais fác** c*ntr**a* e
</line>
</par><par>
<line>
co*fisca* os fund** que financiam terroris*o o
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
conge*am*nto e
</line>
<line>
apreensão de bens
</line>
</par><par>
<line>
sus*eitos, bem
</line>
<line>
*om* a extradiçã* do* aut*res de
</line>
<line>
c*ime de *errorismo e de crimes
</line>
</par><par>
<line>
*rga*iza*os.
</line>
</par><par>
<line>
Inde*ende*temente de *odas ** norma* legais *m maté*ia de *r*venção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*in*nciame*to do te*rorismo, podem-se dizer, as ações toma*a* oc**r*m dent*o de ins*ituições
</line>
<line>
*inanceiras mais ou menos formalizadas * legais. Infe*i*m*nte, *ma grande *arte des**s
</line>
<line>
transações financeiras é uma *ona cinze*ta, *specialm*nte advinda de áre*s d* o*ga*izações
</line>
</par><par>
<line>
não *ov**n*mentais e human*tárias, cu*o
</line>
<line>
control* é complexa, isto sem *o*tar com
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ran*ações r*aliza*as *e**ro do *istema bancário muçulma**.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 4, *. 57-*4, nov./dez. 2*15 www4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Delgado, *. A. C. Carm*na
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
A luta contra o financiamento *o terr*rismo, juntamente com o c*n*rol* e prevenção
</line>
</par><par>
<line>
de b*anqueamento de ca*itais dev*m focar **la transpar*ncia *es*e a abertura
</line>
<line>
de c*ntas
</line>
</par><par>
<line>
bancárias e mo*i*entaç*es financeiras contand* com a cooper*ção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma série
</line>
<line>
d* o*t*as
</line>
</par><par>
<line>
insti**ições, dos se*viços de inteligênci* e
</line>
<line>
da polícia a*é os *erviço* aduanei*os e outro*
</line>
</par><par>
<line>
ser*iço* d* inspeç*o, e *m especia*, acompanhado *e um *oder Judici*ri* indepen*e*te *ujo
</line>
</par><par>
<line>
papel é *ssencial n* r*pressão à criminalidade *rgani*ada, *
</line>
<line>
com e*a, o terrorismo
</line>
</par><par>
<line>
interna**o*al.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES F*N*IS
</line>
</par><par>
<line>
* te*rorismo e o
</line>
<line>
crime org*niz*do representam hoje uma a*e*ça grave para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*v*lizaç*o contemporânea. Após os atentados de *1
</line>
<line>
de set*mbr*
</line>
<line>
de 2 001,
</line>
<line>
aos países
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co**i**o
</line>
<line>
a*titerrorista foi dada **a nova *imen*ão - a coo*eraç*o mul*ilat*ral em esc*la
</line>
</par><par>
<line>
global - econ*mica, financeira, diplomát*c*,
</line>
<line>
de inteligência, po*icial, militar,
</line>
<line>
dos pl*nos
</line>
</par><par>
<line>
log*stico* e de t*an*porte. Pa*a e*t* fim, a coali*ão *n*iterror s* j*n*ou a um maior número de
</line>
</par><par>
<line>
países d* todos ** contine*tes,
</line>
<line>
incluindo o Br**i*,
</line>
<line>
bem
</line>
<line>
como
</line>
<line>
n**e*os*s organizações
</line>
</par><par>
<line>
intern*ci*nai*. Alguns deles *á **f*niram suas e**rutura*.
</line>
<line>
A *omunidade internaci*nal, e em particular a U*iã* Eu*opeia, de*en*olv*u um
</line>
<line>
si*t*ma vasto * bast*nte complexo para *utar con*ra * terrorismo e *eu *inanci*mento. Exi*tem
</line>
<line>
num*rosos t*ata*os políticos da Comissã* Europeia * do Parlamen*o Europeu, que con*istem
</line>
</par><par>
<line>
e* a**es na lu*a contra o ter***is*o d*
</line>
<line>
forma eficaz, n* ent*nt*, permanece
</line>
<line>
uma série
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
questões pendentes.
</line>
</par><par>
<line>
*om a introduçã* de *ma estrutu*a de supervis*o que impede t*an*ações bancári*s e
</line>
<line>
*inance**a* suspeitas, em grande p*rte, para * lav*g** de dinheiro, as novas leis ou tr*tad*s
</line>
</par><par>
<line>
r*tificados *acilitaram ou perm*tiram
</line>
<line>
o congelamen*o e
</line>
<line>
o confisco de ativos * fundos
</line>
</par><par>
<line>
financeiros de *es*oas *uspeitas de atividades ter*oristas ou que tenham auxili*do
</line>
<line>
terroristas. T**o isso criou uma ***a situação que ligou os grupos terror*stas ao crime
</line>
</par><par>
<line>
organizado, a partir de
</line>
<line>
or*anizações de car*dade que mov*me*tav*m consideráv*is recursos
</line>
</par><par>
<line>
finance*ros que iam alé* *o cont*o** das institui**e* le**is.
</line>
<line>
Em tais condiçõ*s, o controle inter*a*ion*l fo*t*lece* e aumentou sua efici*n*ia na
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ran*a
</line>
<line>
contra a *avagem de di*heiro ou ou*ra forma de subsídi*. No e*tanto, as
</line>
</par><par>
<line>
or*anizaç*es terrorist*s rei*v*ntaram-se ao uti*izar *ecanismos de financiament*
</line>
</par><par>
<line>
c*nvencionais, a exe*plo do tráfico ilí*ito de d*ogas, da f****fi*ação d* *oeda*, do uso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
metais prec*osos etc. Esse fe*ôm*n* possi*ilit*u *lterar * método *e *inanci*mento
</line>
<line>
Re*. FS*, Tere*in*, v. 12, n. 6, ar*. 4, p. 57-74, *ov./dez. 2015 w*w4.fsanet.co*.*r/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise A*er*a *as Me*idas A**iterroris*as
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
nor*al*ente transco*r*do *o* canais *e inv*st*mento reg*lares. No caso **
</line>
<line>
A*-**eda,
</line>
</par><par>
<line>
si*nificou *m* **spersão da sua *arteira de "inve*timentos". Como * uso d* pedra* precio*as,
</line>
<line>
contra*a*ã* de n*t*s e ou**os. Esta d*spe*são é cada vez m**s baseada *a cooperação e ligação
</line>
<line>
de redes não *onvencionais do crime organiz*d* e de organizações terro*is**s.
</line>
<line>
Após a imple*e*tação das diretrizes, a ordem é estabelecer o controle em tod*s as
</line>
<line>
institu*ç*es financei**s, com o o*jeti*o ** prevenir a lavage* de dinh*iro e o finan*i*men*o
</line>
<line>
de grup*s t*rroristas. A comu*ida*e **t*rna****al confronta-s* c*m um novo problem*: como
</line>
<line>
impedir que *s g*upos t*r*oristas se junta* sem ao crime o*ga**zado e cessassem s*us
</line>
<line>
métodos il*gais de finan*iamento. A taref* não é nada fácil e *xigirá o envo*vime*t* de tod*s
</line>
<line>
as instit*ições internacio*ais e nacionai* *el*vant*s para a polícia, o* serviços de inteligên**a
</line>
<line>
e as ins*ituiçõ*s milit*res. Por este motivo, o resul*ado ainda é *nc*rto.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*AUMA*N, R. O
</line>
<line>
impacto
</line>
<line>
econômico do 1* d* se***bro. p. 89-*05. In: *OUZA, A. M.;
</line>
</par><par>
<line>
NASSER, R. M.; MO*AE*, R. F.; Do 11
</line>
<line>
de se*e*bro de 2001 à guerra ao terr*r:
</line>
</par><par>
<line>
reflexõ*s s**re * t*rrorismo no séc*l* XX*. B*asília: Ipea, 2014.
</line>
<line>
CHOMSKY, N.; 11 de sete*bro. Traduç*o Luiz An**nio Aguiar. 9. *d. Ri* de Jan*iro:
</line>
<line>
Be*trand Brasil, 2005.
</line>
<line>
FERREIR*, M. A. S. V. Pa*or*ma da Política de Se*urança dos Estad*s Unidos após o 11 de
</line>
<line>
setem*ro: o espectro neoconservado* e * reestruturação or*a*iz*ciona* do estado. In: SOUZA,
</line>
<line>
A. M.; NASS*R, R. M.; MORAES, R. F.; Do 11 d* s*temb*o *e 2001 à guerra *o terror:
</line>
<line>
*eflexõ*s sobr* o *errorismo no s*cu*o *XI. Br*sília: Ipea, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
*OME*, L. F.; CERVINI, R. *rime or*a*izado: E*fo*ue*
</line>
<line>
criminoló*i*os: Enf*q*e*
</line>
</par><par>
<line>
crim*noló*ico, ju*ídic* (Lei 9.034/95) e
</line>
<line>
pol*tico-*rim*nal. 2 ed. r*v. Sã* Paulo: *dito*a
</line>
</par><par>
<line>
Re**sta dos Tri*u*ais, 1997.
</line>
</par><par>
<line>
GOMES, R. C. O crime *rganizado na **são
</line>
<line>
da con*enção de Pa*er*o. 2
</line>
<line>
ed. Belo
</line>
</par><par>
<line>
Hori*o*te: De* Rey, *009.
</line>
</par><par>
<line>
HOBSBAWN, E. *lobalizaç*o, *emocr*cia **rro*ismo. Tradução José Viegas. - *
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: C*m*an*ia das Letra*, 2007.
</line>
</par><par>
<line>
JAKOBS, *. Fu*d**entos *o dir*ito penal. Trad*zido por André Luís Callega*i.
</line>
<line>
São
</line>
</par><par>
<line>
Pau*o: Editora Revista dos Tribunais, 2*03.
</line>
</par><par>
<line>
J*KOBS, G. Direito Pen*l do in**igo: **ções e críticas. Org. e trad. Andr* Luís *allegari e
</line>
<line>
Nereu José G*a*omolli. 2. ed. *orto *le*re: Livra*i* do Advogad*: 20*7
</line>
</par><par>
<line>
MEN*RONI, *. B. **ime or**nizado: aspectos ger*is m*canismos legai*. 4. Ed. e
</line>
<line>
São
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: Atlas, 2*12.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 12, n. 6, art. 4, p. *7-74, n*v./de*. 2015 *ww4.fsan*t.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. S. Delgado, P. A. C. *armo**
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
MO*TOY*, M. D. Máfia e *rim* *rganizado: Aspectos le*ais. Autori* med*ata.
</line>
<line>
Re*pon*a*il*dade penal d*s estrutur*s orga*izada* de poder. Atividades c*imi*osas. Rio de
</line>
<line>
Janeiro: Edito*a L*men J*ri*, 2007.
</line>
<line>
NY* JR., J. S. C*ope*aç** e conflito nas relações in*ernac*o*a*s. Tradução H*nrique Amat
</line>
<line>
Rêgo. Sã* Paulo: Edi*ora Gente, 2*09.
</line>
<line>
SUT**, P.; RICA*DO, S. A* diversa* fa*es do ter*orism*. Sã* **ulo. Edi*ora Ha*bra,
</line>
<line>
2003.
</line>
</par><par>
<line>
Com* Referenciar este Art*go, con*orme ABNT:
</line>
<line>
DE*GADO, J. S.; CARM*NA P. A. C. Uma Análise Acerca Das M*did*s Antiterrorist*s Para O Com*ate Ao
</line>
<line>
Crim* Organizado T*ansnacional. R*v. FSA, *eresina, *. 12, n. 6, art. 4, p. 57-74, nov./de*. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Contrib*ição dos Autores
</line>
<line>
J. S. Delgado
</line>
<line>
P. A. C. Carmo*a
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planej**en*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elabor*ç*o do rascun*o ou na revisão crítica do c*n*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprova*ão d* ver*ão fina* do manuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T**esina, v. 12, n. 6, art. 4, p. *7-74, nov./*ez. 2015
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.*r/r**ista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)